Parashah  רְאֵה - Reeh  
(Observe)

Reeh é a 47ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 4ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).Na porção da Torah de Devarim - (Deuteronômio) 11:26-16:17 , teremos os seguintes Subtítulos:

A Benção e a maldição é colocada diante de vos (11:26)
O lugar do culto (12:2)
Precisões sobre os sacrifícios (12:13)
Contra os cultos cananeus (12:29)
Contra as seduções da idolatria (13:2)
Proibição de uma prática idolátrica (14:1)
Animais puros e impuros (14:3)
O dízimo anual (14:22)
O dízimo trienal (14:28)
O ano sabático (15:1)
O escravo (15:12)
Os primogênitos (15:19)
As festas: Páscoa e Ázimos (16:1)
Outras festas (16:9)



Porções contendo parte da Torah:  
Profetas – Yeshayahu (Isaias) 54:11-55:5 
Escritos Netzarim - Yochanan (João) 9:1-10:42



Parashah רְאֵה - Reeh
Observe

 Devarim (Palavras)
11:26-16:17



PRIMEIRA
11:26 Prestai, pois, atenção! Hoje estou colocando a bênção e a maldição diante de vós: 27A bênção, se obedecerdes aos mandamentos de YHWH, vosso Elohim, que hoje vos ordeno;28a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos de YHWH, vosso Elohim, desviando-vos do Caminho que neste yom vos instruo, a fim de vos deixardes iludir e seguirdes elohim pagãos.

29Quando o Eterno, teu Elohim, te houver trazido para a terra em que estás entrando a fim de tomardes posse dela, tereis de proclamar a bênção no monte Gerizim, e a maldição no monte Ebal. 30Como sabeis, esses montes estão do outro lado do Yarden(Jordão), a oeste da estrada principal, na direção do pôr do sol, próximo dos carvalhos de Moré, no Arabá, nas planícies, perto de Guilgal. 31Portanto, agora, estais a ponto de atravessardes o Yarden e de tomardes posse da terra que YHWH, o Soberano teu Elohim, vos está concedendo. Quando a tiverdes conquistado e estiverdes vivendo em teu território, 32cuidai com todo o zelo de pôr em prática todos os decretos e doutrinas que hoje vos estou transmitindo!

12:1São estes os estatutos e as ordenanças que cuidareis de pôr em prática na terra cuja posse YHWH, Elohim dos vossos antepassados, vos ofereceu como herança por toda a vida sobre a face da terra. 2Devereis destruir totalmente todos os lugares nos quais as nações pagãs que estais desalojando costumam adorar seus elohim, tanto nos altos montes como nas colinas e à sombra de toda árvore frondosa. 3Derrubai seus altares, despedaçai suas estelas, colunas sagradas, e queimai seus postes à deusa Aserá; triturai todos os ídolos e imagens dedicados a seus demais elohim, e eliminai por completo todos os nomes deles daqueles lugares! 4Vós, contudo, não adorareis a YHWH, vosso Elohim, do mesmo modo como eles cultuam seus elohim. 5Pelo contrário: buscá-lo-eis somente no lugar que YHWH, vosso Elohim, houver escolhido, dentre todas as vossas tribos, para aí colocar o seu Nome e aí preparar a sua habitação. 6Levareis para lá vossos holocaustos e vossos sacrifícios, vossos dízimos e vossas dádivas especiais, o que em voto tiverdes prometido, vossas ofertas voluntárias e a primeira cria de todos os rebanhos. 7E comereis lá, diante de YHWH, vosso Elohim, alegrando-vos com todo o empreendimento das vossas mãos, vós e vossas famílias, com o que YHWH vosso Elohim vos tiver abençoado!

8Não procedereis conforme agimos aqui, neste dia: cada um fazendo de acordo com o que entende ser melhor, 9porquanto ainda não entrastes ao lugar de descanso e à herança que YHWH, vosso Elohim, vos está concedendo. 10Portanto, atravessareis o Yarden e habitareis no território que YHWH, vosso Elohim, vos dará como herança: Ele vos dará descanso e protegerá de todos os vossos inimigos ao redor, para que habiteis em segurança!

SEGUNDA
11Então, para o lugar que YHWH, vosso Elohim, houver escolhido como habitação do seu Nome é que transportareis tudo o que eu vos ordenei: vossos holocaustos, vossos sacrifícios, vossos dízimos, os dons das vossas mãos e todas as oferendas escolhidas que tiverdes prometido com voto a YHWH. 12Alegrar-vos-eis diante de YHWH vosso Elohim, vós, vossos filhos e vossas filhas, vossos servos e vossas servas, e o levita que habita em vossas cidades por não terem recebido terras nem propriedades.

13Fica atento a ti mesmo! Não oferecerás teus holocaustos em qualquer lugar que te agrade! 14Porquanto é somente no lugar que YHWH houver escolhido, numa das tuas tribos, que deverás oferecer teus holocaustos; é lá que deverás pôr em prática tudo o que te ordeno.

15Todavia, poderás abater os teus animais em qualquer das tuas cidades e comer quanta carne desejares, como se fosse carne de gazela ou de cervo, de acordo com a bênção que YHWH, teu Elohim, te houver concedido. Poderá participar desse alimento tanto quem estiver cerimonialmente impuro quanto quem estiver puro. 16Contudo não poderás comer o sangue; tu o derramarás por terra como água. 17Não poderás comer em tuas próprias cidades o dízimo do teu cereal, do teu trigo, do vinho novo e do melhor azeite, nem a primeira cria dos teus rebanhos, nem o que, por meio do voto, tiveres prometido, tampouco as tuas ofertas voluntárias ou dádivas especiais. 18Em vez disso, tu o comerás na presença de YHWH, teu Elohim, somente no local que YHWH teu Elohim houver escolhido, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, e o levita que mora contigo. E te alegrarás diante do Eterno, o teu Elohim, de todo o empreendimento das tuas mãos.19Portanto, tem o cuidado de não abandonar os levitas enquanto estiveres vivendo na tua própria terra.

20Quando YHWH, o teu Elohim, tiver alargado o teu território de acordo com o que te prometeu, e desejares comer carne e pedires: “Eu gostaria de comer um pouco de carne!”, poderás comer o quanto quiseres. 21Se o local que YHWH, o teu Elohim, escolher para assentar o seu Nome estiver muito distante de ti, poderás então imolar as vacas e ovelhas que YHWH teu Elohim te houver concedido, conforme te orientei. Poderás comer nas tuas próprias cidades o quanto desejares. 22Do mesmo modo como se come a gazela e o cervo, assim comerás: o cerimonialmente impuro, como os puros podereis comer livremente. 23Sê fiel, portanto, para evitares e não comeres o sangue, porquanto o sangue é a vida. Portanto, não comas a vida com a carne! 24Jamais o comerás! Derrama-o sobre o chão da terra como se fora água. 25Não o comas, para que tudo vá bem a ti e a teus filhos depois de ti, pois desse modo estarás fazendo o que é direito e justo aos olhos de YHWH. 26Entretanto, de tudo quanto te pertence, tomarás o que tiveres consagrado, bem como teus sacrifícios votivos, e irás ao local que YHWH houver escolhido.27Oferecerás teus holocaustos, a carne e o sangue, sobre o altar de YHWH, teu Elohim: o sangue dos teus sacrifícios será derramado sobre o altar do Eterno, teu Elohim, e comerás a carne.

28Ouve, pois, com atenção, para pores em prática todos os princípios que te ordeno neste yom(dia), a fim de que tudo corra bem a ti e a teus filhos por todas as gerações futuras, porque estarás realizando o que é bom e certo perante YHWH, o teu Elohim.

TERCEIRA 
29Quando YHWH, o teu Elohim, tiver eliminado da tua presença as nações pagãs que estais a ponto de invadir e expulsar, e as tiveres conquistado e habitares em suas terras,30fica atento ao teu próprio comportamento! Não te deixes seduzir, não vás seguir os elohim delas, ponderando: ‘Como estas nações servem aos seus elohim? Que interessante! Vou fazer o mesmo’. 31Não procederás desse modo para com YHWH, o teu Elohim! Pois esses povos pagãos ofereciam a seus elohim tudo o que é abominação aos olhos de YHWH: tudo o que Ele odeia e rejeita, como queimar seus próprios filhos e filhas em sacrifícios a seus ídolos.

32Portanto, aplica-te a pôr em prática tudo o que eu te ordeno. Nada acrescentarás e nada tirarás da torah(instrução).

13: 1Quando surgir em teu meio um profeta ou um intérprete de sonhos, e te apresentar um sinal ou um prodígio, 2se essa obra maravilhosa que ele anunciou se realiza e ele te exorta: ‘Vinde e sigamos outros elohim (que não é o Elohim que tu conheceste) e passemos a servi-los!’ 3Não deis ouvidos às palavras desse pregador ou sonhador. Porquanto é YHWH, vosso Elohim, que vos está pondo à prova para aflorar diante de todos o quanto, de fato, amais a YHWH de todo o coração e com toda a alma. 4Seguireis, pois, somente a YHWH, vosso Elohim, e a Ele amareis com reverência, cumprindo fielmente seus mandamentos e obedecendo à sua Palavra. A Ele tão somente servireis e vos apegareis!5Quanto àquele profeta ou vidente, deverá ser morto, pois pregou rebeldia contra YHWH, vosso Elohim, que vos libertou e vos fez sair da terra do Egito e vos resgatou da casa da escravidão; tal impostor tentou afastar-nos do Caminho em que o próprio YHWH, teu Elohim, te ordenou caminhar. Desse modo extirparás o mal do teu meio!

6Se teu irmão, filho do teu pai ou da tua mãe, teu filho, tua filha, ou tua esposa amada, ou o teu amigo mais chegado, tentar secretamente instigar-te, argumentando: ‘Vamos servir a outros elohim!’, elohim que nem tu nem teus pais conheceram, 7elohim de povos pagãos, vizinhos ou distantes de ti, de uma extremidade da terra à outra, 8não te deixes convencer, tampouco ouças o que essa pessoa tem a dizer-te. Não tenhas a menor piedade nem compaixão de nenhum desses, nem o protejas. 9Pelo contrário: teu dever é matar sumariamente tal pessoa! Tua mão será a primeira a levantar-se contra esse infiel para matá-lo, e depois as mãos de todo o povo de Israel. 10Apedreja-o até que morra, pois tentou afastar-te de YHWH, o teu Elohim, que te libertou e te fez sair do Egito, da terra da servidão. 11Assim, todo o Israel saberá desse fato, ficará com grande pavor e nunca mais se fará uma ação má como essa em teu meio.

