Parashah וַיֵּצֵא - Vaiêtse  
(e partiu)


Vaiêtse é a 7ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 7ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]).
 
  

Torah – Bereshit (Gênesis) 28:10-32:3  | Profetas – Hoseah (Os) 11:7-14:9 | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)12:01-50



Parashah   וַיֵּצֵא - Vaiêtse
(e partiu)

 Bereshit (no Princípio)
28:10-32:3



28:10 Yaakov partiu de Berseba e rumou para Harã. 11Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porquanto o sol já se havia posto no horizonte. Tomando uma das pedras dali, usou-a como travesseiro e deitou-se.

12E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; seu topo alcançava os shamayim(céus), e os malahim(mensageiros/anjos) de Elohim subiam e desciam por ela. 13Eis que YHWH estava de pé diante dele e lhe anunciou: “Eu Sou YHWH, o Elohim de Avraham, teu pai, e o Elohim de Isaac. A terra sobre a qual dormiste, Eu a dou a ti e à tua descendência!14Tua posteridade se tornará numerosa como a poeira do solo; tu te estenderás para o Ocidente e o Oriente, para o Norte e para o Sul, e todos os clãs da terra serão abençoados por teu intermédio e por tua descendência! 15Eu estou contigo e te guardarei em todo lugar aonde fores, e te reconduzirei a esta terra, porque não te deixarei enquanto não cumprir Eu tudo o que te prometi!”

16Yaakov acordou de seu sono e fez o seguinte comentário: “Na verdade o YHWH está neste lugar e eu não sabia!” 17Então sentiu medo e exclamou: “Quão temível é este lugar! Certamente não é outro, senão bêt El, a casa de Elohim; eis que encontrei a porta dos shamayim(céus)!”

18Levantando-se antes do raiar do sol, tomou a pedra que lhe servira de travesseiro, colocou-a em pé como um pilar e derramou óleo puro sobre seu topo. 19A esse lugar deu o nome de bêt El, Betel, casa de Elohim, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz. 20Então, em Betel, Yaakov fez o seguinte voto: “Se Elohim estiver comigo e me guardar no caminho por onde eu andar, cuidar de mim, provendo-me pão para comer e roupas para vestir,21se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então YHWH será o meu Elohim! 22E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Elohim; e de tudo o que me deres certamente te devolverei a décima parte como oferta de louvor!”

SEGUNDA 
29:1Então Yaakov se pôs a caminho e chegou à terra dos filhos do Oriente, à Mesopotâmia. 2Certo dia, observando ao redor, avistou um poço no campo e três rebanhos de ovelhas deitadas por perto: era nesse poço tapado com uma grande pedra, que se costumava dar de beber aos rebanhos. 3Quando todos os pastores se reuniam ali com seus rebanhos, então rolavam a pedra de sobre a boca do poço e davam água às ovelhas. Em seguida, recolocavam a pedra em seu lugar, na boca do poço.

4Yaakov perguntou aos pastores: “Meus irmãos, de onde sois vós?” E eles responderam: “Nós somos de Harã!”5E prosseguiu indagando: “Conheceis a Lavan(Labão), filho de Naor?” E eles replicaram: “Sim, nós o conhecemos”.6Então Yaakov quis saber mais: “Ele vai bem?” Ao que responderam: “Ele vai bem, e eis justamente sua filha Rachel que vem com o rebanho!”

7E Yaakov ponderou: “Mas é ainda pleno dia, é muito cedo para se recolher o rebanho. Por que não dais de beber aos animais e não retornais à pastagem?” 8Ao que eles explicaram: “Não podemos fazê-lo antes que se reúnam todos os rebanhos de ovelhas e cabras e que se retire a pedra que tampa a boca do poço; só então daremos de beber aos animais”.

9Conversava ainda com eles quando chegou Rachel(Raquel) com o rebanho do seu pai, pois era pastora. 10Logo que Yaakov viu Rachel, a filha de seu tio Lavan, e o rebanho de seu tio Lavan, aproximou-se, retirou a pedra da boca do poço e deu de beber ao rebanho de seu tio. 11Yaakov deu um beijo em Rachel e, em seguida, muito emocionado, começou a chorar.

12Então revelou a Rachel que era parente do pai dela e filho de Rebeca. Assim que ouviu isso, Rachel saiu correndo e contou tudo a seu pai.
13Ouvindo que se tratava de Yaakov, filho de sua irmã, Lavan correu ao seu encontro, apertou-o em seus braços, cobriu-o de beijos e o conduziu para casa. Então Yaakov lhe contou toda essa história.
14Ao final, Lavan lhe disse: “Sim, tu verdadeiramente és de meus ossos e de minha carne!” E Yaakov ficou com ele um mês inteiro.

15Então Lavan propôs a Yaakov: “Por seres meu parente, irás me servir de graça? De forma alguma, dize-me qual deve ser teu salário!”

