Parashah תְּצַוֶּה 
Tetsavê(Ordena)


Tetsavê é a 20ª porção semanal da Torá no ciclo anual de leitura da Torá judaica e oitavo no livro de Shemot(Nomes[Êxodo]).
Na porção da torah Tetsavê em Shemot (Exodo) 27:20-30:10, veremos os seguintes temas:

- O azeite para o candelabro (27:20)
- As vestimentas dos sacerdotes (28:1)
- O Efod, o Colete (28:6)
- O peitoral (28:15)
- O manto (28:31)
- O sinal da consagração (28:36)
- Vestimentas dos sacerdotes (28:40)
- Consagração de Aharon e de seus filhos. Preparação (29:1)
- Purificação, investidura e unção (29:4)
- Oferendas (29:10)
- A investidura dos sacerdotes (29:22)
- Refeição sagrada (29:31)
- A consagração do altar dos holocaustos (29:36)
- Holocausto cotidiano (29:38)
- O altar dos perfumes (30:1)

Porções contendo parte da Torah
 Profetas – Yechezkel (Ezequiel) 43:10-27 
Escritos Netzarim - Yochanan Moshwh (Marcos) 5:1-6:56 


Parashah תְּצַוֶּה - Tetsavê
Ordena

Torah
Shemot (Êxodo)
27:20-30:10




PRIMEIRA


O azeite para o candelabro

27:20
Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de olivas amassadas, para Menorah (candelabro), para que haja lâmpadas continuamente acesas no recinto.21 Aharon e seus filhos manterão essas lâmpadas acesas na Tenda do Encontro, fora do véu que está diante das Tábuas da Aliança, para que queimem desde a tarde até a manhã perante YHWH. É um decreto perpétuo para as gerações dos filhos de Israel.

As vestimentas dos sacerdotes
28:1 Farás aproximarem-se de ti, dentre os filhos de Israel, Aharon, teu irmão, e seus filhos com ele, para que sejam Kochanim (sacerdotes): Aharon, Nadabe e Abiú, Eleazar e Itamar, para que sirvam como sacerdotes.2, Farás para Aharon, teu irmão, vestimentas sagradas que lhe exaltem a dignidade e honra. 3 Dirás a todas as pessoas talentosas e hábeis, a quem abençoei com sabedoria e capacidade, que confecionem essas vestes para Aharon, a fim de consagrá-lo ao exercício do meu sacerdócio.4 Eis as vestimentas que farão: um peitoral, um colete sacerdotal, um manto, uma túnica bordada, um turbante e um cinturão. Farão vestes sagradas para teu irmão Aharon e para seus filhos, a fim de que exerçam o meu sacerdócio. 5 empregarão fios de ouro sobre linho fino e fios de tecidos azul celeste, púrpura escarlate e carmesim.

O Efod (Colete)
6 Farão o colete sacerdotal bordado artisticamente com fios de ouro sobre linho fino trançado, e fios de tecido azul celeste, púrpura escarlate e carmesim. 7 Duas ombreiras nele serão fixadas; ele aí será atado por suas extremidades. 8 O cinturão e o colete que por ele é preso serão confeccionados da mesma peça. O cinturão igualmente será feito de linho fino trançado, de fios de ouro e de fios de tecidos azul celeste, púrpura escarlate e carmesim. 9 Tomarás duas pedras de ônix e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel: 10, seis nomes em uma e os outros seis na outra, por ordem de nascimento. 11 Como faz quem trabalha em lapidação, para a incisão de um selo, gravarás nas duas pedras os nomes dos filhos de Israel. Em seguida, as prendarás com filigranas de ouro,12 costurando-as nas ombreiras do colete sacerdotal, como pedras memoriais para os filhos de Israel. Desse modo, Aharon conduzirá os nomes à presença de YHWH, para memória.

SEGUNDA
13 Farás também engastes de ouro 14 e duas correntes de ouro puro, trançadas como um cordão, e fixarás as correntes assim trançadas nos engastes.

