Parashah אחרי מות Acharêi Môt (Depois da Morte)

Acharêi Mot é a 29ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 6ª no Livro de Vayikrá (E Ele chamou [Levítico]).

Na porção da Torah de Vayikrá - (Levítico) 16:1-18:30, teremos os seguintes subtítulos: 

- O grande Dia das Expiações
- Imolações e sacrifícios
- Proibições sexuais


Porções contendo parte da Torah:

 Profetas –  Ahmos(Amós) 9:7-15 / Yechezkel(Ezequiel) 22:1-16 
Escritos Netzarim - Luka(Lucas) 2:1-52



Parashah אחרי מות Acharêi Môt
Depois da Morte

Vayikrá (Levítico)
16:1-18:30 




O grande Dia das Expiações


PRIMEIRA
16:1Depois que os dois filhos de Aharon foram mortos quando apresentavam diante de YHWH, o Soberano, uma oferta de incenso que não estava de acordo com a torah(instrução), Elohim falou de novo com Mosheh.2Ele disse: “Fala a Aharon, teu irmão, que não é a qualquer momento que ele pode entrar no lugar muito kadosh, que fica atrás do véu, diante do propiciatório, a tampa da arca que está sobre a arca. Poderá morrer, pois aparecerei na nuvem, logo acima da tampa.3Aharon deverá entrar no Lugar Kadosh com um novilho como oferta pelo pecado e com um carneiro como holocausto.4Antes de entrar, Aharon tomará um banho e vestirá as roupas sacerdotais sagradas, todas confeccionadas em linho, isto é, os calções, a túnica e o cinto; e na cabeça ele colocará o turbante também feito de linho puro.5Receberá da comunidade de Israel dois bodes, como oferta pelo pecado, e um carneiro, como holocausto.6Depois de haver oferecido o novilho do sacrifício por seu próprio pecado e de ter realizado o ritual de expiação por si mesmo e por sua casa, 7Aharon tomará os dois bodes e os apresentará diante de YHWH à entrada da Tenda do Encontro.8E lançará sortes, mediante duas pedras, uma com o nome de YHWH, e a outra com o nome de Azazel.9Aharon trará o bode cuja sorte caiu ‘paraYHWH’ e o sacrificará como oferta pelo pecado.10Entretanto, o bode sobre o qual caiu a sorte ‘para Azazel’, será apresentado vivo a YHWH, para se fazer com ele o rito de expiação, a fim de ser condenado a ir para Azazel, no deserto.

11Aharon oferecerá o novilho do sacrifício por seu próprio pecado, e em seguida realizará o ritual de expiação por si mesmo e por sua casa, e imolará o novilho.12Encherá então o incensório com brasas ardentes tiradas do altar, de diante de YHWH, e tomará dois punhados de incenso aromático em pó, e os levará para trás do véu.13Colocará o incenso sobre o fogo, diante de YHWH; uma nuvem de incenso recobrirá o propiciatório que tampa as tábuas da aliança, a fim de que não morra.14Depois tomará um pouco do sangue do novilho e com o próprio dedo o aspergirá sobre a parte da frente da tampa; em seguida, também com o dedo, aspergirá o sangue sete vezes, diante da tampa, o propiciatório.

15Imolará então o bode destinado ao sacrifício pelo pecado do povo e levará seu sangue também para detrás da cortina. Fará com esse sangue o mesmo que fez com o sangue do novilho, aspergindo-o sobre o propiciatório e diante deste.16Cumprirá assim o rito de expiação pelo Lugar Muito kadosh, pelas impurezas dos filhos de Israel, por suas transgressões e por todos os seus pecados. Assim procederá para com a Tenda do Encontro que permanece com eles, no meio de suas impurezas.17Ninguém deverá estar na Tenda do Encontro desde o momento em que ele entrar para fazer expiação no santuário até quando sair. Depois que tiver feito expiação por si mesmo, por sua casa e por toda a comunidade de Israel,

SEGUNDA
18sairá e irá ao altar que está diante de YHWH e celebrará no altar o ritual da expiação. Pegará um pouco do sangue do novilho e do sangue do bode e o porá em todas as pontas em forma de chifre moldadas no altar.19Com o dedo aspergirá o sangue sete vezes sobre o altar para purificá-lo e separá-lo das impurezas dos israelitas.

20Concluída a expiação do Lugar Muito kadosh, da Tenda do Encontro e do altar, fará aproximar-se o bode ainda vivo.21Aharon porá ambas as mãos sobre a cabeça do bode e confessará sobre ele todas as iniquidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto, aos cuidados de um homem designado para isso.22O bode carregará consigo todas as iniquidades do povo para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto.

