Shelach Lechah é a 37ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 4ª no Livro de Bamidbar (No Deserto [Números])..Na porção da Torah de Bamidbar - (Números) 13:1-15:41 , teremos os seguintes subtítulos:
- Exploração de Canaã (13:1)
- O relato dos enviados (13:25)
- Revolta de Israel (14:1)
- Ira de YHWH e intercessão de Moisés (14:10)
- Perdão e castigo (14:20)
- Tentativa fracassada dos filhos de Israel (14:39)
- Oblação que acompanha os sacrifícios (15:1)
- As primícias do pão (15:17)
- Expiação das faltas cometidas por inadvertência (15:22)
- Violação do sábado (15:32)
- As borlas das vestes? TsiTsit (15:37)
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Yahwshua (Josué) 2:1-24
Escritos Netzarim - Ivrim (Hebreus) 3:7-19
PRIMEIRA
Exploração de Canaã
13:1 E YHWH ordenou a Mosheh: 2“Envia homens, um de cada tribo, em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos filhos de Israel. Enviarás todos aqueles que sejam seus príncipes!” 3Assim, Moisés enviou-os do deserto de Parã, conforme a ordem do YHWH. Todos eram chefes dos israelitas. 4São estes os seus nomes: 5da tribo de Simeão, Safate, filho de Hori; 6da tribo de Judá, Calebe, filho de Jefoné; 7da tribo de Issacar, Igal, filho de José; 8da tribo de Efraim, Oseias, filho de Num; 9da tribo de Benjamim, Palti, filho de Rafu; 10da tribo de Zebulom, Gadiel, filho de Sodi; 11da tribo de José, isto é, da tribo de Manassés, Gadi, filho de Susi; 12da tribo de Dã, Amiel, filho de Gemali; 13da tribo de Aser, Setur, filho de Micael; 14da tribo de Naftali, Nabi, filho de Vofsi; 15da tribo de Gade, Guel, filho de Maqui. 16Esses são os nomes dos homens que Moisés enviou para espiar a terra. E Mosheh deu a Oshêa bin Nun, Oseias, filho de Num, o nome de Yahushua, Josué.
17E Mosheh enviou-os para verificar a terra de Canaã e lhes disse: “Subi pelo Neguebe, em seguida atravessai a região montanhosa. 18Então observai como é a terra; como é o povo que a habita, forte ou fraco, escasso ou numeroso; 19se a terra em que vive esse povo é boa ou ruim; se as cidades em que moram não são cercadas por muros ou fortificadas;20se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sede corajosos. Trazei alguns frutos da terra!” Era a época do início da colheita das primeiras uvas.
SEGUNDA
21Subiram eles para espiar a terra, desde o deserto de Zim até Reobe, na direção de Levo Hamat, à Entrada de Hamate. 22Subiram do Neguebe e chegaram a Hebrom, onde viviam Aimã, Sesai e Talmai, todos descendentes de Enaque. Hebrom havia sido edificada sete anos antes de Zoã, no Mitzrayim(Egito).
23Quando chegaram a um lugar conhecido como vale de Eshcol, cachos, cortaram um ramo do qual pendia um único cacho de uvas. Dois homens carregaram o cacho, pendurado numa vara. Colheram também romãs e figos. 24Aquele lugar foi denominado vale de Eshcol, em alusão ao extraordinário cacho de uvas que os israelitas colheram ali.
O relato dos enviados
25Ao cabo de quarenta yomim (dias), retornaram da exploração da terra. 26Vieram a Mosheh, Aharon e toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a congregação ali reunida, e lhes apresentaram os frutos trazidos da terra. 27E deram o seguinte depoimento a Mosheh: “Fomos à terra à qual nos enviastes. Na verdade, é terra onde também emana leite e mel; eis os seus produtos. 28Contudo, o povo que a habita é poderoso; as cidades são fortificadas, muito grandes; também vimos ali descendentes de Enaque. 29Os amalequitas vivem em Neguebe; os hititas, os jebuseus e os amorreus habitam a região montanhosa; os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão!”
30Então Calebe fez calar o povo reunido diante de Mosheh: “Subamos e herdemo-la!”, disse ele, “em verdade temos a capacidade de conquistar essa terra!” 31Entretanto, os homens que o haviam acompanhado reagiram: “Não podemos marchar contra esse povo, visto que é mais forte que nós!” 32E puseram-se a difamar diante dos filhos de Israel a terra que haviam observado: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento é terra que devora seus habitantes. Todos aqueles que lá vimos são homens de grande estatura. 33Lá também vimos gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos, a nós e a eles, gafanhotos!”
