Bereshit é a 1ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 1ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]) Contendo os assuntos abaixo:
- História do início da criação. (1:1)
- Criação de Animais terrestres e do Homem. (1:24)
- Designação de Alimentos para o Homem e animais. (1:29)
- Final da criação, descanso e benção do 7º dia. (2:1)
- Resumo da criação. (2:4)
- O Jardim do Éden. (2:9)
- O homem no Éden e orientações sobre alimentação entre outras. (2:15)
- A companheira de Adan e tirada de sua carne. (2:21)
- A queda do Homem. (3:1)
- A História de Caim e Abel. (3:22)
- Lameque, homem mau e seus descendentes. (3:19)
- Set, pai de Enos que proclamou pela 1ª vez o nome de YHWH. (3:25)
- Registro da descendência de Adão. (5:1)
- A redução da vida para 120 anos e os Nefilins. (5:19)
- A corrupção da Humanidade. (6:5)
Torah – Bereshit (Gênesis) 1:1-6:8 | Profetas – Yeshayahu (Isaías) 42:5-43:10 | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt) 1:1-2:23
PRIMEIRA
História do início da criação
1:1 No princípio, Elohim (D-us) criou os shamayim (céus) e a aretz (terra). 2A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Elohim se movia sobre a face das águas.
3Disse Elohim: “Haja luz!”, e houve luz. 4Viu Elohim que a luz era boa; e separou a luz das trevas. 5Chamou Elohim à luz “Yom” (dia), e às trevas chamou “Layla” (noite). Houve então, a tarde e a manhã: o primeiro yom.
6Depois disse Elohim: “Haja entre as águas um limite para separá-las em duas partes!” 7Fez, portanto, Elohim o firmamento e separou as águas estabelecidas abaixo desse limite, das que ficaram por cima. E assim aconteceu. 8E Elohim ao firmamento deu o nome de “Shamayim”. A tarde passou, e raiou a manhã: esse foi o segundo yom.
9Então disse Elohim: “Que as águas que estão sob o shamayim se reúnam num só lugar, a fim de que apareça a parte seca!” E assim aconteceu. 10Elohim outorgou o nome de “Terra” a parte seca, e a massa das águas que se haviam ajuntado Ele chamou de “Mares”. E observou Elohim que isso era bom. 11E determinou: “Que a terra seja coberta com todo tipo de vegetação! Plantas que deem semente e árvores cujos frutos produzam sementes conforme suas próprias espécies”. E assim aconteceu. 12E, assim, a terra fez brotar toda a vegetação: ervas que dão sementes segundo sua espécie, e árvores que produzem frutos, cujas sementes estavam neles, de acordo com suas espécies. E observou Elohim que isso era bom. 13Passaram-se a tarde e a manhã: esse foi o terceiro yom.
14Declarou Elohim: “Haja luminares no firmamento do shamayim a fim de separar o yom da layla (noite); e sirvam eles de sinais para definir as estações, dias e anos; 15e que sejam também luzeiros nos shamayim, para iluminar toda a terra!” E assim aconteceu. 16Elohim fez os dois grandes luzeiros: o maior para governar o yom e o menor para regular o andamento da noite. E formou também as estrelas. 17Elohim colocou todas essas luzes nos shamayim a fim de iluminarem toda a terra, 18para dirigirem o andamento do yom e da noite e fazerem separação entre a luz e a escuridão. E observou Elohim que isso era bom. 19Passaram-se a tarde e a manhã: esse foi o quarto yom.
20Disse também Elohim: “Fervilhem as águas um fervilhar de seres vivos e que as aves voem acima da terra, sob o firmamento do shamayim!” E assim aconteceu. 21Dessa forma, Elohim criou os grandes animais aquáticos e os demais seres vivos que povoam as águas, em conformidade com suas muitas espécies; e todas as aves, também de acordo com suas espécies. E observou Elohim que isso era bom. 22Então Elohim os abençoou, declarando: “Sede fecundos, multiplicai-vos! Enchei as águas dos mares. E que também as aves se multipliquem na terra!” 23Passaram-se a tarde e a manhã: esse foi o quinto yom.
