Vaetchanan é a 45ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 2ª no Livro de Devarim (Palavras [Deuteronomio]).Na porção da Torah de Devarim - (Deuteronômio) 3:23-7:11 , teremos os seguintes Subtítulos:
Ultimas instruções de Mosheh (3:23)
A infidelidade de Fegor e a verdadeira sabedoria (4:1)
A revelação do Horeb e suas exigências (4:9)
Perspectivas de castigo e conversão (4:21)
Grandeza da escolha divina (4:32)
As cidades de refúgio (4:41)
SEGUNDO DISCURSO DE MOISÉS (4:44)
Os Dez mandamentos (5:1)
Mediação de Moisés (5:23)
O amor de YHWH, essência da Torá (5:32)
Apelo à fidelidade (6:14)
Israel é um povo separado (7:1)
A eleição e o favor divino (7:7)
Porções contendo parte da Torah:
Profetas – Yeshayahu (Isaias) 40:1-26
Escritos Netzarim - Yochanan Mosheh (Marcos) 12:28-34
PRIMEIRA
Ultimas instruções de Mosheh
3:23 Roguei então a YHWH: 24‘Ó Eterno Elohim meu, Soberano Amo! Começaste a mostrar a teu servo tua grandeza e o poder da tua mão, pois que força divina há nos shamayim(céus) ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus sinais prodigiosos? 25Permite-me atravessar, eu te suplico, e ver a boa terra que se encontra do outro lado do Yardem(Jordão), a esplêndida região montanhosa e o Líbano!’ 26Contudo, por vossa causa, YHWH irritou-se contra mim e não quis atender às minhas súplicas; YHWH respondeu-me apenas: ‘Basta! Não me fales mais nada a esse respeito! 27Sobe, pois, ao ponto mais alto das colinas de Pisga e observa a paisagem que se avista ao norte, para o sul, a leste e para o oeste. Vê a terra com os teus próprios olhos, porquanto não vais atravessar este Yardem! 28Passa tuas ordens a Yehoshua(Josué). Encoraja-o e fortifica-o, pois é ele quem vai atravessar à frente deste povo, fazendo-o tomar posse da terra que estás contemplando!’ 29Então ficamos acampados no vale, diante de Bete-Peor.
A infidelidade de Fegor e a verdadeira sabedoria
4:1Mais tarde Mosheh falou ao povo de Israel: “Agora, portanto, ó Israel, ouvi as leis e as instruções que eu hoje vos ensino a praticar, a fim de que vivais e entreis para possuir a terra que YHWH, Elohim dos vossos antepassados, vos dá. 2Nada acrescentareis ao que eu passo a vos ordenar, e nada tirareis também: observareis os mandamentos de YHWH vosso Elohim que vos ordeno. 3Vossos olhos foram testemunhas do que YHWH realizou em Baal-Peor. O Soberano, o vosso Elohim, exterminou da vossa comunidade todos os que preferiram seguir a Baal-Peor; 4quanto, a vós, entretanto, permanecestes apegados a YHWH vosso Elohim, e, por esse motivo, estais todos vivos até hoje.
SEGUNDA
5Eis que vos ensinei todos os estatutos e normas, conforme YHWH meu Elohim me ordenara, para que os coloqueis em prática na terra em que estais entrando, com o objetivo de tomardes posse dela. 6Sendo assim, cuidai de obedecer a eles e praticá-los, pois dessa maneira todos os demais povos observarão a sabedoria e o correto juízo que tendes. Ao ouvir todos esses decretos, os povos dirão: ‘Em verdade esta grande nação é constituída de um povo sábio e inteligente!’ 7Pois, que grande nação tem um Elohim tão próximo e pessoal como YHWH, nosso Elohim, sempre que o invocamos? 8E qual a grande nação que tem leis e preceitos tão justos como esta Torá, Lei que eu vos estou apresentando neste dia?
A revelação do Horeb e suas exigências
9Tão somente guarda-te a ti mesmo e cuida bem da tua própria alma, a fim de que jamais te esqueças dos muitos sinais que os teus olhos contemplaram, e para que tais vivas recordações nunca se apartem do teu coração, em nenhum dia da tua vida. Ensina-as com dedicação aos teus filhos e aos teus netos. 10No dia em que estavas diante de YHWH, teu Elohim, no Horebe, quando YHWH me ordenou: ‘Reúne-me o povo, para que Eu os faça ouvir a minha Palavra, a fim de que aprendam a respeitar-me com amor reverente por todo o tempo em que viverem sobre a face da terra, e assim ensinem a vossos filhos!’ 11Vós vos aproximastes, postando-vos ao pé do monte. Toda a montanha ardia em chamas que subiam até o céu, e estava envolvida por uma nuvem escura e densa. 12Então, de repente, YHWH falou a todos vós do meio das chamas. Ouvíeis claramente o som das palavras, mas não pudestes ver ninguém, nenhum ser tomou forma: nada, além de uma voz poderosa! 13Ele vos revelou então a Aliança que vos ordenara obedecer, as Dez Palavras, escrevendo-os sobre duas tábuas de pedra. 14Nessa mesma época YHWH mandou-me ensinar-vos juízos e decretos, para que os cumprais na terra à qual estais entrando para herdá-la.
15Ficai, portanto, muito atentos a vós mesmos! Uma vez que nenhuma forma vistes no dia em que YHWH vos falou no monte Horebe, do meio do fogo, 16não vos permitais corromper, fazendo para vós uma imagem esculpida em forma de ídolo: uma figura de ser humano, homem ou mulher, 17figura de qualquer animal em toda a terra, de qualquer ave que percorre os shamayim, 18de qualquer criatura que se move rente ao solo, ou figura de qualquer animal que vive nas águas debaixo da terra. 19Tudo isso para que, ao levantardes vossos olhos em direção ao céu e observardes o sol, a lua, as estrelas e todos os demais corpos celestes, não vos deixeis seduzir por esses astros para adorá-los e a eles servir! Porquanto, são apenas coisas que YHWH, vosso Elohim, distribuiu entre todos os povos que vivem debaixo do céu. 20Contudo, quanto a vós, YHWH vos tomou e tirou do meio da fornalha de fundir ferro, do Egito, a fim de que sejais o povo da herança de YHWH, como hoje se observa claramente!
Perspectivas de castigo e conversão
21Por vossa causa YHWH irou-se contra mim, jurando que eu também não atravessaria o Yardem e não entraria na boa terra que YHWH, vosso Elohim, está vos propiciando como herança! 22Eis que eu vou morrer deste lado da terra, sem atravessar o Yardem. Vós, porém, atravessareis e tomareis posse daquela boa terra. 23Entretanto, ficai atentos a vós mesmos, para não vos esquecerdes da Aliança que YHWH vosso Elohim estabeleceu convosco, e não fazerdes qualquer tipo de ídolo, imagem pintada, forjada ou esculpida que YHWH, vosso Elohim, vos proibiu, 24pois YHWH, o teu Amo, o Eterno, é Elohim zeloso; é fogo consumidor!
25Assim, mesmo depois que tiverdes vivido muitos anos na terra de Canaã, quando fordes idosos e tiverdes muitos filhos e netos, e vos corromperdes, agindo de forma contrária às ordens de YHWH, fazendo ídolos de qualquer tipo e praticando o que é mau diante dos olhos de YHWH, teu Elohim, de modo a provocar a sua ira, 26invoco, a partir deste momento, o céu e a terra como testemunhas contra vós; porquanto havereis de ser depressa e completamente eliminados da face da terra da qual ides tomar posse em breve, ao atravessardes o Yardem. Não prolongareis vossos dias sobre a nova terra, pois sereis totalmente aniquilados! 27YHWH vos dispersará entre todos os povos e restará de vós apenas um pequeno número de pessoas, no meio das muitas e grandes nações para onde YHWH vos tiver conduzido. 28Lá servireis a elohim feitos por mãos humanas, de madeira e de pedra, que não têm qualquer capacidade, não podem ver ou ouvir, comer ou sentir os aromas.
29De lá, então, vais procurar YHWH, teu Elohim, e o encontrarás, se o buscares com todo o teu coração e com toda a tua alma. 30Assim, quando estiveres sofrendo e todas as aflições caírem sobre ti, então, no futuro, ao final dos tempos, voltarás para YHWH, o teu Elohim, e obedecerás à sua Palavra. 31Pois, YHWH, teu Amo, é Elohim benevolente; Ele não te abandonará, nem te destruirá, nem desprezará a Aliança que com juramento firmou com os teus pais.
