Yitrô é a décima sétima porção semanal da Torá no ciclo judaico anual da leitura da Torá e a quinta no Livro de Shemot (Nomes[Êxodo]). Na porção da torah Yitrô em Shemot (Exodo) 18:1-20:26, teremos os seguintes temas:
Encontro de Yitrô(Jetro) com Mosheh (18:1)
A instituição dos Juízes (18:13)
Chegada ao Sinai (19:1)
Promessa da Aliança (19:3)
Preparação da Aliança (19:9)
A Manifestação do Eterno (19:16)
Os Mandamentos dados por YHWH (20:1)
A Torah do altar (20:22)
Porções contendo parte da Torah
Profetas: Yeshayah (Isaias) 6:1-7:6 e 9:6-7
Escritos Netzarim:
Matityahu
(Mateus)5:17-32 e
Ivim(Hebreus) 12:18-24.
PRIMEIRA
Encontro de Yitrô(Jetro) com Mosheh
18:1 Yitro(Jetro), sacerdote de Midiã e sogro de Mosheh, foi informado sobre tudo o que Elohim havia realizado em benefício de Mosheh e de Israel, seu povo: como YHWH havia feito Israel sair do Mitzrayim(Egito). 2 Mosheh havia mandado Tziporah , sua esposa, para a casa de seu sogro Yitro, que a recebeu 3 com seus dois filhos, um dos quais se chamava Gérson, porque Mosheh justificara: “Sou um imigrante em terra estrangeira”; 4 e o outro, Eliézer, porque “o Elohim de meu pai é minha ajuda e me libertou da espada do Faraó”.
5 Yitro, o sogro de Mosheh, foi junto com os filhos e a esposa de Mosheh encontrar-se com ele no deserto, onde estava acampado junto à montanha de Elohim. 6 Disseram a Mosheh: “Eis que teu sogro Yitro vem a ti, acompanhado de tua esposa com os teus dois filhos”. 7 Mosheh saiu ao encontro do sogro, inclinou-se diante dele, abraçou-o e, indagando pelo bem-estar um do outro, entraram na tenda.
8 Mosheh contou ao sogro tudo o que YHWH havia feito ao Faraó e aos mitzrim(egípcios) por causa dos filhos de Israel, assim como todas as tribulações que encontraram pelo caminho, das quais YHWH os livrara. 9 Yitro alegrou-se por todo o bem que YHWH tinha feito aos filhos de Israel, livrando-os da mão dos mitzrim. 10 Então Yitro disse: “Bendito seja YHWH que vos libertou da mão dos mitzrim e da mão do Faraó, e libertou o povo da submissão aos mitzrim. 11 Agora sei que YHWH é maior que todos os elohim, porquanto Ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam. 12 Yitro, o sogro de Mosheh, ofereceu a Elohim um holocausto e sacrifícios. Vieram Arão e todos os anciãos de Israel, para comerem pão com o sogro de Mosheh, na presença de Elohim.
SEGUNDA
A instituição dos Juízes
13No dia seguinte, assentou-se Mosheh para julgar as questões do povo; e as pessoas estavam em pé diante de Mosheh desde a manhã até o entardecer.
14 O sogro de Mosheh, observando todo o trabalho dele para atender todo o povo que o procurava, questionou: “Que é isto que fazes com o povo? Por que te assentas sozinho, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até o pôr do sol?” 15 Replicou Mosheh ao sogro: “É porque o povo vem a mim para consultar a Elohim.
16Quando têm uma questão, vêm a mim. Julgo entre um e outro e lhes faço conhecer os mandamentos e as leis de YHWH !”
17 O sogro de Mosheh lhe sugeriu: “Não é bom o que fazes!” 18 Certamente em breve ficareis exaustos, tu e teu povo, porquanto esta tarefa é sobremodo pesada para ti; não te será possível realizá-la sozinho.
19 Agora, pois, escuta o conselho que te darei para que Elohim esteja contigo: representa o povo diante de Elohim, e introduza suas causas junto a Elohim. 20 Ensina-lhes os estatutos e as leis, faze-lhes conhecer o caminho a seguir e as atitudes que devem tomar. 21 Mas escolhe do meio do povo homens capazes, tementes a YHWH, que sejam dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto.
Estabelece-os como chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez. 22 Eles julgarão o povo em todo o tempo. Todas causas mais complexas trarão a ti, mas para todas as questões menos difíceis, eles mesmos poderão encontrar a solução. Desse modo será mais leve para ti, pois esses líderes te ajudarão a dividir o trabalho e levar o peso diário da carga. 23 Se assim fizeres, e se dessa maneira Elohim te instruir, poderás então suportar as dificuldades, e todo este povo voltará para suas habitações satisfeito!”
