Parashah וַיִּגַּשׁ - Vayigash  
(Aproximou-se)


Vayigash é a 11ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 11ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]).contendo os assuntos abaixo

Intervenção de Yahudah 44:18
Yosef se dá a conhecer 45:1
O convite do Faraó 45:16
O retorno a Canaã 45:21
Saída de Yaakov para o Mitzrayim 46:1
A família de Yaakov 46:8
A acolhida de Yosef 46:28
A audiência do Faraó 47:1
Outra narrativas 47:5
Política agrária de Yosef 47:13
Últimas vontades de yaakov 47:27 
  

Torah – Bereshit (Gênesis) 44:18-47:27  | Profetas – Yechezkel  (Ezequiel) 37:15-28 | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)18:1-19:30



Parashah וַיִּגַּשׁ - Vayigash
(Aproximou-se)

 Bereshit (no Princípio)
44:18-47:27



Intervenção de Yahudah
44:18 Então Yahwdah, dirigindo-se a ele, disse: “Rogo-te, meu soberano, permite que teu servo faça ouvir uma palavra aos ouvidos de meu soberano, sem que tua cólera se inflame contra teu servo, pois tu és como o próprio Faraó!19Meu soberano havia feito esta pergunta a seus servos: ‘Tendes ainda pai ou um irmão?’ 20E respondemos a meu soberano: ‘Nós temos o velho pai e um irmão caçula, que lhe nasceu na velhice; morreu o irmão deste, ele ficou sendo o único filho de sua mãe e nosso pai o ama muito!’ 21Então, disseste a teus servos: ‘Trazei-mo, para que ponha meus olhos sobre ele’. 22E nós explicamos a meu soberano: ‘O menino não pode se ausentar de seu pai; se ele deixar seu pai, este morrerá de desgosto’. 23Contudo, insististe junto a teus servos: ‘Se vosso irmão mais moço não descer convosco, não sereis mais admitidos em minha presença’. 24Quando, pois, retornamos à casa de teu servo, meu pai, nós lhe relatamos todas as palavras de meu soberano. 25E quando nosso pai nos autorizou e disse: ‘Voltai para comprar um pouco de víveres para nossas famílias’,26respondemos: ‘Não podemos descer. Não desceremos, a não ser que venha conosco nosso irmão caçula, porquanto não será possível sermos admitidos à presença daquele homem poderoso sem que nosso irmão mais moço esteja conosco’. 27Então teu servo, meu pai, nos orientou: ‘Vós bem sabeis que minha esposa só me deu dois filhos; 28um me deixou e eu penso: foi esquartejado! E não o vi mais até hoje. 29Se tirardes ainda este jovem de junto de mim, e lhe suceder alguma desgraça, sob a mais terrível aflição faríeis descer os meus cabelos brancos ao Sheol, à sepultura!’ 30Agora, portanto, se eu chego à casa de teu servo, meu pai, sem que esteja comigo o rapaz cuja alma está ligada à dele,

SEGUNDA 
31logo que vir que o jovem não está conosco, ele certamente morrerá, e teus servos na mais horrível aflição terão feito descer ao Sheol as cãs de teu servo, nosso pai. 32E teu servo tornou-se responsável pelo menino junto de meu pai, nestes termos: ‘Se eu não o restituir à nossa casa, suportarei essa culpa diante ti pelo resto da minha vida!’ 33Agora, aceita que teu servo fique como escravo do meu soberano no lugar do rapaz, e que este volte com seus irmãos. 34Como poderia eu retornar à casa de meu pai, sem ter comigo o jovem? Não quero ver a terrível infelicidade que se abaterá sobre meu pai!’

