Parashah מַסְעֵי - Maseei 
(Partidas)

Maseei é a 43ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 10ª no Livro de Bamidbar (No Deserto [Números]).Na porção da Torah de Bamidbar - (Números) 33:1-36:13 , teremos os seguintes subtítulos:


As etapas do Êxodo (33:1)
Partilha de Canaã (33:50)
Fronteiras de Canaã (34:1)
Os príncipes indicados para a partilha (34:16)
A parte dos levitas (35:1)
As cidades de refúgio (35:9)
A herança da mulher casada (36:1)
Conclusão (36:13)


Porções contendo parte da Torah:
 Profetas – Yirmeyahu  (Jeremias) 2:4-28, 3:4, 4:1-2
 Escritos Netzarim - Yaakov(Tiago) 4:1-12



Parashah מַסְעֵי - Maseei
(Partidas)

 Bamidbar (no Deserto)
33:1-36:13




PRIMEIRA 
33:1 Estas são as etapas que os filhos de Israel caminharam desde que saíram do Egito, organizados de acordo com seus esquadrões, sob a liderança de Mosheh e Aharon. 2Mosheh registrou toda a jornada, a partir dos lugares de onde partiam, segundo as orientações expressas de YHWH, o Soberano. Estas, portanto, são as suas etapas, conforme os pontos partida. 3Os israelitas partiram de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês, no dia seguinte ao dia da Páscoa. Saíram eufóricos de mão erguida, em sinal de vitória, diante dos olhos de todo o Egito. 4Os egípcios sepultavam aqueles que dentre eles foram feridos por YHWH, todos os primogênitos; YHWH fez justiça contra os seus elohim.

5Os filhos de Israel partiram de Ramessés e acamparam em Sucote. 6Em seguida partiram de Sucote e acamparam em Etã, nos limites do deserto. 7Saíram de Etã, retornaram para Pi-Hairote, a leste de Baal-Zefom, e montaram acampamento próximos a Migdol. 8Partiram de Pi-Hairote e cruzaram o mar, chegando ao deserto, e, depois de caminharem três dias no deserto de Etã, acamparam em Mara. 9Saíram de Mara e se dirigiram para Elim, lugar onde havia doze fontes e setenta palmeiras, e acamparam ali. 10Deixaram Elim e armaram acampamento próximo ao mar Vermelho.

SEGUNDA
11Partiram do mar Vermelho e montaram acampamento no deserto de Sim. 12Saíram do deserto de Sim e acamparam em Dofca. 13Deixaram Dofca e fixaram acampamento em Alus. 14Saíram de Alus e acamparam em Refidim, onde não havia água para o povo beber. 15Partiram de Refidim e ergueram acampamento no deserto do Sinai.16Deixaram o deserto do Sinai e montaram acampamento em Quibrote-Hataavá.

17Saíram de Quibrote-Hataavá e acamparam em Hazerote. 18Partiram de Hazerote e foram acampar em Ritmá.19Deixaram Ritmá e fixaram acampamento em Rimom-Perez. 20Saíram de Rimom-Perez e montaram acampamento Libna. 21Partiram de Libna e armaram acampamento em Rissa. 22Deixaram Rissa e acamparam em Queelata.23Saíram de Queelata e ergueram acampamento no monte Séfer. 24Partiram do monte Séfer e montaram acampamento em Harada. 25Deixaram Harada e foram acampar em Maquelote. 26Saíram de Maquelote e ergueram acampamento em Taate. 27Partiram de Taate e montaram acampamento em Terá. 28Deixaram Terá e acamparam em Mitca. 29Saíram de Mitca e acamparam em Hasmona. 30Partiram de Hasmona e foram acampar em Moserote. 31Deixaram Moserote e montaram acampamento em Bene-Jaacã. 32Saíram de Bene-Jaacã e ergueram acampamento em Hor-Gidgade.33Partiram de Hor-Gidgade e acamparam em Jotbatá. 34Deixaram Jotbatá e foram acampar em Abrona. 35Saíram de Abrona e montaram acampamento em Eziom-Geber. 36Partiram de Eziom-Geber e ergueram acampamento em Cades, no deserto de Zim. 37Deixaram Cades e acamparam no monte Hor, nos limites da terra de Edom.

38Por determinação de YHWH, o sacerdote Aharon subiu o monte Hor, onde morreu no primeiro dia do quinto mês do quadragésimo ano depois que os filhos de Israel foram libertos e saíram do Egito. 39Arão era da idade de cento e vinte e três anos quando morreu no alto do monte Hor.

