Parashah  שׁוֹפְטִים - Shoftim  
(Juízes)

Shoftim é a 48ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 5ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).Na porção da Torah de Devarim - (Deuteronômio) 16:18-21:9, teremos os seguintes Subtítulos: 

Os juízes (16:18)
Desvios do culto (16:21)
Os juízes levitas (17:8)
Os reis (17:14)
O sacerdócio levítico (18:1)
Os profetas (18:9)
O homicida e as cidades de refúgio (19:1)
Os limites (19:14)
As testemunhas (19:15)
O talião (19:21)
A guerra e os soldados (20:1)
A conquista das cidades (20:10)
Caso de homicida desconhecido (21:1)


Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Yeshayahu (Isaias) 51:12-52:12
Escritos Netzarim - Yochanan (João) 11:1-57



Parashah שׁוֹפְטִים - Shoftim
Juízes

 Devarim (Palavras)
16:18-21:9


 
PRIMEIRA 
16:18 Estabelecerás juízes, policiais e escribas em cada uma das cidades que YHWH, teu Elohim, vai dar para as tuas tribos. Eles julgarão o povo com justiça e equidade. 19Não perverterás o direito, não farás acepção de pessoas nem aceitarás suborno, pois a corrupção cega até os olhos dos sábios juízes, e prejudica a causa dos justos. 20Busca única e exclusivamente o justo direito, a fim de que vivas e herdes plenamente a terra que YHWH, o teu Elohim, te concede!

21Assim, não erguerás estelas ou postes ao culto de Aserá, a Baal(Senhor), ou a qualquer outro elohim, além do altar que construirás em adoração a YHWH, o teu Elohim, 22e não levantarás nenhuma outra coluna sagrada, porquanto YHWH, nosso Elohim, detesta todos os ídolos pagãos!

17:1Nunca sacrificarás para YHWH, teu Elohim, um touro ou uma ovelha com defeito ou qualquer imperfeição grave; esse tipo de atitude seria detestável para Ele.

2 Se um homem ou uma mulher que vive numa das cidades que YHWH, teu Elohim, te dará, for encontrado fazendo o que é reprovável aos olhos de YHWH, teu Elohim, transgredindo a sua Aliança 3 E, assim, desobedecendo ao mandamento que hoje te proclamo, para servir a outros elohim e prostrar-se perante eles, ou diante do sol, da lua, ou diante das estrelas do céu; 4 se isso for denunciado a ti, ou se tu o ouvires, primeiro farás uma acurada investigação. Se ficar comprovado, se for verdade que uma tal abominação como essa foi cometida em Israel, 5 então farás sair às portas da cidade o homem ou mulher que cometeu esse pecado tão escandaloso, e apedrejarás o culpado até a morte. 6 Contudo, é preciso que haja pelo menos duas testemunhas para que uma pessoa seja condenada à morte; ninguém pode ser morto se houver somente uma testemunha. 7As mãos das testemunhas serão as primeiras a proceder à execução, e depois as mãos de todo o povo. Desse modo eliminarás o mal do meio de ti!

8 Quando tiveres de julgar uma causa que te pareça demasiado difícil, casos complexos de homicídio, pleitos, lesões mortais, ou causas controvertidas em tua cidade, levantar-te-ás e subirás ao lugar que YHWH, teu Elohim, houver escolhido. 9 Irás então até aos kohanim levitas e ao juiz que estiver em função naqueles dias. Eles investigarão e te anunciarão a sentença. 10 Agirás absolutamente de acordo com as instruções que te transmitirem desse lugar que YHWH houver designado. Cuidarás de realizar tudo conforme todas as orientações. 11 Farás segundo a ordem que te derem, e de acordo com a sentença que te anunciarem, sem te desviares para a direita ou para a esquerda da palavra que eles te houverem comunicado. 12O homem que agir com arrogância, não obedecendo ao juiz ou ao kohen que está ali para servir unicamente a YHWH, o teu Elohim, deverá ser morto. Desse modo extirparás o mal do meio do povo de Israel. 13 Assim, todo o povo temerá e não ousará mais agir com presunção e rebeldia!

SEGUNDA
14 Quando tiveres entrado na terra que YHWH teu Elohim te concede, tomado posse dela e nela habitares, e pedires: ‘Quero estabelecer sobre mim um rei, como todas as nações que me rodeiam’, 15 deverás estabelecer sobre ti um rei que tenha sido escolhido por YHWH, teu Elohim; é um dos teus irmãos que escolherás para governar sobre ti. Não poderás nomear um estrangeiro que não venha dentre teus próprios irmãos israelitas.16 Ele, porém, não deverá multiplicar muitos cavalos para si, nem fará que o povo retorne ao Egito para aumentar sua cavalaria, pois YHWH ordenou: ‘Jamais voltareis por este caminho!’ 17 Que o rei não tome para si muitas mulheres, para que seu coração não se desvie da sabedoria. E que não arrecade excessivamente prata e ouro para si.

18Quando ascender ao trono do seu reino, mandará escrever num rolo, para seu estudo pessoal, uma cópia da Torá, a Lei, que está aos cuidados dos kohanim levitas! 19Trará sempre essa cópia consigo e terá de lê-la todos os dias da sua vida, a fim de que aprenda a amar reverentemente a YHWH, e a cumprir fielmente toda a Palavra da Torá, a Lei, bem como todos os seus mandamentos. 20Desse modo o rei não se levantará arrogantemente sobre seus irmãos, nem se desviará dos decretos da Torá, da Lei, nem para a direita nem para a esquerda. Assim prolongará o seu reinado, e o governo de seus filhos e descendentes, no meio de Israel!

TERCEIRA
18:1Os kohanim levitas e todo o restante da tribo de Levi não receberão a posse de terras em Israel: eles viverão das ofertas sacrificadas para YHWH, preparadas no fogo, pois essa é a sua herança. 2Essa tribo não terá uma herança no meio dos seus irmãos: YHWH é sua herança, conforme lhes prometeu.

3Eis os direitos que os kohanim têm sobre o povo, sobre os que oferecem um sacrifício: do novilho ou de uma ovelha do seu rebanho serão dados ao kohen a espádua, as queixadas e o estômago. 4Dar-lhe-ás também as primícias do teu trigo, do vinho novo e do melhor azeite, como também as primícias da tosquia do teu rebanho. 5Pois foi ele que YHWH, o teu Elohim, escolheu entre todas as tuas tribos, ele e seus filhos, para estar diante de YHWH, teu Elohim, todos os dias.

QUARTA
6 Quando vier um levita de alguma das tuas cidades, onde quer que ele more em Israel, e com todo o desejo do coração vier para o local que YHWH houver determinado, 7e servir em Nome de YHWH, teu Elohim, como também todos os seus irmãos levitas que assistem ali perante YHWH, 8 igual porção comerá, além do que receber pelas vendas dos bens da sua família.
9 Quando entrares na terra que YHWH, teu Elohim, te concede, não aprendas a imitar as abominações praticadas por aquelas nações. 10 Que entre o teu povo não se encontre alguém que queime seu filho ou filha, nem que faça presságio, oráculo, adivinhação ou qualquer tipo de magia, 11ou que pratique encantamentos; nem que seja médium, consulte os espíritos ou invoque os mortos. 12 YHWH odeia quem pratica qualquer dessas abominações, e é justamente por causa desses pecados que YHWH teu Elohim vai expulsar aquelas nações em teu favor. 13 Portanto, permanece inculpável perante YHWH, teu Elohim!

QUINTA
14 Eis que as nações que vais conquistar dão ouvidos a oráculos e videntes pagãos. Quanto a ti, isso não é permitido por YHWH, teu Elohim.

15 YHWH, teu Elohim, suscitará um profeta como eu no meio de ti, dentre teus próprios irmãos; a ele ouvireis! 16 Porquanto é o que tinhas rogado a YHWH, teu Elohim, em Horebe, no dia em que te reuniste, quando suplicaste em assembleia: ‘Não posso continuar ouvindo a voz de YHWH,meu Elohim,nem vendo este fogo maravilhoso, senão morrerei!’ 17 Então YHWH me orientou: ‘Eles falam a verdade!’ 18 Portanto, vou suscitar para eles um profeta como tu, no meio dos seus próprios irmãos. Colocarei as minhas palavras em sua boca e ele lhes comunicará tudo o que Eu lhes ordenar. 19 E será que qualquer pessoa que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu Nome, Eu mesmo lhe pedirei contas.20 Todavia, o profeta que ousar dizer em meu Nome alguma palavra que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros elohim, terá de ser morto. 21 Talvez venhas a questionar em teu coração: ‘Como vamos saber se tal palavra não é uma Palavra de YHWH?’ 22 Se o profeta fala em o Nome de YHWH, mas a palavra não se cumpre, não se torna realidade, trata-se então de uma palavra falsa, que YHWH jamais pronunciou. Tal profeta falou com arrogância. Não o temas!

19: 1 Quando YHWH, teu Elohim, tiver eliminado as nações pagãs cuja terra te dá, e as conquistares e estiveres habitando em suas cidades e casas, 2 separarás três cidades no meio da terra cuja posse YHWH, teu Elohim, te concede. 3 Estabelecerás o caminho, medirás as distâncias e dividirás em três partes o território da terra que o Eterno, o teu Elohim, de dará como herança; isso para que nela possa se abrigar todo aquele que houver sido acusado de homicídio.

4 Se um homem, sem querer ou por acidente, matar alguém que não era seu inimigo, poderá ir para uma daquelas cidades, e ali ninguém poderá executá-lo. 5 Por exemplo, certo homem vai com seu amigo cortar lenha na floresta e, ao levantar o machado para golpear a árvore, o ferro escapa e atinge seu amigo e o fere de morte; nesse caso ele poderá fugir para uma daquelas cidades para evitar a vingança da família do amigo e salvar sua vida. 6 Do contrário, o vingador da vítima poderia persegui-lo enfurecido e alcançá-lo, ainda que a distância fosse longa demais, e teria o direito de matá-lo, muito embora, de fato, não merecesse pena de morte, porquanto não havia inimizade entre ele e seu próximo. 7 É por esse motivo que eu te ordeno: ‘Separa três cidades!’

