Parashah  וַיֵּלֶךְ  -  Vayeilech
(Ele vai)

Vayeilech é a 52ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 9ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).
 

Torah – Devarim (Deuteronomio) 31:1-30 | Profetas – ,Os 14:1-9, Mq.7:18-20, Is.55:6-56:8,
| Escritos Netzarim - Yochanan (João) 18:1-19:42 (mechubarôt)



Parashah וַיֵּלֶךְ - Vayeilech
Ele vai

 Devarim (Palavras)
31:1-30


 
PRIMEIRA
31:1 Moisés proclamou estas palavras a todo o Israel:

31:2 ´Tenho hoje cento e vinte anos de idade e já não me sinto capaz de liderar-te. Além disso, o SOBERANO me preveniu: ´Não atravessarás o Jordão!`

31:3 Portanto, quem vai atravessar à tua frente é a própria pessoa de YHWH, teu Elohim. Ele mesmo exterminará estas nações pagãs da tua frente e conquistará a terra. Josué também atravessará à tua frente, comandando-te, conforme o SOBERANO já te comunicou.

SEGUNDA 
31:4 E YHWH tratará destas nações adversárias do mesmo modo como tratou Seom e Ogue, os reis dos amorreus, os quais reduziu a ruínas e arrasou a terra deles.

31:5 O SOBERANO as entregará a vós e as tratareis conforme os mandamentos que vos ordenei.

31:6 Sede fortes e corajosos! Não tenhais medo nem fiqueis aterrorizados diante delas, porque YHWH, vosso Elohim, é quem vai convosco! O Eterno nunca vos deixará, jamais vos abandonará!`

TERCEIRA
31:7 Em seguida, Moisés convocou Josué e ordenou-lhe: ´Sê forte e destemido, pois tu adentrarás com todo este povo na terra que YHWH jurou a teus antepassados que vos daria, e tu os farás herdá-la de fato!

31:8 O próprio SOBERANO marchará à tua frente. Ele estará sempre contigo! Nunca te deixará, jamais te abandonará! Não tenhas medo, nem te apavores!`

31:9 Moisés escreveu então esta Torá, a Torah, e deu-a aos sacerdotes, os filhos de Levi, que carregavam a Arca da Aliança de YHWH, como também a todos os líderes do povo de Israel.

QUARTA
31:10 E Moisés orientou-os: ´No fim de cada sete anos, precisamente no ano do Cancelamento das Dívidas, durante a festa dos Tabernáculos,

31:11 quando todo o povo de Israel vier apresentar-se diante de YHWH, teu Elohim, no lugar que Ele mesmo tiver separado, tu proclamarás esta Torá, Torah, aos ouvidos de todo o Israel.

31:12 Reúne, pois, o povo: todos os homens, as mulheres, as crianças e o estrangeiro que está vivendo em tuas cidades, para que ouçam e aprendam a amar com reverência o SOBERANO, teu Elohim, e cuidem de colocar em prática todas as palavras desta Torá, Torah.

31:13 E teus filhos que ainda não conhecem a história, nem o temor do SOBERANO, ouvirão e aprenderão a amar com reverência a YHWH, teu Elohim, durante todos os dias em que viveres sobre a face da terra da qual vais tomar posse em breve, assim que atravessares o Jordão!`

QUINTA
31:14 Então o SOBERANO falou a Moisés: ´Eis que o dia da tua morte se aproxima. Convoca Josué, e apresentai-vos na Tenda do Encontro, a fim de que Eu lhe transmita minhas ordens!` Moisés e Josué dirigiram-se à Tenda do Encontro.

31:15 YHWH apareceu na Tenda, em meio a uma coluna de nuvem; e a coluna de nuvem pairou sobre a entrada da Tenda.

31:16 E o SOBERANO disse a Moisés: ´Eis que vais descansar na companhia dos teus antepassados, e este povo se levantará para se prostituir deixando-se iludir e seguindo os deuses pagãos da terra estrangeira em que está para entrar. E, desse modo, Israel vai me desprezar, rompendo a Aliança que com ele estabeleci.

31:17 Naquele dia minha ira se inflamará terrivelmente contra todo este povo e o abandonarei, ocultando-lhe a minha face. Então Israel será devorado e muitos males e adversidades o atingirão. E naquele dia Israel se questionará: ´Se tantos males e desfavores estão me atingindo, será porque meu Elohim não está mais comigo?`

31:18 Sim, naquele dia Eu lhes esconderei completamente o meu rosto, por causa de todo o mal que Israel houver cometido, dedicando seu louvor para outros deuses!