Criação de Animais terrestres e do Homem
24E disse Elohim: “Que a terra produza seres vivos segundo suas espécies: rebanhos domésticos, animais selvagens e todos os demais seres viventes da terra, cada um de acordo com sua espécie!” E assim aconteceu. 25Elohim fez, portanto, todas as feras selvagens segundo suas espécies, os rebanhos domésticos conforme suas espécies, répteis, e todos os demais seres vivos, cada qual de acordo com sua espécie. E observou Elohim que isso era bom.
26Então Elohim determinou: “Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança. Dominem eles sobre os peixes do mar, sobre as aves do shamayim, sobre os grandes animais e todas as feras da terra, e sobre todos os pequenos seres viventes que se movem rente ao chão!” 27Elohim, portanto, criou os seres humanos à sua imagem, à imagem de Elohim os criou: macho e fêmea os criou. 28Elohim os abençoou e lhes ordenou: “Sede férteis e multiplicai-vos! Povoai e sujeitai toda a terra; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do shamayim e sobre todo animal que rasteja sobre a terra!”
Designação de Alimentos para o Homem e animais
29E acrescentou Elohim: “Eis que vos dou todas as plantas que nascem por toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes: esse será o vosso alimento! 30Também dou a todos os animais da terra, a todas as aves dos shamayim, a todos os répteis da terra, e a todas as criaturas em que há fôlego de vida, todos os vegetais existentes, como mantimento e sustento!” E assim aconteceu. 31Então Elohim contemplou toda a sua criação, e eis que tudo era muito bom. Houve, assim, a tarde e a manhã: esse foi o sexto yom.
Final da criação, descanso e benção do 7º dia
2:1 Assim foram concluídos o Céu e a Terra, como todo o seu exército. 2No sétimo Yom, Elohim já havia terminado a obra que determinará; nesse Yom descansou de todo o trabalho que havia realizado. 3Então abençoou Elohim o Sétimo Yom e o santificou, porquanto nele descansou depois de toda a obra que empreendera na criação.
SEGUNDA
Resumo da criação.
4Esta é a história do início da humanidade, no tempo em que YHWH Elohim criou os Céus e a Terra: 5Não havia ainda brotado nenhum arbusto sobre a terra e nenhuma erva dos campos tinha ainda crescido, porque o YHWH não havia feito chover sobre a terra e não havia homem para cultivar o solo. 6Entretanto, fontes de água brotavam da terra e regavam toda a superfície do solo. 7Então o YHWH modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.
O Jardim do Éden
8Ora, YHWH Elohim, havia plantado um jardim na região do Éden, no Oriente, para os lados do leste, e ali colocou o ser humano que formara. 9O YHWH Elohim fez nascer do solo toda espécie de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento. E no meio desse jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
10Na região do Éden nascia um rio que irrigava todo o jardim e depois se dividia em quatro. 11O nome do primeiro é Pisom. Ele percorre todo o território de Havilá, onde existe ouro. 12O ouro daquela terra é de pureza excelente; terra na qual se encontra o bdélio, raro perfume, e a valiosa pedra ônix. 13O segundo, que percorre toda a terra de Cuxe, é chamado Giom. 14O terceiro, que flui pelo lado leste da Assíria, é o conhecido rio Tigre. E o quarto, é o grande rio Eufrates.
O homem no Éden e orientações sobre alimentação entre outras
15Assim, YHWH Elohim, tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para zelar por ele e nele fazer suas plantações. 16E YHWH deu a seguinte ordem ao homem: “Comerás livremente o fruto de qualquer espécie de árvore que está no jardim;17contudo, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no yom em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!”
18Então declarou YHWH Elohim: “Não é bom que o ser humano viva sem a companhia de um semelhante; farei para ele alguém que o ajude e a ele corresponda!”19Sendo assim, o YHWH modelou, do solo, todos os animais selvagens e todas as aves do shamayim e, em seguida, os trouxe à presença do homem para ver como este os chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse precisamente seria seu nome.
TERCEIRA
20E, desse modo, o homem nomeou a todos os animais: os rebanhos domésticos, as aves do shamayim e a todas as feras. Entretanto, não se encontrou para o próprio ser humano alguém que com ele cooperasse e a ele correspondesse intimamente.
