Parashah וַיֵּשֶׁב - Vaiêshev  
(e ele habitou)


Vaiêshev é a 9ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 9ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]).
 
  

Torah – Bereshit (Gênesis) 37:1-40:23  | Profetas – Ahmos (Amós) 2:1-3:8   | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt):14:1-15:39




Parashah וַיֵּשֶׁב - Vaiêshev   
(e ele habitou)

 Bereshit (no Princípio)
37:1-40:23



37:1 E Yaakov habitou na terra em que seu abba foi um ger(estrangeiro) na terra de Kanaan.

Estas são as gerações de Yaakov. Yosef, tendo dezessete anos, estava alimentando as ovelhas com seus irmãos; e o mancebo estava com os filhos de Bilhah, e com os filhos de Zilpah, as mulheres de seu abba: e Yosef trazia ao seu Abba relatórios maus sobre eles. 3 Ora, Yisrael amou a Yosef mais do que todos seus filhos, porque ele era o filho de sua velhice: e ele lhe fez um casaco de muitas cores. 4 E quando seus irmãos viram que seu abba o amava mais do que a todos os seus irmãos, eles o odiaram, e não podiam falar bem com ele.

5 E Yosef sonhou um sonho, e ele o contou aos seus irmãos: e eles o odiavam cada vez mais.6 E ele disse-lhes: Por favor escutem este sonho que eu sonhei: 7 Pois, vejam, nós estávamos juntando feixes no campo, e, veja, meu feixe ergue-se, e também se levantou verticalmente; e, veja, vossos feixes estavam ao redor dele, prostrando-se perante meu feixe. 8 Então seus irmãos lhe disseram, reinará realmente tu sobre de nós? Ou, terás realmente domínio sobre nós? E eles o odiaram ainda mais por causa de seu sonho, e por suas palavras.9 E ele sonhou outro sonho, e o contou aos seus irmãos, e disse, Veja, eu sonhei ainda outro sonho; e, vejam, o sol e a lua e as onze cochavim(estrelas) se prostravam diante de mim. 10 E ele contou isto ao seu abba, e a seus irmãos: e o abba dele o reprovou, e lhe disse, que sonho é este que tu sonhaste? Sua eema e eu e teus irmãos realmente virão se curvar a ti a terra? 11 E seus irmãos o invejaram; porém seu abba observou a afirmação.

SEGUNDA
12 E os seus irmãos foram alimentar as ovelhas de seu abba em Shechem. 13 E Yisrael disse a Yoseph: não estão teus irmãos alimentando as ovelhas em Shechem? Vem, e eu te enviarei até eles. E ele lhe disse: Hinayni (eis me aqui). 14 Então ele falou-lhe, Por favor vá e veja se coisas estão bem com teus irmãos, e bem com os rebanhos; e traze-me um parecer novamente. Assim ele o enviou a sair do Vale de Hevron, e ele chegou a Shechem. 15 E um certo homem achou a Yosef, como ele estava peregrinando no campo: então o homem lhe perguntou, dizendo: O que tu estás a procurar? 16 Então ele disse: eu procuro meus irmãos, por favor conte-me onde eles dão de comer suas ovelhas. 17 E o homem disse, Eles partiram daqui; pois eu os ouvi dizer: Nós vamos a Dothan. E Yosef foi após seus irmãos, e os achou em Dothan.

18 E quando eles o avistaram à distância, ainda antes dele chegar próximo deles, eles conspiraram contra ele para o matar.19 E eles disseram um ao outro, Veja, o sonhador está chegando. 20 Vamos agora, e possamos matá-lo, e joguemo-lo dentro de alguma cova, e nós diremos que, Alguma besta má o devorou: então nós veremos o que resultará de seus sonhos.

21 E Reuven ouviu isto, e ele o livrou de suas mãos; e disse, não nos é permitido matá-lo. 22 E Reuven lhes disse: Não lhes tire a vida, mas joguem-no numa cova que fique no deserto, e não estendam as mãos sobre ele; porque podia desprendê-lo de suas mãos para libertá-lo para o seu abba outra vez.

