Parashah וָאֵרָא - Vaerá 
 
(Aparecí)

Vaerá é a 14ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 2ª no Livro de Shemot (Nomes [Êxodo]). Na porção da torah de Vaerá - Torah – Shemot (Êxodo) 6:2-9:35, teremos os seguintes subtítulos:
.  
Nova narração da vocação de Mosheh
Genealogia de Mosheh e Aarão
Retoma-se a narração da vocação de Mosheh
A vara transformada em cobra
A água transformada em sangue
As rãs
Os piolhos
As moscas
A peste dos animais
As úlceras
A chuva de pedras

  Porções contendo parte da Torah
 Profetas Yechezkel (Ezequiel) 28:25-29:21  
 Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)24:1-51


Parashah וָאֵרָא - Vaerá
(Aparecí)

 Shemot (Êxodo)
6:2-9:35



Nova narração da vocação de Mosheh
6:2 Disse mais Elohim a Mosheh: “Eu Sou YHWH! 3Apareci a Avraham, a Yitzchak e a Yaakov como El-Shaddai, Elohim Todo-Poderoso; mas pelo meu Nome, YHWH, não lhes fui conhecido?4Também estabeleci a minha Aliança com eles, para dar-lhes a terra de Kanaan, a terra em que residiam como estrangeiros. 5E ouvi o gemido dos filhos de Israel, aos quais os mitizrim(egípcios) escravizaram, e me lembrei da minha Aliança. 6Portanto, dirás aos filhos de Israel: Eu Sou YHWH, e vos farei sair de debaixo das cargas do Mitzrayim(egípcios), vos libertarei da sua escravidão e vos resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo. 7Eu vos tomarei por meu povo, e Eu serei o vosso Elohim. Então vós aprendereis que Eu Sou YHWH, o vosso Elohim, que vos faz sair de sob as cargas pesadas e injustas do Mitzrayim.8Depois Eu vos farei entrar na terra que, com a mão levantada, jurei que daria a Avraham, a Yitzchak e a Yaakov. Eu vo-la darei como possessão: Eu Sou YHWH!” 9Mosheh anunciou exatamente isso aos filhos de Israel, contudo eles não ouviram a Mosheh por causa do desespero da alma e da cruel escravidão que padeciam.

10Então o YHWH falou a Mosheh e ordenou-lhe: 11“Vai dizer ao Faraó, rei do Mitzrayim, que faça sair de seu país os filhos de Israel!” 12Mosheh, porém, alegou na presença de YHWH: “Eis que os próprios filhos de Israel não me têm dado ouvidos, como então me ouvirá o Faraó, rei do Mitzrayim? Ainda mais que sou incircunciso de lábios, tenho a língua presa e não me é fácil falar.

13No entanto, o YHWH ordenou a Mosheh e Aharon que transmitissem aos israelitas e ao Faraó, rei do Mitzrayim, que tinham ordem expressa de Elohim para tirar os filhos de Israel do Mitzrayim, imediatamente.

SEGUNDO
Genealogia de Mosheh e Aarão
14Estes são os cabeças das batiym de seus ahvot (pais): Os filhos de Reuven, o bachor de Yisrael; Hanoch, e Pallu Hetzron, e Carmi: estas são as mishpachot(familias) de Reuven.. 15E os filhos de Shimeon, Yemu-El, e Yamin, e Ohad, e Yachin, e Zohar, e Shaul, o filho de uma mulher Kanaanite: estas são o mispachot de Shimeon.. 16E estes são os nomes dos filhos de Lewi de acordo com as suas gerações; Gershon, e Kohath, e Merari: e os anos da chayim de Lewi eram de cento e trinta e sete anos.. 17Os filhos de Gershon; Libni, e Shimi, de acordo com suas mishpachot.18E os filhos de Kohath; Amram, e Izhar, e Hevron, e Uzziel: e os anos de chayim de Kohath era de cento e trinta e três anos. 19E os filhos de Merari; Mahali e Mushi: estas são as mishpachot de Lewi de acordo com suas gerações. 20Amram tomou Yocheved, a irmã do seu abba(pai) como uma esposa; e ela gerou-lhe Aharon e Moshe: e os anos de chayim de Amram era de cento e trinta e sete anos.. 21E os filhos de Izhar; Korach, e Nepheg, e Zichri.22E os filhos de Uzzi-El; Misha-El, e Elzaphan, e Zithri. 23E Aharon tomou a Elisheva, filha de Amminadav, irmã de Naashon, como uma esposa; e ela gerou-lhe Nadav, e Avihu, El-Azar, e Ithamar.. 24E os filhos de Korach; Assir, e Elchanah, e Aviasaph: estas são as mishpachot dos Korachites. 25E El-Azar, filho de Aharon tomou uma das filhas de Putiel como uma esposa; e ela gerou-lhe a Pinchus: estes são os cabeças dos ahvot dos Lewiym, de acordo com suas mishpachot.