16Ora, Lavan tinha duas filhas: a mais velha se chamava Lia, e o nome da mais jovem era Rachel. 17Os olhos de Lia eram meigos, mas sem brilho; Rachel, entretanto, tinha um belo porte e lindo rosto.

TERCEIRA
18Como Yaakov estava apaixonado por Rachel, logo respondeu: “Trabalharei sete anos para ti, a fim de poder me casar com Rachel, tua filha mais nova!” 19Ao que Lavan redarguiu: “Melhor será concedê-la a ti do que a um estrangeiro; fica, portanto, comigo!” 20Yaakov serviu então, por amor a Rachel, durante sete anos, mas que lhe pareceram como poucos dias, de tal modo ele a amava.

21Vencidos os sete anos de trabalho, Yaakov disse a Lavan: “Dá-me, pois, a minha esposa, pois venceu o prazo, e que eu viva com a minha mulher!” 22Lavan reuniu todos os homens do lugar e deu um banquete. 23Contudo, ao cair da noite, tomou sua filha Lia e a conduziu até Yaakov; e este teve relações sexuais com ela!” 24E Lavan também entregou sua serva Zilpa à sua filha Lia, para que se dedicasse ao serviço dela. 25Chegou a manhã, e eis que Yaakov percebe que havia dormido com Lia. Por isso saiu correndo e reclamou com Lavan: “Que foi isso que me fizeste? Não foi por amor a Rachel que eu servi em tua casa? Por que me enganaste?” 26Lavan ponderou: “Ora, não é tradição em nossa região casar-se a filha mais nova antes da filha mais velha!”27Todavia, termina esta semana de núpcias e te darei também minha outra filha como prêmio por todo o trabalho que farás em minha casa durante outros sete anos!” 28E Yaakov anuiu: concluiu a semana de núpcias com Lia e Lavan lhe concedeu esposar sua filha Rachel. 29E Lavan também entregou sua serva Bila a sua filha Rachel, para que se dedicasse ao serviço dela. 30Então Yaakov se uniu conjugalmente a Rachel e a amou de todo o coração, muito mais do que a Lia; ele serviu na casa de seu tio ainda outros sete anos.

31 YHWH percebeu que Lia não era amada por Yaakov e Ele a tornou fecunda, enquanto Rachel permanecia estéril. 32Lia concebeu e deu à luz um filho, que chamou de Reuven(Rúben), pois, exclamou ela: “YHWH contemplou a minha aflição; agora meu marido haverá de me amar!” 33Lia engravidou de novo e, assim que deu à luz outro menino, exultou: “Porque o YHWH observou que sou desprezada, deu-me mais este filho!” Pelo que o chamou Shimeon(Simeão). 34Concebeu ainda outra vez e deu à luz um filho e declarou: “Agora, finalmente, meu marido me dará toda a atenção, porquanto já lhe dei três filhos!” Por esse motivo lhe deu o nome de Levi. 35Lia ficou grávida ainda mais uma vez e teve outro menino. A este deu o nome de Yahuda(Judá) e afirmou: “Desta vez louvarei o YHWH!” Depois disso não teve mais filhos.

30:1Rachel, percebendo que não podia gerar filhos, tornou-se invejosa de sua própria irmã e reclamou a Yaakov, seu marido: “Faze-me ter filhos também, ou eu morrerei!” 2Yaakov irou-se contra Rachel e retrucou-lhe: “Acaso estou eu no lugar de Elohim que te recusou a maternidade?” 3Então Rachel lhe propôs: “Eis minha serva Bila; tem relações sexuais com ela e que ela dê à luz sobre meus joelhos: por ela também eu terei filhos!” 4Rachel lhe deu, pois, como mulher, sua serva Bila e Yaakov deitou-se com ela. 5Bila concebeu e deu à luz um filho para Yaakov. 6Rachel exclamou: “Elohim me fez justiça, Ele me ouviu e me deu um filho!” Por isso ela lhe deu o nome de Dã. 7Bila, a serva de Rachel, engravidou mais uma vez e deu a Yaakov o segundo filho. 8Então declarou Rachel: “Eu lutei contra minha própria irmã as lutas de Elohim e prevaleci!”; e ela o chamou de Naftali.

9Lia, vendo que tinha deixado de ter filhos, também tomou sua serva Zilpa e a deu por mulher a Yaakov. 10Zilpa, a serva de Lia, gerou um filho para Yaakov. 11Então bradou Lia: “Bem-aventurada sou!”; e ela lhe deu o nome de Gade. 12Zilpa, a serva de Lia, concebeu e deu mais um filho a Yaakov. 13Então declarou Lia: “Eis que estou realizada! Porquanto todas as mulheres dirão que sou muito feliz!” e o chamou de Aser.

