Parashah וַיְחִי - Vaiechí  
(e ele viveu)

Vaiechí é a 12ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 12ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]). Nesta parashah serão abordados os seguintes subtemas:


Últimas vontades de Israel (47:28)
- Israel adota e abençoa os dois filhos de Yosef (48:1)
- As Bençãos de Yaakov (49:1)
- Últimos momentos e morte de Yaakov (49:29)  
- Funeral de Yaakov (50:1)
- Da morte de Yaakov à morte de Yosef (50:15)
  

Torah – Bereshit (Gênesis) 47:28-50:26  | Escritos – Melehim Alef (I Reis) 2:1-12  | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)20:1-21:46


Parashah וַיְחִי - Vaiechí
(e ele viveu)

 Bereshit (no Princípio)
47:28-50:26



Últimas vontades de Israel
47:28 Yisrael viveu dezessete anos no Mitzrayim (Egito), e os anos da sua vida chegaram a cento e quarenta e sete.29Chegando próximo da hora de sua morte, Yaakov(Jacó) solicitou a presença de seu filho amado Yosef(José) e rogou-lhe: “Se desejas alegrar-me o coração, põe tua mão debaixo da minha coxa e promete que serás generoso e fiel comigo: Não me sepultarás no Mitzrayim! 30Quando eu morrer e já estiver dormindo com meus pais, tu levarás o meu corpo do Mitzrayim e me depositarás no túmulo de meus antepassados, a fim de que eu descanse com eles!” E Yosef consentiu: “Farei tudo conforme a tua palavra!” 31Contudo, Yaakov insistiu: “Jura-me!” E Yosef lhe jurou, enquanto Yisrael inclinava-se apoiado em seu bordão.

Israel adota e abençoa os dois filhos de Yosef
48:1 Algum tempo depois, disseram a Yosef que seu pai estava doente. Então, Yosef foi visitá-lo, levando consigo seus dois filhos, Efrayim e Menashsheh. 2Assim que se anunciou a Yaakov: “Eis aqui teu filho Yosef, que veio para junto de ti”, Yisrael reuniu suas forças e sentou-se no leito. 3Depois Yisrael declarou a Yosef: “El-Shaddai, o Elohim Todo-Poderoso, me apareceu certa ocasião, na cidade de Luz, lá nas terras de Kanaan, e ali me abençoou,4dizendo: ‘Eu te tornarei fecundo e te multiplicarei, Eu farei de ti uma grande comunidade de povos e darei esta terra por propriedade aos teus descendentes’. 5Agora, portanto, os dois filhos que te nasceram na terra do Mitzrayim, antes que eu viesse para junto de ti no Mitzrayim, serão meus! Efrayim e Menashsheh serão meus; como Reuven e Shimeon. 6Quanto aos filhos que gerarás depois deles, serão teus; em nome de seus irmãos receberão a herança.

7Quando eu retornava de Padã, para minha infelicidade, tua mãe Rachel morreu na terra de Kanaan, em viagem, a pouca distância de Efrath. Eu a sepultei ali, ao lado do caminho para Efrath, que é Belém!”

8Assim que Yaakov viu os filhos de Yosef, indagou: “Quem são estes?” 9Ao que respondeu Yosef a seu pai: “São os filhos que Elohim me deu aqui!” Então, Yaakov solicitou: “Traze-os para mais perto de mim, a fim de que eu os abençoe”.  (SEGUNDA) 10Ora, os olhos de Yaakov estavam muito enfraquecidos pela velhice; ele já não enxergava bem. Yosef levou os rapazes para mais próximo dele, que os beijou e os abraçou com carinho e emoção. 11Então, Yaakov declarou a Yosef: “A mim, que não tinha mais a esperança de rever teu rosto, eis que Elohim me concede a benção de ver até teus descendentes!” 12Então, Yosef os retirou de seu colo e prostrou-se com o rosto em terra.13Yosef tomou a ambos, a Efrayim, com sua mão direita para que ficasse à esquerda de Yisrael; e a Menashsheh, com a mão esquerda, a fim de que permanecesse à direita de Yisrael, e os aproximou dele.
14Contudo, Yisrael estendeu a mão direita e a colocou sobre a cabeça de Efrayim, que era o filho caçula, e a mão esquerda sobre a cabeça de Menashsheh, tendo de cruzar as mãos, mesmo considerando que o primogênito fosse Menashsheh. 15E abençoou a Yosef, com as seguintes palavras: “Que o Elohim, a quem serviram meus pais Avraham e Yitzchak, o Elohim que tem sido o meu Pastor em toda a minha peregrinação pela vida, até o dia de hoje,16o Malah(Anjo) que me redimiu e salvou de todo o mal, agora abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de meus pais, Avraham e Yitzchak. Que eles cresçam e se multipliquem sobre toda a face da terra!”