O peitoral

15 Farás o peitoral do julgamento; tu o farás artisticamente bordado como o colete sacerdotal: de linho fino trançado, de fios de ouro e de fios de tecidos azul celeste, púrpura escarlate e carmesim. 16 Terá formato quadrado, com um palmo de comprimento e um palmo de largura, e dobrado em dois. 17 Colocarás nele engastes de pedras preciosas dispostas em quatro fileiras. Na primeira fila haverá um rubi, um topázio e um berilo; 18 na segunda, uma turquesa, uma safira e um diamante; 19 na terceira, um jacinto, uma ágata e uma ametista; 20 na quarta, um crisólito, um ônix e um jaspe; elas serão guarnecidas de ouro puro em seus engastes. 21 As pedras corresponderão aos nomes dos filhos de Israel: doze, como seus nomes; as pedras estarão gravadas com os selos, cada uma com seu nome, segundo as doze tribos. 22 Farás para o peitoral correntes trançadas com um cordão, de ouro puro, 23 e farás para o peitoral duas argolas de ouro, e as porás nas extremidades do peitoral. 24 Passarás as duas correntes de ouro pelas duas argolas, nas extremidades do peitoral.25 Fixarás as duas pontas das correntes nos dois engastes, e as porás nas ombreiras do colete sacerdotal, na sua parte dianteira. 26 Farás duas argolas de ouro e as porás nas duas pontas do peitoral, na sua orla interior, junto ao colete sacerdotal. 27 Farás igualmente duas argolas de ouro, e as porás nas duas ombreiras do colete sacerdotal, na sua parte inferior dianteira, perto de sua juntura sobre o cinturão do colete sacerdotal. 28 O peitoral será preso, através de suas argolas, às argolas do colete sacerdotal, com um cordão azul celeste, ligando o peitoral ao cinturão, para que não se separe do colete sacerdotal. 29 Toda vez que Aharon entrar no Kadosh HaKedoshim (Separado dos separados) , levará os nomes dos filhos de Israel sobre seu coração, no peitoral do julgamento, como memorial permanente diante de YHWH.

30 Porás também no peitoral do juízo os Urim e os Tumim, para que estejam sempre sobre o coração de Aharon ao entrar na presença de YHWH, o Eterno, a fim de que tome sábias decisões para Israel.

TERCEIRA 
O manto
31 Farás o manto do colete sacerdotal inteiramente de fios de tecido azul celeste, 32 com uma abertura para a cabeça, no centro. Em torno dessa abertura haverá uma dobra tecida como uma gola, para que não se rasgue. 33 Ao redor da orla inferior do manto bordarás romãs com fios de tecidos azul celeste, púrpura escarlate e carmesim, intercaladas com pequenos sinos de ouro. 34 Haverá, pois, em toda a orla do manto um sino e uma romã, em seguida, outro sino e outra romã.35 Aharon deverá vestir esse manto sempre que estiver ministrando. O som dos sinos será ouvido quando ele entrar no Lugar Kadosh na presença de YHWH, e quando sair; e dessa maneira não perecerá!

O sinal da consagração
36 Executarás também uma flor em ouro puro, na qual gravarás como se gravam os selos: ‘Consagrado a YHWH’.37 Ela será atada na parte dianteira do turbante, com uma fita azul celeste.38 Ela estará sobre a fronte de Aharon, e Aharon carregará a iniquidade e a culpa de algum possível pecado que os israelitas tenham cometido em relação aos procedimentos sagrados, ao fazerem todas as suas ofertas. Esse sinal estará continuamente colocado à testa de Arão, a fim de que as ofertas sejam plenamente aceitas pelo Eterno.
39 Tecerás uma túnica e um turbante com linho fino. O cinturão será confeccionado com trabalho de arte de bordador.

Vestimentas dos sacerdotes
40 Para os filhos de Aharon farás túnicas e cinturões. Tu lhes farás também mitras, a fim de lhes exaltar a honra e a dignidade.41 E assim vestirás a teu irmão Aharon, bem como a seus filhos. Depois os ungirás, darás a eles investidura e os consagrarás para que me sirvam como sacerdotes. 42 Faze-lhes também calções de linho que vão da cintura até a coxa, para cobrirem sua nudez. 43 Aharon e seus filhos terão de vesti-los todas as vezes que entrarem na Tenda do Encontro ou nos momentos em que se aproximarem do altar a fim de ministrar no Santuário, para que não incorram em culpa e sejam mortos. Isso será um decreto sagrado e perpétuo para Aharon e para toda a sua posteridade depois dele.

QUARTA
Consagração de Aharon e de seus filhos. Preparação
29:1
Então YHWH disse a Mosheh: “Isto é o que farás, para os consagrar, a fim de que oficiem como sacerdotes: tomarás um novilho, e dois cordeiros sem defeito. 2 Com a melhor farinha de trigo, sem fermento, farás pães e bolos amassados com azeite puro, e pães finos, untados com azeite. 3 Tu os colocarás num cesto e nos cestos os trarás; trarás também o novilho e os cordeiros.