Grandeza da escolha divina
32Questiona, pois, os tempos passados, que te precederam, ó Israel, desde o dia em que Elohim criou o ser humano sobre a terra: de um lado ao outro do céu, se já aconteceu algo tão grandioso ou já se ouviu algo semelhante? 33Existe um povo que tenha ouvido a voz do Elohim vivo falando do meio do fogo, como tu ouviste, e que tenha permanecido vivo?34Ou um Elohim que tenha vindo para tomar para si uma nação do meio de outra nação, com provas, sinais, prodígios, obras maravilhosas e grandes batalhas, com mão poderosa e braço forte, com feitos temíveis e magníficos, conforme tudo o que YHWH o Soberano Elohim realizou no Egito, em vosso favor, diante dos vossos olhos? 35Foi a ti Israel que Ele mostrou tudo isso, para que soubesses que YHWH é Elohim, o Único. E além dele não existe nenhum outro! 36Do céu Ele fez que ouvisses sua voz, para te disciplinar. Na terra Ele te levou a contemplar seu grande poder nas chamas, e ouviste claramente suas palavras vindas do meio do fogo. 37E porque Ele muito amou a teus pais, e depois deles escolheu sua descendência, Ele próprio te fez sair do Egito por meio de sua excelsa presença e de seu magnífico poder; 38expulsou nações maiores e mais fortes de diante de ti, com o propósito de fazer-te entrar e tomar posse, como herança, da terra que fora delas, como hoje se verifica. 39Portanto, reconhece neste dia e reflete em teu coração: YHWH é o Único Elohim, tanto nos mais altos shamayim, como cá embaixo, na terra. Não há nenhum outro!40Obedece, pois, a seus preceitos e mandamentos que eu hoje te ordeno, a fim de que tudo corra bem a ti e a teus filhos muito depois de ti, e para que prolongues teus dias sobre a terra que o Eterno, teu Elohim, te concede para todo o sempre!’
TERCEIRA
41E Mosheh separou três cidades no outro lado do Yardem, na parte leste,
As cidades de refúgio
42para onde poderia fugir e se abrigar quem houvesse matado uma pessoa por acidente, sem querer ou intenção deliberada de matar. Nesse caso, o homicida perseguido poderia salvar a própria vida, refugiando-se em uma daquelas cidades. 43Sendo assim, as cidades escolhidas foram: Bezer, no planalto do deserto, destinada à tribo de Rúben; a cidade de Ramote, para a tribo de Gade; e Gola, em Basã, para a tribo de Manassés.
SEGUNDO DISCURSO DE MOISÉS
44Esta, portanto, é a Torá, a Lei que Mosheh apresentou a todos os filhos de Israel. 45Estes são os mandamentos, preceitos, doutrinas e ordens que Mosheh transmitiu como leis para os israelitas, quando saíram do Egito. 46Estavam, pois, do outro lado do Yardem, no vale fronteiro a Bete-Peor, na terra de Seom, rei dos amorreus, que habitava em Heshbón, Hesbom, a quem Mosheh e os filhos de Israel derrotaram quando deixaram o Egito. 47Eles tomaram posse da terra dele e também conquistaram as terras de Ogue, rei de Basã, os dois reis amorreus que habitavam a leste do Yardem. 48Essas terras estendiam-se desde Aroer, na margem do ribeiro do Arnom, até o monte Sión, isto é, o Hermom, 49e incluía toda a região da planície, a Arabá, no lado oriental do Yardem, até o mar Morto, abaixo das vertentes da colina, as encostas do monte Pisga, no leste.
QUARTA
Os Dez mandamentos
5:1 Então Mosheh mandou que todo o povo de Israel se reunisse e proclamou: “Ouve, ó Israel, os decretos e as leis que hoje comunico aos vossos ouvidos. Vós os aprendereis e buscareis aplicá-los à vida prática diária. 2YHWH, nosso Elohim, estabeleceu conosco uma Aliança no monte Horebe. 3Não foi com nossos pais que YHWH fez essa Aliança, mas sim conosco, com todas as pessoas que neste dia estão presentes a essa assembleia, todos vivos aqui. 4YHWH falou convosco face a face, sua voz se projetou do meio das chamas, no monte. 5Naquela época eu fui colocado entre YHWH e vós, a fim de vos anunciar a Palavra de YHWH, pois ficastes com medo do fogo e não subistes à montanha. Foi quando Ele nos disse: 6‘Eu Sou YHWH, teu Elohim, aquele que te libertou e fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão! 7Não terás outros elohim diante de mim. 8Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem, de nada que se assemelhe ao que existe lá em cima, no céu, ou cá embaixo, na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. 9Não te prostrarás diante desses elohim tampouco lhes prestarás qualquer tipo de culto, porquanto Eu, o Eterno, sou Elohim zeloso, que castigo os filhos pelo pecado de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, 10contudo dedico amor misericordioso até a milésima geração para com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos. 11Não tomarás em vão o Nome de YHWH, teu Elohim, pois YHWH não deixará impune aquele que usar seu Nome sem o devido respeito.
12Guardarás o dia do Shabat, a fim de separá-lo, conforme YHWH, o teu Elohim, te ordenou. 13Trabalharás seis dias e neles cumprirás todos os teus afazeres; 14o sétimo dia, porém, é um Shabat, de YHWH, teu Elohim. Nesse dia não farás obra ou trabalho algum, nem tu nem teu filho ou filha, nem o teu servo ou serva, nem o teu boi, teu jumento ou qualquer dos teus animais, nem o estrangeiro que estiver vivendo em tua propriedade, para que o teu servo e a tua serva descansem como tu. 15Recorda que foste escravo na terra do Egito, e que YHWH, teu Elohim, te libertou e tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Eterno, o teu Elohim, te ordenou guardar o dia de Shabat.
16Honra teu pai e tua mãe, conforme te ordenou YHWH, o teu Elohim, a fim de que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que YHWH teu Elohim te concede.
17Não matarás.18Não cometerás adultério.19Não furtarás.20Não darás falso testemunho contra o teu próximo. 21Não cobiçarás a mulher do teu próximo. Não desejarás para ti a casa do teu próximo, nem o seu campo, nem o seu servo ou serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem bem algum que pertença a teu próximo’.
22Estas palavras proclamou YHWH a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão, com alta e poderosa voz, e nada mais acrescentou. Então, tendo-as escrito em duas tábuas de pedra, entregou-as a mim.
Mediação de Moisés
23Contudo, quando ouvistes a voz que vinha do meio das trevas, enquanto a montanha ardia em chamas, vós vos aproximastes de mim com todos os chefes de vossas tribos e demais anciãos e autoridades. 24E suplicastes: ‘Eis que YHWH, nosso Elohim, nos revelou sua beleza e sua grandeza, e nós ouvimos claramente sua voz do meio do fogo. Hoje vimos que Elohim pode falar ao ser humano sem que este deixe de viver. 25E agora, por que iríamos morrer? Estas grandes chamas vão nos devorar! Se continuarmos a ouvir a voz de YHWH, nosso Elohim, nós vamos perecer! 26Em verdade, que homem mortal chegou a ouvir a voz do Elohim vivo falando de dentro do fogo, como nós ouvimos, e sobreviveu? 27Aproxima-te, pois, tu, Mosheh, para ouvir tudo o que YHWH, nosso Elohim, tem a dizer. Tu nos dirás tudo o que o Eterno, Adonay, te comunicar. Nós ouviremos atentamente e obedeceremos!’
28YHWH compreendeu bem o sentido de vossas palavras quando falastes comigo, e me disse: ‘Ouvi perfeitamente as palavras que este povo te dirigiu. Falaram com sabedoria e justiça. 29Como seria bom se eles sempre pensassem dessa maneira, e tivessem um coração disposto para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim, tudo iria bem com eles e com os seus descendentes, para sempre! 30Vai, portanto, e dize-lhes que podem voltar às suas tendas. 31Tu, porém, permanece aqui comigo, para que Eu te diga todos os mandamentos, os decretos e as doutrinas que lhes ensinarás, a fim de que os pratiquem na terra que Eu dou a eles como propriedade!’
O amor de YHWH, essência da Torá
32Sendo, assim, tende todo o zelo para agirdes conforme vos ordenou YHWH, vosso Elohim. Não vos desvieis, nem para a direita, nem para a esquerda. 33Andareis em todo o caminho que YHWH, vosso Elohim, vos orientou para que vivais, sendo, portanto, felizes e prolongando os vossos dias na terra de que haveis de tomar posse.
6: 1Estas são as leis, isto é, os decretos e os mandamentos, que YHWH, o Soberano, teu Elohim, ordenou que eu vos ministrasse, a fim de que os coloqueis em prática na terra na qual estais entrando com o objetivo de tomardes posse dela. 2Sendo assim, tu, teus filhos e teus netos temereis a YHWH, o Soberano vosso Elohim, e obedecereis a todos os seus estatutos e mandamentos, que eu hoje vos ordeno, para que os guardeis durante toda a vossa existência, a fim de que vossos dias sejam felizes e se prolonguem na terra.3Portanto, ó Israel, ouve e cuida de pôr em prática o que será bom para ti e te multiplicará a descendência, conforme te afirmou YHWH, Elohim dos teus pais, ao entregar-te uma terra que produz leite e mel.
QUINTA
4Shemá! Ouve, ó Israel: YHWH, Adonay, é o único Elohim! 5Amarás a YHWH, teu Elohim, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! 7Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. 8Também atarás estas palavras como um sinal na tua mão e em teu braço e as prenderás à tua testa como Tefilin, filactérios. 9Tu escreverás as palavras de YHWH nos umbrais da tua casa, e em teus portões, mezuzotes.
SEXTA
10Quando YHWH, teu Elohim, te fizer entrar à terra que Ele, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria; terra constituída de grandes e boas cidades que tu não construíste, 11com casas repletas de tudo o que há de melhor, de obras e bens que não produziste, com cisternas que não cavaste, com vinhas e oliveiras que não plantaste. Quando, enfim, tudo isso se realizar, e comeres e estiveres saciado, 12fica atento, pois, à tua própria pessoa! Não te esqueças de YHWH, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão! 13É a YHWH, o Soberano, teu Elohim, que deverás amor reverente, temor. A Ele servirás e pelo seu Nome jurarás!