31:19 E agora, escrevei este cântico para vós. Ensinai-o aos filhos de Israel, colocai-o em sua boca, para que ele seja um testemunho a meu favor contra os filhos de Israel.

SEXTA
31:20 Quando Eu o tiver feito adentrar na terra onde manam leite e mel, terra que prometi sob juramento a seus pais na antiguidade, e quando tiver comido com fartura e houver prosperado, engordará e se deixará seduzir por outros deuses e os servirá, abandonando-me e rompendo a minha Aliança.

31:21 Portanto, quando muitos males e desfavores o tiverem atingido, esta canção deporá contra ele próprio, como testemunho, porquanto não será esquecido nos lábios da sua descendência. Eu conheço com toda a clareza o pensamento deste povo; mesmo antes de conduzi-los para a terra que jurei dar a eles, Eu sei muito bem o que estão planejando em seus corações fazer lá!

31:22 E naquele mesmo dia Moisés escreveu esta canção e a ensinou a todo povo de Israel.

31:23 Então YHWH deu esta ordem a Josué, filho de Num: ´Sê forte e destemido, pois tu farás adentrar os filhos de Israel na terra que Eu lhes havia prometido; quanto à minha pessoa, Eu estarei contigo!`

31:24 Logo depois que Moisés terminou de escrever em um livro as palavras desta Torá, Torah, do início ao fim,

SÉTIMA
31:25 transmitiu esta ordem aos levitas que transportavam a Arca da Aliança de YHWH:

31:26 ´Tomai este Livro da Torá, da Torah, e colocai-o ao lado da Arca da Aliança de YHWH, vosso Elohim, onde deverá permanecer como testemunha contra ti!

31:27 Porque Eu conheço teu ruach rebelde e tua dura cerviz. Se hoje, enquanto ainda estou vivo e em tua presença, sois teimosos e rebeldes contra o SOBERANO, quanto mais após a minha morte!

MAFTIR

31:28 Agora, pois, reuni junto a mim todos os anciãos, líderes de vossas tribos, e os vossos escribas e oficiais, para que eu fale estas palavras aos seus ouvidos, e tome o céu e a terra como testemunhas contra eles.

31:29 Pois eu sei que após a minha morte ireis vos corromper completamente, desviando-vos do Caminho que vos ordenei; então a desfavor vos sobrevirá no futuro, por terdes vos entregado à prática do que é mau aos olhos do SOBERANO, irando-o terrivelmente por meio das obras das vossas próprias mãos!`

31:30 A seguir, Moisés recitou em alta voz as palavras desta canção, do começo ao fim, na presença de toda a congregação israelita: 





Parashah וַיֵּלֶךְ - Vayeilech
Ele vai

  Nevyim
Os 14:1-9, Mq.7:18-20, Is.55:6-56:8


הושיע - Hoshea (Oséias)

14:1 Volta, ó Israel! Volta para YHWH teu Elohim, Elohim, ó povo de Israel. Afinal, foram teus próprios pecados que causaram a tua queda!

14:2 Agora, preparai, pois, o que vais dizer e retornai para YHWH; e rogai-lhe: ´Perdoa toda a nossa maldade e todos os nossos pecados e, mediante teu amor misericordioso aceita nossa adoração, a fim de que possamos te oferecer o sacrifício dos nossos lábios com os novilhos.

14:3 A Assíria não nos salvará, não mais montaremos cavalos de guerra; e jamais cultuaremos as obras de nossas próprias mãos, dizendo: ´Tu és o nosso Elohim!`. Porquanto só tu ó Elohim, nosso Elohim, és compassivo e cuidas do órfão e de todos os necessitados!`

14:4 ´Eis que Eu curarei a sua infidelidade e os amarei de todo o meu coração; porque a minha ira já se retirou de sobre eles.

14:5 Serei, portanto, como o orvalho para Israel; ele haverá de florescer como o lírio e lançará suas raízes como o cedro do Líbano;

14:6 seus ramos crescerão, seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância como a do cedro do Líbano.

14:7 Os que habitavam em segurança à sua sombra retornarão; renascerão como o trigo, e florescerão como a videira; e o renome de Israel será como o do vinho do Líbano.