23Em seguida Aharon entrará na Tenda do Encontro, tirará as vestes de linho que vestiu para adentrar o Kadosh dos Kadoshim e as deixará ali.24Ele se banhará com água num lugar sagrado e vestirá suas próprias roupas. Então sairá e sacrificará o holocausto por si mesmo e o holocausto por todo o povo, para fazer propiciação por si mesmo e pelo povo.

TERCEIRO
25Também queimará sobre o altar a gordura do sacrifício pelo pecado.

26E aquele que tiver levado o bode a Azazel deverá lavar suas vestes e banhar o corpo em água, e depois poderá entrar no acampamento.27O novilho e o bode oferecidos em sacrifício pelo pecado, e cujo sangue foi levado ao santuário para fazer o rito de expiação, serão levados para fora do acampamento e serão queimados com fogo sua pele, sua carne e seus excrementos.28Aquele que os queimar deverá lavar as vestes, banhar seu corpo com água, e somente depois disso poderá retornar ao acampamento.

29Eis, portanto, para vós um decreto perpétuo: No décimo yom do sétimo mês, humilhareis vossas almas, jejuareis e não fareis trabalho algum, tanto o natural da terra como o estrangeiro que habita no meio de vós.30Porquanto nesse yom se realizará o rito de expiação por vós, a fim de vos purificar. Ficareis puros de todos os vossos pecados, diante de YHWH.31Será para vós Shabat, um momento sabático de descanso total, para constrangimento de vossas almas e para jejum. É, pois, uma torah perpétua! 32O sacerdote que tiver recebido a unção e a investidura, para oficiar em lugar de seu pai, realizará o ritual da expiação. Colocará as roupas de linho puro, as vestes sagradas; 33fará expiação pelo Lugar Muito kadosh, pela Tenda do Encontro, pelo altar sagrado, por todos os sacerdotes e por todo o povo da assembleia! 34Isso será para vós uma torah perpétua; uma vez por ano se celebrará o rito de expiação por todos os pecados dos israelitas!” E fez-se tudo conforme YHWH, o Eterno, havia ordenado expressamente a Mosheh.

Imolações e sacrifícios

QUARTO
17:1 Então YHWH Elohim disse a Mosheh: 2“Fala a Aharon, a seus filhos e a todos os filhos de Israel. Tu lhes dirás: Isto é o que ordena YHWH: 3Todo homem da casa de Israel que, no acampamento ou fora dele sacrificar um boi, um cordeiro ou um cabrito,4sem o trazer à entrada da Tenda do Encontro, para fazer dele uma oferenda a YHWH, diante do seu Tabernáculo, tal homem responderá pelo sangue derramado e será eliminado do meio do povo. 5Desse modo, os sacrifícios que os filhos de Israel agora fazem em campo aberto passarão a realizar a YHWH, entregando-os ao sacerdote, a fim de oferecê-los a YHWH, à entrada da Tenda do Encontro, e os apresentarão como sacrifícios de comunhão.6O sacerdote aspergirá o sangue no altar de YHWH, à entrada da Tenda do Encontro, e queimará a gordura como aroma agradável a YHWH. 7Não oferecerão mais sacrifícios aos ídolos em forma de bode, aos quais prestam culto imoral. Isso é uma torah perpétua para eles e para todos os seus descendentes!

QUINTA
8E dirás ainda a eles: Todo homem da casa de Israel, ou todo estrangeiro residente no meio de vós, que oferecer um holocausto ou um sacrifício

9sem o trazer à entrada da Tenda do Encontro, para o oferecer a YHWH, esse homem será exterminado do seu povo.

10Todo homem da casa de Israel ou todo estrangeiro residente entre vós que comer sangue, qualquer que seja a espécie de sangue, Eu me voltarei contra esse que comeu sangue e o exterminarei do meio do seu povo.11Porque a vida da carne está no sangue. E esse sangue Eu o tenho dado a vós, para cumprirdes o ritual de expiação sobre o altar, pelas vossas vidas; pois é o sangue que faz expiação pela vida.12Essa é a razão pela qual Eu ordeno aos filhos de Israel: Nenhum dentre vós comerá sangue e o estrangeiro que habita no meio de vós também não comerá sangue! 13Qualquer pessoa, filho de Israel ou estrangeiro residente entre vós, que caçar um animal ou ave que é permitido comer, deverá derramar seu sangue e recobri-lo com terra.

