Parashah שְׁמוֹת - Shemot
(Nomes)
Shemot é a 13ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 1ª no Livro de Shemot (Nomes [Êxodo]).Na porção da Torah de Shemot - Shemot (Êxodo) 1:1-6:1, teremos os seguintes subtítulos:
- A prosperidade dos hebreus no Egito (1:1)
- A opressão dos hebreus (1:8) / - A história das parteiras (1:15)
- O nascimento de Mosheh (2:1) / - A fuga de Mosheh para Madiã (2:11)
- YHWH lembra-se de Israel (2:23) / - A sarça ardente (3:1)
- A missão de Mosheh (3:7) / - A revelação do Nome divino (3:13)
- Instruções para a missão de Mosheh (3:16) / - A espoliação dos egípcios (3:21)
- O poder dos sinais dado a Mosheh (4:1) / - Aarão intérprete de Mosheh (4:10)
- Mosheh volta ao Egito. Partida de Madiã (4:18) / - A circuncisão do filho de Mosheh (4:24)
- Encontro com Aarão (4:27) / - A primeira entrevista com Faraó (5:1)
- Instrução aos inspetores e capatazes para povo (5:6) / - A queixa dos capatazes israelitas com o Faraó (5:15)
- A reação do povo(5:19) / - A oração de Moisés (5:22)
Porções contendo parte da Torah,
Profetas – Yeshayahu (Isaias) 27:6-28:13,29:22-23
Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)22:1-23:39
A prosperidade dos hebreus no Egito
1:1 São estes, portanto, os nomes dos filhos de Yaakov que foram com ele para o Mitzrayim, cada um com sua respectiva família: 2Reuven, Shimeon, Lewi e Yahwdah; 3Yissacher, Zevulon e Benyamin; 4Dã, Naftali, Gad e Asher. 5Ao todo, o grupo de descendentes de Yaakov ultrapassava setenta pessoas; Yosef, no entanto, já estava no Mitzrayim.
6Com o passar do tempo, morreram Yosef, todos os seus irmãos e toda aquela geração. 7Os filhos de Israel foram fecundos e se multiplicaram; tornaram-se cada vez mais numerosos e poderosos, a tal ponto que o país ficou repleto deles.
A opressão dos hebreus
8Levantou-se sobre o Mitzrayim um novo rei, que não conhecia nada sobre a vida de Yosef. 9Então proclamou ele ao seu povo: “Eis que o povo dos filhos de Israel tornou-se mais numeroso e mais poderoso do que nós. 10Vinde, tomemos sábias medidas a fim de impedir que ele cresça ainda mais; pois do contrário, em caso de guerra, aumentará o número dos nossos adversários e combaterá contra nós, para depois deixar nosso país assolado!”
11Sendo assim, impuseram a Israel inspetores de obras para tornar-lhes dura a vida com os trabalhos que exigiam. Foi assim que construíram para o Faraó as cidades armazéns de Pithom e de Raameses. 12Contudo, quanto mais os oprimiam, tanto mais geravam filhos e se multiplicavam; e os mitzrim(egípicios) preocupavam-se por causa dos muitos descendentes de Israel. 13Os mitzrim obrigavam os filhos de Israel ao trabalho, 14e tornavam-lhes extenuante e amarga a vida, com duros serviços: a preparação da argila, a fabricação de tijolos, vários trabalhos nos campos, e toda espécie de tarefas que os obrigavam a realizar.
A história das parteiras
15O rei do Mitzrayim ordenou às parteiras dos ivrim (hebreus), das quais uma se chamava Shifrah e a outra, Puah: 16“Quando ajudardes as ivriot (hebréias) a dar à luz, observai o sexo das crianças. Se for menino matai-o. Se for menina deixai-a viver!”17As parteiras, porém, temeram a Elohim e não fizeram o que o rei do Mitzrayim lhes havia mandado. Pelo contrário, deixaram que os meninos vivessem.
SEGUNDO
18Assim, pois, o rei do Mitzrayim chamou as parteiras e interrogou-as: “Por que agiste desse modo, e deixastes os meninos viverem?” 19Elas responderam ao Faraó: “As ivriot(hebréias) não são como as mulheres do Mitzrayim. São cheias de vida e, antes que as parteiras cheguem, já deram à luz”. 20As parteiras eram tementes a Elohim, e por esse motivo Ele foi benevolente para com elas e o povo ia se tornando cada vez mais numeroso e ainda mais fortalecido. 21E, porque as parteiras temeram a Elohim, Ele as abençoou fazendo que também formassem suas famílias.22Certo dia, entretanto, ordenou o Faraó a todo o seu povo: “A todos os meninos que nascerem aos ivrím(hebreus), lançareis no Nilo, mas a todas as meninas deixareis viver!”
O nascimento de Mosheh (Moisés)
2:1 Certo homem da tribo de Lewi foi tomar por esposa uma descendente também de Lewi, 2a qual concebeu e deu à luz um menino. Vendo que era bonito e saudável, escondeu-o por três meses. 3E como não pudesse mais ocultá-lo, tomou um cesto de papiro, calafetou-o com betume e piche, colocou dentro seu filho e soltou o cesto entre os juncos, à beira do Rio. 4De longe, uma das irmãs do menino observava o que lhe ia acontecer.
