Ki Tetsê é a 49ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 6ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).
Torah – Devarim (Deuteronomio) 21:10-25:19 | Profetas – Yeshayahu (Isaias) 54:1-10 | Escritos Netzarim - Yochanan (João) 12:1-50
PRIMEIRA
21:10 Quando saíres à guerra contra os teus inimigos, e YHWH, teu Elohim, os entregar nas tuas mãos, e tu deles levares prisioneiros, 11e tu, entre os presos, vires uma mulher formosa à vista, e a desejares como esposa, 12então, a trarás para a tua casa, e ela rapará a cabeça, e cortará as suas unhas, 13e despirá a veste do seu cativeiro, e se hospedará em tua casa. Durante um mês completo ela poderá prantear e lamentar seu pai e sua mãe. Depois desse período de luto tu poderás chegar-te a ela e oficialmente desposá-la, e ela será tua mulher. 14Contudo, com o passar do tempo, se não te sentires feliz com ela, tu a deixarás partir em liberdade, mas de modo algum a venderás por dinheiro, tampouco a tratarás como escrava, pois a tens humilhado, forçando-a a viver matrimonialmente contigo.
15Se um homem tiver duas mulheres e preferir uma delas, e ambas lhe derem filhos, e o filho mais velho for filho da mulher que ele não prefere, 16este homem, quando for repartir a herança entre seus filhos, não poderá tratar o filho da mulher que ama como se fosse o mais velho, em detrimento do filho d*a mulher que ele não prefere, mas que é o verdadeiro primogênito. 17Reconhecerá como primogênito o filho da mulher que ele não prefere, concedendo-lhe porção dupla de tudo quanto possuir, porquanto ele é a primícia da sua virilidade e todos os direitos do filho mais velho, o primogênito, lhe pertencem.
18Se alguém tiver um filho rebelde, contumaz e indócil, que não aprende a obedecer ao pai e à mãe e não dá ouvidos aos bons conselhos, mesmo quando o corrigem e disciplinam,19o pai e a mãe o conduzirão até aos anciãos e líderes de sua comunidade, à porta da cidade, 20e denunciarão às autoridades da cidade: ‘Este nosso filho é por demais teimoso e rebelde; não nos obedece, é devasso e vive embriagado!’ 21Então, diante desse depoimento, todos os homens da cidade o apedrejarão até a morte. Assim, portanto, eliminarás o mal do meio do teu povo; todo o Israel ficará sabendo o que ocorreu e ficará temeroso!
SEGUNDA
22Se um homem, culpado de um crime que merece a pena de morte, é morto e suspenso a uma árvore, 23seu cadáver não poderá permanecer na árvore durante a noite; tu o sepultarás naquele mesmo dia, pois o que for pendurado num madeiro está debaixo da maldição do desprezo de Elohim. Sendo assim, não tornarás impura a terra que o Eterno, YHWH, teu Elohim, te dá como herança!
22: 1Se o boi ou a ovelha de um israelita se extraviar e tu perceberes o ocorrido, não fiques indiferente à fuga deles. Deves fazê-los retornar a seu dono. 2Se esse irmão não for teu vizinho, ou caso não o conheças, recolhe o animal fugitivo em tua propriedade e guarda-o até que teu irmão o procure; então o devolverás a seu dono. 3O mesmo farás com o jumento, com a capa e com qualquer objeto que teu compatriota tenha perdido e que encontres. Não fiques indiferente ao fato. 4Se vês o jumento ou o boi que pertence a outro israelita caído no caminho, não o ignores: ajuda-o a pô-lo em pé novamente.
5A mulher não deverá usar roupas masculinas, e o homem não se vestirá com roupas de mulher, pois YHWH, o teu Elohim, tem aversão por toda pessoa que assim procede.
6Se pelo teu caminho encontrares um ninho de pássaros, numa árvore ou no chão, com filhotes ou ovos e a mãe sobre os filhotes ou sobre os ovos, não tomarás a mãe que está sobre os filhotes; 7deves primeiro deixar a mãe partir em liberdade, depois pegarás os filhotes, para que tudo te vá bem e prolongues os teus dias de alegria sobre a terra.
TERCEIRA
8Quando edificares uma casa nova, farás um parapeito em torno do terraço, para que não tragas sobre a tua casa a culpa pelo derramamento de sangue inocente, caso alguém caia do terraço.
9Não semearás em tua vinha dois tipos de semente; a fim de evitar que a vinha inteira seja confiscada pelo santuário, tanto a semente que semeaste como o fruto da vinha sejam consagrados.1
10Não submeterás um boi e um jumento ao mesmo jugo para arar a terra!
11Também não usarás roupas com fios de lã e de linho misturados no mesmo tecido.
12Afixarás pingentes nas quatro pontas da capa que costumas vestir.
13Se um homem casar-se e, depois de ter tido relações sexuais com sua esposa, rejeitá-la,14e difamá-la, falando palavras mentirosas contra ela, como: ‘Casei-me com esta mulher mas, quando me cheguei a ela, não encontrei os sinais da sua virgindade!’, 15o pai e a mãe da moça tomarão as provas da sua virgindade e as levarão aos anciãos e líderes da comunidade, junto à porta da cidade. 16Então o pai da moça testemunhará diante dos líderes: “Dei minha filha como esposa a este homem, mas ele a rejeita. 17Ele também a tem caluniado e humilhado, alegando: ‘Não encontrei os sinais da virgindade em tua filha!’ Mas eis aqui os lençóis do casal, manchados de sangue, provas de que minha filha casou virgem!”, e estenderão o lençol diante dos anciãos da cidade. 18Os anciãos da cidade tomarão o homem difamador e o castigarão. 19Aplicarão a ele a multa de cem peças de prata, que serão dadas ao pai da moça, pois aquele homem muito prejudicou a reputação de uma virgem israelita. E o tal homem não poderá divorciar-se dela enquanto viver!
20Entretanto, se a denúncia proceder e for verdadeira, se não acharem qualquer prova da virgindade da moça, 21conduzirão a jovem até a porta da casa do seu pai e os homens da cidade a apedrejarão até que não lhe reste mais qualquer sopro de vida, porquanto ela cometeu uma infâmia em Israel, desonrando a própria casa do seu pai. É dessa maneira que eliminarás o mal do meio do teu povo, ó Israel!
22Se um homem for pego em flagrante deitado com a mulher de outro, os dois deverão pagar por esse delito com pena de morte, o homem e a mulher com quem se deitou. Desse modo extirparás o mal do meio do teu povo, ó Israel.
23Se numa cidade um homem se encontrar com uma moça prometida em casamento e, seduzindo-a, deitar-se com ela, 24trareis ambos à porta da cidade e os apedrejareis até que morram: a jovem por não ter gritado por socorro na cidade, e o homem por haver seduzido e abusado da mulher do seu próximo. É assim que acabarás com o mal que campeia no meio do teu povo, ó Israel.
25Contudo, se foi no campo que o tal homem forçou a moça a se deitar com ele, então somente esse homem maldoso morrerá; 26nada farás à moça, porquanto ela não tem pecado algum que mereça a pena de morte. Esse caso é semelhante ao daquele que ataca e mata o seu próximo: 27ele a surpreendeu no campo, e a jovem prometida pode ter gritado por socorro, sem que houvesse alguém que a pudesse ouvir e salvar.
28Se um homem se encontrar com uma moça virgem sem compromisso de casamento e a violentar, e eles forem descobertos, 29ele pagará ao pai da moça cinquenta peças de prata e terá de casar-se com a moça, uma vez que abusou dela. Esse homem não poderá repudiá-la durante toda a sua vida!
30Nenhum homem terá relações sexuais com nenhuma das mulheres do seu pai, pois isso desonraria a cama de seu genitor.
23: 1Nenhum homem castrado, que tenha esmagado os testículos, ou amputado o órgão genital poderá fazer parte do povo de YHWH, o Soberano. 2Nenhum filho bastardo, nascido de união ilícita, fará parte da congregação do Eterno; e seus descendentes também não poderão entrar na assembleia de YHWH até a décima geração. 3Nenhum amonita ou moabita, até a décima geração, fará parte do povo de Elohim, o Soberano. Eles deverão permanecer de fora, 4pois não foram ao vosso encontro com pão e água quando caminháveis após a saída do Egito, e porque subornaram Bilam ben Beor; Balaão, filho de Beor, para vir de Petor em Aram Naharáim, Mesopotâmia, com o propósito de proferir maldição contra o teu povo. 5Entretanto, YHWH, o teu Elohim, não quis dar ouvidos a Balaão, e YHWH, teu Elohim, transformou a maldição em bênção a teu favor, pois YHWH, teu Elohim, te ama! 6Portanto, enquanto viveres, jamais favoreças ou estabeleças um tratado de amizade com esses povos pagãos.
7Contudo, não rejeites o edomita, pois esse é teu irmão. Não abomines o egípcio, porque foste um estrangeiro em sua terra.
