Parashah כִּי־תָבוֹא  - Ki Tavô 
(Quando Entrares)

Ki Tavô é a 50ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 7ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).




Torah – Devarim (Deuteronomio) 26:1-29:9 | Profetas – Yeshayahu (Isaias) 60:1-22 | Escritos Netzarim - Yochanan (João) 13:1-15:27



Parashah כִּי־תָבוֹא - Ki Tavô
Quando Entrares

 Devarim (Palavras)
26:1-29:9


 
PRIMEIRA
26: 1Quando entrares na terra que YHWH, o teu Elohim, te prometeu dar como herança, e dela tiveres tomado posse e lá estiveres habitando, 2tomarás alguns dos primeiros frutos de tudo que recolheres do solo que YHWH, teu Elohim, te dará e, depositando-os num cesto, irás ao lugar que YHWH, teu Elohim, houver escolhido para aí fazer habitar seu kadosh Nome. 3Virás ao kohen(sacerdote) em função naqueles dias e lhes dirás em voz alta: ‘Declaro hoje diante de YHWH, meu Elohim, que entrei na terra que o Eterno, sob juramento, prometera conceder aos nossos antepassados!’ 4O kohen receberá o cesto de tua mão, e o colocará perante o altar do YHWH, teu Elohim. 5Então, solicitando a palavra, tu declararás em alta voz diante de YHWH, teu Elohim: ‘Meu pai era um arameu errante. Ele desceu ao Mitzrayim com um pequeno grupo de pessoas e ali viveu e tornou-se uma grande nação, poderosa e numerosa. 6Contudo, os egípcios nos maltrataram e nos humilharam, impondo-nos uma dura escravidão.

7Gritamos então a YHWH, Elohim dos nossos pais; o Eterno ouviu a nossa voz: observou a nossa miséria, nosso sofrimento e nossa contínua opressão.8E YHWH nos fez sair do Mitzrayim com mão poderosa e braço forte, em meio a grande espanto e pavor, com sinais maravilhosos e prodígios. 9Ele nos conduziu a este lugar e nos entregou esta terra, terra onde manam leite e mel. 10E agora, portanto, eis que trago a primeira parte das colheitas da terra que Tu, ó YHWH, me deste!’ Em seguida, depositarás o cesto perante YHWH, o teu Elohim, e te curvarás em sinal de louvor a YHWH, teu Elohim. 11Tu te alegrarás, então, por todas as bênçãos e produtos que o YHWH, teu Elohim, concedeu a ti e à tua casa, e, juntamente contigo, o levita e o estrangeiro que reside em teu meio.

SEGUNDA
12No terceiro ano, ano dos dízimos, quando tiveres acabado de separar todo o dízimo da tua colheita e o tiveres dado ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva para que comam e fiquem saciados em tuas cidades, 13tu declararás diante de YHWH, teu Elohim: ‘Tirei de minha casa o que estava consagrado e o dei ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, conforme todos os mandamentos que me ordenaste. Não transgredi nem me esqueci dos teus decretos. 14Da porção sagrada nada comi durante o meu luto e, estando eu cerimonialmente impuro, dele nada tirei e dele nada ofereci aos mortos. Obedeci à voz de YHWH, meu Elohim, e agi de acordo com tudo o que me ordenaste. 15Inclina-te, pois, da tua morada kadosh, nos shamayim (céus), e abençoa o teu povo Israel, como também o solo que nos deste, conforme juraste aos nossos pais, uma terra que gera leite e mel!’

TERCEIRA
16Hoje YHWH, o teu Elohim, te ordena cumprir estes decretos e ordenanças. Cuidarás de colocá-los em prática com todo o teu coração e com toda a tua alma. 17Hoje fizeste declarar que o Eterno será teu Elohim, e que tu andarias em seus abençoados caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos e seus princípios, e obedecendo à sua Palavra. 18E hoje YHWH declara que, conforme prometeu, tu és o seu povo, o seu tesouro pessoal, conforme te falou, e que deves obedecer a todos os seus mandamentos.19Ele declarou que te faria superior, em honra, fama e esplendor, a todas as nações que Ele fez, e tu serás um povo consagrado a YHWH, teu Elohim, conforme Ele prometeu”.

QUARTA
27:1 Mosheh e os anciãos, autoridades de Israel, ordenaram então ao povo: “Observa todos os mandamentos que hoje te ordeno! 2No yom em que atravessares o Yarden (Jordão) para entrares na terra que YHWH, teu Elohim, te dará, levantarás algumas grandes pedras e as pintarás com cal. 3atravessado para adentrar na terra que YHWH, o teu Elohim, te concede, uma terra onde manam leite e mel, como YHWH, o Elohim dos teus antepassados, te prometeu.4Logo após ter atravessado o Yarden erigirás essas rochas, conforme hoje te ordeno, sobre o monte Ebal, e as caiarás. 5E lá edificarás um altar em louvor a YHWH, teu Elohim, um altar de pedras não trabalhadas por ferro; 6é com pedras brutas que vais edificar o altar de YHWH, o teu Elohim, e sobre ele oferecerás holocaustos, sacrifícios totalmente queimados, a YHWH, teu Elohim. 7Oferecerás ali sacrifícios de shalom e comunhão. Comerás as ofertas com gratidão e alegria na presença do Eterno, o teu Elohim. 8Sobre essas pedras que ergueres escreverás com bastante clareza todas as palavras desta Lei!”

9Então Mosheh, tendo ao seu lado os kohanim levitas, proclamou a todo o Israel: “Faze silêncio e ouve com atenção, ó Israel! Hoje, vieste a ser povo de YHWH, teu Elohim.10Portanto, obedecerás à voz de YHWH, teu Elohim, e lhe cumprirás os mandamentos e os decretos que hoje te ordeno!”

QUINTA
11No mesmo yom Mosheh ordenou ao povo: 12“Quando houveres passado o Yarden, as tribos que estarão sobre o monte Gerizim para abençoar todo o povo serão: Simeão, Levi, Judá, Issacar, José e Benjamim. 13E as tribos que estarão no monte Ebal para declararem maldições serão: Rúben, Gade, Aser, Zebulom, Dã e Naftali. 14E os levitas recitarão diante de todo o povo de Israel, em alta voz:

15‘Maldita a pessoa que esculpir uma imagem ou fizer um ídolo de material fundido, obra de artesãos, mas abominável a YHWH, e ainda tentar adorá-la em segredo! E todo o povo em assembleia responderá: Amém, é verdade, assim seja!

16Maldito quem desonrar seu pai ou mãe. E todo o povo dirá: Amém!

17Maldito quem deslocar o marco de fronteira do seu vizinho. E todo o povo dirá: Amém!

18Maldito quem fizer o cego errar o caminho. E todo o povo dirá: Amém!

19Maldito quem negar justiça ao estrangeiro, ao órfão ou à viúva. E todo o povo dirá:Amém!

20Maldito quem se deitar com a mulher do seu pai, profanando a cama do seu pai. E todo o povo dirá: Amém!

21Maldito quem tiver relações sexuais com algum animal. E todo o povo dirá: Amém!

22Maldito quem se deitar com sua irmã, filha de seu pai ou de sua mãe. E todo o povo dirá:Amém!

23Maldito quem se deitar com sua sogra. E todo o povo dirá: Amém!

24Maldito quem ferir de morte seu próximo, em oculto. E todo o povo dirá: Amém!

25Maldito quem aceitar qualquer pagamento para matar uma pessoa inocente. E todo o povo dirá: Amém!

26Maldita seja toda pessoa que não puser em prática as palavras desta Tora(instrução)! E todo o povo pactuará, respondendo: Amém, é verdade, assim seja!’

28: 1Se fielmente obedeceres à Palavra de YHWH, teu Elohim, tendo o zelo de seguir todos os seus mandamentos que neste yom(dia) te ordeno, YHWH, o teu Elohim, te exaltará sobre todas as nações da terra! 2Se ouvires a voz do Eterno, teu Elohim, virão sobre ti e te acompanharão todas estas bênçãos:

3Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.

4Benditos os filhos do teu ventre, como igualmente as colheitas da tua terra, os bezerros e os cordeiros dos teus rebanhos.

5Benditos o teu cesto e a tua amassadeira.

6Bendito serás ao entrares e bendito, ao saíres.

SEXTA
7YHWH fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, partirão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. 8YHWH enviará bênçãos aos teus celeiros bem como a todo trabalho realizado pelas tuas mãos. YHWH, o teu Elohim, te abençoará ricamente na boa terra que te concede. 9YHWH fará de ti seu povo kadosh, exatamente como te prometeu sob juramento, se obedeceres aos mandamentos de YHWH, o teu Elohim, e andares nos seus caminhos! 10Então todos os povos da terra verão que és abençoado e protegido pelo Nome de YHWH e terão pavor de ti. 11YHWH te concederá grande prosperidade, no fruto saudável do teu ventre, nas muitas crias dos teus rebanhos e nas colheitas abundantes da tua terra generosa, nesta terra que o Eterno, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te. 12YHWH te abrirá os shamayim, o depósito do seu tesouro, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado. 13YHWH fará de ti a cabeça das nações e não a cauda. Se obedeceres aos mandamentos de YHWH, o teu Elohim, que neste yom te ordeno, para os guardar e cumprir. Sendo assim, estareis sempre por cima, nunca por baixo! 14Portanto, não te desviarás, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje te ordeno, a fim de seguires outros elohim(deuses) e prestar-lhes culto.

15Contudo, se não obedeceres à Palavra de YHWH, teu Elohim, não zelando pelo cumprimento de todos os seus mandamentos e decretos que neste yom te ordeno, então virão todas estas maldições sobre ti e te alcançarão:

16Maldito serás tu na cidade e amaldiçoado serás no campo.

17Malditos o teu cesto e a tua amassadeira.

18Malditos os filhos do teu ventre, e o fruto da tua terra, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.

19Maldito serás ao entrares e amaldiçoado, ao saíres.

20YHWH mandará sobre ti maldições, confusão e repreensão em tudo o que fizeres, até que sejas destruído e sofras repentina ruína por causa da malignidade das tuas ações, pelas quais me abandonaste. 21YHWH te encherá de doenças até banir-te da boa terra em que estás entrando para dela tomares posse. 22YHWH te ferirá com doenças devastadoras, febre e inflamação, com calor abrasador e seca, com ferrugem e mofo, que te infestarão até que morras. 23O shamayim sobre a tua cabeça se tornará como bronze, o chão debaixo de teus pés, como ferro. 24YHWH transformará a chuva da tua terra em cinza e pó, que descerá do shamayim sobre ti até que fiques completamente em ruínas.

25YHWH fará que sejas derrotado pelos adversários. Sairás contra eles por um caminho, mas, por sete caminhos fugirás deles, e serás motivo de horror para todos os reinos da terra. 26Os teus cadáveres servirão de alimento para todas as aves do shamayim e para os animais selvagens da terra, e não haverá quem os possa enxotar.

27YHWH te castigará com as úlceras do Mitzrayim e com tumores, feridas purulentas e sarna, males para os quais não descobrirás a cura. 28 YHWH te afligirá com loucura, cegueira e confusão mental. 29Andarás sob a luz do meio-yom tateando às voltas, sem rumo, como um cego nas trevas. Não encontrarás prosperidade em nada que realizares; yom após yom serás oprimido e extorquido, sem que ninguém te possa salvar. 30Tu te desposarás com uma mulher, porém outro homem terá relações sexuais com tua esposa; edificarás uma casa, contudo não habitarás nela; plantarás uma vinha, mas não provarás dos seus frutos. 31O teu boi será abatido diante dos teus olhos, porém da carne não te alimentarás; o teu jumento te será arrancado à força e não será devolvido; as tuas ovelhas serão entregues aos inimigos, e ninguém as salvará.

