Parashah שְּׁמִינִי  
Shemini (Oitavo)


Shemini é a 26ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 3ª no Livro de Vayikrá (E Ele chamou [Levítico]).Na porção da Torah de Vayikrá - (Levítico) 9:1-11:47 , teremos os seguintes subtítulos:

- Entrada dos sacerdotes em função /  - Regulamentação complementar.
- A. Gravidade das irregularidades. Nadab e Abiú / - B. Retirada dos corpos
- C. Regras especiais de luto para os sacerdotes / - D. Insetos alados
- E. A parte dos sacerdotes nas oferendas / - F. Regra especial referente ao sacrifício pelo pecado
- A. Animais terrestres / - B. Animais aquáticos / - C. Aves / - D. Insetos alados / - O contato com animais impuros /
- E. Animais que vivem na terra / - Outras regras sobre os contatos impuros / - Considerações sobre animais répteis
 
 Porções contendo parte da Torah: 
 Profetas – Shmuel Bet (II Samuel) 6:1-7:17, 9:23-24 | 
Escritos Netzarim -  Yochanan Moshe (Marcos) 14:1-72


Parashah שְּׁמִינִי Shemini 
Oitavo

Vayikrá (Levítico)
9:1-11:47 




PRIMEIRA

Entrada dos sacerdotes em função 

9:1 Passaram, pois, os sete dias da ordenação dos Kohanim (sacerdotes) e, no shemini (oitavo) dia, Mosheh convocou Aharon e seus filhos, e todas as autoridades do povo de Israel; 2e disse a Aharon: “Toma um bezerro para o sacrifício pelo pecado e um carneiro para holocausto, ambos sem defeito, e traze-os perante o YHWH!” 3Em seguida dirás aos filhos de Israel: “Tomai um bode para sacrifício pelo pecado, um bezerro e um cordeiro, os dois de um ano e sem qualquer defeito, para holocausto; 4e mais um bovino e um carneiro para serem sacrificados como oferta de paz. Oferecei os sacrifícios desses animais juntamente com a oferta de cereais misturada com azeite. Fazei tudo conforme vos oriento, pois hoje, com toda a certeza, o YHWH vos aparecerá!” 5Sendo assim, trouxeram diante da Tenda do Encontro tudo o que Mosheh ordenara, e toda a comunidade aproximou-se e permaneceu de pé diante de YHWH. 6Então Mosheh falou ao povo: “Isto é o que YHWH vos ordenou que fizésseis, para que seu Esplendor vos apareça!” 7E voltando-se para Aharon orientou-o Mosheh: “Aproxima-te do altar, oferece teu sacrifício pelo pecado e teu holocausto, e cumpre assim o rito de expiação por ti e por tua família. Apresenta então a oferenda do povo e faze por ele o ritual de propiciação de acordo com as instruções de YHWH!”

8Aharon aproximou-se do altar, imolou o bezerro do sacrifício por seu próprio pecado. 9Em seguida os filhos de Aharon apresentaram-lhe o sangue: Aharon molhou nele o dedo e aplicou-o sobre as pontas em forma de chifres do altar e derramou o restante do sangue na base do altar. 10A gordura do sacrifício pelo pecado, os rins e a massa de gordura que sai do fígado, queimou-os no altar, conforme YHWH ordenara a Mosheh; 11a carne e o couro, queimou-os fora do acampamento.

12Depois imolou o holocausto, cujo sangue os filhos de Aharon lhe apresentaram; ele derramou-o sobre o altar, em redor. 13Também lhe entregaram a cabeça e as outras partes do animal, e ele as queimou no altar. 14Então levou os miúdos e as pernas do carneiro e queimou-os também, em cima do restante da oferta queimada.

15Em seguida Aharon apresentou as ofertas do povo. Pegou primeiro o bode do sacrifício para tirar o pecado do povo, matou-o e ofereceu-o a Elohim, como tinha feito com a oferta para tirar o próprio pecado. 16Em seguida pegou o animal que ia ser morto para a oferta que é completamente queimada e ofereceu-o a Elohim, exatamente conforme mandava a torah(instrução/lei).

SEGUNDA
17Depois solicitou que se apresentasse a oblação, a oferta de cereais, tomou um punhado que queimou no altar, além do holocausto da manhã.
18Por fim imolou o bovino e o carneiro, em sacrifício de comunhão pelo povo. Os filhos de Aharon entregaram-lhe o sangue, e ele o derramou sobre o altar em redor. 19Eles lhe apresentaram também a gordura dos dois animais, a cauda gorda, a gordura que cobre os miúdos, os rins e a melhor parte dos fígados, 20e Aharon colocou tudo isso em cima do peito dos animais e levou ao altar.

