Parashah  עֵקֶב - Ekev  
(Por Causa)

Ekev é a 46ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 3ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).Na porção da Torah de Devarim - (Deuteronômio) 7:12-11:25 , teremos os seguintes Subtítulos:

A eleição e o favor divino (7:12)
A força divina (7:17)
A prova do deserto (8:1)
As tentações da Terra Prometida (8:7)
A vitória veio graças a Iahweh, não pelas virtudes de Israel (9:1)
O pecado de Israel no Horeb e a intercessão de Moisés (9:7)
Outros pecados. Oração de Moisés (9:22)
A Arca da Aliança e a escolha de Levi (10:1)
A circuncisão do coração (10:12)
A experiência de Israel (11:1)
Promessa e advertências (11:8)
Conclusão (11:18)


Porções contendo parte da Torah: 
 Profetas – Yeshayahu (Isaias) 49:14-51:3 
Escritos Netzarim - Yochanan (João) 7:1-8:59



Parashah עֵקֶב - Ekev
Por causa

 Devarim (Palavras)
7:12-11:25



A eleição e o favor divino
7:12 Se obedeceres a estas ordenanças e as puseres em prática, YHWH, teu Elohim, também te manterá a Aliança e a rachamim (bondade misericordiosa) que prometeu sob juramento a teus antepassados. 13Ele te amará, te abençoará e te multiplicará. Ele abençoará os teus filhos e os frutos da tua terra: os cereais, as uvas e os vinhos novos, as azeitonas e o azeite, as muitas crias de gado e ovelhas, na terra que prometeu aos teus pais que te daria em herança. 14Sendo assim, serás mais abençoado do que todos os povos! Ninguém do teu meio será estéril, seja o homem, a mulher, ou o teu gado. 15YHWH afastará de ti toda doença e todas as graves enfermidades do Egito que bem conheces. Ele não as infligirá a ti, mas sobre todos os que te odeiam. 16Portanto, exterminarás todos os povos que o Eterno, teu Elohim, te entregar. Que teus olhos não tenham piedade deles, tampouco sirvas a seus elohim: isso seria uma armadilha mortal para ti!

A força divina
17É possível que venhas a ponderar em teu coração: ‘Estas nações são mais fortes e mais numerosas do que eu, como poderia conquistá-las?’ 18Não deves alimentar medo algum delas! Lembra-te bem do que YHWH, teu Elohim, fez ao Faraó e a todo o Egito: 19as grandes provas que teus olhos contemplaram, os sinais e prodígios, a boa mão e o braço forte com que YHWH, teu Elohim, te fez sair livre! YHWH, teu Elohim, dispensará o mesmo tratamento a todos os povos de que tens receio! 20Além disso, YHWH, teu Elohim, enviará vespas contra eles, perecendo até os que tiverem restado e se tiverem escondido de ti. 21Jamais fiques aterrorizado diante deles, pois YHWH, teu Elohim, que habita em teu meio, é Elohim poderoso e temível. 22YHWH, teu Elohim, pouco a pouco irá expulsando essas nações da tua frente; entretanto, não poderás exterminá-las rapidamente; nesse caso as feras do campo se multiplicariam e te ameaçariam terrivelmente. 23É YHWH, teu Elohim, quem vai entregá-las a ti: elas ficarão grandemente apavoradas até que sejam absolutamente destruídas. 24Ele vai entregar seus reis em tuas mãos, ó Israel, e tu apagarás o nome deles de sob o céu: ninguém resistirá em tua presença, até que os tenhas exterminado! 25Queimareis as imagens e ídolos dos seus elohim. Não cobiçarás a prata e o ouro que os recobrem, tampouco os tomarás para ti, para que não caias numa mortal armadilha, porquanto para YHWH, o teu Elohim, essa atitude é detestável. 26Sendo assim, não levarás coisa alguma que seja abominável a YHWH para dentro de tua casa: neste caso, tu te tornarias anátema, amaldiçoado com ela. Considera-as, pois, como coisas imundas e detestáveis, pois elas estão separadas para destruição, como anátemas.

A prova do deserto
8: 1Portanto, tende cuidado de obedecerdes a todos os mandamentos que hoje vos ordeno cumprir, a fim de que vivais bem e vos multipliqueis, entreis e possuais a terra que YHWH, sob juramento, prometeu a vossos antepassados. 2Traze sempre viva em tua memória a maneira como YHWH, o teu Elohim, te conduziu por todo o caminho no deserto, durante esses quarenta anos, para te tornar humilde e provar-te, a fim de que exteriorizasses todas as intenções do teu coração: se estavas decidido a obedecer a seus mandamentos ou não.3Ele te humilhou, fez que sentisses fome e te alimentou com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que o ser humano não vive apenas de pão, mas de toda a Palavra que procede da boca de YHWH! 4As vestes que usavas não se envelheceram, tampouco teus pés incharam durante esses quarenta anos de caminhada. 5Sendo assim, reconhece no teu mais íntimo que YHWH, teu Elohim, te educava, como um pai instrui e disciplina seu filho amado. 6Obedece, pois, aos mandamentos de YHWH, teu Elohim, para que andes nos seus caminhos e aprendas a amá-lo reverentemente.

As tentações da Terra Prometida
7Eis que YHWH, teu Elohim, vai fazer-te herdar uma terra boa, repleta de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e colinas; 8terra que produz muito trigo e cevada, videiras e figueiras, romãzeiras, azeite de oliva e mel; 9terra onde não faltará pão e onde não sentireis falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde podereis extrair cobre das colinas. 10Comerás e ficarás satisfeito, e bendirás a YHWH, teu Elohim, na terra que Ele te dará!

SEGUNDA
11Contudo, tem cuidado em relação a ti mesmo, a fim de que não esqueças de YHWH, teu Elohim, e não deixes de cumprir seus mandamentos, doutrinas e decretos que hoje te ordeno! 12Não aconteça que, havendo comido e estando plenamente saciado, havendo construído casas confortáveis e habitando nelas, 13havendo-se multiplicado teu gado e o número de tuas ovelhas tendo aumentado, e também se multiplicado tua prata e teu ouro, e tudo o que tiveres, 14que teu coração se ensoberbeça e venhas a te esquecer do Eterno, o teu Elohim, que te fez sair livre da terra do Egito, da casa da escravidão; 15que te conduziu através daquele imenso e perigoso deserto, cheio de serpentes e escorpiões mortais; e que numa terra seca e hostil, tirou água da rocha para te saciar a sede; 16que no deserto te sustentou com maná que teus antepassados não conheciam; para te humilhar, e para te provar, com o objetivo de proporcionar o melhor para ti no futuro. 17Portanto, não digas no teu íntimo: ‘A minha força e o poder do meu braço me conquistaram estes bens e riquezas’.18Antes, te recordarás de YHWH teu Elohim, porque é Ele o que te dá força e capacidade para gerar riqueza, confirmando a Aliança que jurou a teus pais, conforme hoje se constata claramente. 19Se te esqueceres de YHWH, teu Elohim, e seguires outros elohim, e os servires, e prestares culto a eles, asseguro-te hoje que sereis exterminados. 20Perecereis do mesmo modo que as nações que YHWH vai destruir à vossa frente, por não terdes obedecido à voz do Eterno vosso Elohim!

A vitória veio graças a YHWH, não pelas virtudes de Israel 
9: 1Então Mosheh comunicou ao povo: ‘Ouve, ó Israel: Hoje estás atravessando o Jordão para ires conquistar nações mais numerosas e poderosas do que tu, cidades grandes, cercadas com muros que vão até o céu. 2Tu conheces e tens ouvido a fama dos enaquins, um povo muito alto e forte, filhos dos gigantes, sobre os quais se diz: ‘Quem poderá resistir diante dos filhos dos gigantes?’ 3Contudo, comprovarás no dia de hoje, que YHWH teu Elohim vai atravessar à sua frente, como um fogo devorador; é precisamente Ele quem os aniquilará e é Ele quem os submeterá a ti, ó Israel! Portanto, tu os expulsarás e, rapidamente, os farás perecer, de acordo com as instruções de YHWH.

TERCEIRA
4Quando o Eterno, o teu Elohim, os tiver removido da tua presença, não permitas que teu coração te diga: ‘Ora, YHWH me conduziu até esta terra para herdá-la e dela tomar posse por causa da minha justiça!’ Não! Ao contrário, é por causa da própria malignidade dessas nações que YHWH vai expulsá-las da tua presença. 5De fato não é por causa de algum ato de justiça da tua parte, tampouco pela retidão do teu coração que estás entrando à terra prometida para dela tomar posse. É por causa da impiedade dessas nações queYHWH vai expulsá-las da tua frente, e também para cumprir a Palavra que jurou a teus pais: Avraham, Yitzchak. e Yaakov.

6Sabe, portanto: não é, de forma alguma, por qualquer mérito de justiça ou porque sejas bom, que YHWH teu Elohim te concede possuir esta boa terra, porquanto tu és um povo teimoso e desobediente!

O pecado de Israel no Horeb e a intercessão de Moisés 
7Lembra-te e jamais te esqueças de que muito provocaste a ira de YHWH, teu Elohim, no deserto. Desde o dia em que fosses liberto e saístes da terra do Egito, até a vossa chegada a este lugar estais sendo rebeldes contra YHWH. 8Até mesmo enquanto subi o monte Horebe irritastes a YHWH! E o Eterno se enfureceu contra vós a ponto de pensar em exterminar-vos da face da terra. 9Subindo eu ao monte para receber as sagradas placas de pedra, as tábuas da Aliança que YHWH estabelecera convosco, permaneci na montanha quarenta dias e quarenta noites; não comi pão, nem bebi água. 10YHWH deu-me então as duas placas de pedra, escritas pelo dedo de Elohim. Sobre elas estavam escritas todas as palavras que YHWH vos proclamara do meio do fogo, quando estavas em assembleia ao pé da montanha. 11Após quarenta dias e quarenta noites em sua presença, YHWH entregou-me as duas placas de pedra, as tábuas da Aliança. 12YHWH ordenou-me então: ‘Levanta-te! Desce sem demora, pois teu povo, o que dirigiste em liberdade para fora do Egito, já se corrompeu! Já se desviaram do Caminho em que Eu os orientara: fizeram para si um ídolo de metal fundido!’ 13E YHWH complementou: ‘Vejo claramente o quanto este povo é, de fato, um povo insubordinável, de dura cerviz!14Portanto, não me supliques por eles! Vou exterminá-los e apagar o seu nome de debaixo do céu! Entretanto, vou fazer de ti uma nação mais numerosa e poderosa do que esta!’

15Assim, voltei-me e desci depressa a montanha. Todo o monte ardia em fogo. As duas tábuas de pedra da Aliança estavam comigo, e eu as segurava firme, uma em cada mão.16Então ergui os olhos e observei. Sim! Eis que tínheis pecado contra YHWH, vosso Elohim. Havíeis moldado um bezerro de metal fundido, desviando-vos rapidamente do Caminho que YHWH vos instruiu. 17Peguei então as duas placas de pedra e atirei-as com minhas duas mãos contra o chão, quebrando-as diante dos vossos olhos. 18Prostrei-me, depois, na presença de YHWH como na primeira vez, durante quarenta dias e quarenta noites. Não comi pão nem bebi água, por causa do pecado que tínheis cometido, fazendo o que era mau aos olhos de YHWH ao ponto de inflamardes a sua cólera. 19Pois Eu tinha medo da ira e do furor que YHWH poderia dirigir contra vós, pensando em condenar-vos ao extermínio. YHWH, contudo, ouviu a minha oração ainda mais uma vez! 20YHWH também ficou muito irado contra Aharon a ponto de querer igualmente destruí-lo, mas naquela ocasião também supliquei por Aharon. 21Em seguida, tomei aquela imagem de bezerro, o ídolo em forma de bezerro com o qual pecastes, e o queimei em grande fogo; depois o esmaguei e o triturei até que virasse pó, e o joguei no riacho que desce do monte.

Outros pecados. Oração de Moisés
22Também irritastes continuamente a YHWH em Taberá, em Massá e em Quibrote-Hataavá. 23E quando YHWH vos enviou de Cades-Barneia, ordenou: ‘Subi e tomai posse da terra que Eu vos dei!’, entretanto vós vos revoltastes contra a ordem de YHWH, vosso Elohim, não lhe destes crédito e não obedecestes à sua voz. 24Portanto, tendes sido rebeldes contra YHWH desde que vos conheço!

25Prostrei-me, pois, na presença de YHWH. E fiquei prostrado durante quarenta dias e quarenta noites, porque YHWH falara em vos destruir. 26Roguei então a YHWH: ‘YHWH, ó Eterno, meu Soberano! Não destruas o teu povo, a tua herança! Tu o resgataste com a tua grandeza; tu o libertaste e o fizeste sair do Egito com braço forte! 27Recorda-te dos teus servos: Avraham, Yitzchak. e Yaakov! Não atentes para a obstinação deste povo, para sua perversidade e seu pecado, 28caso contrário os habitantes da terra de onde nos tiraste debocharão afirmando: ‘Como YHWH não teve poder para conduzi-los à terra que lhes havia prometido, e como, na verdade, sempre os odiou, os fez sair para matá-los a todos no deserto!’ 29Apesar de todos os erros e maldades, estas pessoas são o teu povo e a tua herança, ó YHWH! Tu os libertaste e fizeste sair por meio do teu magnífico poder e a força do teu braço forte!’

