Pinchas é a 41ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 8ª no Livro de Bamidbar (No Deserto [Números]).Na porção da Torah de Bamidbar - (Números) 25:10-30:1, teremos os seguintes subtítulos:
- Aliança de Paqz com Finéis (25:10)
- O Recenceamento (26:1)
- O Recenciamento dos Levitas (26:57)
- Herança das filha (27:1)
- Josué, chefe da comunidade (27:12)
- Especificações sobre os sacrifícios (28:1)
- Sacrifícios cotidianos (28:3)
- O sábado (28:9)
- No começos dos meses (28:11)
- Os Ázimos (28:16)
- A festa das Semanas (28:26)
- A festa das Aclamações (29:1)
- O dia das Expiações (29:7)
- A festa das Tendas (29:12)
-
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Melechim Alef (I Reis) 18:46-19:21
Escritos Netzarim - Yochanan - (João) 2:13-22
PRIMEIRA
25:10 E YHWH declarou a Mosheh: 11“Pinchas(Finéias), filho de Eleazar, neto do Kohen(sacerdote) Aharon, soube fazer cessar a minha ira contra os israelitas, porquanto entre todos eles, foi tomado do mesmo zelo que Eu tenho pelo meu povo; por causa da atitude de Pinchas, Eu, em meu furor kadosh, não aniquilei todo o povo de Israel. 12Portanto, dize a ele: ‘Eis que Eu estabeleço contigo, Pinchas, a minha Aliança de shalom!’ 13Dele e dos seus descendentes será a Aliança do ofício de kohen(sacerdócio) perpétuo, porque ele foi zeloso pelo seu Elohim e fez propiciação por todos os filhos de Israel!”
14O nome do israelita, morto na alcova com a midianita, era Zimri ben Salú; Zinri, filho de Salu e príncipe de uma família da tribo de Simeão. 15A mulher midianita que foi morta se chamava Cosbi; ela era filha de Zur, chefe de um clã, de uma casa patriarcal, em Midiã.
16Então YHWH ordenou a Mosheh: 17“Atacai os midianitas e matai-os como a inimigos! 18Porquanto foram eles que vos assaltaram e vos enganaram perversamente, induzindo-os a prestar culto ao ídolo de Peor, e, da mesma maneira, os iludiram no caso de Cosbi, filha do chefe midianita, que foi morta no tempo da terrível epidemia que houve no monte Peor.
26:1Depois deste tempo de praga, YHWH ordenou a Mosheh e a Eleazar, filho do Kohen Aharon, o seguinte:2“Fazei o recenseamento de toda a comunidade dos filhos de Israel, de acordo com suas casas patriarcais: todos aqueles que têm de 20(vinte) anos para cima, aptos para o servir no exército de Israel!” 3Portanto, Mosheh e Eleazar, o Kohen, os recensearam, nas campinas de Moabe, junto ao Jordão, em direção a Jericó. Mosheh e o Kohen Eleazar conversaram com eles e orientaram: 4“Promovei um censo dos homens de vinte anos para cima”, tudo em conformidade com as ordens que YHWH havia transmitido a Mosheh.
SEGUNDA
5Os descendentes de Ruben, filho mais velho de Israel, foram: 6de Hezrom, o grupo familiar dos hezronitas;7Esses foram os clãs de Rubem, e foram contados o total de 43.730(quarenta e três mil, setecentos e trinta) homens. 8O filho de Palu foi Eliabe, 9e os filhos e Eliabe foram Nemuel, Datã e Abirão. Estes, Datã e Abirão, foram os líderes da assembléia que se rebelaram contra Mosheh e contra Aharon, participando entre os seguidores de Corá quando se revoltaram contra YHWH.10Quando a terra abriu a boca e os devorou juntamente com Corá, cujos seguidores também morreram. Naquele yom o fogo consumiu 250(duzentos e cinquenta) homens, e isso serviu como um aviso para todo o povo. 11A descendência de Corá, entretanto, não desapareceu.
12Os filhos de Simeão segundo os seus grupos familiares foram: 13de Zerá, o clã zeraita; 14Esses foram os grupos familiares de Simeão. Formavam o total de 22.200(vinte e dois mil e duzentos) homens.
15Os filhos de Gade, segundo seus grupos familiares foram: 16de Ozni, o clã oznita; 17de Arodi, o clã arodita;18Esses foram os grupos familiares de Gade. Formavam o total de 40.500(quarenta mil e quinhentos)homens.