5Entrementes, eis que a filha do Faraó desceu para se lavar no Rio, enquanto suas criadas andavam à beira do Rio. Ela percebeu o cesto entre os juncos e mandou uma de suas servas apanhá-lo. 6Abrindo-o, viu a criança: era um lindo menino e chorava. Enternecida, declarou: “É filho dos ivrim (hebreus)!” 7Então a irmã do bebê aproximou-se e sugeriu à filha do Faraó: “Queres que eu vá e te chame uma mulher dos ivrim (hebreus) que possa criar essa criança?” 8A filha do Faraó prontamente respondeu: “Sim, vai!” Partiu, pois, a jovem e chamou a própria mãe da criança. 9Então a filha do Faraó orientou-a: “Leva este menino, amamenta-o para mim e eu te darei a tua paga!” A ivriot(hebreia) imediatamente abraçou o bebê e o criou. 10Quando o menino cresceu, ela o entregou à filha do Faraó, a qual o adotou e lhe pôs o nome de Mosheh, justificando: “Eu o tirei das águas”.
TERCEIRO
A fuga de Mosheh para Madiã
11Mosheh já era adulto. Um dia ele saiu para visitar o lugar onde se encontravam seus irmãos ivrim(hebreus) e descobriu como era árduo e exaustivo o trabalho que eram obrigados a fazer. Observou que um mitzri(egípcio) espancava um ivri(hebreu) indefeso. 12E como olhasse para uma e outra parte e visse que ninguém estava ali, matou o mitzri e escondeu-o na areia. 13No dia seguinte voltou no momento em que dois ivrim (hebreus) estavam brigando, e disse ao agressor: “Por que feres o teu próximo?” 14E ele replicou: “Quem te constituiu nosso chefe e nosso juiz?” Acaso queres matar-me como mataste ontem o mitzri(egípcio)?” Mosheh teve medo e deduziu: “Com certeza, o fato já é de conhecimento público!”
15O Faraó, tendo notícia do caso, procurou matar Mosheh. Mas este, fugindo da vista de todos, foi morar na terra de Midyan. Ali se assentou à beira de um poço.
16Ora, um sacerdote de Midyan tinha sete filhas. Elas foram buscar água para encher os bebedouros e dar de beber ao rebanho de seu pai. 17Então alguns pastores aproximaram-se e começaram a expulsá-las dali; Mosheh, porém, partiu em socorro delas e deu água ao rebanho. 18Quando as jovens voltaram a seu pai, Reuel, este lhes indagou: “Por que voltastes mais cedo hoje?” 19Responderam: “Um mitzri (egípcio) nos livrou da mão dos pastores e, além disso, tirou água conosco e deu de beber ao rebanho!” 20“Onde está, pois, esse homem?” – inquiriu o pai. “Por que o abandonastes lá? Convidai-o para que venha e coma conosco.”
21Então Mosheh aceitou o convite e concordou alegremente também em morar na casa daquele homem; este lhe deu por esposa sua filha Tzípporah. 22Ela deu à luz um menino, a quem Mosheh deu o nome de Gérshom, justificando: “Sou imigrante em terra estrangeira”.
YHWH lembra-se de Israel
23Muito tempo se passou depois disso; morreu o rei do Mitzrayim. Os israelitas gemiam e rogavam por socorro divino debaixo de uma escravidão; e seu clamor subiu até Elohim. 24Ouviu Elohim o lamento do povo e lembrou-se da Brit(Aliança) que fizera com Avraham, Yitzchak e Yaakov. 25Elohim observou a vida dos israelitas e contemplou a situação deles.
QUARTO
A sarça ardente
3:1 Apascentava Mosheh o rebanho de Yithro, seu sogro, sacerdote de Midyan. Certo dia conduzindo as ovelhas para além do deserto chegou a Horev, o monte de Elohim. 2Ali o Malah(Anjo) do Elohim se revelou a ele, numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Mosheh observou e eis que a sarça ardia no fogo, contudo, não era consumida pelas chamas. 3Então pensou Mosheh: “Que coisa impressionante! Por que será que o espinheiro não se queima? Devo chegar mais perto para contemplar essa maravilha!” 4Então Adonay viu que ele deu uma volta e se aproximava para observar melhor. E Elohim o chamou do meio da sarça ardente: “Mosheh, Mosheh!” Ao que ele prontamente respondeu: “Eis-me aqui!” 5Elohim continuou a dizer: “Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra kadosh(s-anta)”. 6Disse mais: “Eu Sou o Elohim de teus pais, o Elohim de Avraham, o Elohim de Yitzchak e o Elohim de Yaakov!” Então Mosheh cobriu o rosto, porquanto temia olhar para Elohim.
A missão de Mosheh
7Disse YHWH: “Certamente tenho observado a opressão e a miséria sobre meu povo no Mitzrayim, tenho ouvido seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei o quanto estão padecendo. 8Por esse motivo desci a fim de livrá-los das mãos dos mitzrim e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde mana leite e mel: a terra dos kaananitas e dos hittitas, dos amoritas, dos perizzitas, dos hivitas e dos yevusitas. 9Porquanto agora o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também contemplo a opressão com que os mitzrim os estão submetendo e fazendo sofrer.10Vai, pois, imediatamente: Eu o envio ao Faraó para tirar do Mitzrayim o meu povo, os filhos de Israel!”
11Mosheh, contudo, interpelou a Elohim: “Quem sou eu para me apresentar diante do Faraó e fazer sair os israelitas das terras do Mitzrayim?”12Assegurou-lhe Elohim: “Eu estarei contigo! Esta é a prova de que Sou Eu quem te envia: quando fizeres o povo sair do Mitzrayim, vós prestareis culto a Elohim neste mesmo monte”.