14:8 Ó Efraim, o que tenho Eu com os ídolos? Eis que Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim procede o teu fruto!

14:9 Quem é sábio e tem binah? Todo aquele que considera a minha Palavra! Quem tem discernimento e bom senso? Aqueles que se dedicam a compreender as minhas orientações! Ora, o Caminho de YHWH é a Verdade; e os justos andam nele, mas os ímpios e transgressores tropeçarão e cairão!


מיכה - Micha (Miquéias)

7:18 Quem é, pois, comparável a ti, ó´Êl, Elohim, que perdoas todos os pecados e não mais relembra a transgressão do remanescente da tua herança? Eis que tu não permaneces irado para sempre, pelo contrário, teu prazer eterno é demonstrar o teu amor!

7:19 De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossa malignidades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar!

7:20 Mostrarás a tua lealdade a Jacó, e teu amor misericordioso a Abraão, conforme assim o prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antiguidade!


 ישעיהו - Yeshayahu (Isaías)

55:6 Procurai a YHWH enquanto é possível encontrá-lo; invocai-o enquanto está próximo.

55:7 Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau as suas maquinações, e volte para YHWH, pois ele terá misericórdia dele; retornai ao nosso Elohim, pois ele dá de bom grado o seu perdão.

55:8 ´Afinal, os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos!` Afirma YHWH, o SOBERANO.

55:9 ´Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

55:10 Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam,

55:11 assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

55:12 Haveis de sair com grande alegria e em shalom sereis reconduzidos, os montes e colinas irromperão em canto diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas em uníssono.

55:13 No lugar do espinheiro crescerá o pinheiro, o cipreste; em vez de urtigas e roseiras bravas, cheias de espinho, crescerá a murta e o zimbro. Isso servirá de testemunho e exaltará o Nome de YHWH, para sinal eterno, que jamais será apagado!`

56:1 Assim diz YHWH, o SOBERANO: ´Observai o Direito! Praticai a Justiça! Porquanto a minha Salvação está prestes a chegar e a minha justiça, a manifestar-se.

56:2 Bem-aventurado o homem que assim entende e procede; feliz a pessoa que nestes princípios permanece inabalável, observando o Shabbãth, shabat, para não profaná-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal!`

56:3 Que nenhum estrangeiro que se disponha a unir-se a YHWH venha dizer: ´É certo que o Eterno me excluirá do seu povo!` E que nenhum eunuco reclame: ´Não passo mesmo de uma árvore seca!`

56:4 Pois assim afirma o SOBERANO: ´Aos eunucos que guardarem os meus Shabatot, que agirem do modo como me agrada e se apegarem à minha Aliança,

56:5 a eles darei, dentro de meu templo e dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será jamais apagado.

56:6 E os estrangeiros que se unirem a YHWH para adorá-lo e servi-lo, para amarem o Nome do Eterno e dedicar-lhe culto, todos os que guardarem o shabat deixando de profaná-lo, e que se apegarem à minha Aliança,

56:7 todos estes trarei ao meu kadosh monte e lhes darei alegria em minha Casa de Tefilah. Seus holocaustos e demais sacrifícios serão igualmente aceitos em meu altar; porquanto a minha Casa será chamada Casa de Tefilah para Todos os Povos.

56:8 Oráculo do Soberano YHWH, daquele que reúne os exilados de Israel: ´Eis que reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos!`



Parashah וַיֵּלֶךְ - Vayeilech
Ele vai

Brit Chadashah 
Yochanan (João)
18:1-19:4

  
יוחנן - Yochanan (João)
  
18:1 Tendo Yeshua partilhado essas palavras, saiu acompanhado por seus discípulos e atravessou o vale de Quidrom. Do outro lado havia um olival, onde entrou com eles.

18:2 E Judas, o traidor, também conhecia aquele lugar, pois frequentemente Yeshua se reunia ali com seus discípulos.

18:3 Então, tendo Judas guiado um destacamento de soldados romanos e alguns guardas enviados pelos chefes dos sacerdotes e fariseus, chegou a esse lugar com lanternas, tochas e armas.

18:4 Entretanto, tendo Yeshua pleno da’at de tudo o que viria sobre Ele, saiu ao encontro deles e lhes perguntou: ´A quem procurais?`

18:5 Responderam-lhe: ´A Yeshua de Nazaré!` Ao que lhes respondeu Yeshua: ´Eu Sou Yeshua.` E Judas, aquele que o traiu, estava com eles.