Queimou a gordura no altar. 21Então Aharon tomou o peito e a coxa direita de cada animal e fez o gesto característico do mover de apresentação da oferta diante de YHWH, exatamente conforme Mosheh o havia orientado.
22Depois de oferecer todos esses sacrifícios, Aharon estendeu as mãos sobre o povo, e o abençoou, e então desceu os degraus do altar.

23Arão e Mosheh entraram na Tenda do Encontro, e quando saíram para abençoar o povo, eis que o Esplendor de YHWH surgiu diante de todo o povo reunido.

TERCEIRA
24De repente, uma chama poderosa fulgurou da parte de YHWH e devorou o holocausto e as gorduras que estavam sobre o altar. Diante disso, contemplava atônito todo o povo, que soltou brados de júbilo e louvor, e todos prostraram-se com a face por terra.

Regulamentação complementar.

A. Gravidade das irregularidades. Nadab e Abiú

10:1 Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu queimador de incenso, colocaram incenso dentro, puseram fogo e o apresentaram a Elohim, YHWH, como oferta. Contudo, não fizeram isso de acordo com as leis de Elohim, e por isso Ele não aceitou a oferta deles. 2De repente, partiu de diante de YHWH, uma labareda que os aniquilou, e pereceram ali mesmo, onde Elohim estava. 3Disse então Mosheh a Aharon: “Foi isso que YHWH declarou, quando disse: ‘Aqueles que se aproximam de mim, devem honrar minha presença kadosh, e diante de todo o povo demonstro meu Poder!’” Aharon, contudo, guardou silêncio.

B. Retirada dos corpos

4Então Mosheh convocou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Aharon, e ordenou-lhes: “Aproximai-vos e tirai vossos parentes da frente do santuário e levai-os para fora do acampamento!” 5Eles aproximaram-se e os puxaram pelas túnicas, para fora do acampamento, de acordo com as ordens de Mosheh.

C. Regras especiais de luto para os sacerdotes

6Disse Mosheh a Aharon e a seus filhos, Eleazar e Itamar: “Não desgrenheis os vossos cabelos e não rasgueis as vossas vestes em sinal de luto, para que não morrais também; e a ira de YHWH se levante contra toda a comunidade. Contudo, vossos parentes e todo o povo de Israel poderão prantear por aqueles que YHWH destruiu por meio do fogo. 7Não deixeis a entrada da Tenda do Encontro para que não morrais, visto que fostes ordenados com bálsamo sagrado da unção!”

E eles fizeram tudo conforme Moisheh lhes ordenara.

D. Proibição do uso de vinho

8Depois YHWH falou a Aharon e orientou-o: 9“Quando vierdes à Tenda do Encontro, tu e teus filhos contigo, não bebais vinho nem bebida fermentada: isso para que não morrais. Essa é uma lei perpétua para todos os vossos descendentes. 10E isso sempre que tiverdes de separar o kadosh e o profano, o impuro e o puro, 11e quando ensinardes aos filhos de Israel todos os preceitos que YHWH estabeleceu para vós, por intermédio de Mosheh!”

QUARTA 

E. A parte dos sacerdotes nas oferendas

12Mosheh disse a Aharon e a seus filhos sobreviventes, Eleazar e Itamar: “Tomai a oblação, a oferta de cereal, que sobrou das ofertas dedicadas a YHWH, preparadas no fogo, e comei-a sem fermento junto ao altar, porquanto é muito kadosh. 13Comê-la-eis no lugar sagrado: é a parte estabelecida, para ti e para teus filhos, das oferendas queimadas a YHWH; assim, pois, me foi ordenado. 14O peito ritualmente movido e a coxa ofertada, tu, teus filhos e tuas filhas contigo, podereis comer num lugar cerimonialmente puro; essa porção foi concedida a ti e a teus filhos como parte das ofertas de comunhão dos filhos de Israel. 15A coxa de tributo e o peito de apresentação que acompanham as gorduras queimadas te pertencem, a ti e a teus filhos contigo, depois de terem sido oferecidos em gesto ritual de apresentação diante de YHWH; isso em vista da lei perpétua, conforme ordenou o YHWH!”

