Parashah  בְּהַעֲלֹתְךָ‎ - Behaalotchá 
(Quando Subires) 

Behaalotchá é a 36ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 3ª no Livro de Bamidbar (No Deserto [Números]).Na porção da Torah de Bamidbar - (Números) 8:1-12:16 , teremos os seguintes subtítulos:

As lâmpadas da Menorah(Candelabro) (8:1)
- Os levitas são consagrados a YHWH (8:5)
O tempo de serviço dos levitas (8:23)
- Celebração do Pessach (9:1)
- Celebração da 2a Pesshach (9:6)
- A Nuvem de YHWH (9:15)
- Os Shofarot (instrumentos de chifres/trombetas) (10:1)
- A ordem de partida (10:11)
- Proposta de Moisés a Hobab (10:29)
- A partida (10:33)
- Tabera (O Fogo de YHWH) (11:1)
- Queixas do povo (11:4)
Intercessão de Moisés (11:10) 
- A resposta de YHWH (11:16)
Efusão do Espírito (11:24)
-As codornizes (11:31)
Miriam e Aharon contra Moisés (12:1)
- Intercessão de Aarão e de Moisés (12:11)

Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Zechariah (Zacarias) 2:10-4:7  
Escritos Netzarim - Qorinthiah Alef (I Coríntios) 10:6:13  



Parashah בְּהַעֲלֹתְךָ‎ - Bahaalotchá
Quando Subires 
 
Bamidbar (no Deserto)
8:1-12:16





PRIMEIRA
8: 1Então o YHWH Elohim disse a Mosheh: 2“Fala a Aharon; tu lhe dirás: ‘Quando colocares as lâmpadas, será de tal maneira que as sete lâmpadas iluminem a parte dianteira do candelabro.’” 3E Aharon procedeu deste modo: colocou as lamparinas de forma que iluminassem o espaço em frente do candelabro, conforme YHWH havia ordenado a Mosheh.4O candelabro era moldado em ouro batido, do pedestal às imagens das flores que o ornavam, tudo em conformidade com o próprio modelo que o YHWH havia revelado a Mosheh.

5YHWH falou a Mosheh e disse: 6“Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os. 7Com a intenção de purificá-los, procederás do seguinte modo: borrifarás sobre eles a água da purificação. Eles também deverão rapar todo o corpo e lavar suas roupas. Assim ficarão purificados. 8Em seguida tomarão um novilho, juntamente com a oferta de manjares preparada com a melhor farinha de trigo amassada com azeite, e tu tomarás um segundo novilho para o sacrifício para tirar pecados. 9Farás os levitas se aproximarem diante da Tenda do Encontro e reunirás toda a comunidade dos filhos de Israel. 10Quando, pois, tiveres feito os levitas se aproximarem diante de YHWH, os filhos de Israel imporão as mãos sobre eles. 11Em seguida Aharon, fazendo o gesto ritual de apresentação perante YHWH, separará os levitas para mim, como uma oferta especial dos israelitas. Serão assim pertencentes ao serviço de YHWH 12Os levitas, logo a seguir, colocarão a mão sobre a cabeça dos novilhos; com um dos animais tu farás um sacrifício para tirar pecados, e com o outro, uma oferta que será completamente queimada em holocausto com o objetivo de purificar os próprios levitas. 13Havendo colocado os levitas diante de Aharon e seus filhos, tu os oferecerás a YHWH o gesto ritual de apresentação.

SEGUNDA
14Desse modo separarás os levitas do meio dos demais israelenses, a fim de que sejam absolutamente consagrados a mim. 15Sendo assim, logo após haverdes separado e purificado os levitas, eis que eles estarão preparados para trabalhar para mim na Tenda do Encontro. 16Eles são os filhos de Israel que deverão ser inteiramente dedicados a mim. Eu os separei para serem meus em lugar dos primogênitos, do primeiro homem de cada mulher israelita. 17Em verdade, a mim pertencem todos os primogênitos dos filhos de Israel, homem ou animal: Eu os consagrei a mim mesmo desde o dia em que feri todos os primogênitos da terra do Egito. 18Agora, em lugar de todos os primogênitos dos israelenses, tomei os levitas. 19Entrego os levitas a Aharon e a seus descendentes, como dádivas, dentre todos os filhos de Israel, a fim de servirem na Tenda do Encontro, em benefício do povo de Israel, ministrando em nome de todos os israelitas os atos de propiciação, para que nenhuma praga atinja o povo, quando se aproximar do lugar kadosh!”