A revelação do Nome divino
13Porém, Mosheh acrescentou: “Quando eu for aos filhos de Israel e comunicar: ‘O Elohim de vossos pais me enviou até vós’ e me questionarem: ‘Qual é o seu Nome?’ - que deverei dizer?” Então afirmou Elohim a Moisés: 'Ehyeh-Asher-Ehyeh'(Eu Serei o que Serei). E deveis dizer aos filhos de Israel: Eu Serei me enviou a vós outros!` 15Disse Elohim ainda mais a Mosheh: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘YHWH, o Elohim de vossos antepassados, o Elohim de Avraham, o Elohim de Yitzchak e o Elohim de Yaakov me enviou até vós. Esse, pois, é o meu Nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração!
QUINTO
Instruções para a missão de Mosheh
16Vai, reúne os anciãos, as autoridades de Israel e anuncia-lhes: ‘YHWH, Elohim de vossos antepassados, o Elohim de Avraham, o Elohim de Yitzchak e o Elohim de Yaakov, me apareceu e me revelou: ‘Em verdade vos tenho visitado e contemplado o que vos é feito no Mitzrayim. 17Porquanto prometi tirar-vos da opressão do Mitzrayim e conduzir-vos à terra dos daananitas e dos hittitas, dos amoritas, dos perizzitas, dos hivitas e dos yevusitas, terra onde mana leite e mel. 18Eis que os anciãos, as autoridades de Israel, te darão ouvidos, atenderão à tua convocação e seguirão contigo até o rei do Mitzrayim, e lhe comunicarás: ‘YHWH, o Elohim dos ivrim (hebreus), veio ao nosso encontro. Agora, pois, deixa-nos ir pelo caminho de três dias de marcha, adentrando o deserto, a fim de oferecermos nossos sacrifícios a YHWH, nosso Elohim!’ 19Contudo, Eu sei que o rei do Mitzrayim não permitirá que saiam de suas terras, a não ser que uma poderosa mão o force. 20Por esse motivo estenderei a minha mão e ferirei todo o Mitzrayim com os prodígios que realizarei no meio dos mitzrim; somente depois desses portentosos eventos é que o Faraó os deixará partir!
A espoliação dos egípcios
21Farei ainda que os mitzrim tenham boa vontade para com os israelitas, de modo que, quando sairdes, não o será de mãos vazias.22Todas as filhas de Israel pedirão às suas vizinhas, e às mulheres que estiverem hospedando em casa, objetos de prata e de ouro, jóias e toda espécie de vestimentas, que poreis sobre os vossos filhos e sobre as vossas filhas; e despojareis os mitzrim!”
O poder dos sinais dado a Mosheh
4:1 Então Mosheh replicou a Elohim: “Mas eis que os israelitas não acreditarão em minha pessoa, tampouco darão ouvidos às minhas palavras, porquanto certamente contestarão: ‘Não é possível que YHWH te tenha aparecido!’” 2Perguntou-lhe YHWH: “Que é isso que tens na mão?” Respondeu-lhe Mosheh: “Um cajado!”3Ordenou-lhe YHWH: “Lança-o na terra!” Mosheh prontamente atirou o cajado ao solo, e ele se transformou em uma grande cobra, e Mosheh esquivou-se dela, assustado. 4Então ordenou YHWH a Mosheh: “Estende a tua mão e pega-a pela cauda”. Ele estendeu a mão, pegou-a pela cauda, e ela se converteu em cajado, em sua mão. 5E disse YHWH: “Fazei isso para provar aos israelitas que YHWH, o Elohim de teus antepassados, o Elohim de Avraham, o Elohim de Yitzchak e o Elohim de Yaakov, de fato, apareceu a ti!”
6E disse mais YHWH: “Põe a mão no peito”. E ele colocou a mão sobre o peito e, assim que a tirou, eis que a mão estava coberta com uma doença semelhante à lepra, esbranquiçada como a neve. 7“Torna, pois, a colocar a mão sobre o peito”. E Mosheh levou sua mão enferma ao peito e assim que a retirou, eis que estava saudável como o restante do seu corpo. 8Então explicou-lhe YHWH: “Assim, se não acreditarem em ti e não ouvirem a voz do teu primeiro sinal, acreditarão na comunicação do segundo sinal. 9Se não acreditarem nesses dois sinais, nem derem atenção às tuas palavras, tomarás da água do Rio e a derramarás na terra seca; e a água que tomares do Rio se transformará em sangue sobre a terra seca!”
Aarão intérprete de Mosheh
10No entanto, argumentou Mosheh a YHWH: “Perdão, ó Adonay(meu amo)! Todavia eu não tenho facilidade para expressar-me, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem, pesada é minha língua!” 11Respondeu-lhe YHWH: “Quem dotou o homem de boca e língua? Quem fez o surdo ou mudo? Não Sou Eu, YHWH? 12Agora, portanto, vai; e Eu estarei contigo, e te ensinarei o que hás de falar e como falarás!”
13Contudo, insistiu Mosheh com Ele: “Ah, Adonay! Peço-te que envies outra pessoa”.
14Então YHWH se irou com Mosheh e lhe disse: “Não tens o teu irmão Aharon, o Lewita? Eu sei que ele tem facilidade para falar. E eis que ele já está chegando, vem ao teu encontro e vendo-te, muito se alegrará em seu coração.