Yosef se dá a conhecer
45: 1Diante do apelo do irmão, Yosef não pôde se conter e, na presença de todos os homens de seu séquito, bradou: “Fazei sair todos de minha presença!” E ninguém ficou junto dele, quando Yosef se deu a conhecer a seus irmãos; 2entretanto, ele chorou tão alto que todos os egípcios o ouviram, e a notícia chegou rapidamente até o palácio do Faraó. 3Yosef declarou a seus irmãos: “Eu sou Yosef! Vive ainda meu pai?” E seus irmãos não conseguiram pronunciar resposta, pois estavam por demais conturbados e perplexos ao revê-lo.
4Então, disse Yosef a seus irmãos: “Aproximai-vos de mim!” E eles se aproximaram. E esclareceu: “Eu sou Yosef, vosso irmão que vendestes para o Mitzrayim(Egito) . 5Mas agora não vos entristeçais nem vos amedronteis por me terdes vendido para cá, porque foi para preservar vossas vidas que Elohim me enviou adiante de vós. 6Há dois anos, de fato, que a fome se instalou na terra e ainda haverá mais cinco anos sem semeadura nem colheita.7Elohim enviou-me adiante de vós para garantir a permanência da vossa descendência na terra e salvar as vossas vidas, como o livramento de um grandioso grupo de sobreviventes!

TERCEIRA
8Portanto, não fostes vós que me mandastes para o Mitzrayim mas, sim, Elohim, e Ele me estabeleceu como Aba, pai do Faraó, seu vizir e administrador de todo o Mitzrayim.

9“Subi depressa à casa do meu pai e informai-lhe: ‘Assim fala teu filho Yosef: Elohim me estabeleceu soberano de todo o Mitzrayim. Desce sem tardar para junto de mim. 10Tu habitarás na terra de Gósen, e estarão em minha companhia, tu, teus filhos, teus netos, tuas ovelhas e teu gado, bem como tudo o que te pertence. 11Eu te sustentarei ali, porquanto ainda haverá sobre a terra cinco anos de muita fome. Do contrário, tu, a tua parentela e todos os teus rebanhos serão exterminados pela miséria!’ 12Vedes com vossos próprios olhos, e meu irmão Benyamin vê, que é minha boca que vos anuncia. 13Narrai a meu pai toda a glória que tenho no Mitzrayim e tudo o que vistes, e apressai-vos em fazer meu pai descer para estas terras!” 14Então, ele se lançou ao pescoço de seu irmão Benyamin e chorou. Benyamin também o abraçou forte e chorou muito. 15Em seguida, ele cobriu de beijos todos os seus irmãos e, abraçando-os, expressava toda a sua emoção por meio de muitas lágrimas e gestos de carinho. Só depois de algum tempo os irmãos conseguiram conversar com ele.

O convite do Faraó
16A notícia de que os irmãos de Yosef tinham vindo de Kanaan logo chegou ao palácio do Faraó, e tanto o Faraó quanto seus conselheiros viram tal ocorrência com bons olhos. 17Assim, ofereceu o Faraó a Yosef: “Dize a teus irmãos: ‘Fazei assim: carregai vossos animais e ide à terra de Kanaan. 18Tomai vosso pai e vossas famílias e voltai para mim; eu vos darei a melhor terra do Mitzrayim e comereis da fartura da terra’. 19Quanto a ti, dá-lhes esta ordem: ‘Fazei como vos digo: levai da terra do Mitzrayim carruagens para que tragam os vossos filhos pequenos e vossas mulheres, tomai vosso pai e vinde todos. 20Não tenhais nenhum pesar pelo que deixardes para trás, porque será vosso o que há de melhor na terra do Mitzrayim!’”

O retorno a Canaã
21Como disse o rei, assim agiram os filhos de Israel. Yosef lhes providenciou carruagens, de acordo com as instruções do Faraó, e lhes deu provisões para a viagem. 22A cada um deles deu uma roupa para uso em grandes festas, mas a Benyamin deu trezentas peças de prata e cinco mudas de roupas de gala. 23A seu pai enviou dez jumentos carregados com os melhores produtos do Mitzrayim e dez jumentas carregadas de cereais, pão e víveres para a viagem de seu pai.