Purificação, investidura e unção
4 Então, farás que Aharon e seus filhos se acheguem à porta da Tenda do Encontro, onde se reúne a congregação, e mandarás que eles se banhem com água.5 Tomarás as roupas apropriadas e farás vestir a Aharon a túnica e o peitoral. Prenderás o colete sacerdotal sobre ele com o cinturão. 6 Tu porás em sua cabeça, o turbante, e sobre o turbante, o sinal da santa consagração. 7 Tomarás do óleo da unção e, derramando-o sobre sua cabeça, o ungirás. 8 Dessa mesma maneira farás aproximarem-se seus filhos e os vestirás devidamente com suas respectivas túnicas, 9 e os cingirás com os cinturões e colocarás sua mitra sobre a cabeça. O sacerdócio lhes pertence como ordenança perene. Assim farás à consagração de Aharon e de seus filhos.

Oferendas

10 Farás o novilho chegar diante da Tenda do Encontro, e Aharon e seus filhos porão a mão sobre a cabeça do novilho. 11, Imolarás o novilho diante de YHWH, na entrada da Tenda do Encontro.12 Tomarás parte do sangue do novilho e com o dedo o porás sobre os chifres do altar, derramando o restante do sangue ao pé do altar. 13 Depois retirarás toda a gordura que cobre as vísceras, o lóbulo do fígado e os dois rins com a gordura que os envolve, e os queimarás sobre o altar. 14 Contudo, queimarás a carne, o couro e o excremento do novilho fora do acampamento; porquanto se constitui em oferta pelo pecado.

15 Separa um dos cordeiros sobre cuja cabeça Aharon e seus filhos terão de colocar as mãos. 16 Imolarás o cordeiro, recolherás seu sangue e o lançarás sobre o altar e em todo o seu redor. 17 Então cortarás o cordeiro em pedaços e, lavadas suas vísceras e pernas, tu as colocarás ao lado da cabeça do animal e de suas demais partes. 18 Depois queimarás o cordeiro inteiro sobre o altar; isso é o holocausto dedicado a YHWH; é oferta de aroma agradável, consagrada a YHWH, preparada no fogo.

QUINTA 
19 Tomarás depois o segundo cordeiro, e Aharon com seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele. 20 Tu sacrificarás esse cordeiro, recolherás um pouco do sangue e o porás sobre a ponta da orelha direita de Aharon e sobre a ponta da orelha direita de cada um dos seus filhos, sobre o polegar das suas mãos direitas, como também sobre o polegar dos seus pés direitos; o restante do sangue, tu o lançarás sobre o altar, todo ao redor. 21 Pegarás então do sangue que está sobre o altar, e do óleo da unção, e farás aspersão com eles sobre Aharon e suas vestimentas, e sobre seus filhos e as vestimentas dos seus filhos; assim eles serão consagrados; eles e suas vestes, assim como seus filhos e todas as suas vestes.

A investidura dos sacerdotes
22 Depois retirarás desse cordeiro a gordura, a parte gorda da cauda, a gordura que cobre as vísceras, o lóbulo do fígado, os dois rins e a gordura que os envolve, e a coxa direita. Esse é, portanto, o cordeiro da oferta de ordenação.23 Tomarás, também, da cesta de pães ázimos, um pão, um bolo assado, feito com azeite, e um pão fino. 24 Porás tudo isso nas palmas das mãos de Aharon e dos seus filhos, e farás o gesto ritual de apresentação de oferta especial diante de YHWH. 25 Em seguida os retomarás de suas mãos e queimarás os pães no altar, com o holocausto de aroma agradável, perante YHWH. Essa é uma oferta queimada e dedicada a YHWH.

26 Tomarás o peito do cordeiro para a ordenação de Aharon e o moverás conforme o gesto ritual de apresentação diante do YHWH. E essa será a tua porção.27 Consagrarás o peito que foi apresentado, e a coxa da porção que foi tirada, o que se tirou do cordeiro da ordenação que é de Aharon e de seus filhos.28 Essas partes sempre serão dadas pelos israelitas a Aharon e a seus filhos. É contribuição obrigatória que lhes farão, das suas oferendas de comunhão a YHWH.

29 As vestimentas sagradas de Aharon passarão, depois dele, para seus descendentes, a fim de que as vistam quando forem ungidos e consagrados.30, Aquele dentre os filhos de Aharon que for sacerdote depois dele e que entrar na Tenda do Encontro para ministrar no Lugar Kadosh terá de usá-las durante sete dias.

