DESCORTINANDO O PASSADO E VOLTANDO AO “CAMINHO” 


Nº 10 - A estrada de Damasco: 

O Caminho da Sabedoria

Na estrada de Dameshek/Damasco foi onde houve o registro escritural de uma das mais profundas ações realizadas pelo nosso Rabi Yahushua. Foi lá, que ele estabeleceu uma missão muito importante que afetaria as nações além das fronteiras de Yisrael/Israel (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 9:1-33).

Paulo, na verdade, é o nome dado no meio cristão, pois nos círculos judaicos sempre foi conhecido como Shaul. Para os Yahudim/Judeus ele não passa de um traidor das leis e costumes de seu povo. Já para os cristãos, segundo se prega, ele se tornou um vigoroso pregador evangelista após ter se desligado do Judaísmo e ter se “convertido ao Cristianismo”. Como Assim? CONVERSÃO !?!

Shaul/Paulo nasceu em Tarso, na Cicília, cidadão romano (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 16:37; 22:25). Tarso não era um lugar insignificante (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 21:39), ao contrário, era um centro de cultura grega. A essência de Shaul/Paulo em nada tinha a ver com Roma, apenas sua origem (seu nascedouro). Ele era um Yahudim/Judeu da diáspora (fruto da dispersão de Yisrael/Israel), logo, um israelita circuncidado da Tribo de Benyamin/Benjamin e membro zeloso do partido dos Prushim/Fariseus (Romiyah/Romanos 11:1; Fylypsiyah/Filipensis 3:5; Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 23:6).

Não se sabe ao certo com quantos anos Shaul/Paulo saiu de Tarso, apenas que ele foi educado em Yahrushalayim/Jerusalém (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 26:1-5; 22:3), sob o ensino do renomado doutor da lei, Gamaliel, neto de Hillel. Ele conhecia profundamente a cultura grega e também falava o aramaico. Era herdeiro da radição dos Prushim/Fariseus (farisaísmo), estrito observador da Lei e mais avançado no judaísmo do que seus contemporâneos (Galutyah/Gálatas 1:14; Fylypsiyah/Filipensis 3:5-6). Considerando todos estes aspectos, provavelmente, sua família possuía alguns recursos e desfrutava de posição proeminente na sociedade.

Segundo o Cristianismo, Shaul/Paulo passou a denominar a Lei de Moisés de "maldição ou abominação", surgindo a partir de então o antinomianismo paulino ou cristão; que é a rejeição total dos costumes e da lei de Moisés. Segundo esta doutrina o “Crente” passa a viver somente pela "graça" e não mais pela Lei/Torah dada a Yisrael/Israel, a qual, supostamente, fora "abolida na cruz". SERÁ??? Vejamos:

A MISSÃO DE ANTES:

“E Shaul/Paulo, ainda respirando ameaças e mortes contra os talmidim/discípulos de Yeshua/Salvador, dirigiu-se ao Kohen HaGadol/Sumo Sacerdote. E desejou deles cartas para as sinagogas de Dameshek/Damasco, no intuito de que se encontrasse alguns daquele Caminho (“Os do Caminho”), quer homens, quer mulheres, e ele pudesse trazê-los presos a Yahrushalyim/Jerusalém.” (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 9:1-2)

A MISSÃO DE AGORA:

“Mas o Soberano Yahweh disse-lhe, Levanta-te e vai, porquanto ele é para Mim um vaso escolhido. Para levar o Meu Nome perante as nações e os melechim/reis, e os filhos de Yisrael/Israel. Pois Eu lhe mostrarei quão grandes coisas deve sofrer pelo Meu Nome.” (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 9:1-2)

É inequívoca a distorção feita sobre a personificação da missão de Shaul/Paulo. Aliás, está selado dentro um mistério pelo qual poucos tem acessado. Shaul/Paulo, na verdade (e não exclusivamente ele), encabeçaria a jornada da benção escatológica a Yahusef/José para Yisrael/Israel. Vejamos:



O INCÓLUME objetivo da Redenção (Benevolência) de nosso Mashiach/Messias estava centrado nesta palavra:

