Metsorá é a 28ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 5ª no Livro de Vayikrá (E Ele chamou [Levítico]).Na porção da Torah de Vayikrá - (Levítico) 14:1-15:33, teremos os seguintes subtítulos:
- Torá após a pessoa ser curada de Metsora
- Metsorá das casas
- Impurezas sexuais do homem
- Impurezas sexuais da mulher
- Conclusão das impurezas sexuais
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Melechim Bet (II Reis) 7:3-20
Escritos Netzarim - Luka (Lucas) 1:1-80
Torá (instrução) após a pessoa ser curada de Metsora
PRIMEIRA
14:1 Então YHWH falou a Moisés e disse:
2 ´Esta é a instrução (torá/lei) a ser aplicada às pessoas que sararam da metsorá / [tzaraat] (lepra) e de outras doenças contagiosas da pele, no dia da sua purificação. A pessoa será conduzida ao sacerdote,
3 e este sairá com ela do acampamento e a examinará. Se constatar que a pessoa foi curada,
4 o sacerdote mandará trazer duas aves puras, um pedaço de madeira de cedro, lã tingida de escarlate e um galho de hissopo.
5 E ordenarás, em seguida, que se imole uma ave em um vaso de argila, sobre água corrente.
6 Tomará a ave viva, a madeira de cedro, a lã escarlate, o hissopo e mergulhará tudo, inclusive a ave viva, no sangue da ave imolada sobre a água corrente.
7 Fará então sete aspersões sobre a pessoa a ser declarada purificada da lepra e, assim que a proclamar pura, deixará que voe para o campo a ave viva.
8 Em seguida, aquele que se purifica deverá lavar as roupas que estiver vestindo, rapar todos os cabelos e pelos e tomar um banho; então estará puro. Depois retornará ao acampamento, mas deverá ficar sete dias fora de sua tenda. 9 No sétimo dia rapará todos os pelos novamente: cabelos, barba, sobrancelhas; deverá rapar todos os pelos do corpo. Depois de ter lavado suas vestes e de se ter banhado com água, ficará completamente puro.
10 No oitavo dia tomará dois cordeiros sem defeito, uma ovelha igualmente sem defeito, e três jarros de flor de farinha, a melhor farinha amassada com óleo.
11 O sacerdote que ministra a purificação, colocará o homem ou a mulher a serem purificados, juntamente com suas oferendas, à entrada da Tenda do Encontro, diante de YHWH.
12 Em seguida tomará um dos cordeiros e o oferecerá em sacrifício destinado a tirar as culpas, juntamente com a caneca de azeite. Fará com eles o gesto ritual de apresentação diante de YHWH.
SEGUNDA
13 Imolará o cordeiro no Lugar Kadosh, onde se imolam as ofertas do sacrifício pelo pecado e do holocausto. Essa oferta de reparação pertencerá ao sacerdote como um sacrifício pelo pecado, pois é oferta santíssima.
14 Tomará o sacerdote do sangue do sacrifício e o porá sobre o lóbulo da orelha daquele que se purifica, sobre o polegar da sua mão direita e sobre o polegar do seu pé direito.
15 Tomará em seguida a caneca de azeite e derramará um pouco desse óleo na palma da sua mão esquerda.
16 Molhará o dedo da mão direita no azeite que está sobre a palma da mão esquerda, e com o dedo o aspergirá sete vezes perante YHWH.
17 Em seguida, colocará um pouco do bálsamo que lhe resta na palma da mão, um pouco sobre o lóbulo da orelha direita daquele que está passando pelo ritual de purificação, sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito, em cima do sangue do sacrifício de reparação.
18 A parte restante do azeite que tem na palma da mão, ele a porá sobre a cabeça daquele que se purifica. Assim terá feito sobre ele o rito de propiciação, na presença de YHWH.
19 O sacerdote fará o sacrifício pelo pecado, e realizará, sobre aquele que se purifica, o ritual da expiação de sua impureza. Depois disso, imolará o holocausto. 20 e oferecerá no altar o holocausto e a oblação, a oferta de cereal. Havendo o sacerdote procedido sobre esse ofertante, ao rito da propiciação, poderá declará-lo puro.
