Noach é a 2ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 2ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]) contendo os assuntos abaixo:
- Preparativos do dilúvio (6:13)
- A inundação (6:17)
- Vazão das águas (8:1)
- A nova ordem do mundo (9:1)
- Noé e seus filhos (9:18)
- Povoamento da terra (10:1)
- Torre de babel (11:1)
- Os Patriarcas depois do dilúvio (11:10)
- A descendência de Taré (11:27)
Torah – Bereshit (Gênesis) 6:9-11:32 | Profetas – Yeshayahu (Isaías) 54:1-55:5 | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt) 3:1-4:25
PRIMEIRA
História de Nõah com seus 3 filhos
6:9 Eis a história de Nõah(Noé): 10 Nõah gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11A terra se perverteu diante de Elohim e encheu-se de violência. 12Elohim observou a terra e viu a que ponto de perversão havia chegado toda a humanidade, com suas práticas malignas. 13Então declarou Elohim a Nõah: “Eis que darei fim a todos os seres humanos, porquanto a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra.
Instrução sobre a construção da arca
14Faze uma arca de madeira resinosa; tu a farás de caniços e a calafetarás com betume por dentro e por fora. 15Exatamente deste modo a farás: para o comprimento da arca, trezentos côvados; para sua largura, cinquenta côvados; para sua altura, trinta côvados.16Farás um teto para a arca e o rematarás um côvado mais alto; farás a entrada da arca pelo lado, e farás um primeiro, um segundo, e um terceiro andar. 17Da minha parte, mandarei o Dilúvio, muitas e muitas águas sobre a terra, a fim de que exterminem de debaixo do céu toda a carne que tiver fôlego de vida: tudo o que há sobre a face da terra deve perecer!
Aliança com Nõah e instruções de embarque e alimentação
18Mas estabelecerei minha Aliança contigo e entrarás na arca, tu e teus filhos, tua esposa e as mulheres de teus filhos, contigo. 19De tudo o que vive, de tudo o que é carne, farás entrar na arca dois de cada espécie, um macho e uma fêmea, para os conservares em vida contigo. 20De cada espécie de aves, de cada espécie de animais, de cada espécie de todos os répteis do solo, virá contigo um casal, para os conservares em vida. 21Quanto a ti, reúne todo tipo de alimento e armazena-o; isso servirá de alimento para ti e para eles. 22Nõah assim fez; tudo em conformidade com o que Elohim lhe ordenara, ele concluiu a obra.
SEGUNDA
O Embarque e seus passageiros
7:1Então YHWH ordenou a Nõah: “Entra na arca, tu e toda a tua família, porque és o único justo que observo diante de mim no meio desta geração. 2De todos os animais puros, tomarás sete pares, o macho e sua fêmea; dos animais que não são puros, tomarás apenas um casal, o macho e sua fêmea; 3tomarás também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-las em toda a terra. 4Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da superfície da terra todos os seres que eu fiz!” 5Assim, Nõah fez tudo o que YHWH lhe ordenara.
6Nõah tinha seiscentos anos quando veio o Dilúvio, as muitas águas sobre a terra. 7Nõah com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, entraram na arca para se livrar das águas do Dilúvio. 8E aconteceu que os casais de animais grandes, puros e impuros, de aves e de todos os animais pequenos que se movem rente ao chão, 9vieram a Nõah e entraram na arca, exatamente como Elohim havia orientado Nõah.
O Início do diluvio e fechamento da arca
10Passados sete dias desabaram as grandes águas do Dilúvio sobre a terra! 11No dia em que Nõah completou seiscentos anos um mês e dezessete dias, precisamente nesse mesmo dia, todas as fontes das grandes profundezas jorraram, e as comportas do céu se romperam. 12E a chuva caiu sobre a terra, quarenta dias e quarenta noites.