12Caso ouças dizer que, numa das cidades que YHWH teu Elohim te dará para habitar,13homens perversos, procedentes do teu meio, seduziram os moradores da sua cidade, convidando: ‘Vamos servir a outros elohim’ que não conheceste, 14deverás investigar, fazendo uma pesquisa e interrogando diligentemente. Caso seja verdade, se o fato for comprovado, se essa abominação foi realmente praticada em teu meio, 15deverás então passar ao fio da espada os habitantes daquela cidade. Tu a sacrificarás como anátema, juntamente com tudo o que nela existe. 16Reunirás todos os seus despojos no meio da praça pública, e queimarás completamente a cidade e todos os seus pertences, para YHWH, teu Elohim. Ela ficará em ruínas para sempre e nunca mais será reconstruída.17Nada do que for sacrificado como anátema, oferta, ficará em tua mão, a fim de que YHWH afaste o fogo da sua indignação e ira. Ele, em seguida, te concederá a bênção da sua misericórdia e perdão, e te multiplicará, conforme prometeu sob juramento a teus antepassados, 18somente no caso de teres obedecido à Palavra de YHWH, teu Elohim, guardando todos os seus mandamentos, que hoje te ordeno, e praticando o que é justo aos olhos de YHWH, teu Elohim!


QUARTA
14: 1Sois filhos de YHWH vosso Elohim. Portanto, jamais vos marcareis com cortes no corpo nem rapareis a frente da cabeça por causa dos mortos, 2porquanto sois um povo consagrado a YHWH, o vosso Elohim. Dentre todos os povos da face da terra, YHWH vos escolheu para serdes seu tesouro pessoal.

3Não comereis nada que seja impuro. 4Eis os animais de que podereis vos alimentar: boi, ovelha, bode, 5cervo, gazela, corça, bode montês, antílope, bode selvagem e o carneiro montês. 6Podereis igualmente comer de qualquer animal que tenha o casco fendido e dividido em duas unhas e que rumine. 7Entretanto, há animais, ou ruminantes ou de casco fendido, de que não comereis: o camelo, o coelho e o rato silvestre. Embora ruminem não têm casco fendido; são proibidos para vosso alimento. 8O porco também é abominável: embora tenha casco fendido, não rumina. Portanto, não podereis comer a carne desses animais, tampouco tocar em seus cadáveres.

9De todas as criaturas que vivem nas águas, podereis comer somente as que possuem barbatanas e escamas. 10Contudo, não podereis comer nenhuma criatura que não tiver barbatanas nem escamas; é impura para vós.

11Podereis comer qualquer ave pura. 12Todavia, destas não podereis vos alimentar: a águia, o urubu, a águia-marinha, 13o milhafre, qualquer espécie de falcão, 14qualquer espécie de corvo, 15a coruja-de-chifre, o avestruz, a coruja-de-orelha pequena, a coruja-orelhuda, qualquer espécie de gavião, 16o mocho, o corujão, a coruja-branca, o pelicano,17a coruja-do-deserto, o abutre, a coruja-pescadora, 18a cegonha, qualquer espécie de garça, a poupa e o morcego. 19Considerareis impuras e proibidas todas as pequenas criaturas que enxameiam e têm asas. Delas não comereis. 20Entretanto, podereis comer livremente de todas as aves puras.

21Não podereis comer nenhum animal que tenha morrido por si. Vós o dareis a um estrangeiro residente, de qualquer de vossas cidades, e ele, sim, poderá comer tal animal. Podereis também vender o animal encontrado morto a outros forasteiros. Todavia, vós sois o povo consagrado a YHWH, o vosso Elohim.

QUINTA
22Todos os anos separarás o dízimo de todo o trabalho da tua semeadura que a terra produzir. 23Diante de YHWH teu Elohim, no local que Ele houver escolhido para aí fazer habitar o seu Nome, comerás o dízimo do teu cereal, do trigo, do vinho novo e do melhor azeite, e a primeira cria de todos os teus rebanhos, a fim de que aprendas continuamente a amar reverentemente a YHWH, o teu Elohim. 24Contudo, se o local for demasiado distante para ti, e tiveres sido abençoado por YHWH teu Elohim, e não te seja possível carregar todo o dízimo, porquanto o local escolhido por YHWH para ali assentar seu Nome é longe demais, 25troca o dízimo por prata, e leva esse dinheiro ao local que YHWH, o teu Elohim, tiver estabelecido. 26Lá poderás trocar a prata, o dinheiro, por tudo o que quiseres comer: carne de vaca, ovelha, carneiro, vinho, bebida fermentada, ou qualquer outro alimento que desejares. Então, juntamente com tua família comerás e te alegrarás ali, na presença de YHWH, teu Elohim. 27Contudo, quanto ao levita que mora nas tuas cidades, não o abandonarás, pois os levitas não possuem propriedade nem herança próprias.
28Ao final de cada três anos traze igualmente todos os dízimos da colheita do terceiro ano, armazenando-os em tua própria cidade. 29Isso para que os levitas, que não têm parte nem herança contigo, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem nas tuas cidades possam se achegar, comer e saciar-se, e para que YHWH, teu Elohim, os abençoe em todo o trabalho das tuas mãos!

SEXTA
15: 1No final de cada sete anos as dívidas deverão ser canceladas! 2Eis como deverás proceder: todo credor cancelará o empréstimo que fez ao seu próximo. Nenhum israelita exigirá pagamento de seu próximo nem de seu parente, porquanto terá sido proclamada a remissão em honra de YHWH. 3Poderás exigir pagamento do estrangeiro, mas deixarás quite o que havias emprestado a teu irmão! 4É verdade que em teu meio não haverá nenhum pobre, porque YHWH vai abençoar-te na terra que o Eterno, teu Elohim, te está concedendo como herança para que dela tomes posse, 5com a condição de que obedeças de fato à Palavra de YHWH, teu Elohim, tendo o cuidado de colocar em prática todos estes mandamentos que hoje te ordeno. 6Quando YHWH, o teu Elohim, te houver abençoado, conforme prometeu, tu emprestarás a muitas nações, mas nada pedirás emprestado, dominarás muitas nações, mas jamais serás dominado.

7Quando houver um pobre em teu meio, ainda que seja um só dos teus irmãos numa de tuas cidades, na terra que YHWH teu Elohim te está doando, não endurecerás teu coração, tampouco fecharás a mão para com este teu irmão pobre; 8pelo contrário: abre-lhe generosamente a mão, emprestando o que lhe falta, na medida da sua necessidade.9Fica atento a ti mesmo, para que não surja em teu íntimo um pensamento avarento e pagão: ‘O sétimo ano, o ano do cancelamento das dívidas, está se aproximando, e não quero ajudar o meu irmão necessitado!’ Cuidado! Ele poderá apelar a YHWH contra a tua pessoa, e serás culpado desse pecado. 10Quando lhe deres algo, não dês com má vontade, pois em resposta a esse gesto, YHWH, teu Elohim, te abençoará em todo o teu trabalho, em todo empreendimento da tua mão. 11Nunca deixará de haver pobres na terra; é por esse motivo que te ordeno: abre a mão em favor do teu irmão, tanto para o pobre como para o necessitado de tua terra!


12Se teu compatriota hebreu, homem ou mulher, vender-se a ti como escravo e servir-te durante seis anos, no sétimo ano tu o deixarás ir em plena liberdade! 13Contudo, quando lhe deres a liberdade, não o despeças de mãos vazias: 14dá-lhe com generosidade dos animais do teu rebanho e do produto da tua eira e do teu tanque de prensar uvas. Dá-lhe conforme a bênção que YHWH, o teu Elohim, tem concedido a ti mesmo. 15Recorda que foste escravo na terra do Egito, e que YHWH teu Elohim te redimiu. É por isso que eu te dou hoje essa ordem. 16Entretanto, se teu escravo te solicita: ‘Não quero deixar-te!’, se ele te ama, a ti e à tua casa, e está bem contigo, 17tomarás então uma sovela, um furador, e lhe furarás a orelha contra a porta, e ele ficará sendo teu servo para o resto da vida. Faze o mesmo em relação a tua escrava.

18Não te sintas prejudicado ao libertar o teu escravo, pois o serviço que ele prestou a ti nesses seis anos custou a metade do serviço de um trabalhador contratado. Além disso,YHWH, teu Elohim, te abençoará copiosamente em tudo o que realizares!

SÉTIMA
19Todo primogênito macho que nascer de todos os teus rebanhos, tu o consagrarás a YHWH, teu Elohim. Não trabalharás com as primeiras crias de tuas vacas, nem tosquiarás o primogênito das tuas ovelhas. 20Tu o comerás em cada ano diante de YHWH, teu Elohim, tu e a tua casa, no lugar que YHWH tiver escolhido. 21Se o animal primogênito apresentar algum defeito, ou for manco ou cego, ou ainda tiver qualquer outro defeito grave, tu não poderás sacrificá-lo a YHWH, teu Elohim; 22poderás comê-lo em tua cidade, tanto o cerimonialmente puro quanto o impuro, como a gazela e o cervo. 23Não comerás, porém, o seu sangue: derrama-o sobre o chão da terra como se fosse água.

16: 1Guarda o mês de abibe e celebra o Pêssah(passagem), a Páscoa do Eterno, o teu Elohim, porquanto foi numa noite do mês de abibe que YHWH, teu Elohim, te libertou e te fez sair do Egito.2Sacrificarás, como oferta de Pêssah a YHWH, o teu Elohim, um animal dos teus rebanhos de bois ou ovelhas, no local que YHWH escolher para habitação do seu kadosh Nome. 3Não comerás pão levedado, feito com fermento, mas durante os sete yomin(dias) de celebração comerás tua oferta com Matsá, Ázimo: o pão sem levedo, não fermentado; o pão que faz recordar a aflição, pois foi às pressas que deixaste a terra do Egito, a fim de que em todos os yomin da tua vida te lembres da época em que abandonaste o Egito.4Durante sete yomin não permitirás que seja encontrado fermento em todo o teu território, e da carne que tiveres sacrificado na tarde do primeiro yom nada deverá sobrar para a manhã seguinte. 5Não poderás sacrificar a Páscoa em qualquer das cidades que YHWH, teu Elohim, te concederá, 6mas exclusivamente no lugar que o próprio YHWH, teu Elohim, tiver escolhido para aí fazer residir o seu Nome. Sacrificarás o cordeiro de Pêssah, da Páscoa, à tarde, e ao pôr do sol o comerás, no tempo determinado em que saíste do Egito. 7E o grelharás e o comerás no local específico que o Eterno, o teu Elohim, determinar. Ao raiar do novo yom voltarás e irás para as tuas tendas. 8Durante seis yomin comerás pães ázimos, sem fermento, e no sétimo yom haverá uma solene reunião geral em honra de YHWH, o teu Elohim. Nenhum trabalho realizarás!

9Contarás sete semanas. A partir do momento em que lançares a foice no Ômer, nas espigas, começarás a contar sete semanas. 10Celebrarás então a festa de Shavuót, das Semanas, em honra de YHWH, teu Elohim. A oferta espontânea que tua mão fizer deverá ser proporcional ao modo como YHWH, o teu Elohim, te houver abençoado. 11E te alegrarás na presença de YHWH, teu Elohim: tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que vive em tua cidade, e o estrangeiro, o órfão e a viúva que igualmente vivem no meio de ti; todos no lugar que o próprio YHWH, teu Elohim, houver designado para aí fazer assentar seu santo Nome. 12Lembra que foste escravo e peregrino no Egito e cuida de obedecer fielmente a todos estes decretos.

