Parashah בֹּא - Bô 
 
(Vai)

Bô é a 15ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 3ª no Livro de Shemot (Nomes [Êxodo]). Na porção da torah Bô - Torah – Shemot (Êxodo) 10:1-13:16, teremos os seguintes subtítulos:

Os gafanhotos; As trevas; Anúncio da morte dos primogênitos; A Pessach (Páscoa); A Festa dos Ázimos; Prescrições sobre a Pessach (Páscoa); A décima praga: morte dos primogênitos; Espoliação dos egípcios; A partida de Israel; Prescrições a respeito da Páscoa; Os primogênitos; Os Ázimos e Os primogênitos

 Porções contendo parte da Torah
  Profetas Yrmeyahu (Jeremias) 46:13-28
 Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)25:1-46


Parashah בֹּא - Bô
(Vai)

 Shemot (Nomes)
10:1-13:16



Os gafanhotos 
10:1Disse, pois, YHWH a Mosheh: “Vai ter com o Faraó. Porquanto lhe obstinei as entranhas e o coração dos seus conselheiros, a fim de que Eu realize estes meus sinais portentosos entre eles, 2para que narres ao teu filho e aos filhos de teus filhos como zombei do poder que havia no Mitzrayim(Egito), e como fiz milagres e maravilhas entre os mitzrim(egípcios). Assim todos vós sabereis que Eu Sou YHWH!”

3Mosheh e Aharon apresentaram-se, portanto, ao Faraó, e conclamaram-no: “Assim diz YHWH, o Elohim dos ivrim(hebreus): ‘Até quando recusarás humilhar-te perante mim? Deixa o meu povo sair em liberdade, para que me preste culto. 4Se recusares deixar partir o meu povo, eis que amanhã farei vir nuvens de gafanhotos sobre o teu território. 5Eles cobrirão a face da terra e não se poderá mais ver o chão. Comerão o que sobrou, o que a chuva de pedras de granizo vos deixou; comerão todas as vossas árvores que crescem nos campos.6Encherão os teus palácios, e as casas dos teus conselheiros e as de todos os mitzrim, como nunca viram os teus pais e os pais dos teus antepassados, desde o dia em que vieram à terra até estes dias!’” Tendo dito, Mosheh virou as costas e saiu rapidamente da presença do Faraó! 7Os conselheiros de Faraó lhe sugeriram: “Até quando esse homem será uma ameaça para todos nós? Deixa partir os homens de Israel, para que sirvam a YHWH, seu Elohim. Acaso não percebes que todo o Mitzrayim está em ruínas?” 8Então Mosheh e Aharon foram reconduzidos à presença do Faraó, que lhes disse: “Ide, servi a YHWH, vosso Elohim; quais são, porém, os que hão de ir?” 9Mosheh respondeu: “Havemos de ir com os nossos jovens e com os nossos idosos, com os nossos filhos e com as nossas filhas, com os nossos rebanhos e com o nosso gado havemos de ir; porque todos nós estaremos celebrando uma grande festa ao YHWH!” 10E o Faraó afirmou: “Em verdade precisareis mesmo de YHWH quando eu vos deixar ir com vossas mulheres e crianças! Vede como tendes más intenções! 11Não há de ser assim, mas ide somente vós, os homens, e servi a YHWH; porque isso é o que vós mesmos pedistes!” E os expulsaram da presença do Faraó.