QUARTA
14Tendo chegado o tempo da ceifa do trigo, Reuven encontrou nos campos algumas mandrágoras, e as trouxe para sua mãe Lia. Então Rachel pediu a Lia: “Dá-me, por favor, as mandrágoras de teu filho!” 15Mas Lia lhe contestou: “Não é bastante que me tenhas tomado o marido e queres tomar também as mandrágoras de meu filho?” Então Rachel lhe propôs: “Pois bem, que Yaakov durma contigo esta noite em troca das mandrágoras de teu filho”. 16Assim que Yaakov retornou dos campos, ao pôr-do-sol, Lia correu ao seu encontro e lhe deu a notícia: “É preciso que durmas comigo hoje, pois paguei por ti com as mandrágoras de meu filho!” E ele dormiu com ela naquela noite.

17Elohim ouviu o pedido de Lia; ela concebeu mais uma vez e gerou um quinto filho para Yaakov. 18Então declarou Lia: “Elohim me deu meu pagamento, por ter concedido minha serva ao meu marido!” Por isso deu-lhe o nome de Issacar. 19Mais tarde Lia engravidou pela sexta vez e deu a Yaakov mais um filho. 20E afirmou Lia: “Elohim me concedeu um belo presente; desta vez meu marido muito me honrará, pois lhe dei seis filhos!” Por esse motivo ela deu o nome de Zebulom a este filho. 21Depois deu à luz ainda a uma filha e pôs-lhe o nome de Diná.

22Então Elohim se lembrou de Rachel. Elohim ouviu seu clamor e a tornou fértil. 23Rachel concebeu e deu à luz um filho; e exclamou: “Elohim retirou das minhas costas toda a humilhação!” 24E deu o nome de Yosef(José) ao seu filho, profetizando: “Que YHWH, o YHWH me dê outro filho!”

25Quando Rachel gerou Yosef, Yaakov disse a Lavan: “Deixa-me partir, que eu volte para a minha casa, em minha terra. 26Dá-me minhas mulheres, pelas quais te servi todo esse tempo, e meus filhos; que eu parta em paz, porquanto tu sabes o quanto te servi! 27Então Lavan solicitou: “Se encontrei graça a teus olhos, peço-te que fiques em minha casa. Pois, por intermédio de presságios descobri que o YHWH me abençoou por causa de ti.

QUINTA
28E acrescentou ele: “Diante disso, fixa-me teu salário e eu te pagarei!” 29Ao que Yaakov respondeu: “Tu bem sabes de que maneira te servi, e como teus rebanhos cresceram sob os meus cuidados. 30O pouco que possuías antes da minha chegada aumentou extraordinariamente, pois, de fato, o YHWH te abençoou depois que vim para servir-te. Contudo, quando trabalharei em favor de minha própria família? 31Então Lavan lhe propôs: “O que desejas que eu te dê?” Yaakov replicou: “Nada terás de me pagar, se fizeres por mim o que te vou solicitar; e voltarei a apascentar teu rebanho. 32Passarei hoje por todos os teus rebanhos e separarei para mim do meio deles todas as ovelhas salpicadas e malhadas, todos os cordeiros pretos e todas as cabras malhadas e salpicadas. Eles serão, pois, o meu salário! 33Assim, a minha honestidade testemunhará por mim no futuro: quando vieres verificar meus rendimentos, se houver no meu rebanho carneiros que não sejam pretos e cabritos que não sejam malhados ou não tenham manchas, então poderás considerar que foram roubados”.34Ao que respondeu Lavan: “De acordo! Seja como propuseste!”

35Naquele mesmo dia, Yaakov separou com cuidado para si todos os bodes que tinham listas ou manchas, todas as cabras que possuíam pintas ou manchas brancas, e todos os cordeiros pretos, e os deixou sob os cuidados e guarda de seus filhos. 36Afastou-se então Yaakov, a uma distância equivalente a três dias de viagem, e continuou a apascentar todo o restante dos rebanhos de Lavan.

37Então Yaakov apanhou galhos verdes de estoraque, amendoeira e plátano e neles fez listras brancas, descascando-os parcialmente e expondo assim a parte branca interna dos galhos. 38Depois fixou os galhos descascados junto aos bebedouros, na frente dos rebanhos, no lugar onde costumavam beber água. Na época em que os animais costumam se acasalar, os animais vinham beber e 39cruzavam diante dos galhos, gerando filhotes listrados, salpicados, manchados, pintados e malhados. 40Yaakov separava os filhotes do rebanho dos demais, e fazia que esses ficassem próximos dos animais listrados e pretos de Lavan. Assim reuniu o seu rebanho à parte e não o juntou com o rebanho de Lavan. 41E, todas as vezes que as fêmeas mais fortes estavam no cio, Yaakov corria e colocava os galhos à vista do rebanho junto aos bebedouros, a fim de que se acasalassem perto dos galhos marcados; 42todavia, se os animais eram fracos, não os colocava ali. Dessa maneira, os animais fracos eram separados para Lavan e os mais fortes seguiam para Yaakov. 43Assim, Yaakov tornou-se extremamente rico e chegou a possuir enormes rebanhos de ovelhas e cabras; e a ser proprietário de muitos escravos

