1º) Rabino Moshe Alschech (1508-1600): "Nossos sábios Rabinos com uma só voz aceitam e afirmam em comum opinião que o profeta discursa sobre o Messias (em Isaias 53), e nós devemos aderir ao mesmo ponto de vista."
2º) Rabino Yafet Ben Ali (segunda metade do Século X): (Sobre Isaias 53) "Quanto a mim, eu vou considerá-lo como aludindo ao Messias."
3º) Abraham Farissol (1451 - 1526) diz: "Neste capítulo (Sobre Isaias 53) parece haver umas semelhanças e umas alusões consideráveis ao ministério do Messias e aos eventos que são aplicados para ter acontecido com ele, de modo que nenhuma outra profecia se encontra, que se lhe aplique tão bem, como tal, esse capítulo deve ser-lhe encarado como respeitante a ele."
Targum Yonathan (Século IV) dá a introdução em Isaías 52:13: "Eis, meu servo o Messias…"
4º) Gersonides (1288-1344): Em Deuteronômio 18:18: "De facto o Messias é tal profeta, pois se indica no Midrash no verso, "Eis, meu Servo…(Isa. 52:13)."
Midrash Tanchuma: "Foi exaltado acima de Abraham [Abraão], exaltado acima de Moshé [Moisés], e ainda mais exaltado do que os Arcanjos (Isaías 52: 13)”. Yalkut Shimoni (atribuído ao Rabbi Simeon Kara, do século XII): "Em Zacarias 4:7: (O rei Messias) é maior que os patriarcas, porque é dito, "Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. (Isaías 52:13)."
5º) Maimónides (1135-1204) escreveu ao Rabbi Jacob Alfajumi: "Do mesmo modo está em Isaías que (Messias) apareceria sem reconhecer um pai ou uma mãe": Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; (Isaías 53: 2)."
6º) Tanchuma: O Rabino Nachman diz: A Palavra HOMEM na passagem, um homem que seja cabeça da casa de seu pai. (Números 1:4), alude ao Messias, o filho de David, porque está escrito, "Eis o homem cujo nome é Tzemach (renovo)". Onde no Targun Yonathan interpreta, "Eis o homem, o Messias" (Zacarias. 6:12); e assim é dito: homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum (Isa.53:3)."
Talmud Sanhedrin (98b): "Messias… qual é seu nome? Os Rabinos dizem, "leproso"; aquele da casa de estudo. (Rabino Yehuda Hanassi, o autor do Mishná, 135-200): seus alunos disseram o nome do Messias é "Cholaja" (o enfermo), porque diz; "certamente carregou nossas enfermidades..." (Isaías 53:4). "
Pesiqta Rabbati (ca.845) sobre Isaías 61:10: Os "mundo dos Patriarcas", um dia no mês de Nisan, levantar-se-ão e dirão (ao Messias): 'Efraim, nosso Justo Ungido, embora nós sejamos seus avós, contudo você é maior do que nós, porque você carregou os pecados de nossos filhos, porque diz: 'Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de D’us, e oprimido' 'Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados' (Isaías 53:4-5).
7º) Rabino Shmeon Ben Yochai (2° Século), Zohar. parte II página 212a e III página 218a, Amsterdã Ed.): "Há no jardim de Éden um palácio chamado: 'O palácio dos filhos da enfermidade, este é palácio que o Messias entra, e chama sobre si cada doença, cada dor, e cada castigo de Israel: então todos vêm e caem sobre Ele. E assim tirou o peso de Israel, e os levou sobre si mesmo. Não havia nenhum homem capaz de carregar a punição de Israel por causa da transgressão da lei; este é aquele do que é escrito, Verdadeiramente ele tomou sobre si (Isaías 53:4). - Enquanto lhe dizem (o Messias) da miséria de Israel em seu cativeiro, e daqueles infiéis entre eles que não atenderam em conhecer seu Senhor, Ele (o Senhor deles o Messias) levanta sua voz e chora para pelas iniquidades e infidelidades deles; e assim escreve-se, "ele foi ferido por causa de nossas transgressões" (Isaías 53:5).
Midrash (em Ruth 2.14): É discurso do rei Messias – 'venha em direção', isto é próximo ao trono; "coma do pão", isto é o pão do Reino. 'Isto alude a (pão da) aflição, enquanto é dito, "mas foi ferido por causa de nossas transgressões, afligido por causa nossos iniquidades" (Isaías 53:5).