QUARTA
8Na terceira geração seus descendentes terão acesso à assembleia de YHWH.
9Quando tiveres saído para acampar contra os teus inimigos, procura guardar-te de todo mal.
10Se um de teus homens tornou-se cerimonialmente impuro por causa da perda de esperma, deverá sair do acampamento ao raiar do dia. 11Ao cair da tarde ele se banhará em água limpa e, ao pôr do sol, poderá retornar ao acampamento.
12Deverás prover um lugar fora do arraial para as tuas necessidades fisiológicas. 13Como parte do teu equipamento, tende também uma pá, e quando evacuares, faze um buraco e cobre totalmente as fezes. 14Porquanto YHWH, teu Elohim, caminha pelo acampamento a fim de te proteger e para entregar os inimigos em tuas mãos. Assim, teu arraial deve ser santo, para que YHWH não contemple em ti algo de inconveniente e por isso te volte as costas.
15Quando um escravo fugir do seu senhor e se refugiar em tua casa, não o entregues de volta ao seu dono; 16permite-lhe viver entre tua comunidade pelo tempo que lhe aprouver e em qualquer cidade que ele escolher para morar. Não o oprimas!
17Nenhum filho de Israel, homem ou mulher, poderá entregar seu corpo à prostituição nos templos pagãos! 18Não trarás salário de prostituta nem dinheiro de cão à Casa do Eterno, teu Elohim, a fim de pagar algum voto, porquanto YHWH, o teu Elohim, por ambos tem repugnância.
19Não emprestes ao teu irmão israelita cobrando juros, quer se trate de empréstimo de dinheiro, quer de alimentos, ou de qualquer outra coisa que possa render lucro financeiro.20Entretanto, poderás fazer empréstimos cobrando juros do comerciante estrangeiro, mas não do teu irmão israelita, para que YHWH, teu Elohim, abençoe todo empreendimento da tua boa mão na terra que estás herdando para dela tomares posse.
21Quando fizeres uma promessa a YHWH, teu Elohim, não tardes em cumpri-la, pois YHWH, teu Elohim, exige que um voto feito seja cumprido; e é pecado deixar de realizar aquilo que se prometeu a Ele! 22Sendo assim, se te absténs de promessas e votos, não haverá como seres culpado desse pecado! 23Contudo, faze todo o empenho para cumprires tudo o que teus lábios prometerem, considerando que com tua própria boca ofereceste voluntariamente tua palavra e teu voto a YHWH, teu Elohim.
24Quando entrares na vinha do teu próximo poderás comer à vontade, até ficares saciado, todavia nada acumules ou transportes em teu cesto.
QUINTA
25Quando entrares na plantação de trigo do teu próximo poderás colher as espigas com a mão, mas não uses a foice para ceifar o trigo do teu próximo!
24:1 Quando um homem tiver esposado uma mulher e formalizado o matrimônio, mas pouco tempo depois descobrir nela algo que ele reprove e por isso deixar de querê-la como esposa, ele poderá dar à sua mulher uma certidão de divórcio e mandá-la embora.2Entretanto, se depois de partir de casa, ela se tornar esposa de outro homem, 3e este vier a não gostar mais dela também, igualmente lhe dará certidão de divórcio, e a mandará embora. Ou se o segundo marido morrer, 4o primeiro, que se divorciou dela, não poderá casar-se com ela novamente, visto que é considerada cerimonialmente impura para ele. Casar de novo com ela seria uma ofensa abominável contra Elohim, YHWH. Portanto, não permitas que se cometa um pecado tão grave assim na terra que YHWH, teu Elohim, te está entregando como herança!
SEXTA
5Quando um homem for recém-casado, não deverá ir para a guerra, nem será requisitado para qualquer compromisso público. Ele poderá ficar em casa, de licença por um ano, livre para fazer feliz a mulher com quem se casou.
6Não tomarás como penhor as duas pedras de moinho, nem mesmo apenas a pedra de cima, como garantia de uma dívida, pois isso seria tomar como garantia o meio de vida do devedor.
7Se alguém for detido em flagrante sequestrando um dos seus irmãos, dentre os filhos de Israel, a fim de explorá-lo ou vendê-lo, tal sequestrador deverá ser condenado sumariamente à pena de morte. É desse modo que extirparás o mal do meio do povo de Israel.
8Nos casos de lepra e doenças contagiosas da pele, cuida de pôr diligentemente em prática tudo o que os sacerdotes levitas vos ensinarem; cuidareis de seguir cuidadosamente as orientações que transmiti a eles. 9Lembra-te do que YHWH, teu Elohim, fez a Miriã no caminho, logo depois que saíste do Egito.
10Quando fizeres qualquer espécie de empréstimo ao teu próximo, não entrarás em sua casa para tirar o que ele lhe oferecer como penhor. 11Ficarás do lado de fora, e a pessoa a quem fizeste o empréstimo virá para fora trazer-te o penhor. 12Se for uma pessoa pobre, porém, não irás dormir conservando seu penhor; 13ao pôr do sol deverás devolver sem falta o penhor, para que ele possa conciliar seu sono sob suas cobertas e com gratidão te abençoe. E, quanto a ti, isso será considerado um ato de justiça por parte de YHWH, o teu Elohim.
SÉTIMA
14Não oprimas um assalariado pobre, necessitado, seja ele um dos teus irmãos ou um estrangeiro que mora em tua terra, em tua cidade. 15Tu lhe pagarás o salário a cada dia, antes que o sol se ponha, porque ele é pobre e disso depende sua vida. Desse modo, ele não clamará a YHWH contra ti, e em ti não haverá pecado.
16Os pais jamais deverão ser mortos em lugar dos filhos, nem os filhos em lugar dos pais; cada um cumprirá sua pena e morrerá, se for necessário, por seu próprio pecado!
17Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão, nem tomarás como penhor a roupa da viúva. 18Recorda que foste escravo na terra do Egito, e que YHWH, teu Elohim, daquele povo te resgatou. É por esse motivo que eu te ordeno agir desse modo.
19Quando estiveres ceifando a colheita em teu campo e esqueceres um feixe, não retornes para pegá-lo: permite que ele seja encontrado pelo estrangeiro, pelo órfão e pela viúva, a fim de que dessa maneira YHWH teu Elohim os abençoe, bem como a ti em todo o trabalho das tuas mãos. 20Durante a colheita das azeitonas, depois que sacudires as oliveiras, não voltes a pegar as azeitonas que ficaram nas árvores; deixa-as para os estrangeiros, para os órfãos e para as viúvas.
21E faze somente uma colheita de uvas nas tuas plantações; as uvas que ficarem nos ramos das videiras devem ser deixadas para os estrangeiros, para os órfãos e para as viúvas. 22Recorda que foste escravo na terra do Egito. É por esse motivo que eu te ordeno agir desse modo.
25: 1Quando dois homens se envolverem numa briga, terão de levar a causa ao tribunal e os juízes decidirão a questão, absolvendo o inocente e condenando o culpado. 2Se o culpado merecer açoitamento, o juiz ordenará que ele se deite e seja açoitado em sua presença, com o número de açoites que seu crime merecer, 3desde que nunca ultrapasse quarenta açoites. Açoitá-lo além disso seria humilhar publicamente um filho de Israel.
4Não amordaçarás o boi enquanto está debulhando o cereal!
5Quando dois irmãos moram juntos e um deles morre sem deixar filhos, a mulher do morto não sairá para casar-se com um estranho à família. O irmão do marido se casará com ela e cumprirá com ela o dever de cunhado. 6O primeiro filho que ela der à luz tomará o nome do irmão falecido, para que o nome deste não se apague em Israel. 7Contudo, se o cunhado se recusa a desposar a cunhada, esta irá aos anciãos e líderes do lugar, que ficam à porta da cidade, e declarará: ‘Meu cunhado está se recusando a suscitar um nome para seu irmão em Israel! Não quer cumprir seu dever de cunhado para comigo!’ 8As autoridades da cidade o convocarão e conversarão com ele. Se ele persistir, alegando: ‘Não desejo desposá-la!’, 9então a cunhada se aproximará dele na presença dos anciãos, tirar-lhe-á uma das sandálias, cuspirá em seu rosto e fará esta declaração: ‘É precisamente isto que se faz contra um homem que não dá a seu irmão descendentes em Israel!’ 10E daquele momento em diante toda a descendência daquele homem será conhecida em Israel como ‘a família do descalçado’.
11Quando dois homens, irmãos israelitas, estiverem brigando, e a esposa de um deles aproximar-se na tentativa de livrar o marido daquele que o ataca e agarrar o agressor pelos órgãos genitais, 12então tu lhe cortarás as mãos! Que teu olho não tenha dó nem piedade.