20Assim, Mosheh, Aharon e todos os filhos de Israel cumpriram tudo o que YHWH havia ordenado a Mosheh a respeito dos levitas. 21Os levitas se purificaram e lavaram suas vestes, e Aharon os separou como uma oferta especial a YHWH e celebrou o ritual de purificação para eles. 22O povo realizou tudo o que YHWH havia ordenado a Mosheh em relação aos levitas. Assim, eles foram escolhidos para trabalhar na Tenda do Encontro, dirigidos por Aharon e por seus filhos.

23Então, YHWH disse a Mosheh: 24“Eis o que compete aos levitas. A partir da idade de vinte e cinco anos, o levita deverá prestar serviço, ocupando-se de uma função na Tenda do Encontro. 25A partir de cinquenta anos não estará mais obrigado a esse ministério; deverá afastar-se do ministério regular, e esses trabalhos não mais realizará. 26Poderá ajudar seus companheiros de ofício nas responsabilidades de zelar pela Tenda do Encontro, entretanto, ele mesmo estará isento de todo esse trabalho. Desse modo, portanto, designarás todas as responsabilidades e tarefas ministeriais dos levitas!”

TERCEIRA
9:1No primeiro mês do segundo ano depois da libertação do povo de Israel do Egito, YHWH falou a Mosheh no deserto do Sinai. E Ele disse: 2“Celebrem os filhos de Israel a Pessah (Páscoa), no tempo determinado. 3No dia catorze deste mês, no crepúsculo, a celebrareis, sempre na ocasião própria. Celebrá-la-eis de acordo com todos os estatutos e normas a ela referentes!” 4Sendo assim, Mosheh mandou que os israelitas comemorassem a Pessah . 5E eles passaram a comemorá-la no dia catorze do primeiro mês, ao pôr do sol, no deserto do Sinai. Os israelitas fizeram tudo o que YHWH havia ordenado a Mosheh. 6Contudo, algumas pessoas tornaram-se impuras porquanto tocaram em um cadáver e por isso não puderam comemorar a Pessah naquele dia. Entretanto essas pessoas recorreram a Mosheh e Aharon, 7e os consultaram: “Estamos impuros devido a termos tocado num morto. Por que seremos excluídos e privados de fazer a oferenda de YHWH no tempo estipulado, junto aos demais filhos de Israel?” 8Assegurou-lhes Mosheh: “Aguardai, para que eu saiba o que YHWH ordena a vosso respeito!” 9Então YHWH falou a Mosheh e ordenou: 10“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Se alguém do meio de vós ou dos vossos descendentes se achar impuro devido ao contato com um morto, ou estiver numa longa viagem, celebrará, ainda assim, o Pêssah ao Eterno, a Pessah de YHWH. 11No segundo mês, aos quatorze dias deste mês, ao cair da tarde, a celebrarão; com pães Matsót, não fermentados e ervas amargas comerão o cordeiro do sacrifício; 12não deverá restar dela nada para o dia seguinte nem se lhe quebrará osso algum. Segundo todo o ritual da Pessah, celebrá-la-ão. 13Aquele, entretanto, que se encontrar puro ou não estiver em viagem e deixar de celebrar a Pessah, será exterminado do seu povo. Não trouxe a oferenda de YHWH no tempo determinado e, por esse motivo, sofrerá as consequências do seu pecado. 14Se algum estrangeiro reside entre vós e celebra a Pessah a YHWH, deverá celebrá-la segundo o ritual e os costumes da Pessah. Haverá entre vós apenas um estatuto e uma Lei, tanto para o estrangeiro como para o natural da terra!”