Apelo à fidelidade
14Não seguirás outros Elohim, qualquer um dos povos que estão ao teu redor, 15pois YHWH, o teu Elohim, que habita no meio de ti, é Elohim zeloso; a ira do Eterno, o teu Elohim, se inflamará contra ti, e Ele te exterminará da face da terra.
16Não porás à prova a YHWH, teu Elohim, como o experimentaste em Massá.17Observarás cuidadosamente os mandamentos de YHWH, teu Elohim, bem como os preceitos e decretos que Ele te ordenou. 18Farás o que é justo e bom aos olhos de YHWH, para que tudo te corra bem e venhas a possuir a boa terra que YHWH prometeu a teus pais, 19expulsando da tua frente todos os teus adversários. Assim falouYHWH!
20No futuro, quando teus filhos perguntarem: ‘Qual o significado de todas estas leis, estatutos e doutrinas que o Eterno, o nosso Elohim, vos ordenou?’ 21Responderás a eles: ‘Nós éramos escravos no Egito, mas YHWH nos libertou e nos fez sair do Egito com mão forte! 22 YHWH realizou, diante dos nossos olhos, sinais, obras portentosas e juízos terríveis contra o Egito, contra o Faraó e contra toda a sua casa, 23Quanto a nós, entretanto, fez-nos sair de lá para nos conduzir até aqui e nos conceder em herança a terra que, sob juramento, havia prometido a nossos pais. 24 YHWH ordenou-nos então cumprirmos todas estas ordenanças, amando reverentemente a YHWH nosso Elohim para que tudo nos corra bem, todos os dias; para dar-nos vida, como hoje se pode constatar claramente. 25Esta será a nossa justiça: buscaremos zelosamente colocar em prática todos estes mandamentos diante de YHWH nosso Elohim, tudo conforme Ele nos ordenou!’
SÉTIMA
Israel é um povo separado
7:1Quando YHWH teu Elohim te houver feito entrar na terra prometida para possuí-la, Ele próprio expulsará de diante de ti nações muito mais numerosas do que tu: os hititas, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. São sete nações maiores e mais poderosas que tu; 2e quando YHWH teu Elohim entregá-las a ti, tu as derrotarás e as sacrificarás como anátema. Não estabelecerás com elas qualquer tipo de aliança, nem as tratarás com piedade. 3Não celebrarás matrimônio com qualquer pessoa de lá. Não concederás tua filha a um de seus filhos, nem aceitarás uma de suas filhas como esposa para teu filho; 4pois desse modo o teu filho se afastaria da minha pessoa para servir a outros elohim, e a ira de YHWH se inflamaria contra todos vós e rapidamente vos aniquilaria. 5Eis como deveis tratá-los: demolir seus altares, despedaçar suas estelas, colunas sagradas, cortar seus postes sagrados e queimar suas imagens de ídolos. 6Pois tu és um povo consagrado a YHWH, teu Elohim; foi a ti que YHWH, teu Elohim, escolheu dentre todos os povos sobre a face da terra para seres seu povo querido, seu tesouro pessoal.
A eleição e o favor divino
7YHWH não se afeiçoou a vós nem vos escolheu por serdes mais numerosos que os outros povos; de fato, éreis o menor dentre os povos! 8Mas foi porque YHWH vos amou e por causa do juramento que fez a vossos antepassados. Por esse motivo Ele vos libertou com mão poderosa e vos tirou da terra da escravidão, das garras do Faraó, rei do Egito.
MAFTIR
9Saberás, portanto, que YHWH teu Elohim é o único Elohim fiel, que mantém a Aliança e o amor por mil gerações, em favor daqueles que o amam reverentemente e obedecem a seus mandamentos;
10porém, castiga de uma vez os que o rejeitam. Ele não demora em retribuir pessoalmente àqueles que o desprezam, aniquilando-os para sempre.
11Observa, pois, os mandamentos, os decretos e as doutrinas que eu hoje te ordeno cumprir!
40:1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Elohim,
2falai ao coração de Jerusalém e dizei-lhe em alta voz que a sua missão está completa e que a sua obra se cumpriu, que a sua iniquidade está expiada, que ela recebeu da mão de YHWH retribuição em dobro por todos os seus pecados.
3Há uma voz que clama: “Em meio à terra desértica preparai o caminho para YHWH; na estepe, aplanai uma vereda para o nosso Elohim!
4Seja entulhado todo o vale, todos os montes e colinas sejam aplanados; eis que os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas.
5A Beleza de YHWH, o Soberano, será revelada, e juntos, todos a contemplarão. Porquanto a boca de YHWH o afirmou!”
6Eis outra voz que ordena: “Clama!”, ao que indago: “Que, pois, hei de clamar?” E ouço a resposta: “Toda carne é erva e toda o seu favor como a flor do campo.
7Seca-se a erva e murcha-se a flor, quando o vento de YHWH sopra sobre elas; o povo não passa de relva frágil.
8A relva murcha e as flores caem, mas a Palavra de nosso Elohim permanece eternamente!”
9Tu, que trazes boas novas a Tsión, Sião, suba num alto monte. Tu, que anuncias boas novas a Jerusalém, levanta a tua voz com fortes brados, ergue-a, não tenhas receio e proclama às cidades de Judá: “Eis aqui está o vosso Elohim!”
10YHWH, o Eterno vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A tua paga está guardada com ele, e diante dele segue o teu galardão!
11Como bom pastor ele cuida do seu rebanho. Nos próprios braços ajunta os cordeirinhos e os conduz no colo; guia com todo cuidado as ovelhas que amamentam suas crias.
12Ora, dizei-me: Quem pôde medir a águas na concha da sua mão? Quem conseguiu avaliar a extensão dos shamayim a palmos, medir o pó da terra com o alqueire, ou calcular o peso da terra, ou ainda pesar as montanhas na balança e as colinas nos seus pratos?
13Quem teve acesso a mente do Espírito do Eterno; instruiu-lhe com seus conselhos?
14Quem teve a capacidade de lhe dar lições, ensinamentos e esclarecimentos? Quem o orientou a julgar com justiça? Quem lhe ministrou o conhecimento e lhe indicou o caminho da sabedoria?
15Na verdade todas as nações do mundo são como uma gota d’água num balde, como um grão de poeira na balança; o Eterno carrega as ilhas distantes como se fossem grãos de areia.
16Em toda a região do Líbano, não há animais suficientes para realizar um sacrifício como Elohim merece, nem mesmo árvores suficientes para queimar este holocausto.
17Diante da presença do Eterno todas as nações juntas são como nada; para ele são sem valor e menos que nada.
18Afinal, com quem Elohim pode ser comparado? Com o que ele se parece?
19Ora, ele não é como uma imagem ou escultura feita por um artista, ou uma joia que um artesão funde e o ourives cobre de ouro e para a qual modela correntes de prata?
20Também não se compara com o ídolo do pobre, que não pode comprar ouro ou prata, mas que adquire um pedaço de madeira nobre e procura um hábil marceneiro a fim de produzir uma imagem que não caia e fique firme no seu lugar.
21Porventura não sabeis? Não ouvistes? Não vos foi dito isso desde o princípio? Não entendestes desde a fundação da terra?
22Ele é o que está assentado em seu trono, acima da cúpula da terra, cujos habitantes são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os shamayim como cortina e os desenrola como tenda para nela morar.
40:23 Ele é o que reduz os príncipes a nada e torna inúteis os juízes da terra.
40:24 Mal são plantados e semeados, e mal firmam raízes na terra, ele sopra sobre eles, então secam e a tempestade os leva como se fossem palha.
40:25 Diz o Santíssimo: Com quem me comparareis? Com quem eu me assemelho?
40:26 Levantai os olhos e observai as alturas: Quem criou tudo isso? Foi aquele que coloca em marcha cada estrela do seu incontável exército celestial, e a todas chama pelo nome. O seu poder é incalculável; inextinguível a sua força, e, por isso, nenhum desses corpos celestes deixa de atender prontamente.
12:28 Um dos mestres da lei achegou-se e os ouviu argumentando. Ao constatar como Yeshua lhes houvera respondido esplendidamente, perguntou-lhe: ´De todos os mandamentos, qual é o mais importante?`
29 Esclareceu Yeshua: ´O mais importante de todos os mandamentos é este: ´Ouve, ó Israel, o Adon, o nosso Elohim é o único Adon.
30 Amarás, portanto, YHWH, teu Elohim, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu pensamento e de toda a tua força`.Esta é a principal mitsvá.
31 e a segunda que lhe se assemelha, é: Amarás a teu próximo como a ti mesmo. Outra mitsvá que seja maior do que estas não há.
32 Então o escriba exaltou Yeshua: ´Muito bem, Mestre! Estás absolutamente certo ao afirmares que Elohim é único e que não existe outro que se compare a Ele.
33 E que amar a Elohim de todo o coração e de todo o entendimento, e com todas as forças, bem como amar ao próximo como a si mesmo é muito mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas juntos`.
34 Yeshua, por sua vez, vendo que o homem havia respondido com sabedoria, revelou-lhe: ´Não estás distante do Reino de Elohim!`. E, a partir disto, não havia mais alguém que ousasse lhe questionar coisa alguma.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
עברים - Ivrim (Hebreus)
11:1 Ora, a emunah é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.
11:2 Porquanto foi mediante a emunah que os antigos receberam bom testemunho.