A companheira de Adan e tirada de sua carne
21Então, YHWH Elohim fez Adão cair em profundo sono e, enquanto este dormia, retirou-lhe parte de um dos lados do corpo e uma costela, e fechou o lugar com carne. 22Com a costela que havia tirado do homem, o YHWH Elohim modelou uma mulher e a conduziu até ele.
23Então exclamou Adão: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’, porquanto do ‘homem’ foi extraída”.
24Por esse motivo é que o homem deixa a guarda de seu pai e sua mãe, para se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne. 25O homem e a mulher viviam nus e não se envergonhavam.
A queda do homem
3:1 A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que YHWH Elohim havia feito. E aconteceu que ela questionou com a mulher: “Então foi isto mesmo que Elohim falou: ‘Vós não podeis comer nenhum dos frutos das árvores do jardim?’ 2Ao que declarou a mulher à serpente: “Nós podemos comer dos frutos das árvores do jardim.3Mas do fruto da árvore que está no centro do jardim, Elohim disse: ‘Dele não comereis, nele não tocareis, para que não morrais!’” 4A serpente então alegou à mulher: “Com toda a certeza não morrereis! 5Ora, Elohim sabe que, no yom em que dele comerdes, vossos olhos se abrirão, e vós, como Elohim, sereis conhecedores do bem e do mal!” 6Quando a mulher observou que a árvore realmente parecia agradável ao paladar, muito atraente aos olhos e, além de tudo, desejável para dela se obter sagacidade, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que estava em sua companhia, e ele igualmente comeu.7Então os olhos dos dois se abriram, e perceberam que estavam nus; em seguida entrelaçaram folhas de figueira e fizeram cintas para cobrir-se.
8Naquele yom, quando soprava a brisa vespertina, o homem e sua mulher ouviram o som da movimentação de YHWH Elohim, que estava passeando pelo jardim, e procuraram esconder-se da presença do YHWH, entre as árvores do jardim. 9Mas o YHWH Elohim convocou o homem, indagando: “Onde é que estás?” 10O homem declarou: “Ouvi o som do teu caminhar no jardim e, vendo que estava nu, tive receio; por essa razão me escondi!” 11Então, Elohim o questionou: “E quem te fez saber que estavas nu? Comeste, então, da árvore que te proibi de comer?” 12Replicou o homem: “Foi a mulher que me deste por auxiliadora; ela me deu do fruto da árvore e eu comi.” 13Ao que o YHWH Elohim inquiriu à mulher: “Que é isso que fizeste?” Redarguiu a mulher: “A serpente me enganou e eu comi”.
14Então YHWH Elohim determinou à serpente: “Porque fizeste isso, és maldita entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o teu próprio ventre, e comerás do pó da terra todos os dias da tua vida.
15Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar”.
16Para a mulher sentenciou o YHWH: “Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez; em meio à agonia darás à luz filhos; seguirás desejando influenciar o teu marido, mas ele te dominará!”
17Então voltou-se para o homem e ordenou: “Porque escutaste a voz de tua mulher e comeste da árvore que Eu te proibira comer, maldita é a terra por tua causa! Com sofrimentos obterás do solo o teu alimento, todos os dias da tua vida.
18A terra produzirá espinhos e ervas daninhas, e tu terás de comer das plantas do campo.
19Com o suor do teu rosto comerás o teu pão, até que voltes ao solo, pois da terra foste formado; porque tu és pó e ao pó da terra retornarás!”
20Assim, Adão deu à sua mulher o nome de Eva, porquanto ela seria mãe de toda a humanidade
21Fez YHWH Elohim túnicas de pele e com elas vestiu Adão e Eva, sua mulher.
QUARTA
A História de Caim e Abel
22Então declarou YHWH Elohim: “Eis que agora o ser humano tornou-se como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não devemos permitir que ele também estenda a sua mão e tome do fruto da árvore da vida e comendo-o possa viver para sempre!” 23Por isso o YHWH expulsou o ser humano do jardim do Éden e fez que ele lavrasse a terra da qual havia sido formado. 24Elohim baniu Adão e Eva e no lado leste do jardim do Éden estabeleceu seus querubins e uma espada flamejante que se movia em todas as direções, evitando assim que alguém tivesse acesso à árvore da vida.
