Kadoshim é a 30ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 7ª no Livro de Vayikrá (E Ele chamou [Levítico]). Na porção da Torah de Vayikrá - (Levítico) 19:1-20:27, teremos os seguintes subtítulos:
- Prescrições morais e cultuais
- Castigos — A. Faltas cultuais
- B. Faltas contra a família
- Exortação Final
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Yechezkel
(Ezequiel) 22:1-19, 20:2-20
Escritos Netzarim - Luka(Lucas) 3:1-4:44
Prescrições morais e cultuais
PRIMEIRA
19:1 Então Elohim falou a Moisés e ordenou-lhe:
19:2 ´Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel. Tu lhes dirás: Sede kadoshim, porque Eu, YHWH vosso Elohim, o SOBERANO, sou kadosh!
19:3 Cada um de vós respeitará sua mãe e seu pai. Guardai os meus Shabatot. Eu Sou o Eterno, vosso Elohim.
19:4 Não vos volteis para os ídolos e não mandeis fundir deuses de metal. Eu Sou YHWH vosso Elohim.
19:5 Quando oferecerdes um sacrifício de comunhão a YHWH, oferecei-o de tal modo que sejais aceitos.
19:6 Dele se comerá no dia do sacrifício ou no dia seguinte; o que restar no terceiro dia será queimado ao fogo.
19:7 Se alguma parte dele for comida ao terceiro dia, é abominação; não será aceita.
19:8 Qualquer que o comer levará sua iniquidade, porquanto profanou elemento kadosh do SOBERANO; por esse motivo, será eliminado do meio do povo de Israel.
19:9 Quando fizerdes a colheita do trigo da vossa terra, não segareis até o limite extremo do campo. Não voltareis para apanhar as espigas que tenham caído durante a colheita.
19:10 Também não havereis de passar duas vezes pela vinha, nem recolhereis os frutos caídos sobre a terra do teu pomar. Tu os deixarás para o pobre e para o estrangeiro. Eu Sou YHWH, vosso Elohim.
19:11 Ninguém dentre vós cometerá furto nem roubo, tampouco usará de falsidade ou de mentira para com seu próximo.
19:12 Não jurareis falsamente pelo meu Nome, pois profanarias o Nome de Elohim. Eu Sou YHWH.
19:13 Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás: o salário diário do trabalhador não ficará contigo até a manhã seguinte.
19:14 Não amaldiçoarás um mudo e não porás obstáculo diante de um cego, mas temerás o teu Elohim. Eu Sou YHWH.
SEGUNDA
19:15 Não cometerás injustiça no julgamento. Não farás acepção de pessoas com relação ao pobre, nem te deixarás levar por preferência pelo que tem poder: segundo a justiça julgarás o teu próximo.
19:16 Não serás um divulgador de maledicências a respeito dos teus e não sujeitarás a julgamento o sangue do teu próximo. Eu Sou YHWH.
19:17 Não terás no teu coração ódio pelo teu irmão. Deves repreender o teu compatriota, e assim não terás a culpa do pecado.
19:18 Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu Sou YHWH.
19:19 Guardareis os meus estatutos. Não colocareis dois animais de espécies diferentes para cruzarem entre si; também não semearás no teu campo duas espécies diferentes de sementes e não usarás veste de duas espécies de tecido.
19:20 Se um homem tiver relações sexuais com uma mulher que já foi prometida para concubina de outro homem, contudo ainda não foi comprada, nem posta em liberdade, tanto esse homem quanto a escrava serão castigados, mas não serão mortos, pois ela ainda não havia sido declarada livre.
19:21 Nesse caso, para tirar sua culpa, o homem deverá apresentar como oferta a Elohim, o SOBERANO, um carneiro, que ele levará até a entrada da Tenda do Encontro. Será um carneiro de reparação.
19:22 Com esse carneiro de reparação o sacerdote fará sobre o homem o rito de expiação diante de YHWH, pelo pecado cometido; e o pecado que cometeu lhe será anulado.