TERCEIRA
23 E sucedeu que, quando Yosef veio a seus irmãos, então, eles tiraram Yosef de seu casaco de muitas cores com o qual estava vestido. 24 E eles o pegaram jogando-o em uma cova; e a cova estava vazia, e não havia mayim(água) nela. 25 E eles se sentaram para comer lechem(pão): e eles levantando seus olhos, olharam, e, viram, uma caravana de Yishmaelitas vindo de Gilad com seus camelos, carregando temperos, bálsamo e mirra, indo levá-los descendo a Mitzrayim(Egito). 26 E Yahudah disse a seus irmãos, que proveito há se nós matarmos nosso irmão, e ocultar seu dahm? 27 vamos, e permita que nós o vendamos aos Yishmaelitas, e não permita que nossas mãos venham sobre ele; porque ele é nosso irmão e nossa carne. E seus irmãos se deram por contentes.

28 Então ali passando por mercadores midianitas; quando eles puxaram e ergueram em cima Yosef para fora da cova, e Yosef foi vendido para os Yishmaelym por vinte peças de prata: e eles trouxeram a Yosef para o egito;

29 E Reuven retornou a cova; e, viu, Yosef não estava na cova; logo, ele rasgou as suas vestes.30 E ele voltou até seus irmãos, e disse, a criança não está lá; e eu, aonde eu irei? 31 E eles levaram o casaco de Yosef, e mataram uma cria das cabras, e imergiu o casaco no dahm(sangue).32 E eles enviaram o casaco de muitas cores, e eles o trouxeram a seu abba; e disseram: nós encontramos isto: e não sabemos se é o casaco de teu filho, ou não. 33 E ele tomou conhecimento disto, e disse, É o casaco de meu filho; uma besta má o devorou; Yosef foi sem dúvida dilacerado em pedaços.

34 E Yaakov rasgou suas vestes, e pôs saco nos seus lombos, e lamentou por filho dele muitos dias. 35 E todos seus filhos e todas suas filhas levantaram-se para confortá-lo; mas ele recusou ser confortado; então ele disse: Pois eu descerei ao Sheol lamentando meu filho. Dessa forma o seu pai lamentou por ele. 36 E os midianitas venderam-no em Mitzrayim a Potifar, um oficial de Faraó, e capitão da guarda.

QUARTA
38 E veio a se passar que naquele tempo que Yahudah se apartou de seus irmãos, e voltou-se rumo a um certo adullamite, cujo nome era Hirah. 2 E Yahudah viu lá a filha de um certo knaanita, cujo nome era Shuah; e ele a tomou, e entrou a ela. 3 E ela concebeu, e nasceu um filho; e ele chamou seu nome de Er. 4 E ela concebeu outra vez, e nasceu um filho; e ela chamou seu nome de Onan. 5 E ela ainda outra vez concebeu, e nasceu um filho; e chamou seu nome de Shelach: e ele estava em Chezib, quando ela o gerou.

6 E Yahudah levou uma esposa para Er, seu bachor(primogenito), cujo nome era Tamar. 7 E Er, o bachor de Yahudah, era mau aos olhos de יהוה ; e יהוה o matou. 8 E Yahudah disse a Onan, Entra à esposa de teu irmão, e casa com ela, e levanta zera(descendencia) para teu irmão. 9 E Onan sabia que a zera não deveria ser sua; e sucedeu que, quando ele coabitou com a esposa de seu irmão, logo, ele verteu gen(sêmen) no chão, para que não pudesse dar zera a seu irmão.10 E a coisa que ele fez desagradou a יהוה : com isto, Ele o matou também.

11 Então disse Yahudah a Tamar sua nora: Permanece viúva na bayit de teu abba, até Shelach, meu filho, ficar grande: pois ele disse: para que em suposição, ele não morra também, como aos seus irmãos assim sucedeu. E Tamar se foi e habitou na bayit(casa) do seu abba.