TERCEIRA
17
Quando, porém, Yosef observou que seu pai impunha a mão direita na cabeça de Efrayim, sentiu-se desagradado; e rapidamente alcançou a mão do pai e tentou mudá-la da cabeça de Efrayim para a de Menashsheh, 18e orientou-o: “Não, meu pai, este aqui é o mais velho; portanto, coloca tua mão direita sobre a cabeça dele.” 19Toda via, seu pai recusou-se e convictamente lhe revelou: “Eu bem sei, meu amado filho! Semelhantemente ele se tornará um povo, também ele será grande. Entretanto, seu irmão mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão uma plenitude de povos!” 20E, assim, naquele dia, Yisrael os abençoou proferindo estas palavras: “O povo de Yisrael usará vossos nomes para abençoar uns aos outros com esta expressão: ‘Que Elohim faça a ti como fez a Efrayim e a Menashsheh!” E colocou Efrayim à frente de Menashsheh.

21Em seguida, Yisrael declarou a Yosef: “Como vês, aproxima-se o momento de minha morte, no entanto, Elohim estará convosco e vos reconduzirá à terra de vossos pais! 22Quanto a ti, como alguém que está acima de teus irmãos, concedo-te porção dobrada do que deixo para teus irmãos, dou-te também Siquém, a região montanhosa, que tomei dos amorreus com a minha espada e com o meu arco!”

QUARTA
As Bençãos de Yaakov
49:1
Mais tarde, Yaakov solicitou a presença de todos os seus filhos e lhes comunicou: “Achegai-vos à minha volta, e eu vos anunciarei o que vos acontecerá nos tempos vindouros!  2Reuni-vos, escutai, filhos de Yaakov, ouvi Yisrael, vosso pai:

3Reuven, tu és meu primogênito, meu vigor, as primícias de minha virilidade, cúmulo de honra, superior em poder. 4Turbulento como as fortes águas, já não serás o mais importante, pois dormiste com a minha concubina, desonrando, assim, a cama de teu pai!

5Shimeon e Lewi são irmãos; suas espadas são armas de violência.6Que minha alma não entre em seu conselho, que meu coração não participe da sua assembleia, porque em sua ira mataram homens, e a seu bel-prazer aleijaram bois, cortando-lhes o tendão.7Maldita seja sua cólera, tão tremenda, e sua ira, exageradamente cruel! Eu os dividirei pelas terras de Yaakov e os espalharei no meio do seu próprio povo!

8Yahwdah, teus irmãos o louvarão, tua mão estará sobre a cerviz de teus inimigos; e todos os filhos de teu pai se curvarão reverentemente diante de ti!
9Yahwdah é como um leão jovem quando ataca e mata sua presa; como um grande leão se assenta, e deita-se como uma forte leoa. Quem tem coragem de perturbá-lo? 10Portanto, o cetro não se apartará de Yahwdah, nem o bastão de comando de sua posteridade, até que venha Shiloh, aquele a quem o cetro pertence, e a Ele obedeçam todos os povos da terra!
11Ele amarrará seu jumento a uma videira e seu jumentinho ao ramo mais seleto; lavará no vinho suas roupas, no sangue das uvas, suas vestes.12Seus olhos serão mais escuros que o vinho; seus dentes, mais brancos que o leite!

