Parashah דְּבָרִים - Devarim 
(Palavras)

Devarim é a 44ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 1ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).Na porção da Torah de Devarim - (Deuteronômio) 1:1-3:22 , teremos os seguintes Subtítulos:

- Local e tempo do Discurso de Mosheh aos Israelitas (1:1)
- Conteúdo do Discurso (1:6)
- Incredulidade em Cades (1:19)
- Instruções de YHWH em Cades (1:34)
- De Cades ao Arnon (2:1)
- Conquista do reino de Seon (2:26)
- Conquista do reino de Og (3:1)
- Partilha da Transjordânia (3:12)

Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Yeshayahu (Isaias) 1:1-27
Escritos Netzarim - Thimteous Alef (I Timoteo) 3:1



Parashah דְּבָרִים - Devarim
Palavras

 Devarim (Palavras)
1:1-3:22



PRIMEIRA
1:1Estas são as Devarim(palavras) transmitidas por Mosheh a todo o povo de Israel no deserto, a leste, do outro lado do Yardem(Jordão), na planície defronte do mar Vermelho, entre Parã e Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zahav. 2Em onze dias de marcha, pelo caminho dos montes de Seir, é possível ir de Horêv, Horebe, a Cadesh-Barnêa, Cades-Barneia. 3No quadragésimo ano, no primeiro dia do décimo primeiro mês, Mosheh falou aos filhos de Israel, conforme tudo o que YHWH lhe ordenara a respeito deles. 4Esse fato ocorreu logo depois que Mosheh derrotou Seom, rei dos amorreus que habitava em Hesbom, e Ogue, rei de Basã, que vivia em Asterote. 5Quando os israelitas estavam no outro lado do Yardem, a leste, nas terras de Moabe, Mosheh começou a explicar ao povo esta Torá, a Lei, dizendo:

6“Assim falou-nos YHWH nosso Elohim, no Horebe: ‘Já permanecestes tempo suficiente neste lugar. 7Levantai vosso acampamento e retomai vossa caminhada em direção à região serrana dos amorreus; ide a todos os povos vizinhos no vale do Rio Yardem, naArabá, pela faixa de terra de relevo variável entre a planície costeira e as montanhas, a Sefalá, no Neguebe. E ao longo da faixa litorânea do mar Mediterrâneo, à terra dos cananeus e ao Líbano, até o grande rio, o Eufrates. 8Eis, portanto, a terra que Eu vos dei! Entrai para possuir a terra que YHWH, sob juramento, prometera dar a vossos pais, Abraão, Isaac e Jacó, e depois deles, à sua descendência!’

9Naquele tempo eu vos afirmei: Sozinho, não sou capaz de conduzir-vos. 10O Eterno, vosso Elohim, vos multiplicou e eis que hoje sois tão numerosos como as estrelas do céu!11Que YHWH, Elohim dos vossos pais, vos multiplique mil vezes mais, e vos abençoe, conforme vos prometeu!

SEGUNDA 
12Como poderia eu, sozinho, levar as vossas cargas, vossos problemas, vossas questões e litígios? 13Elegei homens sábios, inteligentes e competentes, para cada uma das vossas tribos, e eu os constituirei vossos chefes!14Então, vós me respondestes: ‘O que propões é bom e útil!’ 15Assim, convoquei os chefes das tribos, homens sábios e experientes e os designei para chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez, além dos oficiais, escribas, para cada tribo.

16Naquela ocasião ordenei aos vossos juízes: Ouvireis vossos irmãos para fazerdes justiça entre um homem e seu irmão, ou o estrangeiro que habita com ele. 17Não façais acepção de pessoas no julgamento: ouvireis de igual modo o pequeno e o grande. A ninguém temais, porque a sentença é de Elohim. Se a causa for muito difícil para vós, vós a dirigireis a mim, para que eu a ouça! 18E, assim, naquela época eu vos dei orientação a respeito de tudo o que deveríeis fazer.

19Mais tarde, conforme YHWH, o nosso Elohim, nos havia ordenado, partimos de Horebe e marchamos em direção à serra dos amorreus, atravessando todo aquele imenso e terrível deserto – vós bem o vistes! E assim chegamos a Cades-Barneia. 20Então eu vos disse: Chegastes à montanha dos amorreus que o Eterno, nosso Elohim, nos dará. 21Eis que YHWH, teu Elohim, te entregou esta terra: sobe, pois, para possuí-la, conforme te ordenou YHWH, Elohim dos teus pais! Não tenhas medo, nem te apavores!

