Balack é a 40ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 7ª no Livro de Bamidbar (No Deserto [Números])..Na porção da Torah de Bamidbar - (Números) 22:2-25:9, teremos os seguintes subtítulos:
- O rei de Moab recorre a Balaão(22:2)
- A jumenta de Balaão (22:22)
- Balaão e Balac (22:36)
-Oráculos de Balaão (23:4)
- Israel em Fegor (25:1)
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Micha (Miquéias) 5:6-6:8
Escritos Netzarim - Corintyah Alef (I Corintios) 1:20-31
PRIMEIRA
22:2 Balaque, filho de Zipor, viu tudo o que Israel fizera contra os amorreus, 3e Moabe tomou-se de pânico diante desse povo, pois era muito numeroso. Moabe teve grande preocupação e receio dos filhos de Israel. 4 Então os moabitas disseram aos líderes de Midiã: “Eis essa multidão, que devora tudo ao redor de nós, como o boi devora a erva do campo!” Em seguida Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe naquela época, 5 mandou seus emissários para chamar Balaão(Bilan), filho de Beor, que estava em Petor, que fica próximo do Eufrates, o grande Rio, em Amave, sua terra natal. E a mensagem de Balaque solicitava: “Eis que o povo que saiu do Egito cobriu toda a terra; estabeleceu-se diante de mim. 6 Vem, portanto, eu te suplico, e amaldiçoa por mim esse povo, pois eles são mais poderosos do que eu. Assim poderemos derrotá-los e expulsá-los da terra. Porquanto eu o sei muito bem: aquele que tu abençoas é abençoado, mas aquele a quem tu amaldiçoares fica amaldiçoado!”
7 Os anciãos de Moabe e os de Midiã partiram, levando consigo a quantia necessária para pagar os augúrios e maldições. Assim que chegaram, comunicaram a Balaão o que Balaque havia pedido. 8 Instrui-os Balaão: “Ficai aqui esta noite e eu vos trarei a resposta que o Eterno me der!” E os príncipes de Moabe permaneceram com ele. 9 Eis que veio Elohim a Balaão e lhe indagou: “Quem são esses homens que estão contigo?” 10 E Balaão respondeu a Elohim: “Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe, enviou-me esta mensagem: 11‘Eis que o povo que saiu do Egito cobriu toda a terra; estabeleceu-se diante de mim. Vem, portanto, eu te suplico, e amaldiçoa por mim esse povo; assim poderei combatê-lo e expulsá-lo!” 12 Então Elohim ordenou a Balaão: “Não irás com eles. Não poderás amaldiçoar este povo, pois é povo abençoado!”
SEGUNDA
13 Ao raiar do yom Balaão levantou-se e disse aos líderes de Balaque: “Tornai à vossa terra, pois o Eterno recusa deixar-me ir convosco!” 14 Levantaram-se os príncipes de Moabe e voltaram para Balaque e lhe deram a notícia: “Balaão recusou-se a vir conosco!”
15 Balaque enviou de novo outros príncipes, em maior número e mais importantes do que os primeiros. 16 Foram ter com Balaão e lhe comunicaram: “Assim falou Balaque, filho de Zipor: Eu te suplico, não recuses vir ter comigo! 17 Pois te concederei grandes honrarias, e tudo o que me disseres eu farei. Portanto, vem depressa e amaldiçoa por mim este povo!” 18 Balaão deu aos emissários de Balaque a seguinte resposta: “Ainda que Balaque me desse seu próprio palácio, repleto de prata e ouro, eu não poderia transgredir uma ordem expressa do YHWH, meu Elohim, de forma alguma, quer em relação a uma situação menos grave ou mais grave. 19 Agora, pois, descansai aqui esta noite, vós também, a fim de que eu possa tentar descobrir se YHWH tem mais alguma orientação a dizer-me.” 20 Então veio Elohim a Balaão durante a noite e lhe ordenou: “Não vieram essas pessoas para te chamar? Levanta-te e vai com eles. Entretanto, não farás senão exatamente aquilo que Eu te orientar!”