TERCEIRA
21 Se for pobre e desprovido de recursos suficientes, tomará um só cordeiro, o do sacrifício de retirar as culpas, e o oferecerá conforme o gesto de apresentação, a fim de realizar, pelo ofertante, o rito de expiação. Tomará apenas um décimo de flor de farinha amassada com azeite, para oferta de cereal, e o equivalente a uma caneca de azeite,
22 duas rolinhas ou dois pombinhos, de acordo com suas possibilidades, dos quais um será destinado ao sacrifício pelo pecado e o outro ao holocausto.23 No oitavo dia, para a purificação, ele os trará ao sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro, à presença de YHWH.
24 O sacerdote tomará o cordeiro do sacrifício de reparação dos pecados e uma caneca de óleo. Ele os oferecerá com o gesto de apresentação diante de YHWH. 25 Mais tarde, tendo imolado o cordeiro do sacrifício para retirar as culpas, pegará de seu sangue e o colocará sobre o lóbulo da orelha direita daquele que se purifica, sobre o polegar da sua mão direita e sobre o polegar do seu pé direito.
26 Derramará óleo na palma da sua mão esquerda
27 e, com esse azeite que está na palma da mão esquerda, fará com seu dedo sete aspersões diante de YHWH.
28 O sacerdote o porá sobre o lóbulo da orelha direita daquele que se purifica, sobre o polegar da sua mão direita, sobre o polegar do seu pé direito, no lugar onde foi colocado o sangue do sacrifício de reparação.
29 O restante do azeite ele derramará sobre a cabeça do que está sendo purificado e, desse modo, na presença de YHWH, o ofertante receberá o perdão por seus pecados.
30 Depois, conforme as posses dessa pessoa, o sacerdote oferecerá as duas rolinhas ou os dois pombinhos.
31 Uma das aves será a oferta para tirar pecados, e a outra, a oferta a ser completamente queimada como holocausto. Assim, na presença do Eterno, o SOBERANO, o sacerdote conseguirá o perdão dos pecados da pessoa que está sendo purificada.
32 Essa é a lei para a purificação das pessoas que sararam de lepra ou de qualquer outra doença contagiosa da pele, todavia não possuem recursos para comprar todos os elementos exigidos pela lei.
QUARTA
33 Então YHWH orientou Moisés e Arão dizendo:
Metsorá das casas
34 ´Quando tiverdes entrado na terra de Canaã, que vos concedo por possessão, e Eu ferir de lepra uma casa da terra que possuireis,
35 seu proprietário avisará o sacerdote e explicará: ´Parece-me que há algo como lepra na casa!`
36 O sacerdote ordenará que desocupem a casa, antes de vir examinar a enfermidade; assim ninguém terá de ser declarado impuro com aquilo que lá se encontra. Depois disso o sacerdote virá observar a casa
37 e, se logo após o exame constatar nas paredes da casa cavidades esverdeadas ou avermelhadas encravadas nestas, 38 sairá o sacerdote da casa e, à porta, a declarará lacrada por sete dias.
39 Voltará ao sétimo dia e se, após nova análise, verificar que a enfermidade se desenvolveu nas paredes da casa,
40 ordenará que se retirem as pedras atacadas pelo mofo e que sejam atiradas fora da cidade, em um lugar considerado impuro.
41 Depois fará raspar as paredes internas da casa e se jogará o pó raspado em um lugar impuro, fora da cidade.
42 Tomar-se-ão outras pedras para substituir as primeiras e outra argamassa para rebocar a casa.
43 Se, depois de realizar todo esse trabalho, surgir mofo na casa outra vez,
44 o sacerdote a examinará. Se as manchas tiverem se espalhado pelas paredes, é lepra contagiosa, e a casa está impura. 45 Sendo assim, a casa deverá ser demolida, e as pedras, a madeira e o reboco serão transportados para um lugar impuro fora da cidade.
46 Quem entrar na casa durante os sete dias em que estiver fechada se tornará igualmente impuro até o pôr do sol.
47 Todo aquele que, durante esse período, precisar pernoitar ou fazer alguma refeição dentro dessa casa, deverá lavar a roupa que estiver vestindo.
48 Mas se o sacerdote, quando vier examinar a casa depois de rebocada, não encontrar sinal de mofo nas paredes, ele declarará que ela está pura, visto que a enfermidade está curada.
