Parashah וַיִּשְׁלַח - Vayshlach
(e ele enviou)
Vayshlach é a 8ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 8ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]).
Torah – Bereshit (Gênesis) 32:3-36:43 | Profetas – Ovadyah (Obadias) 1:1-21
| Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)26:36-46
32: 3Yaakov (Jacó) enviou mensageiros para a região de Seir, também conhecida por Edom, com o objetivo de se reunir com Esav(Esaú). 4E lhes ordenou: “Assim falareis a Esav, meu amo: Eis a mensagem de teu servo Yaakov: Habitei junto a Labão e ali permaneci trabalhando até esses dias. 5Ganhei bois e jumentos, ovelhas e cabras, escravos e escravas. Envio agora esta mensagem ao meu amo para que me recebas em shalom(paz)!”
6Os mensageiros voltaram a Yaakov com as seguintes notícias: “Fomos a teu irmão Esav. Ele mesmo vem agora ao teu encontro e há quatrocentos homens com ele!” 7Yaakov teve grande medo e sentiu-se deveras angustiado. Então dividiu em dois exércitos os homens que o acompanhavam, como também as ovelhas, cabras, bois e camelos, 8pois assim planejou: “Se Esav vier e concentrar seu ataque em um dos grupos, o outro terá chance de escapar!”
9Então, Yaakov orou: “Ó Elohim de meu pai Avraham, Elohim de meu pai Yitzchak, ó YHWH que me orientaste: ‘Retorna à tua terra e à tua parentela e Eu te farei prosperar’: 10Reconheço que não sou digno de toda a bondade e lealdade misericordiosa com que tens tratado o teu servo. Eu não tinha senão um cajado para atravessar o Jordão, e agora posso formar dois exércitos! 11Livra-me, portanto, das mãos do meu irmão Esav, pois tenho medo dele, para que não venha matar-nos a todos, inclusive às mães e às crianças. 12Foste tu, com efeito, que disseste: ‘Eu te cumularei de bênçãos e tornarei a tua descendência como a areia do mar, que se não pode contar, de tão numerosa.’”
13Assim, depois de passar ali mesmo a noite, separou entre seus rebanhos um presente para oferecer a seu irmão Esav: 14Um presente de duzentas cabras e vinte bodes, duzentas ovelhas e vinte carneiros,
SEGUNDA
15trinta fêmeas de camelo com seus filhotes, quatro vacas e dez touros, vinte jumentas e dez jumentos. 16Yaakov dividiu todos esses animais em grupos, e pôs um servo para tomar conta de cada rebanho. E deu a seguinte ordem: “Ide adiante de mim e deixai espaço entre os rebanhos!” 17Ao primeiro deu esta ordem: “Quando meu irmão Esav te encontrar e te indagar: ‘De quem és? Para onde vais? A quem pertence o que está adiante de ti?’ – 18responderás: ‘É de teu servo Yaakov, é um presente oferecido a Esav, meu amo, e ele mesmo chegará atrás de nós!’” 19Assim, Yaakov deu a mesma instrução ao segundo e ao terceiro e a todos os que caminhavam atrás dos rebanhos que seriam entregues: “Eis”, disse ele, “como falareis a Esav quando o encontrardes, 20e declarareis: ‘Teu servo Yaakov, ele mesmo, chegará atrás de nós!’” Em verdade, dizia Yaakov para si mesmo: ‘Eu aplacarei a ira de Esav com o presente que me antecede, em seguida, me apresentarei a ele, e talvez me conceda a favor imerecido da paz!” 21O presente seguiu adiante, e Yaakov repousou um pouco naquela noite, no acampamento.
