Parashah  בְּהַר - Behar (No Monte)

Behar é a 32ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 9ª no Livro de Vayikrá (E Ele chamou [Levítico]).


Na porção da Torah de Vayikrá - (Levítico) 25:1-26:2, teremos os seguintes subtítulos: 

- Os anos Kadoshim:
a) O ano sabático, 
b)  O ano do jubileu,
-  Garantia Divina para o ano sabático
-  Resgate das propriedades
- Resgate de pessoas
- Conclusão: Idolatria, Shabatot e Santuário.

Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Yirmyahu (Jeremias) 32:6-27 
Escritos Netzarim - Luka(Lucas) 7:1-8:56 




Parashah בְּהַר - Behar
 No Monte 

Vayikrá (Levítico)
25:1-26:2 




PRIMEIRA

Os anos Kadoshim: a) O ano sabático

25:1 Então YHWH Elohim falou a Mosheh o seguinte: 2“Fala aos israelitas e comunica-lhes: Quando entrardes na terra que Eu vos dou, a terra guardará um shabat para YHWH. 3Durante seis anos semearás o teu campo; durante seis anos podarás a tua vinha e recolherás os produtos dela. 4Mas no sétimo ano a terra terá seu repouso de shabat, para YHWH: não semearás o teu campo e não podarás a tua vinha, 5não ceifarás as tuas espigas, que serão reunidas em feixes, e não vindimarás as tuas uvas das vinhas que não serão podadas. Será para a terra um ano de completo descanso. 6O próprio shabat da terra vos nutrirá, a ti, ao teu servo, à tua serva, ao teu empregado, ao teu hóspede, enfim a todos aqueles que vivem em tua propriedade. 7Também ao teu gado e aos animais da tua terra, todos os seus produtos servirão de alimento.

b) O ano do jubileu

8Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, isto é, o tempo de sete semanas de anos, quarenta e nove anos. 9Então farás soar o Shofar, no décimo yom do sétimo mês; no Yom das Expiações, fareis soar essa trombeta em todo o país. 10Declarareis Kadosh o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação de todos os moradores da terra. Será para vós um jubileu: cada um de vós retornará à propriedade de sua família e a seu próprio clã. 11O quinquagésimo ano será para todos vós um ano jubilar: não semeareis, nem ceifareis as espigas que crescem por si mesmas, nem colhereis das vinhas não podadas. 12O jubileu será para vós o Ano da Libertação, sagrado entre todos os israelitas, e nesse período todos vos alimentareis somente daquilo que a terra produzir por si mesma! 13Nesse ano de jubileu e libertação todas as terras que tiverem sido vendidas, voltarão a pertencer ao primeiro dono.

SEGUNDA
14Portanto, se venderes ao teu compatriota ou dele comprares, que ninguém prejudique ou cause prejuízo a seu irmão!15Segundo o número dos anos decorridos depois do jubileu, comprarás de teu compatriota e, segundo o número dos anos das colheitas, ele te estabelecerá o preço da venda. 16Quanto maior o número de anos, mais aumentarás o preço, e quanto menor o número de anos, mais o reduzirás, pois ele te vende um determinado número de colheitas. 17Ninguém dentre vós oprima ou explore seu próximo, contudo tenha o temor de teu Elohim, pois Eu Sou YHWH, vosso Elohim.

Garantia Divina para o ano sabático

18Guardareis os meus estatutos e os meus mandamentos; vós os guardareis, pondo-os em prática, e desse modo habitareis na terra, em segurança.

TERCEIRA

19A terra dará o seu fruto: vós os comereis com fartura e habitareis em segurança.20Se disserdes: ‘Que comeremos neste sétimo ano se não semearmos e não colhermos os nossos produtos?’ 21Eu estabeleço a minha bênção no que colherdes no sexto ano, de modo que vos garanta produtos por três anos.22Quando semeardes, no oitavo ano podereis ainda comer dos produtos antigos, até o nono ano; até que venham os produtos desse ano, comereis dos antigos.