49 Para o sacrifício pelo pecado da casa, tomará duas aves, madeira de cedro, lã escarlate e hissopo.
50 Matará uma das aves em cima de um pote de barro cheio de água limpa tirada de uma fonte.
51 Em seguida tomará a madeira de cedro, o hissopo, a lã escarlate e a outra ave que ainda vive, e os mergulhará no sangue da ave imolada e na água corrente. Fará sete aspersões sobre a casa.
52 Dessa maneira, ele purificará a casa com o sangue da ave sacrificada, a água fresca, a ave viva, o pedaço de madeira de cedro, o hissopo e a lã tingida de vermelho escarlate.
53 Em seguida levará a ave viva para fora da cidade e a libertará no campo. Assim, o sacerdote realizará a cerimônia de purificação, e a casa se tornará novamente pura.
QUINTA
54 Essa é a lei referente a todo tipo de lepra, de sarna,
55 de mofo nas roupas de uma pessoa ou nas dependências de uma casa,
56 e quanto aos inchaços, erupções cutâneas ou manchas brilhantes,
57 a fim de se determinar quando um ser vivo ou objeto pode ser considerado puro ou impuro. Essa é a regulamentação acerca de qualquer espécie de doença contagiosa, de lepra e de mofo.
Impurezas sexuais do homem
15:1 YHWH falou a Moisés e a Arão e ordenou-lhes:
2 ´Falai aos filhos de Israel para orientá-los: Quando um homem observar qualquer espécie de corrimento no membro, ele se tornará impuro.
3 Enquanto tiver esse fluxo, sua impureza consistirá no seguinte: Quer sua carne deixe sair o fluxo, quer o retenha, ele é impuro.
4 Todo leito em que tal homem se deitar ficará também impuro, e todo móvel onde se assentar ficará impuro.
5 Aquele que tocar seu leito deverá lavar as próprias vestes, banhar-se em água, e ficará igualmente impuro até o pôr do sol.
6 Aquele que se assentar em um móvel onde tal homem se assentou deverá lavar suas vestes, banhar-se em água, e ficará impuro até a tarde.
7 E quem tocar o corpo desse homem deverá lavar suas vestes, banhar-se em água fresca e limpa, e ficará também impuro até o final da tarde.
8 E se esse homem cuspir sobre uma pessoa pura, esta deverá lavar suas vestes, banhar-se em água, e ficará impura até o pôr do sol.
9 Toda sela sobre a qual viajar esse homem ficará impura.
10 E todos aqueles que tocarem em qualquer objeto, sobre o qual esse homem tenha se assentado, deverão ser declarados igualmente impuros até à tarde. Aquele que transportar tal objeto, seja qual for, deverá lavar suas vestes, banhar-se em água, e ficará impuro até o pôr do sol.
11 Todos aqueles que forem tocados por esse homem, sem que ele tenha lavado as mãos, deverão lavar suas vestes, banhar-se em água, e ficarão impuros até a tarde. 12 O vaso de argila tocado por esse homem será quebrado e todo utensílio de madeira deverá ser lavado.
13 Quando o homem estiver são, contará sete dias para sua purificação. Deverá lavar suas vestes, banhar o corpo em água corrente e então voltará a ser considerado puro. 14 No oitavo dia tomará duas rolinhas ou dois pombinhos e se chegará à presença de YHWH, na entrada da Tenda do Encontro, e entregará as aves aos cuidados do sacerdote.
15 Este as oferecerá como sacrifício, uma delas, como oferta para tirar pecados, e a outra, como oferta que será completamente queimada em holocausto a Elohim. Assim, diante de YHWH, o sacerdote realizará a cerimônia de purificação, e o homem ficará puro.
SEXTA
16 Quando um homem apresentar perda de esperma, deverá banhar em água fresca e limpa todo o corpo, e será considerado impuro até o início da noite.
17 Toda veste ou objeto de couro atingidos por essa emissão seminal deverão ser lavados em água fresca e ficarão impuros até a tarde.
18 Sempre que um homem e uma mulher tiverem relações sexuais, ambos deverão lavar-se com água fresca e limpa, e serão considerados impuros até o final do dia.
Impurezas sexuais da mulher
19 Quando uma mulher tiver sua menstruação, ficará impura pelo período de sete dias. Quem tocar nela durante esse tempo será igualmente considerado impuro até o pôr do sol.