26Aharon e Mosheh foram os que receberam de YHWH, o Soberano Elohim, esta ordem: “Fazei sair os filhos de Israel das terras do Mitzrayim, de acordo com suas tribos e clãs!”27Foram eles, Mosheh e Aharon, que conclamaram o Faraó, rei do Mitzrayim, a fim de tirarem os israelitas do Mitzrayim.

Retoma-se a narração da vocação de Mosheh

28Ora, quando YHWH falou com Mosheh no Mitzrayim,

TERCEIRO
29assegurou-lhe: “Eu Sou YHWH; dize ao Faraó, rei do Mitzrayim, tudo quanto Eu te digo!” 30 Contestou Mosheh, na presença de Elohim: “Eu não tenho a capacidade de falar com facilidade; como pois, me ouvirá o Faraó?”

7: 1Então o YHWH lhe respondeu: “Eis que te encherei com o poder de Elohim perante o Faraó, e teu irmão Aharon será o teu profeta. 2Falarás tudo o que eu te ordenar; e Aharon, teu irmão, será teu porta-voz junto ao Faraó, para que deixe partir da terra os filhos de Israel.3Eu, no entanto, endurecerei o coração do Faraó e multiplicarei no país do Mitzrayim os meus sinais e os meus prodígios. 4O Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Mitzrayim e farei sair das terras do Mitzrayim os meus exércitos, o meu povo, os israelitas, com portentosos atos de juízo. 5Saberão os mitzrim que Eu Sou YHWH, quando estender minha mão sobre todo o Mitzrayim e fizer sair de seu domínio os filhos de Israel!” 6Mosheh e Aharon fizeram como YHWH ordenara. 7Mosheh tinha oitenta anos, e Aharon oitenta e três, quando intimaram o Faraó.

QUARTO
A vara transformada em cobra
8Então YHWH orienta Mosheh e Aharon: 9“Se o Faraó vos requerer: ‘Apresentai um milagre em vosso favor!’ – então dirás a Aharon: ‘Toma o teu cajado e lança-o diante do Faraó; e ele se transformará numa serpente’”. 10Assim Mosheh e Aharon foram ao Faraó, e fizeram tudo como YHWH lhes havia mandado. Lançou Aharon o seu cajado diante do Faraó e perante seus conselheiros, e o cajado virou uma serpente. 11O Faraó, contudo, mandou chamar os sábios e feiticeiros da corte; e também os magos do Mitzrayim reproduziram o mesmo fenômeno, por meio das suas ciências ocultas. 12Cada um deles jogou ao chão um bordão, e estes se transformaram em cobras. Mas o cajado de Aharon devorou os bordões deles.13Apesar disso, o coração do Faraó se endureceu ainda mais, e ele não quis dar ouvidos ao pleito de Mosheh e Aharon, como o YHWH tinha predito.

A água transformada em sangue
14Então ordenou YHWH a Mosheh: “O coração do Faraó está irredutível; ele se recusou a deixar o povo partir. 15Vai ao Faraó, pela manhã: eis que ele sairá às águas; e estarás à espera dele na margem do Nilo. Tomarás na mão o cajado que se transformou em serpente. 16Tu lhe dirás: “YHWH, o Elohim dos ivrim(hebreus), me enviou a ti para te dizer: Deixa o meu povo partir, para que me sirva no deserto. E eis que até agora não tens ouvido.17Assim diz YHWH: ‘Nisto saberás que Eu Sou YHWH: com este cajado que trago à mão, ferirei as águas do Nilo e elas se converterão em sangue; 18os peixes do Rio morrerão, o Rio cheirará mal, e os mitzrim não poderão mais beber das águas do Nilo!’”19Disse mais YHWH a Mosheh: “Dize a Aharon: ‘Toma o teu cajado e estende a tua mão sobre as águas do Mitzrayim, sobre seus rios, sobre seus canais, sobre suas lagoas e sobre todos os seus reservatórios, para que se convertam em sangue. Haja sangue em toda a terra do Mitzrayim, até nas árvores e nas pedras!’”