19Os filhos de Yahudah: Er e Onã morreram na terra de Canaã. 20Dos descendentes de Yahudah de acordo com os seus grupos familiares foram: 21Os descendentes de Perez foram: 22Esses foram os grupos familiares de Yahudah. Formavam o total de 76.500(setenta e seis mil e quinhentos) homens.
23Os descendentes de Issacar de acordo com seus grupos familiares foram: 24de Jasube, o clã jasubita; 25Esses foram os grupos familiares de Issacar. Formavam o total de 64.300(sessenta e quatro mil e trezentos) homens.
26Os descendentes de Zebulom de acordo com seus grupos familiares foram: 27Esses foram os grupos familiares de Zebulom. Formavam o total de 60.500 (sessenta mil e quinhentos) homens.
28Os descendentes de Yosef de acordo com seus grupos familiares, por intermédio de Manassés e Efraim, foram:29Os filhos de Manassés: 30Estes foram os descendentes de Gileade: 31de Asriel, o clã asrielita; 32de Semida, o clã semidaíta; 33Zelofeade, filho de Héfer, não gerou filhos, teve somente filhas, cujos nomes foram: 34Esses foram os grupos familiares de Manassés. Formavam o total de 52.700(cinquenta e dois mil e setecentos) homens.
35Os descendentes de Efraim de acordo com seus grupos familiares foram: 36Estes foram os descendentes de Sutela: 37Esses foram os clãs de Efraim. Formavam o total de 32.500(trinta e dois mil e quinhentos) homens.
38Os descendentes de Benjamim de acordo com seus grupos familiares foram: 39De Shefufam, o clã shufamita;40Os descendentes de Belá, por intermédio de Ard e Naamã, foram: 41Estes são os filhos de Benjamim, segundo os seus grupos familiares. Formavam o total de 45.600(quarenta e cinco mil e seiscentos) homens.
42Os descendentes de Dã de acordo com seus grupos familiares foram: 43todas elas formavam clãs suamitas; foram contados 64.400(sessenta e quatro mil e quatrocentos) homens.
44Os descendentes de Aser de acordo com seus grupos familiares foram: 45e dos filhos de Berias: 46Aser teve uma filha chamada Sera. 47Esses foram os grupos familiares de Aser. Formavam o total de 53.400(cinqüenta e três mil e quatrocentos) homens.
48Os descendentes de Naftali segundo de acordo com seu grupos familiares foram: 49de Jezer, o clã jezerita;50Esses foram os grupos familiares de Naftali, repartidos segundo seus clãs. Os filhos de Naftali formavam o total de 45.400(quarenta e cinco mil e quatrocentos) homens.
51Assim, o número total dos homens de Israel foi 601.730(seiscentos e um mil setecentos e trinta) nomes.
TERCEIRA
52Então YHWH ordenou a Mosheh: 53“A estes a terra será distribuída em herança, segundo o número dos inscritos. 54Àquele que tem um número maior tu darás uma propriedade igualmente maior e àquele que tem um número menor de pessoas tu darás uma propriedade proporcionalmente menor; cada um a sua herança de acordo com o número dos seus recenseados. 55Todavia, a divisão da terra se fará por meio de sorteio. Cada um herdará a sua parte conforme o nome da tribo de seus antepassados. 56A herança de cada tribo será repartida por sortes, tendo em conta o maior ou menor número de membros de seus clãs!”
57Estes foram os levitas contados segundo os seus grupos familiares: 58Estas igualmente eram famílias descendentes de Levi: 59o nome da mulher de Anrão era Joquebebe, descendente de Levi, que nasceu no Egito. Ela gerou Aharon, Mosheh e Miriã, irmã deles. 60Aharon foi o pai de Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. 61Entretanto, Nadabe e Abiú morreram quando erraram, apresentando uma oferta com fogo profano e pecaminoso, perante YHWH. 62Ao todo foram recenseados 23000(vinte e três) mil homens, da idade de um mês para cima. Pois não haviam sido recenseados com os filhos de Israel, não tendo recebido herança no meio deles.