12 E no decorrer do tempo, a filha de Shuah, esposa de Yahudah morreu; e Yahudah foi consolado, e subiu aos tosquiadores das ovelhas dele em Timnath, ele e o seu chaver(amigo) Hirah, o adulamita. 13 E isto foi dito a Tamar: Veja teu abba por lei subirá a Timnath para tosquear suas ovelhas. 14 E ela tirou de si as peças da indumentária de sua viúvez, e se cobriu com um véu, e se enrolou, e se sentou numa entrada aberta a qual fica a caminho de Timnath; pois viu que Shelach tinha crescido, e ela não foi dada a ele para ser a sua esposa. 15 Quando Yahudah a viu, ele pensou que ela fosse uma prostituta, porque ela tinha coberto a sua face.16 E ele virou-se para ela no caminho, e disse-lhe: Por favor vá, fiques pronto e me deixe entrar para ti;

- porque ele não sabia que ela era a sua nora.

– Ela disse, O que darás tu a mim, para que tu possas coabitar comigo? 17 E ele disse: Eu te enviarei uma cria de ovelha. E ela disse: Vai, dar-me-ás tu um penhor, até que tu possas me trazê-lo? 18 E ele disse: Qual o penhor que te darei? E ela disse: Teu sinete, e teus braceletes, e teu cajado que está em tua mão. E ele a deu, e ele veio a ela, e ela fecundou através dele. 19 E ela levantou-se, e foi embora, e removeu seu véu de si, e pôs sobre si a vestes de sua viuvez. 20 E Yahudah enviou a cria pela mão do seu chaver, o adulamita, para ter de volta o penhor dele, da mão da mulher: mas ele não a achou. 21 Então ele perguntou ao homem daquele lugar, dizendo, Onde está a prostituta, que declaradamente estava na beira do caminho? E ele disse, Não há nenhuma prostituta neste lugar. 22 Então ele retornou a Yahudah, e disse, Eu não pude achá-la; e também o homem do lugar disse, que lá não havia nenhuma prostituta naquele lugar. 23 E Yahudah disse, consinta que a leve para si, afim de que não sejamos envergonhados: veja, eu enviei esta cria, e tu não a achaste.

24 E veio a se passar que em cerca de três meses depois, que isto foi contado a Yahudah, dizendo: Tamar, tua nora, se passou por prostituta; e também, veja, ela está gravida de uma criança por meio de prostituição. E Yahudah disse: Tragam-na pra fora, e permitam que ela seja queimada.

25 Quando ela foi trazida para fora, ela enviou ao seu sogro, dizendo, Pelo varão, de quem isso pertence, eu estou com um filho; e ela disse: Por favor decifre, de quem são estes, o sinete, e braceletes, e cajado. 26 E Yahudah os reconheceu, e disse: Ela foi mais tzadik(justa) que eu; porque eu não a dei a Shelach, meu filho. E ele não mais a conheceu de novo. 27 E sucedeu que no tempo de sua parturição, gêmeos estavam lá em sua madre.28 E aconteceu que, quando ela deu a luz, eis que um pôs para fora a sua mão: e a parteira pegou-a e pôs faixa em sua mão, uma linha de escarlate, dizendo: Este saiu primeiro, 29 E sucedeu que, ele retirou a mão dele, de forma que o irmão dele saiu primeiro: e ela disse: Como o tens interrompido sair para fora? Este dano está sobre ti: então o nome dele foi chamado Peretz. 30 E posteriormente saiu o irmão dele que recebeu a linha de escarlate em sua mão: e o nome dele foi chamado de Zerach.