Revolta de Israel
14:1 Então toda a congregação elevou a voz; puseram-se a gritar, e o povo chorou muito aquela noite. 2Todos os israelitas reclamaram contra Mosheh e Aharon e exclamavam: “Antes tivéssemos morrido na terra do Mitzrayim! Antes morrêssemos todos neste deserto! 3E por que YHWH nos traz a esta terra para nos fazer perecer a espada, para entregar como presa ao inimigo as nossas mulheres e as nossas crianças? Não nos seria melhor voltar para o Mitzrayim?” 4E murmuravam uns com os outros: “Escolhamos um líder e voltemos para o Mitzrayim!”
5Então, diante de toda a assembleia da congregação dos filhos de Israel, Mosheh e Aharon prostraram-se com suas faces rente à terra. 6Dentre aqueles que espiaram a terra, Yahushua, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, rasgaram imediatamente suas vestes 7e exclamaram perante toda a comunidade dos israelitas ali reunida: “A terra que em missão fomos averiguar é muito boa; um lugar excelente!
TERCEIRA
8Se YHWH nos é propício, Ele nos fará entrar nessa terra e pessoalmente a dará a nós. É, de fato, uma terra da qual emana leite e mel. 9Tão somente não vos rebeleis contra YHWH, o Soberano. Não tenhais medo do povo daquela terra, pois os devoraremos como um bocado de pão. Sua sombra protetora lhes foi retirada, ao passo que YHWH, o Eterno, está conosco. Portanto, não tenhais qualquer receio deles!”
Ira de YHWH e intercessão de Moisés
10Então todo o povo começou a falar em matá-los a pedradas, quando o esplendor do YHWH surgiu sobre a Tenda do Encontro e foi contemplada por toda a comunidade ali reunida.
11E YHWH Elohim falou a Mosheh: “Até quando este povo me desprezará? Até quando recusará crer em mim, apesar dos sinais que fiz no meio dele? 12Vou feri-lo com pestilência e o aniquilarei. De ti, contudo, farei uma grande nação, muito mais poderosa do que este povo!”
13Ao que Mosheh replicou a YHWH: “Os Mitzrim (egípcios) ouviram que por intermédio da tua própria força fizeste sair este povo do meio deles. 14Informaram isso também aos habitantes desta terra. Portanto, estes já sabem que Tu, ó Eterno YHWH, estás conosco e que És visto claramente quando tua nuvem para sobre nós. E sabem também que vais adiante de nós numa coluna de nuvem de dia e numa coluna de fogo de noite. 15Se fazes perecer a este teu povo como a um só homem, as nações que ouviram falar de Ti vão imaginar: 16‘Então YHWH não conseguiu fazer seu povo entrar na terra que lhe havia prometido com juramento, por isso, preferiu destruí-lo no deserto!’ 17Ó YHWH, eu te suplico, que não seja assim! Pelo contrário, demonstra teu poder e que realizes o que prometeste quando afirmaste: 18‘YHWH é lento para a cólera e pleno de ahava (amor), tolera a falta e a transgressão, mas não deixa ninguém culpado sem a devida punição, Ele que castiga a falta dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração’. 19Perdoa, pois, a falta deste povo segundo a grandeza da tua bondade, da mesma maneira como tens procedido e perdoado desde que saíram do Mitzrayim até aqui!”
Perdão e castigo
20Então YHWH respondeu: “Eu o perdoo, de acordo com a tua súplica!
21Entretanto – eis que Eu vivo! – o esplendor de YHWH, o Eterno, enche toda a terra! 22Todos esses homens que presenciaram o meu esplendor e contemplaram os sinais miraculosos que fiz no Mitzrayim (Egito) e no deserto, todas essas pessoas que já me puseram à prova e me desobedeceram, deixando de ouvir a minha voz dez vezes, 23não chegarão a ver a terra que prometi com juramento a seus antepassados. Nenhum daqueles que me ultrajaram a contemplará. 24Todavia, meu servo Calebe, visto que demonstra ter outro espírito, e me segue com confiança e integridade, Eu o farei entrar na terra que foi observar, e seus descendentes a herdarão. 25Considerando que os amalequitas e os cananeus habitam nos vales, amanhã deem meia-volta e partam em direção ao deserto pelo caminho que vai para o mar Vermelho.