Resgate das propriedades

23A terra não será vendida perpetuamente, pois que a terra me pertence e vós sois para mim estrangeiros e hóspedes.24Para toda a terra que possuirdes, estabelecereis o direito de resgate para a terra.


QUARTA
25Se o teu irmão cair na pobreza e tiver de vender algo do seu patrimônio, seu parente mais próximo virá a ele, a fim de exercer seus direitos de família sobre aquilo que vende o seu irmão. 26Aquele que não tem ninguém para exercer esse direito, e desde que haja encontrado recursos para fazer o resgate, 27poderá calcular os anos que deverá durar a venda, e assim restituirá ao comprador o montante referente ao tempo que ainda resta e retomará sua propriedade.28Se não tiver meios para realizar essa restituição, a propriedade vendida permanecerá com aquele que a comprou, até o ano do jubileu. No Ano da Libertação, o jubileu, o comprador a libertará, para que volte ao seu primeiro dono.

QUINTA

29Quando alguém vender uma casa de moradia em uma cidade com muralhas, terá o direito de tornar a comprar a casa até o final do ano que se segue à venda; seu direito de resgate durará um ano após a venda. 30Mas se não for realizado o resgate no final do ano, a casa na cidade com muralhas será considerada propriedade daquele que a adquiriu e de seus descendentes, para sempre: não será liberada no jubileu. 31Contudo, as casas das aldeias sem muralhas serão consideradas como situadas no campo e haverá para elas direito de resgate: o comprador deverá liberá-las no ano do jubileu. 32Quanto às cidades dos levitas, às casas das cidades de sua possessão, têm eles um direito perpétuo de resgate. 33Desse modo, a propriedade dos levitas, isto é, uma casa vendida em qualquer cidade deles, é resgatável e deverá ser devolvida no Jubileu, porque as casas das cidades dos levitas são propriedade deles entre os filhos de Israel. 34Todavia as pastagens pertencentes às suas cidades não poderão ser vendidas; porquanto são consideradas propriedade permanente deles.

Resgate de pessoas

35Se alguém do seu povo empobrecer e não conseguir sustentar-se, tampouco tiver com que te pagar, tu o sustentarás como se ajuda a um estrangeiro ou hóspede, e ele viverá contigo. 36Não tomarás dele nem juros nem usuras, mas terás o temor do teu Elohim, e que o teu irmão viva em paz contigo. 37Não lhe emprestarás dinheiro a juros, nem lhe darás alimento para receber lucro: 38Eu Sou YHWH vosso Elohim, que vos libertei da terra do Egito para vos dar a terra de Canaã e para ser adorado como o vosso Elohim.

SEXTA

39Se teu irmão tornar-se pobre, estando contigo, e vender-se a ti, não lhe imporás trabalho de escravo: 40será para ti como um assalariado ou hóspede e trabalhará contigo até o ano do jubileu. 41Então sairá da tua casa, ele e seus filhos, e voltará ao seu clã e à propriedade de seus pais. 42Na verdade, eles são meus servos, pois os fiz sair da terra do Egito, e não devem ser vendidos como se vende um escravo. 43Não dominarás com tirania, mas terás o temor do teu Elohim. 44 os servos e as servas que tiverdes, deverão vir das nações que vos circundam; delas podereis adquirir servos e servas. 45Também podereis adquiri-los dentre os filhos dos hóspedes que habitam entre vós, bem como das suas famílias que vivem convosco e que nasceram na vossa terra: serão vossa propriedade. 46Podereis deixá-los como herança a vossos filhos depois de vós, para que os possuam como propriedade perpétua. Vós os tereis como escravos; entretanto sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, pessoa alguma exercerá poder de domínio!