15Tu pois, lhe ministrarás e lhe colocarás na boca as palavras que ele deverá expressar. Eu estarei na tua boca e na boca de teu irmão, e vos direi o que devereis fazer em cada circunstância. 16Assim como Elohim fala ao profeta, tu falarás a teu irmão, e ele será teu porta-voz diante de todo o povo. 17Toma, pois, esse cajado em tua mão: é com ele que irás realizar os sinais miraculosos!”
SEXTO
Mosheh volta ao Egito. Partida de Madiã
18Assim que deixou o lugar sagrado, voltou Mosheh para Yithro, seu sogro, e lhe rogou: “Deixa-me ir e voltar a meus irmãos que estão no Mitzrayim, a fim de ver se ainda vivem”. Ao que lhe respondeu Yithro: “Vai em paz!” 19Ora, YHWH tinha orientado Mosheh, em Midyan: “Vai, retorna para o Mitzrayim, porque estão mortos todos os que atentavam contra tua vida!” 20Tomou, pois, Mosheh, sua esposa e seus filhos, ajudou-os a montar em um jumento e voltou para o Mitzrayim. Mosheh levou em sua mão o cajado de Elohim.
21E YHWH ordenou a Mosheh: “Quando voltares ao Mitzrayim, sabe que todos os prodígios que coloquei em tua mão, hás de realizá-los na presença do Faraó. Entretanto, Eu lhe endurecerei o coração para que não deixe o povo partir.22Então dirás ao Faraó: Assim diz YHWH: meu filho primogênito é Israel!
A circuncisão do filho de Mosheh
24Aconteceu que no caminho para o Mitzrayim, numa hospedaria, o Malah(Anjo) de Elohim veio ao encontro de Mosheh para tirar a vida de seu filho. 25Contudo, Tzípporah pegou uma pedra afiada, cortou o prepúcio de seu filho e com ele tocou os órgãos genitais de Mosheh, e declarou: “Verdadeiramente tu és para mim um esposo de sangue!” 26Ela disse “esposo de sangue”, referindo-se à circuncisão. Nessa ocasião, Elohim poupou Mosheh.
Encontro com Aarão
27Nesse meio tempo YHWH ordena a Aharon: “Vai ao encontro de Mosheh na direção do deserto!” Ele partiu e, encontrando-o no monte de Elohim, o saudou com um beijo de Shalom. 28Mosheh relatou a Aharon todas as palavras de YHWH, com as quais o enviara, e todos os sinais miraculosos que lhe havia ordenado realizar. 29Assim, Mosheh e Aharon partiram para o Mitzrayim e reuniram todos os anciãos da comunidade dos filhos de Israel. 30Aharon repetiu todas as palavras com que YHWH tinha instruído Mosheh, e em seguida Mosheh realizou os sinais miraculosos diante do povo.31Todos acreditaram e, quando souberam que YHWH havia decidido vir em socorro dos filhos de Israel, tendo contemplado sua opressão, prostraram-se com o rosto rente ao chão e adoraram a Elohim.
SÉTIMO
A primeira entrevista com Faraó
5:1 Mais tarde, Mosheh e Aharon foram falar com o rei do Mitzrayim e lhe anunciaram: “Assim dizYHWH, Elohim de Israel: ‘Deixa meu povo partir, para que possam celebrar uma festa em meu louvor, no deserto!” 2Replicou o Faraó: “Quem é YHWH para que ouça a sua voz e deixe Israel partir? Não conheço YHWH, tampouco permitirei que os israelitas saiam de minhas terras!”
3Então eles explicaram: “O Elohim dos ivrim(hebreus) veio ao nosso encontro. Deixa-nos ir pelo caminho de três dias de marcha no deserto, a fim de oferecermos sacrifícios a YHWH, caso contrário Ele nos atingirá com pragas, pestes ou espada!” 4No entanto, questionou-lhes o rei do Mitzrayim: “Por que, Mosheh e Aharon, quereis dispersar o povo dos seus trabalhos? Ide às vossas tarefas!” 5E disse mais o Faraó: “Eis que agora a população desta terra é numerosa, e vós a fazeis interromper seus serviços!”
Instrução aos inspetores e capatazes para povo
6E, no mesmo dia, o Faraó deu a seguinte ordem aos feitores e capatazes responsáveis pelo povo: 7“Não deis mais palha ao povo, para fazer tijolos, como ontem e anteontem. Eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha de que necessitam. 8Todavia, exigireis deles a mesma quantia de tijolos que faziam ontem e anteontem. Não abatereis nada, porque são preguiçosos. É por isso que clamam: ‘Vamos sacrificar ao nosso Elohim!’9Torne-se pesado o serviço desses homens, a fim de que se dediquem a ele e não prestem atenção a palavras mentirosas!”
10Os feitores e os capatazes foram e anunciaram ao povo: “Assim diz o Faraó: ‘Eu não vos darei mais palha! 11Ide vós mesmos, e procurai palha onde a puderdes achar. Porque não se diminuirá nada do vosso trabalho!’” 12Então o povo se espalhou por toda a terra do Mitzrayim para ajuntar restolho, a fim de transformá-lo em palha. 13Entrementes, os feitores os pressionavam, esbravejando: “Acabai o vosso trabalho, a tarefa de um dia, como quando havia palha!” 14Os capatazes israelitas indicados pelos feitores do Faraó eram açoitados e interrogados: “Por que, ontem e hoje, não acabastes de fazer os tijolos conforme o vosso rendimento de anteontem?”
