Parashah  אמור - Emor
 (Fala) 

Emor é a 31ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 8ª no Livro de Vayikrá (E Ele chamou [Levítico]). Na porção da Torah de Vayikrá - (Levítico) 21:1-24:23, teremos os seguintes subtítulos:

- Santidade do sacerdócio

- Santidade na participação das ofertas sagradas

- Ritual das festas do ano

- Prescrições rituais complementares

Porções contendo parte da Torah: 

Profetas –  Yechezkel (Ezequiel) 44:15-31  
Escritos Netzarim - Luka(Lucas) 5:1-6:49 



Parashah אמור - Emor
 Fala 

Vayikrá (Levítico)
21:1-24:23 




Santidade do sacerdócio

PRIMEIRA


Os sacerdotes

21:1 Disse ainda o SOBERANO a Moisés: ´Fala aos sacerdotes, filhos de Arão; tu lhes dirás: Um sacerdote não poderá profanar-se por causa de alguém do seu povo que venha a morrer,2 a não ser por um parente muito chegado, como mãe, pai, filho ou filha, irmão,3 ou irmã virgem dependente dele por ainda não ter marido; por causa dela poderá tornar-se impuro.4 Não poderá tornar-se impuro e contaminar-se por causa de parentes ou como líder no meio do seu povo.5 Não farão tonsura na cabeça, não raparão a extremidade da barba nem farão cortes no corpo, em sinal de luto.6 Serão consagrados a seu Elohim e não profanarão o Nome do seu Elohim, porque são eles que apresentam as oferendas queimadas diante de YHWH, o pão do seu Elohim, e devem ser fiéis e viver em santidade.7 Não tomarão por esposa uma mulher prostituta ou desonrada, nem uma mulher repudiada por seu marido, pois o sacerdote é consagrado a seu Elohim.8 Tu o tratarás como kadosh, pois oferece o pão do teu Elohim. Será kadosh para ti, pois Eu Sou kadosh, Eu, YHWH, que vos santifico.9 Se a filha de um homem que é sacerdote se desonra, prostituindo-se, profana de igual forma seu pai e deve ser queimada viva diante de todos.

O sumo sacerdote

10 O sumo sacerdote, que tem a preeminência entre seus irmãos, sobre cuja cabeça foi derramado o óleo da unção e que recebeu a investidura ao se revestir das vestimentas sagradas, não deverá deixar de cuidar e pentear os cabelos, nem rasgar as roupas em sinal de luto, conforme é tradição entre o povo.11 Ele não poderá tocar em uma pessoa morta, mesmo que seja seu próprio pai ou sua mãe. Isso o tornaria impuro.12 Não sairá do santuário, a fim de não profanar o santuário de seu Elohim, pois leva sobre si mesmo a consagração do óleo da unção de seu Elohim. Eu Sou YHWH.13 Tomará por esposa uma mulher ainda virgem.14 A viúva, a mulher repudiada ou desonrada por atos de prostituição, não a tomará por esposa; somente uma virgem dentre seu povo tomará por esposa,15 pois assim não profanará sua descendência, pois Eu Sou YHWH, que o santifico!`

Impedimentos ao sacerdócio

SEGUNDA

16 Disse mais o SOBERANO a Moisés:17 ´Fala a Arão e ordena-lhe: Nenhum dos teus descendentes, em qualquer geração, se aproximará para apresentar ofertas de pão a seu Elohim, se tiver alguma mácula.

18 Pois nenhum homem pode apresentar ofertas de alimento, caso tenha algum defeito: seja cego, aleijado, com defeito na face ou de corpo deformado;19 ninguém com uma perna ou braço quebrado;20 ninguém que seja corcunda ou anão; ninguém que tenha doença nos olhos ou que tenha sarna ou qualquer outra doença de pele; e ninguém que seja castrado.21 Nenhum descendente do sacerdote Arão que tiver algum defeito poderá apresentar oferendas queimadas a YHWH; se nele houver alguma mácula, tem defeito, por isso não poderá aproximar-se para oferecer o pão de seu Elohim.22 Esse homem poderá alimentar-se dessas ofertas, tanto as que são sagradas como as que são santíssimas;23 entretanto, ele não poderá chegar próximo da cortina, o véu do Lugar Santíssimo, tampouco chegar perto do altar, pois tem um defeito e, por isso, tornaria impuros todos os objetos sagrados. Eu Sou YHWH, o SOBERANO, e Eu os dediquei a mim!`24 E Moisés disse isso tudo a Arão, a seus filhos e a todos os filhos de Israel!

