Parashah פְקוּדֵי‎
Pekudey (Enumera)

Pekudey é a 23ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É o 11º e último no Livro de Shemot (Nomes[Êxodo]).

Na porção da Torah – Shemot - (Exodo) 38:21-40:38, teremos os seguintes subtítulos:

- A enumeração das coisas da Mishikan (Tabernáculo) (38:21);
- As vestes dos kochanym (sacerdotes) (39:2);
- Os utensílios da Mishikan (Tabernáculo) completados (39:32);
- YHWH manda Moisés levantar a Mishikan (Tabernáculo) (40:1);
- A Mishikan (Tabernáculo) foi levantada (40:1);
- A nuvem cobre a Mishikan (Tabernáculo) (40:34)

Porções contendo parte da Torah:
 
Neviym (Profetas) – Melechim Alef (I Reis) 7:51-8:21 
Brit (Escritos Netzarim) - Yochanan Mosheh (Marcos) 10:1-51


Parashah פְקוּדֵי‎  Pekudey
Enumera

Torah
Shemot (Êxodo)
38:1-40:38




PRIMEIRA

A enumeração das coisas da Mishikan (Tabernáculo)

38:21 Eis a prestação de contas do material empregado no Tabernáculo, a Tenda da Aliança, registrada por ordem de Moisés pelos levitas, sob direção de Itamar, filho de Arão, o sacerdote. 38:22 Bezalel, filho de Uri, neto de Ur, da tribo de Judá, fez tudo o que o SOBERANO tinha ordenado a Moisés.

23 Com ele estava Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, artesão e projetista, e também hábil em desenhar figuras por meio do bordado sobre linho fino, os quais sabia tecer com fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim.

24 O total do ouro empregado na obra, entre todos os trabalhos de arte do santuário, ouro este que provinha das muitas ofertas de todo o povo, foi o equivalente a uma tonelada, com base no peso padrão do santuário.

25 O peso da prata recebida dos que foram contados no recenseamento da comunidade foi superior a três toneladas e meia, igualmente com base no peso padrão do santuário: 26 seis gramas para cada um dos recenseados, quer dizer, para seiscentos e três mil, quinhentos e cinquenta homens de vinte anos de idade para cima. 27 As três toneladas e meia de prata foram usadas para fundir as bases do santuário e do véu: cem bases feitas das três toneladas e meia, trinta e cinco quilos usados em cada base. 28 Vinte quilos e trezentos gramas foram utilizados para fazer os ganchos para os postes erguidos em forma de coluna, para revestir as partes superiores dessas colunas e fazer suas vergas. 29 O peso do bronze recebido como oferta movida pelo povo foi de duas toneladas e meia.
30 Com esse bronze fez as bases da entrada da Tenda do Encontro, o altar de bronze, sua grelha e todos os acessórios do altar,31 as bases do átrio ao redor, as bases da porta do átrio e todos os pregos e estacas utilizados no Tabernáculo e em toda a área do átrio.39:1 Com fios de lã azul-celeste, púrpura-violeta e carmesim fizeram as vestimentas sacerdotais litúrgicas para ministrar no Lugar Kadosh. Do mesmo modo fizeram as roupas sagradas de Arão, exatamente como YHWH tinha orientado Moisés.

SEGUNDA

As vestes dos kochanym (sacerdotes)

39:2 Fizeram o colete sacerdotal de linho fino trançado e de fios de ouro e de fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim. 39:3 E bateram o ouro em finas placas das quais cortaram filetes de ouro a fim de serem bordados sobre o linho fino juntamente com os fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim, num notável trabalho artístico. 4 Tinha o colete sacerdotal suas ombreiras que se juntavam às suas extremidades, e assim se uniam. 5 O cinto que estava em cima, para apertá-lo, formava uma só peça com ele e era confeccionado com o mesmo material: fios de ouro, linho fino retorcido, fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim, exatamente como o SOBERANO havia orientado Moisés.