32Teus filhos e tuas filhas serão tomados como escravos e levados para servir a outros povos, e os teus olhos se consumirão à espera deles, yom após yom, sem que te seja possível erguer uma só mão para fazê-los regressar. 33Uma nação que não conheces comerá aquilo que a terra e o teu trabalho árduo produzirem, e sofrerás a mais cruel das opressões todos os yomim(dias) da tua vida na terra. 34Então te enlouquecerás diante de tudo o que teus olhos virem. 35YHWH te ferirá com úlceras malignas nos joelhos e nas pernas, das quais não te possas curar, desde a planta do pé até o alto da cabeça.

36YHWH te levará, e também o rei que te governar, a uma nação que tu e teus antepassados nunca conheceram. Lá prestarás culto a elohim estranhos, ídolos de madeira e de pedra. 37Serás, assim, motivo de pavor e escândalo, objeto de escárnio e riso para todas as nações por onde YHWH te conduzir.

38 Lançarás muitas sementes ao campo de tua terra; no entanto, colherás quase nada, porque os gafanhotos as devorarão. 39 Plantarás e cultivarás muitas vinhas, porém do seu vinho não beberás, nem colherás as uvas, porque os vermes as comerão. 40Em todos os teus limites terás oliveiras; porém nem te poderás ungir com azeite, porquanto as tuas azeitonas cairão antes de amadurecerem. 41Gerarás filhos e filhas, mas não ficarão contigo, porque estrangeiros os levarão para servirem no cativeiro. 42Enxames de gafanhotos se apoderarão de todas as árvores e plantações da tua terra. 43O estrangeiro que está no meio de ti progredirá e terá mais sucesso todos os dias, enquanto tu regredirás a cada momento, mais e mais. 44Ele emprestará a ti, porém tu não lhe emprestarás; ele será considerado como cabeça entre as nações, e tu serás a cauda.

45Portanto, todas estas maldições virão sobre ti e te perseguirão e te alcançarão até que sejas completamente destruído; porquanto não ouviste a voz do Eterno, teu Elohim, para guardares seus mandamentos e seus estatutos, que te ordenou. 46Estas maldições serão um prodígio e um sinal eterno para teus descendentes por todas as gerações futuras.

47Considerando que não quiseste obedecer e servir a YHWH, teu Elohim, com alegria e bondade de coração, na abundância de tudo o que Ele proveu para teu usufruto, 48então servirás ao teu inimigo, que o Eterno enviará contra ti, trazendo fome, sede, nudez, falta de absolutamente tudo; e o adversário ainda colocará um jugo de ferro sobre teu pescoço até exterminar-te!

49YHWH trará de terras muito distantes, dos confins da terra, uma nação pagã que se levantará contra ti como a águia em mergulho; nação cujo idioma não conseguirás entender, 50povo de aparência feroz, sem respeito nem pudor pelos idosos, tampouco qualquer benevolência para com os jovens. 51Essa nação devorará as crias dos teus animais e as plantações da tua terra até que sejas completamente destruído. Ela não te deixará sobrar nenhuma porção de trigo, vinho ou azeite, como também nenhum bezerro ou cordeiro dos teus rebanhos, até que estejas totalmente arruinado. 52Esse povo sitiará todas as cidades da tua terra, até que caiam os altos muros fortificados nos quais colocas tua confiança. Sitiará igualmente todas as tuas cidades, em toda a terra que YHWH, o teu Elohim, te concede! 53Por causa do tremendo sofrimento a que teu inimigo te submeterá durante aquele terrível cerco serás obrigado a comer o fruto do teu próprio ventre, a carne dos teus próprios filhos e filhas que YHWH, o teu Elohim, te deu! 54Até mesmo o ser humano mais fraterno e educado entre todos os membros do teu povo não demonstrará a menor compaixão por seu irmão, pela mulher que ama e pelos filhos que sobreviverem,55de modo que não repartirá com nenhum deles ao menos um pedaço da carne dos próprios filhos que estiver devorando, pois nada lhe sobrará devido aos muitos sofrimentos que teu adversário te infligirá durante o grande e devastador cerco de todas as tuas cidades. 56Do mesmo modo, quanto à mulher israelita mais gentil e delicada entre todas as de teu povo, tão fina e educada que não ousaria tocar a terra com a planta do pé, seu olho se tornará maligno para com o marido a quem ama e para com o próprio filho ou filha,57não lhes entregando nem a placenta do ventre nem os filhos que gerar; porquanto a verdadeira intenção dela é devorá-los secretamente durante aquele horrível cerco e em meio aos grandes sofrimentos que teu adversário desferirá sobre as tuas cidades.

58Portanto, se não seguires fielmente todas as palavras desta Torá, Lei, escritas neste livro, e não amares reverentemente este Nome majestoso e terrível, YHWH, o teu Elohim,59então Ele enviará, como castigo, pestes horríveis sobre ti e sobre teus descendentes, desgraças terríveis e prolongadas, doenças graves e crônicas. 60Ele enviará contra ti todas as moléstias do Mitzrayim que temeste; e se apegarão a ti. 61Também YHWH fará vir sobre ti toda enfermidade e toda praga que não estão escritas no livro desta Torá, Lei, até que sejas absolutamente arrasado. 62Assim, restarão apenas uns poucos de vós em número de homens, vós que éreis, no passado, tão numerosos quanto as estrelas do shamayim! Porque não destes ouvidos à Palavra de YHWH, vosso Elohim. 63Do mesmo modo como foi agradável a YHWH fazer-vos prosperar e multiplicar em número, também lhe será agradável destruir-vos e fazer-vos perecer. Sereis, pois, desarraigados da boa terra em que estais entrando para dela tomar posse. 64Então YHWH vos dispersará por todos os povos, de um extremo da face da terra ao outro, e aí servirás a elohim estranhos que nem tu nem teus antigos pais conheceram, feitos de madeira e de pedra. 65Em meio a essas nações pagãs jamais terás shalom e tranquilidade, e a planta dos teus pés não encontrará um só lugar para descansar. Lá, YHWH te deixará com o coração desesperado, olhos exaustos e aflitos de tanto esperar, e alma ansiosa! 66Viverás em constante incerteza, cheio de medo e terror, yom e layla(noite), sem nenhuma segurança quanto à vida. 67Ao raiar do yom pensarás: ‘Tomara que já fosse layla!’ E ao pôr do sol dirás: ‘Ah! Quem me dera fosse yom!’, por causa do pavor que se apoderará do teu coração e pelo flagelo que teus olhos contemplarão.68YHWH te fará retornar ao Mitzrayim, de barco ou pelo caminho do qual eu te dissera: ‘Nunca mais o vereis!’ Lá sereis postos à venda para os teus inimigos como meros escravos e escravas, e mesmo assim, não haverá quem vos queira comprar!

SÉTIMA
29: 1São estes os termos da Aliança que YHWH ordenou a Mosheh estabelecer com os israelitas nas terras de Moabe, além da Aliança feita com eles no monte Sinai, em Horebe.

2Mosheh convocou toda a nação de Israel e declarou: “Tendes contemplado tudo o que YHWH realizou na terra do Mitzrayim, contra o Faraó, contra a multidão dos seus servidores e contra a sua terra: 3as grandes e maravilhosas provas que vossos olhos observaram, todos aqueles sinais e prodígios magníficos. 4Contudo, até o yom de hoje YHWH não vos tinha dado um coração sensível ao entendimento, olhos e ouvidos perceptivos, capazes de ver e ouvir com discernimento. 5‘Durante os quarenta anos em que vos fiz caminhar pelo deserto’, disse Ele, ‘nem as vossas vestes, tampouco as sandálias dos vossos pés se gastaram!

MAFTIR

6Não tivestes pão para comer, nem vinho para beber, nem outra qualquer bebida fermentada, a fim de que pudesses chegar à compreensão de que Eu Sou YHWH, o vosso Elohim.’

7Mais tarde, quando fostes trazidos até este lugar, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, partiram ao nosso encontro para a guerra, mas nós os vencemos.8Conquistamos a terra deles e a demos como herança às tribos de Rúben e de Gade e à metade da tribo de Manassés.





Parashah כִּי־תָבוֹא - Ki Tavô
Quando Entrares

  Nevyim
Yeshayahu (Isaias)
  60:1-22



60:1 “Põe-te em pé! Levanta-te e resplandece, porquanto a tua Luz é chegada, e o Esplendor de YHWH raia sobre ti.

2Em verdade, as trevas cobrem a terra, a escuridão envolve todas as nações, mas sobre ti levanta-se a face de YHWH e a seu Esplendor aparece sobre ti.

3As nações caminharão na tua Luz, e os reis, no clarão do teu sol nascente.

4Ergue os olhos em torno e vê: todos eles se reúnem e vêm de longe, as tuas filhas vêm carregadas nos braços !

5Então o contemplarás e ficarás radiante; o teu coração estremecerá e pulsará forte de júbilo, porque a riqueza de todos os mares lhe será trazida; a ti chegarão os tesouros das nações.

6Manadas de camelos cobrirão as tuas terras, camelos novos de Midiã e de Efá. Também virão todos os de Sabá transportando ouro e incenso e proclamando o louvor de YHWH.

7Todos os rebanhos de Quedar se ajuntarão diante da tua presença, e os carneiros de Nebaiote a servirão; e serão também aceitos como ofertas e sacrifícios em meu altar, e cobrirei de esplendor a minha Casa esplêndida!

8E quem são estes que deslizam nos shamayim como nuvens, que voam como pombas para o seus ninhos?

9Em mim esperam as ilhas de todo o mundo, à frente vêm as embarcações mercantes, os navios de Tarshish, Társis, trazendo de longe os seus filhos, com muita prata e ouro, em honra a YHWH, o seu Elohim, o Santíssimo de Israel, porquanto ele te revestiu de beleza e esplendor!

10Estrangeiros reconstruirão os teus muros caídos, e seus líderes e governantes a servirão. Foi com ira e indignação que Eu te feri; apesar disto, com amor misericordioso, demonstrarei graça e compaixão para contigo!

11As tuas portas permanecerão abertas; jamais serão fechadas, a fim de que yom e layla lhe tragam as riquezas das nações, com seus reis, governantes e comitivas.

12Em verdade, a nação e o reino que não te servirem perecerão sumariamente, serão absolutamente dizimados.

13A beleza do Líbano virá a ti; chegarão também juntos o pinheiro, o cipreste e o zimbro; todos com o propósito de oferecer adoração ao local onde se situa o meu Templo; e Eu estarei presente e exaltarei todo lugar onde tocarem os meus pés.

14Os filhos dos teus opressores virão e se inclinarão diante de ti em sinal de reverência e submissão; todos quantos a desprezaram e humilharam, prostrar-se-ão aos teus pés, e a chamarão Cidade de YHWH, o Soberano; Tsión, Sião do Kadosh de Israel.

15E assim, em vez de abandonada e odiada, sem que ninguém a quisesse visitar e andar por suas terras, farei de ti um verdadeiro orgulho e júbilo para todas as gerações.

16Beberás o leite das nações e serás amamentada por mulheres ilustres. Então terás plena certeza que Eu, YHWH, o Soberano, sou o teu Salvador; o teu Redentor, o Poderoso de Yaakov.

17Em vez de bronze Eu te trarei ouro fino, em lugar de ferro, a melhor prata. Em vez de madeira Eu te trarei bronze, e em lugar de pedras, o mais puro dos minérios. Farei da shalom o teu único dominador; da justiça, a tua autoridade suprema.

18Em toda a tua terra não se tornará a falar em violência, tampouco em devastação e extermínio nas tuas fronteiras. Aos teus muros chamarás: Salvação, e aos teus portões: Louvor.

19Não terás mais a necessidade do sol para fornecer a luz do yom; nem precisarás do brilho do luar, porquanto YHWH será a tua luz para sempre, e o teu Elohim será o tua beleza e teu esplendor eternamente.

