Parashah תּוֹלְדוֹת - Toledot  

(Gerações)

Toledot é a 6ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 6ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]).
 
  

Torah – Bereshit (Gênesis)  25:19-28:9  | Profetas – Malaki (Ml) 1:1-2:7 | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt)10:01-11:30



Parashah  תּוֹלְדוֹת - Toledot
(Gerações)

 Bereshit (no Princípio)
25:19-28:9



21: 19Eis a história da família de Isaque, filho de Avraham: Isaque foi gerado por Avraham; 20era Isaque da idade de quarenta anos, quando se casou com Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã e irmã de Labão, também arameu. 21Isaque suplicou em oração ao YHWH em favor de sua esposa, porquanto Rebeca era estéril. O YHWH atendeu ao pedido de Isaque, e Rebeca, sua mulher, engravidou. 22E aconteceu que dois filhos se empurravam no ventre de Rebeca, pelo que expressou preocupação: “Por que está me acontecendo isto?” E buscou Rebeca o conselho do YHWH.

23Então revelou-lhe o YHWH: 24Quando chegou o tempo de dar à luz, eis que ela trazia gêmeos. 25O primeiro a sair era ruivo, e todo o seu corpo era como um manto de pelos; por esse motivo lhe deram o nome de Esaú. 26Em seguida saiu seu irmão, com a mão agarrada no calcanhar de Esaú; razão pela qual foi chamado de Yaakov. Tinha Isaque sessenta anos de idade quando Rebeca os deu à luz.

27Os meninos cresceram. Esaú tornou-se caçador habilidoso e vivia percorrendo os campos, ao passo que Yaakov cuidava do rebanho, era pacato e vivia nas tendas. 28Isaque preferia Esaú, porque gostava de comer de suas caças; Rebeca, entretanto, preferia Yaakov.

29Certa vez, quando Yaakov preparava um ensopado, Esaú chegou esgotado e faminto, do campo, 30e pediu-lhe: “Deixa-me comer desse cozido vermelho, pois estou com muita fome e exausto!” Por isso, mais tarde, deram também a Esaú o nome de Edom; ou seja, “vermelho”. 31Então Yaakov lhe propôs: “Vende-me primeiro teu direito de primogenitura!” 32Ao que Esaú replicou: “Eis que eu vou morrer, de que me servirá o direito de primogenitura?” 33Yaakov quis oficializar o ato: “Jura-me primeiro, portanto!” Esaú lhe jurou e vendeu seu direito de primogenitura a Yaakov. 34Então Yaakov lhe deu pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu até fartar-se; levantou-se e partiu. Assim desprezou Esaú todos os seus direitos de filho mais velho.

26:1Houve naquela região uma época de grande escassez de alimentos, como ocorrera no passado, no tempo de Avraham. Por esse motivo, Isaque foi até a cidade de Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus. 2O YHWH apareceu a Isaque e orientou-o: “Não desças ao Egito; fica na terra que Eu te indicar. 3Habita nesta terra, Eu estarei contigo e te abençoarei. Porque é a ti e à tua raça que darei todas estas terras e manterei o juramento que fiz a teu pai Avraham. 4Farei a tua descendência numerosa como as estrelas do céu. Eu lhe darei todas estas terras e por tua posteridade serão abençoadas todas as nações da terra, 5porque Avraham me obedeceu, guardou minhas ordenanças, meus mandamentos, meus princípios e minhas leis!”

SEGUNDA
6Isaque, portanto, se estabeleceu em Gerar. 7Quando os homens do lugar o questionaram sobre sua mulher, ele alegou: “Ela é minha irmã!” Porquanto teve medo de revelar que era sua esposa, pois imaginou: “Os homens deste lugar podem me matar por causa de Rebeca, pois ela é muito bonita!” 8Isaque já estava morando em Gerar há muito tempo, quando Abimeleque, rei dos filisteus, olhando certa vez pela janela, viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher. 9Então, Abimeleque mandou chamar Isaque e lhe indagou: “Na verdade ela é tua mulher! Por que me disseste que ela era tua irmã?” Isaque respondeu: “Porque pensei que eu poderia ser morto por causa dela!” 10Então declarou Abimeleque: “Tens ideia do que nos fizeste? Qualquer homem poderia ter-se deitado com tua mulher, e terias trazido culpa sobre todos nós!” 11E Abimeleque advertiu todo o povo: “Quem tocar neste homem e na sua esposa morrerá!”