Santidade na participação das ofertas sagradas

Os sacerdotes

22:1 Então disse Elohim a Moisés:2 ´Dize a Arão e a seus filhos que se consagrem pelas santas oferendas dos filhos de Israel, para que não profanem meu kadosh Nome, que deve ser santificado por minha causa. Eu Sou YHWH!3 Dize-lhes ainda: Todo homem de vossa descendência, em qualquer geração, que se aproximar em estado de impureza das santas oferendas consagradas ao SOBERANO pelos israelitas, tal homem será exterminado da minha presença. Eu Sou YHWH.4 Todo homem da descendência de Arão que for atacado de qualquer espécie de doença contagiosa da pele ou corrimento genital ficará proibido de comer das ofertas santas até que fique são e puro outra vez. Um sacerdote se tornará impuro se tocar em qualquer coisa que ficou profana por ter tocado em um cadáver. Da mesma forma, ficará impuro se tiver emissão de líquido seminal,5 como também aquele que tocar qualquer tipo de réptil e assim se tornar impuro, ou ainda a um homem que o contamine com sua própria impureza, de qualquer espécie,

6 enfim, quem quer que tenha tido tais contatos ficará impuro até o pôr do sol e só poderá comer das ofertas sagradas depois de banhar seu corpo com água limpa e fresca.7 Ao final da tarde, estará puro e poderá comer das ofertas santas, porque são o seu alimento.8 Não comerá animal morto ou dilacerado, pois se contaminaria com ele. Eu Sou YHWH.9 Guardarão as minhas prescrições, para não incorrerem em pecado; morreriam, se as profanassem, pois fui Eu, YHWH, que os tornei kadoshim para mim.

Os estranhos

10 Somente o sacerdote e as pessoas de sua família poderão comer das ofertas sagradas. Os hóspedes e os empregados do sacerdote não poderão comer dessas ofertas.11 Contudo os servos e os escravos do sacerdote, tanto os que comprou como os que nasceram em sua casa, poderão também comer dessas ofertas.12 Se a filha de um sacerdote se casar com alguém que não seja sacerdote, não poderá comer das ofertas sagradas.

13 Todavia, se a filha do sacerdote ficar viúva ou se divorciar, e não tiver filhos e voltar a viver na casa de seu pai, como no tempo da sua juventude, comerá então do mesmo alimento de seu pai. Nenhum estranho à família do sacerdote poderá comer das ofertas santas.14 A pessoa que não tiver esse direito, mas, por descuido ou inadvertência, comer algum alimento kadosh, deverá pagar ao sacerdote o valor da oferta consumida, acrescido de um quinto.15 Não profanarão as santas oferendas destinadas pelos filhos de Israel a YHWH.16 Se as comessem, trariam sobre todos os israelitas uma falta que exigiria reparação por meio de castigo, pois Eu Sou, YHWH, que faço que as ofertas se tornem sagradas!

Os animais sacrificados

TERCEIRA

17 Então o SOBERANO Elohim mandou que Moisés 18 transmitisse a Arão, aos filhos de Arão e a todo o povo de Israel as seguintes leis: ´Qualquer homem da casa de Israel ou qualquer estrangeiro residente em Israel que trouxer sua oferenda a título de voto ou de dom voluntário e fizer um holocausto a YHWH,19 para ser aceito deverá oferecer um macho sem defeito, novilho, carneiro ou cabrito.20 Não oferecereis coisa alguma que tenha defeito, porque não seria aceita em vosso benefício.21 Se alguém oferecer a YHWH um sacrifício de comunhão, para cumprir um voto ou como dom voluntário, de gado graúdo ou miúdo, para ser aceito o animal não deverá ter defeito; não deverá haver nele mácula alguma.22 Não oferecereis a YHWH animal cego, estropiado, mutilado, ulceroso, com sarna ou outras doenças da pele. Nenhuma parte de tais animais será colocada sobre o altar como oferenda queimada a YHWH.23 Poderás oferecer, como oferta voluntária, um boi ou um carneiro ou um cabrito deformados ou atrofiados, mas no caso do cumprimento de voto, não serão aceitos.24 Não podereis oferecer ao SOBERANO um animal que tenha os testículos feridos, esmagados, despedaçados ou cortados. Não fareis isso na vossa terra 25 e coisa alguma semelhante a essas aceitareis da mão do estrangeiro para oferecer como alimento ao vosso Elohim. A deformidade deles é, na verdade, uma mácula, um defeito, e essas vítimas não seriam aceitas em vosso favor!`

26 E disse mais o SOBERANO a Moisés: 27 ´Após o nascimento, o bezerro, o cordeiro, ou o cabrito, deverá ficar sete dias junto da sua mãe. Do oitavo dia em diante poderá ser apresentado como oferta queimada ao SOBERANO. 28 Quer seja bezerro ou cordeiro, não imolareis no mesmo dia o animal e sua cria.29 Se oferecerdes a YHWH um sacrifício de louvor, fazei-o de maneira que sejais aceitos:30 será comido no mesmo dia, sem deixar nada para o dia seguinte. Eu Sou YHWH, o SOBERANO.