31:1Yaakov ficou sabendo que os filhos de Lavan andavam murmurando: “Yaakov tomou tudo o que era de nosso pai, e foi às custas de nosso pai que ele formou toda a sua imensa riqueza”. 2Yaakov também percebeu que Lavan já não se mostrava tão amigo como antes. 3Foi quando YHWH falou com Yaakov: “Volta à terra de teus pais, à tua pátria, e Eu estarei contigo!”

4Então, Yaakov chamou Rachel e Lia para que viessem ao campo, onde ele estava pastoreando seus rebanhos. 5Assim que elas chegaram, ele desabafou: “Vejo que o rosto de vosso pai não me trata como antes, mas o Elohim de meu pai está comigo. 6Vós sabeis que eu servi o vosso pai com todas as minhas forças. 7Vosso pai me enganou e mudou dez vezes o meu salário, mas Elohim não lhe permitiu que me fizesse outro mal. 8Cada vez que ele prometia: ‘As crias com manchas serão o teu salário’, todas as fêmeas pariam filhotes manchados. Cada vez que ele afirmava: ‘Agora, os filhotes que nascerem com listras serão o teu pagamento’, todos os rebanhos geravam filhotes listrados! 9Portanto, foi dessa maneira que Elohim tirou os rebanhos de vosso pai e os deu a mim. 10Ora, aconteceu que no tempo em que os animais entram no cio, ergui os olhos e vi, em sonho, que os bodes que cobriam as fêmeas eram listrados, malhados ou mosqueados. 11O Malah(Anjo) de Elohim me chamou em sonho: ‘Yaakov!’ Ao que eu prontamente respondi: ‘Eis-me aqui!’ 12Então, Ele me revelou: ‘Ergue os teus olhos e vê: todos os machos que fecundam o rebanho têm listras, são salpicados ou malhados, pois Eu tenho observado tudo o que Lavan te está fazendo. 13Eu Sou o Elohim que te apareceu em Betel, onde dedicaste uma coluna de pedra em meu louvor e me fizeste um voto. Agora, portanto, levanta-te, sai desta terra e retorna à tua terra natal!’”

14Então, Rachel e Lia replicaram: “Temos nós ainda uma parte e uma herança na casa de nosso pai? 15Não nos considera ele como estrangeiras, pois não apenas nos vendeu, como também consumiu todo o dinheiro pago por nossos dotes? 16Sim, toda a riqueza que Elohim retirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos. Faze, pois, agora, tudo de acordo com o que Elohim te orientou!”

SEXTA
17Diante disso, Yaakov se levantou, ajudou seus filhos e suas mulheres a se prepararem para a viagem e a montar sobre os camelos, 18e conduziu diante de si todo o seu imenso rebanho, junto com todos os bens que havia adquirido em Padã-Arã, rumo à casa de Isaque, seu pai, na terra de Canaã. 19Entrementes, Lavan, pai de Rachel, havia saído para tosquiar suas ovelhas; e, enquanto ele estava fora, Rachel roubou as imagens dos Elohim de seu clã. 20Foi dessa maneira que Yaakov enganou Lavan, o arameu, não o deixando suspeitar que fugia. 21Ele fugiu com tudo o que possuía; partiu, atravessou o Rio, chamado Eufrates, e dirigiu-se para o monte Gileade.

22Passados três dias, Lavan foi informado de que Yaakov havia fugido. 23Tomando consigo os homens de sua família, perseguiu Yaakov por sete dias e o alcançou nos montes de Gileade. 24Então, durante a noite, Elohim surgiu em sonho a Lavan, o arameu, e o advertiu: “Cuidado! Guarda-te de dizer a Yaakov o que quer que seja! Não fales nem bem nem mal!”

25Lavan conseguiu encontrar Yaakov, que estava acampado nos montes de Gileade. Então Lavan e seus homens se acamparam ali também. 26E Lavan interrogou Yaakov: “Que fizeste enganando meu espírito e sequestrando minhas filhas como se fossem prisioneiras de guerra? 27Por que fugiste secretamente e me enganaste em vez de me avisar, para que eu te despedisse em paz, com alegria, cânticos, ao som de tamborins e harpas? 28Não me permitiste beijar meus descendentes e minhas filhas. Verdadeiramente agiste como um insensato! 29Agora, portanto, poderia causar-te sérios danos; entretanto, na noite passada, o Elohim de teu pai, me preveniu com estas palavras: ‘Guarda-te, não digas nada a Yaakov, não lhe faças qualquer promessa nem ameaça!’ 30Contudo, considerando que partiste porque tinhas tanta saudade da casa de teu pai, por que roubaste meus Elohim?31Ao que Yaakov prontamente respondeu: “Eu tive medo, pensei que tirarias tuas filhas de mim à força. 32Mas aquele junto ao qual encontrares teus Elohim não ficará vivo: diante de nossos parentes, procura entre nós o que te pertence, e, se o encontrares, leva-o contigo!” Ora, Yaakov, de fato, não sabia que Rachel os havia roubado.