24Depois despediu seus irmãos, que partiram, não antes que lhes advertisse: “Não contendais uns com os outros pelo caminho!”

25Eles subiram, pois, das regiões do Mitzrayim, e chegaram à terra de Kanaan, à casa de seu pai Yaakov. 26Então eles lhe anunciaram: “Yosef ainda vive, é ele quem governa toda a terra do Mitzrayim!” O coração de Yaakov quase parou com o choque da notícia! Não podia acreditar no que estava ouvindo. 27No entanto, quando repetiram toda a história e as palavras que Yosef formalmente lhes rogara que transmitissem, e quando observou as finas carruagens que Yosef enviara para levá-lo, então se reanimou o espírito de seu pai Yaakov.

QUARTA
28E Israel exclamou: “Basta! Yosef, meu amado filho, ainda está vivo! Que eu vá imediatamente vê-lo antes de morrer!

Saída de Yaakov para o Mitzrayim,
46:1 Israel partiu com tudo o que possuía. 2Naquela mesma noite, Elohim falou com ele por meio de uma visão e o chamou: “Yaakov! Yaakov!” E ele respondeu: “Eis-me aqui!” 3Então Elohim continuou: “Eu Sou Elohim, o Elohim de teu pai. Não tenhas medo de descer ao Mitzrayim, porque lá Eu farei de ti uma grande nação. 4Eu mesmo descerei contigo ao Mitzrayim, e também Eu te farei subir e voltar a Kanaan. E a mão de Yosef fechará os teus olhos”.

5Yaakov partiu de Berseba, e os filhos de Israel levaram seu velho pai Yaakov, seus filhos e as suas mulheres nas finas carruagens que o rei lhes havia provido. 6Também levaram seus rebanhos e os bens que tinham adquirido em Kanaan. Assim, Yaakov foi para o Mitzrayim com toda a sua parentela. 7Levou consigo para o Mitzrayim seus filhos, seus netos, suas filhas e suas netas, isto é, todos os seus descendentes até aquele momento.

QUINTA 
A família de Yaakov
8Estes são os nomes dos israelitas, ou seja, Yaakov e seus parentes, que seguiram para viver no Mitzrayim: Reuven, o filho primogênito de Yaakov. 9E estes foram os filhos de Reuven: Hanoque, Fallu, Hetzrom e Carmi. 10Estes foram os filhos de Simeão: Yemuel, Yamim, Ohad, Yachim, Tzoar e Shaul, filho que teve com uma mulher cananita. 11Estes foram os filhos de Lewi: Gérson, Koath e Merari. 12Estes foram os filhos de Yahwdah: Er, Onã, Shelach, Peretz e Zerach. Er e Onã morreram na terra de Kanaan. Estes foram os filhos de Peretz: Hetzrom e Hamul. 13Estes foram os filhos de Issacar: Tola, Fuvah, Yov e Shimron. 14Estes foram os filhos de Zevulom: Serede, Elom e YahleEl. 15Foram esses os filhos que Liah deu a Yaakov em Padã-Arã, além de sua filha Dinah. Seus descendentes eram ao todo trinta e três pessoas. 16Estes foram os filhos de Gade: Zifiom, Haggi, Shuni, Ezvon, Eri, Arodi e Areli. 17Estes foram os filhos de Asher: Imna, Ishuah, Isui e Beriah, e a irmã deles, Serah. Estes foram os filhos de Beriah: Héver e MalchiEl. 18Essas dezesseis pessoas foram os descendentes de Yaakov e Zilpah, a escrava que Lavan deu a sua filha Liah. 19Rachel, esposa de Yaakov, deu à luz dois filhos: Yosef e Benyamin. 20Azenate, filha de Potífera, sacerdote de Om, deu dois filhos a Yosef no Mitzrayim: Manassheh e Efrayim. 21Estes foram os filhos de Benyamin: Belah, e Becher, e Ashvel, Gera, e Naaman, Ehi, e Rosh, Muppim, e Huppim, e Ard. 22Portanto, foram esses os catorze descendentes que Rachel deu a Yaakov. 23O filho de Dã foi Husim. 24Estes foram os filhos de Naftali: Yahze-El, Guni, Yezer e Shillem. 25Foram esses os sete descendentes que Bilah, escrava que Lavan ofertou à sua filha Rachel, deu a Yaakov. 26Todos os que foram para o Mitzrayim com Yaakov, todos os seus descendentes, sem contar as mulheres de seus filhos, totalizaram sessenta e seis pessoas. 27Os filhos de Yosef que nasceram no Mitzrayim eram em número de dois. E o total das pessoas da família de Yaakov que vieram para morar no Mitzrayim: setenta.

