דברים - Devarim (Deuteronômio)
30:1 Portanto, quando se cumprirem em ti, ó Israel, todas estas palavras, as bênçãos e maldições que coloquei diante de ti, e elas te atingirem onde quer que o SOBERANO teu Elohim te disperses entre as nações,
30:2 e quando te converteres a YHWH teu Elohim, obedecendo à sua voz conforme tudo o que hoje te ordeno, tu e teus filhos, com toda a disposição do coração e vontade da alma,
30:3 então o Eterno, o teu Elohim, mudará a tua sorte para melhor e se compadecerá de ti; YHWH, teu Elohim, te fará retornar do exílio e te restaurará, terá compaixão de ti e te reunirá novamente de todas as nações entre as quais te havia espalhado.
30:4 Mesmo que tiveres sido expulso para as terras mais longínquas debaixo do céu, de lá o SOBERANO, o teu Elohim, te trará de volta para te reunir em nação.
30:5 Ele te repatriará para a terra dos teus antepassados, e dela tomarás posse definitiva. Ele fará com que sejas mais feliz, próspero e te multiplicará em número mais ainda que os teus pais na antiguidade.
30:6 YHWH, teu Elohim, desimpedirá a tua alma como se circuncidasse teu coração, e as entranhas da tua descendência, para que aprendas a amar o SOBERANO, teu Elohim, com todo amor do teu coração e toda a vontade da tua alma, e vivas plenamente!
30:7 YHWH, teu Elohim, fará recair todas essas maldições sobre os teus adversários, sobre os que te odiaram e perseguiram.
30:8 Quanto a ti, voltarás à chochmah, ao bom senso de obedecer a voz do SOBERANO, pondo em prática todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
30:9 O SOBERANO, teu Elohim, te tornará próspero em todo trabalho da tua mão, os filhos do teu ventre, as muitas crias dos teus rebanhos e as abundantes colheitas da tua terra. O SOBERANO voltará a se alegrar em ti, ó Israel, assim como se comprazia com a felicidade de teus pais na antiguidade,
30:10 se obedeceres à voz de YHWH, teu Elohim, vivenciando sinceramente todos os seus mandamentos e decretos escritos neste Livro da Torá, Torah; caso te convertas dos teus maus caminhos e voltes para o SOBERANO, o teu Elohim, com todo o amor do teu coração e vontade da tua alma.
30:11 Porque este mandamento que te ordeno neste momento não é exagerado nem insuportável para ti, tampouco está fora do teu alcance.
30:12 Ele não está nas regiões celestes, para que possas questionar: ´Quem subiria por nós até o céu, para trazê-lo e ministrá-lo a nós, a fim de que o possamos compreender e colocá-lo em prática?`
30:13 Também não está além do mar, de modo que fiques alegando: ´Quem atravessaria o mar por nós, para trazê-lo e ministrá-lo a nós, a fim de que o possamos compreender e colocar em prática?`
30:14 Nada disso! Eis que a Palavra está muito próxima de ti e fácil de assimilar: está na tua boca e no teu coração, por isso poderás obedecer a ela e vivê-la em teu dia-a-dia!
30:15 Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade perenes, ou a morte, destruição e infelicidade!
30:16 Portanto, hoje te ordeno que ames a YHWH, o SOBERANO teu Elohim, andando em seus kadoshim caminhos e guardando todos os seus mandamentos, decretos e ordenanças; assim tereis vida plena e muito crescerás em número, e o Eterno, teu Elohim, te abençoará na terra em que estás entrando a fim de tomares posse dela.
30:17 Contudo, se o teu coração se desviar e não ouvires, e te deixares seduzir e te prostrares em culto diante de outros deuses, e os servires,
30:18 Eu vos declaro neste momento solene: é certo que serás destruído e perecerás! Não prolongarás teus dias sobre a face da terra em que, ao atravessar o Jordão, estás entrando para dela tomar posse.
30:19 Hoje invoco o céu e a terra como testemunhas contra ti, de que apresentei claramente diante de ti os caminhos da vida e da morte; a bênção e a maldição. Escolhe, pois, o caminho da vida, para que viva plenamente, tu e tua descendência,
30:20 amando a YHWH teu Elohim, obedecendo à sua voz e apegando-te, ó Israel, a Ele. Porquanto disso depende a tua vida e o prolongamento dos teus dias. E assim poderás habitar sobre este solo que YHWH jurou dar a teus pais na antiguidade: Abraão, Isaque e Jacó!