Sidurim de Festas Anuaias

compartilha

Avodah Rosh Chodesh Nissan

1 - Serviço de Lua nova de Nissan
(Inicio de ano)

Hadlakat מנורה

(Acender a Menorah)

בָּרוּךְ אַתָּה יְהוָה אֱלֹהֵינוּ מֶלֶךְ הָעוֹלָם, אֲשֶׁר הִבְדִּילָנוּ בִּדְבָרוֹ, נָתַן לָנוּ אֶת יֵשׁוּעַ מְשִׁיחֵנוּ, וְצִוָּנוּ לִהְיוֹת אוֹר לָעוֹלָם.

Dirigente (Oleh): Baruch atah YHWH Eloheinu Melech ha'olam,asher hivdilanu b'dvaro, natan lanu et Yeshua meshicheinu, v'tzivanu lihyot or la'olam

Congregação (Kehilah): Bendito seja Tu יהוה Nosso Elohim, Rei do Universo, que nos apartou com tua palavra no dando יהושׁﬠ nosso Messias e nos ordenou ser luz para o mundo.

Dirigente (Oleh): Acendamos as luminárias ou Menorah para nos lembrar do encontro de Mosheh com יהוה através da sarça ardente, e também usado dentro da tenda no deserto. É para nosso povo um símbolo de separação do Yom Há Kadosh… um memorial

נֵר־לְרַגְלִי דְבָרֶךָ וְאוֹר לִנְתִיבָתִי׃

Dirigente (Oleh):Ner l'ragli d'varecha, v'or l'nitivati.

Congregação (Kehilah): Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para minha vereda.

בֵּית יַעֲקֹב לְכוּ וְנֵלְכָה בְּאוֹר יְהוָה

Dirigente (Oleh): Beit Ya'akov, lechu venelchah be'or YHWH

Congregação (Kehilah): Casa de Ya’akóv, vinde! E andemos na Luz de YHWH
>>> Ajoelhemos a YHWH e agradeçamos! <<<


2 - Introdução e leituras Iniciais 
Dirigente (Oleh):
Agora ne 1º dia do mês de Nissan — o primeiro mês do calendário religioso judaico — começou ao pôr do sol o Rosh Chodesh Nissan, que é carregada de significado bíblico, histórico e cultural, marcando o início de um período de redenção e renovação para todo Israel, o mês da Libertação onde a torá estabelece Nissan como o "primeiro dos meses" (Êxodo 12:2), pois foi neste mês que os israelitas foram libertados do Egito. O Êxodo, um dos eventos mais importantes da história judaica, ocorreu em 15 de Nissan, mas a contagem regressiva para a libertação começa justamente no 1º dia deste mês e mais adiante, no segundo ano da saída o Tabernaculode YHWH é levantado neste exato dia.

Dirigente (Oleh):
Também no yom (dia) de sua alegria, e em seus yomim (dias) solenes, e nos princípios de seus meses, soarão com as trombetas sobre as oferendas queimadas, e sobre os sacrifícios de oferendas de shalom; que elas sejam para ti por memorial diante de teu Elohim; Eu sou YHWH teu Elohim.
Bamidbar (Números) 10:10 

Congregação (Kehilah):  Disse YHWH a Moisés e a Arão na terra do Egito:  Que este mês seja para vós o princípio dos meses; será o primeiro mês do ano.
Shemot (Exodo) 12:1-2 

Dirigente (Oleh): Benção para tocar as trombetas  

בָּרוּךְ אַתָּה יְהוָה אֱלֹהֵינוּ מֶלֶךְ הָעוֹלָם אֲשֶׁר קִדְּשָׁנוּ בְּמִצְוֹתָיו וְצִוָּנוּ לַעֲשׂוֹת תְּרוּעָה בְּשֵׁם יַהוּשֻׁעַ הַמָּשִׁיחַ אָמֵן׃

Baruch atah YHWH Eloheinu Melech ha'olam,
asher kid'shanu b'mitzvotav v'tzivanu la'asot t'ruah
b'shem Yahushua HaMashiach. Amen.


Congregação (Kehilah): Bendito és Tu YHWH nosso Elohim, Rei do Universo, Quem nos tem purificado com Seus mandamentos, e nos ordenou referente a soar as trombetas, no Nome de Yahushua HaMashiach, Amein.

>>> Ouçamos o toque do shofar <<<

Congregação (Kehilah): 
Oh! YHWH nosso Elohim e Elohim de nossos pais, faz deste mês por vir um tempo de bem e bênção. Outorga-nos longa vida, uma vida de plenitude, de bem, de bênção, de sustento, de vigor, uma vida marcada por reverência por Ti e terror ao pecado, uma vida livre de vergonha e repreensão, uma vida de prosperidade e honra, uma vida na qual o amor à Toráh e o temor a Elohim nos anima, uma vida na qual os desejos de nosso coração sejam cumpridos para o bem, no Nome de Yahushua HaMashiach, Amein.

Dirigente (Oleh):
Aquele que fez milagres para nossos pais, e os liberou da escravatura a liberdade, de pressa nos libere a nós, e reúna a nossos exilados das quatro esquinas da Eretz, ambas as casas de Yisrael; digamos Amein.

Hoje é Rosh Chodesh Nissan (Lua Nova do mes de Nissan)  O primeiro mês !!

Congregação (Kehilah): QUE SEJA UM ANO ABENÇOADO PARA NÓS E TODO ISRAEL.

Que o Apartado, Bendito seja ELE, nos o outorgue a nós e a todo Seu povo, ambas as casas de Yisrael, para vida e shalom, para alegria e regozijo, para libertação e consolação; e digamos Amein.

3 - Abençoamos

Dirigente (Oleh): Bendizei a YHWH, O Bendito seja.
    
Congregação (Kehilah): Bendito seja YHWH , O Bendito seja, para sempre e sempre.

Dirigente (Oleh): Abençoado, louvado, elogiado, honrado e exaltado seja o Nome do Rei de reis, o Apartado, Bendito seja ELE, quem é o Primeiro e o Último, e além dEle não há outro elohim. Engrandeçam-no nas alturas, YHWH é Seu Nome, regozijem-se diante de Seu rosto. Seu Nome é honrado além de toda bênção e louvor. Bendito é Seu Nome cujo Reino glorioso é para sempre. Que o Nome de YHWH seja abençoado por sempre e para sempre.

4 - AMIDÁ - Orações de Bênçãos e Súplicas


Congregação (Kehilah): 
Oh! YHWH, abre meus lábios, que minha boca possa declarar Teu louvor. Em o nome de Yahushua HaMashiach, Amein !

Shema Israel, YHWH Eloheino, YHWH echad
Baruch HaShem YHWH, Malechutô, Leolam vaed.


Ouve oh Israel, YHWH é nosso Elohim, YHWH é UM,
Bendito seja o Nome de YHWH e o seu Reino para sempre.
 
5 - Confissão Netzarim
Dirigente (Oleh):
Lemaan tíkh’ra b’Shêm Yahushua kól bérekh, bashámayím uváaretz umítachat laáretz, vekhól Láshôn Tôdéh Ki Yáhushúa haMáshíach Hú YHWH, L' Tiféret Alohim haÁv.

Congregação (Kehilah): Para que em honra ao Nome de Yahushua, todo joelho se dobre, No Shámayím, e na Eretz, e debaixo da Eretz; e Toda Língua confesse que Yahushua HaMáshíach é YHWH para o esplendor de Alhym O Pai. (Devarim 6:4-9; Vayikra 19:18)

Dirigente (Oleh):V’áhav’tta Et YHWH Élohéykhá b’khól l’váv’khá uv’khól naf’sh’khá uv’khól m’odékha: V’háyú had’várim haêléh ashér ánokhí m’tzavv’khá hayiôm al l’vávekhá: V’shinan’tám l’váneykhá v’didbar’ta bám b’shiv’t’khá b’vêytekhá uv’lékh’t’khá vadérekh v’shákh’b’khá Uvequmekhá: Uq’shar’tám l’ôt al yadékha v’háyú l’totáfot êyn êyneykhá: Ukh’tav’ttám al m’zuzôt bêytekhá uvish’áreykhá. V’áhav’tta l’rêakhá kámôkhá.

Congregação (Kehilah): E amarás a YHWH teu Elohim com todo teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. Estas palavras as quais te ordeno neste yom , estarão sobre teu coração. Tu as ensinarás aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, quando te deitas e quando te levantas. Também as atarás como um sinal em tua mão e estarão como frontal entre teus olhos e as escreverás nos umbrais de tua casa e em tuas portas e amarás a teu próximo como a ti mesmo.

6 - Avino Shebashamayim

Dirigente (Oleh):
AVINU SHEBASHAMAYIM
ITKADASH SHEMEKHA
TAVO MALKHUTEKHA
YASER RETZONEKHA
KAASHER BASHAMAYIM GAN BAARETZ
ET LEKHEM CHUKEINU TEM LANU HAYOM
UMECHAL LANU AL CHOVOTEINU
KAASER MACHALNU GAN ANACHNU LECHAYABEINU
VEAL TEVIEINU LIDEY NASAYON
KI IM TECHAL´TZEINU MIN HARA´
KI LEKHA HAMAM´LAKHAH
VEHAGEVURAH VEHATIFÉRET
LEOLMEY OLAMIM. AMEÍN

Congregação (Kehilah):
Nosso Pai que está no shamaim(céus),
kadosh (separado) seja teu Nome.
Venha o teu reino.
Seja feita tua vontade,
na eretz(terra) assim como no shamaim(céus).
O nosso lechem(pão) de cada yom(dia) nos dá hoje,
perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos ofendem.
Não nos deixe entrar em prova forte,
livra-nos do maligno, porque Teu é o reino,
o poder e a beleza para sempre, sempre, amem.  

7 - Elohim dos Patriarcas

Congregação (Kehilah):
Bendito és Tu YHWH nosso Elohim e Elohim de nossos pais, Elohim de Avraham, Elohim de Yitzchak, Elohim de Yá'akov, o grande, poderoso e imponente Elohim, o Elohim Altíssimo, Quem outorga favor e o cria tudo, e recorda a bondade dos pais, e traz um Redentor aos filhos dos filhos, por amor a Seu Nome com amor.
Oh! Rei, ajudador, Salvador e Escudo, bendito sejas Tu YHWH, Escudo de Avraham.

Gueruvot 
AMO TODO PODEROSO

Congregação (Kehilah):Tu YHWH és poderoso para sempre. Tu levantas aos mortos. Tu és poderoso para salvar. Tu sustentas aos viventes com favor, ressuscitas aos mortos com abundante amor, levantas ao caído, curas ao enfermo, libertas os escravos, e manténs a fidelidade com aqueles que dormem no pó. Quem é como Tu YHWH? Amo de obras poderosas, e quem pode comparar-se a Ti? Rei, quem causa a morte e restaura a vida, e faz a Salvação retornar! Tu és fiel para ressuscitar aos mortos. Bendito és Tu que ressuscita aos mortos.


8 - Salmos para Rosh Chodesh

HALLEL

Dirigente (Oleh): Coletânea de Salmos de Louvores ao Nome de YHWH Para o Yom Shabat (Shabat de YHWH), Rosh Chodesh (Lua Nova), e Moedim (Festas).

Salmos de Hallel(Louvor)
 
106, 111, 112, 113, 115, 116, 117, 118, 135, 138, 145,146,147,148,149,150

10 - Momento de reflexão, orientação, interação, testemunhos

11 - Palavras finais

A vinda do Rei Mashiach
הָרוּחַ וְהַכַּלָּה אוֹמְרוֹת
Dirigente (Oleh): HaRúach vehaKalláh ôm’rot

Congregação (Kehilah): O Espírito e a Noiva dizem: VEM!

Dirigente (Oleh):Amein! Bô Ná haAdon YAHUSHUA!

Congregação (Kehilah): Amein! Volta depressa Amo Yahushua!

12 - Benção Aaronica
Dirigente (Oleh): Yevarechecha YHWH veismerecha
Yaer YHWH Panav Elecha vichunechar
isah YHWH Panav Elecha veisem lechah
Shalom
B´Shem Yahushua haMashiach
Sar Shalom.
Amein,Amein !


Dirigente (Oleh): 
Que YHWH te abençoe e te guarde;
Que YHWH faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda o favor;
Que YHWH se volte para ti favoravelmente e te dê shalom.
No Nome de Yahushua haMashiach, O Príncipe do Shalom. Amein, Amein !  

ROSH CHODESH NISSAN SAMEACH 
FELIZ LUA NOVA DE NISSAN

Mulheres:
"Shana Tovah Umetukah! Que este novo ano traga paz, saúde e bênçãos para você e sua família!"
Homens: "Baruch habá b'Shem Adonai!" (Bendito o que vem em nome do Senhor!).

SHANA TOVAH LEKULAN
BOM ANO A TODOS !

Pessach

Hagadá de Pêssach segundo os (nazarenos)

“A idéia-chave deste feriado religioso, como da primavera, é renascimento. Por isso, os judeus acreditam que, assim como eles foram originalmente redimidos em Pêssach, o Messias irá revelar-se com toda certeza durante a Festa da Primavera, Chág Haavív”.

1 - TEFILÁ (Oração)
Baal Hagadá (Condutor): Pastor de Israel, ouve-nos! Eu te amo YHWH, minha força! YHWH é minha Rocha, minha fortaleza e libertação, meu Elohim, em quem encontro abrigo, meu escudo, o poder que me salva, minha força. Clamo a YHWH, que é digno de louvor. Pois quem é Elohim senão YHWH? Quem é uma Rocha senão o nosso Elohim? Ele feriu os primogênitos do Egito, tanto homens quanto animais. Enviou sinais e maravilhas contra faraó e seus súditos. Ele fez milagres na presença de seus antepassados na terra do Egito, na região de Tso’an. Dividiu o mar para que pudessem passar. O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais contaram, não esconderemos de nossos descendentes; contaremos às gerações futuras os louvores de YHWH e sua força, seus feitos maravilhosos. Ele decretou estatutos para Ya’akov e estabeleceu uma Torá em Israel. Deem graças a YHWH, porque ele é bom, porque sua graça dura para sempre. Deem graças ao Elohim dos elohim, porque sua graça dura para sempre. Deem graças ao Senhor dos senhores, porque sua graça dura para sempre!