QUINTA 
39:1 E Yosef foi trazido descendo a Mitzrayim; e Potifar, um oficial de Faraó, capitão da guarda, um Mitzri(egípcio), o trouxe das mãos dos Yishmaelitas, que o tinham o trazido ali. 2 E יהוה era com Yosef, e ele foi um homem próspero; e ele ficou na bayit de seu amo, o mitzri. 3 E seu amo viu que יהוה era com ele, e que יהוה fez com que tudo o quanto ele fizesse prosperasse em sua mão. 4 E Yosef achou favor à sua vista, e ele o serviu: e ele o fez sar(soberano) sobre sua bayit, e tudo o que ele tinha ele pôs na mão de Yosef. 5 E veio a se passar que, do tempo que ele tinha o feito sar em sua bayit, e sobre tudo o quanto ele tinha, nisso יהוה abençoou a bayit do mitzri por causa de Yosef; e a bracha(bênção) de יהוה era sobre tudo o quanto ele tinha na bayit, e no campo. 6 E ele deixou tudo o que ele tinha na mão de Yosef; e ele não sabia o que ele tinha, exceto o lechem(pão) que ele comia. E Yosef estava luminoso em forma e aparência.

SEXTA
7 E veio a se passar que, depois destas coisas, aquela que era a esposa de seu amo, jogou seus olhos sobre Yosef; e ela disse: Reclina-te comigo.8 Mas ele recusou-se, e disse a esposa do seu sar: Veja, meu amo não sabe que estás comigo na bayit, e confiou tudo aquilo que ele tem em minha mão; 9 Não há ninguém maior nesta bayit do que eu; nem ele escondeu qualquer coisa de mim, mas de ti, pelo fato de tu serdes a esposa dele: como então eu poderia fazer esta grande maldade, a pecar contra Elohim? 10 E se passou que, como ela falava a Yosef dia a dia, nisto ele não a escutou, para deitar com ela, ou para estar com ela. 11 E sucedeu que, em torno deste tempo, Yosef entrou na bayit para cuidar de seus negócios; e nenhum dos homens da bayit estava lá com ele. 12 E ela lhe pegou por sua veste, dizendo, Deite comigo: e ele deixou a peça de sua veste na mão dela, e fugiu para o lado de fora.13 E ocorreu que, quando ela viu que ele tinha deixado sua veste em suas mãos, e tinha fugido, 14 Nisto ela chamou os homens da sua bayit, e falou para eles, dizendo, Veja, ele trouxe um Ivri(hebreu) para nós, para nos escarnecer; ele entrou a mim para deitar comigo, e eu gritei com uma alta voz: 15 E se passou que, quando ele ouviu que eu levantei minha voz e gritei, assim ele deixou sua veste comigo, e fugiu, e foi para o lado de fora. 16 E ela colocou a peça da veste dele nela, até que o amo dele chegasse em casa.

17 E ela falou para ele de acordo com estas palavras, dizendo: O eved Ivri (servo hebreu), que tu nos trouxeste, entrou para mim para me escarnecer: 18 E sucedeu que, como eu levantei minha voz e gritei, nisto ele deixou sua veste comigo, e fugiu para fora. 19 E se passou que, quando o teu amo ouviu as palavras de tua esposa, que ela lhe falou, dizendo, conforme esta maneira teu eved fez a mim; nisto sua raiva se acendeu.

20 E amo de Yosef o pegou, e lhe pôs em uma prisão, um lugar onde os prisioneiros do Melech(Rei) eram encerrados: e lá ele ficou na prisão. 21 Mas יהוה foi com Yosef, e mostrou-lhe rachamim(piedade), e deu-lhe favor à vista do guarda da prisão. 22 E o guardião da prisão confiou à mão de Yosef todos os prisioneiros que estavam na prisão; e tudo o quanto eles faziam lá, este era o seu encargo. 23 O guarda da prisão não olhava para qualquer coisa que estava debaixo da sua autoridade; porque יהוה fez isto prosperar.

SÉTIMA
40:1 E sucedeu que, depois destas coisas, o mordomo do melech do Mitzrayim e o seu padeiro tinham ofendido ao seu amo, o melech do Mitzrayim.2 E o Faraó ficou aborrecido contra dois dos seus oficiais, contra o chefe dos mordomos, e contra o chefe dos padeiros.3 E ele os pôs na prisão na bayit do capitão da guarda, cuja prisão, no lugar onde Yosef estava encerrado.4 E o capitão do guarda incumbiu Yosef para com eles, e ele os serviu: e eles continuaram pelo tempo de uma estação na prisão.

