Bechukotai é a 33ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 10ª no Livro de Vayikrá (E Ele chamou [Levítico]). Na porção da Torah de Vayikrá - (Levítico) 26:3-27:34 , teremos os seguintes subtítulos:
- Bênçãos
- Maldições
- Valor por uma pessoa (Oferta)
- Oferta de animais (insusbstituíveis)
- Oferta de uma casa
- Oferta de um campo
- Regras particulares para resgate:
a) dos primogênitos b) do anátema c) dos dízimos
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Yirmyahu (Jeremias) 16:19-17:14
Escritos Netzarim - Luka(Lucas) 9:1-10:41
Bênçãos
PRIMEIRA
26:3 Se vos conduzirdes segundo meus estatutos, se guardardes meus mandamentos e os praticardes,4então vos darei as chuvas no seu devido tempo, e a terra dará seus produtos, e a árvore do campo seus frutos.5Vossas colheitas serão tão grandes, que estareis ainda colhendo cereais quando chegar o tempo de apanhar as uvas, e estareis colhendo uvas quando chegar o tempo de semear novamente os campos. Haverá fartura de alimento para todos, e vivereis em plena segurança sobre vossa terra.
SEGUNDA
6Estabelecerei o shalom na terra e dormireis sem que ninguém vos perturbe. Farei desaparecer da terra os animais nocivos. A espada não passará pela vossa terra. 7Perseguireis os vossos inimigos, que cairão à espada diante de vós. 8Cinco de vós perseguirão cem, e cem dos vossos perseguirão dez mil, e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. 9Eu me voltarei para vós e vos farei crescer e multiplicar, e confirmarei minha Aliança convosco
TERCEIRA
10Depois de vos terdes alimentado da colheita anterior, tereis ainda de jogar fora a antiga, para dar lugar à nova! 11Estabelecerei minha habitação no meio de vós e não vos rejeitarei jamais. 12Estarei no meio de vós, serei o vosso Elohim e vós sereis o meu povo. 13Pois Eu Sou YHWH vosso Elohim, que vos fiz sair livres da terra do Egito para que não mais os servissem como escravos. Eu os livrei da escravidão e os fiz andar de cabeça erguida.
Maldições
14Contudo, se não me ouvirdes e não praticardes todos esses mandamentos, 15e rejeitardes meus estatutos, desprezardes minhas ordens e quebrardes minha Aliança, deixando de praticar todos os meus decretos, 16então Eu farei o mesmo contra vós! Porei sobre vós o terror, o definhamento, a febre e as enfermidades, que consomem os olhos e esgotam a vida. Em vão semeareis a vossa semente, porque os vossos inimigos a comerão. 17Eu me voltarei contra vós e sereis derrotados por vossos inimigos. Vossos adversários vos dominarão e vós fugireis sem que haja alguém a vos perseguir. 18E se, apesar disso, não me ouvirdes, continuarei a castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 19Quebrarei o poder arrogante da vossa rebeldia e farei que o céu sobre vós fique como se de ferro fosse, e a terra, como bronze: 20Vossa força se consumirá inutilmente, vossa terra não dará mais seus produtos, e as árvores do campo não darão mais seus frutos.
21Se vos opuserdes a mim e não me quiserdes ouvir, agravarei esses castigos sobre vós sete vezes mais, por causa dos vossos pecados. 22Soltarei contra vós feras do campo, que matarão vossos filhos, reduzirão vosso gado e vos dizimarão, a ponto de tornarem-se desertos os vossos caminhos.
23E se, apesar disso, ainda não vos corrigirdes e vos obstinardes resistindo a mim, 24também Eu pessoalmente me oporei a vós e vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. 25Ordenarei que povos adversários tragam sobre vós a espada que vinga a minha Aliança. E quando vos refugiardes nas vossas cidades, enviarei a peste no meio de vós e sereis subjugados pelo poder do inimigo. 26 E quando Eu vos tiver retirado o suprimento de alimento, a escassez será tão sentida, que um só forno será suficiente para dez donas de casa assarem o pão, e cada pessoa receberá uma porção racionada e repartireis o pão a peso entre o povo. Comereis, mas certamente não vos fartareis jamais.
