Parashah מַּטּוֹת - Matot 
(Tribos)

Matot é a 42ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 9ª no Livro de Bamidbar (No Deserto [Números]). Em seguida será estudada a parashah Maseei


Na porção da Torah de Bamidbar - (Números) 30:1-32:42 , teremos os seguintes subtítulos:

Leis sobre os votos - (30:2)
Guerra contra Madiã - (31:1)
Massacre das mulheres e purificação dos despojos de guerra (31:13)
Divisão dos despojos de guerra (31:25)
Divisão da Transjordânia (32:1) 


Porções contendo parte da Torah:
 Profetas – Yirmeyahu  (Jeremias) 1:1-2:3 
 Escritos Netzarim - Fylypsiyah (Filipenses) 3:12-16



Parashah מַּטּוֹת - Matot 
Tribos

 
Bamidbar (no Deserto)
30:1-32:42




PRIMEIRA

30:1Falou então Mosheh aos chefes dos clãs das tribos de Israel: “Eis o que YHWH ordena: 2Se uma pessoa fizer um voto a YHWH ou se obrigar por juramento a cumprir uma promessa formal, não poderá violar a sua palavra empenhada: tudo aquilo que for prometido por sua boca, assim deverá ser executado!

3Se uma mulher fizer um voto a YHWH ou se obrigar a uma promessa formal, ainda que jovem, solteira e morando na casa de seu pai, 4e se este, tomando conhecimento do voto ou compromisso que ela assumiu, nada lhe disser, o seu voto, qualquer que seja, será válido. 5Porém, se o pai, no yom em que tomou conhecimento, fez oposição à promessa, nenhum dos votos e das promessas que a moça fez será válido. YHWH não a tratará com rigor, porquanto o pai da jovem não a deixou cumprir o que prometera.

6Se esta moça se casar depois de se comprometer a um voto ou depois de seus lábios proferirem alguma promessa, ainda que irrefletida, pela qual se obriga a si mesma, 7e o seu marido tomar conhecimento, mas nada lhe disser no yom em que ficar sabendo, então os seus votos ou compromissos pelos quais ela se obrigou permanecerão válidos e necessário lhe será cumprir plenamente a palavra empenhada. 8Contudo, se no yom em que ficar sabendo deste fato, o seu marido lhe fizer oposição, proibindo-lhe de cumprir o prometido, então o voto é declarado nulo, e ela não precisará cumprir o compromisso firmado ou a promessa precipitada. YHWH a perdoará.

9Qualquer voto ou palavra empenhada por uma viúva ou por uma mulher divorciada será válido e exigido será o seu cumprimento diante de Elohim. 10Se uma mulher que vive com o seu marido fizer um voto ou empenhar sua palavra por juramento a um compromisso, 11e se o seu marido tomar conhecimento, mas nada lhe disser, tampouco lhe proibir o cumprimento da promessa firmada, então todos os votos ou compromissos pelos quais ela se obrigou permanecerão válidos e exigido será o seu total cumprimento. 12Contudo, se o marido os anular assim que ficar sabendo deles, então nenhum dos votos e promessas que saíram dos seus lábios manterá a sua validade. Seu marido tem autoridade para anular a obrigação do cumprimento destes votos e juramentos. E YHWH a livrará.

13Portanto, o marido poderá confirmar ou anular qualquer promessa, voto ou compromisso que obrigue sua mulher a jejuar ou humilhar-se. 14Entretanto, se o marido não lhe orientar a respeito deste compromisso assumido por ela até o yom seguinte após haver tomado conhecimento do fato, com este gesto confirma a necessidade de que ela pague todos os seus votos e promessas pelos quais empenhou sua palavra. Assim, o marido os confirma mediante o silêncio, por nada lhe ter dito quando soube do ocorrido. 15Se, contudo, o marido os anular algum tempo depois de ouvi-los, ele sofrerá todas as consequências que seriam devidas por parte de sua mulher!”