TERCEIRA
19:23 Quando tiverdes entrado na terra e tiverdes plantado alguma árvore frutífera, considerareis seus frutos como se fossem incircuncisos, impuros. Durante três anos serão para vós como algo proibido e, portanto, não se comerá deles.
19:24 No quarto ano, todos os frutos serão sagrados em uma festa de louvor a YHWH.
19:25 No quinto ano podereis comer de todos os seus frutos e recolher para vós mesmos seu produto. Assim as árvores produzirão cada vez mais. Eu Sou o Eterno, o vosso Elohim!
19:26 Não comereis coisa alguma com sangue; não praticareis adivinhações nem feitiçarias.
19:27 Não cortareis vosso cabelo dos lados da cabeça, nem aparareis as pontas da barba.
19:28 Não fareis cortes no corpo como sinal de lamento pela morte de alguém, também não fareis nenhuma tatuagem. Eu Sou YHWH.
19:29 Não profanes tua própria filha, entregando-a para servir de prostituta nos templos pagãos; para que toda a terra não se prostitua e não se torne incestuosa.
19:30 Guardareis os meus Shabatot, reverenciareis meu santuário. Eu Sou YHWH!
19:31 Não vos voltareis para os que consultam os espíritos dos mortos nem para os que adivinham o futuro, porquanto eles vos contaminariam. Eu Sou YHWH, vosso Elohim.
19:32 Tu te levantarás reverentemente diante de uma cabeça com cabelos brancos; honrarás o ancião e tratarás sempre com elevado respeito todas as pessoas idosas. Temerás o SOBERANO teu Elohim. Eu Sou YHWH.
QUARTA
19:33 Se um estrangeiro habita convosco na vossa terra, não o molestareis.
19:34 O forasteiro que mora convosco será para vós como um compatriota, e vós o amareis como a vós mesmos, pois fostes igualmente estrangeiros na terra do Egito. Eu Sou o Eterno, YHWH vosso Elohim.
19:35 Não cometereis injustiça no julgamento, quer se trate de medidas de comprimento, quer de peso ou de capacidade.
19:36 Usareis balanças de pesos honestos, tanto para cereais quanto para líquidos. Eu Sou YHWH, o Eterno e vosso Elohim, que vos libertei da terra do Egito.
19:37 Guardai, pois, todos os meus mandamentos e as minhas leis e praticai-os. Eu Sou YHWH!
Castigos — A. Faltas cultuais
QUINTA
20:1 Disse o SOBERANO a Moisés:
20:2 ´Dirás aos filhos de Israel: Todo israelita, ou estrangeiro que habita em Israel, que der um de seus filhos a Moloque, terá de ser executado sumariamente. O povo da terra o apedrejará.
20:3 Voltarei o meu rosto contra esse ser humano e o exterminarei do meio do seu povo, pois havendo entregue um de seus filhos a Moloque, contaminou meu santuário e profanou meu kadosh Nome.
20:4 Se o povo da terra fechar os olhos a respeito do homem que entregar um de seus filhos a Moloque e não o matar,
20:5 Eu mesmo ficarei contra ele e contra sua família. Eu o expulsarei do meio do povo, junto com todos os que seguirem seu exemplo e adorarem o elohim Moloque.
20:6 Aquele que recorrer aos necromantes e aos adivinhos para se prostituir com eles, voltar-me-ei contra esse homem e o eliminarei do meio do meu povo.
20:7 Vós, no entanto, vos santificareis e sereis kadoshim, pois Eu Sou YHWH, o SOBERANO vosso Elohim.
B. Faltas contra a família
SEXTA
20:8 Obedecereis a meus decretos e os praticareis, pois Eu Sou, o Eterno, vosso santificador!
20:9 Portanto: Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe deverá morrer. Visto que amaldiçoou seu pai ou sua mãe, seu sangue cairá sobre ele mesmo.
20:10 O homem que cometer adultério com a mulher do seu próximo deverá morrer, tanto ele como sua cúmplice.