27E se, apesar disso tudo, ainda não me ouvirdes e continuardes a vos opor a mim, 28Eu me oporei a vós com todo furor, e por causa da vossa desobediência e demais pecados, Eu mesmo mandarei sobre todos vós um castigo sete vezes mais terrível. 29Haverá tanta falta de alimento que comereis a carne dos vossos próprios filhos e filhas.30Destruirei vossos altares idólatras, despedaçarei vossas colunas de incenso e empilharei vossos cadáveres sobre vossos ídolos mortos e vos rejeitarei. 31Reduzirei vossas cidades a ruínas, devastarei vossos santuários e não mais terei prazer em aceitar e sentir o aroma das vossas ofertas. 32Eu pessoalmente devastarei de tal maneira a terra em que habitais, que vossos próprios inimigos que sobre estas terras vierem a morar ficarão assombrados! 33Quanto a vós, Eu vos dispersarei entre as nações. Desembainharei a espada contra vós e farei da vossa terra um deserto e das vossas cidades, ruínas.
34Então a terra acalmará a ira do Eterno, durante todos os yomim(dias) da sua devastação pelos anos sabáticos em que ela não descansou, e enquanto estiverdes refugiados na terra dos vossos inimigos, a terra repousará e desfrutará seus shabatot. 35Todos os yomim da sua assolação descansará o que não descansou em vossos anos sabáticos e jubileus, durante vossa estada sobre ela. 36E no meio daqueles que dentre vós sobreviverem, farei vir terror ao coração, quando se encontrarem na terra dos seus adversários, amedrontados até mesmo pelo ruído de folhas secas caindo no chão; fugirão como se foge diante da espada e cairão, ainda que ninguém os esteja perseguindo. 37Tropeçarão uns nos outros, como se estivessem diante da morte ao fio da espada, contudo, sem que ninguém esteja atentando contra suas vidas! E assim, não conseguireis subsistir diante dos vossos inimigos. 38 Perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos devorará. 39Aqueles dentre vós que sobreviverem serão consumidos na terra dos seus inimigos, por causa das suas próprias malignidades, e também por causa dos pecados dos seus pais.
40E confessarão então seus pecados, bem como as iniquidades de seus pais, malignidades cometidas por causa de sua infidelidade para comigo e, ainda mais, por flagrante oposição à minha pessoa. 41E eu também serei contrário a eles e os conduzirei à terra dos seus adversários. Então seu coração incircunciso se humilhará e farão expiação por todos os seus pecados. 42Então, lembrar-me-ei da minha Aliança com Jacó, da minha Aliança com Isaque e da minha Aliança com Abraão, e igualmente me recordarei da Terra Prometida. 43E a terra, abandonada por eles, cumprirá seus shabatot, enquanto permanecer desolada com a partida do povo. Eles, entretanto, deverão expiar sua iniquidade, visto que rejeitaram minhas normas e desprezaram meus decretos. 44Contudo, não será apenas isso, pois ainda que estejam na terra dos seus inimigos, Eu não os rejeitarei e não os aborrecerei a ponto de romper com eles e de invalidar minha Aliança com eles, porquanto Eu Sou YHWH, seu Elohim, o SOBERANO. 45Lembrar-me-ei, em benefício deles, da Aliança firmada com seus antepassados, que libertei e fiz sair da terra do Egito, à vista das nações, a fim de ser o seu Elohim, Eu mesmo, YHWH!”
46São esses os estatutos, os decretos e as leis que YHWH estabeleceu, no monte Sinai, entre ele próprio e todos os filhos de Israel, por intermédio de Mosheh.