SÉTIMA
47E se o estrangeiro ou o hóspede que vive contigo se enriquecer e teu irmão que vive junto dele se empobrecer e se vender ao estrangeiro ou ao hóspede ou ao descendente da família de alguém que reside entre vós, 48será beneficiado pelo direito de resgate, mesmo depois de vendido, e um dos seus irmãos poderá resgatá-lo. 49Seu tio paterno poderá resgatá-lo, ou seu primo, ou um dos membros de sua família; ou, se conseguir recursos, poderá inclusive resgatar-se a si mesmo. 50Ajustará com aquele que o comprou e fará a conta dos anos compreendidos entre o ano da venda e o ano do jubileu; o total do preço da venda será calculado segundo o número dos anos, contando-se seus dias como os de um assalariado. 51Se faltarem ainda muitos anos, pagará o valor do seu resgate de acordo com o número dos anos, isto é, uma parte do seu preço de venda. 52Se restarem poucos anos até o jubileu, será de acordo com a proporção dos anos que calculará o que deve pagar por seu resgate, 53como se fosse assalariado contratado por ano. Não o tratarás com dureza, diante de ti. 54Se não for resgatado por nenhuma dessas formas, será no ano do jubileu que sairá livre, tanto ele como seus filhos com ele.  


MAFTIR

55Pois é de mim que os filhos de Israel são servos; são servos meus que libertei da terra do Egito. Eu Sou YHWH vosso Elohim.

Conclusão: Idolatria, Shabatot e Santuário


26:1 Portanto, não construireis ídolos, não levantareis imagem nem erguereis colunas ou pedras com imagens gravadas para adorar, pois Eu Sou YHWH, vosso Elohim. 2Guardareis os meus shabatot e reverenciareis meu santuário. Eu Sou o YHWH!




Parashah בְּהַר - Behar
 No Monte  

  Nevyim
Yirmyahu (Jeremias)
 32:6-27


A compra de um terreno, penhor de um futuro feliz

32:6 Então Yirmyahu declarou: “Eis que YHWH dirigiu-me a sua Palavra nos seguintes termos: 7‘Hanameel, filho de seu tio Salum, virá ao seu encontro e proporá: ‘Compra,pois, o meu campo que está em Anatote, porquanto tens o direito de resgate, e igualmente tua é a responsabilidade de comprá-lo. 8Então, de acordo com a Palavra de YHWH, meu primo Hanameel veio encontrar-se comigo no pátio da guarda e me declarou: ‘Compra o meu campo que está em Anatote, nas terras de Benjamim; porque o direito de herança e resgate diante da lei é teu. Compra-o para ti sem demora!’. Então compreendi que essa era a Palavra de YHWH.

9Assim, comprei do meu primo Hanameel a propriedade que ele possuía em Anatote. Pesei a prata e lhe paguei dezessete peças de prata. 10Assinei e selei a escritura de posse da terra, e pesei a prata na balança, diante de testemunhas por mim convidadas. 11Peguei a escritura, a cópia selada com os termos e condições da compra, bem como a cópia não selada, 12e entreguei essa escritura de compra a Baruque, filho de Nerias, filho de Maaseias, na presença de meu primo Hanameel, das testemunhas que tinham assinado a escritura e de todos os judeus que estavam sentados no pátio da guarda. 13Então, diante deles dei as seguintes orientações a Baruque: 14Assim diz o Eterno Todo-Poderoso, Elohim de Israel: ‘Toma estas escrituras de compra, tanto a selada quanto a aberta, e coloque-as em um vaso de barro, a fim de que sejam conservadas por vários anos. 15Pois assim declara YHWH dos Exércitos, o Elohim de Israel: Ainda se comprarão casas, campos e vinhas nesta terra.