SEGUNDO
12E YHWH disse a Mosheh: “Estende tua mão sobre a terra do Mitzrayim, para que venham as grandes nuvens de gafanhotos sobre a terra do Mitzrayim, e comam toda a erva da terra, tudo o que a chuva de granizo deixou!” 13Estendeu, pois, Mosheh, seu cajado sobre o território do Mitzrayim. E YHWH mandou sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite. Quando amanheceu, o vento oriental tinha trazido uma quantidade imensa de gafanhotos. 14E subiram os gafanhotos por toda a terra do Mitzrayim. Pousaram sobre todo o seu território, e eram demasiadamente numerosos; antes desses nunca houve tais nuvens de gafanhotos, nem depois deles virão outras semelhantes. 15Cobriram toda a superfície da terra, e o território do Mitzrayim ficou devastado. Devoraram toda a erva da terra e todo o fruto das árvores que a chuva de granizo deixara. E não ficou absolutamente nada verde nas árvores, nem nas plantas do campo em toda a terra do Mitzrayim. 16Pelo que o Faraó convocou a toda pressa Mosheh e Aharon e declarou: “Pequei contra YHWH, vosso Elohim, e contra vós.17Mas agora perdoai-me ainda esta vez o meu pecado, e orai a YHWH, vosso Elohim que leve esta praga mortal para longe de mim e do meu povo!” 18E Mosheh, tendo saído da presença do Faraó, orou a YHWH. 19Então, YHWH fez soprar um poderoso vento do ocidente que arrebatou todos os gafanhotos e lançou-os no mar Vermelho, de maneira que não ficou um só gafanhoto em todo o Mitzrayim.

20YHWH, porém, endureceu o coração do Faraó, e este não deixou os filhos de Israel partirem.

As trevas
21Disse YHWH a Mosheh: “Estende a mão em direção ao céu, e haja trevas sobre a terra do Mitzrayim, trevas espessas, que possam ser apalpadas!” 22Estendeu, pois, Mosheh a mão para o céu, e por três dias houve densas trevas em todo o Mitzrayim. 23Ninguém pode ver ninguém, nem mesmo deslocar-se de suas habitações durante três dias. Apesar disso, todos os filhos de Israel tinham luz natural nas terras em que habitavam. [TERCEIRO] 
24O Faraó mandou chamar Mosheh e Aharon e ordenou-lhes: “Ide, portanto, servi a YHWH. Fiquem somente os vossos rebanhos e o vosso gado; as vossas crianças e mulheres poderão também ir convosco!” 25Contestou-lhe Mosheh: “Terás de colocar em nossas mãos sacrifícios e holocaustos, para que ofereçamos a YHWH, nosso Elohim. 26Portanto, também os nossos rebanhos irão conosco; não ficará nenhum pedaço de casco de animal em vossas terras, porquanto dos nossos rebanhos temos de separar alguns para prestar culto a YHWH, nosso Elohim; e nós mesmos não sabemos quais animais escolheremos para os sacrifícios, até chegarmos lá!” 27Contudo, YHWH endureceu o coração do Faraó, e este não quis deixá-los partir. 28Então o Faraó ordenou a Mosheh: “Aparta-te de mim, e guarda-te de veres a minha face, pois no dia em que vires a minha face, morrerás!” 29Replicou-lhe Mosheh: “Será, portanto, como o disseste: Nunca mais tornarei a ver a tua face!”

Anúncio da morte dos primogênitos
11:1
Então YHWH disse a Mosheh: “Farei vir uma praga contra o Faraó e contra o Mitzrayim. Depois desse sinal, ele vos deixará partir daqui. De fato, ele vos expulsará a todos vós, de uma só vez e para sempre. 2Dize, pois, ao povo que todo homem peça a seu vizinho, e toda mulher a sua vizinha, objetos de prata e ouro!” 3E YHWH fez que seu povo encontrasse favor aos olhos de todos os mitzrim. Mosheh era também muito estimado e um grande homem na terra do Mitzrayim, tanto aos olhos dos conselheiros do Faraó quanto aos olhos do povo.

QUARTO
4E Mosheh proclamou ao Faraó: “Assim diz YHWH: à meia-noite passarei pelo meio do Mitzrayim. 5E todo primogênito morrerá na terra do Mitzrayim, desde o primogênito do Faraó, que deveria sentar-se em seu trono, até o primogênito da escrava que trabalha no moinho, assim como todas as primeiras crias do gado e dos rebanhos. 6Haverá, portanto, grande pranto em toda a terra do Mitzrayim, como nunca houve antes nem jamais haverá. 7Contudo, entre todos os filhos de Israel, desde os homens até os animais, não se ouvirá o rosnar de um cão sequer, para que saibas que YHWH fez uma distinção entre os mitzrim e os israelitas. 8Então, todos estes teus conselheiros descerão a mim, e se prostrarão diante de mim, suplicando: ‘Sai, tu e todo o povo que te segue!’ Só depois desses acontecimentos sairei!” E, ardendo em ira, saiu Mosheh da presença do Faraó.