QUARTA

A Arca da Aliança e a escolha de Levi
10: 1Depois desses eventos YHWH me ordenou: ‘Corta duas placas de pedra, como as primeiras, e sobe para te encontrares comigo no alto do monte. Faze também uma arca de madeira. 2Escreverei sobre as placas as palavras que foram gravadas nas primeiras tábuas que quebraste, e tu as colocarás na arca!’ 3Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, cortei duas placas de pedra como as primeiras e subi à montanha, com as duas tábuas nas mãos. 4Ele, então, escreveu sobre as novas tábuas o mesmo texto que havia escrito antes: os Dez Mandamentos que YHWH vos havia proclamado no monte, do meio do fogo, no dia em que estáveis todos unidos em assembleia. Em seguida o próprio YHWH entregou-as a mim. 5Depois dei meia-volta, desci da montanha e coloquei as duas tábuas na arca que eu havia feito. E elas permaneceram lá, conforme YHWH me instruíra.

6 (Os filhos de Israel partiram de Beerot Benê-Iaacan, dos poços dos jaacanitas, e dirigiram-se para Mosserá. Ali Aharon morreu e foi sepultado, e seu filho Eleazar foi seu sucessor como kohen. 7Dali partiram para Gudgodá e de lá para Jotbatá, terra de muitos ribeiros.8Naquela época YHWH separou a tribo de Levi para carregar a arca da Aliança de YHWH, para estar diante do Eterno a fim de ministrar e pronunciar bênção em seu Nome, como se faz ainda hoje. 9É por esse motivo que os levitas não têm nenhuma porção de terra ou herança entre seus irmãos; YHWH é toda a sua herança, conformeYHWH, o seu Elohim, lhes prometeu!)”

10E Mosheh continuou, historiando ao povo: “Permaneci no alto do monte durante quarenta dias e quarenta noites, como na primeira vez. E YHWH ouviu o meu clamor ainda esta vez e decidiu não destruir-vos a todos de uma vez. 11Então ordenou-me YHWH: ‘Levanta-te e vai! Conduze este povo no Caminho em que deve andar, a fim de que tome posse da terra que jurei aos seus pais que lhes daria!’

QUINTA
A circuncisão do coração 
12Agora, portanto, ó Israel, que é que YHWH, o teu Elohim, pede de ti? Ora, apenas que temas YHWH com amor reverente, andando em seus caminhos, servindo ao Eterno, teu Elohim, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que obedeças aos mandamentos e doutrinas de YHWH, que hoje te ordeno, para tua plena felicidade!14Eis que os céus e os céus dos céus, a terra e tudo o que nela existe; tudo, absolutamente tudo, pertence a YHWH, o Soberano, teu Elohim. 15Entretanto, foi somente aos teus antepassados que o Eterno dedicou particular afeição e os amou! E depois deles escolheu dentre todos os povos a sua descendência: vós próprios, como podeis constatar até o dia de hoje! 16Circuncidai, pois, o vosso coração espiritual; retirando toda a obstrução carnal, e deixai de ser insubmissos e teimosos!
17 Pois YHWH, vosso Elohim, é o Elohim dos elohim e o Soberano dos soberanos, o Único e grandioso Elohim, poderoso e temível, que não age com parcialidade nem aceita presentes e ofertas para torcer a justiça. 18Ele defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro, provendo-lhe alimento e vestimenta. 19Portanto, amareis o estrangeiro, porque fostes igualmente peregrinos na terra do Egito. 20A YHWH, teu Elohim, temerás com amor reverente e servirás, a Ele te apegarás e somente por seu kadosh nome jurarás 21A Ele deves louvar: Ele é o teu Elohim. Ele realizou em teu benefício todos esses sinais e portentos temíveis que os teus olhos testemunharam.22Ao descerem para o Egito teus antepassados eram apenas setenta pessoas ao todo. Agora, contudo, YHWH, teu Elohim, te tornou tão numeroso quanto as estrelas do céu, ó Israel.

A experiência de Israel
11: 1Portanto, amarás YHWH teu Elohim e obedecerás continuamente a seus decretos, a suas doutrinas e a seus mandamentos. 2Fostes vós que passastes pela experiência da disciplina de YHWH, e não vossos filhos. Eles não conheceram nem viram a ministração de YHWH vosso Elohim, sua magnificência, sua mão poderosa e misericordiosa, seu braço forte e justo. 3Vós, sim, fostes testemunhas oculares dos sinais maravilhosos que Ele realizou e tudo o que fez no coração do Egito, tanto com a pessoa do Faraó, rei do Egito, quanto com toda a sua terra com seus habitantes; 4o que fez com o exército egípcio, com seus cavalos e carros, como os surpreendeu com as muitas águas do mar Vermelho, quando vos estavam perseguindo, e como YHWH os aniquilou para sempre! 5E o que fez por vós no deserto, até que fostes conduzidos a este lugar; 6e ainda o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, da tribo de Rúben, quando ficaram sem chão e a terra abriu sua boca e os devorou, juntamente com suas famílias, tendas e tudo o que os acompanhava, no meio de todo o Israel. 7Vossos olhos foram testemunhas de toda a portentosa obra que YHWH realizou!

Promessa e advertências
8Obedecereis, portanto, a toda a torah(instrução) que hoje vos estou transmitindo, a fim de que tenhais poder para herdar e conquistar a terra na qual estais entrando, 9e para que possais viver por muito tempo na terra que YHWH jurou dar aos vossos antepassados e aos descendentes deles: terra onde mana leite e mel!

SEXTA
10A terra em que estais entrando a fim de tomardes posse não é como a terra do Egito, de onde saístes, e onde semeavas e éreis obrigados a fazer toda a irrigação a pé, como numa horta. 11Mas a terra na qual, logo que atravessardes o Jordão, entrareis, para dela tomardes posse, é terra de montes e vales exuberantes, alimentados pelas chuvas do céu. 12É uma terra pela qual YHWH, teu Elohim, zela com carinho. Os olhos de YHWH estão sempre fixos sobre ela, do início ao fim do ano.

13Portanto, se de fato obedecerdes aos meus mandamentos que hoje vos ordeno, amando a YHWH vosso Elohim e servindo a Ele com todo o vosso coração e com toda a vossa alma, 14concederei boas chuvas para a vossa terra no tempo certo: chuvas de outono e de primavera. Podereis, assim, recolher teu cereal, e tereis trigo, vinho e azeite com fartura.15Darei boa erva no campo para os vossos rebanhos, de modo que podereis vos alimentar e ficar plenamente satisfeitos. 16Contudo, ficai atentos a vós mesmos, para que o vosso coração não se deixe seduzir e não vos desvieis para servir a outros elohim, prostrando-vos em adoração perante eles. 17A ira de YHWH se acenderia terrivelmente contra vós e Ele fecharia os céus: não haveria mais chuva e a terra não forneceria seu produto; desse modo desaparecereis muito depressa da boa terra que o Eterno vos concede!

Conclusão
18Gravai, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa mente, atai-as como um sinal em vossas mãos, e afixai-as nas vossas testas, como memorando, entre vossos olhos. 19Ensinai os mandamentos de YHWH aos vossos filhos, conversando acerca deles quando estiverdes sentados em casa e nos momentos em que estiverdes andando pelos caminhos, ao deitardes e quando vos levantardes para um novo dia; 20tu os escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas, 21para que vossos dias e os dias de vossos filhos se multipliquem em paz sobre a terra que YHWH jurou dar a vossos antepassados, e sejam tão numerosos como os dias durante os quais o céu permanecer sobre a terra!

SÉTIMA & MAFTIR

22Porque, se diligentemente obedecerdes a todos estes mandamentos que vos ordeno, para os guardardes com zelo, amando YHWH, vosso Elohim, andando em todos os seus caminhos, e a Ele vos achegardes,

23YHWH expulsará de diante de vós todas essas nações a fim de que tomeis posse e despojeis uma terra que agora pertence a povos mais numerosos e poderosos do que vós.

24Todo lugar em que a sola de vossos pés pisar será vosso território: vossas terras se estenderão do deserto do Líbano e do rio Eufrates até ao mar Ocidental, o Mediterrâneo.

25Ninguém terá capacidade de vos fazer resistência. YHWH, o Soberano vosso Elohim, espalhará o medo e o terror de vós entre todos os povos por toda a terra em que pisardes, conforme vos prometeu. 




Parashah עֵקֶב - Ekev
Por causa

  Nevyim
Yeshayahu (Isaias)
  49:14-51



49:14 Mas Sião lamenta: ‘Ora, YHWH me abandonou, o Eterno me desamparou!’

15Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti!

16Eu te gravei nas palmas das minhas mãos; os teus muros estão sempre diante de mim.

17Os teus filhos retornarão muito rápido; mas os teus destruidores e os teus assoladores fugirão da tua presença.

18Levanta os olhos e contempla ao teu redor; todos estes que se ajuntam vêm a ti. Tão certo quanto Eu vivo, diz YHWH, te vestirás de todos eles, como se fossem teus ornamentos e como uma noiva te adornarás deles.

19Quanto aos teus desertos e lugares desolados; e à tua terra destruída, serás agora pequena demais para moradores, e os que te devoravam se distanciarão de ti.

20Os filhos que te nasceram durante o teu tempo de luto ainda reclamarão aos teus ouvidos: ‘Este lugar é pequeno demais para todos nós; concedei-nos espaço para nele fazermos a nossa vida!’

21Então responderás em teu coração: ‘Quem gerou estes filhos para mim, visto que eu estava enlutada e estéril? Estava exilada e rejeitada. Quem os criou? Fui abandonada totalmente só, entretanto estes, de onde vieram?’

22Assim diz o Eterno Elohim: Eu acenarei para os gentios e erguerei a minha bandeira a todos os povos; então eles trarão os teus filhos nos braços, e as tuas filhas serão carregadas sobre os ombros.

23Os teus guias serão reis e tuas amas serão rainhas; eles se inclinarão diante de ti com o rosto em terra e lamberão o pó dos teus pés; saberás que Eu Sou YHWH e que os que depositam em mim a sua esperança jamais serão frustrados.

24Porventura pode alguém arrancar o despojo dos guerreiros, ou será que os prisioneiros podem ser resgatados do poder dos dominadores?

25Assim, no entanto, declara YHWH: 26“Sim! Eis que prisioneiros serão arrebatados de guerreiros e despojos serão retomados dos tiranos; brigarei com os que pelejam contra ti, e quanto aos seus filhos: Eu os salvarei! Farei seus opressores devorarem a própria carne; ficarão embriagados com seu próprio sangue, como havendo tomado muito vinho. Então todo mundo entenderá que Eu, YHWH, sou o teu Salvador, teu Redentor, o Poderoso de Yaakov!”

50:1 
Assim diz YHWH: “Onde está a certidão de divórcio de vossa mãe, mediante a qual Eu a teria mandado embora? A qual de meus credores Eu vos vendi como escravos? Ora, foi por vossas maldades que fostes vendidos, e por vossas transgressões vossa mãe foi rejeitada.

2Por que vim e não havia ninguém? Por que chamei e ninguém respondeu? Porventura foi meu braço muito curto para chegar até vós e os resgatar? Será que me falta força ou capacidade para redimi-los? Ora, com uma simples repreensão Eu seco o mar, transformo rios em deserto; seus peixes apodrecem por falta de água e morrem de sede.

3Revisto os céus de trevas e transformo vestes de luto e lamento em suas cobertas!”

4É, pois, o Eterno, YHWH, que concedeu-me a língua dos instruídos para que eu saiba o que dizer ao que está cansado; ele me acorda todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu possa escutar como discípulo.

5O Soberano, YHWH, abriu-me os ouvidos e eu não fui rebelde, nem me afastei.

6Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e a minha face, aos que me arrancavam a barba; não escondi o rosto dos que me afrontavam e me cuspiam.

7Porque YHWH, o Eterno, me ajuda, não serei jamais constrangido. Por isso eu me opus firme como sólido rochedo e sei que não haverei de permanecer frustrado.

8Aquele que me defende está muito próximo; quem se atreverá a contender comigo? Apresentemo-nos juntos; quem é meu adversário? Eis que se apresente!

9É o Eterno YHWH que me socorrerá, quem será aquele que me condenará? Certamente todos eles se desgastarão como uma veste: a traça os devorará.

10Quem dentre vós teme a YHWH e ouve a voz do seu servo? Aquele que tem caminhado nas trevas, sem nenhuma luz, ponha a sua confiança no Nome de YHWH, tome como arrimo e total apoio, o seu Elohim.

11Mas todos vós que acendeis um fogo, que vos munis de setas incendiárias, ide e andai na luz do próprio fogo e das tochas que acendestes. Contudo, por minha mão isto vos há de sobrevir: deitar-vos-eis no meio dos tormentos.

51:1 Ouvi-me vós, os que procurais a justiça, os que buscais a YHWH! Olhai para a Rocha da qual fostes talhados e para a pedreira de onde fostes cavados.

2Olhai para Avrahan, vosso pai, e para Sara, aquela que vos deu à luz. Ele estava só quando o chamei, mas Eu o abençoei e o multipliquei.

3Eis que YHWH confortou Tsión, Sião, consolou todas as suas tragédias; ele transformará o seu deserto em um Éden, e a sua solidão, como o jardim de YHWH; regozijo e alegria se encontrarão nela, ações de favor imerecido, som de boa música e lindas canções. 