Refeição sagrada
31 Tomarás depois o cordeiro da ordenação e farás cozinhar sua carne em um lugar separado. 32 Aharon e seus filhos comerão da carne do cordeiro e do pão que está no cesto, à entrada da Tenda do Encontro. 33 Comerão do que serviu para fazer a expiação por eles, quando da sua ordenação e consagração; exclusivamente os sacerdotes poderão comer desse alimento, porquanto são separados. 34 Se restar carne do cordeiro da ordenação ou pão, até a manhã seguinte, queimarás todas as sobras; não se comerá, porque é oferta sagrada.35 Assim, pois, farás a Aharon e a seus filhos, conforme tudo o que te ordenei. Sete dias durará o rito da ordenação deles

A consagração do altar dos holocaustos

36 Cada dia oferecerás também um novilho em sacrifício pelo pecado, em expiação. Purificarás o próprio altar, fazendo propiciação por ele, e o ungirás, para consagrá-lo. 37 Durante sete dias farás propiciação pelo altar, consagrando-o. Então o altar será Kadosh HaKedoshim (Separado dos separados) perante YHWH.

SEXTA
 
Holocausto cotidiano
38 Eis o que sacrificarás regularmente sobre o altar: a cada dia dois cordeiros de um ano. 39 Oferecerás um de manhã e o outro ao entardecer. 40 Com o primeiro cordeiro oferecerás o equivalente a um jarro da melhor farinha, misturada com um litro de azeite de olivas batidas e um litro de vinho como oferta derramada. 41 Oferecerás o outro cordeiro ao pôr do sol com uma oferta de cereal e uma oferta derramada, como fizeste ao raiar do dia. 42 Esse será o holocausto perpétuo por todas as vossas gerações, à entrada da Tenda do Encontro, diante de YHWH. Nesse local Eu me encontrarei convosco e falarei convosco e falarei aos vossos corações. 43 Ali virei me encontrar com os filhos de Israel, e o lugar ficará separado por meu explendor. 44 Santificarei a Tenda do Encontro e o altar. Consagrarei também a Aharon e a seus filhos para que me sirvam como sacerdotes.

45 E habitarei entre todos os filhos de Israel e serei para eles Elohim. 46 E eles compreenderão que Eu Sou YHWH, o seu Elohim, que os tirei da terra do Mitzhayim(Egito), a fim de morar entre eles – Eu, o Eterno, seu Elohim!

SÉTIMO
O altar dos perfumes
30:1
Farás também um altar, para queimares nele incenso; de madeira de acácia o farás. 2 Será uma só peça quadrada, medindo quarenta e cinco centímetros de cada lado e noventa centímetros de altura; suas pontas terão prolongamentos, como chifres, formando um único móvel. 3 Cobrirás de ouro puro a parte superior, todos os lados e as pontas, e farás uma moldura de ouro ao seu redor. 4 Farás duas argolas de ouro de cada lado do altar, abaixo da moldura, a fim de que sustentem os varais utilizados para transportá-lo. 5 Usarás madeira de acácia na confecção desses varais e os revestirás de ouro. 6, Porás o altar defronte do véu que está diante da Arca da Aliança, perante o propiciatório, que é sua tampa e está sobre o Testemunho, onde me encontrarei contigo. 7 Aharon fará queimar incenso aromático sobre o altar todas as manhãs, assim que vier cuidar das lâmpadas .

MAFTIR

8, e também quando acendê-las ao cair da noite. Será um incenso perpétuo diante de YHWH, pelas vossas gerações. 9 Não oferecereis sobre esse altar nenhuma outra espécie de incenso, tampouco holocausto, oferta de cereal ou manjares, nem derramareis sobre ele ofertas de bebidas ou libações.

10 Uma vez por ano Aharon realizará sobre as pontas do altar em forma de chifres, o rito da expiação: com o sangue do sacrifício pelo pecado, no Dia do Perdão; anualmente, ele fará essa propiciação por si e pelas vossas gerações. Sendo assim, santíssimo é esse altar a YHWH ”




Parashah תְּצַוֶּה - Tetsavê
Ordena
  
Nevyim
Yechezkel (Ezequiel)
43:10-27


43:10 Homem mortal! Descreve, pois, a Beit(Casa), o Templo, para toda a nação de Israel, a fim de que se envergonhem dos seus erros e pecados. Que eles analisem bem o modelo da minha Beit! 11 E, se sentirem grande vergonha e arrependimento por tudo quanto têm praticado, mostra-lhes a planta desta Beit, a sua aparência, as suas entradas e saídas, e todas as suas formas; todas as suas dimensões e normas e todas as suas leis; escreve, pois, tudo isso à vista deles, para que não esqueçam dos detalhes de sua forma, sede fiéis à planta e segui as suas estipulações.12, Esta, pois, é a lei do Templo: toda a área ao redor, sobre o topo do monte, todo o seu contorno será Kadosh HaKedoshim (Separado dos separados). Esta, portanto, é a torah(Instrução / lei) da minha Beit.