"Não penseis que Eu vim enfraquecer, ou destruir a Torah/Lei, ou os Neviim/Profetas. Eu não vim para enfraquecer, ou destruir, mas para lhes revelar a Torah/Lei completamente em sua plenitude pretendida. Porque verdadeiramente vos digo: Até que o presente shamayim/céus e a eretz/terra passem, nem um yud (‘), ou sequer um nekudah/ponto de modo algum passará da Torah/Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, portanto, que quebrar, ou enfraquecer o menor dos mitzvot/mandamentos da Torah/Lei, e ensinar assim aos homens, este será chamado o menor no malchut hashamayim/reino dos céus, mas aquele que os cumprir e ensinar os mitzvot/mandamentos, o mesmo será chamado grande no malchut hashamayim/reino dos céus. Porque Eu vos digo: se vossa tzedakah/oferta de justiça ajuda não for superior a tzedakah/oferta de justiça dos Sofrim/Escribas e Prushim/Fariseus, de modo algum entrareis no malchut hashamayim/reino dos céus.” (Matityahu/Mateus 5:17-20)

Shaul/Paulo, portanto, não podia jamais ir contrariamente a tão magnifica e clara obra. Como isso seria possível? ANALISE!!! Observe como ele reconhece os mais destacados discípulos de Yahushua e como recebeu anuiu a incumbência dos mesmos:

"E quando Yaakov/Tiago, Kefa/Pedro e Yachonan/João, que pareciam ser os pilares, perceberam o favor imerecido que me fora dado, eles conferiram a mim e a Bar-Nava/Barnabé, que ficássemos à mão direita da chavurah/comunhão, para que nós fôssemos para as nações, e eles para os da brit-milah/circuncisão". (Galutyah/Gálatas 2:9)

É do “saber notório” que a comunidade dos Netzrarim/Nazarenos (“os do Caminho”) tinham a percepção completa do trabalho que estava acontecendo e como estava sendo realizada o desenvolvimento da Besorah/Boas Novas da Torah/Lei. Isto é, qual era o resultado de sua mensagem. Vejamos:

“E quando chegamos em Yahrushalayim/Jerusalém, os irmãos Yisraelitas/Israelitas nos receberam com simcha/alegria. E no dia seguinte, Shaul/Paulo foi conosco encontrar-se com Yaakov/Tiago, e com todos os zechanim/anciãos que estavam presentes. E quando ele os saudou, lhes declarou particularmente aquelas coisas que Yahweh tinha feito entre as nações por seu serviço. E eles ao ouvirem isto, deram tehilah/louvor a Yahweh, e disseram-lhe: Vê tu irmão: quantas dezenas de milhares há que creram entre os Yahudim/Judeus, e são todos eles zelosos da Torah/Lei.” (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 21:17-20)

Como dar cabo de um entendimento diferente das escrituras que acabamos de ler a respeito de Shaul/Paulo? O que existia era algo que estava além da compreensão de alguns da época (de maneira proposital), ao longo dos séculos, até nossos dias. Kefa/Pedro dá luz a essa percepção:

“E considerai a longa paciência do nosso Soberano associado a salvação, como nosso achuv/irmão chegado, Shaul/Paulo, segundo a chochmah/sabedoria que lhe foi dada, também vos escreveu; Como também em todas as suas cartas, falando delas acerca destas coisas, de modo que algumas explicações são difíceis de compreensão, que os não instruídos e instáveis torcem, enquanto também assim o fazem às outras Kitvay

Hakadosh/Escrituras Separadas, para a própria destruição deles. Vós achuvim/irmãos chegados, percebendo que sabeis destas coisas de antemão, tendo cuidado para não serdes também conduzidos à decepção de viverdes Sem-Torah/Lei, e decaindo da vossa firmeza. Mas antes, crescei no favor, e no da’at/conhecimento do nosso Soberano e Salvador Yahushua HaMashiach/O Enviado...” (Kefa Bet/II Pedro 3:15-18)