20O teu sol não voltará a pôr-se, e a tua lua não minguará jamais, porque YHWH será a tua luz perene, e os teus yomim de luto e amargura chegarão ao fim!

21Então todo o teu povo será constituído de pessoas justas, e possuirá a terra para sempre. Ele é, portanto, o Renovo que plantei, obra das minhas próprias mãos, a fim de manifestar ao mundo o meu Esplendor.

22O mais humilde dos indivíduos se tornará mil, o menor será uma grande e poderosa nação. Eu Sou YHWH, o Soberano, e no momento certo farei que isso tudo aconteça muito depressa!” 





Parashah כִּי־תָבוֹא - Ki Tavô
Quando Entrares

Brit Chadashah 
Yochanan (João)
13:1-15:27

13:1 Assim, pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Yeshua que havia chegado o tempo de Elohim, em que partiria deste mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

13:2 Durante o final da ceia, quando já o Inimigo incutira no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que deveria trair a Yeshua,

13:3 e, sabendo Yeshua que o Pai lhe outorgara poder sobre tudo o que existe, e que viera de Elohim e estava retornando a Elohim,

13:4 levantou-se da mesa, tirou a capa e colocou uma toalha em volta da cintura.

13:5 Em seguida, derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava em sua cintura.

13:6 Aproximou-se de Simão Pedro, que lhe disse: ´Adon, vais me lavar os pés?`

13:7 Respondeu-lhe Yeshua: ´O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde.`

13:8 Disse-lhe Pedro: ´Adon, jamais me lavarás os pés!` Ao que Yeshua lhe advertiu: ´Se Eu não lavar os teus pés, tu não terás parte comigo.`

13:9 Rogou-lhe Simão Pedro: ´Adon, lava não somente meus pés, mas também, as minhas mãos e a minha cabeça!`

13:10 Explicou-lhe Yeshua: ´Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; o seu corpo já está completamente limpo. Vós também estais limpos, mas nem todos.`

13:11 Pois Yeshua sabia quem iria traí-lo, e por isso disse: ´Nem todos vós estais limpos.`

13:12 Após haver lavado os pés dos seus discípulos, tornou a vestir sua capa, voltou a sentar-se à mesa e lhes indagou: ´Compreendeis o que vos fiz?

13:13 Vós me chamais ´Mestre` e ´Adon`, e estais certos, pois Eu, de fato, o sou.

13:14 Dessa maneira, se de vós Eu Sou Adon e Mestre e ainda assim vos lavei os pés, igualmente vós deveis lavar os pés uns dos outros.

13:15 Dei-vos um exemplo para que, como Eu vos fiz, também vós o façais.

13:16 Em verdade, em verdade vos afirmo que nenhum escravo é maior do que seu senhor, como também nenhum enviado é maior do que aquele que o enviou.

13:17 Portanto, se vós compreenderdes esse ensinamento e o praticardes, abençoados sereis.

13:18 Eu não estou falando a respeito de todos vós, pois conheço aqueles que escolhi; mas é necessário que isso ocorra para que se cumpra a Escritura: ´Aquele que partilhava do meu pão levantou-se contra mim`.

13:19 Estou vos revelando esses fatos antes que aconteçam, para que, quando acontecerem, vós possais crer que Eu Sou.

13:20 Em verdade, em verdade vos asseguro: Quem receber aquele que Eu enviar, estará me recebendo e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.`

13:21 Após haver dito essas palavras, perturbou-se Yeshua em ruach e declarou: ´Em verdade, em verdade vos afirmo que um dentre vós me trairá.`

13:22 Os discípulos olharam uns para os outros, perplexos sobre a quem Ele se referia.

13:23 Enquanto isso, um deles, o discípulo a quem Yeshua amava, estava reclinado ao seu lado.

13:24 Simão Pedro fez alguns sinais a esse, como querendo dizer: ´Pergunta a quem Ele se refere.`

13:25 Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Yeshua, perguntou-lhe: ´Adon, quem é?`

13:26 Respondeu-lhe Yeshua: ´É aquele a quem Eu der este pedaço de pão molhado no prato.` E tendo molhado o pedaço de pão, deu-o a Judas Iscariotes, filho de Simão.

13:27 Assim que Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. Então disse-lhe Yeshua: ´O que tens para fazer, faze-o logo.`

13:28 Todavia, nenhum dos que estavam à mesa entendeu por qual razão Yeshua lhe disse isso.

13:29 Considerando que Judas era responsável pelo dinheiro, alguns pensaram que Yeshua havia dito: ´Compra o necessário para a festa.` Ou que desse algo aos pobres.

13:30 Judas, assim que comeu o pedaço de pão, saiu apressadamente. E era noite.

13:31 Quando ele saiu, Yeshua disse: ´Agora o Filho do homem é glorificado, e Elohim é glorificado nele.

13:32 Sendo Elohim glorificado nele, também Elohim o glorificará nele mesmo; e o glorificará muito em breve.

13:33 Filhinhos, Eu ainda permanecerei convosco por pouco tempo. Vós me procurareis, mas como Eu disse aos judeus, agora vos digo: ´para onde Eu vou, vós não podeis ir`.

13:34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei; que dessa mesma maneira tenhais amor uns para com os outros.

13:35 Através deste testemunho todos reconhecerão que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros.`

13:36 Simão Pedro pergunta a Yeshua: ´Adon, para onde vais?` Yeshua respondeu-lhe: ´Para onde Eu vou não podes seguir-me agora; entretanto, me seguirás mais tarde.`

13:37 Inquiriu-lhe Pedro: ´Adon, por que não posso seguir-te agora? Pois eu darei a minha vida por ti!`

13:38 Yeshua adverte-o: ´Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te afirmo que antes que o galo cante, tu me negarás três vezes!

14:1 Não permitais que o vosso coração se preocupe. Credes em Elohim, crede também em mim.

14:2 Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar.

14:3 E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também.

14:4 Vós sabeis para onde Eu vou, e conheceis o caminho.`

14:5 Indagou-lhe Tomé: ´Adon, não sabemos para onde vais; e como poderemos conhecer o caminho?`

14:6 Assegurou-lhes Yeshua: ´Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.

14:7 Se vós, de fato, tivésseis me conhecido, teríeis conhecido também a meu Pai; e desde agora vós o conheceis e o vistes.`

14:8 Solicitou-lhe Filipe: ´Adon, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.`

14:9 Então Yeshua ministrou-lhes: ´Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: ´mostra-nos o Pai`?

14:10 Não crês que Eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que Eu vos digo não as digo em minha própria autoridade; mas o Pai, que habita em mim, realiza as suas obras.

14:11 Crede-me quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; crede-o, ao menos por causa das mesmas obras.

14:12 Em verdade, em verdade vos asseguro que aquele que crê em mim fará também as obras que Eu faço e outras maiores fará, pois eu vou para o meu Pai.

14:13 E assim, seja o que for que vós pedirdes em meu Nome, isso Eu farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

14:14 Se vós pedirdes algo em meu Nome, Eu o farei.

14:15 Se vós me amais, obedecereis aos meus mandamentos.

14:16 E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Advogado,a fim de que esteja para sempre convosco,

14:17 o Ruach da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque Ele vive convosco e estará dentro de vós.

14:18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

14:19 Dentro de pouco tempo o mundo não me verá mais; entretanto, vós me vereis. Porque Eu vivo, e vós da mesma forma vivereis.

14:20 E naquele dia, entendereis que Eu estou no meu Pai, e vós, em mim, e Eu, em vós.

14:21 Aquele que tem os meus mandamentos e obedece a eles, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e Eu também o amarei e me revelarei a ele.`

14:22 Então, perguntou-lhe Judas : ´Adon, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo?`

14:23 Yeshua respondeu-lhe: ´Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar.

14:24 Quem não me ama não obedece às minhas palavras; e a Palavra que vós estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.

14:25 Esses ensinamentos vos tenho ministrado enquanto ainda estou presente entre vós.

14:26 Mas o Advogado, o Ruach HaKodesh, a quem o Pai enviará em meu Nome, esse vos ensinará todas as verdades e vos fará lembrar tudo o que Eu vos disse.

14:27 Deixo-vos a shalom; a minha shalom vos dou. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não permitais que vosso coração se preocupe, nem vos deixeis amedrontar.

14:28 Vós ouvistes o que Eu disse: ´vou, mas retorno para vós.` Se me amásseis, ficaríeis alegres com o fato de que Eu vou para o Pai, pois o Pai é maior do que Eu.

14:29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais.

14:30 Eu não vou continuar a falar muito mais convosco, pois o príncipe deste mundo está chegando. Ele não tem direito e nada pode sobre mim;

14:31 ainda assim, é vital que o mundo saiba que Eu amo o Pai, e cumpro as ordens que o Pai me deu. Levantai-vos e partamos daqui!

15:1 Eu Sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

15:2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, Ele retira; e todo que dá fruto, Ele limpa, para que dê mais fruto ainda.

15:3 Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido.

15:4 Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim.

15:5 Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma.

15:6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Então, esses ramos são juntados, lançados ao fogo e queimados.

15:7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que desejardes, e vos será concedido.

15:8 O que glorifica meu Pai é que deis fruto em abundância; e assim sereis verdadeiramente meus discípulos.

15:9 Assim como o Pai me amou, Eu da mesma forma vos amei. Permanecei no meu amor.

15:10 Se obedecerdes aos meus mandamentos, permanecereis no meu amor, exatamente como Eu tenho obedecido às ordens do meu Pai e permaneço em seu amor.

15:11 Tenho-vos dito essas palavras para que a minha alegria permaneça em vós e a vossa felicidade seja completa.

15:12 E o meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei.

15:13 Não existe maior amor do que este: de alguém dar a própria vida por causa dos seus amigos.

15:14 Vós sois meus amigos, se praticais o que Eu vos mando.

15:15 Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor; mas Eu vos tenho chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai Eu compartilhei convosco.

15:16 Não fostes vós que me escolhestes; ao contrário, Eu vos escolhi a vós e vos designei para irdes e dardes fruto, e fruto que permaneça. Sendo assim, seja o que for que pedirdes ao Pai em meu Nome, Ele o concederá a vós.

15:17 Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.

15:18 Se o mundo vos odeia, sabei que, antes de vós, odiou a mim.

15:19 Se fôsseis do mundo, ele vos amaria como se pertencêsseis a ele. Entretanto, não sois propriedade do mundo; mas Eu vos escolhi e vos libertei do mundo; por essa razão, o mundo vos odeia.

15:20 Recordai-vos das palavras que Eu vos disse: ´nenhum escravo é maior do que o seu senhor`. Se me perseguiram, também vos perseguirão. Se obedeceram à minha Palavra, igualmente obedecerão à vossa orientação.

15:21 Contudo, o mundo vos tratará mal por causa do meu Nome, pois eles não conhecem Aquele que me enviou.

15:22 Se Eu não tivesse vindo e falado ao mundo, eles não seriam culpados. Mas, agora, eles não têm qualquer desculpa pelos pecados que cometeram.

15:23 Aquele que me odeia, da mesma forma odeia a meu Pai.

15:24 Se Eu não tivesse realizado entre eles obras que ninguém jamais fez, eles não seriam culpados de pecado. Mas agora eles viram e presenciaram tudo, e mesmo assim odiaram a mim e a meu Pai.

15:25 Mas isso aconteceu para se cumprir o que está escrito na Torah deles: ´odiaram-me sem razão`.

15:26 Quando, porém, vier o Advogado que Eu enviarei para vós da parte do Pai, o Ruach da verdade que provém do Pai, Ele testemunhará a meu respeito.

15:27 E vós, também, dareis testemunho, pois estais comigo desde o princípio.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


גלינא - Gilyahna (Revelação)

1:1
Revelação de Yeshua Messias, que Elohim lhe concedeu para mostrar a seus servos os acontecimentos que em breve devem se realizar, e que Ele, por intermédio do seu malah, expressou ao seu servo João,

1:2 o qual comprovou tudo quanto viu da Palavra de Elohim e o testemunho de Yeshua Messias.