13 Eis as medidas do Altar, em côvados longos de construção, isto é, equivalente a meio metro: sua calha, a parte inferior, terá meio metro de profundidade e meio metro de largura, com uma aba de um palmo em torno da beirada. E esta será a altura do Altar: 14 desde a calha, no fundo, desde o chão até a saliência inferior, será de um metro de altura e um metro de largura, e desde a saliência menor até a saliência maior, terá dois metros de altura e meio metro de largura.15 E a fornalha do Altar terá dois metros de altura, e se levantarão quatro pontas, da lareira do Altar para cima.16 E a fornalha ou lareira do Altar será quadrada, com seis metros de comprimento e seis metros de largura.17 A saliência superior também terá lados iguais, com sete metros de comprimento e sete metros de largura, com uma aba de vinte e cinco centímetros e uma calha de meio metro ao redor de toda a sua extensão; e os seus degraus darão para o Oriente, a Leste!” 18 Então Elohim me disse mais: “Filho do homem, assim diz YHWH, o Eterno e Soberano: Estas são as normas que devereis seguir no cerimonial do sacrifício dos holocaustos, as ofertas totalmente queimadas, e da aspersão do sangue sobre o Altar, quando ele for edificado: 9 Deverás dar um novilho como oferta aos sacerdotes levitas, da família de Tsadoc, Zadoque, que se aproximam para ministrar diante da minha pessoa. Palavra do YHWH. 20 Aplicarás um pouco de sangue nas quatro pontas do Altar, nos quatro cantos da saliência superior e ao redor de toda a aba, e assim estarás purificando o Altar e farás propiciação por ele. 21 Queimarás o novilho para a oferta pelo pecado no lugar determinado na área do Templo, fora dos limites do santuário.

22 E, no segundo dia, oferecerás um bode sem defeito para expiação do pecado; e purificarão o Altar, como o purificaram com o novilho.23 Quando acabares de purificá-lo, oferecerás um bezerro sem defeito e um carneiro do rebanho também sem mácula. 24 Tu os trarás diante de YHWH, o ELohim; os sacerdotes derramarão sal sobre eles e os oferecerão em holocausto ao Eterno. 25 Prepararás cada dia um bode como oferta pelo pecado, durante sete dias; eles também prepararão um bezerro e um carneiro do rebanho, todos sem imperfeições.26 Durante sete dias os sacerdotes farão expiação, isto é, propiciação pelo Altar e o purificarão, assim eles o consagrarão. 27 No final desses dias, a partir do oitavo dia, os sacerdotes apresentarão os holocaustos e os sacrifícios de paz e comunhão, isto é, as vossas ofertas pacíficas, sobre o Altar. Então Eu vos aceitarei, afirma o Eterno Elohim!” 




Parashah תְּצַוֶּה - Tetsavê
Ordena

Brit Chadashah
 Yochanan Mosheh(Marcos)
5:1-6:56


Yeshua cura um endemoniado na região dos gerasenos
5:1 E assim, atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos.
2 Logo que Yeshua desceu do barco, veio dos sepulcros, caminhando ao seu encontro, um homem possuído por um ruach imundo.
3 Esse homem vivia em meio aos sepulcros e não havia quem conseguisse dominá-lo, nem mesmo com correntes.
4 Muitas vezes já haviam acorrentado seus pés e mãos, mas ele arrebentava os grilhões e estraçalhava algemas e correntes. Ninguém tinha força para detê-lo.
5 E, noite e dia, sem repouso, perambulava por entre os sepulcros e pelas colinas, gritando e cortando-se com lascas de rocha.
6 Ao avistar Yeshua, ainda de longe, correu e atirou-se aos seus pés.
7 E clamou aos berros: ´Que queres de mim, Yeshua, Filho do Elohim Altíssimo? Suplico-te por Elohim que não me atormentes!`
8 Pois Yeshua já lhe havia ordenado: ´Sai deste homem, ruach imundo!`
9 Todavia, Yeshua o interrogou: ´Qual é o teu nome?` Respondeu ele: ´Meu nome é Legião, porque somos muitos`.
10 E implorava insistentemente para que Yeshua não os mandasse para fora daquela região.
11 Enquanto isso, perto dali, numa colina vizinha, uma grande manada de porcos estava pastando.
12 Foi então que os demônios rogaram a Yeshua: ´Manda-nos para os porcos, para que entremos neles`.
13 E Yeshua lhes deu permissão, e os ruachim imundos deixaram o homem e entraram nos porcos. E a manada com cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogaram.
14 As pessoas que apascentavam os porcos fugiram e relataram esses fatos na cidade e nos campos, e todo o povo correu para ver o que se havia passado.
15 Quando chegaram próximo de Yeshua, observaram ali o homem que fora tomado por uma legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo. E ficaram assustados.
16 Os que presenciaram os fatos narraram ao povo o que havia ocorrido com o endemoninhado, e contaram também sobre os porcos.
17 Então o povo começou a implorar a Yeshua que se afastasse daquela região que lhes pertencia.
18 E, quando Yeshua estava entrando no barco, o homem que fora possuído pelos ruachim imundos, rogava-lhe que o deixasse seguir com Ele.
19 Yeshua não consentiu; entretanto, orientou-o: ´Vai para tua casa, para a tua família e anuncia a eles tudo quanto Elohim tem realizado a teu favor, e como teve misericórdia de ti`.
20 Então, partiu aquele homem, e começou a pregar por toda a Decápolis as coisas que Yeshua havia feito por ele. E todos ficavam maravilhados.