8E quando YHWH, teu Elohim, fizer que tuas fronteiras se alarguem, como prometeu a teus antepassados, e te der toda a terra que jurou dar a teus pais, 9com a condição de que cuides de colocar em prática todos estes decretos que hoje te ordeno, amando a YHWH, teu Elohim, e andando sem parar em seus caminhos, acrescentarás, então, mais três cidades de refúgio às três primeiras, 10a fim de que não se derrame sangue inocente na terra que YHWH teu Elohim te concede como herança e, portanto, não haja culpa de sangue sobre ti.

11Contudo, se alguém é inimigo do seu próximo e lhe arma uma cilada, levantando-se e ferindo-o de morte, e a seguir se abriga numa daquelas cidades, 12as autoridades da sua cidade enviarão pessoas para buscá-lo na cidade de refúgio, e o entregarão nas mãos do vingador da vítima, para que o homicida seja devidamente executado. 13Portanto, que teu olho não tenha compaixão do homicida. Desse modo extirparás de Israel o derramamento de sangue inocente, para que vivas bem e em paz.

SEXTA
14 Não deslocarás os marcos de divisa da propriedade do teu vizinho, que os teus antecessores estabeleceram na herança que vais receber na terra cuja posse YHWH, teu Elohim, te concede.

15 Uma só testemunha não é suficiente para condenar uma pessoa de algum crime ou delito. Qualquer acusação necessita ser confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas idôneas. 16 Quando uma falsa testemunha se levantar contra alguém, acusando-o de alguma rebelião, 17as duas partes em litígio se apresentarão diante de YHWH, na presença dos kohanim e dos juízes que estiverem em função naqueles dias.18 Os juízes investigarão minuciosamente o caso e, se ficar provado que a testemunha mentiu e deu falso testemunho contra o seu próximo, 19 então vós a tratareis da mesma maneira como ela própria planejava punir o seu próximo. Eliminarás, pois, o mal do meio de Israel. 20 Todo o povo saberá do ocorrido e ficará apavorado, e nunca mais se cometerá um crime desses no meio de ti. 21 Portanto, não considerarás com piedade esses casos: alma por alma, olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé!

20:1 Quando tiveres de sair à guerra contra teus inimigos, se vires cavalos e carros e um povo mais numeroso do que tu, não te entregues ao medo, pois contigo está YHWH, o teu Elohim, que te libertou e fez sair da terra do Egito. 2 Quando estiveres para iniciar a batalha, o kohen se aproximará para falar ao povo, 3e proclamará: ‘Ouve, ó Israel! Estais hoje prestes a guerrear contra os vossos inimigos. Não vos acovardeis, nem vos deixeis intimidar; não vos aterrorizeis, tampouco tenhais medo por causa deles, 4 pois YHWH, o vosso Elohim, vos acompanhará e lutará por vós contra todos os vossos inimigos a fim de vos dar a vitória!’ 5Os escribas também falarão ao povo, exclamando: ‘Quem construiu uma casa nova e ainda não a consagrou? Que se retire e volte para casa, para que não morra na peleja e outro a consagre em seu lugar. 6 Quem plantou uma vinha e ainda não colheu seus primeiros frutos? Que se retire e volte para casa, para que não corra o risco de morrer em batalha e outro colha os primeiros frutos que lhe pertencem. 7 Há alguém comprometido para casar-se que ainda não recebeu sua mulher? Que se retire e volte para sua casa, para que também não corra o risco de morrer em luta e outro se case com sua esposa!’ 8 E os escribas continuarão a proclamar ao povo: ‘Quem está apavorado e não tem coragem para prosseguir? Que se retire agora e volte para casa, para que sua covardia não desanime seus irmãos!’ 9 Então, quando terminarem de encorajar o povo, os escribas designarão os chefes das tropas para o comando do povo.

SÉTIMA
10 Quando estiveres para combater uma cidade, primeiro propõe-lhe a paz! 11Se seus habitantes aceitarem e abrirem as portas da cidade, todo o povo que nela estiver se tornará teu escravo e se sujeitará a trabalhos forçados. 12 Todavia, se eles não aceitarem a paz e entrarem em guerra contra ti, tu a sitiarás. 13 Então YHWH, o teu Elohim, a entregará em tua mão, e passarás todos os seus homens ao fio da espada. 14 Quanto às mulheres, crianças, animais e tudo o que houver na cidade, todos os seus despojos, tu os tomarás como presa. E comerás o despojo dos inimigos que YHWH, teu Elohim, te entregou em tuas mãos. 15 Farás o mesmo com todas as cidades que estiverem muito distantes de ti, as cidades que não pertencem a essas nações. 16 Todavia, quanto às cidades dessas nações pagãs que YHWH te dará como herança, não deixarás sobreviver nenhum ser vivo.17 Sim, sacrificarás como anátema os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. 18 Se os deixardes sobreviver eles vos persuadirão a praticar os mesmos rituais pagãos e repugnantes que fazem quando adoram seus elohim, e estaríeis pecando contra YHWH, vosso Elohim.

19 Quando tiveres de sitiar uma cidade durante muito tempo antes de atacá-la e, finalmente, tomá-la, não deves abater as árvores a golpes de machado; alimentar-te-ás delas, sem cortá-las: uma árvore do campo é por acaso um homem, para que a trates como um sitiado? 20 Somente a árvore que souberes que é árvore que não dá frutos que se comam, esta, então, poderás cortar e talhar para fazer instrumentos que ajudem o cerco, até que tenhas conquistado definitivamente a cidade que está em guerra contra vós!

21:1Se alguma pessoa for encontrada morta no campo, na terra que YHWH, o teu Elohim, te concede para que dela tomes posse, sem que se saiba quem a matou, 2 os anciãos, as autoridades e os juízes sairão e medirão a distância do corpo até as cidades que se localizarem ao redor da vítima. 3 A seguir, as autoridades da cidade mais próxima ao cadáver apanharão uma novilha que nunca foi usada no trabalho e sobre a qual nunca foi colocado jugo, 4e a conduzirão a um vale de terras nunca aradas, tampouco semeadas, e onde exista um ribeiro de águas que correm permanentemente. Então, nesse local, sobre a torrente, quebrarão o pescoço da novilha. se aproximarão os kohanim levitas, pois foram eles os que YHWH, teu Elohim, escolheu para seu serviço e para que abençoem em o Nome de YHWH, cabendo-lhes também resolver qualquer litígio ou crime.6E todos as autoridades da cidade mais próxima ao morto lavarão as mãos sobre a novilha desnucada sobre a corrente das águas,

MAFTIR

7fazendo a seguinte declaração: ‘Nossas mãos não derramaram este sangue inocente, e nossos olhos nada testemunharam.

8Aceita, ó YHWH, esta propiciação em benefício de Israel, o teu povo, a quem resgataste, ó YHWH; não julgues o teu povo culpado do sangue de um inocente!’ E assim, a condenação pelo derramamento de sangue será propiciada.

9Tu, porém, farás com que desapareça do teu meio o derramamento de sangue inocente, porque farás o que é justo e digno aos olhos de YHWH. 




Parashah שׁוֹפְטִים - Shoftim
Juízes


  Nevyim
Yeshayahu (Isaias)
  51:12-52:12



51: 12“Eu, eu mesmo sou aquele que te consola. Quem és tu para que temas seres humanos, pobres mortais, e os filhos dos homens, que não passam de relva.

13E te esqueças de YHWH, o Soberano, aquele que te criou e modelou, aquele que estendeu os céus e fundou a terra? Tens andado aterrorizado o tempo todo diante da cólera sanguinária do opressor que vive imaginando destruir-te?
14O exilado e cativo muito rapidamente serão colocados em liberdade e em cadeias não haverão de morrer, no exílio não descerão à sepultura; o seu pão diário jamais lhes faltará.15Pois Eu Sou YHWH, teu Elohim, que agito o mar para fazer rugir suas poderosas ondas;YHWH dos Exércitos, o Eterno, é o meu Nome! 16Coloco as minhas palavras na tua boca e te protejo com a sombra da minha mão, para que Eu estenda novos céus, estabeleça nova terra e declare a Sião: “Eis que tu és meu povo!

17Agora pois, desperta! Levanta tu, ó Jerusalém, que da generosa mão de YHWH bebeste o cálice do seu rigoroso juízo, tomaste até a última gota da taça que faz os homens cambalearem.

18De todos os filhos que ela teve não há nenhum que a tome pelo braço e a conduza; nenhum que segure sua mão com carinho, dentre todos os filhos que criou.

19Esta dupla desgraça te sobreveio, quem haverá de demonstrar compaixão para contigo? Ruína e extermínio; fome e espada! Quem poderá consolá-la?

20Eis que os teus filhos jazem desmaiados nos cantos de todas as ruas, como antílopes capturados nas redes! Estão cobertos pela ira de YHWH e da repreensão do seu Elohim.

21Portanto, ouve isto, ó aflita e embriagada, ainda que não seja com vinho.22Assim declara o teu Soberano, o Eterno YHWH, teu Elohim, que vai à frente do seu povo para defendê-lo: “Em verdade haverei de tirar das tuas mãos a taça da vertigem, isto é, o cálice da minha ira. Tu não tornarás a tomar dele jamais! 23Entretanto, Eu mesmo o colocarei nas mãos dos teus perseguidores, que exclamaram enfurecidos: ‘Cai e fica prostrada para que possamos passar sobre ti!’ E tivestes que fazer das tuas costas estrado, como uma rua, para passarem os teus adversários.

52: 1Desperta! desperta, coloca a tua veste de força, ó Tsión, Sião. Veste as tuas roupas mais finas e belas, ó Jerusalém, Cidade Kadosh(separada); porquanto nunca mais entrará por tuas portas qualquer incircunciso ou impuro.
2Sacode o pó que está sobre ti; ergue-te e assenta-te, ó Jerusalém, liberta-te das correntes do pescoço, ó Filha cativa de Sião.3Porque assim declara YHWH: “Fostes vendidos por nada e sereis resgatados sem pagamento de dinheiro!” 4Pois assim diz o Eterno Elohim: “No princípio, o meu povo desceu ao Egito para ali habitar e a Assíria o oprimia sem razão.” 5 YHWH indaga: “E agora, que tenho Eu aqui? Pois o meu povo foi levado sem motivo algum; os seus dominadores zombam dele”, diz YHWH. “O meu Nome é blasfemado constantemente, dia após dia, sem cessar! 6Portanto o meu povo conhecerá o meu Nome; naquele grande Dia saberá que sou eu que profetizei a vós: Sim, verdadeiramente sou eu que falo!”

