Beshalach é a décima sexta porção semanal da Torá no ciclo anual judaico da leitura Torá e o 4º no livro de Shemot(Nomes[Êxodo]). Na porção da torah Beshalach em Shemot (Exodo) 13:17-17:16, teremos os seguintes temas:
A saída dos israelitas(13:17)
De Etam ao mar dos Juncos(14:1)
Os egípcios perseguem Israel (14:5)
O milagre do mar (14:15)
O canto de vitória (15:1)
Mara (15:22)
O maná e as codornizes (16:1)
A água da rocha (17:1)
Combate contra Amalec (17:16)
Porções contendo parte da Torah
Profetas – Shoftim (Juízes) 4:4-5:31
Escrito Netzarim - Yochanan (João) 6:22-40.
PRIMEIRA
A saída dos israelitas
13:17 Ora, quando o Faraó deixou o povo partir, Elohim não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora esse fosse o caminho mais curto, porquanto entendeu YHWH: “Para que, porventura, o povo não se arrependa do passo dado, ao deparar-se com a guerra, e volte para o Mitzrayim”. 18 Elohim, então, fez o povo dar a volta pelo caminho do deserto, pelo Iám Suf, mar Vermelho, embora os filhos de Israel tivessem saído armados da terra do Mitzrayim. 19 Mosheh levou consigo os ossos de Yosef, pois havia este feito os filhos de Israel jurar solenemente, afirmando: “Elohim haverá de vos visitar, e então, neste dia, levai daqui convosco os meus ossos!” 20 Os israelitas partiram de Sucote, acamparam em Etã, junto ao deserto. 21 Durante o dia YHWH ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho e, de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e durante a noite. 22 A coluna de nuvem não se afastava do povo o dia inteiro, nem a coluna de fogo, durante toda a noite.
De Etam ao mar dos Juncos
14:1 Então disse o YHWH a Mosheh: 2“Dize aos filhos de Israel que retrocedam e acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol. Acampai-vos à beira-mar, defronte de Baal-Zefom. 3 E assim o Faraó há de pensar acerca dos filhos de Israel: “Eis que os israelitas estão perdidos, vagando atônitos pelo deserto!” 4 Então endurecerei novamente o coração do Faraó, e ele vos perseguirá, e serei glorificado no Faraó e em todo o seu exército; e os mitzrim saberão que Eu Sou YHWH!” E eles assim fizeram.
Os egípcios perseguem Israel
5 Sendo, pois, anunciado ao rei do Mitzrayim que o povo tinha fugido, transtornou-se o coração do Faraó e de seus servos contra o povo. E eles exclamaram: “Que é isso que fizemos, deixando os filhos de Israel, nossos escravos, fugirem de nosso serviço?” 6 Rapidamente o Faraó mandou aprontar sua carruagem e tomou consigo seu exército. 7 Levou consigo todos os carros do Mitzrayim, inclusive seiscentos dos melhores carros de combate, cada um com um oficial no comando. 8 E YHWH endureceu o coração do Faraó, rei do Mitzrayim, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfalmente.
SEGUNDA
9 Os mitzrim perseguiram-nos, com todos os cavalos e carros do Faraó, e os cavaleiros e o seu exército, e os alcançaram acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, defronte de Baal-Zefom.
10 Quando o Faraó se aproximou, os filhos de Israel levantaram os olhos e eis que os mitzrim vinham atrás deles. Tiveram grande medo. E então os filhos de Israel clamaram a YHWH. 11 E reclamaram a Mosheh: “Não havia talvez número suficiente de sepulturas no Mitzrayim, e por isso nos tiraste de lá para morrermos no deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Mitzrayim? 12 Não é isto que te dizíamos no Mitzrayim: Deixa-nos, para que sejamos escravos dos mitzrim em paz? Pois, melhor nos fora servir aos mitzrim do que morrermos no deserto!”
13 Então Mosheh encorajou seu povo dizendo: “Não temais! Permanecei firmes e vereis o que YHWH fará hoje mesmo, para vos salvar a todos; porque os mitzrim que vedes neste momento, nunca mais os tornareis a ver! 14 YHWH combaterá por vós. Quanto a vós, acalmai-vos e ficai calados!