13Não terás em tua bolsa dois tipos de peso: um pesado e outro leve. 14Não terás em tua casa dois tipos de medida: uma grande e outra pequena. 15Terás um peso íntegro e equânime, medidas íntegras e justas, para que teus dias se prolonguem felizes sobre o solo que YHWH, teu Elohim, te concede. 16Porque o Eterno, o teu Elohim, abomina a todos que praticam tais injustiças, a todos quantos negociam desonestamente!
MAFTIR
17Lembra-te do que os amalequitas te fizeram no caminho, quando foste liberto e partiste do Egito.
18Quando estavas cansado e exausto e, de surpresa e pelas tuas costas, sem o menor temor a Elohim, atacaram a todos os desfalecidos que iam atrás.
19Quando YHWH, teu Elohim, te der o descanso de todos os inimigos ao teu redor, na terra que ele te concede para dela tomares posse, deverás apagar a memória de Amaleque de debaixo do céu. Não te esqueças disso!
54: 1“Entoa alegre canto, ó estéril, que nunca teve um filho para criar; irrompe, pois, em canto, brade com júbilo, tu que jamais sentiste as dores do parto; porquanto mais numerosos são os filhos da abandonada do que os filhos daquela que tem marido!”, declara YHWH.
2“Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas, reforça as estacas.
3Pois hás de transbordar para a direita e para a esquerda, a tua descendência tomará posse de outras terras e repovoará cidades abandonadas.
4Não temas, porque não tornarás a ficar envergonhada; jamais te sentirás humilhada, porque não ficarás constrangida. Em verdade, hás de esquecer a condição vexatória da tua juventude e não te recordarás mais da humilhação da tua viuvez.
5Pois o teu Criador é o teu esposo, YHWH, Soberano dos Exércitos é o seu Nome, o Kadosh de Israel e seu Redentor, ele é chamado o Elohim de toda a terra.
6O Eterno te chamará de volta como se fosses uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou jovem tão somente para ser rejeitada!”, diz o seu Elohim.
7“Por breve momento Eu te abandonei, mas com profunda compaixão Eu te farei retornar.
8Num impulso de indignação escondi de ti o meu rosto, mas logo me compadeci de ti, levado por um amor que jamais se extinguirá!” Declara YHWH, o teu Redentor.
9Como nos dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais inundariam a terra, do mesmo modo juro agora que nunca mais me encolerizarei contra ti, que não mais te ameaçarei.
10Os montes podem mudar de lugar e as colinas podem abalar-se, mais o meu sentimento de benevolência e misericórdia, isto é, meu amor, nunca mudará; a minha Aliança de Paz não será jamais abalada!” Afirma YHWH, aquele que se compadece de ti.
12:1 Seis dias antes da Páscoa, Yeshua foi para Betânia, onde estava Lázaro, que havia morrido e fora ressuscitado dentre os mortos.
12:2 Então, ofereceram-lhe um jantar; Marta servia, enquanto Lázaro era um dos convidados, sentado à mesa com Yeshua.
12:3 Maria pegou uma libra de bálsamo de nardo puro, um óleo perfumado muito caro, ungiu os pés de Yeshua e os enxugou com seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância daquele bálsamo.
12:4 Mas um de seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, que mais tarde iria traí-lo, objetou:
12:5 ´Por que este bálsamo perfumado não foi vendido por trezentos denários e dado aos pobres?`
12:6 Ele não disse isso por se importar com os pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, frequentemente tirava o que nela era depositado.
12:7 Mas Yeshua respondeu: ´Deixa-a em shalom; pois para o dia da minha sepultura foi que ela guardou isso.
12:8 Quanto aos pobres, vós sempre os tereis convosco, mas a mim vós nem sempre tereis.`
12:9 Por outro lado, uma grande multidão de judeus, assim que soube que Yeshua estava ali, veio, não somente por causa de Yeshua, mas igualmente para ver Lázaro, a quem Ele ressuscitara dos mortos.
12:10 Mas os chefes dos sacerdotes tramaram matar Lázaro também.
12:11 Pois, por causa do que ocorrera com ele, muitos estavam se afastando e crendo em Yeshua.
12:12 No dia seguinte, a grande multidão que tinha vindo para a festa, assim que ouviu que Yeshua estava chegando a Jerusalém,
12:13 pegou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, exultando: ´Hosana! Bendito o que vem em o Nome do Adon!Bendito o Rei de Israel!`
12:14 E Yeshua, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, conforme está escrito:
12:15 ´Não tenha medo, ó filha de Sião; eis que o seu Rei está chegando, montado em um jumentinho.`
12:16 Naquele momento, seus discípulos não entenderam o que estava acontecendo. Só depois que Yeshua foi glorificado, eles se lembraram de que esses fatos estavam escritos a respeito dele e também de que isso lhe fizeram.
12:17 Assim sendo, a multidão que estava com Ele, quando mandara Lázaro sair do sepulcro e o ressuscitara dos mortos, continuou a testemunhar o ocorrido.
12:18 Por essa razão, um grande número de pessoas saiu ao encontro de Yeshua, pois ouviu que Ele realizara esse milagre.
12:19 Todavia, os fariseus comentavam uns com os outros: ´Vós percebestes como nossos esforços são inúteis. Atentai! Eis que o mundo todo vai após Ele!`
12:20 Entre os que subiram para adorar a Elohim durante a festa da Páscoa estavam alguns gregos.
12:21 Eles se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe rogaram: ´Adon! Nós desejamos ver Yeshua.`
12:22 Filipe foi e contou a André, e André e Filipe comunicaram o pedido a Yeshua.
12:23 Yeshua lhes respondeu: ´Chegou a hora em que o Filho do homem será glorificado.
12:24 Em verdade, em verdade vos asseguro que se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, permanecerá ele só; mas se morrer produzirá muito fruto.
12:25 Aquele que ama a sua vida, a perderá; entretanto, aquele que odeia sua vida neste mundo, a preservará para a vida eterna.
12:26 Se alguém me serve, precisa seguir-me; e onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve será honrado por meu Pai.
12:27 Agora minha alma está perturbada, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não! Eu vim precisamente com esse propósito e para esta hora.
12:28 Pai, glorifica o teu Nome!` Então, veio uma voz dos céus, dizendo: ´Eu já o glorifiquei e o glorificarei uma vez mais.`
12:29 Todavia, a multidão que estava ali, tendo ouvido a voz, dizia ter trovejado. Outros garantiam: ´Um malah falou com Ele.`
12:30 Yeshua lhes esclareceu: ´Essa voz não veio por minha causa, e sim para vosso benefício.
12:31 Chegou a hora de este mundo ser julgado, e agora o príncipe deste mundo será expulso.
12:32 Mas Eu, quando for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim.`
12:33 Ele disse isso para expressar o tipo de morte que haveria de sofrer.
12:34 O povo lhe replicou: ´Nós temos ouvido da Torah que o Messias permanecerá para sempre, como podes afirmar: ´o Filho do homem precisa ser levantado`? Quem é afinal esse Filho do homem?`
12:35 Então Yeshua lhes explicou: ´Ainda por mais um pouco de tempo a luz estará entre vós. Caminhai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos surpreendam, pois aquele que anda nas trevas não sabe para onde vai.
12:36 Enquanto vós tendes a luz, crede na luz, para vos tornardes filhos da luz.` E, terminando de falar, partiu e ocultou-se deles.
12:37 Mas, embora tivesse realizado tantos milagres diante deles, não creram em Yeshua,
12:38 para cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: ´Adon, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Adon?`
12:39 Contudo, não podiam crer, porque como reafirmou Isaías:
12:40 ´Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam e Eu os cure.`
12:41 Isso disse Isaías porque viu a tiferet dele e falou a seu respeito.
12:42 Apesar disso, muitos dentre as próprias autoridades acreditaram nele, mas devido aos fariseus, não declaravam sua emunah, para não serem excluídos da sinagoga;
12:43 pois amaram mais a honra dos homens do que a tiferet de Elohim.
12:44 Então Yeshua exclamou: ´Quem acredita em mim, não crê somente em mim, mas naquele que me enviou.
12:45 Quem vê a mim, vê Aquele que me enviou.
12:46 Eu vim como luz para o mundo; a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
12:47 Se alguém ouvir as minhas palavras e não obedecer a elas, Eu não o julgo; porque Eu não vim para julgar o mundo, mas sim, para salvá-lo.
12:48 Aquele que me rejeita e não acolhe as minhas palavras tem quem o julgue; a Palavra que proclamei, essa o julgará no último dia.
12:49 Pois Eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me deu ordens sobre o que Eu deveria dizer e o que proclamar.
12:50 Eu sei que o seu mandamento é a vida eterna. Sendo assim, tudo o que Eu falo, como o Pai me mandou dizer, assim falo.`
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
יוחנן ג - Yochanan Gimel (III João)
1:1 O presbítero ao amado Gaio, a quem eu amo por causa da Verdade.
1:2 Amado, oro na expectativa de que tenhas boa saúde, que sejas bem-sucedido em tudo o que empreenderes, assim como é próspera a tua alma.