4: 1Então Adão teve relações sexuais com Eva, sua mulher; ela concebeu e deu à luz Caim, e declarou: “Com a ajuda do YHWH, tive um filho homem 2Voltou a engravidar e desta vez lhe nasceu Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim cultivava a terra. 3Passado o tempo, Caim apresentou alguns produtos do solo, em oferenda ao YHWH. 4Abel, por sua vez, ofereceu as primícias e a gordura de seu rebanho. Ora, o YHWH aceitou com alegria a Abel e sua oferta. 5Todavia, não se agradou de Caim e de sua oferenda; e, por esse motivo, Caim ficou muito irado e seu semblante assumiu uma expressão maligna. 6Então o YHWH abordou Caim: “Por que estás furioso? E por qual motivo teu rosto está transtornado? 7Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Entretanto, se assim não fizeres, sabe que o pecado espreita à tua porta e deseja destruir-te; cabe a ti vencê-lo!”
8Contudo, propôs Caim a seu irmão Abel: “Saiamos, vamos ao campo!” E, quando estavam no campo, aconteceu que Caim se levantou contra Abel, seu irmão, e o matou.
9Então o YHWH inquiriu Caim: “Onde está teu irmão Abel?” Retrucou Caim: “Não sei; acaso sou eu o protetor do meu irmão?” 10Exclamou o YHWH: “Que fizeste? Ouve! Da terra, o sangue do teu irmão clama a mim. 11Portanto, agora és mais amaldiçoado que a terra que abriu a boca para tragar, de tuas mãos, o sangue de teu irmão.12Quando cultivares o solo, este não te fornecerá mais da sua força; serás um fugitivo errante pelo mundo!” 13Apelou Caim ao YHWH: “Meu castigo é maior do que posso suportar. 14Vê! Hoje tu me expulsas desta terra, e terei de me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará!” 15Contudo, o YHWH lhe asseverou: “Não acontecerá assim! Se alguém matar 16a Caim, sofrerá sete vezes a vingança.” E o YHWH colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse.
17Então Caim coabitou com sua mulher, ela engravidou e deu à luz Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho, Enoque. 18Enoque foi pai de Irade, que foi pai de Meujael, que foi pai de Metusael, que foi pai de Lameque.
QUINTA
Lameque, homem mau e seus descendentes
19Lameque tomou para si duas esposas: uma se chamava Ada, e a outra, Zilá. 20Ada deu à luz um filho chamado Jabal, que foi o antepassado dos que criam rebanhos e vivem em tendas. 21Jabal tinha um irmão chamado Jubal, antepassado de todos os músicos que tocam harpa e flauta. 22Zilá também deu à luz um filho, chamado Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
23Então Lameque vangloriou-se diante de suas esposas: “Ada e Zilá, ouvi-me! Vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a vos declarar: Matei um homem por causa de ferimentos que me causara; e uma criança porque me ofendeu.
24Ora, se Caim é vingado setes vezes, Lameque pode ser, setenta vezes sete!”
Set, pai de Enos que proclamou pela 1ª vez o nome de YHWH
25Novamente Adão teve relações sexuais com sua esposa, e ela deu à luz outro filho a quem chamou de Sete, exclamando: “Elohim me concedeu outro filho para ficar em lugar de Abel, que foi morto por Caim!” 26Sete foi pai e deu a seu filho o nome de Enos, que foi o primeiro a proclamar o Nome de YHWH!
SEXTA
Registro da descendência de Adão
5:1 Este é o registro da descendência de Adão: 2Homem e mulher os criou, e os abençoou e lhes deu o nome de Humanos.
3Quando Adão completou cento e trinta anos, gerou um filho à sua semelhança, como sua imagem, e lhe deu o nome de Sete. 4O tempo que viveu Adão depois do nascimento de Sete foi de oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. 5Toda a duração da vida de Adão foi de novecentos e trinta anos; depois morreu.
6Quando Sete completou cento e cinco anos, gerou Enos. 7Depois do nascimento de Enos, Sete viveu oitocentos e sete anos, e gerou filhos e filhas. 8Toda a duração da vida de Sete foi de novecentos e doze anos; depois morreu.