TERCEIRA
O milagre do mar
15 Então YHWH indagou a Mosheh: “Por que clamas por mim? Dize aos filhos de Israel que marchem avante! 16 E tu, levanta o teu cajado, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel atravessem o mar caminhando sobre o chão seco. 17 Eu, no entanto, ainda endurecerei o coração dos mitzrim para que vos sigam e serei glorificado por intermédio do Faraó e de todo o seu exército, em seus carros e cavaleiros. 18 E os mitzrim saberão que Eu Sou YHWH, quando for glorificado no Faraó, em seus carros de guerra e em seus cavaleiros.
19 Então o Malah de Elohim, que ia adiante do exército de Israel, retirou-se e passou para trás deles. Também a coluna de nuvem retirou-se de diante deles e se pôs atrás, 20 ficando entre o acampamento dos mitzrim e o acampamento de Israel. A nuvem era tenebrosa do lado dos mitzrim, mas iluminava a noite, do lado israelense. E a noite passou sem que um pudesse aproximar-se do outro durante toda a escuridão da noite.
21 Então Mosheh estendeu a mão sobre o mar. E YHWH, por meio de um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez o mar se afastar. Este tornou-se em terra seca, e as águas foram divididas. 22 Os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas formaram como um muro de água à direita e à esquerda. 23 Os mitzrim que os perseguiram entraram atrás deles até o meio do mar cujas águas formaram muralhas de água dos dois lados do caminho seco, com todos os cavalos do Faraó, seus carros de guerra e seus cavaleiros. 24 Pouco antes da alvorada, do alto da coluna de fogo e de nuvem, YHWH olhou para o exército dos mitzrim e lançou grande confusão e temor entre todos os homens do Faraó. 25 YHWH emperrou as rodas dos carros de guerra dos mitzrim, e fê-los andar com muita dificuldade em meio à coluna de água que se mantinha erguida. Então os mitzrim começaram a gritar: “Fujamos da presença de Israel, porque YHWH combate a favor deles contra o Mitzrayim!”
QUARTA
26 Então YHWH ordenou a Mosheh: “Estende a mão sobre o mar, para que as águas se voltem contra os mitzrim, sobre todos os seus carros de guerra e sobre seus exércitos de cavaleiros!” 27 Mosheh estendeu a mão sobre o mar e este, ao romper da manhã, voltou para seu leito. Todos os mitzrim, ao tentarem fugir do meio do mar, correram de encontro às águas que se fechavam por sobre o caminho, e YHWH os precipitou para dentro do mar. 28 As águas voltaram-se e cobriram os carros e cavaleiros de todo o exército do Faraó, que havia perseguido os filhos de Israel mar adentro. Nenhum mitzrim que entrou no mar conseguiu sobreviver. 29 Os israelitas, entretanto, atravessaram o mar pisando sobre terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda.
30 Naquele dia YHWH salvou os filhos de Israel das mãos inimigas dos mitzrim, e os israelitas puderam contemplar os corpos dos mitzrim mortos, lançados à praia pelo mar. 31 Israel viu o maravilhoso poder do YHWH e depositou nele sua confiança, como também em Mosheh, seu servo.
O canto de vitória
15:1 Então, Mosheh e todos os filhos de Israel entoaram este canto de adoração e louvor a Yahweh:
2 YHWH, o Soberano é a minha força 3 YHWH é o grande guerreiro, 4 Ele lançou no mar 5 Águas do abismo os encobriram;6 YHWH, tua mão direita 7Em teu triunfo esplendoroso, 8 Pelo poderoso sopro das tuas narinas 9 O inimigo se gabava: 10 Mas enviaste o teu sopro poderoso, 11Quem entre todos os Elohim 12 Estendeste tua mão direita e 13 Levaste em teu amor este povo 14 Os povos ouviram falar sobre 15 Os chefes de Edom16Terror e pavor abateu-se sobre eles; 17 Tu o farás adentrar a terra e 18 YHWH reinará para todo o sempre!”
19 Os israelitas atravessaram o mar sobre terra seca. Porém, quando os carros de guerra dos mitzrim, com seus cavalos e cavaleiros, entraram no mar, YHWH Elohim fez que as águas retornassem à sua posição natural e os cobrissem.