Valor por uma pessoa (Oferta)
QUARTA
27:1 Então o SOBERANO Elohim comunicou a Mosheh 2as seguintes leis para todos os israelitas: “Se alguém quiser cumprir um voto a YHWH, dedicando-lhe um ser humano, faça-o de acordo com o devido valor. 3Sendo assim, o valor de um homem entre vinte e sessenta anos corresponderá a cinquenta barras de prata, 4e as mulheres dessa mesma faixa etária pagarão trinta barras de prata. 5Os jovens de cinco a vinte anos de idade pagarão vinte barras de prata, e as jovens pagarão dez. 6Se for uma pessoa que tenha entre um mês e cinco anos de idade, atribua-se aos meninos o valor de sessenta gramas de prata e as meninas pagarão trinta e seis gramas de prata. 7Se for alguém de sessenta anos para cima, atribua-se aos homens o valor de quinze barras de prata, e às mulheres o valor correspondente a dez barras de prata. 8Se a pessoa for pobre e não puder pagar a quantia estipulada, ela deverá argumentar com o sacerdote, e ele fará a avaliação, que será conforme as posses da pessoa que fez o voto.
Oferta de animais (insusbstituíveis)
9Em se tratando de animais, daqueles que se oferecem a YHWH, todo animal que se oferece ao SOBERANO será considerado sagrado. 10Não poderá ser trocado nem substituído, quer seja o bom pelo mau, quer o mau pelo bom. Caso se substitua um animal por outro, tanto o primeiro como o segundo serão kadoshim(separados). 11Em relação aos animais impuros que são proibidos como oferta ao SOBERANO, qualquer que seja, será conduzido ao sacerdote 12e este fará a devida avaliação do animal, declarando-o bom ou mau; e de acordo com a avaliação, tal será seu preço. 13No entanto, no caso de se desejar resgatá-lo, será acrescentando à avaliação mais um quinto do seu valor.
Oferta(consagração) de uma casa
14Se alguém consagrar sua casa a YHWH, o sacerdote fará a avaliação dela, se é de alto ou de baixo preço. Segundo a avaliação do sacerdote, tal será seu preço; 15contudo, se o homem que fez voto da casa desejar resgatá-la, acrescentará à avaliação um quinto do seu preço e ela será dele.
Oferta(consagração) de um campo
QUINTA
16Se um homem consagrar a YHWH parte das terras de sua família, a avaliação deverá ser feita de acordo com seu produto, na proporção de seiscentos gramas de prata para cada barril de semente cevada. 17Se dedicar sua lavoura a Elohim no Ano do Jubileu, permanecerá essa avaliação; 18porém, se a consagrar depois do Jubileu, o sacerdote calculará o preço da propriedade de acordo com os anos que ainda restam para chegar o próximo ano da libertação, o Jubileu, e o preço avaliado será proporcionalmente reduzido. 19Se o homem que consagrar sua terra desejar resgatá-la, terá de acrescentar um quinto ao preço avaliado, e o terreno voltará a ser seu. 20Todavia, se não resgatar sua terra, ou se a tiver vendido, seu resgate será proibido; 21quando a terra for liberada no Jubileu, será sagrada, dedicada ao SOBERANO, e se tornará propriedade do sacerdote e de sua descendência.
SEXTA
22Se alguém consagrar a YHWH um campo que adquiriu, mas que não faz parte do patrimônio de seus familiares, 23o sacerdote calculará o preço do campo de acordo com o tempo que ainda resta até o ano do jubileu, e aquele que o consagrou pagará a importância no mesmo dia, como propriedade dedicada ao SOBERANO. 24No ano do Jubileu, o campo retornará ao que o vendeu, àquele que tem a posse do terreno por herança. 25Todos os valores serão calculados de acordo com o siclo da santidade, na base de vinte guerás o siclo ou doze gramas, o peso padrão do santuário.
Regras particulares para resgate:
a) dos primogênitos
26Ninguém poderá consagrar o primogênito de um animal, visto que já pertence a YHWH; quer seja cria de vaca, de cabra ou de ovelha; toda primeira cria pertence ao SOBERANO. 27Todavia, se for de um animal considerado impuro, poder-se-á resgatá-lo pelo preço da avaliação, acrescido de um quinto do seu valor; se não for resgatado, será vendido pelo preço da avaliação.
b) do anátema
28Contudo, nada do que uma pessoa consagra a YHWH, seja ser humano, seja animal, sejam terras de sua propriedade, poderá ser vendido ou resgatado; tudo o que for dessa forma dedicado ao SOBERANO é considerado muito kadosh(s-nto)!