TERCEIRA
22Vós todos, então, vos achegastes a mim para sugerir: “Enviemos homens, à nossa frente, em missão de reconhecimento da região e que nos informem a respeito das cidades em que poderemos entrar e por qual caminho deveremos subir”. 23A ideia pareceu-me boa, de modo que tomei dentre vós doze homens, um de cada tribo. 24Eles partiram, subindo a região montanhosa, e chegaram ao vale de Escol, explorando-o.25Tomaram consigo dos frutos da região e os trouxeram, relatando-nos o seguinte: “A terra que YHWH, nosso Elohim, nos dará é boa!”

26Contudo, vós não quisestes subir, rebelando-vos contra a ordem de YHWH vosso Elohim. 27E murmurastes nas vossas tendas: “YHWH deve estar com ódio de nós! Fez-nos sair da terra do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir!28Para onde iremos? Nossos irmãos nos desencorajaram, afirmando: “É um povo mais numeroso e de estatura mais alta do que nós, as cidades são grandes e fortificadas até o céu. Também vimos ali enaquins, os descendentes dos gigantes”. 29Então vos declarei: “Não fiqueis aterrorizados, nem tenhais medo deles! 30YHWH vosso Elohim é quem vai à vossa frente. Ele combaterá a vosso favor do mesmo modo como já fez convosco no Egito, diante dos vossos olhos. 31Também no deserto observastes como YHWH vosso Elohim vos levou, como um homem conduz seu filho amado, por todo o caminho que percorrestes até que chegásseis a este lugar!” 32Apesar disso, ninguém dentre vós confiava no YHWH vosso Elohim, 33que vos precedia no caminho, procurando um lugar para o vosso acampamento: de noite por meio do sinal do fogo, para que pudésseis enxergar o caminho que percorríeis, e durante o dia, por meio da grande nuvem.

34E Mosheh continuou suas palavras: “Quando YHWH ouviu vossas queixas e ladainhas, Ele ficou extremamente irado e proclamou este juramento: 35“Nenhum dos homens desta geração perversa verá a boa terra que Eu jurei dar a vossos pais, 36exceto Calebe, filho de Jefoné. Ele verá, e Eu darei a ele e a seus descendentes a terra em que pisou, pois seguiu YHWH fielmente, de todo o coração!” 37Por vossa causa YHWH enfureceu-se até mesmo contra mim, e determinou: “Igualmente tu não entrarás na terra prometida!” 38Contudo, teu auxiliar, Yehoshua(Josué), filho de Num, entrará. Encoraja-o, porquanto é ele quem conduzirá o povo de Israel a tomar posse da terra.

QUARTA
39Vossos meninos, entretanto, dos quais dizeis que seriam tomados como presa, vossos filhos que ainda não sabem discernir entre o bem e o mal, eles é que lá estarão; Eu darei a terra a eles para que a dominem. 40Quanto a vós, dai meia-volta agora mesmo e parti pelo deserto, em direção ao mar Vermelho!”

41Vós, porém, me rogastes: “Pecamos contra YHWH nosso Elohim! Vamos subir para lutar, conforme nos ordenou YHWH nosso Elohim!” Cada um dentre vós preparou-se com as armas de guerra, achando que seria fácil subir aquela região montanhosa.42Então, YHWH falou comigo: “Dize-lhes assim: Não subais nem luteis, para não serdes vencidos por vossos inimigos, pois Eu não estarei no vosso meio!” 43Assim vos comuniquei. Contudo, não me ouvistes, rebelando-vos contra as ordens de YHWH, o Soberano: subistes presunçosamente em direção à montanha. 44O povo amorreu, que habitava aquela região montanhosa, saiu contra vós, perseguindo-vos como abelhas enfurecidas, e vos arrasou desde Seir até Hormá. 45Voltastes e pranteastes grandemente diante de YHWH; todavia YHWH não deu ouvidos aos vossos clamores e lamentos, nem mesmo vos deu atenção. 46E por isso tivestes de morar em Cades, onde permanecestes durante muito tempo.

