Nº 13 - Juntinhos e sempre !
Neste nosso shiur (estudo), vamos abordar uma ação vital em nossa emunah (fé/confiança) que reflete significativamente em nosso relacionamento sócio-religioso bem como em nossa devoção ao nosso Criador
É bem comum ouvirmos declarações ou ideias do tipo: "Não precisamos estar reunidos para servir a D-us", ou "Tenho o Criador em meu coração, basta que eu me ajoelho e o busque em minha casa", ou "Não gosta de reuniões, elas estão num modelo que me desagrada", etc..
Independente de qual seja o argumento usado, ou até mesmo o estado de 'descanso' da pessoa, tal pensamento ou prática estará fora do contexto das sagradas escrituras, sendo apenas mais uma "nova ideia" distante da vontade do Altíssimo.
Vamos deixar algumas perguntas sobre esse tema:
1) Como é possível praticar o amor ao próximo sem relacionamento com os os da fé? Como seria possível cumprir os mandamentos do Eterno, orientados em ambiente presencial, sem a convivência, sem a experiência que é maturada na prática, no dia a dia?
2) A internet, mesmo sendo um canal fantástico de interação ainda não permite ações como: Unção com óleo, imposição de mãos, ósculo kadosh, abraço, partir o pão, enxugar literalmente as lágrimas dos que choram, entregar doações ou alimentos, etc.... É possível viver tão separado assim ?
A Seguir colocaremos um texto principal e mais alguns outros textos para ratificar de uma vez por todas essa necessidade vital de estar juntos, juntinhos e sempre.
TEXTO PRINCIPAL:
“Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10.25)
Abaixo listados, quase uma centena de textos com referencias sobre o termo "assembleia", de uma simples pesquisa textual em nosso site.
vejamos:
I - Na TORAH
#1 - Livro: 01 (gn) 35:11 Elohim afirmou a Jacó: ´Eu Sou El-Shaddai, o Elohim Todo-Poderoso. Sê fecundo e multiplica-te! Uma nação, uma assembleia de nações, nascerá de ti e reis estarão entre os teus incontáveis descendentes.
#2 - Livro: 02 (ex) 12:6 e o guardareis até o dia quatorze deste mês; e toda a assembleia da congregação de Israel o degolará à tarde.
#3 - Livro: 02 (ex) 12:16 No primeiro dia tereis uma santa assembleia e, no sétimo dia, igualmente, uma santa convocação; nenhuma obra se fará neles, e vós preparareis somente o que cada um deve comer.
#4- Livro: 03 (lv) 16:33 fará expiação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro, pelo altar sagrado, por todos os sacerdotes e por todo o povo da assembleia!
#5 - Livro: 03 (lv) 23:2 ´Orienta os israelitas do seguinte modo: As festas de YHWH, às quais os convocareis, são as minhas santas assembleias. Estas são as minhas solenidades:
#6 - Livro: 03 (lv) 23:27 Mas o décimo dia do sétimo mês é Yom Hakipurim, o Dia da Expiação, da Propiciação. Tereis santa assembleia. Jejuareis e apresentareis oferenda queimada a YHWH.
#7- Livro: 03 (lv) 23:37 Essas são as solenidades fixas de YHWH, para as quais convocareis os filhos de Israel, assembleias santas destinadas a apresentar oferendas queimadas ao Eterno, holocaustos, oblações, sacrifícios, libações, segundo o ritual próprio de cada dia,
#8 - Livro: 04 (nm) 10:7 Para reunir a assembleia geral, entretanto, o soar será diferente e sem aclamações.
#9 - Livro: 04 (nm) 14:5 Então, diante de toda a assembleia da congregação dos filhos de Israel, Moisés e Arão prostaram-se com suas faces rente à terra.
#10 - Livro: 04 (nm) 16:33 Desceram vivos à sepultura, juntamente com tudo o que possuíam; em seguida a terra fechou-se sobre eles, e pereceram, desaparecendo do meio da grande assembleia.