18:6 Assim que Yeshua lhes disse: ´Eu Sou Yeshua`, eles recuaram atônitos e caíram no chão.

18:7 Então Yeshua lhes perguntou de novo: ´A quem procurais?` E eles disseram: ´A Yeshua de Nazaré.`

18:8 Yeshua lhes exclamou: ´Eu já vos disse que Eu Sou Yeshua. Por isso, se é a mim que buscais, deixai estes homens seguirem seus caminhos.`

18:9 Isso aconteceu para que se cumprissem as palavras que Ele dissera: ´Não perdi nenhum de todos os que me deste.`

18:10 Nesse momento, Simão Pedro, que portava uma espada, puxou-a da bainha e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. E o nome daquele servo era Malco.

18:11 Então Yeshua ordenou a Pedro: ´Embainha a tua espada! Acaso não haverei de beber o cálice que o Pai me deu?`

18:12 Assim, o destacamento de soldados com o seu comandante e os guardas dos judeus prenderam Yeshua e o amarraram.

18:13 E o conduziram primeiramente a Anás; pois era sogro de Caifás, sumo sacerdote naquele ano.

18:14 Ora, Caifás era quem havia sugerido aos judeus ser conveniente morrer um homem pelo povo.

18:15 Simão Pedro e outro discípulo estavam seguindo Yeshua. Por ser conhecido do sumo sacerdote, este discípulo entrou com Yeshua no pátio da casa do sumo sacerdote.

18:16 Entretanto, Pedro teve de ficar esperando do lado de fora da porta. O outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, voltou, falou com a criada encarregada da porta e levou Pedro para dentro.

18:17 Então, a jovem criada, encarregada da porta, perguntou a Pedro: ´Não és, tu também, um dos discípulos deste homem?` Pedro respondeu: ´Eu não sou.`

18:18 Fazia frio, e os servos e os guardas estavam ali; tendo acendido uma fogueira, esquentavam-se. E Pedro estava em pé entre eles, aquecendo-se também.

18:19 Então, o sumo sacerdote interrogou a Yeshua sobre seus discípulos e sua doutrina.

18:20 Declarou-lhe Yeshua: ´Eu tenho falado francamente ao mundo; ensinei frequentemente nas sinagogas e no templo, onde todos os judeus se reúnem, e nada disse em segredo.

18:21 Por que me interrogas? Pergunta àqueles que me ouviram o que lhes falei; eles bem sabem o que Eu disse.`

18:22 Assim que Yeshua disse isso, um dos guardas que ali estavam bateu-lhe fortemente no rosto, com a palma da mão, dizendo: ´Isso é maneira de responder ao sumo sacerdote?`

18:23 E Yeshua respondeu ao guarda: ´Se Eu disse algo de mal, revela o mal. Mas se disse a verdade por que me agrediste?`

18:24 Sendo assim, Anás mandou Yeshua, de mãos amarradas, a Caifás, o sumo sacerdote.

18:25 Enquanto isso, Pedro estava em pé, se aquecendo, quando alguém lhe perguntou: ´Não és, tu também, um dos discípulos dele?` Pedro nega dizendo: ´Não, eu não sou!`

18:26 Um dos criados do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro havia decepado a orelha, perguntou: ´Não te vi no olival com Ele?`

18:27 Mais uma vez Pedro negou, e naquele exato momento, um galo cantou.

18:28 Então os judeus levaram Yeshua da casa de Caifás para o Pretório. E já estava amanhecendo. Mas eles não entraram no Pretório, para evitar a contaminação cerimonial,pois desejavam comer a Páscoa.

18:29 Assim, Pilatos saiu para falar com eles e perguntou-lhes: ´Que acusação trazeis contra este homem?`

18:30 Responderam-lhe: ´Se Ele não fosse um malfeitor, não o teríamos entregado a ti.`

18:31 Entretanto, replicou-lhes Pilatos: ´Levai-o vós mesmos e julgai-o conforme a vossa Torah.` Ao que lhe contestaram os judeus: ´Mas nós não somos autorizados a matar ninguém.`

18:32 Isso ocorreu para que se cumprissem as palavras que Yeshua havia dito, revelando o tipo de morte que estava para sofrer.