TERCEIRA
21 Bem cedo, levantou-se Balaão, selou sua jumenta e partiu com os príncipes de Moabe.22 Sua partida provocou a ira de YHWH e o Anjo(Mensageiro/Malah) de YHWH colocou-se na estrada, para barrar-lhe a passagem. Ele montava sua jumenta, e seus dois servos o acompanhavam. 23 A jumenta viu o Malah de YHWH parado na estrada, com sua espada desembainhada na mão; desviou-se, portanto, da estrada, em direção ao campo. Balaão, contudo, espancou a jumenta para fazê-la voltar a sua jornada na estrada. 24 Então o Malah de YHWH se pôs em um caminho estreito, no meio das vinhas, com um muro à direita e outro à esquerda. 25A jumenta viu novamente o Malah de YHWH e encostou-se no muro, apertando neste o pé de Balaão. Ele, sem refletir, tornou a bater na jumenta. 26O Malah de YHWH mudou de lugar e indo adiante, colocou-se em uma passagem ainda mais estreita, onde não havia espaço para desviar-se, nem para a direita nem para a esquerda. 27 Assim que a jumenta avistou o Malah de YHWH, prostrou-se ao chão com Balaão sobre seu dorso. Balaão ficou muito irado e começou a espancar violentamente a jumenta a golpes de cajado. 28 Então YHWH fez que a jumenta falasse, e ela disse a Balaão: “Que te fiz eu, para me teres espancado já por três vezes?” 29 Diante disso, Balaão respondeu à jumenta: “Ora, é porque zombaste de mim!” Se eu tivesse uma espada na mão já te haveria matado!” 30 Então ponderou a jumenta a Balaão: “Não sou eu a tua jumenta, que te serve de montaria toda a vida e até o yom de hoje? Tenho eu o costume de agir assim contigo? Ao que respondeu ele: “Não...”
31 E, nesse momento, YHWH abriu os olhos de Balaão. E ele pode contemplar o Malah do YHWH posicionado no caminho, empunhando sua espada. Então Balaão inclinou sua cabeça e prostrou-se com o rosto rente ao chão. 32 E questionou-o o Malah do YHWH: “Por que espancaste assim tua jumenta, já por três vezes? Sou Eu que vim barrar-te a passagem; pois com minha presença não podes prosseguir sua jornada. 33 A jumenta avistou-me e, por causa da minha presença, procurou mudar sua trajetória, por três vezes. De fato foi bom para ti que ela se desviasse, pois senão, Eu mesmo já o teria matado. A ela, todavia, Eu teria poupado a vida!” 34 Balaão desagravou-se diante do Malah do YHWH: “Pequei. Não percebi que tu estavas posicionado no caminho para me impedires de prosseguir minha jornada. Agora, se o que estou empreendendo não te agrada, voltarei para meu lugar!” 35 Então o Malah do YHWH instruiu Balaão: “Vai com esses homens. Somente não digas absolutamente nada além daquilo que Eu te mandar dizer!” Balaão seguiu com os príncipes emissários de Balaque.
36 Assim que Balaque soube que Balaão estava chegando, foi a seu encontro em Ar, cidade nos limites do rio Amom, na fronteira de Moabe. 37E Balaque o questionou: “Porventura não enviei mensageiros para chamar-te? Por qual motivo não vieste a mim da primeira vez? Na verdade, não estou eu em plena condição de recompensar-te regiamente? 38 Balaão explicou-se a Balaque: “Eis-me aqui, junto de ti! Contudo, quem sou eu para dar-te alguma palavra que o próprio Elohim não coloque em minha boca?” Portanto, a palavra que Elohim puser em minha boca, esta eu expressarei!”
QUARTA
39 Balaão partiu com Balaque. E chegaram a Kiriat Hutsot, a cidade de Hozote, 40 onde Balaque ofereceu em sacrifício touros e ovelhas e deu uma parte da carne a Balaão e aos príncipes que estavam com ele.
41 Na manhã seguinte Balaque levou Balaão até o alto de Bamote Baal, de onde podiam avistar uma parte do povo de Israel.
23: 1 Então Balaão disse a Balaque: “Edifica-me aqui sete altares e prepara-me sete novilhos e sete carneiros!” 2 Balaque fez como Balaão tinha dito, e os dois ofereceram em sacrifício um touro novo e um carneiro em cada altar. 3 Aí Balaão disse a Balaque: “Permanece aqui, de pé, próximo dos teus holocaustos, enquanto eu vou até ali. Talvez YHWH me permita encontrá-lo. Aquilo que Ele me revelar, de igual modo te farei saber”. E retirou-se para o alto de uma colina desnuda.