33Então, Lavan entrou na tenda de Yaakov, e nas tendas de Lia e de suas duas servas, mas nada encontrou. Assim que saiu da tenda de Lia, entrou na tenda de Rachel. 34Rachel tinha depositado os ídolos dentro da sela do seu camelo e estava sentada em cima. Lavan vasculhou toda a tenda, todavia sem nada encontrar. 35Então, Rachel pediu a seu pai: “Que meu Amo não veja com cólera que eu não possa me levantar em tua presença, pois estou com o fluxo costumeiro às mulheres”. E Lavan procurou com cuidado suas imagens, mas não as encontrou.

36Yaakov ficou irado e discutiu com Lavan exclamando: “Qual é meu crime? Que pecado cometi para que me persigas? 37Procuraste entre todos os meus utensílios: encontraste acaso algum objeto de tua casa? Põe-no aqui, diante de meus irmãos e teus irmãos, e que eles julguem entre nós! 38Eis que há vinte anos estou contigo: tuas ovelhas e tuas cabras não abortaram e eu não comi os cordeiros do teu rebanho. 39Não te apresentei os animais despedaçados pelas feras, mas eu mesmo compensava sua perda: de mim reclamavas o que fora roubado de dia e o que fora roubado de noite. 40Durante o dia devorava-me o calor, durante a noite, o frio; e o sono fugia de meus olhos. 41Eis que já estou há vinte anos em tua casa: eu te servi catorze anos por tuas duas filhas e mais seis anos por teu rebanho, e dez vezes tu mudaste o meu pagamento. 42Se o Elohim de meu pai, o Elohim de Abraão, o Temor de Isaque, não estivesse me abençoando, certamente tu me terias despedido de mãos vazias. Mas Elohim viu minhas canseiras e o trabalho exaustivo dos meus braços e, na noite passada, fez-me justiça!”

SÉTIMA
43Assim, retrucou Lavan a Yaakov: “Minhas são as filhas, meus são os netos, meus são estes rebanhos, tudo o que teus olhos podem ver é meu. Contudo, o que posso fazer hoje por minhas filhas e pelas crianças que elas deram ao mundo? 44Portanto, vem; e celebremos um trato, eu e tu, que sirva de testemunho entre mim e ti.45Então, Yaakov tomou uma pedra e a colocou em pé como se fosse um pilar. 46E convidou seus irmãos: “Ajuntai algumas pedras!” E tomaram pedras e fizeram um amontoado delas. Em seguida prepararam uma refeição e comeram todos juntos, ao lado do monte de pedras. 47Lavan o denominou Jegar-Saaduta, em sua língua, e Yaakov o chamou Geleede. 48E Lavan explicou: “Seja hoje este montão de pedras por testemunha entre mim e ti!”, por isso, lhe deram o nome de Geleede. 49Foi também conhecido como Mispá, “torre de vigia”, porque Lavan declarou ainda: “Que o YHWH nos vigie, a mim e a ti, quando estivermos separados um do outro!50Se maltratares as minhas filhas e tomares outras mulheres além delas, não estando ninguém conosco, atenta em que Elohim é testemunha entre mim e ti!” 51Disse mais Lavan a Yaakov: “Eis estas pedras que amontoei e que formam um pilar testemunhal entre mim e ti. 52Este monte de pedras ergue-se como estela e testemunho de que não devo ultrapassar este marco em direção ao teu lado a fim de prejudicar-te, e tu não passarás destas pedras para o meu lado, com más intenções. 53Que o Elohim de Abraão, o Elohim de Naor, o Elohim do pai deles arbitrem entre nós!” Contudo, Yaakov fez um juramento em o Nome do Elohim a quem Isaque, seu pai, adorava.54Ofereceu um sacrifício sobre a montanha onde se erigiu a estela de pedras e convidou todos os parentes que ali estavam para uma refeição de confraternização. Eles comeram e passaram a noite sobre a montanha. 55No dia seguinte, antes do alvorecer, Lavan beijou seus netos e suas filhas e os abençoou; e, partindo, voltou para sua casa.

MAFTIR
32:1 Yaakov deu prosseguimento à sua viagem quando anjos de Elohim saíram ao seu encontro.

2Assim que Yaakov os observou exclamou: “Este é o campo de Elohim!” E, por isso, deu àquele lugar o nome de Mahanáim, dois exércitos.

