Qorah é a 38ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 5ª no Livro de Bamidbar (No Deserto [Números]).Na porção da Torah de Bamidbar - (Números) 16:1-18:32 , teremos os seguintes subtítulos:
- Rebelião de Coré, Datã e Abiram (16:1)
- O Castigo da rebelião (16:16)
- Os incensórios (17:1)
- A intercessão de Aarão (17:6)
- A vara de Aarão (17:16)
- O papel expiatório do sacerdócio (17:27)
- A parte dos sacerdotes (18:8)
- Os dízimos (18:20)
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Shmuel Alef (I Samuel) 11:14-12:22
Escritos Netzarim - Romiyah (Romanos) 13:1-7
Meditação: https://israelitadocaminho.org/parashah38m1.html
PRIMEIRA
16:1 Corá, filho de Isar, neto de Coate, bisneto de Levi, reuniu Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, todos da tribo de Rúben, encheram-se de arrogância, 2e insurgiram-se contra Mosheh, juntamente com duzentos e cinquenta israelitas, príncipes da congregação, líderes respeitados e que haviam sido nomeados membros do concílio. 3Ajuntaram-se, pois, contra Mosheh e Aharon, exclamando-lhes: “Basta! Toda a comunidade e todos os seus membros são consagrados, e YHWH está no meio deles. Por que, então, vos exaltais acima da assembleia de YHWH?”
4Mosheh, ouvindo isso, ajoelhou-se, encostando o rosto rente ao chão. 5Depois ergueu-se e replicou a Corá e a toda a sua comunidade: “Amanhã cedo YHWH fará conhecer quem é dele e qual é o homem consagrado que permitirá aproximar-se dEle. Aquele que Ele fizer aproximar-se dEle, esse é aquele que Ele escolheu! 6Portanto, fazei isto: tomai os incensários de Corá e de toda a sua congregação, 7ponde neles fogo e, amanhã, deitai sobre o fogo o incenso, perante YHWH. Aquele que YHWH escolher, esse é o homem que lhe é consagrado. E agora, filhos de Levi, basta!”
8E acrescentou Mosheh a Corá: “Ouvi, também, ó levitas! 9Acaso é muito pouco para vós que o Elohim de Israel vos haja separado da congregação de Israel, trazendo-vos para perto dEle, a fim de fazerdes o serviço do Tabernáculo do Eterno, colocando-vos diante desta comunidade para ministrardes em seu favor? 10Ele te chamou para perto dele, tu e contigo todos os teus irmãos levitas, e agora ambicionais também o sacerdócio? 11Vós conspirastes contra Elohim, tu e a tua assembleia: quem é Aharon, para que murmureis contra ele?”
SEGUNDA
12A seguir Mosheh mandou chamar Datã e Abirão, filhos de Eliabe. Mas eles retrucaram: “Não iremos! 13Porventura, não te basta nos ter tirado de uma terra onde manam leite e mel para nos fazer morrer neste deserto? E ainda queres fazer-te príncipe e chefe sobre todos nós? 14Além de tudo, tu não nos conduziste a uma terra onde manam leite e mel, tampouco nos deu uma herança de campos e vinhas! Pensas que podes cegar os olhos de toda esta população? Ora, de modo algum iremos!”
15Então Mosheh ficou extremamente irado e rogou a YHWH: “Não aceites a oblação, a oferta dessas pessoas. Jamais fiz mal a qualquer um deles, nem mesmo tirei deles um jumentinho sequer!” 16E Mosheh falou a Corá: “Tu e toda a tua congregação vinde amanhã, a fim de vos colocardes diante de YHWH, tu, e eles todos. Aharon também estará lá. 17Cada homem tomará seu incensário, nele depositará incenso e o apresentará diante de YHWH. Serão duzentos e cinquenta incensários ao todo. Tu e Aharon, igualmente, apresentareis cada um o seu incensário!” 18Assim, cada um deles pegou seu incensário, acendeu o incenso, e se postou com Mosheh e com Aharon à entrada da Tenda do Encontro. 19Corá decidiu reunir todos os seus seguidores à entrada da Tenda do Encontro, incitando-os contra Mosheh e Aharon; quando, de repente, a glória de YHWH revelou-se diante de toda a comunidade.