QUARTA
15No dia em que foi armado o Tabernáculo, a Tenda que guarda as tábuas da Aliança, veio uma nuvem e o cobriu. De noite a nuvem parecia flamejante. 16Era sempre assim: de dia a nuvem cobria o Tabernáculo e de noite tomava o aspecto de fogo e resplandecia até o raiar do sol. 17Quando a nuvem se elevava sobre o Tabernáculo, então os filhos de Israel punham-se em marcha; no lugar onde a nuvem parava, aí acampavam os israelenses. 18De acordo com a ordem de YHWH, o povo de Israel partia, e segundo a ordem de YHWH, acampavam. Permaneciam acampados durante todo o tempo em que a nuvem repousava sobre a kadosh Habitação. 19Se a nuvem permanecesse muitos dias sobre o Tabernáculo, os filhos de Israel prestavam seu culto a YHWH e não partiam. 20Às vezes, a nuvem se detinha poucos dias sobre o Tabernáculo, então acampavam segundo as orientações de YHWH e também partiam em conformidade com as ordens de YHWH. 21Se acontecia que a nuvem, depois de ter permanecido desde a tarde até a manhã, elevava-se ao amanhecer, então partiam. Em algumas ocasiões a nuvem se elevava depois de haver permanecido um dia e uma noite, e então partiam. 22Outras vezes a nuvem permanecia dois dias, um mês ou um ano; enquanto a nuvem permanecia sobre o Tabernáculo, os israelenses ficavam também acampados; mas quando ela se levantava, então igualmente partiam. 23Conforme as determinações de YHWH, acampavam, e conforme as ordens de YHWH, marchavam. Prestavam culto a YHWH, seguindo as ordens de YHWH comunicadas por Mosheh.

10:1Então YHWH falou a Mosheh e disse o seguinte: 2“Faze para ti dois shofarot(chifres); tu as farás de prata batida. Servir-te-ão para convocar a comunidade e para dar o sinal de partida aos acampamentos. 3Quando ambas soarem, toda a comunidade se reunirá junto de ti, à entrada da Tenda do Encontro. 4Mas se soar apenas uma das trombetas, serão os príncipes, os chefes dos milhares dos filhos de Israel, que se reunirão junto de ti. 5Quando a corneta der um toque de alerta e ao som de aclamações, as tribos acampadas a leste, ao oriente, deverão partir. 6Ao som do segundo toque, seguido das aclamações, os acampamentos do lado sul iniciarão a marcha de saída. 7Para reunir a assembleia geral, entretanto, o soar será diferente e sem aclamações. 8Os filhos de Aharon, os kohanim, tocarão os shofarot; isso será para vós e para os vossos descendentes um estatuto perpétuo. 9Quando, em vossa terra, tiverdes de partir para a guerra contra um inimigo que vos oprime, tocareis as trombetas com fragor e aclamações: a vossa lembrança será evocada diante de YHWH, vosso Elohim, e sereis salvos dos vossos inimigos. 10Nos vossos dias de festas, nas solenidades fixas e no primeiro dia de cada mês, devereis igualmente tocar tais cornetas por ocasião dos vossos holocaustos e das vossas ofertas de comunhão e paz, e elas vos servirão de memorial em vosso benefício diante de YHWH. Eu Sou YHWH, o vosso Elohim!”

QUINTA 
11No vigésimo dia do segundo mês do segundo ano, a nuvem se levantou de sobre o Tabernáculo, que abrigava as tábuas da Aliança. 12Nesse dia os filhos de Israel começaram a marchar, partindo, assim, do deserto do Sinai, e viajaram por etapas; até que a nuvem estacionou sobre o deserto de Parã. 13Assim partiram pela primeira vez, de acordo com as determinações de YHWH, transmitidas por Mosheh. 14Primeiro saíram os que seguiam a bandeira da tribo de Yahudah, grupo por grupo, comandados por Naassom, filho de Aminadabe. 15Natanael, filho de Zuar, comandava os exércitos da tribo de Issacar, 16e Eliabe, filho de Helom, chefiava os exércitos da tribo de Zebulom.