MAFTIR

13Celebrarás também a festa de Sucót, das Tendas, durante sete yomin, após ter recolhido o produto de tua eira, separado os cereais da palha, e ter esmagado todas as uvas e olivas dos teus lagares.

14Alegra-te nessa grande festa com teus filhos, tuas filhas, teus servos e servas, os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem nas tuas cidades.

15Durante sete yomin festejarás em honra a YHWH, o teu Elohim, no local que YHWH tiver indicado; pois o Eterno, o teu Elohim, vai te abençoar em todas as tuas colheitas e em todo o trabalho das tuas mãos, com o objetivo de te proporcionar plena felicidade na terra.

16Três vezes por ano todos os homens de Israel deverão comparecer diante de YHWH, teu Elohim, no lugar que Ele houver escolhido: na festa dos pães sem fermento, na festa das Semanas e na festa das Tendas. E ninguém se apresente de mãos vazias diante de YHWH;

17cada um traga sua dádiva conforme as bênçãos recebidas de YHWH, o teu Elohim! 




Parashah רְאֵה - Reeh
Observe

  Nevyim
Yeshayahu (Isaias)
  54:11-55:5



54: 1“Entoa alegre canto, ó estéril, que nunca teve um filho para criar; irrompe, pois, em canto, brade com júbilo, tu que jamais sentiste as dores do parto; porquanto mais numerosos são os filhos da abandonada do que os filhos daquela que tem marido!”, declara YHWH.

2“Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas, reforça as estacas.

3Pois hás de transbordar para a direita e para a esquerda, a tua descendência tomará posse de outras terras e repovoará cidades abandonadas.

4Não temas, porque não tornarás a ficar envergonhada; jamais te sentirás humilhada, porque não ficarás constrangida. Em verdade, hás de esquecer a condição vexatória da tua juventude e não te recordarás mais da humilhação da tua viuvez.

5Pois o teu Criador é o teu Esposo, YHWH, o Soberano dos Exércitos é o seu Nome, o Kadosh de Israel e seu Redentor, ele é chamado o Elohim de toda a terra.

6O Eterno te chamará de volta como se fosses uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou jovem tão somente para ser rejeitada!”, diz o seu Elohim.

7“Por breve momento Eu te abandonei, mas com profunda compaixão Eu te farei retornar.

8Num impulso de indignação escondi de ti o meu rosto, mas logo me compadeci de ti, levado por um amor que jamais se extinguirá!” Declara YHWH, o teu Redentor.

9Como nos yomin de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais inundariam a terra, do mesmo modo juro agora que nunca mais me encolerizarei contra ti, que não mais te ameaçarei.

10Os montes podem mudar de lugar e as colinas podem abalar-se, mais o meu sentimento de benevolência e rachamin(misericórdia), isto é, meu amor, nunca mudará; a minha Aliança de Shalom não será jamais abalada!” Afirma YHWH, aquele que se compadece de ti.

11Ó cidade aflita, açoitada por tempestades e não consolada, Eu te edificarei com turquesas, edificarei teus alicerces com safiras.

12Farei de rubis os teus escudos, de carbúnculos as tuas portas, e de pedras preciosas todos os teus muros.

13Todos os teus filhos serão discípulos de YHWH; grande será a paz dos teus filhos.

14Serás edificada sobre a justiça; livre da opressão, nada terás a temer; estarás livre do terror; com efeito, ele não te atingirá.

15Se fores atacada, não será por obra minha; todo aquele que te atacar, cairá nas tuas mãos.

16Vede! Eis que fui Eu quem criou o ferreiro, que sopra as brasas até darem chama e forja cada arma para o seu próprio fim. E fui Eu quem criou o exterminador para gerar o caos.

17Nenhum instrumento forjado contra ti terá êxito. Toda língua que se levantar contra ti em julgamento tu a provarás culpada. Tal será a herança dos servos de YHWH, e esta é a defesa que faço do nome deles!” Oráculo de YHWH.

55:1“Ah! Todos que tendes sede, vinde às águas cristalinas. E vós, os que não tendes dinheiro nem recursos, vinde agora, comprai e comei! Vinde, adquire vinho e leite sem pagamento e sem custo!

2Por que investir dinheiro naquilo que não é alimento, e o seu trabalho árduo naquilo que não consegue produzir satisfação? Ouvi-me com toda atenção e comei o que é bom; haveis de deleitar-vos com manjares revigorantes.

3Escutai-me e vinde a mim, ouvi-me e haveis de viver. Farei convosco uma Aliança eterna, assegurando-vos as graças prometidas a Davi.

4Em verdade, Eu o coloquei como testemunha aos povos, como regente e comandante de povos.

5Assim, tu chamarás por uma nação que não conheces, sim, uma nação que não te conhece acorrerá a ti, por causa de YHWH teu Elohim, o Kadosh hakedoshim (Santíssimo) de Israel, pois ele te concedeu esplendor!” 





Parashah רְאֵה - Reeh
Observe

Brit Chadashah 
Yochanan (João)
9:1-10:42

 
9:1 Ao caminhar, Yeshua viu um cego de nascença.

9:2 E seus discípulos lhe perguntaram: ´Rabi, quem pecou, este homem ou seus pais, para que nascesse cego?`

9:3 Yeshua lhes respondeu: ´Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que as obras de Elohim fossem reveladas na vida dele.

9:4 Eu devo fazer as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

9:5 Durante o tempo em que estiver no mundo, sou a luz do mundo.`

9:6 Então, tendo dito essas palavras, cuspiu no chão e fez barro com saliva; em seguida ungiu os olhos do cego com aquela mistura.

9:7 E ordenou ao homem: ´Vai, lava-te no tanque de Siloé` . O cego foi, lavou-se e voltou vendo.

9:8 Portanto, os vizinhos e aqueles que o conheciam como cego, diziam: ´Não é este o mesmo homem que costuma ficar sentado, mendigando?`

9:9 Alguns afirmavam: ´É ele mesmo.` Outros comentavam: ´Apenas se parece com ele.` Ele mesmo, entretanto, assegurava-lhes: ´Sou eu o homem.`

9:10 Por esse motivo, indagaram-lhe: ´Como te foram abertos os olhos?`

9:11 Ele respondeu: ´Um homem chamado Yeshua misturou terra com saliva, ungiu meus olhos e disse-me: ´vai, lava-te no tanque de Siloé.` Então eu fui, lavei-me, e recebi a visão.`

9:12 Em seguida lhe perguntaram: ´Onde está Ele?` Ao que respondeu: ´Não sei.`

9:13 Então, levaram o homem que fora cego à presença dos fariseus.

9:14 E era shabat, quando Yeshua fez aquela mistura de barro e abriu os olhos do homem cego.

9:15 Então, os fariseus também lhe inquiriram como recebera a visão. E o homem tornou a explicar: ´Ele aplicou barro aos meus olhos, lavei-me e vejo.`

9:16 Por esse motivo, alguns dos fariseus alegavam: ´Esse homem não é de Elohim, porque não guarda o shabat.` Outros murmuravam: ´Como pode um homem, sendo pecador, realizar milagres como esses?` E, novamente, houve divisão entre eles.

9:17 Uma vez mais, perguntaram ao homem que fora cego: ´Que dizes tu a respeito dele, pelo fato de que abriu os teus olhos?` O homem asseverou-lhes: ´Ele é um profeta.`

9:18 Contudo, os judeus não acreditaram que ele fosse cego e havia recebido a visão, até que fossem chamados os pais daquele que recebera a visão.

9:19 Então os interrogaram: ´É este o vosso filho, o qual vós dizeis que nasceu cego? Como, então, ele pode ver agora?`

9:20 Os pais lhes responderam: ´Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego.

9:21 Mas não sabemos o significado de ele estar vendo agora, e também não sabemos quem lhe abriu os olhos. Perguntai a ele, já tem idade. Ele falará de si mesmo.`

9:22 Seus pais responderam dessa maneira porque estavam com medo dos judeus; pois estes já haviam acordado que, se alguém confessasse que Yeshua era o Messias, seria expulso da sinagoga.

9:23 Foi por isso que seus pais disseram: ´Perguntai a ele, já tem idade.`

9:24 Então, eles chamaram de novo o homem que fora cego e lhe ordenaram: ´Dá tifereth a Elohim! Pois nós sabemos que esse homem é pecador.`

9:25 Ao que ele retorquiu: ´Se ele é um pecador ou não, eu não sei. Todavia, uma verdade eu sei: eu era cego; agora vejo.`

9:26 E, novamente lhe indagaram: ´O que Ele te fez? Como abriu teus olhos?`

9:27 O homem lhes respondeu: ´Eu já o disse, mas vós não credes. Por que desejais ouvir tudo uma vez mais? Acaso também quereis tornar-vos discípulo dele?`

9:28 Por isso, o insultaram e disseram: ´Tu, sim, és um discípulo dele; mas nós somos discípulos de Moisés.

9:29 Sabemos que Elohim falou a Moisés; mas quanto a esse sujeito, nem sabemos de onde vem.`

9:30 O homem questionou: ´Ora, isso é surpreendente! Vós não sabeis de onde Ele vem, e mesmo assim, abriu-me os olhos!

9:31 É sabido que Elohim não ouve pecadores; mas a todo adorador de Elohim, e a todo que faz a sua vontade, a esse Ele atende.

9:32 Desde o início do mundo, jamais se ouviu que alguém tenha aberto os olhos de um cego de nascença.

9:33 Se esse homem não viesse de Elohim, não poderia fazer obra alguma.`

9:34 Então, concluíram: ´Tu que nasceste repleto de pecados, pretendes nos ensinar?` E o excluíram.

9:35 Yeshua ouviu que o haviam expulsado, e, quando o encontrou, lhe disse: ´Acreditas tu no Filho de Elohim?`

9:36 O homem respondeu: ´Quem é Ele, Adon, para que eu possa nele crer?`

9:37 E Yeshua lhe assegurou: ´Tu o estás vendo. É este que te fala.`

9:38 Então, declarou o homem: ´Adon, eu creio!` E prostrando-se diante de Yeshua, o adorou.

9:39 Então revelou Yeshua: ´Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos.`

9:40 Alguns fariseus que estavam com Ele, ao ouvirem essas palavras, perguntaram a Yeshua: ´Porventura, nós também somos cegos?`

9:41 Afirmou-lhes Yeshua: ´Se vós fôsseis cegos, não seríeis culpados; mas uma vez que alegais: ´Nós vemos!`, por essa razão, o pecado persiste dentro de vós.

10:1 Em verdade, em verdade vos asseguro: aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe o muro à procura de outra passagem, esse é ladrão e assaltante.

10:2 Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

10:3 Para esse, o porteiro abre a porta do aprisco, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama cada uma das suas ovelhas pelo nome, e as guia para fora.

10:4 E depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque reconhecem a sua voz.

10:5 Todavia, de modo algum seguirão a um estranho; ao contrário, fugirão dele, porque não conhecem a voz de estranhos.`

10:6 Yeshua falou de forma proverbial, mas eles não compreenderam o significado do que lhes havia falado.