7Como são maravilhosos, sobre as colinas, os pés do mensageiro que anuncia as Boas Novas, que comunica a todos a Paz, que traz boas notícias, que proclama a Salvação, que declara a Sião: “O teu Elohim reina!”
8Escuta! Eis a voz das tuas sentinelas; ei-las que levantam a voz, juntas lançam gritos de alegria, porque com os seus próprios olhos veem a YHWH que retorna a Sião.

9Regozijai-vos, juntas lançai brados de júbilo, ó ruínas de Jerusalém!

10YHWH descobriu o seu braço kadosh diante dos olhos das nações e as extremidades da terra viram a salvação oferecida a todos por nosso Elohim.

11Ide-vos! Ide-vos! Saí daqui! Não toqueis nada do que seja impuro, abandonai tudo o que é imundo, purificai-vos, vós os que levais os utensílios de YHWH.

12Mas não haveis de sair apressadamente, não deveis partir como fugitivos porquanto YHWH irá à vossa frente, o Elohim de Israel será a vossa retaguarda! 





Parashah שׁוֹפְטִים - Shoftim
Juízes

Brit Chadashah 
Yochanan (João)
11:1-11:57

 
 11:1 Um certo homem chamado Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta, estava doente.

11:2 Esta Maria, cujo irmão Lázaro estava doente, era a mesma que ungiu com óleo perfumado o Adon e lhe enxugou os pés com os próprios cabelos.

11:3 Assim sendo, as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Yeshua: ´Adon! Eis que aquele a quem amas está enfermo.`

11:4 Ao saber do ocorrido, disse Yeshua: ´Essa enfermidade não terminará em morte; mas sim, para a tiferet de Elohim, para que o Filho de Elohim seja glorificado por meio dela.`

11:5 E Yeshua amava Marta, a irmã dela, e a Lázaro.

11:6 Contudo, quando soube que Lázaro estava doente, ficou mais dois dias no lugar onde estava.

11:7 Depois disso, falou a seus discípulos: ´Vamos voltar para a Judeia.`

11:8 Ao que lhe advertiram os discípulos: ´Rabi, há pouco os judeus tentaram apedrejar-te, e mesmo assim estás indo para lá outra vez?`

11:9 Yeshua lhes respondeu: ´Não são doze as horas do dia? Se alguém caminhar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;

11:10 mas, se caminhar na noite, tropeça, porque a luz não está nele.`

11:11 Tendo dito essas palavras, prosseguiu explicando-lhes: ´Nosso amigo Lázaro dorme, mas Eu vou até lá para despertá-lo.`

11:12 Então seus discípulos lhe disseram: ´Adon, se ele está dormindo, vai ficar melhor.`

11:13 Entretanto, Yeshua lhes havia falado da morte de Lázaro; mas os discípulos pensaram que Yeshua estivesse se referindo ao repouso do sono.

11:14 Ao que Yeshua lhes disse claramente: ´Lázaro morreu;

11:15 e, para o vosso bem, estou alegre por não ter estado lá; para que agora possais crer. Sendo assim, vamos ter com ele.`

11:16 Então Tomé, chamado Dídimo, disse aos seus companheiros discípulos: ´Vamos também nós para morrermos com ele!`

11:17 Ao chegar, encontrou Lázaro já sepultado havia quatro dias.

11:18 Ora, Betânia ficava próxima de Jerusalém, cerca de quinze estádios.

11:19 E muitos, dentre os judeus, tinham vindo juntar-se ao grupo de mulheres que procuravam confortar Marta e Maria, pela morte do irmão.

11:20 Assim que Marta ouviu que Yeshua estava a caminho, saiu ao seu encontro; Maria, no entanto, ficou sentada em casa.

11:21 Disse Marta a Yeshua: ´Adon, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.

11:22 Mas sei que, mesmo agora, seja o que for que pedires a Elohim, Ele te dará.`

11:23 Yeshua então assegurou-lhe: ´O teu irmão ressuscitará!`

11:24 E Marta lhe disse: ´Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia.`

11:25 Esclareceu-lhe Yeshua: ´Eu Sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo que morra, viverá;

11:26 e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Tu crês nisso?`

11:27 Ela lhe afirmou: ´Sim, Adon, eu creio que Tu és o Messias, o Filho de Elohim, que devia vir ao mundo.`

11:28 Depois de dizer essas palavras, Marta seguiu seu caminho e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: ´O Mestre chegou, e chama por ti.`

11:29 Assim que Maria ouviu isso, levantou-se apressadamente e foi ao encontro dele.

11:30 Yeshua ainda não havia entrado no povoado, mas estava onde Marta o encontrara.

11:31 Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo que ela se levantou apressadamente e saiu, seguiram-na, julgando que ela fosse ao sepulcro para ali chorar.

11:32 Então, quando Maria chegou ao lugar onde Yeshua estava, vendo-o, prostrou-se aos seus pés e desabafou: ´Adon, se estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.`

11:33 Sendo assim, ao ver Maria chorando, bem como os judeus que vieram com ela, Yeshua indignou-se no ruach e compadeceu-se.

11:34 Perguntou-lhes Yeshua: ´Onde o colocastes?` E eles indicaram-lhe: ´Adon, vem e vê!`

11:35 Yeshua chorou.

11:36 Então os judeus comentaram: ´Vede como Ele o amava!`

11:37 Mas alguns deles questionaram: ´Não poderia este homem, que abriu os olhos do cego, ter evitado que seu amigo morresse?`

11:38 Então, novamente Yeshua se indigna em seu ruach, e comovido dirige-se ao sepulcro. Era uma gruta na rocha com uma pedra fechando a entrada.

11:39 Determinou Yeshua: ´Tirai a pedra!` Preveniu-lhe Marta, irmã do falecido: ´Adon, ele já cheira mal, pois já se passaram quatro dias.`

11:40 Encorajou-a Yeshua: ´Eu não te falei que, se creres, verás a tiferet de Elohim?`

11:41 Então, tiraram a pedra da entrada do lugar onde o homem morto estava deitado. E Yeshua, levantando seus olhos aos céus, agradeceu: ´Pai, dou-te favores porque me ouviste.

11:42 Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa da multidão que está ao meu redor, para que creiam que Tu me enviaste.`

11:43 E, tendo dito essas palavras, clamou em alta voz: ´Lázaro, vem para fora!`

11:44 Então, o homem que havia morrido, saiu da gruta, tendo os pés e as mãos atados com faixas de linho e o rosto envolto com um pano. E Yeshua orientou-os: ´Retirai as faixas dele e deixai-o seguir.`

11:45 Assim, muitos dentre os judeus, que tinham vindo consolar Maria, vendo o que Yeshua fizera, creram nele.

11:46 Mas alguns deles foram até os fariseus e os informaram de tudo quanto Yeshua havia feito.

11:47 Então, os chefes dos sacerdotes e os fariseus convocaram uma reunião do Sinédrio. E disseram: ´O que poderemos fazer? Pois esse homem realiza muitos sinais.

11:48 Se o deixarmos seguir livre, todos acreditarão nele, e então virão os romanos e tomarão tanto o nosso lugar,como a nossa nação.`

11:49 Entretanto, um dentre eles, chamado Caifás, que naquele ano era o sumo sacerdote, disse a eles: ´Vós falais do que não compreendeis.

11:50 Nem considerais que é do vosso interesse que morra um só homem pelo povo, e não pereça toda a nação.`

11:51 Por outro lado, ele não revelou isso de si mesmo, mas sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Yeshua morreria pela nação judaica.

11:52 E não somente por aquela nação, mas também para congregar em um só povo os filhos de Elohim que andam espalhados pelo mundo.

11:53 Assim, daquele dia em diante, pactuaram em tirar a vida de Yeshua.

11:54 Por isso, Ele já não andava livremente entre os judeus. Em vez disso, retirou-se para o interior, próximo ao deserto, chegando a uma cidade chamada Efraim; e ali permaneceu com os seus discípulos.

11:55 A Páscoa dos judeus estava próxima, e muitos daquela região do interior subiram para Jerusalém, a fim de participarem das cerimônias de purificação antes da Páscoa.

11:56 Então, procuravam Yeshua, e comentavam uns com os outros, dentro do templo: ´Que pensais? Virá Ele à festa?`

11:57 Por outro lado, os chefes dos sacerdotes e os fariseus haviam dado ordem para que, se alguém soubesse onde Ele estava, o denunciasse, a fim de poderem prendê-lo.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


יוחנן א - Yochanan Alef (I João)

1:1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam a respeito da Palavra da Vida.

1:2 A Vida se manifestou, nós a vimos e dela testemunhamos, e vos anunciamos a Vida eterna que estava com o Pai e a nós foi revelada.

1:3 Sim, o que vimos e ouvimos, isso vos proclamamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Yeshua Messias.

1:4 Estes ensinos vos escrevemos para que a nossa alegria seja absolutamente completa.

1:5 E a mensagem que dele ouvimos e vos pregamos é esta: Elohim é luz; nele não existe a mínima sombra de treva.

1:6 Se afirmarmos que temos comunhão com Ele, mas caminharmos nas trevas, somos mentirosos e não praticamos a verdade.

1:7 Se, no entanto, andarmos na luz, como Ele está na luz, temos plena comunhão uns com os outros, e o sangue de Yeshua, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1:8 Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1:9 Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça.

1:10 Se afirmarmos que não temos cometido pecado, nós o fazemos mentiroso, e sua Palavra não está em nós.

2:1 Caros filhinhos, estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Yeshua Messias, o Justo;

2:2 e Ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente por nossas ofensas pessoais, mas pelos pecados de todo o mundo.

2:3 E temos certeza de que o conhecemos, se guardamos seus mandamentos.

2:4 Aquele que afirma: ´Eu o conheço`, e não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele;

2:5 mas todo o que guarda a sua Palavra, neste o amor de Elohim tem verdadeiramente se aperfeiçoado. E dessa forma sabemos que estamos nele.

2:6 Quem declara que permanece nele também deve andar como Ele andou.