13Zevulon morará à beira-mar e se tornará um porto para muitos navios; suas fronteiras se projetarão até Tzidon!

14Yissacher é um jumento forte e perseverante, repousando entre duas cargas.
15Quando compreender como é bom o seu lugar de descanso e como é agradável sua própria terra, ele se inclinará a fim de que lhe seja colocada a carga sobre as costas e, sem reclamar, trabalhará como escravo!
16Dã defenderá o direito de sua própria gente; será como todas as demais tribos de Yisrael.
17Dã será como cobra na beira da estrada, como serpente venenosa no caminho, que ataca e morde a pata do cavalo, derrubando para trás seu cavaleiro.
18Ó Adonay, YHWH, meu Elohim, espero em Ti a minha libertação!

QUINTA
19Gad será atacado por um bando de ladrões; mas na verdade, ele é que perseguirá os calcanhares de seus salteadores!

20Na mesa de Asher haverá abundância; suas terras produzirão alimentos dignos de reis!

21Naftali é como uma gazela livre e veloz que profere lindos discursos!

22Yosef é uma frondosa árvore frutífera, plantada à beira de uma fonte de águas puras; uma grande árvore que dá muitos frutos, cujos galhos avançam por sobre o muro.
23Com rancor, inimigos o atacaram e com violência o perseguiram com seus arcos e flechas.
24Contudo, seu arco permaneceu firme, e seus braços jamais esmoreceram, mediante a força do Poderoso de Yaakov, pelo Nome do Pastor, a Rocha de Yisrael,
25pelo Elohim de teu pai, que te socorre, por El-Shaddai, o Todo-Poderoso, que o abençoa com bênçãos dos altos céus, bênçãos das preciosas águas que circulam debaixo da terra, bênçãos de muitos rebanhos e muitos filhos.
26As bênçãos de teu pai são infinitamente maiores que as bênçãos dos montes antigos, que as delícias das colinas eternas. Que todas as bênçãos alcancem e permaneçam sobre a cabeça de Yosef, sobre a testa daquele que foi escolhido entre todos os seus irmãos!

SEXTA 
27Benyamin é um lobo predador; ao alvorecer ele devora sua presa e ao pôr-do-sol divide o despojo!

28Todos esses filhos de Yaakov formam as tribos de Yisrael, em número de doze, e foram essas as palavras profetizadas por seu pai quando os reuniu. Ele os abençoou a todos, toda via a cada um deu uma palavra particular.

Últimos momentos e morte de Yaakov
29Depois lhes deu esta ordem: “Eu vou me reunir aos meus antepassados. Enterrai-me, pois, junto de meus pais, na gruta que está no campo de Efrom, o hitita, 30na caverna do campo de Machpelah, perto de Manre, em Kanaan, campo que Avraham comprou de Efrom, o hitita, como propriedade para sepultura. 31Lá foram enterrados Avraham e sua esposa Sarah, lá foram sepultados também Yitzchak e sua esposa Rivika, e lá eu depositei o corpo de Liah. 32Tanto o campo como a gruta que nele se encontra foram adquiridos dos filhos de Chete.

33Ao terminar de dar todas essas instruções a seus filhos, Yaakov recolheu seus pés sobre o leito, expirou e foi reunido ao descanso com seus antepassados.

Funeral de Yaakov

50:1 Então Yosef se atirou sobre o pai, chorando e beijando seu rosto. 2Em seguida deu ordem aos médicos que estavam a seu serviço para embalsamarem o corpo de seu pai, e os médicos embalsamaram Yisrael. 3Levaram quarenta dias completos, pois esse era o tempo para o embalsamamento. E os mitzrym choraram sua morte setenta dias.

4Quando terminaram os tempos de luto, Yosef falou à corte do Faraó: “Se me é possível contar com a vossa amizade e bondade, dizei isto aos ouvidos do Faraó, em meu favor: 5Meu pai me fez prestar este juramento: ‘eu vou morrer’, disse-me ele, ‘tenho um túmulo que mandei cavar na terra de Kanaan, é lá que me sepultarás’. Agora, portanto, que me seja permitido subir para sepultar meu pai; depois voltarei.” 6O Faraó aquiesceu: “Sobe e sepulta o teu pai como ele te fez jurar!”