20Mosheh e Aharon agiram como YHWH lhes havia ordenado. Aharon levantou seu cajado, feriu as águas que estavam no Nilo, diante dos olhos do Faraó e de seus conselheiros; e, imediatamente, toda a água do Rio se converteu em sangue. 21Os peixes do Nilo morreram. O Rio poluiu-se, e os mitzrim não podiam beber a água do Nilo. E houve sangue por todo o país do Mitzrayim. 22Os magos do Mitzrayim, porém, com suas ciências ocultas, fizeram o mesmo: o coração do Faraó se endureceu e não deu ouvido a Mosheh e Aharon, como o YHWH havia predito. 23Ao contrário, deu-lhes as costas e retornou a seu palácio. Nem mesmo esse prodígio seu coração considerou. 24Todos os mitzrim cavaram pequenos poços às margens do Rio com o objetivo de encontrar alguma água potável.25Passaram-se sete dias depois que o YHWH feriu o Nilo.

As rãs
8:1 Falou YHWH a Mosheh: “Vai ter com o Faraó e dize-lhe: ‘Assim diz o YHWH Elohim: Deixa o meu povo partir, para que me sirva. 2Se te recusares a deixá-lo partir, eis que infestarei de rãs todo o teu território. 3O Nilo ferverá de rãs, e elas subirão e entrarão no teu palácio, nos teus aposentos, no teu quarto de dormir, sobre o teu leito, e nas casas dos teus conselheiros e nas habitações do teu povo, e nos teus fornos e amassadeiras. 4As rãs virão sobre ti, sobre o teu povo e sobre todos os teus servos’”. 5Disse mais YHWH a Mosheh: “Dize a Aharon: ‘Estende a tua mão com o teu cajado sobre os rios, sobre os canais e lagoas, e faze subir rãs sobre a terra do Mitzrayim’”. 6Aharon estendeu a mão sobre as águas do Mitzrayim, e subiram rãs e cobriram a terra do Mitzrayim.

QUINTO  
7Os magos do Mitzrayim, porém, com suas artes e ciências ocultas, realizaram prodígios semelhantes, e fizeram subir rãs sobre a terra do Mitzrayim.

8Então o rei mandou chamar Mosheh e Aharon, e lhes pediu: “Rogai a YHWH que afaste estas rãs de mim e do meu povo, e permitirei que o teu povo parta, para que ofereça sacrifícios a Ele”. 9E Mosheh replicou ao Faraó: “Digna-te informar-me quando deverei rogar por ti, por teus conselheiros e por todo o teu povo, para que as rãs sejam arrancadas de ti e de todas as habitações sobre o teu território, e fiquem restritas somente ao Rio!”

10“Amanhã!” – Respondeu prontamente o Faraó. E Mosheh retrucou: “Muito bem, seja conforme a tua palavra, para que saibas que não há ninguém como YHWH, o nosso Elohim. 11Portanto, as rãs se afastarão de ti, do teu palácio, dos teus conselheiros, e de todas as habitações do teu povo; e ficarão circunscritas apenas ao Nilo!” 12Assim Mosheh e Aharon saíram da presença do Faraó; e Mosheh clamou a YHWH por causa das rãs que tinha enviado ao Faraó. 13E YHWH fez conforme a palavra de Mosheh; e morreram subitamente as rãs que estavam em todas as habitações, nos pátios e nos campos. 14Juntaram-se montes imensos de rãs mortas, e a terra ficou tomada de um horrível cheiro de putrefação. 15Apesar disso tudo, assim que o Faraó percebeu que houve alívio ao seu redor, obstinou-se novamente em seu coração odioso. E não deu mais ouvidos a Mosheh e Aharon. Como YHWH havia predito.

Os piolhos
16Disse YHWH a Mosheh: “Dize a Aharon: ‘Estende o teu cajado e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por todo o território egípcio!’” 17Aharon estendeu a mão e feriu com seu cajado o pó da terra, e surgiu grande multidão de piolhos que atacaram os homens e os rebanhos; todo o pó da terra tornou-se piolhos por toda a terra do Mitzrayim. 18E fizeram os magos o mesmo com suas ciências ocultas, para produzirem piolhos nos homens e no gado.

SEXTO
19Contudo, os magos afirmaram ao Faraó: “Atentai! Estas são obras do dedo de Elohim!” Entretanto, o coração do Faraó permanecia empedernido e também a eles não deu ouvidos, como YHWH havia predito.