40Então o rei cananeu de Arade, que habitava no Neguebe, a região sul da terra de Canaã, foi informado de que os filhos de Israel estavam chegando.

41Os israelitas partiram da montanha de Hor e armaram acampamento em Zalmona. 42Depois saíram de Zalmona e acamparam em Punom. 43Deixaram Punom e foram armar acampamento em Obote. 44Partiram de Obote e ergueram acampamento em Ijé-Abarim, na fronteira de Moabe. 45Saíram de Ijé-Abarim e montaram acampamento em Dibom-Gade. 46Deixaram Dibom-Gade e acamparam em Almom-Diblataim. 47Partiram de Almom-Diblataim e armaram acampamento nos montes de Abarim, defronte de Nebo. 48Saíram dos montes de Abarim e foram armar acampamento nas campinas de Moabe próximo ao rio Yarden(Jordão), em direção a Jericó. 49Ergueram acampamento junto do Yarden, desde Bete-Jesimote até Abel-Sitim.

TERCEIRA 
50Então YHWH falou a Mosheh nas Campinas de Moabe, junto ao rio Yarden, frente a Jericó, e lhe ordenou:51“Comunica aos filhos de Israel: Quando tiverdes atravessado o Yarden, em direção à terra de Canaã, 52expulsareis de diante de vós todos os habitantes da terra. Destruireis as suas imagens esculpidas, todas as suas estátuas de metal fundido, e demolireis todos altares idólatras deles. 53Tomareis posse da terra e nela habitareis, pois vos dei esta terra para a possuírdes. 54Dividireis a terra, por sorteio, entre os vossas tribos e grupos familiares. Aos clãs mais numerosos dareis uma parte maior na herança e aos grupos familiares menos numerosos concedereis uma parte menor na herança. Cada clã receberá a terra que lhe cair por sorte. Fareis a divisão da terra entre as tribos de vossos antepassados. 55Contudo, se não expulsardes de diante de vós os habitantes da terra, aqueles que deixardes dentre eles se tornarão como farpas em vossos olhos e aguilhões nas vossas costas. Eles vos hostilizarão na terra em que habitardes. 56Então farei convosco o mesmo que planejo fazer com eles!”

34: 1O Soberano Elohim falou a Moisés e orientou: 2“Dá as seguintes ordens aos filhos de Israel: Quando entrardes na terra de Canaã, esta será a terra que vos caberá em herança e suas fronteiras serão estas: 3A região meridional do vosso domínio, o lado sul, começará no deserto de Tsin, Zim, próximo à fronteira de Edom. Do lado oriental, a leste, a vossa fronteira sul terá início desde a extremidade de Iam Hamêlah, o mar Salgado. 4Depois passará pelo sul da subida de Acrabrim, dos Escorpiões, prosseguirá até Zim e irá para o sul de Cadesh-Barnêa, Cades-Barnéia. Seguindo passará por Hatsar-Adar e irá até Atsmón, Azmom. 5De Azmom a fronteira fará uma curva e se juntará ao ribeirão que faz fronteira com o Egito e terminará no Mar.

6Portanto, tereis por fronteira marítima o Iam Hagadol, o Grande Mar; este limite vos servirá ocidental, a oeste.

7Esta será a vossa fronteira norte, setentrional: traçareis uma linha desde o Grande Mar até o monte Hor, 8e da montanha de Hor traçareis um linha até à Lebo-Hamate. Sendo que o limite da fronteira será Zelade. 9Prosseguirá em direção a Zifrom e terminará em Hatsar-Enãn. Está, pois, será a vossa fronteira norte.

10Em seguida traçareis vossa fronteira oriental de Hatsar-Enãn a Shefam, Sefã. 11A fronteira descerá de Sefã em direção a Harbel, ao oriente de Aim. Descendo ainda tocará a margem oriental de Kinéret, mar da Galiléia. 12A fronteira seguirá então ao longo do Iardên, Yarden e os seus fins serão no mar Salgado. Estas, portanto, serão as quatro fronteiras da vossa nação.

13Então Mosheh deu as seguintes ordens aos filhos de Israel: “Esta é a terra que repartireis como herança, para vós, por meio de sorteio, e que YHWH ordenou que se desse às nove tribos e à meia tribo. 14Porquanto a tribo dos filhos de Rúben, com as suas famílias, e a tribo dos filhos de Gade, com as suas famílias, já receberam a sua herança; a meia tribo de Manassés já recebeu igualmente a sua herança. 15Estas duas tribos e meia receberam sua herança no lado leste do Yarden, frente a Jericó, na direção do nascer do sol.”