22Naquela mesma noite, Yaakov se levantou e atravessou o rio Jaboque, levando consigo suas duas mulheres, suas duas concubinas e seus onze filhos. 23Assim que as pessoas passaram, Yaakov fez que também atravessasse o rio tudo o que lhe pertencia;
24entretanto, ficou para trás, sozinho. Então chegou um homem que se pôs a lutar com ele até o raiar da alvorada. 25Quando o homem percebeu que não seria possível dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Yaakov, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. 26Então Ele declarou: “Deixai-me ir, pois já rompeu o dia!” Contudo, Yaakov lhe rogou: “Eu não te deixarei partir, a não ser que me abençoes!” 27Ao que o homem lhe inquiriu: “Qual é o teu nome?” – “Yaakov”, respondeu ele. 28Então o homem orientou-o: “Não te chamarás mais Yaakov, mas, sim, Israel, porquanto como príncipe lutaste com Elohim e com os seres humanos e prevaleceste!” 29Suplicou Yaakov, prontamente: “Dize, rogo-te, revela-me como te chamas?” Replicou o homem: “Por que me perguntas pelo meu Nome?” E ali mesmo o abençoou! 30Então denominou Yaakov àquele lugar Penu-El(Peniel), “face de Elohim”, porquanto afirmou: “Vi a Elohim panayim-el-panayim (face a face) e, contudo, minha vida foi poupada”.
31Ao romper da aurora Yaakov atravessou Penu-El, mancando por causa do golpe que havia levado na coxa.
TERCEIRA
32Por esse motivo os descendentes de Israel, até hoje, não comem o músculo ligado à junta do quadril dos animais, porquanto Ele feriu a Yaakov na articulação da coxa, no nervo ciático.
33:1Erguendo os olhos, Yaakov observou que Esav vinha chegando acompanhado por seus quatrocentos homens. Dividiu então as crianças entre Leah, Rachel e as duas servas, 2colocou à frente as servas com seus filhos, mais atrás, Leah e seus filhos e por último, Rachel e Yosef. 3E ele mesmo, passando adiante de todos, por sete vezes prostrou-se por terra antes de abordar seu irmão.
4Entretanto, Esav saiu correndo ao encontro de Yaakov e o abraçou e o beijou. E os dois caíram em prantos. 5Quando Esav olhou em volta e viu as mulheres e as crianças, indagou: “Quem são estes contigo?” E Yaakov lhe respondeu: “São os filhos com que Elohim abençoou este teu criado!”
QUARTA
6Então as escravas e seus filhos se aproximaram de Esav e curvaram-se diante dele. 7Em seguida vieram Leah e seus filhos e da mesma forma se curvaram. Por último chegaram Yosef (José) e Rachel e igualmente o reverenciaram. 8Então, perguntou Esav: “E o que pretendes fazer com todos os rebanhos que encontrei pelo caminho?”Ao que Yaakov lhe replicou: “É um presente para ti, uma maneira de encontrar favor aos olhos do meu amo!” 9Mas Esav contestou: “Eu tenho o suficiente, meu irmão, guarda o que é teu.” 10Contudo, Yaakov instou(insistiu): “Não, eu te suplico! Se encontrei favor a teus olhos, recebe o presente de minha mão. Porquanto afrontei tua presença como se afronta a presença de Elohim, e tu me recebeste em paz!
11Aceita, pois, o presente que te ofereço de coração, porque Elohim me favoreceu sobremodo, e eu tenho tudo de que necessito!” E Yaakov tanto insistiu que Esav aceitou o presente.
12Então, orientou Esav: “Tomemos toda a caravana e partamos; eu caminharei na frente!” 13Todavia Yaakov lhe ponderou: “Meu amo sabe que as crianças são delicadas e que devo pensar nas ovelhas e vacas de leite; se os forçar um só dia, todo o rebanho vai morrer. 14Que meu amo parta, pois, adiante de seu servo; quanto a mim, seguirei calmamente ao passo do rebanho que tenho diante de mim e ao passo das crianças, até chegarmos à casa de meu amo, em Seir.”
15Então, propôs Esav: “Bem, deixarei contigo ao menos uma parte dos meus homens!” Mas Yaakov redarguiu: “Por que tanta generosidade? Basta-me encontrar favor aos olhos do meu amo!”
16E naquele mesmo dia Esav retomou seu caminho para Seir. 17Porém, Yaakov partiu para Sukkot, onde construiu uma casa para si e abrigos para seu rebanho. Foi por isso que o lugar passou a ser conhecido pelo nome de Sukkot, “abrigo de ramos”.
18Tendo, pois, retornado de Padã-Arã, Yaakov chegou são e salvo à cidade de Shalem, uma cidade de Shechem, em Kanaan, e acampou bem perto da cidade. 19Por cem peças de prata adquiriu dos filhos de Hamor, pai de Shechem, a parte do campo onde erguera seu acampamento. 20Ali erigiu um altar, que denominou El Elohe Israel, “Elohim Todo-Poderoso é o Elohim de Israel”.