1:3 Bem-aventurados os que lêem, bem como os que ouvem, as palavras desta profecia e obedecem às orientações que nela estão escritas, porquanto o tempo desses eventos está às portas.

1:4 João, às sete congregações que estão na província da Ásia: favor e shalom a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, e da parte do sétuplo Ruach que o assiste diante do seu trono,

1:5 e de Yeshua Messias, que é a Testemunha fiel, o Primogênito dentre os mortos e o Soberano dos reis da terra. Ele, que nos ama e, mediante seu sangue, nos libertou de todos os nossos pecados,

1:6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a Elohim, seu Pai; a Ele, portanto, sejam tiferet e domínio pelos séculos dos séculos. Amém!

1:7 Eis que Ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por causa dele. Certamente, assim será. Amém!

1:8 ´Eu Sou o Álef e o Tav`, declara o Adon Elohim, ´Aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.`

1:9 Eu, João, irmão e vosso companheiro de sofrimento, no Reino e na perseverança na emunah em Yeshua, estava na ilha de Patmos, por causa da Palavra de Elohim e do testemunho de Yeshua.

1:10 E, no dia do Adon, achei-me exaltado no Ruach, quando ouvi atrás de mim uma voz forte, como o som de trombeta,

1:11 que dizia: ´Escreve em um livro o que vês e envia-o a estas sete congregações: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia`.

1:12 Voltei-me para observar quem falava comigo e, voltando-me, vi sete candelabros de ouro

1:13 e, entre os candelabros, alguém semelhante a um ser humano, vestindo uma longa túnica que chegava a seus pés, e um cinturão de ouro ao redor do peito.

1:14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos, como uma chama de fogo.

1:15 Seus pés reluziam como o metal, quando é refinado em fornalha ardente, e sua voz como o som de muitas águas.

1:16 Tinha em sua mão direita sete estrelas, e de sua boca saía uma espada com dois gumes afiados. Seu rosto era como o próprio sol quando brilha em todo o seu esplendor.

1:17 Assim que o admirei, caí a seus pés como se estivesse morto. Então, Ele colocou sua mão direita sobre mim, e disse: ´Não tenhas medo, Eu Sou o primeiro e o último.

1:18 Eu Sou o que vive; estive morto, mas eis que estou vivo por toda a eternidade! E possuo as chaves da morte e do inferno.

1:19 Portanto, escreve sobre tudo o que tens visto, tanto os eventos que se referem ao presente como aqueles que sucederão depois desses.

1:20 Este é o mistério das sete estrelas, que viste na minha mão direita, e dos sete candelabros de ouro: as estrelas são os malahim das sete congregações, e os sete candelabros são as sete congregações`.

2:1 ´Ao malah da congregação em Éfeso escreve: ´Assim declara Aquele que tem as sete estrelas na mão direita e anda no meio dos sete candelabros de ouro:

2:2 Conheço as tuas obras, tanto o teu trabalho árduo como a tua perseverança, e que não podes tolerar pessoas más, e que puseste à prova aqueles que a si mesmos se declaram emissários mas não são, e descobriste que eram impostores.

2:3 Tens perseverado e suportado sofrimentos de toda espécie por causa do meu Nome, e não te deixaste desfalecer.

2:4 Entretanto, tenho contra ti o fato de que abandonaste o teu primeiro amor.

2:5 Recorda-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras. Porquanto, se não te arrependeres, em breve virei contra ti e tirarei o teu candelabro do seu lugar.

2:6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as práticas dos nicolaítas, as quais Eu também odeio`.

2:7 Quem tem ouvidos, compreenda o que o Ruach declara às congregações: ´Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Elohim`.`

2:8 ´Ao malah da congregação em Esmirna escreve: ´Aquele que é o primeiro e o último, que foi morto e ressuscitado, faz as seguintes afirmações:

2:9 Conheço as tuas aflições e a tua pobreza; contudo, tu és rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, pelo contrário, são sinagoga de Satanás.

2:10 Não temas nada do que estais prestes a sofrer! Eis que o Inimigo está para lançar alguns de vós na prisão; a fim de que sejais provados, e sofrereis perseguição durante dez dias. Sê fiel até a morte, e Eu te darei a coroa da vida!`

2:11 Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Ruach revela às congregações: ´O vencedor de maneira alguma sofrerá a punição da segunda morte`.`

2:12 ´Ao malah da congregação em Pérgamo escreve: ´Assim declara Aquele que tem a espada de dois gumes afiados:

2:13 Conheço o lugar em que vives, onde se encontra o trono de Satanás. Apesar disso, permaneces fiel ao meu Nome e não renunciaste à tua emunah em mim, nem mesmo quando Antipas, minha leal testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

2:14 Tenho, contudo, contra ti algumas admoestações, porquanto tens contigo os que seguem a doutrina de Balaão, que ensinou Balaque a armar ciladas contra os filhos de Israel, induzindo-os a comer alimentos sacrificados a ídolos e a se entregarem à prática da prostituição.

2:15 Além disso, tens também alguns que, semelhantemente, seguem a doutrina dos nicolaítas.

2:16 Diante do exposto, arrepende-te! Caso contrário, logo virei contra ti e contra eles pelejarei com a espada da minha boca`.

2:17 Quem tem ouvidos, compreenda o que o Ruach revela às congregações: ´Ao vencedor proporcionarei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedra branca, e sobre essa pedra branca estará grafado um novo nome, o qual ninguém conhece, a não ser aquele que o recebe`.`

2:18 ´Ao malah da congregação em Tiatira escreve: ´Assim declara o Filho de Elohim, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente:

2:19 Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua emunah, o teu ministério, a tua perseverança, bem como sei que estais servindo muito mais agora do que no princípio.

2:20 No entanto, tenho contra ti o fato de que toleras Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa, porém, com seus ensinos induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos.

2:21 Concedi-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição, mas ela não quer arrepender-se.

2:22 Portanto, eis que a farei adoecer e enviarei grande aflição sobre aqueles que com ela cometem adultério, a não ser que se arrependam das suas más ações.

2:23 Matarei os seguidores dessa mulher, e todas as congregações saberão que Eu Sou aquele que sonda mentes e corações, e portanto, retribuirei a cada um de vós de acordo com as vossas obras.

2:24 Todavia, aos demais que estão em Tiatira e que não seguem a doutrina dessa mulher, e não aprenderam, como eles costumam falar, os profundos segredos de Satanás, afirmo: ´Não colocarei outra carga sobre vós!

2:25 Tão-somente apegai-vos com firmeza ao que tendes, até que Eu venha.

2:26 Ao vencedor, aquele que permanecer nas minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações.

2:27 Ele as governará com cetro de ferro e as reduzirá a pedaços como se fossem vasos de barro.

2:28 Eu lhe concederei autoridade semelhante à que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã`.

2:29 Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Ruach revela às congregações!`

3:1 ´Ao malah da congregação em Sardes escreve: ´Assim declara Aquele que tem os sete ruachim de Elohim e as estrelas: Conheço as tuas obras, que tens fama de estar vivo, mas de fato, estás morto.

3:2 Sê alerta! E fortalece o que ainda resta e estava prestes a morrer; porque não tenho encontrado integridade em tuas obras diante do meu Elohim.

3:3 Portanto, lembra-te daquilo que tens recebido e ouvido; obedece e arrepende-te. Porquanto se não estiveres vigilante, virei como um ladrão, e tu não sabereis em que hora virei contra ti.

3:4 Contudo, tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes; elas caminharão comigo, vestidas de branco, pois são dignas.

3:5 Assim, o vencedor andará trajado com vestes brancas, e de modo algum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, reconhecerei o seu nome na presença do meu Pai e dos seus malahim.

3:6 Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Ruach revela às congregações.``

3:7 ´Ao malah da congregação em Filadélfia escreve: ´Assim declara Aquele que é kadosh e verdadeiro, que possui a chave de Davi. O que Ele abre ninguém consegue fechar, e o que Ele fecha ninguém pode abrir:

3:8 Conheço as tuas obras. Eis que tenho colocado diante de ti uma porta aberta que ninguém consegue fechar; tens pouca força, mas obedeceste à minha Palavra e não negaste o meu Nome.

3:9 Farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus e não são, mas mentem; sim, farei que venham adorar prostrados aos teus pés e saibam que Eu te amo!

3:10 Porque deste atenção à minha exortação quanto a suportar os sofrimentos com paciência, Eu, igualmente, te livrarei da hora da tribulação que virá sobre o mundo todo, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

3:11 Eis que venho sem demora! Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

3:12 Farei do vencedor uma coluna no templo do meu Elohim, de onde jamais sairá. Escreverei nele o Nome do meu Elohim e o nome da cidade do meu Elohim, a nova Jerusalém que desce do céu da parte do meu Elohim; e igualmente escreverei nele o meu novo Nome.

3:13 Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Ruach revela às congregações`.`

3:14 ´Ao malah em Laodiceia escreve: ´Assim declara o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o Soberano da criação de Elohim.

3:15 Conheço as tuas obras, sei que não és frio nem quente. Antes fosses frio ou quente!

3:16 E, por este motivo, porque és morno, não és frio nem quente, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.

3:17 E ainda dizes: ´Estou rico, conquistei muitas riquezas e não preciso de mais nada`. Contudo, não reconheces que és miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu!

3:18 Portanto, ofereço-te este conselho: Adquire de mim ouro refinado no fogo, a fim de que te enriqueças; roupas brancas, para que possas cobrir tua vergonhosa nudez; e compra o melhor colírio para que, ao ungir os teus olhos, possas enxergar claramente.

3:19 Eu repreendo e corrijo a todos quantos amo: sê pois diligente e arrepende-te.

3:20 Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.

3:21 Ao vencedor, Eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como Eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono.

3:22 Aquele que tem ouvidos, compreenda o que o Ruach revela às congregações!``

4:1 Depois desses acontecimentos, observei uma porta no céu, e a primeira voz que eu ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, chamou-me: ´Sobe até aqui, e Eu te revelarei os eventos que devem ocorrer depois destes`.

4:2 Imediatamente, me vi absolutamente tomado pelo Ruach, e diante de mim estava um trono no céu e nele estava assentado alguém.

4:3 Aquele, pois, que estava assentado tinha a fisionomia semelhante às pedras lapidadas de diamante e sardônio. Ao redor do trono, reluzia um arco-íris parecendo uma esmeralda.

4:4 Também ao redor do trono havia vinte e quatro outros tronos; vi assentados sobre eles vinte e quatro anciãos, vestidos de branco e com coroas de ouro sobre a cabeça.

4:5 Do trono emanavam relâmpagos, vozes e trovões. Perante Ele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete ruachim de Elohim.

4:6 E diante do trono, ainda, havia algo semelhante a um mar de vidro, translúcido como o cristal. No centro, circundando o trono, havia quatro seres viventes cobertos de olhos, tanto na frente como nas costas.

4:7 O primeiro aparentava um leão, o segundo era semelhante a um touro, o terceiro tinha um semblante como o de homem, o quarto parecia uma águia em pleno vôo.

4:8 Cada um desses seres tinha seis asas e eram repletos de olhos, tanto ao redor como por baixo das asas. Dia e noite proclamam sem cessar: ´Kadosh, kadosh, kadosh é o Adon Elohim, o Todo-Poderoso, Aquele que era, que é e que há de vir!`

4:9 Toda vez que os seres viventes exclamam tiferet, honra e favores Àquele que está assentado no trono e que vive para todo sempre,

4:10 os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram Aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam suas coroas diante do trono e declaram:

4:11 ´Nosso Adon e nosso Elohim, tu és digno de receber a tiferet, a honra e o poder, porquanto tu és o Criador de tudo e, por tua soberana vontade, tudo o que há, foi criado e veio a existir`.

5:1 Então, observei na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo, escrito de ambos os lados e selado com sete selos.