2 - TEFILÁ (Oração)
Uma pessoa da congregação faz oração espontânea.

3 – Benção do Yáyin (Vinho ou suco de uva)

Baal Hagadá (Condutor): Por que bebemos o vinho?

Kehilá (Congregação): Para nos recordar de que YHWH trouxe uma videira do Egito, e o vinho alegra o coração do homem. (Fonte: Tehilim/Salmos 80:9 e 104:15, segundo a numeração judaica)

Benção: ברוך אתה יהוה אלוהינו מלך העולם בורא פרי הגפן

Baruch ata יהוה , Eloheinu melech ha-olam, borei peri ha-gafen. 


Kehilá (Congregação): Bendito Sejas Tu, YHWH, nosso Elohim, Rei do Universo, que criaste o fruto da videira. 

Baal Hagadá (Condutor): Bebamos a primeira taça de vinho (cálice da santificação) !

Uma pessoa da congregação faz oração espontânea.

4 - YACHÁTS (a quebra da matsá)

Baal Hagadá (Condutor): Há três matsôt empilhadas sobre a mesa. Pegarei a
matsá do meio, partindo-a em dois . A metade partida da matsá é chamada de afikoman, palavra grega que significa “o que virá depois” (ou sobremesa).
 
Para nós netsarim (nazarenos), a matsá partida simboliza o corpo de Yeshua.

SHIRIM (Cânticos)
A Congregação exalta o nome de YHWH por meio de cânticos.

Kadosh, Kadosh, Kadosh
YHWH, Elohim Tsevaot
Asher haya, vehove, vehavo
Separado, Separado, Separado,
YHWH Elohim dos Exércitos
Que era, que é e que há de vir

--
Eu entro num lugar mais kadosh
Através do cordeiro de YAHWEH.
Eu entro tão somente pra adora-lo.
Eu entro para honrar a YAHWEH.
Eu adoro a TI, adoro a TI
Pois teu nome é kadosh, kadosh,
YAHWEH


Baal Hagadá (Condutor): Pegarei o afikoman (metade a matsá partida) e o envolverei em um lenço branco, escondendo-o em algum lugar do recinto.

Para o Judaísmo Nazareno, a matsá envolta no lenço branco representa o corpo de Yashua que, depois de executado, foi envolvido em linho branco,
permanecendo oculto até a ressurreição.
  
A outra metade da matsá partida retorna para o meio das outras duas que estão inteiras.
Este é o pão da aflição (Dt 16:3), que nossos antepassados comeram no Egito.

Permita todo faminto que venha e coma. Permita que todo necessitado venha e compartilhe de nossa refeição de Pêssach. Recordemos que Yashua é o pão da vida.

Baal Hagadá (Condutor): Vamos Encher novamente a taça de vinho (ou suco de uva), mas não beberemos agora.


7 - Benção Aaronica
Yevarechecha YHWH veismerecha
Yaer YHWH Panav Elecha vichunechar
isah YHWH Panav Elecha veisem lechah
Shalom B´Shem Yahushua haMashiach
Sar Shalom. Amein,Amein !
 


Que YHWH te abençoe e te guarde;
Que YHWH faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda o favor;
Que YHWH se volte para ti favoravelmente e te dê shalom.
No Nome de Yahushua haMashiach,

O Príncipe do Shalom.
Amein, Amein ! 


Contagem do Omer

Posteriormente, omer também se tornou uma contagem de dias chamado ”Contagem do Ômer” ou Sefirat Ômer (em hebraico ספירת העומר ) é a contagem dos 49 dias ou sete semanas entre Pessach e Shavuót. “Sete semanas [shavuot] contarás; desde que a foice começar na seara começarás a contar as sete” (Dt 16:9)

Contaremos o Ômer até 15/05/2021 no que equivalerá ao 49º dia.


Shavuot 

Oficiante 1 HalelluYAH chaverim Israeli. Baruch habah! Sejam bem vindos!

A seguir vamos as bênçãos do toque do Shofar e das expressões de nossos lábios que serão executados em clamor e alegria no fogo do Espírito antes do Cântico quando Shofar tocar.


BIRCHAT CHATZOTZ CHOT
(Bençãos para tocar as TOBETAS/SHOFAR)


BARUCH ATAH YHWH ELOHEINU MELECH HAOLAM, ASHER KIDESHANU BEMITZVOTAV, VETZIVANU AL TEKIAT CHATZOTZROT.
BESHEM YAHUSHUA HAMASHIACH AMEIN.


Bendito sejas Tu YHWH nosso Elohim, Rei do Universo, que nos há purificado com seus Mandamentos, e nos tem ordenado referente a Soprar as Trombetas. No Nome de Yahshua Hamashiach, Amein.

IHYU LERATZON IMRI FI VEHEGYOM LIBI LEFANEYCHA, YHWH TZURY VEGOALI.
BESHEM YAHUSHUA HAMASHIACH
AMEIN.


Que as expressões de minha boca e os pensamentos de  meu coração encontrem favor diante de TI, YHWH, minha Rocha, Meu Redentor. No Nome de Yahushua Hamashiach, Amein.

Oficiante: Cantemos quando shofar tocar YHWH Congregará... e em seguida  Soemos o Shofar com longos Toques com Palmas e Júbilo de Lovor, Exaltando o nome de Yahweh, sua Obra, Suas Bençãos, seu favor, no Mashiach, no Ruach, na Emet, e alegria e em TEFILAH !

2 - Hadlakat מנורה
(Acender a Menorah)

Acendamos as luminárias ou Menorah para nos lembrar do encontro de Mosheh com יהוה através da sarça ardente, e também usado dentro da tenda no deserto. É para nosso povo um símbolo de separação do Yom Há Kadosh… um memorial

Uveyom simchatechem uvemoadechem uverashey chadsheychem utekatem bachatzotzrot al oloteychem veal zivchey shalmeychem vehayu lachem lezikaron lifeney eloheychem ani yhvh eloheychem. Bamidbar (Núm.) 10:10

Kehilah: Também no dia de tua alegria, e nos teus tempos apontados, e no começo de teus meses, Soprarás (Tekiá) com Trombetas sobre as Oferendas queimadas, e sobre os sacrifícios de oferendas de Shalom; e que eles sejam para ti como memorial diante de teu Elohim; Eu Sou YHWH teu Elohim.
Halelu YAH.

Contagem Pública
Todos: “HOJE É O QUINQUAGÉSSIMO DIA, SHAVUOT, COMPLETAMENTE MADUROS, DIA DA COLHEITA.

Shemah de Joelhos
Sh’ma Yisrael, YHWH Eloheinu, YHWH Echad.  Baruch HaShêm YHWH, malchutô L’Olam vaed.


3  - Leitura dos sete malachim na Kehilah Kadosh Israelita

Oficiante: Leitura Receptiva da Torah para Festa de Shavuot

Kehilah: Bendito sejas Tu YHWH nosso Elohim, Doador da Torah.

1º Malakh
Vayikra (Lev) 23:9-22

2º Malakh
Shemot (Ex) 19:1-20

Oficiante: Leitura Receptiva dos Nevyim para Festa de Shavuot

Kehilah: Feliz é aquele que lê e aqueles que escutam estas palavras, se praticar o que nela está escrito, terão vida, o tempo está próximo chaverim, Mashiach está ficando maduro, o fruto bom da vida eterna.

3º Malakh:
Yeshayah (Is) 44:1-5
 
 4º Malakh:
Yoel (Joel) 2:28-32

5º Malakh: 
Tehilim (Sl) 149 e 150

6º Malakh: 
Maaseh Sheliachim (At)  1:4-14 e 2:1-4

7º Malakh:
Guilyahna (Ap) 2:18-28 

Oficiante: Tiatira é a Kehilah que experimenta Shavuot. Se vocês, sendo maus, sabem dar boas dádivas aos seus filhos, quanto mais dará o Avinu shebashamaim, o Ruach HaKadosh, àqueles que lho pedirem receberam também?

Kehilah: Amém,Amém, Amém !!!

Oficiante: Vamos cantar Hiney Ma Tov
(Quão Bom e agradável)


Hinei ma tov umanain
Shevet achim gam yachad (2x)  

Hinei ma tov (hinei ma tov)
Lai lai lai lai lai, lai lai lai lai lai (2x)
 
Quão bom e agradável é
Que irmãos vivam em comunhão (2x)  
 
Em unidade (em unidade)
Lai lai lai lai lai, lai lai lai lai lai (2x)

4 - Leitura do Shiur de Shavuot

Oficiente: Quando a contagem iniciou no 1º. Sefirah Ômer, foram apresentados diante do Altar os primeiros frutos, Ômer reshit em hebraico, como Oferta a YHWH por Todah/Agradecimento e Hallel/Louvor por todas as bençãos provenientes Dele sobre seu povo Israel, porém na contagem de nº 50 APRESENTAMOS NÃO MAIS OS PRIMEIROS FRUTOS, MAS TODOS OS FRUTOS! Uma colheita completa!

Perceba que a cada dia existe uma oferta para YHWH feita por nós na caminhada em noss emunah/fé; como os primeiros frutos de nossa teshuvah: o arrependimento, abandono dos vícios humanos e transgressões contra Elohim, mas com a chegada de pentecostes, representada com a contagem de nº 50 ofereceremos para YHWH UMA COLHEITA COMPLETA com todos os frutos do Ruach Hakodesh, os sete frutos ofertados são as primícias destes:

Chita (TRIGO);
Seorah (CEVADA);
Géfen (UVAS);
Teenah (FIGOS);
Rimon (ROMÃS);
Zayt Shemen (AZEITE DE OLIVEIRAS);
Devash (MEL DE TÂMARAS).

Shavuot é a Chag (Festa) da plenitude, maturidade e amadurecimento espiritual, onde deixamos de sermos "meninos" para nos tornamos adultos na emunah/fé.

Esse é o momento da entrega do Ruach Hakodesh(Espírito de Santidade) que veio para preencher a aliança com os frutos das virtudes do HaMashiach, com os Dons Espirituais e com os frutos da Simchah (alegria) e Gilah (exultação) para os momentos em que estivermos a viver em adversidades. Veio também nos batizar com o fogo da vida pura/kadosh para YHWH para vivermos vidas separadas,consagradas(kadoshim) e nos instruir no Espírito da Profecia e na Or/Luz da Torah e nos fazer lembrar e recepcionar a centelha da mente divina de nosso Messias. 

A seguir leremos algumas passagens e
comentários sobre O Messias e os Nazarenos na festa de shavuot.


A Contagem desde o Ômer das primícias (maço ou feixe de trigo recém colhido) até a oferta da oblação nova ou do Pão Novo são cinquenta dias! (Levítico/Vaykra 23:15 e 16), para isto temos que fazer a SEFIRAH ÔMER/A CONTAGEM DE SETE SEMANAS INTEIRAS/SHAVUOT 
  CINQUENTA DIAS (PENTECOSTES)!

Na Temporada de Shavuot se deu a Entrega da Torah no monte Sinai.

Para nós Nazarenos também se deu a Entrega da Ruach HaKodesh no Monte Tzion/“Sião”.

Os Nazarenos Fizeram a sefirah ômer? Sim!
É o que está no Talmude Nazareno.

Três grandes eventos aconteceram durante a contagem:

1º. A RESSURREIÇÃO DE YAHSHUA, foi levantado como Bikurim(Primícias) . O Nosso Mestre ressuscitou no primeiro no dia da festa do molho das primícias. YAHSHUA Chay!  Ele vive para sempre!

2º. A ASCENSÃO DE YAHSHUA, no 40º dia da contagem do Ômer!

3º. A ENTREGA DO ESPÍRITO DE YAH/RUACH HAKODESH no 50º dia! Festa de Shavuot ou das Colheitas ou ainda Festa de Pentecostes!

Vejamos outros textos referentes à Festa de Shavuot, desde a oferta do Ômer/Maço ou Feixe de espigas recém colhidas (primeiros frutos):

"Mas de fato o Mashiach ressuscitou dentre os mortos, e foi feito a BIKUREI(PRIMÍCIAS) dos que dormem”. I Coríntios 15:20

“Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como BIKUREI/primícias das suas criaturas”.
Yaakov/Tiago 1:18

“Estes são os que não estão contaminados com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes são os que dentre os homens foram comprados como BIKURIM para YHWH e para o Cordeiro”.  
Revelação 14:4

“E outro anjo saiu do templo, clamando com grande voz ao que estava assentado sobre a nuvem: Lança a tua foice, e sega; a hora de segar te é vinda, porque já a KATZIR(SEARA) da terra está madura”.
Revelação 14:15

Katzir, significa colheita, Sega, aquilo que foi cortado e colhido, refere-se também a segadeira(Katzotah), instrumento de corte (tipo de foice).

A Nova colheita e a apresentação da nova oblação se dá na Festa de Shavuot.


Oficiante: Vamos cantar Eu entro num lugar mais Kadosh

Eu entro num lugar mais kadosh Através do cordeiro de YHWH.
Eu entro tão somente pra adora-lo. Eu entro para honrar a YHWH.
Eu adoro a TI, adoro a TI Pois teu nome é kadosh, kadosh, YHWH 


Oficiante: Antes de orar para buscar o Consolador, lerei em Maaseh Shiliachim/Atos dos Apóstolos 2:1-4.