20E YHWH preveniu Mosheh e Aharon: 21“Apartai-vos deste povo, pois vou exterminá-lo agora mesmo!” 22Então Mosheh e Aharon prostraram-se com a face rente à terra e clamaram: “Ó Elohim, Elohim que a todos concede a vida, ficarás tu irado contra toda a congregação dos filhos de Israel quando um só homem pecou?”
23Ao que YHWH ordenou a Mosheh: 24“Fala a este povo e comunica-lhe: Afastai-vos das tendas de Corá, Datã e Abirão!”
25 Imediatamente Mosheh levantou-se e dirigiu-se para onde estavam Datã e Abirão, e os anciãos, as autoridades de Israel, o seguiram. 26E Mosheh advertiu o povo: “Suplico-vos, separai-vos das tendas desses homens ímpios e não toqueis em nada daquilo que lhes pertence, para que não sejais também partícipes de todos os pecados que eles cometeram!” 27Então o povo se afastou das imediações das tendas de Corá, Datã e Abirão. Nesse momento, Datã e Abirão haviam saído e estavam em pé, à entrada de suas tendas, junto com suas mulheres, seus filhos e suas crianças pequenas. 28Foi quando Mosheh exclamou: “Nisto conhecereis que foi o próprio YHWH que me enviou para realizar todos esses feitos e que não os fiz por mim mesmo: 29se estas pessoas morrerem de morte natural, atingidas pela sentença comum a todos os seres humanos, então não foi YHWH que me enviou. 30Entretanto, se YHWH fizer acontecer algo extraordinário, inusitado; se a terra abrir sua boca e os engolir, toda essa gente ímpia juntamente com seus pertences, e se descerem vivos ao Sheol, sabereis com certeza que essas pessoas desprezaram a YHWH!”
31E aconteceu que, assim que Mosheh acabou de pronunciar todas essas palavras, o chão se abriu bem debaixo dos pés deles, 32a terra como que abriu sua imensa mandíbula e os tragou vivos; eles, suas famílias e mais todos os seguidores de Corá com todos os seus bens. 33Desceram vivos à sepultura, juntamente com tudo o que possuíam; em seguida a terra fechou-se sobre eles, e pereceram, desaparecendo do meio da grande assembleia. 34Diante do pavor dos seus gritos, todos os demais filhos de Israel que se encontravam ao redor deles, fugiram desesperados, exclamando: “Misericórdia! Que a terra não nos engula também!” 35No mesmo instante YHWH mandou fogo e consumiu os duzentos e cinquenta homens que ofereciam incenso.
TERCEIRA
36 YHWH falou a Mosheh e ordenou: 37“Dize a Eleazar, filho do sacerdote Aharon, que recolha os incensários do meio dos restos fumegantes e espalhe as brasas, pois os incensários são santos. 38Visto que foram trazidos diante da presença de YHWH e estão consagrados, que o metal deles seja transformado em lâminas para recobrir o altar. Assim, servirão de sinal para os filhos de Israel!” 39Eleazar, o sacerdote, juntou os incensários de bronze que haviam sido apresentados pelos que foram consumidos pelo fogo. Os incensários foram batidos e serviram de revestimento do altar, 40exatamente como YHWH tinha dito por intermédio de Mosheh. Isso foi realizado como memorial para todos os filhos de Israel, a fim de que ninguém que não fosse descendente de Aharon queimasse incenso diante de YHWH, para não incorrer na punição que Corá e seus seguidores sofreram.
41Contudo, no dia seguinte, todo o povo de Israel começou a reclamar contra Mosheh e Aharon, murmurando: “Fizestes perecer o povo de YHWH!” 42Quando, porém, o povo se ajuntou novamente contra Mosheh e Aharon, eis que eles se voltaram para a Tenda do Encontro; repentinamente a nuvem a cobriu e a glória de YHWH surgiu. 43Então Mosheh e Aharon se dirigiram para a frente da Tenda do Encontro, 44e YHWH avisou a Mosheh: 45“Ide! Saí do meio dessa congregação e, em um só momento, os aniquilarei a todos!” Contudo, eles imediatamente se atiraram sobre seus rostos em terra. 46Em seguida, Mosheh pediu a Aharon: “Toma o incensário, põe nele fogo do altar e em cima o incenso, e vai depressa à congregação, a fim de realizar o ritual de propiciação pelos pecados deste povo, porquanto partiu grande ira da presença de YHWH e a mortandade já começou entre o povo!” 47Aharon procedeu exatamente como Mosheh lhe pedira e correu para o meio da assembleia. A epidemia, de fato, já havia iniciado seu trabalho entre o povo. Contudo, Aharon ofereceu o incenso e realizou o sacrifício de expiação pelos pecados do povo. 48Aharon colocou-se entre os mortos e os vivos, e a praga cessou! 49Foram catorze mil e setecentas pessoas que morreram atingidas por aquela praga, sem contar os que haviam morrido por causa da revolta de Corá. 50Quando acabou a epidemia, Aharon retornou para a entrada da Tenda do Encontro, onde Mosheh o aguardava.