A queixa dos capatazes israelitas com o Faráo
15Então, os capatazes israelitas foram reclamar com o Faraó, argumentando: “Por que tratar assim os teus servos? 16Não dão mais palha a teus servos, e nos ordenam: ‘Fazei tijolos!’ Eis que os teus servos são espancados, contudo a culpa é do teu próprio povo!”17Ele, porém, replicou: “Vós sois muito preguiçosos; e é por isso que dizeis: ‘Vamos sacrificar a YHWH!’ 18Ide, pois, imediatamente, e trabalhai! Palha, entretanto, não vos será fornecida. Porém, fareis a mesma quantidade de tijolos!”
A reação do povo
19“Então os capatazes israelitas viram-se em má situação, porquanto se lhes dizia: ‘Não diminuireis em nada a produção de tijolos de cada dia’”.
20Assim que deixaram a presença do Faraó, encontraram Mosheh e Aharon que estavam à espera deles, 21e os responsabilizaram: “Que YHWH vos observe e julgue! Pois nos tornastes odiosos aos olhos do Faraó e aos olhos de seus servos, pondo-lhes a espada na mão para nos matar!”
MAFTIR
A oração de Moisés
22Então Mosheh, voltando-se para YHWH, suplicou: “YHWH, por que maltratas este povo? Por que me enviaste? 23Pois desde que me apresentei ao Faraó, para lhe falar em teu Nome, ele tem impingido mais sofrimento aos israelitas e, de fato, ainda não fizeste nada para ajudá-los!”
6:1 Então YHWH respondeu às súplicas aflitas de Mosheh: “Agora, portanto, verás o que hei de fazer ao Faraó, pois é pela intervenção de minha mão poderosa que os fará partir, e por minha mão poderosa os expulsará do seu país!
27:6 Em um futuro que se aproxima Yaakov(Jacó) lançará raízes, Israel terá botões e flores e encherá o mundo de frutos excelentes.7Porventura o Eterno o feriu como aqueles que o feriram? Porventura ele foi morto como foram mortos os que o feriram?
8Pelo desterro e pelo exílio o julga, com seu sopro forte e severo ele o expulsa, como o vento Oriental, num dia de tempestade.
9Porque, desse modo, será expiada a iniquidade de Yaakov. Esse será o fruto que ele há de recolher da renúncia ao seu pecado, quando reduzir todas as pedras do altar a pedaços, como se fossem pó de giz; quando as estelas, os postes sagrados e os altares de incenso já não permanecerem de pé.
10De fato, a cidade fortificada ficou reduzida a mais completa solidão, a uma campina largada, abandonada e esquecida como o deserto; ali os bezerros pastam e se deitam e desfolham os seus ramos.11Quando os seus ramos secarem e se quebrarem; mulheres virão e os levarão para fazerem fogo com eles, porquanto esse é um povo sem sabedoria, sem compreensão. Portanto, aquele que o criou não tem compaixão dele, aquele que o formou não lhe demonstra misericórdia.
12E sucederá naquele grande dia que YHWH, fará uma debulha geral de espigas: desde as margens do Rio, o Eufrates, até o ribeiro do Mitzrayim, e vós, ó filhos de Israel, sereis respigados, ajuntados um a um.
13Acontecerá também naquele dia que se tocará um grande Shofar, uma grande trombeta. E aqueles que estavam perecendo na Assíria e os que estavam expatriados no Mitzrayim retornarão e adorarão a YHWH no monte santo, em Yahwshalém!
28:1 Ai daquela coroa orgulhosa dos bêbados de Efraim e da flor murcha do seu enfeite elegante, que está sobre a cabeça do vale fértil dos que se deixam dominar pelo vinho.
2Vêde! O Eterno envia alguém que é poderoso e forte. Como a chuva de granizo e vento arrasador, como violento aguaceiro e tromba d’água que tudo inunda, ele a lançará com força ao chão.
3A coroa orgulhosa dos embriagados de Efraim será pisoteada.
4Sua magnífica beleza estabelecida na cabeça de um vale fértil é agora apenas uma flor que murcha e apodrece. Eis que ela será como figo maduro antes da colheita; quem o vê, logo o apanha e come.
5Naquele Dia, portanto, YHWH dos Exércitos é que será uma coroa de esplendor e uma grinalda magnífica destinada ao remanescente do seu povo.
6Ele será um espírito de justiça para quem se assenta para julgar, fortaleza para todos que impedem que a batalha passe pela porta.
7Mas estes também cambaleiam por causa de muito vinho e se desencaminham com a bebida forte; até o sacerdote e o profeta caminham cambaleantes por causa da bebida forte, estão tontos de vinho, perdem o equilíbrio e seus caminhos por causa da ingestão de grande quantidade de bebida forte; erram nas visões e tropeçam nos julgamentos.
8Pois todas as suas mesas estão cheias de vômito e não há um só lugar limpo.9A quem ele ensinará a sabedoria? A quem fará compreender o conhecimento e a mensagem? Às crianças recém tiradas do peito? Aos desmamados?
10Portanto, o que exclama é: ‘Preceito sobre preceito! Ordem sobre ordem, regras e mais regras sem sentido; um pouco aqui, um tanto ali!’