12Isaque semeou naquela terra; e, naquele ano, colheu o cêntuplo, porque o YHWH o abençoou


TERCEIRA
13O homem enriqueceu, e sua riqueza continuou a crescer, até que ficou riquíssimo e poderoso. 14Ele tinha muitos rebanhos de bois e ovelhas e numerosos servos. Por causa disso os filisteus começaram a sentir grande inveja dele. 15Todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, na época de seu pai Avraham, os filisteus os haviam entulhado e coberto de terra. 16Então Abimeleque pediu a Isaque: “É melhor que deixes esta terra, pois te tornaste mais poderoso do que nós!” 17Isaque partiu, pois, de lá e acampou no vale de Gerar, onde se estabeleceu.

18E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de seu pai Avraham, e que os filisteus tinham entulhado depois da morte de Avraham, e lhes deu os mesmos nomes que seu pai lhes dera. 19Os servos de Isaque cavaram no vale e encontraram lá um grande veio d’água. 20Todavia, os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, argumentando: “A água é nossa!” Por esse motivo Isaque chamou esse poço de Eseque, “Discussão”, porquanto contenderam por causa dele. 21Então seus servos cavaram outro poço, mas eles também por causa desse se desentenderam; e, por isso, o chamou Sitna, “Inimizade”. 22Isaque mudou-se dali e construiu um outro poço, e ninguém discutiu por causa desse. Deu-lhe, portanto, o nome de Reobote, “Lugar Espaçoso”. E acrescentou: “Agora o YHWH nos abriu um bom espaço e prosperaremos na terra!”

QUARTA
23Dali Isaque subiu para Berseba.
24Naquela noite, o YHWH lhe apareceu e prometeu: “Eu Sou o Elohim de teu pai Avraham! Nada temas, pois estou contigo. Eu te abençoarei, multiplicarei tua posteridade em consideração a meu servo Avraham!”

25Ali construiu um altar e invocou o Nome de YHWH, o Soberano. Ali ele armou sua tenda. E os servos de Isaque cavaram um outro poço.

26Naquela época, veio Abimeleque, de Gerar, ter com Isaque. Trouxe consigo, Auzate, seu amigo pessoal, e Ficol, o comandante do seu exército. 27Diante do que Isaque lhes questionou: “Por que vindes a mim, já que me odiais e me expulsastes do vosso meio?” 28Ao que eles responderam: “Vimos com clareza que o YHWH está contigo. Por isso combinamos: Façamos um juramento entre nós; queremos estabelecer um acordo contigo. 29Tu não nos farás mal, assim como em nada te fizemos mal; ao contrário, sempre te tratamos bem e te despedimos em paz. Agora sabemos que verdadeiramente o YHWH te tem abençoado”.

QUINTA
30Então Isaque lhes preparou um banquete e eles comeram e beberam. 31Levantando-se de madrugada fizeram um juramento mútuo. Depois Isaque os despediu e eles o deixaram em paz. 32Ora, foi naquele dia que os servos de Isaque lhe trouxeram notícias do poço que cavaram, exclamando: “Encontramos água!” 33Isaque deu o nome de Seba, “Juramento” ao poço e, por esse motivo, até hoje aquela cidade é conhecida como Berseba.

34Quando Esaú completou quarenta anos de idade, tomou como esposas a Judite, filha de Beeri, o heteu, e a Basemat, filha de Elom, também hitita. 35Essas jovens hititas tornaram-se uma grande amargura para Isaque e Rebeca.

27:1Isaque tornou-se muito idoso e seus olhos se enfraqueceram a ponto de não mais enxergar. Certo dia chamou Esaú, seu filho mais velho: “Meu filho!” Ao que ele respondeu: “Aqui estou!” 2Então pediu-lhe Isaque: “Vês, estou velho e não conheço o dia de minha morte. 3Agora, portanto, toma tuas armas, tua aljava e teu arco, sai ao campo e apanha-me uma caça. 4Faze-me um prato bem saboroso, como eu gosto e traze-mo, a fim de que eu coma e minha alma te abençoe antes que eu morra!”