20:11 O homem que se deitar com a mulher de seu pai, descobriu a nudez de seu pai. Ambos deverão morrer; seu sangue cairá sobre eles.
20:12 O homem que se deitar com sua nora será morto juntamente com ela. Estão contaminados, e seu sangue cairá sobre eles.
20:13 O homem que se deitar com outro homem como se fosse uma mulher, ambos cometeram uma abominação, deverão morrer, e seu sangue cairá sobre eles.
20:14 Se um homem tomar uma mulher e a mãe dela por esposas, comete perversidade. Tanto ele quanto elas serão queimados vivos, a fim de que não se perpetue o incesto no meio de vós.
20:15 O homem que se deitar com um animal deverá morrer, e matareis também o animal.
20:16 A mulher que se aproximar de um animal qualquer, para se unir sexualmente a ele, será também morta, assim como o animal. Deverão morrer, e seu sangue cairá sobre eles.
20:17 O homem que tomar por esposa sua irmã, a filha de seu pai ou a filha de sua mãe, e vir a nudez dela e ela vir a dele, comete ignomínia. Serão exterminados à vista de todo o povo. Esse homem desonrou sua irmã e sofrerá as consequências da sua iniquidade.
20:18 O homem que se deitar com uma mulher durante as regras e descobrir sua nudez, põe a descoberto a fonte do seu sangue, e ela mesma descobriu a fonte do seu sangue; serão ambos exterminados do meio do meu povo.
20:19 Não descobrirás a nudez da irmã de tua mãe nem a nudez da irmã de teu pai. Assim terão posto a descoberto sua própria carne, e levarão o peso da sua falta.
20:20 O homem que se deitar com a mulher de seu tio paterno descobriu a nudez deste; levarão ambos o peso da sua falta e morrerão sem filhos.
20:21 O homem que toma por esposa a mulher de seu irmão comete uma torpeza, pois descobriu a nudez de seu irmão; morrerão sem filhos.
Exortação final
20:22 Guardareis todos os meus estatutos, todas as minhas leis e os colocareis em prática; assim não vos vomitará a terra à qual vos conduzo para nela habitardes.
SÉTIMA
20:23 Não seguireis os estatutos das nações que Eu expulso de diante de vós, pois elas se acostumaram a fazer tudo o que é contra minha vontade e, por isso, me aborreci totalmente delas.
20:24 Da mesma forma vos tenho dito: Tomareis posse de toda a terra que pertenceu a eles um dia, mas que Eu mesmo, de agora em diante, vos dou por possessão, uma terra que mana leite e mel. Eu YHWH, o Eterno, vosso Elohim, vos separei desses povos maus.
MAFTIR
20:25 Fareis distinção entre o animal puro e o impuro, entre a ave pura e a impura. Não vos torneis vós mesmos imundos por meio de animais, aves ou qualquer criatura que se move rastejando sobre a terra, os quais separei de vós por serem eles impuros.
20:26 Sereis consagrados a mim, pois Eu, YHWH, o SOBERANO, sou kadosh e vos separei de todos os povos para serdes exclusivamente meus.
20:27 O homem ou a mulher que, entre vós, invocarem os espíritos dos mortos, forem médiuns, adivinhos ou se envolverem com obras de feitiçaria, serão sumariamente condenados à pena de morte por apedrejamento; e seu sangue cairá sobre eles.
22:1-19
22:1 Eis então que a Palavra de YHWH, o SOBERANO, veio a mim outra vez e nestes termos:
22:2 ´Ó querido ser humano, filho do homem, tu julgarás Jerusalém? Conseguirás mesmo julgar esta cidade sanguinária? Ora, se é assim, então confrontar esta gente com todas as suas práticas pecaminosas e repulsivas.
22:3 Então pregai: Assim diz YHWH, o SOBERANO Elohim Soberano: Ai da cidade que derrama sangue de culpa sobre si mesma, para que venha o seu tempo; e mais, dedica-se à elaboração de ídolos contra si mesma, tudo para sua própria contaminação!