9YHWH disse a Mosheh: “O Faraó não vos ouvirá, para que se multipliquem os meus atos prodigiosos em toda a terra do Mitzrayim”. 10Mosheh e Aharon realizaram todos esses sinais maravilhosos diante do Faraó. Mas YHWH endureceu o coração do Faraó, e ele não permitiu que os filhos de Israel abandonassem a terra do Mitzrayim.

A Pessach (Páscoa)

12:1
Disse YHWH a Mosheh e a Aharon na terra do Mitzrayim: 2Que este mês seja para vós o princípio dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: No dia dez deste mês, que cada homem tome para si um cordeiro para cada família, um cordeiro para cada casa. 4Entretanto, se a família for pequena para consumir um cordeiro, então se juntará com o vizinho mais próximo de sua casa, conforme o número de pessoas. O cordeiro será escolhido na proporção do que cada um puder comer. 5O cordeiro será macho, sem defeito e de um ano. Vós o escolhereis entre os cordeiros ou entre os cabritos, 6e o guardareis até o dia quatorze deste mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o degolará à tarde. 7E tomarão um pouco do sangue e passarão sobre os dois umbrais e sobre as vergas das portas das casas em que o comerem.8Naquela mesma noite, comerão a carne grelhada no fogo; com pães matzah, não fermentados, e ervas amargas, a comerão. 9Não comereis dele nada cru, nem cozido em água; o animal inteiro, incluindo a cabeça, as pernas e os miúdos, será assado em brasa.10Nada deixareis sobrar até pela manhã; caso isso aconteça, queimareis o que restar. 11Ao comer, estai prontos para partir: cinto atado, sandálias nos pés e cajado na mão. Comereis às pressas: é a Pesach (Páscoa) de YHWH! 12E naquela mesma noite Eu passarei pela terra do Mitzrayim e matarei todos os primogênitos, tanto dos homens como dos animais, e executarei Juízo sobre todos os Elohim do Mitzrayim. 13O sangue, porém, será para vós um sinal nas casas em que estiverdes: quando Eu vir o sangue, passarei adiante. A praga de destruição não vos atingirá quando Eu ferir o Mitzrayim.

14Esse dia, portanto, será para vós um memorial, e o celebrareis como uma festa perene(eterna) para YHWH; nas vossas gerações o celebrareis por decreto perpétuo.

A Festa dos Ázimos
15Durante sete dias comereis pães matzah, sem fermento. Desde o primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas, pois todo o que comer hamêts, algo fermentado, desde o primeiro dia até o sétimo, essa pessoa será eliminada de Israel. 16No primeiro dia tereis uma micra kodesh (assembleia separada) e, no sétimo dia, igualmente, uma micra kodesh; nenhuma obra se fará neles, e vós preparareis somente o que cada um deve comer. 17Celebrareis, portanto, a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que Eu tirei os exércitos de Israel do Mitzrayim. Vós observareis esse dia por todas as vossas gerações, porquanto é um decreto perpétuo. 18No primeiro mês do ano, no dia catorze do mês, à tarde, comereis os pães matzah, sem fermento, até a tarde do dia vinte e um do mesmo mês. 19Durante sete dias não se achará fermento em vossas casas; todo aquele que comer pão fermentado será eliminado da comunidade de Israel, seja ele estrangeiro ou natural da terra. 20Não comereis pão nem qualquer outro alimento fermentado; em todo lugar em que habitardes comereis pães matzah, ázimos!”