QUINTA

F. Regra especial referente ao sacrifício pelo pecado

16Depois Mosheh inquiriu diligentemente, por toda parte, sobre o bode da oferta pelo pecado e descobriu que já fora queimado. Ao saber disso, irritou-se contra Eleazar e Itamar, os filhos que ficaram vivos, e interrogou: 17“Por que não comestes a carne da oferta pelo pecado no Lugar Kadosh? É coisa muito kadosh que vos foi concedida para remover a culpa da comunidade, fazendo sobre ela o rito da expiação diante de YHWH. 18Visto que o sangue dela não foi levado para o interior do santuário, ali devíeis comer a carne conforme ordenei!” 19Então Aharon ponderou a Mosheh: “Eis que eles ofereceram hoje seu sacrifício pelo pecado e seu holocausto diante de YHWH! Contudo, e essas coisas que se passaram comigo? Será que teria agradado a YHWH se, hoje, eu tivesse comido a oferta pelo pecado?” 20Mosheh ouviu essa explicação e pareceu-lhe razoável.

SEXTA 

Animais puros e impuros

A. Animais terrestres


11:1 Então disse o YHWH a Mosheh e a Aharon: 2“Orienta, pois, os filhos de Israel: De todos os animais que vivem na terra, estes são os que podeis comer: 3Todo animal que tem casco fendido e dividido em duas unhas, e que rumina. 4São as seguintes espécies das quais não podereis vos alimentar, dentre aqueles que ruminam ou mesmo que têm casco dividido: Tereis, portanto, como impuro o camelo porque, embora sendo ruminante não tem o casco fendido; 5tereis como impuro o coelho porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; 6tereis como impura a lebre porque, embora sendo ruminante, não tem o casco fendido; 7tereis como impuro o porco porque, apesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. 8Não comereis da carne deles nem tocareis seu cadáver, e vós os tereis como impuros.

B. Animais aquáticos

9Dentre tudo aquilo que vive na água, podereis comer o seguinte: Tudo o que tem barbatanas e escamas e vive na água dos mares e dos rios podereis comer. 10Contudo, todos os animais que não têm barbatanas e escamas, nos mares e nos rios, todos os animaizinhos que infestam as águas e todos os seres viventes que nela se encontram, vós os tereis como imundos. 11Serão para vós imundos, não comereis sua carne de modo algum e abominareis seus cadáveres. 12Tudo o que vive na água sem ter barbatanas e escamas será para vós imundo.

C. Aves

13Dentre as aves, tereis por imundas e não comereis delas, pois são impuras, as seguintes: as águias, os urubus, as águias marinhas, 14os açores, os falcões, 15qualquer espécie de corvo, 16as corujas, as gaivotas, as avestruzes e qualquer espécie de gavião; 17os mochos, os corvos-marinhos, as íbis, 18as gralhas, os pelicanos, os abutres, 19as cegonhas, as garças, as poupas e também qualquer espécie de morcego.

D. Insetos alados

20É também impuro todo inseto que anda e que voa; 21mas podereis vos alimentar dos insetos que têm pernas que saltam. 22Podereis comer, portanto, toda espécie de gafanhotos e grilos. 23Mas todos os outros insetos que enxameiam, que têm asas e se movem pelo chão com quatro pés, vós os tereis como imundos e proibidos a vossa alimentação.

O contato com animais impuros

24Contraireis a impureza deles; todo aquele que tocar seu cadáver ficará igualmente imundo até a tarde. 25Todo aquele que transportar seu cadáver deverá lavar suas vestes e ficará impuro até o pôr do sol. 26Quanto aos animais que têm casco, porém não dividido, e que não ruminam, vós os considerareis impuros; todo aquele que os tocar ficará imundo. 27Todos os animais de quatro patas que caminham sobre a planta dos pés serão para vós impuros; todo aquele que tocar seu cadáver ficará igualmente impuro até a tarde, 28e todo aquele que transportar seu cadáver deverá lavar as vestes e ficará impuro até o pôr do sol. Esses animais são considerados impuros para vós.

E. Animais que vivem na terra

29Dentre os animais que se arrastam pelo chão, são os seguintes os que considerareis imundos: todas as espécies de ratos, toupeiras, lagartos grandes, crocodilos, 30lagartos da areia, lagartos pintados, lagartixas, camaleões.

Outras regras sobre os contatos impuros

31Dentre todos os répteis, esses são aqueles que considerareis impuros. Todo aquele que os tocar quando estiverem mortos ficará imundo até o pôr do sol. 32Todo objeto sobre o qual cair um deles, estando morto, torna-se impuro: todo utensílio de madeira, veste, couro, saco, enfim, qualquer utensílio. Será imerso em água e ficará impuro até a tarde; depois voltará a ficar puro.