3Yaakov enviou mensageiros para a região de Seir, também conhecida por Edom, com o objetivo de se reunir com Esaú 





Parashah וַיֵּצֵא - Vaiêtse
(e partiu)

  Nevyim
Hoseah (Os) - 11:7-14:9

11:7 Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; embora roguem ao Altíssimo, de maneira alguma me adoram.

8Contudo, como posso te abandonar e entregar-se nas mãos de outros, ó Israel? Como deixaria de te proteger ou te trataria como tratei Admá? Como agiria contigo do mesmo modo como lidei com Zeboim? Eis que o meu coração está comovido, toda a minha compaixão está desperta e voltada para ti!

9Portanto, não executarei todo o furor da minha ira; eis que não voltarei a destruir Efraim. Porquanto sou Elohim, e não um ser humano; o Kadosh(S-nto) entre vós! Assim, não virei com todo o meu zelo e cólera sobre ti!

10Eles seguirão a YHWH; ele bramará como um grande leão, e seus filhos virão correndo e tremendo desde as terras do Ocidente!

11Virão voando do Egito como os pássaros; e da Assíria como pombas. Então Eu mesmo os estabelecerei em seus lares!” Palavra de YHWH, o Soberano.

12Efraim me cercou por meio de mentiras, e a Casa de Israel, com engano; e Yahuda(Judá) ainda anda rebelde contra Elohim: o Kadosh Fiel.

12: 1Efraim alimenta-se de brisa; corre atrás do vento Oriental o dia todo, e multiplica enganos e violência. Estabelece pactos e acordos com a Assíria e manda azeite para o Egito.

2Eis que YHWH também tem uma acusação contra Yahuda, além do que vai castigar Yaakov, isto é, o Suplantador, avaliando todas as suas atitudes; o YHWH recompensará Israel segundo suas obras.

3Ora, Yaakov, ainda no ventre de sua mãe segurou o calcanhar de seu irmão a fim de suplantá-lo; mais tarde, como homem lutou com Elohim.

4Ele lutou com o Malah e recebeu a vitória; chorou e suplicou o seu favor. Em Betel encontrou a YHWH, e ali conversou com ele;

5sim, Elohim, o YHWH dos Exércitos; YHWH é o seu Nome!

6Portanto, arrepende-te e volta para Elohim; pratica o bem e a justiça e deposita toda a tua esperança em teu Elohim.

7Como os descendentes de Canaã, mercadores que usam balanças enganosas, e apreciam a extorsão, 8Efraim orgulha-se e exclama: “Certamente me enriqueci, adquiri para mim grandes propriedades; não encontrarão mal nem pecado algum em mim, em todo o meu trabalho!”

9“Mas Eu Sou YHWH, o teu Elohim, desde a terra do Egito; eis que vos farei voltar a habitar em tendas, como nos dias de vossas solenidades, festas fixas.

10Na época Eu mesmo falava aos profetas, dava-lhes muitas visões, e por intermédio deles falava em parábolas ao povo!”

11Ó como Gileade é ímpia! Sua gente não tem valor algum! Eles sacrificam bois em Gilgal, mas os seus altares são como montes de pedras depositados sobre os sulcos nos campos arados.

12Yaakov fugiu para a terra de Arã; Israel serviu em troca de uma mulher; por amor a ela trabalhou cuidando de ovelhas.

13Mas YHWH libertou Israel do Egito mediante um profeta que zelou e cuidou do seu povo.

14Efraim com seus pecados, amargamente inflamou a ira do YHWH. E, por isso, YHWH fará cair sobre ele a culpa de todo o sangue que derramou, e ainda os abandonará, pagando assim o desprezo que deles recebeu.

13: 1Quando falava Efraim, havia tremor; todos o respeitavam. Ele era exaltado em Israel, mas tornou-se culpado por causa da sua adoração a Baal e, desde então, começou a perecer.

2Hoje, pecam cada vez mais; com sua prata moldam ídolos de metal para si, imagens elaboradas com arte e muita inteligência, todas obras de exímios artesãos. Chegam a conclamar: “Oferecei sacrifícios a estes deuses!” E ainda beijam seus ídolos inúteis feitos em forma de bezerro!”

3Por esse motivo, eis que serão como a neblina das manhãs, como o orvalho que cedo evapora, como a palha que se lança da eira e o vento carrega, como a fumaça que sai pela chaminé e logo se dissipa.

4Mas Eu Sou YHWH, o teu Elohim, desde a terra do Egito; portanto, não adorarão nenhum outro além da minha pessoa; não há nenhum outro Salvador.

5Eu zelei e cuidei de vós no tempo do deserto, naquela terra árida e calorenta.

6Quando Eu os alimentava, se fartavam; e, depois de satisfeitos, tornaram-se arrogantes no coração; e, em consequência, me desprezaram.