2: 1Foi assim que demos meia-volta e partimos novamente para o deserto pelo caminho do mar vermelho, exatamente como YHWH me ordenara. E durante muitos anos andamos em redor dos montes de Seir.

QUINTA
2Então YHWH falou comigo: 3‘Já rodeastes bastante esta montanha. Dirigi-vos agora para o norte! 4Ordena ao povo: Vós estais passando pelo território dos vossos irmãos, os descendentes de Esav(Esaú), que habitam em Seir. Eles vos temem, de modo que deveis ter muito cuidado: 5não os provoqueis, pois nada vos darei da terra deles, nem sequer o espaço de um pé do seu território, porquanto foi a Esaú que Eu dei a posse dos montes de Seir. 6Comprareis deles o alimento para comer e a água para beber; a preço de prata pagareis a eles!’ 7Pois o Eterno, vosso Elohim, vos tem abençoado em todo o trabalho da vossa mão; Ele acompanhou a vossa caminhada por este imenso deserto. Eis que durante quarenta anos YHWH vosso Elohim tem estado convosco e absolutamente nada vos tem faltado.

8Assim, portanto, cruzamos o território dos nossos irmãos, os filhos de Esaú que habitam em Seir, e passamos pelo caminho de Arabá, da planície de Elate e Eziom-Geber. Retornamos e seguimos pela rota do deserto de Moabe. 9Então YHWH falou comigo: ‘Não molestes os moabitas e não os provoques à guerra, pois nada vos darei da terra que pertence a eles. Eu dei a região de Ar como propriedade aos descendentes de Ló’. 10Antigamente os emins habitavam nessas terras; era um povo forte e numeroso, homens altos como os gigantes enaquins. 11Assim como os enaquins, os emins também eram considerados refains, raça de gigantes; os moabitas, no entanto, chamam-nos de emins. 12Também em Seir antigamente habitavam os horeus. Mas os descendentes de Esaú os expulsaram e os extinguiram e se estabeleceram no seu lugar, assim como Israel fez para se apossar da terra que YHWH lhe dera. 13‘Agora, levantai vosso acampamento e atravessai o vale de Zerede!’ E assim atravessamos o vale e o ribeiro de Zerede. 14Transcorreram trinta e oito anos entre a época em que partimos de Cades-Barneia, e a nossa travessia do ribeiro de Zerede, período no qual ocorreu o que YHWH nos havia prevenido com juramento: morreram todos os homens daquela geração, que tinham idade de servir ao exército na guerra. 15A mão de YHWH estava contra eles, eliminando-os do acampamento até sua completa destruição.

16Quando todos os homens capacitados para a guerra foram eliminados do meio do povo, pela morte, 17YHWH falou comigo: 18‘Hoje estás atravessando o território de Moabe, pela região de Ar, 19e te aproximas da fronteira dos amonitas. Não sejais hostis a eles, pois não vos darei parte alguma da terra que pertence aos amonitas, porquanto Eu entreguei essas terras aos descendentes de Ló’. 20Essa região também era considerada terra de gigantes, os refains, que ali habitaram na antiguidade. Os amonitas os chamavam de zanzumins. 21Havia muitos deles, e eram altos, fortes, como os enaquins. YHWH extinguiu os zanzumins, e os amonitas ocuparam a região e se estabeleceram ali. 22 YHWH fez o mesmo em benefício dos filhos de Esaú que vivem em Seir, quando exterminou os horeus diante deles. Os descendentes de Esaú os expulsaram e passaram a habitar aquelas terras até este dia. 23Semelhante fato ocorreu aos aveus, que habitavam em povoados próximos de Gaza, no litoral do mar Mediterrâneo; os caftoritas, vindos de Gaftor, a ilha de Creta, os aniquilaram e passaram a morar na cidade deles.

24‘Vamos! Levantai vosso acampamento e atravessai o ribeiro de Arnom. Eis que entrego em tuas mãos o amorreu Sihón, Seom, rei de Heshbón, Hesbom, com sua terra. Começa, pois, a conquista! Entra imediatamente em guerra contra ele. 25A partir de hoje começo a espalhar o terror e o medo de ti em meio aos povos que existem sob o céu! Eles ouvirão a tua fama, tremerão de medo diante de ti e desfalecerão.’