6 Prepararam as pedras de ônix, fixadas com arte em filigranas de ouro, e nelas gravaram os nomes dos filhos de Israel, como um lapidador grava um selo. 7 Então as costuraram nas ombreiras do efod, estola ou colete sacerdotal, como pedras memoriais para os filhos de Israel, tudo em conformidade com as ordens que o SOBERANO deu a Moisés. 8 Fizeram o peitoral, trabalho artístico trançado, da mesma feitura do colete sacerdotal: fios de ouro, linho fino retorcido, fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim. 9 Era quadrado, e o fizeram dobrado em dois, com um palmo de comprimento e de largura.10 Colocaram nele engastes de pedras preciosas dispostas em quatro filas. Na primeira fila havia um rubi, um topázio e um berilo;

11 na segunda fila, uma turquesa, uma safira e um diamante; 12 na terceira fila, um jacinto, uma ágata e uma ametista; 13 na quarta fila, um crisólito, um ônix e um jaspe. Estavam todas engastadas, bem fixadas em filigranas de ouro. 14 Havia doze pedras, uma pedra representando cada nome dos filhos e clãs de Israel, cada uma gravada como um lapidador grava um selo, com o nome de uma das doze tribos. 15 Fizeram sobre o peitoral correntes trançadas como um cordão de ouro puro. 16 Fizeram também dois engastes de ouro e duas argolas de ouro, e fixaram ambas as argolas nas duas extremidades do peitoral. 17 Passaram os dois cordões de ouro pelas argolas dos extremos do peitoral. 18 Fixaram as duas pontas dos cordões nos engastes, e os prenderam nas duas ombreiras do efod, o colete sacerdotal, em sua parte dianteira.

19 Fizeram duas argolas de ouro que puseram nas duas pontas do peitoral, na sua orla que atravessava o colete sacerdotal por sua parte inferior. 20 Fizeram também outras duas argolas de ouro, que fixaram nas duas ombreiras do colete sacerdotal em sua parte inferior dianteira, perto da juntura, logo acima do cinturão do colete sacerdotal. 21 Juntaram bem as argolas do peitoral às argolas do colete ou estola sacerdotal, com um cordão azul celeste, ligando-o ao cinturão, para que o peitoral não se separasse do colete sacerdotal, tudo em conformidade com o que o SOBERANO havia orientado a Moisés.

TERCEIRA

22 Fizeram o manto do colete sacerdotal inteiramente de fios de lã azul-celeste, obra de arte de tecelão, 23 com uma abertura central. Em volta dessa abertura havia uma dobra tecida, como uma gola, para que não se rasgasse.

24 Fizeram, em toda a barra do manto, aplicações em forma de romãs de linho fino trançado e de fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim.
25 Também fizeram pequenos sinos de ouro puro, atando-os em torno da borda do manto. 26 Os sinos e as romãs se alternavam por toda a borda do manto. Tudo feito para ser usado ao se ministrar, como o SOBERANO havia orientado Moisés. 27 Fizeram também, para Arão e seus filhos, as túnicas tecidas de linho fino; 28 o turbante de linho fino, os barretes de linho fino, os calções de linho retorcido 29 e o cinturão de linho fino retorcido de fios de lã azul-celeste, púrpura-escarlate e carmesim, obra de arte de bordador, como o SOBERANO havia ordenado a Moisés.

30 Depois confeccionaram a flor de ouro puro, sinal da sagrada consagração  e nela gravaram, como num selo real, a inscrição: ´Consagrado ao SOBERANO`.

31 Em seguida usaram um cordão de lã azul celeste para prendê-lo na parte de cima do turbante, exatamente como o SOBERANO havia orientado Moisés.

Os utensílios da Mishikan (Tabernáculo) completados

32 Assim foi concluída toda a obra do Tabernáculo, a Tenda da Presença de Elohim. Os filhos de Israel fizeram tudo de acordo com o que o SOBERANO havia orientado Moisés.

QUARTA

33 Então trouxeram o Tabernáculo à presença de Moisés; a tenda e todos os seus acessórios sagrados, os ganchos, as molduras, os travessões, os postes que se constituíram em colunas, as bases, 34 a cobertura de pele de carneiro tingida de vermelho, a cobertura de couro e o véu protetor, 35 a Arca da Aliança com seus varais e sua tampa, o propiciatório; 36 a mesa com todos os seus utensílios, os pães da Presença de Elohim, 37 o candelabro de ouro puro com sua fileira de lâmpadas e todos os seus acessórios, e o óleo kadosh da iluminação, 38 o altar de ouro, o bálsamo da unção, o incenso de perfume exclusivo e a cortina de entrada para a tenda, 39 o altar de bronze com sua grelha, suas varas para transporte e todos os seus utensílios sagrados, a bacia e sua base,

40 as cortinas externas e a cortina para a entrada do átrio, as cordas e estacas da tenda do átrio, todos os acessórios sagrados para uso no Tabernáculo, a Tenda do Encontro, 41 e as vestimentas litúrgicas para oficiar as cerimônias sagradas no Lugar Kadosh, tanto as vestes santas para Arão, o sacerdote, como as roupas de seus filhos, para quando servissem como sacerdotes.42 Os filhos de Israel realizaram toda a obra conforme o SOBERANO havia ordenado a Moisés. 43 Moisés inspecionou todo o trabalho e constatou que tinham feito tudo de conformidade com o que o SOBERANO tinha orientado. Então Moisés os abençoou.