9Quando Enos completou noventa anos, gerou Cainã. 10Depois do nascimento de Cainã, Enos viveu oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas. 11Toda a duração da vida de Enos foi de novecentos e cinco anos; depois morreu.
12Quando Cainã completou setenta anos, gerou Maalaleel. 13Depois do nascimento de Maalaleel, Cainã viveu oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas. 14Toda a duração da vida de Cainã foi de novecentos e dez anos; depois morreu.
15Quando Maalaleel completou sessenta e cinco anos, gerou Jarede. 16Depois do nascimento de Jarede, Maalaleel viveu oitocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas.17Toda a duração da vida de Maalaleel foi de oitocentos e noventa e cinco anos; depois morreu.18Quando Jarede completou cento e sessenta e dois anos, gerou Enoque.
SÉTIMA
A redução da vida para 120 anos e os Nefilins
19Depois do nascimento de Enoque, Jarede viveu oitocentos anos e gerou filhos e filhas. 20Toda a duração da vida de Jarede foi de novecentos e sessenta e dois anos; depois morreu.
21Quando Enoque completou sessenta e cinco anos, gerou a Matusalém. 22Depois que gerou Matusalém, Enoque andou com Elohim mais trezentos anos e gerou filhos e filhas.23Toda a duração da vida de Enoque foi de trezentos e sessenta e cinco anos. 24Enoque andou sempre em comunhão com Elohim e um yom desapareceu, porquanto Elohim o arrebatou!
25Quando Matusalém completou cento e oitenta e sete anos, gerou a Lameque.26Depois do nascimento de Lameque, Matusalém viveu setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. 27Toda a duração da vida de Matusalém foi de novecentos e sessenta e nove anos; depois morreu.
28Quando Lameque completou cento e oitenta e dois anos, gerou um filho. 29Deu-lhe o nome de Noé, porque profetizou ele: “Este nos aliviará do nosso árduo trabalho e do sofrimento de nossas mãos, causados pela dureza desta terra que o YHWH amaldiçoou!” 30Depois do nascimento de Noé, Lameque viveu quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas. 31Toda a duração da vida de Lameque foi de setecentos e setenta e sete anos; depois morreu.
6:1Então, quando a humanidade começou a se multiplicar sobre a face da terra e nasceram muitas mulheres, 2os filhos de Elohim viram que as filhas dos homens eram atraentes, e escolheram, para si, aquelas que lhes agradaram os olhos. 3Então, declarou o YHWH: “Por causa da malignidade do ser humano mortal, o Espírito que lhe dei não permanecerá nele para sempre; portanto, ele não viverá além dos cento e vinte anos!”4Ora, naquela época, e também algum tempo depois, havia nefilins na terra, quando os filhos de Elohim possuíram as filhas dos homens e elas lhes deram filhos. Esses gigantes foram os heróis dos tempos antigos, homens rudes e famosos!
MAFTIR
A corrupção da Humanindade
5Contudo, o YHWH observou que a perversidade do ser humano havia crescido muito na terra e que toda a motivação das ideias que provinham das suas entranhas era sempre e somente inclinada à prática do mal. 6Então o YHWH entristeceu-se muito por haver criado os seres humanos sobre a terra, e esse sentimento feriu profundamente seu coração. 7Declarou então o YHWH: “Farei desaparecer da superfície do solo os seres humanos que criei, todos os homens; os grandes animais até os pequenos seres; e as aves do shamayim. Arrependo-me de havê-los feito!”. 8Contudo, a Noé, o YHWH demonstrou seu favor e compaixão.
Primeiro canto do Servo
42:5 Assim diz O El YHWH, que criou os shamayim e os desenrolou, e estendeu a aretz e o que dela brota; que dá ao povo que nela habita o espírito, o fôlego da vida a todos que por ela caminham. 6Eu, YHWH, te convoquei em justiça; tomei-te pela mão e guardei-te; Eu te estabeleci mediador da Aliança com o povo e Luz para as nações; 7a fim de abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos e do cárcere os que habitam em trevas.
