Lech
Lecha é a 3ª porção semanal da Torá no ciclo judaico anual de leitura da Torá. É a 3ª no Livro de Bereshit (No Princípio [Gênesis]). contendo os assuntos abaixo:
- Vocação de Avraham (Abraão) (12:01)
- Avraham no Egito (12:10)
- Separação de Avraham e de Ló (13:01)
- A campanha dos quatro grandes reis (14:01)
- Melquesedeque (14:17)
- As promessas e a aliança de YHWH (15:01)
- Nascimento de Ismael (16:01)
- A aliança e a circuncisão (17:01)
Torah – Bereshit (Gênesis) 12:1-17:27 | Profetas – Yeshayahu (Isaías) 40:27-41:16 | Escritos Netzarim - Matityahu (Mt) 5:1-48
PRIMEIRA
Vocação de Avraham (Abraão)
12:1 Então o YHWH veio a Avram (Abrão) e lhe ordenou: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e dirige-te à terra que te indicarei! 2Eis que farei de ti um grande povo: Eu te abençoarei, engrandecerei teu nome; serás tu uma bênção! 3Abençoarei os que te abençoarem, amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. Por teu intermédio abençoarei todos os povos sobre a face da terra!”
4Então partiu Avram como o orientara YHWH, e Ló o acompanhou. Avram tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu das terras de Harã. 5Levou consigo sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam conseguido amealhar e todos os escravos comprados em Harã; tomaram o rumo das terras de Canaã e lá chegaram.
6Avram atravessou toda a terra até o lugar onde ficava uma árvore sagrada chamada Carvalho de Moré, em Siquém. Naquele tempo, os cananeus viviam nessa região. 7Então YHWH apareceu a Avram e lhe prometeu: “É à tua descendência que darei esta terra!” E Avram construiu ali um altar dedicado a YHWH, porquanto ali YHWH havia aparecido e falado com ele.
8Dali prosseguiu Avram rumo às colinas a leste de Betel, onde armou seu acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Edificou também nesse lugar um altar em sinal de louvor e adoração a YHWH e invocou o Nome de Elohim. 9Mais tarde, Avram partiu dali e seguiu em direção ao Neguebe, região sul das terras de Canaã.
Avraham no Egito
10Contudo, sobreveio grande escassez e fome sobre as terras de Canaã, e Avram desceu para o Egito, para ali viver algum tempo, porquanto a falta de alimentos assolava a terra. 11Quando estavam chegando ao Egito, ocorreu a Avram propor a Sarai, sua esposa: “Escuta com atenção! Tu és uma mulher muito bonita; 12portanto, quando os egípcios contemplarem tua formosura se alegarão: ‘É a mulher dele!’ e me matarão, preservando a tua vida. 13Sendo assim, suplico-te, dize que és minha irmã, para que me tratem bem por consideração a ti e, por tua causa, conservem também a minha vida!”
SEGUNDA
14De fato, quando Avram chegou ao Egito, os egípcios viram que Sarai era uma mulher muito bela.15Viram-na os oficiais da corte de Faraó e a elogiaram sobremaneira diante do seu monarca, e Sarai foi levada ao palácio de Faraó. 16Este, por causa dela, tratou muito bem a Avram, que recebeu ovelhas, bois, jumentos e jumentas, servos e servas, e vários camelos.
17Contudo, por causa de Sarai, YHWH Elohim castigou o Faraó, sua família, e toda a sua corte, com doenças horríveis. 18Por esse motivo, certo dia Faraó ordena que Avram seja trazido à sua presença e indaga-lhe: “Que é isto que me fizeste? Por que não me declaraste que ela era tua mulher? 19Por que alegaste: ‘Ela é minha irmã!’, de modo que eu a tomasse como minha mulher? Agora, portanto, eis a tua mulher de volta: toma-a e vai-te!” 20Em seguida, Faraó deu ordens expressas para que todo o necessário fosse providenciado a fim de que Avram deixasse imediatamente o Egito, levando consigo sua mulher e tudo o que possuía.