TERCEIRA
24Mosheh acatou o conselho de seu sogro, fez tudo como ele havia sugerido. 25Selecionou homens capazes de todo o povo: chefes de grupos de mil pessoas, de cem, de cinquenta e de dez. 26Esses foram estabelecidos como juízes permanentes do povo. As questões difíceis levavam para Mosheh; todas as mais simples, no entanto, eles mesmos resolviam. 27Então Mosheh e seu sogro Yitro se despediram, e este retornou à sua terra.
QUARTA
Chegada ao Sinai
19:1 No terceiro mês depois da saída das terras do Mitzrayim, naquele dia, os filhos de Israel chegaram ao deserto do Senai(Sinai). 2 Após terem saído de Refidim, entraram no deserto do Senai, e o povo de Israel acampou ali, diante do monte Senai.
Promessa da Aliança
3 Então Mosheh subiu ao monte para encontrar-se com Elohim. E do monte YHWH o chamou e lhe ordenou: “Assim dirás à casa de Yaakov e declararás aos filhos de Israel: 4‘Vós mesmos vistes o que Eu fiz aos mitzrim, e como vos carreguei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. 5Agora, se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade. 6 Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação kadosh(Separada)’. Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel”.
QUINTA
7 Veio Mosheh, convocou os líderes anciãos do povo e declarou diante deles todas as palavras que YHWH lhe havia ordenado. 8 Então todo o povo afirmou unânime: “Tudo o que YHWH mandou, nós faremos!” E Mosheh declarou diante de YHWH as palavras de resposta do povo.
Preparação da Aliança
9 Disse YHWH a Mosheh: “Eis que virei a ti na escuridão de uma nuvem, para que o povo ouça quando Eu falar contigo, e para que também confiem sempre em tua sinceridade”. E Mosheh relatou a YHWH tudo quanto o povo declarara em resposta.
10 E YHWH disse mais a Mosheh: “Vai ao povo e orienta-o a consagrar-se hoje e amanhã; lavem as suas vestes, 11 estejam prontos depois de amanhã, porque depois de amanhã YHWH descerá aos olhos de todas as pessoas sobre o monte Senai. 12 E tu fixarás os limites em torno do monte e instruirás o povo: ‘Cuidai de não subir ao monte, e não toqueis sequer nos seus limites. Todo aquele que tocar no monte será morto. 13 Ninguém porá a mão sobre ele; será apedrejado ou flechado: quer seja homem quer seja animal, certamente não viverá’. Quando soar prolongadamente o som do shofar, o chifre de carneiro, então poderão subir ao monte livremente! ” 14 Mosheh desceu da montanha e foi encontrar-se com o povo; ele fez que o povo cumprisse o ritual de separação decretado, e todos lavaram suas vestes.
15 Em seguida, avisou ao povo: “Estai, pois, preparados para depois de amanhã e até lá não vos chegueis a mulher!”
A Manifestação do Eterno
16 Ao alvorecer do terceiro dia, houve trovões, relâmpagos e uma espessa nuvem sobre a montanha, e um clamor muito forte de shofar; e todas as pessoas que estavam no acampamento começaram a tremer de medo. 17Então Mosheh conduziu o povo para fora do acampamento, para encontrar-se com YHWH, ao pé da montanha.
18 Todo o monte Senai ficou coberto de densa fumaça, pois YHWH havia descido sobre ele em chamas de fogo. O monte fumegava fortemente como se fosse uma enorme fornalha viva; toda a montanha tremia violentamente, 19e o som do shofar, ia aumentando pouco a pouco. Mosheh falava, e a voz de Elohim lhe respondia no trovão.
SEXTA
20 YHWH desceu sobre o monte Senai, no topo da montanha. Então YHWH convocou Mosheh para subir até o topo da montanha, e Mosheh subiu. 21 YHWH ordenou a Mosheh: ‘Desce e adverte o povo que não ultrapasse os limites para tentar chegar mais perto a fim de me ver, para que muitos deles não pereçam. 22 Mesmo os sacerdotes que se aproximarem de YHWH devem separar-se(ficar kadosh), para que YHWH não os fira de morte!” 23 Mosheh disse a YHWH: “O povo não poderá subir ao monte Senai, porque Tu nos advertiste, dizendo: Delimita a montanha e declara-a sagrada”. 24 YHWH respondeu: “Vai, e desce; depois subirás tu e Arão contigo. Os sacerdotes, porém, e o povo não ultrapassem os limites para subir a YHWH, para que não os fira de morte!” 25Então Mosheh desceu e avisou o povo.