Exortação final

31 Obedecereis aos meus mandamentos e os praticareis. Eu Sou YHWH.

32 Não profanareis o meu kadosh Nome, para que seja santificado no meio de todos os israelitas, Eu, YHWH, que vos santifico.33 Eu que vos fiz sair da terra do Egito, a fim de ser o vosso Elohim. Eu Sou YHWH, o SOBERANO!

QUARTA

Ritual das festas do ano

23:1 Então o SOBERANO falou a Moisés e ordenou:2 ´Orienta os israelitas do seguinte modo: As festas de YHWH, às quais os convocareis, são as minhas santas assembleias. Estas são as minhas solenidades:

O shabat

3 Durante seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será dia kadosh, de repouso completo, dia de reunião sagrada, no qual não fareis trabalho algum. Onde quer que habiteis, será shabat dedicado ao YHWH.

A Pessach e os Ázimos

4 Estas, pois, são as solenidades de YHWH, as santas assembleias as quais proclamareis no devido tempo:a Páscoa do SOBERANO, que se inicia ao entardecer do décimo quarto dia do primeiro mês do ano.6 No décimo quinto dia daquele mês começa a festa de YHWH, a festa dos pães sem fermento; durante sete dias comereis pães ázimos, sem fermento.7 No primeiro, tereis santa reunião; não fareis nenhuma obra servil.8 Durante sete dias apresentareis uma oferenda queimada a YHWH. No sétimo dia, dia de assembleia sagrada, não empreendereis nenhum tipo de trabalho!`

O primeiro feixe

9 Disse mais o SOBERANO a Moisés:10 ´Fala o seguinte aos filhos de Israel: Quando tiverdes entrado na terra que vos dou e fizerdes nela a ceifa, trareis ao sacerdote o primeiro feixe de vossa colheita.11 Ele o oferecerá diante de YHWH, com gesto ritual de apresentação,12 e no dia em que fizerdes essa apresentação, oferecereis ao SOBERANO o holocausto de um cordeiro de um ano de idade, sem defeito.13 Sua oferta de cereal, nesse dia, será o equivalente a dois jarros da melhor farinha amassada com óleo, oferenda queimada para YHWH, de aroma agradável, e uma oferta derramada, libação equivalente a um litro de vinho.14 Não comereis pão, nem espigas tostadas ou pão cozido antes desse dia, isto é, antes de terdes trazido a oferenda de vosso Elohim. É uma lei perpétua para os vossos descendentes, onde quer que habiteis.

A festa das Semanas

15 A partir do dia seguinte ao shabat, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de apresentação, contareis sete semanas completas.

16 Contareis cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo shabbãth, shabat, e oferecereis então a YHWH uma nova oblação, oferta de cereais.

17 Trareis das vossas habitações o pão para ser oferecido em gesto ritual de apresentação, feito em duas partes, com o equivalente a dois jarros da melhor farinha, cozidos com fermento, como oferta movida das primícias dos frutos, ao YHWH.18 Oferecereis, além do pão, sete cordeiros de um ano, sem defeito, um novilho e dois carneiros, como holocausto ao SOBERANO, acompanhados de uma oblação, oferta de cereais, e de uma libação, oferta de vinho derramado; toda essa oferenda será completamente queimada, cujo aroma é agradável ao YHWH.19 Fareis também, com um bode, um sacrifício pelo pecado e, com dois cordeiros de um ano, um sacrifício de comunhão.20 O sacerdote os oferecerá, com gesto ritual de apresentação diante do SOBERANO, além do pão dos primeiros frutos. De igual modo fará aos dois cordeiros, pois são sagrados perante o Eterno e pertencem ao sacerdote.21 Nesse mesmo dia fareis uma convocação; esta será para vós uma assembleia santa e não fareis nenhum trabalho. É lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis.22 Quando segardes a messe na vossa terra, não colhereis até as extremidades da lavoura, tampouco recolhereis as espigas que caem aos vossos pés durante a colheita. Deixareis essa parte para o pobre e para estrangeiro. Eu Sou YHWH, o SOBERANO, o vosso Elohim!`

QUINTA

O primeiro dia do sétimo mês

23 Disse então o SOBERANO a Moisés:24 ´Dize também aos filhos de Israel: No sétimo mês, o primeiro dia do mês será, para vós, dia de repouso solene, memorial anunciado ao toque do Shofar, trombeta que convoca à reunião do povo em santidade.25 Não fareis nenhuma obra servil e apresentareis oferenda queimada a YHWH!`

O dia das Expiações

26 O SOBERANO falou a Moisés e disse:27 Mas o décimo dia do sétimo mês é Yom Hakipurim, o Dia da Expiação, da Propiciação. Tereis santa assembleia. Jejuareis e apresentareis oferenda queimada a YHWH.28 Nesse dia não fareis trabalho algum, pois é o dia das Expiações, quando se realizará por vós o rito de Expiação diante do SOBERANO vosso Elohim.29 E toda pessoa que não jejuar nesse dia será expulsa do meio do seu povo;30 e toda pessoa que empreender algum trabalho nesse dia, Eu a exterminarei do meio do seu povo.31 Portanto, nenhum trabalho fareis; é uma lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis.32 Será para vós um dia de repouso solene e completo. Jejuareis e, à tarde do nono dia do mês, desde essa tarde até o pôr do sol seguinte, cessareis absolutamente o trabalho, celebrando o vosso shabat, descanso.