13Naquele mesmo dia, Nõah e seus filhos, Sem, Cam e Jafé, com sua esposa e as esposas de seus três filhos, entraram na arca. 14Com eles entraram todos os animais conforme as suas espécies: todos os animais grandes e selvagens, todos os rebanhos domésticos, todos os demais seres vivos pequenos e os que rastejam pelo solo, assim como todas as criaturas que têm asas: todas as aves e todos os outros animais que voam. 15Com Nõah, abrigaram-se na arca casais de todas as criaturas que tinham o fôlego de vida. 16Os animais que entraram eram um macho e uma fêmea de tudo o que é considerado ser vivo, de acordo com o que Elohim ordenara a Nõah. Então YHWH fechou a porta por fora.
TERCEIRA
Os 40 dias de chuva e suas consequências
17Durante quarenta dias permaneceu o dilúvio sobre a terra; cresceram as águas e ergueram a arca, que ficou elevada acima da terra. 18As águas subiram e se avolumaram muito sobre a terra, e a arca flutuava sobre as muitas águas. 19As águas aumentaram cada vez mais sobre a terra, e as mais altas montanhas que estão sob todo o céu foram totalmente cobertas! 20As águas subiram até cerca de sete metros acima das montanhas.21Pereceram então todos os seres vivos que se movem sobre a face da terra: aves, animais domésticos, feras, todas as pequenas criaturas que povoam a terra e todos os seres humanos. 22Morreu tudo o que tinha um sopro de vida nas narinas. Isto é, tudo o que estava vivo sobre a terra firme. 23Assim desapareceram todos os seres que se moviam na superfície do solo: não sobreviveu um só homem, assim como todos os animais grandes, os animais pequenos que rastejam pelo chão e as aves do céu. Somente sobreviveram Nõah e os que com ele estavam na arca. 24E a enchente prevaleceu sobre a terra durante cento e cinquenta dias.
As águas começaram a baixar
8: 1Elohim lembrou-se então de Nõah e de todos os animais selvagens, de todos os rebanhos domésticos, e de todas as criaturas que estavam com ele na grande embarcação, e enviou um forte vento sobre a terra, e as águas começaram a baixar. 2Fecharam-se as fontes do abismo e as comportas do céu, e a chuva foi detida no céu. 3As águas pouco a pouco se retiraram da terra. Ao fim de cento e cinquenta dias, as águas haviam diminuído, 4e, no décimo sétimo dia do sétimo mês, a arca encalhou sobre as montanhas de Ararate. 5As águas continuaram escoando até o décimo mês e, no primeiro dia do décimo mês, surgiram os topos das montanhas.
6No fim de quarenta dias, Nõah abriu a janela que fizera na arca. 7Esperando que a terra já estivesse a descoberto, Nõah soltou um corvo; todavia, este ficou voando ao redor. 8Depois soltou uma pomba, a fim de saber se as águas já haviam diminuído sobre a superfície da terra. 9Mas a pomba deu voltas e não encontrou lugar onde pousar os pés, porquanto a terra ainda estava coberta de água e, por esse motivo, voltou para a arca. Então Nõah estendeu a mão para fora, apanhou a pomba e abrigou-a novamente dentro da arca. 10Nõah aguardou mais sete dias e soltou outra vez a pomba. 11Ao entardecer, quando a pomba retornou para ele, trouxe em seu bico uma folha nova de oliveira! Assim, Nõah ficou sabendo que as águas tinham escoado da superfície da terra. 12Ele esperou ainda mais sete dias, e novamente soltou a pomba, que não mais voltou para Nõah.
13No primeiro dia do primeiro mês do ano seiscentos e um da vida de Nõah, secaram-se as águas que inundavam a terra. Nõah, então, removeu o teto da arca e viu que a superfície da terra estava seca. 14No vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra já estava bem seca.