7Yosef subiu para sepultar seu pai; e subiram com ele todos os conselheiros do Faraó, os oficiais da sua corte e todos os principais da terra do Mitzrayim, 8e, além deles, todos os da casa de seu pai. Somente as crianças, as ovelhas e os rebanhos foram deixados em Goshen. 9E subiram também com ele muitas carruagens e cocheiros: era um cortejo grandíssimo.

10Chegando eles, pois, à eira de Atad, próximo do Yarden, lamentaram em voz alta, com profunda amargura; e ali Yosef dedicou sete dias de pranto pela morte do seu pai. 11Quando os Kanaanitas que lá habitavam observaram aquele lamento extremo na eira de Atade, comentaram: “Eis que os mitzrym estão realizando uma grande solenidade de pranto, de luto”. Por esse motivo se passou a chamar esse lugar, nas proximidades do Yarden, de Avel-Mitzrayim, campo de lamentação dos Mitzrim(egípcios).

12E assim cumpriram os filhos de Yaakov o que este lhes havia ordenado: 13Levaram-no à terra de Kanaan e o sepultaram na caverna do campo de Machpelah, perto de Manre, que, juntamente com o campo, Avraham tinha comprado de Efrom, o heteu, a fim de que lhe servisse de propriedade para sepultura.

14Mais tarde, contudo, Yosef retornou ao Mitzrayim, bem como todos os seus irmãos e todas as pessoas que o haviam acompanhado a Kanaan para enterrar seu pai.

Da morte de Yaakov à morte de Yosef
15Vendo que seu pai estava morto comentaram entre si os irmãos de Yosef: “E se Yosef for nos tratar como inimigos e nos retribuir todo o mal que lhe fizemos no passado? 16Por isso, mandaram um recado a Yosef nestes termos: “Antes de morrer, teu pai nos ordenou que lhe revelássemos este seu desejo: 17‘Assim falareis a Yosef: Perdoa a teus irmãos seu crime e seu pecado, todo o mal que te fizeram!’ Agora, pois, queiras tu perdoar os erros e os pecados dos servos do Elohim de teu pai!” E Yosef muito se comoveu e chorou diante das palavras que seus irmãos lhe enviaram. 18Logo em seguida chegaram seus próprios irmãos e, lançando-se a seus pés, suplicaram: “Eis-nos aqui como teus escravos!” 19No entanto, Yosef lhes assegurou: “Não tenhais qualquer receio! Acaso estou eu no lugar de Elohim? 20O mal que tínheis a intenção de fazer-me, o desígnio de Elohim o mudou em bem, a fim de cumprir o que se realiza hoje diante de nossos olhos: salvar a vida de um povo numeroso! (SÉTIMA) 21Agora, pois, não temais: eis que eu vos sustentarei, bem como a vossos filhos!” E assim ele os tranquilizou e encorajou com palavras carinhosas.

22Yosef permaneceu no Mitzrayim, com toda a numerosa família de Yisrael. Viveu cento e dez anos,



MAFTIR

23e viu a terceira geração dos filhos de Efrayim. Além disso, nasceram, na presença de Yosef, os filhos de Machir, filho de Menashsheh.

24Antes de morrer, Yosef profetizou a seus irmãos: “Eis que a hora de minha morte se aproxima, toda via Elohim vos visitará com poder e vos fará subir destas terras para a terra que Ele prometeu, sob juramento, a Avraham, Yitzchak e Yaakov!” 25E Yosef fez os filhos de Yisrael prestarem um juramento: “Quando Elohim intervier a vosso favor, levareis os meus ossos daqui!” 26Yosef morreu com a idade de cento e dez anos. E, logo depois de embalsamado, seu corpo foi depositado num sarcófago, no Mitzrayim.
 