20 Então, Miriam, a profetiza, irmã de Aharon, tomou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando.21 E Miriam lhes respondia, entoando: Cantai a YHWH, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
Mara
22 Mais tarde, Mosheh conduziu os filhos de Israel desde o mar Vermelho até o deserto de Sur. Durante três dias caminharam para dentro do deserto sem encontrar água. 23 Todavia, quando chegaram a Mara, não lhes foi possível beber da água dali, porquanto era amarga. Esse é o motivo pelo qual esse lugar passou a ser chamado Mara. 24 Então o povo começou a reclamar a Mosheh, inquirindo: “Que haveremos de beber?” 25 Moisés clamou ao YHWH, e Ele indicou um arbusto. Mosheh o pegou e o lançou sobre as águas, e estas tornaram-se boas para beber. Foi em Mara que YHWH entregou aos israelitas leis e ordenanças, e submeteu a prova, a obediência deles a YHWH, 26 declarando: “Se ouvires atento a voz de YHWH, teu Elohim, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvidos aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os mitzrim. Pois Eu Sou jYHWH, Aquele que te restaura! ”
QUINTA
27 Então chegaram a Elim, onde havia doze fontes de água e setenta palmeiras; e acamparam junto às águas.
O maná e as codornizes
16:1 Partiram de Elim, e toda a congregação dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sim, que situa-se entre Elim e o Sinai. Foi no décimo quinto dia do segundo mês, depois que deixaram o Mitzrayim. 2 Toda a comunidade israelita começou a murmurar contra Mosheh e Aharon em pleno deserto. 3 E os filhos de Israel reclamaram com Mosheh e Aharon: “Antes fôssemos mortos pela mão de YHWH na terra do Mitzrayim, quando estávamos sentados próximos às panelas de carne e podíamos comer pão com fartura! Evidentemente nos trouxeste a este deserto para fazer toda esta multidão morrer de fome!”
4 Então YHWH disse a Mosheh: “Eis que farei descer manah do céu! Sairá o povo e colherá a porção de cada dia, a fim de que Eu o ponha à prova para ver se anda ou não na minha torah.5Porém, no sexto dia, trarão para serem preparados dois tantos do que recolheram nos outros dias!” 6Então Mosheh e Aharon admoestaram toda a comunidade israelita ali reunida: “À tarde sabereis que foi YHWH quem vos fez sair da terra do Mitzrayim, 7 e pela manhã, vereis o esplendor de YHWH, porquanto YHWH ouviu as vossas murmurações contra Ele. Nós, contudo, o que somos para que reclameis contra nós?”
8 Disse mais Mosheh: “YHWH vos dará, esta tarde, carne para comer e, pela manhã, pão com fartura, pois ouviu a vossa queixa contra Ele. Porquanto nós, o que somos? Não são contra nós as vossas murmurações e, sim, contra a pessoa de YHWH!”
9 Então disse Mosheh a Aharon: “Dize a toda a comunidade dos filhos de Israel: ‘Aproximai-vos da presença do YHWH, pois Ele ouviu as vossas queixas!’” 10 Ora, quando Aharon falava a toda a comunidade israelita reunida, eis que olharam em direção ao deserto, e o esplendor de YHWH surgiu na nuvem.
SEXTA
11 E YHWH falou a Mosheh, afirmando: 12“Eu ouvi as murmurações dos filhos de Israel; dize-lhes, pois, que ao crepúsculo comereis carne, e pela manhã vos fartareis de pão; e sabereis que Eu Sou YHWH, o vosso Elohim!”