QUINTA
34:1Certa vez, Diná, a filha que Leah havia dado a Yaakov, foi fazer uma visita a algumas jovens daquela região. 2Shechem, filho de Hamor, o hivita(heveu), governador daquelas terras, viu-a, agarrou-a e a violentou. 3Contudo, ele, de fato, se apaixonou por Diná, filha de Yaakov, e procurou fazer de tudo para que ela correspondesse ao seu amor, falando-lhe com ternura. 4Por esse motivo foi pedir a seu pai Hamor: “Consegue-me esta jovem por esposa!” 5Yaakov soube que ele tinha desonrado sua filha Diná, mas como seus filhos estavam nos campos com seus rebanhos, decidiu aguardar em silêncio até que voltassem. 6Então Hamor, pai de Shechem (Siquém), foi conversar com Yaakov. 7Quando os filhos de Yaakov regressaram dos campos e ouvindo tudo o que ocorrera, indignaram-se e muito se iraram, porquanto Shechem havia praticado um ato de extrema vergonha contra Israel, desonrando a filha de Yaakov – atitude absolutamente ultrajante.
8Contudo, Hamor lhes ponderou desta maneira: “Meu filho Shechem enamorou-se de vossa filha, peço-vos que lha deis como esposa a ele. 9Aliai-vos a nós: vós dareis vossas filhas a nós e tomareis as nossas para vós. 10Ficareis conosco e toda esta terra estará a vosso dispor: podereis nela habitar, circular livremente e nela vos estabelecer com suas propriedades!”
11Então, Shechem tomou a palavra e rogou ao pai e aos irmãos de Diná: “Que eu encontre graça aos vossos olhos, e darei o que me pedirdes! 12Podeis impor uma elevada quantia, como preço e como dote: eu pagarei tanto quanto pedirdes, mas dai-me esta jovem como esposa!”
13Os filhos de Yaakov, entretanto, por vingança, responderam de maneira mentirosa a Shechem e a seu pai Hamor, porquanto Shechem havia desonrado Diná, a irmã deles. 14Então, eles alegaram: “Não podemos dar semelhante consentimento: entregar nossa irmã a um homem incircunciso, porque entre nós isso seria uma grande desonra. 15Não vos daremos nossa permissão senão com uma condição: deveis tornar-vos como nós e fazer brit-milah (circuncisão) a todos os vossos machos! 16Sendo assim vos daremos nossas filhas e tomaremos as vossas para nós, permaneceremos convosco e formaremos um só povo. 17Porém, se não nos ouvirdes, acerca da brit-milah , tomaremos nossa filha e partiremos!”
18Contudo, suas palavras agradaram a Hamor e a Shechem, filho de Hamor. 19O jovem não demorou em fazer tudo de acordo com o que fora orientado, pois estava apaixonado pela filha de Yaakov; ora, ele era o mais considerado de toda a família. 20Hamor e seu filho Shechem foram à porta de sua cidade e anunciaram assim aos homens de sua cidade: 21“Estes homens estão bem intencionados: que permaneçam conosco na terra, nela andem e comercializem livremente; toda a nossa terra está, portanto, aberta para essas pessoas; tomaremos suas filhas como esposas e lhes daremos nossas filhas. 22Todavia, esses homens não consentirão em ficar conosco a fim de formarmos um só povo senão com uma condição: é que todos os machos devem fazer brit-milah como eles próprios fizeram ! 23Compreendei que todos os seus rebanhos, todos os seus outros animais e todos os seus bens passarão a ser nossos! Consintamos, pois, a fim de que permaneçam conosco”. 24Hamor e seu filho Shechem foram atendidos por toda a população que os ouvia à porta de sua cidade, e todos os machos se fizeram circuncidar.
