Resumo da Torá
1ª Aliah
#01 – Passukim 10:01-02 – YHWH ordena a Mosheh falar com Faraó, que foi ainda mais obstinado (endurecido) pelo Eterno juntamente com seus conselheiros irredutíveis, para que YHWH pudesse realizar suas obras e para que no futuro Mosheh contasse a seus filhos e Netos todas estas coisas, para que todos soubessem quem era YHWH e suas maravilhas.
#02 – Passukim 10:03-06 – Mosheh e Aharon anunciam a praga dos gafanhotos ao Faraó, detalhando suas terríveis consequências, e tendo dito todas essas coisa Mosheh virou as costas e saiu rapidamente.
#03 – Passukim 10:07-11 – Os conselheiros do Faraó falam do grande problema no Egito, e aconselham o Faraó que os deixassem adorar a YHWH. Então o Faraó perguntou a Mosheh quem irá? Então Mosheh o informa que iriam, Jovens, velhos, filhos, filhas e gado.Porém o Faraó nega o pedido liberando apenas os homens e foram expulsos da presença do Faraó.
2ª Aliah
#04 – Passukim 10:12-15 – YHWH orienta Mosheh a estender a mão sobre o Egito para que venham os gafanhotos, e assim Mosheh com seu cajado o fez e um vento do oriente soprou a noite toda e trouxe enorme quantidade de gafanhotos ao egito que devoravam tudo.
#05 – Passukim 10:16-20 – O Faraó chamou às pressas Mosheh e declara que errou contra YHWH pedindo-lhe que tirasse aquela praga do meio do seu povo, e assim Mosheh se retirando de sua presença orou a YHWH que prontamente envia um vento do ocidente e limpou todos os gafanhotos que caíram no Mar de Juncos.No entanto YHWH endereceu mais o coração do Faraó que não deixa o povo partir
#06 – Passukim 10:21-23 – YHWH diz a Mosheh que estenda sua mão e que densas trevas (que seria apalpadas) viesses ao Egito, e assim Mosheh o fez e por 3 dias os Egípcios ficaram na escuridão, contudo os Israelitas tinham luz Natural em suas casas
3º Aliah
#07 – Passukim 10:24-29 – O Faraó chama Mosheh e propõe-lhe que todos podem ir, inclusive mulheres e crianças, contudo só fique o gado, contudo Mosheh explica sobre seus sacrifícios e que até os animais deveriam ser liberados para escolha no local. YHWH endurece mais o coração do Faraó e este ordena a Mosheh: Aparta-te de mim e te cuides de não ver-me mais pois se isso acontecer morrerás.
#08 – Passukim 11:01-03 – YHWH anuncia a última praga para a libertação definitiva e orienta também que os israelitas (homens e mulheres) peçam objetos de prata e ouro e YHWH fez os egípcios que liberassem favor junto aos israelitas(“simpatia profunda”) inclusive o próprio Mosheh era muito estimado entre os egípcios e até os conselheiros do Faraó o respeitavam.
4ª Aliah
#09 – Passukim 11:04-08 – Mosheh proclama ao Faraó que YHWH afirma que passaria a meia-noite no meio do egito e todo o primogênito na terra do egito morrerá, desde o filho do faraó até o filho da escrava bem como as primeiras crias de seus gados, no entanto isso não acontecerá com os israelitas, para que saibam a YHWH fez diferença entre os egípcios e os israelitas, e assim tu(Faraó) e teus conselheiros suplicando dirão: “Sai tu e teu povo que te segue”. Depois disso saiu Mosheh irado da presença do Faraó.
#10 – Passukim 11:09-10 – YHWH avisa que novamente o Faraó não vai ouvir, mas isso era propósito de YHWH para que pudesse manifestar seu poder, ou seja essa era uma inflamação imposta ao Faraó, que de fato não permitiu mais uma vez a saída dos hebreus do Egito.