QUARTA
26Então YHWH falou a Mosheh e a Aharon e sentenciou-lhes: 27“Até quando esta congregação má e perversa há de se queixar contra mim? Ouvi as reclamações que os filhos de Israel murmuram contra mim. 28Portanto, ide e transmiti a essa gente o oráculo do Eterno, YHWH: Eis que Eu vivo e por meu Nome, juro que vos tratarei exatamente de acordo com as vossas petições! 29Assim, os vossos cadáveres tombarão neste deserto, todos vós os recenseados, todos os listados desde a idade de vinte anos para cima, vós que tendes reclamado contra mim. 30Nenhum de vós entrareis na terra que, com mão erguida, como ato de juramento, prometi dar-lhes para vossa habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Yahushua, filho de Num. 31Mas, quanto aos vossos filhos, dos quais dizíeis que seriam levados como presa, serão eles que farei entrar e que conhecerão a terra que desprezastes. 32Quanto a vós, os vossos corpos mortos cairão sobre este deserto, 33e vossos filhos sobreviverão como pastores, caminhando errantes com seus rebanhos, nesta ermidão, durante quarenta anos; carregando o peso da vossa infidelidade, até que vossos cadáveres se transformem em pó sobre o deserto. 34Observastes a terra durante quarenta yomim. A cada yom (dia) corresponde um ano de castigo: por quarenta anos sofrereis as consequências dos vossos pecados e experimentareis as implicações do fato de me abandonardes. 35Eu, YHWH, falei e certamente farei cumprir minhas determinações em relação a toda essa congregação desobediente e má, que teve a petulância de se revoltar contra a minha pessoa. Portanto, encontrarão seu fim neste deserto; aqui mesmo perecerão!”
36Os homens enviados por Mosheh em missão de reconhecimento daquela terra retornaram e mobilizaram toda a comunidade de Israel a murmurarem contra ele, ao espalharem um relatório amedrontador, desacreditando a posse da terra; 37tais homens, responsáveis por desencorajar a entrada do povo na terra, morreram subitamente de praga perante YHWH. 38De todos os missionários incumbidos de observar a terra, somente Yahushua, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, permaneceram vivos.
Tentativa fracassada dos filhos de Israel
39Mosheh comunicou essas palavras aos filhos de Israel e o povo se expressou por meio de grandes lamentações.
40Depois, levantando-se de madrugada, subiram para o alto da região montanhosa e exclamaram: “Eis-nos aqui e subimos a este lugar, a respeito do qual YHWH disse que havíamos pecado!” 41Replicou Mosheh: “Por que transgredis a ordem de YHWH? Isso não será bem sucedido! 42Não subais, pois o YHWH não está no meio de vós: não prepareis a vossa derrota por meio dos vossos inimigos. 43Na realidade, os amalequitas e os cananeus vos atacarão ali, e caireis à espada, porque vós vos desviastes de YHWH o Eterno não mais está convosco!” 44Apesar disso, eles subiram, na sua presunção, ao cume da montanha. Contudo, nem Mosheh nem a arca da Aliança de YHWH saíram do acampamento. 45Então os amalequitas e os cananeus que habitavam essa montanha desceram, derrotaram-nos e os perseguiram até Hormá, fazendo-os em pedaços.
Oblação que acompanha os sacrifícios
15:1 Então YHWH disse a Mosheh: 2“Fala aos filhos de Israel; tu lhes dirás: Quando tiverdes entrado na terra onde habitareis e que vos dou, 3se apresentardes a YHWH um manjar, de bois ou de ovelhas, preparado no fogo como oferta de aroma agradável a YHWH, seja holocausto, seja sacrifício para cumprir um voto ou como oferta voluntária ou, ainda, por ocasião das vossas celebrações solenes, 4o ofertante trará, para sua oferenda pessoal a YHWH, uma oblação, uma oferta de cereal de um jarro de flor de farinha, a melhor farinha, amassada com um litro de azeite puro. 5Para cada cordeiro do holocausto ou do sacrifício, preparai um litro de vinho para libação, como oferta derramada. 6Para cada carneiro, preparai uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha com um litro de azeite;7e um litro de vinho, como oferta derramada, que oferecerás em aroma agradável a YHWH.