22:4 Tu te tornaste culpada pelo sangue que derramaste e te contaminaste pelas imagens idólatras que produziste; assim fizeste o teu Dia aproximar-se, e o fim dos teus anos chegou! Por esta razão Eu decidi te transformar em vergonha das nações e em motivo de escárnio e humilhação para todos os povos da terra.
22:5 Ó cidade infame! Repleta de confusão, transtorno e discórdia; eis que as nações, próximas, e mesmo de terras longínquas, zombarão de ti.
22:6 Observa como cada um dos príncipes e chefes de Israel que estão em ti usam o seu poder e autoridade para derramar sangue!
22:7 Mesmo no centro da cidade, as pessoas já não respeitam pai e mãe, maltratam e oprimem o estrangeiro, são insensíveis, injustos e desprezam os órfãos e as viúvas.
22:8 Tu desprezaste as minhas dádivas sagradas e profanaste os meus shabbãths, Shabatot.
22:9 Entre teu povo há caluniadores, prontos para derramar sangue; entre os teus há gente ímpia que tem prazer em comer nos santuários pagãos sobre os montes, e praticam tudo quanto é maligno e lascivo.
22:10 Também, no meio de ti, há aqueles que desonram a cama de seus próprios pais, e aqueles que têm relações sexuais com as mulheres nos dias de sua menstruação.
22:11 Um homem comete adultério com a mulher do seu próximo, outro contamina vergonhosamente a sua nora, e outro ainda desonra a sua irmã, filha de seu próprio pai.
22:12 No teu meio há também quem aceite pagamento para derramar sangue. Tu recebes juros e ganhas muito mais do que emprestaste; praticas todo tipo de extorsão contra o próximo e contra teus irmãos, e ainda os oprime humilhantemente. No entanto, esqueceste de mim, declara YHWH, o SOBERANO Elohim!
22:13 Todavia, verás a minha indignação ao bater as minhas mãos, uma contra a outra, em sinal de repulsa ao lucro injusto e desonesto que abocanhaste, e por causa do sangue que causaste entre o teu povo.
22:14 Porventura o teu coração poderá estar firme? Terás coragem ou as tuas mãos ficarão trêmulas no Dia em que Eu lhe desferir sobre vós o devido juízo e tratamento por tudo quanto tens praticado? Eu, YHWH, o SOBERANO, assim falei; assim farei!
22:15 Eis que Eu mesmo te espalharei entre as nações e te expatriarei por todas as terras; colocarei um ponto final à tua imundícia.
22:16 E, aos olhos das nações pagãs, tu serás profanada em ti mesma e então compreenderás que Eu Sou YHWH, o SOBERANO!`
22:17 Mais tarde veio a mim, outra vez, a Palavra de YHWH, dizendo:
22:18 ´Filho do homem, toda a Casa de Israel se deixou transformar em escória para mim! Essa gente é como cobre, estanho, ferro e chumbo; resíduos que sobram depois que a prata é refinada na fornalha.
22:19 Agora, portanto, assim declara YHWH, o SOBERANO Elohim: Considerando que todos vós israelitas, vos tornastes em escória, Eu vos ajuntarei no meio de Jerusalém.
20:2-20
20:2 Então o SOBERANO respondeu, e me veio a Palavra de YHWH nestes termos:
20:3 ´Ó querido filho do homem, fala, pois, aos anciãos e líderes de Israel e dize-lhes: Assim diz YHWH, o SOBERANO Elohim: Ora, agora vindes consultar-me? Pois tão certo como Eu vivo, não me deixarei ser questionado por vós, afirma o Eterno Elohim.
20:4 Porventura tu, profeta, os julgarás? Então abre a tua boca, filho do homem, e julga-os agora! Confronta-os com as práticas abomináveis dos seus pais e antepassados,
20:5 e declara: Assim diz YHWH, o Soberano Elohim: No dia em que escolhi Israel, jurei com a mão erguida aos descendentes da família de Jacó e me revelei a eles no Egito. Com a mão levantada Eu lhes afirmei: Eu Sou YHWH, o SOBERANO, o teu Elohim!