16São estes os estatutos e ordenanças que YHWH ordenou a Mosheh a respeito do relacionamento entre um marido e sua esposa, e entre um pai e sua filha moça que ainda vive sob a responsabilidade da casa paterna.

SEGUNDA 
31: 1Então YHWH falou a Mosheh: 2“Vinga os filhos de Israel nos midianitas pelo mal que estes fizeram aos israelenses. Depois desta batalha tu serás chamado a reunir-te aos teus antepassados!” 3Ordenou, portanto, Mosheh ao povo: “Armem-se alguns dentre vós para a batalha de YHWH que se avizinha contra Midiã, a fim de pagar aos midianitas o preço da vingança de YHWH. 4Enviareis à guerra mil homens de cada uma das tribos de Israel!” 5Os clãs de Israel enviaram doze mil guerreiros armados para a guerra, mil de cada tribo. 6E Mosheh os enviou à batalha, mil homens dos milhares de Israel, juntamente com Pinchas(Finéias), filho do kohen Eleazar, que levou consigo objetos do santuário e os shofarot(trombetas) para os toques solenes de aclamação. 7Lutaram então contra Midiã, conforme YHWH havia determinado a Mosheh, e mataram todos os varões midianitas. 8Mataram ainda os cinco reis de Midiã: Evi, Requém, Zur, Hur e Reba. Da mesma forma mataram à espada Bilan (Balaão), filho de Beor. 9Os filhos de Israel levaram cativas as mulheres dos midianitas com as suas crianças, e tomaram como despojo de guerra todos os rebanhos e bens dos filhos de Midiã. 10Queimaram as cidades em que habitavam, assim como todos os seus acampamentos. 11Em seguida tomaram todo os despojos, tudo que haviam capturado, incluindo pessoas e animais, 12e levaram os prisioneiros, homens e mulheres, e os despojos todos à presença de Mosheh, ao kohen Eleazar e à comunidade de Israel, em seu acampamento, nas Campinas de Moabe, junto ao Yarden, na altura de Jericó.

TERCEIRA
13Mosheh, Eleazar, o kohen, e todos os príncipes da comunidade saíram do acampamento ao encontro deles.14Então, Mosheh indignou-se contra os comandantes das forças, chefes de milhares e chefes de centenas, que voltavam desta missão de guerra. 15Questionou-lhes: “Por que deixastes com vida todas essas mulheres? 16Foram elas que seguiram o conselho de Bilan e induziram os filhos de Israel a se perverterem contra Elohim, o Eterno, no caso de Peor, de modo que uma praga feriu a congregação do YHWH. 17Agora, portanto, matai todas as crianças do sexo masculino. Matai igualmente todas as mulheres que tiveram relações sexuais. 18Não conserveis com vida senão as meninas e as moças virgens; elas vos pertencem. 19Quanto a vós, entretanto, acampai durante sete yomin(dias) fora do arraial, todos vós que tendes matado alguém ou tocado um cadáver, tereis que vos purificar no terceiro yom(dia) e no sétimo yom, vós e vossos cativos; 20purificai também todas as roupas, todos os objetos de couro, todos os tecidos de pêlo de cabra, todos os objetos de madeira!”

21Eleazar, o kohen, orientou aos combatentes que retornavam da guerra, dizendo: “Este é um estatuto da Lei que YHWH ordenou a Mosheh. 22Contudo, o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho, o chumbo, 23todos os elementos que resistem ao calor das chamas, fazei com que passem pela purificação por meio do fogo; todavia, será pelas águas lustrais, da purificação, que todos os objetos serão considerados completamente puros. E tudo aquilo que não resiste ao fogo devereis fazer passar pelas águas purificadoras. 24Lavareis as vossas vestes no sétimo yom e ficareis puros. Depois, podereis entrar novamente no acampamento!”

