Hebreus 10
IVRIM (HEBREU) 10
O texto de Hebreus conforme conteúdo foi subdividida em 4 seções como sugere a versão da bíblia JKA, a saber: ‘O sacrifício do Messias é Definitivo’, ‘Devemos perseverar na emunah’, ‘o castigo do pecado renitente’ e ‘os salvos perseveram na emunah’.
Assim a seguir veremos os passukim (versículos) em remissão e breve comentários de cada seção.
Seção 1 - ‘O sacrifício do Messias é Definitivo’
01 A Torah é uma bússola, um indicador e por sí só não gera aperfeiçoamento pelos que se aproximam dela com este intuito.
02 Se aperfeiçoasse, haveria um fim, contudo repetiam isso ano após ano
03 nestes sacrifícios só lembram o pecado.
04 Pois é impossível que o sangue animais removam tais pecados
05 O Messias fala que YHWH não quis sacrifícios de ofertas pois o preparou para isto.
06 Pois YHWH não teve prazer na oferta pelo pecado
07 O Messias se declara como fazendo a vontade do Pai pois estava escrito.
08 E repete novamente sobre os sacrifícios que YHWH não quis nem se agradou.
09 E completa que estava p/ substituir esses sacrifícios sendo ele o novo padrão
10 Assim nos tornamos kadosh por sua oferta de morte, de uma só vez.
11 Os sacerdotes diariamente estão num sistema que não remove pecados
12 O Messias fez único sacrifício pelos pecados ficando assim junto de YHWH
13 Aguardando o momento final de ter inimigos submetidos e vencidos
14 Aperfeiçoou com uma única oferta a todos que estão sendo aperfeiçoados.
15 Assim o Ruach (Espírito) nos dá testemunho dizendo:
16 Essa é a aliança: colocarei minha torah em seus corações e mentes
17 YHWH não lembrará dos pecados deles.
18 Pois não há dívida nem necessidade de pagamento, pois houve perdão.
Os primeiros 18 passukim são bem representados por seu subtítulo no quesito de ”Sacrifício definitivo”. Realmente o Messias trouxe de forma conclusiva essa finalização conforme afirmam os textos. Porém uma pergunta pode desmoronar essa afirmação, pois mesmo com toda essa narrativa, como podemos explicar o fato de que continuamos pecando?
Resposta: O sacrifício dEle é exatamente para minha remissão constante, um único sacrifício que: redimiu, redime e redimirá pecados. Entretanto, Isto não está num sentido automático, que fundamente a seguinte idéia: Ele(O Messias) morreu por nossos pecados e podemos continuar em nossos devaneios e obras carnais ! DEFINITIVAMENTE NÃO !
Esse pensamento é completamente rechaçado pelo Rabino Shaul(apóstolo paulo) quando afirma aos israelitas que viviam em Galutya/Galacia que significa o exílio de YHWH:
“16 Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! 17 Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. 18 Contudo, se sois guiados pelo Espírito, já não estais subjugados pela Lei. 19Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem ….” Gálatas 5:16-19
Mesmo depois do sacrifício perfeito, ou seja da morte e ressurreição do Messias, a luta contra o pecado continua, e o que muda é o remédio que será aplicado mediante o arrependimento. Como consta em Atos 3:19
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença de YHWH. Atos 3:19
Entender de fato sobre arrependimento e conversão é um milagre proposto para o homem, visto que quem convence o homem do pecado não é o homem e sim a Ruach Hakodesh (O Espírito, o Separado), conforme Yochanan (João) 16.7-8. E neste porto o arrependimento e conversão só podem vir após recair sobre o homem a percepção de seu erro, e sem isso será impossível qualquer mudança, arrependimento ou conversão.
Fundamentalmente quem move e restaura o homem é YHWH, sua instrução(torá) aponta o caminho, mas a ação de libertação e cura se realiza numa relação de favor imerecido, de amor constrangedor, de bondade e benevolência sem medidas da parte de YHWH para com o Homem no que vemos no passukim 16 (colocarei minha torah em seus corações e mentes), reafirmando assim a possibilidade do homem viver em obediência.