18:33 Então Pilatos entrou novamente no Pretório, chamou a Yeshua e interrogou-lhe: ´És tu o rei dos judeus?`

18:34 Yeshua lhe respondeu: ´Essa questão é tua, ou outros te falaram a meu respeito?`

18:35 Replicou-lhe Pilatos: ´Porventura sou judeu? A tua própria gente e os chefes dos sacerdotes é que te entregaram a mim. Que fizeste?`

18:36 Ao que lhe afirmou Yeshua: ´Meu Reino não é deste mundo. Se fosse, os meus servos lutariam para impedir que os judeus me prendessem. Mas, agora, meu Reino não é daqui.`

18:37 Contudo, Pilatos lhe inquiriu: ´Então, tu és rei?` Ao que lhe respondeu Yeshua: ´Tu dizes acertadamente que sou rei. Por esta causa Eu nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que pertencem à verdade ouvem a minha voz.`

18:38 Então Pilatos questionou a Yeshua: ´Que é a verdade?` E assim que disse isso, saiu de novo para onde estavam reunidos os judeus, e disse-lhes: ´Não encontrei qualquer falta neste homem.

18:39 Entretanto, sei que é tradição, entre vós, que devo dar liberdade a um prisioneiro por ocasião da Páscoa. Sendo assim, quereis que eu vos liberte o Rei dos Judeus?`

18:40 Então os judeus exclamaram outra vez, dizendo: ´Não! Esse homem não, mas sim Barrabás!` Ora, Barrabás era um conhecido bandido.

19:1 Sendo assim, Pilatos tomou a Yeshua e o mandou flagelar.

19:2 Os soldados trançaram uma coroa de espinhos e a puseram na cabeça de Yeshua; e ainda vestiram-no com uma capa de púrpura.

19:3 Aproximavam-se dele e diziam: ´Salve, rei dos judeus!` E esbofeteavam seu rosto.

19:4 Mais uma vez, Pilatos saiu e afirmou aos judeus: ´Vede! Eu o trago à vossa presença, para saberdes que não encontro neste homem motivo algum que o possa condenar.`

19:5 Então, assim que Yeshua veio para fora, usando a coroa de espinhos e a capa de púrpura, disse Pilatos ao povo: ´Eis o homem!`

19:6 Ao verem-no, os chefes dos sacerdotes e os guardas gritaram: ´Crucifica-o! Crucifica-o!` Mas Pilatos contestou-os dizendo: ´Levai-o vós outros e crucificai-o. Pois eu não encontro nele culpa alguma.`

19:7 Responderam-lhe os judeus: ´Nós temos uma Torah e, conforme essa Torah, Ele deve morrer, pela blasfêmia de se declarar Filho de Elohim.`

19:8 Entretanto, ao ouvir essa alegação, Pilatos ficou ainda mais atemorizado,

19:9 e, voltando para dentro do Pretório, interrogou a Yeshua: ´De onde vens tu?` Todavia, Yeshua não lhe deu qualquer resposta.

19:10 Então Pilatos o advertiu: ´Tu te negas a responder-me? Não sabes que eu tenho autoridade para te libertar e poder para te crucificar?`

19:11 Ao que Yeshua lhe afirmou: ´Não terias qualquer poder sobre mim, se não te fosse dado de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado ainda maior.`

19:12 Desse momento em diante, Pilatos procurou libertar Yeshua, mas os judeus o ameaçaram exclamando: ´Se deixares esse homem em liberdade, não és amigo de César; pois todo aquele que se faz rei é contra César.`

19:13 Quando Pilatos ouviu esse clamor dos judeus, trouxe Yeshua para fora, no tribunal, e sentou-se no trono do juiz, em um lugar conhecido como Pavimento de Pedra, mas em aramaico é Gábata.

19:14 E esse era o Dia da Preparação, a sexta-feira da semana da Páscoa, por volta da hora sexta, quando, então, Pilatos declarou aos judeus: ´Eis aqui o vosso rei!`

19:15 Eles porém, exclamavam: ´À morte! À morte! Crucifica-o!` Então, Pilatos lhes perguntou: ´Devo crucificar o vosso rei?` E os chefes dos sacerdotes lhe responderam: ´Não temos rei, senão César!`

19:16 Diante disso, Pilatos entregou Yeshua para ser crucificado. Em seguida os carrascos se apoderaram de Yeshua e o levaram para fora.