5:2 Vi, também, um malah forte, que proclamava em grande voz: ´Quem é digno de abrir o livro e de lhe romper os selos?`

5:3 No entanto, não havia ninguém, nem no céu, nem na terra nem debaixo da terra, que pudesse abrir o livro, ou ao menos olhar para ele.

5:4 E eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele.

5:5 Então, um dos anciãos consolou-me, afirmando: ´Não chores, pois o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, venceu para abrir o livro e romper os sete selos`.

5:6 Nisso, aconteceu que reparei, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia estar morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete ruachim de Elohim enviados a toda a terra.

5:7 Ele veio e pegou o livro da mão direita de quem estava assentado no trono.

5:8 E assim que o recebeu, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos kadoshim;

5:9 e eles cantavam um cântico novo: ´Tu és digno de tomar o livro e de abrir seus selos, porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Elohim homens de toda tribo, língua, povo e nação.

5:10 Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Elohim; e assim reinarão sobre a terra`.

5:11 Então reparei e também ouvi a voz de grande multidão de malahim ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhares de milhares e de milhões de milhões.

5:12 Eles proclamavam em alta voz: ´Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber a plenitude do poder, riqueza, chochmah, força, honra, tiferet e louvor!`

5:13 Em seguida, ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que exclamavam: ´Ao que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a tiferet e o domínio pelos séculos dos séculos!`.

5:14 E os quatro seres viventes bradavam: ´Amém!`, e os anciãos igualmente prostraram-se e o adoraram.


דברי הימים ב - Divre HaYamim Bet (II Crônicas)

20:1 Depois disto, os filhos de Moabe, os moabitas, e os filhos de Amom, os amonitas, juntamente com alguns dos meunitas, decidiram atacar o reino de Josafá.

20:2 Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, exclamando: ´Grande multidão vem contra ti de Edom, do outro lado do mar Morto. Eis que os guerreiros já estão em Hazazom-Tamar, cidade conhecida por En-Guêdi!`

20:3 Então Josafá sentiu grande medo, decidiu buscar o socorro do SOBERANO, e convocou jejum nacional em toda a terra de Judá.

20:4 Todo o povo de Judá se congregou para rogar o auxílio de YHWH; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar o SOBERANO.

20:5 Durante essa assembleia geral de Judá e dos habitantes de Jerusalém realizada na Casa de YHWH, o templo do SOBERANO, o rei Josafá colocou-se em pé diante da comunidade no pátio novo,

20:6 e exclamou: ´Ó YHWH, SOBERANO Elohim de nossos pais, não é tu Elohim que habitas soberano os céus? Não és tu que governas sobre todos os reinos das nações da terra? Na tua mão há poder e força, e não há quem te possa resistir.

20:7 Ó YHWH! Não és tu que és nosso Elohim, que, diante de Israel, teu povo, desalojaste os habitantes pagãos desta terra? Não a deste à descendência de Abraão, a qual amarás para sempre?

20:8 Nela se estabeleceram e construíram um santuário para YHWH, o teu Nome, proclamando:

20:9 ´Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, praga, ou fome, nós nos colocaremos perante tua presença diante deste templo, porquanto ele leva o teu Nome: ó YHWH! A ti, pois, ergueremos o nosso clamor e a nossa aflição, e estamos certos de que tu nos ouvirás e nos salvarás!`

20:10 Agora, portanto, eis que os descendentes de Amom e de Moabe e os habitantes do monte Seir, cujas terras não permitiste a Israel invadir, quando vinha do Egito e, por esse motivo, os israelitas se desviaram deles e não os destruíram.

20:11 Vê, pois, nesse momento, como estão nos retribuindo, ao partirem contra nós a fim de expulsar o teu povo da terra que nos deste por herança.

20:12 Ó nosso Elohim, acaso não exercerás teu juízo sobre eles, posto que não temos poder suficiente para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar? Eis que não sabemos o que fazer, contudo nossos olhos se voltam para ti!`

20:13 E todos os homens de Judá, com suas mulheres e seus filhos, até as crianças de colo, estavam ali em pé, buscando ao SOBERANO.

20:14 Então, aconteceu que o Ruach de YHWH, o SOBERANO, veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita descendente de Asafe, no meio do povo reunido em assembleia.

20:15 E falou o profeta: ´Prestai atenção, todo o Judá, e vós, habitantes de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim diz o SOBERANO: ´Não temais, nem vos assusteis por causa dessa grande multidão que se dirige contra vós, porquanto essa luta não é vossa, mas de Elohim.

20:16 Amanhã descereis contra tal exército; eis que eles estão subindo pela ladeira de Ziz, e os encontrareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel.

20:17 Não tereis que lutar nesta batalha; tomai posição, ficai parados e observai o livramento que YHWH vos concederá, ó Judá e Jerusalém! Não temais, pois, nem vos assusteis. Saí amanhã para encontrá-los, porque o SOBERANO está convosco!`

20:18 Então, Josafá se ajoelhou com o rosto rente ao chão; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém de igual modo se prostraram perante YHWH e começaram a louvar e adorar ao SOBERANO.

20:19 Os levitas da descendência dos coatitas e dos coraítas se ergueram para louvar com grande voz a YHWH, o SOBERANO, Elohim de Israel.

20:20 No outro dia, ao romper da aurora, eles se levantaram e partiram em direção ao deserto de Tecoa. Ao saírem, o rei Josafá colocou-se em pé diante do povo e exclamou: ´Ouvi-me, ó Judá e moradores de Jerusalém! Crede sem sombras de dúvidas em YHWH, o SOBERANO vosso Elohim, e estareis sempre seguros; confiai nos profetas do SOBERANO, e sereis bem sucedidos!`

20:21 Depois de ouvir e deliberar com o povo, designou cantores para louvar ao SOBERANO que saíssem na frente do exército, vestidos de trajes sagrados, adorando e entoando: ´Rendei favores ao SOBERANO, porque a sua misericórdia dura para sempre!`

20:22 Quando começaram a cantar e a dar louvores, o SOBERANO provocou emboscadas contra os soldados de Amom, de Moabe e os guerreiros dos montes de Seir, que estavam invadindo as terras de Judá, e eles foram todos derrotados.

20:23 Os homens de Amom e de Moabe atacaram os habitantes do monte Seir, para os destruir e aniquilar. Logo depois de terem liquidado todos os homens de Seir, voltaram-se uns contra os outros e lutaram até a morte de todos.

20:24 Assim que os homens de Judá chegaram ao posto de vigilância, lugar de onde se avista o deserto, e observaram o imenso exército inimigo, viram somente cadáveres no chão; nem um só guerreiro havia escapado daquele massacre.

20:25 Então Josafá e os seus soldados partiram e foram saquear os cadáveres e encontraram entre eles grande quantidade de equipamentos, jóias, roupas e objetos de valor; passaram três dias saqueando esse despojo de guerra, porquanto havia muito mais do que podiam carregar.

20:26 No quarto dia eles se reuniram no vale Berahá, Benção, onde louvaram a YHWH, o SOBERANO. Por essa razão, até nossos dias, esse lugar é chamado de Vale da Benção, Berahá ou Beraca.

20:27 Mais tarde, ainda sob a liderança de Josafá, todos os homens de Judá e de Jerusalém retornaram satisfeitos e exultantes para Jerusalém, porquanto YHWH, o SOBERANO, os abençoara com plenitude de alegria, dando-lhes vitória sobre os seus inimigos.

20:28 Entraram na Cidade de Jerusalém e se dirigiram à Casa de YHWH, ao templo do SOBERANO, ao som de cânticos, liras, harpas e trombetas.

20:29 O temor de Elohim veio sobre todas as nações, quando souberam como YHWH havia guerreado contra os inimigos de Israel.

20:30 E o reinado de Josafá transcorreu em tranquilidade, porquanto o seu Elohim lhe concedeu shalom em todas as fronteiras de suas terras.

20:31 Josafá tinha trinta e cinco anos de idade quando foi proclamado rei de Judá. Ele exerceu seu governo em Jerusalém durante vinte e cinco anos. A sua mãe se chamava Azuvá bat Shilhi, Azuba filha de Sili.

20:32 Como Asa, seu pai, havia procedido antes dele, Josafá agiu de modo aprovado pelo SOBERANO Elohim.

20:33 Entretanto, os lugares pagãos de culto e adoração às divindades não foram destruídos, porquanto o povo ainda não tinha disposto o coração para adorar somente e plenamente ao Elohim dos seus pais.

20:34 Todas as demais realizações do rei Josafá, desde o início até o fim do seu reinado, estão escritas nas Crônicas de Jeú, filho de Hanani, que faz parte do Livro da História dos Reis de Israel.

20:35 Depois desses acontecimentos, Josafá, rei de Judá, se tornou aliado de Acazias, rei de Israel, que vivia uma vida cheia de iniqüidades e maldades.

20:36 Eles fizeram um acordo para construírem navios que fossem até Társis, na Espanha; os tais navios, capazes de vencer grandes mares, foram construídos em Eziom-Geber.

20:37 Entretato, Eliézer ben Dodaváu, de Mareshá, Eliézer filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra o rei Josafá, dizendo: ´Eis que YHWH, o SOBERANO, destruiu as tuas obras porque te aliaste a Acazias. E os navios se despedaçaram, naufragaram a caminho de Társis, e aquele tratado comercial jamais pode ser concluído.

21:1 Repousou Josafá com seus antepassados e foi sepultado junto aos reis na Cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, foi proclamado rei em seu lugar.

21:2 Os irmãos de Jeorão, filho de Josafá, foram: Azarias, Jeiel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias. Todos eles foram filhos de Josafá, rei de Judá; isto é, de todo o Israel.

21:3 Seu pai deu-lhes muitos presentes de ouro, prata e objetos de valor, até cidades fortificadas em Judá; porém o reino concedeu a Jeorão, por ser o primogênito, seu filho mais velho.

21:4 Assim, tendo Jeorão assumido o reino de seu pai e havendo-se armado e fortalecido, matou todos os seus irmãos à espada, como também alguns dos príncipes de Israel.

21:5 Jeorão tinha trinta e dois anos quando deu início ao seu reinado, e governou oito anos em Jerusalém.

21:6 Ele seguiu o caminho dos reis de Israel, como fazia a família de Acabe, porque que era casado com a filha de Acabe e fazia o que era mau diante de YHWH, o SOBERANO.

21:7 Porém o SOBERANO decidiu não destruir a dinastia de Davi, e isso por causa da Aliança que havia estabelecido com ele, e porque havia prometido manter uma chama acesa para sempre entre seus descendentes.

21:8 Nos dias de Jeorão, os edomitas se revoltaram contra o domínio de Judá, e constituíram um rei para si.

21:9 Pelo que Jeorão passou adiante com todos os seus chefes, e todos os carros, com ele; de noite, se levantou e feriu os edomitas que o cercavam e os capitães dos carros.

21:10 Deste modo, se revoltou Edom com o objetivo de livrar-se do governo de Judá, até os nossos dias; ao mesmo tempo, se rebelou também Libna contra Jeorão, porquanto este abandonara YHWH, o SOBERANO Elohim de seus pais.

21:11 Ele chegou ao ponto de mandar construir altares idólatras nas colinas de Judá, conduzindo o povo de Jerusalém a prostituir-se e Judá a desviar-se do Caminho.

21:12 Então Jeorão recebeu uma carta do profeta Elias, nestes termos: ´Assim diz YHWH, o SOBERANO Elohim de Davi, teu antepassado: ´Assim diz o SOBERANO, Elohim de teu pai Davi: Porque não seguiste os caminhos de teu pai Josafá e os caminhos de Asa, rei de Judá;

21:13 mas preferiste o caminho dos reis de Israel e levaste Judá e os habitantes de Jerusalém a se prostituírem mediante a idolatria como procedeu a família de Acabe, e também mataste teus próprios irmãos, da família de teu pai, que eram muito mais honrados do que tu.