QUARTA
25Então YHWH disse a Mosheh: 26“Com Eleazar, o kohen, e os cabeças das tribos dos pais da congregação, faze a contagem dos despojos de guerra e dos cativos, tanto dos homens como dos animais. 27Dividirás, portanto, os despojos pela metade, entre os combatentes que foram à guerra e o conjunto da comunidade. 28Como tributo e louvor a YHWH cobrarás, sobre a parte dos combatentes que lutaram na batalha, um para cada quinhentos, tanto de pessoas, como de bois e vacas, de jumentos e de ovelhas e cabras. 29Tomarás isso da metade que pertence aos guerreiros, e darás a Eleazar, o kohen, como porção destinada a YHWH. 30Da metade que pertence aos filhos de Israel tomarás um de cada cinqüenta, tanto de pessoas, como de gado, de jumentos e de ovelhas, de todos os animais, e os darás aos levitas que têm a responsabilidade de zelar pela Habitação de YHWH. 31Mosheh e Eleazar, o kohen, fizeram tudo de acordo com as expressas instruções do YHWH a Mosheh.


32Ora, os despojos que restaram da presa tomada pelos guerreiros israelenses foram: 675 mil ovelhas e cabras, 33um montante de 72 mil cabeças de bois e vacas, 34a soma de 61 mil jumentos, 35e o total de 32 mil mulheres virgens.

36A metade de tudo foi atribuída àqueles que lutaram na guerra, isto é, 337500 ovelhas e cabras, 37das quais a porção consagrada ao YHWH somou 675; 38das 36 mil cabeças de gado, o tributo separado ao YHWH foi de 72 cabeças;39dos 30 mil jumentos, o tributo separado ao YHWH foi de 61 animais; 40das 16 mil virgens, o tributo separado ao YHWH foi de 32 moças. 41Assim, Mosheh entregou a Eleazar o imposto determinado como uma oferta especial ao Eterno, o YHWH, exatamente como YHWH havia ordenado.

QUINTA
42A outra metade, pertencente ao povo de Israel, Mosheh separou da parte dos guerreiros; 43essa foi, portanto, a metade pertencente à congregação israelita, com 337500 ovelhas e cabras, 44um montante de 36 mil cabeças de bois e vacas, 45um total de 30500 jumentos, 46e 16 mil pessoas. 47Conforme as orientações de YHWH, da metade que pertencia ao povo, Mosheh tomou um de cada cinqüenta, tanto de pessoas como de animais, e o concedeu aos levitas, que cuidavam do Tabernáculo de YHWH, a Tenda Sagrada.

48Os oficiais do exército israelense, isto é, os comandantes dos batalhões e das companhias, se apresentaram a Mosheh, 49e lhe propuseram: “Teus servos fizeram a conta dos homens de guerra que estavam sob as nossas ordens: não falta nenhum deles. 50Portanto, trazemos cada um, em oferenda a YHWH, aquilo que achamos em objetos de ouro, braceletes, pulseiras, anéis, brincos, colares, para fazer expiação por nossas próprias vidas diante de YHWH !”51Mosheh e Eleazar, o kohen, receberam deles aquela quantidade em ouro e todas as demais jóias. 52Todo o ouro oferecido pelos líderes de milhares e pelos líderes de centenas que Mosheh e Eleazar apresentaram como contribuição ao YHWH pesou cerca de duzentos quilos. 53Cada soldado havia tomado despojos para si mesmo. 54Contudo, Mosheh e o kohen Eleazar receberam o ouro oferecido pelos chefes de milhares e de centenas e o trouxeram à Tenda do Encontro, a fim de que se tornasse num memorial dos filhos de Israel diante de YHWH.

SEXTA
32: 1As tribos de Rúben e Gade eram proprietárias de grandes rebanhos. Observaram eles que as terras de Jazar e de Gileade eram muito favoráveis para a criação de gado. 2Por esse motivo foram a Mosheh, ao kohen Eleazar e aos líderes da congregação israelita, e argumentaram: 3“Atarote, Dibom, Jazar, Ninra, Hesbon, Eleale, Sebã, Nebo e Beom,4terras que YHWH subjugou perante a comunidade de Israel, são próprias para os rebanhos, e os teus servos são criadores de gado.” 5E concluíram: “Portanto, se achamos favor aos teus olhos, que seja esta terra concedida em possessão aos teus servos como herança; não nos faça atravessar o Yarden!”