16Depois de entregar a escritura de compra a Baruque, filho de Nerias, orei a YHWH: 17Ó Eterno, meu Elohim!Tu que fizeste os céus e a terra com o teu grande poder e com o teu braço estendido, nada é impossível para ti! 18Tu usas de compaixão até mil gerações, mas retribuis o pecado dos pais nos filhos. Tu és o grande e poderoso Elohim, cujo nome é YHWH dos Exércitos. 19Teus propósitos são altíssimos e tuas realizações, poderosas. Teus olhos observam todo o comportamento dos seres humanos, a fim de retribuíres a cada pessoa segundo a sua atitude, segundo merecem os seus atos. 20Fizeste sinais e maravilhas na terra do Egito, que duram até o dia de hoje, tanto em Israel como entre toda a humanidade; e construíste para ti uma reputação como a que tens hoje em toda a terra. 21Libertaste o teu povo Israel das mãos dos egípcios e da terra do Egito, com sinais e maravilhas, com braço forte e causando grande pavor entre todos. 22E lhes concedeste a terra, que juraste a seus pais que lhes daria, uma terra que jorra leite e mel. 23Vieram e dela tomaram posse; mas não obedeceram à tua voz nem andaram conforme a tua lei. Eles nada fizeram de tudo o que lhes mandaste fazer; por isso tu enviaste sobre eles todo tipo de desgraça. 24As rampas já chegam à cidade para conquistá-la. Ela está entregue nas mãos dos caldeus, babilônios, que a estão enfraquecendo mediante a guerra, a fome e a peste. O que profetizaste, de fato, se cumpriu. Teus próprios olhos o podem comprovar! 25Contudo, tu me ordenaste, ó Eterno Elohim: ‘Compra para ti mesmo o terreno que te indiquei e convoca testemunhas, embora a cidade já esteja sendo tomada pelos babilônios!’

26“Eis que a Palavra de YHWH veio a mim, declarando: 27‘Eu Sou YHWH, o Elohim de toda a humanidade. Existe algo em todo o universo que Eu não possa realizar?’ 




Parashah בְּהַר - Behar
 No Monte 

Brit Chadashah 
 Luka (Lucas)
7:1-8:56  


Cura do servo de um centurião

7:1 Havendo concluído suas instruções aos discípulos e ao povo, Yeshua entrou em Cafarnaum. 2 E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente e à beira da morte. 3 O centurião havia ouvido falar de Yeshua e, por isso, lhe enviou alguns líderes religiosos dos judeus, pedindo que fosse curar seu servo. 4 Então, aproximando-se de Yeshua, apelaram-lhe com muitas súplicas: ´Este é um homem que merece que lhe concedas esse favor, 5 pois trata nosso povo com elevada consideração, e ele mesmo construiu nossa sinagoga`. 6 Então Yeshua seguiu com eles. Mas, ao chegarem nas proximidades da residência, o centurião enviou-lhe alguns amigos para lhe entregarem a seguinte notícia: ´Adon, não te incomodes, porque sei que não sou digno de receber-te sob o teto da minha casa. 7 Por isso, nem mesmo me considerei merecedor de ir ao teu encontro. Mas ordena, com uma só palavra, e o meu servo será curado. 8 Pois eu também sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu comando. Mando a um: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz. 9 Ao ouvir esta declaração, Yeshua muito se admirou dele e, voltando-se para a multidão que o acompanhava, exclamou: ´Asseguro-vos que nem mesmo em Israel encontrei uma emunah como esta`. 10 E aconteceu que os homens que haviam sido enviados, retornaram para a casa do centurião, e ao chegarem lá, encontraram o servo dele totalmente curado.

Ressurreição do filho da viúva de Naim

 11 No dia seguinte, partiu Yeshua para uma cidade chamada Naim, e com ele caminhavam seus discípulos e uma grande multidão. 12 Ao se aproximar da porta da cidade, estava saindo o enterro do filho único de uma viúva; e grande multidão da cidade a acompanhava. 13 Ao observá-la, o Adon se compadeceu dela e a encorajou: ´Não chores!` 14 E aproximando-se, tocou no esquife. Então, os que o carregavam pararam. E Yeshua exclamou: ´Jovem! Eu te ordeno: levanta-te!` 15 No mesmo instante, o jovem que estivera morto se pôs sentado, e começou a conversar, e assim Yeshua restituiu o jovem à sua mãe. 16 Todos foram tomados de grande temor e louvavam a Elohim proclamando: ´Grande profeta foi levantado entre nós!` e ´Elohim veio salvar o seu povo!` 17 Estas notícias a respeito de Yeshua circularam por toda a Judéia e regiões circunvizinhas.