QUINTA

YHWH manda Moisés levantar a Mishikan (Tabernáculo)

40:1 Então falou YHWH a Moisés, orientando: 2 ´No primeiro dia do primeiro mês, levantarás a Habitação do SOBERANO, a Tenda do Encontro. 3 Colocarás nela a Arca da Aliança, do Testemunho, e a protegerás com o véu, a cortina sagrada à frente da Arca. 4 Trarás a mesa e arrumarás sobre ela todos os seus devidos elementos. Trarás também o candelabro e nele instalarás suas lâmpadas. 5 Prepararás o altar de ouro para o incenso diante da Arca da Aliança e colocarás o véu, a grande cortina, à entrada do Tabernáculo. 6 Colocarás o altar dos holocaustos diante da entrada do Tabernáculo, da Tenda do Encontro. 7 Porás a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar, e nela colocarás água. 8 Estabelecerás o átrio, o grande pátio ao redor, e levantarás o véu na porta do átrio.

40:9 Tomarás do bálsamo da unção e ungirás o Tabernáculo e tudo o que está dentro dele; tu o consagrarás com todos os seus utensílios sagrados, e ele será santíssimo! 10 Ungirás o altar dos holocaustos com todos os seus acessórios, consagrarás o altar, e o altar será igualmente santíssimo. 11 Ungirás a bacia e sua base e as consagrarás. 12 Depois convocarás Arão e seus filhos para se aproximarem da entrada da Tenda do Encontro; tu os lavarás com água 13 e vestirás Arão com as vestimentas sagradas; tu o ungirás e o consagrarás para que possa servir plenamente como sacerdote. 14 A seus filhos, tu os convocarás a fim de que se aproximem e os vestirás com as túnicas santas.15 Tu os ungirás, como ungiste o pai deles, para que também possam exercer plenamente o ministério do serviço sacerdotal. Isso se fará para que a unção deles lhes confira um sacerdócio perene, geração após geração!`

A Mishikan (Tabernáculo) foi levantada.

40:16 Moisés realizou tudo em conformidade com o que o SOBERANO lhe havia ordenado.

SEXTA

17 Assim, o Tabernáculo foi levantado no primeiro dia do primeiro mês do ano dois da saída do Egito. 18 Moisés armou o Tabernáculo, colocou as bases em seus lugares, armou as molduras, colocou as vigas e levantou as colunas.19 Em seguida, estendeu a tenda sobre o Tabernáculo e colocou a cobertura especial sobre ela, exatamente como o SOBERANO havia orientado. 20 Tomou as Tábuas de pedra com os Mandamentos gravados e depositou-as na Arca da Aliança, instalou nela os varais para transporte, e colocou sobre ela a tampa, o propiciatório.21 Depois transportou a Arca para dentro do Tabernáculo e pendurou a cortina do véu a fim de proteger o acesso à Arca da Aliança. Tudo em conformidade com a vontade expressa do SOBERANO.22 Moisés colocou a mesa na Tenda do Encontro, no lado norte do Tabernáculo, do lado de fora da cortina do véu,23 e sobre ela dispôs, em ordem, os pães da Presença, diante do SOBERANO, como o SOBERANO havia orientado.

24 Colocou o candelabro na Tenda do Encontro, em frente da mesa, no lado sul do Tabernáculo, 25 e dispôs as lâmpadas diante do SOBERANO, como o SOBERANO havia ordenado. 26 Moisés também colocou o altar de ouro na Tenda do Encontro, diante da cortina do véu, 27 e em cima dele queimou o incenso de perfume exclusivo, tudo conforme o SOBERANO tinha orientado Moisés.

SÉTIMA

28 Depois instalou a cortina do véu na entrada do Tabernáculo.29 Montou o altar dos holocaustos na entrada do Tabernáculo, da Tenda do Encontro, e sobre ele ofereceu holocaustos e ofertas de cereal, tudo segundo o SOBERANO havia determinado.