QUARTA
17:1E YHWH disse a Mosheh: 2“Fala aos filhos de Israel. Recebe deles, para cada casa patriarcal, um cajado; que todos os líderes das tribos, por suas casas patriarcais, te entreguem doze bordões. Escreverás o nome de cada um deles no seu próprio cajado. 3No cajado de Levi escreverás o nome de Aharon, visto que é necessário que haja um só cajado para cada chefe das tribos. 4Tu os colocarás em seguida, na Tenda do Encontro, em frente da arca das tábuas da Aliança, onde Eu vos encontrarei. 5O cajado daquele que Eu escolher, esse florescerá; assim não deixarei chegar até mim as murmurações que os filhos de Israel proferem contra vós!” 6Assim Mosheh comunicou aos filhos de Israel, e seus líderes deram-lhe doze cajados, um de cada líder das tribos, e o cajado de Aharon estava entre eles.7Mosheh depositou todas as doze varas diante de YHWH, na tenda do Testemunho, que guarda as tábuas da Aliança.
8No dia seguinte Mosheh entrou na tenda e viu que o cajado de Aharon, que representava a tribo de Levi, tinha brotado, produzindo botões e flores, além de amêndoas maduras 9Então Mosheh rapidamente retirou todas as varas da presença de YHWH e as levou a todos os israelitas. Eles contemplaram aqueles cajados, e cada líder pegou o seu. 10Então YHWH disse a Mosheh: “Torna a levar a vara de Aharon para diante da arca das tábuas da Aliança, onde terá ela seu lugar ritual, como uma advertência para os rebeldes. Isso porá fim às reclamações do povo contra minha pessoa, e evitará que morram!” 11Mosheh fez exatamente como YHWH lhe determinara. Assim, de fato, o fez.
12Aí o povo de Israel exclamou a Mosheh: “Vede! Eis que estamos perdidos! Eis que agora morreremos todos! Não há salvação! 13Todo aquele que se aproxima do Santuário de YHWH para fazer oferenda, morrerá! Seremos levados à destruição até o último de nós?”
QUINTA
18: 1Então YHWH disse a Aharon: “Tu, teus filhos e a casa de teu pai contigo, levareis o peso das faltas cometidas com relação ao santuário. Tu e teus filhos contigo sereis responsáveis pelas ofensas cometidas no exercício do sacerdócio. 2Faze igualmente reunirem-se a ti os irmãos do ramo de Levi, a tribo de teu pai. Sejam eles teus assessores e te sirvam, a ti e aos teus filhos, quando ministrarem perante a tenda do Testemunho, que guarda as tábuas da Aliança. 3Eles ficarão a teu serviço e cuidarão também do serviço de toda a Tenda. Contudo, não devem aproximar-se dos objetos sagrados, nem do altar, para que tanto eles como vós não venhais a morrer. 4Os levitas serão teus auxiliares e responderão pelos encargos da Tenda do Encontro, por todos os serviços da Tenda, e nenhum estranho ou profano se aproximará de vós. 5Respondereis pelos encargos do santuário e pelos serviços do altar, para que não haja mais ira divina sobre os israelitas. 6Eis que Eu, pessoalmente, escolhi vossos irmãos, os levitas, dentre os filhos de Israel, para oferecê-los a vós como um presente, dedicados a YHWH a fim de realizarem todo o trabalho necessário da Tenda do Encontro. 7Contudo, somente tu e teus filhos assumireis as funções sacerdotais em tudo o que se refere ao altar e ao que se encontra além do véu sagrado. Vós realizareis o serviço do culto, cujo ofício concedo ao vosso sacerdócio. Entretanto, qualquer pessoa não autorizada ou profana que se aproximar do santuário será sumariamente condenada à morte!”