11:3 Pela emunah compreendemos que o Universo foi criado por intermédio da Palavra de Elohim e que aquilo que pode ser visto foi produzido a partir daquilo que não se vê.
11:4 Pela emunah Abel ofereceu a Elohim um sacrifício mais excelente do que Caim. Por meio da emunah, ele foi reconhecido como justo, no momento em que Elohim aprovou suas ofertas. Apesar de estar morto, seu testemunho de emunah ainda é eloquente.
11:5 Por meio da emunah, Enoque foi arrebatado, de forma que não experimentou a morte; e ´já não foi encontrado, porquanto Elohim o havia arrebatado`, visto que, antes de ser arrebatado, havia recebido o testemunho de que tinha agradado a Elohim.
11:6 Em verdade, sem emunah é impossível agradar a Elohim; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele.
11:7 Pela emunah Noé, quando divinamente orientado acerca dos acontecimentos que ainda não podiam ser vistos, movido por kadosh temor, construiu uma arca a fim de salvar sua família. Por intermédio da emunah, ele condenou o mundo e tornou-se herdeiro da justiça que vem da emunah.
11:8 Pela emunah Abraão, quando convocado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que no futuro receberia como herança, embora não soubesse para onde estava sendo dirigido.
11:9 Mediante a emunah, peregrinou na terra prometida como se fosse terra estrangeira, habitando em tendas, assim como Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
11:10 Porquanto, aguardava alcançar a cidade que tem alicerces magníficos, da qual Elohim é o arquiteto e edificador.
11:11 Por meio da emunah, da mesma forma, a própria Sara recebeu poder para gerar filhos, ainda que estéril e avançada em idade, porque considerou fidedigno Aquele que lhe havia feito a promessa.
11:12 Sendo assim, daquele homem, já sem virilidade, nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu, e incontável como os grãos de areia à beira-mar.
11:13 Todos esses viveram pela emunah, e morreram sem ter recebido o que havia sido prometido; contudo, viram-no de longe e à distância o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.
11:14 Os que se expressam dessa maneira demonstram que estão em busca de uma pátria.
11:15 Pois, se estivessem cogitando sobre aquela de onde saíram, teriam a possibilidade de voltar.
11:16 Em vez disso, aguardavam eles pela pátria excelente, ou seja, a pátria celestial. Por esse motivo, Elohim não se constrange de ser conhecido como o Elohim deles, mas lhes preparou uma cidade.
11:17 Pela emunah, Abraão, no tempo em que Elohim o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido as promessas estava mesmo a ponto de sacrificar seu unigênito,
11:18 ainda que Elohim lhe tivesse prometido: ´Por intermédio de Isaque, sua descendência será estabelecida`;
11:19 porquanto, acreditou que Elohim era suficientemente poderoso para ressuscitá-lo dentre os mortos e, simbolicamente, recebeu Isaque de volta dentre os mortos.
11:20 Pela emunah, Isaque abençoou Jacó e Esaú em relação ao futuro deles.
11:21 Pela emunah, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu cajado, adorou a Elohim.
11:22 Pela emunah, José, também ao final da vida, relembrou o êxodo dos filhos de Israel do Egito e deu instruções quanto ao enterro dos seus próprios ossos.
11:23 Mediante emunah, Moisés, ainda recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais, porque perceberam que sua formosura não era comum, e não temeram o decreto do rei.
11:24 Pela emunah, Moisés, já adulto, recusou ser aclamado como filho da filha do Faraó,
11:25 preferindo ser maltratado com o povo de Elohim a desfrutar os prazeres que o pecado é capaz de proporcionar por curto período de tempo.
11:26 Por amor ao Messias, julgou sua desonra uma riqueza mais excelente que os tesouros do Egito, porquanto contemplava sua gloriosa recompensa.
11:27 Por meio da emunah, abandonou o Egito, não temendo a ira do rei, e perseverou, pois fitava Aquele que é invisível.
11:28 Por intermédio da emunah, celebrou a Páscoa e fez aspersão do sangue, para que o malah destruidor não tocasse nos primogênitos dos israelitas.
11:29 Pela emunah, o povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas quando os egípcios procuraram também atravessá-lo, morreram afogados.
11:30 Foi pela emunah que os muros de Jericó desmoronaram, depois de serem rodeados durante sete dias.
11:31 Também foi mediante a emunah que a prostituta Raabe, por haver acolhido os espiões, não foi morta juntamente com os incrédulos.
11:32 Quantos exemplos mais darei? Infelizmente não disponho de tempo para falar sobre a devoção de Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas,
11:33 os quais, por intermédio da emunah, conquistaram reinos, praticaram a justiça, receberam o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões,
11:34 extinguiram a violência do fogo, foram libertos do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos nas batalhas e puseram em retirada exércitos estrangeiros.
11:35 Algumas mulheres receberam por meio da ressurreição os seus mortos de volta à vida. Uns foram martirizados e não negociaram seu livramento, a fim de poderem conquistar uma ressurreição ainda mais excelente;
11:36 muitos enfrentaram zombarias e torturas, outros ainda foram acorrentados e jogados aos cárceres;
11:37 apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada. Andaram sem rumo, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, angustiados e maltratados.
11:38 Caminharam como refugiados, vagando pelos desertos e montes, pelas cavernas e buracos na terra. Pessoas das quais o mundo não foi digno!
11:39 Ora, todos esses, apesar de haverem sido aprovados por Elohim por meio da emunah, não presenciaram a concretização do que Ele havia prometido;
11:40 tendo em vista que Elohim havia providenciado algo ainda mais excelente para nós, a fim de que juntamente conosco pudessem ser eles também aperfeiçoados.
12:1 Portanto, também nós, considerando que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta,
12:2 olhando fixamente para o Autor e Consumador da emunah: Yeshua, o qual, por causa do júbilo que lhe fora proposto, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Elohim.
12:3 Refleti profundamente sobre Aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra sua própria pessoa, para que não vos fatigueis, tampouco desanimeis.
12:4 Ora, na guerra contra o pecado ainda não tendes resistido até o extremo de derramar o próprio sangue.
12:5 E estais esquecidos da Palavra de encorajamento que Ele vos dirige como a filhos: ´Meu filho, não desprezeis a disciplina do Adon, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido,
12:6 pois o Adon disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho`.
12:7 Suportai as dificuldades, aceitando-as como disciplina; Elohim vos trata como filhos. Ora, qual o filho que não passa pela correção do seu pai?
12:8 Mas, se estais sem orientação, da qual todos se têm tornado participantes, então não sois filhos legítimos, mas bastardos.
12:9 Além do mais, tínhamos nossos pais humanos que nos educavam, e nós os respeitávamos. Quanto mais devemos toda obediência ao Pai dos espíritos, para então vivermos!
12:10 Porquanto, nossos pais nos disciplinavam por um espaço curto de tempo, da forma que melhor lhes parecia. Elohim, entretanto, nos corrige para o nosso bem maior, a fim de que possamos participar plenamente da sua santidade.
12:11 Toda correção, de fato, no momento em que ocorre não nos parece ser motivo de contentamento, mas de frustração; mais tarde, no entanto, produz fruto de justiça e shalom para todos aqueles que por ela foram disciplinados.
12:12 Sendo assim, fortalecei as mãos enfraquecidas e os joelhos vacilantes.
12:13 ´Preparai caminhos retos para os vossos pés`, para que aquele que manca não se desvie, pelo contrário, seja curado!
12:14 Esforçai-vos para viver em shalom com todas as pessoas e em santificação, sem a qual ninguém verá o Adon.
12:15 Vigiai para que ninguém se exclua do favor de Elohim; que nenhuma raiz de mágoa venenosa brote e vos cause confusão, contaminando muitos;
12:16 que não se abrigue entre vós nenhum imoral ou profano, como Esaú, o qual por uma refeição desejada, vendeu todos os seus direitos de herança como filho mais velho.
12:17 E, assim, como bem sabeis, quando mais tarde quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como cancelar sua decisão, apesar de ter buscado a bênção desesperadamente.
12:18 Ainda não chegastes ao monte palpável e em chamas, à escuridão, às trevas, à tempestade,
12:19 ao clangor da trombeta, ao som das Palavras, que os que as ouviram rogaram que não se lhes pronunciasse mais;
12:20 porquanto, não podiam suportar o que lhes era ordenado: ´Até mesmo um animal, se tocar no monte, deve ser apedrejado`.
12:21 Aquelas cenas foram tão terríveis que até Moisés exclamou: ´Estou aterrorizado e trêmulo!`
12:22 Mas tendes chegado ao monte Sião, à cidade do Elohim vivo, à Jerusalém celestial, à jubilosa reunião dos milhares de milhares de malahim,
12:23 à congregação dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus, a Elohim, o juiz de toda a humanidade, aos espíritos dos justos agora perfeitos,
12:24 a Yeshua, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que se expressa com mais veemência do que o sangue de Abel.
12:25 Cuidado! Não rejeiteis Aquele que fala. Pois, se não escaparam os que rejeitaram quem os advertia sobre a terra, muito mais nós, se desprezarmos Aquele que nos admoesta dos céus.
12:26 Aquele, cuja voz outrora abalou a terra, agora promete: ´Ainda uma vez abalarei não somente a terra, mas de igual modo todo o céu`.
12:27 Ora, esta frase ´Ainda uma vez` indica a remoção de coisas que podem ser abaladas, isto é, as coisas criadas, para que permaneça o que não pode ser abalado.