20 Toda cama sobre a qual se deitar com seu fluxo ficará impura; todo móvel sobre o qual se assentar ficará também impuro.
21 Todo aquele que tocar o leito dessa mulher deverá lavar suas vestes, banhar-se em água e ficará impuro até a tarde.
22 Todo aquele que tocar um móvel, qualquer que seja, onde ela tiver se assentado, deverá lavar suas vestes, banhar-se em água, e ficará impuro até a tarde.
23 Se algum objeto se encontrar sobre o leito ou sobre o móvel no qual ela está assentada, aquele que o tocar também se tornará impuro até a tarde.
24 Também o homem que tiver relações sexuais com uma mulher durante seu período de menstruação ficará impuro sete dias; e qualquer cama em que ele se deitar igualmente se tornará impura.
25 A mulher que tiver hemorragia ou que continuar menstruada além do tempo normal será considerada impura como durante o tempo da menstruação.
26 Assim será para todo leito sobre o qual ela se deitar, durante todo o tempo de seu fluxo, como normalmente ocorre com sua cama durante seu período menstrual. Todo móvel sobre o qual ela se assentar ficará impuro, como quando das suas regras.
27 Quem os tocar ficará igualmente impuro, deverá lavar suas vestes, banhar-se em água, e ficará impuro até a tarde.
28 Quando a hemorragia cessar, ela deverá observar sete dias, e então será considerada pura.
SÉTIMA
29 No oitavo dia tomará duas rolinhas ou pombinhos e os trará ao sacerdote, à entrada da Tenda do Encontro.
30 O sacerdote oferecerá um deles em sacrifício pelo pecado, e o outro, como holocausto. Assim, na presença de YHWH, o sacerdote realizará a cerimônia de purificação, e a mulher ficará pura.
Conclusão das impurezas sexuais
MAFTIR
15:31 Advertireis os filhos de Israel a respeito de suas impurezas, para que não morram por causa delas, contaminando minha Habitação que se encontra no meio deles.
15:32 Essa é a lei a respeito do homem ficar impuro por causa de corrimento no membro ou de perda de esperma;
15:33 da mulher, quando de suas regras menstruais; a respeito do homem ou da mulher que têm algum fluxo e quanto ao homem que tiver relações sexuais com uma mulher menstruada.
Descoberta do acampamento arameu abandonado
7:3 À porta da cidade estavam quatro leprosos, os quais disseram entre si: ´Por que ficarmos aqui à espera da morte?
4 Se resolvermos entrar na cidade, morreremos lá, porque a fome reina lá dentro; se ficarmos aqui, morreremos da mesma forma. Vamo-nos, pois, e passemos para o acampamento dos arameus a fim de nos rendermos; se nos deixarem viver, viveremos, e se nos matarem, morreremos!`
5 Assim que a noite caiu, eles se dirigiram ao acampamento dos arameus. Quando chegaram às proximidades do acampamento, observaram que não havia ninguém ali,
6 pois YHWH tinha feito os arameus ouvirem o ruído de um grande exército com cavalos e carros de guerra, de modo que comentaram uns com os outros: ´O rei de Israel deve ter contratado os reis dos hititas e dos egípcios para marcharem contra nós!`
7 Sendo assim, a fim de salvarem as próprias vidas, os sírios fugiram ao anoitecer, abandonando todos os seus pertences: tendas, cavalos, jumentos e deixando o acampamento como estava.
8 Aqueles leprosos, portanto, chegaram às imediações do acampamento e entraram numa tenda; depois de terem comido e bebido, levaram de lá prata, ouro e vestes, que foram em seguida esconder. Retornaram mais tarde e entraram em outra barraca e tiraram de lá os despojos e igualmente os esconderam.
Fim do cerco e da fome
9 Então disseram depois entre si: ´Não está certo o que estamos fazendo! Hoje é um dia de boas novas e nós estamos calados! Se esperarmos até raiar o dia de amanhã, com certeza algum castigo nos sobrevirá. Vamos, pois, levemos essa grande notícia ao palácio do rei!`
10 Partiram, chamaram os guardas da porta da cidade e lhes anunciaram: ´Fomos ao acampamento dos arameus, sírios, mas não vimos nem ouvimos voz de pessoa alguma lá! Apenas encontramos os cavalos e os jumentos atados, e as tendas abandonadas.