Yeshua cura uma mulher com fluxo de sangue e ressuscita a filha de Jairo
21 E retornando Yeshua de barco para a outra margem, numerosa multidão, uma vez mais, se formou ao seu redor, enquanto estava na praia.
22 Foi quando chegou ali um dos dirigentes da sinagoga local, chamado Jairo. Ao ver Yeshua, prostrou-se aos seus pés.
23 E lhe pediu aos prantos e com insistência: ´Minha filha pequena está à beira da morte! Vem, impõe tuas mãos sobre ela, para que seja curada e viva`.
24 Então Yeshua foi com ele. E uma enorme multidão o acompanhava, apertando-o de todos os lados.
25 E estava por ali certa mulher que, havia doze anos, vinha padecendo de hemorragia.
26 Ela já tinha sofrido demasiado sob os cuidados de vários médicos e gastara tudo o que possuía; porém, em vez de melhorar, ia de mal a pior.
27 Tendo ouvido falar a respeito de Yeshua, passou pelo aglomerado de pessoas e conseguiu tocar em seu manto.
28 Pois dizia consigo mesma: ´Se eu puder ao menos tocar as suas vestes, ficarei curada`.
29 E, naquele instante, se lhe estancou a hemorragia, e a mulher sentiu em seu corpo que estava liberta do seu sofrimento.
30 No mesmo momento, ao sentir que do seu interior fora liberado poder, Yeshua virando-se em meio à multidão, inquiriu: ´Quem tocou em meu manto?`
31 Ao que os discípulos alegaram-lhe: ´Vês a multidão que te comprime de todos os lados e perguntas: ´Quem me tocou?``.
32 No entanto, Yeshua continuou olhando ao seu redor, esperando ver quem havia feito aquilo.
33 Então, a mulher, assustada e trêmula, sabendo o que lhe tinha sucedido, aproximou-se e prostrando-se aos seus pés declarou-lhe toda a verdade.
34 E Yeshua afirmou-lhe: ´Minha filha, a tua emunah te salvou! Vai-te em shalom e estejas liberta do teu sofrimento`.
35 Enquanto Yeshua ainda estava falando, chegaram algumas pessoas vindas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga, a quem informaram: ´Tua filha já está morta! Não adianta mais incomodar o Mestre`.
36 Mas Yeshua não deu atenção àquelas notícias, e voltando-se para o dirigente da sinagoga o encorajou: ´Não temas, tão somente continue crendo!`
37 E ordenou que ninguém o acompanhasse a não ser Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago.
38 Assim que chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Yeshua observou grande agitação, com muitas pessoas consternadas, chorando e se lamentando em alta voz.
39 Ao entrar na casa lhes questionou: ´Por que estais em alvoroço e pranteais? A criança não morreu, mas está dormindo!`
40 E todos ali menosprezaram o juízo feito por Yeshua. Ele, contudo, mandou que saíssem, chamou para perto de si o pai e a mãe da criança, bem como os discípulos que estavam em sua companhia, e adentrou o recinto onde jazia a criança.
41 Então, pegando na mão da menina, ordenou em aramaico: ´Talitha koum!`, que significa ´Filhinha! Eu te ordeno, levanta-te!`.
42 E no mesmo instante, a menina que tinha doze anos de idade, ergueu-se do leito e começou a andar. Diante disso, todos ficaram assombrados.
43 Então Yeshua lhes recomendou expressamente para que nenhuma outra pessoa viesse a saber do que haviam presenciado. E mandou que dessem algo de comer à menina.