HAZAK HAZAK VENIT' CHAZEK 
Seja forte, seja forte, e sejamos  fortalecidos !

Parashah וַיְחִי - Vaiechí
(e ele viveu)

  Nevyim
Melehim Alef 
(I Reis) 2:1-12

Testamento e morte de Davi
2:1Sentindo que se aproximava o yom de sua morte, Davi ordenou a seu filho Shlomo: 2“Eis que o tempo em que devo seguir o caminho de todos os seres humanos está próximo. Portanto, sê forte e porta-te varonilmente. 3Obedecerás a tudo quanto YHWH, o teu Elohim exige, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, suas normas e seus testemunhos conforme estão escritos na Torá, Lei de Moisés, a fim de seres bem sucedido em tudo quanto empreenderes e em todos os teus projetos. 4E assim, YHWH manterá a promessa que me outorgou, afirmando: ‘Se os teus filhos conservarem boa atitude e conduta, caminhando com lealdade diante de mim, de todo o seu coração e de toda a sua alma, jamais te faltará alguém no trono de Yisrael!’ 5Sabes muito bem tudo quanto Yoav, filho de Tzeruyah, tramou e praticou contra minha pessoa; o que fez aos dois chefes do exército de Yisrael: Avner, filho de Ner, e Amasa, filho de Yether. Ele os assassinou, derramando sangue em tempos de paz; agiu como se estivesse num campo de batalha, e com aquele sangue manchou o seu cinto e as suas sandálias.

6Agirás, pois, com acerto não deixando que seus cabelos brancos desçam em paz ao Sheol, à sepultura.7Contudo, seja misericordioso para com os filhos de Barzilai, de Gileade; admita-os entre os que se alimentam à mesa contigo, pois eles cooperaram comigo quando tive que fugir do teu irmão Avshalom. 8Saibas que tens contigo Shimei, filho de Gera, o benjamita de Baurim. Ele proferiu maldições horríveis contra mim no dia em que parti para Machanayim. Toda via, mais tarde, desceu à minha procura e nos encontramos no Yarden e lhe garanti mediante juramento em o Nome de YHWH, que não me vingaria matando-o ao fio da espada. 9Tu, porém, não o deixarás impune; sensato como és, saberás como tratá-lo para o fazer descer ao Sheol com seus cabelos brancos encharcados de sangue!”

10Então Davi repousou com seus antepassados e foi sepultado na Cidade de Davi. 11Davi reinou quarenta anos em Yisrael: sete anos em Hevron e trinta e três anos na cidade de Yahrushalayim. 12Shlomo subiu ao trono de Dawid seu pai e sua majestade consolidou-se poderosamente.



Parashah וַיְחִי - Vaiechí
(e ele viveu)

Brit Chadashah 
Matityahu (Mateus)
20:1-21:46

Parábola dos trabalhadores da vinha  
20:1 ´Portanto, o Reino dos céus é semelhante a um proprietário que saiu ao raiar do dia para contratar trabalhadores para a sua vinha. 2 Depois de combinar com cada trabalhador o pagamento de um denário pelo dia, os enviou ao campo das videiras. 3 Por volta das nove horas da manhã, ao sair, viu na praça do mercado, outros que estavam parados, sem ocupação. 4 Então lhes disse: ´Ide vós também trabalhar na vinha, e Eu vos pagarei o que for justo`. E eles foram. 5 Tendo saído outras vezes, próximo do meio dia e das três horas da tarde, agiu da mesma maneira. 6 Ao sair novamente, agora em torno das cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam sem trabalho, e indagou deles: ´Por qual motivo estivestes aqui desocupados o dia todo?` 7 E lhe informaram: ´Porque não houve alguém que nos contratasse`. Então lhes falou: ´Ide igualmente vós para o campo das videiras`.

8 Ao pôr-do-sol, o senhor da vinha ordenou ao seu administrador: ´Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos contratados e terminando nos primeiros`.9 Chegaram os que haviam sido contratados em torno das cinco horas da tarde, e cada um deles recebeu um denário.10 Quando vieram os que haviam sido contratados primeiro, deduziram que receberiam mais; contudo, também estes receberam um denário cada um.