Parashah עֵקֶב - Ekev
Por causa

Brit Chadashah 
Yochanan (João)
12:28-34

 
7:1 Depois desses fatos, Yeshua andou pela Galileia, porque não queria passar pela Judeia, pois os judeus procuravam matá-lo.

7:2 Nessa ocasião, a festa judaica dos Tabernáculos estava próxima.

7:3 Sendo assim, os irmãos de Yeshua lhe disseram: ´Parte deste lugar e vai para a Judeia, para que os teus discípulos, semelhantemente, vejam as obras que fazes.

7:4 Porque ninguém age às ocultas enquanto procura ser publicamente reconhecido. Se realizas estas obras, manifesta-te ao mundo.`

7:5 Pois nem mesmo seus irmãos acreditavam nele.

7:6 Então Yeshua lhes afirmou: ´O meu tempo ainda não chegou; para vós, porém, qualquer hora é correta.

7:7 O mundo não pode odiar-vos, mas odeia a mim, pois Eu dou testemunho de que suas obras são más.

7:8 Podeis vós subir à festa. Eu, neste momento, não subo para essa festa, porque o meu tempo apropriado ainda não chegou por completo.`

7:9 E tendo dito essas palavras a eles, permaneceu na Galileia.

7:10 Mas, após seus irmãos terem subido, então, Ele também subiu para a festa, não abertamente, mas em segredo.

7:11 Então, os judeus o procuravam na festa e especulavam: ´Onde estará Ele?`

7:12 E havia grande murmuração entre o povo a respeito dele. Alguns comentavam: ´Ele é bom.` E outros: ´Não, ao contrário, Ele ilude o povo.`

7:13 Todavia, ninguém falava dele em público, por medo dos judeus.

7:14 Assim, próximo ao meio da festa, Yeshua subiu ao templo e ensinava.

7:15 E os judeus, maravilhados, diziam: ´Como sabe este homem letras, sem nunca ter estudado?`

7:16 Respondeu-lhes Yeshua: ´A minha doutrina não é minha, e sim, daquele que me enviou.

7:17 Se alguém desejar fazer a vontade dele, conhecerá a respeito da doutrina, se ela vem de Elohim ou se Eu falo por minha própria autoridade.

7:18 Aquele que fala por si mesmo está procurando a sua própria tifereth; mas o que procura a tifereth de quem o enviou, esse é verdadeiro, e nele não há injustiça.

7:19 Não foi Moisés quem vos deu a Torah? Entretanto, nenhum de vós pratica a Torah. Por que procurais matar-me?`

7:20 Contestou o povo: ´Tu estás com um demônio! Quem está procurando matar-te?`

7:21 Yeshua respondeu a eles, dizendo: ´Realizei só uma obra, e todos vos assombrais.

7:22 Por causa de Moisés vos haver dado a circuncisão , vós circuncidais um homem no shabat.

7:23 E, se um homem pode receber a circuncisão no shabat, para que a Torah de Moisés não seja quebrada, por que vos irais contra mim por Eu ter curado completamente um homem no shabat?

7:24 Não julgueis de acordo com a aparência, mas decidi com justos julgamentos.`

7:25 Então, alguns de Jerusalém diziam: ´Não é este aquele a quem procuram matar?

7:26 Mas observai! Ele fala atrevidamente, e eles não lhe dizem nada. Será que as autoridades reconhecem que Ele é verdadeiramente o Messias?

7:27 Entretanto, nós sabemos de onde é este homem; quando o Messias vier, ninguém saberá de onde Ele é.`

7:28 Então Yeshua, enquanto ensinava no templo, proclamou: ´Vós não somente me conheceis, como também sabeis de onde Eu Sou; e não vim porque Eu, de mim mesmo, o desejasse, mas Aquele que me enviou é verdadeiro; Aquele a quem vós não conheceis.

7:29 Mas Eu o conheço, porque venho dele e por Ele fui enviado.`

7:30 Por isso, procuravam prendê-lo; mas ninguém lhe pôs a mão, pois ainda não era chegada a sua hora.

7:31 E muitos que estavam na multidão, acreditaram nele e afirmaram: ´Quando o Messias vier, fará, porventura, mais sinais do que esses feitos por este homem?`

7:32 Os fariseus ouviram a multidão fomentando esses comentários a respeito dele. Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus enviaram guardas do templo para o prenderem.

7:33 Exclamou, então, Yeshua: ´Eu ainda estarei convosco por pouco tempo e logo irei para Aquele que me enviou.

7:34 Vós procurareis por mim, mas não me encontrareis; e onde Eu estou vós não podeis chegar.`

7:35 Então os judeus comentaram entre si: ´Para onde Ele pretende ir, que não o possamos encontrar? Planeja ir para a Dispersão entre os gregos, para ensinar a eles?

7:36 Qual é o significado do que Ele disse: ´Vós procurareis por mim, mas não me encontrareis; e onde Eu estou vós não podeis chegar`?`

7:37 No último dia, o mais solene dia da festa, Yeshua colocou-se em pé e clamou em pranto: ´Se alguém tem sede, deixai-o vir a mim para que beba.

7:38 Aquele que crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.`

7:39 Mas Ele se referiu ao Espírito que, mais tarde, receberiam os que nele cressem; pois o Ruach HaKodesh até aquele momento não fora concedido, porque Yeshua não havia sido ainda glorificado.

7:40 Então, muitos dentre a multidão, quando ouviram essas palavras, disseram: ´Verdadeiramente este é o Profeta.`

7:41 Outros concluíram: ´Este é o Messias.` Mas, alguns divergiram: ´Como pode o Messias vir da Galileia?

7:42 Não diz a Escritura que o Messias virá da semente de Davi, da cidade de Belém, de onde era Davi?`

7:43 Assim houve uma divisão entre o povo por causa dele.

7:44 E alguns dentre o povo quiseram prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos.

7:45 Então, os guardas do templo voltaram aos chefes dos sacerdotes e aos fariseus, os quais lhes inquiriram: ´Por que não o trouxestes?`

7:46 Os guardas explicaram: ´Nenhum homem jamais falou como este Homem!`

7:47 Replicaram-lhes os fariseus: ´Será possível que fostes vós também iludidos?

7:48 Porventura, acreditou nele alguém das autoridades ou dos fariseus?

7:49 E, quanto a esse povo comum, que nada sabe da Torah, são uns malditos!`

7:50 Nicodemos, sendo um dos sacerdotes, o qual estivera com Yeshua à noite, questionou-os:

7:51 ´Acaso a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele está fazendo?`

7:52 Eles responderam-lhe: ´És igualmente tu um galileu? Procura e verás que nenhum profeta se levantou na Galileia.`

7:53 Depois disso, cada um foi para a sua casa.

8:1 Entretanto, Yeshua seguiu para o monte das Oliveiras.

8:2 Ao amanhecer, Ele voltou ao templo, e todo o povo achegava-se ao seu redor. Então, Ele se assentou e lhes ensinava.

8:3 Os escribas e fariseus trouxeram até Ele uma mulher surpreendida em adultério. Forçaram-na a ficar em pé no meio de todos,

8:4 e disseram a Ele: ´Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante ato de adultério.

8:5 Assim sendo, Moisés, na Torah, nos mandou que tais mulheres sejam apedrejadas. Todavia, tu, que dizes a este respeito?`

8:6 Eles falavam assim para prová-lo e terem alguma coisa de que o acusar.Mas Yeshua, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo, como se não tivesse ouvido.

8:7 Porque insistiram na pergunta, Ele se levantou e lhes disse: ´Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.`

8:8 E, novamente, inclinou-se e escrevia na terra.

8:9 Então, aqueles que ouviram isso, sendo convencidos por suas consciências, foram se retirando um por um, começando pelos mais velhos até o último. Yeshua foi deixado só, e a mulher ficou em pé onde estava.

8:10 Quando Yeshua se ergueu, não vendo a ninguém mais, além da mulher, disse a ela: ´Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?`

8:11 Disse ela: ´Ninguém, Adon.` E assim lhe disse Yeshua: ´Nem Eu te condeno; podes ir e não peques mais.`

8:12 Falando novamente ao povo, disse Yeshua: ´Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.`

8:13 Os fariseus, todavia, lhe indagaram: ´Tu dás testemunho a respeito de ti mesmo; logo o teu testemunho não é válido.`

8:14 Respondeu Yeshua, assegurando-lhes: ´Ainda que Eu testifique de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, pois sei de onde vim e para onde vou. Todavia, vós não sabeis de onde venho e para onde vou.

8:15 Vós julgais de acordo com a carne; Eu a ninguém julgo.

8:16 E mesmo que Eu julgue, o meu julgamento é verdadeiro, pois não estou só, mas Eu estou com o Pai, que me enviou.

8:17 Está igualmente escrito na vossa lei que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro.

8:18 Eu testemunho sobre mim mesmo; e o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor.`

8:19 Então, eles perguntaram a Ele: ´Onde está o teu pai?` Respondeu-lhes Yeshua: ´Vós não conheceis nem a mim nem a meu Pai. Se conhecêsseis a mim, da mesma forma conheceríeis a meu Pai.`

8:20 Essas palavras Yeshua proclamou no lugar do gazofilácio, enquanto ainda ensinava no templo; e ninguém o prendeu, pois ainda não era chegada a sua hora.

8:21 Uma vez mais, disse-lhes Yeshua: ´Estou partindo, e vós procurareis por mim, mas morrereis em vossos pecados; para onde Eu vou, vós não podeis ir.`

8:22 Então, os judeus comentaram: ´Terá Ele a intenção de se matar? E, por isso diz: ´Para onde Eu vou, vós não podeis ir`?`

8:23 Mas Ele seguiu dizendo-lhes: ´Vós sois daqui de baixo; Eu Sou lá de cima. Vós sois deste mundo; Eu deste mundo não sou.

8:24 Por isso, Eu vos afirmei que morrereis em vossos pecados. Se vós não crerdes que Eu Sou, certamente morrereis em vossos pecados.`

8:25 Então, indagaram-lhe: ´Quem és tu?` E Yeshua lhes afirmou: ´Exatamente o mesmo que vos tenho dito desde o princípio.

8:26 Eu tenho muito mais a declarar e julgar a respeito de vós. Pois Aquele que me enviou é digno de toda a confiança, assim, transmito ao mundo as palavras que dele ouvi.`

8:27 Os judeus, contudo, não entenderam que lhes falava acerca do Pai.

8:28 Então Yeshua preveniu-os: ´Quando tiverdes elevado o Filho do homem, então sabereis que Eu Sou, e que nada faço de mim mesmo, mas transmito tudo conforme o meu Pai me ensinou.

8:29 E Aquele que me enviou está comigo. O Pai não me deixou só, pois Eu sempre cumpro a sua vontade como lhe agrada.`

8:30 Tendo proferido essas palavras, muitos creram nele.

8:31 Então, disse Yeshua aos judeus que haviam crido nele: ´Se permanecerdes na minha Palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos.

8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.`

8:33 Eles responderam-lhe: ´Somos descendência de Abraão e jamais fomos escravos de ninguém. Como podes tu afirmar que seremos libertos?`

8:34 Yeshua explicou-lhes: ´Em verdade, em verdade vos asseguro: todo aquele que pratica o pecado é escravo do pecado.

8:35 O escravo não fica em casa para sempre, mas o filho permanece para sempre.

8:36 Assim sendo, se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres.

8:37 Eu sei que sois a descendência de Abraão, entretanto, procurais matar-me, porque a minha Palavra não tem lugar dentro de vós.

8:38 Eu falo do que tenho visto com meu Pai, e vós fazeis o que ouvistes de vosso pai.`

8:39 Eles contestaram a Yeshua, dizendo: ´Abraão é nosso pai.` Mas Yeshua os corrigiu: ´Se fôsseis filhos de Abraão, vós faríeis as obras de Abraão.

8:40 Mas, ao contrário, agora procurais matar a mim, um homem que vos tem declarado a verdade, a qual ouviu de Elohim. Abraão não procedeu assim.

8:41 Vós fazeis as obras de vosso pai.` Então lhe asseveraram: ´Nós não nascemos de fornicação; nós temos um só Pai, Elohim.`

8:42 Replicou-lhes Yeshua: ´Se Elohim fosse vosso Pai, vós me amaríeis, pois Eu procedo de Elohim e estou aqui. Eu não vim por mim mesmo, mas Ele me enviou.

8:43 Por que vós não podeis entender minha linguagem? É porque vós sois incapazes de ouvir a minha Palavra.

8:44 Vós pertenceis ao vosso pai, o Inimigo; e quereis realizar os desejos de vosso pai. Ele foi assassino desde o princípio, e jamais se apoiou na verdade, porque não existe verdade alguma nele. Quando ele profere uma mentira, fala do que lhe é próprio, pois é um mentiroso e pai da mentira.

8:45 Mas, porque Eu digo a verdade, vós não credes em mim.

8:46 Quem de vós pode me condenar por algum pecado? E, se Eu estou dizendo a verdade, por que vós não credes em mim?

8:47 Aquele que é de Elohim, ouve as palavras de Elohim. Entretanto, vós não ouvis; porque não sois de Elohim.`

8:48 Então os judeus, em resposta, lhe disseram: ´Não dissemos acertadamente que tu és samaritano e tens um demônio?`

8:49 Replicou-lhes Yeshua: ´Eu não tenho um demônio; ao contrário, Eu honro a meu Pai, e vós me desonrais.