SEXTA

A festa das Tendas

33 Disse YHWH a Moisés:34 ´Dize ainda aos filhos de Israel: No décimo quinto dia deste sétimo mês tem início a festa dos Tabernáculos do SOBERANO, que terá a duração de sete dias.35 No primeiro dia, dia de santa assembleia, não realizareis nenhum trabalho.36 Durante sete dias apresentareis oferenda queimada a YHWH. No oitavo dia haverá uma grande reunião sagrada, e também apresentareis ofertas de alimento preparadas no fogo. É, portanto, dia de assembleia solene, e não fareis nenhuma obra servil.

Conclusão

37 Essas são as solenidades fixas de YHWH, para as quais convocareis os filhos de Israel, assembleias santas destinadas a apresentar oferendas queimadas ao Eterno, holocaustos, oblações, sacrifícios, libações, segundo o ritual próprio de cada dia,38 além dos Shabatot do SOBERANO, das dádivas, dos votos e das oferendas voluntárias que fareis a YHWH.

Continuação sobre a festa das Tendas

39 Entretanto, depois de terminadas as colheitas, haverá uma festa em honra a Elohim, o SOBERANO. Essa festa começará no dia quinze do sétimo mês e seguirá até o dia vinte e dois. No primeiro dia e no oitavo, absolutamente ninguém deverá empreender qualquer trabalho.40 No primeiro dia tomareis frutos formosos, das melhores árvores; cortareis lindas folhas de palmeiras e galhos, ramos de árvores frondosas e de salgueiros das ribeiras, e vos regozijareis durante sete dias diante de YHWH, vosso Elohim.41 Celebrareis assim como uma grande festa ao Eterno, durante sete dias, todos os anos. É lei perpétua para vossos descendentes. No sétimo mês fareis essa festa.42 Habitareis durante sete dias em cabanas feitas de galhos de árvores. Todos os naturais de Israel morarão nessas barracas,43 a fim de que vossos descendentes saibam que Eu fiz os filhos de Israel habitar em tendas, quando os libertei da terra do Egito. Eu Sou YHWH vosso Elohim!`44 E Moisés proclamou aos filhos de Israel todas as solenidades de YHWH.

SÉTIMA


Prescrições rituais complementares - A chama permanente

24:1 O SOBERANO falou a Moisés e disse:2 Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de olivas esmagadas, para o candelabro, para que nele haja uma chama permanente.3 Todas as tardes Arão acenderá o candelabro e o manterá aceso a noite toda, ali diante de YHWH, o SOBERANO, do lado de fora do véu, a cortina que fica em frente da arca da Aliança. Este é um decreto perpétuo para os vossos descendentes:4 Arão manterá continuamente em ordem as lâmpadas no candelabro de ouro puro na presença de Elohim, o SOBERANO.

Os pães sobre a mesa de ouro

5 Tomarás flor de farinha e cozerás doze pães, usando o equivalente a dois jarros para cada pão.6 Em seguida os colocarás em duas fileiras de seis, sobre a mesa pura que está diante de YHWH.7 Sobre cada fileira porás incenso puro. Isso será alimento oferecido em memorial, uma oferenda queimada ao SOBERANO.8 A cada dia de shabat, os pães serão colocados, permanentemente, diante do SOBERANO, em nome de todos os israelitas, como aliança perpétua;9 pertencerão a Arão e a seus filhos, que os comerão num lugar sagrado, porquanto são parte santíssima de sua porção regular de ofertas dedicadas ao SOBERANO, preparada no fogo. É lei perpétua!

Blasfêmia e lei do talião

10 O filho de uma israelita, cujo pai era egípcio, saiu de sua casa e, ao encontrar-se no meio dos filhos de Israel, no acampamento, contendeu com um homem israelita.11 Ora, o filho da israelita blasfemou o Nome e o amaldiçoou. Levaram-no então a Moisés. O nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.12 Deixaram-no preso até que a vontade do SOBERANO lhes fosse declarada.

13 Então YHWH disse a Moisés: 14 ´Tira fora do acampamento aquele que pronunciou a maldição. Todos aqueles que ouviram, porão suas mãos sobre a cabeça dele, e toda a comunidade o apedrejará.15 Em seguida comunicarás aos filhos de Israel o seguinte: Toda pessoa que amaldiçoar a seu Elohim levará o peso do seu pecado!16 Aquele que blasfemar o Nome de YHWH deverá morrer, e toda a comunidade o apedrejará. Quer seja estrangeiro ou natural da terra, será executado, caso blasfeme o Nome.