SÉTIMA
29Nenhum ser humano devotado ao anátema e à destruição poderá ser resgatado; terá de ser executado.
c) dos dízimos
30Todos os dízimos da terra, tanto dos produtos das lavouras como dos frutos das árvores, pertencem ao SOBERANO; são, portanto, dedicados a YHWH. 31Se alguém quiser resgatar uma parte do seu dízimo, deverá pagar o preço avaliado, mais um quinto desse valor.
MAFTIR
32Quanto ao dízimo de seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor será dedicado ao SOBERANO.
33O proprietário não poderá separar os bons dentre os ruins, nem fazer qualquer substituição. Se fizer alguma troca, tanto o animal separado quanto seu substituto se tornarão consagrados e não poderão ser resgatados”.
34São esses os mandamentos que YHWH ordenou a Mosheh, no monte Sinai, para todos os filhos de Israel.
HAZAK HAZAK VENIT' CHAZEK
Seja forte, seja forte, que sejamos todos fortalecidos !
A conversão das nações
16:19 Ó YHWH, minha força e fortaleza, meu abrigo seguro no dia da aflição, as nações irão a ti desde as extremidades da terra e exclamarão: ‘Nossos pais herdaram somente falsidade e inutilidade, ídolos sem proveito algum.
20Pode um homem fazer elohim para si? Entretanto, jamais seriam Elohim!
21Portanto, Eu mesmo lhes farei conhecer; sim, desta vez lhes farei conhecer o meu poder e a minha força; e saberão que o meu Nome é YHWH, o SOBERANO!
Faltas cultuais de Judá
17:1 O pecado de Yahudah(Judá) está escrito com um estilete de ferro; com ponta de diamante está gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos seus altares.
2Seus filhos se recordaram dos seus altares e dos seus postes sagrados, junto às árvores frondosas, sobre os altos montes.
3Ó monte do campo, os teus bens e todos os teus tesouros darei por presa, como igualmente os teus altos por causa do pecado, em todos os teus territórios!
4Assim, por ti mesmo te privarás da tua herança que te dei, e far-te-ei servir os teus próprios inimigos, na terra que não conheces; porque o fogo que acendeste na minha ira arderá para sempre.
Sentenças de sabedoria
5Assim diz YHWH: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força e motivação, mas cujo coração se afasta do SOBERANO!
6Ele será como um arbusto no deserto; não perceberá quando algum bem se aproximar; pelo contrário, morará nos lugares mais áridos do deserto, em terra salgada e desabitada.
7Mas bendito é o homem cuja confiança está totalmente depositada em YHWH, cuja confiança está no SOBERANO.
8Ele será como uma árvore plantada junto às boas águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Uma árvore que não se afligirá quando chega o calor, porque as suas folhas estão sempre viçosas; não sofre de ansiedade durante o ano da seca nem deixará de dar seu fruto!”
9Ora, não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
10“Eu, YHWH, o SOBERANO, sondo profundamente o coração e examino a mente dos homens, a fim de entender cada pessoa de acordo com a sua atitude, conforme as suas obras!”
11Como a perdiz que choca os ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas por meios injustos; na metade de sua vida elas o abandonarão, e no fim ele acabará como um tolo.
Confiança no Templo e em YHWH
12Um trono de esplendor enaltecido desde o princípio é o lugar do nosso santuário.
13Ó YHWH! Esperança de Israel! Todos aqueles que te deixam serão humilhados; o nome dos que se apartam da tua pessoa será escrito no pó; porquanto desprezaram o SOBERANO, a fonte da água viva.
14Cura-me, ó YHWH, e serei curado; salva-me, e serei salvo, pois tu és aquele a quem eu adoro e louvo.
Missão dos Doze
9:1 Havendo Yeshua convocado os Doze, concedeu-lhes poder e completa autoridade para expulsar todos os demônios, assim como para realizarem curas.