QUINTA
8Se for um novilho que vieres oferecer em holocausto ou em sacrifício, a fim de cumprir um voto, ou como sacrifício de comunhão a YHWH,9será oferecida, além do novilho, uma oblação, oferta de cereal de três jarros de flor de farinha, a melhor farinha amassada com um him, meio galão de azeite puro, 10e também apresentarás uma libação, oferta derramada de meio galão de vinho. Será uma oferta preparada no fogo, e o cheiro desse sacrifício é agradável a Elohim, o Eterno.
11Assim se fará para cada novilho, cada carneiro ou cada cabeça de animal pequeno, ovelha, cordeiro ou cabrito.12Segundo o número de animais que fordes imolar, fareis o mesmo para cada um deles, conforme o seu número.13Todos os israelitas farão isso, quando trouxerem as ofertas de alimento que têm um aroma aprazível a YHWH.
14E se algum estrangeiro que vive convosco, ou entre vossos descendentes, apresentar um manjar preparado no fogo, de cheiro agradável a YHWH, deverá proceder da mesma maneira. 15A congregação deverá obedecer às mesmas leis, estatutos que valerão tanto para vós como para o estrangeiro que habita entre vós; esse é um decreto perpétuo pelas suas gerações, que, perante YHWH, valerá tanto para vós quanto para o estrangeiro residente. 16A mesma lei e ordenança incidirá tanto para vós como para o estrangeiro que habita no meio de vós!”
SEXTA
As primícias do pão
17YHWH falou a Mosheh: 18“Fala aos filhos de Israel; tu lhes transmitirás: Quando tiverdes entrado na terra para a qual Eu vos conduzo, 19devereis oferecer um tributo a YHWH, tão logo comais do pão da terra. 20Como primícias da vossa massa de farinha nova, separareis um pão; fareis essa separação como aquela que se faz com a eira, como uma oferta da vossa colheita. 21Em todas as vossas gerações apresentareis a YHWH um tributo do melhor das vossas primeiras farinhas a cada colheita.
Expiação das faltas cometidas por inadvertência
22Se deixardes de cumprir, por inadvertência, qualquer um desses mandamentos que YHWH ordenou a Mosheh,23 sim, tudo quanto YHWH vos tem instruído por intermédio de Mosheh, desde o dia em que o Eterno determinou todas essas leis e para todas as suas gerações, 24será que, quando se cometer algum pecado sem a deliberada intenção e este não for do conhecimento da congregação, toda a comunidade terá de oferecer um novilho para o holocausto de cheiro aprazível a YHWH. Também apresentarão juntamente com a oblação, oferta de cereais, e a libação, oferta derramada, de acordo com as prescrições; e um bode, como oferta pela expiação do pecado. 25O kohen fará propiciação por toda a comunidade de Israel, e eles serão perdoados, porquanto seu pecado não foi proposital. Quando trouxerem sua oferenda para ser queimada perante YHWH e apresentarem diante de YHWH seu sacrifício pelo pecado cometido, a fim de reparar sua inadvertência, 26ele será perdoado a toda a comunidade dos filhos de Israel e de igual modo aos estrangeiros que residem no meio dos israelitas, pois que todo o povo agiu, nesse caso, sem a intenção de pecar.
SETIMA
27Se for apenas uma pessoa que pecou por ignorância ou desatenção, oferecerá, em sacrifício por sua falta, uma cabra de um ano. 28O kohen realizará diante de YHWH o rito de expiação pela pessoa que errou, cometendo um pecado involuntário, cumprindo sobre a pessoa o rito de propiciação, e ela será perdoada. 29Assim, somente uma lei haverá para todo aquele que pecar sem premeditar, seja essa pessoa israelita de nascimento, seja estrangeiro residente. 30Contudo, aquele que pecar de maneira deliberada, quer seja nativo, quer estrangeiro, comete grave insulto contra YHWH, e deverá ser eliminado do meio do seu povo. 31Por ter desprezado a Palavra de YHWH e violado seus mandamentos, essa pessoa deverá ser exterminada, porquanto será responsável por sua própria condenação!”
Violação do sábado
32Certa ocasião, quando os filhos de Israel estavam no deserto, um homem foi surpreendido apanhando lenha durante o shabat. 33Aqueles que o encontraram recolhendo lenha levaram-no perante Mosheh, Aharon e toda a congregação reunida. 34Puseram-no sob guarda, pois não estava ainda determinado o que se devia fazer com ele.35Então YHWH instruiu a Mosheh: “Tal homem dever ser morto! Toda a assembleia o apedrejará fora do acampamento”. 36Assim, toda a comunidade o conduziu para fora do acampamento e o apedrejou até que morreu, exatamente como YHWH ordenara a Mosheh.