20:11 No entanto, assim que o receberam, começaram a se queixar do proprietário da vinha, 12 dizendo-lhe: ´Estes últimos homens trabalharam apenas uma hora; apesar disso o senhor os igualou a nós que suportamos o peso do trabalho e o calor do dia`.

20:13 Mas o dono da vinha, explicando, falou a um deles: ´Amigo, não estou sendo injusto contigo. Não combinamos que te pagaria um denário pelo dia trabalhado?

14 Sendo assim, toma o que é teu, e vai-te; pois é meu desejo dar a este último tanto quanto dei a ti. 15 Porventura não me é permitido fazer o que quero do que é meu? Ou manifestas tua inveja porque eu sou generoso?` 16 Portanto, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos. Pois muitos serão chamados, mas poucos escolhidos`.

17 Yeshua estava, então, pronto para subir a Jerusalém, quando chamou à parte seus doze discípulos e lhes falou: 18 ´Agora estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos escribas. Eles o condenarão à morte. 19 E o entregarão aos gentios para ser zombado, torturado e crucificado; mas ao terceiro dia Ele será ressuscitado!`

 Pedido da mãe dos filhos de Zebedeu 
20 Naquele momento, aproximou-se de Yeshua a esposa de Zebedeu, com seus filhos e, prostrando-se, fez um pedido a Ele. 21 ´O que desejas?` - perguntou Yeshua. Ela respondeu: ´Ordena que no teu Reino estes meus dois filhos se assentem um à tua direita, e o outro à tua esquerda`. 22 ´Não sabeis o que pedis!`, contestou-lhes Yeshua. ´Podeis vós beber o cálice que Eu estou prestes a beber e ser batizados com o batismo com o qual estou sendo batizado?` E eles afirmaram: ´Podemos!` 23 Então Yeshua lhes declarou: ´Certamente bebereis do meu cálice; mas quanto ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não cabe a mim outorgá-lo. Esses lugares pertencem àqueles a quem foram reservados por meu Pai`.

Os chefes devem servir
24 Ao ouvirem isso, os outros dez ficaram injuriados contra os dois irmãos. 25 Então Yeshua os chamou e explicou: ´Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que são as pessoas importantes que exercem poder sobre as nações. 26 Não será assim entre vós. Ao contrário, quem desejar ser importante entre vós será esse o que deva servir aos demais. 27 E quem quiser ser o primeiro entre vós que se torne vosso escravo. 28 Assim como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como único resgate por muitos`.

Os dois cegos de Jericó
29 Ao saírem de Jericó, uma grande multidão acompanhava Yeshua. 30 De repente, dois cegos, que estavam assentados à beira do caminho, tendo ouvido que Yeshua passava, puseram-se a gritar: ´Adon! Filho de Davi, tem misericórdia de nós`. 31 Entretanto, a multidão os repreendeu para que se calassem, mas eles clamavam ainda mais: ´Adon! Filho de Davi! Tem misericórdia de nós!` 32 Yeshua, parando, chamou-os e lhes perguntou: ´O que quereis que Eu vos faça?` 33 ´Adon! Que se abram os nossos olhos`, responderam eles. 34 Yeshua sentiu compaixão e tocou nos olhos deles. No mesmo instante os cegos recuperaram a visão e o seguiram.

Entrada messiânica em Jerusalém
21:1 Ao se aproximarem de Jerusalém, chegaram a Betfagé, no monte das Oliveiras. Então, Yeshua enviou dois discípulos, 2 e recomendou-lhes: ´Ide ao povoado que está adiante de vós e logo encontrareis uma jumenta amarrada, com seu burrico ao lado. Desamarrai-os e trazei-os para mim. 3 Se alguém vos questionar algo, deveis dizer que o Adon necessita deles e sem demora os devolverá`. 4 No entanto, isso ocorreu para que se cumprisse o que fora dito por meio do profeta:

5 ´Dizei à filha de Sião:
´Eis que o teu rei chega a ti,
humilde e montado num burrico,
um potro, cria de jumenta``.