As moscas
20Depois desse ocorrido, YHWH ordenou a Mosheh: “Levanta-te ao alvorecer e apresenta-te ao Faraó; eis que ele sairá às águas, e dize-lhe: ‘Assim diz YHWH: Deixa o meu povo partir, para que me preste culto. 21Se não permitires que meu povo parta, eis que enviarei enxames de moscas contra ti, contra os teus conselheiros e contra o teu povo, e contra todas as tuas habitações. As casas dos mitzrim e a terra em que estiverem ficarão repletas de moscas. 22Contudo, naquele dia tratarei de maneira especial da terra de Góshen, onde habita o meu povo; nenhuma mosca se achará ali, a fim de que saibas que Eu Sou YHWH, o Soberano, e estou agindo no meio desta terra! 23Farei diferença entre o meu povo e o teu povo! Amanhã, pois, se dará este sinal’”. 24Assim fez YHWH, e enxames de moscas, em grandes multidões, entraram no palácio do Faraó, nas casas de seus conselheiros, e em todas as habitações e nos campos mitzrim; e a terra do Mitzrayim ficou arruinada por causa das moscas.

25Então o Faraó chamou Mosheh e Aharon, e lhes propôs: “Ide, portanto, e oferecei os sacrifícios ao vosso Elohim aqui mesmo em terras do Mitzrayim!” 26No entanto, replicou Mosheh: “Não convém agir assim, porque os nossos sacrifícios a YHWH, o nosso Elohim, são realizados com animais considerados sagrados pelos mitzrim. Se oferecermos, aos olhos dos mitzrim, sacrifícios que eles abominam, não haveriam de nos apedrejar? 27Portanto, nós temos de caminhar três dias pelo deserto adentro, até chegarmos ao lugar onde vamos oferecer nossos sacrifícios a YHWH, nosso Elohim, assim como Ele mesmo nos determinou. 28Mas o Faraó insistiu: “Eu vos permitirei sacrificar a vosso Elohim no deserto, mas não deveis ir muito longe. E, por favor, orai por mim também!” 29 Assegurou-lhe Mosheh: “Assim que eu tiver deixado a tua presença rogarei a YHWH, e amanhã os enxames de moscas abandonarão ao Faraó, a teus conselheiros e a todo o teu povo. Porém, que o Faraó não volte a agir com falsidade, impedindo que o meu povo vá oferecer sacrifícios a YHWH, no deserto!”

30Tendo Mosheh saído da presença do Faraó, orou a YHWH. 31E YHWH fez o que Mosheh lhe tinha pedido em oração, e os enxames de moscas foram para longe do Faraó, dos seus conselheiros e de todo o seu povo; não ficou uma só mosca em terras egípcias.32Contudo, mais uma vez, o Faraó não cumpriu a palavra empenhada e, obstinando-se em seu coração, não deixou o povo partir.

A peste dos animais
9:1 Disse YHWH a Mosheh: “Vai ter com o Faraó e dize-lhe: ‘Assim diz YHWH, o Elohim dos ivrim: Deixa o meu povo partir, para que me preste culto. 2Se te recusares a deixá-lo partir, e o retiveres por mais tempo, 3eis que a mão de YHWH ferirá os teus rebanhos que estão nos campos, os jumentos, os camelos, os bois e as ovelhas, com uma peste muito grave. 4Entretanto, o YHWH fará distinção entre os rebanhos de Israel e os do Mitzrayim e, portanto, nenhum animal pertencente aos Filhos de Israel perecerá. 5E YHWH determinou um tempo para executar esse sinal, dizendo: “Amanhã YHWH fará isso em todo o território mitzrim!” 6No dia seguinte, fez YHWH o que tinha dito; e todos os animais dos mitzrim morreram; mas não morreu nenhum dos animais dos rebanhos dos israelitas. 7E o Faraó mandou averiguar, e eis que do rebanho dos filhos de Israel não morreram nem um animal sequer. Então o coração do Faraó obstinou-se ainda mais, e não deixou o povo partir.

As úlceras
8Disse YHWH a Mosheh e Aharon: “Apanhai mãos cheias de cinza de forno, e Mosheh as lance para o ar, diante dos olhos do Faraó. 9Ela se converterá em pó fino sobre toda a terra do Mitzrayim e provocará, nos homens e em todos os animais, tumores que se arrebentarão em feridas purulentas por todo o território mitzri. 10Eles retiraram cinza de uma fornalha e se puseram diante do Faraó. Mosheh espalhou-a pelo ar e úlceras pestilentas começaram a estourar em todos os mitzrim e seus animais. 11Agora, nem os magos conseguiam manter-se de pé diante de Mosheh, pois estavam cobertos de tumores e úlceras ,assim como toda a população do Mitzrayim. 12Contudo, YHWH endureceu o coração do Faraó, e este não deu ouvidos a Mosheh e Aharon, como o próprio YHWH tinha avisado a Mosheh.