26Então, do deserto de Quedemote enviei mensageiros a Seom, rei de Hesbom, oferecendo shalom e solicitando: 27“Deixa-nos passar por tua terra. Seguiremos somente pela estrada principal; não nos desviaremos nem para a direita nem para a esquerda.28Quanto ao alimento de que necessitamos, tu nos venderás por preço em prata, tanto a comida que comermos como toda a água que bebermos. Tão somente permite-nos passar a pé, 29como fizeram os descendentes de Esaú, que habitam em Seir, e os moabitas, que moram na região de Ar. Assim chegaremos ao Yardem e, atravessando-o, entraremos na terra que YHWH nosso Elohim nos dá por herança. 30Contudo, Seom, rei de Hesbom, não nos permitiu passar por suas terras; pois o Eterno, teu Elohim, lhe endureceu o espírito e lhe obstinou o coração, para o entregar na tua mão, como hoje ficou notório.

SEXTA
31Então YHWH, O Soberano, falou comigo: ‘Eis que já comecei a entregar-te Seom, juntamente com toda a sua terra. Começa, pois, a conquista para tomar posse das terras dele’.

32Assim, Seom saiu ao nosso encontro com todo o seu exército, para batalhar em Jaza.33Entretanto YHWH, nosso Elohim, o entregou a nós e o derrotamos, a ele, aos seus filhos e a todo o seu povo. 34Naquela época nos apossamos de todas as suas cidades e as aniquilamos por completo, como anátema: matando homens, mulheres e crianças, sem deixar um só sobrevivente. 35Contudo, ficamos com o gado e com os objetos de valor que encontramos nas cidades, tudo como despojo de guerra. 36Desde Aroer, junto ao ribeiro do Arnom, e a cidade que fica no mesmo vale, até Gileade, não houve cidade inexpugnável, fortificada com muros altos demais para nós: YHWH nosso Elohim entregou-as todas a nós! 37Somente da terra dos amonitas não te aproximaste, isto é, de toda a área do vale do Jaboque, e das cidades da região montanhosa, e de tudo o que YHWH, O Sobrerano, nos tinha proibido.

3:1 Depois retornamos e subimos em direção a Basã. Ogue, rei de Basã, saiu com todo o seu exército a fim de lutar contra nós na cidade de Edrei. 2Então YHWH falou comigo: ‘Não o temas, pois entreguei em tua mão tanto a ele como a todo o seu povo e sua terra. Tu lhe farás exatamente como fizeste a Seom, rei do amorreus, que morava em Hesbom’. 3Assim deu-nos YHWH, nosso Elohim, em nossas mãos, também Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; e nós o combatemos até que nenhum sobrevivente lhe restasse. 4Nós nos apossamos então de toda as suas cidades; não houve povoado que não tomássemos: sessenta cidades, todo o distrito real de Argobe, o reino de Ogue em Basã. 5Todas essas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e trancas. Além delas havia várias cidades nos campos, abertas e sem muros. 6Nós as destruímos totalmente, como fizemos a Seom, rei de Hesbom, fazendo perecer, como anátema, em sacrifício completo, cada uma das cidades com seus homens, suas mulheres e crianças.7Porém todo o gado e o despojo das cidades tomamos para nós, por presa.

8Foi dessa maneira que, naquele tempo, tomamos a terra dos dois reis amorreus, no outro lado, a leste do Yardem, que se estende desde o ribeiro do Arnom até o monte Hermom. 9Os sidônios denominam o Hermom de Siriom; os amorreus o chamam de Senir. 10Conquistamos todas as cidades do planalto e toda a região de Gileade e de Basã, até as cidades de Salcá e Edrei, cidades do reino de Ogue, na parte leste de Basã.11Ogue, o rei de Basã, foi o último rei da raça de gigantes chamados refains. Seu sarcófago, feito de ferro, media quatro metros de comprimento por um metro e oitenta centímetros de largura, de acordo com o sistema de medidas usado naquela época. A cama mortuária de Ogue ainda está na cidade de Rabá, cidade dos amonitas.