5 E eles sonharam um sonho, ambos, cada homem seu sonho numa noite, cada homem conforme com a interpretação de seu sonho, o mordomo e o padeiro do melech do Mitzrayim que estavam encerrados na prisão. 6 E Yosef veio até eles em uma manhã, para verificar acerca deles, e, viu, que eles estavam tristes.7 E ele perguntou aos oficiais de Faraó que estavam com ele na prisão da bayit de seu amo, dizendo: Por que vós olhais com um semblante tão triste hoje? 8 E eles lhe disseram: Nós sonhamos um sonho, e não existe nenhum interprete sobre isto. E Yosef lhes disse, A interpretação não pertence a Elohim? Por favor os conte para mim.

9 E o mordomo-mor contou seu sonho a Yosef, e disse-lhe: Em meu sonho, vi, que uma videira estava diante de mim; 10 E na videira estavam três ramos: e era como se brotou, e as flores dela se estendiam para fora; e dos cachos dela se tiravam uvas maduras: 11 E o copo do Faraó estava em minha mão: e eu levei as uvas, e as espremi no copo do Faraó, e eu entreguei o copo na mão de Faraó.12 Então Yosef disse-lhe, Esta é a interpretação dele: Os três ramos são três dias: 13 Dentro de três dias Faraó erguerá a tua cabeça, e te restabelecerá para teu lugar de antes: e tu entregarás o copo do Faraó na mão dele, como no passado quando tu eras o seu mordomo.14 Mas lembra-te de mim quando isto for bem contigo, e mostre chesed(bondade) a mim, e por favor faça menção de mim a Faraó, e leve-me para fora desta bayit: 15 Pois realmente eu fui roubado da terra dos Ivrim(hebreus): e aqui também eu não fiz nada para que eles pudessem me pôr no calabouço.

16 Quando o padeiro-mor viu que a interpretação era tov(boa), ele disse a Yosef, eu também estava em meu sonho, e eu tinha três cestas brancas em minha cabeça: 17 E na cesta do topo havia de toda a qualidade de comidas assadas para o Faraó; e os pássaros as comiam da cesta sobre minha cabeça.18 E Yosef respondeu e disse: Esta é a interpretação dele: As três sextas são os três dias:19 Ainda dentro de três dias o Faraó degolará tua cabeça, e o pendurará em uma eytz(árvore); e as aves comerão tua carne em tua volta.



MAFTIR

20 E sucedeu que ao terceiro dia, era o aniversário do Faraó, logo, ele fez um banquete a todos seus avadim(servos); e ele elevou a estima do mordomo-mor e do padeiro-mor entre os seus avadim.

21 E ele restituiu o mordomo-mor novamente ao cargo de seu mordomo; e ele entregou o copo na mão do Faraó:

22 Mas ele pendurou o padeiro-mor: conforme Yosef tinha lhes interpretado.23 Ainda o mordomo principal não se lembrou de Yosef, mas o esqueceu. 

 






Parashah וַיֵּשֶׁב - Vaiêshev   
(e ele habitou)

  
Nevyim
Ahmos (Amós) 2:1-3:8 

2:1 Assim diz יהוה ; Por três transgressões de Moav, e por quatro, Eu não reverterei o seu castigo; porque ele queimou os ossos do melech de Edom vertendo-o em cal: 2 Mas Eu enviarei um fogo sobre Moav, e devorarei os palácios de Keriyoth; e Moav morrerá com um tumulto, com grito, e com som do shofar: 3 E Eu eliminarei o shofet(juiz) do meio dele, e matarei os seus príncipes juntamente com ele, diz יהוה 4 Assim diz יהוה ; Por três transgressões de Yahudah, e por quatro, Eu não reverterei o seu castigo; porque eles menosprezaram a Torah(Instrução) de יהוה , e não guardaram Seus mitzvoth(mandamentos), e suas mentiras os levou a se desgarrarem, segundo o halacha (caminho/conduta) que os seus ahvot(pais) andaram: 5 Mas Eu enviarei um fogo sobre Yahudah, e este devorará os palácios de Yahrushalayim.