63Esses foram os homens que Mosheh e Eleazar, o Kohen, recensearam, sendo que ambos fizeram o censo dos filhos de Israel nas Campinas de Moabe, junto ao Jordão, frente a Jericó. 64Nenhum deles estava entre aqueles que Mosheh e Aharon, o Kohen, haviam recenseado, ao numerarem os filhos de Israel no deserto do Sinai. 65Por isso YHWH tinha dito àqueles israelitas que eles iriam morrer no deserto, e nenhum deles, de fato, sobreviveu, exceto Calebe, filho de Iefuné, Jefoné, e Yehoshua(Josué) bin Nun, filho de Num.
27: 1Achegaram-se então as filhas de Tselofhad ben Héfer, Zelofeade, filho de Héfer, neto de Gileade, bisneto de Maquir, trineto de Manassés; entre as famílias de Yosef. E os nomes das suas filhas eram: Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.2Apresentaram-se, pois, diante de Mosheh, perante Eleazar, o Kohen, à vista dos príncipes e de toda a comunidade, à entrada da Tenda do Encontro, e suplicaram: 3“O nosso pai morreu no deserto, e ele não estava na companhia dos que se ajuntaram contra YHWH na companhia de Corá; Mas morreu em seu próprio pecado, e não teve filhos 4Sendo assim, por que haveria de desaparecer o nome do nosso pai do seu clã? Visto que ele não teve filhos, dai-nos uma propriedade no meio dos irmãos do nosso pai!” 5Então, Mosheh levou o caso delas diante do YHWH,
QUARTA
6e YHWH respondeu a Mosheh: 7“As filhas de Zelofeade falaram corretamente. Dar-lhes-ás, portanto, uma propriedade que será a herança delas no meio dos irmãos de seu pai; transmitirás a elas a herança do pai.8Determinarás, então, aos israelitas: Se um homem morrer sem deixar filho do sexo masculino, transmitireis a sua herança à sua filha. 9Se não tiver filha, dareis a sua herança aos seus irmãos. 10Se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai. 11Se o seu pai não tiver irmãos, dareis a sua herança àquele do seu clã que é o seu parente mais próximo: este, portanto, tomará posse. Isso será para os filhos de Israel um decreto de direito, conforme YHWH ordenou a Mosheh.12Então YHWH falou a Mosheh: “Sobe a este monte da serra Abarim e contempla a terra que dei aos filhos de Israel. 13E tendo-o contemplado, serás reunido aos teus, como Aharon, teu irmão. 14Pois quando toda a comunidade de Israel se rebelou nas águas do deserto de Zim, fostes os dois, desobedientes à minha ordem para honrar minha santidade perante o povo!” Este fato ocorreu nas águas de Meribá, em Cades, no deserto de Zim.
15Mosheh declarou ao YHWH: 16“Que YHWH, Elohim dos espíritos e o doador da vida a toda criatura, estabeleça um outro homem como líder sobre toda esta congregação, 17a fim de comanda-los nas batalhas, para que o teu povo não seja como ovelhas que não tem pastor.”
18Então replicou YHWH a Mosheh: “Toma Yehoshua bin Nun, filho de Num, homem capacitado pelo Espírito que nele está. Tu imporás tuas mãos sobre ele. 19Logo depois traze-o para diante de Eleazar, o Kohen, e perante toda a comunidade israelita, e dá-lhe, à vista de todos, as tuas ordens. 20E transmita-lhe uma parte da tua autoridade, a fim de que toda a assembléia dos filhos de Israel lhe obedeça. 21Ele se apresentará diante do Kohen Eleazar, que lhe dará todas as diretrizes conforme a tradição consultar o Urim, diante de YHWH. Sob a liderança de Yehoshua os israelitas sairão e entrarão das batalhas que tiverem que enfrentar!” 22Mosheh fez conforme YHWH lhe ordenara. Tomou a Yehoshua e o trouxe para diante de Eleazar, o Kohen, e de toda a comunidade; 23impôs-lhe as mãos e transmitiu-lhe as suas ordens, tudo de acordo com o que YHWH comunicara por intermédio de Mosheh.