12:28 Portanto, já que estamos herdando um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, desse modo, adoremos a Elohim, com uma atitude aceitável, com toda a reverência e temor,
12:29 porque o nosso ´Elohim é fogo consumidor!`
13:1 Seja incessante o amor fraternal.
13:2 Não vos esqueçais de praticar a hospitalidade; pois agindo assim, mesmo sem perceber, alguns acolheram malahim.
13:3 Lembrai-vos dos encarcerados, como se estivésseis aprisionados com eles; e todos aqueles que sofrem maus tratos, como se vós pessoalmente estivésseis sendo maltratados.
13:4 Digno de honra seja o casamento entre todas as testemunhas, bem como a pureza do leito conjugal; porquanto, Elohim julgará os imorais e adúlteros.
13:5 Seja a vossa vida desprovida de avareza. Alegrai-vos com tudo o que possuís; porque Ele mesmo declarou: ´Por motivo algum te abandonarei, nunca jamais te desampararei`.
13:6 Por essa razão, podemos afirmar com toda a segurança: ´O Adon é o meu Ajudador, nada temerei. O que poderá fazer contra mim o ser humano?`
13:7 Lembrai-vos dos vossos líderes, que vos ensinaram a Palavra de Elohim; observando-lhes atentamente o resultado da vida que tiveram, imitai-lhes a emunah.
13:8 Yeshua Messias é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!
13:9 Não vos deixes influenciar pelas várias doutrinas heréticas. Porque o mais importante é fortalecer o coração pela favor, e não por alimentos cerimoniais, os quais não podem produzir qualquer benefício real para aqueles que neles confiam.
13:10 Nós possuímos um altar do qual não têm direito de comer os que ministram no tabernáculo.
13:11 O sumo sacerdote leva sangue de animais até o Kadosh dos Kadoshs, como oferta pelo pecado, mas os corpos dos animais são queimados fora do acampamento.
13:12 Por isso, para santificar o povo por intermédio do seu sangue, Yeshua igualmente sofreu fora da porta da cidade.
13:13 Saiamos, portanto, ao encontro dele, fora do acampamento, levando conosco a mesma humilhação que Ele suportou.
13:14 Pois não temos na terra nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.
13:15 Sendo assim, por intermédio dele, ofereçamos continuamente a Elohim um sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu Nome.
13:16 De igual modo, não negligencieis a contínua prática do bem e a mútua cooperação; pois é desses sacrifícios que Elohim muito se alegra.
13:17 Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros.
13:18 Orai por nós, pois temos certeza de caminhar com a consciência limpa, e desejamos viver de modo honrado em relação a todas as áreas da vida.
13:19 Pessoalmente, rogo-vos com insistência que oreis para que eu vos seja restituído o mais depressa possível.
13:20 Ora, o Elohim da shalom, que mediante o sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos o nosso Adon Yeshua, o grande Pastor das ovelhas,
13:21 ele mesmo vos aperfeiçoe em todo o bem a fim de que possais realizar a vontade dele, e opere em vós tudo quanto lhe é agradável, por intermédio de Yeshua Messias, a quem seja a tifereth para todo o sempre. Amém!
13:22 Amados irmãos rogo-vos, igualmente, que aceiteis bem essa minha mensagem de encorajamento; porquanto vos escrevi de forma resumida.
13:23 Desejo que saibais que o nosso irmão Timóteo foi posto em liberdade. Se ele chegar em breve, irei visitá-los em sua companhia.
13:24 Saudai a todos os vossos líderes espirituais, bem como todos os demais kadoshim. Os da Itália vos enviam fraternais saudações.
13:25 A favor seja com todos vós!
דברי הימים ב - Divre HaYamim Bet (II Crônicas)
4:1 Salomão, também mandou construir um altar de bronze de nove metros de comprimento, nove metros de largura e quatro metros e meio de altura.
4:2 E fez o Mar de fundição, uma piscina de metal fundido, redonda, medindo quatro metros e meio de diâmetro e dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. Foi necessário usar um fio de treze metros e meio para medir a sua circunferência.
4:3 Ao redor da borda de fora desse tanque de metal, que media treze metros e meio, havia duas carreiras de figuras de touros de bronze, que tinham sido fundidas todas em um só peça junto com o tanque.
4:4 O Mar de fundição se apoiava sobre as costas das doze obras de arte em forma de touros de bronze que olhavam para fora: três voltados para o Norte, três para o Oeste, três para o Sul e três para o Leste. O tanque estava fixado sobre os touros, cujas pernas traseiras estavam todas voltadas para dentro.
4:5 A espessura do Mar de fundição era de quatro dedos, e sua borda era como a borda de um cálice, como uma flor de lírio. Sua capacidade era de sessenta mil litros.
4:6 Fez também dez pias e colocou cinco à direita e cinco à esquerda, para lavar tudo o que pertencia ao sacrifício. Porém o tanque era usado para os sacerdotes se banharem.
4:7 Produziu dez candelabros de ouro, seguindo o que havia sido orientado a respeito deles, e os depositou no templo, cinco à direita e cinco à esquerda.
4:8 Também construiu dez mesas e as colocou no templo, cinco à direita, no lado Sul e cinco à esquerda, no lado Norte; e fez ainda cem bacias de ouro para aspersão.
4:9 Edificou ainda o pátio dos sacerdotes, e o pátio grande, e as respectivas portas revestidas de bronze.
4:10 E pôs o tanque no lado Sul, à direita, no canto sudeste do templo.
4:11 Finalmente, Hurão-Abi fabricou os jarros, as pás e as bacias para aspersão. E assim, completou toda a obra que fora colocada em suas mãos pelo rei Salomão, para a Casa de Elohim:
4:12 As duas colunas; os dois capitéis em forma de taça no alto das colunas; os dois conjuntos de correntes que adornavam os dois capitéis;
4:13 as quatrocentas figuras de romãs para os dois conjuntos de correntes, sendo duas fileiras de romãs para cada conjunto;
4:14 os dez carrinhos com suas dez pias;
4:15 o Mar, como era chamado o tanque-piscina, e as doze esculturas de touros que o sustentavam em seus lombos;
4:16 os jarros, as pás, os garfos de carne e todos os utensílios afins. Todos esses objetos fabricados por Hurão-Abi para o tempo do SOBERANO, sob as ordens do rei Salomão, eram de bronze polido.
4:17 Foi na planície do Jordão, entre Sucote e Zeredá, que o rei os mandou fundir, em moldes de barro.
4:18 Salomão orientou seus obreiros para que fossem fabricados todos esses utensílios e em grande quantidade, de modo que nem se podia calcular o total do peso do bronze usado.
4:19 Assim Salomão fez todos os objetos para a Casa de Elohim, o altar de ouro, as mesas para os pães proposição, isto é, consagrados,
4:20 os candelabros de ouro puro com as suas respectivas lâmpadas, para queimarem diante do Debir, isto é, a fim de iluminarem a entrada do Kadosh dos Kadoshs, conforme tudo quanto fora projetado;
4:21 as flores, as lâmpadas e as tenazes, de ouro puríssimo,
4:22 como também os cortadores de pavio, as bacias para aspersão, as colheres e os incensários, de ouro puro. No caso da entrada do templo, tanto as portas internas do Debir, o Kadosh dos Kadoshs, como as portas do Hekal, átrio principal, o salão maior do templo, eram de ouro.
5:1 Deste modo se concluiu toda a obra que Salomão fez para a Casa de YHWH, o templo do SOBERANO; e Salomão mandou trazer tudo quanto seu pai Davi havia consagrado, isto é, todos os objetos de ouro, prata e todos os utensílios sagrados, e depositou-os no tesouro do templo de Elohim.
5:2 Então Salomão congregou os anciãos, as autoridades de Israel, e todos os líderes das tribos e os príncipes das famílias dos Filhos de Israel, para fazer subir da Cidade de Davi, que é Sião, a Arca da Aliança de YHWH.
5:3 E todos os homens de Israel juntaram-se em comunhão ao rei por ocasião da festa, no sétimo mês.
5:4 Depois que todas as autoridades de Israel chegaram, os levitas transportaram a Arca;
5:5 e a conduziram juntamente com toda a Tenda do Encontro e seus utensílios sagrados. Foram os sacerdotes levitas que levaram tudo.
5:6 O rei Salomão e toda a comunidade de Israel, que se havia congregado a ele perante a Arca, sacrificaram tantas ovelhas e bois que nem era possível contar.
5:7 Assim os sacerdotes trouxeram a Arca da Aliança de YHWH para o seu lugar, ao Debir, o santuário interior do templo, a saber, ao Kadosh dos Kadoshs, o lugar santíssimo, debaixo das asas dos querubins.
5:8 Os querubins estendiam as asas sobre o lugar da Arca, cobrindo a Arca e as varas utilizadas para o transporte.
5:9 Essas varas eram tão longas que as pontas se estendiam para fora da Arca e podiam ser vistas da parte da frente do santuário interno, mas não de fora dele; e elas permanecem lá até nossos dias.
5:10 No interior da Arca havia exclusivamente as duas Tábuas que Moisés tinha depositado quando estava em Horebe, onde YHWH firmou uma Aliança com os israelitas depois que abandonaram o Egito.