8Eu Sou YHWH, Elhohim; este é o meu Nome! Não dividirei a minha ukebodi(honra/esplendor) a nenhum outro ser, tampouco entregarei o meu louvor às imagens esculpidas. 9Os primeiros grandes eventos já foram todos realizados; portanto, Eu vos anuncio novos e magníficos acontecimentos; Eis que Eu vos dou a saber antes que ocorram!
Canto de Vitória
10Cantai, pois, ao YHWH um cântico novo e o seu louvor desde a extremidade da aretz; vós os que navegais pelo mar, e tudo quanto nele há; vós, ilhas todas, e os vossos habitantes. 11O deserto e as suas cidades levantem a voz com os povoados habitados por Quedar; exultem os que habitam nas rochas e clamem do cimo dos montes; 12declarem honra a YHWH e anunciem o seu esplendor em todas as terras sobre o mar! 13O Eterno sairá como valente, homem poderoso, como guerreiro despertará o seu zelo; com forte brado exclamará: Guerra! E demonstrará toda a sua força contra os seus inimigos.
14“Ora, por muito tempo me calei; estive em silêncio e me contive; mas é chegada a hora em que gritarei como a parturiente, e ao mesmo tempo gemerei, e minha respiração será ofegante. 15Arrasarei as montanhas e as colinas, e secarei toda a vegetação; transformarei grandes rios em ilhas e secarei os açudes. 16Conduzirei os cegos por caminhos que eles não conheceram, por veredas desconhecidas Eu os guiarei; tornarei as mais densas trevas em luz diante deles e farei retos os lugares acidentados. Eis apenas algumas das transformações que realizarei. Eu jamais os desampararei. 17Cobertos de vergonha e humilhação, recuarão aqueles que confiam em ídolos, que dizem às suas imagens fundidas: ‘Vós sois os nossos elohim!’
A cegueira de Israel
18Ó surdos, ouvi! E vós, cegos, fixai vossos olhos, para que possais enxergar. 19Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo, como o profeta que envio? Quem é cego como o meu amigo, e cego como o servo de YHWH? 20Tu vistes muitos feitos e obras magníficas, mas não destes nenhuma atenção; ainda que tenhas os ouvidos abertos, nada ouves. 21Aprouve a YHWH, por causa da sua justiça, tornar a Torá, a Lei, grande e majestosa. 22Não obstante, este é um povo espoliado, roubado e saqueado; todos estão enlaçados em cavernas e escondidos em cárceres; são postos como presa, e ninguém há que os resgate; por despojo, e não há quem exclame: “Trazei de volta!” 23Quem há entre vós que ouça isto? Que prestará atenção e escutará deste momento em diante? 24Quem entregou Jacó por despojo e Israel aos assaltantes? Será que não foi YHWH, aquele contra quem pecamos, em cujos caminhos eles não queriam andar, e a cuja Torá, Lei, não desejavam obedecer? 25De tal maneira que o Eterno lançou sobre eles o seu furor, a violência da guerra. Ele ateou-lhes fogo ao redor; contudo, nada conseguiram aprender dessa lição; a repreensão os consumiu, mas mesmo assim não deram atenção à correção do YHWH.
O Elohim protetor e libertador de Israel
43:1 Mas agora, assim diz YHWH que te criou, ó Jacó; e que te deu forma ó Israel: “Não temas, porquanto Eu te salvei. Convoquei-te pelo teu nome; tu és meu! 2Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. 3Porque Eu Sou YHWH, teu Elohim, o Santíssimo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e Cuxe, a Etiópia, e Sebá, por ti. 4Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e Eu muito te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. 5Não temas, pois, porque Eu Sou contigo! Trarei a tua descendência desde o Oriente e te ajuntarei desde o Ocidente. 6Ordenarei ao Norte: “Dá!”; e ao Sul: “Não retenhas!” Trazei hoje meus filhos distantes, e todas as minhas filhas, das extremidades da aretz; 7todo que é chamado pelo meu Nome, que criei para minha própria glória e alegria, e aos quais dei forma.