11 Então os sentinelas da porta gritaram e transmitiram as informações para o interior do palácio do rei.
12 O rei levantou-se durante a noite e, acordando seus conselheiros, lhes comunicou: ´Vou explicar-vos o que os arameus nos fizeram. Sabendo que estamos sofrendo fome, retiraram-se do acampamento para se esconderem no campo, imaginando consigo: ´certamente eles sairão da cidade, nós os apanharemos vivos e entraremos na cidade!``
13 Diante disso, um dos oficiais sugeriu: ´Tomem-se alguns guerreiros e cinco dos cavalos sobreviventes que ainda estão entre nós. O destino desses homens será o mesmo de todos os israelitas que permanecerem conosco, exatamente como toda essa multidão condenada. Por essa razão, nós os mandaremos investigar o que aconteceu e veremos o que mais sucederá!`
14 Assim, tomaram dois carros de guerra com seus cavalos e o rei os enviou atrás do exército dos arameus, ordenando aos condutores: ´Ide e vede tudo quanto se passou!`
15 Eles seguiram as pegadas do exército sírio até o Jordão e encontraram todo o caminho cheio de roupas e armas que os arameus haviam largado para trás enquanto tratavam de fugir desesperadamente. Os mensageiros voltaram e relataram tudo ao rei.
16 Então o povo saiu e saqueou o acampamento dos arameus; e aconteceu que o preço de uma medida de farinha caiu para o equivalente a uma peça de prata, assim como duas medidas de cevada passaram a custar também uma peça de prata, exatamente como YHWH havia dito.
17 Ora, o rei tinha destacado como sentinela na porta, o escudeiro em cujo braço ele se apoiara; no entanto, o povo ao sair em disparada o pisoteou lá na porta e ele morreu, conforme o homem de Elohim havia predito quando o rei foi a sua casa.
18 Aconteceu tudo conforme o homem de Elohim havia profetizado diante do rei: ´Amanhã, por volta desta hora, na porta de Samaria, tanto uma medida de farinha como duas medidas de cevada poderão ser compradas por apenas uma peça de prata!`
19 O oficial tinha contestado Eliseu dizendo: ´Ainda que o próprio YHWH abrisse as janelas do céu, poderia tal predição se cumprir?` E o homem de Elohim respondeu: ´Tu o verás com os teus próprios olhos, contudo de nada comerás!`
20 E assim aconteceu; pois o povo o atropelou junto à porta da cidade, e ele morreu ali mesmo.
1:1 Tendo em vista que muitos já se empenharam em elaborar uma narrativa histórica sobre os eventos que se cumpriram entre nós,
2 conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram testemunhas oculares dos fatos e servos dedicados à Palavra,
3 eu, pessoalmente, investiguei tudo em minúcias, a partir da origem e decidi escrever-te um relato ordenado, ó excelentíssimo Teófilo.
4 E isso, para que tenhas plena certeza das verdades que a ti foram ministradas.
Anúncio do nascimento de Yochanam (o imersor) / (João Batista)
5 Na época de Herodes, rei da Judéia, havia um certo sacerdote chamado Zacarias, que fazia parte do grupo sacerdotal de Abias. E Elisheva (Isabel), sua esposa, também era uma das descendentes de Arão.
6 Os dois andavam em justiça aos olhos de Elohim e obedeciam de forma irrepreensível a todos os mandamentos e doutrinas do YHWH.
7 Contudo, eles não tinham filhos, porque Elisheva era estéril, e ambos eram avançados em idade.
8 Em certa ocasião, quando seu grupo estava de serviço, Zacarias ministrava como sacerdote diante de Elohim.
9 Ele foi escolhido por sorteio, de acordo com a tradição do sacerdócio, para ter acesso ao altar do Kadosh dos Kadoshim e ali oferecer a queima do incenso.
10 E, chegando o momento da oferta do incenso, uma multidão de pessoas estava orando do lado de fora.
11 Foi então que um malah/mensageiro de YHWH apareceu a Zacarias, à direita do altar do incenso.
12 Assim que Zacarias o viu, ficou perplexo e um grande temor o dominou completamente. 13 Entretanto, o malah lhe assegurou: ´Não tenhas medo, Zacarias; eis que a tua súplica foi ouvida. Elisheva, tua esposa, te dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Yochanam (João).