8º) Disse o Rabino Elias de Vidas (Século XVI): "O significado de 'foi ferido por causa de nossas transgressões, afligido por causa de nossas iniquidades' é, desde que o Messias carrega nossas iniquidades que produzem suas aflições, consequentemente aqueles que não admitem que o Messias sofra por nossas iniquidades, então devem eles mesmos sofrer pelas deles."
9º) Siphre: Rabino Yosef Galileu: "vem aprender os méritos do Rei Messias e a recompensa do justo - Considere quantas mortes levou sobre si, de sua própria geração, e sobre daquelas que os seguiram, até o fim de todas as gerações. Qual atributo é maior, o atributo da bondade, ou o atributo da vingança? "- Respondeu, "o atributo da bondade é maior, e o atributo da vingança é menor. Quanto mais então, o Rei Messias, que resiste as aflições e as dores por causa de nossas transgressões (pois se escreve, 'foi ferido...), justificam todas as gerações. Este é o significado da palavra, mas Adonai fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. (Isaías 53:6)."
10º) O Rabino Eleazer Kalir (Século IX) escreveu a seguinte oração de Musaf* (do sidur): "Nosso Messias o justo partiu de nós. O Horror apreendeu-nos e nós não temos ninguém para justificar-nos. Carregou nossas transgressões e culpa de nossas iniquidades, e foi ferido por causa de nossas transgressões. Suportou nossos pecados em cima de seus ombros
para que nós possamos encontrar o perdão para nossas iniquidades. Nós seremos curados por suas feridas, quando o ETERNO o recriar em uma nova criatura. E trazê-lo ao círculo da terra, levantá-lo de Seir, para que nós possamos o ouvir pela segunda vez."
* Musaf: são as orações de acréscimos no sidur, o livro de orações e louvores judaicos usados nas sinagogas.
* Seir – refere-se ao lugar onde Esaú foi. Esaú (que é chamado também de Edom) na literatura Talmúdica alude ao cristianismo.)
11º) Rabino Moshé, "o Pregador" (século XI) escreveu NO seu comentário sobre Génesis (página 660): No princípio D-us fez uma aliança com o Messias e disse ao Messias: 'meu Messias o Justo, aqueles que confiarem em você seus pecados, trarão sobre você um fardo muito pesado pra você suportar, e Ele (o Messias) respondeu: 'eu aceito contente todas estas agonias de modo que nenhum só de Israel seja perdido. 'Imediatamente, o Messias aceitou todas as agonias com amor, como se escreve: 'foi oprimido e aflito'.
Pesiqta (sobre Isaías 61:10): "Grandes opressões foram colocadas em cima de ti, como diz: Pela opressão e pelo juízo foi levado e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
(Isaías 53 como ele dizem: mas Adonai fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.'(Isaías53: 6). "
Hinei Tzemach Shmô: "Eis que se chamará Renovo"
12º) Talmud Brachot Cap. 2 Halachá 4 No Midrash Mishlei, o Rabino Huna fala dos "sete" nomes do Messias, tirado também de Isaias 9:5
13º) Rebbe Rabi Menachem Mendel Schneerson "É preciso lhes dizer que a verdadeira e perfeita Redenção depende inteiramente de nós; pois se nós, judeus, voltarmos a Elohim com um sincero arrependimento, seremos imediatamente redimidos pelo nosso justo Mashiach (Messias)."
Acreditamos que muitos Judeus ou prosélitos, que negam esse texto messiânico, e que gostam de citar tanto nossos sábios, fiquem com certa dificuldade pra entender a clara conclusão de tais opiniões e citações históricas, derrubando essa afirmativa cultural que vem como pano de fundo pra esconder o principal motivo deste negacionismo: O TEXTO APONTA COM MUITA SIMILARIDADE PARA YESHUA COMO MESSIAS DE ISRAEL.
Esperamos sinceramente que se você que está lendo esse texto até este momento, convide este Messias Vivo, para de forma íntima habitar contigo até sua volta.
O Messias sofredor voltará, não mais como um sofredor, mas como um Juiz pleno de sentenças !!
Shalom
Fonte: emunah-fe-dos-santos.weebly.com