5Ora, Rebeca ouvia enquanto Isaque falava com seu filho Esaú. Assim que Esaú saiu ao campo para caçar,6Rebeca orientou seu filho Yaakov: “Ouvi teu pai pedir a teu irmão Esaú: 7‘Traze-me uma caça e faze-me um prato saboroso; eu comerei e te abençoarei diante de YHWH, antes de morrer!’ 8Agora, pois, ouve-me e faze como te ordeno. 9Vai ao rebanho e traze-me de lá dois belos cabritos, e prepararei para teu pai um bom prato, como ele gosta. 10Tu o apresentarás a teu pai e ele comerá, a fim de que te abençoe antes de morrer.”11Entretanto Yaakov ponderou à sua mãe Rebeca: “Vê: meu irmão Esaú é peludo, e eu tenho a pele muito lisa.12E se meu pai me apalpar? Poderá entender que estou tentando enganá-lo, fazendo-o de tolo e, em vez de bênção, atrairei sobre mim maldição. 13Afirmou-lhe sua mãe: “Que tal maldição recaia sobre mim, meu filho! Tão-somente faze o que te peço: Vai e traze os animais para mim!” 14Então ele foi buscá-los e os trouxe para sua mãe que preparou um delicioso prato, exatamente como seu pai apreciava. 15Rebeca pegou as melhores roupas de Esaú, seu filho mais velho, roupas que guardava em casa, e mandou que Yaakov, seu filho mais novo, as vestisse. 16Em seguida, com cuidado, cobriu-lhe as mãos e a parte lisa do pescoço com as peles dos cabritos, 17e, por fim, entregou a Yaakov a refeição saborosa e o pão que tinha feito.

18Então Yaakov caminhou até seu pai e o chamou: “Meu pai!” Ao que respondeu Isaque: “Sim! Quem és tu, meu filho?”

19Yaakov disse a seu pai: “Sou Esaú, teu primogênito; fiz o que ordenaste. Levanta-te, por favor, assenta-te e come da minha caça, a fim de que tua alma me abençoe!” 20Isaque questionou Yaakov: “Como conseguiste encontrar a caça tão depressa, meu filho?” E ele replicou: “É que YHWH, o teu Elohim, a colocou no meu caminho!” 21Então Isaque solicitou a Yaakov: “Aproxima-te, pois, para que te apalpe, meu filho, assim saberei se és mesmo, ou não, o meu filho Esaú!” 22Yaakov chegou bem perto de seu pai Isaque, que o apalpou e declarou: “A voz é a de Yaakov, mas os braços são os de Esaú!” 23Ele não o reconheceu porque seus braços estavam peludos como os de Esaú, seu irmão, e, sendo assim, ele lhe impetrou a sua bênção. 24Isaque ainda questionou mais uma vez: “Tu és mesmo meu filho Esaú?” Ao que ele respondeu prontamente: “Sou!” 25Então lhe ordenou: “Meu filho, serve-me, portanto, e que eu coma da caça de meu filho, a fim de que minha alma te abençoe!” Ele o serviu e Isaque comeu; trouxe-lhe também vinho, e ele bebeu. 26Então seu pai Isaque lhe pediu: “Aproxima-te e beija-me, meu filho!”

27Ele se aproximou e beijou seu pai que, ao sentir o cheiro das roupas de Esaú, abençoou Yaakov, proferindo: “Ah, o cheiro de meu filho é como o cheiro de um campo fértil abençoado por YHWH, o Soberano !

SEXTA
28Que Elohim te conceda, do céu, o orvalho, e, da terra, a riqueza, com muito cereal e muito vinho.
29Que as nações te sirvam e os povos se curvem diante de ti! Sê tu amo dos teus irmãos; que se prostrem diante de ti os filhos de tua mãe! Maldito seja quem te amaldiçoar! Bendito seja quem te abençoar!”