SETIMO
33
Toda vasilha de argila na qual for depositado ou cair um deles, ou ainda parte de seus corpos, deverá ser quebrada; seu conteúdo tornou-se, portanto, absolutamente impuro. 34Todo alimento que se come será impuro, ainda que seja só umedecido com essa água; e toda bebida que se bebe, qualquer que seja, se tornará impura em contato com essa vasilha. 35Tudo aquilo sobre o qual for depositado ou cair um de seus cadáveres, ou mesmo parte de seus corpos, será considerado imundo; forno e estufa serão destruídos, pois tornaram-se igualmente impuros e serão proibidos para vós. 36Mas se cair numa fonte ou numa cisterna onde se recolhe água em grande quantidade, ela permanece pura; entretanto, quem tocar no cadáver ficará também imundo. 37Se algum dos seus cadáveres cair sobre uma semente qualquer, permanecerá pura; 38porém, se o grão foi umedecido com água e um dos seus cadáveres cair sobre ele, vós os tereis por impuro.

39Se morrer um dos animais que vos servem de alimento, quem tocar seu cadáver ficará impuro até a tarde; 40quem comer da sua carne deverá lavar suas vestes e ficará imundo até à tarde; quem transportar seu cadáver deverá lavar suas vestes e ficará também impuro até a tarde.

Considerações sobre animais répteis

41É, portanto, proibido comer qualquer animal que se arrasta pelo chão; esses animais são impuros. 42Tudo que se arrasta sobre o ventre, quer caminhe sobre patas ou com o auxílio de muitos pés, enfim, todos os animais que se movem rente ao chão, vos são proibidos como alimentos, pois são imundos. 43Não vos torneis vós mesmos, imundos, com todas essas espécies de répteis que andam de rasto, não vos contamineis em contato com eles e não sejais contaminados ao vos alimentardes deles. 44Porquanto Eu Sou YHWH, o vosso Elohim. Fostes consagrados e vos tornastes kadoshim(separados), pois que Eu Sou KADOSH; não vos torneis, portanto, impuros com todos esses animais que rastejam sobre o pó da terra.


MAFTIR

45Sou Eu, YHWH, que vos fiz subir da terra do Egito para ser o vosso Elohim: sereis, portanto, kadoshim. Porque Eu Sou KADOSH!

Conclusão


46São essas as leis a respeito dos animais e das aves, de todos os animais que vivem na água e de todos os animais que se arrastam sobre o pó da terra. 47Fareis, portanto, a devida separação entre o que é impuro e o que é puro, entre os animais que são próprios para servir de alimento e os que são impróprios!” 




Parashah שְּׁמִינִי Shemini
Oitavo

  Nevyim
(II Samuel) 6:1-7:17


A Arca em Jerusalém

1Mais uma vez David reuniu os melhores soldados de Israel, num total de trinta mil homens. 2Conduziu-os até à cidade de Baalá, em Yahudah, com o objetivo de pegar a Arca da Aliança, sobre a qual se invoca o Nome YHWH, YHWH dos Exércitos, que se assenta no seu trono entre os querubins. 3Colocaram a Arca de Elohim em um carro de bois construído especialmente para essa missão, e a tiraram da residência de Abinadabe, que ficava sobre a colina. Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, conduziam o carro novo. 4E eles partiram, dirigindo-o com a Arca de Elohim, desde a casa de Abinadabe, que estava sobre a colina; Aiô caminhava adiante da Arca.

5David e toda a casa de Israel se alegravam perante o YHWH, com todo o tipo de instrumentos feitos de pinho, como também harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos.

6Quando chegaram à eira, ao campo de descascar cereais, que pertencia a Nacom, os bois tropeçaram. Então Uzá estendeu a mão e segurou a Arca da Aliança. 7Imediatamente a ira do YHWH se acendeu contra Uzá, e Elohim o feriu por seu erro; e Uzá morreu ali mesmo junto à Arca de Elohim. 8David irritou-se porque o YHWH irrompera em ira contra Uzá; por isso, aquele lugar passou a se chamar Pérets-Uzá, Castigo de Uzá, até o dia de hoje. 9Nesse dia, David teve grande medo de YHWH e questionou: “Como poderá vir a Arca de YHWH para ficar em minha casa?” 10Por esse motivo ele desistiu de levar a Arca do YHWH direto para a Cidade de David. Em vez disso, levou-a para a casa de Obede-Edom, de Gate. 11A Arca do YHWH permaneceu na casa dele por três meses, e o YHWH o abençoou grandemente, bem como toda a sua família.