4 Ali Elohim veio ao encontro de Balaão, que disse a Elohim: “Preparei sete altares e ofereci em holocausto um novilho e um carneiro sobre o altar!” 5 YHWH então colocou em sua boca uma palavra e ordenou: “Volta para junto de Balaque e assim lhe transmitirás”. 6 Assim, Balaão retornou e encontrou Balaque ainda perto da sua oferta queimada, ele com todos os príncipes de Moabe.
7 Foi quando Balaão pronunciou este oráculo em forma de poema:
8 Todavia, como amaldiçoaria eu, aquele a quem Elohim não amaldiçoou? como posso pronunciar condenação sobre aquele que YHWH não quis condenar?
9 Sim, do cume do rochedo eu o vejo, do alto das colinas eu o contemplo, eis um povo que vive separado e não se considera como qualquer nação
10 Quem poderia contar o pó de Jacó? quem poderia enumerar a quarta parte de Israel? que morra eu; a morte dos justos que há entre eles. E seja o fim da minha alma como o deles !
11 Então Balaque inquiriu a Balaão: “Que me fizeste! Eu te chamei para amaldiçoar os meus inimigos e tu declaras bênçãos sobre eles!” 12 E Balaão contestou-o: “Não devo eu tomar cuidado de dizer tão somente aquilo que YHWH me coloca na boca?”
QUINTA
13 Balaque lhe pede: “Vem, pois, comigo a outro lugar. Este povo que vês daqui, não vês dele senão uma pequena parte, não o vês de modo completo. Amaldiçoa-o por mim ao chegares lá adiante!” 14 Então levou-o para Zofim, o campo dos mirantes, no topo do monte Pisga. Ali construiu mais sete altares e ofereceu em holocausto um novilho e um carneiro sobre cada altar. 15 Balaão solicitou a Balaque: “Permanece de pé junto dos teus holocaustos, enquanto irei me encontrar com Ele ali adiante!” 16 Elohim veio ao encontro de Balaão e pôs em sua boca uma palavra e ordenou: “Volta para junto de Balaque e assim lhe falarás”. 17 Retornou então para junto de Balaque; encontrou-o ainda de pé junto dos seus holocaustos, com todos os principais líderes de Moabe. “Que te falou YHWH?”, indagou-lhe Balaque.
18E Balaão declarou sua palavra profética em forma de poema:
19 Elohim não é ser humano, para que minta,
20 Portanto, recebi uma ordem para abençoar; Ele abençoou, e não posso mudar isso.
21 Ele não olhou para as ofensas de Jacó, nem para os erros encontrados em Israel! O Eterno, o Elohim de Israel, está com eles; o brado de aclamação do Rei ressoa no meio desse povo.
22 É Elohim quem os está trazendo do Egito; eles têm a força de um touro selvagem.
23 Não há feitiçaria que tenha poder contra Jacó, nem magia alguma contra Israel. De agora em diante se proclamará de Jacó e de Israel: ‘Vê tudo quanto Elohim tem realizado!’
24 Eis que este povo levanta-se como leoa; ergue-se como leão, que não descansa enquanto não devora sua presa, nem se deita até que tenha bebido o sangue de suas vítimas!”
25 Então Balaque roga a Balaão: “Se tu não podes amaldiçoar este povo, que assim seja! Pelo menos não o abençoes!” 26 Balaão, no entanto, retrucou a Balaque: “Não te havia afirmado: ‘tudo o que YHWH ordenar, eu o farei?”
SEXTA
27 Então Balaque insistiu e convidou Balaão: “Vem, pois, comigo e eu te levarei a outro lugar. E de lá talvez Elohim se agrade que amaldiçoes este povo!” 28 Balaque conduziu Balaão ao cume do monte Peor, no lado que dá para o deserto. 29 Balaão então instruiu a Balaque: “Edifica-me aqui sete altares e prepara-me sete touros novos e sete carneiros!” 30 Balaque fez outra vez tudo conforme Balaão o orientara e ofereceu em holocausto um novilho e um carneiro sobre cada altar.