Ao cumprir-se o dia de Shavuot, todos os seguidores de Mashiach estavam reunidos no mesmo lugar. Então de repente ouviu-se do céu um shofah, como sopro que de um vento muito forte, e encheu toda a casa onde estavam sentados, e apareceram como umas lashon/línguas parecidas como de fogo, que se distribuíam, e que pousaram sobre cada um deles. E todos se encheram da Ruach Hakodesh, e começaram a falar em diversas línguas, conforme a Ruah/Sopro lhes concedia que falassem. Representando que a Torah e os ensinos de Rabi Yahushua iria a todas as nações e línguas em busca das ovelhas perdidas da Casa de Israel. E a bessorah fala mais aos trabalhadores dessa obra; E eu, em verdade, faço vossa teviláh com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos imergirá no fogo do RUACH HAKADOSH. Mt 3:11

(como o fogo que queima a oferta, Yahshua nos apresenta como oferta separada/kadosh)


Vamos concluir esse entendimento agora e logo em seguida vamos fazer Tefilah(oração) ! 

Oficiante: Vamos fazer nossas Tefilot(orações) com fervor de joelhos e dobrados pedindo o Enchimento do Ruach HaKadosh; E COMO FIZEMOS NO INÍCIO Soemos o Shofar com longos toques, com Palmas e Júbilo de Lovor, Exaltando o Nome de Yahweh, Sua Obra, Suas Bençãos, Seu Favor, no Mashiach, no Ruach, na Emet, e alegria e em TEFILAH !


O Jantar de Shavuot
Oficiante: Vamos recitar bênçãos dos pães e das frutas lembrando que os pães representam a Torá dada a Mosheh.

Com os Pães Juntaremos um fruto de uma árvore, um fruto da terra para proclamar as bênçãos e nos juntamos a Mêsa.

Todos - Benção do Pão:
Baruch ata YHWH, Elohienu Melech haolan, hamotsi lechem min haaretz. Beshem Yahushua HaMashiach. Amein!
  
Bendito És Tu YHWH, nosso Elohim, Rei do Universo, que faz sair o pão da terra. No Nome de Yahushua HaMashiach. Amein!
 
Todos - Benção do Fruto de árvores:
Baruch ata YHWH, Eloheinu Melech Haolam, bore peri haeretz. Beshem Yahushua HaMashiach. Amein!

Bendito És Tu YHWH, nosso Elohim, Rei do Universo, que cria o fruto das árvores. No Nome da Yahushhua HaMashiach. Amein!

Todos - Benção do Fruto do Solo(todos):
Baruch ata YHWH, Eloheinu Melech Haolam, bore peri haadama. Beshem Yahushua HaMashiach. Amein!

Bendito És Tu YHWH, nosso Elohim, Rei do Universo, que cria o fruto do solo.

No Nome de Yahshua HaMashiach. Amein!

Oficiante: COMAMOS E BEBAMOS mas antes......

CLAMEMOS JUNTOS:
 
CHAG SAMEA SHAVUOT,
FELIZ FESTA DE SHAVUOT !!

Yom Teruá 

Toque do Shofar
Sopra o grande shofar para nossa liberdade, e levanta um estandarte para reunir a nossos exilados, e reúne-nos dos quatro cantos da terra. Bendito és Tú, יהוה, Quem reúne os dispersos de Seu povo Yisrael. No Nome de יהושׁﬠ haMashiach, Amein.

Hadlakat מנורה
(Acender a Menorah)
Bendito seja Tu יהוה Nosso Elohim, Rei do Universo, que nos apartou com tua palavra no dando יהושׁﬠ nosso Messias e nos ordenou ser luz para o mundo.

Acendamos as luminárias ou Menorah para nos lembrar do encontro de Mosheh com יהוה através da sarça ardente, e também usado dentro da tenda no deserto.

É para nosso povo um símbolo de separação do Yom Há Kadosh… um memorial



Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para minha vereda.

Casa de Ya’akóv, vinde! E andemos na Luz de יהוה

Abba יהוה,eu te ofereço a honra e o esplendor, e para minha salvação que vem do único e verdadeiro Elohim: a humildade, a mortificação, a paciência e a caridade, e todas as virtudes do teu Filho Kadosh יהושׁﬠ, Todah! eu te agradeço, eu te amo, e com toda ternura eu abençoo para este inefável mistério da Encarnação da Palavra de Elohim.

Damos louvores a יהוה em sua completa Elohut;
Av, Ben e Ruach haKadosh, agora, sempre e sempre, amém !

Bendito És Tu יהוה nosso Elohim, Rei do Universo, para manter diante de nós a importância do cumprimento do Shabat e da iluminação espiritual neste Yom Kadosh que é de um modo especial abençoado por Ti. No Nome de יהושׁﬠ HaMashiach, amém.


Shema Israel (Ouve oh Yisrael)
Shir Kehilat (Cantico congregacional):

שְׁמָע יִשׂרָאֵל יהוה‚ אֱלֺהֵינוּ יהוה אֶחָד׃  


אבָּרוּךְ הַשֵָֽם יהוה‚ מַלְכוּתוֹ לְעוֹלָָ֣ם וָעֶד
Vaêd L’ôlam mal’chútô, Yahweh hashêm Báruch

echad Yahweh Élohêynu Yahweh Isráêl Sh’ma

MOMENTO DE TEFILAH

Orações especiais de agradecimento
PELA OPORTUNIDADE DE CHEGAR
NA FESTA DE YOM TERUÁ



O Mandamento


lê·mōr mō·šeh el- Yah·weh way·ḏab·bêr
 
la·ḥō·ḏeš , bə·’e·ḥāḏ haš·šə·ḇî·‘î ba·ḥō·ḏeš lê·mōr; yiś·rā·’êl bə·nê ’el- dabêr

qō·ḏeš miq·rā- tə·rū·‘āh ziḵ·rō·wn ab·bā·ṯō·wn lā·ḵem Yahweh

23Falou Yahweh a Moisés dizendo: 24“Fala aos filhos de Israel dizendo: No sétimo mês, o primeiro dia do mês será para vós descanso solene, memorial de toque do Shofar, convocação de santidade...  Vayicrá 23:23-24

O Hazan (Cantor)

Uveyom simchatchem uvmoadechem uveravshey chavdsheychem utekatem bachatzotzorot al olateychem, vealzivchay shalmaychem vehayu lavchem lezikaron lfney eholechem ani YHVH elohechem.

A Karal (Comunidade)
“Também no dia de tua alegria e em teus dias solenes,e nos começos de teus meses, tocarás as trombetas sobre tuas oferendas queimadas e sobre os sacrifícios de tuas oferendas de Shalom [Paz]; que eles sejam para ti um memorial diante de teu Elohim; eu sou YHWH elohim”

“YHWH disse a Moshéh: Diz ao povo de Israel: no sétimo mês, no primeiro dia do mês, será para vocês um dia de descanso completo para recordação, fazendo uma Reunião Kadosh com toque do Shofar. Não façam nenhum tipo de trabalho ordinário, e tragam uma oferenda feita por fogo a YHWH”. Torah – Vayikrá/Lev 23.25

O Hazan (Cantor)

Al-Hatorah, Ve'al-Havodah, Ve'al Haneviim, ve'al-yom Há Shabat Hazeh Shenatata lanú, YHVH Elojeinu, Lik-dushah velim-nujah, Lehavod uletif'-aret.

A Karal (Comunidade)
Pela Torah, a adoração, os profetas e por este dia de Shabat, que Tu, Oh! YHWH Eloheinu nos tem dado para descanso e separação. Em honra a Ti e por Teu esplendor”

O Hazan (Cantor)
Al-Hakol YHWH Elojeinu, Anahnu modim lah ume-vare-him Otach, Yit-barah shimjá befi, kol-hai tamid le'olam va' ed. Baruh atá YHVH, Mekadesh Já-Shabat VeYom Terúah.

A Karal (Comunidade)
“Por tudo que nos tem dado YHWH. Damos-te graças e te bendizemos YHWH Eloheinu. Santificado seja teu Nome nos lábios de todo ser vivente desde agora para sempre. Bendito és Tu, Oh! YHWH Eterno, que separaste o Shavat (descanso) de Yom Teruah”


1º Som de Shofar
DIRIGENTE: Desde os tempos de Avraham(Abraão), o SHOFAR tem sido usado por nosso povo como instrumento sagrado que anuncia a chegada das grandes festas dadas por nosso Soberano, o momento de reunirmos para grandes batalhas e a hora de começarmos certos projetos proféticos anunciados na Torah.

Nesta Erev Tov(Tarde Boa) que nos é dada no Yom Teruah(dia do toque), o SHOFAR toma precedência sobre os outros instrumentos para enviarmos uma grande mensagem da parte de nosso YHWH. No contexto desta festa que agora iniciamos, o som do SHOFAR é diferente das outras celebrações. Em adição, em memória dos eventos profetizados nesta festa, iremos escutar o som do SHOFAR para cada um dos eventos enquanto confessamos congregados a uma só voz e como um só homem.

Estejamos prontos para cumprir o mandamento de escutar o som do SHOFAR de forma completa.

HAZAN: "Baruh Atáh YHWH Elojeinu Meleh HaOlam, Hasher Kidshanu BeMatizvotav Lishmo'a Kol SHOFAR.”

“Bendito és Tu YHWH nosso Elohim, Rei do Universo, que nos purifica com teus mandamentos e nos mandas escutar o som do SHOFAR”.

Tekiá, Shevarim, Teruá, Tekiá gadolá 


Tekiá, Shevarim, Tekiá


Tekiá, Teruáh, Tekiá


DIRIGENTE: "Abençoa agora teu povo Yisrael, oh YHWH, uma de suas famílias está reunida aqui para celebrar o mandamento de ouvir o SHOFAR. Estende as tuas mãos sobre tua kehilat (congregação) e mostra-nos a Tua beleza. Beshem Yahshúa HaMashiach , Améin.“

HAZAN: O primeiro som do SHOFAR que escutamos é TEKIÁ. Este primeiro som se caracteriza pela emissão de uma nota longa que anuncia a Majestade de YHWH e Rei de Israel que nos tem dado a promessa do Reino e sua recompensa aos justos.

Leituras:
i) MattitYah/Mateus 5:15 
ii) Corintios álef 15:58
 iii) Revelação 20.11-13

KAHAL: ”assim acenda vossa luz diante dos homens para que vejam vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.“

DIRIGENTE: "Eis que o YHWH vem e seu galardão com ELE, para dar a cada um segundo as suas obras.“ 

DIRIGENTE:"Bendito és tu, YHWH nosso Elohim que nos permites participar desta celebração de Yom Teruah.“

Primeiro toque do SHOFAR - TEKIÁ

KAHAL: “YHWH, esperamos segundo Tua promessa, novos céus e nova terra onde more a Tua justiça"

Segundo toque do SHOFAR - TEKIÁ

DIRIGENTE:
"Os reinos do mundo virão a ser do Eterno e de seu Messias que reinará pelos séculos dos séculos.

KAHAL:" YHWH, ajuda-nos a vigiar e estarmos preparados para quando voltares."

Terceiro toque do SHOFAR - TEKIÁ


2º Som de Shofar - Shevarim


DIRIGENTE: Este segundo som do SHOFAR, SHEVARIM, é uma série média de três sons que, colocados entre os dois primeiros, expressam o gozo interior em meio as aflições do mundo, confiados em que finalmente, o reino dos céus será implantando em toda a terra. Quando SHEVARIM é tocado, afirmamos nossa fé na vinda do Messias.

Primeira leitura: I Ts 4.13-18

Primeiro toque do SHOFAR – SHEVARIM 3 VEZES


Segunda leitura: Corintios Bet 5.1-10 e
Terceira leitura: Revelação 19.11-16

Segundo toque do SHOFAR – SHEVARIM 3 VEZES

KAHAL: "Levantai ó portas as vossas cabeças, levantai-vos ó portais eternos, e entrará o Rei da kavod (grandeza). Quem é este Rei da kavod ? YHWH, o forte e valente, YHWH, o poderoso na batalha. Levantai, ó portas vossas cabeças, levantai-vos, oh portais eternos, e entrará o Rei do kavod. Quem é este Rei da kavod? YAHUSHÚA dos exércitos, Ele é o Rei da kavod.” 

DIRIGENTE: Revelação 5.1-14 

Terceiro toque do SHOFAR – SHEVARIM 3 VEZES


3º Som de Shofar - Teruá

DIRIGENTE: "O terceiro som do SHOFAR, TERUÁH, é uma combinação de nove sons curtos, que nos convoca a despertar do sono e a fazer uma reflexão profunda sobre nossas vidas diante do Senhor. TERUÁH é como uma voz que nos convida a analisarmos retrospectivamente e ver como está nossa relação com YESHUA e com nosso próximo.

Primeira Leitura: Tehilah/Salmo 139

Primeiro
toque do SHOFAR – TERUÁ 3 VEZES


Segunda leitura: Efésios 5.1-20
  
Segundo toque do SHOFAR – TERUÁ 3 VEZES


KAHAL: Examinemos nosso caminhos e voltemo-nos para o YHWH, levantemos nossas mãos a ELOHIM nos céus, porque Ele terá compaixão de nós e nos salvará, estenderá Suas mãos e nos resgatará. Porá sobre nós água limpa e nos limpará.
“Bendito seja YHWH, nosso ELOHIM, Rei do universo, porque Está entre nós, nos enviando Sua Ruah hakodesh (Espírito o Santo) para guardar-nos sem mancha e contaminação em meio a este mundo. Bendito seja Yahushúa, que nos guarda da hora de provação que há de vir sobre toda a terra.“

Terceiro toque do SHOFAR – TERUÁ 3 VEZES

DIRIGENTE: "Desperta-te tu que dormes e veja se teu nome está inscrito no livro da vida. Não dê sono aos teus olhos nem permitas que teu coração se distraia porque está perto o Dia de YHWH, grande e terrível. O dia quando os livros serão abertos e todos, grandes e pequenos, julgados segundos suas obras “

Toque do SHOFAR – TERUÁ


DIRIGENTE: "este terceiro toque do SHOFAR se caracteriza por um som apressado que destaca a urgência, gravidade e seriedade da chegada do dia de YHWH. A presença de YHVH abalará a terra e este é o som que chamamos TERUÁH, nove tons curtos e fortes .