#11 - Livro: 04 (nm) 26:9 e os filhos e Eliabe foram Nemuel, Datã e Abirão. Estes, Datã e Abirão, foram os líderes da assembléia que se rebelaram contra Moisés e contra Arão, participando entre os seguidores de Corá quando se revoltaram contra o SOBERANO.
#12 - Livro: 04 (nm) 27:20 E transmita-lhe uma parte da tua autoridade, a fim de que toda a assembleia dos filhos de Israel lhe obedeça.
#13 - Livro: 04 (nm) 28:26 No dia das primícias, a festa da colheita dos primeiros frutos, o Pentecoste, quando oferecerdes a YHWH uma oblação de frutos novos, na vossa festa das Semanas, tereis assembléia santa; não fareis nenhum trabalho.
#14 - Livro: 04 (nm) 29:1 YHWH deu a Moisés as seguintes ordens para o povo de Israel: ´No primeiro dia do sétimo mês, convocareis uma assembléia santa; não fareis nenhuma obra ou trabalho servil. Será para vós o dia das Aclamações, dia do toque do Shofar, em que soareis vossas trombetas em todo o arraial.
#15 - Livro: 04 (nm) 29:7 No décimo dia do último mês, tereis uma assembléia santa. Jejuareis e não realizareis trabalho algum.
#16 - Livro: 04 (nm) 29:12 No décimo quinto dia do sétimo mês, tereis uma assembléia santa: não fareis nenhuma obra ou trabalho servil e durante sete dias celebrareis festa a YHWH.
#17 - Livro: 04 (nm) 29:35 No oitavo dia, proclamareis vossa assembléia santa. Neste dia não fareis qualquer obra ou trabalho servil.
#18 - Livro: 05 (dt) 5:3 Não foi com nossos pais que o SOBERANO fez essa Aliança, mas sim conosco, com todas as pessoas que neste dia estão presentes a essa assembleia, todos vivos aqui.
#19 - Livro: 05 (dt) 9:10 YHWH deu-me então as duas placas de pedra, escritas pelo dedo de Elohim. Sobre elas estavam escritas todas as palavras que YHWH vos proclamara do meio do fogo, quando estavas em assembleia ao pé da montanha.
#20 - Livro: 05 (dt) 23:8 Na terceira geração seus descendentes terão acesso à assembleia de YHWH.
#21 - Livro: 05 (dt) 27:15 ´Maldita a pessoa que esculpir uma imagem ou fizer um ídolo de material fundido, obra de artesãos, mas abominável ao SOBERANO, e ainda tentar adorá-la em segredo! E todo o povo em assembleia responderá: Amém, é verdade, assim seja!
II - Nos Ketuvim e Nevyim (Escrituras e nos Profetas)
#22 - Livro: 07 (jz) 21:5 Depois, declararam diante dos filhos de Israel: ´Qual dentre todas as tribos de Israel não compareceu à assembleia do Eterno?`, porque num juramento solene se tinha prometido que todo aquele que deixasse de se reunir diante de YHWH em Mispá seria executado.
#23 - Livro: 11 (1rs) 8:22 Logo depois, Salomão postou-se diante do altar do SOBERANO, na presença de toda a assembleia de Israel; estendeu as mãos em direção ao céu,
#24 - Livro: 11 (1rs) 8:65 Nesta ocasião, Salomão celebrou a Festa dos Tabernáculos, e todo o Israel com ele; houve uma grande assembleia, com multidões vindas desde Lebo-Hamat, Entrada de Hamate, ao norte, até o ribeiro que marca a fronteira com o Egito, ao sul.
#25 - Livro: 13 (1cr) 29:20 Então Davi declarou a toda a comunidade: ´Bendizei, pois, a YHWH, o SOBERANO, vosso Elohim!` E toda a assembleia bendisse a YHWH, Elohim de seus antepassados, e ajoelharam-se em sinal de plena adoração e dedicação ao SOBERANO Elohim e perante o rei.
#26 - Livro: 14 (2cr) 20:14 Então, aconteceu que o Ruach de YHWH, o SOBERANO, veio sobre Jaaziel, filho de Zacarias, neto de Benaia, bisneto de Jeiel e trineto de Matanias, levita descendente de Asafe, no meio do povo reunido em assembleia.