Pergunta de João Batista e testemunho que lhe presta Yeshua

18 Então, os discípulos de João lhe relataram todos esses acontecimentos. E João, chamando dois deles, 19 enviou-os ao Adon para lhe perguntar: ´És Tu aquele que estava para chegar ou havemos de esperar outro?` 20 Assim que os discípulos de João se aproximaram de Yeshua lhe explicaram: ´João Batista mandou-nos para vos indagar: ´És Tu aquele que estava para chegar ou havemos de esperar outro?``. 21 E naquela mesma hora Yeshua curou muitos de doenças e todos os tipos de sofrimento, bem como de espíritos malignos, e concedeu visão a muitos que eram cegos. 22 E, depois disto, declarou aos mensageiros: ´Ide e relatai a João tudo o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados e a Besorah é pregado aos pobres. 23 E mais, bem-aventurado é aquele que não se escandalizar por minha causa!`

24 Havendo partido os mensageiros de João, passou Yeshua a testemunhar às multidões acerca da pessoa e da obra de João: ´Que saístes a ver no deserto? Um caniço movido de um lado para o outro pelo vento? 25 Que saístes a contemplar? Um cavalheiro vestido de roupas finas? Ora, os que vestem roupas suntuosas se entregam ao luxo e vivem em delícias estão nos palácios. 26 Afinal, que fostes observar? Um profeta? Eu vos asseguro que sim, e muito mais do que um profeta. 27 Este é aquele a respeito de quem está escrito: ´Eis que enviarei o meu mensageiro à tua frente; pois ele preparará o teu caminho diante de Ti`. 28 Eu vos afirmo que dentre os nascidos de mulher não há um ser humano maior do que João. Todavia, o menor no Reino de Elohim é maior do que ele`. 29 E todo o povo, inclusive os publicanos, ao ouvirem as palavras de Yeshua, reconheceram que o caminho de Elohim era justo, e se submeteram ao batismo de João. 30 Entretanto, os fariseus e os doutores da lei rejeitaram o conselho de Elohim para eles próprios, e não se dispuseram a ser batizados por ele. 

Julgamento de Yeshua sobre sua geração

31 ´Sendo assim, a que compararei as pessoas da presente geração?`, prosseguiu Yeshua, ´Com que se assemelham?` 32 ´Ora, são como crianças que ficam sentadas na praça e gritam umas às outras: ´Nós vos tocamos flauta, e vós não dançastes; entoamos lamentações e vós não chorastes`. 33 Assim tendes agido, pois veio João Batista, que não come pão e não bebe vinho, e julgais: ´Este está com demônio!`. 34 Então chegou o Filho do homem, comendo pão e bebendo vinho, e condenais: ´Eis aí um glutão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores!`. 35 Todavia, os filhos da Sabedoria reconhecem e acolhem as suas obras`.

A pecadora perdoada

36 Tendo sido convidado por um dos fariseus para jantar, Yeshua foi à casa dele e reclinou-se, como era o costume, junto à mesa. 37 Assim que tomou conhecimento que Yeshua estava reunido à mesa, na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma pecadora, trouxe um frasco de alabastro cheio de perfume. 38 E, posicionando-se atrás de Yeshua, prostrou-se a seus pés e começou a chorar. Suas lágrimas molharam os pés de Yeshua, mas ela, em seguida os enxugou com os próprios cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. 39 Diante de tal cena, o fariseu que o havia convidado falou consigo mesmo: ´Se este homem fora de fato profeta, bem saberia quem nele está tocando e que espécie de mulher ela é: uma pecadora!`