12De toda a terra da qual tomamos posse naquele tempo, o território que vai de Aroer, junto ao ribeiro de Arnom, até mais da metade dos montes de Gileade com suas cidades, entreguei-o às tribos de Rúben e de Gade. 13À meia tribo de Manassés dei o restante dos montes de Gileade e todo o território de Basã, o reino de Ogue. Toda a região de Argobe em Basã era conhecida na antiguidade como a terra dos refains. 14Jair, um descendente de Manassés, conquistou toda a região de Argobe até os limites dos gesuritas e dos maacatitas; essa região recebeu seu nome, de modo que até nestes dias Basã é também chamada de Havót Iair, ou Fazendas de Jair.

SÉTIMA
15A Maquir dei Gileade.16Mas aos rubenitas e gaditas dei desde Gileade até o vale de Arnom, cujo meio serve de fronteira; e até ao ribeiro de Jaboque, o limite dos filhos de Amom, 17como igualmente a Arabá, a planície e a passagem para o outro lado do Yardem, como fronteira ocidental, desde Quinerete até o mar da Arabá, que é o mar Salgado, aos pés das colinas do Pisga, para o oriente.

18Foi então que, naquela ocasião, eu vos transmiti esta ordem: ‘YHWH vosso Elohim entregou-vos esta terra como propriedade. Vós, guerreiros, homens fortes, marchareis à frente dos vossos irmãos, os filhos de Israel, armados para a batalha! 19Somente vossas mulheres, vossas crianças e vosso gado, que eu sei que possuís, permanecerão nas cidades que vos dei,

MAFTIR

20até que YHWH tenha dado repouso aos vossos irmãos como a vós, e que também eles tenham conquistado a terra que YHWH vosso Elohim lhes entregará, no outro lado do Yardem. Voltareis então, cada um para a propriedade que vos dei!’

21Nesta mesma época ordenei a Yehoshua(Josué): ‘Teus olhos foram testemunhas de tudo o que YHWH nosso Elohim fez a esses dois reis. Pois assim fará YHWH a todos os reinos por onde passares.

22Portanto, não tenhais medo deles, pois quem combate por vós é YHWH, O Soberano, vosso Elohim!’ 




Parashah דְּבָרִים - Devarim
Palavras

  Nevyim
Yeshayahu (Isaias)
 1:1-27



1: 1Visão sobre Judá e Jerusalém, entregue a Ieshaiáhu ben Amóts, Isaías, filho de Amoz, nos dias de Uziáhu, Uzias, Iotam, Jotão, Ahaz, Acaz e Iehizkiáhu, Ezequias, reis de Judá.

2Ouvi, ó céus, presta atenção, ó terra! Eis que assim diz YHWH, O Soberano: “Criei filhos e os fiz desenvolver, todavia eles se revoltaram contra minha pessoa.

3O boi reconhece o seu dono e o jumento conhece o local onde o seu amo costuma depositar o alimento diário; contudo, Israel não deseja me compreender, o meu próprio povo não age com sabedoria.

4Ah, que tristeza! Nação pecadora, povo carregado de malignidade! Raça de perversos, filhos que amam a corrupção! Eis que abandonaram o Eterno, desprezaram o Santíssimo de Israel, e afastaram-se de YHWH!

5Onde mais podereis ser castigados e feridos, vós que perseverais no pecado? Por que insistis na rebeldia? De fato, toda a cabeça está em chagas, o coração tomado pelo sofrimento.

6Desde a planta dos pés até o alto da cabeça não existe nada são; somente machucaduras, vergões e ferimentos sangrando que não foram limpos nem atados, tampouco tratados com azeite.

7A vossa terra está desolada e vossas cidades foram completamente arrasadas pelo fogo; os estrangeiros estão devorando os vossos campos sem piedade e diante dos vossos olhos, é a desolação com a devastação que os pagãos costumam causar.

8Como uma humilde cabana em meio a um vinhedo arrasado foi abandonada a Filha deTsión, a Cidade de Sião; uma choça no meio de uma plantação de verduras, uma cidade sitiada.

9Não tivesse o Eterno, YHWH dos Exércitos nos deixado alguns sobreviventes, já estaríamos arrasados como Sodoma e destruídos como Gomorra.

10Ouvi a Palavra de YHWH, ó príncipes e líderes de Sodoma, prestai atenção à instrução do nosso Elohim, povo de Gomorra!