MAFTIR
As borlas das vestes
37 YHWH disse a Mosheh: 38“Fala aos filhos de Israel: Tu lhes dirás, para que se observe ao longo de todas as suas gerações, que se façam borlas, franjas nas pontas das suas vestes e se ponha um cordão azul celeste em cada uma delas.
39Dessa forma, as borlas estarão sempre ali para que, vendo-as, vos lembreis de todos os mandamentos de YHWH e os cumprais; não seguireis os desejos do vosso coração, nem os dos vossos olhos, após os quais andais adulterando,
40a fim de que vos lembreis de obedecer a todos os meus mandamentos, e kadoshim(separados) sereis a vosso Elohim.
41Eu Sou YHWH, o Eterno, vosso Elohim, que vos livrei da terra do Mitzrayim, para vos ser por Elohim! Eu, YHWH, vosso Elohim!”
2:1 Então Yahushua, filho de Num, enviou secretamente de Shitim, o vale das Acácias, dois espiões e lhes orientou: “Ide, examinai todo o território, especialmente Jericó!” Eles partiram, encontraram hospedagem na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali foram abrigados e passaram a noite.
2Entretanto, o rei de Jericó foi prevenido: “Eis que alguns dos filhos de Israel chegaram aqui ao cair da tarde para espionar a terra!” 3Então o rei de Jericó mandou dizer a Raabe: “Faze sair os homens que vieram a ti e que entraram na tua casa, porque vieram para espionar toda a terra.” 4Mas a mulher tomou os dois homens e os escondeu. E respondeu aos mensageiros do rei: “De fato, esses homens vieram a mim e eu não sabia de onde eram. 5E, havendo de fechar-se a porta da cidade, ao anoitecer, esses homens saíram e não sei para onde foram. Persegui-os imediatamente e os alcançareis!” 6Ela, no entanto, os havia conduzido para o terraço e os tinha escondido sob as canas de linho que havia disposto em ordem no terraço. 7E os emissários do rei saíram em perseguição deles até o lugar em que a estrada atravessa o rio Jordão.
8Antes que os espiões fossem dormir, Raabe subiu ao terraço e rogou-lhes: 9“Sei que YHWH vos deu esta terra e caiu sobre nós o vosso terror, e todos os habitantes destas terras estão tomados de pânico diante de vós. 10Porque temos ouvido como YHWH secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saístes do Mitzrayim, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, do outro lado do Yarden (Jordão), a Seom e a Ogue, que destruístes completamente.
11Ao ouvirmos isso nosso coração desfaleceu e não restou mais coragem nem ânimo em ninguém, por causa da vossa presença; porquanto YHWH, o vosso Elohim, é, de fato, Elohim em cima nos mais altos céus e embaixo na terra.
12Agora, pois, jurai-me em o Nome do YHWH que, assim como eu tive compaixão de vós, de igual modo tratareis com compaixão a casa de meu pai dando-me um sinal seguro 13de que preservareis a vida de meu pai e de minha mãe, de meus irmãos e irmãs e de todos os que lhes pertencem, e de que nos livrareis da morte por Israel!”
14Diante deste apelo, responderam-lhe os espiões israelitas: “A nossa vida responderá pela vossa, se não denunciardes a nossa missão: e quando YHWH nos der a posse desta terra, usaremos de compaixão e de lealdade para contigo!”
15Então ela os ajudou a descer por uma corda pela janela, pois a sua casa estava construída na muralha, visto que morava ali. 16E recomendou-lhes: “Ide para aquela montanha, a fim de que os vossos perseguidores não vos encontrem. Escondei-vos lá durante três yomim (dias), até que retornem aqueles que vos procuram, e depois segui o vosso caminho.”