10:7 Sendo assim, Yeshua lhes disse de novo: ´Em verdade, em verdade vos asseguro: Eu Sou a porta das ovelhas.

10:8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; porém as ovelhas não os ouviram.

10:9 Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem.

10:10 O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude.

10:11 Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

10:12 O mercenário, que não é o pastor a quem as ovelhas pertencem, vê a aproximação do lobo, abandona as ovelhas e foge. Então, o lobo as apanha e dispersa o rebanho.

10:13 O mercenário foge, porque é um mercenário e não tem zelo pelas ovelhas.

10:14 Eu Sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e sou conhecido por elas;

10:15 assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e entrego minha vida pelas ovelhas.

10:16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco, as quais devo da mesma maneira trazer; elas ouvirão minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

10:17 Por esse motivo o Pai me ama; porque Eu entrego a minha vida para retomá-la.

10:18 Ninguém a tira de mim; antes Eu a entrego de espontânea vontade. Tenho poder para entregá-la, e poder para retomá-la. Esse é o mandamento que recebi de meu Pai.`

10:19 Por causa dessas palavras, houve novamente divisão entre os judeus.

10:20 E muitos deles murmuravam: ´Ele tem um demônio e enlouqueceu. Por que vós o escutais?`

10:21 Outros ponderavam: ´Essas palavras não são de alguém que tem um demônio. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos dos cegos?`

10:22 Naquela ocasião, celebrava-se a Festa da Dedicação em Jerusalém, e era inverno.

10:23 E Yeshua caminhava dentro do templo, pelo Pórtico de Salomão.

10:24 Então, os judeus rodearam a Yeshua para indagar-lhe: ´Até quando nos deixarás em dúvida? Se és o Messias, dize-nos claramente.`

10:25 Respondeu-lhes Yeshua: ´Eu já vo-lo disse, e vós não acreditais. As obras que realizo em Nome de meu Pai testemunham a meu favor.

10:26 Mas vós não credes, porque não sois das minhas ovelhas, como já vos afirmei.

10:27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; Eu as conheço, e elas me seguem.

10:28 Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca perecerão; tampouco ninguém as poderá arrancar da minha mão.

10:29 Meu Pai, que as deu a mim, é maior do que todos, ninguém é capaz de arrancá-las da mão de meu Pai.

10:30 Eu e o Pai somos um.`

10:31 E por isso, uma vez mais, os judeus pegaram pedras para apedrejá-lo.

10:32 Mas Yeshua os interpelou: ´Eu tenho vos revelado muitas obras boas da parte do meu Pai. Por qual dessas obras vós quereis lapidar-me?.

10:33 Os judeus responderam-lhe assim: ´Por nenhuma boa obra nós te lapidaremos, mas sim por blasfêmia, e porque, sendo tu um simples homem, te fazes passar por Elohim.`

10:34 Yeshua lhes contestou: ´Não está escrito na vossa Torah: ´Eu disse: sois deuses?`

10:35 Se Ele chamou ´deuses` àqueles a quem veio a Palavra de Elohim ,

10:36 como vós dizeis daquele a quem o Pai santificou e enviou a esse mundo: ´Tu blasfemas!`, porque vos declarei: ´Eu Sou o Filho de Elohim?`

10:37 Se não faço as obras de meu Pai, não acreditais em mim.

10:38 Mas se as faço, mesmo que não acreditais em mim, crede nas obras, para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e Eu estou no Pai.`

10:39 Contudo, uma vez mais tentaram prendê-lo, mas Ele se livrou das mãos deles.

10:40 Sendo assim, novamente Yeshua atravessou o Jordão e foi para o lugar onde João batizava no início do seu ministério, e ali ficou.

10:41 Então, muitos vinham até Yeshua, exaltando: ´João não realizou nenhum sinal; todavia, tudo quanto falou a respeito deste Homem era verdade.`

10:42 E, naquele povoado, muitos creram em Yeshua.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


כאפא א - Kefa Alef (I Pedro)

1:1 Pedro, emissário de Yeshua Messias, aos eleitos de Elohim, peregrinos dispersos nas regiões do Ponto, Galácia, Capadócia, província da Ásia e na Bitínia,

1:2 escolhidos em conformidade com a presciência de Elohim Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Yeshua Messias, favor e shalom vos sejam multiplicadas.

1:3 Bendito seja o Elohim e Pai de nosso Adon Yeshua Messias! Porque, de acordo com sua extraordinária misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, por intermédio da ressurreição de Yeshua Messias dentre os mortos,

1:4 para uma aliança que jamais se extinguirá, nem tampouco será desonrada ou perderá seu valor. Herança preservada nos céus para vós,

1:5 que sois protegidos pelo poder de Elohim, por meio da emunah, até a chegada da Salvação prestes a ser plenamente revelada no final dos tempos.

1:6 Portanto, nesta verdade, exultais! Mesmo considerando que agora, e por algum tempo ainda, tenhais de ser afligidos por toda espécie de provação.

1:7 Assim acontecerá para que a sinceridade da vossa emunah seja atestada, muito mais preciosa que o ouro que se corrompe, ainda que refinado pelo fogo, resultando em louvor, tifereth e honra, quando Yeshua Messias for revelado.

1:8 Pois, mesmo sem tê-lo visto, vós o amais; e ainda que não estejais podendo contemplar seu corpo neste momento, credes em sua pessoa e exultais com indescritível e glorioso júbilo.

1:9 Porquanto, estais realizando o alvo da vossa emunah: a Salvação de todo o vosso ser!

1:10 Foi exatamente a respeito dessa Salvação que os profetas indagaram e examinaram, os quais profetizaram acerca do favor a vós outros destinada,

1:11 buscando conhecer o tempo e as circunstâncias mais oportunas, indicadas pelo Espírito do Messias, que neles estava, ao comunicar-lhes de antemão os sofrimentos que Messias haveria de passar e as tifereths que se seguiriam àquelas aflições.

1:12 A eles foi predito que estavam ministrando não para si próprios, mas sim para vós, quando profetizaram as verdades que agora vos foram anunciadas por intermédio daqueles que vos pregaram a Besorah mediante o Ruach HaKodesh enviado dos céus, assuntos esses que até os malahim anseiam acompanhar minuciosamente.

1:13 Assim sendo, estai com a mente preparada, prontos para agir; alertas, depositai toda a vossa esperança no favor que vos será outorgada na plena revelação de Yeshua Messias.

1:14 Como filhos da obediência, não permitais que o mundo vos amolde às paixões que tínheis outrora, quando vivíeis na ignorância.

1:15 Porém, considerando a santidade daquele que vos convocou, tornai-vos, da mesma maneira, kadoshim em todas as vossas atitudes.

1:16 Porquanto, está escrito: ´Sede kadoshim, porque Eu Sou kadosh!`

1:17 Ora, se invocais como Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada pessoa, procedei com sincero temor reverente durante a vossa jornada terrena.

1:18 Porquanto, estais cientes de que não foi mediante valores perecíveis como a prata e o ouro que fostes resgatados do vosso modo de vida vazio e sem sentido, legado por vossos antepassados.

1:19 Mas fostes resgatados pelo precioso sangue do Messias, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum,

1:20 conhecido, de fato, antes da criação do mundo, porém revelado nestes últimos tempos em vosso favor.

1:21 Por intermédio dele credes em Elohim, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a vossa emunah e a esperança estão firmadas em Elohim.

1:22 Considerando, pois, que tendes a vossa vida purificada pela obediência à Verdade que leva ao amor fraternal não fingido, amai uns aos outros de todo o coração.

1:23 Fostes regenerados não a partir de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da Palavra de Elohim, a qual é viva e operosa por toda a eternidade.

1:24 Porquanto: ´todo ser humano é como a relva e toda a sua tifereth, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor,

1:25 mas a Palavra do Adon permanece para sempre`. E essa é a Palavra que vos foi evangelizada.

2:1 Portanto, livrando-vos de toda malignidade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência,

2:2 desejai o puro leite espiritual, como crianças recém-nascidas, a fim de crescerdes, por intermédio desse alimento para a Salvação,

2:3 se é que já provastes que o Adon é bom.

2:4 Achegando-vos a Ele, a Pedra Viva, rejeitada pela humanidade, mas eleita e preciosa para Elohim,

2:5 vós também, como pedras vivas, sois edificados como Casa espiritual, com o propósito de serdes sacerdócio kadosh, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Elohim, por meio de Yeshua Messias.

2:6 Porquanto, assim está registrado na Escritura: ´Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela deposita sua confiança jamais será envergonhado`.

2:7 Assim sendo, para vós, os que credes, ela é preciosa, mas para os que não crêem, ´a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a principal, a pedra angular`,

2:8 e, ´pedra de tropeço e rocha que causa a queda`; porquanto, aqueles que não crêem tropeçam na Palavra, por serem desobedientes, todavia, para isso também foram destinados.

2:9 Porém, vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Elohim, cujo propósito é proclamar as grandezas daquele que vos convocou das trevas para sua maravilhosa luz.

2:10 Vós, sim, que antes não éreis sequer povo; mas agora, sois o Povo de Elohim; não tínheis recebido a misericórdia, contudo agora a recebestes.

2:11 Amados, exorto-vos como a peregrinos e estrangeiros a vos absterdes das paixões da carne, que batalham contra a alma.

2:12 Seja exemplar o vosso comportamento entre os gentios, para que naquilo que falam mal de vós, como se fôsseis pessoas que vivem praticando o que é mau, ao observarem as vossas boas obras, glorifiquem a Elohim no dia em que receberem a sua revelação.

2:13 Por causa do Adon, submetei-vos a toda autoridade constituída entre os povos; seja ao rei, como principal monarca,

2:14 seja aos governantes, como por ele enviados, para punir os praticantes do mal e honrar os que fazem o bem.

2:15 Porque a vontade de Elohim é que praticando o bem, caleis a ignorância dos insensatos.

2:16 Considerando que sois livres, não useis a liberdade como pretexto para fazer o que é mal, mas vivei como servos de Elohim.

2:17 Tratai todas as pessoas com a devida reverência: amai os irmãos, temei a Elohim e honrai ao rei.

2:18 Escravos, sujeitai-vos a vossos senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e sensatos, mas também aos perversos.

2:19 Pois é louvável que, por causa da sua consciência para com Elohim, alguém suporte constrangimentos e sofra injustamente.

2:20 Porquanto, que mérito há em ter de suportar castigos recebidos por que haveis praticado o mal? Entretanto, se suportais sofrimento quando fazeis o bem, isso é digno de louvor diante de Elohim.

2:21 Para essa obra fostes chamados, pois Messias também sofreu por vós, legando-vos também este exemplo, a fim de que sigais os seus passos.

2:22 ´Ele não cometeu pecado algum, nem qualquer engano foi encontrado em sua boca.`

2:23 Quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se Àquele que exerce plena justiça em seu juízo.