QUINTA
28 1Então YHWH falou a Mosheh e determinou: 2“Manda aos filhos de Israel o seguinte: Tereis o cuidado de me trazer no tempo designado, meus manjares, as ofertas de alimento preparadas no fogo com aroma que me seja agradável.3Tu lhes determinarás: Estas são as oferendas queimadas que dedicareis a YHWH. Cada dia, dois cordeiros de um ano, perfeitos, como holocausto perpétuo. 4Oferecerás o primeiro cordeiro ao raiar do yom e oferecerás o segundo em holocausto ao pôr-do-sol. 5Junto com cada carneirinho, será igualmente oferecido um jarro com um quilo de flor de farinha, a melhor farinha de trigo, amassada com um litro do melhor azeite de olivas batidas. 6É o holocausto perpétuo instituído e realizado pela primeira vez no monte Sinai, em perfume agradável, uma oferenda queimada a YHWH. 7A libação, oferta derramada que a acompanha, deverá ser preparada com um litro de bebida fermentada para cada cordeiro. Esse vinho deverá ser derramado, como libação, no Lugar Kadosh, em veneração a YHWH. 8Ao cair da tarde deverá ser oferecido o outro carneirinho como oblação, e, junto com ele, a mesma quantidade de flor de farinha, azeite e vinho, para a libação; tudo da mesma maneira como procedestes pela manhã. Essa é uma oferta de alimento trazida para mim, YHWH, e o seu aroma muito me agrada.
9No yom do shabat, oferecereis dois cordeiros de um ano, perfeitos, juntamente com dois quilos de flor de farinha misturada com o melhor azeite, como oferta de cereais, e também uma oferta de libação, que é o vinho derramado.10O holocausto do shabat, oferta completamente queimada, deverá ocorrer todos os shabatot(sábados), além do holocausto diário e da oferta derramada.
11No primeiro yom de cada mês, oferecereis um holocausto a YHWH: dois novilhos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos perfeitos. 12Para cada touro novo, oferecereis igualmente, três quilos de flor de farinha misturada com o melhor azeite de olivas. Com cada carneiro, oferecereis dois quilos de flor de farinha, em oblação, amassada com o óleo das melhores olivas; 13para cada carneirinho, um quilo de flor de farinha, em oblação, amassada com azeite. É o holocausto oferecido em perfume agradável, oferenda queimada a YHWH. 14As libações de vinho que o acompanham serão assim: dois litros de vinho com cada touro novo, um litro e meio com cada carneiro e um litro com cada cordeiro. Este será, mês após mês, o holocausto que deverá ocorrer a cada lua nova, para todos os meses do ano. 15Além do holocausto perpétuo, e além da oferta diária de vinho, oferecereis também ao YHWH um bode, com a sua correspondente libação, a fim de tirar os pecados do povo.
SEXTA
16No décimo quarto yom do primeiro mês do ano é celebrada a Pessah(Páscoa) de YHWH. 17E o décimo quinto yom do mesmo mês é yom de grande moedi(festa)! Durante sete yomim(dias) se comerão ázimos, pães feitos sem fermento. 18No primeiro yom haverá uma assembléia kadosh. Não fareis nenhuma obra ou trabalho servil. 19Oferecereis a YHWH sacrifícios queimados em holocausto: dois novilhos, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, todos impecáveis, sem defeito. 20A sua oblação, em flor de farinha amassada com o melhor azeite de olivas, será de três quilos por touro novo, de dois quilos por carneiro, 21e de um quilo para cada um dos sete carneirinhos. 22Trareis também um bode expiatório em sacrifício pelos pecados, para cumprir o rito de expiação por todos vós. 23Fareis, isto, além do sacrifício que é completamente queimado todas as manhãs. 24Desta forma fareis cada dia, durante sete yomim. É um manjar, uma oferta de alimento que tem aroma muito agradável a YHWH; é oferecido além do holocausto perpétuo e da sua libação correspondente, a oferta de vinho derramado a YHWH. 25No sétimo yom tereis uma assembléia dedicada a adorar a Elohim; neste yom não fareis nenhuma obra servil.
26No yom das primícias, a festa da colheita dos primeiros frutos, Shavuot(Pentecoste), quando oferecerdes a YHWH uma oblação de frutos novos, na vossa festa das Semanas, tereis assembléia kadosh; não fareis nenhum trabalho.27Oferecereis holocausto, em perfume agradável a YHWH: dois touros novos, um carneiro e sete cordeiros de um ano, todos impecáveis, sem defeito. 28Com cada novilho, oferecereis vossa oblação com três quilos de flor de farinha misturada com o melhor óleo de olivas; para o carneiro, dois jarros de dois quilos; 29e para cada um dos carneirinhos, um jarro de um quilo. 30Trareis igualmente um bode expiatório como sacrifício para realizar o rito de expiação e cancelar os pecados do povo. 31Fareis isso, além do holocausto perpétuo, da oblação e das libações correspondentes!