1:3 Pois senti extremo júbilo ao receber a visita de alguns irmãos que nos deram boas notícias sobre a tua fidelidade, de como segues caminhando na Verdade.
1:4 Ora, não tenho alegria maior do que esta: saber que meus filhos estão andando na Verdade.
1:5 Amado, tu és fiel no que estás realizando pelos irmãos, ainda que eles lhe sejam desconhecidos,
1:6 os quais, perante a congregação deram testemunho a respeito deste teu amor. Tu farás bem se os encaminhares na sua viagem de modo digno de Elohim.
1:7 Porquanto, foi por causa do Nome que saíram, sem aceitar nada dos gentios.
1:8 Sendo assim, devemos acolher todos que forem como eles, para que sejamos também cooperadores a favor da Verdade.
1:9 Escrevi à congregação, mas Diótrefes, que aprecia ser considerado a pessoa mais importante entre eles, não nos recebe.
1:10 Por esse motivo, se eu for vos visitar, chamarei a atenção dele para o mal que está fazendo ao proferir palavras insensatas contra nós. Não satisfeito com esse desplante, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da congregação.
1:11 Amado, jamais imites o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Elohim; aquele que pratica o mal não conheceu a Elohim.
1:12 Entretanto, quanto a Demétrio, todos tecem bons comentários sobre ele, inclusive a própria Verdade testemunha a seu favor. E nós também testemunhamos; e sabes que o nosso testemunho é verdadeiro.
1:13 Há ainda muito que gostaria de te dizer, todavia não desejo fazê-lo com tinta e pena.
1:14 Anseio, porém, ver-te em breve, e então poderemos conversar face a face.
1:15 Shalom seja contigo! Os amigos te cumprimentam. Saúda os amigos daí, pessoa por pessoa.
יהודה - Yahudah (Judas)
1:1 Judas, servo de Yeshua Messias e irmão de Tiago, aos que foram convocados, amados por Elohim, o Pai, e preservados na emunah em Yeshua Messias:
1:2 Misericórdia, shalom e amor vos sejam multiplicados.
1:3 Amados, enquanto me preparava com grande expectativa para vos escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário, antes de tudo, encorajar-vos a batalhar, dedicadamente, pela emunah confiada aos kadoshim de uma vez por todas.
1:4 Porquanto, certos indivíduos, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se em vossa congregação com toda espécie de falsidades. Essas pessoas são ímpias e adulteraram a favor de nosso Elohim em libertinagem e negam Yeshua Messias, nosso único Soberano e Adon.
1:5 Quero, portanto, recordar-vos, embora já estejais bem informados sobre tudo isso, que o Adon libertou um povo do Egito, contudo, mais tarde, destruiu todos os que não creram.
1:6 E, quanto aos malahim que não guardaram sua autoridade e santidade originais, mas abandonaram seu próprio domicílio, Ele os tem mantido em trevas, presos com correntes eternas para o julgamento do grande Dia.
1:7 De maneira semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas entregaram-se à imoralidade e a todo tipo de depravação sexual. Estando sob o castigo do fogo eterno, essas cidades nos servem de exemplo.
1:8 Ora, estes, da mesma forma, como alucinados inconsequentes, não apenas contaminam o próprio corpo, mas rejeitam toda autoridade instituída e caluniam os seres celestiais.
1:9 No entanto, nem mesmo o arcmalah Miguel, quando argumentava com o Inimigo, e batalhava a respeito do corpo de Moisés, se atreveu a fazer qualquer acusação injuriosa contra o inimigo, limitando-se a declarar: ´O Adon te repreenda!`
1:10 Apesar disso, esses tais, levianamente, difamam tudo o que não compreendem; e se corrompem até nas atitudes mais simples que aprendem por instinto, como animais irracionais, se corrompem.
1:11 Ai deles! Porquanto trilharam o caminho de Caim, ávidos pelo lucro se jogaram no erro de Balaão, e foram tragados pela morte na rebelião de Corá.
1:12 Essas pessoas participam de vossas reuniões e celebrações fraternais, banqueteando-se convosco, sem o menor pudor. Agem como pastores que a si mesmos se apascentam; vagam como nuvens sem água, impelidas pelos ventos. São como árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz.
1:13 São como as ondas bravias do mar, espumando suas próprias indecências; estrelas errantes, para as quais estão preparadas as mais densas trevas por toda a eternidade.
1:14 Ora, foi quanto a esses que Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou: ´Eis que vem o Adon com milhares de milhares de seus kadoshim,
1:15 a fim de executar juízo sobre todos, e convencer a todos os ímpios de todas as ações malignas que cometeram, e de todas as palavras insolentes que os pecadores incrédulos proferiram contra Ele`.
1:16 Tais pessoas vivem murmurando e se queixando, dominados por seus próprios desejos impuros. Sua boca proclama arrogância, e usam de adulação para conquistar seus objetivos.
1:17 Vós, entretanto, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos emissários de nosso Adon Yeshua Messias,
1:18 os quais vos alertavam: ´Nos últimos tempos, haverá zombadores que seguirão as suas próprias e ímpias vontades`.
1:19 Estes são os que provocam divisões entre vós, os quais são dominados pelas paixões de suas próprias almas e não têm o Ruach.
1:20 Vós, porém, amados, edificai-vos na santíssima emunah que tendes, orando no Ruach HaKodesh.
1:21 Conservai-vos no amor de Elohim, aguardando confiantemente a misericórdia de nosso Adon Yeshua Messias para a vida eterna.
1:22 E demonstrai compaixão para com alguns que não possuem essa certeza,
1:23 assim como salvai a outros, arrebatando-os do fogo; e a outros, ainda, ajudai com misericórdia e temor, repugnando até a roupa contaminada pela carne.
1:24 Àquele que é poderoso para vos impedir de cair e para vos apresentar sem máculas e com grande júbilo, perante a sua tiferet,
1:25 ao único Elohim, nosso Salvador, sejam tiferet, majestade, poder e autoridade, por intermédio de Yeshua Messias, nosso Adon, antes de todas as eras, agora e para todo o sempre! Amém.
דברי הימים ב - Divre HaYamim Bet (II Crônicas)
16:1 No trigésimo sexto ano do governo do rei Asa aconteceu que, Bashá, Baasa, rei de Israel, invadiu Judá e começou a cercar de muralhas a cidade de Ramá, para assim controlar todo o movimento que passava pela estrada que ia até Jerusalém.
16:2 Por esse motivo, Asa ajuntou o ouro e a prata do tesouro da Casa de YHWH e do seu próprio palácio e os enviou a Ben-Hadade, rei de Aram, Síria, que exercia sua soberania a partir da cidade de Damasco, com uma mensagem nos seguintes termos:
16:3 ´Celebremos um pacto entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai. Eis que te mando ouro e prata como gesto de boa vontade; vai e anula a tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que se retire das minhas terras!`
16:4 Bem-Hadade aceitou a proposta do rei Asa e enviou os capitães dos seus exércitos contra as cidades de Israel; e feriu a Ion, Ijom, Dan, Dã, Avel-Máim, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns de Naftali, Lutador.
16:5 Assim que Baasa ouviu essas notícias, desistiu de fortificar Ramá e interrompeu sua obra.
16:6 Então, o rei Asa tomou todo o Judá, e convocando todos os homens da cidade, retiraram de Ramá as pedras e a madeira que o rei Baasa estivera usando na construção das muralhas em torno de Ramá. Com esse material Asa mandou erguer muralhas em volta de Geba e de Mispa.
16:7 Naquela época, veio Hanani, Amável, à presença de Asa, rei de Judá, e admoestou dizendo: ´Porque procuraste refúgio e salvação junto ao rei da Síria e não confiaste em YHWH, o SOBERANO teu Elohim, o exército do rei da Síria escapou as tuas mãos.
16:8 Acaso, não formavam os etíopes, os cuchitas, e os líbios um grande e poderoso exército, com muitíssimos carros de guerra e seus cavaleiros? Contudo, havendo tu confiado em YHWH, o SOBERANO, ele os entregou pessoalmente nas tuas mãos.
16:9 Afinal, quanto ao SOBERANO, seus olhos contemplam toda a terra, para revelar-se poderoso para com aqueles cujo coração é plenamente dele; nisto agiste como um louco, um insensato; por isso, desde agora, terás que enfrentar muitas batalhas!`
16:10 Entretanto, o rei Asa se indignou contra o vidente e suas profecias e o lançou no cárcere, no tronco, porque se enfurecera contra a pessoa de Hanani por causa do que havia profetizado; na mesma ocasião, castigou brutalmente algumas pessoas do seu próprio povo.
16:11 A história de Asa, rei de Judá, do começo ao fim, está narrada no Livro da História Reis de Judá e de Israel.
16:12 No trigésimo nono ano do seu reinado, caiu Asa doente dos pés; a sua enfermidade era em extremo grave; contudo, ainda que estivesse passando muito mal e fosse mortal seu estado, não buscou socorro em YHWH, o SOBERANO, mas tão somente nos médicos de sua confiança.