24:17 Todo aquele que matar um outro ser humano será também executado.18 Quem ferir mortalmente um animal doméstico de outra pessoa deve dar a compensação por ele: vida por vida!19 Se alguém ferir outra pessoa, desfigurando-a, como fez tal pessoa assim se lhe fará:20 fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que se causa a alguém, esse também se sofrerá:


MAFTIR

21 quem matar um animal doméstico pertencente a outra pessoa dará ao proprietário outro animal. Quem matar uma pessoa será morto.

22 A sentença será entre vós a mesma, quer se trate de um natural da terra ou estrangeiro, pois Eu Sou YHWH, vosso Elohim!`

23 Havendo, portanto, Moisés assim falado aos filhos de Israel, tiraram fora do acampamento aquele que havia pronunciado a maldição e o apedrejaram. Cumpriram, assim, o que o SOBERANO havia ordenado a Moisés.  




Parashah אמור - Emor
 Fala 

  Nevyim
Yechezkel (Ezequiel)
44:15-31



Os sacerdotes


44:15 Mas os sacerdotes levitas, os filhos e descendentes de Zadoque, que fielmente executaram as obras necessárias ao meu santuário quando os israelitas se desviaram de mim, eles sim, poderão se achegar a mim para me servir; e estarão diante da minha pessoa para oferecer sacrifícios de gordura e de sangue. Oráculo de YHWH, o SOBERANO.

44:16 Só eles entrarão em meu santuário e se aproximarão da minha mesa a fim de ministrar diante de mim e realizar o meu serviço.

44:17 Quando entrarem pelos portões do átrio interior, isto é, do pátio interno, que estejam trajando vestes de linho; não usem nenhuma roupa de lã enquanto estiverem ministrando junto aos portões do pátio interno ou dentro da minha Casa.

44:18 Eles usarão turbantes de linho sobre a cabeça, e calções de linho na cintura. E não se cobrirão de nada que os faça suar.

44:19 E quando saírem ao átrio exterior, isto é, ao pátio externo onde fica o povo, deverão trocar de roupas, guardando em seus aposentos sagrados suas vestes sacerdotais; então colocarão outras roupas, a fim de que não transmitam consagração ao povo simplesmente mediante o contato com suas vestes santas.

44:20 Não raparão a cabeça nem deixarão o cabelo comprido, mas o manterão bem aparado.

44:21 Nenhum sacerdote beberá vinho quando entrar no pátio interno.

44:22 Eles também não poderão se casar com viúva ou divorciada; só se casarão com virgens de ascendência israelita, ou com a viúva de sacerdote.

44:23 Estes homens consagrados orientarão meu povo a distinguir entre o kadosh e o profano, e lhe ensinarão a discernir entre o que é puro e o que é impuro.

44:24 No caso de uma controvérsia, auxiliarão no julgamento do direito; eles ajuizarão de acordo com as minhas determinações. Eles obedecerão às minhas leis e aos meus estatutos com respeito a todos os meus dias kadoshim: festas fixas, e os meus shabbãths, Shabatot.

44:25 O sacerdote não se contaminará por aproximar-se de uma pessoa morta, no entanto, ele poderá ficar contaminado no caso de pai ou mãe; filho ou filha; irmão ou irmã, desde que esta não tenha marido.

44:26 Sendo assim, depois de se purificar, aguardará sete dias.

44:27 No dia em que entrar no pátio interno do santuário para ministrar ali, o sacerdote oferecerá em favor de si mesmo uma oferta pelo pecado. Oráculo de YHWH, o Eterno Soberano.

44:28 Eis que Eu mesmo serei a única herança concedida aos sacerdotes! Portanto, não lhes darás qualquer propriedade; Eu Sou a propriedade deles.

44:29 Eles se alimentarão das ofertas de cereais, as ofertas feitas para tirar o pecado e as ofertas pela culpa; e tudo o que em Israel for consagrado a YHWH pertencerá também a eles.

44:30 O melhor de todos os primeiros frutos e de todas as contribuições que ofertares será de propriedade dos sacerdotes. Darás, pois, a eles a primeira porção da tua refeição de massas e cereais moídos, a fim de que haja bênçãos sobre as vossas casas.

44:31 Os sacerdotes não comerão a carne de aves ou de animais encontrados mortos ou despedaçados por outros animais silvestres.`




Parashah אמור - Emor
 Fala 

Brit Chadashah 
 Luka (Lucas)
5:1-6:49  


Vocação dos quatro primeiros discípulos

5:1 E aconteceu que, num determinado dia, Yeshua estava próximo ao lago de Genesaré, e uma multidão o espremia de todos os lados para ouvir a Palavra de Elohim.

5:2 Ele observou junto à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que havendo desembarcado, cuidavam de lavar suas redes.

5:3 Então, entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e lhe solicitou que o afastasse um pouco da praia. E, assentando-se, do barco ensinava o povo.