6Contudo Mosheh replicou aos líderes das tribos de Gade e de Rúben: “Irão os vossos irmãos à guerra e vós permanecereis aqui? 7Por que desencorajais os filhos de Israel para que não passem à terra que YHWH lhes deu?8Assim procederam vossos pais quando os enviei de Cades-Barnéia para espiarem a terra. 9Subiram até o vale de Escol e examinarem a terra, desencorajaram os israelitas de entrar na terra que YHWH lhes tinha concedido.10Então a ira de YHWH se inflamou naquele yom, e YHWH fez este juramento: 11‘Estes homens que saíram do Egito, da idade de vinte anos para cima, jamais verão a terra que prometi, com juramento, a Abraão, a Isaque e a Jacó, porquanto não me seguiram de modo íntegro, 12com exceção de Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, e Yahushua(Josué), filho de Num, que obedeceram fielmente às ordens do YHWH com inteireza de coração!’ 13Então a ira de YHWH se acendeu contra Israel e os fez andar errantes pelo deserto durante quarenta anos, até que desapareceu por completo aquela geração que fez o que desagradou a YHWH. 14Eis que vós vos levantais em lugar dos vossos antepassados, como raça de pecadores, para aumentardes ainda mais o ardor da ira de YHWH contra o povo de Israel! 15Se vós vos apartardes do YHWH, Ele aumentará ainda mais a vossa permanência no deserto e causareis a ruína de todo este povo!”

16Então se aproximaram de Mosheh e lhe pediram: “Desejamos construir nestas terras apriscos para o nosso gado e cidades para as nossas mulheres e para os nossos filhos. 17Nós, entretanto, nos armaremos fortemente e estaremos prontos para ir à frente dos nossos patrícios israelitas, até que consigamos fazê-los tomar posse da terra que lhes foi determinada. 18Não regressaremos às nossas casas enquanto cada um dos filhos de Israel não tiver tomado posse da sua herança. 19Pois não possuiremos herança com eles do outro lado do Yarden e nem mais além, considerando que a nossa herança nos seja concedida no lado leste do Yarden!”

SÉTIMA 
20Então condescendeu Mosheh: “Se de fato procederdes conforme dizes, se sairdes para a guerra diante de YHWH ,21e se todos aqueles dentre vós que estão armados passarem o Yarden diante de YHWH, até que tenha expulsado todos os seus inimigos diante dele, 22quando a terra estiver submetida a YHWH, então podereis retornar; assim estareis desobrigados para com YHWH e para com Israel, e esta terra será vossa propriedade diante de YHWH. 23Porém, se não fizerdes como estais prometendo, pecareis contra YHWH, e sabei que, certamente não escapareis jamais ao castigo de vossos próprios pecados. 24Construí, pois, cidades para vossas famílias, e currais para vossas ovelhas e vacas; contudo, aquilo que prometestes, cumpri-o!”

25Então os homens de Gade e Rúben afirmaram a Mosheh: “Teus servos vos farão aquilo que o meu amo ordenou.26As nossas crianças, as nossas mulheres, os nossos rebanhos e todo o nosso gado permanecerá aqui nas cidades de Gileade. 27Entretanto, os teus servos, aqueles que estão armados para a guerra, passarão, diante de YHWH, para combater, como disse o meu amo!”