16:13 Asa descansou com seus pais, morrendo no ano quarenta e um do seu reinado.
16:14 Ele foi sepultado no túmulo que tinha cavado para si na Cidade de Davi. Deitaram-no num leito repleto de especiarias raras e perfumes preparados segundo a arte dos melhores perfumistas; e fizeram uma grande fogueira em sua homenagem.
17:1 Então, Iehoshafat, Josafá, o filho do rei Asa, passou a reinar em seu lugar, e fortaleceu-se contra Israel.
17:2 Posicionou suas tropas em todas as cidades fortes de Judá e dispôs guarnições militares na terra de Judá, como também nas cidades de Efraim que seu pai Asa havia conquistado.
17:3 YHWH caminhava com Josafá, pois sua atitude foi aquela que de início seguira seu pai, e não se deixou seduzir pelos cultos aos baalins.
17:4 Antes, buscou ao Elohim de seu pai e andou nos seus mandamentos, e não imitou as práticas pecaminosas do povo de Israel.
17:5 Por esse motivo YHWH, o SOBERANO, entregou o governo do reino em suas mãos; e todo o Judá trouxe presentes a Josafá; e ele acumulou muita riqueza e tiferet.
17:6 Seu coração se despertou para seguir corajosamente os caminhos de YHWH, o SOBERANO, e ele retirou de Judá os altares idólatras e os totens pagãos chamados de postes-ídolos.
17:7 No terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes Bene-Hail, Obadias, Zacarias, Natanael e Micaías para ensinarem nas cidades de Judá.
17:8 Com eles foram os levitas Semaías, Netanias, Zebadias, Asael, Semiramote, Jônatas, Adonias, Tobias, Tobe-Adonias e os sacerdotes Elisama e Jeorão.
17:9 Eles percorreram todas as cidades do reino de Judá, levando consigo o Livro da Torá, Torah, de YHWH, o SOBERANO e dedicando-se à ministração e ao ensino do povo.
17:10 Então o temor do SOBERANO caiu sobre todos os reinos das terras que estavam ao redor de Judá, de modo que não ameaçavam nem guerreavam contra Josafá.
17:11 Alguns dos filisteus traziam presentes a Josafá, além da prata que pagavam como tributo; os árabes lhe ofereceram dos seus muitos rebanhos: sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e setecentos bodes.
17:12 Assim Josafá ia se tornando cada vez mais poderoso e conhecido; edificou fortalezas e cidades-armazéns em Judá,
17:13 e mantinha muita munição nas cidades fortes de Judá, bem como soldados, guerreiros, treinados e destemidos, em Jerusalém.
17:14 Este, portanto, é o número deles segundo as suas famílias: em Judá, eram comandantes de mil: o chefe Adná, com trezentos mil homens treinados para combate;
17:15 em seguida o líder Joaná, com duzentos e oitenta mil;
17:16 depois, Amasias, filho de Zicri, que se apresentou voluntariamente para o serviço de YHWH, com seus duzentos mil homens valentes.
17:17 De Benjamim: Eliadá, homem nobre e corajoso, com duzentos mil soldados armados de arco e de escudo;
17:18 depois dele Jozabade, com cento e oitenta homens treinados para a batalha.
17:19 Estes eram os homens que serviam o rei, além dos que estavam estrategicamente posicionados nas cidades fortes por toda a terra de Judá.
18:1 Josafá possuía grande riqueza e muita tiferet, e se tornou parente do rei Ahav, Acabe.
18:2 Depois de alguns anos, ele foi encontrar-se com Acabe em Shomron, Samaria. Acabe mandou matar muitas ovelhas e bois e preparou um banquete para ele e todo o povo que o acompanhava, e o persuadiu a subir com ele para atacar a Ramote-Gileade.
18:3 Acabe, rei de Israel, indagou a Josafá, rei de Judá: ´Irás, porventura, comigo lutar contra Ramote-Gileade?` Ao que Josafá prontamente retrucou-lhe: ´Sou com tu, e meu povo é como o teu povo; eis que estaremos contigo na guerra!`
18:4 Contudo, acrescentou: ´Rogo-te que busques primeiro o conselho de YHWH, o SOBERANO!`
18:5 Então o rei de Israel convocou quatrocentos profetas, e lhes questionou: ´Devemos partir e atacar Ramote-Gileade ou é melhor deixarmos de fazê-lo?` Eles responderam-lhe: ´Vai, Elohim a entregará nas mãos do rei!`
18:6 Entretanto Josafá indagou: ´Não há aqui mais algum profeta do SOBERANO a quem possamos consultar?`
18:7 O rei de Israel respondeu a Josafá: ´Em verdade há ainda um, pelo qual se pode consultarYHWH, mas eu o odeio, porque nunca profetiza o bem a meu respeito, mas sempre o mal; é Mihaiáhu ben Imlá, Micaías filho de Inlá. Mas Josafá ponderou: ´Não digas isso, ó rei.`
18:8 Então o rei de Israel chamou um oficial e ordenou-lhe: ´Manda vir depressa Micaías, filho de Inlá!
18:9 O rei de Israel e Josafá, o rei de Judá, vestidos de trajes reais, estavam assentados cada um no seu respectivo trono, na praça da entrada de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles.
18:10 Então Tsidkiáhu ben Kenaana, Zedequias filho de Quenaaná, moldou para si uns chifres de ferro e exclamou: ´Com estes ferirás os sírios, até que sejam completamente derrotados!`
18:11 E todos os profetas profetizavam o mesmo: ´Ataca Ramote-Gileade e serás bem sucedido, porquanto o SOBERANO a entregará nas mãos do rei!`
18:12 O mensageiro que tinha ido chamar Micaías lhe anunciou: ´Eis que os profetas são unânimes em suas profecias em favor do rei; vede que também a tua palavra seja como a de um deles, e fala o que é bom e agradável!`
18:13 Porém Micaías afirmou: ´Assim como vive YHWH, o SOBERANO, o que meu Elohim me revelar, isso declararei.`
18:14 Quando Micaías entrou na presença do rei, este lhe indagou: ´Micaías, devemos marchar contra Ramote-Gileade ou não?` Ao que ele respondeu prontamente: ´Atacai e sereis bem sucedidos; e eles serão todos entregues nas vossas mãos!`
18:15 Mas o rei retrucou-lhe: ´Quantas vezes terei que te pedir que não me fales senão a verdade diante de YHWH, o Nome do SOBERANO?
18:16 Então o profeta declarou: ´Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor; e YHWH revelou: ´Estes não têm senhor; volte cada um em shalom para casa!`
18:17 Então o rei de Israel disse a Josafá: ´Eu não te disse que ele não profetizaria nada favoravelmente a meu respeito, mas tão somente prognósticos de derrota?`
18:18 Todavia, Micaías prosseguiu dizendo: ´Ouvi a Palavra de YHWH, o SOBERANO! Eis que vi o SOBERANO assentado no seu trono, e todo o exército celestial em pé à sua direita e à sua esquerda.
18:19 E eis que YHWH indagou: ´Quem enganará Acabe, rei de Israel, para atacar Ramote-Gileade e lá perder a vida?` E um sugeria de uma maneira, e outro, de outra.
18:20 Então, finalmente, surgiu um ruach e apresentou-se ao SOBERANO dizendo: ´Eu o enganarei!`. Diante do que perguntou-lhe o SOBERANO: ´De que maneira?`
18:21 E o ruach respondeu: ´Irei e serei um ruach mentiroso na boca de todos os profetas do rei` Então declarou-lhe o SOBERANO: ´Vá e realiza teu intento. Tu, de fato, o enganarás e prevalecerás contra ele!`
18:22 E o SOBERANO pôs um ruach mentiroso na boca destes teus profetas. YHWH, o SOBERANO, portanto, é quem determinou a tua desfavor e derrota!` 1
18:23 Imediatamente Zedequias, filho de Quenaaná, aproximou-se, deu um tapa no rosto do profeta Micaías e interrogou: ´Como o Ruach do SOBERANO me deixou para falar a ti?`
18:24 Ao que Micaías respondeu: ´Tu o verás no dia que tiveres de vaguear de um aposento a outro a fim de te esconderes.`
18:25 Então o rei exclamou com indignação: ´Pegai Micaías e levai-o de volta a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei,
18:26 com a seguinte mensagem: ´Assim diz o rei: Prendei este homem no cárcere e sustentai-o somente a pão e água até que eu volte em shalom!`
18:27 E Micaías ainda concluiu: ´Se voltares em shalom, YHWH, o SOBERANO, não falou por mim.` E disse mais: ´Ouvi, todos do povo, as palavras que ora vos proclamo!`
18:28 Então o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, partiram com o objetivo de atacar Ramote-Gileade.