8:50 E além do mais, Eu não estou buscando minha própria tifereth; existe Um que a busca por mim e a tudo julga.

8:51 Em verdade, em verdade vos asseguro: se alguém obedecer a minha Palavra, jamais experimentará a morte.`

8:52 Ao ouvirem isso, exclamaram os judeus: ´Agora estamos certos de que tens um demônio. Abraão morreu, e também os profetas, e tu afirmas: ´se alguém obedecer à minha palavra, jamais experimentará a morte`.

8:53 És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? Da mesma forma, os profetas morreram. Quem pretendes ser?`

8:54 Yeshua declarou-lhes: ´Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha tifereth nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Elohim.

8:55 Todavia, vós ainda não o tendes conhecido, mas Eu o conheço. E se Eu disser que não o conheço, Eu serei um mentiroso, assim como vós. No entanto, Eu verdadeiramente o conheço e obedeço a sua Palavra.

8:56 Vosso pai Abraão muito se alegrou, pois veria o meu dia; e ele o viu e ficou feliz.`

8:57 Então os judeus disseram a Yeshua: ´Tu ainda não tens cinquenta anos, e viste a Abraão?`

8:58 Respondeu-lhes Yeshua: ´Em verdade, em verdade vos asseguro: antes que Abraão existisse, Eu Sou.`

8:59 Então, pegaram pedras para apedrejá-lo, mas Yeshua esquivou-se e, passando por entre eles, saiu do templo.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


יעקב - Yaakov (Tiago)

1:1 Tiago, servo de Elohim e do Adon Yeshua Messias, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.

1:2 Meus amados irmãos, considerai motivo de júbilo o fato de passardes por diversas provações.

1:3 Porquanto sabeis que a prova da vossa emunah produz ainda mais perseverança.

1:4 E a perseverança deve ter plena ação, a fim de que sejais aperfeiçoados e completos, sem que vos falte virtude alguma.

1:5 Se algum de vós tem falta de sabedoria, roga a Elohim, que a todos concede liberalmente, com grande alegria.

1:6 Todavia, peça-a com emunah, sem qualquer sombra de dúvida, pois quem crê com reservas é semelhante à onda do mar, agitada e levada pelos ventos.

1:7 Não imagine tal pessoa que assim receberá coisa alguma do Adon,

1:8 pois é vacilante e inconstante em todos os seus caminhos.

1:9 Contudo, o irmão de condição humilde deve gloriar-se em sua dignidade.

1:10 O irmão rico deve orgulhar-se em sua pequenez, pois ele também ´passará como a erva do campo`.

1:11 Porque o sol se levanta com seu calor intenso e seca a planta; cai, então, a sua flor, e toda a sua beleza e tifereth desvanecem. Da mesma forma, o rico definhará em meio a seus muitos compromissos.

1:12 Feliz a pessoa que persevera na provação, porquanto, após ter sido aprovada, receberá o prêmio da coroa da vida, que Elohim prometeu aos que o amam.

1:13 Entretanto, ninguém ao ser tentado deverá dizer: ´Estou sendo tentado por Elohim`. Ora, Elohim não pode ser tentado pelo mal, e a nenhuma pessoa tenta.

1:14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por esse iludido e arrastado.

1:15 Em seguida, esse desejo, tendo concebido, faz nascer o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.

1:16 Meus amados irmãos, não vos permitais ser enganados.

1:17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há oscilação como se vê nas nuvens inconstantes.

1:18 De acordo com a sua vontade, Ele nos gerou pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de toda a sua criação.

1:19 Assim, meus queridos irmãos, tende estes princípios em mente: Toda pessoa deve estar pronta para ouvir, mas tardio para falar e lento para se irar.

1:20 Porque a ira do ser humano não é capaz de produzir a justiça de Elohim.

1:21 Portanto, livrando-vos de todo tipo de impureza moral e aparência de maldade, recebei humildemente a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa vida.

1:22 Sede praticantes da Palavra e não simplesmente ouvintes, iludindo a vós mesmos.

1:23 Porquanto, se alguém é ouvinte da Palavra e não praticante, é semelhante a um homem que contempla o próprio rosto no espelho;

1:24 e, depois de admirar a si mesmo, sai e logo se esquece da sua aparência.

1:25 Porém, a pessoa que observa atentamente a lei perfeita, a lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas praticante zeloso, será muito feliz em tudo o que empreender.

1:26 Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua espiritualidade não tem valor real algum!

1:27 A religião que Elohim, o nosso Pai, aceita como sincera e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e, especialmente, não se deixar corromper pelas filosofias mundanas.

2:1 Caros irmãos, como crentes em nosso glorioso Adon Yeshua Messias, não façais acepção de pessoas, tratando-as com preconceito ou parcialidade.

2:2 Se, por assim dizer, entrar na vossa sinagoga, algum homem com anéis de ouro nos dedos, trajando roupas caras, e, ao mesmo tempo, entrar uma pessoa pobre, vestindo roupas velhas e sujas,

2:3 e tratardes com atenção especial ao homem bem trajado e o honrardes dizendo: ´Eis aqui um lugar digno da tua pessoa. Assenta, pois`, mas disserdes ao pobre: ´Tu, podes ficar ali em pé!` ou ´Assenta-te no chão, próximo ao estrado onde ponho os meus pés`,

2:4 não fizestes discriminação preconceituosa e vos tornastes como juízes que usam critérios perversos?

2:5 Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Elohim os que para o mundo são pobres, para serem ricos em emunah e herdeiros do Reino que Ele prometeu aos que o amam?

2:6 Contudo, vós tendes menosprezado o pobre. E não são os ricos que vos oprimem? Não são eles que vos arrastam para os tribunais?

2:7 Não são os ricos que blasfemam o bom nome que sobre vós foi invocado?

2:8 Se vós, entretanto, observais a Torah do Reino, como está registrada na Escritura e que ordena: ´Amarás o teu próximo como a ti mesmo`, então estareis agindo corretamente;

2:9 se, todavia, tratais as pessoas com parcialidade, estareis incorrendo em pecado e sereis condenados pela Torah como transgressores.

2:10 Porquanto, quem obedece a toda a Torah, mas tropeça em apenas uma das suas ordenanças, torna-se culpado de quebrá-la integralmente.

2:11 Pois Aquele que proclamou: ´Não adulterarás`, também ordenou: ´Não matarás`. Ora, se não adulteras, porém cometes um assassinato, te tornaste da mesma forma, transgressor da Torah.

2:12 Falai e procedei com todos, como quem haverá de ser julgado pela lei da liberdade;

2:13 pois será exercido um juízo sem misericórdia sobre quem também não usou de compaixão. A favor triunfa sobre o juízo!

2:14 De que adianta, meus caros irmãos, alguém proclamar sua emunah, se não tem obras? Acaso essa emunah pode salvá-lo?

2:15 Se um irmão ou uma irmã estiverem necessitados de roupa e passando privação do alimento de cada dia,

2:16 e qualquer dentre vós lhes disser: ´Ide em shalom, aquecei-vos e comei até satisfazer-vos`, porém sem lhe dar alguma ajuda concreta, de que adianta isso?

2:17 Desse mesmo modo em relação a emunah: por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

2:18 Entretanto, alguém poderá afirmar: ´Tu tens emunah, e eu tenho as obras; mostra-me tua emunah sem obras, e eu te demonstrarei minha emunah mediante as obras que realizo`.

2:19 Crês, tu, na existência de um só Elohim? Fazes bem! Até mesmo os demônios crêem e tremem!

2:20 Queres pois, assegurar-te, ó homem insensato, de que a emunah sem obras é de fato inútil?

2:21 Ora, não foi Abraão, nosso pai na emunah, justificado por obras, quando ofereceu seu próprio filho Isaque sobre o altar?

2:22 Vês dessa forma que tanto a emunah como as obras estavam agindo juntas, e a emunah foi aperfeiçoada pelas obras.

2:23 Cumpriu-se, assim, a Escritura que declara: ´Abraão creu em Elohim, e isso lhe foi creditado como justiça`, e ele foi chamado amigo de Elohim.

2:24 Observais que uma pessoa é justificada por meio das suas ações, e não simplesmente por dizer que crê.

2:25 Exemplo semelhante é o de Raabe, a meretriz: não foi ela aceita por Elohim pelas obras, quando acolheu os mensageiros de Israel e os conduziu à liberdade por um outro caminho?

2:26 Portanto, assim como o corpo sem espírito está morto, da mesma forma a emunah sem obras está morta.

3:1 Caros irmãos, não vos torneis muitos de vós mestres, porquanto sabeis que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.

3:2 Afinal, todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não peca no falar, tal pessoa é perfeita, sendo igualmente capaz de dominar seu próprio corpo.

3:3 Ora, ao colocarmos freios na boca dos cavalos, para que eles nos obedeçam, conseguimos controlar o animal todo.

3:4 Observai, por exemplo, os navios: embora sejam de grande porte e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, de acordo com a vontade do piloto.

3:5 Do mesmo modo a língua é um pequeno órgão do corpo, no entanto se vangloria de grandes realizações. Vede como um bosque imenso pode ser incendiado apenas por uma fagulha.

3:6 Semelhantemente, a língua é fogo; é um mundo de iniquidade; a língua está localizada entre os órgãos do nosso corpo, e pode contaminar a pessoa por inteiro, e não somente põe completamente em chamas o curso da nossa existência, como acaba, ela mesma, incendiada pelo inferno.

3:7 Pois toda espécie de feras, aves, répteis e criaturas marinhas é possível domar e, de fato, tem sido domada pelos seres humanos;

3:8 a língua, contudo, nenhuma pessoa consegue dominar. É um mal incontrolável, cheia de veneno mortal.

3:9 Com a língua bendizemos o Adon e Pai, porém com ela amaldiçoamos nossos semelhantes, criados à imagem de Elohim.

3:10 Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus queridos irmãos, isso não está certo!

3:11 Acaso pode, uma mesma fonte, jorrar água potável e água salobre?

3:12 Ora, meus irmãos, é possível que uma figueira produza azeitonas ou uma videira, figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode jorrar água doce.

3:13 Quem, dentre vós, é sábio e tem verdadeiro entendimento? Que o demonstre por seu bom proceder cotidiano, mediante obras praticadas com humildade que têm origem na sabedoria.

3:14 No entanto, se abrigas em vosso coração inveja, amargura e ambição egoísta, não vos orgulheis disso, nem procureis negar a verdade.

3:15 Porquanto, esse tipo de sabedoria não vem dos céus, mas é terrena; não é celestial, mas demoníaca.

3:16 Pois, onde existe inveja e rivalidade, aí há confusão e todo tipo de atitudes maléficas.

3:17 Porém, a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura, repleta de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem hipocrisia.

3:18 Ora, a justiça é a colheita produzida por aqueles que semeiam a shalom.

4:1 De onde vêm as batalhas e os desentendimentos que há entre vós? De onde, senão das paixões que guerreiam dentro de vós.

4:2 Cobiçais e nada tendes. Matais e invejais, porém não conseguis obter o que desejais; viveis a brigar e a promover contendas. Todavia, nada conquistais, porque não pedis.

4:3 E quando pedis não recebeis, porquanto pedis com a motivação errada, simplesmente para esbanjardes em vossos prazeres.

4:4 Adúlteros! Ou não estais cientes de que a amizade com o mundo é inimizade contra Elohim? Ora, quem quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Elohim.

4:5 Ou imaginais que é sem razão que a Escritura afirma que o Espírito que Ele fez habitar em nós zela com ciúmes dos seus?

4:6 Todavia, Ele nos outorga favor ainda maior. Por isso, declara a Escritura: ´Elohim se opõe aos arrogantes, mas concede favor aos humildes`.

4:7 Portanto, sujeitai-vos a Elohim. Resisti ao Inimigo, e ele fugirá de vós!

4:8 Achegai-vos a Elohim, e Ele acolherá a todos vós! Pecadores, limpai as vossas mãos, e vós que tendes a mente dividida pelas paixões, purificai o coração,

4:9 entristecei-vos, arrependei e chorai. Abandonai o riso fácil e pranteai, trocai a vossa euforia pelo pesar.

4:10 Humilhai-vos na presença do Adon, e Ele vos exaltará!

4:11 Caros irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem se põe a falar contra algum irmão ou passa a julgar o seu irmão, acaba protestando contra a Torah e a julga também. Ora, se passas a julgar a Torah, cessas de obedecê-la e assumis a posição de juiz.

4:12 Um só é o Legislador e Juiz, Aquele que pode salvar e aniquilar. Tu, no entanto, quem és, para julgar o teu semelhante?

4:13 Agora, prestai atenção, vós que aclamais: ´Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, lá nos estabeleceremos por um ano, negociaremos e obteremos grande lucro`.

4:14 Contudo, vós não tendes o poder de saber o que acontecerá no dia de amanhã. Que é a vossa vida? Sois, simplesmente, como a neblina que aparece por algum tempo e logo se dissipa.

4:15 Em vez disso, devíeis afirmar: ´Se o Adon quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo`.

4:16 Entretanto, estais agora vos orgulhando das vossas capacidades. E toda vantifereth como essa é maligna.

4:17 Refleti sobre isto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado.

5:1 E agora, prestai atenção, vós, os ricos! Chorai e arrependei-vos, porquanto desfavores haverão de cair sobre vós.

5:2 Vossas riquezas apodreceram, e vossas roupas finas desvaneceram, roídas pela traça.