SEXTA
A acolhida de Yosef
28Ora, Israel enviou Yahwdah na frente, a Yosef, com o objetivo de saber como ir a Gósen. Quando lá chegaram,29Yosef, de carruagem real já preparada, partiu imediatamente para Gósen, a fim de encontrar-se com seu pai, Israel. Assim que o viu, correu para abraçá-lo e, abraçando-o com grande emoção, chorou longamente.30Então, Israel declarou a Yosef: “Agora, pois, já posso morrer em paz, porquanto vi o teu rosto e sei que ainda estás vivo!” 31Em seguida, Yosef informou a seus irmãos e à família de seu pai: “Vou subir para comunicar ao Faraó e lhe dizer: ‘Eis que meus irmãos e a família de meu pai que estavam na terra de Kanaan, acabam de chegar para se estabelecer junto de mim. 32Estes homens são pastores, portanto, dedicam-se ao cuidado de rebanhos e trouxeram consigo suas ovelhas, seu gado e tudo quanto lhes pertence.’ 33Quando o Faraó mandar vos chamar e vos indagar: ‘Qual é o vosso trabalho?’, 34vós respondereis: ‘Teus servos se ocupam da criação e pastoreio de rebanhos desde crianças, assim como fizeram nossos antepassados’. Desse modo lhes será oferecida plena liberdade para habitar e trabalhar na região de Gósen, pois os egípcios renegavam o trabalho do pastoreio às castas inferiores de sua sociedade.

A audiência do Faraó
47: 1Então Yosef foi dar as notícias ao rei, da seguinte maneira: “Meu pai e meus irmãos chegaram da terra de Kanaan, com suas ovelhas e seus bois e tudo o que lhes pertence; eis que estão na terra de Gósen!” 2Yosef tomara cinco de seus irmãos e os apresentou ao Faraó. 3E este perguntou a seus irmãos: “Qual é o vosso trabalho?” E eles prontamente responderam: “Teus servos são pastores, tanto como os nossos antepassados”.4E eles acrescentaram: “Viemos habitar nesta terra porque não há mais pastagem para os rebanhos de teus servos: a fome, com efeito, assola a terra de Kanaan. Permite agora, ó rei, que teus servos vivam na terra de Gósen”.

Outra narrativas

5Então o Faraó declarou a Yosef: “Teu pai e teus irmãos vieram a ti. 6A terra do Mitzrayim, portanto, vos é hospitaleira e está à vossa disposição; no melhor da terra faze habitar teu pai e teus irmãos; vivam, pois, na terra de Gósen!” E acrescentou: “Se sabes haver entre eles homens capazes, põe-nos por administradores de meus rebanhos.7Então, Yosef levou seu pai Yaakov ao Faraó e o apresentou a ele. Depois Yaakov abençoou o Faraó, 8e este lhe indagou: “Quanto são teus anos de vida, meu soberano?” 9E Israel afirmou ao Faraó: “Os anos de minha peregrinação sobre a terra são cento e trinta; meus anos sobre a terra se constituíram numa caminhada muito difícil e não se comparam à longevidade da peregrinação dos meus antepassados”. 10Dito isso, Yaakov abençoou o Faraó e retirou-se.