#27 - Livro: 14 (2cr) 30:24 O próprio Ezequias, rei de Judá, forneceu mil novilhos e sete mil ovelhas e bodes à comunidade para os sacrifícios; e os chefes apresentaram mil novilhos e dez mil ovelhas diante da assembleia; e muitos sacerdotes se consagraram.
#28 - Livro: 16 (ne) 8:18 E Esdras leu a Torá, o Livro da Torah de Elohim, todos os dias, desde o primeiro até o último. E eles comemoraram com uma festa que durou sete dias, e no oitavo dia houve uma assembleia solene, tudo de acordo com o que estava prescrito.
#29 - Livro: 19 (sl) 7:7 Reúna-se ao teu redor a assembleia dos povos. Das alturas reina sobre todas as nações da terra.
#30 - Livro: 19 (sl) 26:12 Os meus pés estão firmes na verdade; e, perante a grande assembleia, bendirei o SOBERANO.
#31 - Livro: 19 (sl) 35:18 Render-te-ei favores perante a grande assembleia; louvar-te-ei diante das multidões.
#32 - Livro: 19 (sl) 111:1 Aleluia! De todo o coração, louvarei ao SOBERANO, na congregação dos justos e na assembléia dos que se reúnem para adorá-lo.
#33 - Livro: 20 (pv) 31:23 Nas assembleias à porta da cidade, onde seu marido toma assento entre as autoridades de sua terra, ele é respeitado.
#34 - Livro: 24 (jr) 26:17 Também alguns dos anciãos, os líderes da terra, se levantaram e testemunharam diante de toda a assembleia do povo:
#35 - Livro: 25 (lm) 1:4 Choram as estradas para Sião, porquanto ninguém mais caminha por elas em direção a assembleia solene e às festas fixas. Todas as suas portas estão arrombadas, a cidade vazia e seus sacerdotes em grande lamentação. Suas moças tristes e deprimidas; e toda a cidade sofre de profunda angústia.
#36 - Livro: 29 (jl) 1:14 Decretai um jejum kadosh! Convocai uma ´atssãrâh, assembléia solene, reuni os anciãos, líderes e todos os moradores de Judá na Casa de YHWH, o Templo do vosso Elohim, Elohim, e clamai ao SOBERANO.
#37 - Livro: 33 (mq) 6:9 Eis que a voz de YHWH está clamando à cidade; e todo aquele que for sábio temerá o seu Nome! Escutai, pois, ó tribo de Judá e suas assembleias!
III - Nos escritos dos Nazarenos
#38 - Livro: 44 (at) 15:12 Então, toda a assembleia ficou em silêncio, enquanto ouvia Barnabé e Paulo relatando todos os sinais miraculosos e prodígios que, por meio deles, Elohim realizara entre os gentios.
#39 - Livro: 44 (at) 23:7 Ao proferir essas palavras, estabeleceu-se uma violenta polêmica entre os fariseus e os saduceus e a assembleia ficou dividida.
#40 - Livro: 46 (1co) 14:33 Porquanto Elohim não é Elohim de desordem, mas sim de shalom. Como em todas as assembleias dos kadoshim (S-ntos)
Assim estas passagens selecionadas, de mais de uma centenas de referencias nas Escrituras, nos dá robustas convicções para entender e praticar a unidade do corpo do Messias nas festas fixas do Eterno, nas necessidades da própria comunidade e nas reuniões sociais espontâneas que nos une cada vez mais.
Destacamos o clássico salmo que inspira a unidade e o deleite na comunhão.
"Como é feliz e agradável observar quando os irmãos vivem em fraternidade!
É como um bálsamo precioso derramado sobre a cabeça, que desce pela barba como se fosse a barba de Arão, até a gola de suas vestes sacerdotais.
É como o orvalho do Hermom quando desce sobre os montes de Sião. Porquanto ali o YHWH oferece a sua bênção: vida para hoje e por toda a eternidade!" Tehilim/SL 133.