5:4 Assim que acabou de ministrar, dirigiu-se a Simão e aos demais, e lhes pediu: ´Ide para onde as águas são mais profundas e lançai as vossas redes para a pesca!`

5:5 Ao que lhe replicou Simão: ´Mestre, tendo trabalhado durante a noite toda, não pegamos nada. Todavia, confiando em tua Palavra, lançarei as redes.

5:6 Assim procederam e pegaram enorme quantidade de peixes, tanto que as redes começaram a se romper.

5:7 Por esse motivo acenaram aos seus amigos no outro barco, para que viessem ajudá-los. Eles chegaram e lotaram ambos os barcos, a ponto de começarem a afundar.

5:8 Diante de tamanho evento, Simão se prostrou aos pés de Yeshua e declarou: ´Afasta-te de mim, Adon, pois sou homem pecador!`

5:9 Porquanto, ele e seus companheiros estavam maravilhados com a pesca que haviam realizado,

5:10 assim como de Tiago e João, os filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Todavia, Yeshua revela a Simão: ´Não tenhas medo; a partir deste momento tu serás um pescador de vidas humanas`.

5:11 Então, eles arrastaram seus barcos para a praia, renunciaram a todas as coisas e seguiram a Yeshua.

Cura de um leproso

5:12 Estando Yeshua em uma das cidades, eis que um homem coberto de lepra veio em sua direção. Assim que contemplou a Yeshua, ajoelhou-se e colocando o rosto rente ao chão, suplicou-lhe: ´Adon! Se for da tua vontade, sei que podes me purificar`.

5:13 Yeshua estendeu a mão, tocou nele e proferiu: ´Quero. Sê purificado!` E, no mesmo instante a lepra se retirou daque-le homem.

5:14 Em seguida, Yeshua lhe ordenou:´Não fales sobre este acontecimento a ninguém; porém, vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação os sacrifícios que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.

5:15 Contudo, as notícias a respeito de Yeshua se espalhavam ainda mais, de maneira que multidões convergiam para ouvi-lo e para serem curadas de suas enfermidades.

5:16 Todavia, Yeshua procurava manter-se afastado, indo para lugares solitários, onde ficava orando.

Cura de um paralítico

5:17 Num outro dia, quando Yeshua ministrava, estavam sentados ali fariseus e professores da Torah, vindos de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém; e Ele tinha o poder de Elohim para realizar curas.

5:18 Chegaram, então, uns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, a fim de apresentá-lo perante Yeshua.

5:19 Não tendo sucesso nessa tentativa, devido à grande multidão aglomerada, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura no teto, até o meio da multidão, bem diante de Yeshua.

5:20 Observando a emunah que aqueles homens demonstravam, Yeshua declarou: ´Homem! Os teus pecados estão perdoados`.

5:21 Diante disto, os escribas e os fariseus começaram a cogitar: ´Quem é este que profere blasfêmias? Quem tem poder para perdoar pecados, a não ser somente Elohim?`

5:22 Yeshua, entretanto, tendo pleno discernimento do que estavam pensando, questionou-lhes: ´Que censurais em vossos corações?

5:23 Que é mais fácil declarar: ´Os teus pecados estão perdoados`, ou ´Levanta-te e anda`?

5:24 Todavia, para que vos certifiqueis de que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados` – dirigindo-se ao paralítico declarou – ´Eu te ordeno: Levanta-te! Pega a tua maca e vai para casa`.

5:25 Então, naquele mesmo instante, o homem se levantou diante de todos os presentes, pegou a maca em que estivera prostrado e correu para casa louvando e bendizendo a Elohim.

5:26 E todos ficaram estupefatos e glorificavam a Elohim; e, tomados de grande temor, exclamavam: ´Hoje vimos grandes prodígios!`

Vocação de Levi

5:27 Passados estes eventos, saindo Yeshua, encontrou-se com um publicano, chamado Levi, sentado à mesa da coletoria, e o convocou: ´Segue-me!`

5:28 Levi levantou-se, abandonou tudo e seguiu a Yeshua.

Refeição com os pecadores na casa de Levi 

5:29 Então Levi ofereceu a Yeshua uma grande festa em sua casa; e uma multidão de publicanos e de outras pessoas estava à mesa comendo com eles.

5:30 Os fariseus e seus escribas reclamaram dos discípulos de Yeshua: ´Por que comeis e bebeis com os publicanos e pecadores?`

5:31 Ao que Yeshua lhes ponderou: ´Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os enfermos.

5:32 Eu não vim para convocar os justos, mas sim, para chamar os pecadores ao arrependimento!`

Discussão sobre o jejum

5:33 Em seguida eles lhe observaram: ´Os discípulos de João jejuam e oram com grande freqüência, assim como os discípulos dos fariseus; no entanto, os teus vivem comendo e bebendo`.