30Assim que Isaque terminou de impetrar sua bênção sobre Yaakov, logo após este ter deixado a presença do pai, chega seu irmão Esaú, da caçada. 31Também ele preparou um bom prato e o trouxe a seu pai. Então, ao chegar, anunciou: “Levanta-te, meu pai, e come da caça de teu filho, a fim de que tua alma me abençoe!” 32Seu pai Isaque lhe perguntou: “Quem és tu?” Ao que ele prontamente respondeu: “Sou teu filho mais velho, Esaú!”33Então Isaque estremeceu com grande emoção e indagou: “Quem é, pois, aquele que preparou a caça e a trouxe para mim? Confiando, eu acabei de comê-la antes que tu viesses e impetrei-lhe minha bênção; e abençoado ele será!” 34Ao ouvir tais palavras de seu pai, Esaú gritou com muita força e grande amargura e suplicou a seu pai: “Abençoa-me de igual modo, meu pai!” 35Mas este lhe respondeu: “Teu irmão veio com astúcia e tomou a tua bênção!” 36Esaú acrescentou: “Com razão se chama Yaakov: foi a segunda vez que me enganou. Ele tomou o meu direito de primogenitura e eis que agora tomou também minha bênção!” Então, inquiriu de seu pai: “Não reservaste nenhuma bênção para mim?” 37Ao que Isaque, tomando a palavra, informou a Esaú: “Eu o estabeleci teu amo, dei-lhe todos os teus irmãos como servos e o provi de mantimento, de trigo e de vinho. Que poderia eu fazer por ti, meu filho?” 38Esaú disse a seu pai: “É, pois, tua única bênção, meu pai? Abençoa-me também, meu pai!” Isaque ficou silencioso e Esaú se pôs a chorar.

39Então seu pai Isaque tomou a palavra e proferiu: “Longe das gorduras da terra será tua morada, longe do orvalho que cai do céu.40Tu viverás de tua espada, servirás a teu irmão. Contudo, quando te libertares, sacudirás seu jugo de tua cerviz!”

41Depois disso passou Esaú a odiar a seu irmão Yaakov, por causa da bênção que seu pai lhe determinara, e prometeu a si mesmo: “Estão próximos os dias de luto de meu pai. Então matarei meu irmão Yaakov!” 42Quando foram relatadas a Rebeca as palavras de Esaú, seu filho mais velho, ela chamou Yaakov, seu filho mais novo, e orientou-o: “Teu irmão Esaú quer vingar-se de ti, matando-te! 43Agora, meu filho, ouve-me: parte, foge para junto de meu irmão Labão, em Harã. 44Habitarás com ele algum tempo, até que passe o furor de teu irmão,45até que o furor de teu irmão se desvie de ti e esqueça o que lhe fizeste; então te mandarei buscar. Por que vos perderia aos dois, num só dia?”


46Então Rebeca se queixou a Isaque: “Estou desgostosa da vida, por causa dessas mulheres hititas. Se Yaakov escolher esposa entre as mulheres desta terra, entre as jovens hititas como essas, perderei completamente a razão de viver!”

28:1Então Isaque chamou Yaakov à sua presença e o abençoou. E lhe deu a seguinte ordem: “Não tomes esposa entre as filhas de Canaã . 2Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, teu avô materno, e casa-te com uma das filhas de Labão, irmão de tua mãe! 3Que El-Shaddai, o Elohim Todo-Poderoso, te abençoe, que Ele te faça frutificar e multiplicar, a fim de que te tornes uma grande comunidade de povos! 4Que Ele te conceda, bem como à tua descendência, a bênção de Avraham, a fim de que possuas a terra em que vives e que Elohim deu a Avraham!”

SÉTIMA
5Assim, despediu Isaque a Yaakov, que se foi a Padã-Arã, à casa de Labão, filho de Betuel, o arameu, irmão de Rebeca, mãe de Yaakov e Esaú.

6Esaú percebeu que Isaque tinha abençoado Yaakov e o havia enviado a Padã-Arã para escolher ali uma esposa e que, ao abençoá-lo, dera-lhe também a orientação de não se casar com mulher cananeia.

MAFTIR
7E Yaakov obedecera a seu pai e sua mãe e partira para Padã-Arã .

8Esaú soube que as filhas de Canaã eram malvistas por seu pai Isaque.

9Foi Esaú à casa de Ismael e tomou como mulher, além das que já possuía, Mahalat bat Ismael, Maalate, filha de Ismael, neta de Abrão, e irmã de Nebaiot. 





Parashah  תּוֹלְדוֹת - Toledot
(Gerações)


  Nevyim
Malaki (Ml)
1:1-2:7

1:1 Eis a Palavra profética de YHWH, o Soberano, contra Israel, anunciada por intermédio de Mal’âkîy, Malaquias, “Meu Mensageiro”.