21:14 Portanto, YHWH, o SOBERANO, mandará uma terrível praga sobre o teu povo, teus filhos, tuas mulheres e todos os teus bens;

21:15 e terás uma grave enfermidade, isto é, um tumor no ventre, que irá crescer e piorar até que teus intestinos vazem do corpo``.

21:16 Então o SOBERANO despertou a ira dos filisteus e dos árabes que habitam próximo aos etíopes contra Jeorão.

21:17 Estes atacaram Judá e, saqueando-a, levaram todos os bens que se encontravam no palácio real, e também seus filhos e mulheres; de modo que nenhum filho restou, senão Acazias, o mais novo.

21:18 Depois de todos estes acontecimentos, o SOBERANO o feriu nas suas entranhas com enfermidade incurável.

21:19 E, aumentando esta dia após dia, ao final de dois anos, saíram-lhe os intestinos devido a gravidade da doença, e Jeorão morreu em meio a terríveis dores e muita agonia. Seu povo não acendeu nenhuma fogueira em sua homenagem, como era tradição e haviam feito para os seus antepassados.

21:20 Jeorão era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. E partiu para sempre sem deixar de si qualquer lamentação ou saudade, e foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos túmulos dos reis.

22:1 Então, os habitantes de Jerusalém proclamaram Acazias, filho mais novo de Jeorão, rei em seu lugar, uma vez que as tropas que tinham vindo com os árabes mataram todos os outros filhos dele. Assim, pois, começou a reinar Acazias, filho de Jeorão, rei de Judá.

22:2 Ele tinha vinte e dois anos quando começou a governar, e reinou um ano em Jerusalém. Sua mãe se chamava Ataliáhu bat Omri, Atalia neta de Onri.

22:3 Acazias também andou nos caminhos da família de Acabe, porquanto sua mãe lhe dava conselhos insensatos.

22:4 Ele praticou o que era mau segundo o padrão que agrada YHWH, o SOBERANO, do mesmo modo como agiu a família de Acabe; pois eram seus conselheiros depois da morte de seu pai, para sua desfavor.

22:5 Seguindo esses palpites, ele partiu com Jorão, filho de Acabe, rei de Israel, com o objetivo de atacar Hazael, rei da Síria, junto a Ramote-Gileade; e os sírios feriram Jorão,

22:6 o qual foi obrigado a retornar a Jezreel para tratar dos ferimentos sofridos em Ramá, quando lutava contra Hazael, rei da Síria. Mais tarde, Acazias, filho de Jeroão, rei de Judá, desceu para visitar Jorão, filho de Acabe, em Jezreel, que buscava recuperar-se dos males provocados pelas feridas de guerra.

22:7 Foi pela vontade de Elohim que Acazias, para sua desfavor, encontrou-se novamente com Jorão. Assim que chegou, Jorão e Acazias decidiram partir a fim de visitar Jeú, filho de Ninsi, a quem YHWH havia ungido para exterminar a família de Acabe.

22:8 Quando Jeú estava executando juízo sobre a família de Acabe, encontrou os líderes de Judá e os filhos dos parentes de Acazias, que o serviam, e os matou.

22:9 Partiu então em busca de Acazias e seus soldados o capturaram em Samaria, onde estava escondido. Levado a Jeú, Acazias foi executado. Mas não lhe negaram sepultura, pois argumentaram: ´Eis que este homem é neto de Josafá, que buscou YHWH, o SOBERANO, de todo o coração!` Assim, na família de Acazias não havia mais ninguém que pudesse ser proclamado rei.

22:10 Quando Atalia, mãe de Acazias, foi informada que seu filho estava morto, mandou exterminar toda a família real de Judá.

22:11 Entretanto, Iehoshaveat, Jeosabeate ou Jeoseba, filha do rei Jeorão, tomou um dos filhos do rei Acazias que iam ser assassinados, e o refugiou num quarto, junto com sua ama. Assim Jeoseba, filha do rei Jeorão, esposa do sacerdote Joiada e irmã de Acazias, protegeu Joás de Atalia, de forma que ela não conseguiu matá-lo.

22:12 Assim, Joás passou seis anos escondido com elas na Casa de Elohim, enquanto Atalia governava a nação.

23:1 No sétimo ano, Joiada decidiu tomar uma atitude. Mandou convocar os comandantes militares de centenas: Azarias, filho de Jeroão, Ismael, filho de Joanã, Azarias, filho de Obede, Maaseias, filho de Adaías, e Elisafate, filho de Zicri.

23:2 Estes percorreram Judá, reuniram os levitas de todas as cidades de Jerusalém e os chefes de famílias de Israel, e vieram para Jerusalém.

23:3 Toda aquela comunidade fez aliança com o rei na Casa de Elohim. E Joiada então lhes declarou: ´Eis que o filho do rei governará como nos prometeu YHWH, o SOBERANO, a respeito dos descendentes de Davi.

23:4 Portanto, assim fareis: um terço de vós, isto é, dos sacerdotes e dos levitas que entram em serviço no Shabbãth, shabat, protegerão as entradas;

23:5 outro terço guardará o palácio real, e outro terço vigiará a porta do Fundamento. Todo o povo ficará nos pátios do templo do Eterno, a Casa do SOBERANO.

23:6 Ninguém deverá entrar no templo de YHWH, senão os sacerdotes e os levitas que ministram; estes terão acesso, porquanto são kadoshim, foram consagrados para esse serviço; mas todo o povo deverá proceder conforme as ordens do SOBERANO.

23:7 Os levitas deverão formar um cinturão protetor ao redor do rei, todos de prontidão, com suas armas em punho. Acompanhai o rei a toda parte, quando entrar e quando sair. Matai sumariamente qualquer pessoa que adentrar o templo.

23:8 Assim, os levitas e todo o povo de Judá obedeceram as ordens e fizeram tudo quanto o sacerdote Joiada havia orientado. Cada um pegou os seus homens, tanto os que haviam de entrar em serviço no Shabbãth, shabat, como os que deveriam sair, pois o sacerdote Joiada não dispensou os homens de seus turnos.

23:9 Em seguida, o sacerdote entregou aos chefes de centenas as lanças, os escudos grandes e pequenos que pertenceram ao rei Davi e estavam no templo de Elohim.

23:10 Dispôs todo o povo, tendo cada qual sua arma na mão, desde o ângulo sul ao ângulo norte do templo, rodeando o altar e o próprio templo para fazer a volta em torno do rei.

23:11 Então trouxeram o filho do rei e cingiram-no com o diadema, isto é, depositaram sobre sua cabeça a coroa real; entregaram-lhe uma cópia da Aliança e o proclamaram rei, ungindo-o e bradando: ´Viva o rei!`

23:12 Quando Atalia ouviu o barulho do povo correndo em alvoroço, aclamando o rei, dirigiu-se imediatamente à Casa de YHWH, onde se reunia o povo.

23:13 Assim que chegou, pode avistar o rei à entrada, em pé, junto à coluna. Os oficiais e os músicos, especialistas em solar as trombetas, estavam ao lado do rei, e todo o povo muito se alegrava ao som das trombetas; então, todos os músicos, com seus instrumentos musicais, dirigiam cânticos e hinos de adoração. Nesse momento, Atalia rasgou suas vestes e gritou: ´Traição! Isto tudo é uma cilada!`

23:14 No mesmo instante, o sacerdote Joiada trouxe para fora os capitães do exército e ordenou-lhes: ´Levai-a para fora deste recinto, fazendo-a passar pelo meio das filas de guardas, e quem a seguir seja morto à espada!` Pois o sacerdote havia avisado: ´Não a mateis na Casa de YHWH, o SOBERANO!`

23:15 Então eles a prenderam e levaram até a entrada da porta dos Cavalos, que dá acesso ao palácio real, e ali a executaram sumariamente.

23:16 Joiada estabeleceu uma aliança entre si mesmo, o povo e o rei, para serem eles o povo de YHWH, o SOBERANO.

23:17 Então, todo o povo partiu em direção à casa de Baal e a derrubaram; despedaçaram os seus altares, as suas imagens e executaram Matã, sacerdote de Baal, diante de seus próprios ídolos e altares.

23:18 Entregou Joiada a superintendência do templo de YHWH nas mãos dos sacerdotes levitas, a quem o próprio rei Davi havia designado tarefas e serviços no templo, para apresentarem os holocaustos ao SOBERANO, de acordo com o que está escrito na Torá, a Torah de Moisés, com júbilo, hinos e cânticos espirituais, segundo as instruções do rei Davi.

23:19 Também mandou colocar sentinelas nas portas do templo de YHWH para que não entrasse ninguém que de alguma forma estivesse impuro.

23:20 Levou consigo os líderes dos batalhões de centenas, os nobres e ilustres, os governantes do povo e toda a população e, juntos, acompanharam em alegre procissão o caminhar do rei, desde a Casa de YHWH até o palácio real, passando pela porta superior, e instalaram o rei em seu trono;

23:21 e todo o povo bradava de euforia. Mais tarde a cidade se acalmou, logo que circulou a noticia da morte de Atalia ao fio da espada.

24:1 Joás tinha sete anos de idade quando começou a reinar, e governou quarenta anos em Jerusalém. Sua mãe se chamava Tsiviá, Zíbia, da cidade de Beer-Shéva, Berseba.

24:2 Joás agiu e viveu de modo agradável ao SOBERANO durante todos os dias do sacerdote Joiada.

24:3 Joiada escolheu duas esposas para Joás, com as quais casou, conforme a tradição e teve filhos e filhas.

24:4 Depois disso, Joás decidiu reformar a Casa de YHWH, o SOBERANO.

24:5 Ele reuniu os sacerdotes e os levitas, e lhes ordenou: ´Saí pelas cidades de Judá e recebei a prata, o dinheiro de imposto que o povo deve pagar para os consertos que são feitos todos os anos nas dependências do templo do vosso Elohim. E fazei isto ligeiro!` Todavia, os levitas ficaram pensativos e não se apressaram em cumprir as ordens do rei.

24:6 Então o rei chamou Joiada, o chefe, e lhe indagou: ´Por que não obrigaste os levitas a trazerem de Judá e de Jerusalém o imposto ordenado por Moisés, servo de YHWH, à comunidade de Israel, para Tenda da Arca da Aliança, a Casa da Presença de Elohim e do Testemunho?

24:7 De fato, Atalia, aquela mulher malvada e pagã e seus filhos haviam arruinado a Casa de YHWH, chegando a utilizar todos os objetos sagrados do templo do SOBERANO em seus próprios cultos e rituais aos baalins.

24:8 Assim, por ordem do rei, construíram uma espécie de arca e a colocaram do lado de fora, à entrada da Casa de YHWH, o SOBERANO.

24:9 Fez-se a seguir uma convocação geral em Judá e em Jerusalém para que trouxessem ao SOBERANO o imposto que Moisés, servo de Elohim, havia instituído e exigido de todo Israel no deserto.

24:10 Todos os líderes e todo o povo obedeceram com alegria as ordens do rei e trouxeram as suas contribuições, colocando-as na caixa até que a mesma ficou lotada.

24:11 Sempre que os levitas levavam a tal arca até os supervisores do rei e estes observavam que havia muito dinheiro, o secretário real e o oficial do sumo sacerdote tinham a responsabilidade de esvaziar a caixa e a reconduziam ao ponto de partida. Procedendo assim regularmente, todos os dias, ajuntaram grande soma de dinheiro.

24:12 O rei e Joiada entregavam a prata acumulada aos encarregados da obra do templo do SOBERANO e estes tinham o dever de pagar todos os salários dos pedreiros e carpinteiros que se dedicavam aos trabalhos de reforma da Casa de YHWH, como também os obreiros que eram especialistas em trabalhar em ferro e bronze nas obras do templo do SOBERANO.