29:1YHWH deu a Mosheh as seguintes ordens para o povo de Israel: “No primeiro yom do sétimo mês, convocareis uma assembléia kadosh; não fareis nenhuma obra ou trabalho servil. Será para vós o yom das Aclamações, yom do toque do Shofar, em que soareis vossas trombetas em todo o arraial. 2Oferecereis em holocausto, que será completamente queimado, exalando aroma agradável ao YHWH: um touro novo, um carneiro, sete cordeiros de um ano, perfeitos, sem defeito. 3A sua oblação, de flor de farinha amassada com o melhor azeite de olivas, será de três quilos para o novilho, de dois quilos para o carneiro, 4de um quilo para cada um dos carneirinhos. 5E um bode expiatório em sacrifício pelas ofensas e pecados, a fim de que se realize o rito de expiação por todo o povo. 6Isso além da oferta que é completamente queimada em sacrifício no primeiro yom do mês, junto com a oferenda de cereais, e além do holocausto perpétuo, queimado todos os yomim, junto com a oferta oblação, oferta de cereais, e suas correspondentes libações, ofertas derramadas de vinho, de acordo com o estatuto, em perfume muito agradável, como oferenda queimada a YHWH.
7No décimo yom do último mês, tereis uma assembléia kadosh. Jejuareis e não realizareis trabalho algum.8Oferecereis um holocausto a YHWH, que produza aroma agradável a YHWH: um novilho, um carneiro e sete cordeiros de um ano, que escolhereis dentre aqueles que não apresentam qualquer defeito. 9A sua oblação, preparada com a melhor farinha de trigo misturada ao fino azeite de olivas, será de três quilos para o touro novo, de dois quilos para o carneiro, 10e de um quilo para cada um dos sete cordeiros. 11Será oferecido um bode em sacrifício pelos erros e pecados. Isso além do bode expiatório que é oferecido para purificar o povo, e além do sacrifício que é queimado diariamente como holocausto, junto com suas oblações, as ofertas de cereais, e suas libações, as ofertas de vinho derramado, correspondentes.
SÉTIMA
12No décimo quinto yom do sétimo mês, tereis uma assembléia kadosh: não fareis nenhuma obra ou trabalho servil e durante sete yomim celebrareis festa a YHWH. 13Oferecereis um holocausto, oferenda queimada em aroma agradável a YHWH: treze novilhos e catorze cordeiros de um ano, impecáveis, sem defeito. 14As suas oblações, em flor de farinha de trigo amassada com o melhor azeite de olivas, serão de três quilos para cada um dos treze touros novos, de dois quilos para cada um dos dois carneiros, 15e de um quilo para cada um dos catorze cordeiros. 16Acrescentar-se-á um bode expiatório em sacrifício pelo pecado do povo. Isso além do sacrifício completamente queimado, consagrado todos os yomim, junto com a oblação, a oferta de cereais, e a libação, a oferta do vinho derramado que o acompanha.
17No segundo yom: doze novilhos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, sem mácula, perfeitos; 18a oblação e as libações correspondentes, feitas de acordo com todas as prescrições, segundo o número dos touros novos, dos carneiros e dos cordeiros; 19e um bode expiatório para tirar o pecado do povo; isso além do holocausto perpétuo, da sua oblação e das suas libações.
20No terceiro yom: onze novilhos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, sem mácula, perfeitos; 21a oblação e as libações correspondentes, realizadas em conformidade com o estatuto; de acordo com o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros; 22e um bode expiatório para o sacrifício de tirar o pecado do povo; isso além do holocausto perpétuo, da sua oblação e da sua libação.
23No quarto yom: dez novilhos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, sem mácula, perfeitos; 24a oblação e as libações correspondentes, feitas de acordo com o estatuto, segundo o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros; 25e um bode expiatório para o sacrifício de tirar o pecado do povo; isso além do holocausto perpétuo, da sua oblação e da sua libação.
26No quinto yom: nove novilhos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, sem mácula, perfeitos; 27as oblações e libações correspondentes, feitas em conformidade com as determinações, segundo o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros; 28e um bode expiatório para o sacrifício de tirar o pecado do povo; isso além do holocausto perpétuo, da sua oblação e da sua libação.
29No sexto yom: oito novilhos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, sem mácula, perfeitos; 30a oblação e as libações correspondentes, feitas em conformidade com os estatutos, segundo o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros; 31e um bode expiatório para o sacrifício de tirar o pecado do povo; isso além do holocausto perpétuo, da sua oblação e das suas libações.