YHWH é o único Elohim
8Fazei sair o povo que tem olhos, mas não consegue enxergar; e os que têm ouvidos, mas perderam a capacidade de escutar. 9Todas as nações se ajuntam e os povos se reúnem. Quem dentre eles predisse isto ou pode anunciar as magníficas obras passadas? Ora, que eles nos apresentem suas testemunhas, a fim de provarem que estavam, de fato, certos; para que outros ouçam e exclamem: ‘É verdade!’ 10‘Vós sois as minhas testemunhas!’, diz YHWH, ‘e meu servo a quem escolhi, para que o saibais, e creiais em minha pessoa, e entendais que Eu Sou Elohim e que antes de mim nenhum deus se formou, tampouco haverá algum depois de mim.
A Genealogia de Yeshua
1:1 Livro da genealogia de Yeshua Messias, Filho de Davi, Filho de Abraão: 2 Abraão gerou Isaque, Isaque gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, 3 Judá gerou Perez e Zera, de Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão. 4 Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom, 5 Salmom gerou Boaz, de Raabe, e Boaz gerou Obede, de Rute; Obede gerou a Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão, daquela que foi mulher de Urias; 7 Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa, 8 Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; 9 Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10 Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias; 11 Josias gerou Jeconias e a seus irmãos no tempo em que foram levados cativos para a Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13 Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim, e Eliaquim gerou Azor; 14 Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde, 15 Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã, Matã gerou Jacó; 16 Jacó gerou Yosef(José), marido de Miriam(Maria), da qual nasceu Yeshua, denominado o Messias.
17 Portanto, o total das gerações é: de Abraão até Davi, quatorze gerações; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze gerações; e do exílio na Babilônia até Messias, quatorze gerações.
O nascimento de Yeshua o Messias
18 O nascimento de Yeshua Messias ocorreu da seguinte maneira: Estando Miriam (Maria) , sua mãe, prometida em casamento a Yosef (José), antes que coabitassem, achou-se grávida pelo Ruach HaKodesh. 19 Então, Yosef, seu esposo, sendo um homem justo e não querendo expô-la à desonra pública, planejou deixá-la sem que ninguém soubesse a razão. 20 Mas, enquanto meditava sobre isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um Malah (Mensageiro/Anjo) de YHWH dizendo: ´Yosef, filho de Davi, não temas receber a Miriam como sua mulher, pois o que nela está gerado é do Ruach HaKodesh. 21 Ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Yeshua, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados`. 22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que YHWH havia dito através do profeta: 23 ´Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel`, que significa ´Elohim conosco`. 24 Yosef, ao despertar do sonho, fez o que o Malah de YHWH lhe tinha ordenado e recebeu Miriam como sua mulher. 25 Contudo, não coabitou com ela enquanto ela não deu à luz o filho primogênito. E Yosef lhe colocou o nome de Yeshua.
A visita dos magos
2:1 Após o nascimento de Yeshua em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, eis que alguns sábios vindos do Oriente chegaram a Jerusalém. 2 E, indagavam: ´Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo`. 3 Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado e toda a Jerusalém com ele. 4 Tendo reunido todos os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Messias. 5 E eles lhe responderam: ´Em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta: 6 ´Mas tu, Belém, da terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti sairá o Guia, que como pastor, conduzirá Israel, o meu povo``. 7 Então Herodes, chamando secretamente os sábios, interrogou-os exatamente acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. 8 Mandou-os a Belém e disse: ´Ide, e perguntai diligentemente pelo menino, e quando o achardes, comunicai-me, para que também eu vá e o adore`. 9 Após terem ouvido o rei, seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino. 10 E vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. 11 Ao entrarem na casa, encontraram o menino com Miriam, sua mãe, e prostrando-se o adoraram. Então abriram seus tesouros e lhe ofertaram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, retornaram para a sua terra, por outro caminho.
Fuga para o Egito e massacre dos inocentes
13 Depois que partiram, eis que um malah de YHWH apareceu a Yosef em sonho e lhe disse: ´Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito. Permanece lá até que eu te diga, pois Herodes há de procurar o menino para o matar`. 14 Yosefse levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito. 15 E esteve lá até a morte de Herodes. E assim se cumpriu o que YHWH tinha dito através do profeta: ´Do Egito chamei o meu filho`. 16 Quando Herodes percebeu que havia sido iludido pelos sábios, irou-se terrivelmente e mandou matar todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e em todas as circunvizinhanças, de acordo com as informações que havia obtido dos sábios. 17 Então se cumpriu o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18 ´Ouviu-se uma voz em Ramá, pranto e grande lamentação; é Raquel que chora por seus filhos e recusa ser consolada, pois já não existem`.