20:6 Naquele dia jurei a eles que os libertaria do Egito e os tiraria daquelas terras para levá-los à uma terra que Eu mesmo havia preparado para eles, terra onde manam leite e mel; a mais linda e exuberante de todas as terras.
20:7 Então, naquela época, Eu lhes ordenei: Tirai dentre vós as imagens idólatras e nojentas que encantam vossos olhos e não vos contamineis com os ídolos do Egito; eis que Eu Sou YHWH, o SOBERANO vosso Elohim!
20:8 Contudo, o meu povo se rebelou contra a minha pessoa e não quis me dar atenção; não se desfizeram das abominações que cultuavam e encantavam seus sentidos, tampouco abandonaram os ídolos do Egito. Então Eu prometi que derramaria sobre a cabeça deles a minha ira, a fim de satisfazer toda a minha indignação contra eles no meio da terra do Egito.
20:9 Entretanto, Eu acabei agindo por amor ao meu Nome, evitando que o meu Nome fosse achincalhado e profanado diante de todas as nações pagãs, no meio das quais o meu povo se encontrava, aos olhos de quem Eu pessoalmente havia me revelado e dado a conhecer, arrancando-os da terra do Egito.
20:10 Por este motivo Eu os livrei das terras do Egito e os trouxe para o deserto.
20:11 Eu lhes entreguei os meus estatutos e decretos, e mostrei-lhes as minhas leis, pelas quais todo ser humano viverá ao obedecê-las.
20:12 Do mesmo modo lhes concedi os meus shabbãths, Shabatot, como um sinal entre nós, para que compreendessem que Eu Sou YHWH, o SOBERANO que os santifica.
20:13 No entanto, toda a Casa de Israel se rebelou contra mim enquanto caminhava pelo deserto; não souberam andar de acordo com as minhas ordenanças, e rejeitaram as minhas leis, pelas quais aquele que as obedecer por elas também viverá; mas profanaram descaradamente os meus shabbãths, Shabatot; então Eu prometi que derramaria sobre eles todo o meu zelo em forma de furor, a fim de destruí-los na travessia do deserto.
20:14 Contudo, por amor do meu Nome, Eu agi, evitando que o meu Nome fosse desonrado perante os olhos de todas as nações, à vista das quais Eu mesmo os havia feito sair.
20:15 Porém, Eu também lhes jurei de mão levantada na travessia do deserto, que não os faria adentrar a terra que lhes tinha concedido, onde manam leite e mel, que é a tifereth de todas as terras;
20:16 porquanto rejeitaram as minhas normas e não andaram segundo os meus estatutos e decretos, e desonraram os meus shabbãths, Shabatot, pois o seu coração seguia os seus ídolos.
20:17 Apesar de tudo, os meus olhos os contemplaram com misericórdia e, por isso, não os castiguei com a morte, nem os exterminei por completo no deserto.
20:18 Mas Eu ordenei aos filhos deles na travessia do deserto: Não andeis conforme as normas e costumes de vossos pais, nem obedeçais às suas ordenanças, tampouco vos deixes contaminar com os seus cultos idólatras.
20:19 Eu Sou YHWH, o SOBERANO vosso Elohim; caminhai, pois, de acordo com os meus estatutos e obedecei às minhas leis!
20:20 Santificai os meus shabbãths, Shabatot, que servirão de sinal entre mim e vós, para que entendais que Eu Sou YHWH, o SOBERANO vosso Elohim.
3:1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, época em que Pôncio Pilatos foi governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene, e
3:2 Anás e Caifás exerciam o ofício de sumo sacerdotes. Foi nesse mesmo ano que João, filho de Zacarias, recebeu uma palavra convocatória do Adon, no deserto.
3:3 Então ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, proclamando um batismo de arrependimento para perdão dos pecados.
3:4 Assim como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías: ´Voz do que clama no deserto: ´Preparai o caminho do Adon, tornai retas as suas veredas.