14 Ele te será motivo de grande felicidade e regozijo. E muitos se alegrarão com o seu nascimento.
15 Pois ele será grande aos olhos do YHWH, jamais beberá vinho nem qualquer outra bebida fermentada, e será pleno do Ruach HaKodesh (Espírito O Separado) desde antes do seu nascimento.
16 E conduzirá muitos dos filhos de Israel à conversão ao YHWH, seu Elohim. 17 Ele avançará na presença do YHWH, no mesmo espírito e poder de Elias, com o propósito de fazer voltar o coração dos pais a seus filhos e os desobedientes à sabedoria dos justos, deixando um povo preparado para o YHWH`.
18 Então, Zacarias indagou do malah: ´Como poderei certificar-me disso? Pois já sou idoso, e minha esposa igualmente de idade avançada`.
19 Ao que o malah lhe replicou: ´Sou Gabriel, aquele que está permanentemente na presença de Elohim e fui encarregado de vir para falar e transmitir-te estas boas notícias.
20 Porém, eis que permanecerás em silêncio, pois não conseguirás falar até o dia em que venha a ocorrer tudo quanto te revelei, porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, no seu devido tempo, se cumprirão`.
21 Enquanto isso, o povo estava aguardando Zacarias e preocupava-se com o fato de que demorasse tanto no santuário do YHWH.
22 Mas, ao sair, nenhuma palavra conseguia pronunciar; as pessoas perceberam que ele tivera uma visão no santuário. Zacarias tentava comunicar-se através de sinais, permanecendo todavia mudo.
23 Ao completar seus dias dedicados ao serviço, ele regressou para casa.
24 E, passado esse tempo, Isabel, sua esposa, engravidou, mas durante cinco meses ocultou-se das pessoas não saindo de casa.
25 E ela dizia a si mesma: ´Isto é dádiva do YHWH para mim! Eis que seus olhos me contemplaram, para retirar de sobre mim a grande humilhação que sentia diante de todos`.
A anunciação
26 Então, no sexto mês, Elohim enviou o malah Gabriel para Nazaré, uma cidade da Galiléia,
27 a uma virgem prometida em casamento a certo homem chamado Yosef[José], descendente de Davi. E o nome da virgem era Miriam [Maria].
28 O malah chegou ao lugar onde ela estava e ao se aproximar lhe declarou: ´Alegra-te, mui agraciada! O YHWH está contigo!`
29 Diante de tais palavras, Miriam ficou intrigada, imaginando qual poderia ser o motivo daquele tipo de saudação.
30 Mas o malah lhe revelou: ´Miriam, não temas; pois recebeste grande favor da parte de Elohim.
31 Eis que engravidarás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Yeshua.
32 Ele será Grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O YHWH Elohim lhe dará o trono de seu pai Davi,
33 e Ele reinará para sempre sobre o povo de Yaakov(Jacó), e seu Reino nunca terá fim`.
34 Então, perguntou Miriam ao malah: ´Como acontecerá isso, pois jamais tive relação sexual com homem algum?`
35 Então o malah lhe esclareceu: ´O Ruach HaKodesh virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E por esse motivo, o ser que nascerá de ti será chamado Kadosh, Filho de Elohim.
36 Saiba também que Elisheva, tua parenta, dará à luz a um filho mesmo em idade avançada, sendo que este já é o sexto mês de gestação para aquela a quem julgavam estéril.
37 Porquanto para Elohim não existe nada que lhe seja impossível!`
38 Diante disso, declarou Miriam: ´Eis aqui a serva do Adon; que se realize em mim tudo conforme a tua palavra!` Em seguida o malah partiu.
A visitação
39 Durante aqueles dias, Miriam preparou-se e saiu rapidamente em viagem para uma cidade da região montanhosa da Judéia.
40 Chegou à casa de Zacarias e foi saudar Elisheva.
41 Assim que Elisheva ouviu a saudação de Miriam, o bebê agitou-se em seu ventre, e Elisheva ficou plena do Ruach HaKodesh.