A chuva de pedras
13Então disse YHWH a Mosheh: “Levanta-te ao romper do dia, e apresenta-te ao Faraó. E lhe dirás: ‘Assim diz YHWH, o Elohim dos ivrim: Deixa o meu povo partir, para que me sirva no deserto. 14Porquanto, desta vez, mandarei todas as minhas pragas contra ti, contra teus conselheiros e contra teu povo, para que saibais que não há ninguém semelhante a mim em todo o mundo. 15Em verdade, se Eu já tivesse estendido a mão para ferir a ti e a teu povo com peste, terias desaparecido de sobre a face da terra. 16No entanto, foi precisamente por isso que te conservei em pé, para fazer-te ver o meu poder e para que o meu Nome seja proclamado no mundo inteiro.[SÉTIMO] 17Ainda reténs o meu povo e não queres deixá-lo partir?

18Eis que amanhã, a esta mesma hora, farei cair pesada chuva de pedras como nunca se viu no Mitzrayim, desde o dia em que foi fundado até hoje. 19Agora, pois, manda recolher os teus animais e tudo o que tens no campo, porque os homens e os animais que se acharem no campo e não se recolherem às suas habitações, ao cair sobre eles a chuva de pedras que mandarei, certamente morrerão!” 20Aqueles dentre os conselheiros do Faraó que temeram essa palavra de YHWH apressaram-se em fazer entrar para as casas seus servos e seus rebanhos. 21Aqueles, porém, que não levaram a sério a palavra do YHWH, deixaram ficar nos campos seus servos e seus rebanhos.

22Disse YHWH a Mosheh: “Estende a mão para o céu, e devastadora chuva de pedras se abaterá sobre toda a terra do Mitzrayim, sobre os animais e sobre toda a vegetação dos mitzrim!” 23Então Mosheh estendeu seu cajado em direção ao céu. YHWH imediatamente mandou grandes trovões e profusa quantidade de granizo, e raios caíram, incendiando a terra dos mitzrim. Assim YHWH fez chover pedras sobre toda a terra do Mitzrayim.24Enorme quantidade de granizo caiu sobre os mitzrim, enquanto inúmeros raios cortavam o céu em todas as direções. Nunca houve uma tempestade de granizo como aquela em todo o Mitzrayim, desde que se tornou uma nação. 25Em todo o Mitzrayim, o granizo destruiu tudo o que havia nos campos, tanto homens como animais: exterminou toda a vegetação, além de quebrar todas as árvores. 26Somente na terra de Góshen, onde estavam os israelitas, não caiu uma pedra de granizo.

27Então o Faraó mandou chamar Mosheh e Aharon e confessou-lhes: “Desta vez eu pequei:YHWH é justo; eu e o meu povo, porém, somos ímpios. 28Rogai a YHWH, pois já bastam estes terríveis trovões e a chuva de pedras. Eu vos deixarei sair livres, e não ficareis mais aqui!” 29Ao que lhe replicou Mosheh: “Depois que eu tiver saído da cidade, estenderei as mãos para YHWH: os trovões cessarão e já não haverá chuva de pedras, para que saibas que todo o mundo pertence a YHWH. 30Quanto a ti, porém, e aos teus conselheiros, eu bem sei que ainda não temeis a YHWH Elohim!” 31O linho e a cevada foram totalmente destruídos pelo granizo, pois a cevada já estava com espigas, e o linho em flor. 32O trigo, entretanto, e o centeio, foram preservados, porquanto ainda não haviam brotado.  


MAFTIR

33Saiu, pois, Mosheh da presença do Faraó e da cidade egípcia, e ergueu as mãos a YHWH. Os trovões, a queda de granizo e a chuva cessaram imediatamente. 34Assim que o Faraó percebeu que a chuva, o granizo e os terríveis trovões haviam parado, pecou outra vez e retornou à sua maligna teimosia, ele e seus conselheiros. 35O coração do Faraó permaneceu endurecido, e ele não deixou que os filhos de Israel saíssem do Mitzrayim. Exatamente como YHWH tinha predito por meio de Mosheh. 
 