14Pois a vida de toda carne é o sangue. Por isso eu ordenei aos filhos de Israel: Não comereis o sangue de carne alguma, pois a vida de toda carne é o sangue, e todo aquele que o comer será exterminado! 15Toda pessoa, cidadão ou estrangeiro, que comer um animal morto ou dilacerado, deverá lavar suas vestes e banhar-se com água; ficará impuro até a tarde, e depois ficará puro. 16Mas se ele não as lavar e não banhar seu corpo, carregará o peso da sua culpa!

Proibições sexuais

18:1 YHWH Elohim mandou Mosheh 2comunicar aos filhos de Israel o seguinte: “Eu Sou YHWH vosso Elohim.3Não procedereis como se faz na terra do Egito, onde vivestes; não procedereis de acordo com o costume da terra de Canaã, para onde vos conduzo. Não seguireis suas práticas,4mas andareis segundo minhas normas e guardareis meus estatutos e por eles vos conduzireis. Eu Sou YHWH vosso Elohim.5Guardareis meus estatutos e minhas normas: quem os cumprir encontrará neles a vida! Eu Sou YHWH.

SEXTA
6Nenhum de vós se envolverá sexualmente com sua parenta próxima. Eu Sou YHWH.7Não descobrirás a nudez do teu pai, nem a nudez da tua mãe. É tua mãe, e tu não descobrirás sua nudez.8Não terás relações sexuais com qualquer outra mulher que pertença a teu pai, porquanto isso desonraria teu próprio pai.9Não descobrirás a nudez da tua irmã, quer seja filha de teu pai ou filha de tua mãe. Quer seja ela nascida em casa ou fora dela, não te envolvas sexualmente com ela.10Não descobrirás a nudez da filha do teu filho; nem a nudez da filha da tua filha. Pois a desonra delas seria tua própria desonra.11Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada por teu pai. Porquanto é tua irmã por aliança, e não deves desonrá-la.12Não descobrirás a nudez da irmã de teu pai, pois que também é carne de teu pai.13Não descobrirás a nudez da irmã de tua mãe, pois é a própria carne de tua mãe.14Não descobrirás a nudez do irmão de teu pai; não te aproximarás, pois, de sua esposa, visto que é a mulher de teu tio.15Não descobrirás a nudez de tua nora. É a mulher de teu filho e não descobrirás a nudez dela.16Não descobrirás a nudez da mulher de teu irmão, pois é a própria nudez de teu irmão.17Não descobrirás a nudez de uma mulher e a da sua filha; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para lhes descobrir a nudez. Elas são tua própria carne: são parentes próximos e isso seria um incesto.18Não tomarás para o teu harém uma esposa e, ao mesmo tempo, a irmã dela, descobrindo a nudez desta, estando tua esposa ainda viva.

19Não te aproximarás de uma mulher, para descobrir sua nudez, durante o período impuro da menstruação.20Não te deitarás com a mulher do teu próximo, para que não te tornes impuro com ela.

SÉTIMA
21Não entregarás teus filhos para serem sacrificados no fogo ao eloha Moloque. Ora, isso seria profanar o Kadosh Nome do Soberano Elohim. Eu Sou YHWH! 22Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. Isso é abominável! 23Não te deitarás com animal algum; tu te tornarias impuro. A mulher não se entregará a um animal para se juntar a ele. Isso é igualmente uma impureza.

24Não vos torneis impuro com nenhuma dessas práticas: foi por elas que se tornaram impuras as nações que expulso de diante de vós. 25Até a própria terra tornou-se toda impura, Eu castiguei sua iniquidade e ela vomitou seus habitantes. 26Vós, porém, guardareis meus estatutos e minhas orientações e não cometereis nenhuma dessas abominações, nem o israelita natural da terra, nem o estrangeiro que habita entre vós. 27Porque todos esses atos execráveis foram cometidos pelos seres humanos que habitaram esta terra antes de vós, e a terra tornou-se impura.


MAFTIR

28Contudo, se vós a tornais impura, ela não vos vomitará como vomitou a nação que vos precedeu? 

29Porquanto todo aquele que cometer uma dessas abominações, qualquer que seja, sim, todos aqueles que as cometerem serão extirpados do seu povo.

30Obedecei, pois, aos meus preceitos e não imiteis os costumes repugnantes praticados antes de vós, nem vos contamineis com a impureza deles. Eu Sou YHWH, o vosso Elohim! .