Os Mandamentos dados por YHWH
20:1 E Elohim falou todas estas palavras:
(I) 2 “Eu Sou YHWH, teu Elohim, que te fez sair da terra do Mitzrayim, da casa da escravidão!
(II) 3 Não terás outros elohim(d-uses) além de mim.
4 Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem esculpida, nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, nos céus, ou embaixo na terra, ou mesmo nas águas que estão debaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante desses elohim e não os servirás, porquanto Eu, YHWH teu Elohim, sou um Elohim ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6 mas que também ajo com amor até a milésima geração para aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
(III) 7 Não pronunciarás em vão o Nome de YHWH, o Soberano teu Elohim, porque YHWH não deixará impune qualquer pessoa que pronunciar em vão o seu Nome.
(IV) 8Lembra-te do yom(dia) do shabath, para separá-lo. 9 Trabalharás seis yomim e neles realizarás todos os teus serviços. 10 Contudo, o sétimo yom da semana é shabath, consagrado a YHWH, teu Elohim. Não farás nesse yom nenhum serviço, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal, nem o estrangeiro que estiverem morando em tuas cidades. 11 Porquanto em seis yomim Eu, YHWH, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo yom descansei. Foi por esse motivo que Eu, o YHWH, abençoei o shabath, e o separei para ser um yom kadosh, separado.
(V) 12Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas a ter vida longa na terra que YHWH, o teu Elohim, te dá.
(VI) 13 Não assassinarás.
(VII) 14 Não adulterarás.
(VIII) 15 Não furtarás.
(IX) 16 Não darás falso testemunho contra o teu próximo.
(X) 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.
SÉTIMA
18Todo o povo, vendo os trovões e os relâmpagos, o som do shofar, e a montanha fumegante, sentiu grande pavor e procurou manter-se afastado.
19Rogaram a Mosheh: “Fala-nos tu, e nós ouviremos; não nos fale diretamente YHWH, para que não morramos!” 20Mosheh encorajou o povo, dizendo: “Não temais. Elohim veio para vos provar e para que o seu temor esteja entre vós, e não pequeis”. 21 O povo ficou longe; e Mosheh aproximou-se da nuvem escura, onde Elohim estava.
A Torah(Instrução/lei) do altar
22 YHWH ordenou a Mosheh: “Assim dirás aos filhos de Israel: Vistes com vossos próprios olhos que dos céus vos falei: 23 não fareis ídolos de prata nem de ouro para tentar representar minha pessoa!
MAFTIR
24 Um altar de terra vós fareis a Mim, e sacrificarás ali vossas ofertas queimadas, e vossas ofertas shalom, e vossas ovelhas, e os vossos bois; em todo o lugar onde Eu registrar Meu Nome Eu chegarei a vós, e vos abençoarei. 25 E se vós Me fizerdes um altar de pedra, não devereis construí-lo de pedra cortada: pois se nele ergueres vossa ferramenta, vós o contaminareis. 26 Nem vós subireis aos passos ao Meu altar para que vossa nudez não seja descoberta nele.
Vocação de Isaías
6:1 No ano em que faleceu o rei Uziáhu, Uzias, eu vi o Eterno sentado sobre um trono alto e exaltado. A aba do seu manto preenchia todo o templo. 2Em torno dele posicionavam-se serafins. Cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.
3E, ao mesmo tempo, clamavam uns aos outros: “Kadosh, Kadosh, Kadosh, é YHWH dos Exércitos, eis que toda a terra está plena do explendor de YHWH!”
4Ao som das suas vozes os batentes das portas tremeram e o templo ficou repleto de fumaça.
5Então bradei eu: “Ai de mim, não tenho salvação! Porquanto sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos contemplaram o Rei, YHWH dos Exércitos!”
6Imediatamente um dos serafins voou até onde eu estava trazendo uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. 7Com ela tocou a minha boca e declarou-me: “Vê, isto tocou os teus lábios, a tua culpa será removida e o teu pecado está perdoado.”
Primeira intervenção de Isaías
7: 1Quando Acaz, filho de Jotão e neto de Uzias, era rei de Yahudah, o rei Rezim da Síria, e o rei Peca, filho de Remalias, que governava Israel, resolveram atacar Jerusalém, todavia não conseguiram vencê-la. 2Um aviso foi enviado à casa de Davi de que Aram, a Síria, conseguira uma aliança com Efraim. Essa notícia fez com que os corações de Acaz e de todo o seu povo se agitassem, como as árvores da floresta agitam-se com vento forte.
