Ha’azínu0 é a 53ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 10ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).2ª porção e ultima parashah do ciclo - Vezot Haberakhah
Torah – Devarim (Deuteronomio) 32:1-52 | Profetas – 2 Sm.22:1-51, | Escritos Netzarim - Rm.10:14-21 Jo 20:1-31 – Hb 12:28 (Shabat Shuvá)
PRIMEIRA
32:1 ´Inclinai vossos ouvidos, ó céus, e eu falarei; ouça, ó terra, as palavras da minha boca.
32:2 Que o meu ensinamento goteje como a chuva e as minhas palavras destilem como brando orvalho, como chuva suave sobre a relva que viceja, como garoa revigorante para as plantas verdejantes.
32:3 Eu vou proclamar o Nome de YHWH; quanto a vós, glorificai a grandeza do nosso Elohim!
32:4 Ele é a nossa Rocha, suas obras são todas perfeitas, e seus caminhos todos, justos. Elohim é fiel, e jamais comete erros. Elohim é bom, sábio e justo!
32:5 Contudo, seus filhos se entregaram ao pecado; deixando de agir como filhos, tornaram-se manchas, marcas de uma geração perversa e corrupta.
32:6 É assim que retribuis ao Eterno, povo insensato e ignorante? Em verdade Ele é teu Pai, o teu Criador, que te remiu e te estabeleceu!
SEGUNDA
32:7 Recorda os dias que se foram, traz à tua memória a história das sucessivas gerações; indaga a teu pai e ele te informará, aos teus anciãos e líderes, e eles te esclarecerão.
32:8 Quando o Altíssimo separou os povos e deu a cada nação as suas terras em herança, quando separava os filhos dos homens uns dos outros, fixou os limites dos povos, segundo o número dos filhos de Elohim!
32:9 Mas o povo preferido do SOBERANO é Israel: Jacó e a descendência que lhe coube.
32:10 Elohim o encontrou perdido numa terra deserta e inóspita, numa região onde viviam animais ferozes. Achegou-se a Israel e dele cuidou, protegeu-o como a pupila dos seus olhos.
32:11 Como a águia que desperta sua ninhada paira sobre seus filhotes, e em seguida estende as asas para apanhá-los, carregando-os sobre elas,
32:12 o Eterno sozinho o levou; nenhuma divindade estrangeira o ajudou!
TERCEIRA
32:13 Ele o fez cavalgar sobre os lugares altos da terra e o alimentou com o fruto dos campos. Ele o nutriu com o mel tirado dentre as rochas, e fez que as oliveiras produzissem bom azeite mesmo em terreno pedregoso,
32:14 com coalhada e leite do gado e do rebanho, e com cordeiros e bodes cevados; com os melhores carneiros de Basã e com as mais excelentes sementes de trigo, bebeste o sangue das uvas, o mosto do vinho.
32:15 Entretanto, Ieshurun, Israel, meu amado, fortalecendo-te desferiste coices; ficaste robusto e corpulento, te tornaste gordo, muito pesado e farto de comida. Desprezaste a Elohim, que o fez e rejeitaste a Rocha, que é o teu Salvador!
32:16 Com seus deuses estranhos provocaram ciúmes em Elohim, com seus ídolos abomináveis o deixaram irado.
32:17 Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Elohim; a seres que não têm o poder de Elohim, a deuses desconhecidos, divindades que surgiram recentemente, às quais jamais vossos antepassados prestaram adoração.
32:18 Abandonaste a Rocha que te gerou; e te esqueceste do Elohim que te deu a vida e te fez nascer.
32:19 O SOBERANO contemplou tudo isso e também os desprezou, por causa da abominável provocação de seus filhos e suas filhas;
32:20 e afirmou: ´Esconderei deles o rosto, e observarei o fim que terão; porquanto são geração perversa, filhos infiéis!
32:21 A zelos me provocaram por meio de deuses inexistentes, com ídolos e imagens me irritaram; Eu também farei que sofram ciúmes de quem não é meu povo, nem mesmo nação é; com uma multidão de pessoas insensatas Eu os provocarei à ira!