13 No final daquela tarde, apareceu um grande bando de codornas; eram tantas aves, que cobriram o acampamento. E no dia seguinte, ao alvorecer, havia uma camada de orvalho ao redor do acampamento. 14 Quando se evaporou a camada de orvalho que caíra, flocos semelhantes à geada estavam depositados sobre a areia do deserto. 15 Assim que os israelitas observaram tudo aquilo, começaram a questionar uns aos outros: “Que é isto?” Pois não sabiam do que se tratava aquela coisa sobre o chão. Explicou-lhes Mosheh: “Isto é o pão que YHWH vos deu para vosso alimento! 16 Eis que YHWH vos ordena: ‘Cada chefe de família colha dele quanto bastar para comer, um ômer (jarro) para cada pessoa que habita em sua tenda’”. 17 Os filhos de Israel fizeram como lhes fora orientado; e recolheram, uns mais, outros menos. 18 Quando mediram com o ômer, em quantidade de jarros colhidos, aconteceu que quem tinha pego muito não teve demais; e também não faltou nada para os que haviam recolhido pouco. Cada um acabou colhendo na medida certa, o quanto precisava de fato. 19 Então Mosheh orientou-os: “Ninguém guarde o que colheu para a manhã seguinte!” 20 Mas eles não deram ouvidos a Mosheh, e alguns guardaram para o dia seguinte certa provisão; porém, aquele alimento criou bichos e começou a cheirar muito mal. E, por isso, Mosheh se indignou contra eles. 21 Colhiam, portanto, esse alimento, manhã após manhã. Cada um pegava o quanto podia comer e quando o sol fazia sentir o seu ardor, o floco se derretia sobre o solo.
22 Ora, no sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres (jarros) por pessoa; e todos os líderes da comunidade foram comunicar isso a Mosheh, 23 que lhes esclareceu: “Eis que ordenou o YHWH: ‘Amanhã é o dia do repouso sagrado, o shabat consagrado ao Eterno. Os que quiserdes assar esse alimento no forno assai; os que desejardes cozer em água cozei-o; mas tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã do shabat. 24 E assim procederam, guardando o alimento colhido até a manhã seguinte, como Mosheh ordenara; e não cheirou mal, nem criou qualquer bicho. 25 Então ordenou-lhes Mosheh: “Comei-o hoje, porque este é o dia do shabat de YHWH; e, portanto, não achareis o alimento depositado sobre o solo do campo. 26 Seis dias o recolhereis, mas o sétimo dia é o shabat; não o encontrareis no chão.
27 Mesmo assim, no sétimo dia saíram alguns do povo para colhê-lo, porém, de fato, não o acharam. 28 Então, admoestou YHWH a Mosheh: “Até quando recusareis obedecer aos meus mandamentos e minhas leis? 29 Vêde que o Eterno vos deu o shabat, e que por isso vos dará ao sexto dia pão por dois dias. Cada pessoa fique onde está, ninguém deve sair de sua habitação no sétimo dia!” 30 Então o povo descansou no sétimo dia.
31 E a casa de Israel deu àquele alimento o nome de maná. Aquele pão era branco como semente de coentro e tinha gosto de bolo de mel. 32 Disse Mosheh: “Foi isto que o YHWH ordenou: ‘Enchei deste alimento um jarro equivalente a um ômer, a fim de conservá-lo para vossas futuras gerações, para que possam ver o pão que vos dei no deserto, quando vos tirei da terra do Mitzrayim!” 33 Então Mosheh orientou Aharon: “Toma um vaso com capacidade para dois litros e enche-o de maná e coloca-o diante do Eterno, a fim de que seja guardado para nossos descendentes!” 34 Como YHWH havia ordenado a Mosheh, Aharon o depositou diante da Arca do Testemunho para preservá-lo. 35 Os filhos de Israel comeram maná durante quarenta anos, até chegarem a uma terra habitável; comeram maná até chegarem às fronteiras de Canaã. 36 E um ômer (jarro) equivalia à décima parte da efá (arroba).
SÉTIMA
A água da rocha
17:1 Toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim para as etapas seguintes, caminhando de um lugar para outro, de acordo com as ordens de YHWH, e acamparam em Refidim, porém, lá não havia água para beber. 2 O povo se desentendeu, pois, com Mosheh, e exigiu: “Dá-nos água para beber!” Ao que lhes respondeu Mosheh: “Por que discutis comigo? Por que colocais YHWH à prova?” 3 Ali o povo teve muita sede e protestou contra Mosheh, exclamando: “Por que nos fizeste subir do Mitzrayim, para nos matar de sede a nós, a nossos filhos, e a nossos animais?” 4 Então Mosheh rogou a YHWH, clamando: “Que farei a este povo? Pouco falta para que me apedrejem!” 5 E YHWH respondeu a Mosheh: “Passa adiante do povo e toma contigo alguns dos líderes de Israel; leva contigo, na mão, o cajado com que feriste o Nilo, e vai. 6 Eis que estarei à tua espera no alto da rocha do monte Horêv. E baterás na rocha, e sairá dela água e o povo dela beberá!” E Mosheh assim fez na presença dos anciãos de Israel. 7 E deu àquele lugar o nome de Massá e Meribá, porque ali os israelitas protestaram e puseram YHWH à prova, questionando: “YHWH está mesmo entre nós, ou não?”