2:24 Ele levou pessoalmente todos os nossos pecados em seu próprio corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e, então, pudéssemos viver para a justiça; por intermédio das suas feridas fostes curados.

2:25 Afinal, vivíeis como ovelhas desgarradas, porém agora fostes convertidos ao Pastor e Bispo de vossas almas.

3:1 Da mesma maneira, esposas, cada uma de vós, seja submissa a vosso próprio marido, com o propósito de que, se alguns deles ainda são contra a Palavra, sejam convertidos sem admoestações, mas pelo procedimento de sua esposa,

3:2 testemunhando a vossa maneira de ser honesta e respeitosa.

3:3 Portanto, o que vos torna belas e admiráveis não devem ser os enfeites exteriores, como as tranças do cabelo, as finas jóias de ouro ou o luxo dos vestidos.

3:4 Pelo contrário, esteja em vosso ser interior, que não se desvanece, toda a beleza que se revela mediante um espírito amável e cordato, o que é de grande valor na presença de Elohim.

3:5 Porquanto, na antiguidade, era desse modo, que as santas mulheres que esperavam em Elohim costumavam adornar-se. Elas eram dóceis cada qual para com seu próprio marido,

3:6 como Sara, que obedecia a Abraão e o chamava senhor. Dela sois filhas, se praticardes o bem sem qualquer espécie de receio.

3:7 Exatamente, da mesma maneira, vós maridos, vivei com vossas esposas a vida cotidiana do lar, com sabedoria, proporcionando honra à mulher como parte mais frágil e co-herdeira do dom do favor da vida, de forma que não sejam interrompidas as vossas orações.

3:8 Concluindo, tende todos vós o mesmo modo de pensar, demonstrai compaixão e amor fraternal, sede misericordiosos e humildes,

3:9 não retribuindo mal com mal, tampouco ofensa com ofensa; ao contrário, abençoai; porquanto, foi justamente para esse propósito que fostes convocados, a fim de também receberdes bênção como herança.

3:10 Portanto, ´quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade;

3:11 afaste-se do mal e pratique o bem; busque a shalom e nela persevere.

3:12 Porque os olhos do Adon estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos às suas orações, entretanto, a face do Adon volta-se contra os que praticam o mal`.

3:13 Ora, quem vos fará mal se sois zelosos do bem?

3:14 Todavia, ainda que venhais a sofrer porque viveis em justiça, sereis felizes. ´Não vos atemorizeis, portanto, por causa de ameaças, nem mesmo vos alarmeis.`

3:15 Antes, reverenciai ao Messias como Adon em vosso coração, estando sempre preparados para responder a qualquer pessoa que vos questionar quanto à esperança que há em vós.

3:16 Contudo, fazei isso com humildade e respeito, conservando boa consciência, de tal maneira que os que falam com malignidade contra o vosso bom comportamento, pelo fato de viverdes no Messias, fiquem envergonhados de suas próprias calúnias.

3:17 Porque é melhor sofrer por praticar o bem, se for da vontade de Elohim, do que por fazer o mal.

3:18 Pois Messias também foi sacrificado uma única vez por nossos pecados, o Justo pelos injustos, com o propósito de conduzir-nos a Elohim; morto, de fato, na carne, mas vivificado no Espírito,

3:19 no qual igualmente foi e proclamou aos espíritos em prisão,

3:20 os quais, na antiguidade, foram rebeldes, durante o tempo em que Elohim, pacientemente, aguardava a construção da arca nos dias de Noé. Na arca, apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio das águas,

3:21 que, prefigurando o batismo, agora também vos salva, o qual não é a remoção das impurezas do corpo humano, mas sim o resultado de uma boa consciência para com Elohim, por intermédio da ressurreição do Messias;

3:22 o qual, havendo subido ao céu, reina à direita de Elohim; e a Ele estão sujeitos todos os malahim, autoridades e poderes.

4:1 Ora, tendo Messias padecido na carne, armai-vos vós igualmente desse mesmo pensamento; pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado,

4:2 para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para realizar a vontade de Elohim.

4:3 No passado, já despendestes tempo além do tolerável fazendo o que agrada aos pagãos. Naquela época, andáveis em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e nas idolatrias repulsivas.

4:4 Eles acham estranho que não vos juntais a eles na mesma correria desenfreada de licenciosidade, e, por isso, vos caluniam.

4:5 Todavia, eles terão de prestar contas Àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos.

4:6 Por esse motivo, a Besorah foi pregado também a mortos, para que eles, mesmo julgados no corpo conforme a humanidade, vivam mediante o Espírito segundo Elohim.

4:7 Ora, está muito próximo o fim de todas as coisas; portanto, tende bom senso e vigiai em oração.

4:8 Antes de tudo, exercei profundo amor fraternal uns para com os outros, porquanto o amor cobre uma multidão de pecados.

4:9 Sede hospitaleiros uns para com os outros, sem vos queixar.

4:10 Servi uns aos outros de acordo com o dom que cada um recebeu, como bons administradores da multiforme favor de Elohim.

4:11 Se algum irmão prega, fale como quem comunica a Palavra de Elohim; se alguém serve, sirva conforme a força que Elohim provê, de maneira que em todas as atitudes Elohim seja glorificado mediante Yeshua Messias, a quem pertencem a tifereth e o pleno domínio por toda a eternidade. Amém!

4:12 Amados, não vos assusteis com a provação que surge entre vós, como fogo ardente, com o objetivo de provar a vossa emunah. Não entendais isso como se algo estranho vos estivesse acontecendo.

4:13 Contudo, alegrai-vos por serdes participantes dos sofrimentos do Messias, para que também vos alegreis e exulteis na revelação da sua tifereth.

4:14 Se sois insultados por causa do nome do Messias, bem-aventurados sois, porquanto sobre vós repousa o Espírito da tifereth, o Espírito de Elohim.

4:15 Mas nenhum de vós sofra como homicida, ladrão, praticante do mal, ou como quem se intromete em negócios alheios.

4:16 Entretanto, se sofrer como notzri (cristão), não se envergonhe disso; antes, glorifique a Elohim por meio desse nome.

4:17 Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Elohim; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem aa Besorah de Elohim?

4:18 E, ´se é com dificuldade que o justo é salvo, que será do ímpio, o pecador?`

4:19 Portanto, aqueles que padecem de acordo com a vontade de Elohim devem confiar sua vida a seu fiel Criador e seguir praticando o bem.

5:1 Suplico, portanto, aos presbíteros que há entre vós, eu que sou também presbítero como eles, testemunha ocular dos sofrimentos do Messias e, certamente, co-participante da tifereth que há de ser plenamente revelada:

5:2 pastoreai o rebanho de Elohim que está sob vosso cuidado, não por constrangimento, mas voluntariamente, como Elohim quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade;

5:3 nem como ditadores daqueles que vos foram confiados, antes, tornando-vos exemplos do rebanho.

5:4 Ora, assim que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imperecível coroa da tifereth!

5:5 Do mesmo modo, jovens, sede submissos aos mais velhos. E, todos vós, igualmente, tratai com humildade uns aos outros, porquanto, ´Elohim se opõe aos orgulhosos, mas concede favor aos humildes`.

5:6 Sendo assim, humilhai-vos sob a poderosa mão de Elohim, para que Ele vos exalte no tempo certo,

5:7 lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós!

5:8 Sede sensatos e vigilantes. O Inimigo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar.

5:9 Resisti-lhe, permanecendo firmes na emunah, conscientes de que os irmãos que tendes em todo o mundo estão atravessando os mesmos sofrimentos.

5:10 Ora, o Elohim de toda a favor, que vos convocou à sua eterna tifereth no Messias Yeshua, logo depois de terdes sofrido por um período curto de tempo, vos restaurará, confirmará, concederá forças e vos estabelecerá sobre firmes alicerces.

5:11 A Ele, portanto, seja o pleno domínio para todo o sempre. Amém!

5:12 Com a cooperação de Silvano, a quem considero irmão fiel, eu vos escrevi resumidamente, encorajando-vos e testemunhando que esta é a verdadeira favor de Elohim. Nela, pois, permanecei firmes!

5:13 Aquela que está em Babilônia, igualmente eleita convosco, vos saúda, assim como Marcos, meu filho.

5:14 Cumprimentai-vos uns aos outros com o beijo de kadosh amor fraternal. Shalom a todos vós que estais vivendo no Messias!

כאפא ב - Kefa Bet (II Pedro)

1:1 Simão Pedro, escravo e emissário de Yeshua Messias, aos irmãos que, mediante a justiça de nosso Elohim e Salvador Yeshua Messias, receberam conosco uma emunah igualmente valiosa:

1:2 Favor e shalom vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Elohim e de Yeshua, nosso Adon.

1:3 Seu divino poder nos concedeu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por intermédio do pleno conhecimento daquele que nos convocou para a sua própria tifereth e virtude,

1:4 pelas quais nos tem outorgado suas preciosas e grandiosas promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.

1:5 Por isso mesmo, aplicando todo o vosso esforço, acrescentai a virtude à vossa emunah e o conhecimento à virtude,

1:6 e o domínio próprio ao conhecimento, e a perseverança ao domínio próprio, e a piedade à perseverança,

1:7 e a fraternidade à piedade, e o amor à fraternidade.

1:8 Porquanto, se essas virtudes existirem e crescerem em vós, elas não vos deixarão ociosos nem tampouco infrutíferos no perfeito conhecimento de nosso Adon Yeshua Messias.

1:9 Pois aquele em quem essas virtudes não habitam age como quem não pode ver ou enxerga somente o que está perto, tendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.

1:10 Portanto, irmãos, esforçai-vos com dedicação cada vez maior, confirmando o chamado e a eleição com que fostes contemplados, pois se agirdes desse modo, jamais abandonareis a emunah.

1:11 Pois dessa maneira é que vos será ricamente suprida a entrada no Reino eterno de nosso Adon e Salvador Yeshua Messias.

1:12 Por esse motivo, sempre cuidarei de vos lembrar destes princípios, se bem que estais bem inteirados deles, assim como estais solidamente firmados na Verdade que recebestes.

1:13 Contudo, considero fundamental, enquanto estiver no tabernáculo deste corpo, despertar a vossa memória,

1:14 porquanto, estou consciente de que em breve deixarei este tabernáculo, como nosso Adon Yeshua Messias já me revelou.

1:15 Todavia, tenho me empenhado para que, mesmo depois da minha partida, vos lembreis com clareza desses ensinos em toda e qualquer situação.

1:16 Porque não seguimos fábulas engenhosamente inventadas, quando vos fizemos conhecer o poder e a vinda de nosso Adon Yeshua Messias, pois fomos testemunhas oculares da sua majestade.

1:17 Ele recebeu honra e tifereth da parte de Elohim, quando da suprema tifereth lhe foi dirigida a voz que declarou: ´Este é o meu Filho amado, em quem me regozijo`.

1:18 Ora, nós mesmos ouvimos essa voz vinda dos céus, quando estávamos com Ele no monte kadosh.