QUARTA
O desembarque
15Então ordenou Elohim a Nõah: 16“Sai da tua arca, tu e tua esposa, teus filhos e as esposas de teus filhos contigo. 17Todos os animais que estão contigo; todas as criaturas, as aves, os grandes animais e os pequenos, todos que se movem rente ao solo. Faze-os deixar a arca contigo: que polulem sobre a face da terra, sejam fecundos e multipliquem-se sobre toda a terra!” 18Assim, Nõah e sua mulher saíram da embarcação, junto com seus filhos e suas noras. 19Da mesma maneira saíram todos os animais e as aves, em grupos, de acordo com suas espécies.
Noah faz um altar e sacrifica animais a YHWH, que faz uma promessa.
20Depois, Nõah construiu um altar dedicado ao YHWH e, tomando alguns animais e aves, todos puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar. 21 YHWH sentiu o aroma agradável da adoração e declarou a si mesmo: “Jamais amaldiçoarei a terra por causa do homem, porquanto seu íntimo é completamente inclinado para o mal, desde o nascimento. E nunca mais destruirei todos os seres nos quais há o fôlego da vida, como fiz desta vez.22Enquanto durar a terra, semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, jamais cessarão seus ciclos naturais
YHWH Abençoa Noah e sua família dando-lhes mais instruções
9: 1Elohim abençoou Nõah e seus filhos, e determinou-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra. 2Sede o medo e o pavor de todos os animais da terra e de todas as aves do céu, como de tudo o que se move na terra e de todos os peixes do mar: eles são entregues em vossas mãos.
YHWH orienta nova alimentação de carnes, porém sem o sangue.
3Tudo o que se move e possui a vida vos servirá de alimento, tudo isso Eu vos dou, como vos dei a verdura das plantas. 4Mas não comereis a carne com sua alma, isto é, o sangue. 5Certamente pedirei contas do sangue de cada um de vós. Pedirei contas a todos os animais e ao homem; a cada indivíduo requererei contas da vida do seu próximo.
6Quem derramar o sangue do ser humano; pelo próprio homem seu sangue será derramado; porquanto à imagem de Elohim foi a humanidade criada.7Quanto a vós, sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a terra e dominai-a!”
QUINTA
YHWH estabelece sua aliança com o homem e seu sinal nas nuvens.
8Então declarou Elohim a Nõah e a seus filhos que estavam com ele: 9“Eis que estabeleço minha Aliança convosco e com os vossos descendentes depois de vós, 10e com todos os seres vivos que estão convosco: aves, animais, todas as feras, todas as criaturas que saíram da arca convosco, todos os animais da terra. 11Estabeleço minha Aliança convosco: tudo o que existe nunca mais será destruído pelas águas do Dilúvio; não haverá mais outro dilúvio para devastar a terra!” 12E Elohim afirmou: “Eis o sinal da Aliança que instituo entre mim e vós e todos os seres vivos que estão convosco, para todas as gerações futuras:13colocarei o meu arco nas nuvens, e ele se tornará um sinal fulgurante da Aliança entre mim e a terra! 14Quando Eu reunir as nuvens sobre a terra e o arco surgir por entre as nuvens, 15eu me lembrarei da Aliança que há entre mim e vós e todos os seres vivos de toda a carne. E as águas nunca mais se tornarão um dilúvio para destruir toda forma de vida. 16Quando o arco estiver na nuvem, Eu o verei e me lembrarei da Aliança eterna que há entre Elohim e os seres vivos de todas as espécies que vivem sobre a face da terra!”. 17E concluindo, asseverou Elohim a Nõah: “Este é o sinal da Aliança que estabeleço entre mim e toda a forma de vida que existe sobre a face da terra!”.
SEXTA
A Embriaguez de Noah e sua maldição a Cam e bênçãos a Sem e Jafé,
18Os filhos de Nõah, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã. 19Esses três foram filhos de Nõah e a partir deles se fez o povoamento de toda a terra.