QUINTO
Prescrições sobre a Pessach (Páscoa)
21Mosheh convocou, pois, todos os anciãos, autoridades de Israel e orientou-os: “Ide, escolhei um cordeiro ou um cabrito do rebanho, segundo as vossas famílias, e imolai para celebrar o Pessah. 22Tomai alguns ramos de hissopo, molhai-o no sangue que estiver na bacia, e marcai a travessa da porta e suas colunas laterais com o sangue que estiver na bacia; nenhum de vós saia da porta de casa até pela manhã.

23Porque YHWH passará por toda a terra para matar os mitzrim; e, quando vir as marcas de sangue sobre a travessa e sobre as duas colunas laterais, Ele passará adiante dessa porta e não permitirá que o Destruidor entre em vossas casas, para vos ferir de morte.24Observareis estas instruções como um decreto para vós e vossos filhos, para sempre.25Quando tiverdes entrado na terra que YHWH vos dará, como Ele prometeu, celebrareis este rito. 26Quando vossos filhos vos indagarem: ‘Que rito é este?’ – 27ensinareis: ‘É o sacrifício de Pessah de YHWH, que passou sobre as casas dos filhos de Israel no Mitzrayim e poupou nossas famílias quando matou todos os primogênitos dos mitzrim!” Então, o povo prostrou-se em adoração a Elohim, YHWH.

28Foram-se os filhos de Israel, agiram conforme toda a instrução recebida; como YHWH ordenara a Mosheh e a Aharon, assim fizeram.

SEXTO

A décima praga: morte dos primogênitos
 
29Então, eis que à meia-noite, YHWH matou todos os primogênitos do Mitzrayim, desde o filho mais velho do Faraó, herdeiro do trono do Mizrayim, até o filho mais velho do prisioneiro que estava no cárcere, e também todas as primeiras crias do gado e dos rebanhos. 30No meio da noite o Faraó, todos os seus conselheiros, e todo o povo do Mizrayim se levantaram assustados. E houve terrível pranto por todo o Mitzrayim, pois não havia uma só casa em que ali não tivesse algum morto.

31Ainda as trevas da noite cobriam o Mitzrayim quando o Faraó mandou chamar às pressas Mosheh e Aharon e determinou-lhes: “Levantai-vos e saí imediatamente do meio do meu povo e de minhas terras, vós e todos os filhos de Israel; ide, portanto, e servi a YHWH, como tendes insistido! 32Levai convosco vossos rebanhos e vosso gado, como pedistes, parti e pedi a vosso Elohim para que eu também seja abençoado”.

33E os mitzrim pressionavam o povo a que abandonasse depressa o país, exclamando: “Eis que morreremos todos!” 34O povo levou, pois, a farinha amassada, antes que levedasse, e as amassadeiras atadas em trouxas com seus mantos sobre os ombros.

Espoliação dos egípcios

35Os filhos de Israel fizeram como Mosheh havia dito, e pediram aos mitzrim objetos de prata, objetos de ouro e roupas. 36YHWH fez que seu povo encontrasse favor aos olhos dos mitzrim, de maneira que estes lhes davam o que pediam; e despojaram os mitzrim.

A partida de Israel

37Os israelitas partiram de Ramessés até Sucote. Havia cerca de seiscentos mil homens a pé, além de mulheres e crianças. 38Grande multidão de estrangeiros de todo tipo também seguiu com eles, além de grandes rebanhos, tanto de bois como de ovelhas e cabras.39Com a massa que haviam trazido do Mitzrayim, fizeram pães sem fermento. A massa não tinha fermentado, pois eles foram expulsos do Mitzrayim e não tiveram tempo de preparar comida.

40Ora, a permanência dos filhos de Israel no Mitzrayim durou quatrocentos e trinta anos.41Exatamente no dia em que se completaram os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do YHWH abandonaram o Mitzrayim.

42Assim como YHWH passou em vigília aquela noite para tirar das terras dos mitzrim os filhos de Israel, estes semelhantemente devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar YHWH, o Eterno, por todas as suas gerações.