24:13 Os homens encarregados do trabalho eram leais e diligentes, o que garantiu o progresso da obra de reforma. Eles reconstruíram o templo de Elohim de acordo com o modelo original e ainda o reforçaram.

24:14 Assim que concluíram, trouxeram o restante de toda a prata arrecadada e apresentaram diante do rei e de Joiada, e com ela foram feitos utensílios para a Casa de YHWH, o SOBERANO; objetos para o serviço religioso e para os holocaustos, além de tigelas e outros utensílios de ouro e de prata. Enquanto Joiada viveu, sacrifícios e holocaustos foram oferecidos continuamente na Casa de YHWH, o SOBERANO.

24:15 Mas, o tempo passou, e Joiada envelheceu e morreu em idade avançada. Ele tinha cento e trinta anos quando faleceu.

24:16 Sepultaram-no na Cidade de Davi com os grandes reis, porquanto havia realizado o bem para todo o povo de Israel, especialmente para com Elohim e sua Casa.

24:17 Logo depois da morte de Joiada, os líderes de Judá se reuniram com o rei e em meio a lisonjas e reverências o rei aceitou suas sugestões.

24:18 Então abandonaram a Casa de YHWH, o SOBERANO Elohim de seus antepassados, e voltaram a prestar culto e adoração aos totens pagãos e aos ídolos de todas as formas. Por esse motivo, a ira de Elohim caiu sobre Judá e Jerusalém com severidade.

24:19 Embora o SOBERANO tivesse enviado seus profetas ao povo com o objetivo de trazê-los de volta à sensatez e para ele, e os profetas tivessem, de fato, pregado a Palavra e protestado contra a má conduta do povo, eles não quiseram dar ouvidos à verdade.

24:20 Então o Ruach de Elohim apoderou-se de Zehariá ben Iehoiadá, Zacarias filho de Joiada, o sacerdote, o conduziu à frente do povo e disse: ´Assim diz Elohim: ´Por que transgredis os mandamentos de YHWH, o SOBERANO, de tal maneira que vos é impossível prosperar? Portanto, já que abandonastes o Eterno, ele também vos fará experimentar o seu afastamento de vós!`1

24:21 Mas eles não quiseram ouvir a verdade e conspiraram contra o profeta e o apedrejaram em pleno pátio da Casa de YHWH, por ordem do próprio rei.

24:22 Assim o rei Joás não se lembrou com gratidão de toda a bondade que Joiada, pai de Zacarias, lhe havia dedicado, e mandou executar sumariamente seu filho, o qual exclamou pouco antes de morrer: ´Que YHWH contemple a tua injustiça e te retribua!`

24:23 Por volta da primavera, na virada do ano, o exército da Síria decidiu atacar Joás. Invadiram Judá e Jerusalém e exterminaram todos os chefes e líderes do povo, e encaminharam todo o seu despojo de guerra ao rei de Damasco.

24:24 O exército dos arameus tinha vindo com menos soldados do que o exército dos judeus, mas YHWH, o SOBERANO, o fez parecer um exército muito grande, poderoso e destemido, porquanto Judá havia sido desleal e abandonado o Eterno, o Elohim dos seus antepassados. E assim o juízo foi plenamente executado sobre o rei Joás.

24:25 Quando os sírios partiram de volta para suas terras, largaram Joás gravemente ferido; então seus servos conspiraram contra ele por causa do sangue do filho do sacerdote Joiada, e o assassinaram em seu próprio leito. Assim morreu o rei Joás e foi sepultado na Cidade de Davi, todavia, não nos túmulos dos grandes reis da nação.

24:26 Os que conspiraram contra ele foram Zabade, filho de Simeate, a amonita, e Jeozabade, filho de Sinrite, a moabita.

24:27 Quanto a seus filhos e ao grande número de oráculos, profecias a seu respeito, bem como as declarações sobre a restauração da Casa de Elohim, tudo está escrito no Midraxe do Livro da História dos Reis. Então, seu filho Amatsiáhu, Amazias, assumiu o trono e passou a reinar em seu lugar.
 


תהלים - Tehillim (Salmos)
 
146:1 Aleluia! Louva, ó minha alma, ao Adon!

146:2 Louvarei ao SOBERANO, por toda a minha vida; cantarei louvores a meu Elohim, enquanto eu existir.

146:3 Não conteis com os príncipes, com meros seres humanos: são incapazes de salvar!

146:4 Ao se esvair seu ruach, eles voltam ao pó; no mesmo dia seus planos se apagam.

146:5 Feliz o que tem por ajudador o Elohim de Jacó e, por esperança, o SOBERANO, seu Elohim,

146:6 que fez o céu e a terra, o mar e tudo quanto neles há, e que guarda fidelidade para sempre,

146:7 que faz justiça aos oprimidos, que dá pão aos que têm fome! O SOBERANO é quem liberta os prisioneiros.

146:8 O SOBERANO dá vista aos cegos, o SOBERANO ergue os combalidos, o SOBERANO ama osjustos.

146:9 O SOBERANO protege os migrantes, ampara os órfãos e as viúvas, mas frustra os planos e atitudes dos ímpios.

146:10 O Eterno reina para sempre; Ele é teu Elohim, ó Sião, teu rei de geração em geração. Aleluia!


חבקוק - Chabakook (Habacuque)

1:1 Oráculo revelado ao profeta Habacuque, Chäbaqqûq, nome babilônico que significa Abraçar o Binah.

1:2 Questiona o profeta: Ó YHWH, até quando clamarei por tua ajuda sem que tu me dês ouvidos? Até quando protestarei diante de ti: ´Violência!` sem que tragas alguma salvação?

1:3 Por que me fazes contemplar a injustiça de observar com clareza toda a maldade de campeia nessa terra? A destruição e a violência estão diante de mim; também há todo o tipo de contendas, discórdias, e o litígio é comum.

1:4 Por este motivo a lei e o direito se enfraquecem e a justiça nunca prevalece. Os ímpios prejudicam e extorquem os justos, e assim a justiça é pervertida!

1:5 ´Então contemplai as nações, e atentai: maravilhai-vos; porquanto eis que realizo em vossos dias uma obra de tal magnitude que não conseguiríeis acreditar se tudo isso, simplesmente, lhes fosse contado!

1:6 Eis que estou conduzindo os babilônios, essa nação cruel, impetuosa e violenta, que marcha sobre a largura da terra a fim de se apoderar de habitações que não lhes pertencem.

1:7 É, pois, uma nação apavorante e temível, que faz justiça com as próprias mãos, e todo o seu juízo e leis vêm dela mesma.

1:8 Os seus cavalos de guerra são mais rápidos que leopardos, e mais ariscos e ligeiros que lobos ao pôr-do-sol; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; eles vêm de muito longe; voam como a águia faminta que se apressa em devorar.

1:9 Eles todos vêm determinados a massacrar. Suas hordas avançam como o vento do deserto, fazendo tantos prisioneiros como a areia da praia.

1:10 Desprezam o poder dos reis, e se escarnecem de todos os governantes. Riem diante de qualquer cidade fortificada, pois costumam construir rampas de terra e por meio delas invadem todas as fortalezas.

1:11 Então passam com o ímpeto de uma ventania e seguem adiante; eles, porém, são homens carregados de culpa e condenação, porquanto têm como deus a sua própria arrogância e força!`

1:12 Ó YHWH meu Elohim, Elohim, meu Kâdôsh, Kadosh! Porventura não existes desde a eternidade? Tu jamais morrerás e nós te seguiremos! Mas, SOBERANO, tu designaste justamente essa nação pagã para executar o teu juízo? Ó Tsûr, Rocha de Refúgio; tu decidiste estabelecer este povo para aplicar o castigo.

1:13 Tu, cujos olhos são puros e imaculados, que não suportam ver o mal; que não podes tolerar a malignidade. Então, por que tens paciência com os perversos? Por que ficas em silêncio enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles?

1:14 Tornaste os homens como peixes do mar, como animais que não têm bom senso e a ninguém devem satisfação?

1:15 O inimigo simplesmente os pega com anzóis, apanha a todos com sua rede e nela os arrasta para onde deseja; então comemora e exulta.

1:16 Por este motivo ele oferece sacrifício à sua própria rede e queima incenso em sua honra, pois, rende favores à sua rede; vive em grande conforto e segurança, e ainda desfruta de boa e farta comida.

1:17 Contudo, continuará ele esvaziando a sua rede, e destruindo sem piedade as nações?

2:1 Sendo assim, eu me colocarei, como sentinela, sobre minha torre de vigia; tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que YHWH, o SOBERANO, me dirá e que resposta receberei aos meus questionamentos!

2:2 Então YHWH me respondeu e ordenou: ´Escreve a visão com toda a clareza possível em grandes tábuas, para que até o mensageiro que passa correndo a leia.

2:3 Porquanto esta visão se cumprirá num tempo determinado no futuro; é uma visão que fala do fim, e não falhará! Ainda que demore, aguarde-a confiante; porque ela certamente virá e não se retardará.

2:4 Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela sua emunah.

2:5 Em verdade, a riqueza e os prazeres são traiçoeiros; o ímpio é muito soberbo e jamais encontra descanso. Seu desejo impetuoso é como o próprio Sheol, a morte, nunca se satisfaz; apanha para si todas as nações e ajunta para seu domínio todos os povos.

2:6 Contudo, chegará o dia em que todos estes povos zombarão do ímpio com canções e provérbios de escárnio, e dirão: ´Ai daquele que acumula o que não é seu! Ai daquele que se enche de bens saqueados! Até quando será assim?

2:7 Não se levantarão de repente os teus credores? Não despertarão os que te farão estremecer de medo? Então servirás de despojo para eles.

2:8 Visto que despojaste muitas nações, os outros povos igualmente te saquearão. Porquanto derramaste muito sangue, e cometeste todo tipo de violência contra terras, cidades e seus moradores.

2:9 Ai daquele que adquire para a sua casa lucros criminosos, para pôr o seu ninho no alto, a fim de se livrar das garras do mal!

2:10 Tramaste a destruição de muitos povos, trazendo vergonha para a tua própria casa e, portanto, pecaste contra ti mesmo.

2:11 Pois as pedras clamarão da parede, e as vigas replicarão do madeiramento contra ti.

2:12 Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece mediante atitudes criminosas!

2:13 Ora, e também não é da vontade do SOBERANO dos Exércitos que os povos trabalhem para o fogo e as nações se afadiguem em vão?

2:14 Entretanto, assim como as águas cobrem o mar, a terra se encherá do da’at da tiferet de YHWH, o SOBERANO.

2:15 Ai daquele que incita o seu próximo a beber, e ainda mistura à bebida a sua malícia e violência, a fim de embebedá-lo e contemplar a sua nudez.

2:16 Sendo assim, bebe bastante vergonha, em vez de honra! Sim! Bebe tu também e expõe a tua própria incircuncisão. Eis que a taça da mão direita de YHWH se chegará a ti, e a vergonha cobrirá completamente a tua tiferet.

2:17 Toda a violência que cometeste contra o Líbano haverá de te alcançar; e ainda ficarás horrorizado por causa da matança que fizeste contra os animais silvestres; e te amedrontarás ainda mais, ao ser confrontado com todo o sangue derramado mediante a violência que desferistes contra as terras, as cidades e todos os seus habitantes.

2:18 Ora, qual a utilidade de uma imagem idólatra esculpida por um artífice? Ou uma insignificante divindade de metal que ensina mentiras? Pois aquele que faz tais objetos deposita sua confiança na própria obra de suas mãos; contudo cria ídolos mudos e inúteis.

2:19 Ai daquele que diz à madeira: ´Desperta!` Ou ainda à pedra sem vida: ´Acorda!` Poderá, de alguma forma, um ídolo dar alguma orientação? Está coberto de ouro e de prata, mas tal objeto não respira, não há ruach algum dentro dele.