32:22 Porquanto um grande fogo foi aceso pela minha ira, labaredas que queimarão até as profundezas do Sheol, Abismo dos mortos.
32:23 Amontoarei desfavores sobre eles; as minhas setas esgotarei contra eles.
32:24 Consumidos serão pela fome, devorados pela febre e peste violenta; e contra eles ainda enviarei dentes de feras e veneno de víboras que se arrastam pelo pó da terra.
32:25 Pelas ruas a espada os deixará sem filhos; em suas casas reinará o terror. Morrerão moços e moças, crianças e homens já grisalhos.
32:26 Eu declarei que os espalharia pela terra e que apagaria da humanidade a lembrança deles.
32:27 Contudo, tive cuidado em relação à jactância dos teus inimigos que zombando e mentindo poderiam alegar ao mundo: ´A nossa mão poderosa venceu Israel diante da inércia de Elohim!`
32:28 Porque o meu povo é gente sem juízo e sem binah.
QUINTA
32:29 Quem dera fossem sábios e perspicazes; então discerniriam qual será seu fim!
32:30 Como poderia um só homem perseguir mil, ou dois fazerem fugir dez mil, a não ser que a sua Rocha os tivesse vencido, a menos que o SOBERANO os tivesse abandonado?
32:31 Porquanto a rocha deles não é como a nossa Rocha; e os próprios inimigos afirmam essa verdade.
32:32 Porque sua vinha é da lavoura de Sodoma e dos campos de Gomorra; suas parreiras dão uvas contaminadas de veneno, e seus cachos, de amargura.
32:33 O vinho deles arde como a peçonha mortal das serpentes; como o veneno dos répteis mais terríveis.
32:34 ´Acaso não guardei isso em sigilo? Não o selei em meio aos meus tesouros mais secretos?
32:35 A mim pertence a vingança e todo tipo de pagamento! No tempo certo os pés dessa gente começarão a escorregar, o dia da sua desfavor aproxima-se célere, e seu próprio destino se apressa sobre eles.`
32:36 YHWH julgará seu povo e terá compaixão dos seus servos, quando +
observar que o poder deles se esboroou e os homens livres e escravos desfizeram-se em pó.
32:37 Então bradará o SOBERANO: ´Agora! Onde estão os seus deuses, a rocha em quem depositaram sua confiança e buscaram refúgio?
32:38 Os deuses que se alimentavam da gordura dos sacrifícios e bebiam o vinho das suas libações? Que se ponham de pé neste momento e vos proporcionem algum socorro! Que eles vos consigam um abrigo, alguma proteção!
32:39 Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum elohim além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão.
SEXTA
32:40 Levanto minha mão para os céus e proclamo: Juro pelo meu próprio Nome que,
32:41 quando eu afiar a minha espada refulgente e a minha mão empunhá-la para exercer juízo, Eu me vingarei de todos os meus inimigos e retribuirei àqueles que me odeiam!
32:42 Embeberei as minhas setas de sangue, ao mesmo tempo em que minha espada ceifar e devorar carne humana: o sangue dos mortos e dos prisioneiros; as cabeças dos líderes adversários`.
32:43 Exultai! Cantai de alegria, ó nações, com o povo dele, e todos os malahim o adorem, porquanto o SOBERANO vingará o sangue dos seus servos, tomará vingança dos seus inimigos e fará expiação pela terra do seu povo!`
SÉTIMA
32:44 Então, Moisés veio com Josué, filho de Num, e recitou com grande voz as palavras dessa composição poética aos ouvidos do povo.
32:45 Quando Moisés terminou de proclamar todas essas palavras diante da congregação de Israel,
32:46 ainda declarou: ´Guardai no coração todas as orientações que hoje vos transmiti solenemente, para que ordeneis a vossos filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta Torá, Torah.
32:47 Porque esta Palavra não é para vós outros coisa vã; antes, é a vossa vida; e, por essa mesma Palavra, prolongareis os vossos dias sobre o solo do qual ides tomar posse em breve, assim que atravessardes o Jordão!`
MAFTIR
32:48 Naquele mesmo dia YHWH falou a Moisés:
32:49 ´Sobe a esta montanha de Abarim, até o monte Nebo, em Moabe, em frente a Jericó, e contempla Canaã, a terra que concedo aos filhos de Israel como propriedade!