32No sétimo yom: sete novilhos, dois carneiros e catorze carneirinhos de um ano, sem mácula, perfeitos; 33as oblações e libações correspondentes, realizadas de acordo com as prescrições, segundo o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros; 34e um bode expiatório para o sacrifício de tirar o pecado do povo; isso além do holocausto perpétuo, da sua oblação e da sua libação.
MAFTIR
35 No oitavo dia, proclamareis vossa assembléia kadosh. Neste yom não fareis qualquer obra ou trabalho servil.
36 Oferecereis o sacrifício de um holocausto que será completamente queimado, que produza um aroma agradável a YHWH: um touro novo, um carneiro e sete carneirinhos de um ano, sem defeito, perfeitos;
37 a oblação e as libações correspondentes, feitas conforme o estatuto, de acordo com o número dos novilhos, dos carneiros e dos cordeiros;
38 e um bode expiatório para o sacrifício de tirar o pecado do povo; isso além do holocausto perpétuo, da sua oblação e da sua libação.
39 Portanto, isso é o que oferecereis a YHWH, nas vossas solenidades, além das vossas oferendas por causa dos votos que fizestes, das vossas ofertas voluntárias, dos vossos holocaustos, oblações e libações, e dos vossos sacrifícios de shalom e comunhão!”
40 Assim, Mosheh transmitiu aos israelitas tudo o que YHWH lhe havia ordenado.
30:1 Falou então Mosheh aos chefes dos clãs das tribos de Israel: “Eis o que YHWH ordena:
18:46 Então, o poder de YHWH, o Soberano, derramou-se sobre Elias, e ele, prendendo sua capa com o cinto, correu com força extraordinária à frente de Acabe por todo o caminho até as portas da cidade de Jezreel.
19:1 Então o rei Acabe contou à sua esposa Jezabel tudo o que realizara Elias e como passara ao fio de espada todos os profetas de Baal. 2Diante disso, Jezabel mandou um mensageiro a Elias com o seguinte recado: “Que os elohim me façam sofrer as piores desgraças, se até amanhã a esta hora eu não fizer com a tua vida o que fizeste com os profetas!” 3Assim que Elias recebeu este aviso, fugiu para salvar a própria vida, chegando a Berseba, que pertence a Yahudah, deixou ali o seu servo. 4Quanto a ele, fez pelo deserto a caminhada de um yom e foi sentar-se debaixo de um pé de giesta, uma espécie de arbusto, e ali orou pedindo para si a morte, dizendo: “Agora basta, ó YHWH! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais!” 5Deitou-se e dormiu ali mesmo, sob a giesta. Mas eis que um Malah o tocou e disse-lhe: “Levanta-te e alimenta-te!” 6Abriu os olhos, olhou ao redor, e eis que ali, junto à sua cabeceira, havia um pão quente que fora assado sobre pedras em brasa e uma vasilha com água fresca. Tendo comido e bebido, voltou a se deitar. 7O Malah de YHWH veio pela segunda vez, tocou-o e lhe recomendou: “Levanta-te e come, porque a viagem será muito longa!” 8Então, ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquele alimento, viajou quarenta yomim e quarenta noites, até chegar ao Sinai, em Horebe, o monte de Elohim.
9Ali entrou numa caverna e passou a noite. Então, Elias ouviu a voz do YHWH, que lhe questionou nestes termos: “Que fazes aqui, Elias?” 10Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por YHWH, o Soberano Elohim dos Exércitos, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar minha vida”.
11Diante destas palavras, Elohim lhe disse: “Sai deste lugar e vá ficar diante de mim no alto do monte!” Então YHWH passou por ali e mandou um vento muito forte, que fendeu os morros e partiu as rochas em pedaços. Contudo, YHWH não estava no vento. Quando o vento arrefeceu e parou de soprar, ocorreu um forte terremoto; porém YHWH não estava no tremor das terras. 12Em seguida ao terremoto, caiu um fogo, mas YHWH também não estava no fogo. E depois do fogo veio um sussurro de brisa suave e tranquila. 13Assim que Elias percebeu aquele murmúrio, puxou sua capa para proteger o rosto, saiu e postou-se à entrada da caverna. E uma voz lhe indagou: “Que fazes aqui, Elias?” 14Ao que ele respondeu: “Sinto minhas entranhas serem consumidas por causa do ardente zelo que tenho por YHWH, o Soberano Elohim dos Exércitos, porquanto os israelitas abandonaram a tua Aliança, destruíram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada; e fiquei solitário, restou somente eu, e agora procuram também tirar minha vida”.