12Então informaram ao rei David: “YHWH tem abençoado grandemente a família de Obede-Edom e tudo o que ele possui, por causa da Arca de Elohim!” Então David, promoveu grande festa, foi até a casa de Obede-Edom e ordenou que transportassem a Arca de Elohim para a Cidade de David. 13Assim que os carregadores da Arca de YHWH deram os primeiros seis passos, ele já havia sacrificado um boi e um novilho gordo a YHWH. 14David, vestindo o efod, colete sacerdotal de linho, seguiu dançando com todas as suas forças na presença do YHWH. 15Assim David e todo o povo de Israel subiam, trazendo a Arca do YHWH com brados de alegria e ao som jubiloso das trombetas.
16Entretanto, aconteceu que, entrando a Arca do YHWH na Cidade de David, a filha de Shaul, Milcal, contemplava tudo de uma janela. E, ao observar o rei David dançando e celebrando diante do YHWH, ela sentiu por ele um profundo desprezo.

17Eles trouxeram a Arca de YHWH e a depositaram na tenda que David lhe havia preparado; e David ofereceu a YHWH, holocaustos, que são os sacrifícios queimados, e ofertas de paz e comunhão. 18Assim que David terminou de oferecer os holocaustos e sacrifícios de paz e comunhão, abençoou o povo em o Nome de YHWH, YHWH dos Exércitos. 19Em seguida distribuiu a todo o povo e à multidão toda que se reunia em Israel, homens e mulheres, a cada pessoa: um pedaço de pão, naco de carne, pouco de vinho e um bolo de uvas passas. Em seguida, despediu-se do povo, e cada um foi para sua casa.

20Então David retornou para sua casa a fim de abençoar também a sua família, mas Mical, filha de Shaul saiu ao seu encontro e lhe censurou exclamando: “Que bela atitude teve o grande homem de Israel neste dia! O rei de Israel mais parecia em desavergonhado, tirando o manto real e ficando apenas com a túnica de linho em frente das escravas de seus servos, como um homem vulgar!” 21Contudo, David ponderou e respondeu a Mical: “Foi na presença de YHWH que eu dancei. Foi de júbilo e louvor que celebrei a YHWH, que me escolheu em lugar de seu pai ou de qualquer outro de seus descendentes, quando me instituiu monarca sobre o povo de YHWH, sobre todo o Israel. Ora, diante de YHWH continuarei a celebrar e me alegrar! 22E muito mais ainda exporei as minhas fragilidades, e me humilharei aos meus próprios olhos. No entanto, serei honrado por todas essas servas de quem tu falas!” 23E até o dia da sua morte, Mical, filha de Shaul, nunca gerou um único filho.

Profecia de Natã

7:1O rei David morava tranquilamente em seu palácio, pois YHWH havia lhe dado descanso de todos os seus inimigos ao redor. 2Então, certo dia, ele comentou com o profeta Natã: “Vê! Eu estou habitando numa grande casa de fino cedro enquanto a Arca de Elohim permanece numa simples tenda!” 3Ao que Natã respondeu ao rei: “Vai e faze o que teu coração manda, porquanto YHWH é contigo!” 

4Contudo, nesta mesma noite a Palavra de YHWH veio a Natã nestes termos: 5“Vai dizer ao meu servo David: Assim diz YHWH, o Soberano: Construirias tu uma casa em que Eu venha habitar? 6E casa nenhuma habitarei desde o dia em que fiz subir do Egito os filhos de Israel até o dia de hoje, mas andei em acampamentos peregrinos debaixo de uma tenda simples e um abrigo. 7Durante todo o tempo em que andei com os filhos de Israel, porventura disse a um só dos juízes de Israel, que Eu tinha instituído como pastores do meu povo Israel: ‘Por que não edificas para mim uma casa de cedro?

8Eis o que dirás ao meu servo David: Assim fala YHWH dos Exércitos. Fui Eu que te tirei das pastagens, onde pastoreavas ovelhas, para seres chefe do meu povo Israel. 9Eu estive contigo por onde ias e destruí todos os teus inimigos diante de ti. Eu te darei um grande nome como o nome dos grandes da terra. 10E prepararei um lugar para o meu povo Israel, e o estabelecerei lá, para que desfrute do seu próprio lar e não mais tenha de andar errante, nem os perversos continuem a oprimi-lo como o fizeram no inicio e 11vem ocorrendo desde o tempo em que instituí juízes sobre o meu povo Israel. Também subjugarei todos seus adversários. Saiba, pois, também que Eu, YHWH, lhe estabelecerei uma dinastia. 12Quando a sua vida chegar ao fim na terra e vieres a descansar na companhia dos teus antepassados, escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, um fruto do seu próprio corpo, e Eu firmarei o reino dele. 13Será ele quem edificará uma Casa em honra ao meu Nome, e Eu firmarei o trono dele para sempre. 14Eu serei seu Pai, e ele será meu Filho, mesmo no tempo em que tiver que padecer pela iniquidade dos homens, Eu mesmo o punirei e açoitarei com o castigo dos humanos, aplicado por intermédio de homens. 15Contudo, jamais retirarei dele o meu amor, como retirei de Shaul, a quem tirei do seu Caminho. 16A tua casa e a tua realeza, todavia, subsistirão para sempre na minha presença, e o teu trono se estabelecerá pela eternidade!” 17Natã comunicou a David todas as palavras dessa profecia com todo o esplendor da sua revelação. 