25Ora, no terceiro dia, quando eles convalesciam do ato da brit-milah , dois filhos de Yaakov, Shimeon(Simeão) e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada qual a sua espada e seus homens e atacaram a cidade desprevenida, matando todos os homens. 26Mataram ao fio da espada Hamor e seu filho Shechem, tiraram Diná da casa de Shechem e partiram. 27Chegaram, então, os outros filhos de Yaakov e, passando pelos corpos, saquearam toda a cidade, pois ali sua irmã havia sido desonrada. 28Apoderaram-se das ovelhas, dos bois e dos jumentos, e de tudo o que havia de valor na cidade e no campo. 29Levaram as mulheres e as crianças, e saquearam todos os bens e tudo o que havia nas casas.30Então, Yaakov repreendeu a Shimeon e Levi: “Vós me arruinastes, tornando-me odioso diante de todos os povos desta região: os kanaanitas e os perizzitas (ferezeus). Somos poucos e, se eles reunirem suas forças e nos atacarem, eu e a minha família seremos exterminados!” 31Entretanto, eles replicaram: “É certo, então, que alguém trate nossa irmã como uma prostituta qualquer?”
35:1Eis que Elohim falou a Yaakov: “Levanta-te! Sobe a BetEl e habita ali. Em BetEl erguerás um altar ao Elohim que te apareceu quando fugias da presença de teu irmão Esav”. 2Yaakov ordenou à sua família e a todos que estavam com ele: “Lançai fora todos os elohim estrangeiros que estão no meio de vós, purificai-vos e mudai vossas roupas. 3Partamos e subamos a bêt El, BetEl, casa de Elohim! Aí farei um altar ao Elohim que me ouviu quando eu estava em profunda angústia e me socorreu na viagem que fiz”. 4Então, o povo entregou a Yaakov todas as imagens dos elohim estrangeiros que possuíam e os amuletos que usavam nas orelhas como brincos, e Yaakov os enterrou ao pé do grande carvalho sagrado que fica perto de Shechem.
5Eles levantaram acampamento e, enquanto partiam, Elohim fez se abater sobre os moradores de todas as cidades vizinhas um medo terrível: por isso, eles não se atreveram a perseguir Yaakov e sua caravana. 6Assim, Yaakov e todos que com ele estavam chegaram a Luz, cidade que também ficou conhecida pelo nome de BetEl e que se situa na terra de Kanaan. 7Lá Yaakov construiu um altar e colocou o nome no lugar de El bêt El, O Elohim de BetEl, porque ali Elohim havia se revelado a ele, quando estava fugindo com medo de seu irmão.
8Então, morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada abaixo de BetEl, sob o carvalho sagrado que fica ao sul de BetEl, que passou a ser chamado de Alom-Bacute, Carvalho das Lágrimas.
9Elohim apareceu ainda a Yaakov, quando este regressava de Padã-Arã, e o abençoou. 10Então, Elohim lhe declarou: “Teu nome é Yaakov, mas não te chamarás mais Yaakov: teu nome doravante será Israel!” Tanto que é chamado de Israel até hoje.
11Elohim afirmou a Yaakov: “Eu Sou El-Shaddai, o Elohim Todo-Poderoso. Sê fecundo e multiplica-te! Uma nação goy(estrangeira), uma assembléia de nações goyim, nascerá de ti e reis estarão entre os teus incontáveis descendentes.
12Eu te dou a terra que dei a Avraham e a Yitzchak; darei toda esta região a ti e à tua posteridade depois de ti!” 13E quando terminou de profetizar, Elohim elevou-se do lugar onde estivera falando com Yaakov.
SEXTA
14Então, Yaakov escolheu uma pedra/pilar e a colocou como coluna no lugar em que Elohim lhe falara, e derramou vinho e azeite sobre ela como uma oferta de libação. 15E passou a chamar de BetEl o lugar onde Elohim tinha falado com ele.
16Yaakov e sua família partiram de BetEl; e quando faltava uma pequena distância para chegar a Efrath, Rachel começou a dar à luz, em meio a dores além do normal. E o parto foi muito difícil. 17E, enquanto padecia, tentando dar à luz, a parteira a encorajou: “Não temas, um filho saudável terás!” 18No momento em que estava prestes a deixar esta vida, porque estava morrendo, deu a seu filho o nome de Benoni, filho da minha aflição. Entretanto, Yaakov o chamou de Benyamim, filho próspero. 19Assim, morreu Rachel e foi sepultada no caminho de Efrath, que em nossos dias se chama Belém. 20Yaakov erigiu uma estela sobre seu túmulo; é o conhecido marco do túmulo de Rachel, que existe até hoje. 21Depois Israel partiu dali e armou seu acampamento adiante de Migdal-Éder, a torre de vigia do rebanho.