17Então o Tabernáculo foi desarmado, e os levitas, filhos de Gérson e filhos de Merari partiram transportando a kadosh Habitação. 18Partiu em seguida o estandarte do acampamento dos filhos de Rúben, segundo seus esquadrões. À frente do seu contingente estava Elizur, filho de Sedeur; 19à frente do contingente da tribo dos filhos de Simeão, de acordo com seus exércitos, estava Selumiel, filho de Zurisadai; 20à frente do contingente da tribo dos filhos de Gade, segundo seus esquadrões, estava Eliasafe, filho de Deuel.

21Então partiram os levitas do grupo de famílias de Coate, carregando os objetos sagrados. E, quando chegaram ao outro acampamento, o Tabernáculo já estava completamente armado. 22Os exércitos do acampamento de Efraim saíram em seguida, junto à sua bandeira. Elisama, filho de Amiúde, estava no comando. 23Gamaliel, filho de Pedazur, comandava os exércitos da tribo de Manassés, 24e Abida, filho de Gideoni, os esquadrões da tribo de Benjamim.

25Finalmente partiu, na retaguarda de todos os acampamentos, o estandarte do acampamento dos filhos de Dã, segundo seus exércitos. À frente do seu contingente estava Aieser, filho de Amisadai. 26Pagiel, filho de Ocrã, comandava os exércitos da tribo de Aser, 27e Aira, filho de Enã, a divisão da tribo de Naftali. 28Essa era a ordem que os exércitos israelitas seguiam sempre que se colocavam em marcha.

29Então Mosheh disse a Hobabe, filho do midianita Reuel, sogro de Mosheh: “Eis que estamos de partida para o lugar a respeito do qual disse YHWH: ‘Eu vo-lo darei!’ Vem, portanto, conosco também e repartiremos contigo tudo de bom que conquistarmos, pois YHWH prometeu boas dádivas a Israel!” 30Mas Hobabe respondeu: “Não, não irei convosco. Voltarei para a minha terra e para o meu povo.” 31Contudo, Mosheh insistiu: “Por favor, não nos abandones. Tu conheces bem os lugares onde devemos acampar no deserto e tu poderás ser os nossos olhos. 32Se vieres conosco, faremos a ti o mesmo bem que YHWH nos fizer!”

33E assim os filhos de Israel partiram do Sinai, o monte de YHWH, o Soberano, e caminharam durante três dias. A arca da Aliança de Elohim foi à frente deles durante aqueles três dias de marcha, a fim de indicar o lugar do descanso.34Durante o dia a nuvem de YHWH pairava acima deles, sempre que partiam de um acampamento.

SEXTA
35Todas as vezes que a arca partia, Mosheh orava: “Ó YHWH, ó Soberano, levanta-te e dispersa os teus inimigos! Que fujam da tua frente os que te odeiam!”

36E, sempre que a arca parava, Mosheh proclamava: “Repousa entre nós, ó YHWH, o Eterno! Fica com os incontáveis milhares de famílias do povo de Israel!”

11:1E aconteceu que, por estarem passando por muitas dificuldades, os israelitas começaram a se queixar a Elohim,YHWH. Assim que YHWH ouviu suas reclamações, ficou irado e fez cair fogo sobre eles. O fogo ardeu de súbito entre eles e destruiu uma ponta do acampamento. 2Em seguida o povo clamou, pedindo socorro a Mosheh, que orou a YHWH, e o fogo extinguiu-se. 3Por esse motivo aquele lugar passou a ser chamado de Taberá, porque o fogo da parte de YHWH queimou entre eles.

4Um bando de estrangeiros que havia no meio do povo de Israel encheu-se de cobiça e gula, e até os próprios israelitas tornaram a reclamar murmurando: “Quem nos dará carne para comer? 5Nós nos lembramos do peixe que comíamos por um nada no Egito, dos pepinos, dos melões, das verduras, das cebolas e dos alhos! 6Agora estamos definhando, privados de tudo; nossos olhos nada veem senão este Mán, o maná!”