11Indaga YHWH: “Que me importam os vossos inúmeros sacrifícios? Para que me trazeis tantos holocaustos? Eis que estou farto de sacrifícios queimados de carneiros e da gordura de novilhos cevados. Ora, não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, cordeiros e bodes!

12Quando vindes à minha presença quem vos pediu que pisásseis os meus átrios?

13Basta de trazer-me oferendas sem sentido: elas são para mim como um incenso abominável! Luas novas, sábados e celebrações! Não consigo suportar nenhuma de vossas reuniões e assembleias, todas sempre repletas de iniquidade.

14As vossas comemorações de lua nova e vossas festas fixas, Eu as tenho detestado. Tornaram-se um fardo repugnante para mim; estou cansado de suportar tais atitudes!

15Quando estenderdes as mãos, eis que esconderei os olhos de vós; e, ainda que multipliqueis as vossas orações, não mais as ouvirei, porquanto as vossas mãos estão condenadas, cheias de sangue inocente!

16Ide! Lavai-vos, purificai-vos! Tirai da minha vista as vossas muitas e más obras! Cessai imediatamente de praticar o mal,

17aprendei a fazer o bem! Buscai o direito, corrigi o opressor!

18Então, sim, vinde e arrazoemos, diz YHWH; ainda que os vossos pecados sejam como o escarlate, eles se tornarão alvos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão brancos como a lã.

19Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.

20Contudo, se recusardes e fordes maldosos e rebeldes, sereis todos devorados à espada; porque a boca de YHWH o disse!

21Ai, ai, vede como a Cidade Fiel se tornou uma prostituta! Sião, onde antes prevalecia o direito e habitava a justiça, agora está cheia de assassinos!

22Toda a sua prata virou escória, seu vinho nobre ficou aguado.

23Seus líderes se rebelaram, mancomunados com ladrões; todos eles amam o suborno e estão sempre à busca de presentes e recompensas materiais. Eles jamais defendem os direitos do órfão, e não dedicam a menor atenção à causa da viúva.

24Por isso mesmo o Soberano, YHWH dos Exércitos, o Forte de Israel, proclama: “Ai de ti! Eu derramarei a minha ira sobre os meus adversários e me vingarei dos meus inimigos!

25Voltarei a minha mão contra ti, purificarei todas as tuas impurezas.

26Farei que os teus juízes sejam restaurados e julguem corretamente como no passado; farei voltar os teus bons conselheiros, como no princípio. Quando isso se der, então sim, te chamarão Cidade da Justiça e Cidade Fiel!”

27Sião será redimida mediante a verdade, e com justiça os que se arrependerem. 





Parashah דְּבָרִים - Devarim
Palavras

Brit Chadashah 
Thimteous Alef (I Timoteo)
3:1-7

 
3: Eis uma palavra fidedigna, Se um homem desejar o ofício de supervisor de ensino, ou shamesh(ansião), este deseja uma tov(boa) obra.

2 É preciso que um supervisor de ensino, um shamesh, seja incorruptível, o marido de apenas uma esposa, vigilante, sóbrio, de tov comportamento, dado à hospitalidade, apto para o ensino; 

3 Não dado, de modo excessivo ao vinho, nem de temperamento rixoso, nem afeiçoado a ganhos injustos; mas paciente e agradável;

4 Alguém que presida bem sua própria casa, instruindo seus filhos com afável submissão, vivendo com toda pureza;

5 Pois se alguém não sabe presidir a sua própria casa, como terá cuidado da congregação de יהוה?

6 Não seja um crente neófito, para que não se eleve com orgulho, caindo na condenação de s.a.t.a.n.

7 Além do mais, ele deve ter uma tov reputação dos que são de fora de Yisrael; para que não caia em incriminação e na armadilha de s.a.t.a.n 

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
Qual a origem do nome Deuteronômio e qual o nome original e tradução deste sefer(rôlo).

2º) Sabemos que as terras prometidas aos patriarcas ainda não foram entregues aos israelitas em sua totalidade. Como podemos entender que tamanha imensidão geográfica será habitada ? será que isso nos inclui neste projeto? Será que os puros de coração, não judeus herdarão também esta promessa?

3º) Enumere os milagres do Eterno ao seu povo relatados por Mosheh nesta parashah.

4º) Em sua análise quais os pontos mais importantes desta parashah?


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)