Parash שְּׁמִינִי Shemini
Oitavo

Brit Chadashah 
  Yochanan Moshe (Marcos) 
14:1-72


Conspiração contra Yeshua

14:1 Restavam somente dois dias para a Páscoa e para a festa dos pães sem fermento. Os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei buscavam um meio de surpreender Yeshua em qualquer erro e assim poder condená-lo à morte.

14:2 Entretanto, comentavam: ´Que não seja durante as festividades, para que o povo não se tumultue`.

Unção em Betânia

14:3 E estando Yeshua em Betânia, reclinado à mesa na casa de certo homem conhecido como Pedro, o leproso, achegou-se dele uma mulher portando um frasco de alabastro contendo valioso perfume, feito de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou todo o bálsamo sobre a cabeça de Yeshua.

14:4 Diante disso, indignaram-se alguns dos presentes, e a criticavam entre si: ´Para que este desperdício de tão valioso perfume?

14:5 Um bálsamo como este poderia ser vendido por trezentos denários, e o dinheiro ser doado aos pobres`. E a censuravam severamente.

14:6 ´Deixai-a em shalom!`- ordenou-lhes Yeshua. ´Por que causais problemas a esta mulher? Ela realizou uma boa ministração para comigo`.

14:7 Quanto aos pobres, sempre os tendes ao vosso lado, e os podeis ajudar todas as vezes que o desejardes, todavia a mim nem sempre me tereis.

14:8 A mulher fez tudo que estava ao seu alcance. Derramou o bálsamo sobre mim, antecipando a preparação do meu corpo para o sepultamento.

14:9 Com toda a certeza Eu vos asseguro: onde quer que a Besorah for pregado, por todo o mundo, será também proclamada a obra que esta mulher realizou, e isso para que ela seja sempre lembrada`.

A traição de Judas

14:10 E, depois disso, Judas Iscariotes, um dos Doze, foi encontrar-se com os chefes dos sacerdotes, com o propósito de lhes entregar Yeshua.

14:11 Ao ouvirem a proposta, eles ficaram muito satisfeitos e se comprometeram a lhe pagar algum dinheiro. E, por isso, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo.

Preparativos para a ceia Pascal

14:12 E, no primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando tradicionalmente se sacrificava o cordeiro pascal, os discípulos de Yeshua o consultaram: ´Onde desejas que vamos e façamos os preparativos para ceares a Páscoa?`

14:13 Então Ele enviou dois de seus discípulos instruindo-lhes: ´Ide à cidade, e certo homem carregando um cântaro de água virá ao vosso encontro.

14:14 Segui-o e dizei ao proprietário da casa onde ele entrar que o Mestre deseja saber: ´Onde está a minha sala de jantar onde cearei a Páscoa com os meus discípulos?`.

14:15 E aquele homem vos mostrará um amplo cenáculo todo mobiliado e pronto; ali fazei os preparativos`.

14:16 Partiram, pois, os discípulos e chegaram na entrada da cidade onde encontraram tudo como Yeshua lhes havia predito. E ali prepararam a Páscoa.

Anúncio da traição de Judas

14:17 Ao pôr-do-sol chegou Yeshua com seus Doze.

14:18 E quando estavam ceando, reclinados à mesa, Yeshua lhes revelou: ´Com toda a certeza vos afirmo que um dentre vós, este que come comigo, me trairá`.

14:19 Eles ficaram consternados e lhe afirmavam: ´É certo que não serei eu!`.

14:20 Mas, asseverou-lhes Yeshua: ´É um dos Doze, aquele que come comigo do mesmo prato.

14:21 O Filho do homem vai, conforme está escrito a respeito dele. No entanto, infeliz daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe fora jamais haver nascido!`.

Yeshua simboliza o pão e o vinho como seu corpo e sangue

14:22 E, enquanto ceavam, tomou Yeshua um pão e, tendo dado graças, o partiu, e o serviu aos seus discípulos, declarando: ´Tomai, isto é o meu corpo`.

14:23 Em seguida, tomou Yeshua um cálice, deu graças e o entregou aos discípulos, e todos beberam dele.

14:24 Então lhes revelou: ´Isto é o meu sangue da Aliança, o qual é derramado para o bem de muitos.