20Nõah, era cultivador, e foi o primeiro a plantar uma vinha. 21Bebeu do vinho que havia feito, embriagou-se e ficou dentro da sua tenda. 22Cam, pai de Canaã, notou que seu pai estava nu e foi contar aos dois irmãos que estavam do lado de fora. 23Então Sem e Jafé tomaram uma capa, levantaram-na sobre os próprios ombros e, andando de costas para não verem a nudez do pai, cobriram-no.
24Quando Nõah acordou da sua embriaguez, soube do que Cam, seu filho mais jovem, havia feito.25Então esbravejou Nõah: “Maldito seja Canaã! Escravo de escravos será para seus irmãos”.26E acrescentou: “Bendito seja o YHWH, o Elohim de Sem! E seja Canaã seu escravo.27Que Elohim amplie o território de Jafé; habite ele nas tendas de Sem, e seja Canaã seu escravo!”.
28Depois do Dilúvio, Nõah viveu mais trezentos e cinqüenta anos. 29Toda a duração da vida de Nõah foi de novecentos e cinqüenta anos, depois morreu.
Genealogia dos filhos de Noah
10: 1Eis a descendência de Sem, Cam e Jafé, filhos de Nõah. Os filhos deles nasceram depois do Dilúvio.
2Estes foram os descendentes de Jafé: Gômer, Magogue, Madai, Java, Tubal, Meseque e Tiras. 3Estes foram os filhos de Gômer: Asquenaz, Rifate e Togarma. 4Estes foram os filhos de Javã: Elisa, Társis, Quitim e Dodanim. 5Deles descendem os povos marítimos, os quais se dividiram em seu território, conforme sua língua, cada um segundo os clãs de suas nações.
6Estes foram os descendentes de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. 7Estes foram os filhos de Cuxe: Sebá, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá. Estes foram os filhos de Raamá: Sabá e Deda. 8Cuxe gerou também Ninrode, o primeiro homem poderoso na terra. 9Ele foi o mais audaz e corajoso dos caçadores diante do YHWH, e por esse motivo há o ditado: “Valente como Ninrode!” 10No início, o seu reino abrangia Babel, Ereque, Acade e Calné, nas terras da Babilônia. 11Dessa terra ele partiu para a Assíria, onde fundou Nínive, Reobote-Ir, Cala 12e Resém, que fica entre Nínive e Cala, a grande cidade.
13Mizraim deu origem aos luditas, anamitas, leabitas, naftuítas, 14patrusitas, casluítas, dos quais descenderam os filisteus, e os caftoritas.
15Canaã gerou Sidom, seu filho mais velho, os sidônios, os primeiros; e os hititas;16também deu origem aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, 17aos heveus, aos arqueus, aos sineus, 18aos arvadeus, aos zemareus e aos hamateus; e mais tarde se espalharam as famílias dos cananeus. 19E os limites das terras de Canaã estendiam-se desde Sidom, indo até Gerar e chegavam a Gaza e, de lá, prosseguiam até Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim até Lasa.
20São esses os povos e culturas que descenderam de Cam, conforme seus grupos familiares e línguas, em seus territórios e nações.
21Uma descendência nasceu de semelhante modo a Sem, pai de todos os filhos de Héber e irmão mais velho de Jafé. 22Estes foram os filhos de Sem: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arã. 23Estes foram os descendentes de Arã: Uz, Hul, Géter e Meseque. 24Arfaxade gerou Cainã, e Cainã gerou Salá, que gerou Héber. 25Héber deu origem a dois filhos: um deles se chamou Pelegue, porquanto em sua época a terra foi dividida; seu irmão recebeu o nome de Joctã. 26Joctã gerou a Almodá, Salefe, Hazar-Mavé, Jerá, 27Adorão, Uzal, Dicla,28Obal, Abimael, Sabá, 29Ofir, Havilá e Jobabe. Todos esses descenderam de Joctã. 30E habitavam uma região que se estendia desde Messa até Sefar, nas colinas ao leste.
31São esses os filhos de Sem, segundo seus clãs e línguas, em suas terras, culturas e nações.