Yeshua é desonrado em Nanazeth
6:1 Então, partiu Yeshua dali e foi para sua terra natal, na companhia dos seus discípulos.
2 Com a chegada do shabat, começou a ensinar na sinagoga local, e muitos dos que o escutavam ficavam admirados e exclamavam: ´De onde lhe vem tudo isto? E que chochmah é esta que lhe foi outorgada?
3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não convivem conosco suas irmãs?` E ficaram escandalizados por causa dele.
4 Contudo Yeshua lhes afirmou: ´Somente em sua própria terra, junto aos seus parentes e em sua própria casa, é que um profeta não é devidamente honrado`.
5 E, por isso, não podia realizar ali nenhum milagre, com exceção feita a alguns doentes, que ao impor de suas mãos foram curados.
6 E perplexo com a falta de emunah por parte dos seus, passou a percorrer os povoados vizinhos e os ensinava.

Yeshua envia seus doze talmidim dando-lhes instruções diversas e poder para expulsar espíritos imundos
7
Convocou então os Doze para junto de si e os enviou de dois em dois, concedendo-lhes autoridade sobre os ruachim imundos.
8 E determinou que nada levassem pelo caminho, a não ser um cajado somente; nem pão, nem mochila de viagem, nem dinheiro em seus cintos.
9 Que andassem calçados com sandálias, mas não carregassem duas túnicas.
10 E recomendou-lhes: ´Sempre que entrardes em uma casa, nela permanecei até vos retirardes de lá.
11 Contudo, se alguma aldeia não vos receber nem vos quiser ouvir, ao partirdes desse lugar, sacudi a poeira de debaixo de vossos pés como testemunho contra eles`.
12 Eles partiram e pregavam que todos se arrependessem.
13 E expulsavam muitos demônios; ungiam com óleo a inúmeros doentes e os curavam.
A morte de Yochan, o Imersor
14 E essas notícias chegaram aos ouvidos do rei Herodes, porquanto o nome de Yeshua já havia se tornado célebre. Algumas pessoas estavam comentando: ´João Batista ressuscitou dos mortos! Essa deve ser a razão pela qual através dele se operam poderes milagrosos`.

6:15 Entretanto, outros alegavam: ´Ele é Elias!`. E ainda outros declaravam: ´Ele é profeta, como um daqueles profetas do passado`.

6:16 Mas quando Herodes tomou da’at do que se comentava, exclamou: ´João, a quem mandei decapitar, ressuscitou dos mortos!`.

6:17 Porque o próprio Herodes havia expedido as ordens para que prendessem João e o acorrentassem no cárcere por influência de Herodias, esposa de Filipe, seu irmão, com a qual viera a se casar.

6:18 Pois, na ocasião, João havia admoestado a Herodes: ´Não te é lícito viver com a mulher do teu irmão!`.

6:19 E por esse motivo Herodias o odiava e tencionava matá-lo. Contudo não conseguia realizar seu intento.

6:20 Porquanto Herodes temia a João, e sabedor de que era um homem justo e kadosh, o protegia. E quando o ouvia ficava admirado, e o escutava com prazer.

6:21 Finalmente Herodias teve a ocasião oportuna que ansiava. No dia do aniversário dele, Herodes ofereceu um banquete aos seus líderes mais destacados, aos comandantes militares e às principais personalidades da Galiléia.

6:22 E aconteceu que a filha de Herodias se apresentou dançando e muito agradou a Herodes e aos convidados. Então, o rei brindou a jovem: ´Pede-me o que desejares, e eu te darei!`.

6:23 E sob juramento lhe assegurou: ´Se pedires, ainda que seja a metade do meu reino, eu te darei!`.

6:24 Diante disso, saiu a moça e consultou sua mãe: ´O que devo pedir?` Ao que ela recomendou: ´A cabeça de João Batista!`.

6:25 Sem demora, retornando imediatamente à presença do rei, formalizou seu pedido: ´Quero que me dês agora mesmo a cabeça de João Batista sobre um prato!`.

6:26 Então, grande angústia sobreveio ao rei, mas devido ao juramento que fizera e aos convivas que se reclinavam ao redor da sua mesa, não quis deixar de atendê-la.

6:27 Mandou, portanto, imediatamente um carrasco com ordens para trazer a cabeça de João. O executor foi e decapitou João na prisão.

6:28 E, trazendo a cabeça de João sobre um prato, a entregou à jovem, e esta, em seguida, a ofereceu à sua mãe.