5:34 Yeshua então lhes propôs: ´Podeis fazer jejuar os convidados para o casamento, enquanto está com eles o próprio noivo?

5:35 Contudo, dias virão, em que lhes será tirado o noivo; naqueles dias, verdadeiramente, jejuarão`.

5:36 E lhes acrescentou esta parábola para pensar: ´Ninguém tira um remendo de roupa nova e o costura sobre roupa velha; se o fizer, certamente estragará a roupa nova; e, além disso, o remendo novo jamais se ajustará à velha roupa.

5:37 Da mesma maneira, não há alguém que coloque vinho novo em recipiente de couro velho. Ora, se o fizer, o vinho novo, ao fermentar, arrebentará o recipiente, se derramará e danificará o recipiente onde fora colocado.

5:38 Ao contrário! O vinho novo deve ser posto em um recipiente de couro novo.

5:39 Pois, pessoa alguma, depois de beber o vinho velho, prefere o novo; porquanto se diz: ´O vinho velho é bom o suficiente!``.

As espigas arrancadas

6:1 Em um certo dia de shabat, enquanto Yeshua caminhava pelos campos, onde se plantavam cereais, seus discípulos começaram a colher e a debulhar espigas com as mãos, e se alimentavam dos grãos.

6:2 Foi quando alguns dos fariseus os inquiriram: ´Por que fazeis o que não é permitido durante o shabat?`

6:3 Então Yeshua os questionou: ´Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os seus companheiros?

6:4 Pois ele entrou na casa de Elohim e, tomando os pães da Presença, alimentou-se do que apenas aos sacerdotes era permitido comer, e os entregou de igual modo aos seus amigos`.

6:5 E Yeshua lhes asseverou: ´O Filho do homem é Adon do shabat!`

Cura de um homem com a mão atrofiada

6:6 Num outro shabat, Ele entrou na sinagoga e iniciou o seu ensino; e estava ali um homem cuja mão direita era atrofiada.

6:7 Os doutores da Torah e os fariseus estavam ávidos para achar algum motivo pelo qual pudessem acusar Yeshua; e por isso o observavam com toda a atenção, a fim de perceber se Ele o haveria de curar durante o shabat.

6:8 Todavia, Yeshua tinha conhecimento do que eles pensavam, mesmo assim pediu ao homem da mão atrofiada: ´Levanta-te, vem à frente e permanece em pé aqui no meio`. E o homem se levantou e atendeu a Ele.

6:9 Yeshua então dirigiu-se a eles: ´Eu vos apresento uma questão: O que é permitido realizar no shabat: o bem ou o mal? Salvar uma vida ou destruí-la?`

6:10 E Yeshua olha atentamente para cada um dos que estão à sua volta e ordena ao homem: ´Estende a tua mão!` O homem a estendeu, e ela foi instantaneamente restaurada.

6:11 Contudo, eles ficaram enraivecidos e começaram a tramar entre si sobre que fim dariam a Yeshua.

Escolha dos Doze

6:12 E ocorreu naquela ocasião que Yeshua se retirou para um monte a fim de orar, e atravessou toda a noite em oração a Elohim.

6:13 Logo ao nascer do dia, convocou seus discípulos e escolheu dentre eles, doze, a quem também designou como emissários:

6:14 Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;

6:15 Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, conhecido como Zelote;

6:16 Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.

As multidões seguem a Yeshua

6:17 Então, desceu Yeshua com os emissários e parou num lugar plano. Estavam ali reunidos muitos dos seus discípulos, e uma enorme multidão vinda de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom,

6:18 pessoas que vieram para serem ensinadas por Ele e curadas de suas doenças. Aqueles que eram atormentados por espíritos impuros foram curados,

6:19 e cada pessoa da multidão procurava tocar nele, pois dele emanava poder que curava a todos.

Discurso inaugural. As bem-aventuranças

6:20 Então, dirigindo o olhar para os seus discípulos, Yeshua lhes declarou: ´Bem-aventurados vós, os pobres, porquanto a vós pertence o Reino de Elohim.

6:21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. Bem-aventurados vós, que neste momento estais chorando, pois haveis de sorrir.

6:22 Bem-aventurados sois, quando as pessoas vos odiarem, vos expulsarem do convívio delas, vos insultarem, e excluírem vosso nome, julgando-o execrável, por causa do Filho do homem.

6:23 Regozijai-vos nesse dia e saltai de alegria, porquanto imensa é a vossa recompensa no céu. Pois, desta mesma maneira, os seus antepassados agiram contra os profetas.

As maldições

6:24 Porém, ai de vós, os ricos! Pois já ganharam toda a vossa consolação.

6:25 Ai de vós, que viveis agora em fartura, porque vireis a passar fome. Ai de vós, que agora rides, pois haveis de muito lamentar e prantear.

6:26 Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porquanto, foi assim também que agiram os vossos antepassados com os falsos profetas.