40 Então, voltou-se Yeshua para o fariseu e lhe propôs: ´Simão, tenho algo para dizer-te`. Ao que ele aquiesceu: ´Sim, Mestre, dize-me`. 41 ´Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. 42 Nenhum dos dois tinha com que pagar, por isso o credor decidiu perdoar a dívida de ambos. Qual deles o amará mais?` 43 Replicou-lhe Simão: ´Imagino que aquele a quem foi perdoada a dívida maior`. Ao que Yeshua o congratulou: ´Julgaste acertadamente!` 44 Então, virou-se em direção à mulher e declarou a Simão: ´Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me trouxeste água para lavar os pés, como é o costume. Esta, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com os próprios cabelos. 45 Da mesma maneira, tu não me saudaste com um beijo na face, como é tradicional; ela, todavia, desde que cheguei não cessa de me beijar os pés. 46 E mais, tu não me ungiste a cabeça com óleo, como era de se esperar, mas esta mulher, com puro bálsamo, ungiu os meus pés. 47 Por tudo isso, te asseguro: o grande amor por ela demonstrado prova que seus muitos pecados já foram todos perdoados. Mas onde há necessidade de pouco perdão, pouco amor é revelado. 48 Em seguida, Yeshua afirmou à mulher: ´Perdoados estão todos os teus pecados!` 49 Então, os demais convidados começaram a comentar: ´Quem é este que pode até perdoar pecados?` 50 E Yeshua revela à mulher: ´A tua emunah te salvou; vai-te em permanente shalom`.

Mulheres que seguem a Jesus

8:1 Havendo passado esses acontecimentos, caminhava Yeshua por todos os povoados e cidades proclamando as boas novas do Reino de Elohim, e os Doze estavam com Ele. 2 E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, conhecida como Madalena, de quem haviam saído sete demônios; 3 Joana, esposa de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres cooperavam no sustento deles com seus bens.

Parábola do semeador

4 E ocorreu que uma grande multidão se reuniu, e pessoas de todas as cidades vieram ouvir a Yeshua. Foi quando Ele lhes propôs a seguinte parábola: 5 ´Eis que um semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho; foi pisoteada, e as aves do céu a devoraram. 6 Outra parte caiu sobre as rochas e, quando germinou, as plantas secaram, pois não havia umidade suficiente. 7 Outra parte ainda, caiu entre os espinhos, que com ela cresceram e sufocaram suas plantas. 8 Todavia, uma outra parte, caiu em boa terra. Germinou, cresceu e produziu grande colheita, a cem por um`. Tendo concluído esta parábola, exclamou: ´Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!`

Por que Yeshua fala em parábolas

9 Seus discípulos lhe perguntaram o que Ele queria comunicar com aquela parábola. 10 Ao que Ele lhes replicou: ´A vós outros é concedido saber os mistérios do Reino de Elohim; aos demais, contudo, anuncio através de parábolas, para que ´vendo, não vejam; e ouvindo, não compreendam`.

Explicação da parábola do semeador

11 Eis, portanto, o esclarecimento desta parábola: A semente é a Palavra de Elohim. 12 As que caíram à beira do caminho representam todos os que ouvem, mas então chega o Inimigo e tira a Palavra do coração deles, para que não venham a crer e não sejam salvos. 13 As que caíram sobre as rochas simbolizam os que recebem a Palavra com alegria assim que a ouvem, contudo não possuem raiz. Crêem por um período, mas desistem no tempo da provação. 14 As que caíram entre os espinhos, significam os que ouvem; todavia, ao seguirem seu caminho, são sufocados pelas muitas ansiedades, pelas riquezas e pelos prazeres desta vida, e não conseguem amadurecer.
15 No entanto, as que caíram em boa terra, são os que, de bom coração e com sinceridade, ouvem a Palavra, a entesouram, e com perseverança, frutificam.