#11 – Passukim 12:01-10 – YHWH estabelece o princípio dos meses a partir de então (um fato tão importante que muda uma contagem de tempo para que 'ninguém esqueça). Assim é estabelecida a pessach que no 10 do primeiro mês(Aviv[significa primavera]) fosse separado um cordeiro, até o dia 14 para seu sacrifício, de 1 ano e perfeito fosse sacrificado, seu sangue passado nos umbrais das portas e que este cordeiro/cabrito fosse consumido pela família, e nada sobrasse desta carne, comeriam com matzar naquela mesma noite e também com ervas amargas, nada crú nem cozido poderia ser comido, tudo deverá ser assado em brasa.
#12 – Passukim 12:11-14 – Após comer deveis estar prontos: cinto atado, sandálias nos pés e cajado na mão(comer as pressas), é a passagem de YHWH que matará todo primogênito com exceção dos que procedem com as orientações de YHWH, o sangue nas portas os protegerá da morte, e este Dia será um memorial celebrado pra sempre em todas as gerações,
#13 – Passukim 12:15-20 – durante 7 dias se comerá matzar(sem fermento) e todo fermento deve ser tirado da casa, caso contrario o desobediente deve ser eliminado de israel. Será assembléia separada no primeiro e no sétimo dia, são para descanso(shabatot).Então na tarde do 14º dia comereis o matzar até o 21º dia,, e não comereis nenhum alimento fermentado.
5ª Aliah
#14 – Passukim 12:21-28 – Mosheh convoca os anciãos e autoridades para escolha do cordeiro/cabrito conforme cada família para o imolar e tomai hissopo, molhando no sangue numa bacia para marcar as portas, nos umbrais e depois disso não se saísse da casa até a manhã do dia seguinte, pois essas marcas iriam ser o sinal para que o primogênito da casa fosse poupado pelo destruidor. Isto será um mandamento perpétuo ensinado em todas as gerações através de um rito para que este fosse lembrado. E Assim executaram todas as instruções
6ª Aliah
#15 – Passukim 12:29-34 – Tudo aconteceu como YHWH falou e pela madrugada ouvia-se o pranto no egito pois em todas as casas uma morte era constatada, do filho do Faraó até o filho da escrava, os primogênitos. E Ainda não havia amanhecido quando o Faraó manda chamar Mosheh e o informa que deveria sair com todo o seu povo do Egito, bem como com seus rebanhos e os Egípcios pressionavam para que saíssem às pressas
#16 – Passukim 12:35-36 – Os israelitas pedem aos Egípcios ouro, prata e roupas como havia orientado Mosheh e YHWH fez com que seu povo fosse visto com graça pelos Egípcios.
#17 – Passukim 12:37-42 – 600 mil homens, fora mulheres e crianças, saíram de Ramisses até sucote e grande multidão de estrangeiros de todo o tipo também os seguiram e com a massa trazida do egito faziam matzar. Ficaram os israelitas no egito por 430 anos e saíram no exato dia desse aniversário(sincronismo).A vigilia de YHWH deveria ser também obedecida pelos israelitas para sempre (isso acontece hoje?)
#18 – Passukim 12:43-51 – YHWH estabelece o mandamento do sacrifício de Pessach e quem poderia participar da celebração (importância do comer),não poderia ser comido em mais de uma casa, nada sobraria, e nenhum osso seria quebrado (Mashiach também não, assim como o cordeiro), o estrangeiro que morava com o israelita poderia participar desde que os fizesse circuncidar todos de sua casa, isso seria tanto ao imigrante como ao prosélito. Assim no mesmo dia todos todos obedeceram e foram tirados do Egito organizados conformes seus exércitos/tribos.
7ª Aliah
#19 – Passukim 13:01-02 – YHWH pede os novos primogênitos a ELE, que sejam consagrados, inclusive os animais.
#20 – Passukim 13:03-13 – Mosheh discursa ao Povo para que celebrem a libertação do Egito neste mes de Abibe, quando chegassem na terra prometida e explica mais uma vez como deveria ser, que comesse o matzar e contassem aos seus filhos toda essa história.
MAFTIR
#21 – Passukim 13:11-16 – Lembra de separa os filhos e o gado primogênito na entrada de canaã com sistema de resgate(kapará) e Orienta aos todos quanto as perguntas dos filhos sobre todos esses eventos de libertação e a justificativa de matar os filhotes em resgate. Haverá também os tefilotes nas mãos e na cabeça como memorial