8 E aconteceu que os amalequitas vieram atacar os filhos de Israel em Refidim. 9 Então Mosheh ordenou a Yehoshua: “Escolhe homens, e amanhã sai para combater contra Amaleque; eu me posicionarei no alto da colina, com o cajado de Elohim em minhas mãos!” 10Fez Yehoshua como Mosheh tinha orientado, e saiu para lutar contra os amalequitas. Enquanto isso, Mosheh, Aharon e Hur subiram até o alto da colina. 11Durante o tempo em que Mosheh ficava com as mãos levantadas, Israel prevalecia no combate; quando, porém, Mosheh baixava as mãos cansadas, Amaleque tinha vantagem. 12 Ora, as mãos de Mosheh estavam pesadas; tomando então uma pedra, puseram-na debaixo dele, para que nela pudesse assentar-se. Aharon e Hur mantiveram erguidas as mãos de Mosheh, um de cada lado. Assim suas mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. 13 E Yehoshua pôs em fuga Amaleque e seu povo, ao fio da espada.
MAFTIR
14Então YHWH ordenou a Mosheh: “Escreve isto para memorial em livro e declara a Yehoshua que hei de extinguir a memória dos amalequitas de debaixo do céu!” 15Depois Mosheh construiu um altar, e pôs-lhe este nome: Adonai-Nissi, “o Eterno fez-me aqui um grande milagre”,
Combate contra Amalec
16porque ele declarou: “Porquanto Elohim levantou a sua bandeira de guerra e jurou, sobre seu trono, que o Eterno lutará contra os amalequitas, de geração em geração!”
Débora
4:4 Nesta época, Deborah, uma profetiza, casada com Lapidote, julgava e liderava Israel. 5 Ela assentava-se debaixo da conhecida Tamareira de Débora, que ficava entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim, e os filhos de Israel costumavam vir até ela para que ajuizasse sobre suas causas e questões. 6Certa ocasião Débora mandou chamar Barac ben Avinôam, Baraque filho de Abinoão, da cidade de Kédesh, da tribo de Naftali, e lhe declarou: “YHWH, Elohim de Israel, em verdade te ordena: ‘Prepara-te! Toma contigo dez mil homens dentre os filhos de Naftali e os filhos de Zebulom e vai ao monte Tabor. 7 Eis que farei com que Sísera, o chefe do exército de Jabim, marche com seus carros e as suas tropas até o rio Quisom a fim de guerrear contra ti, contudo Eu os entregarei em tuas mãos e tu os vencerás!” 8 Então Baraque rogou a Débora: “Se tu vieres comigo, eu irei, mas se não vieres comigo, também eu não marcharei!” 9 Ao que Débora lhe assegurou: “Que seja como pedes! Certamente irei contigo. Contudo, não será tua a glória desta empreitada, porque YHWH entregará Sísera nas mãos de uma mulher!”. E levantando-se prontamente, partiu Débora com Baraque em direção a Kédesh, 10 onde Baraque convocou as tribos de Zebulom e Naftali e separaram dez mil homens que os seguiram, e Débora marchou ao lado de Baraque.
Héber, o quenita
11 Entrementes, o queneu Héber tinha se separado dos demais queneus e do clã dos filhos de Hobabe, sogro de Mosheh, e tinha armado a sua tenda perto do Carvalho de Tsaanáim, que localiza-se nas proximidades de Kédesh.
Derrota de Sísera
12 Anunciaram a Sísera que Baraque, filho de Abinoão, havia subido ao monte Tabor.13 Sísera convocou todos os seus carros de guerra, novecentos carros de ferro, e todas as suas tropas, de Harosete-Hagoim ao rio Quisom. 14 Então Débora afirmou a Baraque: “Dispõe-te, porque este é o dia em que YHWH entregou Sísera nas tuas mãos. Porventura não marchou YHWH à tua frente?” Em seguida, pois, Baraque desceu do monte Tabor, e dez mil soldados, após ele. 15 YHWH encheu de pânico a Sísera, e aniquilou todos os seus carros de ferro e todo o seu numeroso exército, diante de Baraque. E Sísera saltou do seu carro de ferro e fugiu a pé. 16 Baraque perseguiu os carros de guerra e os soldados inimigos até Harosete-Hagoim. Todo o exército de Sísera foi morto ao fio da espada; não sobrou um só adversário vivo.