KAHAL: Soa em Sião a Trombeta.

DIRIGENTE: "tocada a trombeta em Sião, dado o alarme no kadosh monte, tremem todos os moradores da terra, porque vem o dia de YHWH, porque está se aproximando."

Toque do SHOFAR – TERUÁ  


KAHAL: " Elohim abre nossos olhos para ver as maravilhas de tua Torah; abre nossos olhos para ver-te, abre nossos olhos e levanta nossos rostos para confiar em tua salvação. Salva-nos YHWH, salva-nos da ira que vem."

Toque do SHOFAR – TERUÁ


DIRIGENTE: "E YHWH será visto sobre eles, e seu dardo sairá como relâmpago; e YHWH o amo tocará o SHOFAR e irá entre redemoinho. YHWH dos exércitos nos amparará, e nos salvará naquele dia do YHWH, seu ELOHIM, arrebanhará seu povo.“

KAHAL: "Salva o remanescente de Yisrael, oh Yahshúa, salva as ovelhas perdidas de Efraim e restaura os espalhados de Judáh. Estende tua mão oh YHWH e salva o teu povo.“

Toque do SHOFAR – TERUÁ


KAHAL: "Ao que está assentado no trono”
DIRIGENTE: "O que vê, diga vem”
KAHAL: "e o que escuta diga vem“
KAHAL: " a Ruach e a noiva dizem: Sim, vem Adon Yahshua”
DIRIGENTE: " Baruch habah beshem YHWH, Bendito seja o que vem em o nome de YHWH

KAHAL:
"Bendito é aquele que veio e que virá outra vez“
 
DIRIGENTE: "Bendito é aquele que prometeu vir para nós"

KAHAL: " Vem Adon Yahshúa e salva-nos. Vem Adon Yahshúa e livra-nos. Vem Adon Yahshúa e redime o teu povo Israel.“

Veshamru

Veshamru b'nei Yisra'el
Et Ha Shabbat
La'asot et ha Shabbat
Ledorotam Brit Olam
Beini u vein b'nei Yisra'el
OT hi L'Olam Ki Sheshet yamin
Asah יהוה Et Hashamayim V'et ha'eretz
U Vayom ha shvii shabbat
Vayinafash.

KAHAL: Os filhos de Israel guardarão o shabbat, observando-o por todas suas gerações, porque é pacto perpétuo. É sinal entre Mim e os filhos de Israel para sempre, que em seis yomim fez יהוה os shamaim e a eretz, e que no sétimo yom os terminou e descansou.

Lembra-te do shabbat para separá-lo. Trabalharás seis yomim e farás todo teu labor, mas no sétimo yom é shabbat paraיהוה teu Elohim. Não farás trabalho criativo algum, nem tu nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro contigo. Porque em seis yomim יהוה fez os shamaim e a eretz, o mar, e tudo o que neles há, e no sétimo yom descansou.
Pelo que יהוה fez shabbat e o separou

Shalom Aleichem

Shalom aleichem malachei ha-sharet malachei elyon,
mi-melech malachei ha-melachim Ha-Kadosh Baruch Hu.
Bo'achem le-shalom malachei ha-shalom malachei Elyon,
mi-melech malchei ha-melachim Ha-Kadosh Baruch Hu.
Bar’chuni le-shalom malachei ha-shalom malachei Elyon,
mi-melech mal’chei ha-melachim Ha-Kadosh Baruch Hu.
Tzeis’chem le-shalom malachei ha-shalom malachei Elyon,
mi-melech mal’chei ha-melachim Ha-Kadosh Baruch Hu.

KAHAL: Shalom seja convosco, mensageiros do serviço, mensageiros do altíssimo, do Supremo Rei dos reis, O Kadosh, bendito seja Ele.

Bem vindos, mensageiros do shalom, mensageiros do altíssimo,
do Supremo Rei dos Reis, O Kadosh bendito seja Ele.

Abençoai-me com Shalom, mensageiros do Shalom, mensageiros do Altíssimo, do Sumpremo Rei dos Rei dos reis, O Kadosh, bendito seja Ele.

Vossa partida seja em Shalom, mensageiros do Shalom, mensageiros do Altíssimo, do Sumpremo Rei dos Rei dos reis, O Kadosh, bendito seja Ele.
 
DIRIGENTE: CHAMANDO YAHUDAH E EFRAIM
AO MASHIAH E A TORAH


Fazemos um chamado às doze tribos, de acordo com seus acampamentos, para arrepender-se e vir ao Mashiah e a Torah.

VIRANDO PARA O LESTE (ORIENTE)

KAHAL: Dirigimos-nos ao Oriente, e chamamos as tribos de Judah, Isachar e Zebulom!
Arrependam-se! Despertem-se! Regressem!
Venham aqui adiante!

Tekiá, Shevarim, Teruá, Tekiá


DIRIGENTE: VIRANDO PARA NORTE

KAHAL: Dirigimos-nos ao Norte, e chamamos as tribos de Dan, Asher e Neftali!
Arrependam-se! Despertem-se! Regressem!
Venham aqui adiante!

Tekiá, Shevarim,Tekiá


DIRIGENTE: VIRANDO PARA O OESTE(OCIDENTE)

KAHAL:
Dirigimos-nos ao Ocidente, e chamamos as tribos de Efraim, Manassés e Benjamim!
Arrependam-se! Despertem-se! Regressem!
Venham aqui adiante!

Tekiá, Teruá, Tekiá


DIRIGENTE: VIRANDO PARA O SUL

KAHAL:
Dirigimos-nos ao sul, e chamamos as tribos de Rubém, Shimon e Gad!
Arrependam-se! Despertem-se! Regressem!
Venham aqui adiante!

Tekiá, Teruá,Tekiá Gadolá


DIRIGENTE: Teremos agora um momento de (Shiur ou Meditação) e Após faremos nosso Kidush e encerramento para nosso Jantar.

Chag Sameah YomTeruah !

Shabat Shalom!


Yom Kipur 

 
(Recepção do YOM KIPUR)
Mikra kodesh


JEJUM SOLENE  (sem água, sem
comida), iniciado no final da tarde, 24 horas de concentração na Kehilah.
Neste período devemos além docomer e beber , os casados devem adiar suas atividades conjugais e é um feriado solene, não se trabalha.


1. Leituras Receptivas

Dirigente: A casa de Israel, ambos, beit
efraim e beit yahudah como um só homem se apresenta na presença de YHWH, pois é yom de aflição da Nação. Yom de batalha espiritual contra as forças malígnas de azazel.
Yom de limpeza das manchas das almas. Expiação por meio do sangue kadosh e remidor de
hamashiach, o Tzadik.

Faremos este avodat com base na crença que somos perdoados ao confessarmos nossos pecados, arrependidos, em o nome de Yahushua e que somos purificados, expiados e perdoados unicamente pelo sangue de Yahushua. Também se deve ter em mente a firme crença que Yahushua está diate do propiciatório celeste, no templo celestial que fica na yarushalaim celeste, sim, no propiciatório que é o lugar onde se encontra a arca
celestial sobre a qual se ministra e intercede-se por todo seu povo Israel. No dia de yom kipur Ele, O rei kohen de justiça apresenta-se com os atributos de o fiel e o justo para nos purificar e nos perdoar de todas as injustiças, pecados e culpas. Tudo conforme a ordem eterna de malki- tsedek, sumo kohen eterno de YHWH.

Congregação: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. "
Alef(I João) 1:9

Dirigente: Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Yeshua Messias, o Justo; e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente por nossas ofensas pessoais, mas pelos pecados de todo o mundo. E temos certeza de que o conhecemos, se guardamos seus mandamentos.
(Yachanan alef/ I João 2:1-3)

TODOS

תהלים - Tehillim (Salmos) 51

1 - Ao regente do coro. Salmo de Davi, quando o profeta Natã o confrontou, depois de haver ele cometido adultério com Bate-Seba. Tem piedade de mim, ó Elohim, segundo a tua misericórdia; conforme a tua grande clemência, apaga minhas transgressões!

2 - Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado.

3 - Pois no meu íntimo reconheço as minhas transgressões, e trago sempre presente o horror do meu pecado.

4 - Pequei contra ti, contra ti somente, e pratiquei o mal que tanto reprovas. Portanto, justa é a tua sentença, e incontestável, ao julgar-me condenado.

5 - Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento. Sim, desde que me concebeu minha mãe.

6 - Sei que tu queres estabelecer a verdade no meu interior; e no meu coração ministras a tua chochmah.

7 - Portanto, purifica-me com hissopo e ficarei limpo; lava-me, e mais branco do que a neve serei.

8 - Faze-me voltar a ouvir júbilo e alegria, e os ossos que esmagaste exultarão.

9 - Esconde o rosto do meu pecado e apaga todas as minhas iniquidades.

10 - Ó Elohim meu! Cria em mim um coração puro, e renova dentro de mim um ruach inabalável.

11 - Não me afastes da tua presença, nem tires de mim teu Kadosh Ruach!

12 - Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um ruach disposto a obedecer.

13 - Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem também para ti.

14 - Salva-me do pecado de sangue derramado, ó Eterno, Elohim da minha salvação, para que minha língua seja livre para cantar exaltando a tua justiça.

15 - Ó Adon, dá palavras corretas aos meus lábios, para que a minha boca possa proclamar o teu louvor.

16 - Não te deleitas em sacrifícios nem te comprazes em oferendas, pois se assim fosse, eu os ofereceria.

17 - O verdadeiro e aceitável sacrifício ao Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Elohim!

18 - Que te regozijes em abençoar a Sião e edificar as muralhas de Jerusalém.

19 - Então te agradarás dos sacrifícios sinceros, das ofertas queimadas e dos holocaustos; e novilhos serão oferecidos sobre o teu altar.

2. Cântico Shemah

Shema Israel, YHWH Eloheino, YHWH echad
Baruch HaShem YHWH, Malechutô, Leolam vaed.

Ouve oh Israel, YHWH é nosso Elohim, YHWH é UM,
Bendito seja o Nome de YHWH e o seu Reino para sempre.

3. Ashamnu: SOMOS CULPÁVEIS

(Oração tradicional Ashkenazic Viddui para Yom Kippur)

אֱלֹהֵֽינוּ וֵאלֹהֵי אֲבוֹתֵֽינוּ
Eloheinu veh-elohay avoitaynoo

Nosso Elohim e Elohim de nossos pais

תָּבֹא לְפָנֶֽיךָ תְּפִלָּתֵֽנוּ,
ta-voh li-fahnechah

Deixe nossa oração vir antes de você

וְאַל תִּתְעַלַּם מִתְּחִנָּתֵֽנוּ
vee-ahl tit’alahm mit-cheenahtaynoo

e não ignore nossa súplica.

שֶׁאֵין אֲנַֽחְנוּ עַזֵּי פָנִים
she-ayn anachnoo ah-zay pah-neem

Pois não somos tão descarados

וּקְשֵׁי עֹֽרֶף
u-k’shay oh-reph

e teimosos

לוֹמַר לְפָנֶֽיךָ
loh-mahr lifanecha

para te dizer,

יְהֹוָה אֱלֹהֵֽינוּ וֵאלֹהֵי אֲבוֹתֵֽינוּ
adonai elohaynoo veh-ehlohay avotaynoo

Adonay, nosso Elohim, e Elohim de nossos pais,

צַדִּיקִים אֲנַֽחְנוּ וְלֹא חָטָֽאנוּ
tzadee-keem anahch-noo v’loh chatahnoo

“Somos justos e não pecamos”.

אֲבָל אֲנַֽחְנוּ וַאֲבוֹתֵֽינוּ חָטָֽאנוּ:
ah-vahl anahchnoo va-avotaynoo cha-tah-noo

Mas, de fato, nós e nossos pais pecamos.

אָשַֽׁמְנוּ.
ah-sham-noo

Nós invadimos
(contra YHWH e o homem, e somos devastados por nossa culpa)

בָּגַֽדְנוּ.
bah-gahd-noo

Nós traímos
(YHWH e homem, temos sido ingratos pelo bem que nos foi feito)

גָּזַֽלְנוּ. דִּבַּֽרְנוּ דֹּֽפִי.
gah-zahl-noo

Nós roubamos; Nós caluniamos.

הֶעֱוִֽינוּ.
heh-eh-vee-noo

Fizemos outros pecar;

וְהִרְשַֽׁעְנוּ.
vih-heer-shah-noo

Fizemos com que outros cometessem pecados pelos quais são chamados רְשָׁעִים (ressaím), ímpios;

זַֽדְנוּ.
zahd-noo
Pecamos com más intenções;

חָמַֽסְנוּ.
chah-mahss-noo

Pegamos à força os bens de terceiros, embora tenhamos pago por eles;

טָפַֽלְנוּ שֶֽׁקֶר.
tah-fahl-noo sheh-kehr

Acrescentamos falsidade sobre falsidade; Nós nos juntamos a indivíduos ou grupos malignos;

יָעַֽצְנוּ רָע.
ya’atznoo rah

Demos conselhos prejudiciais;

כִּזַּֽבְנוּ. לַֽצְנוּ.
kee-zahv-noo lahtz-noo

Nós enganamos; nós zombamos;

מָרַֽדְנוּ.
mah-rahd-noo

Nós nos rebelamos contra Elohim e Sua Torá;

נִאַֽצְנוּ.
nee-ahtz-noo

Fizemos com que Elohim ficasse zangado conosco;

סָרַֽרְנוּ.
sah-rahr-noo

Nós nos afastamos da Torá de Elohim;

עָוִֽינוּ.
ah-vee-noo

Pecamos deliberadamente;

פָּשַֽׁעְנוּ.
pah-shah-noo

Temos sido negligentes em nosso cumprimento dos mandamentos;

צָרַֽרְנוּ.
tzah-rahr-noo

Causamos tristeza a nossos amigos;

קִשִּֽׁינוּ עֹֽרֶף.
kee-shee-noo oh-rehff

Temos sido obstinados, recusando-nos a admitir que nosso sofrimento é causado por nossos próprios pecados.