3:5 Pois que todo o vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas se transformarão em retas e os caminhos acidentados serão aplanados.
3:6 E todos os seres viventes contemplarão a salvação que Elohim oferece``.
3:7 João repreendia as multidões que vinham para ser batizadas por ele: ´Raça de víboras! Quem lhes persuadiu a fugir da ira vindoura?
3:8 Produzi, então, frutos que demonstrem arrependimento. E não comeceis a cogitar em vossos corações: ´Abraão é nosso pai!`. Pois eu vos asseguro que destas pedras Elohim pode fazer surgir filhos a Abraão.
3:9 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada ao fogo`.
3:10 E as multidões lhe rogavam: ´O que devemos fazer então?`
3:11 Diante do que João as exortava: ´Quem tiver duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem possui o que comer, da mesma maneira reparta`.
3:12 Chegaram inclusive alguns publicanos para ser batizados. E indagavam: ´Mestre, como devemos proceder?`
3:13 E João lhes respondeu: ´Não deveis exigir nada além do que vos foi prescrito`.
3:14 Então um grupo de soldados lhe inquiriu: ´E quanto a nós, o que devemos fazer?` E ele os orientou: ´A ninguém molesteis com extorsões, nem denuncieis falsamente. Contentai-vos com o vosso próprio salário`.
3:15 A esta altura as pessoas estavam em grande expectativa, imaginando em seus corações se porventura João não seria o Messias.
3:16 Então João esclareceu a todos: ´Eu, de fato, vos batizo com água. Entretanto, chegará alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno sequer de desamarrar as correias das suas sandálias. Ele sim, vos batizará com o Ruach HaKodesh e com fogo.
3:17 Ele traz uma pá em suas mãos, a fim de limpar a sua eira e juntar o trigo em seu celeiro; todavia queimará a palha com o fogo que jamais se apaga`.
3:18 E com muitas outras palavras João entusiasmava as multidões e lhes pregava as Boas Novas.
3:19 Contudo, quando João admoestou Herodes, o tetrarca, por causa de Herodias, mulher do próprio irmão de Herodes, e devido a muitas outras obras perversas que havia praticado,
3:20 Herodes acrescentou a todas essas maldades a de mandar João para a prisão.
3:21 E ocorreu que, quando todo o povo estava sendo batizado, da mesma maneira Yeshua o foi; e no momento em que Ele estava orando, o céu se abriu
3:22 e o Ruach HaKodesh desceu sobre Ele em forma corporal, como uma pomba. E do céu surgiu uma voz: ´Tu és o meu Filho amado; e em ti me agrado sobremaneira`.
3:23 Yeshua tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério. Ele era, como se dizia, filho de José; filho de Eli,
3:24 filho de Matate, filho de Levi, filho de Melqui, filho de Janai, filho de José,
3:25 filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai,
3:26 filho de Máate, filho de Matatias, filho de Semei, filho de José, filho de Jodá,
3:27 filho de Joanã, filho de Resa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri,
3:28 filho de Melqui, filho de Adi, filho de Cosã, filho de Elmadã, filho de Er,
3:29 filho de Josué, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matate, filho de Levi,
3:30 filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonã, filho de Eliaquim,
3:31 filho de Meleá, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Natã, filho de Davi,
3:32 filho de Jessé, filho de Obede, filho de Boaz, filho de Salá, filho de Naassom,
3:33 filho de Aminadabe, filho de Admim, filho de Arni, filho de Esrom, filho de Peres, filho de Judá,
3:34 filho de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão, filho de Terá, filho de Naor,
3:35 filho de Serugue, filho de Ragaú, filho de Faleque, filho de Éber, filho de Salá,
3:36 filho de Cainã, filho de Arfaxade, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lameque,
3:37 filho de Matusalém, filho de Enoque, filho de Jarede, filho de Maalaleel, filho de Cainã,
3:38 filho de Enos, filho de Sete, filho de Adão, filho de Elohim.