24:1 Desta vez Balaão percebeu que YHWH muito se comprazia em abençoar Israel. Por esse motivo não recorreu, como nas outras vezes, a adivinhações e magias, mas voltou sua face para o deserto. 2 Então viu todo o povo de Israel acampado, tribo por tribo; e o Espírito de Elohim veio sobre ele,3e ele proclamou esta profecia em forma de poema:
4”Oráculo de Balaão filho de Beor, palavra daquele cujos olhos vêem nitidamente, a palavra daquele que ouve as palavras de Elohim, daquele que contempla a visão quem vem de shaday, o todo poderoso, aquele que cai prostrado mas seus olhos enxergam com clareza:
5 Quão admiráveis são as tuas tendas, ó Jacó! e formosas as tuas moradas, ó Israel !
6Como vales que se estendem, como jardins que margeiam os rios, como plantas perfumadas e medicinais que YHWH plantou, como cedros junto às águas cristalinas !
7 Israel terá muita água para beber, e para regar suas sementeiras, seu Rei será mais poderoso que Agague, e o seu reino será exaltado !
8 Elohim os libertou do Egito e os vem comandando; eles tem a força dos búfalos mais fortes.Devoram nações inimigas e despedaçam seus ossos, com suas flechas certeiras os atravessam.
9 Como o leão e a leoa soberanos, quando repousam,quem ousará os despertá-los? Portanto, sejam abençoados os que os abençoarem, e amaldiçoados os que amaldiçoarem!”
10 Então, imediatamente, acendeu-se a ira de Balaque contra Balaão e, batendo as palmas da mão, ordenou: “Chamei-te para amaldiçoares os meus inimigos e eis que tu os abençoas e já por três vezes seguidas! 1 Agora, pois, foge e vai para o teu lugar. Disse que te cobriria de honra e bens. Contudo, YHWH te privou delas!” 12 Mas Balaão contestou Balaque: “Não disse eu aos teus mensageiros: 13 ‘Ainda que Balaque me desse seu palácio cheio de prata e ouro, eu não poderia transgredir a ordem de YHWH e fazer por mim mesmo bem ou mal; aquilo que YHWH mandar, isso eu direi’?
SÉTIMA
14 Agora, pois, estou retornando para o meu povo. Antes, porém, vem e eu te comunicarei o que este povo de Israel fará a teu povo, nos dias futuros!”
15 Então pronunciou este oráculo de advertência em forma de poema:Oráculo de Balaão, filho de Beor, palavra daquele cujos olhos vêem nitidamente
16 daquele que ouve as palavras de Elohim, que possui o conhecimento da ciência do Altíssimo. Daquele que contempla a visão que advém do Todo-Poderoso, daquele que cai prostrado, mas seus olhos enxergam com clareza:
17 Eu vejo, mas não agora;eu avisto, mas não de perto. Um rei, como uma estrela poderosa, surgirá de Yaakov; um cetro se levantará dentre os filhos de Israel.Ele esmagará a cabeças dos moabitas e aniquilará todos os arrogantes, filhos de setel.
18 Edom será totalmente conquistado por Israel; Seir, seu inimigo, Igualmente será dominado. Contudo, Israel se fortalecerá!
19 Dos descendentes de Jacó sairá o dominador;ele exterminará todos os que restarem em Edom e nas demais cidades !
20 Em sua visão profética, Balaão viu Amaleque e pronunciou este oráculo:”Amaleque: primícia das nações.Contudo, a sua posteridade perecerá para sempre”
21 Em seguida viu os queneus e profetizou: “A tua morada está segura, e o teu ninho está firmado sobre a rocha”
22 Mesmo quando for destruído o Keneu, quando Ashur, a Assíria,o fizer cativo, ainda voltará!”
23 E, finalmente, Balaão entregou mais esta profecia:”Ai, quem poderá sobreviver quando Elohim realizar tudo isso?”
24 Um grande número de embarcações vindas do Norte, das costas de Kitim, Chipre,conquistarão Ashur, Assíria e afligirão Ever, Israel. Contudo, no fim, eles perecerão para sempre!”
25 Então, Balaão levantou-se e voltou para casa, e Balaque se foi pelo seu caminho.
25: 1 Durante o tempo em que os israelitas se estabeleciam no vale de Shitim, Acácias, os homens de Israel começaram a se envolver em relações sexualmente imorais com as mulheres moabitas, 2 que os influenciavam a participar de holocaustos e festas em oferecimento aos seus elohim. O povo comia e se prostrava diante dos seus ídolos. 3E, desta maneira, Israel se juntou à adoração a Baal-Peor. E o furor do Eterno ascendeu-se contra Israel. 4 Então YHWH chamou a Mosheh e lhe ordenou: “Toma todos os chefes do povo. Empala-os, à luz do sol, diante da minha presença, a fim de que o fogo da ira de YHWH se afaste de todo o povo de Israel!” 5 Mosheh instruiu aos juízes de Israel: “Cada um de vós mande enforcar os homens da sua tribo que se deixaram perverter e terminaram por adorar ao elohim Baal-Peor!”