42 E, com um forte grito, exclamou: ´Bendita és tu entre todas as mulheres, e bendito é o fruto de teu ventre!
43 Mas, qual o motivo desta favor maravilhosa, que me venha visitar a mãe do meu Amo?
44 Pois, no mesmo instante em que a tua voz de saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria.
45 Bem-aventurada é aquela que acreditou que o YHWH cumprirá tudo quanto lhe foi revelado!`
O canto de Miriam (Maria)
46 Então declarou Miriam: ´Engrandece minha alma a YHWH,
47 e o meu espírito se regozija em Elohim, meu Salvador,
48 pois contemplou a insignificância da sua serva. Mas, de hoje em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
49 porque o Poderoso realizou maravilhas a meu favor; Kadosh é o seu Nome!
50 A sua compaixão estende-se aos que o temem, de geração em geração.
51 Ele operou poderosos feitos com seu braço; dispersou aqueles cujos sentimentos mais íntimos são soberbos.52 Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.
53 Supriu abundantemente os famintos, mas expulsou de mãos vazias os que se achavam ricos.
54 Ajudou a seu servo Israel, recordando-se da sua misericórdia infinda 55 a favor de Abraão e sua descendência, para sempre, assim como prometera aos nossos antepassados`.
56 E Maria permaneceu com Elisheva por cerca de três meses, quando então retornou à sua casa.
Nascimento de Yochanam e visita dos vizinhos
57 Ao se completar o tempo de Elisheva dar à luz, nasceu-lhe um filho.
58 Todos os seus vizinhos e parentes ouviram falar da grande misericórdia com a qual o YHWH a havia contemplado e muito se alegraram com ela.
Circuncisão de Yochanan o Imersor (João Batista)
59 No oitavo dia levaram o menino para ser circuncidado, e desejavam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.
60 No entanto sua mãe tomou a palavra e afirmou: ´Não! O nome dele deverá ser Yochanam`.
61 Ponderaram-lhe: ´Mas ninguém há entre teus parentes que se chame assim`.
62 Então, através de sinais, consultaram o pai do menino que nome queria que lhe dessem.
63 Ele pediu uma tabuinha e, para surpresa de todos, escreveu: ´O nome dele é Yochanam`.
64 No mesmo instante sua boca se abriu, sua língua se soltou e ele começou a falar, louvando a Elohim.
65 Toda a vizinhança foi tomada de grande temor e por toda a região montanhosa da Judéia se comentavam esses fatos.
66 E aconteceu que todos quantos ouviam falar dessas ocorrências ficavam imaginando: ´O que virá a ser este menino?` Pois a boa mão do Adon estava com ele.
A profecia de Zacarias, pai de Yochanam.
67 Então, seu pai Zacarias foi cheio do Ruach HaKodesh e profetizou:
68 ´Bendito seja o YHWH, Elohim de Israel, pois que visitou e redimiu o seu povo.
69 Ele concedeu poderosa salvação na casa de Davi, seu servo.
70 Assim como prometera por meio dos seus kadoshim profetas desde a antigüidade.
71 Salvando-nos dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam,
72 para demonstrar sua compaixão aos nossos antepassados e recordar sua santa aliança,
73 o juramento que prestou ao nosso pai Abraão.
74 Que nos resgataria da mão de todos os nossos inimigos, a fim de o servirmos livres do medo,
75 em santidade e justiça na sua presença, durante todos os dias de nossas vidas.
76 Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, pois marcharás à frente da Face do YHWH, para lhe preparar o caminho.
77 Para proclamar ao seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão dos seus pecados.
78 E isso, por causa das profundas misericórdias de nosso Elohim, através das quais dos céus nos visitará o sol nascente,
79 para iluminar aqueles que estão vivendo em meio às trevas, e guiar nossos pés no caminho da shalom`.
80 E o menino crescia e se robustecia em espírito; e viveu no deserto até o dia em que havia de revelar-se publicamente a Israel.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
קורנתי א - Qorintyah Alef (I Coríntios) 1 - 5
Link da Parashah (Porção):
הדסה - Hadassah (Ester) 6 - 10
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 83 - 85
Link da Parashah (Porção):
ישעיהו - Yeshayahu (Isaías) 58 - 66
Questionamentos Específicos
1º) Qual o significado de haMetsorá?
2º) Esta doença era comum ou espiritual?
3º) Em sua análise, por qual motivo YHWH enviava esta doença?
4º) Em sua análise, as doenças têm alguma relação com o pecado?
5º) Nos dias de hoje como podemos nos purificar de nossos pecados?
6º) Em sua análise a instrução de separação da mulher(ciclo mensal) vigora até hoje?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)