Prescrições a respeito da Páscoa
43Então YHWH ordenou a Mosheh e a Aharon: “Eis as leis para o sacrifício de Pessah: Nenhum estrangeiro poderá comê-la. 44Entretanto, o escravo comprado, depois de circuncidado, terá o direito de comê-la também. 45O residente temporário e o assalariado estrangeiro, ainda que circuncidado, dela não comerão. 46Há de se comer numa só casa, e não levareis dessa casa nenhum pedaço de carne. Não quebrareis osso algum. 47Toda a comunidade de Israel o fará. 48Se algum imigrante estrangeiro habita contigo, e quiser celebrar o Pessah para YHWH, terá de circuncidar todos os de sexo masculino de sua família; então poderá participar. 49“A mesma lei se aplicará ao natural da terra e ao prosélito (o estrangeiro residente)”.

50Assim, todos os filhos de Israel fizeram tudo como o YHWH lhes havia ordenado por intermédio de Mosheh e Aharon. 51No mesmo dia, YHWH tirou todos os filhos de Israel do Mitzrayim, organizados de acordo com seus exércitos

SÉTIMO
A consagração dos primogênitos
13:1
Então o YHWH Elohim ordena a Mosheh: 2“Consagra-me todos os primogênitos, todo primeiro filho israelita que vem à luz me pertence, não somente entre os seres humanos, mas também entre os animais!”.

Os Ázimos
3E Mosheh discursa ao povo: “Celebrai perpetuamente este dia em que saístes do Mitzrayim, da casa da escravidão; pois com mão poderosa o YHWH vos tirou de lá; e, por isso, não comereis pão fermentado. 4Hoje é um dia de primavera, no mês de Abibe, e estais abandonando as terras do Mitzrayim. 5Quando YHWH vos fizer adentrar a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos heveus e dos jebuseus – território que jurou a vossos antepassados que vos daria, terra onde manam leite e mel –, então havereis de celebrar esta cerimônia sempre neste mesmo mês. 6Comereis pães sem fermento durante sete dias, e no sétimo dia haverá uma grande festa para YHWH. 7Durante sete dias serão comidos pães sem fermento; não haverá em vossas casas nada de fermentado, nem em todo o vosso território. 8Naquele dia, assim falarás a teu filho: ‘Eis o que YHWH fez por mim, quando saí do Mitzrayim!” 9E será como sinal da tua mão, um memorial entre os teus olhos, para que a lei de YHWH esteja na tua boca; pois YHWH te tirou do Mitzrayim com braço forte. 10Observarás esta lei perpetuamente no tempo determinado, de ano em ano.

O Memorial dos primogênitos 
11Depois que o YHWH te fizer entrar na terra dos cananeus, como jurou a ti e a teus pais entregar-te por herança, 12separarás para YHWH o primeiro nascido de todo ventre. Todos os primeiros machos de teus rebanhos pertencem ao YHWH. 13Resgatarás com um cordeiro toda primeira cria dos jumentos, mas se não quiseres resgatá-la, tu lhe quebrarás o pescoço; mas todo primogênito do homem, entre teus filhos, tu o resgatarás



MAFTIR

14E quando amanhã o teu filho te perguntar: ‘Que é isto?’- responder- lhe-ás:‘YHWH tirou-nos do Mitzrayim, da casa da escravidão, com mão poderosa! 15Porquanto tendo se obstinado o Faraó e não querendo deixar-nos partir, YHWH matou todos os primogênitos na terra do Mitzrayim, desde o filho mais velho do homem até as primeiras crias dos animais. É por isso que sacrificamos a YHWH todo primeiro filhote macho entre os animais. Mas pagamos o preço do resgate para ficarmos com nossos primogênitos. 16Isso será, pois, como um sinal amarrado à tua mão esquerda e tefilin, um símbolo em tua testa, como uma lembrança de que YHWH nos tirou do Mitzrayim com mão forte!”
 