6 Assim diz יהוה ; Por três transgressões de Yisrael, e por quatro, Eu não reverterei o seu castigo; porque eles venderam o tzadik por prata, e ao pobre por um par de sandálias; 7 Eles esmagam a cabeça do pobre no pó da terra, e eles desviam o derech(caminho) do submisso; e um homem e seu abba entram à mesma jovem, para profanarem o Meu Nome kadosh(separado): 8 E eles mesmos se deitam em vestes apanhadas em penhor junto a todo altar, e eles bebem o vinho dos condenados na bayit dos seus elohim(deuses). 9 Ainda, Eu destruí o Amonita diante deles, cuja altura era como a altura dos cedros, e eles eram tão fortes quanto os carvalhos; ainda, Eu destruí os seus frutos por cima, e suas raízes por baixo. 10 Também Eu vos fiz subir da terra de Mitzrayim, e vos conduzi quarenta anos pelo deserto, para possuirdes a terra do Amonita. 11 E Eu levantei os vossos filhos para se tornarem neviim(profetas), e vossos homens para Nazarites. Não é assim Ó filhos de Yisrael? diz .יהוה 12 Mas vós destes aos Nazarites vinho a beber; e ordenastes aos neviim, dizendo, Não profetizeis! 13 Eis que, Eu estou pesado por vossos pecados, como um carro fica pesado estando cheio de feixes. 14 Então, o lugar seguro perecerá ao que é ágil, e o forte não fortalecerá o seu poder, nem o poderoso livrar-se-á a si mesmo: 15 Nem se firmará o que maneja o arco; e o que é ágil de pés se livrará a si mesmo; nem o que monta o cavalo se salvará. 16 E o que for corajoso entre os pujantes, fugirão nu naquele dia, diz .יהוה

3:1 Ouvi esta palavra que יהוה falou contra vós,Ó filhos de Yisrael, contra toda a mishpacha(familia) que Eu fiz subir da terra de Mitzrayim, dizendo: 2 Somente a vós Eu conheci de todas as mishpachot(familias) da terra; portanto, Eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.3 Podem dois andar juntos, a não ser que estejam em acordo? 4 Rugiria um leão na floresta, quando este não tiver a presa? Bramaria um leãozinho da sua guarida, se ele nada tivesse apanhado? 5 Poderia um pássaro cair em um laço na terra, onde não exista laço? Irromperia um laço da terra, se não apanhasse a presa? 6 Seria que um shofar fosse soprado na cidade, e o povo não estremecesse? Haveria mal na cidade, se יהוה não tivesse o permitido?7 Certamente, o Soberano יהוה não fará nada, sem que Ele revele os Seus segredos a Seus avadim, os neviim. 8 O leão reagiu, que não temerá? o Soberano יהוה falou, quem abster-se-ia de profetizar? 







Parashah וַיֵּשֶׁב - Vaiêshev
(e ele habitou)

Brit Chadashah 
Matityahu (Mateus)
14:1-15:39

14:1 Por aquele tempo Herodes, o tetrarca, ouviu os relatos sobre os feitos de Yeshua.

2 E disse aos seus servos: ´Este é João Batista; ele ressuscitou dos mortos e, por isso, nele operam poderes para fazer milagres.

3 Porque Herodes tinha mandado prender João, amarrar suas mãos e jogá-lo na prisão. Isso por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão.

4 Pois João o havia advertido, dizendo: ´Não te é lícito esposá-la`.

5 Herodes, portanto, queria matá-lo, mas temia o povo, pois este o considerava profeta.

6 Mas, tendo chegado o dia da celebração do aniversário de Herodes, a filha de Herodias dançou diante de todos, e muito agradou a Herodes.

7 Por conta disso, ele lhe prometeu, sob juramento, conceder qualquer pedido que ela desejasse fazer.

8 Foi então que ela, influenciada por sua mãe, pediu: ´Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista`.

9 O rei ficou angustiado; contudo, por causa do juramento e da presença dos convidados, ordenou que lhe fosse dado o que ela pedira.