6Eis que chegou um homem israelita, trazendo para junto de seus irmãos uma mulher midianita, sob os próprios olhos de Mosheh e de toda a congregação dos filhos de Israel, que se lamentavam e choravam à entrada da Tenda do Encontro.
MAFTIR
7 Assim que Finéias, filho de Eleazar, neto do sacerdote Aharon, viu isso, apanhou uma lança,
8 seguiu o israelita até o interior da tenda e lá transpassou-o, pelo ventre, juntamente com a mulher midianita. Então, imediatamente, cessou a praga que flagelava os filhos de Israel.
9 Contudo, os que morreram por causa do castigo da praga foram vinte e quatro mil.
5: 6 Eis que eles governarão a Assíria mediante a espada, e a terra de Ninrode dentro de seus portões. Assim eles nos livrarão da Assíria, quando esta invadir nossa terra e adentrar o nosso território pelas fronteiras.
7 O remanescente de Jacó estará no meio de muitos povos como o orvalho das manhãs que vem de YHWH, como a chuva sobre a relva; não depositará sua confiança no homem nem dependerá dos seres humanos.
8 O remanescente de Jacó também estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais da floresta, como um leão forte entre rebanhos de ovelhas, leão que, quando ataca, destroça e mutila a presa, sem que ninguém a possa livrar.
9 Eis que a tua mão será exaltada sobre teus adversários, e todos os teus inimigos serão exterminados.
10 Então garante YHWH: “Naquele Dia, exterminarei do meio de ti os teus cavalos de guerra e todos os teus carros militares;
11 destruirei as cidades da tua terra e derrubarei todas as tuas fortalezas.
12 Extirparei toda feitiçaria e idolatria da tua mão, e não farás nem seguirás mais quaisquer adivinhações.
13 Destruirei todas as tuas imagens esculpidas e as tuas colunas idólatras; e não mais vos curvareis em sinal de culto e adoração diante de obras feitas por tuas próprias mãos.
14 Arrancarei do meio de ti os teus postes sagrados, e derrubarei todos os vossos ídolos e cidades idólatras.
15 Com toda a ira do meu zelo e indignação me vingarei das nações pagãs que não me obedeceram!”
6:1 Agora, pois, ouvi com atenção a Palavra de YHWH: “Põe-te em pé e defende a tua causa perante os montes. E as montanhas ouçam a tua voz!
2 Ó montes, e vós, fundamentos perpétuos da terra, ouvi a acusação de YHWH; porque YHWH tem uma grave questão para resolver com o seu povo e entrará em juízo contra Israel.
3 Ó meu povo, dize-me claramente: Que é que te fiz de mal? Em que te ofendi? Responde-me!
4 Ora, eu te livrei da terra do Egito e te resgatei da casa da escravidão; e enviei Mosheh, Aharon e Miriã adiante de ti.
5 Meu povo querido, lembra-te do que Balaque, rei de Moabe, pediu e do que Balaão, filho de Beor, respondeu! Relembra a viagem que fizeste desde Sitim até Gilgal, e reconhece que todas as atitudes de YHWH são justas!”
6 Sendo assim, com que eu devo me apresentar diante de YHWH e como me curvarei perante Elohim, Elohim exaltado? Deveria eu oferecer holocaustos, sacrifícios queimados, de bezerros de um ano?
7 YHWH se agradaria com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer meu primogênito, meu filho mais velho, fruto do meu corpo, como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas malignidades?
8 Ó ser humano! Ele já te revelou o que é bom; e o que YHWH exige de ti senão apenas que pratiques a justiça, ames a misericórdia e a lealdade, e andes humildemente na companhia do teu Elohim!
1: 20 Onde está o sábio? Onde está o Sofer (escriba)? Onde está o contestador do olam hazeh (mundo atual)? Não tornou יהוה (YHWH) louca a chochmah (sabedoria) do olam hazeh?