Parashah וָאֵרָא - Vaerá
(Aparecí)

  Nevyim
Yechezkel (Ezequiel)
28:25-29:21

28:25 E assim diz o Eterno Soberano: Quando Eu reunir a Casa de Israel dentre as nações nas quais foi espalhada, Eu me revelarei Kadosh(separado) para todos eles à vista das nações. Então eles viverão em sua própria terra, a qual concedi como herança ao meu servo Yaakov. 26Então todos viverão ali em segurança; edificarão suas próprias casas e plantarão suas vinhas; viverão em paz e tranquilidade quando Eu executar meus juízos e castigar todos os povos que estão ao teu redor e te fizeram mal. E assim todos saberão que Eu Sou YHWH, o seu Elohim!
  
29:1 No dia doze do décimo mês do décimo ano, veio novamente a mim a Palavra deYHWH nos seguintes termos: 2“Ó filho do homem, volve o teu rosto contra o Faraó, o rei do Mitzrayim, e profetiza contra ele e contra toda nação do Mitzrayim!

3Abre pois a tua boca e dize: “Assim declara YHWH, o Soberano Elohim: “Eis que posiciono-me contra ti, ó Faraó, rei do Mitzrayim, crocodilo monstruoso que repousa em meio aos teus rios e exclamas: ‘Eis que o Nilo é meu; eu o fiz para meu uso e deleite!’

4Todavia, colocarei anzóis em teu focinho e farei os peixes dos teus ribeiros se apegarem às tuas escamas, ó Mitzrayim. Eis que Eu mesmo te sacarei dos teus riachos com todos os peixes presos à tua carcaça.

5Eis que te abandonarei no deserto, a ti e a todos os peixes dos teus ribeiros. Cairás, pois, em campo aberto; não serás recolhido nem sepultado. Eu te darei para alimento aos animais selvagens e às aves de rapina do céu. 6Deste modo, todas as pessoas que vivem no Mitzrayim saberão que Eu Sou YHWH, o Soberano, porquanto tens sido como um bastão feito de junco para a nação de Israel.

7Assim que eles te pegaram com a mão, tu te rachaste todo e lhes rasgaste os ombros; e quando tentaram se apoiar em ti, tu não os suportaste e quebraste, provocando grande tremor e paralisia às costas deles.

8Portanto, assim declara YHWH, o Soberano e Eterno Elohim: Eis que trarei uma espada de juízo sobre ti e exterminarei todas as pessoas e animais que estiverem no meio de ti. 9A terra do Mitzrayim se tornará apenas um monte de entulho sobre o deserto; e assim, ficarão sabendo que Eu Sou YHWH, o Soberano. Porquanto proclamaste: ‘O Nilo é meu; eu o construí!’ 10Eis que estou contra ti e indisponho-me também contra todos os teus regatos; e deixarei todo o Mitzrayim sob desgraça: uma terra arrasada; deserta e absolutamente solitária, desde Migdol até Sevene, chegando até a fronteira de Cush, Etiópia. 11Sendo assim, nenhum pé humano ou pata de animal pisará sobre as tuas terras, tampouco será habitada por um período de quarenta anos. 12Farei do Mitzrayim uma nação desolada em meio a uma terra completamente arrasada e sem vida, e as suas cidades ficarão em ruínas durante quarenta anos. Então espalharei os mitzrim entre as nações pagãs e os dispersarei pelos muitos países da terra.

13Entretanto, assim promete YHWH, o Soberano Elohim: Ao final de quarenta anos, ajuntarei os mitzrim dentre todas as nações entre as quais foram expatriados. 14Eu mesmo os trarei de volta do exílio deles e os farei retornar a Patros, ao alto Mitzrayim, à terra dos seus pais e antepassados. E ali constituirão um reino humilde. 15Sim, será o menor e mais fraco dos reinos, e nunca mais se arrogará, e se exaltará sobre qualquer outra nação. Eis que Eu farei o novo Mitzrayim tão limitado que jamais conseguirá dominar sobre as nações.16O Mitzrayim não mais contará com a confiança da Casa de Israel, mas a sua malignidade será lembrada sempre que Israel tentar buscar no Mitzrayim algum tipo de cooperação. E assim, eles saberão que Eu Sou YHWH, o Eterno e Soberano Elohim!”