QUARTA
16Então YHWH ordenou a Mosheh: 17“Estes são os nomes dos homens que partirão a terra por herança entre vós: Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num. 18Designareis, pois, um príncipe de cada tribo para cooperar na distribuição da terra. 19Estes são os nomes dos escolhidos: 20Samuel, filho de Amiúde, da tribo de Simeão;21Elidade, filho de Quislom, da tribo de Benjamim; 22Buqui, filho de Jogli, o príncipe da tribo de Dã; 23Haniel, filho de Éfod; o príncipe da tribo de Manassés, filho de José; 24Quemuel, filho de Siftã, o príncipe da tribo de Efraim, filho de José; 25Elisafã, filho de Parnaque, o príncipe da tribo de Zebulom; 26Paltiel, filho de Aza; o príncipe da tribo de Issacar; 27Aiúde, filho de Selomi, o príncipe da tribo de Aser; 28Pedael, filho de Amiúde, o príncipe da tribo de Naftali.” 29Portanto, foram estes os homens a quem YHWH ordenou que partilhassem a herança aos israelitas na terra de Canaã.

QUINTA
35:1Nas planícies de Moabe, junto ao rio Yarden, nas proximidades de Jericó, que ficava no outro lado do rio, YHWH falou a Mosheh e lhe orientou: 2“Ordena aos filhos de Israel que, da herança que possuem, entreguem aos levitas cidades, a fim de que possam morar, e pastagens ao redor destas cidades. Dareis tais cidades aos levitas para criarem os seus rebanhos. 3As cidades serão sua habitação e as pastagens nos seus arredores serão para o seu gado, seus bens e todos os seus animais.

4As pastagens nos arredores das cidades que dareis aos levitas se estenderão, a partir da muralha da cidade, até quatrocentos e cinquenta metros ao seu redor. 5Do lado de fora da cidade, medireis novecentos metros em direção ao lado leste, para o sul, para o oeste e para o lado norte, ficando a cidade no centro. Eles terão essa área para servir de pastagens aos rebanhos dessas cidades.

6As cidades que dareis aos levitas serão as seis cidades de refúgio, cedidas por vós para abrigar pessoas que acidentalmente matarem alguém; além dessas dareis mais quarenta e duas cidades. 7Ao todo, entregareis aos levitas quarenta e oito cidades, as cidades com seus espaços reservados às pastagens. 8As cidades que dareis da possessão dos filho de Israel, vós as tomareis em maior número dos que têm muito e em pequeno número dos que têm pouco. Cada um dará das suas cidades aos levitas, em proporção com a herança que tiver recebido.”

SEXTA
9Então YHWH falou a Mosheh e lhe ordenou: 10“Fala assim aos israelitas: Quando tiverdes passado o Yarden para a terra de Canaã, 11escolhereis cidades das quais fareis cidades de refúgio, onde possa refugiar-se o homicida que tenha morto alguém sem intenção ou inadvertidamente. 12Essas cidades vos servirão de refúgio contra o vingador do sangue, e o homicida não deverá morrer antes de ter comparecido para o devido julgamento, diante da congregação israelita. 13As cidades que dareis serão para vós seis cidades de refúgio: 14designareis três cidades deste lado do Yarden e três outras do lado de Canaã. 15Tanto para os israelitas como para o estrangeiro e para aquele que mora no meio de vós, essas seis cidades servirão de refúgio, onde possa se refugiar aquele que matar alguém involuntariamente.

16Entretanto, se feriu alguém com um objeto de ferro e disso resultou a morte desta pessoa, é um assassino. E, portanto, o homicida terá que ser executado. 17Se feriu com uma pedra apropriada para matar e a pessoa agredida morrer, igualmente é um homicida; e como assassino, deverá pagar com a própria vida. 18Ou ainda, se feriu alguém com um instrumento de madeira, apropriado para matar, e a vítima morrer, igualmente é assassino. Será, portanto, morto tal homicida. 19O vingador do sangue da vítima matará o assassino; assim que o encontrar o executará. 20Se alguém, com ódio, empurrar uma pessoa com a intenção de matar, ou atirar algum objeto contra ela de modo que essa pessoa venha a morrer, 21ou se com hostilidade desferir-lhe um soco provocando assim a sua morte, tal agressor deverá ser executado, pois é também homicida. O vingador da vítima matará o assassino quando o encontrar.