Como receber e transmitir o ensinamento de Yeshua

16 Não há ninguém que, depois de acender uma candeia, a esconda debaixo de um jarro ou a coloque sob a cama. Ao contrário, coloca-a num lugar apropriado, de maneira que todos aqueles que entram, vejam o resplandecer da luz. 17 Porquanto não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz. 18 Assim sendo, vede, pois, como ouvis; porque ao que tiver, mais se lhe concederá; e ao que não tiver, até mesmo aquilo que imagina possuir lhe será tirado`.

Os verdadeiros parentes de Yeshua

19 Então a mãe e os irmãos de Yeshua vieram para falar com Ele, entretanto, não conseguiam aproximar-se dele, pois grande era a multidão à sua frente. 20 Certa pessoa comunicou a Yeshua: ´Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam ver-te`. 21 Contudo, Ele lhe replicou: ´Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Elohim e a praticam!`

A tempestade acalmada

22 E aconteceu que, em um daqueles dias, ao entrar no barco, pediu Yeshua aos seus discípulos: ´Passemos para a outra margem do lago`, e partiram. 23 Enquanto navegavam, Ele adormeceu. E abateu-se sobre o lago uma grande tempestade com fortes ventos, de modo que o barco estava sendo inundado, e eles corriam o risco de naufragar. 24 Então os discípulos correram para acordá-lo, exclamando: ´Mestre! Mestre, estamos a ponto de morrer!` Ele se levantou e repreendeu a tempestade e a violência das águas. Tudo então se acalmou e houve perfeita shalom.

25 Yeshua, no entanto, dirigiu-se aos seus discípulos e indagou: ´Onde está a vossa emunah?` Mas eles, amedrontados e maravilhados, interrogavam uns aos outros: ´Quem é este que até aos ventos e às ondas dá ordens, e eles lhe obedecem?`

O endemoninhado geraseno

26 Zarparam então, para a região dos gerasenos, que se localiza do outro lado do lago, na fronteira da Galiléia.27 Assim que Yeshua desembarcou, foi ao encontro dele um homem daquela cidade, possesso de demônio que, fazia muito tempo, não usava roupas, nem habitava em casa alguma, mas vivia nos sepulcros. 28 Ao contemplar Yeshua, berrou, prostrou-se aos seus pés e exclamou com voz forte: ´Que desejas comigo, Yeshua, Filho do Elohim Altíssimo? Imploro a Ti, não me castigues!` 29 Porquanto Yeshua ordenara ao espírito imundo que abandonasse o corpo daquele homem. Diversas vezes o demônio havia se apoderado dele. Mesmo com os pés e as mãos acorrentados, e vigiado por guardas, arrebentava as cadeias e os grilhões, e era impelido pelo demônio para lugares desolados. 30 Yeshua lhe inquiriu: ´Qual é o teu nome?` Ao que ele replicou: ´Legião!`, pois eram muitos os demônios que tinham invadido aquele homem. 31 E suplicavam a Yeshua que não os mandasse para o Abismo. 32 Entrementes, uma grande manada de porcos estava pastando naquela colina. Os demônios imploraram que Yeshua lhes permitisse entrar nos porcos. E Yeshua consentiu. 33 Então, saindo do homem, os demônios invadiram os porcos, e a manada jogou-se precipício abaixo em direção ao grande lago e todos os porcos se afogaram. 34 Ao observar tudo o que acontecera, as pessoas responsáveis pelo cuidado dos porcos fugiram e foram contar esses fatos na cidade e pelos campos. 35 E ocorreu que o povo saiu para ver o que tinha sucedido. Quando se aproximaram de Yeshua, viram aquele homem de quem os demônios haviam saído, assentado aos pés de Yeshua, vestido e em perfeito juízo, e todos ficaram apavorados. 36 As pessoas que haviam testemunhado todos os fatos, contaram também como fora liberto aquele homem dos muitos demônios que o haviam tomado. 37 Então, todo o povo da região dos gerasenos rogou a Yeshua para que se retirasse de suas terras, pois estavam aterrorizados. 38 Contudo, o homem de quem haviam sido expulsos os demônios, implorava-lhe que o deixasse ir com Ele; mas Yeshua despediu-se, recomendando-lhe: 39 ´Volta para tua casa e compartilha tudo quanto Elohim fez por ti!` E assim o homem partiu, e anunciou na cidade inteira todas as obras que Yeshua havia realizado em sua vida.