10 Então mandou decapitar João na prisão.

11 Sua cabeça foi levada num prato e entregue à jovem, que a entregou à mãe.

12 Os discípulos de João vieram, levaram seu corpo e o sepultaram. E foram contar a Yeshua o que havia acontecido.

13 Assim que Yeshua ouviu essas coisas, retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, entretanto, ao saberem disso, saíram das cidades e o seguiram a pé.

14 Quando Yeshua deixou o barco, viu numerosa multidão; sentiu-se movido de grande compaixão pelo povo, e curou os seus doentes.

15 Ao final do dia, os discípulos se aproximaram de Yeshua e disseram: ´Este é um lugar deserto, e já está entardecendo. Manda embora, pois, as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida`.

16 Yeshua, porém, lhes respondeu: ´O povo não precisa ir embora; dai-lhes vós mesmos algo para comer`.

17 Ao que eles replicaram: ´Tudo o que temos aqui são cinco pequenos pães e dois peixes!`

18 Mas Yeshua lhes disse: ´Tragam-nos aqui para mim`.

19 E mandou que as multidões se assentassem sobre o gramado. Tomou, então, os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, os abençoou. Em seguida, tendo partido os pães, deu-os aos discípulos, e estes serviram às multidões.

20 Todos comeram até ficar satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestas cheias de pedaços que sobraram.

21 Os que se alimentaram foram cerca de cinco mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.

22 Imediatamente após, Yeshua insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto Ele despedia as multidões.

23 Assim que mandou o povo embora, subiu sozinho a um monte para orar. Ao chegar da noite, lá estava Ele, só.

24 Todavia, o barco já estava longe, no meio do mar, sendo fustigado pelas ondas; pois o vento era contrário.

25 Na quarta vigília da noite, foi Yeshua ter com eles, andando por sobre o mar.

26 Quando os discípulos o viram andando sobre as águas, ficaram aterrorizados e exclamaram: ´É um fantasma!` E gritavam de medo.

27 Mas, imediatamente, Yeshua lhes disse: ´Tende bom ânimo! Sou Eu. Não temais!`

28 Ao que Pedro exclamou: ´Adon! Se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas`.

29 Então Yeshua lhe responde: ´Vem!` E Pedro, deixando o barco, andou por sobre as águas e foi na direção de Yeshua.

30 Todavia, reparando na força do vento, teve medo, e começando a afundar, gritou: ´Adon! Salva-me!`

31 Yeshua estendeu imediatamente a mão, segurou-o e lhe disse: ´Homem de pequena emunah, por que duvidaste?`

32 Assim que ambos entraram no barco, cessou o vento.

33 Então os que estavam no barco adoraram-no, exclamando: ´Verdadeiramente Tu és o Filho de Elohim`.

34 Depois de atravessarem o mar, chegaram a Genesaré.

35 Quando os homens daquele lugar reconheceram Yeshua, divulgaram a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram todos os enfermos.

36 Suplicavam então a Ele que ao menos pudessem tocar na borda do seu manto. E todos os que nele tocaram ficaram plenamente sãos.

15:1 Então alguns fariseus e escribas, vindos de Jerusalém, foram até Yeshua e questionaram:

2 ´Por que os seus discípulos transgridem a tradição dos anciãos? Visto que eles não lavam as mãos antes de comer!`

3 Ponderou-lhes Yeshua: ´E porque transgredis vós também o mandamento de Elohim, por causa da vossa tradição?

4 Pois Elohim ordenou: ´Honra a teu pai e a tua mãe`, e ainda, ´Quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe seja punido com a morte`.

5 Contudo, vós dizeis que se alguém disser a seu pai ou a sua mãe: ´Oferta é ao Adon a ajuda que de mim devias receber`;

6 esse jamais estará obrigado a honrar seu pai ou sua mãe com seus bens. E assim invalidastes a Palavra de Elohim, por causa da vossa tradição.