11E assim, com lábios trôpegos e língua estranha Elohim falará a este povo,
12ao qual proclamará: “Este é o descanso! Dai repouso ao exausto. Este é o lugar tranquilo e do pleno descanso!” Entretanto, eles não quiseram dar ouvidos.
13E, por esse motivo, a palavra de YHWH para eles será: “Preceito sobre preceito! Ordem sobre ordem, regras e mais regras sem sentido; um pouco aqui, um tanto ali!” E isto para que saiam, caiam de costas, firam-se, fiquem presos em armadilhas e, por fim, sejam capturados.
29:22 Por isso YHWH, que redimiu Avraham, diz à descendência de Yaakov: “Eis que Yaakov não mais ficará envergonhado, nem sofrerá humilhação; a sua face já não se cobrirá de palidez!
23Porque, ao ver os seus filhos, obra das minhas mãos, entre seu povo, ele proclamará o meu Nome, reconhecerá o esplendor divino do Kadosh de Yaakov.
A Parábola da festa de casamento
22:1 E Respondeu novamente Yeshua por parábola e disse: 2 ´Assemelha-se O Reino dos céus a um homem rei que mandou realizar uma festa de casamento para seu filho.
3 E, por isso, enviou seus servos a conclamar os convidados para as bodas do filho; mas estes rejeitaram o chamamento.
4 Uma vez mais, mandou outros servos, com esta ordem: ´Dizei aos que foram convidados que lhes preparei meu banquete; os meus bois e meus novilhos gordos foram abatidos, e tudo está preparado. Vinde todos os convidados para as bodas do meu filho!`
5 Mas os convidados nem deram atenção ao chamado dos servos e se afastaram: um para o seu campo, outro para os seus negócios.
6 E outros ainda, atacando os servos, maltrataram-nos e os assassinaram 7 O rei indignou-se sobremaneira e, enviando seu exército, aniquilou aqueles criminosos e incendiou-lhes a cidade.
8 Então, disse o rei a seus servos: ´O banquete de casamento está posto, contudo os meus convidados não eram dignos.
9 Ide, pois, às esquinas das ruas e convidai para as bodas todas as pessoas que encontrardes.
10 E, assim, os servos saíram pelas estradas e reuniram todos quantos puderam encontrar, gente boa e pessoas más, e a casa da festa do casamento ficou repleta de convidados.
11 Entretanto, quando o rei entrou para saudar os convidados que estavam à mesa, percebeu que um homem não trajava as vestes nupciais.
12 E indagou-lhe: ´Amigo, como adentraste este recinto sem as suas vestes próprias para as bodas?` Mas o homem não teve resposta.
13 Então, ordenou o rei aos seus servos: ´Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o para fora, às trevas; ali haverá grande lamento e ranger de dentes`.
14 Portanto, muitos são chamados, mas poucos, escolhidos!`
O Imposto de Kesar (Cesar)
15 E, assim, se afastaram os fariseus, tramando entre si como fariam para enredar a Yeshua em suas próprias afirmações.
16 Então, mandaram-lhe seus seguidores juntamente com alguns herodianos, que lhe questionaram: ´Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Elohim, de acordo com a verdade, sem te deixares induzir por quem quer que seja, pois não te seduzes pela aparência das pessoas.
17 Sendo assim, dize-nos: que te pareces? É correto pagar impostos a César ou não?`
18 Contudo, Yeshua percebeu a má intenção deles e replicou-lhes: ´Por que me tentais, hipócritas?
19 Deixai-me ver a moeda com a qual se pagais os tributos`. E eles lhe mostraram um denário.
20 Então lhes indagou: ´De quem é esta figura e esta inscrição?`
21 Responderam-lhe: ´De César!` Então, lhes afirmou: ´Portanto, dai a César o que é de César, e a Elohim o que é de Elohim!`
22 Ao ouvirem tal resposta, ficaram perplexos e, afastando-se dele, se retiraram.
Os Tsadukim Questionam Yeshua acerca da ressureição
23 Naquele mesmo dia, os saduceus, que pregam a inexistência da ressurreição, aproximaram-se de Yeshua com uma questão:
24 ´Mestre, Moisés ensinou que se um homem morrer sem deixar filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e dar-lhe descendência.
25 Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão.
26 Da mesma maneira ocorreu com o segundo, com o terceiro, até chegar ao sétimo.
27 Finalmente, após a morte de todos, a mulher também faleceu.
28 Sendo assim, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, considerando que todos foram casados com ela?`
29 Então Yeshua lhes esclareceu: ´Vós estais equivocados por não conhecerdes as Escrituras nem o poder de Elohim!
30 Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em matrimônio; são, todavia, como os malahim do céu. 31 E, com relação à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Elohim vos declarou:
32 ´Eu Sou o Elohim de Abraão, o Elohim de Isaque e o Elohim de Jacó`? Por isso, Ele não é Elohim de mortos, mas sim, dos que vivem!`
33 Ao ouvir tudo isso, as multidões ficaram estupefatas com o ensino de Yeshua.
Yeshua ensina que amar YHWH e o próximo, são as duas maiores mitsivot
34 Assim que os fariseus ouviram que Yeshua havia deixado os saduceus sem palavras, reuniram-se em conselho.
35 E um deles, juiz perito na Torah, formulou uma questão para submeter Yeshua à prova:
36 ´Mestre, qual é o maior mandamento da Torah?`
37 Asseverou-lhe Yeshua: ´Amarás o Adon, teu Elohim, de todo o teu coração, de toda a tua alma e com toda a tua inteligência.38 Este é o primeiro e maior dos mandamentos.