7E o maná era como semente de coentro e tinha a aparência de resina. 8O povo espalhava-se pelo arraial para recolhê-lo; e o triturava num moinho manual ou socava-o em um pilão; depois cozinhava o maná e com ele fazia bolos. Tinha gosto de bolo amassado com azeite de oliva. 9Quando o orvalho caía sobre o acampamento durante a noite, caía também o maná.

10Mosheh ouviu o povo chorar, cada família à entrada de sua tenda. A ira de YHWH se inflamou com grande ardor, Mosheh sentiu-se profundamente desgostoso, 11e questionou YHWH: “Por que fazes mal a teu servo? Por que achei graça a teus olhos, visto que me impuseste o encargo de todo este povo? 12Fui eu, porventura, que concebi todo este povo? Fui eu que o dei à luz, para que me digas: ‘Carrega-o em teus braços, como uma ama que aconchega e conduz um recém-nascido, a fim de levá-lo à terra que prometeste sob juramento a seus antepassados?’ 13Onde poderei eu conseguir carne para dar a todo este povo? Eles insistem em suas queixas contra mim, chorando e exclamando: ‘Dá-nos carne para comer!’ 14Não posso, eu sozinho, conduzir toda esta multidão de pessoas; essa é uma responsabilidade muito além das minhas forças. 15Portanto, se é assim que desejas me tratar, então é melhor que me tires a vida agora mesmo! Se te agradas de mim, não me deixes ver a humilhação e minha própria ruína.

16Então, YHWH respondeu a Mosheh: “Reúne setenta sábios anciãos de Israel, que tu sabes serem autoridades e escribas entre o povo. Tu os levarás à Tenda do Encontro, onde permanecerão contigo. 17Eu descerei para falar contigo; e os abençoarei, tomando uma parte do Espírito que está em ti e colocando-a sobre eles; assim levarão contigo toda a carga de responsabilidade em relação ao povo de Israel. E tu não a levarás mais sozinho.

18E ordenarás ao povo: Santificai-vos para amanhã e comereis carne, porquanto chorastes aos ouvidos de YHWH, clamando: ‘Quem nos dará carne para comer? Quão melhor era para nós no Egito!’ Pois bem, YHWH vos dará carne para comer. 19Entretanto, não comereis um dia apenas, ou dois ou cinco ou dez ou vinte, 20pelo contrário, comereis durante um mês inteiro, até que saia pelas vossas narinas e vos provoque náuseas, visto que não colocastes a vossa total confiança em YHWH, rejeitando o vosso Elohim, YHWH; murmurando em sua presença e exclamando: ‘Por que, pois, saímos do Egito?’

21Argumentou Mosheh: “O povo no meio do qual estou, conta seiscentos mil homens a pé e tu dizes: ‘Eu lhe darei carne para comer durante um mês inteiro!’ 22Será que haveria carne suficiente para todos eles ainda que se abatessem os rebanhos de pequenos e grandes animais? Ou mesmo que se recolhessem para servi-los todos os peixes do mar?”23Diante desse questionamento, replicou YHWH a Mosheh: “Ter-se-ia, porventura, encurtado o braço de YHWH? Tu verás se a Palavra que Eu te entreguei se cumpre ou não!”

24Em seguida, Mosheh saiu e comunicou ao povo a Palavra de YHWH. Então, escolheu e reuniu rapidamente setenta sábios anciãos dentre o povo e os postou ao redor da Tenda. 25YHWH desceu na nuvem. Falou a Mosheh e tomou do Espírito que pairava sobre Mosheh e o colocou sobre as setenta autoridades. Assim que o Espírito veio sobre essas pessoas, profetizaram; porém nunca mais tornaram a fazê-lo.