Retorno do Egito e estabelecimento em Nazaré
19 Após a morte de Herodes, eis que um malah de YHWH apareceu em sonho a Yosef, no Egito, e disse-lhe:20 ´Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, e vai para a terra de Israel; porque já estão mortos os que procuravam tirar a vida do menino`.21 Então, Yosef se levantou, tomou o menino e sua mãe, e foi para a terra de Israel.22 Mas, ao ouvir que Arquelau estava reinando na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Contudo, tendo sido avisado em sonho por divina revelação, seguiu para as regiões da Galiléia.23 Ao chegar, foi viver numa cidade chamada Nazaré. Cumpriu-se assim o que fora dito pelos profetas: ´Ele será chamado Nazareno`.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
מתיתיהו - Mattityahu (Mateus) 1 - 5
Link da Parashah (Porção):
משלי - Mishle (Provérbios) 1 - 3
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 1 - 3
Link da Parashah (Porção):
יהושע - Yahoshua (Josué) 1 - 8
Questionamentos Específicos
1º) Comente os passukim(versículos) um a um na parashah 1:1-7, fazendo correções de tradução caso haja necessidade.
2º) Como podemos explicar sobre os dinossauros, pois estes não conviveram com o homens e nem são citados na criação?
3º) O que quer dizer a expressão: “Houve então, a tarde e a manhã: o primeiro yom” ?
4º) O Criador estabeleceu seu relógio no 4º Yom. O calendário Greco-Romano é uma transgressão a vontade do Eterno, é uma profanação de sua medição? Podemos e devemos restaurar este relógio?
5º) Se YHWH é Um, como explicar o passuk 26: “..Façamos o ser humano à nossa imagem, de acordo com a nossa semelhança....” ?
6º) YHWH separou para o homem apenas grãos e vegetais para alimento?
7º) Analise o final do capítulo descrito abaixo nas partes grifadas
“1Assim foram concluídos o Céu e aTerra, como todo o seu exército. 2No sétimo Yom, Elohim já havia terminado a obra que determinará; nesse Yom descansou de todo o trabalho que havia realizado. 3Então abençoou Elohim o Sétimo Yom e o santificou, porquanto nele descansou depois de toda a obra que empreendera na criação.”
8º) Para a criação do reino vegetal, O criador necessitava de 2 elementos: A água e o Homem. Faça uma análise destes ?
9º) O Criador dispõe ao homem milhares de bênçãos e apenas 1(uma) restrição: Que não comesse da árvore da ciência do bem e do mal, ou seja da árvore do conhecimento. Como podemos analisar esta situação?
10º) YHWH percebe a solidão do homem, e explica que criará animais como companheiros, dando ao homem a possibilidade de nomeá-los. Analise a sabedoria dada ao homem para dominar e dar nomes e definições destes. Quem ensinou a linguagem ao homem? E que língua foi essa?
11º) Os animais não foram suficientes e o Criador achou por bem um semelhante para o homem, dai a polêmica expressão de Adan: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!” gerou no seio Judaico a lenda de Lílit, de uma primeira esposa de Adão que lhe teria sido desagradável. Comente sobre esta idéia e se seria possível a lenda ser verdadeira? Poderíamos também interpretar de outra forma o “Esta sim” ?
12º) Qual o sentido de “Deixar pai e mãe, e se unirá a sua mulher ” ?
13º) Como podemos aceitar tamanha inocência do homem frente a astúcia da serpente. Analise!
14º) Comente sobre as justificativas do pecado e das punições dadas a serpente, a mulher e ao homem.
15º)“Eis que agora o ser humano tornou-se como um de nós”... Como entender esta expressão?
16º) Analise o capítulo 4 e faça seus destaques.
17º) Analise o capítulo 5 e faça seus destaques.
18º) Analise o capítulo 6 e faça seus destaques.
19º) Destaques 3 pontos mais importantes dentro de toda a parashá em sua visão ?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)