5:11 Ora, quando os sacerdotes saíram do Lugar Kadosh, e, de fato, todos haviam se consagrado, não importando a divisão ou a classe de seus grupos,
5:12 os levitas músicos e cantores, todos eles, isto é, Asafe, Hemã, Jedutum e os filhos e parentes deles, vestidos de linho fino, com címbalos, com alaúdes e com harpas, também estavam em pé ao lado oriental do altar, e juntamente com eles cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas;
5:13 Os que entoavam as trombetas e os cantores, louvaram e agradeceram a YHWH a uma só voz. Ao som de cornetas, címbalos e outros instrumentos, ergueram suas vozes em uníssono ao SOBERANO e cantaram: ´Porque ele é bom, o seu amor dura para sempre!` Em seguida, toda a Casa se encheu da Nuvem de Glória de YHWH,
5:14 de tal maneira, que os sacerdotes não conseguiam permanecer em pé para dar sequência ao serviço religioso, porquanto a tifereth do SOBERANO tomou todo o templo de Elohim.
6:1 Então Salomão tomou a palavra e exclamou: ´YHWH advertiu que habitaria uma Nuvem obscura!
6:2 Eu, de fato, construí um templo para tua morada, um lugar de honra para tua eterna habitação!`
6:3 Em seguida o rei virou-se e abençoou toda a congregação de Israel, que ali estava reunida e se colocou em pé.
6:4 E Salomão bradou: ´Bendito seja YHWH, o SOBERANO, Elohim de Israel, que cumpriu pelas suas poderosas mãos tudo quanto prometera com sua própria boca a meu pai Davi, quando lhe afirmou:
6:5 ´Desde o dia em que tirei o meu povo da terra do Egito, não escolhi cidade alguma, de todas as tribos de Israel, para nela edificar um templo para o meu Nome, nem escolhi homem algum para ser líder do meu povo Israel;
6:6 mas escolhi Jerusalém para que o meu Nome permanecesse ali e escolhi Davi para governar sobre o meu povo Israel`
6:7 Meu pai Davi tinha no coração e na alma o objetivo de construir um templo em homenagem a YHWH, o Nome do SOBERANO, o Elohim de Israel.
6:8 Mas YHWH lhe advertiu: ´Fizeste bem em alimentar em teu coração o propósito de construir uma Casa para a habitação do meu Nome.
6:9 Contudo, tu não erguerás um templo, mas sim teu filho, que descenderá de ti, esse sim, edificará uma Casa ao meu Nome!`
6:10 Assim o SOBERANO cumpriu a sua Palavra. Sou o sucessor de meu pai Davi, e agora ocupo o trono de Israel, como YHWH havia prometido, e construí o templo em honra a YHWH, o Nome do SOBERANO, o Elohim de Israel.
6:11 Depositei em sua Casa a Arca da Aliança, na qual estão guardadas as Tábuas da Aliança do SOBERANO, aliança que ele mesmo estabeleceu com todos os filhos de Israel!`
6:12 Em seguida, o rei Salomão postou-se diante do altar de YHWH, em frente de toda a assembleia de Israel, e estendeu as mãos.
6:13 Ora, Salomão mandara construir uma plataforma de bronze, medindo dois metros e vinte e cinco centímetros de comprimento e de largura, por um metro e trinta e cinco centímetros de altura, posicionada no centro do pátio externo. O rei subiu na plataforma e prostou-se de joelhos diante de toda a comunidade israelita. Ergueu as mãos em direção aos céus,
6:14 e orou: ´Ó YHWH, SOBERANO Elohim de Israel! Não existe nenhum Elohim semelhante a ti nos céus nem na terra; tu que guardas a tua Aliança de amor e misericórdia para com teus servos que, de todo o coração, andam de acordo com a tua vontade.
6:15 Cumpriste a tua promessa a teu servo Davi, meu pai; com tua boca a fizeste e com teu braço forte a estabeleceste, conforme se pode observar aqui e agora.
6:16 Sendo assim, ó YHWH, SOBERANO Elohim de Israel, cumpre ainda outra promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai, quando afirmaste: ´Jamais faltará diante de mim sucessor, que se assente no trono de Israel, contanto que teus descendentes guardem o seu Caminho para andarem na Minha Torá, Torah, como tu andaste na minha presença!
6:17 Ó YHWH, SOBERANO Elohim de Israel, cumpra-se agora também a tua Palavra, que empenhaste ao teu servo Davi.
6:18 Todavia, na verdade, habitaria Elohim com os seres humanos na terra? Nem os céus e os céus dos céus podem te abrigar; muito menos este templo que construí!
6:19 Contudo, atende à oração e à súplica do teu servo, para ouvires o clamor e pedido de misericórdia que teu servo derrama diante de ti neste momento, ó SOBERANO meu Elohim.
6:20 Que os teus olhos estejam voltados dia e noite para esta Casa, templo sobre o qual afirmaste que colocarias o teu Nome, a fim de que ouças a oração que o teu servo fizer voltado para este lugar.
6:21 Ouve, pois, as súplicas do teu servo e o rogo de Israel, o teu povo, quando orarem voltados para esse lugar. Ouve desde os céus, e, quando ouvirem, concede-lhes o teu perdão.
6:22 Quando um homem pecar contra seu próximo e tiver que fazer um juramento, e vier jurar diante do teu altar nesta Casa,
6:23 escuta dos céus e ajuíza com misericórdia. Julga os teus servos; retribui ao culpado o que de fato lhe cabe, fazendo recair sobre o pecador o peso do seu erro e declara sem culpa o inocente, concedendo-lhe o que o seu procedimento correto merece.
6:24 Quando Israel, o teu povo, for derrotado por um inimigo por ter pecado contra ti, e voltar-se para ti e invocar o teu Nome, orando e rogando a ti nesta Casa,
6:25 ouve dos céus e perdoa o erro de Israel, o teu povo, e o faz retornar à terra que deste a ele e aos seus antepassados.
6:26 Quando o céu se fechar e não houver chuva, por terem eles pecado contra ti, e eles orarem com sinceridade, voltados para este lugar, confessarem o teu Nome, e se afastarem da prática do pecado, por os teres afligido,
6:27 escuta do céu, perdoa o pecado e os erros dos teus servos e de Israel, teu povo. Ensina-lhes o Caminho da Vida e envia chuva sobre a tua terra, que concedeste ao teu povo por herança.
6:28 Se ocorrer um tempo de fome ou enfermidades sobre a terra, se houver seca, ferrugem, mofo, gafanhotos peregrinos e gafanhotos devastadores, ou ainda quando os inimigos sitiarem suas cidades, quando, em meio a qualquer praga ou epidemia,
6:29 uma oração ou apelo por misericórdia for elevado a ti por um israelita ou por todo o ajuntamento de Israel, teu povo, cada um refletindo e sentindo as suas próprias aflições e responsabilidades, estendendo as mãos na direção desta tua Casa,
6:30 ouve dos céus, o lugar da tua habitação. Perdoa e trata cada pessoa de acordo com o que merece, uma vez que só tu conheces o intimo de cada um de nós. Sim, só tu conheces o coração do ser humano.
6:31 Deste modo eles te temerão e andarão em conformidade com a tua vontade durante todo o tempo em que viverem sobre a terra que concedeste aos nossos antepassados.
6:32 Mesmo o estrangeiro, que não pertence ao teu povo Israel, e que veio de uma terra distante por causa do teu magnífico Nome, da tua mão poderosa e do teu braço forte; quando ele vier e orar voltado para esta Casa,
6:33 ouve dos céus, lugar da tua habitação, e atende também a súplica daquele que não é nascido judeu, a fim de que todos os povos da terra conheçam YHWH, o teu Nome, e te obedeçam com amor e reverência, como deve agir Israel, o teu povo, e saibam que este templo que levantei traz o teu Nome.
6:34 Quando o teu povo sair à guerra contra os inimigos, seja qual for o caminho pelo qual os enviares, e orarem a ti voltados para a Cidade que escolheste e para o Templo que edifiquei ao teu Nome,
6:35 escuta, pois, dos altos céus a sua oração e a seu rogo, e defende a sua causa.
6:36 Quando pecarem contra ti, porquanto não existe ser humano que não peque e cometa erros, e tu te indignares contra essa tua gente e os entregares às mãos do inimigo para os castigarem, de modo que os levem em cativeiro para alguma terra, longínqua ou próxima;
6:37 se caírem em si na terra estranha para onde forem conduzidos como escravos, e lá, se arrependerem e se converterem, confessando: ´Pecamos, nos desviamos, agimos com rebeldia, perversidade e praticamos o mal!`
6:38 E lá, nas terras de sua deportação, se voltarem sinceramente para ti, de todo coração e de toda a alma, entre os povos de seu exílio, para onde foram mandados cativos, e orarem voltados para a sua terra, que deste a seus pais, para a Cidade que escolheste e para o Templo que levantei em honra a teu Nome,
6:39 então, dos altos céus, lugar da tua plena habitação, ouve a sua petição e a sua súplica, e defende a sua causa. Perdoa o teu povo, que pecou contra ti.
6:40 Portanto, ó meu Elohim, estejam neste momento os teus olhos observando tudo quanto aqui se passa, e atentos os teus ouvidos às orações e súplicas declaradas a ti neste lugar.
6:41 Agora, pois, levanta-te, ó YHWH, SOBERANO Elohim, e vem para o teu lugar de repouso, tu e a Arca do teu poder; que os teus sacerdotes estejam vestidos de Salvação, e os teus kadoshim se alegrem na tua bondade, ó YHWH, SOBERANO Elohim.