Morte de Sísera
17 Sísera, contudo, fugiu a pé em direção à tenda de Jael, esposa de Héber, o queneu, porquanto havia paz entre Jabim, rei de Hazor, e o clã do queneu Héber. 18 Saindo Jael ao encontro de Sísera, ofereceu-lhe: “Entra, adon meu, entra na minha tenda, não temas!” Ele prontamente aceitou-lhe o convite, e ela o cobriu com um tecido. 19 Então, ele lhe rogou: “Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água, porque tenho sede.” Ela abriu um recipiente feito de couro que continha leite, deu-lhe de beber, e o cobriu de novo. 20 E Sísera recomendou à mulher: “Põe-te alerta à entrada da tenda; e há de ser que, se vier alguém e te perguntar: há alguém aqui?, responde imediatamente: Não! 21 Então, Jael, esposa de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na têmpora, atravessando-lhe a cabeça até fincar na terra. Ele dormia profundamente, vencido pelo cansaço, e assim morreu. 22 E eis que surge Baraque perseguindo a Sísera. Jael saiu ao seu encontro e anunciou-lhe: “Vem e te mostrarei o homem que procuras!” Ele entrou com ela e contemplou Sísera caído, morto, com a estaca atravessada nas têmporas.
A libertação de Israel
23 Assim Elohim derrotou humilhantemente naquele dia a Jabim, rei de Canaã, perante todo o exército de Israel. 24 A mão dos filhos de Israel pesava cada vez mais duramente sobre Jabim, rei de Canaã, atacando-os sem parar, cada vez com mais força, até que finalmente exterminaram todo o povo de Jabim, rei de Canaã.
CÂNTICO DE DÉBORA E DE BARAC
5:1 Naquele dia Débora e Baraque, filho de Abinoão, cantaram as palavras desta poesia:
2 “Os chefes de Israel consagraram-se para a grande batalha. De boa vontade todo o povo se apresentou para lutar. Louvai a YHWH, o SOBERANO ! 3 Ó reis, ouvi! Ó príncipes, escutai! A YHWH celebrarei, e sobre YHWH comporei e cantarei. YHWH,o Elohim de Israel.4 Ó YHWH quando saíste de Seir, quando marchaste desde os campos de Edom, a terra estremeceu, os céus se esvaíram em gotas, e as nuvens desfizeram-se em chuva.5 As montanhas tremeram diante do YHWH, o Elohim do Sinai, perante YHWH, o Elohim de Israel.6 Nos dias de Sangar, filho de Anate, nos dias de Jael, os caminhos retos estavam desertos, e os viajantes usavam atalhos tortuosos.7 Os guerreiros de Israel haviam desaparecido, já tinham desistido de lutar, até que te levantaste, ó Débora; até que levantaste para ser mãe de Israel! 8No dia em que escolheram-se novos elohim, eis que a guerra chegara às portas, e não se podia ver um só escudo ou lança entre os quarenta mil homens de Israel.9 Ora, o meu coração está com os comandantes de Israel, com os voluntários dentre o povo. Louvai ao YHWH! 10 Vós que cavalgais sobre alvos jumentos, que se assentam sobre ricas selas, que percorrem livremente pelas estradas, considerai! 11 Escutai! É uma multidão que grita mais alto do que os distribuidores de água junto aos bebedouros, declarai todos os atos do YHWH: justos feitos em favor dos cidadãos de Israel! Então o povo de YHWH pode descer para as suas cidades.12 ‘Desperta, Débora, desperta! Acorda, entoa um cântico; levanta-te, Baraque, e leva presos os que te prenderam, tu, filho de Abinoão!’13 Então, os nobres de fé desceram às portas onde estavam os seus chefes, e o povo de Elohim, o YHWH, pronto para lutar, cooperou com Baraque contra a tirania dos poderosos! 14 De Efraim, cujas raízes estão na antiga região de Amaleque, desceram guerreiros; depois de ti, ó Débora, seguiu Benjamim com seus povos. De Maquir desceram comandantes, e de Zebulom, os que conduzem o bastão de comando. 