5:3 Vosso ouro e vossa prata, todos estão oxidados. E a ferrugem deles testemunhará contra vós e, assim como o fogo, vos devorará a carne. Tendes acumulado bens demais nestes últimos tempos.

5:4 Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que vós, desonestamente, deixastes de pagar está clamando por justiça; e tais clamores chegaram aos ouvidos do Adon dos Exércitos.

5:5 Tendes vivido regaladamente sobre a terra, satisfazendo todos os vossos desejos, e tendes comido até vos fartardes, como em dias de festa.

5:6 Condenais e matais o justo, sem que ele tenha vos oferecido qualquer resistência.

5:7 Portanto, meus irmãos, sede pacientes até a vinda do Adon. Observai como o lavrador aguarda o precioso fruto da terra, esperando com paciência, até que receba as primeiras chuvas de outono e as que encerram a primavera.

5:8 Sede vós, igualmente, perseverantes. Fortalecei o vosso coração, porquanto a vinda do Adon está próxima.

5:9 Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais também assim julgados. Eis que o Juiz está às portas!

5:10 Irmãos, tomai como exemplo de paciência e perseverança a atitude dos profetas, que pregaram em Nome do Adon, diante do sofrimento.

5:11 Eis que consideramos bem-aventurados todos quantos demonstraram emunah ao atravessar muitas aflições. Tendes ouvido falar a respeito da paciência de Jó e bem sabeis que solução final o Adon lhe providenciou. Ora, o Adon é pleno de compaixão e misericórdia.

5:12 Contudo, meus queridos irmãos; não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, tampouco façais qualquer outro juramento. Seja suficiente a vossa palavra; sendo sim, que seja sim; quando não, não. Procedei assim para não cairdes em condenação.

5:13 Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Há alguém encorajado entre vós? Cante louvores.

5:14 Algum de vós está doente? Chame os presbíteros da congregação, a fim de que estes orem sobre a pessoa enferma, ungindo-a com óleo em o Nome do Adon;

5:15 e a oração, feita com emunah, curará o doente, e o Adon o levantará. E se houver cometido pecados, será perdoado.

5:16 Portanto, confessai vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados. A súplica de uma pessoa justa é muito poderosa e eficaz.

5:17 Elias era uma pessoa frágil como nós. Ele orou fervorosamente, rogando para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio.

5:18 Então, fez outra oração, e os céus derramaram suas chuvas e a terra produziu seus frutos.

5:19 Queridos irmãos, se algum de vós se desviar da verdade e alguém o reconduzir a ela,

5:20 lembrai-vos disto: quem ajudar um pecador a se arrepender do seu mau caminho salvará da morte essa alma e contribuirá para o perdão de uma grande multidão de pecados.


דברי הימים ב - Divre HaYamim Bet (II Crônicas)

7:1 Assim que Salomão concluiu sua oração, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios, e a Glória de YHWH, o SOBERANO, tomou toda a Casa.

7:2 Os sacerdotes não podiam entrar no templo do SOBERANO, porquanto a Glória de YHWH havia enchido o templo.

7:3 Quando os israelitas viram aquele fogo descendo e a Glória de YHWH sobre o templo, ajoelharam-se atônitos no pavimento, com o rosto rente ao chão, adoraram e deram favores ao SOBERANO com grande júbilo, exclamando: ´Pois Ele é bom e Eterno é o seu amor e a sua misericórdia!`

7:4 Em seguida o rei e todo o povo passaram a oferecer sacrifícios diante de YHWH, o SOBERANO.

7:5 O rei Salomão ofereceu em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. Assim o rei e todo o povo formalizaram a dedicação do templo de Elohim.

7:6 Os sacerdotes tomaram seus lugares, bem como os levitas, celebravam e serviam a YHWH com os instrumentos musicais que Davi fabricara para justamente acompanhar os cânticos em louvar e adoração o SOBERANO. E entoavam: ´Porque o seu amor e benignidade duram para sempre!` No outro lado, de frente para os levitas, os sacerdotes tocavam suas trombetas. Todo Israel acompanhava jubiloso e em pé.

7:7 Salomão consagrou também a parte central do pátio que estava diante da Casa de YHWH, porque foi lá que ele ofereceu os holocaustos e as gorduras dos sacrifícios de shalom e comunhão. Pois o altar de bronze que Salomão fizera não podia comportar todo o volume de holocaustos, ofertas de cereal e as porções de gordura.

7:8 Assim, durante sete dias, Salomão com todo o povo de Israel, celebrou a festa; era uma grande multidão, pessoas vindas desde Lebo-Hamat, a entrada de Hamate, ao norte, até a Torrente do Egito, o conhecido ribeiro egípcio, no extremo sul.

7:9 No oitavo dia realizaram uma assembleia solene, porquanto haviam celebrado a dedicação do altar durante sete dias, e a festa se prolongou por mais sete dias.

7:10 No vigésimo terceiro dia do sétimo mês, o rei dispensou o povo para suas casas. E todos se foram, jubilosos e de coração renovado e alegre por tudo quanto o SOBERANO havia proporcionado a Davi, Salomão e a todo Israel, seu povo.

7:11 Assim Salomão terminou a Casa de YHWH e o palácio real. Realizou com êxito tudo quanto havia projetado fazer no templo do SOBERANO, bem como em seu próprio palácio.

7:12 Então aconteceu que o SOBERANO apareceu a Salomão durante a noite e lhe declarou: ´Eis que ouvi a tua oração e escolhi este lugar para mim como Casa de Sacrifício!

7:13 Se Eu fechar o céu para que não derrame a chuva, ou ainda se ordenar aos gafanhotos que devorem a terra, ou mesmo enviar a praga sobre a minha própria gente;

7:14 e se esse meu povo, que se chama pelo meu Nome, se humilhar, orar e buscar a minha face, e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e seus erros e curarei a sua terra.

7:15 De hoje em diante os meus olhos estarão observando e os meus ouvidos atentos às orações que serão realizadas neste lugar.

7:16 Escolhi, pois, e consagrei esta Casa para que o meu Nome habite nele para sempre, e os meus olhos e o meu coração estejam perpetuamente apegados a ele.

7:17 Quanto a ti, se caminhares diante de mim como fez Davi, teu pai, se agires conforme tudo quanto te ordeno e se obedeceres aos meus mandamentos e às minhas normas,

7:18 então consolidarei teu trono real, do mesmo modo como me comprometi com teu pai Davi quando afirmei: ´Jamais te faltará descendência, um filho teu que governe Israel!`

7:19 Entretanto, se vos desviardes e abandonardes os meus estatutos e as minhas orientações, que vos entreguei, e passardes a reverenciar e cultuar outros deuses para os adorardes,

7:20 então vos expulsarei da minha terra que vos outorguei e lançarei da minha presença esta Casa que consagrei ao meu Nome. Reduzirei esse templo à condição de objeto de zombaria entre todos os povos.

7:21 Assim, todos que passarem por essa Casa, agora imponente e majestosa, ficarão perplexos e assustados se questionarão: ´Por que YHWH tratou com tamanha severidade esse país e esse templo?`

7:22 E a explicação que se ouvirá será: ´Porque desprezaram YHWH, o SOBERANO Elohim dos seus antepassados, que os libertou do Egito, e se apegaram a outras divindades, adorando-os e oferecendo-lhes culto; por isso ele trouxe sobre eles toda essa desfavor!``

8:1 Passados vinte anos, durante os quais Salomão construiu a Casa de YHWH, o SOBERANO, e o seu palácio,

8:2 ele reedificou as cidades que Hirão lhe havia entregue, e nelas estabeleceu muitas famílias israelitas.

8:3 Mais tarde atacou a cidade de Hamate-Zobá e a conquistou.

8:4 Também reconstruiu Tadmor, no deserto, e todas as cidades-celeiros que havia edificado em Hamate.

8:5 Reconstruiu Bete-Horom Alta e Bete-Horom Baixa, cidades fortes, com grandes muros, portas e ferrolhos;

8:6 e também Baalate, Adona, e todas as cidades de sua propriedade e que tinham a função de armazenar alimentos para a nação, bem como todas as cidades onde ficavam os carros de guerra, seus condutores e os cavalos. Salomão construiu tudo o que o seu coração desejou em Jerusalém, no Líbano e em todo o território sob o seu domínio.

8:7 Todos os que não eram israelitas, filhos e descendentes dos heteus, amorreus, perizeus, heveus e dos jebuseus,

8:8 que não haviam sido mortos pelos israelenses, foram recrutados em nome do rei Salomão para executarem trabalhos forçados, e assim continuam até nossos dias.

8:9 Contudo, Salomão não obrigou nenhum filho de Israel a trabalhar como escravo; eles se dedicaram a servir ao rei como homens de guerra, chefes de seus capitães, comandantes dos seus carros, condutores e cavaleiros.

8:10 Estes eram os chefes dos oficiais do rei Salomão, duzentos e cinquenta, que presidiam sobre o povo.

8:11 Então Salomão levou a filha do Faraó da Cidade de Davi para o palácio que ele havia edificado para ela, pois decidira: ´Minha esposa não morará no palácio de Davi, rei de Israel, porquanto os lugares nos quais a Arca de YHWH passou são sagrados!`

8:12 Salomão passou a oferecer, então, holocaustos a YHWH sobre o altar de YHWH que havia edificado diante do Pórtico.

8:13 Tudo em conformidade com o ritual cotidiano dos sacrifícios, segundo as orientações de Moisés quanto ao shabbãth, os Shabatot, as neomênias ? as luas novas ? e as três grandes solenidades anuais: a festa dos Ázimos, os pães sem fermento; a festa das Semanas, chamada de Tabernáculos, e a festa das Tendas ou Cabanas.

8:14 De acordo com a ordem de seu pai Davi, escolheu e determinou os grupos de sacerdotes para as suas devidas tarefas, e os levitas para conduzirem o louvor em cooperação com os sacerdotes, conforme as obrigações diárias. Também designou, segundo as suas respectivas classes e grupos, os porteiros das várias portas, tudo de acordo com o que Davi, homem de Elohim, tinha ordenado.

8:15 Os sacerdotes e os levitas foram obedientes, não se desviaram em nada do que o rei lhes ordenou, especialmente no tocante aos tesouros.

8:16 Assim se executou toda a obra planejada por Salomão, desde o dia em que se lançaram os fundamentos do templo do SOBERANO, até a conclusão de toda a construção. E deste modo se completou a edificação da Casa de YHWH, o SOBERANO.

8:17 Depois Salomão partiu e foi a Eziom-Geber e a Elate, cidades situadas no litoral de Edom.

8:18 E Hirão enviou-lhe navios sob o comando de seus próprios marinheiros, homens hábeis e conhecedores dos mares. Eles navegaram com os marinheiros de Salomão até Ofir, e de lá trouxeram quinze mil e setecentos e cinquenta quilos de ouro puro para o rei Salomão.

9:1 A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e veio a Jerusalém para pôr à prova a sabedoria de Salomão, por meio de seus enigmas. Chegou acompanhada de uma grande comitiva e muitos presentes caros: camelos carregados de especiarias e essências aromáticas, muito ouro e pedras preciosas. Assim que se reuniu com Salomão, inquiriu-lhe sobre todos os assuntos que desejava.

9:2 Salomão lhe esclareceu todas as dúvidas; não houve uma só pergunta que Salomão não respondesse satisfatoriamente.

9:3 A rainha de Sabá ficou muito impressionada ao contemplar a sabedoria de Salomão, o palácio que havia construído,

9:4 as iguarias que eram servidas em sua mesa, as acomodações dos seus oficiais, o serviço e os trajes suntuosos dos seus criados e copeiros e os holocaustos que ele oferecia na Casa de YHWH.

9:5 Então declarou a rainha de Sabá ao rei Salomão: ´O que ouvi na minha terra acerca de todas as tuas realizações e da tua esplendida sabedoria era verdade!

9:6 Contudo, eu não acreditava, até que cheguei aqui e o conheci pessoalmente. Com certeza não me contaram metade da grandeza da tua sabedoria. Tu ultrapassaste em muito a fama que ouvi.

9:7 Portanto, bem-aventuradas são as pessoas que te servem! Felizes são estes teus servos, que estão sempre diante de ti, e podem ouvir e apreciar a tua sabedoria!

9:8 Bendito seja YHWH, o SOBERANO teu Elohim, que se agradou da tua pessoa e te colocou no trono dele para reinar por YHWH, pelo teu Elohim. E tudo isso por causa do amor misericordioso de teu Elohim para com Israel e da vontade divina de preservar esse povo para sempre. Eis que o teu Elohim te constituiu rei, com o propósito de manter a justiça e o bem!`

9:9 Em seguida, a rainha entregou a Salomão uma oferta de quatro mil e duzentos quilos de ouro e grande quantidade de especiarias, essências aromáticas raras e pedras preciosas. Nunca se viram tantas e tais especiarias como as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.

9:10 Os marinheiros de Huram, Hirão, e de Salomão trouxeram grande quantidade de ouro de Ofir, madeira fina de junípero e sândalo, e pedras preciosas.

9:11 Com o cipreste de sândalo, o rei fez os degraus da Casa de YHWH e do palácio real, como também as harpas e liras para os músicos. Nunca se tinha visto algo tão deslumbrante em Judá.

9:12 O rei Salomão presenteou a rainha de Sabá com generosidade e lhe deu tudo o que ela desejou e pediu; muito mais do que ela lhe tinha trazido. Então a rainha e seus servos retornaram para o seu país.