1:19 Sendo assim, temos ainda mais concreta a Palavra dos profetas, e fazeis muito bem em prestar atenção a ela, como a uma candeia que brilha nas trevas, até que todo o dia se ilumine e a estrela da alva nasça em vossos corações.

1:20 Antes de tudo, sabei que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

1:21 porquanto, jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens kadoshim falaram da parte de Elohim, orientados pelo Ruach HaKodesh.

2:1 Assim como, no passado, surgiram falsos profetas entre o povo, da mesma forma, haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao cúmulo de negarem o Soberano que os resgatou, atraindo sobre si mesmos repentina destruição.

2:2 Muitos seguirão seus falsos ensinos e práticas libertinas, e por causa dessas pessoas, haverá difamação contra o Caminho da Verdade.

2:3 Movidos por sórdida ganância, tais mestres os explorarão com suas lendas e artimanhas. Todavia, sua condenação desde há muito tempo paira sobre eles, e sua destruição já está em processo.

2:4 Ora, se Elohim não poupou os malahim que pecaram, mas os lançou no inferno, aprisionando-os em cadeias abismais tenebrosas, com o propósito de serem reservados para o Juízo,

2:5 de igual modo, Ele não poupou o mundo antigo quando abateu o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, entretanto preservou Noé, proclamador da justiça, e mais sete pessoas.

2:6 Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que sucederá aos que vivem praticando o mal.

2:7 E Elohim livrou o justo Ló, que vivia oprimido com o procedimento corrupto e libertino daqueles incrédulos;

2:8 porque este justo, pelo que via e ouvia diariamente, quando habitava entre eles, sentia sua alma atormentada por causa das muitas obras iníquas daquelas pessoas.

2:9 Constatamos, portanto, que o Adon sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o Dia do Juízo,

2:10 principalmente os que seguem as vontades imorais da carne e desprezam toda autoridade constituída. Atrevidos e arrogantes! Tais pessoas não têm receio nem mesmo de insultar os gloriosos seres celestiais;

2:11 todavia, os malahim, embora sendo maiores em força e poder, não pronunciam contra aqueles seres quaisquer acusações difamatórias diante do Adon.

2:12 Mas essas pessoas que, à semelhança de animais irracionais, vivem apenas por instinto natural, nascidas para serem caçadas e destruídas, serão corrompidas por sua própria corrupção,

2:13 recebendo a justa retribuição de sua injustiça. Tais pessoas consideram prazer entregar-se aos mais repugnantes atos de indecência em plena luz do dia. São como nódoas e manchas, regalando-se em manifestar a torpeza de suas paixões mesmo durante as vossas festas de fraternidade.

2:14 Tendo os olhos cheios de adultério, nunca param de pecar, iludem os incautos e têm o coração habituado à ganância. Malditos!

2:15 Eles se desviaram, abandonando o Caminho correto e seguindo o rastro de Balaão, filho de Beor, que se apaixonou pelo salário da injustiça,

2:16 mas em sua transgressão foi repreendido por uma jumenta, um animal mudo que falou com voz humana e refreou a insensatez do profeta.

2:17 Esses homens são como fontes sem água, névoas levadas por tempestade, para os quais está reservada a absoluta escuridão das trevas.

2:18 Pois, proclamando palavras arrogantes e levianas, tomados pelas paixões sensuais da carne, conseguem seduzir os que estavam quase conseguindo escapar do envolvimento daqueles que jazem no erro.

2:19 Prometem-lhes total liberdade, porém eles próprios são escravos da corrupção; porquanto, toda pessoa se torna servo daquele por quem é vencido.

2:20 Sendo assim, se depois de fugir das corrupções do mundo, mediante o conhecimento do Adon e Salvador Yeshua Messias, são uma vez mais influenciados e vencidos por elas, seu último estado tornou-se ainda pior que o primeiro.

2:21 Porque lhes teria sido melhor não haver conhecido o Caminho da justiça do que, depois de conhecê-lo, darem as costas ao kadosh mandamento que lhes havia sido concedido.

2:22 Dessa maneira, confirma-se neles o quanto é verdadeiro o provérbio que diz: ´O cão volta ao seu vômito` e mais: ´A porca lavada volta a revolver-se no lamaçal`.

3:1 Amados, esta é agora a segunda carta que vos escrevo; em ambas procuro despertar com estas recordações a vossa mente sincera:

3:2 para que vos lembreis das palavras que anteriormente foram ditas pelos kadoshim profetas, bem como do mandamento do Adon e Salvador, que os vossos emissários vos ensinaram.

3:3 Antes de tudo, considerai atentamente que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores anunciando suas zombarias e seguindo suas próprias paixões.

3:4 Eles proclamarão: ´O que aconteceu com a Promessa da sua vinda? Ora, desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação!`

3:5 No entanto, deliberadamente, eles não reconhecem que desde a Antiguidade, por intermédio da Palavra de Elohim foram criados os céus e a terra, e esta foi formada da água e por meio da água.

3:6 Foi pelas águas que o mundo daquela época foi submerso e destruído.

3:7 Ora, por intermédio da mesma Palavra, os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo, reservados para o Dia do Juízo e para a total destruição dos ímpios.

3:8 Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Adon, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia.

3:9 O Adon não se atrasa em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Pelo contrário, Ele é extremamente paciente para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.

3:10 Entretanto, o Dia do Adon virá como ladrão, no qual os céus desaparecerão ao som de um terrível estrondo, e os elementos se desintegrarão pela ação do calor. A terra e toda obra nela existente serão expostas ao fogo.

3:11 Ora, se tudo o que existe será assim aniquilado, que espécie de pessoas é necessário que sejais? Pessoas que vivem em santidade e piedade,

3:12 aguardando o Dia do Adon e apressando a sua vinda. Naquele Dia, os céus se dissolverão pelo fogo, e todos os elementos, ardendo, se dissiparão com o calor.

3:13 Todavia, confiados em sua Promessa, esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça.

3:14 Por isso, amados, enquanto aguardais estes eventos, esforçai-vos para que sejais encontrados por Ele em plena shalom, sem mácula e livres de culpas diante dele.

3:15 Considerai que a longanimidade do nosso Adon é uma oportunidade para que possais receber a Salvação, assim como o nosso amado irmão Paulo também vos escreveu, de acordo com a sabedoria que Elohim lhe concedeu.

3:16 Ele escreve do mesmo modo em todas as suas epístolas, discorrendo nelas sobre esses assuntos, nas quais existem trechos difíceis de entender, os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles.

3:17 Sendo assim, amados, estando bem informados, guardaivos para que não sejais conduzidos pelo erro e sedução dos que não têm princípios morais, vindo a perder a vossa segurança e cair.

3:18 Antes, crescei no favor e no conhecimento de nosso Adon e Salvador Yeshua Messias. A Ele seja a tifereth, agora e no Dia eterno! Amém.

 דברי הימים ב - Divre HaYamim Bet (II Crônicas)
 
10:1 Roboão viajou para Siquém, porquanto todo o Israel se ajuntara ali para proclamá-lo rei.

10:2 Jeroboão, filho de Nebate, que ainda estava no Egito, para onde tinha fugido do rei Salomão, ouviu isso e voltou do Egito,

10:3 de onde mandaram chamá-lo. Jeroboão e todo o Israel foram ao encontro de Roboão e reivindicaram junto ao novo monarca:

10:4 ´Eis que teu pai mandou colocar sobre nós e nossas famílias um jugo muito pesado, mas agora diminui o trabalho árduo que somos obrigado a fazer e este jugo pesado de todos os dias, e nós o serviremos!`

10:5 Então Jeroboão ponderou-lhes: ´Voltai a mim daqui a três dias!` E o povo se retirou.

10:6 Em seguida o rei Roboão buscou aconselhar-se com os anciãos e autoridades que haviam servido ao seu pai Salomão durante seu reinado, e os questionou: ´Como aconselhais que eu proceda para com o pedido deste povo?`

10:7 E os sábios lhe sugeriram: ´Se fores bondoso para com este povo e lhes agradares, e lhes disseres boas palavras, então eles serão teus servos leais para sempre!`

10:8 Entretanto, Roboão não se satisfez com o conselho dos mais velhos e procurou ouvir o palpite dos jovens que haviam crescido com ele, e que o serviam.

10:9 Roboão perguntou aos seus amigos de infância: ´Que aconselhais que respondamos a este povo que nos pede: ´Alivia o jugo que teu pai nos impôs?`

10:10 E prontamente os jovens que haviam crescido com ele disseram: ´Ora, a este povo que te disse: ´Teu pai tornou pesado o nosso jugo, mas tu, alivia o nosso trabalho`, eis o que responderás: ´Meu dedo mínimo é mais grosso do que a cintura de meu pai!

10:11 Sendo assim, meu pai vos obrigou a um trabalho pesado, pois eu aumentarei ainda mais o vosso jugo; meu pai vos repreendeu com açoites; porém eu vos castigarei com chicotes pontiagudos, dolorosos como ferroadas de escorpiões!`

10:12 Passados três dias, Jeroboão e todo o povo retornaram à presença de Roboão, conforme as ordens dadas pelo rei: ´Voltai a mim ao terceiro dia`

10:13 Então, postando-se diante do povo o rei respondeu-lhes com aspereza e arrogância; desprezando o conselho dos anciãos,

10:14 exclamou ao povo segundo o parecer dos seus amigos de infância: ´Meu pai fez pesado o vosso jugo, mas eu o aumentarei ainda mais; meu pai vos castigou com simples chicotes; eu os açoitarei com chicotes que ferem como escorpiões!`

10:15 O rei não deu atenção ao povo, porque esta mudança e endurecimento vinham de Elohim, a fim de confirmar a Palavra que YHWH havia profetizado a Jeroboão, filho de Nebate, por intermédio de Aías, o silonita.

10:16 Quando todo o Israel viu que o rei se recusava a ouvi-lo, protestou aos brados: ´Que temos em comum com Davi? Não temos herança com o filho de Jessé? Cada um para suas tendas, ó Israel! Cuida de tua própria casa, ó Roboão, filho de Davi!` Então todos os israelitas se dispersaram e retornaram às suas tendas.

10:17 No entanto, Roboão continuou a reinar sobre o povo israelita que vivia nas cidades da tribo de Judá.

10:18 Então o rei Rehavam, Roboão enviou Hadoram, Adorão, chefe do trabalho forçado, todavia, a população israelense se juntou e o apedrejou até a morte. O rei, contudo, conseguiu subir em sua carruagem e fugir para Jerusalém.

10:19 Deste modo Israel se rebelou contra a dinastia de Davi, e assim permanece até nossos dias.

11:1 Assim que retornou a Jerusalém, Roboão convocou cento e oitenta mil homens treinados para a guerra, das tribos de Judá e de Benjamim, para atacarem Israel e recuperarem o domínio de Roboão sobre todo o reino.

11:2 No entanto, veio a Palavra de YHWH, o SOBERANO, a Semaías, homem de Elohim, exclamando:

11:3 ´Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel em Judá e Benjamim:

11:4 Assim diz o SOBERANO: ´Não partireis em guerra, nem lutareis contra os vossos próprios irmãos; volte cada um à sua casa, porquanto o que está acontecendo procede da minha vontade!` Então eles compreenderam e aceitaram a Palavra do SOBERANO e desistiram de atacar Jeroboão.