7 Hipócritas! Bem profetizou Isaías sobre vós, denunciando:

8 ´Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim.

9 Em vão me adoram; pois ensinam doutrinas que não passam de regras criadas por homens``.

10 Então, Yeshua conclamou a multidão a aproximar-se e pregou: ´Ouvi e entendei!

11 Não é o que entra pela boca o que torna uma pessoa impura, mas o que sai da boca, isto sim, corrompe a pessoa`.

12 Então, aproximando-se dele os discípulos, avisaram: ´Sabes que os fariseus se ofenderam quando ouviram essas tuas palavras?`

13 Mas Ele respondeu: ´Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.

14 Deixai-os! Eles são guias cegos guiando cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão no buraco`.

15 Então, pediu-lhe Pedro: ´Explica-nos a outra parábola?`

16 Ao que Yeshua replicou: ´Também vós não compreendeis até agora?

17 Não entendeis ainda que tudo o que entra pela boca desce para o estômago, e mais tarde é lançado no esgoto?

18 Entretanto, as coisas que saem da boca vêm do coração e são essas que tornam uma pessoa impura.

19 Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades(zanyuta), roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias.

20 Essas coisas corrompem o indivíduo, mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro`.

21 Deixando aquele lugar, Yeshua retirou-se para a região de Tiro e de Sidom.

22 E eis que uma mulher cananéia, natural daquelas regiões, veio a Ele, clamando: ´Adon! Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente tomada pelo demônio`.

23 Ele, porém, não lhe respondeu qualquer palavra. Então, os seus discípulos, aproximando-se, pediram-lhe: ´Manda essa mulher embora, pois vem gritando atrás de nós`.

24 Ao que Yeshua replicou: ´Eu não fui enviado, senão às ovelhas perdidas da casa de Israel`.

25 Chegou então a mulher e o adorou de joelhos, suplicando: ´Adon, ajuda-me!`

26 Ao que Yeshua lhe respondeu: ´Não é justo tirar o pão dos próprios filhos para alimentar os cães de estimação`.

27 Ela, porém, replicou: ´Sim, Adon, mas até os cães de estimação, comem das migalhas que caem das mesas de seus donos`.

28 Então Yeshua exclamou: ´Ó mulher, grande é a tua emunah! Seja feito a ti conforme queres`. E naquele exato momento sua filha ficou sã.

29 Partiu Yeshua dali e foi para a orla do mar da Galiléia; e, subindo a um monte, assentou-se ali.

30 Então, multidões dirigiram-se a Ele, levando consigo mancos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, e os colocaram aos pés de Yeshua; e Ele os curou.

31 O povo ficou atônito quando viu os mudos falando, os aleijados curados, os mancos andando e os cegos enxergando. E louvaram o Elohim de Israel.

32 Chamou Yeshua os seus discípulos para dizer-lhes: ´Tenho compaixão destas muitas pessoas, pois há três dias permanecem comigo e não têm o que comer. Não quero mandá-las embora em jejum, porque podem desfalecer no caminho`.

33 Mas os discípulos lhe disseram: ´Onde poderíamos, encontrar, neste lugar deserto, pães suficientes para alimentar tantas pessoas?`

34 Perguntou-lhes Yeshua: ´Quantos pães tendes?` Ao que eles responderam: ´Sete, e mais uns pequenos peixes`.

35 Ele mandou, então, que o povo se assentasse no chão.

36 Tomou os sete pães e os pequenos peixes e deu favores. Em seguida os partiu e os entregou aos discípulos, e estes distribuíram à multidão.

37 Todas as pessoas comeram até se fartarem. E foram recolhidos sete grandes cestos, cheios de pedaços que haviam sobrado.

38 E assim, os que comeram eram quatro mil homens, sem contar as mulheres e as crianças.

39 A seguir, Yeshua se despediu da multidão, entrou no barco e foi para a região de Magadã.


Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


01º)
 Faça uma discertação resumindo toda a parashah e destaque pontos relevantes para os dias de hoje.



Questionamentos gerais


1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)