SETIMA
11Yosef instalou seu pai e seus irmãos e lhes deu uma propriedade nas terras do Mitzrayim, na melhor região, na terra de Ramessés, como ordenara o Faraó. 12Providenciou Yosef, ainda, alimento para seu pai, para seus irmãos e para toda a sua família, de acordo com o número de filhos de cada um

Política agrária de Yosef

13Não havia alimento em toda a terra, porquanto a fome tornara-se ainda mais rigorosa, e tanto o Mitzrayim como Kanaan desfaleciam sem ter o que comer. 14Yosef recolheu toda a prata que circulava no Mitzrayim e em Kanaan, usada como dinheiro no pagamento do cereal que os povos vinham comprar, e o transferiu para o palácio do Faraó. 15Quando se esgotou toda a prata do Mitzrayim e de Kanaan, todos os egípcios foram suplicar a Yosef: “Dá-nos pão! Por que deveríamos morrer sob tua vista? Pois não há mais dinheiro algum!” 16Então, Yosef orientou-os: “Trazei vossos rebanhos e vos darei trigo em troca dos vossos rebanhos, considerando que a vossa prata acabou!” 17E as populações trouxeram seus rebanhos a Yosef e este lhes deu trigo para o pão, em troca de cavalos, de ovelhas, de bois e de jumentos; naquele ano ele os sustentou de pão, em troca de rebanhos.

18Quando terminou aquele ano, no novo ano voltaram a ele e argumentaram: “Não podemos ocultá-lo a meu soberano: esgotou-se, na verdade, todo o nosso dinheiro e todos os animais dos nossos rebanhos já pertencem a meu soberano, nada mais resta à disposição de meu soberano senão nossos próprios corpos enfraquecidos e nossas terras áridas. 19Não permitas que morramos e que nossas terras sejam destruídas diante de teus olhos! Compra-nos, pois, a nós e compra também as nossas terras em troca de trigo, e nós, com as nossas terras seremos escravos do Faraó. Dá-nos sementes para que sobrevivamos e não morramos de fome, a fim de que a terra não fique desolada!”

20Comprou, assim, Yosef, para o Faraó, todos os terrenos do Mitzrayim, pois os egípcios venderam a si próprios e seus campos, porquanto a fome os obrigou a essa medida extrema. A terra, portanto, tornou-se numa só e absoluta propriedade do Faraó. 21Quanto ao povo, Yosef submeteu todos os homens e mulheres à escravidão, de uma à outra extremidade das terras do Mitzrayim.

22Somente as terras dos sacerdotes não foram adquiridas por Yosef, porquanto, pela lei vigente, esses recebiam sustento regular do Faraó, e disso viviam. Por esse motivo, não tiveram necessidade de vender suas terras. 23Então, Yosef comunicou ao povo: “Agora, portanto, eu vos comprei para o Faraó, juntamente com vossos terrenos. Eis aqui as sementes para que cultiveis as terras. 24No entanto, das colheitas realizadas, deveis dar um quinto ao Faraó, e as outras quatro partes serão vossas, para a semeadura do campo, para o vosso sustento e o de vossa família, para que se alimentem vossos filhos!”



MAFTIR
25E o povo em uníssono lhe replicou: “Tu nos salvaste a vida! Visto que nos favoreceste nesta hora, seremos para sempre escravos do Faraó!”

26Desse modo, quanto à terra, Yosef fundou e estabeleceu o seguinte decreto em todo o Mitzrayim, válido ainda em nossos dias: um quinto de toda a produção pertence ao rei. Somente as terras sacerdotais não se tornaram propriedade do Faraó.

Últimas vontades de yaakov

27Os israelitas se estabeleceram no Mitzrayim, na região de Gósen. Lá compraram suas propriedades, foram fecundos e tornaram-se uma população extremamente numerosa.
 