3Então disse YHWH a Isaías: “Sai e parte ao encontro de Acaz, tu juntamente com teu filho Sear-Jasube, que significa: Uns Poucos Voltarão. Encontrá-lo-ás no fim do aqueduto do açude Superior, na estrada que vai para o campo do Lavandeiro. 4Tu, então, lhe dirás: “Toma as tuas precauções, mas conserva a calma e não tenhas medo nem vacile o teu coração por causa do furor destes restos de lenha fumegantes: Rezim, a Síria e o filho de Remalias. 5Porquanto a Síria, Efraim e o filho de Remalias têm tramado a tua ruína, declarando: 6‘Subamos contra Yahudah e provoquemos a cisão e a divisão em seu seio, em nosso benefício estabeleçamos como rei sobre ele o filho de Tav’al, Tabeel’”.
9: 6Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Elohim Todo Poderoso, Pai-Eterno; Sar-Shalom, Príncipe-da-paz.
7Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei se multiplicará sobremaneira, e haverá plena paz em todo o seu Reino. As bases do seu governo serão a verdade e a justiça, desde agora e para sempre, o zelo, o YHWH dos Exércitos, fará com que tudo isso se realize!
Matityahu (Mateus)5:17-32
O cumprimento da Torah
5:17 Não penseis que vim afrouxar a Torah ou os Profetas. Eu não vim para afrouxar, mas completarei.
5:18 Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um iou o mínimo traço se omitirá da Torah até que tudo se cumpra.
5:19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.
A nova justiça é superior à antiga
5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.
5:21 Ouvistes que foi dito aos antigos: ´Não matarás; mas quem assassinar estará sujeito a juízo`.
5:22 [1] Eu, porém, vos digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a juízo. Também qualquer que disser a seu irmão: Racá, será levado ao tribunal. E qualquer que o chamar de idiota estará sujeito ao fogo do inferno.
5:23 Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
5:24 deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta.
5:25 Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia.
5:26 Com toda a certeza afirmo que de maneira alguma sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
5:27 Ouvistes o que foi dito: ´Não cometerás adultério`.
5:28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela.
5:29 Se o teu olho direito [2]te leva a pecar , arranca-o e lança-o fora de ti; pois te é mais proveitoso perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado no inferno.
5:30 E, se tua mão direita [3]te fizer pecar, corta-a e atira-a para longe de ti; pois te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
5:31 Foi dito também: ´Aquele que se divorciar de sua esposa deverá dar a ela uma certidão de divórcio`.
5:32 Eu, porém, vos digo: Qualquer que se divorciar da sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo [4] adultério.
NOTAS
[1] Começando neste verso e continuando ao longo de Sermão do Monte, a palavra mal traduzida como “mas” do Grego deveria ser lida “e ou então, ou portanto, ou entretanto ou porque”. A palavra Aramáica din, é uma “conduçao de pensamento”, e não um contraste, ou uma negação de uma verdade prévia. Então, ao que Yahwshua toma cabal, é os que nos afirma, “Vós ouvistes os Fariseus citarem X, mas o que realmente quer dizer em termos de aplicação é Y”. Isto é o que din quer dizer. Nisto, ao ligarmos os dois processos de pensamento separadamente, não quer dizer que a parte A tenha se tornado inválida, ou que tenha sido removida pela parte B. Yahwshua ao fazer uso da palavra din, não está realmente negando qualquer parte da Torah, mas de forma apropriada explicando aquilo que os antigos sábios deveriam ter dito, porquanto tinham andado em Espírito de compreensão.
[2] Referência do Hebráico de Shem Tov.
[3] Referência do Hebráico de Shem Tov.
[4] Na Peshitta Aramáica a palavra é sh’bikta/Não divorciada.
Ivim(Hebreus) 12:18-24
As duas alianças
12:18 Ainda não chegastes ao monte palpável e em chamas, à escuridão, às trevas, à tempestade,
12:19 ao clangor da trombeta, ao som das Palavras, que os que as ouviram rogaram que não se lhes pronunciasse mais;
12:20 porquanto, não podiam suportar o que lhes era ordenado: ´Até mesmo um animal, se tocar no monte, deve ser apedrejado`.
12:21 Aquelas cenas foram tão terríveis que até Moisés exclamou: ´Estou aterrorizado e trêmulo!`
12:22 Mas tendes chegado ao monte Sião, à cidade do Elohim vivo, à Jerusalém celestial, à jubilosa reunião dos milhares de milhares de malahim,
12:23 [1] à congregação dos primogênitos, [2] cujos nomes estão escritos nos céus, a Elohim, o juiz de toda a humanidade, aos ruachim dos justos agora perfeitos, [3]
12:24 a Yeshua, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que se expressa com mais veemência do que o sangue de Abel.