2 Igualmente os enviou para proclamar o Reino de Elohim e curar os doentes.
3 E lhes orientou: ´Nada leveis convosco pelo caminho: nem bordão, nem mochila de viagem, nem pão, nem dinheiro e nem mesmo uma túnica extra.
4 Na casa em que entrardes, ali permanecei até que chegue a hora da vossa saída.
5 Porém, se não vos receberem, sacudi o pó das vossas sandálias assim que sairdes daquela cidade, como testemunho contra aquela gente`.
6 E assim, partiram os Doze e percorreram todos os povoados, pregando a besorah e realizando curas por toda a parte.
Herodes e Yeshua
7 O tetrarca Herodes ouviu comentários sobre o que estava ocorrendo e ficou assustado, pois algumas pessoas divulgavam que João havia ressuscitado dos mortos.
8 Outros, alegavam que Elias tinha ressurgido; e outros ainda falavam que um dos profetas do passado havia voltado à vida.
9 Herodes, entretanto, afirmava: ´Eu mandei decapitar a João; quem é, pois, este a respeito do qual tenho ouvido tais coisas?` E se empenhava por conhecê-lo.
Volta dos apóstolos e multiplicação dos pães
10 Entrementes, ao regressarem os emissários, relataram a Yeshua tudo quanto tinham realizado. Então Ele os levou consigo, e retiraram-se para uma cidade chamada Betsaida. 11 Contudo, as multidões ficaram sabendo, e o seguim. Ele as acolheu, e ensinava-lhes acerca do Reino de Elohim, e atendia a todos que tinham necessidade de qualquer cura.
12 Ao cair da tarde, os Doze se aproximaram de Yeshua e lhe sugeriram: ´Despede a multidão para que possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem alimento e pousada, pois aqui estamos em lugar desabitado`. 13 No entanto, Ele lhes ordenou: ´Dai-lhes vós algo com que possam se alimentar`. Mas eles replicaram: ´Não temos nada além de cinco pães e dois peixes, a não ser que compremos comida para todo esse povo`. 14 Pois estavam ali reunidos cerca de cinco mil homens. Ele, então, orientou aos seus discípulos: ´Fazei-os sentar em grupos de cinqüenta pessoas`. 15 E assim procederam os discípulos, e todos se assentaram. 16 Então, tomando os cinco pães e os dois peixes, e erguendo o olhar em direção ao céu, deu favores e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem para toda a multidão. 17 E aconteceu que todas as pessoas se alimentaram até ficarem plenamente satisfeitas, e os discípulos recolheram doze cestos repletos de pedaços que haviam sobrado.
Profissão de fé de Pedro e o anuncio dos sofrimentos de Yeshua
18 Certa ocasião, estava Yeshua orando em particular, e com Ele estavam seus discípulos; então lhes indagou: ´Quem as multidões afirmam que sou Eu?` 19 Ao que eles replicaram: ´Alguns comentam que és João Batista; outros, Elias; e ainda outros afirmam que és um dos profetas do passado que ressuscitou`. 20 ´Mas vós`, inquiriu Yeshua, ´quem dizeis que Eu Sou?` Então Pedro tomou a palavra e declarou: ´És o Messias de Elohim!`
21 Então Yeshua os preveniu veementemente e ordenou que a ninguém revelassem esse fato. 22 E acrescentou: ´Pois é necessário que o Filho do homem passe por muitos sofrimentos e venha a ser rejeitado pelos líderes religiosos, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da lei; seja assassinado e, ao terceiro dia, ressuscite`.
Condições para seguir a Yeshua
23 E Yeshua proclamava às multidões: ´Se alguém deseja seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz dia após dia, e caminhe após mim. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará. 25 Porquanto, de que adianta ao ser humano ganhar o mundo inteiro, mas perder-se ou destruir a si mesmo? 26 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem, igualmente, se envergonhará dele, quando voltar em sua tifereth e sob as honrarias do Pai e dos kadoshim malahim.
