DESCORTINANDO O PASSADO E VOLTANDO AO “CAMINHO” 


Nº 7 - Nossa morada com o Rei

Ao despertar para a vida somos ensinados pelos nossos pais, professores e parentes sobre recompensas e castigos, referentes a nossa conduta. O Senso de responsabilidade começa a ser introduzido na tenra idade, e um conceito de céu e inferno, bem e mal começa e tomar forma em alguns casos, e ao passar o tempo tal forma torna-se caricata. A figura do bem e do mal ganha formas relativas e subjetivas para o prejuízo de muitos de nós, contudo os mais religiosos e para muitos motivadores da fé estudaremos um instrumentos de motivação que acaba sendo tema central na vida de quase todos os que esperam a recompensa da eternidade.

Antes de falar sobre essa recompensa, é importante registrar que muitos ensinam que ela pode ser conquista por força humana, contudo Efesios 2:8 contradiz essa afirmação. Outros de forma oposta afirmam que é um presente sem esforço algum, porém a emunah(fé) nos faz agir e do contrário essa confiança(fé) é morta conforme fala Yaakov(tiago) 2:17. É possível que as duas esteja extremadas pois na verdade não temos essa capacidade de auto-salvação mas ao recebermos o dom pela sacrifício santo e kadosh de nosso Rei Yahushua, ainda continuamos constituídos em nossa fragilidade e no caminho de desenvolver o dom da salvação como afirma Shal em seu escrito:

“12Sendo assim, meus amados, como sempre obedecestes, não somente na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, colocai em prática a vossa salvação com reverência e temor a Elohim, 13pois é Elohim quem produz em vós tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade". Felipenses 2:13.

Vamos ler também: Ef 5:8-10; Tg 3:17; Mt 16:26; I Pe 1:6-9; Lc 21:19; Col 2:6-7

De fato a eternidade é um sonho para muitos, até porque a escritura afirma que:

“nem olhos viram nem ouvidos ouviram e nem jamais penetrou em coração humano aquilo Elohim tem preparado para aqueles que o amam” I Co 2:9

Devagar e sonhar sobre este assunto deve ser um exercício interessante, mentalmente falando, IMAGINE !!!

É NESTA HORA QUE OS ENSINOS ou IDEIAS DE CÉU, ANJOS, E MUITAS NUVENS, PAZ, podem inundar nosso imaginário e nos tirar da rota da plena verdade. SERÁ QUER VAMOS MORAR NO CÉU?

Antes de responder conclusivamente a esta pergunta vamos fazer algumas exposições sobre esse conceito iniciando na mitologia grega.

Céu era a divindade romana equivalente à grega Urano. Filho e marido de Terra (Gaia). Pai dos titãs: Oceano, Crios, Hiperião, Jápeto, Teia, Reia, Têmis, Mnemósine, Febe, Tétis e Cronos; dos Hecatônquiros: Coto, Briareu e Giges; dos Ciclopes: Brontes, Estéropes e Arges; das Erínias; dos Gigantes; das Ninfas Melianas e de Afrodite. - https://pt.wikipedia.org/wiki/Céu#Céu_na_Mitologia

E nas Escrituas, que céus podemos extrair?

1 - O céu que vemos [Gn 7:23; Dt 11:11; Dn 4:21; Lc 17:24]
2 - O céu do firmamento da expansão [Gn 1:14; 15; 17]
3 - Onde se encontra o trono de Elohim [Sl 2:4; 11:4; Mt 5:34]
4 - Dos seres celestiais [Ap. 10:1]
5 - O Céu dos Céus [Dt 10:14; 1 Rs 8:27]
6 - E também "novos céus" [2 Pd 3:13].

Dadas estas afirmações e conceitos escriturais, passemos a investigar mais de perto as afirmações tão conclusivas de morada no céu.

Os saduceus não acreditavam na ressureição como sabemos e este assunto pré-condicionante nos permitirá dar continuidade pois se cremos na ressureição e nas promessas de eternidade, onde afinal será nosso condomínio eterno? No céu como muitos afirmam, baseados nos textos principalmente dos escritos dos Nazarenos ou numa terra transformada, lugar criado para a natureza com inclusão da humanidade?

A seguir vamos investigar e comentar um pouco sobre essa esperança que certamente nos deixa em total expectativa.

Na Torá
- Gn.7:1-3 ; 12:1 ; 13:14-17 ; 15:5-7 ; 17:4-8 ; 48:3-4;
- Dt.11:18-21;

A torá nos textos vistos deixa muito claro sobre essa destinação criacionista e funcional da terra como morada e herança para os filhos de Israel, e apesar do desvio humano no Grande Jardim, vemos essa ligação de posse com expressões muito fortes quanto a sua perenidade como é o caso de Devarim 11:18-21 na parte on lemos:

...sejam tão numerosos como os dias durante os quais o céu permanecer sobre a terra!

Quanto tempo o céu permanecerá sobre a terra?

Nos Escritos

- Sl.10:18 / 37:9-11 e 29 / 115:16;
- Pv.2:21-22;

Somos criados do pó da terra e nossa ligação criacionista é da terra, bem como todas as promessas de herança até agora verificadas nos Ketuvim (Escritos), além da distinção clara de que os céus são de YHWH e a terra é da humanidade, de todos o justos, não somente no tempo passado mas para sempre. Tais afirmações são tidas como literais e suficientes para muitos que já perceberam essa destinação do Criador, porém outras pessoas ainda não se convenceram disto... Prossigamos !


Nos Profetas

Is.11:1-9 / 14:12 / 65:9;
Ez.34:11-13;

O Profeta fala do mundo inimaginável onde um bebê conduz as feras no campo. Essa mudança cósmica na natureza ocorrerá e num tempo vindouro onde a PAZ REINARÁ e mal algum existirá. Vemos também em Is. 14:12 tomando uma referencia simbólica de ha satã (o inimigo) que personifica a maldade impetrada nos povos, contudo conforme já vimos esse mal será extirpado da terra, ou seja, nosso CRIADOR irá colocar ordem em tod esse caos gerado na queda de Adan.

Guarde bem todas estas peças pois passaremos a observar os escritos dos netzarim a seguir.


Escritos dos Netzarim

Mt.5:4 / 13:24-30, 36-43, 47 e 50 / 15:13 / 24:27-44 / 25:31;
Lc.1:31-33At.2:29-30 / 7:49 / 17:26;
I Ts.4:15-18;
Ap.7:1-9 / 21:11-26

Se ainda há alguma dúvida ainda em nós, poderíamos responder então a pergunta abaixo:

Onde estaria adão e eva senão tivesse acontecido o pecado em suas vidas?

Belém-PA, 15/11/2019.

Estudo>Série Teshuvah (Retorno)

Documento Elaborado por Avner e Shaul, B’nei Ysrael.

Material de Apoio (Fontes Primárias):
A Restauração das Escrituras: Ed. Verdadeiro Nome. 4Ed. Corrigida e Atualizada (2009). Rabbi Moshe Yoseph Koniuchowsky

Biblia King James: versão eletrônica do endereço: www.bibliaportugues.com



compartilhe

“3Que a benignidade e a lealdade jamais te abandonem: ata-as ao redor do pescoço, 4Assim, encontrarás favor diante de Elohim e dos homens, bem como boa reputação.” 



Proverbios 3:3-4