32:50 Ali, na montanha que tiveres subido, morrerás e vais reunir-te aos teus antepassados, assim como teu irmão Arão que faleceu no monte Hor e foi reunido a seu povo.
22:1 Este é o hino que Davi dedicou e cantou a YHWH, quando o SOBERANO o livrou de todos os seus inimigos e das garras de Saul.
22:2 Diz o cântico de Davi: ´O Adon é meu penhasco e minha fortaleza, quem me liberta é o meu Elohim.
22:3 Nele me abrigo: meu rochedo, meu escudo e o poder que me salva, minha torre forte e meu refúgio. Ó meu Salvador! Tu me livras da violência.
22:4 Digno é o SOBERANO de todo o louvor; eu invoco a YHWH e sou salvo dos meus inimigos.
22:5 As cordas da morte me enredaram; as torrentes da destruição me aterrorizaram.
22:6 Os laços do inferno me envolveram, e as ciladas da morte me atingiram.
22:7 No meu desespero clamei ao SOBERANO; gritei por socorro ao meu Elohim. Do seu templo. Ele ouviu a minha voz; minhas súplicas chegaram à sua presença e seus ouvidos me deram atenção.
22:8 Então, toda a terra estremeceu e agitou-se e os fundamentos dos montes se abalaram; tremeram por causa da ira de Elohim.
22:9 Das suas narinas subiu fumaça; da sua boca saíram brasas vivas de fogo devorador.
22:10 Ele rompeu os céus e desceu; nuvens escuras estavam sob seus pés.
22:11 Montou um querubim e voou, deslizando sobre as asas do vento.
22:12 Fez das trevas um manto no qual se ocultou; das nuvens escuras, carregadas de água, o abrigo que o envolvia.
22:13 Com fulgor da sua presença, as nuvens se desfizeram em granizo e raios,
22:14 quando dos céus trovejou o SOBERANO e fez ressoar a voz do Altíssimo.
22:15 Atirou suas flechas e afugentou meus inimigos, com os seus raios os arrasou.
22:16 O fundo do mar apareceu e os alicerces da terra foram expostos por causa da tua serva repreensão, ó SOBERANO, com o sopro forte das tuas narinas.
22:17 Das alturas estendeu a mão e me agarrou; arrancou-me das águas profundas.
22:18 Livrou-me do meu adversário poderoso, de todos os meus inimigos, muito mais fortes do que eu.
22:19 Eles me atacaram no dia da minha infelicidade, mas o SOBERANO foi o meu abrigo e protetor.
22:20 Ele me concedeu plena libertação; livrou-me por causa do seu amor leal a mim.
22:21 O SOBERANO me tratou conforme o meu justo coração; conforme a honestidade das minhas mãos, recompensou-me.
22:22 Pois tenho andado nos caminhos do SOBERANO; não tenho agido como ímpio, afastando-me do meu Elohim.
22:23 Todos os seus mandamentos estão presentes em meu ser; não me desviei dos seus decretos e preceitos.
22:24 Tenho sido irrepreensível para com Ele e não me permiti praticar qualquer mal.
22:25 O SOBERANO me recompensou segundo a minha justiça, conforme a pureza que seus olhos viram em minhas mãos.
22:26 Ao fiel e bondoso te revelas fiel e bondoso, ao irrepreensível te revelas irrepreensível,
22:27 ao puro de revelas puro, mas com o perverso reages à altura.
22:28 Salvas os pobres e os que são humildes, mas humilhas os soberbos e altivos.
22:29 Tu, SOBERANO, conservas brilhando a minha luz; o meu Elohim transforma em luz as minhas trevas.
22:30 Com a tua ajuda posso atacar uma tropa; com o meu Elohim posso transpor muralhas.
22:31 Este é o Elohim cujo caminho é perfeito; a palavra do SOBERANO é comprovadamente verdadeira. Elohim é um escudo para todos aqueles que nele buscam abrigo.