32São esses os grupos familiares dos filhos de Nõah, de acordo com suas gerações, divididos em suas nações e culturas, em conformidade com a história da sua descendência. A partir deles, os povos se dispersaram por toda a terra, depois do Dilúvio.
SÉTIMA
A História da torre de Babel;
11: 1Em todo o mundo, as pessoas se serviam de uma mesma língua, e de uma única maneira de falar. 2Quando os seres humanos emigraram para o Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se estabeleceram. 3Combinaram uns com os outros: “Vinde! Façamos tijolos e cozamo-los ao fogo!” O tijolo lhes serviu de pedra e o betume de argamassa. 4E decidiram mais: “Vinde! Construamos uma cidade e uma torre cujo ápice penetre nos céus! Dessa forma, nosso nome será honrado por todos e jamais seremos dispersos pela face da terra!”
5O YHWH desceu para observar a cidade e a torre que os homens estavam erguendo.
6Então declarou YHWH: “Eis que a humanidade se constitui em um só povo e falam todos a mesma língua, e essa construção é apenas o início de suas iniciativas! Em breve nada poderá impedi-los de realizar o que quiserem! 7Portanto, vinde! Desçamos! Confundamos a linguagem dos seres humanos, a fim de que não mais se entendam uns com os outros!” 8E foi dessa maneira que YHWH os espalhou dali por toda a terra, e pararam de erguer a cidade. 9Por isso ficou conhecida como Babel, porquanto ali o YHWH confundiu a língua de todo o mundo. E, assim, desde a Babilônia, YHWH dispersou a humanidade sobre a face da terra.
Genealogia de Sem
10Eis o registro das gerações de Sem: Passados dois anos do Dilúvio, ao completar cem anos de idade, Sem gerou Arfaxade. 11Depois do nascimento de Arfaxade, Sem viveu mais quinhentos anos e gerou filhos e filhas.
12Quando Arfaxade completou trinta e cinco anos de idade, gerou Salá. 13Depois do nascimento de Salá, Arfaxade viveu mais quatrocentos e três anos e gerou filhos e filhas.
14Quando Salá completou trinta e cinco anos de idade, gerou Héber. 15Depois do nascimento de Héber, Salá viveu mais quatrocentos e três anos e gerou filhos e filhas.
16Quando Héber completou trinta e quatro anos de idade, gerou Pelegue. 17Depois do nascimento de Pelegue, Héber viveu mais quatrocentos e trinta anos e gerou filhos e filhas.
18Quando Pelegue completou trinta anos de idade, gerou Reú. 19Depois do nascimento de Reú, Pelegue viveu mais duzentos e nove anos e gerou filhos e filhas.
20Quando Reú completou trinta e dois anos de idade, gerou Serugue. 21Depois do nascimento de Serugue, Reú viveu mais duzentos e sete anos e gerou filhos e filhas.
22Quando Serugue completou trinta anos de idade, gerou Naor. 23Depois do nascimento de Naor, Serugue viveu mais duzentos anos e gerou filhos e filhas.
24Quando Naor completou vinte e nove anos de idade, gerou Terá. 25Depois do nascimento de Terá, Naor viveu mais cento e dezenove anos e gerou filhos e filhas.
26Quando Terá completou setenta anos de idade, havia gerado Abrão, Naor e Harã.27Eis, portanto, a história da descendência de Terá: 28Harã morreu na presença de seu pai Terá, em sua terra natal, chamada de Ur dos caldeus.
MAFTIR
29Mais tarde, tanto Abrão como seu irmão Naor casaram-se. O nome da esposa de Abrão era Sarai, e o nome da esposa de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Isca.
30Entretanto, Sarai era estéril, não tinha filhos.
31Terá decidiu sair da cidade de Ur, na Babilônia, e rumar para a terra de Canaã. Tomou seu filho Abrão, seu neto Ló, filho de Harã, e sua nora Sarai, mulher de seu filho Abrão, e todos juntos deixaram Ur dos caldeus, mas, havendo chegado em Harã, ali ficaram morando.