SEXTA
8E YHWH falou novamente a Aharon: “Eis que Eu pessoalmente o tornei responsável pelas contribuições trazidas a mim; todas as ofertas sagradas que os israelitas me consagrarem, Eu as concedo como porção a ti e a teus filhos.9Das ofertas santíssimas tereis a parte que é poupada do fogo. Dentre todas as oferendas que me trouxerem para consagrar como ofertas santíssimas, sejam oblações, ofertas de cereais, seja expiação de pecado, seja de sacrifício de reparação, tal parte pertencerá a ti e a teus filhos. 10Vós vos nutrireis somente de alimentos santíssimos; todos os do sexo masculino poderão comer desse alimento considerando-o sagrado. 11De igual modo, concedo a ti, e a teus filhos e filhas, por decreto perpétuo, as contribuições que lhes cabe de todas as ofertas dos filhos de Israel e que devem ser ritualmente movidas. Todas as pessoas da tua família que estiverem cerimonialmente puras poderão comê-las. 12Todo o melhor do azeite, todo o melhor do vinho novo e do trigo, essas primícias que oferecem aYHWH, concedo-as a ti. 13Todos os primeiros produtos das suas colheitas, que trazem a YHWH, te pertencerão; todo aquele que estiver puro, na tua casa, poderá comer dele. 14Tudo aquilo que em Israel for anátema, consagrado a Elohim, será para ti. 15Todo primogênito que se traz a YHWH te pertencerá, tudo aquilo que procede de um ser de carne, homem ou animal; tu, porém, farás resgatar o primeiro filho do homem e, igualmente, farás resgatar toda primeira cria de animais impuros. Estes voltarão, mediante pagamento, a pertencer à pessoa que os ofereceu. 16O pagamento do resgate pelos meninos deverá ser feito a ti quando eles tiverem um mês de idade, e o valor do resgate será equivalente a cinco barras de prata, pesando cerca de sessenta gramas no total, de acordo com o peso padrão do santuário em que o siclo corresponde a doze gramas por barra de prata ou vinte guerás. 17Contudo, não resgatarás a primeira cria de uma vaca, de uma ovelha ou de uma cabra. Derrama o sangue delas sobre o altar e queima a sua gordura como uma oferenda preparada no fogo, de aroma aprazível a YHWH. 18A carne desses animais te pertencerá, assim como o peito que será apresentado como oferta movida, e a coxa direita. 19A partir de agora estou entregando a ti, a teus filhos e a tuas filhas, como decreto perpétuo, todas as ofertas especiais que os israelitas me oferecerem. Esta é uma Aliança de sal perene e inquebrantável que Eu, YHWH, estabeleço para ti e para todos os teus descendentes!” 20Disse ainda YHWH a Aharon: “Tu não terás herança, nem propriedade alguma na terra deles e nenhuma parte haverá para ti no meio dos israelitas. Eu Sou a tua parte e a tua herança no meio dos filhos de Israel.
SETIMA
21Eis que aos filhos de Levi dou por herança todos os dízimos arrecadados em Israel, em compensação por seus serviços, isto é, o serviço devocional que fazem por meio do seu trabalho na Tenda do Encontro. 22De agora em diante os demais israelitas não se aproximarão jamais da Tenda do Encontro, porquanto isso seria um grave pecado que culminaria com a morte dos transgressores. 23É, portanto, dever dos levitas fazer todo o serviço na Tenda do Encontro e assumir a responsabilidade por todos os erros e ofensas que cometerem. Este é um estatuto perpétuo por suas gerações. Eles não receberão herança alguma entre os filhos de Israel, 24visto que são os dízimos que os israelitas separam para YHWH que Eu dou por herança aos levitas. Eis porque lhes disse que não possuirão herança alguma no meio dos filhos de Israel!”
MAFTIR
25Mais tarde, disse YHWH a Mosheh:
26“Comunicarás o seguinte aos levitas: Quando receberdes dos filhos de Israel os dízimos que vos dou como herança da parte deles, separareis a parte de YHWH, o dízimo dos dízimos.