14:25 Com toda a certeza vos afirmo que não voltarei a beber do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Elohim`.

Predição da negação de Pedro

14:26 E, depois de haverem cantado um salmo, partiram para o monte das Oliveiras.

14:27 Então, Yeshua lhes advertiu: ´Todos vós me abandonareis. Pois está escrito: ´Ferirei o pastor, e as ovelhas serão dispersas`.

14:28 Contudo, depois da minha ressurreição, partirei adiante de vós rumo à Galiléia`.

14:29 Pedro exclamou: ´Mesmo que todos te abandonem, eu nunca te deixarei!`.

14:30 Replicou-lhe Yeshua: ´Com toda a certeza te asseguro que ainda hoje, nesta noite, antes que por duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes`.

14:31 Entretanto, Pedro insistia com eloqüência: ´Ainda que seja preciso que eu morra ao teu lado, jamais te negarei!`. E da mesma maneira responderam todos os demais.

No Getsêmani

14:32 Então caminharam para um lugar chamado Getsêmani e, tendo chegado, solicitou Yeshua aos seus discípulos: ´Assentai-vos aqui, enquanto Eu vou orar`.

14:33 E levou consigo a Pedro, Tiago e João, e começou a sentir grande temor e profunda angústia.

14:34 E compartilhou com eles: ´Minha alma está extremamente triste até à morte; ficai pois aqui e vigiai`.

14:35 Caminhou um pouco mais adiante e, prostrando-se, orava para que, se possível, àquela hora fosse afastada dele.

14:36 E rogava: ´Abba, Pai, todas as coisas são possíveis para ti, afasta de mim este cálice; todavia, não seja o que Eu desejo, mas sim o que Tu queres`.

14:37 Ao voltar para seus discípulos, os surpreendeu dormindo: ´Simão!`- chamou Ele a Pedro. ´Estais dormindo? Não conseguistes vigiar nem por uma hora?

14:38 Vigiai e orai, para não cairdes em tentação, pois, de um lado, o ruach está pronto, mas, por outro lado, a carne é fraca`.

14:39 E, uma vez mais, Ele se afastou e orou, repetindo as mesmas expressões.

14:40 Ao regressar, novamente os encontrou dormindo, porque seus olhos estavam pesados, mas não sabiam como justificar-se.

14:41 Voltando ainda uma terceira vez, Ele lhes admoestou: ´Ainda dormis e descansais? Basta! Eis que a hora é chegada! O filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores.

14:42 Levantai-vos, pois, e vamos! Eis que chegou aquele que me está traindo!`.

A prisão de Yeshua

14:43 Yeshua ainda não havia terminado de falar, quando surgiu Judas, um dos Doze. E com ele chegou uma multidão armada de espadas e cassetetes, vinda da parte dos chefes dos sacerdotes, mestres da lei e líderes religiosos.

14:44 Ora, o traidor tinha combinado um sinal com eles: ´Aquele a quem eu saudar com um beijo, é Ele: prendei-o e levai-o sob forte segurança`.

14:45 Então, assim que chegou, dirigiu-se imediatamente para Yeshua e o saudou: ´Rabbi!`. E o beijou.

14:46 Em seguida, os homens agarraram Yeshua e o prenderam.

14:47 Nesse momento, um dos que estavam bem próximos puxou da espada e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha.

14:48 Exclamou-lhes Yeshua: ´Acaso estou Eu liderando alguma rebelião, para virdes me prender com espadas e cassetetes?

14:49 Pois diariamente tenho estado convosco no templo, vos ensinando, e não me prendestes. Contudo, é para que se cumpram as Escrituras`.

14:50 Logo em seguida, todos fugiram e o abandonaram.

14:51 Certo jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo Yeshua, quando também tentaram prendê-lo.

14:52 Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo.

Yeshua perante o Sinédrio

14:53 Levaram Yeshua ao sumo sacerdote; e então se reuniram todos os chefes dos sacerdotes, os líderes religiosos e os mestres da lei.

14:54 Pedro o seguiu de longe até o pátio do sumo sacerdote. E permaneceu assentado entre os criados, aquecendo-se junto ao fogo.

14:55 Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam buscando denúncias contra Yeshua, todavia não conseguiam encontrar nenhuma.

14:56 Várias pessoas também testemunharam falsamente contra Ele, contudo, suas declarações não se mostraram coerentes.

14:57 Então, outros se levantaram para testemunhar inverdades contra Ele:

14:58 Nós o ouvimos exclamar: ´Eu destruirei este templo construído por mãos humanas e em três dias edificarei outro, não erguido por mãos de homens`.