17Então, no ano vigésimo sétimo do nosso cativeiro, no primeiro dia do primeiro mês,YHWH, o Soberano, falou comigo novamente nestes termos: 18“Ó querido homem mortal; filho do homem, escutai bem! Eis que Nabucodonosor, rei da Babilônia, conduziu o seu exército numa batalha acirrada contra Tiro. Ele obrigou os seus soldados a carregar tanto peso, que os cabelos deles caíram, e os seus ombros ficaram em carne viva. Todavia, nem Nabucodonosor nem o seu exército conseguiram qualquer recompensa com a campanha que ele deflagrou contra o rei de Tiro. 19Por isso, assim declara YHWH, o Soberano Elohim: Entregarei a terra do Mitzrayim nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia; assim ele saqueará toda a riqueza dessa nação, tomará o seu despojo e retribuirá ao seu exército.20Eu mesmo lhe dei o Mitzrayim como pagamento pelo serviço que ele me prestou, pois, de fato, trabalhou para mim, e Eu retribui entregando-lhe a própria terra do Mitzrayim! Palavra do Eterno e Soberano, YHWH.

21Portanto, naquele Dia farei com que desabroche o chifre, poder, da nação de Israel, e abrirei a minha boca no meio deles. Então todos entenderão que Eu Sou YHWH, o ADON. 



Parashah וָאֵרָא - Vaerá
(Aparecí)

Brit Chadashah 
 Matityahu (Mt)
24:1-51

Yeshua profetiza a destruição do Templo
 
24:1 Então, Yeshua saiu do templo e, ao caminhar, seus discípulos chegaram mais perto dele para lhe apontar as construções do templo.

24:2 Ele, entretanto, lhes observou: ´Estais vendo todas estas coisas? Com toda a certeza Eu vos afirmo que não ficará aqui pedra sobre pedra, pois que serão todas derrubadas`.

Sinais que antecedem a era Messiânica

24:3 Tendo Yeshua se assentado no monte das Oliveiras, os discípulos chegaram até Ele em particular e lhe pediram: ´Dize-nos quando ocorrerão estas coisas? E qual será o sinal da tua vinda e do final dos tempos?`

24:4 Então Yeshua lhes revelou: ´Cuidado, que ninguém vos seduza.

24:5 Pois muitos são os que virão em meu nome, proclamando: ´Eu sou o Messias!`, e desencaminharão muitas pessoas.

24:6 E vós ouvireis falar de guerras e rumores de guerras, todavia não vos desespereis, porque é preciso que tais coisas ocorram, mas ainda não será o fim.

24:7 Porquanto, nação se levantará contra nação, e reino contra reino. Haverá fomes e terremotos em vários lugares.

24:8 Contudo, esses acontecimentos serão apenas como as primeiras dores de um parto.

24:9 Então eles vos entregarão para serem afligidos e condenados à morte. E sereis odiados por todas as nações por serem meus seguidores.

24:10 Nessa época, muitos ficarão escandalizados, trairão uns aos outros e se odiarão mutuamente.

24:11 Então, numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos.

24:12 E, por causa da multiplicação da maldade, o amor da maioria das pessoas se esfriará.

24:13 Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo.

24:14 E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo habitado, como testemunho a todas as nações, e então chegará o fim.

24:15 E, assim, quando virdes a profanação horrível da qual falou o profeta Daniel, no Lugar Kadosh ,

24:16 então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes.

24:17 Quem estiver sobre o telhado de sua casa, não desça para retirar dela coisa alguma.

24:18 E aquele que estiver no campo, não volte para pegar sua túnica.

24:19 Serão dias terríveis para as mulheres grávidas e para as que estiverem amamentando.

24:20 E orai para que a vossa fuga não ocorra durante o inverno nem no shabat.

24:21 Porquanto haverá nessa época grande tribulação, como jamais aconteceu desde o início do mundo até agora, nem nunca mais haverá.

24:22 E, se aqueles dias não tivessem sido abreviados, nenhuma carne seria salva. Mas, por causa dos eleitos, aquele tempo será encurtado.

24:23 Então, se alguém vos anunciar: ´Vede, aqui está o Messias!` ou ´Ei-lo ali!` Não acrediteis.

24:24 Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os eleitos.

24:25 Vede que Eu o preanunciei a vós!

24:26 Portanto, se vos disserem: ´Eis que Ele está no deserto!`- não saiais. Ou ainda: ´Ele está ali mesmo, nos cômodos de uma casa!`- não acrediteis.

24:27 Pois, da mesma maneira como o relâmpago parte do oriente e brilha até no ocidente, assim também se dará a vinda do Filho do homem.

24:28 Onde houver um cadáver, aí se reunirão os abutres.