27Essa contribuição especial será considerada equivalente à do trigo retirado da eira, o terreno de chão batido, e do vinho tirado do lagar, o tanque de prensar uvas.
28Assim, pois, vós também retirareis a parte de YHWH de todos os dízimos que receberdes dos filhos de Israel. Dareis ao sacerdote Aharon aquilo que houverdes separado para YHWH.
29De todas as oferendas que receberdes retirareis a parte de YHWH; do melhor de todas as ofertas retirareis a parte sagrada.
30Tu lhes ordenarás: Quando houverdes separado o melhor, todas essas dádivas serão para os levitas, como se fossem produto da eira e produto do lagar.
31Podereis comê-las em qualquer lugar, vós e a vossa família: é o vosso salário pelo vosso serviço da Tenda do Encontro.
32Não sereis culpados de pecado algum por isso, desde que separeis o melhor; não profanareis os bens e ofertas consagradas pelos filhos de Israel, a fim de que não venhas a pecar e morrais!”
11:14Depois Samuel convocou todo o povo: “Vinde e vamos a Guilgal e reafirmemos ali nossos votos quanto ao reinado de Shaul!” 1 15Todo o povo se reuniu em Guilgal e Shaul foi referendado rei perante YHWH, em Guilgal. Ali se imolaram sacrifícios de comunhão diante de YHWH, e Shaul e todos os homens de Israel se entregaram a manifestações de júbilo.
12:1Então Samuel reuniu todo o Israel e lhes declarou: “Eis que vos atendi em tudo o que me pedistes, e estabeleci um rei para governar sobre vós. 2De agora em diante, será o rei quem marchará à vossa frente. Já estou velho e de cabelos brancos, e meus filhos habitam entre vós. Fui vosso guia desde a minha mocidade até hoje. 3Aqui estou! Testemunhai contra mim diante de Adonay e do seu ungido: a quem tomei um único boi ou jumento? A quem defraudei e a quem oprimi? De quem tenho recebido presentes, a fim de que finja não ver a injustiça? E eu vos restituirei!” 4Todo o povo, no entanto, exclamou: “Tu não nos defraudaste nem nos oprimiste e de ninguém tiraste coisa alguma!” 5E Samuel lhes afirmou: “YHWH é testemunha contra vós, e o seu ungido é igualmente hoje testemunha de que nada achastes culpa alguma em minhas atitudes!” E o povo respondeu: “Sim, Ele é testemunha!”
6Então Samuel declarou aos israelenses: “YHWH designou Mosheh e Aharon e libertou os vossos pais, fazendo-os subir do Egito. 7Agora, pois, permanecei aqui mesmo, para que eu entre em juízo diante de YHWH , relativamente a todos os atos de justiça de YHWH, que Ele realizou por vós e por vossos pais: 8depois que Jacó entrou no Egito e os egípcios os oprimiram e os vossos pais clamaram a YHWH e Ele vos enviou Mosheh e Aharon, que fizeram vossos pais sair do Egito e os estabeleceu nestas terras. 9Vossos antepassados, contudo, se esqueceram de YHWH, seu Elohim; e ele os entregou nas mãos de Sísera, comandante do exército de Hazor, e nas mãos dos filisteus, com também nas mãos do rei Moabe, os quais lutaram contra eles e os venceram. 10Então o povo clamou e suplicou pelo socorro de YHWH, o SOBERANO, confessando: “Ó Elohim! Pecamos por ter abandonado o SOBERANO e prestado culto ao Elohim Baal e a Astarote e seus postes sagrados. Agora, pois, livra-nos da mão dos nossos inimigos, e nós te serviremos!”11Então YHWH enviou Jerubaal, Gideão, Bedan, Sansão; Baraque, Jefté e Samuel, que vos livraram das mãos dos inimigos de Israel que vos rodeavam, e pudestes habitar a terra em paz e segurança.
12Apesar de tudo, quando vistes Naás, rei dos amonitas, marchar contra vós, rogastes-me: ‘Não! É preciso que um rei governe sobre nós!’ No entanto, YHWH vosso Elohim é vosso Rei! 13Sendo assim, agora, aqui está o rei que escolhestes, aquele que vos mesmos pedistes; o SOBERANO vos deu um rei!