15 Os príncipes de Issacar estavam com Débora; sim Issacar também estava com Baraque. Eles o seguiram rapidamente até o vale. Entretanto, a tribo de Rúben estava dividida; houve grande discussão e conjecturas, e não foram. 16 Por que te sentaste, ó Rúben, junto às fronteiras? Acaso é para ouvires os que apitam, chamando os rebanhos? Por isso, pela separação de Rúben, que não se aliou aos nobres guerreiros, grandes conjecturas hão de ser levantadas.17 Se é porque Rúben estava distante do local da guerra, Gileade também ficava na banda além do Jordão! E Dã, por qual motivo não veio se aliar a nós? Acaso é porque vive junto aos navios? Aser teve razão em não vir, afinal mora no litoral e habita em cidades não muradas. 18 O povo de Zebulom arriscou a própria vida ao vir juntar-se a nós, assim como Naftali nas batalhas dos altos campos da região. 19 Os reis vieram e combateram, os reis de Canaã guerrearam em Taanaque, junto às águas de Megido, contudo não conseguiram levar prata alguma, despojo nenhum! 20 Até mesmo as estrelas lutaram! Deixaram as suas órbitas para pelejarem contra Sísera. 21 O rio Quisom os levou, o antigo rio, o rio Quisom. Avante minha alma! Marcha com ousadia e determinação. Sê forte! 22 Os cascos dos cavalos em seu galope faziam tremer a terra; galopavam, galopavam os seus corcéis. 23 ‘Maldito seja Meroz, diz o Malah do YHWH, amaldiçoai, amaldiçoai os seus habitantes: porquanto não vieram cooperar com YHWH, pelejar junto ao YHWH contra os poderosos!’ 24 Que Jael seja bendita entre todas as mulheres, Jael, esposa de Héber, o queneu. Seja ela a mais feliz das mulheres que vivem em tendas! 25 Sísera pediu-lhe água: leite ela lhe trouxe, numa taça digna dos príncipes serviu-lhe coalhada. 26 Ela estendeu a mão para apanhar a estaca da tenda, com a mão direita alcançou a marreta dos trabalhadores. Então golpeou Sísera, esmagando-lhe a cabeça, esmigalhou e traspassou suas têmporas. 27 Aos seus pés ele se curvou, desabou e ali ficou prostrado. Onde caiu, ali mesmo ficou, sem vida. 28 À janela a mãe de Sísera se debruçava a contemplava o horizonte, atrás da grade ela queixava-se: “Por que tarda o seu carro tanto a chegar? Por que estão lentos os seus cavalos?” 29 As mais sábias de suas damas de companhia davam-lhe palavras de conforto, e ela repetia para si mesma: 30 “Eles devem estar repartindo os despojos: uma moça, duas moças para cada guerreiro! Finos tecidos bordados e roupas coloridas para Sísera, um enfeite, dois enfeites para o meu pescoço!” 31 Assim perecem todos os teus inimigos, ó YHWH! Mas todos que te amam brilhem como o sol quando se levanta na sua força!” E a terra experimentou paz e descanso durante quarenta anos.
O Mashiach é o Pão da Vida
6:22 No dia seguinte, as pessoas que ficaram do outro lado do mar viram que ali não havia senão um barco e Yeshua não havia entrado nele com seus discípulos, mas que eles tinham partido sós.
23 Entretanto, outros barcos chegaram de Tiberíades, próximo do lugar onde o povo havia comido o pão, após o Adon haver dado favores.
24 Quando as pessoas da multidão perceberam que Yeshua não estava ali nem seus discípulos, entraram em seus barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Yeshua.
25 E, tendo-o encontrado do outro lado do mar, perguntaram-lhe: ´Mestre, quando chegaste aqui?`
26 Yeshua respondeu a eles assim: ´Em verdade, em verdade vos afirmo: vós me buscais não porque vistes os sinais, mas porque comestes os pães e vos fartastes.