26Dois homens haviam permanecido no acampamento: um deles se chamava Eldade e o outro Medade. O Espírito também os alcançou e pousou sobre eles; ainda que não tivessem vindo à Tenda, embora estivessem entre os escolhidos. E assim, puseram-se a profetizar no acampamento. 27Um jovem correu e foi anunciar a Mosheh: “Eis que Eldade e Medade”, exclamava ele, “estão profetizando no acampamento!” 28Yahwshua (Josué), filho de Num, que desde a sua mocidade auxiliava Mosheh, tomou a palavra e rogou-lhe: “Mosheh, meu amo, proíbe-os!” 29Contudo, ponderou-lhe Mosheh: “Estás ciumento por minha causa? Que bom seria se todo o povo do Eterno fosse constituído de profetas, e que YHWH depositasse seu Espírito sobre eles!”

SÉTIMA
30Então Mosheh e as autoridades de Israel retornaram juntos para o arraial.
31Levantou-se então um vento, enviado por YHWH e vindo do mar, que trouxe consigo um enorme bando de codornizes e as arremessou sobre o acampamento. Elas caíram em volta do arraial, em todas as direções; a uma distância de um dia de caminhada, uns trinta quilômetros, e cobriram todo o chão em montes com cerca de um metro de altura. 32Durante todo aquele dia e aquela noite, e durante todo o dia seguinte, o povo passou recolhendo codornizes. Nem uma só pessoa pegou menos do que dez hômeres, barris dessa espécie de codorna. Então o povo estendeu-as para secar ao redor de todo o acampamento. 33Entretanto, a carne ainda estava entre os seus dentes, e antes que fosse digerida, num momento, acendeu-se a ira de YHWH contra aquela multidão, e Ele feriu seu povo com uma praga terrível. 34Por causa desse acontecimento o lugar passou a ser chamado Kivrot Hataavá, que quer dizer “Sepulcro dos Cobiçosos”, porquanto ali foram enterrados todos aqueles que haviam sido dominados pelo desejo das iguarias do Egito. 35De Kivrot Hataavá, o povo de Israel partiu para Hazerote, e lá acampou.

12:1Miriã e Aharon começaram a murmurar contra Mosheh porque ele havia se casado com uma mulher cushita, etíope. 2E assim questionaram: “Falou, porventura, YHWH, somente a Mosheh? Não falou igualmente a nós?” E YHWH ouviu tudo isso. 3Ora, Mosheh era um homem muito paciente e o mais humilde dos homens de sua época. 4Subitamente disse YHWH a Mosheh, a Aharon e a Miriã: “Vinde, todos os três, à Tenda do Encontro”. Todos os três se dirigiram à Tenda 5quando YHWH desceu numa nuvem e se deteve à entrada da Tenda. Chamou Aharon e Miriã; ambos se apresentaram.

6Então disse YHWH: “Ouvi, pois, as minhas palavras: Quando há entre vós profetas, Eu, o Eterno, me faço conhecer a eles por meio de visões, e falo com eles em sonhos.

7Contudo, não é assim que procedo para com meu servo Mosheh, o mais fiel dos servos de minha Casa.

8Com ele converso face a face, claramente, e não por enigmas ou parábolas; e a ele foi revelada a forma de YHWH. Por que ousastes falar contra meu servo Mosheh?”

9Então a ira de YHWH se inflamou contra eles, e Ele os deixou. 10Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava com o corpo tomado por uma terrível doença da pele; sua aparência era esbranquiçada como a neve. Quando Aharon voltou seu olhar para Miriã, reconheceu de imediato que ela estava com uma espécie de lepra. 11Então rogou Aharon a Mosheh: “Ai, meu amo! Não queiras nos infligir a culpa do pecado que tivemos a loucura de cometer e do qual somos culpados. 12Suplico-te, não seja ela como um aborto cuja carne já está quase que toda consumida ao sair do ventre de sua mãe!”

MAFTIR
13Diante disso, clamou Mosheh a YHWH: “Ó Elohim!”, orou ele, “digna-te dar-lhes a cura, eu te peço por misericórdia!”