4:1 Pleno do Ruach HaKodesh, retornou Yeshua do Jordão e foi conduzido pelo Espírito ao deserto,
4:2 onde enfrentou as tentações do Inimigo por quarenta dias. Durante todos esses dias não comeu nada e, ao fim desse período, estava faminto.
4:3 Indagou-lhe, então, o Inimigo: ´Se tu és o Filho de Elohim, ordena que esta pedra se transforme em pão`.
4:4 Mas Yeshua lhe contestou: ´Está escrito: ´Nem só de pão viverá o ser humano``.
4:5 Então o Inimigo o levou a um lugar muito alto e lhe mostrou, em uma fração de tempo, todos os reinos do mundo.
4:6 E lhe propôs: ´Eu te darei todo o poder sobre eles e toda a tifereth destes reinos, porque me foram entregues e tenho autoridade para doá-los a quem bem entender.
4:7 Portanto, se prostrado me adorares, tudo isso será teu!`
4:8 Contudo Yeshua lhe afirmou: ´Está escrito: ´Ao Adon teu Elohim adorarás e só a Ele darás culto``.
4:9 Em seguida o Inimigo o levou para Jerusalém, e o colocou sobre a parte mais alta do templo e o desafiou: ´Se tu és o Filho de Elohim, lança-te daqui para baixo.
4:10 Pois, como está escrito: ´Aos seus malahim ordenará a teu respeito, para que te protejam;
4:11 eles te sustentarão sobre suas mãos para que não batas com teu pé contra alguma pedra``.
4:12 Repreendeu-lhe Yeshua: ´Dito está! ´Não tentarás o Adon teu Elohim``.
4:13 E assim, tendo concluído todo o tipo de tentação, o Inimigo afastou-se dele até o tempo oportuno.
4:14 Então, Yeshua retornou para a Galiléia, no poder do Espírito, e por toda aquela região se espalhou sua fama.
4:15 Ensinava nas sinagogas e, de todos, recebia manifestações de grande apreciação.
4:16 Yeshua viajou para Nazaré, onde havia sido criado e conforme seu costume, num dia de shabat, entrou na sinagoga. E posicionou-se em pé para fazer a leitura.
4:17 Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Desenrolando-o achou o lugar onde está escrito:
4:18 ´O Espírito do Adon está sobre mim, porque me ungiu para pregar a Besorah aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos,
4:19 e promulgar a época do favor do Adon`.
4:20 Em seguida, enrolou novamente o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. E na sinagoga todos estavam com os olhos fixos em sua pessoa.
4:21 Então Ele começou a pregar-lhes: ´Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir`.
4:22 E todos exclamavam maravilhas sobre Ele, e estavam admirados com as palavras de favor que saíam dos seus lábios. Mas questionavam entre si: ´Não é este o filho de José?`
4:23 No entanto, Yeshua lhes replicou: ´Com toda a certeza citareis a mim o conhecido provérbio: ´Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que soubemos que fizeste em Cafarnaum``.
4:24 E continuou a falar Yeshua: ´Realmente vos afirmo: Nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra.
4:25 No tempo de Elias, posso lhes afirmar com certeza, que havia muitas viúvas em Israel, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e grande fome ocorreu em toda a terra.
4:26 Contudo, Elias não foi mandado a nenhuma delas, senão somente a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom.
4:27 Assim também, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã, o sírio`.
4:28 Então, todos os que estavam na sinagoga foram tomados de grande raiva ao ouvirem tais palavras.
4:29 E, levantando-se, expulsaram a Yeshua da cidade, levando-o até o topo da colina sobre a qual a cidade havia sido edificada, com o propósito de jogá-lo de lá, precipício abaixo.
4:30 Todavia, Yeshua passou por entre eles, e seguiu seu caminho.
4:31 Então Yeshua desceu para Cafarnaum, cidade da Galiléia, e, noutro shabat, começou a ensinar o povo.
4:32 E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade.