A vinda próxima do Reino
27 Com certeza vos asseguro que alguns que aqui se encontram, de modo algum passarão pela morte antes de verem o Reino de Elohim`.
A transfiguração
28 Passados quase oito dias após o pronunciamento destas palavras, Yeshua tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar. 29 Enquanto orava, a aparência do seu rosto foi se transformando e suas roupas ficaram alvas e resplandeceram como o brilho de um relâmpago. 30 Então, surgiram dois homens que começaram a conversar com Yeshua. Eram Moisés e Elias. 31 Apareceram em glorioso esplendor e falavam sobre a partida de Yeshua, que estava para se cumprir em Jerusalém. 32 Pedro e seus amigos estavam dormindo profundamente, mas despertaram de súbito, e viram a fulgurante tifereth de Yeshua e os dois homens que permaneciam com Ele. 33 Quando estes iam se afastando de Yeshua, Pedro sugeriu: ´Mestre, como é bom que estejamos aqui! Vamos erguer três tabernáculos: um será teu, outro para Moisés, e outro, de Elias`. Mas Pedro não sabia, ao certo, o que estava propondo. 34 Entretanto, enquanto ele ainda falava, uma nuvem surgiu e os encobriu, e grande foi o temor que sentiram os discípulos ao verem aqueles homens desaparecerem dentro da espessa nuvem. 35 Então, dela propagou-se uma voz, afirmando: ´Este é o meu Filho, o Escolhido; a Ele dai toda atenção!` 36 Passado o som daquela voz, Yeshua ficou só. Os discípulos, então, guardaram o que viram e ouviram somente para si; durante aquele tempo não compartilharam com ninguém o que acontecera.
O endemoninhado epilético
37 No dia seguinte, assim que desceram do monte, uma grande multidão veio ao encontro de Yeshua. 38 De repente, um homem surgiu do meio da multidão clamando em alta voz : ´Mestre! Suplico-te que socorras meu filho, o meu único filho! 39 Um espírito se apodera dele; e no mesmo instante faz o menino berrar, joga-o no chão, provoca-lhe convulsões até espumar pela boca, jamais o deixa por muito tempo, e por meio de muitos ferimentos o está destruindo. 40 Roguei aos teus discípulos que expulsassem o espírito maligno, mas eles não conseguiram`. 41 Então, declarou Yeshua: ´Ó geração sem emunah e perversa! Até quando estarei convosco e sofrerei com vossa incredulidade? Trazei-me aqui o teu filho`. 42 Enquanto o menino caminhava em sua direção, o demônio o lançou por terra, em convulsão. Porém Yeshua repreendeu o espírito imundo, curou o menino e o entregou de volta a seu pai.
43 Diante disto, todos ficaram pasmos perante o poder majestoso de Elohim. E, enquanto todas as pessoas estavam maravilhadas com seus feitos, todos prodigiosos, Ele comunicou aos seus discípulos:
Segundo anúncio da paixão
44 ´Dai toda a vossa atenção às palavras que vos passo a revelar: o Filho do homem está prestes a ser entregue nas mãos dos homens`. 45 Todavia, eles não conseguiam entender o significado de tais palavras, pois foi-lhes vedado esse entendimento, a fim de que não as compreendessem. E tinham receio de pedir mais explicações a Yeshua a este respeito.
Quem é o maior
46 Emergiu entre os discípulos uma discussão sobre quem, dentre eles, seria o maior. 47 Mas, Yeshua, conhecendo os seus anseios mais íntimos, tomou uma criança e a colocou em pé, ao seu lado. 48 Então afirmou: ´Quem recebe esta criança em meu Nome, recebe a minha própria pessoa; e quem me recebe, está recebendo Aquele que me enviou. Portanto, aquele que entre vós for o menor, este sim, é grandioso`.
Uso do nome de Yeshua
49 Então replicou João: ´Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e nos dispusemos a tentar impedi-lo, pois afinal, ele não caminha conosco. 50 Yeshua, entretanto, lhes advertiu: ´Não o proibais! Pois quem não é contra vós outros, está a vosso favor`.