11:5 Roboão viveu em Jerusalém e construiu cidades e fortalezas em Judá.

11:6 Edificou Belém, Etã, Tecoa,

11:7 Bete-Zur, Socó, Adulão,

11:8 Gate, Maressa, Zife,

11:9 Adoraim, Láquis, Azeca,

11:10 Zorá, Aijalom e Hebrom. Essas cidades foram fortificadas em Judá e em Benjamim.

11:11 Ele fortaleceu as suas defesas e nelas colocou comandantes, com suprimentos de alimentos, azeite e vinho.

11:12 Ele armou cada cidade com escudos e lanças da melhor qualidade, e as fortificou muito, de modo que manteve o domínio de Judá e Benjamim.

11:13 Os sacerdotes e levitas que havia em todo Israel recorreram a Roboão de todos os seus territórios.

11:14 Porquanto os levitas abandonaram seus bens e suas áreas de pastagem e partiram para Judá e para a cidade de Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os haviam rejeitado o serviço religioso ministrado pelos sacerdotes de YHWH.

11:15 E Jeroboão chegou ao ponto de nomear seus próprios sacerdotes a fim de trabalharem em seus altares idólatras e para servir às imagens dos ídolos que havia construído em forma de bodes e de bezerros.

11:16 De todas as tribos de Israel aqueles que estavam realmente dispostos a buscar a presença de YHWH, o SOBERANO Elohim de Israel, seguiram os levitas até Jerusalém para oferecerem seus holocaustos a YHWH, ao Elohim dos seus antepassados.

11:17 Assim fortaleceram o reino de Judá e apoiaram Roboão, filho de Salomão, por três anos, porque durante três anos andaram no caminho de Davi e de Salomão.

11:18 Roboão casou-se com Maalate, filha de Jeremote e neta de Davi. A mãe de Maalate era Abiail, filha de Eliabe e neta de Jessé.

11:19 Abiail deu-lhe três filhos: Jeús, Semarias e Zaão.

11:20 Mais tarde, Roboão casou-se com Maaca, filha de Absalão, a qual de à luz aos filhos de Abias, Atai, Ziza e Selomite.

11:21 Roboão amava Maacá, filha de Absalão, mais do que todas as suas outras mulheres e concubinas, pois tinha tomado dezoito mulheres em casamento e sessenta concubinas, e gerou vinte e oito filhos e sessenta filhas.

11:22 Roboão fez de Abias, filho de Maaca, o grande chefe da família, príncipe entre seus irmãos, com o propósito de levá-lo ao trono e torná-lo rei.

11:23 Ele procedeu com astúcia e inteligência, dispersando seus filhos pelos vários distritos de Judá e de Benjamim, e pelas cidades fortificadas. Garantindo-lhes fartura de alimentos e provisões e também lhes arrmalahu muitas esposas.

12:1 Depois que Roboão fortaleceu sua realeza e conseguiu estabelecer seu governo, desprezou a Torá, a Torah de YHWH e todo o Israel agiu da mesma maneira, seguindo o exemplo do rei.

12:2 Por eles terem transgredido contra YHWH, o SOBERANO, o rei do Egito, Sasaque, desferiu forte ataque contra Jerusalém, no quinto ano do rei Roboão.

12:3 Com mil e duzentos carros de guerra e sessenta mil cavaleiros; era incontável o exército que veio com ele do Egito: líbios, suquitas e cuxitas, isto é, etíopes.

12:4 O rei do Egito conquistou as cidades fortes de Judá e chegou até Jerusalém.

12:5 Então o profeta Semaías apresentou-se a Roboão e aos líderes de Judá que se haviam reunido em Jerusalém, fugindo de Sisaque, e lhe comunicou: ´Assim diz YHWH, o SOBERANO: ´Vós me abandonastes, por isso Eu também vos entreguei na mão de Sisaque!`

12:6 Então os chefes de Israel e o rei se humilharam e confessaram: ´O SOBERANO é justo!`

12:7 Quando o Eterno percebeu que eles se humilharam em seus corações, veio a Semaías esta Palavra do SOBERANO: ´Visto que o meu povo se humilhou, não os destruirei, mas em breve lhes enviarei a salvação, o livramento. Eis que minha ira não será derramada sobre Jerusalém por meio de Sisaque.

12:8 Entretanto, eles serão submetidos ao domínio de Sisaque, a fim de que aprendam a diferença entre servir a mim e servir aos reis de outras terras!`.

12:9 Assim, quando Sisaque, o rei do Egito, invadiu Jerusalém, levou todos os tesouros do templo do SOBERANO e do palácio real, inclusive os escudos de ouro batido que Salomão havia mandado confeccionar.

12:10 Por esse motivo o rei Roboão mandou fazer escudos de bronze para substituí-los, e os entregou aos chefes da guarda da entrada do palácio real.

12:11 Sempre que o rei ia à Casa deYHWH, o templo do SOBERANO, os guardas empunhavam os escudos e, em seguida, os devolviam à sala da guarda onde ficam expostos.

12:12 Como Roboão humilhou-se, reconhecendo seu erro, a ira de YHWH, o SOBERANO, afastou-se dele, e ele não foi completamente destruído. Afinal, em Judá, ainda havia algo de bom.

12:13 Passados esses acontecimentos o rei Roboão se fortaleceu novamente e reinou em Jerusalém. Roboão tinha quarenta e um anos quando começou a reinar, e governou dezessete anos em Jerusalém, a cidade que YHWH, o SOBERANO, havia escolhido, dentre todas as tribos de Israel, para fazer habitar ali o seu Nome. Sua mãe se chamava Naamá e era amonita.

12:14 Todavia, ele errou e não dispôs sinceramente seu coração para buscar a presença do SOBERANO.

12:15 Todos os demais acontecimentos do reinado de Roboão, do princípio ao fim do seu governo, estão escritos na História do Profeta Semaías e na História do Profeta Ido, conforme está registrado na lista dos antepassados de Roboão. Entrementes, durante todo esse tempo, Roboão e Jeroboão estiveram em guerra um contra o outro.

12:16 Ele morreu e foi sepultado da Cidade de Davi, e o seu filho Abias foi empossado em seu lugar, passando a reinar como seu sucessor.


תהלים - Tehillim (Salmos)

139:1 Para o mestre de música. Um salmo de Davi. SOBERANO, tu me sondas e me conheces!

139:2 Sabes quando me sento e quando me levanto, e acompanhas o meu pensamento onde quer que eu esteja.

139:3 Discernes minha caminhada e a minha pousada, e estás a par de todos os meus intentos.

139:4 Porquanto a palavra ainda não chegou à minha língua e tu, ó Eterno, já a conheces completamente.

139:5 Tu me envolves por trás e pela frente, e pões sobre mim tua mão.

139:6 Tal conhecimento é para mim demasiado maravilhoso, tão elevado que não posso compreender totalmente.

139:7 Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença?

139:8 Se eu escalar o céu, aí estás; se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente aí estás.

139:9 Se eu me apossar das asas da alvorada e for morar nos confins do mar,

139:10 também aí tua mão me conduz, tua destra me ampara.

139:11 Se eu cogitar: ´As trevas, ao menos, haverão de me envolver, e a luz ao meu redor se tornará em noite`,

139:12 constatarei que nem as mais densas trevas são obscuras para teu olhar, pois a noite brilhará como o meio-dia, porquanto para ti as trevas são luz.

139:13 Tu formaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.

139:14 Favors te dou pela maneira extraordinária como fui criado! Pois tu és tremendo e maravilhoso! Sim, minha alma o sabe muito bem.

139:15 Meus ossos não te eram encobertos, quando fui formado ocultamente e tecido nas profundezas da terra.

139:16 Teus olhos viam meu embrião, e em teu livro foram registrados todos os meus dias; prefixados, antes mesmo que um só deles existisse!

139:17 Ó Elohim, como são complexos e preciosos para mim os teus pensamentos, quão vastos e profundos os teus conhecimentos.

139:18 Se eu os pudesse somar, seriam mais que os grãos de areia. Se os contasse, levaria toda a eternidade e ainda haveria o que contar.

139:19 Quem me dera exterminasses os ímpios, ó Elohim! Então, as pessoas inescrupulosas e sanguinárias se afastariam de mim;

139:20 pessoas que, com má intenção, pronunciam teu Nome, tomando-o em vão, como inimigos teus.

139:21 SOBERANO, como não odiar aqueles que te odeiam? Como não abominar os que se levantam contra ti?

139:22 Eu os odeio com ódio implacável: tornaram-se, dessa forma, meus próprios inimigos.

139:23 Sonda-me, ó Elohim, e analisa o meu coração. Examina-me e avalia as minhas inquietações!

139:24 Vê se há em mim algum sentimento funesto, e guia-me pelo Caminho da vida eterna!

140:1 Para o mestre de música, um salmo de Davi. Livra-me, SOBERANO, do homem mau, preserva-me do homem violento,

140:2 daqueles que planejam maldades no coração e, todo dia, provocam contendas!

140:3 Eles aguçam sua língua como a da serpente; têm veneno de víbora sob os lábios.

140:4 SOBERANO, guarda-me das mãos do ímpio, preserva-me do homem violento, daqueles que tramam minha queda!

140:5 Os arrogantes prepararam armadilhas contra mim; perversos, estenderam redes; no meu caminho armaram emboscadas para me atacar.

140:6 Eu declaro ao SOBERANO: ´Tu és meu Elohim!` Ouve, ó SOBERANO, o meu clamor!

140:7 Ó soberano SOBERANO, meu Elohim e meu Salvador, tu me proteges a cabeça no dia do combate.

140:8 SOBERANO, não atendas aos desejos dos ímpios. Não permitas que tenham êxito com suas intrigas!

140:9 Recaia sobre a cabeça dos que me ameaçam toda a malignidade que suas bocas proferiram.

140:10 Caiam sobre eles carvões em brasa e sejam arrastados para covas em chamas, das quais jamais possam escapar!

140:11 Nenhum caluniador se estabeleça sobre a terra, e a desfavor persiga os agressores com golpes sobre golpes até sua completa destruição.

140:12 Sei que o SOBERANO defende a causa do oprimido e faz justiça aos pobres.

140:13 Com certeza os justos darão favores ao teu Nome, e os homens íntegros habitarão em tua presença!

141:1 Um salmo de Davi. SOBERANO, elevo meu clamor a ti: vem depressa! Presta ouvido à minha voz, quando te invoco!

141:2 Que minha oração seja como incenso diante de ti; minhas mãos erguidas, oferenda vespertina!

141:3 SOBERANO, põe uma guarda à minha boca, fica de vigia à porta dos meus lábios!

141:4 Não deixes meu coração inclinar-se para a maldade, para a prática de ações iníquas na companhia de malfeitores. Que eu jamais participe dos seus banquetes!