14Prontamente lhe respondeu YHWH: “E se seu pai lhe cuspisse no rosto não ficaria ela envergonhada por sete dias? Seja, portanto, segregada sete dias fora do arraial de Israel e depois seja nele admitida novamente!”

15Sendo assim, Miriã foi isolada por sete dias fora do acampamento, e os israelitas não partiram enquanto ela não foi reintegrada ao povo.

16Logo depois disso, partiram de Hazerote e acamparam no deserto de Parã. 




Parashah בְּהַעֲלֹתְךָ‎ - Bahaalotchá
Quando Subires

  Nevyim
 Zechariah (Zacarias)
 2:10-4:7



 2:10Canta e rejubila-te, ó filha de Sião; pois Eu venho e habitarei no meio de ti!” Garante o Soberano. 11E, naquele grandioso Dia, muitas nações se unirão a YHWH, se tornarão o meu povo. E tu serás a minha habitação e reconhecerás que o Eterno, o Soberano dos Exércitos me enviou a ti! 12EntãoYHWH herdará Yahudah como sua porção na Terra Kadosh e escolherá de novo Yahushalayim!
13Aquietai-vos todos vós perante YHWH, o Soberano, porquanto ele se levantou de sua Kadosh Habitação!”

3:1Logo em seguida, Elohim me fez ver o Grande Kohen Yahwshua (Josué), que posicionava-se em pé, em frente ao Mensageiro deYHWH, o Soberano. E ‘Sâtãn, Satanás, o Adversário estava à direita de Yahwshua, pronto para acusá-lo. 2Mas o Mensageiro(Anjo) de YHWH ordenou a Satanás: “Que YHWH te gâ’ar, repreenda, Satanás! Sim, o Soberano que escolheu Yahushalayim te condene! Ora, vê este homem! Não parece um pedaço de lenha meio queimada recém saído do fogo?” 3Ora, Yahwshua, vestido de roupas impuras, estava em pé diante do Mensageiro. 4Então o Mensageiro ordenou aos que estavam diante dele: “Tirai-lhe as vestes impuras!” E disse a Yahwshua: “Vê! Eis que Eu tirei de ti o teu pecado, e te vesti com roupas de grande nobreza!”5E acrescentou: “Ponham-lhe um turbante purificado sobre a cabeça. E colocaram um turbante limpo na cabeça e o vestiram; e o Mensageiro de YHWH permaneceu ali, observando tudo.

6Então o Mensageiro de YHWH declarou a Yahwshua: 7“Assim diz YHWH dos Exércitos: ‘Se andares nos meus caminhos e seguires as minhas normas, serás juiz na minha Casa e também cuidarás dos meus átrios, e te darei lugar entre os que aqui estão.

8Portanto, ouve Yahwshua, sumo Kohen, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens que simbolizam eventos futuros. Eis que Eu trarei o meu servo, Tsemach, o Renovo! 9Porquanto aqui está Rocha que coloquei diante de Yahwshua; sobre esta ‘Eben, pedra única, preciosa e de prumo, estão sete pares de olhos. Nela gravarei e retirarei a malignidade desta terra num só dia!’ Garante o Soberano dos Exércitos. 10E assim, ‘naquele dia’, declara o Eterno dos Exércitos, ‘cada um de vós convidará o seu próximo para assentar-se em paz debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’”

4:1 O mensageiro que havia falado comigo retornou e me acordou, como se desperta alguém que está com muito sono; 2e me indagou: “Que vês?” Ao que respondi: “Vejo a Menôrah, um lindo Candelabro, todo em ouro maciço, e com um recipiente para azeite na parte superior, com sete lâmpadas e sete tubos que se unem às lâmpadas que estão colocadas em cima dele. 3Há também duas oliveiras junto ao recipiente, uma à direita e outra à esquerda. 4Então indaguei ao mensageiro que falava comigo: “Meu amo, qual o significado dessa visão?” 5Diante do que ele me questionou: “Não sabes o que é isso?” E eu repliquei: “Não, meu amo!” 6Então ele me explicou: “Esta é a Palavra de YHWH a ser entregue a Zorobabel: ‘Não por força nem mediante a violência, mas pelo poder do meu Espírito!’, afirma o Eterno dos Exércitos. 7Quem pensas que és, ó monte majestoso? Diante de Zorobabel te tornarás uma campina, e ele trará a Pedra angular, principal, aos brados de: ‘Khane, Favor! Graça!’” 