51 E ocorreu que, ao se cumprirem os dias em que seria elevado aos céus, Yeshua manifestou em seu semblante a firme resolução de ir em direção a Jerusalém. 52 E, por isso, enviou mensageiros à sua frente. Indo estes, chegaram a um povoado samaritano a fim de lhe preparar pousada. 53 Contudo, o povo daquela aldeia não o recebeu por notar que Ele estava prioritariamente a caminho de Jerusalém. 54 Diante de tal situação, os discípulos Tiago e João, propuseram: ´Adon, queres que mandemos descer fogo do céu para que sejam aniquilados?` 55 Mas Yeshua, mirando-os, admoestou-lhes severamente: ´Não sabeis vós de que espécie de espírito sois?
56 Ora, o Filho do homem não veio com o objetivo de destruir a vida dos seres humanos, mas sim para salvá-los!` E assim, rumaram para um outro povoado.
57 Quando estavam andando pelo caminho, uma pessoa declarou a Yeshua: ´Eu te seguirei por onde quer que andares`. 58 Mas Yeshua lhe replicou: ´As raposas têm suas tocas e as aves do céu têm seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça`. 59 Entretanto, a outro homem fez um convite: ´Segue-me!` Ele, contudo, argumentou: ´Adon, permite-me ir primeiramente sepultar meu pai`. 60 Todavia, insistiu Yeshua: ´Deixa os mortos sepultarem os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e proclama o Reino de Elohim`. 61 Outro ainda lhe prometeu: ´Adon, eu te acompanharei, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares`. 62 Ao que Yeshua lhe asseverou: ´Ninguém que coloca a mão no arado, e fica contemplando as coisas que deixou para trás, é apto para o Reino de Elohim`.
10:1 Havendo passado estes acontecimentos, o Adon nomeou outros setenta e dois; e os enviou de dois em dois, adiante dele, a todas as cidades e lugares que Ele estava prestes a visitar. 2 E lhes recomendou: ´A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Adon da plantação que mande obreiros para fazerem a colheita.3 Portanto, ide! Eis que Eu vos envio como cordeiros para o meio dos lobos. 4 Não leveis bolsa, nem mochila de viagem, nem sandálias; e a ninguém saudeis longamente pelo caminho. 5 Assim que entrardes numa casa, dizei em primeiro lugar: ´Shalom seja para esta casa!` 6 Se morar ali um filho da shalom, a vossa bênção de shalom repousará sobre ele; caso não haja, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquele domicílio. Comei e bebei do que vos for oferecido, pois digno é o trabalhador do seu salário. Não andeis a mudar de casa em casa. 8 Quando entrardes em uma cidade e ali fordes bem recebidos, alimentai-vos do que for colocado diante de vós. 9 Curai os doentes que houver na cidade e proclamai-lhes: O Reino de Elohim está à vossa disposição! 10 No entanto, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saí por suas ruas e exclamai a todos: 11 ´Até a poeira da vossa cidade, que se nos pegou às sandálias, sacudimos contra vós outros!`. Apesar disto, sabei que o Reino de Elohim está próximo. 12 Eu vos asseguro que, naquele Dia, haverá mais tolerância para Sodoma do que para aquela cidade.
13 Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se as maravilhas que foram realizadas entre vós o fossem em Tiro e Sidom, há muito tempo elas teriam se arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas. 14 Contudo, no Juízo haverá menor rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. 15 E tu, Cafarnaum: serás, porventura, elevada até ao céu? Não! Serás derrubada até o Hades.
16 Portanto, qualquer pessoa que vos der ouvidos, a mim está dando ouvidos; mas aquele que vos rejeitar, estará rejeitando a mim mesmo; e quem me rejeitar, rejeita Aquele que me enviou`.
17 Então, os setenta e dois discípulos retornaram muito felizes e relataram: ´Adon! Até os demônios se submetem ao nosso comando, em teu Nome`. 18 Ao que Yeshua lhes revelou: ´Eu vi Satanás caindo do céu como relâmpago.