19:17 E assim, carregando sua própria cruz, Yeshua saiu para um lugar chamado Calvário, Gólgota em aramaico,

19:18 onde o crucificaram, e com Ele outros dois, um de cada lado, e Yeshua no centro.

19:19 Então Pilatos mandou escrever uma placa e pregá-la no alto da cruz, com os seguintes dizeres: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

19:20 Muitos dos judeus leram a placa de Yeshua, pois o lugar em que Ele foi crucificado ficava próximo da cidade, e a placa estava escrita em aramaico, latim e grego.

19:21 Os chefes dos sacerdotes dos judeus discordaram de Pilatos, dizendo: ´Não escrevas: ´O Rei dos Judeus`, mas sim que esse homem se dizia rei dos judeus.`

19:22 Todavia Pilatos lhes asseverou: ´O que escrevi, escrevi.`

19:23 Após haver crucificado Yeshua, os soldados tomaram-lhe as vestes e as dividiram em quatro partes, uma para cada um deles, sobrando a túnica. Esta, entretanto, era sem costura, tecida numa única peça, de alto a baixo.

19:24 Comentaram, assim, uns com os outros: ´Não convém rasgá-la, mas vamos decidir, por sorteio, quem ficará com ela.` Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura ao declarar: ´Dividiram as minhas vestes entre si, e tiraram sortes pela minha túnica.` E assim procederam os soldados.

19:25 Próximo à cruz de Yeshua estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

19:26 Quando Yeshua, contudo, viu sua mãe e junto a ela o discípulo a quem Ele amava, disse à sua mãe: ´Mulher, eis aí teu filho!`

19:27 Em seguida, disse Yeshua ao seu discípulo: ´Eis aí a tua mãe!` E daquele momento em diante, o discípulo amado a recebeu como parte de sua família.

19:28 Mais tarde, sabendo Yeshua que tudo já estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, disse: ´Tenho sede!`

19:29 Próximo havia um cântaro cheio de vinagre; então embeberam uma esponja com vinagre, a colocaram na ponta de uma vara de hissopo, e a ergueram até à boca de Yeshua.

19:30 Então, assim que experimentou o vinagre, exclamou Yeshua: ´Está consumado!` E, inclinando a cabeça, entregou seu ruach.

19:31 E, porque era o Dia da Preparação da Páscoa, véspera de um Shabat especialmente sagrado, os judeus não admitiam que os corpos ficassem na cruz durante o shabat. Pediram, então, a Pilatos que mandasse quebrar as pernas dos crucificados e retirar seus corpos.

19:32 Sendo assim, vieram os soldados e quebraram as pernas do primeiro e em seguida do outro homem que com Yeshua haviam sido crucificados.

19:33 Mas quando se aproximaram de Yeshua e viram que Ele já estava morto, não lhe quebraram as pernas.

19:34 Contudo, um dos soldados perfurou o lado de Yeshua com uma lança, e imediatamente brotou sangue e água.

19:35 E aquele que a isso presenciou, disso deu seu testemunho; e o seu depoimento é verdadeiro. Pois ele está consciente de que está relatando a verdade para que também vós creiais.

19:36 E todas essas coisas ocorreram para que se cumprisse a Escritura: ´Nenhum dos seus ossos será quebrado.`

19:37 E mais ainda, como diz a Escritura em outra passagem: ´Olharão para Aquele a quem traspassaram.`

19:38 Algum tempo mais tarde, José de Arimateia, que era um discípulo de Yeshua, ainda que secretamente, por causa do medo que tinha dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Yeshua. E Pilatos concedeu a ele permissão. Então José de Arimateia veio e retirou o corpo de Yeshua.

19:39 Nicodemos, aquele que havia dialogado com Yeshua durante a noite, veio também, trazendo cerca de cem libras de uma mistura de mirra e aloés.

19:40 Assim, pegaram o corpo de Yeshua e o envolveram em faixas de linho, juntando as especiarias, conforme a tradição judaica de sepultamento.

19:41 No lugar onde Yeshua fora crucificado, havia um jardim, e no jardim, um sepulcro novo, onde ninguém jamais havia sido colocado.

19:42 E assim, sepultaram Yeshua ali, por ser o Dia da Preparação dos judeus, e considerando que o sepulcro ficava próximo.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
 Destaque os pontos mais importantes desta parashah !




Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)