רָשַֽׁעְנוּ.
rah-shah-noo

Cometemos pecados pelos quais somos chamados רָשָׁע (Rassá), [levantando a mão para bater em alguém]

שִׁחַֽתְנוּ.
shee-chaht-noo

Cometemos pecados que são o resultado da corrupção moral;

תִּעַֽבְנוּ.
tee-ahv-noo

Cometemos pecados aos quais a Torá se refere como abominações;

תָּעִֽינוּ.
tah-ee-noo

Nós nos extraviamos;

תִּעְתָּֽעְנוּ:
teeht-ah-noo

Nós desencaminhamos outros.


(Texto em hebraico e português[traduzido do inglês] retirado de The Metsudah Machzor, via Sefaria. no site https://www.myjewishlearning.com/article/text-of-yom-kippur-viddui/)


4. AL CHET: Pelos Pecados

Dirigente: Neste momento vamos confessar, declarar pecados pessoais, de forma íntima ou pública conforme o mover do Ruach haKodesh; enquanto golpeamos o coração com o punho cerrado repetidamente.

Busquemos de forma sincera, de forma prostrada e plenamente entregues neste grande YOM.

5. Toque do Shofar 
TEKIAH GUEDOLAH 

Congregação: "Baruh Atáh YHWH Elojeinu Meleh HaOlam, Hasher Kidshanu BeMatizvotav Lishmo'a Kol SHOFAR.”

“Bendito és Tu YHWH nosso Elohim, Rei do Universo, que nos purifica com teus mandamentos e nos mandas escutar o som do SHOFAR”. 

(Executar o Toque)

6. Parashot 
(Para leitura e meditação)

Torá:
a) Vayikra (Levítico) 16:1-34;
b) Vayikra (Levítico) 23:26-32

Profetas
c) Yeshayahu (Isaías) 52:13-53:12

Escritos dos Nazarenos
d) Ivrim(Hebreus) 7:1-10:39
e) Matityahu (Mateus) 4:1-11; 
f) Matityahu (Mateus) 17:1-22;
g) Luka (Lucas) 3:1-18;

Tradicionalmente os Nazarenos fazem uma leitura das passagens da Pregação do Profeta Yachanan batista nos 10 yomim de teshuvahe em Yom Kipurim,

e o jejum de Yahushua no deserto em Yom Kipurim e sua transfiguração no monte e a expulsão dos demônios (azazel). “ Esta casta só é expulsa com Tefilah (oração) e Tanit (jejum)”, isto é, está referindo-se ao poderio do jejum e orações de teshuvah em Yom Kipurim. Kippurim traz  completa reconciliação, resgate e pureza ao povo de Israel por meio do sangue expiador  do Mashiach, o Tazadik (Justo).

A Nação de Israel entra em completa concentração, afligindo-se por meio de JEJUNS E ORAÇÕES, para ser perdoado e tornar-se mais alvo do que a neve.

9. Cânticos

Canticos de Kipurim

10. Palavra sobre Yom Kipur

(Shiurim; expectativas, importância para nosso relacionamento com YHWH; testemunhos; meditações)

11. Para retornar no dia Seguinte 
(faremos uma pausa e devemos dormir, não buscar confornto,será uma dormida que nos lembrará aflição; sem asseios, sem banhos, sem trocar de roupas, sem luxos)
 


SHACHARIT - SEVIÇO DA MANHà

 12. Hinos de Súplica:

Tehilim 31 - 32 - 33 - 34 - 38 - 39 - 42

13. Intercessão e confissão de Daniel

Daniel 9:3-19 

14. O triunfo de Hamashiach sobre o maligno

Gilyahna (Revelação) 12:1-17

15. O juízo final

Gilyahna (Revelação) 20:1-15
 
(Yom Kippurim é a festa que neutraliza e aprisiona o inimigo. É o yom da reconciliação de Israel e da destruição do maligno. É uma festa escatológica!) 


16. Hallel (hinos de Louvor):

Tehilim 111 a 118;

e

135 - 136 - 146 -150

e

Adoração Livre com cânticos


MINCHAH – SERVIÇO DA TARDE
TEFILAH NEILAH LEYOM KIPUR
(CONCLUSÃO DO SERVIÇO DO YOM KIPUR)

17. Shema 

Shema Israel, YHWH Eloheino, YHWH echad
Baruch HaShem YHWH, Malechutô, Leolam vaed.


Ouve oh Israel, YHWH é nosso Elohim, YHWH é UM,
Bendito seja o Nome de YHWH e o seu Reino para sempre. 

19. Leituras Especiais
(chamar homens ou mulheres kodeshim, e no intervalo de cada leitura dizer com clamor e emunah: O SANGUE DE YAHUSHUA HAMASHIACH PERDOA NOSSAS DÍVIDAS E NOS PURIFICA DE TODOS OS PECADOS):


A) O Jejum de Nínive
Yonah(Jonas) 3:1-10 

B) Mensagem para 6ª Kehilah de Filadélfia
Revelação 3:7-13 

C) O Sexto Selo
Revelação 6:12-17 
(O Yom Kippur é também chamado de o GRANDE YOM [“dia”], [ou o GRANDE YOM DE YHWH, o dia da prestação de contas)

D) O Selo especial
Revelação 7:1-4 confirmar em Ez 9:1-11

E) O Sexto Shofar
Revelação 9:13-21 

F) O Dia que ELE se revelará
Zakhariah 12:10-14 confirmar em I Ts 4:16,17

G) A Sexta Taça
Revelação 16:12-16 

H) Hino dos vencedores
Revelação 19:1-16 


20. SOM DO SHOFAH (TEKIAH GEDOLAH)
Som extremo e poderoso - 3x

21. Entrega do Yom Kipurim
(Oração final com gratidão)

22. Benção Haraônica

ANEXOS
1 - Orientações
2 - Hebreus 10
3 - Confissão
4 - Tefilah (Oração)

Sucot

Liturgia para festa das cabanas (para o primeiro e o último dia de festa)
Erev de Recepção e Entrega de Sukkot
MIKRA KODESH – Congresso Geral Kadosh,

1. ORAÇÃO DO EREV SHABAT

(Orações especiais de agradecimento e petições em favor da Família pelas Mulheres.)

Beit Yisrael:

Abba YHWH, eu te ofereço a honra e o esplendor e, para minha salvação que vem de Elohim, a humildade, a mortificação, a paciência e a caridade, e todas as virtudes do teu Filho Kadosh Yahushua. Todah! Eu te agradeço, eu te amo, e
com toda ternura eu abençoo para este inefável mistério da Encarnação da Palavra de Elohim. Damos louvores a YHWH em sua completa Elohut: Av-Ben-Ruach HaKodesh, agora, sempre e sempre. Amein.

Bendito és tu YHWH, nosso Elohim, Rei do Universo, para manter diante de nós a importância do cumprimento do Shabat e da iluminação espiritual neste Yom Kadosh que é de um modo especial abençoado por Ti. B’Shem Yashua HaMashiach. Amein.


 2 - ACENDIMENTO DAS LUMINÁRIAS 

(As luminárias nos lembram do encontro de Mosheh com YHWH através da sarça ardente, bem como seu uso na tenda no deserto e no templo. É para nosso povo um símbolo de separação do Yom Há Kadosh… um memorial )

Baruch Ata YHWH Elohêinu Mélekh haôlam, ashér qidd’shánu bid’varekha venátan lánu Et Yahushua m’shichênu, v’tzivvánu l’hiôt ôr laôlam.

Bendito seja Tu YHWH Nosso Elohim, Rei do Universo, que nos apartou com tua palavra no dando Yahushua nosso Messias e nos ordenou ser luz para o mundo.

Nêr l’rag’li d’várekhá v’ôr lin’tiváti.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz para minha vereda.

Beit Ya’akóv l’khú v’nêl’kháh b’ôr YHWH.

Casa de Ya’akóv, vinde! E andemos na Luz de YHWH.
 
3 - Ushav'tem Mayem (Tu tirarás água)

Ush’av’tém Maým B’Sásôn Mimaay’nêy haY’shuáh

Eu tirarei água com alegria das fontes da salvação!

Asseret Hadbrot
(Os 10 ditos)

א - Eu Sou YHWH teu Elohim.
ב - Tu não terás outro elohim diante de Minha Face.
ג - Não tomarás o Nome de teu Elohim em falsidade.
ד - Lembrate do Yom Hashabat para separá-lo como kadosh.
ה - Honra teu pai e tua mãe.
ו - Não assassinarás.
ז - Não Adulterarás.
ח - Não furtarás.
ט - Não darás falso testemunho.
י - Não cobiçarás

4 - Shemah
Shema Israel, YHWH Eloheino, YHWH echad
Baruch HaShem YHWH, Malechutô, Leolam vaed.

Ouve oh Israel, YHWH é nosso Elohim, YHWH é UM,
Bendito seja o Nome de YHWH e o seu Reino para sempre.

Confissão Netzarim
Lemaan tíkh’ra b’Shêm Yahushua kól bérekh, bashámayím uváaretz umítachat laáretz, vekhól Láshôn Tôdéh Ki Yáhushúa haMáshíach Hú YHWH, L' Tiféret Alohim haÁv.

Para que em honra ao Nome de Yahushua, todo joelho se dobre, No Shámayím, e na Eretz, e debaixo da Eretz; e Toda Língua confesse que Yahushua HaMáshíach é YHWH para o esplendor de Alhym O Pai. (Devarim 6:4-9; Vayikra 19:18)

V’áhav’tta Et YHWH Élohéykhá b’khól l’váv’khá uv’khól naf’sh’khá uv’khól m’odékha: V’háyú had’várim haêléh ashér ánokhí m’tzavv’khá hayiôm al l’vávekhá: V’shinan’tám l’váneykhá v’didbar’ta bám b’shiv’t’khá b’vêytekhá uv’lékh’t’khá vadérekh v’shákh’b’khá Uvequmekhá: Uq’shar’tám l’ôt al yadékha v’háyú l’totáfot êyn êyneykhá: Ukh’tav’ttám al m’zuzôt bêytekhá uvish’áreykhá. V’áhav’tta l’rêakhá kámôkhá.

E amarás a YHWH teu Elohim com todo teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças.
Estas palavras as quais te ordeno neste yom , estarão sobre teu coração. Tu as ensinarás aos teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, quando te deitas e quando te levantas. Também as atarás como um sinal em tua mão e estarão como frontal entre teus olhos e as escreverás nos umbrais de tua casa e em tuas portas e amarás a teu próximo como a ti mesmo.

5 - Avino Shebashamayim
AVINU SHEBASHAMAYIM
ITKADASH SHEMEKHA
TAVO MALKHUTEKHA
YASER RETZONEKHA
KAASHER BASHAMAYIM GAN BAARETZ
ET LEKHEM CHUKEINU TEM LANU HAYOM
UMECHAL LANU AL CHOVOTEINU
KAASER MACHALNU GAN ANACHNU LECHAYABEINU
VEAL TEVIEINU LIDEY NASAYON
KI IM TECHAL´TZEINU MIN HARA´
KI LEKHA HAMAM´LAKHAH
VEHAGEVURAH VEHATIFÉRET
LEOLMEY OLAMIM. AMEÍN


Nosso Pai que está no shamaim(céus),
kadosh(separado) seja teu Nome.
Venha o teu reino.
Seja feita tua vontade,
assim na eretz(terra) como no shamaim(céus).
O nosso lechem(pão) de cada yom(dia) nos dá hoje,
perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aqueles que nos ofendem.
Não nos deixe entrar em prova forte,
livra-nos do maligno, porque Teu é o reino,
o poder e a beleza para sempre, sempre, amem. 

7. FESTA DAS CABANAS

BENÇÃO PARA TOCAR AS TROMPETAS GÊMEAS DE PRATA

(caso não tenha as duas trombetas de prata, usar dois shofarot)

Dirigente: Baruch Ata YHWH, Eh-lo-hey-nu meh-lech ha-o-olam asher kid’shanu b’mitz-vot tav vetzivanu al tekiah chatzo-tzrot. B’Shem YAHUSHUA HaMashiach. Amein 

Dirigente + Equipe de tocadores de Shofar: Bendito sejas Tu YHWH, nosso Elohim, Rei do Universo, Quem nos tem purificado com teus mandamentos, e nos tem ordenado referente ao toque das trombetas. Em o Nome de YAHUSHUA HaMashiach, Amein

Leitura Receptiva: Tehilim 122:1-9

1 Cântico davídico, de peregrinação. Alegrei-me quando me convidaram: ´Vamos à Casa do Adon`.

2 Eis que nossos pés chegaram às tuas portas, ó Jerusalém!

3 Cidade construída em bases sólidas, edificada para unir

 4 todas as tribos do Eterno, em grande celebração de ação de favores ao Nome do SOBERANO, conforme o mandamento dado a Israel.

5 Lá estão os tribunais de justiça, a sede da casa real de Davi.

 6 Rogai ao Eterno pela shalom de Jerusalém: ´Prosperem os que te amam, ó Jerusalém!

 7 Haja shalom dentro das tuas muralhas e segurança em teus palácios.`

8 Em favor dos meus irmãos e companheiros, suplicarei: ´A shalom esteja contigo!`

9 Por amor à Casa do Eterno, nosso Elohim, buscarei sempre o teu bem.

BÊNÇÃO PARA OUVIR O SHOFAR
(fazer a sequência de toques)

Dirigente + equipe de tocadores de shofar:
Bárukh atáh YHWH, élohêinu Mélekh haôlám, ashér qid’shánu b’mitz’votáyv v’tzivánu lish’múa qôl shôfár.