7Por isso, serei para eles como um grande leão; um leopardo feroz: ficarei a espreita junto ao caminho.

8Serei como uma ursa de quem tiraram os filhotes; Eu os atacarei com fúria selvagem e os retalharei. Como um leão esfomeado, Eu os devorarei; como um animal selvagem os farei em pedaços.

9Eis que foste destruído, ó Israel! Quem poderá vir em teu socorro? Quem te ajudará?

10Onde está, pois, o teu rei para que te salve em todas as tuas cidades? E os teus juízes, aos quais rogaste: ‘Dá-me um rei e príncipes que governem!’?

11Sendo assim, dei-te um rei em meio a minha ira, e tirei-o na minha indignação.

12A malignidade de Efraim está toda devidamente calculada, e o seu pecado, registrado.

13Dores, como as da mulher em trabalho de parto, te sobrevirão; é uma criança insensata e negligente, pois quando chega a hora, se recusa a sair do abrigo do ventre e enfrentar a luz!

14Contudo, Eu mesmo os redimirei do poder do Sheol, da sepultura; Eu os resgatarei da morte eterna! Onde estão, ó morte, os teus flagelos e castigos? Ó Sheol, o mundo dos mortos, onde está a tua destruição? Eis que agirei sem compaixão nem misericórdia;

15mesmo que ele dê fruto entre os irmãos, virá o vento Oriental, o siroco do Leste, o vento de YHWH, que sobe queimando do deserto; e seus poços secarão, suas fontes se estancarão. Todos os seus tesouros serão saqueados dos seus depósitos.

16O povo de Shômrown, Samaria carregará sua culpa, porquanto se rebelou contra o seu Elohim; tombarão todos ao fio da espada; seus filhinhos serão partidos em pedaços e suas mulheres grávidas serão abertas ao meio!”

14: 1Volta, ó Israel! Volta para YHWH teu Elohim, ó povo de Israel. Afinal, foram teus próprios pecados que causaram a tua queda!

2Agora, preparai, pois, o que vais dizer e retornai para YHWH; e rogai-lhe: “Perdoa toda a nossa maldade e todos os nossos pecados e, mediante teu amor misericordioso aceita nossa adoração, a fim de que possamos te oferecer o sacrifício dos nossos lábios com os novilhos.

3A Assíria não nos salvará, não mais montaremos cavalos de guerra; e jamais cultuaremos as obras de nossas próprias mãos, dizendo: “Tu és o nosso Elohim!”. Porquanto só tu ó Elohim, nosso Elohim, és compassivo e cuidas do órfão e de todos os necessitados!”

4“Eis que Eu curarei a sua infidelidade e os amarei de todo o meu coração; porque a minha ira já se retirou de sobre eles.

5Serei, portanto, como o orvalho para Israel; ele haverá de florescer como o lírio e lançará suas raízes como o cedro do Líbano;

6seus ramos crescerão, seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância como a do cedro do Líbano.

7Os que habitavam em segurança à sua sombra retornarão; renascerão como o trigo, e florescerão como a videira; e o renome de Israel será como o do vinho do Líbano.

8Ó Efraim, o que tenho Eu com os ídolos? Eis que Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim procede o teu fruto!

9Quem é sábio e tem entendimento? Todo aquele que considera a minha Palavra! Quem tem discernimento e bom senso? Aqueles que se dedicam a compreender as minhas orientações! Ora, o Caminho de YHWH é a Verdade; e os justos andam nele, mas os ímpios e transgressores tropeçarão e cairão!





Parashah  וַיֵּצֵא - Vaiêtse
(e partiu)

Brit Chadashah 
Matityahu (Mateus)
12:1-50

  
12:1 Naquela época, Yeshua passou pelas lavouras de cereal, em dia de shabat. Seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas e comê-las.

2 Assim que os fariseus viram aquilo, disseram-lhe: ´Vê! Teus discípulos estão fazendo o que não é lícito em dia de shabat!`

3 Mas Yeshua lhes respondeu: ´Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam com fome?

4 Como entrou na casa de Elohim, e comeram os pães da Presença, os quais a lei não lhes permitia comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes?

5 Ou não lestes na Torah que, aos Shabatot, os sacerdotes no templo violam o shabat e, contudo, são desculpados?

6 Pois Eu vos afirmo que aqui está quem é maior do que o templo.

7 Entretanto, se vós soubésseis o que significam estas palavras: ´Misericórdia quero, e não holocaustos`, não teríeis condenado os que não têm culpa.

8 Pois o Filho do homem é o Adon do shabat!`

9 Tendo Yeshua saído daquele lugar, foi para a sinagoga deles.

10 Encontrava-se ali um homem que tinha uma das mãos atrofiada. Mas, procurando um motivo para acusar Yeshua, eles o questionaram: ´É lícito curar no shabat?`

11 Ao que Yeshua lhes propôs: ´Qual de vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num shabat, esta cair em um buraco, não fará todo o esforço para retirá-la de lá?