2:7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual tendes desde o princípio. Ora, esse mandamento antigo é a Palavra que ouvistes.

2:8 Todavia, o que vos escrevo é um mandamento novo, o qual é verdadeiro nele e em vós, pois as trevas estão se dissipando e já brilha a verdadeira luz.

2:9 Aquela pessoa que diz estar na luz, mas odeia a seu irmão, continua a vagar sob as trevas.

2:10 Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não existe motivo de tropeço.

2:11 No entanto, quem odeia seu irmão está nas trevas e vaga pela escuridão, não sabe para onde caminha, pois as trevas lhe turvaram a visão.

2:12 Filhinhos, eu vos escrevo porque os vossos pecados foram todos perdoados, favores ao nome de Yeshua.

2:13 Pais, eu vos escrevo porquanto conheceis Aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo pois vencestes o Maligno.

2:14 Crianças, eu vos escrevi porque conheceis o vosso Pai. E vós, pais, eu vos escrevi porque conheceis Aquele que é desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi porquanto sois fortes, e a Palavra de Elohim permanece em vós, e já vencestes o Maligno.

2:15 Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

2:16 Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo.

2:17 Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Elohim permanece eternamente.

2:18 Filhinhos, esta é a hora derradeira e, assim como ouvistes que o anticristo está chegando, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso, sabemos que esta é a última hora.

2:19 Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem nos abandonado revela que nenhum deles era realmente dos nossos.

2:20 Entretanto, vós tendes uma unção que procede da parte do Kadosh, e todos tendes pleno da’at.

2:21 Portanto, não vos escrevo porque vos falta o da’at da verdade, mas justamente porque a conheceis e, porquanto, nenhuma mentira tem origem na verdade.

2:22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Yeshua é o Messias? Este é o Inimigo do Messias: aquele que rejeita tanto o Pai quanto o Filho.

2:23 Todo o que nega o Filho de igual forma não tem o Pai; quem confessa publicamente o Filho tem também o Pai.

2:24 Quanto a vós outros, zelai para que aquilo que ouvistes desde o princípio permaneça em vossos corações. Porquanto, se o que ouvistes permanecer em vós, de igual modo permanecereis no Filho e no Pai.

2:25 E esta é a Promessa que Ele nos fez: a vida eterna!

2:26 Eu vos escrevo estas advertências a respeito daqueles que vos querem seduzir.

2:27 Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém mais vos ensine sobre isso. No entanto, a unção que dele procede é verdadeira, não construída sobre a mentira, e vos ensina sobretudo o que precisais saber. Permanecei, pois, nele assim como Ele vos ensinou.

2:28 Sim, queridos filhinhos, permanecei nele, para que tenhamos segurança quando Ele se manifestar e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda.

2:29 Se sabeis que Ele é justo, tomai da’at também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele!

3:1 Vede que imenso amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos tratados como filhos de Elohim; e, em realidade, somos filhos de Elohim! Por esse motivo, o mundo não nos conhece, porquanto não conheceu a Ele mesmo.

3:2 Amados, agora somos filhos de Elohim, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, todavia, sabemos que quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois o veremos como Ele é.

3:3 E todo o que tem nele essa plena confiança purifica a si mesmo, assim como Ele é puro.

3:4 Toda pessoa que vive costumeiramente pecando também vive em rebeldia contra a Torah, pois o pecado é transgressão da Torah.

3:5 Sabeis, igualmente, que Ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e nele não há pecado.

3:6 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; toda pessoa que continua no pecado não o viu, nem tampouco o conheceu.

3:7 Filhinhos, ninguém vos iluda: quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo.

3:8 Aquele que vive habitualmente no pecado é do Inimigo, pois o Inimigo peca desde o princípio. Para isto, o Filho de Elohim se manifestou: para destruir as obras do Inimigo.

3:9 Todo aquele que é nascido de Elohim não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Elohim permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Elohim.

3:10 Deste modo, conhecemos quem são os filhos de Elohim e quem são os filhos do Inimigo: quem não pratica a justiça não procede de Elohim, nem tampouco aquele que não ama seu próprio irmão.

3:11 Ora, a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros.

3:12 E não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e assassinou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

3:13 Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia.

3:14 Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte.

3:15 Toda pessoa que odeia seu irmão é homicida, e sabeis que nenhum assassino tem a vida eterna em si mesmo.

3:16 Nisto conhecemos todo o significado do amor: Messias deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

3:17 Se alguém possuir recursos materiais e, observando seu irmão passando necessidade, não se compadecer dele, como é possível permanecer nele o amor de Elohim?

3:18 Filhinhos, não amemos de palavras nem de boca, mas sim de atitudes e em verdade.

3:19 Desta forma, saberemos que somos da Verdade e acalmaremos o nosso coração na presença dele;

3:20 pois, se o coração nos condena, Elohim é maior que nosso coração; Ele é conhecedor de tudo.

3:21 Portanto, amados, se o nosso coração não nos condena, temos coragem diante de Elohim;

3:22 e recebemos dele tudo o que rogamos, porque obedecemos aos seus mandamentos e fazemos o que lhe agrada.

3:23 Ora, e este é o seu mandamento: que creiamos no Nome de seu Filho Yeshua Messias e amemos uns aos outros, assim como Ele nos ordenou.

3:24 Todos aqueles que obedecem aos seus mandamentos nele permanecem, e Ele neles. E assim conhecemos que Elohim permanece em nós: pelo Ruach que nos outorgou.

4:1 Amados, não deis crédito a qualquer ruach; antes, porém, avaliai com cuidado se os ruachim procedem de Elohim, porquanto muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

4:2 Deste modo, podeis reconhecer o Ruach de Elohim: todo ruach que confessa que Yeshua Messias veio em carne é de Elohim;

4:3 mas todo ruach que não confessa Yeshua não provém de Elohim. Ao contrário, este é o ruach do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir e, presentemente, já está no mundo.

4:4 Filhinhos, vós sois de Elohim e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é Aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

4:5 Eles são mundanos; por isso falam como quem pertence ao mundo, e o mundo os compreende.

4:6 Nós somos de Elohim; quem conhece a Elohim nos ouve; quem não é de Elohim não nos entende. É assim que reconhecemos o Ruach da Verdade e o ruach do erro.

4:7 Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Elohim; e todo aquele que ama é nascido e conhece a Elohim.

4:8 Aquele que não ama não conhece a Elohim, porquanto Elohim é amor.

4:9 Foi deste modo que se manifestou o amor de Elohim para conosco: em haver Elohim enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por intermédio dele.

4:10 Assim, nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Elohim, mas em que Ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.

4:11 Amados, considerando que Elohim amou dessa forma, nós também devemos amar uns aos outros.

4:12 Ninguém jamais viu a Elohim; se amarmos uns aos outros, Elohim permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós.

4:13 Temos certeza de que permanecemos nele, e Ele em nós, porque Ele nos outorgou do seu Ruach.

4:14 E vimos e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho para ser o Salvador do mundo.

4:15 Se alguém confessa publicamente que Yeshua é o Filho de Elohim, Elohim permanece nele, e ele em Elohim.

4:16 Portanto, dessa forma conhecemos o amor que Elohim tem por nós e confiamos plenamente nesse amor. Elohim é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Elohim, e Elohim, nele.

4:17 Dessa forma, o amor é aperfeiçoado em nós, a fim de que tenhamos total segurança no Dia do Juízo, pois, assim como Ele é, nós semelhantemente somos nesse mundo.

4:18 No amor não existe receio; antes, o perfeito amor lança fora todo medo. Ora, o medo pressupõe punição, e aquele que teme não está aperfeiçoado no amor.

4:19 Nós amamos porque Ele nos amou primeiro.

4:20 Se alguém declarar: ´Eu amo a Elohim!`, porém odiar a seu irmão, é mentiroso, porquanto quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Elohim, a quem não enxerga.

4:21 Ora, Ele nos entregou este mandamento: Quem ama a Elohim, ame de igual forma a seu irmão!

5:1 Todo aquele que crê que Yeshua é o Messias, é nascido de Elohim; e todo aquele que ama o Pai, de igual modo, ama também o que dele foi gerado.

5:2 Desta maneira, sabemos que amamos os filhos de Elohim: quando amamos a Elohim e obedecemos aos seus mandamentos.

5:3 Porquanto, nisto consiste o amor a Elohim: em que pratiquemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos.

5:4 Todo aquele que é nascido de Elohim vence o mundo; e este é o triunfo que vence o mundo: a nossa emunah!

5:5 Quem é que pode vencer o mundo? Somente a pessoa que crê que Yeshua é o Filho de Elohim.

5:6 Este é aquele que veio por intermédio de água e sangue, Yeshua Messias; não apenas mediante a água, mas por água e sangue. E o Ruach é quem dá testemunho, porquanto o Ruach é a Verdade.

5:7 Assim, há três que proclamam testemunho:

5:8 o Ruach, a água e o sangue, e há plena concordância entre os três.

5:9 Nós aceitamos o testemunho dos homens, contudo o testemunho de Elohim tem maior valor, porquanto é a Palavra de Elohim, que Ele próprio afiança acerca do seu Filho.

5:10 Ora, quem crê no Filho de Elohim tem em si mesmo esse testemunho. Todavia, todo aquele que não deposita emunah em Elohim o faz mentiroso, porquanto não crê no testemunho que Elohim proclama acerca do seu Filho.

5:11 E o testemunho é este: que Elohim nos concedeu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho!

5:12 Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Elohim, não tem a vida.

5:13 Estas orientações vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o Nome do Filho de Elohim.

5:14 E esta é a segurança que temos para com Ele: que, se lhe fizermos qualquer pedido, de acordo com a vontade de Elohim, temos a certeza de que Ele nos dá atenção.

5:15 E, se estamos certos de que ele dá atenção a tudo quanto lhe rogamos, estamos convictos de que receberemos os pedidos que lhe temos feito.

5:16 Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Elohim dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Existe pecado que conduz à morte, não estou ensinando que se deva orar por esse.

5:17 Toda injustiça é pecado, contudo há pecado que não induz à morte.

5:18 Ora, sabemos que todo aquele que é nascido de Elohim não é escravo do pecado; antes, Aquele que nasceu de Elohim o protege, e não permite que o Maligno o possa tocar.

5:19 Estamos cientes de que somos de Elohim e que o mundo inteiro jaz no Maligno.