30 Colocou a bacia entre a Tenda do Encontro e o altar, e encheu-a de água; 31 Moisés, Arão e os filhos deste usavam-na para lavar as mãos e os pés. 32 Todas as vezes que entravam na Tenda do Encontro e se aproximavam do altar sagrado, eles se lavavam, exatamente como o SOBERANO ordenara a Moisés. 33 Finalmente, Moisés construiu o átrio, o grande pátio, ao redor do Tabernáculo, e colocou a cortina do véu à entrada desse átrio. E, assim, Moisés concluiu toda a obra.

A nuvem cobre a Mishikan (Tabernáculo)

40:34 Então a nuvem cobriu a Tenda do Encontro, e a Glória de YHWH encheu todas as dependências do Tabernáculo. 35 Moisés nem conseguia entrar na Tenda do Encontro, porquanto a nuvem pairava sobre ela, e a Glória do SOBERANO enchia plenamente o Tabernáculo.36 Todas as vezes que a nuvem se erguia sobre o Tabernáculo, os filhos de Israel entendiam que era o momento de seguir viagem;


 


MAFTIR

40:37 contudo, se a nuvem não se levantava, da mesma maneira eles não se punham em marcha até que a nuvem se erguesse.

40:38 Pois, de dia, a nuvem de YHWH ficava sobre o Tabernáculo e, de noite, podia-se observar fogo dentro dela, e isso à vista de toda a nação de Israel, durante todas as etapas de sua peregrinação. 



HAZAK HAZAK VENIT' CHAZEK 
Seja forte, seja forte, e sejamos fortalecidos !


Parashah פְקוּדֵי‎ Pekudey
Enumera
  
Nevyim
Melechim Alef (I Reis)
7:51-8:21


As dádivas de Davi colocadas no Templo

7:51 Deste modo concluiu-se toda a obra que o rei Salomão realizou para o Templo de YHWH, o SOBERANO. Então, Salomão mandou trazer tudo quanto seu pai Davi havia consagrado ao SOBERANO e depositou junto com os demais tesouros da Casa de YHWH, o Eterno: a prata, o ouro e os utensílios.

Salomão traz para o tempo a arca

8:1 Então o rei Salomão reuniu em Jerusalém os anciãos, líderes, autoridades de Israel, e todos os chefes das famílias israelitas, para transportarem de Sião, a Cidade de Davi, a Arca da Aliança de YHWH.

8:2 Todos os homens de Israel congregaram-se junto ao rei Salomão, no mês de Etanim, que é o sétimo mês do ano, durante a festa desta época.

8:3 Quando todos os líderes de Israel chegaram os sacerdotes tomaram a Arca de YHWH

8:4 e a Tenda do Encontro com todos os seus utensílios sagrados, que nela ficavam, e a levaram. Coube aos sacerdotes e levitas o transporte de todos os objetos sagrados.

8:5 O rei Salomão e toda a comunidade israelita, que se havia congregado a ele diante da Arca, sacrificaram tantas ovelhas e tantos bois que nem conseguiram contar.

8:6 Os sacerdotes transportaram a Arca da Aliança de YHWH para o Debir, seu espaço reservado no Kadosh dos Kadoshs do Templo, e a depositaram debaixo das grandes asas dos querubins.

8:7 De fato, as estátuas dos querubins tinham suas asas abertas sobre o Lugar da Arca e cobriam a Arca e as varas utilizadas para o traslado.

8:8 Esses varais eram tão longos que as suas pontas, que se estendiam para fora da Arca, podiam ser observadas do Debir, a frente do Kadosh dos Kadoshs mas não se conseguia avistá-las de qualquer outra parte.

8:9 Dentro da Arca estavam exclusivamente as duas Tábuas de Pedra que Moisés, quando estava no monte Horebe, tinha depositado na Arca. No dia em que YHWH estabeleceu uma aliança com os israelitas depois de haverem sido libertos e partido do Egito.

8:10 Ora, assim que os sacerdotes se retiraram do Kadosh dos Kadoshs, a Nuvem encheu o Templo de YHWH, 1

8:11 de modo que os próprios sacerdotes não puderam continuar o seu serviço ritual, pois a Glória do SOBERANO tomou por completo o Templo de YHWH!

Salomão fala ao povo


8:12 Então exclamou Salomão: ´YHWH disse que habitaria numa nuvem escura.

8:13 Contudo, eu desejei construir para ti um templo magnífico, uma Casa para nela habitares para sempre!`

8:14 Em seguida o rei se voltou e abençoou toda a assembleia de Israel e toda a multidão se mantinha de pé.