22No tempo em que Israel habitava naquela região, Reuven(Rúben) teve relações sexuais com Bila, concubina de seu pai. Assim que Israel soube disso, ficou muito irado. Ora, os filhos de Yaakov foram em número de doze. 23Os filhos com Leah: Reuven, o primogênito de Yaakov, depois Shimeon, Levi, Yahudah (Judá), Yissacher (Issacar) e Zevulom. 24Os filhos com Rachel: Yosef e Benyamim. 25Os filhos com Bila, a serva de Rachel: Dã e Naftali. 26Os filhos com Zilpa, a serva de Leah: Gade e Asher. Estes, portanto, foram os filhos de Yaakov, nascidos em Padã-Arã.
27Mais tarde Yaakov foi morar junto a seu pai Yitzchak, em Manre, próximo de Quiriate-Arba, também chamada de Hebrom, onde Avraham e Yitzchak tinham morado.
28Yitzchak viveu cento e oitenta anos, 29e expirou. Ele morreu e reuniu-se à sua parentela no mundo dos mortos, idoso e farto de dias; seus filhos Esav e Yaakov cuidaram de seu sepultamento.
36:1Esta é a história da família de Esav, também chamado de Edom.2Esav tomou suas mulheres entre as filhas de Kanaan: Ada, filha de Elom, o hitita; Oolibama, filha de Aná e neta de Zibeão, o hivita. 3E, da mesma forma, Basemate, filha de Ismael e irmã de Nebaiote. 4Ada gerou, para Esav, Elifaz; Basemate gerou Reuel, 5Oolibama gerou Jeús, Jalão e Corá. Esses, portanto, foram os filhos de Esav que lhe nasceram em Kanaan.
6Esav tomou suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todas as pessoas de sua casa, seus rebanhos, todos os outros animais e todos os bens que havia conquistado em Kanaan, e partiu para outras terras, para longe do seu irmão Yaakov. 7Os bens que ambos haviam acumulado eram tantos que já não podiam morar próximos, porquanto as terras em que habitavam não conseguiam produzir o suficiente para sustentar todas as pessoas e seus muitos rebanhos. 8Por esse motivo, Esav, também chamado de Edom, estabeleceu-se nos montes de Seir.
9Este é o registro da descendência de Esav, pai dos edomitas, nos montes de Seir. 10Eis, portanto, os nomes dos filhos de Esav: Elifaz, filho de Ada, esposa de Esav; e Reuel, filho de Basemate, esposa de Esav. 11Os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz. 12Elifaz, filho de Esav, tinha uma concubina chamada Timna, que lhe deu um filho chamado Amaleque. Foram esses os netos de Ada, esposa de Esav. 13Eis os filhos de Reuel: Naate, Zerá, Samá e Mizá. Foram esses os netos de Basemate, esposa de Esav. 14Eis os filhos de Oolibama, esposa de Esav, filha de Aná e neta de Zibeão, os quais ela deu a Esav: Jeús, Jalão e Corá.
15Eis os chefes dentre os descendentes de Esav: os filhos de Elifaz, primogênito de Esav: Temã, Omar, Zefô, Quenaz, 16Corá, Gaetã e Amaleque. Foram esses os chefes que descenderam de Elifaz na terra de Edom; eram, pois, netos de Ada. 17E eis os filhos de Reuel, filho de Esav: os chefes Naate, Zerá, Samá e Mizá. Foram esses os chefes descendentes de Reuel em Edom; netos de Basemate, esposa de Esav. 18E eis os filhos de Aolibama, esposa de Esav: os chefes Jeús, Jalão e Corá. Foram esses os chefes descendentes de Aolibama, esposa de Esav, filha de Aná.