O  Retorno do Mashiach para inaugurar a Era Messiânica

24:29 Imediatamente após o tormento daqueles dias, o sol escurecerá e a lua não dará a sua luz; e as estrelas cairão do céu, e os poderes celestes serão estremecidos.

24:30 Então surgirá no céu o sinal do Filho do homem, e todos os povos da terra prantearão e verão o Filho do homem chegando nas nuvens do céu com poder e majestosa tiferet.

24:31 Ele enviará os seus malahim, com poderoso som de trombeta, e estes reunirão os seus eleitos dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

A Parábola da figueira

24:32 Portanto, aprendei com a parábola da figueira: quando, pois, os seus ramos se renovam e suas folhas começam a brotar, sabeis que está próximo o verão.

24:33 Da mesma forma vós: quando virdes todos esses acontecimentos, sabei que Ele está muito próximo, às portas.

24:34 Com toda a certeza Eu vos afirmo, que não passará esta geração até que todos esses eventos se realizem.

24:35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.

Já que ninguém sabe quando será a Era Messiânica, todos devem estar vigilantes

24:36 Entretanto, a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os malahim dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai.

24:37 Como aconteceu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem.

24:38 Porque nos dias que antecederam ao Dilúvio, o povo levava a vida comendo e bebendo, casando-se e oferecendo-se em matrimônio, até o dia em que Noé entrou na arca,

24:39 e as pessoas nem notaram, até que chegou o Dilúvio e levou a todos. Assim ocorrerá na vinda do Filho do homem.

24:40 Dois homens estarão na lavoura: um será arrebatado, mas o outro deixado.

24:41 Duas mulheres estarão trabalhando num moinho: uma será arrebatada, a outra ficará pra trás.

24:42 Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o vosso Adon.

24:43 Contudo, entendei isto: se o proprietário de uma casa soubesse a que hora viria o ladrão, se colocaria em sentinela e não permitiria que a sua residência fosse violada.

24:44 Portanto, ficai igualmente vós alertas; pois o Filho do homem virá no momento em que menos esperais.

24:45 Sendo assim, quem é o servo fiel e sábio, a quem o senhor confiou os de sua casa para dar-lhes alimento no seu devido tempo?

24:46 Feliz aquele servo a quem o seu senhor, quando voltar, o encontrar agindo dessa maneira.

24:47 Com certeza vos afirmo que o senhor confiará a seu servo todos os seus bens.

24:48 Entretanto, supondo que esse servo, sendo mau, diga a si mesmo: ´Meu senhor está demorando muito`,

24:49 e, por isso, passe a agredir os seus conservos e a comer e beber com beberrões.

24:50 O senhor daquele servo virá num dia inesperado e numa hora que o servo desconhece.

24:51 E o senhor o punirá com toda a severidade e lhe dará um lugar ao lado dos hipócritas, onde haverá grande lamento e ranger de dentes.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


1º)
YHWH se revelou com seu nome aos patriarcas Abraão Isaac e Jacó? visto que diversas versões em português no verso 6:3 interrogam e outras não ?

2º) Como podemos evidenciar que YHWH pretendia ser reconhecido por seu nome? Cite as referências!

3º) Como entender a dificuldade de Mosheh quando diz que tem a língua incircuncisa, presa e como entender que o ETERNO preferiu associá-lo a seu irmão ao invés de curá-lo? O que o Eterno está mostrando a cada um de nós com isso?

4º) Como é possível sustentar o ocultamento do nome do Todo Poderoso se Ele mesmo fazia questão de que os Egípcios soubessem seu nome como lemos em Shemot 7:5 ?

5º) Nosso Poderoso de Israel poderia ter em apenas uma única tentativa ter libertado o povo, contudo foram várias tentativas e ainda por cima endurecia o coração do Rei do Egito. Como podemos analisar esse escolha do poderoso Elohim de Yaakov, conseguimos enxergar essa estratégia do Eterno?

6º) A Princípio temos uma grande manifestação de Poder de YHWH quando a serpente de Mosheh engole as serpentes dos magos do Rei. Podemos extrair algum mistério (SOD) deste fato?

7º) Enumere e descreva os Sinais milagrosos desta parashah.

8º) Qual a Idade de Mosheh e Aharon neste momento?

9º) Como podemos perceber os feiticeiros conseguiam reproduzir as pragas mas não conseguiam findá-las. Qual a lição que podemos tirar quanto a essas tentativas humanas?

10º) Por quantas vezes o faraó endureceu o seu coração contra YHWH?


Questionamentos gerais


1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)