14:59 Entretanto, nem mesmo quanto a essa acusação o testemunho deles era congruente.

14:60 Então o sumo sacerdote levantou-se diante de todos e interrogou a Yeshua: ´Nada contestas à denúncia que estes levantam contra ti?`

14:61 Ele, contudo, permaneceu em silêncio e nada replicou. Mas o sumo sacerdote voltou a indagá-lo: ´És tu o Messias, o Filho do Elohim Bendito?`

14:62 Yeshua asseverou: ´Eu Sou! E vereis o Filho do homem assentado à direita do Poderoso e chegando com as nuvens do céu`.

14:63 Diante disto, o sumo sacerdote rasgou suas vestes e esbravejou: ´Por que ainda necessitamos de outras testemunhas?`

14:64 ´Ouvistes a blasfêmia! Que vos parece?` E todos o julgaram merecedor da pena de morte.

14:65 E assim alguns começaram a cuspir nele; encapuzaram-no, vendando seus olhos e, esmurrando-o, exclamavam: ´Profetiza!`. E os guardas o levaram debaixo de bofetadas.

Negação de Pedro

14:66 Continuando Pedro na parte de baixo, no pátio, uma das criadas do sumo sacerdote passou por ali.

14:67 E, vendo a Pedro se aquecendo, fixou bem seus olhos nele e afirmou: ´Tu também estavas com Yeshua, o Nazareno!`.

14:68 Todavia, ele o negou, assegurando: ´Não o conheço, nem ao menos sei do que estás falando`. Então foi para fora, em direção ao pórtico. E um galo cantou.

14:69 Quando a criada o viu lá, começou novamente a falar às pessoas que estavam em derredor: ´Este é um deles!`.

14:70 Porém, uma vez mais, ele o negou. E, pouco tempo mais tarde, os que estavam sentados ali perto identificaram Pedro: ´Com toda a certeza, tu és um deles, pois és galileu também!`.

14:71 Pedro começou a amaldiçoar-se e a jurar: ´Não conheço esse homem de quem falais!`.

14:72 E, em seguida, o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Yeshua lhe dissera: ´Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes`. E, percebendo o que fizera, caiu em profundo pranto.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos

1º) No capítulo 9 vemos alguns tipos de sacrifícios, comente cada um e seus objetivos?

2º) “ Fazei tudo conforme vos oriento, pois hoje, com toda a certeza, o YAHWEH vos aparecerá!” Comente a postura de obediência e seu desfecho ?

Com base no texto e comentário abaixo, responda algumas questões seguintes:

“9:23 Arão e Mosheh entraram na Tenda do Encontro, e quando saíram para abençoar o povo, eis que o Esplendor de YAHWEH surgiu diante de todo o povo reunido. 24De repente, uma chama poderosa fulgurou da parte de YAHWEH e devorou o holocausto e as gorduras que estavam sobre o altar. Diante disso, contemplava atônito todo o povo, que soltou brados de júbilo e louvor, e todos prostraram-se com a face por terra.
Comentário: Alguns acreditam que YHWH mudou, por não mais punir com morte, porém essas pessoas não consideram que o ambiente da Tenda no deserto, era um ambiente onde a presença de YHWH não poderia coexistir com imperfeições e desobediências como foi o caso de Nadabe e Abiu. Sabemos que nosso YHWH não mudou e vemos suas manifestações como descreve o livro de Yochanan Mosheh (Marcos) 16:17 que diz: “E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu Nome expulsarão demônios; em línguas novas falarão. 18Pegarão serpentes com as mãos; e, se algo mortífero beberem, de modo nenhum lhes fará mal, sobre os enfermos imporão as mãos e eles serão curados!”
 

3º) Como podemos analisar a presença de YHWH no episódio vivenciado pelo seu povo?

4º) Como podemos testemunhar e vivenciar Seu poder em nós e em nossa história de vida?

5º) A obediência é pré-requisito para as poderosas manifestações do Ruach Hakodesh?

6º) Em sua opinião o que precisa mudar de forma prática para que possamos viver na manifestação de YHWH em nosso dia a dia?

7º) Comente o temor de Aharon com seus filhos depois da morte de Nadabe e Abiú, pelo fato de não terem comido o bode da expiação de pecados do povo.

8º) Aharon e seus filhos não podiam prantear a morte de seus entes, contudo os outros parentes podiam. Comente esta torá.

9º) Faça uma análise sobre o capítulo 11 e o texto de Marcos 7:14, A Torah está em vigor?

10º) Como podemos entender a visão de Kefa, quando nesta visão YHWH disse Não torne imundo aquilo que Elohim purificou ?


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)