6:29 Assim que souberam do fato, os discípulos de João foram até lá, resgataram o corpo e o depositaram em um sepulcro.

Yeshua alimenta cinco mil homens com apenas 5 pães e dois peixes
6:30 Retornaram os emissários e reuniram-se com Yeshua para lhe relatar tudo quanto haviam realizado e ensinado.

6:31 Então convidou-lhes Yeshua: ´Vinde somente vós comigo, para um lugar deserto, e descansai um pouco`. Pois, a multidão dos que chegavam e partiam era tão grande que eles sequer tinham tempo para comer.

6:32 E saindo de barco foram para um local despovoado.

6:33 Entretanto, muitos dos que os viram retirar-se, tendo-os reconhecido, saíram correndo a pé de todas as cidades e chegaram lá antes deles.

6:34 Quando Yeshua desceu do barco e observou aquele enorme ajuntamento de pessoas, sentiu compaixão por elas, porquanto eram como ovelhas sem pastor. E, sem demora, passou a ministrar-lhes muitas orientações.

6:35 Com o passar das horas, o final da tarde estava chegando, e por isso, os discípulos se aproximaram de Yeshua e avisaram: ´Este lugar é deserto e a hora já muito avançada!

6:36 Despede, pois, a multidão para que possam ir aos campos e povoados vizinhos comprar para si o que comer`.

6:37 Yeshua porém os instruiu: ´Provede-lhes vós mesmos de comer`. Ao que lhe replicaram: ´Devemos ir e comprar cerca de duzentos denários de pão para dar-lhes de comer?`

6:38 Mas Yeshua lhes indaga: ´Quantos pães tendes? Ide verificar!`. E tendo-se informado, comunicaram: ´Cinco pães e dois peixes`.

6:39 Então Yeshua determinou-lhes que fizessem com que todo o povo se acomodasse em grupos, reclinados sobre a relva verde do campo.

6:40 E assim o fizeram, assentando-se em grupos de cem em cem e de cinqüenta em cinqüenta.

6:41 E, tomando Ele os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos ao céu, rendeu favores e partiu os pães. A seguir, os entregou aos seus discípulos para que os servissem ao povo. Da mesma maneira repartiu os dois peixes entre toda a multidão ali reunida.

6:42 Todas as pessoas comeram à vontade e ficaram satisfeitas.

6:43 Os discípulos ainda recolheram doze cestos repletos de pedaços de pão e de peixe.

6:44 E foram alimentados cinco mil homens naquele dia.

Yeshua anda sobre as águas
6:45 Logo em seguida, insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e seguissem adiante dele para Betsaida, enquanto Ele se despedia do povo.

6:46 Tendo-o despedido, subiu a um monte para orar.

6:47 Chegando a noite, o barco estava no meio do mar, e Yeshua encontrava-se sozinho em terra.

6:48 Ele notou que os discípulos remavam com dificuldade, pois o vento soprava contra eles. Em plena madrugada, Yeshua vinha na direção deles, andando sobre o mar; e já estava prestes a passar por eles.

6:49 Assim que o viram caminhando sobre as águas, logo pensaram se tratar de um fantasma. E por isso gritaram.

6:50 Pois todos o tinham visto e ficaram apavorados. Contudo, Yeshua lhes anunciou: ´Tende coragem! Sou Eu! Não tenhais medo!`.
51 Então logo subiu no barco para junto deles, e o vento se acalmou; e eles ficaram pasmos.
52 Afinal, eles nem tinham entendido o milagre dos pães, porquanto seus corações se mantinham endurecidos.
Yeshua cura infermos em Genezaré
53 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré e ali aportaram.
6:54 Logo que desembarcaram o povo reconheceu Yeshua.
55 Multidões viajavam por toda aquela região, levando seus enfermos em macas, para onde ouviam que Ele estava.
56 E onde quer que Ele fosse ministrar, povoados, cidades ou campos, a população trazia os doentes para as praças. E imploravam-lhe que pudessem ao menos tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocavam eram curados.

  

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos

1º) Quando usamos a menorá, o fazemos por que é um mandamento ou apenas uma tradição ?  o que podemos comentar sobre essa prática?

2º) Roupas especiais foram determinadas ao serviço da tenda. Com base neste instituição que lição podemos tirar para nossas vidas ?

3º) Sabemos que todo esse cuidado nos elementos, objetos, ventimentas retratam um culto/serviço com altíssima beleza e carregada com diversos significados. Faça uma lista com estes elementos e se for possível trace significados conforme seja possível levantá-los. 



Questionamentos gerais

1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)