6 Então os discípulos foram e fizeram o que Yeshua lhes havia mandado. 7 Trouxeram-lhe a jumenta com o jumentinho, os selaram com mantas para cavalgar, e sobre as mantas Yeshua montou. 8 Então, uma grande multidão estendia suas capas pelo caminho, muitos outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pela estrada. 9 E as multidões, tanto as que iam adi-ante dele, quanto as que o seguiam, proclamavam:

´Hosana ao Filho de Davi! ´Bendito seja Ele que vem em o Nome do Adon!` Hosana nas alturas!`

10 Assim que Yeshua entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou alvoroçada, e comentavam: ´Quem é este?` 11 Então as multidões exclamavam: ´Este é o profeta Yeshua, vindo de Nazaré da Galiléia!`

Os vendedores expulsos do Templo
12 Tendo Yeshua entrado no pátio do templo, expulsou todos os que ali estavam comprando e vendendo; também tombou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos comerciantes de pombas. 13 E repreendeu-os: ´Está escrito: ´A minha casa será chamada casa de tefilah`; vós, ao contrário, estais fazendo dela um ´covil de salteadores``.

14 Então levaram a Yeshua, no templo, cegos e aleijados, e Ele os curou. 15 Entretanto, quando os chefes dos sacerdotes e os escribas viram as maravilhas realizadas por Yeshua, e as crianças exclamando no templo: ´Hosana ao Filho de Davi!`, revoltaram-se e indagaram dele: 16 ´Não ouves o que estas crianças estão proclamando?` Ao que Yeshua lhes respondeu: ´Sim. E vós, nunca lestes:

´Dos lábios das crianças e dos recém-nascidos suscitaste louvor``.

17 E, deixando-os, saiu da cidade em direção a Betânia, onde passou a noite.

A figueira estéril e seca - Emunah(Confiança/Fé) e Tefilah (Oração) 
18 Ao amanhecer, quando retornava para a cidade, Yeshua teve fome. 19 Avistando uma figueira à beira da estrada, aproximou-se dela, porém nada encontrou, a não ser folhas. Então decretou-lhe: ´Nunca mais se produza fruto em ti!` E, no mesmo instante, a figueira ficou completamente seca. 20 E quando viram o que ocorrera, muito se admiraram os discípulos e exclamaram: ´Como foi possível esta figueira secar tão depressa?` 21 Então Yeshua explicou-lhes: ´Com certeza vos asseguro que, se tiverdes emunah e não duvidardes, podereis fazer não apenas o que foi feito à figueira, mas da mesma forma ordenardes a este monte: ´Ergue-te daqui e lança-te no mar`, e assim acontecerá. 22 E tudo o que pedirdes em tefilah, se crerdes, recebereis`.

Pergunta dos judeus sobre a autoridade de Yeshua
23 Tendo Yeshua chegado ao templo, enquanto ensinava, acercaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo e o questionaram: ´Com que autoridade fazes estas coisas aqui? E quem te deu essa autorização?` 24 Yeshua, porém, replicou-lhes: ´Eu igualmente vos lançarei uma questão. Se me responderdes, também Eu vos direi com que autoridade faço o que faço. 25 De onde era o batismo de João? Divino ou humano?` E eles discutiam entre si, avaliando: ´Se respondermos: divino, Ele nos indagará: ´Sendo assim, por que não acreditastes nele?` 26 Porém, se alegarmos: humano, tememos o povo, pois todos consideram João como profeta`. 27 Por isso disseram a Yeshua: ´Não sabemos!` Ao que Yeshua afirmou-lhes: ´Nem Eu vos direi com que autoridade procedo.

Parábola dos dois filhos
28 Agora, qual a vossa opinião? Um homem tinha dois filhos. Aproximando-se do primeiro, pediu: ´Filho, vai trabalhar hoje na vinha`. 29 Mas este filho lhe disse: ´Não quero ir`. Todavia, mais tarde, arrependido, foi.