19 Atentai! Eu vos tenho dado autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, assim como sobre todo o poder do inimigo, e nada nem ninguém vos fará qualquer mal. 20 Contudo, regozijai-vos, não apenas porque os espíritos vos obedecem, mas sim porque os vossos nomes estão inscritos nos céus`.
O Evangelho revelado aos simples. O Pai e o Filho
21 Naquele mesmo momento, Yeshua exultando no Ruach HaKodesh exclamou: ´Ó Pai, Adon do céu e da terra! Louvo a ti, pois ocultaste estas verdades dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Amém, ó Pai, porque Tu tiveste a alegria de proceder assim. 22 Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e nenhuma pessoa sabe quem é o Pai, senão o Filho e aqueles a quem o Filho o desejar revelar`.
O privilégio dos discípulos
23 Então, mirando os seus discípulos, declarou-lhes em particular: ´Bem-aventurados são os olhos de quem vê as revelações que vós vedes. 24 Pois vos asseguro que muitos profetas e res almejaram ver o que estais vendo, mas não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram`.
O grande mandamento
25 Certa vez, um advogado da Torah levantou-se com o propósito de submeter Yeshua à prova e lhe indagou: ´Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?` 26 Ao que Yeshua lhe propôs: ´O que está escrito na Torah? Como tu a interpretas?` 27 E ele replicou: ´Amarás o Adon, teu Elohim, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e com toda a tua capacidade intelectual` e ´Amarás o teu próximo como a ti mesmo``. 28 Então, Yeshua lhe afirmou: ´Respondeste corretamente; faze isto e viverás`.
29 Ele, no entanto, insistindo em justificar-se, questionou a Yeshua: ´Mas, quem é o meu próximo?`
30 Diante do que Yeshua lhe responde assim: ´Certo homem descia de Jerusalém para Jericó, quando veio a cair nas mãos de alguns assaltantes, os quais, depois de lhe roubarem tudo e o espancarem, fugiram, abandonando-o quase morto. 31 Coincidentemente, descia um sacerdote pela mesma estrada. Assim que viu o homem, passou pelo outro lado. 32 Do mesmo modo agiu um levita; quando chegou ao lugar, observando aquele homem, passou de largo. 33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, assim que o viu, teve misericórdia dele. 34 Então, aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Em seguida, colocou-o sobre seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele. 35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe recomendou: ´Cuida deste homem, e, se alguma despesa tiverdes a mais, eu reembolsarei a ti quando voltar`. 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? 37 Declarou-lhe o advogado da Torah: ´O que teve misericórdia para com ele!` Ao que Yeshua lhe exortou: ´Vai e procede tu de maneira semelhante`.
38 Caminhando Yeshua e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta o recebeu em sua casa.
39 Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Adon, ouvindo o que Ele ensinava. 40 Marta estava inquieta, ocupada com os muitos afazeres. E, aproximando-se de Yeshua inquiriu-lhe: ´Adon, não te importas de que minha irmã tenha me deixado só com todo o serviço? Peça-lhe, portanto, que venha ajudar-me!` 41 Orientou-lhe o Adon: ´Marta! Marta! Andas ansiosa e te afliges por muitas razões.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
קורנתי א - Qorintyah Bet (II Coríntios) 6 - 10
Link da Parashah (Porção):
נחמיה - Nechemyah (Neemias) 9 - 13
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 97 - 99
Link da Parashah (Porção):
ירמיהו - Yirmeyahu (Jeremias) 24 - 42
Questionamentos Específicos
1º) Em sua percepção, como podemos nos conduzir, guardar e praticar os mandamentos? seriam sinônimos entre si ou como se fossem estágios? como podemos analisá-los?
2º) Comente a promessa da porção 26:03-05 da decorrência da obediência a YHWH.
3º) Na porção 26:10-46 vemos o contraste das bênçãos e maldições ao povo israelita. Analise e faça destaques do texto, e sobre a forma que YHWH se utiliza para “apertar” essa nação a cada insistência no pecado.
4º) Comente sobre a oferta e seu resgate, bem como as questões do dízimo.
.
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)