2“Eu sempre vos amei”, assegura YHWH. “No entanto, vós me questionais: ‘De que maneira nos tens amado?’ Ora, não era Esaú irmão de Yaakov?”, relembra o Eterno. “Ainda assim, amei Yaakov, 3e rejeitei Esaú. Transformei suas montanhas em terras arrasadas e entreguei sua herança aos chacais do deserto.” 4Embora os descendentes de Esaú, isto é, os edomitas, aleguem: “Estamos devastados, mas voltaremos e reedificaremos nossas ruínas!” Assim diz YHWH Todo-Poderoso: “É possível que consigais reconstruir, mas Eu demolirei tudo outra vez! Eles serão chamados Rish’âh Gebûl, Terra Perversa, um povo contra quem YHWH está irado para sempre. 5E com os vossos próprios olhos havereis de contemplar tudo que vos afirmo e exclamareis: ‘Gâdôl, Grande, é YHWH, até mesmo muito além das fronteiras de Israel!’

6Ora, o filho deve honrar o pai, e o servo, o seu amo. Se Eu Sou o Pai, onde está a honra que me é devida? Se Eu Sou ‘Adôn, Amo e Mestre, onde está o temor, o respeito reverente, que me é devido?”, questiona o YHWH dos Exércitos a vós, sacerdotes. “Ora, sois vós que desprezam o meu Nome! 7Trazendo comida impura ao meu Altar! E ainda assim indagam: ‘De que maneira te desonramos?’ Quando, de fato, estais declarando, mediante vossa atitude, que a mesa de YHWHé sem importância e desprezível. 8Quando ofereceis em sacrifício um animal cego, isso não é errado? E quando ofereceis animais aleijados ou doentes, isso também não é errado? Ora, vai e apresenta-os ao vosso governador humano. Será que ele ficará feliz com tal presente? Ele terá satisfação em atendê-los?” Questiona o Eterno Todo-Poderoso. 9“Suplicai, pois, agora mesmo chânan, graça e favor de Elohim, para que tenha compaixão de nós. Com esse tipo de oferta, será que ele vos atenderá?” Indaga o YHWH dos Exércitos. 10“Ah, se houvesse uma pessoa entre vós que fechasse as portas do Templo! Assim ao menos não acenderia o fogo do meu Altar inutilmente. Afinal, não tenho em vós o menor prazer”, afirma YHWHdos Exércitos, “e não aceitarei as vossas ofertas desse jeito! 11Pois do Oriente ao Ocidente, grande é o meu Nome entre as nações. Em toda parte incenso especial é queimado e ofertas puras são trazidas em adoração ao meu Nome, porquanto‘gâdôl, grande será o meu Nome entre todas as nações da terra!”, declara o YHWH dos Exércitos. 12“Mas vós profanais o meu Nome, quando dizeis: ‘A mesa de Elohim é impura, e seu alimento é desprezível.’ 13E ainda murmurais: ‘Que canseira!’ E zombais do cerimonial.” Acusa YHWHdos Exércitos. “Quando trazeis como oferta animais roubados, aleijados e doentes, e ofereceis isso em sacrifício, imaginas mesmo que Eu deveria aceitá-los de suas mãos?” Questiona o YHWH.14“Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo, mas acaba sacrificando para mim um animal defeituoso ou doente!”, adverte o Eterno dos Exércitos; “pois Eu Sou o grande Rei, e o meu Nome deve ser temido entre todas as nações da terra!”

2:1“Eis que agora dirijo esta advertência contra vós, ó sacerdotes! 2Se não me ouvirdes com toda a atenção, a fim de honrar o meu Nome”, afirma YHWHdos Exércitos. “lançarei tal maldição sobre vós, que até as vossas bênçãos serão amaldiçoadas! Aliás, já as amaldiçoei, porquanto não dedicais o vosso coração para me honrar.3Por causa da vossa continua e má atitude, eis que Eu vou destruir também a vossa descendência; esfregarei os excrementos dos animais oferecidos em sacrifícios e celebrações no vosso rosto; sim, vos lançarei fora da minha presença juntamente com o esterco dos vossos sacrifícios em vossas caras. 4Então sabereis que Eu vos fiz esta advertência, a fim de que a minha Aliança com Levi continue firme!”, declara o YHWH dos Exércitos.5“A minha Aliança com os sacerdotes, os descendentes de Levi, foi uma Aliança de vida e paz, que na verdade lhes dei para que me temessem. Levi me respeitou com amor reverente, temeu o meu kadosh Nome! 6A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e, assim, seus sacerdotes ajudaram muitas pessoas a deixarem os caminhos do mal. 7Os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca os demais seres humanos devem procurar a instrução da Torá, Lei, porque ele é o mensageiro de YHWH, o Soberano dos Exércitos.  