Com a exposição anterior consolidamos essa aproximação do ponto de vista físico, no entanto seria suficiente?
- Certamente não !
Vamos entender que estar em comum união é de fato ter nossas mentes alinhadas com a mente de nosso Messias, sua vida, seu ensinamento e mesmo estando num mundo tão plural, devemos nos desafiar a viver em plena concordância na sã doutrina.
IV - Os elementos básicos da emunah (confiança/fé) dentro do conhecimento mais óbvio e direto que nos integram quanto a temas como:
- A Existência de um Supremo e Único Elohim, incomparável, invisível, inexplicável e real;
- De sua soberania, sua plenitude e sua imutabilidade;
- De que seu propósito para o homem é a restauração e plenitude;
- De que Ele criou um sistema propiciatório para nosso resgate através de seu Único filho;
- Que também nos deu o direito de sermos chamados de filhos;
- Que a salvação é ofertada gratuitamente e que somos levados a uma vida de obediência a seus mandamentos, preceitos e sábias orientações através das escrituras sagradas compostas pelo TANAR e pelos ESCRITOS dos NAZARENOS;
- Que a Imersão/batismo nas águas é um sacramento indispensável para registro humano e espiritual de um passo de arrependimento diante de Elohim e dos homens.
- Que nestas escrituras temos a mensagem plena e através de seu Espirito e sua deliberação poderemos chegar ao conhecimento maduro;
- Que a Torá (instrução/lei) não foi abolida e muito pelo contrário foi cumprida, executada para que pudéssemos seguir este exemplo;
- Que somos templo de habitação do Espírito de Elohim, portanto temos naturalmente a santidade desenvolvida em todas as áreas deste tempo: no que comemos, vestimos, pensamos, vemos, tocamos, agimos, em fim em tudo que dignifique nossa vida separada em obediência.
- Que o 4º mandamento, o Shabat não foi substituído pelo domingo e que dve ser lembrado e guardado;
- Que as festas do Eterno são eternas e memoriais para tempos apontados que culminam na volto de nosso messias e que devemos nos unir em celebração
- Que embora não estamos em Israel e sejamos os estrangeiros de isaias 56, que devemos nos dedicar em restaurar as origens da fé no messias amando Israel, e sendo enxertados na verdadeira oliveira.
- Que a morte do Messias foi suficiente e eternamente necessária para remissão de nossos pecados nos eximindo de sacrifício de animais, porém nos pré-requisitando ao arrependimento contínuo para mudança de atitude, buscando o caminho da perfeição(maturidade);
- Que temos além de nossa inclinação para o mal, somos tentados e provocados por um ser que foi banido juntamente com seus mensageiros, da plenitude dos céus e da dimensão divina para fora, aqui na terra e que a este ser foi dado o domínio deste mundo, temporariamente.
- Que temos autoridade para dominá-lo através de uma vida consagrada e podemos ministrar a libertação de homens e mulheres em estado de possessão.
- Que somos habilitados em dons espirituais e ministérios conforme atesta os escritos nazarenos.
- Que devemos amar ao próximo como a nós mesmos e a Elohim acima de todas as coisas...
- Que resumidamente tenhamos Micha (Miquéias) 6:8 como nossa missão de vida onde lemos:
"Ó ser humano! Ele já te revelou o que é bom; e o que YHWH exige de ti senão apenas que pratiques a justiça, ames a misericórdia e a lealdade, e andes humildemente na companhia do teu Elohim!"
Conclusivamente teremos o resto de nossas vidas para os aprendizados citados e devemos ter neles uma só mente, antes da volta de nosso Messias.
Shalom, shalom !
Belém-PA, 21/12/2021 / Revisado em 15/02/2023
Estudo>Série Teshuvah (Retorno)
Documento Elaborado por Avner e Shaul, B’nei Ysrael.
Material de Apoio (Fontes Primárias):
A Restauração das Escrituras: Ed. Verdadeiro Nome. 4Ed. Corrigida e Atualizada (2009). Rabbi Moshe Yoseph Koniuchowsky
Jó 42:5