39 O segundo, semelhante a este, é: ´Amarás o teu próximo como a ti mesmo`.
40 A estes dois mandamentos estão sujeitos toda a Torah e os Profetas`.
É o Mashiach Filho de David?
41 Estando reunidos os fariseus, Yeshua lhes indagou:
42 ´Qual a vossa opinião acerca do Messias? De quem Ele é filho?` Ao que eles lhe afirmaram: ´É filho de Davi`.
43 Contestou-lhes Yeshua: ´Então, como se explica que Davi, falando pelo Ruach, o trata de ´Adon`? Pois ele afirma:
44 ´O YHWH disse ao meu Adon: Assenta-te à minha direita,
até que Eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés`.
45 Considerando que Davi o chama ´YHWH`, como pode ser Ele seu filho?`
46 E ninguém foi capaz de oferecer-lhe uma só palavra em resposta à questão; tampouco ousou alguém mais, a partir daquele dia, dirigir-lhe qualquer outra pergunta.
A Cadeira de Mosheh
23:1 Então, Yeshua pregou às multidões e aos seus discípulos:
2 ´Os escribas e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
3 Fazei e obedecei, portanto, a tudo quanto eles vos disserem. Contudo, não façais o que eles fazem, porquanto não praticam o que ensinam.
4 Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens. No entanto, eles próprios não se dispõem a levantar um só dedo para movê-los.
"Pois ampliam seus tefilin"
5 Tudo o que realizam tem como alvo serem observados pelas pessoas. Por isso, fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes mais longas.
6 Amam o lugar de honra nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas.7 Gostam de ser cumprimentados nas praças e de serem, pelas pessoas, chamados: ´Rabi, Rabi!`.
8 Vós, todavia, não sereis tratados de ´Rabis`; pois um só é vosso Mestre, e vós todos sois irmãos.
9 E a ninguém sobre a terra tratai de vosso Pai; porquanto só um é o vosso Pai, aquele que está nos céus.
10 Também não sereis chamados de líderes, pois um só é o vosso Líder, o Messias.
11 Porém o maior dentre vós seja vosso servo.
12 Portanto, todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Yeshua pronuncia oito "ais" contra os shoftim (Juízes) e perushim (farizeus) hipócritas
13 Ai de vós, doutores da Torah e fariseus, hipócritas! Porque fechais o reino dos céus diante dos homens. Porquanto vós mesmos não entrais, nem tampouco deixais entrar os que estão a caminho!
14 Ai de vós, doutores da Torah e fariseus, hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e, para disfarçar, encenais longas orações. E, por isso, recebereis castigo ainda mais severo!
15 Ai de vós, doutores da Torah e fariseus, hipócritas! Porque viajais por mares e terras para fazer de alguém um prosélito. No entanto, uma vez convertido, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós!
16 Ai de vós, guias cegos! Porque ensinais: ´Se uma pessoa jurar pelo santuário, isso não tem significado; porém, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado a cumprir o que prometeu`.
17 Tolos e cegos! Pois o que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?
18 E mais, dizeis: ´Se uma pessoa jurar pelo altar, isso nada significa; mas, se alguém jurar pela oferta que está sobre ele, fica, assim, comprometido ao seu juramento`.
19 Embotados! O que é mais importante: a oferta, ou o altar que santifica a oferta 20 Portanto, a pessoa que jurar em nome do altar, jura pelo altar e por tudo o que está sobre ele.
21 E quem jurar pelo santuário, jura pelo santuário e em nome daquele que nele habita.22 E aquele que jurar pelos céus, jura pelo trono de Elohim e em nome daquele que nele está assentado.
23 Ai de vós, doutores da Torah e fariseus, hipócritas! Porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, mas tendes descuidado dos preceitos mais importantes da Torah: a justiça, a misericórdia e a emunah. Deveis, sim, praticar estes preceitos, sem omitir aqueles!
24 Líderes insensíveis! Pois coais o pequeno mosquito, mas engolis um camelo!
25 Ai de vós, doutores da Torah e fariseus, hipócritas! Porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro, estes estão repletos de avareza e cobiça.26 Fariseu que não enxerga! Limpa, antes de tudo, o interior do copo e do prato, para que da mesma forma, o exterior fique limpo!
27 Ai de vós, doutores da Torah e fariseus, hipócritas! Porque sois parecidos aos túmulos caiados: com bela aparência por fora, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e toda espécie de imundície!
28 Assim também sois vós: exteriormente pareceis justos ao povo, mas vosso interior está repleto de falsidade e perversidade.
29 Ai de vós, doutores da Torah e fariseus, hipócritas! Porque construís os sepulcros dos profetas, adornais os túmulos dos justos.30 E declarais: ´Se tivéssemos vivido na época dos nossos antepassados, não teríamos tomado parte com eles no assassinato dos profetas!`.31 Dessa forma, porém, testemunhais contra vós mesmos que sois filhos dos que mataram os profetas.32 Acabai, pois, de encher a medida do pecado de vossos pais!
33 Cobras venenosas, ninho de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?
34 Por isso, eis que Eu vos envio profetas, sábios e mestres. A uns assassinareis e crucificareis; a outros açoitareis nas vossas sinagogas e perseguireis de cidade em cidade.