9:13 O peso do ouro que se depositava aos pés de Salomão, todos os anos, era de vinte e três mil e trezentos quilos,

9:14 sem contar os impostos pagos pelos mercadores e os comerciantes. De igual forma, os reis árabes e os governadores dos vários distritos do país traziam seus tributos em ouro e prata a Salomão.

9:15 O rei Salomão mandou fazer duzentos grandes escudos de guerra de ouro batido, utilizando três quilos e seiscentos gramas de outro batido na confecção de cada escudo.

9:16 Fez ainda, mais trezentos pequenos escudos de guerra de ouro batido, com um quilo e oitocentos gramas de ouro em cada um, e os dispôs no interior do Palácio da Floresta no Líbano.

9:17 O rei mandou confeccionar também um grande trono de marfim revestido de ouro puro.

9:18 O trono tinha seis degraus e um estrado de ouro, que eram unidos ao trono, e de ambos os lados tinha braços junto ao lugar do assento, as esculturas de dois leões em pé, de um e de outro lado, sobre os degraus. Nunca se havia construído nada igual em reino algum da terra.

9:19 Mais doze leões em pé foram posicionados de um e de outro lado, sobre os seus degraus. Nada semelhante havia sido construído em nenhum outro reino conhecido.

9:20 Todas as taças do rei Salomão eram de ouro puro, bem como todos os utensílios do Palácio da Floresta do Líbano. Não havia nada de prata, porquanto a prata quase não tinha valor comercial na época de Salomão.

9:21 Afinal, o rei tinha uma frota de navios mercantes tripulados pelos melhores marinheiros cedidos pelo rei Hirão. A cada três anos, esses navios regressavam de Társis trazendo grande quantidade de ouro, prata, marfim, além de animais exóticos como macacos e pavões.

9:22 O rei Salomão tornou-se o homem mais rico e mais sábio da terra, superando em muito os reis de seu tempo.

9:23 Todos os reis da terra solicitavam audiências para aconselhamento com o rei Salomão, todos disputavam ouvir da sabedoria que Elohim fazia brotar dos lábios do rei a quem ungira.

9:24 Ano após ano, todos os seus nobres consulentes depositavam aos pés do rei seus muitos e valiosos presentes: objetos de ouro, prata, mantos riquíssimos, armas, especiarias, essências aromáticas raras, cavalos e mulas.

9:25 Salomão possuía quatro mil estábulos para abrigar seus inúmeros cavalos e carros militares, e doze mil homens especializados na condução desses carros, dos quais mantinha uma parte nas guarnições de algumas cidades estratégicas e outra parte próximo a ele, na Cidade de Jerusalém.

9:26 Ele exercia total domínio sobre todos os reis do Rio, isto é, da região do rio Eufrates, até a terra dos filisteus, e até a fronteira do Egito.

9:27 A riqueza de Salomão era de tal ordem que tornou a prata tão comum em Jerusalém como as pedras; e o cedro tão numeroso quanto os sicômoros da baixada, as figueiras bravas de Sefelá, planície de Judá.

9:28 Salomão mandava importar os melhores cavalos das terras de Muzur, Egito, da região da Cilícia e de vários outros países.

9:29 O restante dos atos de Salomão, bem como todos os acontecimentos importantes de seu reinado, desde suas primeiras ações até as últimas, estão todos escritos nos relatos do profeta Natã, nas profecias do silonita Aías e nas palavras do vidente Ido em relação a Jeroboão, filho de Nebate.

9:30 Salomão reinou quarenta anos sobre todo o Israel, na Cidade de Jerusalém.

9:31 Ele repousou com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi, seu pai. Em seguida, seu filho Rehavam, Roboão, tornou-se o sucessor do seu trono.


תהלים - Tehillim (Salmos)

136:1 Rendei favores ao SOBERANO porque Ele é bom, porquanto seu amor leal dura para sempre.

136:2 Louvai ao Elohim dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre.

136:3 Dai favores ao SOBERANO dos senhores, pois o seu amor dura eternamente!

136:4 Ao único que realiza grandes maravilhas. A sua misericórdia é perpétua:

136:5 fez os céus com sabedoria, porque seu amor é para sempre,

136:6 firmou a terra sobre as águas, porque seu amor é para sempre.

136:7 Fez grandes luminares: porque seu amor leal é para sempre,

136:8 o sol, para presidir o dia, porque seu amor é para sempre,

136:9 a lua e as estrelas, para comandarem a noite, porque o seu amor é para sempre.

136:10 Feriu o Egito nos seus primogênitos, porque seu amor justo é para sempre,

136:11 libertou Israel do meio deles, porque seu amor é para sempre,

136:12 com mão forte e braço estendido, porque seu amor é para sempre.

136:13 Dividiu ao meio o mar Vermelho, porque seu amor é para sempre,

136:14 fez passar Israel no meio dele, porque seu amor é para sempre,

136:15 lançou Faraó e seu exército no mar Vermelho, porque seu amor é para sempre.

136:16 Conduziu seu povo pelo deserto, porque seu amor é para sempre,

136:17 feriu grandes reis, porque seu amor é para sempre,

136:18 tirou a vida de governantes poderosos, porque seu amor é para sempre:

136:19 Seom, rei dos amorreus, porque seu amor é para sempre,

136:20 e a Ogue, rei de Basã, porque seu amor é para sempre.

136:21 Depois deu a terra deles como despojos, porque seu amor é para sempre,

136:22 em herança a Israel, seu povo, porque seu amor é para sempre.

136:23 Em nossa humilhação, lembrou-se de nós, porque seu amor é para sempre.

136:24 Ele nos libertou dos nossos adversários, porque seu amor é para sempre.

136:25 Dá alimento a toda criatura, porque seu amor é para sempre.

136:26 Louvai o Elohim dos céus! Porquanto, seu amor leal permanece pela eternidade.

137:1 Junto aos rios da Babilônia sentamo- nos a chorar, com saudade de Sião.

137:2 Nos salgueiros que lá existiam, pendurávamos as nossas harpas,

137:3 pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam para entoar belas canções, e os nossos opressores, que fôssemos alegres, exclamando: ´Entoai-nos algum dos cânticos de Sião!`

137:4 Como, porém, haveríamos de cantar as canções do Eterno numa terra estranha?

137:5 Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se paralise minha mão direita!

137:6 Pegue-se minha língua ao céu da boca, se não me recordar de ti; se não elevar Jerusalém

137:7 Contra os filhos de Edom, lembra-te, SOBERANO, daquele dia em que Jerusalém foi

137:8 Filha da Babilônia, devastadora, bemaventurado aquele que te der a paga de tudo quanto nos fizeste!

137:9 Feliz aquele que agarrar os teus descendentes e os despedaçar contra a rocha!

138:1 Um salmo de Davi. Eu te louvo, ó SOBERANO, de todo o meu coração; canto teus louvores na presença dos poderosos.

138:2 Prostro-me perante o teu kadosh templo e louvo o teu Nome, por teu amor e fidelidade; pois exaltaste acima de todas as alturas o teu Nome e a tua Palavra!

138:3 No dia em que te invoquei, tu me respondeste, concedendo-me força e coragem.

138:4 Louvem-te, SOBERANO, todos os reis da terra, quando ouvirem as promessas de tua boca!

138:5 Celebrem eles os caminhos do SOBERANO: ´Grande é a tifereth do SOBERANO!`

138:6 Pois o SOBERANO é excelso, mas vê os humildes, e de longe reconhece o altivo.

138:7 Se eu andar em meio à angústia, tu me fazes reviver; estendes tua mão contra a ira dos meus inimigos, e tua destra me salva.

138:8 O SOBERANO me assistirá até o fim. Ó Eterno, teu amor dura para sempre: não abandones as obras das tuas mãos!


עמוס - Ahmos (Amós)

1:1 Profecias anunciadas por ´Amôwc, Amós, Encargo Pesado, criador de ovelhas em Tecoa, sobre as visões que teve a respeito de Israel, dois anos antes do grande terremoto. Nessa época, Uzzyâh, Uzias, Minha Força é YHWH, era rei de Judá, e Iarovam ben Ioash, Jeroboão filho de Jeoás, O Povo Lutará, era rei de Israel.

1:2 E estas foram as suas palavras: ´Eis que YHWH brada de Tsión, Sião e troveja de Jerusalém; os pastores contemplam os áridos campos e lamentam, o topo do Carmelo já está todo seco!`

1:3 E assim vem a Palavra do SOBERANO avisando: ´Por três transgressões de Damasco e ainda mais por uma quarta falta, não retirarei seu juízo e castigo. Porquanto passou por sobre Gileade como quem trilha as espigas caídas ao chão no tempo da ceifa.

1:4 Por isso porei fogo ao palácio de Hazael, e as chamas consumirão todos de sua casa real, e também as fortalezas do rei Ben-Hadade.

1:5 Arrombarei as portas de Damasco; eliminarei o morador de Biqueate-Áven, Vale da Iniquidade, e o que tem o cetro de Bete-Éden, Casa do Prazer. O povo de Aram, Síria, irá para o cativeiro em Kir, Muralha!` Palavra de YHWH.

1:6 Eis que assim revela o Eterno: ´Pelas três transgressões de Gaza, sim, e ainda por um quarto pecado, não lhe anularei a punição devida. Porque levou cativas as comunidades inteiras e as vendeu a Edom.

1:7 Por tudo isso atearei fogo aos muros de Gaza, e as chamas extinguirão as suas fortalezas.

1:8 Destruirei o rei e a população de Asdode, e aquele que possui o cetro real em Ashkelon, Ascalom. Eis que levantarei a minha mão contra Ecrom, até que pereça o último dos filisteus!` Afirma Adonai, o SOBERANO.

1:9 Assim declara YHWH: ´Por três transgressões de Tiro, e ainda mais por uma quarta falta, não deixarei de enviar-lhe o castigo que merece. Afinal, entregou toda uma comunidade de prisioneiros a Edom e nem se lembraram da aliança de irmãos que haviam estabelecido.

1:10 Por essa razão porei fogo nos muros de Tiro, e as chamas aniquilarão todas as suas fortalezas!`

1:11 Assim afirma YHWH: ´Por três transgressões de Edom, e ainda mais por uma quarta falta, não lhes cancelarei o devido castigo. Porquanto perseguiu seu próprio irmão com ódio no coração e espada na mão, despedaçando corpos sem piedade e assegurando para sempre a sua ira.

1:12 Atearei fogo em Temã, e as chamas exterminarão as fortalezas de Bozra!`

1:13 E assim assegura YHWH: ´Por três transgressões de Amom, e ainda mais por uma quarta falta, não os pouparei do castigo devido; pois chegaram ao ponto de rasgarem ao meio o ventre das grávidas de Gileade, a fim de ampliar as suas fronteiras.

1:14 Portanto, atearei fogo aos muros de Rabá, e as chamas devorarão as suas fortalezas em meio a brados de guerra no dia da grande batalha, em meio aos fortes ventos no Dia da tempestade.

1:15 O seu rei será desterrado, ele e toda a sua corte irão para o exílio!` Eis que Eu, YHWH, tenho dito.

2:1 Assim afirma YHWH: ´Por três transgressões de Moabe e ainda mais por uma quarta falta, não sustarei o castigo a ele reservado; porque queimou os ossos do rei de Edom, até reduzi-los a cal.

2:2 Por essa razão, atearei fogo a Moabe, e as chamas aniquilarão todos os seus palácios fortificados em Queriote, e Moabe cairá morto em meio a grande tumulto, com gritos de guerra e ao som de perigo do Shofar, trombeta.

2:3 Exterminarei o seu juiz governante e com ele matarei todos os príncipes e líderes do povo!` Afirma YHWH.

2:4 Assim declara YHWH: ´Pelas três transgressões de Judá, sim, e por mais um quarto pecado, não cancelarei a punição que lhe é devida; porquanto rejeitaram a Torá, Torah, de YHWH, do SOBERANO, e não obedeceram aos seus decretos, mas se deixaram iludir por imagens e objetos idólatras, repetindo o mesmo caminho de mentiras feito por seus pais e antepassados.

2:5 Portanto, atearei fogo a Judá, e as chamas extinguirão as fortalezas e palácios de Jerusalém!`

2:6 E assim afirma YHWH: ´Por três transgressões de Israel, e ainda mais por um quarto pecado, não sustarei o castigo que lhes determinei; pois chegam a vender o justo por prata, e trocam o pobre por uma par de sandálias.

2:7 E mais, pisam a cabeça dos necessitados do mesmo jeito que pisam sobre o pó da terra. Negam o direito e a justiça aos oprimidos. Pai e filho deitam-se com a mesma mulher, profanando assim o meu kadosh Nome.

2:8 Prestam culto diante de qualquer altar, e se assentam sobre roupas tomadas como penhor ilícito. Comem dos sacrifícios oferecidos aos ídolos; e, para comprar o vinho que bebem no templo de suas divindades, usam a prata que tomaram mediante multas injustas.

2:9 Fui Eu que exterminei os amorreus diante dos olhos de Israel, embora fossem homens altos como o cedro e fortes como o carvalho; eis que destruí seu fruto na parte de cima e suas raízes na parte de baixo.

2:10 Eu, pessoalmente, vos tirei da terra do Egito e vos conduzi no deserto por quarenta anos, para que possuísseis as terras dos amorreus.