12 Assim sendo, quanto mais vale uma pessoa do que uma ovelha! Por isso, é lícito fazer o bem no shabat`.

13 Então, dirigiu-se ao homem e disse: ´Estende a tua mão`. Ele a estendeu e ela foi restaurada, ficando sã como a outra.

14 Diante disso, saíram os fariseus e começaram a conspirar sobre como poderiam matar Yeshua.

15 Mas, Yeshua, sabendo disto, afastou-se daquele lugar. Uma multidão o seguiu e a todos Ele curou.

16 Contudo, os advertiu para que não divulgassem suas obras.

17 Ao acontecer isso, cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Isaías:

18 ´Eis o meu Servo, que escolhi, o meu amado, em quem tenho alegria. Farei repousar sobre Ele o meu Ruach, e Ele anunciará justiça às nações.

19 Não contenderá nem gritará; nem se ouvirá nas ruas a sua voz.

20 Não esmagará a cana rachada, nem apagará o pavio que fumega, até que faça vencer a justiça.

21 E em seu Nome os gentios colocarão sua esperança`.

22 Depois disso, aconteceu que lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; Ele o curou, de modo que pôde falar e ver.

23 Então, toda a multidão ficou atônita e exclamava: ´É este, porventura, o Filho de Davi?`

24 Mas os fariseus, ao ouvirem isso, murmuraram: ´Este homem não expulsa demônios senão pelo poder de Belzebu, o príncipe dos demônios`.

25 Entretanto, Yeshua compreendia os pensamentos deles, e lhes afirmou: ´Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não resistirá.

26 Se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra ele próprio. Como poderá então subsistir o seu reino?

27 E se Eu expulso demônios por Belzebu, por quem os expulsam vossos filhos? E, por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.

28 Mas, se é pelo Ruach de Elohim que Eu expulso demônios, então, verdadeiramente, é chegado o Reino de Elohim sobre vós!

29 Ou ainda, como pode alguém entrar na casa do homem forte e roubar-lhe todos os bens sem primeiro amarrá-lo? Só depois disso será possível saquear a sua casa.

30 Quem não está comigo, está contra mim; e aquele que comigo não colhe, espalha.

31 Portanto, Eu vos assevero: Todos os pecados e blasfêmias serão perdoados às pessoas; a blasfêmia contra o Ruach HaKodesh não será, porém, perdoada!

32 Qualquer pessoa que disser uma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; porém, se alguém falar contra o Ruach HaKodesh, não lhe será isso perdoado, nem nesta época, nem no tempo futuro.

33 Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom, ou a árvore má e o seu fruto mau; pois uma árvore é conhecida pelo seu fruto.

34 Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

35 Uma boa pessoa tira do seu bom tesouro coisas boas; mas a pessoa má, tira do seu tesouro mau, coisas más.

36 Por isso, vos afirmo que de toda a palavra fútil que as pessoas disserem, dela deverão prestar conta no Dia do Juízo.

37 Porque pelas tuas palavras serás absolvido e pelas tuas palavras serás condenado`.

38 Então alguns dos mestres da lei e fariseus lhe pediram: ´Mestre, queremos ver de tua parte algum milagre`.

39 Ao que Yeshua respondeu: ´Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Todavia, nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal miraculoso do profeta Jonas.

40 Portanto, assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no coração da terra.

41 O povo de Nínive se levantará no Dia do Juízo com esta geração, e a condenará; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que aqui está quem é maior do que Jonas.

42 A rainha do Sul se levantará no Juízo com esta geração e a condenará, pois ela veio dos confins da terra para conhecer os sábios ensinamentos de Salomão. E eis que aqui está quem é maior do que Salomão.

43 Quando um ruach imundo sai de uma pessoa, passa por lugares áridos procurando descanso, mas não encontra onde repousar.

44 Então diz: ´Voltarei para a minha casa de onde saí`. E, retornando, encontra a casa desocupada, varrida e arrumada.

45 Diante disso, vai e leva consigo outros sete ruachim, piores do que ele, e, entrando, passam a morar ali. E o estado final daquela pessoa torna-se pior que o primeiro. Assim também ocorrerá com esta geração má!`

46 Enquanto, Yeshua estava pregando à grande multidão, do lado de fora, sua mãe e seus irmãos procuravam falar com Ele.

47 Então alguém o avisou: ´Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e desejam falar-te`.

48 Yeshua, entretanto, respondeu ao que lhe trouxera a informação: ´Quem é minha mãe e quem são os meus irmãos?`

49 E, estendendo a mão na direção dos discípulos, afirmou: ´Eis minha mãe e meus irmãos.

50 Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe`.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


01º)
 Faça uma discertação resumindo toda a parashah e destaque pontos relevantes para os dias de hoje.



Questionamentos gerais


1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)