Seção 2 - ‘Devemos perseverar na emunah’
19 O sacrifício do Messias nos habilita a entrar no relacionamento íntimo com YHWH
20 Nos revelando seu novo e vivo caminho, nos consagrou pelo veu
21 nEle como nosso supremo kohen, kohen hagadol (sumo sacerdote)
22 Assim acheguemo-nos em sua presença com sinceridade e certeza, com coração à purificação.
23 Sem duvidar manter inabalável confissão de nossa esperança, à promessa do fiel.
24 AMEMO-NOS, CUIDEMO-NOS, para guardar os mandamentos que são bons !!
25 CONGREGUEMO-NOS, diferentes de alguns. EXORTEMO-NOS !
A parashah 19-25 nos resume outros elemento fundamentais para perseverar no caminho que é o próprio milagre do relacionamento com YHWH através do sangue de Yahushua e nossa comunhão, uns para com os outros, no amor, na intimidade dos relacionamentos, na participação da vida em grupo.
Seção 3 - ‘O castigo do pecador renitente’
26 Não há mais solução para os que insistem no pecado
27 a não ser um terrível juízo e condenação de fogo ardente aos inimigos de Elohim
28 se duas ou três testemunhas podem executar sem misericórdia, ao que rejeita a torah de Mosheh
29 quanto mais aos que furaram os pés do messias, profanado o sangue da aliança e insultando o Ruach haKodesh(O Espírito, O Kadosh[S-nto])?
30 Conhecemos aquele que vingará, pois a Ele pertence a vingança e o juízo sobre seu povo.
31 Assim, terrível coisa é cair nas mãos do Elohim vivo.
Os passukim da seção 3 revelam na verdade o estado de um homem espiritualmente morto, que não se incomoda com sua impiedade e anda deliberadamente e conscientemente descumprindo a torá. Infelizmente muitas pessoas andam preocupadas em satisfazer suas vontades próprias, alimentando sua própria carne em todo e qualquer aspecto, inclusive no religioso, tendo cauterizado sua própria mente pela vaidade de sua interpretação, sem cuidado, sem zê-lo, sem consagração e sem oração, transformando o conhecimento de elohim num simples ato intelectual de estudar as escrituras. Neste caso, quantos são orientados de forma incorreta?, quantos não recebem em suas vidas a seiva plena que traz não só a torá de Elohim, mas a vida de Elohim? pois os escritos nazarenos afirmam: ‘Porque os tais não servem ao Messias nosso Amo, mas ao seu ventre; e com palavras suaves e lisonjas enganam os corações dos inocentes. (Rom 16:18)
Não há remédio para quem transgride e não quer mudar, ai daquele que cair nas mãos de Elohim, é isso que resumidamente podemos entender da parte de YHWH para conosco, que devemos nos achegar a ele, mesmo sendo nós falhos, fraquinhos, e ele nos aperfeiçoará e nos exercitará, nos eleverá ao estado de varões perfeitos lutando e vencendo o pecado no sangue de Yahushua.’
Seção 4 - ‘os salvos perseverem na emunah’
32 lembre-se dos primeiros dias de iluminação, somente assim as provações foram suportadas
33 grandemente humilhados e/ou associando-se aos também ofendidos.
34 compadecendo-vos não somente dos aprisionados mas também com os de bens confiscados, tendo certeza de já possuírem o tesouro mais precioso.
35 Não abandonem a emunah(confiança)
36 Afirmo que necessitais de perseverança para alcançar a promessa
37 pois em breve Ele vem, e não tardará
38 Mas o justo viverá pela confiança, contudo se retroceder minha alma não se agradará dele.
39 “Nós, entretanto, não somos dos que regridem para a perdição; mas sim, dos que creem e,salvos, seguem adiante”
O Desfecho deste capítulo é inspirador, coloca a chave da lembrança da iluminação dos primeiros dias para obter o sucesso nas provações, nos momentos de humilhação e ofensa. De fato as memórias são riquezas que temos em nós para a motivação, alegria e gratidão, pois é lembrando de bênçãos e vitórias tão significativas que podemos ter chance de sustentar as atuais pressões e declínios na vida. Um dos grandes valores de amar as pessoas em suas maiores dificuldades traz o sentido pleno de nossa existência em relação ao próximo: de AMÁ-LO .
A Esperança da vinda do Messias(na verdade seu retorno) parece um texto solto, mas não é não, visto que todas as afirmações só poderiam ter sentido pleno em sua Pessoa, em sua presença, em seu milagre, em sua redenção em nós seu pequeninos e ao mesmo tempo afortunados por sua salvação, sim somos estes que não olham para trás e sim para frente, em sua esperança, em sua confiança.
No amor do Messias de Israel e salvador de todo aquele que Crê:
Belém(PA) Em 10 de Tishhei de 5780 (08/09 de Outubro de 2019)
Atencionamente,
Shaul Ben Derech
Belém-PA, 10 de Tishhei de 5780 (08/09/2019)
Revisado em 24/09/2023