Portanto, a de se questionar: Qual a diferença entre a Sabedoria dos Discípulos e Shaul/Paulo? NENHUMA EM SI, APENAS NA FORMA QUE FOI IMPOSTA (CEDIDA). Veja:

“E Ele disse-lhes: Estas são as palavras que vos falei enquanto Eu ainda estava convosco, a fim de que todas as coisas se cumprissem, que foram escritas na Torah/Lei de Mosheh/Moisés, nos Neviim/Profetas e nos Tehilim/Salmos, referentes a Mim. Então Ele lhes abriu a binah/mente (entendimento) para que pudessem compreender as Kitvay Hakadosh/Escrituras Separadas. (Luka/Lucas 24:44-45)

“Mas eu vos certifico, meus irmãos Yisraelitas/Israelitas, que a Besorah/Boas Novas, que por mim foi proclamada, não foi recebida de homem. Porque não a recebi de homem, nem foi ensinada por homem, mas pela revelação de Yahushua HaMashiach/O Messias (O Enviado).” (Galutyah/Gálatas 1:11-12)

Foram 13 cartas (livros) escritas por Shaul/Paulo e que compõem a Brit Chadasha/Aliança Renovada que conhecemos usualmente. A saber: Romiyah/Romanos; Qorintyah Alef/I Coríntios; Qorintyah Bet/II Coríntios; Galutyah/Gálatas;

Efsiyah/Efésios; Fylypsiyah/Filipenses; Kolesayah/Colossenses; Teslonikyah Alef/I Tessalonicenses; Teslonikyah Bet/II Tessalonicenses; Timoteous Alef/I Timóteo; Timoteous Bet/II Timóteo; Teitus/Tito; Fileymom/Filemom; Ivrim/Hebreus (Considerada por mil anos – até o Séc. XVI). 

Basicamente, sua missão se desenvolveu em três etapas (Figura 1). Segundo Eusébio de Cesaréia – Séc. IV (considerado “pai da história da igreja católica” – fez os primeiros relatos do cristianismo primitivo), Shaul/Paulo morreu decapitado durante o reino do imperador romano Nero, em 64 D.C., quando Roma foi devastada por um incêndio, ou alguns anos depois em 67 D.C. De lá pra cá, suas manifestações de sabedoria dada por Yahweh ecoam pela humanidade até os nossos dias.

Basicamente, sua missão se desenvolveu em três etapas (Figura abaixo). Segundo Eusébio de Cesaréia – Séc. IV (considerado “pai da história da igreja católica” – fez os primeiros relatos do cristianismo primitivo), Shaul/Paulo morreu decapitado durante o reino do imperador romano Nero, em 64 D.C., quando Roma foi devastada por um incêndio, ou alguns anos depois em 67 D.C. De lá pra cá, suas manifestações de sabedoria dada por Yahweh ecoam pela humanidade até os nossos dias.



Se nos atermos ao caminho de Shaul/Paulo e toda sua jornada pelo mundo geográfico daquele tempo, veremos que sua obra inteira estava ratificada e impelida em estabelecer seguidores de seu Rabi/Mestre Yahushua. Tal feita, jamais poderia destinar uma programação salvadora baseada na quebra daquilo que representa a Torah/Lei para Yisrael/Israel, com risco de acusação e sentença prováveis, no seu propósito primordial. Quais?

“Aquele que diz: Eu O conheço, e não guarda os Seus Mitzvot/Mandamentos, é um mentiroso, e a emet/verdade não está nele.” (Yochanan Alef/I João 2:4)

“Todo aquele que comete pecado, viola a Torah/Lei, porque o pecado é transgressão contra a Torah/Lei.” (Yochanan Alef/I João 3:4)

“Porque este é o ahava/amor de Yahweh, que guardemos os Seus mitzvot/mandamentos, pois Seus mitzvot/mandamentos não são pesados e nem difíceis.” (Yochanan Alef/I João 5:3)

Resumidamente, a radiografia mais simplória e mínima - coletada das Kitvay Hakadosh/Escrituras Separadas - que poderíamos fazer a respeito de Shaul/Paulo é:

1 - Durante sua infância e juventude estudou numa Yeshivah Prushim/Escola Farisaica de Gamaliel. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 22:3; 23:6)
2 - Converteu-se à Yeshivah Netzarim/Escola dos Nazarenos (“Os do Caminho). (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 24:5)
3 - Sua missão dada por Yahushua era tríplice. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 9:15)
4 - Frequentava Sinagogas e não “Igrejas”. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 13:5; 17:1)
5 - Guardava a Torah/Lei. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 21:18-24)
6 - Fazia circuncisão. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 16:1-3)
7 - Observava o Shabat. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 13:44; 15:21; 17:2)
8 - Guardou Moadim/Nomeações Chag Matzot/Festival dos Pães Ázimos (sem fermento). (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 20:6)
9 - Guardou Moadim/Nomeações Chag Shavuot/Festival das Semanas ("Pentecostes"). (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 20:16)
10 - Fazia as leituras das lições da Torah/Lei e dos Neviim/Profetas. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 13:15,42; 17:3)
11 - Acreditava em tudo que estava escrito na Lei nos Profetas. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 24:14)
12 - Tirava seus ensinos da Torah/Lei. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 13:15; 24:14; 28:23)
13 - Segundo ele mesmo, jamais violou a Torah/Lei. (Maaseh Shlichim/Atos dos Apóstolos 28:17)

Assim, podemos testemunhar segundo seus escritos

"Porque a Torah/Lei é kadosh/Separada (pura), o mitzvah/mandamento kadosh/separado (puro), tzadki/justo e tov/bom". (Romiyah/Romanos 7:12)

“Que vantagem então tem o Yahudi/Judeu? Ou que utilidade há na brit-milah/circuncisão? Muitas, em todos os sentidos! Primeiramente porque eles foram os primeiros a lhe s serem confiados os oráculos de Yahweh e os primeiros que creram na Sua palavra.” (Romiyah/Romanos 3:1)

“Eu digo a emet/verdade no Mashiach/Messias (Enviado), não minto, a minha consciência também testemunhando comigo no Ruach Hakadosh/Espírito Separado (Puro). De que tenho grande tristeza e continua dor no meu lev/coração. Pois se fosse possível, eu mesmo desejaria ser banido do Mashiach/Messias (Enviado), por ahava/amor aos meus irmãos Yisraelitas/Israelitas, meus parentes segundo a carne. Que são Yisraelitas/Israelitas, aos quais pertence a adoção, a tifiret/beleza (esplendor), as alianças, a promulgação da Torah/Lei, a adoração e as promessas. Deles são os ahvot/pais, dos quais o Mashiach/Messias (Enviado) veio em carne, que é Elohim sobre todos, Yahweh, O Bendito le-olam-va-ed! (para sempre!). Não cogitemos como se a palavra de Yahweh tenha falhado em Yisrael/Israel. Porque nem todos ainda são de Yisrael/Israel, dentre os que são de Yisrael/Israel. Nem por serem eles a zera/semente de Avraham/Abraão, são todos B’nei Yisrael/Filhos de Israel, mas em Yitzchak/Isaque será chamada a tua zera/semente.” (Romiyah/Romanos 9:1-7)

Belém-PA, 21/12/2019.

Estudo>Série Teshuvah (Retorno)

Documento Elaborado por Avner e Shaul, B’nei Ysrael.

Material de Apoio (Fontes Primárias):
A Restauração das Escrituras: Ed. Verdadeiro Nome. 4Ed. Corrigida e Atualizada (2009). Rabbi Moshe Yoseph Koniuchowsky

Primeiros estudos no Tanach: Paulo de Tarso – O Judeu (Uriel Ben Levi) – Material apostilado para iniciantes a fé israelita nazarena.

EstiloAdoração: A História do Apóstolo Paulo: quem foi Paulo de Tarso (Daniel Conegero) (https://estiloadoracao.com/historia-do-apostolo-paulo/ - 18/12/19).



compartilhe

“Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos.” 



Jó 42:5