22Contudo, se empurrou a vítima fortuitamente, sem ódio e violência, ou atirou um objeto contra ela sem a intenção de matar; 23ou ainda, sem notar a presença da vítima, deixou cair sobre ela uma pedra que a pudesse matar, e, disto resultou a sua morte, embora não alimentasse contra ela nenhum rancor e não lhe planejasse mal algum, 24a comunidade julgará, segundo estas regras, entre o que feriu e o vingador do sangue da vítima, 25e salvará o homicida da mão do vingador da vítima e o enviará de volta à cidade de refúgio para onde tinha fugido. Ali permanecerá até a morte do sumo sacerdote, que foi ungido com óleo santo. 26Se, entretanto, o acusado vier a sair do território da cidade de refúgio onde se havia abrigado, 27e o vingador do sangue da vítima o encontrar fora do território da sua cidade de refúgio, tal vingador terá o direito de matar o acusado sem medo de ser considerado homicida também. 28Portanto, o acusado deverá permanecer em sua cidade de refúgio até a morte do sumo sacerdote; somente depois da morte do sumo sacerdote poderá retornar à sua propriedade.

29Estas exigências jurídicas serão para vós e para todas as vossas gerações, em qualquer lugar onde habitardes.

30Em todo caso de homicídio, o assassino será julgado e morto mediante o depoimento de testemunhas; mas uma única testemunha não levará alguém à pena de morte. 31Não aceitareis resgate pela vida de um assassino condenado à morte, pois ele deverá pagar com a própria vida; 32também não aceitareis resgate por alguém que, tendo-se refugiado na sua cidade de refúgio, quer voltar a habitar na sua propriedade antes da morte do sumo sacerdote. 33Não profanareis a terra onde estais. O sangue profana a terra, e não há para a terra outra expiação do sangue derramado senão a do sangue daquele que o derramou. 34Não tornarás impura a terra onde habitais e no meio da qual Eu habito. Porquanto Eu, YHWH, o Soberano, habito no meio dos filhos de Israel!”

SÉTIMA
36:1Apresentaram-se, então, os chefes das casas patriarcais, as famílias que pertencem ao clã dos filhos de Gileade, filho de Maquir, neto de Manassés, que fizeram parte dos clãs dos descendentes de José. Pediram a palavra, na presença de Mosheh e dos príncipes, chefes das famílias israelitas, 2e questionaram: “YHWH ordenou a meu amo que se desse a terra aos filhos de Israel, repartindo-a por meio de sorte; e o meu amo recebeu de YHWH ordem de dar a parte da herança de nosso irmão Zelofeade às suas filhas. 3Agora, supondo que elas venham a se casar com homens de outras tribos israelitas; nesse caso a herança que lhes pertence será tirada da herança dos nossos antepassados e acrescentada à herança da tribo com a qual se unirem pelo casamento. 4Deste modo, quando chegar o ano do Jubileu para os filhos de Israel, a parte da herança dessas mulheres será acrescentada à parte da tribo à qual vão pertencer, e será subtraída da parte da nossa tribo!”

5Então, orientado por YHWH, transmitiu aos israelitas a seguinte ordem: “A tribo dos descendentes de José falou com justiça. 6Eis o que YHWH ordena quanto às filhas de Zelofeade: Elas têm permissão para casar-se com quem lhes parecer bem, contanto que se casem dentro do clã da tribo de seu pai. 7A herança dos filhos de Israel não passará de tribo a tribo; os israelitas permanecerão vinculados, cada um, à herança da sua tribo. 8Qualquer filha que possuir uma herança em uma das tribos dos filhos de Israel deverá casar-se com um homem de um clã da sua própria tribo paterna, de modo que os filhos de Israel conservem, cada um, a herança de seu pai. 9Uma herança não poderá ser transferida de uma tribo para outra, pois cada tribo israelita deverá manter as terras que herdou!”

10As filhas de Zelofeade fizeram exatamente de acordo com que YHWH havia ordenado a Mosheh.

MAFTIR

11As filhas de Zelofeade, Maalá, Tirza, Hogla, Milca e Noa, casaram-se com seus primos paternos, 12dentro dos clãs dos descendentes de Manassés, filho de José, e a herança delas permaneceu no clã e na tribo de seu pai.

13Portanto, são essas as leis e os mandamentos que YHWH ordenou aos israelitas por intermédio de Mosheh nas Campinas de Moabe, junto ao Yarden, a caminho de Jericó, que ficava no outro lado do rio. 