Parashah בֹּא - Bô
(Vai)

  Nevyim
Yrmeyahu (Jeremias)
46:13-28

46:13Esta é a palavra que o YHWH comunicou ao profeta Yrmeyahu(Jeremias) sobre a vinda de Nevuchadnetzar(Nabucodonosor), rei da Bavel(Babilônia), com o objetivo de atacar o Mitzrayim:

14“Anunciai isto no Mitzrayim, proclamai-o em Migdol; de igual modo aclamai em Nof(Mênfis) e em Tahpanhes(Tafnes); bradai: ‘Apresenta-te e prepara-te, porquanto a espada consumirá todos quantos te cercam!’

15Ora, por que motivo o elohim Ápis(Touro), e seus guerreiros fugiram ou estão estirados no chão? Eis que o touro poderoso jaz no solo, porque YHWH o derrubou!

16Fez tropeçar a multidão; caíram uns sobre os outros e gritaram: ‘Levantai-vos, e voltemos todos para o nosso povo, para a terra do nosso nascimento, por causa da violenta espada que nos oprime e destrói!

17o faraó, rei do Mitzrayim, é alarde e nada mais! Eis que ele deixou passar a sua oportunidade!’

18“Juro pela minha vida”, afirma o Rei, cujo Nome é YHWH dos Exércitos, “certamente ele virá como o Tabor, um dos mais altos montes, ou como o Carmelo próximo ao mar. 19Prepara-te, portanto, a fim de ires para o cativeiro, ó habitante do Mitzrayim; porque Nof(Mênfis) será arruinada e incendiada, até que nenhuma pessoa consiga habitar ali.

20O Mitzrayim é uma bela novilha, mas do Norte vespas vêm contra ela.

21Até mercenários em seu meio são como bezerros de engorda; mas também eles viraram as costas, bateram em retirada todos juntos, não puderam resistir; porque se abateu sobre eles o Dia da sua ruína e o tempo do seu castigo.

22Eis que o Mitzrayim fará um ruído semelhante ao da serpente em fuga à medida que o inimigo avança com grande poder e violência. Um exército se precipitará sobre ele; guerreiros armados com machados, como homens que derrubam árvores.

23Eles colocarão abaixo toda a sua floresta”, assegura YHWH, “por mais densa e resistente que seja! São mais que os gafanhotos; são incontáveis!

24A filha do Mitzrayim, isto é, a cidade, será absolutamente humilhada e entregue será nas nãos do povo do Norte!”

25O Eterno Todo-Poderoso dos Exércitos, o Elohim de Israel, afirma: “Castigarei Amom, elohim de No, Tebas, o faraó, o Mitzrayim, todas as suas divindades e reis, e também os que depositam sua confiança no faraó. 26Eu os entregarei nas garras daqueles que aspiram tirar-lhes a vida; isto é, nas mãos de Nevuchadnetzar (Nabucodonozor), rei da Bavel, e de seus oficiais. No entanto, mais tarde, o Mitzrayim tornará a ser habitado como em épocas passadas”, afirma o YHWH.

27Mas tu, não temas, ó meu servo Yaakov! Tampouco te apavores, ó Israel; pois Eu mesmo salvarei e livrarei a ti, ainda que de um lugar muito distante, bem como a tua descendência, da terra do cativeiro; então Yaakov retornará e viverá em paz e segurança, e ninguém o perturbará.

28Sendo assim, não temas, meu servo Yaakov! Eis que estou contigo!” declara YHWH. “Devastarei por completo todas as nações entre as quais Eu mesmo te dispersei; contudo, a ti não destruirei totalmente. Eu te punirei como mereces, mas não serei severo demais contigo!”