14Se temerdes ao SOBERANO, e o servirdes, e atenderdes às suas ordens, e se tanto vós como o rei que governa sobre vós seguirdes a YHWH vosso Elohim, então tudo vos irá bem! 15Todavia, se não obedecerdes a YHWH, se vos revoltardes contra a sua vontade, então a mão de YHWH pesará sobre vós e sobre o vosso rei. 16Ainda uma vez olhai e vede o grande prodígio que YHWH realiza diante de vossos olhos. 17Não é agora a época da colheita do trigo? Pois bem, rogarei a YHWH, e Ele fará trovejar e chover a fim de que venhas a reconhecer com toda clareza como foi grave o pecado que cometestes contra o Eterno pedindo um rei para vós!” 18Então Samuel invocou a YHWH e Ele fez com que viessem trovoadas e chovesse naquele mesmo dia, e todo o povo se encheu de medo de YHWH e de Samuel.
19Todo o povo suplicou a Samuel: “Intercede por nós, teus servos, a YHWH teu Elohim, para que não morramos; porquanto sobre todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir para nós um rei!” 20Contudo Samuel declarou ao povo: “Não temais! É verdade que cometestes um grande erro. Somente não vos afasteis de YHWH, mas servi-o com todo o vosso coração. 21Não apostateis para vos entregardes a ídolos de nada, que para nada servem, porque nenhum auxílio podem proporcionar, porquanto nada são. 22Certamente YHWH jamais desamparará o seu povo, em honra ao seu grande Nome; porque o Eterno decidiu fazer de vós o seu povo
13:1 Todo Yisraelita esteja sujeito aos poderes do governo civil. Porque não há poder, senão procedente de יהוה : os poderes civis que existem foram ordenados por יהוה
2 Aquele que portanto resiste ao poder civil, resiste à instituição ordenada por יהוה : e os que resistem, receberão mishpat(Juizo) sobre si mesmos.
3 Porque os shoftim(Juizes) civis não são ameaças para o tov mitzvoth(bons mandamentos), mas o que causa aos homens temor; é fazer o mal. Queres tu, então, não ter temor das autoridades? Faze aquilo que é tov(bom), e terás as mesmas autoridades:
4 Pois que é eved(servo) de יהוה a teu favor, para o bem. Mas, se tu fizeres aquilo que é mal, então, teme; visto que não te trará a espada em vão; porquanto é eved(servo) de יהוה , e um instrumento para executar a ira sobre alguém que pratica o mal.
5 Portanto, nós devemos estar sujeitos, não somente pelo temor da ira, mas também por causa da nossa consciência.
6 Por causa disto, também pagai tributos; porque elas são instrumentos de יהוה , atendando contínuamente esta mesma cousa.
7 Pagai, portanto, a todos as suas dividas; tributo, a quem o tributo é devido; direitos alfandegários, a quem concerne direitos alfandegários, reverência, a quem a reverência é devida; honra, a quem a honra é devida.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (Toda a carta):
תםלוניקיא א - Tesloniqyah Alef(I Tessalonicenses)
Link da Parashah (Porção):
דברי הימים א - Divre HaYamim Alef (I Crônicas) 13 - 15
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 112 - 114
Link da Parashah (Porção):
יחזקאל - Yechezkel (Ezequiel) 25-32
Questionamentos Específicos
1º) Analise a terrível arrogância dos israelitas, seus desfechos e como podemos nos manter intolerantes a esta terrível atitude em nossas vidas.
2º) Como podemos analisar a terrível mágoa de Moshe e do próprio Eterno com os ímpios que tramaram a rebelião contra os Servos de YHWH.
3º) O que podemos extrair da questão dos “incensários do meio dos restos fumegantes” transformados em lâminas... temos algum mistério aqui? Analisemos!
4º) A vara escolhida entre as 12 varas foi a de Aharon, a dos levitas e como podemos entender esta escolha do Eterno YHWH ? será a tribo de Levi uma tribo que nos sirva como um alvo no que diz respeito a posturas, atitudes e serviço?
5º) Analise o rigor do Eterno quanto aos que se aproximavam dos utensílios santos e a pena de morte decretada.
6º) Como podemos analisar o fato de YHWH passar a compartilhar das ofertas com os Levitas e a questão do dízimo dos dízimos ?
7º) Destaques 3 pontos mais importantes dentro de toda a parashá em sua visão ?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)