HAZAK HAZAK VENIT' CHAZEC 
Seja forte, seja forte, e sejamos  fortalecidos !


Parashah מַסְעֵי - Maseei
(Partidas)
  Nevyim
 Yirmeyahu (Jeremias)
2:4-28, 3:4, 4:1-2 

Profetas – Yirmeyahu (Jeremias) 2:4-28

2:4 Portanto, ouvi a Palavra de YHWH, ó Casa de Jacó, todos os clãs da comunidade de Israel.

5Assim diz YHWH: “O que encontraram os vossos pais de injusto em mim ou em minhas atitudes para que se afastassem da minha pessoa e partissem em busca do nada, do vazio, tornando-se eles mesmos nulos e sem sentido?

6Ora, eles me questionaram: ‘Onde está YHWH, que nos fez sair da terra do Egito e nos conduziu pelo deserto, por uma terra de estepes e barrancos, por uma terra seca e de trevas, por uma terra que ninguém atravessa, e na qual o ser humano não tem condições de viver?’

7Entretanto, Eu vos trouxe para uma terra fértil, a fim de que alimentásseis e aproveitásseis de todos os seus bons frutos e bens; contudo, vós adentrastes e profanastes a minha terra, e tornastes a minha herança abominável.

8Os sacerdotes não indagaram por YHWH; os intérpretes da Torá, Lei; do San’hedrin, a manutenção das ordenanças, nem me reconheceram e os líderes do povo se rebelaram contra a minha pessoa. Os profetas pregaram em nome de Baal, seguindo elohim imaginários e inúteis.

9Por isso Eu, novamente, os acuso em juízo!” declara YHWH. “E farei denúncias também contra os filhos de vossos filhos!” diz YHWH.

10“Atravessai, pois, o mar até o litoral das ilhas de Quitim, Chipre, e vêde: mandai inquirir aos beduínos em Quedar, Arábia, e considerai atentamente; observai se já aconteceu na história dos povos algo assim:

11Acaso há notícia que alguma nação tenha trocado os seus elohim? E eles, na realidade, nem sequer são elohim! Contudo, o meu povo trocou a minha Glória por um punhado de elohim nulos e inúteis.

12Espantai-vos disso, todo o universo! Ó céus, horrorizai-vos e abismai-vos profundamente com tal atitude!” declara YHWH.

13“O meu povo cometeu dois crimes: Eles me abandonaram, a mim, a própria Fonte de Água Viva; e tentaram cavar as suas próprias cisternas, poços rachados que não conseguem reter a água.

14Porventura Israel, meu povo, nasceu para ser escravo, ou um simples servo nascido na casa de seu amo? Ora, então por que foi que se tornou uma frágil presa 15de leões que rugem e urram contra ele? Reduziram à desolação a sua terra, suas cidades foram queimadas e as deixaram completamente desoladas e desertas.

16Até mesmo os homens de Nof, Mênfis e de Tahpanhes, Dafnes, racharam-te a cabeça!

17Ora, não te aconteceu tal desfavor por teres abandonado a YHWH, o teu Elohim, no tempo em que te conduzia pelo Caminho?

18Agora, pois, que te adiantará ir para o Egito, beber as águas do Nilo? Ou, que te valerá ir para a Assíria, beber as águas do Rio, o Eufrates?

19O teu crime te perseguirá, a tua maldade te castigará e a tua rebelião te punirá. Vê, portanto, e compreende logo, como é horrível e amargo abandonar YHWH, o Soberano, teu Elohim, e não preservar o teu amor reverente por mim!” Palavra do YHWH.

20“Desde tempos antigos Eu quebrei o teu jugo e despedacei as correias das tuas cadeias. Mas tu declaraste: ‘Não servirei a ti!’ E, sendo assim, em toda colina elevada e debaixo de toda árvore frondosa, tu adulteravas e deitavas com uma prostituta.

21Eu a plantei como uma videira excelente, de semente absolutamente pura. Como pudestes te deixar transformar numa parreira podre e selvagem?

22Ainda que te laves com salitre e com muito sabão, a mancha da tua iniquidade permanecerá gritando diante de mim!” declara o Eterno, YHWH.

23“Como podes alegar que não te profanaste e que não correste atrás do elohim Baal e seus ídolos? Reflete sobre a tua atitude no Vale e reconhece o que fizeste. És, portanto, como uma camela jovem e arisca que corre para todos os lados;

24como uma jumenta selvagem habituada ao deserto, que no ardor do seu cio sorve o vento; quem será capaz de frear a tua paixão? Os machos que te procuram não precisam se cansar, porque logo encontrarão a que está no mês do cio.