17E os espiões israelitas concluíram o acordo dizendo: “Estaremos livres do juramento que nos fizeste declarar 18se, quando de nossa chegada a esta terra, não tiveres atado este cordão de fio vermelho escarlate à janela pela qual nos fizeste descer e não reunires contigo, em tua casa, teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família e servos de teu pai. 19Qualquer pessoa que atravessar os portais da casa para fora, o seu sangue cairá sobre sua própria cabeça, e nós não teremos qualquer culpa sobre isso; mas o sangue, a vida, daquele que estiver contigo será de nossa responsabilidade e cairá sobre nossas cabeças, se alguém puser a mão sobre essa pessoa para feri-la. 20Contudo, se denunciares esta nossa missão, estaremos livres do juramento que nos fizeste declarar solenemente!” 21Diante do que Raabe anuiu: “Que assim seja, de acordo com as vossas palavras!” Ela os despediu e eles partiram; e ela atou o cordão vermelho escarlate à janela.
22Partiram, pois, os israelitas e se dirigiram à montanha e lá permaneceram três yomin, até o regresso dos perseguidores, que os buscavam por todos os caminhos e não os encontraram. 23Então os dois homens desceram da montanha, atravessaram o Yarden(Jordão) e chegaram a Yahwshua, filho de Num, a quem prestaram completo relatório sobre tudo o que havia acontecido. 24Disseram a Yahwshua: “Realmente YHWH nos coloca toda a terra em nossas mãos; e os seus habitantes estão apavorados diante do povo de Israel!”
3: 7 Por conseguinte, como o Ruach Hakodesh(Espírito O S-nto) diz, Hoje, se ouvirdes a Sua voz, 8 Não endureçais vossos levavot(Corações), como na rebelião, no dia da tentação no deserto: 9 Quando vossos ahvot(pais/antepassados) Me tentaram, Me pondo à prova,e viram as Minhas obras durante quarenta anos. [1] 10 Então Eu fiquei aflito com essa geração, e disse, Estes sempre seguem obstinados em seus levavot; e não conheceram Meus halachot(caminhos).
11 Assim, Eu jurei na Minha ira, não entrarão no Meu descanso.
12 Ouvi, irmãos Yisraelites, para que não haja alguém dentre vós um maléfico lev(coração) de descrença, ao se apartar do אלהא vivo.
13 Mas exortai-vos entre si, uns aos outros diariamente, ao tempo que é chamado hoje; a fim de que nenhum de vós se torne endurecido pela falsidade do pecado.
14 Porque nós fomos feitos participantes do Mashiach, se porventura retivermos desde o princípio, nossa firme confiança até ao fim;
15 Enquanto é dito, Hoje se ouvirdes a Sua voz, não endureçais vosso levavot, como na rebelião.16 Pois alguns quando ouviram se rebelaram; não foram os que saíram de Mitzrayim(Egito) com Mosheh? Embora não tenham sido todos dentre eles.
17 Mas com quem Ele se afligiu durante quarenta anos? Não foi com os que haviam pecado, cujos corpos tombaram no deserto?
18 E dirigido a quem, Ele jurou que não entrariam no Seu descanso, senão àqueles que não creram?
19 Então, vemos que eles não puderam entrar por causa da descrença.
NOTAS DO AUTOR:
[1] 1 O que o Espírito fala hoje, é que está a pedir que o Yisrael do Pacto Renovado cumpra as coisas diferentemente e tenha resultados diferentes, daqueles que incidiram na morte dos nossos antigos pais. Ele quer que nós obedeçamos e tenhamos a vida eterna.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (Toda a carta):
קולםיא - Qolesayah (Colossenses)
Link da Parashah (Porção):
דברי הימים א - Divre HaYamim Alef (I Crônicas) 10 - 12
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 109 - 111
Link da Parashah (Porção):
יחזקאל - Yechezkel (Ezequiel) 17 - 24
Questionamentos Específicos
1º) Faça a relação dos Príncipes de cada tribo para o reconhecimento da terra de Canaã.
2º) Diante do relatório dos príncipes houve certo abatimento que iniciou uma rebelião e murmuração contra a liderança de Mosheh e Aharon. O medo e falta de confiança eram constantes no povo. Como podemos analisar essa situação e seus desfechos? Isso pode também nos acontecer?
3º) A sentença do Eterno sempre se volta contra homens murmuradores, cite outra referência que trate com severidade essa questão.
4º) Comente sobre os pecados e suas formas de remissão no que diz respeito a chegada do povo na terra prometida.
5º) Pesquise sobre o mandamento da parasha 15:38-41 e se for possível faça os 4 tsitsi (conforme sua pesquisa)
6º) Destaques 3 pontos mais importantes dentro de toda a parashá em sua visão ?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)