27 Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pela comida que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do homem vos dará; pois Elohim, o Pai, colocou o seu selo sobre Ele.`
28 Então, eles questionaram a Yeshua: ´O que faremos para realizar as obras de Elohim?`
29 Yeshua lhes asseverou: ´A obra de Elohim é esta: que creiais naquele que por Ele foi enviado.`
30 Por esse motivo o desafiaram: ´Que sinal poderás realizar para que o vejamos e creiamos em ti? Que obra farás?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto; como está escrito: ´Ele lhes deu a comer pão do céu`.`
32 Respondeu-lhes, então, Yeshua: ´Em verdade, em verdade vos asseguro: não foi Moisés quem vos deu o Pão do céu; mas é meu Pai quem vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Pois o pão de Elohim é o que desce do céu e dá vida ao mundo.`
34 Então, eles pediram a Yeshua: ´Adon, dá-nos sempre desse pão.`
35 Diante disso, Yeshua ministrou-lhes: ´Eu sou o Pão da Vida; aquele que vem a mim jamais terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.
36 Todavia, como Eu vos disse, embora me tenhais visto, ainda não credes.
37 Todo aquele que o Pai me der, esse virá a mim; e o que vem a mim, de maneira alguma o excluirei.38 Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E esta é a vontade do Pai, o qual me enviou: que Eu não perca nenhum de todos os que Ele me deu, mas que Eu os ressuscite no último dia.
40 De fato, esta é a vontade daquele que me enviou: que todo aquele que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia.`
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
יוחנן - Yochanan (João) 6 - 10
Link da Parashah (Porção):
איוב - Iyov (Jó) 26- 30
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 46 - 48
Link da Parashah (Porção):
מלכים א - Melechim Alef (I Reis) 16 - 22
Questionamentos Específicos
1º) Como podemos analisar a precaução da Rota que YHWH deu ao povo(Shemot 13:17-18)?
2º) Que crença Yosef tinha ao ponto de se preocupar com seus ossos em alguma situação de visita de YHWH na nova terra prometida, será que conseguiremos entender isso? Existe alguma crença antropológica neste sentido? Yosef teria alguma revelação sobre a ressurreição dos mortos?
3º) Comente sobre a Elohut(manifestação) de YHWH de dia e de Noite diante de seu povo.
4º) Mais uma vez o faraó volta atrás. Como podemos entender a estratégia de YHWH em endurecer o coração do faraó?
5º) Com quantos carros o faraó partiu para atacar o povo de israel?
6º) Como podemos analisar o momento de murmuração em (14:10-12) e a confiança de Mosheh ao responder tal provocação (14:13-14)? Como podemos agir da mesma forma nos dias de hoje em situação similar?
7º) Como podemos contextualizar o texto a seguir: “15 Então YHWH indagou a Mosheh: ‘Por que clamas por mim? Dize aos filhos de Israel que marchem avante!’”
8º) Comente sobre o grande e portentoso feito da entrada pelo mar, e o que mais lhe chamou a atenção nesta parashah 15:15-27
9º) As águas de Mara(amarga) eram impróprias para uso porém YHWH dá uma solução natural para este problema. Você consegue se lembrar em sua vida algum momento onde algo impróprio foi transformado em bênção? Comente !
10º) Sobre o texto abaixo, você acredita que ele nos alcança?
“Se ouvires atento a voz de YHWH, teu Elohim, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, se deres ouvidos aos seus mandamentos e guardares todas as suas leis, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os mitzrim. Pois Eu Sou YHWH, Aquele que te restaura! ”
11º) A maioria das bíblias traduz o manah como pão. O que podemos comentar sobre isso? E também sobre este milagre de YHWH para alimentar o povo?
12º) A porção do manah era diário e YHWH queria colocar a prova o seu povo. O que podemos extrair de ensinamento desta situação?
13º) No sexto dia a porção era dobrada, porque?
14º) Qual motivo especificamente desse manah, somente nesse dia, não se estragar?
15º) Em dias normais alguns queriam guardar o manah para o dia seguinte, que se estragava. Como podemos analisar essa passagem naqueles dias? e em nossas vidas hoje ?
16º) Por quantos anos o povo comeu manah?
17º) Como podemos analisar murmuração do povo no monte horev e a resposta de YHWH?
18º) Comente e analise o milagre que fazia com que os israelitas prevalecessem sobre os amalequitas na guerra, qual sua opinião sobre este fato?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)