Parashah בְּהַעֲלֹתְךָ‎ - Bahaalotchá
Quando Subires

Brit Chadashah 
Qorinthiah Alef (I Coríntios)
10:6:13  

10:6 Ora, estas cousas nos serviram como exemplos nossos, no intento de que não desejássemos a luxúria, afluindo após cousas más, como eles também se entregaram à luxúria.[1]

7 Nem sejais idólatras como foram alguns deles; visto que está escrito, O povo assentou-se para comer e beber, e levantou-se para vicissitudes.8 Nem cometamos fornicação, como alguns deles a cometeram, e caíram ali, num só dia, vinte e três mil.

9 Nem ponhamos à prova o Mashiach, como alguns deles também puseram, e foram destruídos pelas serpentes. 10 Nem murmureis, como alguns deles também murmuraram, e foram destruídos pelo destruidor.11 Ora, todas estas coisas lhes aconteceram como exemplos; e elas foram escritas para alerta nosso,[2] sobre quem o fim do olam hazeh(este mundo) tem chegado.

12 Portanto, aquele que pensa que está firmado, tome cuidado, vigiando para que não caia. 13 Não vos sobreveio tentações, senão, tais como as que são comuns a todos os homens; mas יהוה é fiel, o qual não vos permitirá que sejais tentados acima daquilo que fordes capaz de suportar; contudo, quer que, mesmos como tentação, também prover uma maneira de dar o escape, a fim do que estejais aptos a suportá-la. 

NOTAS DO AUTOR:

NOTAS DO AUTOR 
[1] Estas coisas que ocorreram com os nossos antepassados, servem-nos de exemplos nossos, para que não venhamos a repetir os mesmos erros de nossos antepassados Yisraelitas

[2] O alerta é simples. Isto sucedeu antes a Yisrael,e pode acontecer também com um pequeno contingente das últimas gerações de Yisrael.

                                                                                        

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos

1º) Como podemos analisar a parashah sobre a Menorah(candelabro), suas 7 chamas e como podemos contextualizar isso em nossa vida?

2º) Comente sobre a separação dos levitas e a consagração com imposição de mãos.

3º) Como podemos entender a relação entre Levitas, primogênitos, egípcios e tudo que se liga a este assunto? Explique

4º) Explique sobre a segunda pessah.

5º) O que mais lhe chamou a atenção na parashah 9:15-23?

6º) Explique sobre os Shofarot e como podemos aplicá-los nos dias de hoje?

7º) Em 10:11-34 podemos desenhar alguns quadros montando esquema do transporte do tabernáculo na sequência do texto?

8º)
Faça uma análise sobre o maná dado por YHWH bem como a murmuração dos israelitas e o acontecimento de TABERÁ e também sobre o pedido de comer carne. Será que vez ou outras também não ficamos assim, chateados e murmuradores pelas coisas que não temos ou pretendemos ter? Esta questão não parece contrastar com o espírito capitalista?

9º) Como podemos analisar o pedido de Mosheh sobre a carga de ser um único líder e a solução do Eterno na questão dos 70.

10º) “O Espírito também os alcançou e pousou sobre eles”, esta afirmativa é sobre Eldade e Medade. Este espírito seria um mover sobrenatural (um ser) ou um pensamento? E qual o desejo de Mosheh sobre esse fato para com os israelitas?

11º) Kivrot Hataavá, que quer dizer “Sepulcro dos Cobiçosos”. Analise este fato.

12º) Analise o pecado de Murmuração de Mirian e Aharon, podemos contextualizar?

13º) Destaques 3 pontos mais importantes dentro de toda a parashá em sua visão ?



Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)