NOTAs:
[1] Restauração e reunificação de todos os que forem do do exílio, vindo para uma congregação santificada.
[2] Segundo Shemoth 4:22-23, esta congregação dos promogênitos, eternamente é Yisrael. Seja essa a tua
parte em Yisrael, se enraizando profundamente.
[3] Espíritos que partiram para o céu já justificados, enquanto corpo e alma, ou ser, que foram ao pó, aguardando o dia da ressurreição.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
יוחנן - Yochanan (João) 11 - 15
Link da Parashah (Porção):
איוב - Iyov (Jó) 31-35
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 49 - 51
Link da Parashah (Porção):
מלכים ב - Melechim Bet (II Reis) 1-8
Questionamentos Específicos
1º) Como podemos analisar a afirmação de Yitro: “11Agora sei que YHWH é maior que todos os elohim, porquanto Ele os superou exatamente naquilo de que se vangloriavam.” Yitro era ou não um sacerdote de YHWH
2º) O conselho de Yitro a Mosheh nos revela o poder da ordem e da divisão de tarefas. Como podemos analisar em nossas vidas que YHWH deseja que sejamos organizados e sábios?
3º) Yitro sugere também que os homens fossem “dignos de confiança e inimigos de ganho desonesto.” Será que naqueles dias existiam homens corruptos como alguns líderes religiosos enganadores de hoje? Era nisso que Yitro queria chamar a atenção de Mosheh para que escolhesse bem?
4º) Como podemos analisar a humildade de Mosheh em aceitar a sugestão de Yitro, e como podemos fazer uma autocrítica quando alguém aparentemente “menor” ou um liderado nos aconselha? Como está nosso nível de liderança e humildade? Assumimos uma postura aberta ou estamos mais para ditadores?
5º) O texto abaixo revela uma condição de bênção. Está palavra foi exclusiva para os Hebreus ou poderia nos alcançar? Como podemos analisar nossa vida quando somos obedientes?
a) “5Agora, se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade. 6Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação kadosh(Separada)’. Estas são as palavras que dirás aos filhos de Israel”.
6º) Na parashah 19:9, vemos claramente YHWH tornando visível sua manifestação da vida de Mosheh. Como podemos analisar esta ação e como está a manifestação de YHWH em nossas vidas? Analise !
”Disse YHWH a Mosheh: ‘Eis que virei a ti na escuridão de uma nuvem, para que o povo ouça quando Eu falar contigo, e para que também confiem sempre em tua sinceridade’”
7º) Na parashah 19:10-11, vemos YHWH orientando a Mosheh que o Povo lavasse suas vestes para Sua aparição posteriormente? Não seria necessário apenas lavar o “coração” ? será que as pessoas não estão incorrendo num grave erro ao desprezar o cuidado com todas as coisas, justificando que para o Eterno somente é necessário um “coração contrito”? como entender o verso 15 que exclui a prática da relação sexual lícita para efeito de consagração?
a) "E YHWH disse mais a Mosheh: “Vai ao povo e orienta-o a consagrar-se hoje e amanhã; lavem as suas vestes,estejam prontos depois de amanhã, porque depois de amanhã YHWH descerá aos olhos de todas as pessoas sobre o monte Senai.”
b) 15 Em seguida, avisou ao povo: “Estai, pois, preparados para depois de amanhã e até lá não vos chegueis a mulher!
8º) Lendo a parashah a seguir analise as questões: ‘Cuidai de não subir ao monte, e não toqueis sequer nos seus limites. Todo aquele que tocar no monte será morto. 13Ninguém porá a mão sobre ele; será apedrejado ou flechado: quer seja homem quer seja animal, certamente não viverá’
a) Os transgressores não seriam eliminados ou mortos de forma sobrenatural e sim executados pelo próprio povo. Como podemos analisar essa delegação de YHWH aos Homens?
b) Não parece radical demais que até um animal irracional deveria morrer também?
9º) “YHWH ordenou a Mosheh: ‘Desce e adverte o povo que não ultrapasse os limites para tentar chegar mais perto a fim de me ver, para que muitos deles não pereçam.” RESPONDA:
Porque YHWH se preocupa novamente com o povo? Tem ele também nos avisado constantemente que não ultrapassemos limites perigosos? Analise !
10º) O que podemos comentar sobre as 10 Palavras/mandamentos? Qual o poder destes mandamentos? Oque dizer do Shabat? Qual o Mandamento com promessa?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)