32E Terá morreu em Harã, com a idade de duzentos e cinco anos.
54: 1“Entoa alegre canto, ó estéril, que nunca teve um filho para criar; irrompe, pois, em canto, brade com júbilo, tu que jamais sentiste as dores do parto; porquanto mais numerosos são os filhos da abandonada do que os filhos daquela que tem marido!”, declara YHWH. 2“Alarga o espaço da tua tenda, estende as cordas, reforça as estacas. 3Pois hás de transbordar para a direita e para a esquerda, a tua descendência tomará posse de outras terras e repovoará cidades abandonadas.4Não temas, porque não tornarás a ficar envergonhada; jamais te sentirás humilhada, porque não ficarás constrangida. Em verdade, hás de esquecer a condição vexatória da tua juventude e não te recordarás mais da humilhação da tua viuvez.5Pois o teu Criador é o teu esposo, YHWH, o Adon dos Exércitos é o seu Nome, o Kadosh de Israel e seu Redentor, ele é chamado o Elohim de toda a terra.6O Eterno te chamará de volta como se fosses uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou jovem tão somente para ser rejeitada!”, diz o seu Elohim. 7“Por breve momento Eu te abandonei, mas com profunda compaixão Eu te farei retornar. 8Num impulso de indignação escondi de ti o meu rosto, mas logo me compadeci de ti, levado por um amor que jamais se extinguirá!” Declara YHWH, o teu Redentor.9Como nos dias de Nõah, quando jurei que as águas de Nõah nunca mais inundariam a terra, do mesmo modo juro agora que nunca mais me encolerizarei contra ti, que não mais te ameaçarei.10Os montes podem mudar de lugar e as colinas podem abalar-se, mais o meu sentimento de benevolência e misericórdia, isto é, meu amor, nunca mudará; a minha Aliança de Paz não será jamais abalada!” Afirma YHWH, aquele que se compadece de ti.
11Ó cidade aflita, açoitada por tempestades e não consolada, Eu te edificarei com turquesas, edificarei teus alicerces com safiras. 12Farei de rubis os teus escudos, de carbúnculos as tuas portas, e de pedras preciosas todos os teus muros. 13Todos os teus filhos serão discípulos de YHWH; grande será a paz dos teus filhos.14Serás edificada sobre a justiça; livre da opressão, nada terás a temer; estarás livre do terror; com efeito, ele não te atingirá.15Se fores atacada, não será por obra minha; todo aquele que te atacar, cairá nas tuas mãos.16Vede! Eis que fui Eu quem criou o ferreiro, que sopra as brasas até darem chama e forja cada arma para o seu próprio fim. E fui Eu quem criou o exterminador para gerar o caos.17Nenhum instrumento forjado contra ti terá êxito. Toda língua que se levantar contra ti em julgamento tu a provarás culpada. Tal será a herança dos servos de YHWH, e esta é a defesa que faço do nome deles!” Oráculo de YHWH.
55:1 “Ah! Todos que tendes sede, vinde às águas cristalinas. E vós, os que não tendes dinheiro nem recursos, vinde agora, comprai e comei! Vinde, adquire vinho e leite sem pagamento e sem custo! 2Por que investir dinheiro naquilo que não é alimento, e o seu trabalho árduo naquilo que não consegue produzir satisfação? Ouvi-me com toda atenção e comei o que é bom; haveis de deleitar-vos com manjares revigorantes. 3Escutai-me e vinde a mim, ouvi-me e haveis de viver. Farei convosco uma Aliança eterna, assegurando-vos as graças prometidas a Davi.4Em verdade, Eu o coloquei como testemunha aos povos, como regente e comandante de povos.5Assim, tu chamarás por uma nação que não conheces, sim, uma nação que não te conhece acorrerá a ti, por causa de YHWH teu Elohim, O Kadosh de Israel, pois ele te concedeu esplendor!”