2:20 Mas YHWH, sim! Ele está no seu kadosh Templo; cale-se diante dele toda a terra!`

3:1 Então o profeta Habacuque, fez a seguinte tefilah, em estilo shiggâyônisto, isto é, sob forma de cântico de confissão:

3:2 Ó YHWH, eu ouvi falar da tua fama e tremo diante dos teus atos, SOBERANO! Realiza de novo, em nossos dias, as mesmas obras maravilhosas que fizeste no passado; faze-as conhecidas por todos também em nossa época; ainda que estejas irado, lembra-te da tua imensa misericórdia!

3:3 ´Elôah, Elohim veio de Temã, e Kâdôsh, o Kadosh, veio do monte Pâ`rân, Região das Cavernas.

3:4 O seu resplendor é como a luz; raios brilhantes saem da sua mão, e o esconderijo da sua força está ali.

3:5 As pestes vão adiante dele, e a praga destruidora o segue.

3:6 Eis que ele se deteve, e a terra estremeceu; olhou, e fez tremer todas as nações. Montes antigos se desmancharam; colinas firmes desde a antiguidade se desfizeram. Os caminhos dele são eternos!

3:7 Contemplei a aflição das tendas de Cushán; tremiam todas as cortinas das tendas de Midiã.

3:8 Seria contra os rios que estavas irado, ó YHWH? Era contra os riachos a tua cólera? Foi contra o mar que o teu zelo transbordou quando cavalgaste em teus cavalos de guerra e com tuas carruagens de vitória?

3:9 Preparaste o teu arco; pediste muitas flechas.

3:10 Os montes te observaram e se contorceram. Torrentes de água desceram com violência; o abismo estrondou, erguendo as suas ondas enormes.

3:11 O sol e a lua param nas suas moradas, ante o lampejo das tuas flechas que voam, ao brilho intenso da tua lança reluzente.

3:12 Com zelo e grande furor andaste a passos largos por toda a terra e com indignação pisoteaste gôym, nações pagãs!

3:13 Partiste para salvar a tua gente, para libertar o teu povo ungido. Esmagaste o líder da nação ímpia, despindo-lhe por completo da cabeça aos pés.

3:14 Traspassas a cabeça dos seus valentes com suas próprias lanças, quando saíram como um terrível ciclone, a fim de nos espalhar com maligno prazer, como se estivessem prestes a devorar o necessitado em seu abrigo.

3:15 Eis que tu marchas com teus cavalos pelo mar, agitando as grandes águas.

3:16 Assim que eu ouvi tudo isso, as minhas entranhas se comoveram, meus lábios tremeram; meus ossos desfaleceram; minhas pernas vacilaram. Portanto, aguardarei em tranqüilo silêncio o Dia da tribulação, que virá sobre o povo que nos oprime.

3:17 Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam seqüestradas do aprisco, e o gado morra nos currais,

3:18 eu, todavia, me alegrarei no SOBERANO, e exultarei no Elohim da minha salvação!

3:19 YHWH Adonai, o SOBERANO Soberano, é a minha força! Ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me caminhar por lugares altos.

חגי - Chaggai (Ageu)

1:1 No primeiro dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario, eis que a Palavra de YHWH foi anunciada por intermédio do profeta Hägai, Ageu, Festivo, ao governador de Judá, Zerubavel ben Shealtiel, Zorobabel filho de Sealtiel, e ao Grande sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, nos seguintes termos:

1:2 ´Assim diz YHWH, o SOBERANO dos Exércitos: Este povo murmura: ´Não chegou ainda o momento certo, o tempo para se reconstruir a Casa de YHWH!``

1:3 Por este motivo a Palavra do SOBERANO foi uma vez mais comunicada por meio do seu profeta Ageu, dizendo:

1:4 ´Porventura é tempo de habitardes em casas com luxuoso acabamento, enquanto a minha Casa continua em ruínas?`

1:5 Assim ordena YHWH Tsâbâ`, o SOBERANO dos Exércitos: ´Considerai, pois, o vosso passado!

1:6 Semeastes muito, mas colhestes pouco! Comeis, mas não vos satisfazeis; bebeis, mas não conseguis matar a sede; vesti-vos, mas ninguém se sente aquecido e confortável; e o que recebe salário, recebe-o para depositá-lo numa bolsa furada!`

1:7 Assim, pois, declara o Eterno dos Exércitos: ´Considerai o vosso passado; refleti sobre o que tens feito!

1:8 Portanto, subi sem demora o monte, trazei boa madeira e edificai o Bayith, a Casa, para que Eu me alegre dela e nela seja glorificado!` Exorta YHWH.

1:9 ´De fato, esperastes muito, mas veio pouco; e esse pouco, quando o levastes para casa, Eu ainda o dissipei com um só sopro. E agi deste modo por que motivo?` Questiona o SOBERANO dos Exércitos. ´Ora, porque deixastes a minha Casa sob escombros, ao passo que cada um de vós só da atenção à sua própria casa e bens!

1:10 Por esta razão, por causa de vós mesmos, o céu reteve o orvalho e cessou de dar o seu fruto costumeiro.

1:11 Nos campos e nos montes provoquei uma seca que afetou sobremaneira o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também todas as pessoas e os rebanhos. O trabalho das vossas mãos foi prejudicado!`

1:12 Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, com todo o restante do povo, decidiram obedecer à voz de YHWH seu Elohim, Elohim, e atender às palavras do profeta Ageu, a quem o Eterno seu Elohim havia mandado. E todo o povo temeu grandemente o SOBERANO.

1:13 Em seguida, Ageu, o mensageiro de Elohim, transmitiu esta Palavra do SOBERANO para o povo: ´Eis que Eu estou convosco!` Assegura YHWH.

1:14 Sendo assim, o SOBERANO proporcionou forte ânimo ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e a todo o restante do povo; eles foram cheios de disposição e começaram a trabalhar na reconstrução da Casa de YHWH dos Exércitos, seu Elohim, Elohim.

1:15 E isto ocorreu no vigésimo quarto dia do sexto mês do segundo ano do reinado de Dario.

2:1 No vigésimo primeiro dia do sétimo mês, a Palavra do SOBERANO foi comunicada por intermédio do profeta Ageu, dizendo:

2:2 ´Formulai a seguinte indagação ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao restante do povo:

2:3 ´Dentre todos vós, os sobreviventes, quem se lembra de ter visto este Templo em sua primeira tiferet? Comparado ao primeiro, não é como nada o que vossos olhos contemplam agora?

2:4 Todavia, diz YHWH: ´Coragem, Zorobabel! Coragem, ó Grande sacerdote Josué, filho de Jeozadaque! Esforçai-vos, todo o povo da terra!`, exorta o SOBERANO, ´e trabalhai com dedicação, porquanto eis que Eu estou convosco!` assegura YHWH, o SOBERANO dos Exércitos.

2:5 Esta, pois, é a Aliança que estabeleci convosco, quando deixastes o Egito: ´O meu Ruach está presente entre todos vós! Não temais!`

2:6 Pois assim promete YHWH dos Exércitos: ´Muito em breve farei tremer os céus e a terra, o mar e a toda a terra seca!

2:7 Farei com que as nações estremeçam; e eis que elas trarão para cá os seus tesouros, e encherei esta Casa com Kâbôd, Tiferet!` assegura o SOBERANO dos Exércitos.

2:8 Porquanto, toda prata e todo ouro a mim pertencem!` Afirma YHWH.

2:9 ´Portanto, o esplendor deste novo Templo será ainda maior do que a tiferet do antigo!` declara o SOBERANO dos Exércitos. ´E neste lugar firmarei o meu Shalom, a Shalom!` garante YHWH.

2:10 No vigésimo quarto dia do nono mês, no segundo ano do império do rei Dario, eis que a Palavra de YHWH veio novamente ao profeta Ageu, dizendo:

2:11 Assim afirma o SOBERANO dos Exércitos: ´Agora, pois, questiona os sacerdotes a respeito da Torá, Torah:

2:12 Se alguém levar carne consagrada na borda de suas vestes, e com elas tocar num pão, ou em algo cozido, ou em vinho, ou em azeite, ou ainda em qualquer tipo de alimento, isso se tornará consagrado?`Ao que os sacerdotes prontamente responderam: ´Não`.

2:13 Em seguida Ageu formulou a seguinte questão: ´Se uma pessoa ficar impura por tocar em um cadáver e depois tocar em algum desses elementos, esse elemento tocado também se tornará impuro?` E os sacerdotes disseram: ´Sim, esse elemento ficará impuro.`

2:14 Então Ageu comunicou a resposta do SOBERANO, explicando: ´É exatamente isso o que se passa com este povo e com toda esta nação. Tudo o que fazem e tudo o que conseguem oferecer é tâmê`, impuro!

2:15 Agora, pois, prestai toda a atenção e considerai tudo o que vem acontecendo desde aquele dia. Antes de haveres iniciado a reconstrução do Templo.

2:16 Ora, o que é que ocorria? Se alguém ia até um depósito procurando vinte medidas, ou seja, duzentos quilos de trigo, só conseguia comprar cem quilos; quando vinha ao tanque de espremer uvas para adquirir cinquenta medidas, ou cem litros, só podia levar quarenta litros!

2:17 Vede? Eu mesmo destruí todo o trabalho das vossas mãos, mediante o mofo, a ferrugem e o granizo; contudo, mesmo assim, ninguém de vós se arrependeu e voltou para mim!` Admoesta YHWH.

2:18 ´No entanto, considerai, Eu vos peço, de hoje em diante; do vigésimo quarto dia do nono mês; reparem no dia em que os fundamentos da Casa de YHWH foram lançados. Reconsiderai:

2:19 Ainda há alguma semente no celeiro? De fato, até hoje a videira, a figueira, a romeira e a oliveira não têm dado fruto. Mas, de hoje em diante, Eu mesmo vos abençoarei sobremaneira!`

2:20 Então a Palavra do SOBERANO veio a Ageu uma vez mais, no vigésimo quarto dia do nono mês, com a seguinte orientação:

2:21 Dizei a Zorobabel, governador de Judá: Eis que farei tremer os céus e toda a terra!

2:22 Derrubarei tronos e destruirei o poder dos reinos estrangeiros. Tombarei os carros de guerra com seus condutores: os cavalos e os seus cavaleiros militares, todos cairão, e cada um pela própria espada do seu companheiro.

2:23 ´Naquele Dia`, declara YHWH, o SOBERANO dos Exércitos, ´Eu te tornarei governador do meu povo, meu servo Zorobabel, filho de Sealtiel!` Afirma o SOBERANO, ´e te farei como um anel de selar, porquanto Eu te escolhi!` Assevera YHWH, o Eterno dos Exércitos.


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
Em sua análise como podemos identificar o poder das proclamações/declarações como chave para estabelecer as bênçãos, gratidão, ou até mesmo maldições. Que textos podemos usar para fundamentar a importância do poder das palavras

2º) Como podemos entender que nos dias de hoje os que praticam o dízimo não atentam para sua real finalidade? Para quem ou para que se direcionava os dízimos?

3º) Quem administrava o dízimo do terceiro ano, separando para todas as partes?

4º) Como podemos entender o altar com pedras grandes pintadas de cal ? podemos levantar um altar similar nos dias de hoje?

5º) Os montes Gerezim e Ebal, são usados para abençoar e amaldiçoar respectivamente, as 12 tribos foram usadas para isso. Analise o fato !

6º) Destaque e comente as bênçãos aos que obedecem a torá.

7º) Destaque e comente as maldições aos desobedientes da torá;

8º) Analise esta parashah: “Se não obedeceres esta torá(instrução) e não amares REVERENTEMENTE o majestoso e terrível NOME de teu Elohim YHWH, então Ele te castigará….”

9º) Como podemos entender o fato de que os israelitas passaram a receber uma nova capacidade de entender, de melhor discernir as coisas?

10º) O vinho ou bebida fermentada é citada nesta parashah ! Analise !



Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)