SÉTIMA
19Esses foram os filhos de Esav, que é Edom, e essas foram todas as tribos que dele descenderam. 20Eis os filhos de Seir, o horeu, que moravam na região, naquela época: Lotã, Sobal, Zibeão e Aná, 21Disom, Ézer e Disã. Esses descendentes de Seir foram chefes das tribos dos horeus no território de Edom. 22Lotã foi o pai dos grupos de famílias de Hori e Hemã. Timna era irmã de Lotã. 23Estes foram os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã. 24Eis os descendentes de Zibeão: Aiá e Aná. Foi este Aná que descobriu as fontes de águas quentes no deserto, quando apascentava os jumentos do rebanho de seu pai, Zibeão. 25Estes foram os filhos de Aná: Disom e Aolibama, a filha de Aná. 26Eis os filhos de Disom: Hendã, Esbã, Itrã e Querã. 27Estes foram os filhos de Ézer: Bilã, Zaavã e Acã. 28Eis os descendentes de Disã: Uz e Arã. 29Estes foram, portanto, os chefes das tribos dos horeus: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná, 30Disom, Ézer e Disã. Estes foram os chefes dos horeus, conforme as divisões de seus clãs por toda a região de Seir.
31Eis os reis que reinaram sobre as terras de Edom antes que houvesse a instituição de um rei para dirigir os israelitas: 32Belá, filho de Beor, reinou em Edom. Sua cidade era conhecida pelo nome de Dinabá. 33Quando Belá morreu, foi sucedido por Jobate, filho de Zerá, de Bozra. 34Joabe morreu, e Husã, da região dos temanitas, foi seu sucessor. 35Então, Husã morreu, e Hadade, filho de Bedade, que tinha vencido os midianitas na terra de Moabe, foi seu sucessor. Sua cidade era chamada Avite. 36Hadade morreu, e Samlá de Masreca foi seu sucessor. 37Samlá morreu, e Saul, de Reobote, nas proximidades do Eufrates, o Rio, reinou em seu lugar. 38Saul morreu, e Baal-Hanã, filho de Acbor, foi seu sucessor. 39Baal-Hanã, filho de Acbor, morreu, e Hadar governou em seu lugar. Sua cidade chamava-se Paú, e o nome de sua esposa era Meetabel, filha de Matrede, neta de Mezaabe.
MAFTIR
40Eis os nomes dos chefes que descenderam de Esav, segundo seus nomes, clãs e regiões onde viviam cada uma das tribos: Timna, Alva, Jetete,
41Aolibama, Ela, Pinom,
42Quenaz, Temã, Mibzar,
43Magdiel e Irã. Foram esses os chefes de Edom; cada um deles estabeleceu-se num território da terra que ocuparam. Esav, portanto, é o progenitor dos edomitas.
1: 1Eis, pois, a mensagem que YHWH, o Soberano Elohim, enviou a Obadias por meio de visão profética sobre a nação de Edom: “Ouvimos um aviso de YHWH, e foi enviado um mensageiro por entre as nações para comunicar: ‘Levantai-vos! Unamo-nos para atacar Edom!’
2Vê! Eu te farei pequeno entre as demais nações; serás tratado com total desconsideração!
3A arrogância do teu coração te enganou, ó tu que habitas nas fendas do penhasco, na tua alta morada, que cogitas em teu intimo: ‘Quem poderá me derrubar na terra?’
4Ora, ainda que subas muito alto como a águia e estabeleça o teu ninho entre as estrelas, te derrubarei das alturas!” Garante YHWH.
5“Se roubadores o atacassem, saqueadores no meio da noite o surpreendessem, não furtariam somente o que lhes bastasse? Ó como estás destruído! Se os que colhem uvas viessem a ti, não deixariam ao menos alguns cachos para trás?
6Contudo, como Esav foi saqueado! Como foram pilhados os seus tesouros mais secretos e estimados! 7Todos os teus aliados te empurraram em direção aos limites das fronteiras; os que mantinham paz contigo te enganaram e prevaleceram contra ti; os teus melhores amigos, aqueles que comem do teu pão, são os mesmos que preparam armadilhas para teus pés; de fato, não há entendimento algum em Edom.”
8“Naquele Dia”, afirma YHWH, “exterminarei os sábios de Edom, e os mestres dos montes de Esav. 9Então os teus valentes ficarão apavorados, ó Temã, e todos os teus guerreiros serão eliminados dos montes de Esav.
10E isto te ocorrerá por causa da impiedosa matança que realizaste contra teu irmão Yaakov; serás,pois, coberto de humilhação e vergonha, e exterminado serás para sempre.
11 No dia em que estiveste próximo, mas do lado oposto, quando estranhos levaram os bens dele, e os estrangeiros arrombaram seus portões e lançaram sortes sobre Jerusalém, tu os seguistes e agistes da mesma maneira que eles!