Parashah תּוֹלְדוֹת - Toledot
(Gerações)

Brit Chadashah 
Matityahu (Mateus)
10:1-11:30

  
10:1 Yeshua, tendo chamado seus doze discípulos, deu-lhes poder para expulsar ruachim imundos e curar todas as doenças e males.

2 E são estes os nomes dos doze emissários: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu;

4 Simão, o zelote, e Judas Iscariotes, o mesmo que traiu a Yeshua.

5 Assim, a esses doze homens, enviou Yeshua com as seguintes recomendações: ´Não vos encaminheis aos gentios, nem entreis em cidade alguma dos samaritanos.

6 Antes, porém, buscai as ovelhas perdidas da casa de Israel.

7 E, à medida que seguirdes, pregai esta mensagem: O Reino dos Céus está a vosso alcance!

8 Curai enfermos, purificai leprosos, ressuscitai mortos, expulsai demônios. Graciosamente recebestes, graciosamente dai.

9 Não vos provereis de ouro, nem prata ou cobre em vossos cinturões.

10 Não leveis sacolas de viagem, nem uma túnica a mais, segundo par de sandálias ou um cajado; pois digno é o trabalhador do seu sustento.

11 Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai alguém digno de vos receber; ficai nesta casa até vos retirardes.

12 E, quando entrardes na casa, saudai-a.

13 Se a casa for digna, que a vossa shalom repouse sobre ela; se, todavia, não for digna, que a shalom retorne para vós.

14 Porém, se alguém não vos receber, nem der ouvidos às vossas palavras, assim que sairdes daquela casa ou cidade, sacudi a poeira dos vossos pés.

15 Com toda a certeza vos afirmo que haverá mais tolerância para Sodoma e Gomorra, no dia do juízo, do que para aquelas pessoas.

16 Observai! Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sede, portanto, astutos como as serpentes e inofensivos como as pombas.

17 E, acautelai-vos dos homens; pois que vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

18 Sereis levados à presença de governadores e reis por minha causa, para testemunhardes a eles e aos gentios.

19 Todavia, quando vos prenderem, não vos preocupeis em como, ou o que deveis falar, pois que, naquela hora, vos será ministrado o que haveis de dizer.

20 Isso porque, não sois vós que estareis falando, mas o Ruach de vosso Pai é quem se expressará através de vós.

21 Um irmão entregará à morte seu irmão, e o pai ao filho, e os filhos se rebelarão contra seus pais e lhes causarão a morte.

22 E, por causa do meu Nome, sereis odiados de todos. Contudo, aquele que permanecer firme até o fim será salvo.

23 Quando, porém, vos perseguirem num lugar, fugi para outro; pois com toda a certeza vos asseguro que não tereis passado por todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.

24 O pupilo não está acima do seu mentor, nem o escravo acima do seu amo.

25 Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo ser como seu senhor. Se chamaram de Belzebu ao cabeça da Casa, quanto mais aos membros da sua família!

26 Entretanto, não os temais! Nada há escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

27 O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o do alto dos telhados.

28 E, não temais os que matam o corpo, mas não têm poder para matar a alma. Temei antes, aquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo.

29 Não se vendem dois pardais por uma moedinha de cobre? Mesmo assim, nenhum deles cairá sobre a terra sem a permissão de vosso Pai.

30 E quanto aos muitos cabelos da vossa cabeça? Estão todos contados.

31 Por isso, não temais! Bem mais valeis vós do que muitos passarinhos.

32 Assim sendo, todo aquele que me declarar diante das pessoas, também eu o declararei diante de meu Pai que está nos céus.