6:42 Ó YHWH, SOBERANO Elohim, não rejeites o teu ungido. Recorda-te das tuas misericórdias e promessas firmadas ao teu servo Davi!
תהלים - Tehillim (Salmos)
133:1 Cântico davídico de peregrinação. Como é feliz e agradável observar quando os irmãos vivem em fraternidade!
133:2 É como um bálsamo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba como se fosse a barba de Arão, até a gola de suas vestes sacerdotais.
133:3 É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Porquanto ali o SOBERANO oferece a sua bênção: vida para hoje e por toda a eternidade!
134:1 Um cântico de peregrinação. Vinde, bendizei o SOBERANO vós todos, servos do SOBERANO que permaneceis servindo durante a noite, na casa do SOBERANO!
134:2 Erguei vossas mãos para o santuário e bendizei o SOBERANO!
134:3 De Sião te abençoe o SOBERANO, que fez o céu e a terra!
135:1 Aleluia! Louvai o Nome do Eterno, louvai-o, servos do SOBERANO,
135:2 que permaneceis na Casa do SOBERANO,nos átrios da casa de nosso Elohim!
135:3 Aleluia! O SOBERANO é bom: cantai louvores ao seu Nome, que é amável!
135:4 Pois o SOBERANO escolheu Jacó para si, Israel, por sua propriedade.
135:5 Pois eu sei: O SOBERANO é grande, o Adon supera todos os deuses.
135:6 Tudo quanto aprouve ao SOBERANO, nos céus e na terra, nos mares e em todas as profundezas, Ele o fez!
135:7 Ele, que dos confins da terra faz subir as nuvens, fez os raios para a chuva, e tira de seus antros a ventania.
135:8 Feriu os primogênitos do Egito, desde o homem até o gado.
135:9 O Adon realizou, em pleno Egito, sinais e prodígios contra o faraó e todos os seus sábios!
135:10 Feriu numerosas nações, e a reis poderosos tirou a vida:
135:11 Seam, rei dos amorreus, Ogue, rei de Basã e todos os reinos de Canaã;
135:12 e deu a terra deles como despojos, em herança a Israel, seu povo.
135:13 SOBERANO, teu Nome dura para sempre, e tua lembrança, SOBERANO, de geração em geração!
135:14 O SOBERANO defenderá seu povo, e terá compaixão dos seus servos.
135:15 Os ídolos pagãos são prata e ouro, obra de mãos humanas:
135:16 Têm boca, mas não podem falar, olhos, mas não conseguem ver;
135:17 têm ouvidos, mas são incapazes de ouvir, nem mesmo qualquer alento de vida há em seus corpos.
135:18 Tornem-se, portanto, como eles, aqueles que os fazem e todos os que neles confiam!
135:19 Casa de Israel, bendizei ao SOBERANO; Casa de Arão, bendizei ao SOBERANO!
135:20 Casa de Levi, bendizei ao SOBERANO! Vós, que temeis ao SOBERANO, bendizei ao SOBERANO.
135:21 Desde Sião, bendito seja o SOBERANO que habita em Jerusalém! Aleluia!
יואל - Yoel (Joel)
1:1 Esta é, pois, a Palavra de YHWH, que veio a Yô`êl ben Pethû`êl, Joel, nome que significa,YHWHé Elohim; filho de Petuel.
1:2 Ó anciãos e autoridades, ouvi o que vos tenho a dizer; e todos os habitantes de Judá, escutai: Já ocorreu tal evento em vossos dias, ou mesmo nos dias de vossos antepassados?
1:3 Pois contai isto a vossos filhos, e vossos filhos transmitirão a seus filhos e os filhos destes às gerações vindouras.
1:4 O que o gafanhoto cortador deixou, o gafanhoto peregrino comeu; o que o gafanhoto peregrino deixou, o gafanhoto devastador comeu; o que o gafanhoto devastador largou o gafanhoto devorador comeu.
1:5 Embriagados, despertai e chorai! Todos os que bebeis vinho, gemei por causa do vinho novo, pois foi tirado da vossa boca.
1:6 Porquanto uma nação poderosa e inumerável, tomou conta da minha terra; eis que seus dentes são como as presas de leão e sua gana pela caça como a leoa.
1:7 Eles arrasaram as minhas videiras e arruinaram as minhas figueiras. Arrancaram-lhes a casca e derrubaram-nas, deixando despidos e embranquecidos os seus galhos.
1:8 ´Lamentai como uma jovem em vestes de luto que pranteia pelo marido da sua mocidade.
1:9 As ofertas de manjares de cereais e as ofertas de libação, o vinho derramado, foram eliminadas da Casa de YHWH, o Templo do SOBERANO. Todos os sacerdotes que ministram perante YHWH, estão enlutados.
1:10 Os campos estão arrasados, a terra está ressequida e triste, o trigo está destruído, o vinho novo não existe mais, e o azeite esgotou-se.
1:11 Desesperai-vos, lavradores; chorai , viticultores, sobre o trigo e a cevada; porquanto a colheita do campo foi toda destruída!
1:12 Eis que a videira secou, a figueira murchou; e a romãzeira, a palmeira, a macieira e todas as árvores do campo perderam o viço e secaram. A alegria de todas as pessoas da terra abateu-se, e se tornou árida e triste.`
1:13 Ó sacerdotes, vesti-vos, pois, de pano de saco e lamentai; chorai, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de luto, ministros do meu Elohim, Elohim; porque a oferta de manjares e a oferta de libação foram excluídas da Casa de Elohim, do Templo do vosso Elohim.
1:14 Decretai um jejum kadosh! Convocai uma ´atssãrâh, assembléia solene, reuni os anciãos, líderes e todos os moradores de Judá na Casa de YHWH, o Templo do vosso Elohim, Elohim, e clamai ao SOBERANO.
1:15 Ó! Aquele Yown, Dia! Sim, o Dia de YHWH está chegando! E vem como uma tremenda força destruidora da parte do Todo-Poderoso.
1:16 Porventura todo o nosso suprimento de alimentos não foi cortado diante de nossos próprios olhos? Não é verdade que a alegria e a esperança se ausentaram da Casa de Elohim, o Templo do nosso Elohim?
1:17 Eis que a semente está murcha sob seus torrões; os celeiros estão derrubados, os armazéns, arruinados, pois o cereal se perdeu.
1:18 Como muge o gado! As manadas andam agitadas porque não têm pasto; até os rebanhos de ovelhas estão sendo castigados.
1:19 A ti, YHWH, eu clamo! Eis que o fogo consumiu as pastagens e as chamas destruíram todas as árvores do campo.
1:20 Até os animais silvestres bradam a ti, pois as correntes de água se secaram e o fogo devorou todas as pastagens secas.
2:1 ´Fazei soar o Shofar, trombeta, por toda a Tsión, Sião! Daí o alerta no meu kadosh monte. Tremam todos os habitantes da terra, porque o Dia de YHWH vem, e já está próximo!
2:2 E será um dia de trevas e de escuridão; dia de nuvens densas e de absoluta falta de claridade! Por outro lado, assim como a luz da aurora surge e se estende pelos montes, um grande e poderoso exército vem se aproximando, como nunca antes se viu nem jamais se verá nas gerações futuras.
2:3 Diante deles vai uma espécie de fogo devorador, e atrás, uma chama ardente; a terra à sua frente é como o jardim do Éden; mas, atrás deles, fica um deserto arrasado; sim, por onde passam nada lhes escapa.
2:4 Eles têm a aparência de cavalos e correm como cavaleiros quando atacam galopando.
2:5 Vão saltando sobre o topo dos montes com um estrondo semelhante ao de carros de guerra, como a chama que crepita e consome a palha, como um povo poderoso em posição de combate.
2:6 Perante eles os povos se contorcem apavorados e aflitos; todos os rostos ficam pálidos de medo.
2:7 Eles atacam como guerreiros destemidos e violentos; escalam muralhas como soldados. Todos marcham em disciplinada linha, sem desviar-se da sua fileira.
2:8 Não empurram uns aos outros; cada um marcha sempre em frente; abrem caminho por entre as armas e não se deixam intimidar por nada.
2:9 Projetam-se sobre a cidade; correm ao longo da muralha. Sobem nas casas; como ladrões entram pelas janelas.
2:10 Diante desses salteadores toda a terra se aterroriza, e os céus estremecem, o sol e a lua escurecem e as estrelas retiram o seu esplendor do firmamento.
2:11 Eis que YHWH levanta a sua voz à frente do seu exército! Como é imenso o seu exército! Como são poderosos os que obedecem ao seu comando. Como é tremendo o Dia do SOBERANO. Como será terrível! Quem poderá suportá-lo?
2:12 ´Contudo, agora, diz YHWH: ´Convertei-vos a mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto!`
2:13 Dilacerai o vosso coração e não as vossas vestes como de costume. Retornai com todo o vosso ser para YHWH, vosso Elohim, Elohim; porquanto ele é tardio em irar-se e magnânimo em misericórdia. Compassivo, paciente, todo amor, e capaz de arrepender-se, e suspender a desfavor prevista.
2:14 É possível que ele volte atrás e se arrependa, e ao passar ainda permita uma benção sobre vós. Assim podereis fazer ofertas de cereais e apresentar libações ao vosso YHWH, o vosso Elohim, Elohim!
2:15 Tocai, pois, o Shofar, a trombeta, em Tsión, determinai um jejum geral, convocai uma assembléia solene.