5:20 Da mesma forma, temos pleno da’at de que o Filho de Elohim é vindo e nos tem concedido binah para reconhecermos o Verdadeiro. E nós estamos vivendo naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Yeshua Messias. Este é o verdadeiro Elohim e a vida eterna.

5:21 Filhinhos, acautelai-vos com os falsos deuses!

יוחנן ב - Yochanan Bet (II João)

1:1 O presbítero à senhora eleita e a seus filhos, a quem amo na verdade, e não somente eu, mas também todos os que conhecem a Verdade,

1:2 por causa da Verdade que permanece em nós e que estará conosco para sempre:

1:3 favor, misericórdia e shalom da parte de Elohim Pai e de Yeshua Messias, seu Filho, estarão conosco em verdade e em amor.

1:4 Alegro-me sobremaneira por haver encontrado alguns de teus filhos caminhando na Verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.

1:5 E agora, senhora, rogo-te, não como se escrevesse um novo mandamento, mas enfatizando o que recebemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

1:6 E este é o mandamento do amor: que andemos em obediência às suas ordenanças. Como tendes ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que andeis em amor!

1:7 Entretanto, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Yeshua Messias veio em carne. Esse é o modo de ser do mentiroso e do anticristo.

1:8 Acautelai-vos, para não destruirdes a obra que realizamos com zelo, mas para que, pelo contrário, sejais recompensados regiamente.

1:9 Todo aquele que não permanece no ensino do Messias, mas acredita estar indo além dele, não tem Elohim; porquanto, quem permanece na sã doutrina tem o Pai e também o Filho.

1:10 Se alguém chegar a vós, mas não trouxer essa doutrina, não o recebais nas reuniões em vossas casas, tampouco o saudeis.

1:11 Porque aquele que lhe dá boas-vindas, torna-se cúmplice das suas obras malignas.

1:12 Ainda tenho muito que vos dizer, mas não é meu propósito fazê-lo apenas com papel e tinta. Em vez disso, almejo ir visitar-vos e falar convosco face a face, a fim de que nossa alegria seja completa.

1:13 Os filhos da tua irmã eleita te saúdam.


 דברי הימים ב - Divre HaYamim Bet (II Crônicas)

13:1 No décimo oitavo ano do rei Iarovam, Jeroboão, Aviá, Abias começou a reinar sobre Judá. E governou durante três anos em Jerusalém.

13:2 Era o nome de sua mãe Mihaiáhu bat Uriel, Micaías filha de Uriel, da cidade de Guivá, Gibeá. E também houve guerra entre Abias e Jeroboão.

13:3 Abias preparou-se para lutar com um exército de guerreiros treinados e corajosos, quatrocentos mil homens escolhidos; e Jeroboão preparou-se para a batalha contra seu irmão com oitocentos mil homens escolhidos, todos igualmente hábeis e determinados.

13:4 Posicionou-se Abias em pé no alto do monte Zemaraim, que está localizado na região montanhosa de Efraim, e declarou: ´Ouvi-me, Jeroboão e todo o povo de Israel:

13:5 Não vos convém saber que YHWH, o SOBERANO Elohim de Israel, concedeu para sempre a Davi o reino de Israel, a ele e a seus descendentes, mediante uma Aliança irrevogável, celebrada com sal?`

13:6 Todavia, se levantou Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, e se rebelou contra seu senhor.

13:7 Ajuntou-se a ele um grupo de vadios e mercenários, homens perversos e infiéis; fortificaram ?se contra Roboão, filho de Salomão; sendo Roboão ainda muito jovem, inexperiente e inseguro, não lhes conseguiu resistir.

13:8 ´Agora julgais poder resistir ao reino do SOBERANO, que está sob o poder dos descendentes de Davi, visto que sois muitos e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão fez para serem adorados como vossos deuses.

13:9 Não lançastes fora os sacerdotes de YHWH, os filhos de Arão e os levitas, e não fizestes para vós outros sacerdotes, como as gentes das outras terras? Qualquer que vem a consagrar-se com um novilho e sete carneiros logo se faz sacerdote daqueles que não são deuses.

13:10 Entretanto, quanto a nós, YHWH, o SOBERANO é nosso Elohim, e jamais o deixamos; temos sacerdotes, que ministram diante do Eterno, a saber, os filhos de Arão e os levitas na sua obra.

13:11 Cada dia, de manhã e à tarde, oferecem holocaustos e queimam o sagrado incenso aromático, dispondo os pães consagrados, da Proposição, sobre a mesa santa de ouro puro, e o candelabro também de ouro, com suas lâmpadas, para se acenderem toda tarde; porque nós temos guardado e obedecido as orientações de YHWH nosso SOBERANO Elohim; mas vós o abandonastes.

13:12 Portanto, Elohim está conosco, e marcha à nossa frente, como também os seus sacerdotes com as trombetas, para anunciarem a guerra contra vós. Ó povo de Israel, não pelejeis contra YHWH, o SOBERANO Elohim de vossos pais, porquanto sereis arrasados!`

13:13 Contudo, Jeroboão teimou em armar uma emboscada para atacar Judá pela retaguarda do seu exército, de maneira que as suas tropas estavam em frente de Judá, enquanto outra parte de seus guerreiros organizava uma cilada por trás.

13:14 Então os comandantes de Judá olharam e observaram que a batalha se travava violentamente por diante e por detrás; então, clamaram a YHWH, o SOBERANO, e os sacerdotes tocaram as trombetas.

13:15 Os guerreiros de Judá deram o grito de guerra e, assim que gritaram, Elohim feriu Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá.

13:16 Vendo o ocorrido, todos os filhos de Israel bateram em retirada de diante de Judá, pois compreenderam que Elohim os havia entregado nas mãos do exército de Judá.

13:17 De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande matança entre eles; porquanto tombaram no campo de guerra naquele dia quinhentos mil homens escolhidos, filhos de Israel.

13:18 Assim, foram humilhados os filhos de Israel naquele tempo; prevaleceram os filhos de Judá, porque depositaram toda a confiança e obediência nas mãos de YHWH, Elohim de seus antepassados.

13:19 Abias perseguiu a Jeroboão e lhe tomou cidades: Betel, Jesana e Efrom, com suas respectivas aldeias e povoados.

13:20 Jeroboão não restaurou mais o seu poder no tempo de Abias; feriu o SOBERANO a Jeroboão, que morreu.

13:21 Abias, porém, se fortificou, e tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.

13:22 Quanto aos demais atos de Abias, o seu procedimento e as suas palavras estão escritos no comentário do profeta Ido.

14:1 Abias repousou com seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Assá, Asa, foi proclamado seu sucessor, e em seu reinado a nação esteve em shalom durante dez anos seguidos.

14:2 Asa agiu com bondade e justiça diante de YHWH, de modo que agradou ao SOBERANO, seu Elohim.

14:3 Porque aboliu os altares dos deuses estrangeiros e os cultos idólatras que normalmente ocorriam nos montes. Também despedaçou as colunas de adoração pagã chamadas de Asherá, postes-ídolos consagrados a Astarote.

14:4 Determinou ao povo de Judá que buscasse a YHWH, o SOBERANO Elohim de seus pais, e que obedecesse a Torá, Torah, e os mandamentos.

14:5 Da mesma forma proibiu os cultos pagãos que costumavam ser realizados nos lugares altos e os altares do incenso; e houve grande shalom durante seu reinado.

14:6 Construiu cidades fortes em Judá, pois havia shalom da terra, e não houve guerra contra ele naqueles anos, porquanto YHWH o abençoara com descanso.

14:7 Ordenou, pois, a Judá: ´Edifiquemos estas cidades, cerquemo-las de muros e torres, grossos portais e ferrolhos, enquanto a região ainda está em shalom diante de nós, pois temos procurado obedecer a YHWH, o SOBERANO, nosso Elohim. Ora, nós o buscamos, e ele nos concedeu shalom de todos os lados. Então eles construíram e muito prosperaram naquela época.

14:8 Asa tinha um exército de trezentos mil guerreiros de Judá, que manejavam bem o escudo e a lança; e duzentos e oitenta mil homens de Benjamim, que usavam escudo e atiravam com arco; todos soldados corajosos.

14:9 Zerá, o etíope, conhecido como cuchita, decidiu atacar as cidades de Judá com um exército de um milhão de soldados e trezentos carros de guerra, e chegou até Mareshá, Maressa.

14:10 Então, o rei Asa partiu contra Zerá; e ordenaram aos seus exércitos que se preparassem para a batalha no vale de Tsefáta, Zefatá, próximo a Maressa.

14:11 Em seguida, Asa clamou a YHWH, seu Elohim, dizendo: ´Ó SOBERANO, tu és nosso Elohim; que o homem não prevaleça contra a tua vontade!`

14:12 E YHWH, o SOBERANO, derrotou os cuchitas diante dos olhos de Asa e perante todo Judá, e assim, se pôs a fugir em desespero toda aquela multidão de etíopes.

14:13 Asa e as tropas que o acompanhavam perseguiram os desgarrados cuchitas até Guerar, Gerar. Então a mortandade foi enorme, tombaram todos os etíopes que faziam parte daquele grande exército; porquanto foram perseguidos e destruídos pelo próprio SOBERANO, diante do seu exército. E os homens de Judá levaram dali muitas e valiosas riquezas como despojo de guerra.

14:14 Depois atacaram e invadiram todas as cidades que ficavam perto de Gerar, porquanto todos os moradores desses lugares estavam com um terrível medo de YHWH. E os soldados de Asa simplesmente recolheram todas as riquezas que havia nessas cidades.

14:15 Atacaram ainda as tendas dos que cuidavam do gado e levaram grande número de cabeças de ovelhas e camelos, e retornaram a Jerusalém.

15:1 E aconteceu que o Ruach de Elohim veio sobre Azariáhu ben Oded, Azarias filho de Odede,

15:2 que foi ao encontro de Asa e lhe declarou: ´Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim! Eis que YHWH, o SOBERANO está convosco sempre que estais com ele; portanto, se o buscardes, ele se permitirá encontrar; no entanto, se o abandonardes, de igual modo ele vos deixará.

15:3 Ora, Israel passou muito tempo sem a presença do verdadeiro Elohim, sem ouvir e obedecer ao ensino de um sacerdote ao menos e, também, longe da Torá, Torah.