141:5 Que me castigue o justo; é um favor que me repreenda! É óleo perfumado que minha cabeça não vai recusar. Pois minha oração persiste contra a prática dos malfeitores.

141:6 Contra a Rocha foram destruídos todos os juízes que diante das minhas palavras de sabedoria se mostraram insensíveis!

141:7 ´Como a terra é arada e sulcada, assim são espalhados os nossos ossos à beira da sepultura!"

141:8 Entretanto, os meus olhos te contemplam, ó Soberano, SOBERANO: em ti deposito toda a minha confiança; não me entregues à morte.

141:9 Guarda-me da cilada que me armaram e das armadilhas dos malfeitores!

141:10 Caiam todos os ímpios em sua própria rede, enquanto eu prossigo ileso meu caminho!


עובדיה - Ovadyah (Obadias)

1:1 Eis, pois, a mensagem que YHWH, o SOBERANO Elohim, enviou a Obadias por meio de visão proemunahtica sobre a nação de Edom: ´Ouvimos um aviso de YHWH, e foi enviado um mensageiro por entre as nações para comunicar: ´Levantai-vos! Unamo-nos para atacar Edom!`

1:2 Vê! Eu te farei pequeno entre as demais nações; serás tratado com total desconsideração!

1:3 A arrogância do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas do penhasco, na tua alta morada, que cogitas em teu intimo: ´Quem poderá me derrubar na terra?`

1:4 Ora, ainda que subas muito alto como a águia e estabeleça o teu ninho entre as estrelas, te derrubarei das alturas!` Garante YHWH.

1:5 ´Se roubadores o atacassem, saqueadores no meio da noite o surpreendessem, não furtariam somente o que lhes bastasse? Ó como estás destruído! Se os que colhem uvas viessem a ti, não deixariam ao menos alguns cachos para trás?

1:6 Contudo, como Esaú foi saqueado! Como foram pilhados os seus tesouros mais secretos e estimados!

1:7 Todos os teus aliados te empurraram em direção aos limites das fronteiras; os que mantinham shalom contigo te enganaram e prevaleceram contra ti; os teus melhores amigos, aqueles que comem do teu pão, são os mesmos que preparam armadilhas para teus pés; de fato, não há entendimento algum em Edom.`

1:8 ´Naquele Dia`, afirma YHWH, ´exterminarei os sábios de Edom, e os mestres dos montes de Esaú.

1:9 Então os teus valentes ficarão apavorados, ó Temã, e todos os teus guerreiros serão eliminados dos montes de Esaú.

1:10 E isto te ocorrerá por causa da impiedosa matança que realizaste contra teu irmão Jacó; serás,pois, coberto de humilhação e vergonha, e exterminado serás para sempre.

1:11 No dia em que estiveste próximo, mas do lado oposto, quando estranhos levaram os bens dele, e os estrangeiros arrombaram seus portões e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu os seguistes e agistes da mesma maneira que eles!

1:12 No entanto, não devias ter contemplado com satisfação o dia da desfavor do teu irmão; tampouco se alegrado com a destruição do povo de Judá; nem escancarado tua boca para falar com arrogância sobre o dia da aflição do teu próximo!

1:13 Jamais deverias ter entrado pelas portas do meu povo no dia da sua calamidade; nem devias ter ficado alegre diante do padecimento dessa gente no dia da sua ruína; muito menos ter roubado seus bens e tesouros durante o dia da desfavor do meu povo.

1:14 Não devias ter feito emboscadas nas encruzilhadas, a fim de liquidar as poucas pessoas que conseguiam escapar da matança; muito menos ter entregado alguns sobreviventes aterrorizados ao inimigo.

1:15 Eis, portanto, que o Dia de YHWH está muito próximo! E esse Dia vem sobre todas as nações! Como fizeste ao teu próximo, assim se fará contigo; o teu feito retornará sobre a tua própria cabeça!

1:16 Do mesmo modo como bebestes da minha punição, no meu kadosh Monte, todas as nações ao redor igualmente o sorverão sem parar. Embebedar-se-ão de castigo até o fim, e serão como se jamais tivessem existido.

1:17 Contudo, no alto do monte Tsión, Sião, haverá livramento, e lá estarão todos os que escaparam; e ele será kadosh, e a descendência de Jacó possuirá a sua herança.

1:18 A Casa de Jacó será semelhante a um grande fogo, e a Casa de José, como que labaredas; a descendência de Esaú será como a palha. Eles a incendiarão e a consumirão. Não haverá sobreviventes da Casa de Esaú!` E assim será, porquanto YHWH o disse.

1:19 Os do Neguebe se apossarão dos montes de Esaú, e os da Sefelá, as terras entre a planície costeira e as montanhas, ocuparão a terra dos filisteus. Eles tomarão posse dos campos de Efraim e de Samaria, e Benjamim se apossará de Gileade.

1:20 Os cativos do exército dos israelitas tomarão posse do território dos cananeus até Sarepta; os exilados de Jerusalém que estão em Sefarade, ocuparão as cidades do Neguebe.

1:21 O povo de Elohim, vitorioso, haverá de subir o monte Tsión, Sião, e governarão a montanha de Esaú. E YHWH será o Rei!

יונה - Yonah (Jonas)

1:1 A Palavra de YHWH veio a Yonáh ben´Amittay, Jonas filho de Amitai, com esta ordem:

1:2 ´Dispõe-te e vai à grande cidade de Niynveh, Nínive, quer dizer, Morada de Ninus, e prega contra ela, porque a sua malignidade subiu até a minha presença!`

1:3 Entretanto, Jonas decidiu fugir da presença de YHWH, o SOBERANO, e partiu na direção de Tarshish,Társis, isto é, Jaspe Amarelo. Descendo para a cidade de Yâphô, Jope, ou seja, Formosa, encontrou um navio pronto à zarpar para Társis, pagou a passagem e embarcou nele, a fim de ir para a cidade de Társis, tentando escapar da presença de YHWH.

1:4 Contudo, YHWH, fez soprar um forte vento sobre o mar, e caiu uma tempestade tão devastadora que o barco ameaçava arrebentar-se.

1:5 Todos os marinheiros foram tomados de grande pânico, e cada um daqueles homens passou a clamar ao seu próprio deus. Em seguida lançaram ao mar a carga do navio, com o propósito de deixar a embarcação mais leve. Jonas, no entanto, havia se refugiado no porão do navio; e, tendo-se deitado, dormia profundamente.

1:6 O capitão dirigiu-se a ele e indagou: ´Como consegues ficar dormindo numa hora dessas? Levanta-te agora mesmo e começa a clamar também ao teu deus! Talvez assim ele se lembre de nós para que não venhamos todos a perecer!

1:7 Então os marinheiros chegaram a uma conclusão entre si: ´Vinde e lancemos sortes, para saber quem é o responsável por essa desfavor que se abateu sobre nós!` E, de fato, jogaram as sortes, e a sorte caiu sobre Jonas.

1:8 Imediatamente lhe perguntaram: ´Declara-nos, pois, neste momento, por culpa de quem nos sobreveio esta tragédia? Quem és tu e qual a tua ocupação? De onde vens e qual a tua terra? A que povo pertences tu?

1:9 E Jonas passou a responder-lhes: ´Eu sou hebreu, e temo a YHWH, Elohim, o Elohim dos céus, que fez o mar e a terra!`

1:10 Então aqueles homens ficaram horrorizados e lhe repreenderam: ´Que é isso que fizeste?` Porquanto os homens sabiam que ele fugia do SOBERANO, pois ele já lhes havia contato tudo.

1:11 Considerando que o mar estava cada vez mais revoltoso, os marinheiros lhe inquiriram: ´O que devemos fazer contigo, a fim de acalmar este mar?`

1:12 Diante do que Jonas lhes aconselhou: ´Pegai-me e lançai-me ao mar, e ele haverá de se aquietar; pois sei que esta violenta tempestade caiu sobre vós por minha causa!`

1:13 Contudo, os homens ainda se esforçavam ao máximo para remar de volta à terra; todavia sem sucesso, e o mar ficava cada vez mais tempestuoso.

1:14 Por isso suplicaram a YHWHnestes termos: ´Ó SOBERANO! Eis que nós te rogamos, ó YHWH! Não nos deixe morrer por conta da vida deste homem, e que não nos culpes pelo sangue inocente; porque tu, ó YHWH, fizeste como te aprouve fazer!`

1:15 Então agarraram Jonas e o lançaram ao mar enfurecido; e logo este se acalmou.

1:16 Assim que notaram que o mar se aquietara, todos os homens adoraram e louvaram a YHWH com grande temor, oferecendo-lhe sacrifícios e fazendo-lhe votos.

1:17 Entrementes, YHWH, o SOBERANO, fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro desse peixe durante três dias e três noites.


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
Qual a condição para ser abençoado?

2º) Que a bênção deveria ser proclamada no monte Gerizim e qual maldição deveria ser proclamada no monte ebal?

3º) Na parashá 12:1-7, faça destaques e comente-os.

4º) Interprete a expressão em destaque no texto “12:11 Então, para o lugar que YHWH, vosso Elohim, houver escolhido como habitação do seu Nome, é que transportareis tudo o que eu vos ordenei: vossos holocaustos, vossos sacrifícios....”

5º)  “13Fica atento a ti mesmo! Não oferecerás teus holocaustos em qualquer lugar que te agrade! 14Porquanto é somente no lugar que YHWH houver escolhido....”  Comente a instrução e como pode ser aplicada em nossos dias?

6º) Quanto a qualquer pessoa que tente seduzir sobre adorar outros Elohim(idolatria), a torah é clara:“teu dever é matar sumariamente tal pessoa!”. Mesmo não sendo mais cumprida esta instrução nos dias de hoje, o que podemos comentar sobre este mandamento?

7º) Mosheh relembra sobre os tipos de alimentos que são adequados a alimentação humana. Será que podemos aplicar este princípio a outras as coisas como por exemplo nossas escolhas na tv, tipos de leitura, administração do tempo, roupas, etc.. ?... podemos tomar posse desse princípio como servos separados(kadosh) diante de Elyon ?

8º) A instrução abaixo parece fazer dois pêsos e duas medidas. Como poderemos entende-la?
“21Não podereis comer nenhum animal que tenha morrido por si. Vós o dareis a um estrangeiro residente, de qualquer de vossas cidades, e ele, sim, poderá comer tal animal. Podereis também vender o animal encontrado morto a outros forasteiros. Todavia, vós sois o povo consagrado a YHWH, o vosso Elohim”

9º) A parashah fala em comer o dízimo com a família e alegria e fala também no dízimo do terceiro ano para abençoar os pobres, órfãos e estrangeiros. Poderemos praticar esse mandamento, mesmo que ninguém fale nele?

10º) Faça um destaque do perdão das dívidas no sétimo ano, bem como o tratamento com os pobres e a consequência das bênçãos por ajudar necessitados com o coração livre de avareza, inclua em seu resumo também sobre o tema escravidão e a sua liberação.

11º) Quais as festas citadas na Parashah?

12º) Não sendo agricultores, como podemos comemorar estas festas do Eterno?