Parashah אחרי מות Acharêi Môt 
Depois da Morte

  Nevyim
Ahmos (Amós) 9:7-15
Yechezkel (Ezequiel) 22:1-16


Todos os pecadores perecerão

9:7 “Ó israelitas, não sois vós para comigo como os etíopes? Porventura não livrei Israel da terra do Egito, e os filisteus de Caftor, Creta, e os sírios de Quir?

8Ora, os olhos de Elohim, Adonai, estão contra este reino pecador, e Eu o eliminarei da face da terra; mas não destruirei por completo a Casa de Yaakov!” Assegura YHWH.

9“Porquanto darei ordens e sacudirei a Casa de Israel entre todas as nações, do mesmo modo que se sacode o grão na peneira; contudo, nem um só grão cairá sobre a terra!

10Todos os pecadores que há no meio do meu povo serão exterminados por meio da espada do juízo, os quais alegam: ‘A desgraça jamais nos atingirá, tampouco seremos encontrados por ela!’

Perspectivas de restauração e de fecundidade paradisíaca

11Eis, portanto, que naquele Yom levantarei a Tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver danificado, e restaurarei as suas ruínas. Eu mesmo a reerguerei, para que seja tão exuberante quanto foi nos yomim (dias) antigos;

12para que eles possuam o restante de Edom e todas as nações chamadas pelo meu Nome!” Garante YHWH, que cumprirá todas essas promessas!

13“Os yomim estão chegando”, afirma YHWH, “em que o que lavra seguirá logo após o que colhe, e o que pisa uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão vinho novo e saboroso, e todas as colinas se derreterão!

14Então trarei de volta Israel, o meu povo expatriado terá nova sorte, eles haverão de reconstruir as cidades a partir de suas ruínas e nelas habitarão em paz. Plantarão vinhas e beberão do seu bom vinho; cultivarão pomares e comerão do seu fruto.

15Assim haverei de plantá-los no seu território, para nunca mais serem desarraigados da terra que lhes outorguei!” Assegura YHWH, o seu Elohim.

Yechezkel (Ezequiel) 22:1-16

Os crimes de Jerusalém

9:1Eis então que a Palavra de YHWH, Soberano, veio a mim outra vez e nestes termos:

2“Ó querido ser humano, filho do homem, tu julgarás Jerusalém? Conseguirás mesmo julgar esta cidade sanguinária? Ora, se é assim, então confrontar esta gente com todas as suas práticas pecaminosas e repulsivas.

3Então pregai: Assim diz YHWH, o Soberano Elohim: Ai da cidade que derrama sangue de culpa sobre si mesma, para que venha o seu tempo; e mais, dedica-se à elaboração de ídolos contra si mesma, tudo para sua própria contaminação!

4Tu te tornaste culpada pelo sangue que derramaste e te contaminaste pelas imagens idólatras que produziste; assim fizeste o teu Yom aproximar-se, e o fim dos teus anos chegou! Por esta razão Eu decidi te transformar em vergonha das nações e em motivo de escárnio e humilhação para todos os povos da terra.

5Ó cidade infame! Repleta de confusão, transtorno e discórdia; eis que as nações, próximas, e mesmo de terras longínquas, zombarão de ti.

6Observa como cada um dos príncipes e chefes de Israel que estão em ti usam o seu poder e autoridade para derramar sangue!

7Mesmo no centro da cidade, as pessoas já não respeitam pai e mãe, maltratam e oprimem o estrangeiro, são insensíveis, injustos e desprezam os órfãos e as viúvas.

8Tu desprezaste as minhas dádivas sagradas e profanaste os meus shabbãths, sábados.

9Entre teu povo há caluniadores, prontos para derramar sangue; entre os teus há gente ímpia que tem prazer em comer nos santuários pagãos sobre os montes, e praticam tudo quanto é maligno e lascivo.

10Também, no meio de ti, há aqueles que desonram a cama de seus próprios pais, e aqueles que têm relações sexuais com as mulheres nos yomim de sua menstruação.

11Um homem comete adultério com a mulher do seu próximo, outro contamina vergonhosamente a sua nora, e outro ainda desonra a sua irmã, filha de seu próprio pai.

12No teu meio há também quem aceite pagamento para derramar sangue. Tu recebes juros e ganhas muito mais do que emprestaste; praticas todo tipo de extorsão contra o próximo e contra teus irmãos, e ainda os oprime humilhantemente. No entanto, esqueceste de mim, declara YHWH, o Soberano Elohim!