15:4 Contudo, quando em meio a sua angústia, eles voltaram seus corações para YHWH, o SOBERANO, Elohim de Israel, e o buscaram, logo foi por eles achado.

15:5 Naqueles tempos não havia shalom ou descanso, nem para os que saíam nem para os que entravam, todos os habitantes daquelas terras eram constantemente afligidos e viviam angustiados.

15:6 Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Elohim os castigou com todo tipo de aflição.

15:7 Todavia, sede fortes e confiantes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa!`

15:8 Ouvindo, portanto, Asa esta exortação e as palavras do profeta, filho de Odede, tomou novo ânimo e se desfez de todos ídolos e cultos abomináveis que campeavam pelas terras de Judá e de Benjamim, como também por todas as cidades que tomara na região montanhosa de Efraim; e restaurou o altar de YHWH, que estava diante do pórtico do SOBERANO.

15:9 Congregou todo o Judá e Benjamim, e convocou também os filhos de Efraim, Manassés e Simeão que viviam entre eles, porque muitos de Israel haviam decidido passar para o lado do rei Asa, ao concluírem que YHWH, seu Elohim, estava com ele.

15:10 Reuniram-se, em Jerusalém, no terceiro mês, no décimo quinto ano do governo do rei Asa.

15:11 Naquele dia, ofereceram em sacrifício a YHWH, o SOBERANO, do despojo de guerra que haviam trazido, setecentos bois e sete mil ovelhas.

15:12 Estabeleceram uma solene aliança de buscar a presença de YHWH, o SOBERANO Elohim de seus pais, de todo o coração e de todo o binah;

15:13 e acordaram também que todo aquele que não dispusesse sua alma a seguir as orientações de YHWH, o SOBERANO Elohim de Israel, seria condenado sumariamente à pena de morte; jovem ou idoso, pessoa simples ou importante, homem ou mulher.

15:14 Juraram a YHWH, o SOBERANO, em alta voz, bradando com júbilo de consagração ao som de clarins e trombetas.

15:15 Todos os filhos de Judá muito se alegraram com esse juramento, porquanto o havia pronunciado de todo o coração. O povo buscou a Elohim com a mais sincera disposição de alma, e o SOBERANO permitiu que as pessoas da terra o encontrassem e lhes abençoou com shalom em suas fronteiras.

15:16 O rei Asa chegou a exonerar sua própria avó Maaca da nobre posição rainha-mãe, pois ela havia construindo um poste-ídolo para prestar culto e adoração ao deus Asherá, Astarote, uma abominável imagem esculpida em madeira. Asa derrubou esse totem pagão, o reduziu a pedaços e queimou-o no vale de Cedrom.

15:17 Ainda que os muitos altares idólatras não tivessem sido todos derrubados e eliminados das terras de Israel, o coração do rei Asa foi consagrado totalmente a YHWH, o SOBERANO durante toda a sua vida.

15:18 Ele trouxe para dentro da Casa deYHWH, o templo do SOBERANO, todo o ouro, a prata e os utensílios sagrados que ele e seu pai haviam dedicado ao SOBERANO.

15:19 E assim não se teve notícia de qualquer rebelião ou guerra até o trigésimo quinto ano do governo do rei Asa.


תהלים - Tehillim (Salmos)

142:1 Poema sacro de Davi, quando estava na caverna. Em alta voz clamo ao SOBERANO,em alta voz suplico ao SOBERANOas suas misericórdias!

142:2 Derramo diante dele a minha queixa; a Ele apresento a minha angústia.

142:3 Quando esmorece em mim meu ruach, tu conheces o caminho que devo seguir. Na vereda que percorro, ocultaram uma armadilha para mim.

142:4 Olha para a direita, e vê que ninguém se importa comigo! Perdido está para mim o refúgio: ninguém se preocupa com minha alma.

142:5 A ti, SOBERANO, clamei, declarando: ´Tu és o meu refúgio, minha partilha na terra dos viventes!`

142:6 Atende aos meus apelos, pois estou muito exausto. Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu.

142:7 Tira minha alma desta prisão, para que eu dê favores ao teu Nome! Então, os justos me rodearão, por causa da tua bondade para comigo!

143:1 Um salmo davídico. SOBERANO, escuta minha tefilah, presta ouvido às minhas súplicas; responde-me por tua fidelidade e justiça!

143:2 Entretanto, não leves teu servo a julgamento, pois nenhum ser vivo é justo diante da tua presença.

143:3 Pois o inimigo perseguiu-me e prostroume por terra; ele me fez morar nas trevas, como os que há muito morreram.

143:4 Esmorece em mim meu ruach; meu coração, dentro de mim, está em pânico.

143:5 Lembro-me dos dias de outrora, medito em todas as tuas ações, reflito sobre as obras de tuas mãos.

143:6 Estendo para ti as minhas mãos; eis-me diante de ti, qual uma terra sedenta!

143:7 Depressa responde-me, ó Eterno! Porquanto meu ruach desfalece. Não ocultes de mim a tua face, senão serei igual aos que já baixam à sepultura.

143:8 Faze-me ouvir pela manhã, do teu amor leal e perene, pois em ti depositei toda a minha confiança! Dá-me a conhecer o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma.

143:9 SOBERANO, livra-me dos meus inimigos, pois me refugiei junto a ti!

143:10 Ensina-me a fazer tua vontade, pois tu és o meu Elohim. Teu bondoso Ruach me guie por terra plana!

143:11 Pela honra do teu Nome, SOBERANO, tu me farás viver; por tua justiça me farás sair da angústia;

143:12 por teu amor leal e justo acabarás com meus inimigos e farás perecer todos os meus adversários, pois sou teu servo!

144:1 Salmo davídico. Bendito seja o SOBERANO, minha Rocha, que adestra minhas mãos para a guerra, meus dedos para as batalhas!

144:2 Ele é meu aliado e minha fortaleza, meu protetor; e eu junto dele me abrigo. Ele a mim submete os povos.

144:3 SOBERANO, o que é o homem, para dele tomares da’at, ou o filho do homem para que por ele te interesses?

144:4 O homem é semelhante a um sopro; seus dias, como a sombra que passa.

144:5 SOBERANO, inclina os céus e desce; toca os montes, para que fumeguem!

144:6 Fulmina os raios e dispersa os inimigos; arremessa tuas flechas e faze-os debandar.

144:7 Estende daí, do alto, tua mão: salva-me e livra-me das grandes águas, da mão desses estrangeiros,

144:8 cuja boca fala mentiras, e que com a mão direita estendida juram falsamente!

144:9 Ó Elohim, eu te cantarei um cântico novo, tocarei teus louvores na harpa de dez cordas.

144:10 És tu que dás a vitória aos reis, que da cruel espada salvas Davi, teu servo.

144:11 Salva-me e livra-me da mão dos estrangeiros, cuja boca fala mentiras e que, com a mão direita estendida, juram falsamente!

144:12 Quanto aos nossos filhos, serão como plantas, já desenvolvidos na adolescência; nossas filhas, como colunas bem esculpidas, como obras de arte que ornam um palácio.

144:13 Nossos celeiros estarão repletos, fornecendo provisões e mais provisões. Nossos rebanhos se multiplicarão aos milhares, às dezenas de milhares, pelos nossos campos.

144:14 Nossas reses andarão prenhes; não haverá brecha nem ataque, nem alarme em nossas praças.

144:15 Feliz o povo, ao qual assim sucede! Feliz o povo, cujo Elohim é o SOBERANO!


מיכה - Micha (Miquéias)

1:1 Veio a Palavra de YHWH em visão a Micháh, Miqueias, cujo nome significa: Quem é Como o SOBERANO; natural da cidade de Moresete-Gate, durante os reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá; visão proemunahtica que lhe foi dada com respeito a Samaria e Jerusalém:

1:2 Ouvi, pois, todos os povos; e tu, ó terra, e tudo o que há em ti, prestai atenção! Que YHWH, Adonai, o Soberano, do alto do seu kadosh Templo seja testemunha contra vós!

1:3 Porquanto YHWH já partiu da sua habitação; e em breve descerá e caminhará sobre os lugares altos da terra.

1:4 Os montes se derreterão debaixo dele como cera diante do fogo, e os vales se fenderão como as águas que se precipitam por um abismo.

1:5 Tudo isso ocorre por causa da transgressão de Jacó e devido a todos os pecados da Casa de Israel. Qual é pecado de Jacó? Porventura não é Samaria? Qual é o altar idólatra de Judá? Não será Jerusalém?

1:6 ´Sendo assim farei de Samaria um monte de entulho em campo deserto; uma terra para plantar vinhas; atirarei suas pedras no vale e descobrirei os seus fundamentos.

1:7 Todas as suas imagens esculpidas serão arrebentadas, todos os bens que conquistou mediante tua imoralidade serão queimados no fogo, e destruirei todos os seus ídolos. Considerando que tudo quanto ela acumulou foi produto da prostituição, como salário de prostituta voltará a ser usado!`

1:8 Por isso lamentarei e prantearei, andarei descalço e despido; uivarei durantes as noites como os chacais, e gemerei de tristeza como um filhote de coruja.

1:9 Porque as feridas de Samaria são incuráveis, e o mal que carrega já contaminou Judá; estendeu-se até a porta do meu povo, até Jerusalém.

1:10 Não anuncieis isso em Gath, Gate, Prensa de Uvas; não choreis em Bete-Ofra, Casa da Poeira; mas revolvei-vos no pó!

1:11 Parti em humilhação e nudez, ó habitantes de Saphir, Bela e Agradável. Os moradores de Zaanan, Sairão, não conseguirão deixar sua cidade. Bete-Ezel, Casa do Aperto, está pranteando, porquanto lhe foi retirada a proteção.

1:12 Os que vivem em Mârôth, Amargura, se contorcem de dor aguardando alívio, porque a desfavor já veio da parte de YHWH até as portas de Jerusalém.

1:13 Ó moradores de Lachish, Láquis, Parelha Invencível, atrelai aos carros de guerra as vossas parelhas de cavalos. Fostes o inicio dos erros e pecados da cidade de Tsión, Sião, pois as transgressões de Israel foram aprendidas e praticadas por vós!