22:32 Pois quem é Elohim além do SOBERANO? E quem é Rocha a não ser o nosso Elohim?
22:33 O SOBERANO é o Elohim que me reveste de poder e faz o meu caminho perfeito.
22:34 Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas.
22:35 Exercita minhas mãos para a batalha e fortalece meus braços para vergar o arco de bronze.
22:36 Tu me dás o teu escudo da salvação; tua mão direita me garante a vitória; desces ao meu encontro para dignificar-me.
22:37 Aplainaste o meu caminho, para que, andando livre, meus tornozelos não se torçam.
22:38 Persegui os meus inimigos e os alcancei; e não regressei enquanto não foram destruídos.
22:39 Arrasei-os e não conseguiram reerguer-se; morreram debaixo dos meus pés.
22:40 Deste-me poder para a batalha; subjugaste os que me traíram e se voltaram contra mim.
22:41 Colocaste os meus inimigos em fuga e exterminei os que me odiavam.
22:42 Gritaram por salvação, mas não houve quem os livrasse; clamaram até pelo SOBERANO, mas Ele não lhes respondeu.
22:43 Eu os reduzi a pó, poeira que o vento carrega. Pisei-os como quem pisa na lama das estradas.
22:44 Tu me livraste de um povo rebelado; fizeste-me o grande chefe das nações; um povo que não conheci coloca-se ao meu serviço.
22:45 Assim que me ouvem, me obedecem; são estrangeiros que se curvam a mim.
22:46 Todos perderam a coragem; enfraquecidos e apavorados saem dos seus redutos.
22:47 O SOBERANO vive! Bendita a Rocha da minha vida! Exaltado seja Elohim, o meu Salvador!
22:48 Este é o Elohim que pelo meu bem executou vingança, e que faz as nações me servirem.
22:49 Tu me salvaste dos meus inimigos; sim, fizeste-me vencer os meus adversários, e dos meus agressores violentos me livraste.
22:50 Por isso, eu te bendirei entre todas as nações, ó SOBERANO; cantarei louvores ao teu kadosh Nome.
22:51 Elohim dá grandes vitórias ao seu rei; e age por seu Ungido com amor fiel, por Davi e por toda a sua descendência, para sempre.
רומיא - Romiyah (Romanos)
10:14 No entanto, como invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?
10:15 E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: ´Como são maravilhosos os pés dos que anunciam boas novas!`
10:16 Mesmo assim, nem todos os israelitas aceitaram a Besorah; porquanto, declarou Isaías: ´Adon, quem acreditou em nossa mensagem?`
10:17 Como conseqüência, a emunah vem pelo ouvir as boas novas, e as boas novas vêm pela Palavra do Messias.
10:18 Mas, então, indago: Será que não ouviram? Evidente que sim: ´Por toda a terra a sua voz ecoou, e as suas palavras até os confins do mundo`.
10:19 Ora, questiono outra vez: Será que Israel não compreendeu a mensagem? Em primeiro lugar, Moisés proclamou: ´Farei que tenham ciúmes de quem não é meu povo; Eu os provocarei à ira por meio de um povo sem binah`.
10:20 E Isaías declarou com toda a ousadia: ´Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim`.
10:21 Quanto a Israel, no entanto, afirmou: ´O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde`.
יוחנן - Yochanan (João)
20:1 Ao amanhecer o primeiro dia da semana, estando ainda meio escuro, Maria Madalena foi ao sepulcro e viu que a pedra que fechava a entrada havia sido removida.
20:2 Então saiu correndo em busca de Simão Pedro e do outro discípulo, a quem Yeshua amava, e disse-lhes: ´Eles tiraram o Adon do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!`
20:3 Imediatamente Pedro saiu em direção ao sepulcro, acompanhado pelo outro discípulo.
20:4 Ambos corriam juntos, entretanto, o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro.
20:5 E inclinando-se, viu as faixas de linho ali, mas não entrou.