Congregagção: Bendito és Tu YHWH, nosso Elohim, Rei do Universo, que nos separa com os Seus mandamentos e nos chama para ouvir a voz do shofar.

8. LEITURAS ESPECIAIS:

Dirigente ou qualquer um dos achym que estejam áptos:
➢ Festa das Cabanas e da grande alegria Vayikra(Lv) 23:39-44;
Devarim(Deut) 16:13-15
  
➢ A festa para as nações.
Zacharyah(Zc) 14:16-19
  
➢ A festa do nascimento do Messias.
Luka/Lc 2:8-14
  
➢ A Sétima Kehilah.
Guyliana(Ap) 3:14-22

➢ O Sétimo Selo.
Guyliana(Ap) 8:1-5

➢ A Sétima Trombeta.
Guyliana(Ap) 11:14-19

➢ A Sétima taça.
Guyliana(Ap) 16:17- 21

➢ O Reino Milenar.
Guyliana(Ap) 20:1-15

9. ORAÇÕES DE BÊNÇÃO E SÚPLICAS
(em voz baixa, de joelhos e voltados
para o oriente. Tefilah (oração) pessoal)

Tehilah (Salmo) 51:17
Congregação: 51:17 O verdadeiro e aceitável sacrifício ao Eterno é o coração contrito; um coração quebrantado e arrependido jamais será desprezado por Elohim!

Dirigente: YHWH, se-fah-tai teef-tach, oo-fee yageed t'hee-la-techa, b'shem Yahushua Hamashiach Amem.

Congregação: Oh! YHWH abra os meus lábios, e minha boca declare seu louvor, em nome de YAHUSHUA Ha Mashiach, Amein.

Dirigente: Baruch Ata YHWH, Eloheynu v'Lohey ah-voh-teynu, Elohey Avraham, Elohey Yitzchak, v'elohey Yaakov, Ha El Ha-gadole ha-gibore v'hanora El Elyon, gomale chasadeem to-veem, v'konay ha-kol, ve-zoh-cher chas-dey ah-vot oomay-vee gol-el leev'nay v'nay-hem  l'maahn  sh'mo b'a-ha-vah. Melech oh-zair u'ma-she-ah u-magem, baruch Ata YHWH, magen Avraham.

Congregação:  Bendito és Tu YHWH nosso ELOHIM e ELOHIM de nossos pais, ELOHIM de Avraham, Yitzchak e Elohim de Ya'akov, o ELOHIM grande, poderoso e temível, o ELOHIM Todo-Poderoso, que Dá piedade e Cria tudo, e lembre-se a bondade dos pais, e traz um redentor para os filhos dos filhos por causa do Seu Nome com amor. Oh Rei salva-nos, Redentor, Bendito és tu YHWH, Escudo de Avraham.

11. CONSAGRAÇÃO DO NOME DE YHWH

Dirigente: Ata Kadosh v'shimcha kadosh, uk'doshim b'hol yom y'hal lucha selah, ki El melech gadol v'kadosh Ata. Baruch Ata YHWH, ha El HaKadosh.

Congregação: Tu És Apartado, o Seu Nome é Apartado todos os dias, para sempre, porque Tu És Elohim, o Grande, Apartado Melech. Bendito sejas Tu, YHWH, O Apartado Elohim.

12.  Bênção Kibuts-galuiót 
(Reuniãon da Diáspora)
Teqa beshofar gadol lecherutênu vessá nes leqabetz galuyiotênu veqabtsênu yachad meherah meareba kanfot haaretz leartsênu Baruch Ata YHWH meqabetz nidchey amo Israel B’Shem Yahushua HaMashiach Amen.

Sopra o grande shofar para nossa liberdade, e levanta um estandarte para reunir a nossos exilados, e reúne-nos dos quatro cantos da terra. Bendito és Tú, YHWH, Quem reúne os dispersos de Seu povo Yisrael. No Nome de Yahushua haMashiach, Amein. 

13. TODAH (AGRADECIMENTO) PELA FESTA

Congregação:
Tu nos deste, YHWH, nosso Elohim, com Ahavah (Amor), Shabbatot para descanso, encontros para alegria, Festas e tempos para comemorar (neste Yom Shabat) neste Yom da Festa de Sukkot (cabanas), o tempo de nossa alegria, com amor, um congresso kadosh, um memorial do Éxodo do Egito.

14. AS QUATRO ESPÉCIES

Dirigente: Ainda teremos alguns ramos das 4 espécies para completar a edificação da Cabana (sukah) onde alguns  irmãos finalizarão a ornamentação colocando um ramo na sukah
 
* Ao  colocar o ramo recitaremos todos   


Que seja Tua vontade YHWH, meu Elohim e Elohim de nossos patriarcas, que por meio dos QUATROS TIPOS DE RAMOS, ramos de palmeiras [yod], ramos de salgueiros de ribeira [heh], ramos de árvores formosas [vav] e ramos de árvores frondosas [heh], para cobertura da Sukah (cabana) de acordo com teu miztvah. As letras de Teu Nome unificado quando esses Ramos são reunidos para cobertura de minha Sukah e simbolicamente se fazer conhecido O Teu Nome que é invocado sobre mim: YOD! HEH! VAV! HEH! YAHWEH! YOD HEH VAV SHIN VAV AIN YAHUSHUA! Que as forças malignas estejam temerosas de aproximar-se de mim. E quando as agite que um derramamento abundante de bênçãos flua da sabedoria do Elyon para morada da Sukah e ao lugar preparado da Beit de nosso Elohim. E que o mitzvah destas quatro Espécies seja reconhecido diante de Ti. Porque minha intenção é unificar o Nome do Kadosh: YAHWEH YAHUSHUAH, Bendito é Ele, e Sua Presença em amor, para juntar o Nome Yud- Heh com Vav-Heh em plenitude para todo Yisrael; B'shem Yahushúa HaMashiach, Amein. Bendito És Tu YHWH para sempre. Amein e Amein.

15 - Palavra final

Dirigente: Uma breve palavra sobre os textos lidos e sobre a festa de sucot.

16 - Tefilah por Jerusalém

Shalu Shelom Yarushalayim!

Pedimos pelo Shalom completo: Prosperidade, Saúde e o progresso completo de Yarushalaim!

Baruch habah b´Shem YHWH.

Bendito o que vem no Nome de YHWH

Baruch habah Adon Yahushua.

Seja bem vindo Amo Yahushua.

17 - Momento de Lavagem das mãos

“Os que aceitaram a sua mensagem foram imersos, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos emissários e à comunhão, ao partir do pão e às orações" – Atos 2:41-42

* importante lembrar que não é o lavar das mãos que purifica os alimentos, eles já o são por natureza, foram declarados puros pela Palavra de Elohim em Vaykra(Levítico) 11, Lavar as mãos faz parte do oficio e é Higiênico.

18 - Benção sobre o Pão e o Vinho

Dirigente: Baruch ata YHWH Eloheinu melech ha-olam hamotzi lechem min haaret.
B´Shem Yahushua haMashiach. Amein !


Congregação: Bendito sejas Tu YHWH nosso Elohim Rei do universo, que sacas o pão da Terra No nome de Yahushua O Messias. Amein !

Dirigente2: Baruch ata YHWH, Eloheinu melech ha-olam, borei peri ha-gafen David. B´Shem Yahushua HaMashiach. Amein !

Congregação: Bendito sejas tu,YHWH nosso Elohim Rei do universo, criador do fruto da videira de David no Nome de Yahushua o Messias.

(Com a taça e o pão nas mãos e com toda alegria e energigia vamos declarar a feliz festa como vemos abaixo:)

Congregação: HAG SAMEACH SUKKOT!
(FELIZ FESTA DE HAMASHIACH!) AMEIN!

LASHANAH HABAAH BIRUSHALAIM!
(NO PRÓXIMO ANO EM YAHRUSHALAIM!) AMEIM!


Benção Araônica

Yevarechecha YHWH veismerecha
Yaer YHWH Panav Elecha vichunechar
isah YHWH Panav Elecha veisem lechah
Shalom. B´Shem Yahushua haMashiach Sar Shalom.
Amein,Amein !

Que YHWH te abençoe e te guarde;
Que YHWH faça resplandecer seu rosto sobre ti e te conceda o favor;
Que YHWH se volte para ti favoravelmente e te dê shalom.
No Nome de Yahushua haMashiach,
O Príncipe do Shalom.
Amein, Amein ! 

Chanukah

FESTA DA REDEDICAÇÃO DO TEMPLO
FESTA DAS LUZES

Todos: Bendito és Tu YHWH nosso Elohim, Rei do Universo, quem causou milagres para nossos pais, naqueles dias nesta temporada.

1. Leitura Receptiva:

I Macabeus 4:36-59
36 Então Yahudá (Judas) e seus irmãos disseram: "Nossos inimigos estão destroçados. Subamos agora para purificarmos o lugar santo e a celebrarmos a sua dedicação." 37 Todo o exército se reuniu e subiram ao monte Sião. 38 Contemplaram o Santuário desolado, o altar profanado, as portas incendiadas, os arbustos crescendo nos átrios como se num bosque ou sobre uma das montanhas, e os aposentos destruídos. 39 E, rasgando as vestes, fizeram grande lamentação. Cobriram-se de cinza, 40 caíram com a face por terra e, tocando as trombetas para dar os sinais, elevaram clamores ao céu. 41 Entrementes, Yahudá ordenou a alguns homens que ficassem atacando os que estavam na Cidadela, até que ele completasse a purificação do santuário. 42 A seguir escolheu sacerdotes sem mácula, observantes da Torá, 43 os quais purificaram o lugar kadosh (santo) e removeram para lugar impuro as pedras da contaminação. 44 Deliberaram também sobre o que deviam fazer do altar dos holocaustos que havia sido profanado, 45 e ocorreu-lhes a boa inspiração de o demolirem, a fim de que não se tornasse para eles motivo de desonra o fato de os gentios o terem contaminado. Demoliram-no, pois, 46 e puseram as pedras no monte da Morada, em lugar conveniente,
à espera de que viesse algum profeta e se pronunciasse a esse respeito. 47 Tomaram então pedras intactas, segundo a prescrição da Lei, e construíram um altar novo sobre o modelo do precedente. 48 Restauraram o lugar kadosh (santo) e o interior da Morada e santificaram os átrios. 49 Fabricaram novos utensílios sagrados e levaram
para dentro do Templo o candelabro, o altar dos perfumes e a mesa. 50 Queimaram incenso sobre o altar e acenderam as lâmpadas do candelabro, as quais voltaram a brilhar no interior do templo. 51 Puseram, ainda, os pães sobre a mesa, suspenderam as cortinas e chegaram, assim, ao termo de todos os trabalhos empreendidos. 52 No dia vinte e cinco do nono mês — chamado Kislev — do ano cento e quarenta e oito, eles se levantaram de manhã cedo 53 e ofereceram um sacrifício, segundo as prescrições da Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54 Exatamente no mês e no dia em que os gentios o tinham profanado, foi o altar novamente consagrado com cânticos e ao som de cítaras, harpas e címbalos. 55 O povo inteiro se prostrou com a face por terra para adorar, elevando louvores ao Céu que os tinha tão bem conduzido até ali. 56 Celebraram a dedicação do altar por oito dias, oferecendo holocaustos com alegria e
imolando tambémkk o sacrifício de salvação e de louvor. 57 Enfeitaram a fachada do Templo com guirlandas de ouro e pequenos escudos, e renovaram os portais, bem como os aposentos, nos quais colocaram portas. 58 Reinou, pois, extraordinária alegria entre o povo e assim foi cancelado o opróbrio infligido pelos gentios.
59E Yahudá, com seus irmãos e toda a assembleia de Israel, estabeleceu que os dias da dedicação do altar seriam celebrados a seu tempo, cada ano, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu, com júbilo e alegria

Lucas 1:26-38
 
26 E no sexto mês, o Anjo Gavri'el foi enviado da presença de Elohim para Galiu (Galiléia), para a cidade cujo nome é Natsrat (Nazaré), 27 a uma virgem que estava comprometida com um homem de nome Yosef (José), da casa de Davi; e o nome da virgem era Miryam. 28 E entrou o anjo e disse-lhe: "Shalom para você, cheia de bondade, Nosso Soberano é com você!, abençoada dentre as mulheres." 29 Mas quando ela o viu, ficou agitada  com sua palavra e pensou: O que é esta saudação?  30 E disse o anjo: "Não tema, Miryam! pois conquistou bondade diante de Elohim. 31 Pois esis que receberá uma concepção e dará a luz um filho, e o chamará o seu nome Yeshua. 32 Este será grande, e filho do Altíssimo será chamado, e o YHWH Elohim lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 e reinará sobre a casa de Yaakov para sempre, e o seu reinado não terá fim". 34 Disse Miryan ao Anjo: "Como pode ser isso, se eu não conhecí homem?"35 Respondeu o anjo e disse-lhe: "A Ruach Hakodes (O Espírito O S-nto) virá e o poder do Altíssimo reposusará sobre ele. Por causa disso, oque é gerado em você será kadosh, e Filho de Elohim será chamado. 36 E Eis que Elishevaa(Isabel), sua parenta, também está grávida de um filho na sua velhice, e este é o seu sexto mês para aquela que era chamada de estéril.37 porque nada é difícil para Elohim 38 Disse, então, Miryam: "Eu sou a serva de YHWH; seja em mim segundo a sua palavra!" E partiu o anjo de sua presença.