Parashah וַיִּגַּשׁ - Vayigash
 
Profetas – Yechezkel (Ezequiel)
37:15-28

Yahudah e Israel reunidos em um só reino 
37:15
Então veio a mim esta Palavra do YHWH, orientando-me: 16“Ó querido homem mortal, filho do homem, pega um pedaço de madeira e escreve sobre ela: ‘Propriedade de Yahwdah, incluindo todos os seus companheiros do reino de Israel.’ Em seguida toma outra tabuinha e escreve nela: ‘Reino de Israel, representado pela tribo de Efraim e incluindo todos os demais israelitas que moram nele.’ 17Agora junta uma tabuinha a outra, para que se unam e formem um só pedaço de madeira em tua mão. 18Quando os teus compatriotas te indagarem: ‘Não nos explicarás o que tudo isto significa?’ 19Tu lhes esclarecerás: Assim declara YHWH, o Eterno Elohim: Eis que tomarei a madeira de Yosef, que representa sua maththeh, vara de liderança, que esteve na mão de Efraim, pertencente a Yosef e às demais tribos israelitas, suas companheiras, e vou juntá-las à vara de Yahwdah. Assim farei delas um único pedaço de madeira, e elas se tornarão um só reino na minha mão. 20Segura firme e diante dos olhos do povo os dois pedaços de madeira sobre os quais escrevestes, 21e prega-lhes: Assim diz o Soberano,YHWH: Tirarei os israelitas dentre as nações para onde foram expatriados e os reunirei de todas as partes e os assentarei na sua própria terra. 22Eu mesmo os constituirei uma só nação sobre a terra, nos montes de Israel. Haverá um único rei sobre todo o meu povo, e nunca mais serão duas nações, tam pouco estarão divididos em dois reinos. 23Não se contaminarão mais mediante sua idolatria e suas imagens de ídolos repugnantes, nem com nenhum de seus pecados e práticas abomináveis, pois Eu os livrarei de todas as maneiras pelas quais apostataram da verdade, e sendo infiéis me traíram. Eu mesmo os purificarei. E assim, eles serão o meu povo, e Eu serei o seu Elohim.

24Então, um rei semelhante ao meu servo Davi os governará. Todos terão um só pastor; obedecerão fielmente às minhas leis e princípios, e terão o zelo de praticar os meus juízos e estatutos. 25Viverão na terra que presenteei ao meu servo Yaakov, na qual habitaram vossos pais e antepassados. E assim, eles e os seus filhos, e os filhos de seus filhos viverão ali eternamente, e um homem semelhante ao meu servo Davi será o seu líder para sempre. 26Celebrarei com eles uma Aliança de Paz, que será uma aliança eterna. Eu os firmarei e os multiplicarei, e constituirei o meu Santuário, o Templo, entre eles por todo o sempre. 27Assim, meu Tabernáculo, minha Morada, permanecerá com eles; Eu serei o seu Elohim, e eles serão o meu povo. 28Então, quando a minha Casa estiver entre eles para sempre, todas as nações compreenderão que Eu, YHWH, O Soberano, santifico Israel.”



Parashah ח - Ret
(pt)

Brit Chadashah 
Matityahu (Mateus)
18:1-19:30

 
Quem é o maior? 
18:1 Naquele momento os discípulos aproximaram-se de Yeshua e perguntaram: ´Quem é o maior no Reino dos céus?`

18:2 E Yeshua, chamando uma criança, colocou-a no meio deles.

18:3 E disse: ´Com toda a certeza vos afirmo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.

18:4 Portanto, todo aquele que se tornar humilde, como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.

 O escândalo

18:5 E quem recebe uma destas crianças, em meu nome, a mim me recebe.

18:6 Entretanto, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar.

18:7 Ai do mundo, por causa das suas ciladas! É inevitável que tais ofensas ocorram, mas infeliz da pessoa por meio da qual elas acontecem!

18:8 Sendo assim, se a tua mão ou o teu pé te fizerem cair em pecado, corta-os e lança-os fora de ti; pois melhor é entrares na vida, mutilado ou aleijado, do que, tendo as duas mãos ou os dois pés, seres atirado no fogo eterno.