21 Por conseguinte, na chochmah de יהוה , o olam hazeh por sua chochmah mundana não conheceu a יהוה , foi do agrado de יהוה mediante a simplicidade da proclamação, salvar os que crêem.
22 Porque os Yahudim (Judeus) requerem um sinal, e os Gregos buscam a chochmah:
23 Mas nós proclamamos o Mashiach empalado (colocado no madeiro), para os Yahudim, pedra de tropeço, e para os Gregos, loucura;
24 Mas para os que foram chamados, ambos, Yahudim e Gregos, o Mashiach é o poder de יהוה , e a chochmah de יהוה
25 Porque a loucura de יהוה é mais sábia do que a dos homens; e a fraqueza de יהוה é mais forte do que a dos homens.
26 Pois, vede quanto a vossa chamada, meus irmãos Yisraelitas, que não foram chamados muitos sábios, segundo à carne, nem muitos poderosos, nem muitos nobres:
27 Mas יהוה escolheu as cousas loucas do olam hazeh para embaraçar os sábios; e יהוה escolheu as cousas fracas do olam hazeh para embaraçar as cousas que são fortes;
28 E אלהא (Elohim) escolheu aqueles dentre as mishpachot (famílias) humildes do olam hazeh, os que são desprezados, a estes יהוה escolheu, sim, e aqueles que não são, para reduzir a nada os que são alguma coisa:
29 Para que nenhuma carne faça ostentação na Sua presença.
30 Mas dEle sois, no Mashiach Yeshua , que procede da parte de יהוה e se nos tornou chochmah, e tzedakah (justiça), e santidade, e geulah (Rendenção):
31 A fim do que, como está escrito, Aquele que se janctancia, jactancie-se em יהוה
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (Toda a carta):
טימתאום א - Timtheous Alef (I Timóteo) 1 - 6
Link da Parashah (Porção):
דברי הימים א - Divre HaYamim Alef (I Crônicas) 19-21
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 118-120
Link da Parashah (Porção):
יחזקאל - Yechezkel (Ezequiel) 41-48
Questionamentos Específicos
1º) Comente sobre o sentimento que moveu Balack contra os filhos de Israel. Trace um paralelo de como esse sentimento pode atrapalhar a vida de uma pessoa.
2º) Balack acreditava no poder da maldição. Será que realmente ele estava certo deste conceito ? o que podemos comentar sobre esta crença?
3º) Como podemos analisar a permissão de YHWH ao segundo grupo de príncipes enviados por Balack para convencer Balaão(Bilan) ? Bilan parece ter valores de obediência ao ponto de não aceitar qualquer tipo de oferta para ir contra YHWH !
4º) Como podemos analisar o fato de que o malah iria Matar a Bilan, visto que ele estava sob a permissão de YHWH para ir com os príncipes? seria uma morte justa, visto que Bilan não conseguia ver o Malah?
5º) Conseguimos perceber claramente que YHWH parece testar Bilan quando o informa por vezes que só deveria fazer ou falar aquilo que Ele o ordenasse. Não deveria Bilan cessar imediatamente suas tentativas de perguntar a YHWH sobre essa insistência de Balack?
6º) Podemos ser testados da mesma forma que foi testado Bilan, onde talvez aquela expressão: “Vou ver até onde ele vai com isso(Diria YHWH)“ seja o contexto de YHWH para conosco. Temos uma certa tendência de achar que quando as coisas estão fluindo bem elas são de Elohim para nós, mas podem não ser, e neste caso como poderemos saber isso? analise!
7º) Várias profecias em forma de poemas foram narradas por Bilan(Balaão), entre elas um destruidor de dentro da tribo de Yaakov, de quem esta profecia estava falando?
8º) Afinal de contas Balaão, Bilan, era um profeta de YHWH ou um falso profeta? podemos traçar algum tipo de identificação com falsos profetas nos dias de hoje? quais as características de um falso profeta?
9º) O povo de Israel se corrompeu com outras mulheres pagãs, pecado este que irritou muito YHWH. Como podemos analisar o desfecho desta história?
10º) O Texto não fala que Finéias teria ouvido a voz de YHWH mas toma uma atitude que faz cessar a ira e a maldição que já havia ceifado 24 mil israelitas. Como podemos agir nos dias de hoje com esta firmeza, onde encontramos base para agir com firmeza contra o pecado?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)