DESCORTINANDO O PASSADO E VOLTANDO AO “CAMINHO” 


Nº 9 - CHAG SAMEACH MOADIM!

(Feliz festivais de nomeação)

Em primeiro lugar é preciso entendermos o que é uma Moadim/Nomeações. Esta palavra deriva de outra palavra no hebraico chamada MOED/TEMPO INDICADO.

“E Elohim disse: haja luzeiros no firmamento dos shamayim (céus) para separar o yom (dia) da laila (noite), e que eles sejam por otot (sinais), moadim/nomeações (ou tempos designados ou época/estações ou hora ou ritmo), yomim(dias) e shanim(anos)." (Bereshit/Gênesis1:14)

A partir desta palavra é possível tirar algumas considerações. Primeiramente, ela desencadeia uma percepção sobre a representatividade de Yahweh, e o quanto estão modelados a indicar ot/sinal (otot/sinais). Esta mesma palavra, ot/sinal (אות), é referendada em Yeshayahu/Isaías 7:14. Veja:

“Portanto YHWH, Ele mesmo, vos dará um sinal. A virgem conceberá e dará a luz um Filho, e chamarão Seu Nome (Imánnu) Emanu-El.” (significado: Elohim em mim ou conosco)

A palavra Ot(Sinal) e Moadim(Nomeações) no Paleo Hebraico é definida da seguinte maneira:




Portanto, meus queridos Achim/Irmãos chegados, as Moadim/Nomeações ou “Tempos Designados” são uma construção espiritual tão profunda pela qual muita das vezes não entendemos, tateamos apenas. Pergunta: SERÁ QUE ESTE QUE NOMEOU E DETERMINOU OS TEMPOS NÃO ESPERA OU LIGA SE ESTAMOS SEGUINDO SEUS PASSOS?

Repare uma coisa interessante novamente...

“E Elohim disse: haja luzeiros [1] no firmamento dos shamayim/céus para separar o yom/dia da laila/noite [2], e que eles sejam por otot/sinais [3], moadim/nomeações (ou tempos apontados ou épocas ou horas ou ritmos) [4], yomim/dias [5] e shanim/anos [6].” (Bereshit/Gênesis1:14)

LUZEIROS PARA: OTOT(Sinais) > MOADIM(Nomeações [Tempos apontados/horas/ritimos] > YOMIN(Dias)> SHANIM(Anos).

Como podemos notar as Solenidades ou Festivais (MOADIM/NOMEAÇÕES) foram criadas para desencadear (dar ritmo) a “Sua Grande Obra Criadora/Redentora”. Assim, pode-se dizer que a mesma palavra - Moadim/Nomeações - que é usada em Vayiqra/Levítico 23 e em outros lugares na Torah, tem relação direta com a criação de YHWH.

“Só” significa dizer que Yahweh designou a Via Láctea inteira (porque não dizer o Universo inteiro) para apontar seus Tempos Designados na Terra, a qual Ele “...deu aos filhos de Adam.” (Tehilim/Salmos 115:16).

Não só isso, nos conduzir a enxergar seus sinais – o Principal deles, O Mashiach/Messias de Yisrael – em um ritmo contínuo de profecias e enquadramentos para “...que nós venhamos a aplicar os nossos levavot/corações à chochmach.” (Tehilim/Slamos 90:12)

Portanto, para os que creem em um CRIADOR de todas as coisas - YHWH é seu Nome - sintetizemos este entendimento de que as Moadim/Nomeações enlaçam todos os habitantes da Terra, quer eles saibam ou não. Fazem parte da ordem criacional e não apenas uma parte da aliança feita com Yisrael/Israel no Sinai. COMO REFUTÁ-LAS!?

Vejamo-las:

“Estas são as Moadim/Nomeações de Yahweh, miqra kadoshim/solenidades ou festivais, que proclamareis a seu tempo designado.” (Vayiqra/Levítico 23:4)

                                          
Lembrem-se, o andamento dos ciclos dos tempos escriturais de Yahweh para a humanidade se dão por uma enorme força que determinou uma relação física entre a terra e seus luzeiros: o Sol e a Lua. Estas forças seguem ao longo do tempo gerando uma cadência rítmica variável a partir da relação Terra-Sol-Lua (SILVEIRA, 2001), nas quais o homem não consegue precisar em absoluto.

Existem cerca de 40 calendários que são classificados em apenas 3 categorias: Solares, Lunares e Lunisolares. (SITE DE CURIOSIDADES, 2019):

Calendários Solares: São aqueles que têm como base o movimento da Terra em torno do Sol (translação). Nesse tipo de calendário os meses não têm conexão com o movimento da Lua. Um exemplo disso é o Calendário Cristão. Esse é o modelo que utilizamos no ocidente. Ele surgiu graças às populações agrícolas, e marca um dia a cada volta da Terra em torno de si própria (24 horas), e marca um ano a cada volta da Terra ao redor do Sol (365 dias).