2:11 Escolhi alguns de vossos filhos para serem profetas, e alguns de vossos jovens para se consagrarem como nazireus. Agora, pois, respondei! Não foi de fato assim, ó israelitas?` Oráculo de YHWH.

2:12 Contudo, fizestes com que os nazireus bebessem vinho e ordenastes aos profetas: ´Não profetizeis!`

2:13 Agora, pois, Eu vos triturarei em vossa própria cidade como uma carroça esmaga os pedregulhos quando passa pelo caminho carregada de trigo.

2:14 Sendo assim, o mais esperto não escapará, tampouco o forte não conseguirá reunir as suas forças, e ao guerreiro não lhe será possível salvar a própria vida.

2:15 O arqueiro não manterá a sua posição, o que corre não se livrará, e o cavaleiro não poderá salvar a si mesmo;

2:16 naquele terrível Dia, o mais corajoso entre os valentes fugirá completamente despido!` Assevera o SOBERANO.

3:1 Ó povo de Israel, escutai atentamente o que YHWH Elohim, Elohim, fala contra vós, contra toda esta Casa que tirei do Egito:

3:2 ´Atentai para o fato de que Eu escolhi tão somente vós entre todas as famílias da terra; por isso Eu mesmo vos castigarei por todas as malignidades que cometestes!`

3:3 Ora, duas pessoas poderão caminhar lado a lado se não tiverem de acordo?

3:4 O leão rugirá na floresta sem que tenha uma presa em vista? O leão novo ruge em sua toca se nada caçou?

3:5 Cai o pássaro numa arapuca que não foi armada? Será que uma armadilha se desarma sem que nada tenha ficado preso dentro dela?

3:6 Alguém tocará o Shofar, trombeta, na cidade sem que o povo se assuste e fique preocupado? Pode ocorrer alguma desfavor na cidade sem que o próprio YHWH tenha ordenado?

3:7 Com certeza Adonai, o SOBERANO Soberano, não realizará nada sobre a terra sem primeiro revelar os seu desígnio aos seus servos escolhidos, os profetas.

3:8 Ora, o leão rugiu, quem não temerá? YHWH Adonai, Elohim Soberano, falou, quem não profetizará as suas palavras?

3:9 Sendo assim, proclamai nas fortalezas de Asdode e nos palácios da terra do Egito, e dizei: ´Ajuntai-vos sobre os montes de Samaria a fim de observardes os grandes tumultos que ocorrem ali, e quanta opressão existe no meio do seu povo!`

3:10 ´Eis que eles não sabem agir de acordo com o direito!` Afirma o SOBERANO, ´essa gente, que acumula em seus palácios o que roubam e saqueiam.`

3:11 Portanto, assim declara YHWH, o Soberano: ´Um inimigo cercará toda a tua terra; destruirá as tuas fortalezas e saqueará os teus palácios!`

3:12 Assim afirma o SOBERANO: ´Do mesmo modo como um pastor consegue salvar da boca de um leão faminto apenas duas pernas e uma orelha de sua ovelha, assim também serão livrados apenas alguns israelitas que moram em Samaria, com um pedaço do leito e uma almofada de Damasco.

3:13 Ouvi e protestai contra a linhagem de Jacó, diz YHWH Adonai, Elohim! O SOBERANO, o Elohim dos Exércitos:

3:14 ´No dia em que Eu castigar Israel por causa dos seus erros e pecados, arrebentarei os altares de Betel; as pontas do altar serão cortadas e jogadas no chão.

3:15 Derrubarei a casa de inverno juntamente com a casa de verão; as casas adornadas de marfim serão, igualmente, destruídas, e as mansões ficarão completamente arrasadas e desaparecerão!` Garante YHWH, o SOBERANO.

4:1 Ouvi, pois, esta advertência: ó pârâh, novilhas de Bâshân, Basã, Prolífico; que estais no monte de Samaria, e que continuas a oprimir os pobres, esmagais os necessitados e ordenam aos senhores deles: ´Trazei bebidas! Alegremo-nos!`

4:2 O meu SOBERANO, YHWH, jurou pela sua santidade: ´Eis que virão dias em que vos levarão cativos com ganchos, e os últimos de vós por meio de anzóis!

4:3 Cada um de vós sairá pelas brechas do muro, e serão atirados na direção do Harmom, ó montanha de opressão!` Garante YHWH.

4:4 ´Vinde a Betel e entregai-vos ao pecado; ide a Gilgal e multiplicai vossas transgressões! Apresentai os vossos sacrifícios a cada manhã, e os vossos dízimos de três em três dias!

4:5 Queimai pão fermentado como oferta de gratidão e proclamai em toda parte vossas ofertas voluntárias; anunciai-as, pois tendes prazer nisso, ó israelitas!` Denuncia o SOBERANO.

4:6 ´Foi exatamente por isso que vos deixei de dentes limpos, isto é, sem alimentos nas vossas cidades, e total falta de pão em toda parte; contudo, vós, ainda assim não vos convertestes a mim!` condena YHWH.

4:7 ´Também fui Eu que retive a chuva quando ainda faltavam três meses para a colheita. Mandei chuva a uma cidade, mas não a outra. Uma plantação recebeu chuva; outra nada teve e secou.

4:8 O povo de duas ou três cidades vagava, andando de uma cidade a outra, em busca de um pouco de água para beber, mas não conseguiu matar a sede; e ainda assim, vós não refletistes nem voltastes para mim!` Reclama o SOBERANO.

4:9 ´Muitas vezes repreendi os vossos jardins, hortas e vinhas, por intermédio de pragas e ferrugens. Gafanhotos devoraram as vossas figueiras e oliveiras, mas ainda assim, não vos convertestes a mim!` Afirma YHWH.

4:10 ´Mandei pragas contra vós, como fiz no Egito; matei vossos jovens ao fio da espada e permiti que vossos cavalos fossem sequestrados; fiz com que sentísseis em vossos próprios narizes o mau cheiro causado pela quantidade de cadáveres largados nas ruas de vossos acampamentos, e mesmo assim, não refletistes nem voltastes para mim!` Aponta o SOBERANO.

4:11 ´Devastei algumas de suas cidades, como arrasei Sodoma e Gomorra. Eis que tais cidades destruídas ficaram como um tição retirado da fornalha, e ainda assim, não vos convertestes a mim!` Acusa YHWH.

4:12 ´Ora, por esse motivo ainda seguirei te castigando, ó Israel; e, porque Eu farei isto contigo, prepara-te para encontrares com o teu Elohim, Elohim, ó Israel!`

4:13 Aquele que cria e da forma aos montes, faz e controla os ventos, revela os seus desejos e pensamentos ao ser humano. Aquele que é capaz de transformar o raiar do dia em trevas, e pode pisar as montanhas da terra: YHWH, Elohim, Elohim dos Exércitos, é o seu Nome.

5:1 Ouvi, portanto, esta Palavra que vos trago como lamento a respeito da vossa situação, ó Casa de Israel!

5:2 Eis que a virgem de Israel caiu! Nunca mais se erguerá! Está desprezada em sua própria terra; ficou abandonada e ninguém a levantará.

5:3 Porquanto assim determina YHWH, Adonai Elohim: Na cidade da qual saem mil para servir ao exército, restarão cem; e naquela da qual saem cem, somente dez voltarão vivos para casa.

5:4 Pois esta é a convocação de YHWH à nação de Israel: ´Buscai-me e vivei!`

5:5 Entretanto, não busqueis Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba; porque Gilgal com toda a certeza será levada para o cativeiro, e Betel será reduzida a pó!

5:6 Portanto, buscai o SOBERANO e vivei; para que ele não extermine os descendentes de José como um terrível fogo devastador, e não haja como apagá-lo em toda Betel.

5:7 Ó vós, que transformais o direito em injustiça e amargura, e ainda lançais por terra a retidão e o bom senso!

5:8 Aquele que criou as Plêiades, Kiymah, as sete estrelas, e Kesiyl, Órion, e é poderoso para fazer brotar das trevas o raiar do dia, e transformar o dia claro em noite escura; que chama as águas do mar e as espalha como deseja sobre a face da terra; YHWH é o seu Nome!

5:9 Ele promove repentina destruição sobre a fortaleza, e a calamidade vem sobre a cidade fortificada.

5:10 Os israelitas odeiam aqueles que defendem o direito e a justiça à porta da cidade, isto é, no tribunal; e detestam aquele que fala a verdade.

5:11 Sendo assim, considerando que esmagais o pobre e necessitado, e exigis dele tributo de trigo, embora tenhais edificado casas de pedras lavradas, não habitareis nelas; embora tenhais plantado vinhas nobres, não bebereis do seu vinho.

5:12 Porquanto Eu conheço bem todas as vossas transgressões, quantos e quão grandes são todos os vossos pecados! Eis que afligis o justo, aceitais suborno e negais o direito e a justiça aos necessitados que clamam junto ao portão da cidade.

5:13 Sendo assim, naquela época, quem for sábio e prudente guardará silêncio, porque será um tempo muito hostil.

5:14 Buscai o bem e jamais o mal, para que vivais; e assim YHWH, o SOBERANO Elohim dos Exércitos, estará permanentemente convosco, como costumais afirmar.

5:15 Odiai, pois, o mal; amai profundamente o bem, e estabelecei plena justiça nos tribunais às portas das cidades! É possível que YHWH, o SOBERANO Elohim dos Exércitos, se compadeça do remanescente de José.

5:16 Portanto, assim declara YHWH, o SOBERANO Elohim dos Exércitos, Adonai: ´Haverá pranto e lamento em todas as praças, e exclamarão em todas as ruas: ´Ai! Ai! Quanta tristeza!` E chamarão o lavrador para que chorar, e os pranteadores para se lamentar.

5:17 Haverá lamentos em todas as vinhas, pois passarei no meio de vós com espada!` Adverte YHWH.

5:18 Ai de vós que desejais o Dia de YHWH, o SOBERANO! Para que quereis apressar a chegada do Dia do SOBERANO? Ora, será um Yown, um tempo, de trevas e não de luz!

5:19 Será como se uma pessoa fugisse de um leão e se deparasse com um grande urso feroz; como se alguém entrasse em sua casa e, encostando a mão na parede, fosse picado por uma serpente!

5:20 O Dia de YHWH será sim, de trevas, e não de luz! Uma escuridão absoluta, sem um raio de claridade.

5:21 ´Ai, ai! Eu odeio e ignoro as vossas festas religiosas; também não suporto as vossas assembleias solenes.

5:22 Ainda que me ofereçais holocaustos, vossos sacrifícios queimados, com vossas ofertas de cereais, não me agradarei disso tudo; tampouco olharei para as ofertas de shalom e comunhão, mesmo que sejam de vossos melhores animais de engorda.

5:23 Afastai, pois, da minha pessoa o som dos vossos cânticos, porque não ouvirei as melodias das vossas liras.

5:24 Em vez disso, deixai correr livre o direito como um rio caudaloso, e a justiça como um ribeiro eterno!

5:25 Ora, foi a mim que trouxestes vossos sacrifícios e ofertas durante os quarenta anos de caminhada no deserto, ó nação de Israel?

5:26 Não! Não foi! Carregastes sim, o vosso rei Sicute, e Quium, vosso deus-estrela, imagens idólatras que construístes para vós mesmos!

5:27 Por esses motivos todos Eu vos mandarei para o cativeiro, para o exílio além de Damasco!` Assevera o SOBERANO, cujo nome é YHWH Elohim, Elohim dos Exércitos.

6:1 Ai, ai, dos que vivem tranquilos em Sião, e dos que se sentem seguros no monte de Samaria. Ora, vós, homens notáveis da primeira entre todas as nações, aos quais o povo de Israel recorre!

6:2 Passai a Calné e vede; ide dali à grande Hamate; depois descei a Gate dos filisteus; acaso elas são melhores que estes reinos? Os seus territórios são maiores que os vossos?

6:3 Imaginais que podeis estar afastando o Dia mau, mas na realidade estão atraindo o império do terror sobre vós!

6:4 Ai dos que hoje se deitam em camas de marfim e se espreguiçam confortavelmente sobre seus belos sofás, e comem os melhores cordeiros tirados do rebanho, e os novilhos mais gordos.

6:5 Dedilham suas liras como Davi e improvisam cânticos em vários instrumentos musicais.

6:6 Que bebem vinho em grandes taças e se ungem com o melhor óleo, mas não se incomodam com a ruína de José.

6:7 Por essa razão estareis entre os primeiros a serem presos e expatriados; então cessarão os banquetes dos que vivem folgadamente.

6:8 Eis que YHWH Elohim jurou por si mesmo! Assim declara YHWH, o SOBERANO Elohim dos Exércitos: ´Detesto a arrogância de Jacó e odeio os seus palácios; por isso entregarei a cidade e tudo o que nela há!`

6:9 Se dez homens forem deixados numa casa, eles não escaparão da morte!

6:10 E se um parente que tiver que queimar os corpos vier tirá-los da casa e indagar a alguém que ainda estiver se refugiando ali: ´Há, porventura, mais alguém convosco?`, e a resposta que se ouvir for: ´Não!`, então ele lhe replicará: ´Cala-te! Porquanto não devemos sequer mencionar o Nome de YHWH!`

6:11 Porquanto YHWH ordenou expressamente, e ele mesmo despedaçará a casa grande e reduzirá a pó a casa pequena!