18:9 Se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o, e lança-o fora de ti, pois melhor é entrares na vida com um olho só, do que, tendo os dois, seres lançado no fogo do inferno.

18:10 Tende todo cuidado para que não desprezeis a qualquer destes pequeninos; pois Eu vos asseguro que seus malahim nos céus vêem continuamente a face de meu Pai celestial.

18:11 Porque o Filho do homem veio para salvar o que se havia perdido.

A ovelha desgarrada
18:12 Que opinião tendes? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se desgarrar, não deixará ele as noventa e nove nos montes, indo procurar a que se perdeu?

18:13 E se conseguir encontrá-la, com toda a certeza vos afirmo que maior contentamento sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.

18:14 Da mesma maneira, vosso Pai, que está nos céus, não deseja que qualquer desses pequeninos se perca.

Correção fraterna 
18:15 Se teu irmão pecar contra ti, vai e, em particular com ele, conversem sobre a falta que cometeu. Se ele te der ouvidos, ganhaste a teu irmão.

18:16 Porém, se ele não te der atenção, leva contigo mais uma ou duas pessoas, para que pelo depoimento de duas ou três testemunhas, qualquer acusação seja confirmada.

18:17 Contudo, se ele se recusar a considerá-los, dizei-o à congregação; então, se ele se negar também a ouvir a congregação, trata-o como pagão ou publicano.

18:18 Com toda a certeza vos asseguro que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado no céu.

Oração em comum

18:19 Uma vez mais vos asseguro que, se dois dentre vós concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus.

18:20 Porquanto, onde se reunirem dois ou três em meu Nome, ali Eu estarei no meio deles`.

Perdão das ofensas
18:21 Então, Pedro chegou perto de Yeshua e lhe perguntou: ´Adon, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu tenha de perdoá-lo? Até sete vezes?`

18:22 E Yeshua lhe respondeu: ´Não te direi até sete vezes; mas, sim, até setenta vezes sete`.

Parábola do devedor implacável
18:23 ´Portanto, o Reino dos céus pode ser comparado a certo rei, que decidiu acertar contas com seus servos.

18:24 Quando teve início o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia dez mil talentos.

18:25 Porém, não tendo o devedor como saldar tal importância, ordenou o seu senhor que fosse vendido ele, sua mulher, seus filhos e tudo quanto possuía, para que a dívida fosse paga.

18:26 O servo, então, com toda a reverência, prostrou-se diante do rei e lhe implorou: ´Sê paciente comigo e tudo te pagarei!`

18:27 E o senhor daquele servo, teve compaixão dele, perdoou-lhe a dívida e o deixou ir embora livre.

18:28 Entretanto, saindo aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe estava devendo cem denários. Agarrou-o e começou a sufocá-lo, esbravejando: ´Paga-me o que me deves!`

18:29 Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe suplicava: ´Sê paciente comigo e tudo te pagarei`.

18:30 Mas, ele não queria acordo. Ao contrário, foi e mandou lançar seu conservo devedor na prisão, até que toda a dívida fosse saldada.

18:31 Quando os demais conservos, companheiros dele, viram o que havia ocorrido, ficaram indignados, e foram contar ao rei tudo o que acontecera.

18:32 Então o rei, chamando aquele servo lhe disse: ´Servo perverso, perdoei-te de toda aquela dívida atendendo às tuas súplicas.

18:33 Não devias tu, da mesma maneira, compadecer-te do teu conservo, assim como eu me compadeci de ti?`

18:34 E, sentindo-se insultado, o rei entregou aquele servo impiedoso aos carrascos, até que lhe pagasse toda a dívida.

18:35 Assim também o meu Pai celestial vos fará, a cada um, se de todo o coração não perdoardes cada um a seu irmão`.

Perguntas sobre o divórcio
19:1 E aconteceu que, concluindo Yeshua essas palavras, partiu da Galiléia e dirigiu-se para a região da Judéia, no outro lado do Jordão.