30 Então chegou o pai até o segundo filho e fez o mesmo pedido. Então este lhe respondeu: ´Sim, senhor!` Mas não foi.

31 Qual dos dois fez a vontade do pai?` Ao que eles responderam: ´O primeiro`. Então Yeshua lhes revelou: ´Com toda a certeza vos afirmo que os publicanos e as prostitutas estão ingressando antes de vós no Reino de Elohim.32 Porquanto João veio para vos mostrar o caminho da justiça, mas vós não acreditastes nele; em compensação, os cobradores de impostos e as meretrizes creram. Vós, entretanto, mesmo depois de presenciardes a tudo isso, não vos arrependestes para acreditardes nele.

Parábola dos vinhateiros homicidas
33 E mais, atentai a esta parábola: Havia um certo proprietário de terras, que plantou um campo de videiras. Ergueu uma cerca ao redor delas, construiu um tanque para prensar as uvas e edificou uma torre. Finalmente, arrendou essa vinha para alguns vinicultores e foi viajar. 34 Chegando a época da safra, enviou seus servos até aqueles lavradores, para receber os seus dividendos. 35 Porém os lavradores atacaram seus servos; a um espancaram, a outro mataram, e apedrejaram o terceiro. 36 Então lhes mandou outros servos, em maior número do que da primeira vez, mas os lavradores os trataram da mesma maneira. 37 Por fim, decidiu enviar-lhes seu próprio filho, considerando: ´Eles respeitarão o meu filho`. 38 Contudo, assim que os lavradores viram o filho, tramaram entre si: ´Este é o herdeiro! Então vamos, nos unamos para matá-lo e apoderemo-nos da sua herança`. 39 E assim, eles o agarraram, jogaram-no para fora da plantação de videiras e o assassinaram. 40 Sendo assim, quando vier o dono da vinha, o que fará com aqueles lavradores?` 41 Diante disso, responderam-lhe: ´Ele destruirá esses perversos de forma terrível e arrendará seu campo de videiras para outros cultivadores que lhe enviem a sua parte no devido tempo das colheitas`. 42 Então Yeshua lhes inquiriu: ´Nunca lestes isto nas Escrituras?

´A pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra angular; e isso procede do Adon, sendo portanto, maravilhoso para nós`.

43 Por isso, Eu vos declaro que o Reino de Elohim será retirado de vós para ser entregue a um povo que produza frutos dignos do Reino.

44 Todo aquele que cair sobre esta pedra se arrebentará em pedaços; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó!`

45 Depois que os chefes dos sacerdotes e os fariseus ouviram as parábolas que Yeshua lhes havia contado, compreenderam que era sobre eles próprios que Yeshua estava falando. 46 E por causa disso procuravam um motivo para prendê-lo; mas tinham receio das multidões, porquanto elas o consideravam profeta.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


01º)
  Israel próximo de sua morte pede um juramento de Yosef conforme a parashah(porção) dos Passukim (versículos) 47:28-31, de que forma foi feito este juramento e podemos fazer juramentos como Yaakov fez com seu filho Yosef ?

02º) Yaakov toma para si os dois filhos de Yosef, Efraim e Manasheh. No que isso implica? Qual sua análise sobre este fato?

03º) O procedimento de abençoar Manasheh e Efraym foi contraditório. Análise este fato !

04º) Descreva a relação das tribos após a inclusão de Efrayim e Manasheh?

05º) Qual a importância dos nomes na cultura semita conforme esta porção?

06º) De quem Yaakov está falando na parashah 49:10-12 ?

07º) Quais destaques podemos fazer sobre o leito de morte de Yisrael no momento final em que fala de cada filho ?

08º) Qual o método de conservação do corpo de Yisrael, e quanto tempo demorou este procedimento? e Quanto tempo levou seu sepultamento (velório/pranto) ?

09º)
Que aspecto ou magnitude podemos destacar da morte deste patriarca?

10º)
Comente sobre o temor dos Irmãos de Yosef após a morte de Yisrael?



Questionamentos gerais


1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)