2:16 Reuni todas as pessoas, consagrai a comunidade, ajuntai os anciãos e líderes do povo; reuni todos os jovens, inclusive os meninos e as crianças que ainda mamam no peito; saia o noivo e a noiva, isto é, os recém-casados, dos seus aposentos nupciais.
2:17 Que os sacerdotes, que ministram diante de YHWH, pranteiem entre o pórtico do Templo e o altar, orando nestes termos: ´Ó YHWH, poupa teu povo e não entregues a tua herança ao vexame, para que as nações se escarneçam dele. Por que se haveria de questionar entre os pagãos: ´Onde está o Elohim deles?``
2:18 Então YHWH, o SOBERANO, demonstrou seu zelo por sua terra e teve misericórdia do seu povo.
2:19 Eis que YHWH manifestou a sua resposta, anunciando ao seu povo: ´Eu vos envio o trigo, o vinho novo e o azeite, em generosa quantidade, a fim de satisfazer plenamente a todas as pessoas do meu povo; nunca mais farei de vós objeto de vexame e zombaria entre as nações e pagãos.
2:20 Conduzirei o invasor que vem do Norte para longe de vós, e o lançarei numa terra árida e deserta; os gafanhotos que vêm na frente serão jogados no mar Morto, Oriental, e os que vêm atrás cairão todos no mar Mediterrâneo, Ocidental. Então acontecerá que a incontável multidão dos mortos apodrecerá e o mau cheiro se espalhará, e será sentido desde muito distante!` Sim, Elohim tem feito obras magníficas!`
2:21 Ó terra, não temas; regozija-te e alegra-te, porque YHWH, o SOBERANO tem realizado obras grandiosas!
2:22 E vós também, ó animais silvestres, pois as pastagens já estão ficando viçosas. As árvores estão dando seus frutos; e figueira e a videira estão carregadas.
2:23 Ó filhos de Sião! Alegrai-vos e regozijai-vos em YHWH, vosso Elohim, Elohim, porque ele faz descer as boas chuvas de outono com generosidade e justiça. Ele envia muitas chuvas, as de outono e as de primavera, as primeiras e as últimas, como se costumava dizer.
2:24 As eiras ficarão cheias de trigo para bater; vossos tonéis transbordarão do melhor vinho novo e do mais puro azeite!
2:25 ´Haverei de vos restituir os anos consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo assolador, pelo destruidor e pelo cortador, meu grande exército que mandei contra vós para castigar-vos.
2:26 Então comereis à vontade até vos fartardes; e louvareis o Nome de YHWH, vosso Elohim, Elohim, que realizou maravilhas em vosso benefício. Jamais o meu povo será humilhado!
2:27 E vós todos sabereis que Eu estou convosco, ó Israel. Eis que Eu Sou YHWH, o SOBERANO, o teu Elohim, Elohim, e não há nenhum outro; nunca mais o meu povo será envergonhado!
2:28 Então, depois desses eventos, derramarei do meu Ruwach, Espírito, sobre todos os povos! Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os idosos terão sonhos, os jovens ganharão visões!
2:29 Inclusive sobre os escravos e serviçais da época, derramarei do meu Espírito naqueles dias.
2:30 E farei com que ocorram eventos espantosos no céu e na terra: sangue, fogo e grandes nuvens de fumaça!
2:31 O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que chegue o grandioso e temível Dia do SOBERANO.
2:32 E todo aquele que invocar o Nome de YHWHserá salvo; pois, de acordo com a Promessa do Eterno, no monte Sião e em Jerusalém haverá salvação para os sobreviventes, para todos aqueles a quem YHWH, o SOBERANO, chamar!`
3:1 ´Em verdade, naquela época e naqueles dias, quando Eu restaurar a sorte de Judá e de Jerusalém,
3:2 reunirei todos os povos e os farei descer o vale de Yehôshaphat, Josafá, isto é, YHWH Julga; e ali hei de julgá-los por causa da minha herança: Israel, o meu povo escolhido. Porque eles maldosamente espalharam os israelitas pelo mundo, e dividiram entre si a minha terra.
3:3 Lançaram sortes sobre a minha gente e entregaram meninos em troca de prostitutas; e trocaram meninas por vinho, para se embriagarem mais e mais.
3:4 ´O que tendes vós contra a minha pessoa, Tiro e Sidom, e todas as regiões da Filístia? Porventura quereis vingar-vos de mim? Se vingança é o que desejas, retribuirei sem demora tudo quanto tens feito.
3:5 Já que levastes minha prata e meu ouro, e depositastes meus mais valiosos tesouros nos vossos templos,
3:6 e, além de tudo, vendestes o povo de Judá e de Jerusalém aos gregos, seqüestrando-os para muito longe da sua terra natal,
3:7 eis que Eu os tirarei do lugar para onde os vendestes e vingarei todo o mal que tendes praticado.
3:8 Venderei vossos filhos e vossas filhas ao povo de Judá, e estes os venderão aos sabeus de Shebhã`, Sabá, uma nação distante!` Eis, portanto, o que determina YHWH.
3:9 Sendo assim, proclamai isto entre as nações: Preparai-vos para a guerra! Convocai os guerreiros! Juntem-se todos os homens de guerra e ataquem!
3:10 Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; encoraja o fraco, dizendo: ´Sou um valente!`
3:11 Apressai-vos e vinde, todas as nações em redor, e ajuntai-vos. Ó YHWH, faz descer para lá os teus guerreiros.
3:12 Despertai-vos, ó nações, e avançai para o vale de Josafá, pois ali me assentarei para julgar todos os povos vizinhos.
3:13 Lançai a foice, pois a colheita já está pronta para a ceifa. Vinde, descei, pisai com força as uvas, pois o vosso lagar está cheio e os tonéis transbordam, tão grande é a malignidade dessas nações pagãs!`
3:14 Multidões e mais multidões lotam o vale o vale de Charûts, Decisão Preciosa; eis que o Dia de YHWH, o SOBERANO, está muito perto, no vale da Decisão.
3:15 O sol e a lua escurecerão, e as estrelas já não brilharão.
3:16 YHWHrugirá de Sião, e de Jerusalém levantará a sua poderosa voz; a terra e o céu tremerão. Contudo YHWH será o grande refúgio do seu povo e a fortaleza dos israelitas.
3:17 ´Então reconhecereis que Eu Sou YHWH, vosso Elohim, Elohim, que habito em Tsión, Sião, meu Shâkan, Tabernáculo, e meu kadosh Monte.
3:18 Eis que naquele Dia os montes gotejarão vinho novo; das colinas manará leite; todos os ribeiros de Judá terão água pura e corrente. Uma fonte fluirá diretamente da Casa de YHWH, o Templo do SOBERANO, e irrigará o vale de Shittiym, das Acácias.
3:19 Por outro lado, o Egito ficará desolado, Edom se tornará um deserto arrasado, por causa das malignidades desferidas contra Judá, em cujas terras derramaram muito sangue inocente.
3:20 Judá, por sua vez, será habitada para sempre e Jerusalém por todas as gerações.
3:21 E purificarei a sua culpa do sangue que Eu ainda não havia perdoado, porquanto YHWH habita em Sião!
Questionamentos Específicos
1º) Como podemos analisar o fato da negativa de YHWH ao pedido de Mosheh de entrar na terra. Estamos preparados para os “nãos” de YA?
2º) Comente a parashah a seguir: “Nada acrescentareis ao que eu passo a vos ordenar, e nada tirareis também: observareis os mandamentos de YHWH vosso Elohim que vos ordeno”
3º) YHWH promete notoriedade ao povo de Israel pelas nações, caso a obediência seja executada entre os YAHUDITAS. Podemos obter tal notoriedade em um nível pessoal?
4º) Comente sobre a previsão de Mosheh sobre os Israelitas ao desviar-se do caminho de YHWH e a sua consequência, bem como explique o texto que diz: 28Lá servireis a elohim feitos por mãos humanas, de madeira e de pedra, que não têm qualquer capacidade, não podem ver ou ouvir, comer ou sentir os aromas. 29De lá, então, vais procurar YHWH, teu Elohim, e o encontrarás, se o buscares com todo o teu coração e com toda a tua alma.
5º) O Eterno entrega a terra prometida aos Israelitas, mas vemos nesta parashah que eles conquistaram as terras através da guerra. Como podemos entender que o Eterno nos entregue algo que ainda precisamos lutar para obter? Será que os Judeus ortodoxos, tão literais, entenderiam essa proposição?
6º) Explique o texto abaixo e em seus destaques e como aplica-los nos dias de hoje?:
“4Shemá! Ouve, ó Israel: YHWH, Adonay, é o único Elohim! 5Amarás a YHWH, teu Elohim, com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. 6Que todas estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração! 7Tu as ensinarás com todo o zelo e perseverança a teus filhos. Conversarás sobre as Escrituras quando estiveres sentado em tua casa, quando estiveres andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares. 8Também atarás estas palavras como um sinal na tua mão e em teu braço e as prenderás à tua testa como Tefilin, filactérios. 9Tu escreverás as palavras de YHWH nos umbrais da tua casa, e em teus portões, mezuzotes.”
7º) O texto abaixo parece advertir de um velho problema do ser-humano. Explique sobre esse problema:
“Quando, enfim, tudo isso se realizar, e comeres e estiveres saciado, 12fica atento, pois, à tua própria pessoa! Não te esqueças de YHWH, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão!”
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)