8:15 E ele declarou: ´Bendito seja YHWH, o SOBERANO, o Elohim de Israel, que realizou por sua mão o que, com sua boca, prometera a meu pai Davi, afirmando:

8:16 ´Desde o dia em que fiz sair meu povo Israel do Egito não escolhi uma cidade, dentre todas as tribos de Israel, para nela se construir uma casa onde estaria meu Nome, mas escolhi Davi para comandar Israel meu povo!`

8:17 Meu pai Davi teve em seu coração o propósito de construir uma Casa para YHWH, o Nome do SOBERANO, Elohim de Israel,

8:18 entretanto, o SOBERANO revelou a meu pai Davi: ´Planejaste edificar uma Casa em homenagem ao meu Nome e fizeste bem.

8:19 Todavia, não serás tu quem edificará este Templo, e sim teu filho, saído de tuas entranhas, é que construirá a Casa para o meu Nome!`

8:20 E YHWH fez com que a sua palavra se tornasse realidade: sucedi a meu pai Davi e tomei posse do trono de Israel como prometera o SOBERANO, edifiquei a Casa para o Nome de YHWH, Elohim de Israel,

8:21 e nela preparei um Lugar para a Arca, na qual se encontra depositada a Aliança que YHWH firmou com nossos antepassados na época em que os fez sair da terra do Egito!`




Parashah פְקוּדֵי‎ Pekudey
Enumera

Brit Chadashah
 Yochanan Mosheh (Marcos) 10:1-51


Yeshua atravessa o Jordão

10:1 Partindo dali, foi Yeshua para a região da Judéia e para o outro lado do Jordão. E, outra vez, grande multidão chegou-se a Ele e, como era seu costume, passou a ensinar as pessoas ali reunidas.

A questão do divórcio

10:2 Alguns fariseus se aproximaram de Yeshua e, para colocá-lo à prova questionaram: ´É permitido ao homem separar-se de sua esposa?`

10:3 Inquiriu-lhes Yeshua: ´O que lhes ordenou Moisés?`

10:4 E eles replicaram: ´Moisés permitiu que o homem desse à sua mulher uma certidão de divórcio e a mandasse embora`.

10:5 Esclareceu-lhes Yeshua: ´Moisés vos deixou escrita essa lei por causa da dureza dos vossos corações!`.

10:6 Entretanto, no princípio da criação Elohim ´os fez homem e mulher`.

10:7 ´Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua esposa,

10:8 e os dois se tornarão uma só carne`. Dessa forma, eles já não são dois, mas sim uma só carne.

10:9 Portanto, o que Elohim uniu, não o separe o ser humano!`.

10:10 Mais tarde, quando estavam em casa, uma vez mais os discípulos indagaram Yeshua sobre o mesmo assunto.

10:11 Então Ele lhes explicou: ´Todo homem que se separar de sua esposa e se unir a outra mulher, estará cometendo adultério contra a sua esposa.

10:12 Da mesma maneira, se uma mulher se divorciar de seu marido e se casar com outro homem, estará igualmente caindo em adultério`.

Yeshua abençoa as crianças

10:13 E aconteceu que as pessoas traziam crianças para que Yeshua lhes impusesse a mão, mas os discípulos repreendiam o povo.

10:14 Todavia, quando Yeshua notou o que se passava, ficou indignado e lhes advertiu: ´Deixai vir a mim os pequeninos. Não os impeçais, pois deles é o Reino de Elohim.

10:15 Com toda a certeza vos asseguro: aquele que não receber o Reino de Elohim como uma criança, jamais terá acesso a ele`.

10:16 Em seguida, abraçou as crianças, impôs-lhes as mãos e as abençoou.

O jovem rico


10:17 E, colocando-se Yeshua a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, indagou-lhe: ´Bom Mestre! O que devo fazer para herdar a vida eterna?`

10:18 Replicou-lhe Yeshua: ´Por que me chamas bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Elohim!

10:19 Tu conheces os mandamentos: ´Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não enganarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe``.

10:20 Ao que o homem declarou: ´Mestre, tudo isso tenho obedecido desde minha adolescência`.

10:21 Então Yeshua o olhou com compaixão e lhe revelou: ´Contudo, te falta algo mais importante. Vai, vende tudo o que tens, entrega-o aos pobres e receberás um tesouro no céu; então, vem e segue-me!`.

10:22 Diante disso, o homem abateu-se profundamente e retirou-se entristecido, pois possuía muitos bens.

O Perígo das riquezas e a salvação impossível ao homem mas possível para YHWH.