O amor aos inimigos

6:27 Contudo, tenho a declarar a vós outros que me estais ouvindo: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;

6:28 abençoai aos que vos amaldiçoam, orai pelos que vos acusam falsamente.

6:29 Ao que te bate numa face, oferece-lhe igualmente a outra; e, ao que tirar a tua capa, não o impeças de tirar-te também a túnica.

6:30 Dá sempre a todo aquele que te pede; e, se alguém levar o que te pertence, não lhe exijas que o devolva.

6:31 Como quereis que as pessoas vos tratem, assim fazei a elas da mesma maneira.

6:32 Pois se amais os que vos amam, que galardão pode haver nisso? Porquanto, até mesmo os ímpios amam aqueles que os amam.

6:33 E se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é o vosso mérito? Até os infiéis agem deste mesmo modo.

6:34 E ainda, se emprestais àqueles de quem esperais receber de volta, qual é a vossa recompensa? Também os incrédulos emprestam aos incrédulos, a fim de receberem seu retorno desejado.

6:35 Concluindo, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem se desesperar por receber de volta. Então, sendo assim, grande será o vosso prêmio, e sereis filhos do Altíssimo. Porquanto Ele é bondoso até mesmo para com os ingratos e ímpios.

Misericórdia e gratuidade

6:36 Sede misericordiosos para com os outros, assim como vosso Pai é misericordioso para convosco.

6:37 Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados.

6:38 Dai sempre, e recebereis sobre o vosso colo uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante; generosamente vos darão. Portanto, à medida que usares para medir o teu próximo, essa mesma será usada para vos medir.

Condições do zelo

6:39 Então, Yeshua lhes propôs também uma parábola: ´É possível um cego guiar outro cego? Não acontecerá que ambos venham a cair em algum buraco?

6:40 O discípulo não pode estar acima do seu mestre e; entretanto, todo aquele que completar condignamente seu aprendizado, será como seu mestre.

6:41 Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão e não percebes o tronco que está no teu próprio olho?

6:42 Como poderás advertir a teu irmão dizendo: ´Irmão! Permita que eu tire o cisco do teu olho`, se tu mesmo nem sequer notas o tronco que repousa no teu olho? Hipócrita! Retira, antes de tudo, a trave do teu olho e, só assim, verás com nitidez para tirar o cisco que está no olho de teu irmão.

6:43 Não existe árvore boa produzindo mau fruto; nem inversamente, uma árvore má produzindo bom fruto.

6:44 Pois cada árvore é conhecida pelos seus próprios frutos. Não é possível colher-se figos de espinheiros, nem tampouco, uvas de ervas daninhas.

6:45 Uma pessoa boa produz do bom tesouro do seu coração o bem, assim como a pessoa má, produz toda a sorte de coisas ruins a partir do mal que está em seu íntimo, pois a boca fala do que está repleto o coração.

Necessidade da prática

6:46 E por que me chamais: ´Adon, Adon`, e não praticais o que Eu vos ensino?

6:47 Eu vos revelarei com quem se compara àquela pessoa que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica.

6:48 É como se fosse um homem que, ao construir sua casa, cavou fundo e firmou os alicerces sobre a rocha. E sobrevindo grande enchente, o rio transbordou e as muitas águas avançaram sobre aquela casa, mas a casa não se abalou, por ter sido solidamente edificada.

6:49 Entretanto, aquele que ouve as minhas palavras e não as pratica, é como um homem que construiu sua casa sobre a terra, sem alicerces. No momento em que as muitas águas chocaram-se contra ela, a casa caiu, e a sua destruição foi total`

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos

1º) Como podemos analisar o fato de um kohen(sacerdote) possuir várias restrições?

2º) Qual a ligação entre os pecados dos sacerdotes e profanar o NOME, conforme 21:06?

3º) Porque um kohen não podia casar-se com uma mulher rejeitada ou prostituta?

4º) Como podemos entender que os defeituosos não podiam se achegar no altar mas podiam se alimentar da oferenda?

5º) A vida kadosh era a exigência de YHWH para aqueles hebreus não serem mortos. Como podemos entender nos dias de hoje essa Torá?

6º) Que análise final podemos fazer sobre o fato da exigência sobre a perfeição física dos animais, a pureza dos kohanim e a necessidade de fazer com que tudo fosse aceito.

7º) Comente sobre as festas de YHWH e o fato da festa de PURIM e HANUKAH não serem de YHWH… seria errado praticar esta festa memorial instituída dos Judeus?

8º)
Todas as festas são shabat? são convocações obrigatórias? As festas foram abolidas? se sim quais os textos? se não por que as pessoas deixam de observar?

9º) Se as festas são também chamadas de tempos apontados, como é possível um grupo religioso comemorar por exemplo a páscoa(Pessach) em um domingo, se o dia no calendário de YHWH é variável e muda a cada ano no calendário gregoriano?

10º) Destaques os pontos mais importantes dentro da parasha em sua visão ?
.


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)