Calendários Lunares: São aqueles que têm como base o movimento da Lua. Nesse tipo de calendário não existe conexão com o movimento da Terra em torno do Sol. Um exemplo é o Calendário Islâmico, que tem uma sequência de meses baseada nas fases da Lua. O calendário lunar teve origem com os povos nômades. Segundo esse tipo de calendário, o dia começa no pôr-do-sol. Durante o ano, são contadas 12 lunações, de 29 dias e 12 horas cada. No fim de um ano, temos 354 ou 355 dias. A diferença de 11 dias entre o calendário lunar e o solar é acertada com a inclusão de um mês extra no ano.

Calendários Lunisolares: basicamente é uma mistura entre os calendários lunar e solar. São aqueles que têm como base o movimento da Terra em torno do Sol e também o movimento da Lua em torno da Terra. Nesse calendário, os anos estão relacionados com o movimento da Terra em torno do Sol, e os meses têm relação com o movimento da Lua em torno da Terra. Um exemplo é o Calendário Hebreu.

“CALENDÁRIO GREGORIANO: É o Calendário Cristão vigente e utilizado na maioria dos países ao redor do mundo. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502-1585) em 24 de fevereiro do ano 1582 em substituição do CALENDÁRIO JULIANO implantado pelo líder romano Júlio César (100-44 A.C.) em 46 A.C. O objetivo da mudança era fazer regressar o equinócio da primavera para o dia 21 de março e desfazer o erro de 10 dias existente na época.” (WIKIPÉDIA, 2019)

YOM/DIA [UNIDADE] > SHAVUA/SEMANA [CICLO DE CRIAÇÃO – SHABAT] > CHODESH/MÊS [CICLO DOS LUZEIROS SOBRE A TERRA - LUNISOLAR] > SHANÁ/ANO [CICLO DOS TEMPOS APONTADOS – MOADIM] > SHEMITAH/7 ANOS [CICLO DE DESCANSO DA TERRA – SHABAT DA TERRA] > YOVEL/JUBILEU [CICLO DE SEMANAS DE SEMANAS DE ANOS/50º ANO - RESTITUIÇÃO] > ELEF SHANIM/MILÊNIOS [CICLO PARA O OLAM RABÁ/MUNDO VINDOURO – REINO MILENAR E SHABAT ETERNO].

O Líder levantado/pregado no madeiro nos guiará até a VIDA pela Aliança firmada, desde os tempos remotos, com nossos pais na Emunah/Fé (AVRAHAM/YITSCHAK/YAAKOV), pelo caminho difícil chegando até porta estreita, onde poucos que a acharão (Matityahu/Mateus 7:14). Para isso, nos deu a estratégia para alcançá-la:  SHABAT -> ROSH RODESH -> MOADIM

O reino milenar de Yahushua inclui a celebração das Moadim. Isto é extremamente significativo, pois mostra que as Nomeações/Tempos Apontados indicados por Yahweh são muito mais abrangentes do que a revelação da morte e ressurreição de Mashiach/Messias. Se fossem meras sombras de Sua primeira vinda, então não teriam nenhum propósito no reino milenar.

Conclusivamente...Reflita! Se vamos celebrar as Moadim/Nomeações durante o reino milenar de Yahushua, procuremos entender o significado destas para celebrá-las agora.

Belém-PA,20/12/2019.

Estudo>Série Teshuvah (Retorno)

Documento Elaborado por Avner e Shaul, B’nei Ysrael.

Material de Apoio (Fontes Primárias):
A Restauração das Escrituras: Ed. Verdadeiro Nome. 4Ed. Corrigida e Atualizada (2009). Rabbi Moshe Yoseph Koniuchowsky

Imagens oriundas da Internet
SILVEIRA, F. L. da. As variações dos intervalos de tempo entre as fases principais da lua.

Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 300-307, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbef/v23n3/v23n3a08.pdf. Acesso em: 10 dez 2019.

Wikipédia: Calendário Gregoriano (https://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_gregoriano - 10/12/2019)

Site de Curiosidades: Quais os tipos de calendários existentes? [por Juliana Miranda] (https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quais-os-tipos-de-calendarios-existentes.html - 10/12/19).

Blog Yahuah/Yahusha: Tabela do Alfabeto Hebraico Completo [Abry Alaph-Byth] (https://yahushamessiah.blogspot.com/p/blog-page_29.html - 10/12/19).
Aqui Aprendi: Medidas de capacidade (http://aquieuaprendi.blogspot.com/2012/11/medidas-de-capacidade.html - 10/12/19).




compartilhe

“Para cada coisa há um tempo, e um tempo para cada propósito debaixo dos shamayim: 2 Um tempo para nascer, e um tempo para morrer; um tempo para plantar, e um tempo para arancar o que se plantou; 3 Um tempo para matar, e um tempo para curar; um tempo para derribar, e um tempo para construir; 4 Um tempo para chorar, e um tempo para sorrir; um tempo para lamentar, e um tempo para dançar; 5 Um tempo para pôr fora as pedras, e um tempo para ajuntar as pedras; um tempo para abraçar, e um tempo para se refrear de abraçar; 6 Um tempo para ganhar, e um tempo para perder; um tempo para guardar, e um tempo para pôr fora; 7 Um tempo para rasgar, e um tempo para coser; um tempo para guardar silêncio e um tempo para falar; 8 Um tempo para amar, e um tempo para aborrecer; um tempo para guerra, e um tempo para ter shalom.” 



Eclisiates 3:1-8