10:23 Então, Yeshua, observando ao redor, declarou aos seus discípulos: ´Quão difícil é para aqueles que possuem muitos bens ingressar no Reino de Elohim!`.

10:24 Os discípulos ficaram perplexos diante de tais palavras; no entanto, Yeshua insistiu em lhes afirmar: ´Filhos, entrar no Reino de Elohim é, de fato, muito difícil!

10:25 É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Elohim`.

10:26 Os discípulos ficaram muito assustados e comentavam uns com os outros: ´Sendo assim, quem conseguirá se salvar?`

10:27 E Yeshua, fixando neles o olhar lhes revelou: ´Para o homem isso é impossível; todavia, não para o YHWH. Pois para Elohim tudo é possível!`.

10:28 Então Pedro começou a declarar para Yeshua: ´Eis que nós tudo abandonamos para te seguir`.

10:29 Garantiu-lhes Yeshua: ´Com toda a certeza vos asseguro que ninguém há que tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou bens, por causa de mim e da Besorah (boas novas),

10:30 que não receba, já no presente, cem vezes mais, em casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e propriedades, e com eles perseguições; mas no mundo futuro, a vida eterna.

10:31 Todavia, muitos primeiros serão últimos; e muitos últimos serão primeiros`.

Novamente Yeshua prevê sua morte

10:32 E sucedeu que estavam no caminho, subindo para Jerusalém. Yeshua à frente os conduzia. Os discípulos estavam admirados, enquanto os demais seguidores sentiam medo. Uma vez mais Ele reuniu à parte os Doze e compartilhou o que lhe aconteceria:

10:33 ´Eis que subimos para Jerusalém, e o filho do Homem será entregue nas mãos dos chefes dos sacerdotes e dos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios,

10:34 que zombarão dele, lhe cuspirão, torturarão e finalmente o matarão. Contudo, após três dias Ele ressucitará`.

O Pedido de Tiago e João

10:35 Foi então que Tiago e João, filhos de Zebedeu, chegaram mais perto dele e lhe solicitaram: ´Mestre, desejamos que nos concedas o que vamos te pedir`.

10:36 E lhes indagou Yeshua: ´Que quereis que Eu vos faça?`

10:37 Ao que rogaram: ´Permite-nos que, na tua tifereth (glória), nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda`.

10:38 Ponderou-lhes Yeshua: ´Não sabeis o que estais pedindo. Podeis vós beber do cálice que Eu vou beber e ser batizados com o batismo com que estou sendo batizado?`

10:39 ´Podemos!`. Replicaram eles. Então Yeshua lhes revelou: ´Sim, bebereis o cálice que Eu bebo e, de fato, recebereis o batismo com que Eu sou batizado;

10:40 todavia, o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não cabe a mim conceder. Esses lugares pertencem àqueles para quem foram preparados`.

10:41 Assim que os outros dez ouviram esse assunto, ficaram indignados contra Tiago e João.

10:42 Yeshua, por sua vez, os convocou e orientou: ´Sabeis que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.

10:43 Contudo, não é assim que ocorre entre vós. Ao contrário, quem desejar tornar-se importante entre vós deverá ser servo;

10:44 e quem ambicionar ser o primeiro entre vós que se disponha a ser o escravo de todos.

10:45 Porquanto, nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos`.

A cura do cego de Jericó

10:46 Chegaram pois a Jericó. Quando Yeshua e seus discípulos, e mais uma grande multidão, estavam deixando a cidade, o filho de Timeu, chamado Bartimeu, que era cego, estava assentado à beira do caminho, pedindo esmolas.

10:47 Assim que ouviu que era Yeshua de Nazaré, começou a gritar: ´Yeshua! Filho de Davi, tem misericórdia de mim!`.

10:48 Muitos o advertiam severamente para que se calasse, contudo ele gritava ainda mais: ´Filho de Davi! Tem compaixão de mim!`.

10:49 Foi então que Yeshua parou e pediu: ´Chamai-o!` E assim foram chamar o cego: ´Ânimo, homem! Levanta-te, Ele te chama`.

10:50 Jogando sua capa para o lado, de um só salto colocou-se em pé e foi ao encontro de Yeshua.

10:51 Indagou-lhe Yeshua: ´Que queres que Eu te faça?` Rogou-lhe o cego: ´Raboni, que eu volte a enxergar!`.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos

1º)  Faça um texto destacando nesta parashah os  pontos mais importantes.
 


Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)