25Não permitas que teus pés sejam esfolados nem que a tua garganta fique seca. Mas tu alegas: ‘Não tem jeito! Eu estou apaixonada pelos elohim estrangeiros e continuarei correndo atrás deles!’

26Como se envergonha o ladrão que é apanhado em flagrante, assim a Casa de Israel ficará envergonhada: seus reis e oficiais, seus sacerdotes e profetas.
27Pois todos se curvaram diante de um pedaço de madeira e declararam: ‘Tu és meu Abba, Pai!’ e a uma lasca de pedra: ‘Tu me geraste!’ Assim, voltaram para mim as costas e não a face, mas na hora da adversidade clamam: ‘Ergue-te em nosso favor! Salva-nos por misericórdia!’

28E nesta hora onde estão os teus elohim que fabricaste para cultuar? Que se levantem eles, se é que podem vir em teu socorro e te livrar em teus momentos de angústia e desespero! Afinal, teus elohim são tão numerosos como as tuas cidades, ó Judá!

Yirmeyahu (Jeremias) 3:4
4Ora, não fostes tu que acabastes de me chamar: “Abba, meu Pai, amigo da minha juventude;

Yirmeyahu (Jeremias) 4:1-2
1“Se te converteres e decidir retornar, ó Israel, volta para mim!” Declara YHWH. “Se afastares para longe de ti e da minha vista, todos estes teus ídolos horríveis, e não mais vagares distante da minha presença, 2se jurares pelo Nome de YHWH com sinceridade, fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão !




Parashah מַסְעֵי - Maseei
(Partidas)

Brit Chadashah 
Yaakov(Tiago) 
4:1-12


4:1 Yaakov, um eved(eved) de יהוה e do Soberano יהושע haMashiach aos doze tribos que estão dispersas entre as nações, no galut(exílio): Shalom.

2 Meus irmãos Yisraelitas, levai em conta toda simcha(alegria), quando vos ocorrer diversas tentações;

3 Sabendo isto, que a prova da vossa emunah (confiança/fé) produz paciência.

4 Mas deixai que a paciência se vos torne a obra perfeita, a fim do que sejais perfeitos e completos, sem nada cobiçar.

5 Se algum de vós tem falta de chochmah(sabedoria), peça-a a יהוה que dá a todos os homens liberalmente, sem arguição; e lhe será dada.

6 Mas peça-a com emunah, em nada oscilando. Porque aquele que oscila é como a onda do mar, levada pelo vento e impelida.

7 Porquanto, não pense esse homem que receberá alguma coisa do Soberano .יהוה

8 A dupla propensão do homem o torna instável em todos os seus caminhos.

9 O irmão da pouca condição tenha gilah(regozijo) quando for exaltado:

10 Mas o rico, tenha gilah na sua desventura; porque ele passará como a flor da relva.

11 Pois o sol sem demora surgirá com seu calor ardente, de modo que a grama perde o viço, e a flor cai, e sua formosa aparência perece; assim também murchará o rico no curso da sua chayim(vida).

12 Bem-aventurado é o homem que suporta a provação;porquanto, depois de ter sido provado, receberá a keter(coroa) da chayim que יהוה tem prometido aos que O amam. 

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
Faça um esquema/desenho de toda trajetória do povo hebreu saindo do Egito até a terra prometida.

2º) Oque podemos extrair da parashah abaixo:
“55Contudo, se não expulsardes de diante de vós os habitantes da terra, aqueles que deixardes dentre eles se tornarão como farpas em vossos olhos e aguilhões nas vossas costas. Eles vos hostilizarão na terra em que habitardes. 56Então farei convosco o mesmo que planejo fazer com eles!”

3º) Foram destinadas 48 cidades aos levitas e isso incluía as 6 cidades de refúgio. Em sua opinião qual a intenção de YHWH nesta orientação?

4º) A Torah é clara quando orienta a comunidade a matar todo assassino que tirou intencionalmente uma vida. Poderíamos adotar esta torah,este mandamento, nos dias de hoje se houvesse poder legal em nossas mãos?

5º) Como podemos analisar as palavras da parashah abaixo:
“34Não tornarás impura a terra onde habitais e no meio da qual Eu habito. Porquanto Eu, YHWH, o Soberano, habito no meio dos filhos de Israel!” 


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)