28Então Mosheh deu ordens a este respeito a Eleazar, o kohen, a Yahushua, filho de Num, e aos chefes das casas patriarcais das tribos de Israel. 29Declarou-lhes Mosheh: “Se os filhos de Gade e os filhos de Rúben, todos aqueles que estão armados, passarem convosco o Yarden, para combater, diante de YHWH, quando a terra estiver totalmente dominada, dar-lhe-eis em possessão a terra de Gileade. 30Contudo, se não atravessarem armados o rio Yarden convosco, então deverão receber a parte que lhes cabe, junto de vós, na terra de Canaã!” 31Os filhos de Gade e de Rúben prometeram: “O que YHWH orientou a teus servos, nós o faremos! 32Passaremos armados diante de YHWH à terra de Canaã; porém tu, nos concederá a posse da nossa herança deste lado do Yarden.”

33Então Mosheh deu às tribos de Gade e de Rúben e à metade da tribo de Manassés, filho de Yosef, o reino de Seom, rei dos amorreus, e reino de Ogue, rei de Basã, toda a terra com as suas cidades e o território ao redor delas. 34A tribo de Gade construiu Dibom, Atarote, Aroer, 35Atarote-Sofã, Jazar, Jogbeá, 36Bete-Ninra e Bete-Harã como cidades fortificadas por muralhas, e ergueu apriscos para os seus rebanhos. 37E a tribo de Rúben reedificou Hesbom, Eleale e Quiriataim, 38bem como Nebo e Baal-Meom, alterando seus nomes originais, assim como Sibma. E renomeou todas essas cidades.

MAFTIR

39Os descendentes de Maquir, filho de Manassés, foram a Gileade, tomaram posse dela e expulsaram os amorreus que lá se encontravam.

40Então Mosheh deu Gileade aos maquiritas, descendentes de Manassés, e eles passaram a habitar ali.

41Jair, descendente de Manassés, dominou as aldeias deles e as chamou Havote-Jair, povoados de Jair.

42E Noba subjugou Quenate e as cidades circunvizinhas, e a chamou Noba, dando-lhe seu próprio nome. 




Parashah מַּטּוֹת - Matot
Tribos

  Nevyim
 Yirmeyahu (Jeremias)
1:1-2:3


1:1Eis as palavras de Yirmyahu ben Hilkiák, Jeremias filho de Hilquias, um dos Kohanim(sacerdotes) de Anatote, no território de Benjamim. 2A Palavra de YHWH, o Soberano, veio a ele no décimo terceiro ano do reinado de Josias, filho de Amom, rei de Yahudah. 3E voltou a falar com ele muitas vezes durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Yahudah, até o quinto mês do décimo primeiro ano de Zedequias, filho de Josias, rei de Yahudah, quando o povo da cidade de Yahushalayim foi levado cativo para o exílio.

4A Palavra de YHWH chegou a mim com a seguinte convocação: 5“Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!” 6Contudo, eu redargui: “Ó Eterno YHWH! Eis que eu não sei me expressar como convém; não passo de uma criança!”

7Entretanto, YHWH me orientou: “Não alegues que és muito jovem. A todos a quem Eu te enviar, irás, e tudo quanto Eu te ordenar, falarás. 8Jamais te sintas atemorizado diante deles, porque Eu estou contigo a fim de proteger-te!” Assim diz YHWH.

9Então YHWH estendeu a mão, tocou a minha boca e declarou-me: “Eis que a partir de agora coloco as minhas palavras em tua boca!
10Vê! Eu hoje concedo autoridade a ti sobre as nações e reinos da terra, para arrancar, despedaçar, destruir e exterminar; mas também para edificar e plantar!”

11E a Palavra de YHWH veio a mim indagando: “O que estás vendo, Yirmeyahu?” Ao que respondi: “Vejo um ramo deshaked, amendoeira”. 12Então YHWH replicou-me: “Viste bem, porque Eu estou shoked, vigiando, a fim de que minha Palavra se cumpra!”