Pregação de Yachonan HaMatbil
3:1 Naqueles dias surgiu Yachonan HaMatbil (João Batista) pregando no deserto da Judéia; e dizia: 2 ´Fazei teshuvah, porque o Reino dos céus está próximo`.3 Este é aquele que foi anunciado pelo profeta Isaías:
´Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do YHWH, endireitai as suas veredas`.
4 Yachonan tinha suas roupas feitas de pêlos de camelo e usava um cinto de couro na cintura. Alimentava-se com gafanhotos e mel silvestre. 5 A ele vinha gente de Yerushalayim, de toda a Judéia e de toda a província adjacente ao Jordão.
6 Confessando os seus pecados, eram batizados por Yachonan no rio Jordão.
7 E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: ´Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? 8 Produzi, sim, frutos que mostrem vosso arrependimento! 9 Não presumais de vós mesmos, dizendo: ´Temos por pai a Abraão`; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Elohim pode gerar filhos a Abraão. 10 O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo. 11 Eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos batizará com o Ruach HaKodesh e com fogo. 12 Ele traz a pá em sua mão e separará o trigo da palha. Recolherá no celeiro o seu trigo e queimará a palha no fogo que jamais se apaga`.
Tevilá de Yeshua
13 Então Yeshua veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por Yachonan. 14 Mas Yachonan se recusava, justificando: ´Sou eu quem precisa ser batizado por ti, e vens tu a mim?` 15 Yeshua, entretanto, declarou: ´Deixe assim, por enquanto; pois assim convém que façamos, para cumprir toda a justiça`. E Yachonan concordou. 16 E, sendo Yeshua batizado, saiu logo da água, e eis que se abriram os céus, e viu o Ruach de Elohim descendo como pomba e vindo sobre Ele. 17 Em seguida, uma voz dos céus disse: ´Este é meu Filho amado, em quem muito me agrado`.
Tentação no deserto
4:1 Yeshua foi então conduzido pelo Ruach, ao deserto, para ser tentado pelo Inimigo.
2 Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. 3 O tentador aproximou-se então dele e disse: ´Se tu és o Filho de Elohim, manda que estas pedras se tornem em pães`. 4 Yeshua, porém, afirmou-lhe: ´Está escrito: ´Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Elohim``.
5 Então o Inimigo o conduziu à Cidade Santa, e colocou-o sobre a parte mais alta do templo e desafiou-lhe: 6 ´Se tu és o Filho de Elohim, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: ´Aos seus malahim dará ordens a teu respeito, e com as mãos eles te susterão, para que jamais tropeces em alguma pedra``.
7 Contestou-lhe Yeshua: ´Também está escrito: ´Não tentarás o YHWH teu Elohim``.
8 Tornou o Inimigo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo em todo o seu esplendor.9 E propôs a Yeshua: ´Tudo isso te darei se, prostrado, me adorares.
10 Ordenou-lhe então Yeshua: ´Vai-te, Satanás, porque está escrito: ´Ao YHWH, teu Elohim, adorarás e só a Ele servirás``.
11 Assim, o Inimigo o deixou; e eis que vieram malahim, e o serviram.
Retorno à Galiléia
12 Yeshua, entretanto, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia. 13 E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, situada à beira-mar, nos confins de Zebulom e Naftali. 14 Assim cumprindo-se o que fora dito pelo profeta Isaías:
15 ´Terra de Zebulom e terra de Naftali, caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios! 16 O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; e aos que estavam detidos na região e sombra da morte, a luz raiou`.
17 Daquele momento em diante Yeshua passou a pregar e dizer: ´Fazei teshuvah, porque é chegado o Reino dos céus!`
Vocação dos quatro primeiros discípulos
18 E, caminhando junto ao mar da Galiléia, viu Yeshua dois irmãos: Shimeon (Simão), chamado Kefa (Pedro) e André que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 19 Então, disse-lhes Yeshua: ´Vinde após mim, e Eu vos farei pescadores de homens`.20 Eles, imediatamente deixaram suas redes e seguiram Yeshua.