4:33 Entrementes, na sinagoga, havia um homem possesso de demônio, ou seja, de um espírito imundo, que berrou com toda a força:
4:34 ´Ah! Que tu queres conosco, Yeshua de Nazaré? Vieste destruir a nós? Sei bem quem tu és: o Kadosh de Elohim!`
4:35 Mas Yeshua o repreendeu, ordenando: ´Fica quieto e sai deste homem!` Imediatamente o demônio jogou o homem no chão, perante todos, e saiu dele sem o ferir.
4:36 Todas as pessoas ficaram maravilhadas e diziam umas às outras: ´Que Palavra é esta? Pois até aos espíritos demoníacos Ele dá ordens com autoridade e poder, e eles se vão?`
4:37 E as notícias a respeito de Yeshua se espalhavam por todas as regiões vizinhas.
4:38 Saindo da sinagoga dirigiu-se Yeshua à casa de Simão. A sogra de Simão estava atormentada, ardendo em febre, e rogaram a Yeshua que a ajudasse de alguma forma.
4:39 Estando Ele em pé próximo a ela, inclinou-se e repreendeu aquela febre, que no mesmo instante a deixou. Ela rapidamente se levantou e passou a servi-los.
4:40 Ao cair da tarde, o povo trouxe à presença de Yeshua todos os que tinham diversos tipos de doenças e Ele os curou, impondo suas mãos sobre cada um deles.
4:41 Além disso, de várias pessoas saíam demônios gritando: ´Tu és o Filho de Elohim!` Ele, contudo, os repreendia e não permitia que se expressassem, pois sabiam que Ele era o Messias.
4:42 Ao raiar do dia, Yeshua foi para um lugar solitário. De outro lado, as multidões o procuravam, e assim que conseguiram chegar ao local onde Ele estava, suplicaram para que não as deixasse.
4:43 Contudo, Ele ponderou: ´É necessário que Eu anuncie também as Boas Novas do Reino de Elohim em outras cidades, pois precisamente para isso fui enviado`.
4:44 E assim, prosseguia pregando pelas sinagogas da Palestina.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
קורנתי א - Qorintyah Alef (I Coríntios) 11 - 15
Link da Parashah (Porção):
עזרא - Ezrah (Esdras) 6 - 10
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 89 - 90
Link da Parashah (Porção):
ירמיהו - Yirmeyahu (Jeremias) 9 - 16
Questionamentos Específicos
1º) Como podemos analisar a parashah de Vayikra/Levítico1 9:2-4 ?
2º) Segundo a parasha abaixo a medida extrema era tomada. Como podemos analisar que
coisas que para nós parecem “besteiras” para o Eterno não o São ?!
“7Se alguma parte dele for comida ao terceiro dia, é abominação; não será
aceita.8Qualquer que o comer levará sua iniquidade, porquanto profanou elemento Kadosh de Yahweh; por esse motivo, será eliminado do meio do povo
de Israel.”
3º) Qual a Lição que O Eterno quer nos passar na parashah de Vayikra/Levítico1 9:9-10 ?
4º) Entendendo a porção abaixo poderíamos Jurar verdadeiramente pelo Nome de YHWH ?
“12Não jurareis falsamente pelo meu Nome, pois profanarias o Nome de Elohim. Eu
Sou Yhwh.”
5º) Como podemos entender os mandamentos abaixo para nossos dias?
“30Guardareis os meus sábados, reverenciareis meu santuário. Eu Sou Yhwh!”
6º) O que significa a expressão abaixo como sendo um mandamento de YHWH? Faça uma
análise sobre esse assunto os dias de hoje.
“32Tu te levantarás reverentemente diante de uma cabeça com cabelos
brancos;”
7º) Analise como podemos profanar o nome do Eterno numa atitude baseado na parashah de
Vayikra/Levítico 20:1-3 ?
8º) Sobre santidade analise a parashá Vayikra/Levitico 20: 22-26
9º) Que permissão teríamos para a prática do espiritismo com base nesta parasha?
10º) Relacione todos os mandamentos que hoje podemos e devemos praticar desta parasha.
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)