1:14 Por isso dareis presentes nupciais de despedida a Moresete-Gate. A cidade de Akhzãbh, Aczibe, Engano, se revelará fraudulenta para os reis de Israel.

1:15 Ó moradora de Maressa, Mar`êshâh, Conquistador, ainda trarei a ti aquele que te possuirá; a tiferet de Israel irá até Adulão.

1:16 Rapai, pois, a vossa cabeça em sinal de luto e lamento por causa dos vossos filhos no quais tendes tanto prazer; tornai-vos calvos como a águia, porquanto eles serão tirados de vós e levados para o cativeiro.

2:1 Ai daqueles que tramam maldades; que mesmo repousando em suas camas planejam crueldades. E, logo que o dia amanhece eles executam seus planos malignos, pois têm poder para isso.

2:2 Eles cobiçam campos e terrenos, e tomam posse deles; invejam e desejam casas e propriedades de outros e acabam por apoderarem-se delas. E não têm escrúpulos em agir com violência contra qualquer homem e sua família; agridem com impiedade o semelhante e os seus herdeiros.

2:3 Portanto, assim revela YHWH: ´Eis que estou planejando contra essa gente uma desfavor, da qual não podereis ficar livres. Não mais andareis em arrogância, porquanto será um tempo de desfavor sobre todos vós.

2:4 Naquela época sereis menosprezados e se escarnecerão de vós entoando esta triste canção: ´Estamos completamente destruídos; esquartejada foi a propriedade do meu povo. Ele a retirou de mim! Repartiu as nossas terras entre os invasores!``

2:5 Por este motivo, não estareis na assembleia de YHWH para a divisão da terra por sorteio!

2:6 Eis que eles aconselham: ´Não pregueis! Não havereis de falar sobre tais assuntos; afinal, a desfavor jamais vos alcançará!`

2:7 Ó Casa de Jacó, por acaso é isso que está sendo proclamado: ´O Ruach de YHWH perdeu a paciência? É assim que ele procede?` Diz o SOBERANO: ´Eis que as minhas palavras fazem bem àquele que anda corretamente!

2:8 Entretanto, ultimamente, meu povo se levantou como um inimigo da sua própria gente; além da túnica, arrancais a capa dos que passam confiantes e orgulhosos como quem retorna da guerra.

2:9 Ora, arrancais de seus lares seguros e confortáveis as mulheres do meu povo; tirai a minha tiferet e dignidade dos vossos filhos pequenos para sempre.

2:10 Erguei-vos e ide, pois aqui, não é lugar de repouso, está contaminado por causa da impureza e da impiedade que traz grande destruição, sem que haja remédio.

2:11 Se alguém, que anda no ruach da falsidade, enganar e mentir, alegando: ´Eu profetizarei para ti fartura de vinho e de bebida forte!`; vós o aceitareis, e esta pessoa será aclamada profeta entre vós!

2:12 Em verdade, eis que te ajuntarei todo, ó Jacó; por certo carregarei o restante de Israel; Eu mesmo os haverei de reunir a todos, como ovelhas num aprisco, como um rebanho no meio da boa pastagem; haverá ruído de grande multidão!

2:13 Aquele que Pârats, abre o Caminho, irá adiante deles; passarão pelos portões e sairão do outro lado incólumes! E o Melek, o Rei, deles, YHWH, os guiará!`

3:1 Então eu disse: Ouvi, rogo-vos, ó chefes de Jacó, e vós, ó príncipes da Casa de Israel: Não sois vós conhecedores do direito?

3:2 Vós, que odiais o bem e sois apaixonados pelo mal, que arrancais a pele do meu povo e a carne dos seus ossos?

3:3 Aqueles, pois, que se alimentam da carne da minha gente, arrancam a sua pele, despedaçam os seus ossos e os cortam como se fossem carne para a cozer em panela!

3:4 Chegará a hora em que clamarão a YHWH, porém ele não mais lhes responderá. Naqueles dias ele esconderá a face devido a toda malignidade que eles têm praticado.

3:5 Portanto, assim diz o SOBERANO: ´Concernente aos profetas que induzem o meu povo ao erro, desviando-os do Caminho. Quando se lhes é oferecida uma boa refeição, proclamam shalom: shalom e prosperidade; contudo, pregam guerra contra aqueles que não lhes empanturram de comida.

3:6 Por tudo isso, sim, as trevas virão sobre vós; um tempo de noite sem que haja visões; haverá densa escuridão, sem qualquer divina revelação. O sol se porá e o dia se escurecerá completamente para todos os profetas!

3:7 Os videntes envergonhados, e os adivinhos constrangidos e humilhados, todos cobrirão o rosto, porquanto não haverá mais respostas da parte de Elohim, Elohim!`

3:8 Contudo, quanto a minha pessoa, favores ao poder do Ruach de YHWH, o SOBERANO, estou cheio de força e de amor pelo que é direito e justo, e assim posso confrontar Jacó com a sua transgressão, e a Israel com o seu pecado!

3:9 Ouvi, pois, isto, ó chefes da Casa de Jacó, e vós, governantes da Casa de Israel, que odiais a justiça e perverteis tudo que é justo;

3:10 que vos aplicais a construir Tsión, Sião, mediante o derramamento de sangue, e Jerusalém com a impiedade.

3:11 Vossos líderes ajuízam debaixo da influência de subornos, seus sacerdotes ministram visando lucro, e até vossos profetas fazem revelações em troca de prata. E pior, ainda ousam apoiar-se no SOBERANO, alegando: ´Eis que YHWH está no meio de nós. Nenhuma desfavor virá sobre nossas cabeças!`

3:12 Portanto, por causa de vós, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do Templo, um matagal inútil.

4:1 Então, nos últimos dias acontecerá que o monte da Casa de YHWH, o Templo do SOBERANO, será estabelecido como o principal entre todos os montes da terra e se elevará sobre as montanhas, e os povos irão a ele.

4:2 E muitas nações chegarão, exclamando: ´Vinde, subamos ao monte de YHWHe à Casa do Elohim, Elohim, de Jacó, a fim de que nos ensine os seus caminhos, e para que andemos sob suas orientações; porquanto de Tsión, Sião, virá a Torá, Torah, e a Palavra de YHWH, o SOBERANO, de Jerusalém.

4:3 Ele julgará entre muitos povos e resolverá contendas entre nações poderosas e distantes. Estas converterão suas espadas em arados, e das suas lanças farão foices. Nenhuma nação erguerá sua espada contra a outra, e não mais aprenderão a guerrear.

4:4 Todo ser humano estará livre para sentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira, e ninguém o incomodará nem ameaçará, porque isto é o que nos assegura YHWH, o SOBERANO dos Exércitos!

4:5 Pois cada um dos povos pagãos age em nome dos seus deuses; entretanto, nós caminharemos em o Nome de YHWH, o nosso Elohim, Elohim, por toda a eternidade!`

4:6 Eis o que diz YHWH: ´Naquele Dia reunirei os que tropeçam e ajuntarei os que foram expulsos e os que Eu mesmo açoitei.

4:7 Farei dos que tropeçam um remanescente fiel, e dos dispersos, uma nação forte. E YHWH reinará sobre todos eles no monte Sião, daquele Dia em diante e para sempre!

4:8 E a ti, ó migdâl, torre do rebanho, capital de Davi, montanha e fortaleza da cidade, filha, de Sião; a ti lhe será restaurado o antigo domínio e a majestade, o reino da cidade de Jerusalém.

4:9 Agora, por que gritas em desespero? Porventura não tens rei? O teu conselheiro morreu, para que estejas sofrendo como uma mulher com dores de parto?

4:10 Ó filha de Sião, sofre, pois, agora, as tuas dores e te contorces em agonia como uma mulher em trabalho de parto, porquanto é chegado o momento que terás de partir e deixar a segurança dos teus muros para habitar em campo aberto, e irás para a Babilônia. Contudo, ali conhecerás a liberdade; ali YHWH te salvará da mão de todos os inimigos!

4:11 Agora muitas nações se reúnem contra ti e exclamam: ´Que ela seja profanada, e os nossos olhos tenham a satisfação de contemplar tudo isso!`

4:12 Mas as nações pagãs não conhecem o pensamento de YHWH; não entendem a machashabah: planos e desenhos, daquele que ajunta como feixes para a eira!

4:13 Portanto, ó filha, cidade, de Sião, ergue-te e debulha, porque Eu mesmo te darei poder mediante chifres de ferro e cascos de bronze para despedaçar diversas nações!` E eis que consagrarás a YHWH, ao Adonai, Soberano de toda a terra, as riquezas que essas nações conquistaram de forma ilícita e violenta.

5:1 Agora, pois, reúne as tuas tropas, ó cidade das tropas; e fortifica teus muros, ó cidade murada; porquanto já há um cerco contra nós. O líder de Israel será ferido na face, com uma vara!

5:2 ´No entanto tu, Bete-Lechem, Belém, Casa do Pão; Ephrathah, Efratá, Frutífera, embora pequena demais para figurar entre os milhares de Judá, sairá de ti para mim aquele que será o governante sobre todo Israel, cujas origens são desde os dias da eternidade!`

5:3 Por este motivo os israelitas ficarão abandonados sob o domínio do inimigo até ao tempo em que aquela que está em dores de parto tiver dado à luz; quando então o restante dos irmãos do governante voltará para unir-se aos israelitas.

5:4 Ele se estabelecerá e os pastoreará no poder de YHWH, na majestade do Nome do SOBERANO, o seu Elohim, Elohim! E eles viverão em shalom e segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra.

5:5 Ele será, pois, o nosso Shalom, Shalom e Prosperidade! E quando a Assíria invadir nossa terra e atacar nossos palácios, levantaremos contra ela sete pastores e oito líderes escolhidos!

5:6 Eis que eles governarão a Assíria mediante a espada, e a terra de Ninrode dentro de seus portões. Assim eles nos livrarão da Assíria, quando esta invadir nossa terra e adentrar o nosso território pelas fronteiras.

5:7 O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como o orvalho das manhãs que vem de YHWH, como a chuva sobre a relva; não depositará sua confiança no homem nem dependerá dos seres humanos.

5:8 O remanescente de Jacó também estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais da floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar.

5:9 Eis que a tua mão será exaltada sobre teus adversários, e todos os teus inimigos serão exterminados.