Yahonan (João) 10:22-39
22 E houve festa de chanukah  em Yehushalay, e era inverno 23 E estava andando Yeshua no templo
no alpendre de Sh'lomó 24 e reuniram no entorno dele os moradores de Yehudá, e dizendo-lhe até quando nos manterá [em suspense]? se você é o Mashiach (Messias), díga-nos abertamente. 25 Respodeu Yeshua e disse-lhes: Disse-lhes e vocês não creram. E as obras que eu faço em nome do meu Pai testemunham sobre mim.26 Mas vocês não creram porque vocês não são minhas ovelhas, como lhes disse. 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz e e as conheço, elas vão atrás de mim. 28 E lhes dou a vida eterna, e não perecerão para sempre, nenhum homem irá arrancá-las de minhas mãos. 29 Porque o meu Pai, que [as] deu pra mim, é maior do que todos, e nenhum homem pode arrancá-las das mãos de meu Pai. 30 Eu e meu Pai somos um. 31 E novamente os [moradores] de Yeshudá  pegaram pedras para apedrejá-lo. 32 Disse-lhe Yeshua: Muitas obras boas da parte de meu Pai lhes tenho mostrado. por qual dessas obras vocês me apedrejam? 33 Disse-lhe os [moradores] de Yehudá: não é por causa da obras boas obras de homens que o apredrejamos, mas porque você tem blasfemado. Embora sendo um filho de homem faz a si mesmo Elohim. 
34 Disse-lhe Yeshua: Não está escrito assim em sua Torá: Eu disse: vocês são elohim? 35  Se estes ele chamou de Elohim, porque estava com eles a palavra de Elohim, e a Escritura não pode ser quebrada, 36 àquele a quem o Pai separou e enviou ao mundo, vocês dizem: Blasfema, porque lhes disse: Eu sou filho de Elohim 37 Se eu não faço as obras de meu pai, não creêm em mim 38 Mas se eu as faço, ainda que vocês não creiam em mim, creiam nas obras, para que conheçam e creiam que meu Pai está em mim e eu estou no meu Pai. 39 e novamente procuravam prende-lo, mas ele escapou de suas mãos.

TODOS: Bendito és Tu, YHWH nosso Elohim, Rei do Universo, quem nos manteve vivos, sustentou-nos, e nos trouxe a esta temporada.

2. Divrei haKohen Matatyah I
(palavras do Kohen Matatyah pai de Yahudah Maccabeu)

Contra as blasfêmias

Digente: “Ai de mim! Para quê fui nascer, para ver a ruína do meu povo e a destruição da cidade kadosh? Todos ficaram sem ação, enquanto ela era entregue às mãos dos inimigos e a Beit Kadosh (casa santa), às mãos dos estrangeiros!
Seu Beit hamikdash (Templo) tornou-se como um homem desonrado; os adornos da sua Kavod (glória) foram levados como presa de guerra; seus jovens, mortos pela espada dos inimigos!
Que nação não herdou parte do seu reino e não se apoderou dos seus despojos? Todos os seus enfeites foram roubados; aquela que era livre, tornou-se escrava. Vede: o nosso Beit hamikdash (Templo), nossa beleza e nosso orgulho está devastado, profanado pelas nações! Para quê ainda viver?"

3. Divrei haKohen Matatyah II

"Mesmo que todas as nações que moram nos domínios do rei obedeçam à sua ordem, afastando-se cada uma da tradição de seus antepassados para se conformarem às determinações do rei, eu, meus filhos e parentes continuaremos fiéis à aliança dos nossos pais. Que o YHWH nos seja propício, para que não abandonemos a Torá (instrução/lei) e nossas tradições. Não obedeceremos às ordens do rei, desviando-nos da nossa Emunah (confiança/fé) nem para a direita nem para a esquerda”.

(Silencio por alguns instantes para pensar)

4.Divrei haKohen Matatyah III

Defendendo a Torá (Instrução)

Dirigente: “Agora estão prevalecendo a soberba e o castigo, é o tempo da ruína e da explosão da cólera. Portanto, meus filhos, sede zelosos em cumprir a Torah e empenhai vossas vidas pela B’rit (Aliança) dos vossos pais. Lembrai-vos dos feitos dos nossos antepassados, do que eles fizeram em suas gerações, e ganhareis Kavod imensa e renome eterno. Acaso Avraham não foi fiel na prova e, por isso, considerado Tzadik (justo)Yosef, submetido à angústia, guardou o mitsvah (mandamento) e tornou-se soberano do Egito! 54.Pin’chas (Finéias), nosso pai, abrasado no zelo de Elohim, recebeu a B’rit (Aliança)de um ministério sem fim.

Yehoshea, cumprindo a palavra do YHWH, tornou-se juiz em Israel. Caleb, dando testemunho na assembleia do povo, tomou parte na herança. David, pela sua bondade, conseguiu o trono de Melekh (Rei) para sempre. 58. Elyahu (Isaias), cheio de zelo pela Torá, foi arrebatado para o Shamaím (Céus). Hananyah, Azaryah e Mishael, por terem crido, foram libertados das chamas. Daniel, pela sua inocência, foi libertado da boca dos leões.
E assim, repassando geração por geração, compreendei que jamais desfalecerão os que esperam em Elohim! Não temais as ameaças dos pecadores, pois seu esplendor está no esterco e nos vermes: hoje se exaltam e amanhã desaparecem, pois voltaram ao pó de onde vieram, e seu projeto fracassará. Meus filhos, sede fortes e agi valentemente segundo a Torá, pois nela sereis brilhantes!”

5. Em memória do Herói

Malakh 1: Em lugar de Matatyah, surgiu Yahudah, chamado o Macabeu(martelo). Deram-lhe apoio todos os seus irmãos e todos os que tinham ficado do lado de seu pai, e que combatiam com entusiasmo por Israel. Ele expandiu a Kavod (Glória) do seu povo, revestiu a couraça como um gigante, empunhou suas armas de guerra e travou combates, protegendo o acampamento com a sua espada. Por suas façanhas parecia um leão, um filhote de leão rugindo sobre a presa. Perseguia os ímpios que rastreava, e metia fogo nos que perturbavam o seu povo. Escondiam-se os ímpios com medo dele, e todos os malfeitores foram tomados de pânico. Por seu intermédio, a salvação foi levada a bom termo. Causou dissabores a muitos reis; a Yaakov, porém, alegrou com suas façanhas, e sua memória será para sempre abençoada. Ele passou pelas cidades de Yahudah, daí exterminando os injustos e afastando de Israel a ira. Sua fama chegou até os confins da terra, porque ele reuniu os que estavam perecendo.

6.Divrei Yahudah Macabeu( I discurso)

Esperança na Batalha

Malakh 2: “Não é difícil que muitos caiam nas mãos de poucos, pois não faz diferença para o Shamaím (Os Céus de YHWH) salvar com poucos ou salvar com muitos. Pois o sucesso na guerra não depende do tamanho do exército mas da força que vem do Shamaím (dos Céus de YHWH). Eles vêm contra nós transbordando de insolência e impiedade, para nos exterminar, nossas mulheres e nossos filhos, e levar tudo o que temos! Nós, porém, lutamos para defender nossas vidas e nossos mandamentos. O próprio YHWH os esmagará diante de nós; não tenhais medo deles!”

(Toque do Shofar Tekiah em memória dos Zelosos e Bravos soldados de YHWH)

7.Divrei Yahudah Macabeu (II discurso)

A Salvação vem de YHWH

Malakh 3: “Não temais a sua multidão nem vos apavoreis com o seu ataque! Lembrai-vos como foram salvos os nossos pais no mar Vermelho, quando o Faraó os perseguia com o seu exército. Vamos gritar aos Céus, para que Elohim tenha compaixão de nós e se lembre da Aliança dos nossos antepassados e esmague hoje este exército à nossa frente. E todas as nações saberão que existe Alguém que resgata e liberta Israel!”

(Toque do Shofar Teruah com voz de clamor em nome de YESHUA (preparado para as batalhas de YHWH contra Amalek)
.

8.Hodu para Leitura Sinagogal
(Dirigente e em seguida a Kehilah)

Tehilim(Sl) 136

1 Rendei graças ao YHWH porque Ele é bom, porquanto seu amor leal dura para sempre.2 Louvai ao Elohá dos elohim, porque a sua misericórdia dura para sempre. 3 Agradecei ao ADON dos adonin, pois o seu amor dura eternamente! 4 Ao único que realiza grandes maravilhas. A sua misericórdia é perpétua: 5 fez os céus com chochmah (sabedoria), porque seu amor é para sempre, 6 firmou a terra sobre as águas, porque seu amor é para sempre. 7 Fez grandes luminares: porque seu amor leal é para sempre, 8 o sol, para presidir o dia, porque seu amor é para sempre, 9 a lua e as estrelas, para comandarem a noite, porque o seu amor é para sempre. 10 Feriu o Egito nos seus primogênitos, porque seu amor justo é para sempre,11 libertou Israel do meio deles, porque seu amor é para sempre, 12 com mão forte e braço estendido, porque seu amor é para sempre.13 Dividiu ao meio o mar de juncos, porque seu amor é para sempre, 14 fez passar Israel no meio dele, porque seu amor é para sempre, 15 lançou Faraó e seu exército no mar Vermelho, porque seu amor é para sempre. 16 Conduziu seu povo pelo deserto, porque seu amor é para sempre, 17 feriu grandes reis, porque seu amor é para sempre, 18 tirou a vida de governantes poderosos, porque seu amor é para sempre: 19 Seom, rei dos amorreus, porque seu amor é para sempre, 20 e a Ogue, rei de Basã, porque seu amor é para sempre. 21 Depois deu a terra deles como despojos, porque seu amor é para sempre, 22 em herança a Israel, seu povo, porque seu amor é para sempre. 23 Em nossa humilhação, lembrou-se de nós, porque seu amor é para sempre. 24 Ele nos libertou dos nossos adversários, porque seu amor é para sempre. 25 Dá alimento a toda criatura, porque seu amor é para sempre. 26 Louvai o Elohim dos céus! Porquanto, seu amor leal permanece pela eternidade.

(hodu coletânea de louvores e elogios a YHWH)

9.Tefilah de Yahudah Macabeu

Som solene do Shofar Tekiah (tocar 4X)

 a) De pé, oração pelo fim do cativeiro, pela libertação e restauração completa de Israel, pela libertação completa de Yahrushalaim;
 
b) clamor de joelhos e pelo restabelecimento completo do culto a YHWH em Tzion (Sião), pela volta de Yeshua O Messias)

10.Chanukkah – Inauguração e dedicação do novo Mizbeach (altar de YHWH)

Dirigente: Em memória de Yeshua, a Rocha de nossa salvação, onde nossas vidas estão dedicadas e totalmente consagradas

Seleção de Textos
(participação espontânea da Kehilah 
(congregação))

Porque apregoarei o nome do YHWH; engrandecei a nosso Elohim. Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são;
Elohim é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é. Devarim/Deut 32:3,4

Vinde, cantemos ao YHWH; jubilemos à rocha da nossa salvação. Tehilah/Sl 95:1

Mas o YHWH é a minha defesa; e o meu Elohim é a rocha do meu refúgio. Tehilah/Sl 94:22

Confiai no YHWH perpetuamente; porque o YHWH Elohim é uma rocha para sempre. Yshayah/Is 26:4

Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. 
Lucas 6:47,48

E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era o Mashíach (Messias). Coríntios álef 10:4

11.Purificação do Beit haMiqdash  

Dirigente: Lembramo-nos do Messias que no monte Moriah em Yahrushalaím nos limpou e nos consagrou Beit para Elohim habitar.

Leitura Sinagogal (dirigente)


“E entrou Yeshua no Beit haMiqdash (Templo) de Elohim, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; E disse-lhes: Está escrito: A minha Beit será chamada Beit haTefilah(Casa de Oração); mas vós a tendes convertido em covil de ladrões... E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará... Ou não sabeis que o vosso corpo é o Mishkan do Ruach haKadosh(Templo do Espírito O S-nto), que habita em vós, proveniente de Elohim, e que não sois de vós mesmos?”.
(Mt 21:12,13; Jo 2:17; 1 Cor 6:19)

12.Leitura dos Malakhim (Antos)

(Louvando de todo coração)

Malakh 1:
 Óh Elohim, os goyím (gentios) vieram à tua herança; contaminaram o teu Kadosh templo; reduziram Jerusalém a montões de pedras. Salmos 79:1

Malakh 2. Feliz aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu Kadosh templo. Salmos 65:4

Malakh 3.
O YHWH está no seu Kadosh templo, o trono do YHWH está nos shamaím(Céus); os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens. Salmos 11:4

Malakh 4.
Na angústia invoquei ao YHWH, e clamei ao meu Elohim; desde o seu templo ouviu a minha voz, aos seus ouvidos chegou o meu clamor perante a sua face. Salmos 18:6

Malakh 5. Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo. Salmos 5:7

Malakh 6. Inclinar-me-ei para o teu santo templo, e louvarei o teu nome pela tua benignidade, e pela tua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. Salmos 138:2

Malakh 7. Uma coisa pedi ao YHWH, e a buscarei: que possa morar na casa do YHWH todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do YHWH, e inquirir no seu templo. Salmos 27:414. 

(Acendendo o Fogo de Chanukkah) 
Dirigente: O Fogo da Torá é a personificação da Luz de YHWH que ilumina a nação de Israel guiando-os no caminho da justiça, é o Milagre de Chanukkah que a cada ano se renova e traz esperança para todo o mundo.

Bendito sejas Tú nosso Elohim, Rei do Universo, Quem criou as luminárias do fogo.

(Em seguida vamos acender o shamash (vela principal) do chanukkiah e para que todos possam  vê-la, em seguida colocaremos o shamash no centro do chanukkiah)

13.Tehilim Sinagogal
(Dirigente e em seguida a Kehilah) 

Salmo 15
Dirigente: 1 Um salmo de Davi. SOBERANO, quem poderá hospedar-se em teu tabernáculo?1 Quem há de morar no teu kadosh monte?

Congregação:  Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica a justiça, que de coração fala a verdade

Dirigente: 3 e não usa a língua com maledicência, que nenhum mal faz a seu semelhante nem lança calúnias e afrontas contra seu companheiro.