18:29 E o rei de Israel confidenciou a Josafá: ´Eu me disfarçarei e entrarei na batalha; tu, porém, vestes os trajes reais!` E assim se fez. O rei de Israel disfarçou-se, e ambos foram para o combate.
18:30 O rei da Síria havia ordenado a seus chefes dos carros de guerra: ´Não lutareis nem contra soldados nem contra oficiais, mas tão somente contra o próprio rei de Israel.
18:31 Então, quando os capitães dos carros avistaram Josafá, imediatamente deduziram: ´Eis que vem ai o rei de Israel!` E o cercaram para atacá-lo, mas Josafá clamou, e YHWH, o SOBERANO, o livrou. Elohim os afastou dele,
18:32 pois, quando os capitães dos carros viram que não era o rei de Israel, deixaram de persegui-lo.
18:33 De repente, um soldado disparou seu arco ao acaso e atingiu o rei de Israel entre os encaixes da sua armadura abdominal. Então o rei ordenou ao condutor do seu carro: ´Volta e tira-me da batalha, porque estou gravemente ferido!`
18:34 O combate ficou mais acirrado durante todo aquele dia, e assim, o rei de Israel teve que enfrentar os arameus em pé no seu carro, até o final da tarde. E, ao pôr-do-sol, morreu Acabe.
19:1 Quando Josafá, rei de Judá, retornou em segurança ao seu palácio em Jerusalém,
19:2 o vidente e profeta Iehú ben Hanáni, Jeú filho de Hanani, saiu ao seu encontro e o admoestou dizendo: ´Devias tu emprestar o teu auxílio ao ímpio e demonstrar solidariedade àqueles que odeiam a YHWH? Ora, por conta desse erro virá sobre ti grande ira da parte do SOBERANO!
19:3 Contudo, uma virtude se acha em ti, porquanto destruíste os totens de idolatria, os postes-ídolos da terra e dispuseste teu coração para sinceramente buscar a Elohim.
19:4 Josafá residia em Jerusalém; e percorreu de novo toda a nação, desde Berseba até os montes de Efraim, levando o povo a voltar-se inteiramente a YHWH, o SOBERANO Elohim de seus antepassados.
19:5 Estabeleceu juízes na terra para todas as cidades fortificadas de Judá, de cidade em cidade;
19:6 e recomendou aos juízes: ´Vede bem o que fazeis, porquanto não administrais a justiça simplesmente em nome dos seres humanos mas em o Nome do SOBERANO, YHWH, que está convosco, observando o vosso proceder, quando pronunciais uma sentença!
19:7 Que o temor de YHWH, o SOBERANO, desde agora esteja convosco; tende portanto muito cuidado no que fazeis, porque não há injustiça ou parcialidade no SOBERANO nosso Elohim, e ele não aceita qualquer espécie de suborno!`
19:8 Além disso, logo depois de retornar a Jerusalém, o rei Josafá nomeou na cidade alguns sacerdotes, levitas e chefes de famílias israelitas, para julgarem questões referentes à Torá, Torah de YHWH, bem como mediarem e resolverem as controvérsias e causas civis entre os cidadãos.
19:9 E lhe ordenou: ´Desempenhareis tais obrigações sob o temor de YHWH, o SOBERANO, com absoluta fidelidade e integridade de coração.
19:10 Seja, portanto, qual for o processo que apresentarem diante de vós vossos irmãos residentes em suas cidades: questões de derramamento de sangue e homicídio, ou mesmo questionamentos quanto à interpretação e aplicação da Torá, Torah, seus mandamentos, decretos ou ainda às ordenanças, adverti-os severamente para que eles não se tornem culpados diante de YHWH e sua ira não se inflame contra vós e contra vossos irmãos; mantendo os cidadãos devidamente informados sobre estes estatutos não sereis culpados pelos erros do povo.
19:11 Tereis o sumo sacerdote Amariáhu, Amarias, para vos presidir no tocante a todos os assuntos de YHWH, o SOBERANO; e Zevadiáhu ben Ishmael, Zebadias filho de Ismael, chefe da tribo de Judá, para orientá-los e decidir sobre todos os assuntos e negócios relativos ao rei; os levitas também serão oficiais diante de vós. Procedei, pois, com nobreza e coragem, e que YHWH, o SOBERANO, seja com os que são leais e honestos!`
תהלים - Tehillim (Salmos)
145:1 Um hino davídico de louvor. Exaltar-te-ei, ó meu Elohim e Rei, e bendirei o teu Nome por toda a eternidade!
145:2 Todos os dias te bendirei e louvarei o teu Nome para todo o sempre:
145:3 ´O SOBERANO é grande e mui digno de louvor; sua grandeza é insondável`.
145:4 Uma geração à outra fará o louvor de tuas obras, proclamando teus maravilhosos feitos.
145:5 Pregarão sobre a esplêndida tiferet de tua majestade, e eu meditarei sobre tuas portentosas realizações.
145:6 Anunciarão o poder dos teus magníficos e temíveis prodígios, e eu falarei das tuas grandes obras.
145:7 Divulgarão a memória de tua imensa bondade e cantarão com júbilo tua justiça:
145:8 ´O SOBERANO é clemente e misericordioso, paciente e transbordante de amor leal;
145:9 o SOBERANO é bom para com todos; e sua compaixão alcança todas as suas criaturas`.
145:10 Todas as tuas obras, ó SOBERANO, te rendem favores, e teus fiéis te bendirão.
145:11 Eles proclamarão a tiferet do teu Reino e pregarão sobre o teu poder,
145:12 a fim de que todos saibam dos teus feitos maravilhosos e do esplendoroso esplendor do teu Reino.
145:13 Porquanto teu Reino é Reino Eterno, e o teu domínio perdura de geração em geração.
145:14 O SOBERANO ampara todos os que caem e ergue todos os que estão deprimidos.
145:15 Os olhos de todos em ti esperam, e tu lhes dás o alimento no devido tempo.
145:16 Abres tua mão e sacias, de bom grado, todo ser vivo.
145:17 O SOBERANO é justo em todos os seus caminhos e fiel em todas as suas obras.
145:18 O SOBERANO está junto de todos aqueles que invocam seu Nome, de todos que clamam por sua presença, com sinceridade.
145:19 Assim, Ele realiza os desejos daqueles que o reverenciam; ouve-os clamar por socorro e os salva.
145:20 O SOBERANO cuida de todos os que o amam, mas destrói todos os ímpios!
145:21 Minha boca proclamará o louvor do SOBERANO, e que todo ser vivo bendiga seu kadosh Nome para todo o sempre!
נחום - Nachum (Naum)
1:1 Palavra de advertência contra Nínive. Sêfer, Livro da visão de Nachûm, Naum, Conforto, natural da cidade de Elkosh,Elcós.
1:2 Eis que YHWH é Elohim zeloso, ciumento e vingador! YHWH, o SOBERANO, não tolera outros deuses e age como terrível vingador contra toda idolatria. Em seu furor e indignação YHWH executa sua vingança contra todos os seus adversários!
1:3 Entretanto, YHWH demora demais para se irar; é paciente e longânime, mas seu poder é incalculável. YHWH não deixará impune o culpado! O seu Caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés.
1:4 Ele repreende o mar e o faz secar, e esgota todos os ribeiros; Basã e Carmelo desfalecem, e a flor do Líbano murcha.
1:5 Os montes tremem assim que ele se aproxima, e as colinas se derretem. A terra se agita na sua presença, o mundo e todos os que nele vivem.
1:6 Quem pode suportar a sua indignação? E quem subsistirá diante do furor da sua ira? A sua cólera se derrama como fogo, e as rochas são por ele demolidas.
1:7 Eis que YHWH, o SOBERANO, é bom! Ele é um refúgio em tempos de angústia e aflição! O SOBERANO protege todos quantos nele confiam.
1:8 No entanto, mediante uma enchente arrasadora acabará com a grande cidade de Nínive; expulsará todos os seus adversários para as trevas!
1:9 Tramais vós contra YHWH? Pobre de vós; porquanto ele destruirá tudo quanto planejais contra ele com um só golpe. Eis que a tribulação não precisará ocorrer uma segunda vez!
1:10 Porquanto ainda que se entrelacem como os espinhos e encharcados de vinho como bêbados, serão inteiramente destruídos como palha seca.
1:11 Foi de ti, ó Nínive, que partiu aquele que trama perversidades, que planeja o mal contra YHWH!
1:12 Portanto, assegura YHWH: ´Por mais fortes e numerosos que sejam, ainda assim haverão de ser todos ceifados e exterminados! Contudo, em relação a ti, Judá, embora Eu tenha te açoitado, não mais te afligirei!
1:13 Agora, pois, quebrarei o jugo que está sobre o teu pescoço, e romperei as tuas correntes.