33 Entretanto, qualquer que me negar diante das pessoas, também Eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

34 Não penseis que vim trazer shalom à terra; não vim trazer shalom, mas espada.

35 Pois Eu vim para ser motivo de discórdia entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra.

36 Assim os inimigos do homem serão os da sua própria família.

37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.

38 E aquele que não toma a sua cruz e não me segue, também não é digno de mim.

39 Quem encontra a sua vida a perderá. Mas quem perde a vida por minha causa a achará.

40 Quem vos recebe, a mim mesmo recebe; e quem recebe a minha pessoa, recebe aquele que me enviou.

41 Quem recebe um profeta por reconhecê-lo como profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por suas qualidades de justiça, receberá a recompensa de justo.

42 E quem der, mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, com toda a certeza vos afirmo que de modo algum perderá a sua recompensa`.

11:1 |Havendo, pois, terminado de instruir seus doze discípulos, partiu Yeshua dali para ensinar e pregar nas cidades da Galiléia.

2 Assim que, no cárcere, João ouviu falar sobre o que Messias estava realizando, enviou dois dos seus discípulos para lhe perguntarem:

3 ´És tu Aquele que haveria de vir ou devemos aguardar outro?`

4 Yeshua, respondendo, disse-lhes: ´Ide e contai a João o que estais ouvindo e vendo:

5 Os cegos enxergam, os mancos caminham, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as Boas Novas estão sendo pregadas aos pobres.

11:6 E, abençoado é aquele que não se escandaliza por minha causa`.

11:7 Enquanto saíam os discípulos de João, começou Yeshua a falar às multidões a respeito de João: O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?

8 E então? O que fostes ver no deserto? Um homem vestido com roupas finas? De fato, os que usam roupas finas estão nos palácios reais.

9 Mas, afinal, o que fostes ver? Um profeta? Sim, Eu vos afirmo. E mais do que um profeta!

10 Este é aquele a respeito de quem está escrito: ´Eis que Eu enviarei o meu mensageiro à frente da tua face, o qual preparará o teu caminho diante de Ti`.

11 Com toda a certeza vos afirmo: Entre os nascidos de mulher não se levantou ninguém maior do que João, o Batista; entretanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele.

12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de violência se apoderam dele.

13 Porque todos os Profetas e a Torah profetizaram até João.

14 E, se desejarem aceitar, este é o Elias que havia de vir.

15 Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça!

16 Mas, a quem hei de comparar esta geração? São como crianças que, sentadas nas praças do mercado, ficam gritando uma às outras:

17 ´Nós vos tocamos músicas de casamento, mas vós não dançastes; entoamos lamentos fúnebres e não pranteastes!`

18 Assim, veio João, que jejua e não bebe vinho, e dizem: ´Este tem demônio`.

19 Então chega o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: ´Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!` Todavia, a chochmah é comprovada pelas obras que são seus frutos`.

20 Então, começou Yeshua a admoestar severamente as cidades nas quais realizara numerosos feitos prodigiosos, porque não se arrependeram:

21 ´Ai de ti Corazim! Ai de ti Betsaida! Porque se os milagres que entre vós foram realizados tivessem sido feitos em Tiro e Sidom, há muito que elas se teriam arrependido, vestindo roupas de saco e cobrindo-se de cinzas.

22 Entretanto, Eu vos afirmo que no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidom, do que para vós outros.

23 E tu, Cafarnaum, te arrogas subir até os céus? Pois serás lançada no inferno. Porque se as maravilhas que foram realizadas em ti houvessem sido feitas em Sodoma, teria ela permanecido até o dia de hoje.

24 Eu, contudo, vos afirmo que haverá mais tolerância para com o povo de Sodoma no dia do julgamento, do que para contigo`.

25 Naquela ocasião, em resposta, Yeshua proclamou: ´Favors te dou, ó Pai, Adon dos céus e da terra, pois escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos.

26 Amém, ó Pai, pois assim foi do teu agrado!

27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai; e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho, e aquele a quem o Filho o desejar revelar.

28 Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso.

29 Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas.

30 Pois meu jugo é bom e minha carga é leve`.

Leitura diária de segunda à quinta

Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada. 


Atividades 


Questionamentos Específicos


01º)
 Faça uma discertação resumindo toda a parashah e destaque pontos relevantes para os dias de hoje.



Questionamentos gerais


1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?

2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?

3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?

4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)