Cura de uma hemorragia e ressurreição da filha de Jairo

40 Assim que Yeshua regressou, a multidão o recebeu com grande júbilo, pois todos o estavam aguardando com ansiedade. 41 Eis que se aproximou de Yeshua um homem chamado Jairo, que era dirigente da sinagoga local, e, prostrando-se aos pés de Yeshua, lhe implorou que fosse até a sua casa. 42 Pois tinha uma filha única com cerca de doze anos, que estava à beira da morte. E, enquanto Ele caminhava, as multidões o comprimiam. 43 Nas proximidades estava certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de hemorragia e já tinha gasto tudo o que podia com os médicos, mas ninguém fora capaz de curá-la. 44 Ela conseguiu se aproximar de Yeshua, por trás, e tocou na borda de seu manto, quando no mesmo instante se lhe cessou completamente a hemorragia. 45 Ao que Yeshua indagou: ´Quem tocou em mim?` Como todos negassem, Pedro pondera: ´Mestre, a multidão se aglomera e te espreme. E, ainda assim, desejas saber quem te tocou? 46 Contudo, Yeshua insistiu: ´Certamente alguém me tocou, pois senti que de mim emanou poder!` 47 Então a mulher, compreendendo que não haveria de passar despercebida, aproximou-se tremendo e prostrou-se aos pés de Yeshua. E, diante de todo o povo, declarou o motivo pelo qual o tocara daquela maneira, e como naquele mesmo momento fora totalmente curada. 48 Ao que Yeshua lhe afirmou: ´Filha! A tua emunah te curou; vai-te em perfeita shalom`. 49 Falava Ele ainda, quando chegou uma pessoa da casa do dirigente da sinagoga, informando: ´Tua filha já está morta. Não adianta mais incomodar o Mestre`. 50 Ao ouvir tais notícias, Yeshua declarou a Jairo: ´Não temas, tão-somente crê, e ela será salva!` 51 Assim que chegou à casa de Jairo, não permitiu que ninguém entrasse com Ele, a não ser Pedro, João, Tiago, bem como, o pai e a mãe da menina. 52 Enquanto isso, grande comoção atingiu a multidão, e todos choravam e se lamentavam por ela. Diante disto Yeshua os encorajou: ´Não pranteeis! Ela não está morta, mas dorme`. 53 E muitos zombavam dele, pois tinham certeza de que ela estava morta. 54 Entretanto, Ele a tomou pela mão e, em voz alta, lhe ordenou: ´Menina, levanta-te!` 55 Imediatamente o espírito dela retornou, e no mesmo momento ela se levantou, e Ele mandou que lhe dessem algo para comer. 56 Os pais da menina ficaram maravilhados, contudo Yeshua lhes ordenou que não contassem a ninguém o que se passara ali.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos

1º) Em sua percepção, porque ou para que o shabat anual foi instituído?

2º) De forma geral o'que podemos falar sobre o Jubileu?

3º) Podemos adotar um ano Shemitah(libertação) para nossas vidas? o falado ano sabático? o que você pensa desta idéia?

4º) A Parashá também aborda aspectos de dívidas e escravidão. Faça uma análise dos mandamentos que tratam isso e destaque as questões de benevolência.

5º) Um israelita não poderia ser escravo para sempre, mas o estrangeiro capturado sim, inclusive sua descendência. O'Que podemos falar sobre isso?

6º) Destaques 3 pontos mais importantes dentro da parashá em sua visão ?
.


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)