1:14 Contra ti, porém, ó rei de Nínive, eis que YHWH ordenou que não houvesse mais descendência que perpetue teu nome sobre a terra. Exterminarei do templo dos teus deuses todas as imagens idólatras de arte, escultura e fundição; e prepararei o teu sepulcro, porque és maldito!`
1:15 Contemplai sobre os montes os pés do que anuncia Bä-sâr`, Boas Novas, e proclama Shalom, Shalom! Ó Judá, celebra as tuas festas, cumpre os teus votos, porquanto nunca mais o ímpio te invadirá; eis que ele será absolutamente destruído!
2:1 Eis que o destruidor já avança contra ti, ó Nínive! Guarda a fortaleza! Vigia a estrada! Fortalece a resistência! Reúne todas as tuas forças!
2:2 Porquanto YHWH restaurará o esplendor de Jacó; fará voltar a tiferet de Israel, ainda que os saqueadores tenham devastado e destruído as tuas videiras.
2:3 Os escudos e os uniformes dos teus valorosos militares são vermelhos! Os teus carros de guerra reluzem quando se alinham para a batalha, agitam-se as lanças de pinho.
2:4 Os carros de guerra percorrem as ruas e se cruzam velozmente pelos quarteirões. Parecem tochas de fogo e se arremessam como relâmpagos.
2:5 As tropas de elite são convocadas, no entanto, elas chegam tropeçando; correm para a muralha da cidade para formar a linha de defesa.
2:6 As comportas dos rios são abertas, e todo o palácio é destruído.
2:7 Assim, está decretado: ela está desprotegida e será levada cativa; e as suas jovens servas gemem como o arrulhar das pombas, batendo no peito, em desespero.
2:8 Nínive é como um açude antigo; um enorme tanque de água que agora está vazando. E eles gritam: ´Parai! Parai!`, mas ninguém sequer olha para trás.
2:9 Sequestrai toda a prata, saqueai todo o ouro! Seus tesouros não têm fim; está cheia de tudo que é valioso.
2:10 Ela está saqueada, esgotada e completamente devastada; derrete-se o coração, tremem os joelhos, o corpo está tomado pela dor; o rosto de todos eles empalidece.
2:11 Onde está agora a toca dos leões? O lugar em que alimentavam seus filhotes, onde se abrigavam o leão, a leoa e os leõezinhos, sem nada temer?
2:12 Onde está o leão que caçava com fartura para alimentar seus filhotes, estrangulava grandes animais para suas leoas, enchia as suas covas de presas e as suas tocas com as suas vítimas?
2:13 ´Eis que me coloco contra ti`, afirma YHWH, o SOBERANO dos Exércitos; ´queimarei os teus carros de guerra no grande incêndio da batalha, e a espada devorará os teus leões fortes; e exterminarei da terra a tua presa; e não se ouvirá mais a voz dos teus embaixadores!`
3:1 Ai da grande e sanguinária cidade, toda cheia de engano, mentiras, roubos e crimes; que abocanha a sua presa e não a solta mais!
3:2 Eis o estalo dos açoites ecoando por toda a terra, o barulho assustador das rodas, o galope dos cavalos de batalha, e o sacudir dos carros militares!
3:3 Cavaleiros que esporeiam, a espada flamejante, o relampear das lanças e a multidão dos traspassados, um mar de cadáveres, mortos sem fim; pessoas feridas tropeçando sobre gente e mais gente morta.
3:4 E tudo isso por quê? Por causa da grande prostituição da bela e encantadora meretriz, da mestra das feitiçarias, que vendia os povos mediante sua sedução e lábios fraudulentos, e assim escravizou nações.
3:5 ´Por tudo isso, eis que Eu me posiciono contra ti!` Afirma YHWH, o SOBERANO dos Exércitos; ´vou erguer o teu vestido até a altura do teu rosto, a fim de expor às nações a vergonha da tua nudez, e te humilhar diante dos reinos da terra!
3:6 Eu mesmo lançarei sobre ti imundícias, te tratarei com total ignomínia; e farei de ti um espetáculo, um exemplo para todos.
3:7 Todos os que te virem fugirão exclamando: ´Ah! Nínive está arrasada! Quem terá compaixão dela?` E de onde trarei consoladores para ti?`
3:8 Por acaso és melhor que No Amon, cidade do deus Amon,Tebas, que vivia à beira do Nilo, cercada de belas águas, tendo o mar como defesa e suas águas como muralhas?
3:9 Cush, a poderosa Etiópia, e o Egito formavam sua fonte inesgotável de força; Pute e a Líbia estavam entre os seus aliados.
3:10 Contudo, a grande cidade foi sequestrada, foi tomada e levada para o cativeiro; todas as suas crianças também foram esquartejadas. Lançaram sortes para decidir o destino dos seus nobres; todos aqueles que até então eram poderosos, foram acorrentados como animais.
3:11 Tu, de igual modo, serás embriagada; ficarás em oculto a fim de buscar algum refúgio e fugir do inimigo.
3:12 Todas as tuas fortalezas serão como figueiras com figos novos; quando sacudidos, caem na boca faminta.
3:13 Observa bem as tuas tropas: pobres, não passam de mulheres! Os teus portões estão escancarados para os teus inimigos; o fogo devorou as tuas trancas e fechaduras.
3:14 Tira água para o tempo de sequidão do cerco militar! Reforça as tuas fortalezas; entra na lama, amassa o barro, pega a forma para fazer tijolos!
3:15 Eis que o fogo te consumirá ali; e o fio da espada haverá de te exterminar; a espada te devorará como o gafanhoto devastador. Multiplica-te como os gafanhotos devastadores, multiplica-te como os gafanhotos migradores!
3:16 Multiplicaste teus comerciantes mais do que as estrelas do céu; o gafanhoto devastador estende as asas e sai voando.
3:17 Teus príncipes são como os gafanhotos migradores, e teus oficiais e soldados, como exames de outros gafanhotos que se acampam junto às muralhas nos dias de frio; quando chega o sol, voam, sem que ninguém saiba para onde foram.
3:18 Ó rei da Assíria, teus governantes adormecem; teus nobres repousam, teu povo está espalhado pelos montes, sem que ninguém os pastoreie e ajunte.
3:19 Não há cura para a tua chaga; a tua ferida é de morte! Todos os que forem informados sobre o que aconteceu contigo haverão de aplaudir a tua queda; pois, quem não tem sofrido por causa da tua malignidade e crueldade sem limites?
צפניה - Tzefanyah (Sofonias)
1:1 Eis a Palavra de YHWH que veio a Tsefaní ben Cushí, Sofonias filho de Cuchi, cujo nome significa YHWH Protege; neto de Gelalias, bisneto de Amarias e trineto de Ezequias, durante o reinado de Josias, filho de Amom, rei de Judá:
1:2 ´Tornarei a destruir tudo o que se sustenta sobre a face da terra!` Palavra proemunahtica do SOBERANO.
1:3 ´Exterminarei tanto os seres humanos quanto os animais; destruirei as aves do céu e os peixes do mar, e todos aqueles que causam tropeço e transgressão. Os ímpios serão apenas montões de destroços. Tudo isso farei quando Eu ceifar o homem da face da terra!
1:4 Estenderei a mão contra Judá e contra todos os habitantes de Jerusalém; aniquilarei deste lugar o remanescente de Baal e os nomes dos ministros idólatras, junto com os sacerdotes;
1:5 aqueles que vão para o alto dos terraços a fim de adorar o grande exército de estrelas, e aqueles que se prostram jurando em nome de YHWH, o SOBERANO, e também por Mal-Kawm`, Moloque, Grande rei;
1:6 os que deixam de seguir o SOBERANO e não o buscam nem o consultam.
1:7 Cala-te, pois, diante de YHWH Adonai, Elohim, porquanto o Dia do SOBERANO está muito próximo, pois ele já preparou um sacrifício e consagrou os seus convidados.
1:8 No dia do sacrifício do SOBERANO castigarei os líderes e os filhos do rei e todos os que estão vestidos com roupas estrangeiras!
1:9 Castigarei também naquele Dia todos os que seguem a tradição de pular a soleira da porta dos templos de seus ídolos, e que enchem a casa de seus deuses com violência e engano.`
1:10 E assevera YHWH: ´Naquele grande Dia se ouvirá uma voz de clamor junto ao portão de Dâ`g, dos Peixes, pranto e lamento em todo o novo distrito; estrondos assustadores nas colinas.
1:11 Ó moradores de Mactes, lugar onde se faz argamassa, chorai, porque todo o povo de Canaã está arrasado; todos os que usam a prata para comprar serão exterminados.
1:12 Naquela época vasculharei Jerusalém com lanternas e castigarei todas as pessoas que descansam sobre a borra do vinho velho e azedo, isto é, que são complacentes com o pecado, e que alegam em seus corações: ´Ora, o SOBERANO não intervém, ele não faz o bem nem o mal!`
1:13 Por isso a riqueza deles será saqueada, e suas casas, destruídas; se esforçarão na tentativa de construir novas casas, porém nelas não morarão; plantarão vinhas e vinhas, mas não beberão do vinho.