Parashah בֹּא - Bô  

(Vai)

Brit Chadashah 
Matityahu (Mateus)
25:1-46

 25:1 Portanto, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo. 2 Cinco delas eram sábias, mas outras cinco eram inconseqüentes. 3 As que eram inconseqüentes, ao pegarem suas candeias, não levaram óleo de reserva consigo. 4 Entretanto, as prudentes, levaram óleo em vasilhas, junto com suas candeias. 5 O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. 6 À meia-noite, ouviu-se um grito: ´Eis que vem o noivo! Saí ao seu encontro!` 7 Então, todas as virgens acordaram e foram preparar suas candeias. 8 As insensatas recorreram às sábias: ´Dai-nos um pouco do vosso azeite, porque as nossas candeias estão se apagando`. 9 Porém as sábias responderam: ´Não podemos, pois assim faltará tanto para nós quanto para vós outras! Ide, portanto, aos que o vendem e comprai-o`. 10 Mas, saindo elas para comprar, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete de núpcias. E a porta foi fechada. 11 Mais tarde, todavia, chegaram as virgens imprudentes e clamaram: ´Adon! Adon! Abre a porta para nós!` 12 Contudo ele lhes respondeu: ´Com certeza vos afirmo que não vos conheço`. 13 Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, tampouco a hora em que o Filho do homem chegará.

14 Digo também que o Reino será como um senhor que, ao sair de viagem, convocou seus servos e confiou-lhes os seus bens. 15 A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um talento; a cada um conforme a sua capacidade pessoal. E, em seguida, partiu de viagem.16 O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, investiu-os, e ganhou mais cinco. 17 Da mesma forma, o que recebera dois talentos ganhou outros dois. 18 Entretanto, o que tinha recebido um talento afastou-se, cavou um buraco na terra e escondeu o dinheiro que o seu senhor havia confiado aos seus cuidados.

19 Após um longo tempo, retornou o senhor daqueles servos e foi acertar contas com eles. 20 Então, o servo que recebera cinco talentos se aproximou do seu senhor e lhe entregou mais cinco talentos, informando: ´O senhor me confiou cinco talentos; eis aqui mais cinco talentos que ganhei`. 21 Respondeu-lhe o senhor: ´Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!`.

22 Assim também, aproximou-se o que recebera dois talentos e relatou: ´Adon, dois talentos me confiaste; trago-lhe mais dois talentos que ganhei`. 23 O senhor lhe disse: ´Muito bem, servo bom e fiel! Foste fiel no pouco, muito confiarei em tuas mãos para administrar. Entra e participa da alegria do teu senhor!`.

24 Chegando, finalmente, o que tinha recebido apenas um talento, explicou: ´Adon, eu te conheço, sei que és um homem severo, que colhe onde não plantou e ajunta onde não semeou. 25 Por isso, tive receio e escondi no chão o teu talento. Aqui está, toma de volta o que te pertence`.

26 Sentenciou-lhe, porém, o senhor: ´Servo mau e negligente! Sabias que colho onde não plantei e ajunto onde não semeei? 27 Então, por isso, ao menos devíeis ter investido meu talento com os banqueiros, para que quando eu retornasse, o recebesse de volta, mais os juros. 28 Sendo assim, tirai dele o talento que lhe confiei e dai-o ao servo que agora está com dez talentos.

29 Pois a quem tem, mais lhe será confiado, e possuirá em abundância. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. 30 Quanto ao servo inútil, lançai-o para fora, às trevas. Ali haverá muito pranto e ranger de dentes`.

31 Quando o Filho do homem vier em sua tiferet, com todos os malahim, então, se assentará em seu trono na tiferet nos céus. 32 Todas as nações serão reunidas diante dele, e Ele irá separar umas das outras, como o pastor separa os bodes das ovelhas. 33 E posicionará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.

34 Então, dirá o Rei a todos que estiverem à sua direita: ´Vinde, abençoados de meu Pai! Recebei como herança o Reino, o qual vos foi preparado desde a fundação do mundo. 35 Pois tive fome, e me destes de comer, tive sede, e me destes de beber; fui estrangeiro, e vós me acolhestes. 36 Quando necessitei de roupas, vós me vestistes; estive enfermo, e vós me cuidastes; estive preso, e fostes visitar-me`. 37 Então, os justos desejarão saber: ´Mas, Adon! Quando foi que te encontramos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te saciamos? 38 E quando te recebemos como estrangeiro e te hospedamos? Ou necessitado de roupas e te vestimos? 39 Ou ainda, quando estiveste doente ou encarcerado e fomos ver-te?`. 40 Então o Rei, esclarecendo-lhes responderá: ´Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o fizestes para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o fizestes`.