13A Palavra de YHWH foi dirigida pela segunda vez, nestes termos: “O que estás vendo?” Ao que respondi: “Vejo uma panela fervendo; ela está inclinada do Norte para cá” 14Então YHWH me esclareceu: “Do Norte derramar-se-á o desfavor sobre todos os habitantes da terra. 15Porquanto eis que estou convocando todos os povos dos reinos do Norte”, afirma YHWH. “Eles virão e cada um deles colocará o seu trono à entrada das portas de Yahushalayim, em redor de suas muralhas e contra todas as cidades de Yahudah! 16Pronunciarei contra eles os meus julgamentos, por toda a sua malignidade: porque eles me desprezaram, queimaram incenso a outras divindades e adoraram ídolos feitos por suas próprias mãos. 17Mas tu, prepara-te! Cingirás os teus rins, levantar-te-ás e lhes pregarás tudo o que Eu te ordenar. Não tenhas receio deles, para que Eu não te faça ter medo deles! 18Quanto a mim, eis que te coloco, a partir de hoje, como uma coluna de ferro, como uma muralha de bronze, diante de toda a terra: os reis de Yahudah, os seus líderes e governantes, os seus kohanim e todo o povo da terra. 19Eles lutarão contra ti, mas nada poderão contra a tua pessoa, porque Eu estou contigo para te livrar!” Oráculo do YHWH.

2:1Eis que a mim chegou a Palavra de YHWH ordenando:2“Vai e proclama aos ouvidos de todos em Yahushalayim o seguinte: ‘Eu me recordo bem do teu profundo e leal amor como minha noiva nos tempos da tua juventude; como recém-casados, estavas apaixonada por mim e me seguias pelo deserto, por terras áridas e ainda não semeadas.

3Ora, Israel, meu povo era separado para com YHWH como as primícias de sua colheita; todos aqueles que se atreviam a devorá-los eram considerados agressores e culpados, e, portanto, o desfavor os perseguia até puni-los!”  




Parashah מַּטּוֹת - Matot
Tribos

Brit Chadashah 
Fylypsiyah (Filipenses)
3:12-16

 
3:12 Não, como se eu não a tivesse abrangido ou como se já tivesse sido aperfeiçoado; mas sigo adiante, de modo que eu possa apreender as razões, pelas quais eu também fique cativadamente deslumbrado pelo Mashiach יהושע

13 Irmãos Yisraelites, eu não arrogo quanto a mim mesmo, já tê-las alcançado; mas, pertinente a isto, uma cousa eu faço, esquecendo daquelas cousas que ficaram para trás, eu alcanço e me esforço, afluindo àquelas cousas que ainda estão adiante de mim, 14 Eu me esforço em direção à meta, para o prêmio da vitória, do elevado chamado de יהוה , no Mashiach יהושע

15 Tenhamos maturidade tanto quanto podermos ter, trazendo isto em mente; e se em alguma cousa pensais diferentemente, יהוה há de vos revelar isto.

16 Todavia, quanto à questão principal, todos já temos alcançado a maturidade, então, tenhamos nosso halacha mediante o mesmo preceito, outrossim, compreendamos as mesmas cousas. 

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
A regulação dos votos foi necessária, pois havia essa prática, contudo YHWH precisa orientar seu povo. Em sua visão qual o objetivo e benefício de um voto, analise.

2º) Comente sobre a parashah 30:3-5

3º) “13Portanto, o marido poderá confirmar ou anular qualquer promessa, voto ou compromisso que obrigue sua mulher a jejuar ou humilhar-se”. Está Torah continua em vigor para nossos dias, devemos assim obedecer?

4º) Na chegado dos guerreiros contra Midiã, vemos revelada a desobediência em deixar homens e mulheres vivas. Por qual motivo essas pessoas deveriam ser totalmente exterminadas e apenas a moças virgens poupadas?

5º) Do resultado desta guerra como foram divididos os despojos e qual o percentual foi destinado a YHWH sendo recebidos por quem?

6º) Os homens de Gade e Rúben deixaram suas mulheres, filhos e animais nas cidades de Gileade e esperaram para entrar na Terra Prometida, apoiaram seus irmãos israelitas até o último momento com a concordância de Mosheh. Faça uma pesquisa se houve alguma consequência ao longo da história incluindo os dias de hoje sobre esta decisão.  


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)