1:14 Eis que o grande Dia de YHWH, o SOBERANO, breve virá! Está bem próximo e vem depressa! Contudo, ouvi com atenção! O Dia de YHWHserá muito amargo; até os homens mais poderosos da terra tremerão e clamarão.
1:15 Porquanto, aquele Dia, será um dia de grande indignação, dia de tribulação e profunda angústia; dia de sofrimento e ruína, dia de nuvens e trevas,
1:16 dia em que o Shofar, trombeta, irá gritar os alertas de guerra contra todas as cidades fortificadas e contra as torres altas.
1:17 Então afligirei sobremaneira a humanidade, e os homens vaguearão sem nada enxergar, porque pecaram contra o SOBERANO; seu sangue se derramará como pó, e suas entranhas como esterco.
1:18 E, naquele Dia, nem a sua prata, nem todo o ouro poderão livrá-los da ira de YHWH; o fogo do zelo do SOBERANO consumirá o mundo inteiro, porquanto ele dará um fim repentino e inexorável a todos os que vivem sobre a face da terra!`
2:1 Reúna-te e examina-te, ó nação sem sentimento de justiça e honestidade,
2:2 antes que chegue o tempo determinado e aquele Dia transcorra como a palha, antes que se abata sobre vós todo o furor do zelo de YHWH, o SOBERANO.
2:3 Buscai o SOBERANO, vós todos os humildes da terra, que andais conforme a sua Palavra; buscai a justiça, buscai a humildade; talvez sejais poupados no Dia da ira de YHWH.
2:4 Gaza será abandonada, e Ascalom ficará devastada. Ao meio-dia Asdote será banida, e Ecrom será desarraigada.
2:5 Ai dos habitantes do litoral, da nação dos queretitas; a Palavra do SOBERANO está contra vossas atitudes, ó Canaã, terra dos filisteus; e Eu vos destruirei sem que reste nem sequer um habitante.
2:6 Toda essa terra junto ao mar, onde habitam os queretitas, se transformará em pastagem, com cabanas para os pastores e currais para os rebanhos.
2:7 O litoral pertencerá ao restante da Casa de Judá, para que se alimentem ali; ao pôr-do-sol se deitarão nas casas de Ascalom; pois YHWH, o seu Elohim, Elohim, zelará por eles e restaurará o seu destino, trazendo-os de volta do cativeiro.
2:8 Eis que os insultos de Moabe e as zombarias dos amonitas, que insultaram o meu povo e levantaram ameaças perversas contra o seu território, chegaram aos meus ouvidos!
2:9 Por esse motivo, afirma YHWH, o SOBERANO dos Exércitos, o Elohimde Israel: ´Tão certo como Eu vivo, Moabe ficará como Sodoma e os amonitas como Gomorra: uma região inteira tomada pelas ervas daninhas e imensos poços de sal, uma desolação perpétua! E, então, o remanescente do meu povo os saqueará, e os sobreviventes da minha nação possuirão a terra deles.`
2:10 Portanto, é isso que eles ganharão como recompensa por sua arrogância, por ofenderem e menosprezarem o povo do SOBERANO dos Exércitos!
2:11 YHWH será implacável e violento contra eles, quando arrasar todos os deuses cultuados sobre a face da terra. Então todos os povos, cada um no seu próprio país e cultura, adorarão a Elohim, Elohim.
2:12 Ó etíopes, vós também sereis aniquilados ao fio da minha espada de juízo!
2:13 Elohim estenderá a mão contra o Norte e destruirá a Assíria, deixando a grande Nínive absolutamente em ruínas, tão seca e árida como o deserto.
2:14 No meio dela se deitarão rebanhos, e diversos tipos de animais silvestres. Até a coruja do deserto e os corvos se empoleirarão no topo de suas colunas. Gritos ecoarão pelas janelas afora. Haverá montões de entulhos nas estradas, e as vigas de cedro ficarão todas expostas.
2:15 Esta, pois, é a cidade que rejubilava-se, que vivia despreocupada em plena segurança, e considerava consigo mesma: ´Eu sou o que há de melhor, e além de mim não há mais ninguém!` Ai, ai, só lhe restou dor e destroços; transformou-se numa grande toca de animais selvagens! Todos aqueles que passam por ela sacodem as mãos e assobiam em sinal de assombro e escárnio!
3:1 Ai da filha, cidade, rebelde e imoral; obscena e opressora!
3:2 Não dá ouvidos à chochmah, tampouco aceita qualquer correção; não confia em YHWH, o SOBERANO, nem se aproxima do seu Elohim, Elohim!
3:3 Entre o próprio povo da nação os seus líderes são leões violentos que rugem o tempo todo; seus juízes são lobos vespertinos, que tudo devoram e nada deixam para o dia seguinte.
3:4 Os seus profetas são levianos, homens ardilosos e traiçoeiros; os seus sacerdotes profanam o Sagrado e violentam a Torá, Torah.
3:5 No meio desta cidade está YHWH, o SOBERANO, que é justo e jamais comete um ato maldoso. A cada manhã ele ministra o seu direito e retidão; dia após dia sem nunca falhar. Mas o injusto não se envergonha, nem se arrepende da sua injustiça.
3:6 ´Eis que exterminei nações; todas as suas fortalezas estão arrasadas. Deixei desertas as suas ruas. Suas cidades estão completamente arruinadas; nem uma só pessoa sobreviveu; ninguém!
3:7 Então Eu mesmo declarei à cidade: ´Com certeza agora me dedicarás a tua reverente obediência!` Pois, deste modo, a destruição não chegaria à tua habitação, nem cairiam sobre ela todos os meus castigos. No entanto, eles ainda estavam ávidos por praticar todo tipo de malignidade.
3:8 Sendo assim, esperai por mim!` adverte YHWH, ´no dia em que Eu me levantar para expressar meu testemunho de acusação. Porquanto decidi ajuntar as nações, reunir os reinos e derramar a minha ira sobre eles, todo o furor da minha indignação. E então o mundo todo será consumido pelo fogo do meu zelo e da minha ira!
3:9 E assim haverei de purificar os lábios dos povos, para que todos eles invoquem o Nome de YHWH e o sirvam espontaneamente, e com o mesmo ruach.
3:10 Desde além dos rios da Etiópia os meus adoradores, o meu povo disperso me trarão suas ofertas.
3:11 Naquele dia, não mais sereis humilhados pelos seus muitos atos de rebelião, pois retirarei desta Cidade os que se ufanam da sua soberba. Nunca mais sereis arrogantes no meu kadosh monte.
3:12 Mas conservarei no meio da Cidade os mansos e humildes, que se refugiarão em o Nome do SOBERANO: YHWH.
3:13 Portanto, o remanescente de Israel não mais praticará malignidades, nem injustiças; não faltará com a verdade, nem se encontrará nas bocas dessas pessoas qualquer engano ou falsidade. Eles se alimentarão e descansarão tranquilamente, sem que nada, nem ninguém os perturbe!`
3:14 Canta, pois, alegremente, ó filha, cidade, de Tsión, Sião; rejubila, ó Yisra`êl, Israel, Vencer com Elohim! Regozija-te e exulta de todo o coração, ó filha, cidade, de Jerusalém!
3:15 Eis que YHWH anulou a sentença de execução que havia contra ti, e fez retroceder todos os teus inimigos. O SOBERANO, o Rei de Israel, está no meio de ti; daqui por diante, não temerás mal algum!
3:16 Naquele dia se assegurará a Jerusalém: ´Não temas, ó Sião; não deixes as tuas mãos desanimarem, nem se enfraquecerem.
3:17 YHWH, o SOBERANO teu Elohim, está no meio de ti, agindo poderosamente para te salvar; ele terá enorme prazer em ti, e com seu amor te renovará completamente, e se alegrará contigo em grande comunhão com brados de vitória e júbilo!`
3:18 ´Eu mesmo reunirei os que lamentam a falta das festas solenes, os que se afastaram da vossa companhia, a fim de que isso não mais vos pese como humilhação.
3:19 Nessa época, atuarei severamente contra todos os que te oprimem; salvarei os aleijados e ajuntarei todos os dispersos. Farei com que sejam honrados e respeitados em toda a terra onde foram envergonhados.
3:20 Então, naquele tempo vos reunirei; naqueles dias, Eu mesmo vos trarei de volta para casa. Eu vos darei a honra e o reda’at entre todos os povos da terra; quando, enfim, Eu restaurar a vossa sorte e trouxer vossos cativos de volta, diante dos teus próprios olhos!` Garante YHWH, o SOBERANO.
Questionamentos Específicos
1º) Comente sobre o direito de um filho estar acima da preferência de um pai.
2º) “Um filho rebelde deveria ser executado”, Comente !
3º) Comente todos os ítens da 2a Aliah.
4º) Destaque os pontos mais importantes da 3a aliah.
5º) Destaque os pontos mais importantes das alioth restantes.
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)