12 No entanto, não devias ter contemplado com satisfação o dia da desgraça do teu irmão; tampouco se alegrado com a destruição do povo de Yahudah; nem escancarado tua boca para falar com arrogância sobre o dia da aflição do teu próximo!
13 Jamais deverias ter entrado pelas portas do meu povo no dia da sua calamidade; nem devias ter ficado alegre diante do padecimento dessa gente no dia da sua ruína; muito menos ter roubado seus bens e tesouros durante o dia da desgraça do meu povo.
14 Não devias ter feito emboscadas nas encruzilhadas, a fim de liquidar as poucas pessoas que conseguiam escapar da matança; muito menos ter entregado alguns sobreviventes aterrorizados ao inimigo.
15 Eis, portanto, que o Dia de YHWH está muito próximo! E esse Dia vem sobre todas as nações! Como fizeste ao teu próximo, assim se fará contigo; o teu feito retornará sobre a tua própria cabeça!
16 Do mesmo modo como bebestes da minha punição, no meu kadosh (separado) Monte, todas as nações ao redor igualmente o sorverão sem parar. Embebedar-se-ão de castigo até o fim, e serão como se jamais tivessem existido.
17 Contudo, no alto do monte Tsión(Sião) haverá livramento, e lá estarão todos os que escaparam; e ele será kadosh (separado), e a descendência de Yaakov possuirá a sua herança.
18 A Casa de Yaakov será semelhante a um grande fogo, e a Casa de Yosef, como que labaredas; a descendência de Esav será como a palha. Eles a incendiarão e a consumirão. Não haverá sobreviventes da Casa de Esav!” E assim será, porquanto YHWH o disse.
19 Os do Neguebe se apossarão dos montes de Esav, e os da Sefelá, as terras entre a planície costeira e as montanhas, ocuparão a terra dos filisteus. Eles tomarão posse dos campos de Efraim e de Samaria, e Benyamim se apossará de Gileade.
20 Os cativos do exército dos israelitas tomarão posse do território dos Kanaanitas até Sarepta; os exilados de Jerusalém que estão em Sefarade, ocuparão as cidades do Neguebe.
21O povo de Elohim, vitorioso, haverá de subir o monte Tsión, Sião, e governarão a montanha de Esav. E YHWH será o Rei!
26:36 Seguiu Yeshua com seus discípulos e chegando a um lugar chamado Getsêmani disse-lhes: “Assentai-vos por aqui, enquanto vou ali para orar”.
37Levou consigo a Kefa(Pedro) e aos dois filhos de Zebedeu, e começando a entristecer-se ficou profundamente angustiado. 38Então compartilhou com eles dizendo: “A minha alma está sofrendo dor extrema, uma tristeza mortal. Permanecei aqui e vigiai junto a mim”.
39 Seguindo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Ó meu Pai, se possível for, passa de mim este cálice! Contudo, não seja como Eu desejo, mas sim como Tu queres”. 40Mas, ao retornar à presença dos seus emissários(discípulos) os encontrou dormindo e questionou a Kefa: “E então? Não pudestes vigiar comigo durante uma só hora? 41Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca”.
42E afastando-se uma vez mais, orou dizendo: “Ó meu Pai, se este cálice não puder passar de mim sem que eu o beba, seja feita a tua vontade”. 43Quando voltou, entretanto, surpreendeu novamente seus discípulos dormindo, pois não suportaram os olhos pesados de sono. 44Então, retirou-se novamente, e foi orar pela terceira vez, proferindo as mesmas palavras. 45Passado algum tempo, voltou aos discípulos e indagou: “Ainda dormis e descansais? Eis que a hora é chegada! Agora o Filho do homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. 46Levantai-vos e sigamos! Eis que meu traidor está se aproximando”.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
יוחנן משה - Yochanan Moshe (Marcos) 6 -10
Link da Parashah (Porção):
משלי - Mishle (Provérbios) 22 - 24
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 22 - 24
Link da Parashah (Porção):
שמואל א - Shmuel Alef (I Samuel) 9 - 16
Questionamentos Específicos
01º) Faça uma discertação resumindo toda a parashah e destaque pontos relevantes para os dias de hoje.
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)