20:6 Em seguida, chegou Simão Pedro, que vinha logo atrás dele. Pedro entrou no sepulcro e também viu as faixas de linho,
20:7 bem como o lenço que estivera em volta da cabeça de Yeshua, e que não estava com as faixas de linho, mas dobrado à parte.
20:8 Então o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Este viu e creu.
20:9 Contudo, eles ainda não haviam entendido que, de acordo com a Escritura,era necessário que Yeshua ressuscitasse dos mortos.
20:10 E assim foram os discípulos outra vez para suas casas.
20:11 Por outro lado, Maria continuava do lado de fora do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se, para olhar dentro do sepulcro,
20:12 e viu dois malahim vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Yeshua, um à cabeceira e outro aos pés.
20:13 Então os malahim perguntaram: ´Mulher, por que choras?` Ela lhes respondeu: ´Porque levaram o meu Adon, e não sei onde o colocaram.`
20:14 Assim que disse isso, olhou para trás e viu Yeshua em pé, mas não reconheceu que era Ele.
20:15 E Yeshua perguntou-lhe: ´Mulher, por que estás chorando? A quem procuras?` Maria, imaginando que fosse o jardineiro, rogou-lhe: ´Se tu o tiraste daqui, dize-me onde o colocaste, e eu o levarei.`
20:16 Então Yeshua a chamou: ´Mariâm!` Ela, voltando-se, exclamou também em aramaico: ´Rabôni!` .
20:17 Recomendou-lhe Yeshua: ´Não me segures, pois ainda não voltei para o Pai. Mas vai, e ao encontrar meus irmãos, dize-lhes assim: ´estou ascendendo ao meu Pai e vosso Pai, para meu Elohim e vosso Elohim`.`
20:18 E assim foi Maria Madalena e anunciou aos discípulos: ´Eu vi o Adon!` E contou-lhes tudo o que o Adon lhe dissera.
20:19 Então, ao entardecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos a portas trancadas, por medo das autoridades judaicas. Yeshua apareceu, pôs-se no meio deles e disse: ´A shalom seja convosco!`
20:20 Enquanto falava aos discípulos, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos ficaram muito alegres ao verem o Adon.
20:21 E Yeshua lhes disse mais uma vez: ´A shalom seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio.`
20:22 E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: ´Recebei o Ruach HaKodesh.
20:23 Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais mantiverdes ser-lhes-ão mantidos.`
20:24 Contudo, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Yeshua apareceu.
20:25 Os outros discípulos, no entanto, anunciaram-lhe: ´Nós vimos o Adon!` Mas ele respondeu-lhes: ´Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não acreditarei.`
20:26 Após oito dias, os discípulos estavam reunidos ali outra vez, e Tomé estava com eles. As portas estavam trancadas; quando Yeshua apareceu, pôs-se no meio deles e disse: ´A shalom seja convosco!`
20:27 Então dirigiu-se a Tomé, dizendo: ´Coloca o teu dedo aqui; vê as minhas mãos. Estende tua mão e coloca-a no meu lado. Agora não sejas um incrédulo, mas crente.`
20:28 E Tomé confessou a Yeshua: ´Meu Adon e meu Elohim!`
20:29 Ao que Yeshua lhe afirmou: ´Tomé, porque me viste, acreditaste? Bem-aventurados os que não viram e creram!`
20:30 Verdadeiramente Yeshua realizou, na presença dos seus discípulos, muitos outros milagres, que não estão escritos neste livro.
20:31 Estes, entretanto, foram escritos para que possais acreditar que Yeshua é o Messias, o Filho de Elohim, e para que, crendo, tenhais vida em Seu Nome.
עברים - Ivrim (Hebreus)
12:28 Portanto, já que estamos herdando um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, desse modo, adoremos a Elohim, com uma atitude aceitável, com toda a reverência e temor,
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
גלינא - Gilyahna (Revelação) - 16-20
Link da Parashah (Porção):
דברי הימים ב - Divre HaYamim Bet (Crônicas II) 32-33
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) - 149
Link da Parashah (Porção):
זכריה - Zecharyah (Zecarias) 11-14
Questionamentos Específicos
1º) Destaque os pontos mais importantes desta parashah !
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)