5:10 Então garante YHWH: ´Naquele Dia, exterminarei do meio de ti os teus cavalos de guerra e todos os teus carros militares;

5:11 destruirei as cidades da tua terra e derrubarei todas as tuas fortalezas.

5:12 Extirparei toda feitiçaria e idolatria da tua mão, e não farás nem seguirás mais quaisquer adivinhações.

5:13 Destruirei todas as tuas imagens esculpidas e as tuas colunas idólatras; e não mais vos curvareis em sinal de culto e adoração diante de obras feitas por tuas próprias mãos.

5:14 Arrancarei do meio de ti os teus postes sagrados, e derrubarei todos os vossos ídolos e cidades idólatras.

5:15 Com toda a ira do meu zelo e indignação me vingarei das nações pagãs que não me obedeceram!`

6:1 Agora, pois, ouvi com atenção a Palavra de YHWH: ´Põe-te em pé e defende a tua causa perante os montes. E as montanhas ouçam a tua voz!

6:2 Ó montes, e vós, fundamentos perpétuos da terra, ouvi a acusação de YHWH; porque o SOBERANO tem uma grave questão para resolver com o seu povo e entrará em juízo contra Israel.

6:3 Ó meu povo, dize-me claramente: Que é que te fiz de mal? Em que te ofendi? Responde-me!

6:4 Ora, eu te livrei da terra do Egito e te resgatei da casa da escravidão; e enviei Moisés, Arão e Miriã adiante de ti.

6:5 Meu povo querido, lembra-te do que Balaque, rei de Moabe, pediu e do que Balaão, filho de Beor, respondeu! Relembra a viagem que fizeste desde Sitim até Gilgal, e reconhece que todas as atitudes de YHWH são justas!`

6:6 Sendo assim, com que eu devo me apresentar diante do SOBERANO e como me curvarei perante Elohim, Elohim exaltado? Deveria eu oferecer holocaustos, sacrifícios queimados, de bezerros de um ano?

6:7 YHWH se agradaria com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer meu primogênito, meu filho mais velho, fruto do meu corpo, como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas malignidades?

6:8 Ó ser humano! Ele já te revelou o que é bom; e o que YHWH exige de ti senão apenas que pratiques a justiça, ames a misericórdia e a lealdade, e andes humildemente na companhia do teu Elohim!

6:9 Eis que a voz de YHWH está clamando à cidade; e todo aquele que for sábio temerá o seu Nome! Escutai, pois, ó tribo de Judá e suas assembleias!

6:10 Porventura ainda há tesouros de malignidade na casa do ímpio? E o efa, o padrão de medir, falsificado, que é maldito?

6:11 Poderia eu inocentar aquele que tem balanças adulteradas e fraudulentas, e uma bolsa de pesos enganosos?

6:12 Pois os ricos que vivem entre vós na cidade estão cheios de violência; o seu povo é mentiroso, e as suas línguas só falam enganos!

6:13 Portanto, Eu mesmo haverei de te enfraquecer, te ferindo e arruinando por causa dos teus muitos pecados.

6:14 Tu comerás, mas não te saciarás, e continuamente estarás com fome; acumularás os teus bens, mas nada conseguirás poupar, Eu te entregarei à espada.

6:15 Tu semearás, mas não colherás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás de azeite; pisarás as uvas, mas não beberás o vinho.

6:16 Porquanto tendes obedecido aos decretos do rei Onri, e todas as práticas malignas da família de Acabe, e tens seguido as tradições deles. Por tudo isso vos entregarei à destruição, e o seu povo ao desprezo e humilhação; sofrerás o escárnio das nações!`

7:1 Ah! Que infelicidade a minha! Sou como um homem faminto que depois da colheita de verão procura figos nas figueiras e uvas nas parreiras, todavia não encontra mais nada porque todas as uvas e todos os figos maduros já foram tirados!

7:2 Eis que as pessoas piedosas desapareceram dessas terras; não há pelo menos um justo entre a humanidade; todos os homens estão à espreita, armando ciladas para derramar sangue; cada ser humano caça seu próprio irmão com um laço.

7:3 Todos estão com as mãos prontas para praticar o mal. O governo exige suborno e o juiz aceita agrados e presentes; os poderosos impõem o querem sobre a terra. Todos tramam em conjunto!

7:4 O melhor entre os meus irmãos é como um espinheiro; o mais justo é pior que uma cerca de espinhos. Ah! Eis que é chegado o dia profetizado pelas suas sentinelas: Peqûddâh, o Dia do castigo de Elohim. E, portanto, desde agora reinará a confusão entre eles!

7:5 Não confieis nos vizinhos, tampouco acreditais nos amigos. Tende todo cuidado com o que dizeis e partilhais com aquela que te abraça!

7:6 Pois chegou o dia em que o filho despreza o pai, a filha se levanta contra a mãe, a nora se insurge contra a sogra; e os grandes inimigos do homem são os seus próprios familiares!

7:7 Contudo, quando a mim, depositarei toda aminha confiança em YHWH, o SOBERANO; manterei minha esperança em Elohim, Elohim: o meu Salvador. O meu Elohim, Elohim, ouvirá a minha tefilah!

7:8 Ó minha inimiga! Não te alegres com a minha desfavor! Embora eu tenha sim, caído, me reerguerei; ainda que eu esteja vivendo em trevas, YHWH, o SOBERANO, haverá de ser a minha´Owr, Luz!

7:9 Compreendo que devido ao meu pecado contra YHWH, devo suportar a sua ira até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito.

7:10 Então, minha inimiga, tu haverás de ver tudo isso e ficarás coberta de confusão! Tu que me questionaste: ´Onde é que está o SOBERANO teu Elohim?` Agora serão os meus olhos que a contemplarão a tua queda! Eis que ela será pisada como o barro das ruas.

7:11 Eis que o dia de reedificar os meus muros chegará, o dia em que as minhas fronteiras serão ainda ampliadas virá em breve!

7:12 Naquele dia virão a ti gente da Assíria e das cidades do Egito, e desde o Egito até o Nâhâr, o Rio, Eufrates; e de mar a mar, e de montanha a montanha.

7:13 Mas a terra será entregue à destruição por causa dos seus moradores, devido ao fruto de suas más ações!

7:14 Pastoreia, pois, o teu povo com o teu cajado; o rebanho da tua herança que vive à parte numa floresta, em emunahrteis pastagens no Carmelo! Permite-o pastar em Basã e em Gileade, como nos tempos de outrora.

7:15 ´Sim, como nos dias em que deixaste o Egito, ali Eu te revelarei as minhas maravilhas!`

7:16 As nações verão tudo isso e se envergonharão, despojadas de toda a sua tiferet e poder. Colocarão a mão sobre a boca e sobre os ouvidos de tanto pavor.

7:17 Lamberão o pó da terra como a serpente, como animais que se arrastam pelo chão. Sairão tremendo dos seus esconderijos, e virão à presença de YHWH, nosso Elohim, Elohim, com grande temor e tremor, e tomadas de medo te reverenciarão.

7:18 Quem é, pois, comparável a ti, ó´Êl, Elohim, que perdoas todos os pecados e não mais relembra a transgressão do remanescente da tua herança? Eis que tu não permaneces irado para sempre, pelo contrário, teu prazer eterno é demonstrar o teu amor!

7:19 De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossa malignidades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar!

7:20 Mostrarás a tua lealdade a Jacó, e teu amor misericordioso a Abraão, conforme assim o prometeste sob juramento aos nossos antepassados, na antiguidade!


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
Com base nesta parashah, comente sobre o estabelecimento da justiça em detalhes por YHWH?

2º)
Imediatamente ao texto sobre a Justiça, a Torah fala de como YHWH “odeia” a idolatria. Como podemos analisar outras religiões, que mesmo tendo esta escritura válida, ainda pratica tal abominação? O Poste Ídolo (Obelisco) estaria enquadrada nesta orientação?

3º) “17:1 Nunca sacrificarás para YHWH, teu Elohim, um touro ou uma ovelha com defeito ou qualquer imperfeição grave; esse tipo de atitude seria detestável para Ele.” Isso se aplica a outras formas de adoração ao Eterno? Estamos dando nosso melhor a Ele?

4º) Comente a orientação(Torá) sobre o procedimento de Juízo sobre o pecado de idolatria.

5º) Na parashá 17:8-13 temos uma configuração de juízo de causas complexas tanto no julgamento como na execução da sentença. Poderíamos considerar esta configuração os primórdios de juízo de 1ª,2ª instâncias e/ou supremo tribunal?

6º) ‘Quero estabelecer sobre mim um rei, como todas as nações que me rodeiam’. O Projeto de governo parecia não contemplar este sistema inicialmente, porém, as nações eram assim, e ao invés disto o Eterno teria o sistema de juízes competentes. Onde temos nas escrituras esta definição de governo onde o Criador rege a nação com juízes e que passou a ser por rei?

7º) Que perfil e obrigações deveria ter o rei escolhido pelo povo segundo as ordens do Criador?

8º) “O Rei Trará sempre essa cópia(Torá) consigo e terá de lê-la todos os dias da sua vida, a fim de que aprenda a amar reverentemente a YHWH”. Comente esse destaque e se isso deveria ser obrigação somente do rei.

9º) Não existindo mais o templo, nem as ofertas do povo e nem o serviço, os originais descendentes da Tribo de Levi teriam direito de alguma oferta substitutiva por algum serviço substitutivo?

10º) Alguém tem direito de se auto-denominar da Tribo de Levi, apenas por ter algum ofício religioso num templo de qualquer religião, dentro de um contexto adaptado?

11º) Se a escritura diz que os Levitas não possuíam terra, como os pseudo-levitas hoje devolveriam suas propriedades para cumprir o mandamento?

12º) Qual era o destino de um profeta cuja profecia não se cumprisse ou profetizasse em nome de outros d-uses ?

13º) Quantas foram as cidades de refúgio ordenadas pelo Criador e qual o objetivo deste propósito? Comente !

14º) Não ter piedade dos que praticam falso testemunho, culminava numa sentença de igual modo aos objetivos destes em acusar falsamente (19:16-21). Isto mudou?, devemos ser complacentes com pessoas impiedosas que mentem e arranjam a destruição/calunia do próximo?


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)