Congregação: 4 A seus olhos, o ímpio é desprezível; mas dedica honra aos que temem o SOBERANO. Mantém a palavra empenhada e, mesmo saindo prejudicado, não volta atrás;

Dirigente: 5 não empresta seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim conduz sua vida caminhará seguro e em shalom.

14.Acendendo a menorah
(sete velas, a partir do fogo principal de Channukiah).

Acenderemos primeiro a vela do centro da menorah e depois as três velas da sua direita (na ordem, da direita pra esquerda, representa Yahudá) e depois as três velas á sua esquerda (na ordem, da esquerda pra direita, representa Efraim)

15.Leituras especiais:

Congregação: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Yahonan 8:12

Dirigente:
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Congregação: Nem se acende o Menorah e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na Casa.

Dirigente: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Aba, que está nos Shamaím. Mattityah 5:14-16

16.Acendendo a primeira Luz de Chanukkah
(na ordem, a sua direita; primeira vela da direita)

17. Tefilah (Oração) de Chanukkah

Dirigente: Estas luzes que acendemos pelos milagres, as maravilhas, as salvações e as batalhas as quais Tu fizeste para nossos pais naqueles dias por meio de teus Kohanim Kadoshim (Sacerdotes Separados). Durante os oito dias de Chanukah estas luzes são sagradas, e não é permitido fazer delas uso ordinário, senão de olhá-las para expressar admiração e louvor a Teu Grande Nome por Teus milagres, Tuas maravilhas e Tua Salvação.

 Maoz Tzur (Rocha Poderosa) 

Rocha poderosa, que nossa canção exalte Teu poder salvador. Tu entre os inimigos enfurecidos Eras nossa torre de refúgio. Furiosos, eles nos atacaram Mas Tua couraça nos cobriu. E Tua palavra quebrou sua espada Quando nossa força nos falhou. 
 
Todos os dias ao por do sol se acende a luz correspondente aos dias de Chanukkah (lembre-se, são oito dias!)

 SAMEACH CHAG CHANUKKAH!!!
ASHRÉ CHAG CHANUKKAH!

FELIZ FESTA DE CHANUKKAH!
FELIZ FESTA DAS LUZES EM YAHUSHUA HAMASHIACH! 

Purim

I - BOAS VINDAS:
Estamos Jubilosos neste dia, um dia para nunca ser esquecido, pois o povo de YHWH teria sido completamente exterminado não fosse sua poderosa mão, através de uma mulher, Hadasah (Ester), no reinado de Ahashverósh, Assuero, isto é Xerxes em grego, que reinou sobre cento e vinte e sete províncias, desde a Índia até Cush, Etiópia.

Celebremos e conheceremos hoje Este grande livramento.

Sejam todos bem vindos !!

II - ORAÇÃO INICIAL
(acendimento da luminária e toque de convocação de nosso povo.) 

III - CÂNTICO INICIAL: Hino de Israel.
Kol ʻaod baléváv pê'nīmá / Nêfêsh Yê'húdī homiyá
Ul'faâtéi miz'rách kádīmá / ʻAyin le'Tziyon tzofiyá
ʻAod lo av'dá ṭikváténu / Ha'Ṭikvá bat shnot alpayim
Lihiyot ʻam chof'shī bê'artzéinu / Êrêtz Tziyon vi'Yerushálaayim
Lihiyot ʻam chof'shī bê'artzéinu / Êrêtz Tziyon vi'Yerushálaayim

Tradução:
Enquanto no fundo do coração / Palpitar uma alma judaica
E em direção ao Oriente / O olhar voltar-se a Sião
Nossa esperança ainda não está perdida / Esperança de dois mil anos
De ser um povo livre em nossa terra / A terra de Sião e Jerusalém

IV - CÂNTICOS 
 
V - RESUMO DO LIVRO DE ESTER

Breve Introdução
O título do livro leva o nome de seu personagem principal, que aparentemente é um nome que deriva da palavra “estrela”. Ester também tinha seu nome hebraico, Hassada, que significa “murta”, gênero de plantas arbustivas que serve de tipo às mirtáceas.

O autor do livro é desconhecido, mas provavelmente um judeu da dispersão, morador da Pérsia. O livro é datado entre 450 e 350 a.C.


Leitura resumo do Capítulo 1
O rico rei Xerxes deu um banquete para ricos e pobres. No sétimo dia de festa o rei pediu a presença da bela rainha Vasti, que se recusou em atender o pedido do rei, deixando-o indignado.

Em função desta atitude, o rei consultou especialistas da lei. Memucã, um deles, sugeriu que Xerxes decretasse que Vasti nunca mais comparecesse em sua presença e o rei tivesse outra rainha em seu lugar. Assim, as mulheres de todo reino respeitariam seus maridos. A proposta do especialista foi bem vista e aceita pelo rei Xerxes.

Leitura resumo do Capítulo 2
Xerxes se lembrou do decreto que fez sugerido por Mecumã e pediu que procurasse as mais belas virgens em seu reino, para que depois de um ano de tratamento de beleza, como prescrito, fosse elas apresentadas a ele.

Mardoqueu, judeu da tribo de Benjamim, que fora levado de Jerusalém no tempo de Nabucodonosor, tinham uma prima chamada Hadassa, conhecida como Ester, que era muito atraente. Mardoqueu era, além de primo, seu pai adotivo.

Ester, sem revelar a que povo pertencia, pois Mardoqueu a proibira, foi trazida ao harém do palácio e tão brevemente agradou a Hegai, oficial responsável pelo harém, que a favoreceu. Ester então ganhou a aprovação do rei quando ela lhe foi apresentado, tornando-se a rainha no lugar de Vasti.

Ester, mesmo com tal posição, ainda seguia as instruções de Mardoqueu, que certa vez descobriu o plano de dois guardas que conspiravam contra Xerxes. Ele contou para Ester que os delatou ao rei em nome de Mardoqueu. Isso foi escrito nos registros históricos do rei.

Leitura resumo do Capítulo 3
Certa vez o rei Xerxes honrou Hamã, promovendo-lhe acima de todos os outros nobres. Conforme as ordens do rei, todos deviam se prostrar diante dele. No entanto, Mardoqueu assim não procedia.

Hamã ficou irado quando viu que Mardoqueu não se curvava. Para Hamã, não bastava eliminar Mardoqueu e sua insolência, mas todo o povo Judeu do império de Xerxes.

Escolhido o dia para execução do genocídeo, Hamã disse ao rei que o povo judeu tinha costumes muito diferentes de todos os outros povos e que não obedeciam as leis do rei. Xerxes então concedeu a Hamã que fosse feito a sua vontade e lhe entregou seu anel-selo, sendo assim feito no nome do rei.

Foram enviadas cartas à cada província do reino para o conhecimento de todos, de que no décimo segundo mês (adar), o decreto de eliminação do povo judeu sucederia.

Versículo de destaque: 2b- Mardoqueu, porém, não se curvava nem se prostava diante dele (Hamã).

Leitura resumo do Capítulo 4
Mardoqueu, quando soube do decreto contra seu povo, ficou de luto. Judeus de todo reino pranteavam por causa do decreto feito em nome do rei.

Hatá, um dos oficiais do rei, a pedido da rainha Ester, foi verificar o que se passava com Mardoqueu. Depois de explicar sobre o decreto, ele pediu que Ester intercedesse pelo povo judeu ao rei. Todavia, uma lei a impedia: o rei deve ceder a palavra para que alguém fale com ele, caso contrário, tal pessoa seria morta.

Mardoqueu então expressa conhecimento e fé em seu Deus. Ele sabia que por um meio ou por outro, o livramento chegaria aos judeus. Ele cria que a posição atual de Ester, como rainha, era providencial para o desenvolvimento da vontade divina.

Ester corajosamente decide seguir a sugestão de Mardoqueu e interpelar ao rei.

Versículo de destaque: 14 – pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família do seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?

Leitura resumo do Capítulo 5
A rainha Ester, disposta a salvar seu povo contra o firmado decreto real, plano de Hamã, se pôs diante do trono do rei que teve misericórdia no pátio interno do palácio. Ele estendeu seu cetro, dando a ela permissão para falar.

Antes do pedido de Ester, o rei garantiu a ela metade do reino caso este fosse seu desejo, mas ela somente pedira pela presença do rei e de Hamã em um banquete preparado por ela.

Atendido ao pedido, ambos compareceram ao (primeiro) banquete feito por Ester, onde o rei voltou a questioná-la sobre seu pedido. Ela disse para que ambos comparecessem ao (segundo) banquete e lá ela responderia à pergunta do rei.

Leitura resumo do Capítulo 6
Com dificuldades de dormir, o rei Xerxes ordenou que trouxessem o livro das crônicas e que este fosse lido para ele. Leram sobre o evento que Mardoqueu delatou o plano de dois oficiais para matar o rei. Xerxes então pergunta que honra Mardoqueu havia recebido por isso e seus oficiais lhe responde que nada havia sido feito.

Hamã, no pátio, se preparava para pedir ao rei o enforcamento de Mardoqueu. No entanto, posteriormente, quando na presença do rei por sua ordem, foi questionado sobre o que deveria se fazer com a pessoa que o rei tem prazer de honrar. Pensando ser ele tal pessoa, sugeriu, em suma, uma aparição pública com adornos reais e com alguém proclamando a benevolência do rei para a pessoa que ele tem prazer de honrar.

Para surpresa de Hamã, ele teve de preparar Mardoqueu com tais adornos e proclamar pelas ruas da cidade o que havia sugerido a Xerxes.

Evergonhado, Hamã retornou para sua casa, compartilhou com Zeres e amigos o que havia acontecido. Então seus conselheiros e mulher mostraram conhecer a singularidade do povo judeu ao dizerem: visto que Mardoqueu, diante de quem começou a sua queda, é de origem judaica, você não terá condições de enfrentá-lo. Sem dúvida você ficará arruinado! (v. 13 – verso de destaque).

Leitura resumo do Capítulo 7
O rei e Hamã foram ao banquete com a rainha Ester. Lá o rei voltou a perguntar à rainha qual era seu desejo, reafirmando que se seu seu pedido fosse metade do reino, ele seria concedido.

Entretanto o pedido de Ester foi para que o rei poupasse a vida do povo judeu, seu próprio povo.

Xerxes então perguntou quem era o responsável por isso e ela respondeu Hamã. Assim o rei saiu furioso para o jardim do palácio, já decidido em condená-lo. Por isso Hamã ficou na presença de Ester para implorar por sua vida. Por estar ele caído sobre o assento da rainha suplicando por sua vida, deu a impressão ao rei, quando este voltou do jardim, que ele violentava a rainha (lembre-se que eles estavam em um banquete tomando vinho e que a fúria altera nosso juízo sobre os fatos).

Hamã foi levado à forca que tinha preparado para Mardoqueu, lembrado pelos oficiais comoaquele que intercedeu pela vida do rei (possivelmente por causa da honra pública que Xerxes lhe havia dado). Depois da morte de Hamã, o rei se acalmou.

Versículo de destaque: 10 – Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mardoqueu; e a ira do rei se acalmou.

Leitura resumo do Capítulo 8
Ester recebeu todos os bens de Hamã e nomeou Mardoqueu, seu parente, o administrador destes bens. Ele também recebeu o anel-selo do rei.

Mesmo com Hamã morto, Ester ainda implorou ao rei que o decreto de eliminar os judeus do reinado de Xerxes fosse revogado.

O rei então pediu que escrevessem outro decreto, que concedia aos judeus se reunirem e de se protegerem, de destruir, matar e aniquilar qualquer força armada que os ameaçasse. O decreto foi publicado no décimo terceiro dia de adar (fevereiro/março).

Mardoqueu deixou a presença do rei com vestes nobres. As cidades que recebiam as notícias regozijavam. Muitos que pertenciam a outros povos do reino tornraram-se judeus, porque o temor dos judeus tinha se apoderado deles.

Versículo de destaque (17b):Muitos que pertenciam a outros povos do reino tornaram-se judeus, porque o temor dos judeus tinha se apoderado deles.

Leitura resumo do Capítulo 9
Quando chegou a data do decreto arquitetado por Hamã, os inimigos de Israel esperavam vencê-los, todavia o contrário aconteceu. Neste cenário, Mardoqueu se tornava cada vez mais poderoso.

Para garantir a satisfação da rainha, Xerxes perguntou se ela ainda tinha mais algum pedido. Ela respondeu que gostaria do ter o decreto em prol dos judeus permitido no dia seguinte também, dando assim a oportunidade de aniquiliar com a família de Hamã, aquele que atentou contra o povo judeu.

Por causa do sucesso judeu, os dias 14 e 15 do mês de adar se tornaram tempo de comemoração, inclusive como determinação real. Este tempo foi chamado de Purim, pois o pur, isto é, a sorte de Hamã se voltou contra ele. O Purim jamais deveria deixar de ser comemorado pelos judeus e os seus descendentes jamais deveriam se esquecer de tais dias.

As estipulações do Purim foram confirmadas no decreto de Ester.

Versículo de destaque (28): Esses dias* seriam lembrados e comemorados em cada família de cfada geração, em cada província e em cada cidade, e jamais deveriam deixar de ser comemorados pelos judeus. E os seus descendentes jamais deveriam esquecer-se de tais dias.

*Sobre a festa de Purim.

Leitura resumo do Capítulo 10
Xerxes impôs tributos em todo seu reino. Seus atos de força e a grandeza de Mardoqueu estão registrados no livro de crônicas dos reis da Média e da Pérsia.

Mardoqueu foi o segundo na hierarquia, muito amado e importante entre os judeus, pois trabalhou para o bem de seu povo e promoveu o bem-estar de todos.


6 - MINISTRAÇÃO DA PALAVRA

7 - ORAÇÃO FINAL & JANTAR & FILME