41 Mas o Rei ordenará aos que estiverem à sua esquerda: ´Malditos! Apartai-vos de mim. Ide para o fogo eterno, preparado para o Inimigo e os seus malahim. 42 Porquanto tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e nada me destes de beber. 43 Sendo estrangeiro, não me hospedastes; estando necessitado de roupas, não me vestistes; encontrando-me enfermo e aprisionado, não fostes visitar-me`. 44 E eles também perguntarão: ´Mas Adon! Quando foi que te vimos com fome, sedento, estrangeiro, necessitado de roupas, doente ou preso e não te auxiliamos?` 45 Então o Rei lhes sentenciará: ´Com toda a certeza vos asseguro que, sempre que o deixastes de fazer para algum destes meus irmãos, mesmo que ao menor deles, a mim o deixastes de fazer`.46 Sendo assim, estes irão para o sofrimento eterno, porém os justos, para a vida eterna`.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


01º)
De que forma os grandes feitos de YHWH seriam repassados aos filhos e descendentes?

02º)
Que pragas finais estão contidas nesta parashah e que comentários podemos traçar sobre cada uma delas?

03º)
Como podemos analisar o fato de que Mosheh não citou nem as mulheres nem as crianças para prestação de uma grande festa a YHWH no deserto, mas indicou Velhos, Jovens (filhos e filhas), Homens e animais?

04º)
Apenas quem o Faraó liberou para essa festa? Comente a dureza do coração do faraó.

05º)
Qual o paralelo que podemos fazer nos dias de hoje quanto ao fato dos egípcios ficarem por 3 dias no escuro e os hebreus não?

06º)
Que ameaça fez o faraó a Mosheh e qual a explicação para que o coração do faraó mais uma vez endurecesse?

07º)
Enumere as orientações que YHWH fez a Mosheh na parashah 12:1-20.

08º)
O que significa Pessah?

09º) Podemos comemorar a Pessah em qualquer data como fazem outras religiões?

10º) Quantos Homens saíram a pé do Egito e quantos anos foram os de cativeiro desse povo?

11º) Como podemos analisar a precisão de tempo de YHWH quanto ao dia em que o cativeiro acabou, será nosso Elohim tão preciso assim? Não deveríamos também tomar essa essência de precisão e de fazer as coisas nos tempos corretos? Ou isso é ser radical demais? Pode ser do nosso Jeito também?

12º) Como podemos analisar ou explicar os textos abaixo:

a) 44Entretanto, o escravo comprado, depois de circuncidado, terá o direito de comê-la também. 45O residente temporário e o assalariado estrangeiro, ainda que circuncidado, dela não comerão.

b) 48Se algum imigrante estrangeiro habita contigo, e quiser celebrar o Pessah para YHWH, terá de circuncidar todos os de sexo masculino de sua família; então poderá participar. 49“A mesma lei se aplicará ao natural da terra e ao prosélito (o estrangeiro residente)”.

13º) Algum Similaridade entre não quebrar os ossos dos animais em Pêssah e o Sacrifício de nosso Mestre que também não teve os ossos quebrados? Seria esse um sinal que confirmaria cabalmente o verdadeiro cordeiro e sua missão em ser nossa expiação constante até o estabelecimento de seu Reino?

14º)
Como explicar o texto abaixo:

a) 13:1Então o YHWH Elohim ordena a Mosheh: 2“Consagra-me todos os primogênitos, todo primeiro filho israelita que vem à luz me pertence, não somente entre os seres humanos, mas também entre os animais!”

15º) Diante da evidência que esta é uma festa perpétua (13:3) como podemos fazer um paralelo em nossas vidas comparando o Egito a vida de Pecado? Será que realmente fomos libertos deste sistema e cultura pagã?



Questionamentos gerais


1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)