13Todavia, verás a minha indignação ao bater as minhas mãos, uma contra a outra, em sinal de repulsa ao lucro injusto e desonesto que abocanhaste, e por causa do sangue que causaste entre o teu povo.

14Porventura o teu coração poderá estar firme? Terás coragem ou as tuas mãos ficarão trêmulas no Yom em que Eu lhe desferir sobre vós o devido juízo e tratamento por tudo quanto tens praticado? Eu, YHWH, o Soberano, assim falei; assim farei!

15Eis que Eu mesmo te espalharei entre as nações e te expatriarei por todas as terras; colocarei um ponto final à tua imundícia.

16E, aos olhos das nações pagãs, tu serás profanada em ti mesma e então compreenderás que Eu Sou YHWH, o Soberano!” 




Parashah אחרי מות Acharêi Môt
Depois da Morte

Brit Chadashah 
 Luka (Lucas)
2:1-52  


Nascimento de Yeshua e visita dos pastores

2:1 Naquela época, Keysar Ogustos(César Augusto) publicou um decreto, convocando para um recenseamento, todos os moradores das terras dominadas por seu império.

2:2 Este foi o primeiro cadastramento da população de todo o império romano, quando Kurinios(Quirino) era governador da Síria.

2:3 E todos seguiam para as cidades onde haviam nascido, a fim de serem arrolados.

2:4 Por isso, Yosef(José) também viajou da cidade de Natsrat(Nazaré) da Galiu (Galiléia) para a Yehudah(Judéia), até Beit-Lechen (Belém), cidade de Davi, porque pertencia à casa e à descendência de Davi.

2:5 E partiu com o propósito de alistar-se, juntamente com Miryam(Maria), sua esposa prometida, que estava grávida.

2:6 Enquanto estavam em Belém, chegou o momento de nascer o bebê,

2:7 e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o com tiras de pano e o colocou sobre uma tenda, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

2:8 Nas proximidades havia pastores que estavam nos campos e que durante a noite cuidavam dos seus rebanhos.

2:9 E aconteceu que um malah do Adon apareceu a eles e a tifereth(glória) de YHWH reluzindo os envolveu; e todos ficaram apavorados.

2:10 Todavia o malah lhes revelou: ´Não temais; eis que vos trago boas notícias de grande alegria, e que são para todas as pessoas:

2:11 Hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Libertador (Salvador/Redentor), que é YHWH, o Messias. 

2:12 Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em panos e deitado sobre uma tenda`.

2:13 E no mesmo instante, surgiu uma grande multidão do exército celestial que se juntou ao malah e louvavam a Elohim entoando:

2:14 ´Exaltação a Elohim nos mais altos céus, e shalom na terra às pessoas que recebem o seu favor!`

2:15 Quando os malahim partiram e foram para os céus, os pastores combinaram entre si: ´Vamos até Belém, e vejamos este acontecimento que o YHWH nos deu a saber`.

2:16 Então correram até o local e chegando, encontraram Miryam e Yosef, e o recém-nascido deitado numa manjedoura.

2:17 E depois de o contemplarem, comunicaram a todos o que lhes fora revelado a respeito daquele menino,

2:18 Ao ouvirem o que os pastores relatavam ficaram sobremodo assustados.

2:19 Miryam, contudo, observava silenciosa todos os acontecimentos, e refletia sobre eles em seu coração.

2:20 Os pastores retornaram glorificando e louvando a Elohim por tudo quanto tinham visto e ouvido, assim como lhes fora predito.

Circuncisão de Yeshua

2:21 Completando-se os oito dias para o ritual de circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Yeshua, o qual já havia sido outorgado pelo malah antes de Ele nascer.

Apresentação de Yeshua no Templo

2:22 De igual modo, ao completar-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Torah de Moisés, Yosef e Miryam levaram o bebê Yeshua até Jerusalém para apresentá-lo a Elohim no templo.

2:23 Assim como está escrito na Torah de YHWH: ´Todo primogênito nascido do sexo masculino deverá ser dedicado ao YHWH`.

2:24 Também um sacrifício deveria ser oferecido, como proclama a Torah de YHWH: ´duas rolinhas ou dois pombinhos`.

2:25 Entrementes, havia um homem em Jerusalém chamado Simeão, homem justo e piedoso e que almejava a consolação de Israel; e o Ruach HaKodesh estava sobre Ele.

2:26 O Ruach HaKodesh lhe havia revelado que não morreria sem ter a oportunidade de ver o Messias de Elohim.