35 E, dessa maneira, sobre vós recairá todo o sangue justo derramado na terra, desde o sangue do justo Abel, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem matastes entre o santuário e o altar.
36 Com toda a certeza vos asseguro, que tudo isso ocorrerá a esta geração`.
Yeshua lamenta sobre Yehuashalaym (Jerusalém)
37 ´Ó Jerusalém, Jerusalém, que assassinas os profetas e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes Eu quis reunir os teus filhos, como a galinha acolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vós não o aceitastes!
38 Eis que a vossa casa ficará abandonada!
39 Pois eu vos declaro que, a partir de agora, de modo algum me vereis, até que venhais a dizer: ´Bendito é o que vem em o Nome do Adon!``
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
לוקא - Luka (Lucas) 16 - 20
Link da Parashah (Porção):
איוב - Iyov (Jó) 11 - 15
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 37 - 39
Link da Parashah (Porção):
שמואל ב - Shmuel Bet (II Samuel) 17 - 24
Questionamentos Específicos
01º) Sendo a família de Yaakov e seus filhos já mortos, como sua descendência passou a ser oprimida e depois escravizada, podemos encontrar algum motivo para isso?
02º) Como podemos analisar que o novo Rei do Egito não foi capaz de considerar a história de Yosef seus feitos no Egito?
03º) Como podemos explicar o fato da multiplicação de Israel mesmo debaixo de tanta opressão?
04º) Como podemos comentar sobre bênção do Eterno as parteiras diante de sua coragem em desobedecer ao Faraó e sua justificativa aparentemente falsa?
05º) Diante de um decreto mortal onde os meninos recém-nascidos deveriam ser mortos e meninas poupadas como podemos analisar este fato lembrando também que Herodes nos dias de nascimento do Messias fez similar abominação?
06º)Em sua opinião a ideia do cesto com betume foi uma estratégia pensada pela mãe de Mosheh? O que podemos concluir com tamanha expertise de sua irmã que acompanhava o cesto em águas tão perigosas?
07º)Qual a origem e significado do nome Mosheh?
08º)Será que entendemos a importância que se dava aos nomes das pessoas nos tempos antigos?
a) Como podemos explicar que um dos 10 mandamentos fala em ter cuidado com o Nome de YHWH?
b) Estaríamos agradando ao YHWH o chamando de D-us ou escondendo seu Nome?
c) Existe base nas escrituras para nos impedir de pronunciar o nome do YHWH?
09º)Como podemos analisar a ira de Mosheh ao matar o egípcio em ao mesmo tempo sua tentativa em esconder seu pecado? Isso não nos parece familiar?
10º) Podemos confirmar a sede de justiça constante de Mosheh quando protegeu as filhas de seu futuro Sogro? Teria Mosheh em suas atitudes um explicito desejo de promover a Justiça Social?
11º) Como podemos comentar a parashah nos pasukim 24 e 25 descritas a seguir? “Ouviu Elohim o lamento do povo e lembrou-se da Brit(Aliança) que fizera com Avraham, Yitzchak e Yaakov. Elohim observou a vida dos israelitas e contemplou a situação deles.”
a) Teria o Eterno esquecido de seu povo? Não teria observado desde o inicio este sofrimento?
12º) O Sogro de Mosheh era um sacerdote do Eterno?
13º) Poderíamos especular porque YHWH escolheu uma sarça, um espinheiro para se manifestar a Mosheh?
14º) Porque motivo Mosheh é convidado a tirar as sandálias dos pés e como podemos também fazer um enquadramento desta situação em nossas vidas?
15º) Se o temor a Elohim fez Mosheh não olhar em sua direção, não deveríamos também proceder analogamente quando nos portamos em sua presença principalmente em oração, tementes respeitosos e humildes?
16º) Mosheh inicialmente recusa a missão dada a ele pelo Eterno, podemos identificar seu medo, humildade e sentimento de indignidade?
17º) Sabendo do certo questionamento do povo, quais os nomes que o YHWH dá a Mosheh para que este tenha como pronta resposta?
18º) Definitivamente Mosheh tem certeza que não teria crédito diante dos hebreus pela expressão por ele mesmo dita: “‘Não é possível que YHWH te tenha aparecido! ”. Sim podemos lembrar que Mosheh era também um assassino fugido e tudo isso poderia estar vindo a sua mente. Como YHWH contorna toda essa incredulidade que viria do povo em relação a Mosheh, quais os sinais miraculosos ensinados a Mosheh?
19º) Qual foi a outra dificuldade apresentada por Mosheh e qual solução dada pelo Eterno para executar esta tarefa?
20º) A história nos mostra que o Eterno só fez o Faraó mudar de ideia com a morte de seu primogênito e isso parece ser premeditado desde o início, contudo não só o filho do faraó morreu e sim todos os primogênitos do Egito. Porque motivo essa sentença aconteceu a povo Egípcio, e porque só com os primogênitos?
21º) Como podemos analisar o fato de um Malah(mensageiro/anjo) enviado para tirar a vida do filho de Mosheh e como poderia seu sogro sendo um sacerdote do Eterno ter deixado seu neto sem circuncisão? A Circuncisão é um mandamento para todos? Se não como podemos conviver com o fato de que a ciência prova que a circuncisão é benefício para todo ser humano tanto homem como para sua esposa?
22º) Como podemos analisar a parashah 5:19-21 ? isto pode nos acontecer?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)