19:2 Grandes multidões o seguiam e a todos curava ali.

19:3 Alguns fariseus também chegaram até Ele e, para prová-lo, questionaram-lhe: ´É lícito o marido se divorciar da sua esposa por qualquer motivo?`

19:4 E Yeshua lhes explicou: ´Não tendes lido que, no princípio, o Criador ´os fez homem e mulher`,

19:5 e os instruiu: ´Por este motivo, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne`?

19:6 Sendo assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. E, portanto, o que Elohim uniu, não o separe o ser humano`.

19:7 Replicaram-lhe: ´Então por qual razão mandou Moisés dar uma certidão de divórcio à mulher e abandoná-la?`

19:8 Ao que Yeshua declarou: ´Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos concedeu separar-se de vossas mulheres. Mas não tem sido assim desde o princípio`.

19:9 Eu, porém, vos afirmo: ´Todo aquele que se divorciar da sua esposa, a não ser por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério`.

 A continência voluntária
 
19:10 Então os discípulos consideraram: ´Se estes são os termos para o marido e sua esposa, não é vantagem casar!`

19:11 Mas Yeshua ponderou-lhes: ´Nem todos conseguem aceitar essa palavra; somente aqueles a quem tal capacidade é dada.

19:12 Pois há alguns eunucos que nasceram assim do ventre de suas mães; outros foram privados de seus órgãos reprodutores pelos homens; e há outros ainda que a si mesmos se fizeram celibatários, por causa do Reino dos céus. Quem for capaz de aceitar esse conceito, que o receba`.

Yeshua e as crianças
19:13 Então, trouxeram-lhe algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse por elas. Os discípulos, contudo, os repreendiam.

19:14 Mas Yeshua lhes ordenou: ´Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas`.

19:15 E, depois de ter-lhes imposto as mãos, partiu dali.

O moço rico
19:16 Eis que alguém chegou perto de Yeshua e consultou-o: ´Mestre, que poderei fazer de bom para ganhar a vida eterna?`

19:17 Questionou-o Yeshua: ´Por que me perguntas a respeito do que é bom? Há somente um que é bom. Se queres entrar na vida eterna, obedeça aos mandamentos`.

19:18 Ao que ele perguntou: ´Quais?` E Yeshua lhe respondeu: ´Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,

19:19 honra a teu pai e a tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo`.

19:20 Replicou-lhe o jovem: ´A tudo isso tenho obedecido. O que ainda me falta?`

19:21 Yeshua disse a ele: ´Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá o dinheiro aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me`.

19:22 Ao ouvir essa palavra, o jovem afastou-se pesaroso, pois era dono de muitas riquezas.

O perigo das riquezas
19:23 Então disse Yeshua aos seus discípulos: ´Com toda a certeza vos afirmo que dificilmente um rico entrará no Reino dos céus.

19:24 E lhes digo mais: É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus`.

19:25 Ouvindo isso, os discípulos ficaram atônitos e exclamaram: ´Sendo assim, quem pode ser salvo?`

19:26 Mas Yeshua, fixando o olhar neles, revelou-lhes: ´Isso é impossível aos seres humanos, mas para Elohim todas as coisas são possíveis`.

Recompensa prometida ao desprendimento
19:27 Então Pedro manifestou-se dizendo: ´Veja! Nós deixamos tudo e te seguimos; o que será, pois, de nós?`

19:28 Yeshua lhes respondeu: ´Com toda a certeza vos afirmo que vós, os que me seguistes, quando ocorrer a regeneração de todas as coisas, e o Filho do homem se assentar no trono da sua tiferet, também vos assentareis em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

19:29 Também todos aqueles que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras, por causa do meu Nome, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.

19:30 Entretanto, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros`.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


01º)
 Faça uma discertação resumindo toda a parashah e destaque pontos relevantes para os dias de hoje.



Questionamentos gerais


1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)