6:12 Porventura galopam os cavalos sobre os rochedos? Poderá alguém lavrar ali com uma junta de bois? Mas vós transformastes o direito em veneno, e o fruto da justiça em amargura;

6:13 vós, que vos alegrais pela conquista de Lo-Debar, Nulidade, e ainda exclamais: ´Por ventura não tomamos Carnaim, Cifres de poder, mediante a nossa própria força?`

6:14 Ó Casa de Israel, diz YHWH, o SOBERANO Elohim dos Exércitos: ´Levantarei contra vós uma nação pagã, e ela vos oprimirá desde Lebo-Hamate, no norte do Líbano, até o riacho de Arabá que corre para o mar Morto.

7:1 YHWH, o SOBERANO me deu a seguinte visão: Ele estava preparando enxames de gafanhotos depois da colheita do rei, justo quando brotavam a segunda safra e a relva da primavera.

7:2 Então, logo depois que os gafanhotos devoraram todas as plantas dos campos, eu clamei: ´Ó YHWH, Adonai, Soberano, rogo-te, perdoa! Se a calamidade continuar como Jacó poderá sobreviver? Considerai o quanto ele é frágil!

7:3 E YHWH demonstrou nâcham, arrependimento e compaixão, e afirmou: ´Eis que isto não ocorrerá!`

7:4 Então o SOBERANO, Adonai, revelou-me também que, para o julgamento, estava convocando o fogo, o qual secou o grande abismo e devorou a terra.

7:5 Então eu roguei novamente: ´Ó Adonai, Soberano SOBERANO! Eu te suplico que pares agora! Como Jacó poderá suportar tudo isso? Ele é pequeno demais!`

7:6 E YHWH sentiu nâcham, compaixão e arrependimento, e garantiu: ´Eis que isso também não acontecerá!`

7:7 Em seguida o SOBERANO me fez ver mais isso: O Eterno com um prumo na mão, estava junto a um muro construído sob o rigor de medidas exatas.

7:8 E YHWH me indagou: ´Amós, que vês?` Ao que respondi: ´Um prumo` E Adonai me explicou: ´Observa que colocarei o prumo entre as pessoas que constituem o meu povo Israel; e nunca mais vou poupá-lo!

7:9 Mas os altares idolatras de Isaque serão destroçados, e os santuários de Israel se tornarão um monte de entulho; Eu me levantarei com a espada do juízo contra a dinastia de Jeroboão!`

7:10 Então o sacerdote de Betel, Amazias, mandou esta mensagem a Jeroboão, rei de Israel: ´Eis que Amós está tramando uma conspiração contra ti no centro de Israel. A nação não saberá combater as suas palavras e se deixará influenciar por ele!

7:11 Amós anda pregando nestes termos: ´Jeroboão tombará ao fio da espada, e com toda certeza, Israel será levado cativo para fora da sua terra!``

7:12 Mais tarde Amazias expulsou Amós, dizendo: ´Vai embora, vidente! Retira-te depressa e vai profetizar em Judá; vai ganhar teu pão por lá com tuas palavras!

7:13 De agora em diante, não profetizarás mais em Betel, porque é o santuário onde o nosso rei adora e o principal templo do reino!`

7:14 Diante disso, eis o que Amós respondeu a Amazias: ´Eu não sou profeta, nem filho de profeta, não faço parte de nenhuma escola de profetas; sou apenas um criador de gado e faço colheita de sicômoros, figos silvestres.

7:15 Entretanto, YHWH me chamou e me tirou do serviço junto ao rebanho e me ordenou: ´Vai agora! E profetiza a Israel, o meu povo!`

7:16 Sendo assim, eis que tu ouvirás a Palavra de YHWH, o SOBERANO, neste momento! Tu dizes: ´Não profetizes contra Israel, nem fales contra a Casa de Isaque`

7:17 Mas, eis que YHWH te sentencia, dizendo: ´Tua esposa se prostituirá na cidade, e teus filhos e filhas morrerão pela espada, e tua terra será loteada; e tu morrerás numa terra tâme`, pagã, e Israel certamente será levado cativo para o exílio distante!``

8:1 Eis que YHWH, o SOBERANO Elohim, me mostrou um cesto de frutas de verão e me indagou:

8:2 ´Amós, o que vês?` Ao que eu lhe respondi: ´Um cesto de frutas maduras` Então o SOBERANO me revelou: ´Pois bem, eis que chegou o fim do meu povo Israel; nunca mais mudarei de ideia para perdoá-lo!

8:3 Mas, naquele Dia, os cânticos no templo se tornarão expressões de pesar e lamento. Muitos serão os cadáveres; enorme quantidade de corpos jogados por todos os lugares! Silêncio absoluto!`

8:4 Ouvi isto com atenção! Vós que esmagais os necessitados e destruís os pobres da terra,

8:5 murmurando: ´Quando acabará a lua nova para que vendamos o cereal? E a que horas terminará o período do shabbãth, shabat, para que possamos comercializar o trigo, diminuindo o efa, a medida, e aumentando o siclo, o preço; enganando a muitos com balanças adulteradas,

8:6 e assim podendo comprar o pobre mediante a prata para que se torne servo, e o necessitado por um par de sandálias, vendendo até palha de trigo?`

8:7 YHWH jurou contra a arrogância de Jacó: ´Jamais esquecerei de nenhum dos atos que eles praticaram.

8:8 Porventura não estremecerá toda a terra por causa disso? Não pranteará todo aquele que nela habita? Certamente toda esta terra se erguerá como o Nilo, será agitada e logo em seguida afundará como o próprio ribeiro do Nilo!`

8:9 ´Eis que naquele grande Dia`, assegura YHWH, o Soberano: ´Farei o sol se pôr ao meio-dia, e em plena luz do dia escurecerá toda a terra!

8:10 Transformarei as suas festas sagradas em velório, e todos os seus cânticos de júbilo em murmúrios de pesar. Farei com que todos vistam roupas de luto e rapem a cabeça em sinal de profundo lamento. Farei daquele Dia, um dia de dor e luto por um filho único, e o final desse dia, como uma tarde de profunda amargura!`

8:11 ´Eis que estão chegando os dias`, previne o SOBERANO, Adonai, ´em que mandarei a fome sobre toda esta terra; não simplesmente a fome por comida, nem a sede de água; mas a fome e a sede de ouvir e se alimentar da Palavra do SOBERANO.

8:12 Os homens vaguearão de um mar a outro, do Norte ao Oriente, buscando a Palavra de YHWH, mas não lhes será possível encontrar.

8:13 Naquele Dia as moças bonitas, e os rashalomes vigorosos desmaiarão de sede.

8:14 Aqueles que juram por Asima e outros deuses pagãos, vergonha e pecado de Samaria, e os que proferem: ´Juro pelo nome do seu deus, ó Dã` ou ainda ´Juro pelo poder de Berseba`, todos tombarão ao fio da espada para nunca mais se levantar!`

9:1 Eis que contemplei Adonai, meu Elohim, junto ao Altar, e ele me ordenou: ´Bate no topo das colunas para que tremam os umbrais; e despedaça-os sobre a cabeça de todos os presentes; quanto as pessoas que sobrarem Eu as matarei ao fio da espada. Ninguém conseguirá fugir, nenhum deles escapará!

9:2 Mesmo que escavem até o Sheol, as profundezas, dali a minha mão os alcançará e os tirará; ainda que subam aos céus, de lá os farei descer.

9:3 Se tentarem se esconder no topo do Carmelo, lá os caçarei e os prenderei. Se buscarem as profundezas do mar para se ocultarem dos meus olhos, darei ordem à grande Serpente, e ela os morderá.

9:4 Ainda que sejam levados ao cativeiro por seus inimigos, ali ordenarei que a espada os extermine. Eis que me colocarei em vigilância permanente para lhes fazer o mal e não o bem!`

9:5 Pois Adonai, o SOBERANO dos Exércitos, é o que toca a terra, e ela se derrete, e todos os seus habitantes pranteiam; Adonai ergue toda a terra como o Nilo, e depois diminui suas águas como o ribeirão do Egito.

9:6 Ele constrói suas câmaras no céu e firma a sua abóbada sobre a terra; ele reúne as águas do mar e as espalha como deseja sobre toda a superfície da terra. YHWH é o seu Nome!

9:7 ´Ó israelitas, não sois vós para comigo como os etíopes? Porventura não livrei Israel da terra do Egito, e os filisteus de Caftor, Creta, e os sírios de Quir?

9:8 Ora, os olhos de Elohim, Adonai, estão contra este reino pecador, e Eu o eliminarei da face da terra; mas não destruirei por completo a Casa de Jacó!` Assegura YHWH.

9:9 ´Porquanto darei ordens e sacudirei a Casa de Israel entre todas as nações, do mesmo modo que se sacode o grão na peneira; contudo, nem um só grão cairá sobre a terra!

9:10 Todos os pecadores que há no meio do meu povo serão exterminados por meio da espada do juízo, os quais alegam: ´A desfavor jamais nos atingirá, tampouco seremos encontrados por ela!`

9:11 Eis, portanto, que naquele Dia levantarei a Tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver danificado, e restaurarei as suas ruínas. Eu mesmo a reerguerei, para que seja tão exuberante quanto foi nos dias antigos;

9:12 para que eles possuam o restante de Edom e todas as nações chamadas pelo meu Nome!` Garante YHWH, que cumprirá todas essas promessas!

9:13 ´Os dias estão chegando`, afirma o SOBERANO, ´em que o que lavra seguirá logo após o que colhe, e o que pisa uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão vinho novo e saboroso, e todas as colinas se derreterão!

9:14 Então trarei de volta Israel, o meu povo expatriado terá nova sorte, eles haverão de reconstruir as cidades a partir de suas ruínas e nelas habitarão em shalom. Plantarão vinhas e beberão do seu bom vinho; cultivarão pomares e comerão do seu fruto.

9:15 Assim haverei de plantá-los no seu território, para nunca mais serem desarraigados da terra que lhes outorguei!` Assegura YHWH, o seu Elohim, Elohim.


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
“Mantidos na aliança de seus antepassados, amados, abençoados, multiplicados, filhos abençoados, trabalho próspero, mais abençoados que todos os povos, férteis, saudáveis e conquistadores(vitoriosos sobre os povos)”. Qual a condição a este povo ter todas essas promessas e será que isso também nos alcança? Analise!

2º) Assim como o povo hebreu tememos nossos desafios(inimigos) pois aos nossos olhos somos pequenos e fracos diante dos gigantes do dia a dia. Como podemos combater esse “medo” e a falta de esperança que nos paralisa?

3º) Mosheh orienta o povo que os ídolos sejam destruídos e tudo que é abominável diante de YHWH, inclusive o uso de despojos(objetos) para dentro das moradias. Será que atualmente temos em nossas casa algo que seja abominável ao Eterno e isto esteja causando alguma maldição em nossas vidas? Reveja sua casa !

4º) Comente a parashah abaixo em seus destaques:

“2Traze sempre viva em tua memória a maneira como YHWH, o teu Elohim, te conduziu por todo o caminho no deserto, durante esses quarenta anos, para te tornar humilde e provar-te, a fim de que exteriorizasses todas as intenções do teu coração: se estavas decidido a obedecer a seus mandamentos ou não.3Ele te humilhou, fez que sentisses fome e te alimentou com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que o ser humano não vive apenas de pão, mas de toda a Palavra que procede da boca de YHWH! 4As vestes que usavas não se envelheceram, tampouco teus pés incharam durante esses quarenta anos de caminhada. 5Sendo assim, reconhece no teu mais íntimo que YHWH, teu Elohim, te educava, como um pai instrui e disciplina seu filho amado. 6Obedece, pois, aos mandamentos de YHWH, teu Elohim, para que andes nos seus caminhos e aprendas a amá-lo reverentemente”

5º) Por qual real motivo o Eterno Criador conduziu esse povo a terra de Canaã ?

6º) A indignação de Mosheh chegou ao ponto de quebrar as placas da aliança diante do povo. Como podemos analisar este fato?

7º) Comente as parashot a seguir:

a) “12Agora, portanto, ó Israel, que é que YHWH, o teu Elohim, pede de ti? Ora, apenas que temas YHWH com amor reverente, andando em seus caminhos, servindo ao Eterno, teu Elohim, com todo o teu coração e com toda a tua alma, 13e que obedeças aos mandamentos e doutrinas de YHWH, que hoje te ordeno, para tua plena felicidade!”
b) 16Circuncidai, pois, o vosso coração espiritual; retirando toda a obstrução carnal, e deixai de ser insubmissos e teimosos!

8º) “18 Ele (YHWH) defende a causa do órfão e da viúva e ama o estrangeiro,” Esta causa continua no coração do Eterno? Oque podemos fazer para abraçar essa causa de uma forma mais concreta?

9º) “11Mas a terra na qual, logo que atravessardes o Jordão, entrareis, para dela tomardes posse, é terra de montes e vales exuberantes, alimentados pelas chuvas do céu. 12É uma terra pela qual YHWH, teu Elohim, zela com carinho. Os olhos de YHWH estão sempre fixos sobre ela, do início ao fim do ano”. Atualmente onde fica esta terra?

10º)Como podemos cumprir as instruções abaixo?

“18Gravai, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa mente, atai-as como um sinal em vossas mãos, e afixai-as nas vossas testas, como memorando, entre vossos olhos.”.....” ; 20tu os escreverás nos umbrais da tua casa, e nas tuas portas”.