15Então YHWH Elohim lhe orientou: “Vai, retorna por onde vieste para o deserto de Damasco. Quando chegares lá, ungirás a Hazael como rei da Síria. 16E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel. E a Elishá ben Shafat, Eliseu, filho de Safate, da cidade de Avel Mehola, Abel-Meolá, ungirás para ser profeta em teu lugar. 17Quem escapar à espada de Hazael, Jeú o matará, e o que fugir da espada de Jeú, Eliseu o matará. 18Mas pouparei em Israel sete mil homens, todos os joelhos que não se dobraram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o reverenciaram suas imagens beijando-as.
19Elias partiu rapidamente dali e encontrou Eliseu, filho de Safate, que arava com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a décima segunda. Elias se aproximou de Eliseu e lançou sua capa sobre ele.
2 13 E a Pesach dos Yehudim (Judeus) estava próxima, e Yeshua subiu a Yehrushalayim, 14 E encontrou na Beit HaMikdash (templo) os que vendiam os bois, as ovelhas e pombas, e os cambistas de dinheiro, sentados:
15 E quando Ele fez um azorrague com pequenas cordas, Ele expulsou a todos aqueles da Beit HaMikdash, e retirou as ovelhas, e os bois; e derramou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;
16 E disse aos que vendiam pombas; tirai estas cousas; não façais da Bayit do Meu Aba uma Bayit de negócio.
17 E Seus talmidim (discípulos) lembraram-se de que está escrito, O zelo da Tua Bayit tem Me encorajado e Me consome.
18 Então, indagaram os Yehudim, e disseram-Lhe, que sinal Tu nos mostrarás, vendo que Tu fazes estas cousas?
19 Yeshua respondeu e disse-lhes, Destruirei esta Beit HaMikdash, e em três yomim Eu a levantarei.
20 Então disseram os Yehudim, Em quarenta e seis anos esta Beit HaMikdash foi edificada, e Tu a levantarás em três yomim?
21 Mas Ele falava da Beit HaMikdash do Seu corpo.
22 Quando então, Ele ressuscitou dentre os mortos, Seus talmidim lembraram-se de que Ele lhes havia dito isto; e creram nas Keetvay (escrituras) HaKadosh (as s-ntas), e na palavra que Yeshua tinha proferido.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da parashah (porção), a carta inteira:
טימתאום ב - Timtheous Bet (II Timóteo) 1-4
Link da parashah (porção):
דברי הימים א - Divre HaYamim Alef (I Crônicas) 22-24
Link da parashah (porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 121-123
Link da parashah (porção):
דניאל - Daniyel (Daniel) 1 - 6
Questionamentos Específicos
1º) A Atitude radical de Pinchas culmina na morte de infiéis e isto libera o povo da Ira de YHWH. Como podemos analisar essa atitude e contextualizá-la em nossas vidas?
2º) O que podemos comentar da Aliança que YHWH fez com Pinchas?
3º) O Nome do Israelita e da Midianita são citados, e ambos eram filhos de líderes das tribos rivais. A atitude deste pecado tem alguma relevância? porque somente estes foram mortos e não todos os que estam na mesma prática?
4º) O povo de Midiam é condenado por YHWH. Será tão cruel nosso Elohim?
5º) È possível fazer algum destaque no censo realizado por Moshe ?
6º) Se as filhas de Zelofeade não tivessem feito a reivindicação da herança, nada teria acontecido. Como podemos analisar nossa vida de oração e reivindicações de direito no campo espiritual frente ao nosso conformismo, se é que ele existe ?
7º) A Jornada de Mosheh chega ao final. Analise em detalhes esse fato.
8º) Faça um esquema do sistema sacrificial(mapa) e explique se há diferença dos holocaustos diários e o de shabat. Casa não haja diferença por que foi destacado o shabat no texto?
9º) Enumere todas as celebrações instituídas nesta parashah, suas datas, finalidades e seu cumprimento para os dias de hoje, visto que não existe templo e a maioria das pessoas não são agricultores. É possível guardar estas festas?
10º) Em sua opinião o'que mais podemos destacar nesta parashá?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)