2:27 Movido pelo Ruach HaKodesh, ele dirigiu-se ao templo. Assim que os pais trouxeram o menino Yeshua para realizarem com Ele o ritual de consagração exigido pela tradição da Torah,

2:28 Simeão o tomou em seus braços e louvou a Elohim, exclamando:

2:29 ´Ó Soberano! Como prometeste, podes agora despedir em shalom o teu servo.

2:30 Porquanto os meus olhos já contemplaram a tua Salvação,

2:31 a qual preparaste à vista de todos os povos:

2:32 luz para revelação aos gentios, e para tifereth do teu povo de Israel`.

Profecia de Simeão

2:33 O pai e a mãe do menino ficaram admirados com a proclamação feita a respeito dele.

2:34 Então Simeão os abençoou e revelou a Miryam, mãe de Yeshua: ´Eis que este menino está destinado a ser o responsável pela queda e pelo soerguimento de multidões em Israel, e a ser um sinal de contradição,

2:35 de maneira que a intimidade dos pensamentos de muitos corações será revelada. Quanto a ti, todavia, uma espada traspassará a tua alma`.

Profecia de Ana

2:36 Estava também presente a profetiza Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era uma senhora de idade avançada; tinha vivido com seu marido durante sete anos depois de se casar,

2:37 e desde então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Jamais deixava o templo: adorava a Elohim, jejuando e orando dia e noite.

2:38 Havendo chegado ali, naquele exato momento, agradeceu  a Elohim e proclamava acerca do bebê Yeshua para todos os que anelavam pela redenção de Jerusalém`.

2:39 Depois de terem cumprido tudo quanto era requerido pela Torah de YHWH, retornaram para a sua própria cidade, Nazaré, na Galiléia.

2:40 E o menino crescia e se fortalecia, tornando-se pleno em sabedoria; e a bênção de Elohim permanecia sobre Ele.

Yeshua entre os doutores

2:41 Todos os anos seus pais viajavam até Jerusalém para celebrar a festa da Pesssach(Passagem/Páscoa).

2:42 Assim sendo, no ano em que Ele completou doze anos de idade, eles subiram à festa, de acordo com a tradição.

2:43 Encerradas as comemorações, voltando seus pais para casa, o menino Yeshua ficou em Jerusalém, sem que eles notassem.

2:44 Imaginando que Ele estivesse entre os muitos companheiros de viagem, caminharam por um dia inteiro. Então começaram a buscá-lo entre os seus parentes e conhecidos.

2:45 Como não conseguiam encontrá-lo, retornaram a Jerusalém para procurá-lo.

2:46 Após três dias o acharam no templo, sentado na companhia dos mestres, ouvindo-os e propondo-lhes questões.

2:47 Todos os que o ouviam ficavam maravilhados com a sua capacidade intelectual e com a maneira como comunicava suas conclusões.

2:48 Assim que seus pais o avistaram, ficaram perplexos. Então sua mãe o inquiriu: ´Filho, por que agiste assim conosco? Teu pai e eu nos angustiamos muito à tua procura!`

2:49 Então Ele lhes perguntou: ´Por que me procuráveis? Como não sabíeis que era meu dever tratar de assuntos concernentes ao meu Pai?`

2:50 Mas eles não compreenderam bem o que lhes explicara.

2:51 Contudo, Ele seguiu com eles para Nazaré, pois lhes era obediente. Sua mãe, entretanto, meditava silenciosamente em seu coração sobre todos estes acontecimentos.

2:52 E Yeshua se desenvolvia em sabedoria, estatura e bênção na presença de Elohim e de todas as pessoas.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos

1º) Como podemos analisar a parashah de Vaiykra 16:1-2 ?

2º) Comente sobre a preparação para entrar na presença de YHWH na parashah de Vaiykra 16:3-22 traçando um paralelo para os dias de hoje.

3º) Analise a instrução de Vaiykra 16:29-34 e explique sobre a remissão diária ou tão imediatamente o reconhecimento do pecado e o arrependimento(mudança de atitude) e pedido de perdão, que bases nas escrituras podemos citar?

4º) Afinal somos proibidos de comer sangue ou não? O Sangue de animal é terminantemente proibido pela torah de YHWH, contudo o texto abaixo explica essa proibição:

“11Porque a vida da carne está no sangue. E esse sangue Eu o tenho dado a vós, para cumprirdes o ritual de expiação sobre o altar, pelas vossas vidas; pois é o sangue que faz expiação pela vida.”

5º) Comente sobre as instruções do capítulo 18 e faça seus destaques.



Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)