21 Seguindo adiante, viu Yeshua outros dois irmãos: Yaakov (Tiago), filho de Zebedeu e Yochanan (João), seu irmão, que estavam no barco com Zebedeu, seu pai, consertando as redes; e chamou-os. 22 Eles imediatamente deixaram o barco e seu pai para seguirem a Yeshua.
Yeshua ensina e cura e tem fama
23 E percorria Yeshua toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando a besorah do Reino e curando todas as enfermidades e males entre o povo.24 E sua fama correu por toda a Síria; e trouxeram-lhe, então, todos aqueles que sofriam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos e os paralíticos. E Yeshua os curava.25 E uma grande multidão da Galiléia, Decápolis, Yerushalayim, Judéia e de além do Jordão seguia a Yeshua.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
מתיתיהו - Mattityahu (Mateus) 6 - 10
Link da Parashah (Porção):
משלי - Mishle (Provérbios) 4 - 6
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 4 - 6
Link da Parashah (Porção):
יהושע - Yahoshua (Josué) 9 - 16
Questionamentos Específicos
01º) Na primeira aliah vemos como YHWH determina o fim da humanidade contudo poupa alguns animais e a família de Noah, comente os motivos desta destruição e trace um paralelo sobre a desobediência humana e suas consequências.
02º) YHWH comenta sobre o quanto Noah é justo e lhe imputa salvação (vv 7:1). Estamos diante de uma decisão meritocrática? temos realmente a possibilidade de praticar a justiça pelo nosso entendimento ou tudo está predestinado?
03º) Como podia Noah ser visto como justo se não existia a torá escrita?
04º) Em Levítico 11 vemos a prescrição dada a mosheh sobre alimentação, no entanto YHWH já orientava que 7 casais de cada espécie de animais limpos fosse embarcada, ao passo que de animais impuros apenas 1 casal. É possível que essa Torá de alimentação tenha mudado? podemos comer de tudo?
05º) Podemos evidenciar algumas coisas difíceis de entender sobre este incrível embarque, como: Noah não busca os animais, os animais entram na arca; também entre os animais existiam animais selvagens e perigosos; também frente ao espaço da arca como podemos resolver as milhares de espécies de animais e toda a logística que deveria ser empregada.entre outros diversos e inúmeros questionamentos lógicos. Resolvemos todas estas questões pelo fato de que Para YHWH não há nada impossível. Comente, resolva !
06º) Conforme a parashah 8:21, YHWH declarar que o Homem é inclinado ao mal(Yetser Hará) desde o seu nascimento. Porém no Messias e em seu sacrifício temos a oportunidade de também experimentar a Yetser tov(inclinação para o bem). De uma forma geral o homem em sua natureza o que podemos falar sobre essas inclinações? afinal podemos decidir sobre nossas inclinações?
07º) A torá(instrução) sobre não comer sangue continua até nossos dias?
08º) A torá(instrução) sobre vingar a quem tira uma vida (vv 9:6), deveria ser cumprida ou a Lei mudou?
09º) Qual o significado no arco colorido nos céus entre as nuvens, o'que deveríamos nos lembrar?
10º) A maldição de Noah sobre o fato de que Cam “viu sua nudez” coloca Jafé e Sem em posição de bênçãos. Podemos constatar essa maldição e benção nestas linhagens?
11º) Sobre os grupos familiares dos filhos de Noah, podemos fazer algum destaque ou curiosidade? podemos traçar alguma relação de condenação, salvação e predestinação?
12º) A separação das línguas na torre de Bavel impôs limitações entre os seres-humanos e desta forma sua vaidade de perpetuar seu nome foi devidamente afrontada por YHWH como lemos no verso 11:4. Comente sobre esta parashá.
13º) Destaques 3 pontos mais importantes dentro de toda a parashá em sua visão ?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)