Separação de Avraham e de Ló
13:1 Do Egito, Avram, com sua mulher e tudo o que possuía, subiu em direção ao sul de Canaã. E Ló, seu sobrinho, foi com ele.
2Avram havia enriquecido muito, era proprietário de muitas cabeças de gado, possuía muita prata e ouro também. 3Ele partiu do Neguebe rumo à cidade de Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou a uma região que fica entre Betel e Ai, onde já havia estabelecido seu acampamento, no passado.4Avram voltou ao altar que ele mesmo havia edificado e adorou a Elohim, invocando o Nome do YHWH.
TERCEIRA
5Ló, que seguia a Avram, tinha igualmente ovelhas, bois e tendas. 6A terra, todavia, tornou-se insuficiente para abrigar os dois morando na mesma região, isso porque possuíam tantos bens, servos e animais que a terra não conseguia sustentar a todos. 7Por esse motivo, os homens que zelavam dos animais de Avram brigavam com os que tomavam conta dos animais de Ló. E, nessa época, os cananeus e os ferezeus ainda habitavam essas terras.
8Então Avram propõe a Ló: “Que não haja discórdia entre mim e ti, nem desavenças entre meus pastores e os teus pastores; afinal somos irmãos! 9Vê! Toda a terra não está diante de ti? Peço-te, portanto, que te apartes de mim. Se tomares a esquerda, irei para a direita; se tomares a direita, irei para a esquerda!”
10Então Ló ergueu os olhos e observou toda a planície do Yarden, que era toda irrigada, até Zoar; era como o jardim de YHWH, como as terras férteis do Egito. Isso aconteceu antes de YHWH destruir Sodoma e Gomorra. 11Ló escolheu para si todo o vale do Yarden (Jordão) e partiu rumo a leste. Assim, os dois se separaram; 12Avram ficou na terra de Canaã, porém, Ló mudou seu acampamento e todos os seus bens para um lugar próximo a Sodoma, entre as cidades do vale. 13Ora, as pessoas que viviam em Sodoma eram extremamente malignas e praticavam pecados horríveis contra YHWH.
14Então, depois que Ló foi embora, prometeu YHWH Elohim a Avram: “Ergue teus olhos e observa bem, do lugar em que estás, para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente. 15Toda a terra que vês, Eu te darei, a ti e à tua descendência, para sempre. 16Tornarei a tua posteridade como poeira da terra: quem tiver a capacidade de contar os grãos de poeira da terra poderá também contar o número dos teus descendentes! 17Levanta-te! Percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura, porquanto Eu te darei!” 18Então Avram mudou com todas as suas tendas e foi estabelecer-se próximo à região sagrada dos carvalhos de Manre, na cidade de Hebrom, onde construiu um altar dedicado ao YHWH.
QUARTA
A campanha dos quatro grandes reis
14:1 Naquele tempo, Anrafel, rei de Sinear; Arioque, rei de Elasar; Quedorlaomer, rei de Elão; e Tidal, rei de Goim, 2saíram à guerra contra Bera, rei de Sodoma; contra Birsa, rei de Gomorra; contra Sinabe, rei de Admá; contra Semeber, rei de Zeboim; e contra o rei de Belá, que é Zoar. 3Todos esses últimos juntaram seus exércitos no vale de Sidim, onde fica o mar do Sal. 4Por doze anos ficaram sujeitos a Quedorlaomer, mas no décimo terceiro ano revoltaram-se. 5No décimo quarto ano, Quedorlaomer e os reis que a ele tinham-se aliado derrotaram os refains em Asterote-Carnaim, os zuzins em Hã, os emins em Savé-Quiriataim, 6e os horeus desde os montes de Seir até El-Parã, próximo ao deserto. 7Depois, voltaram e foram para En-Mispate, que é Cades, e conquistaram todo o território dos amalequitas e dos amorreus que viviam em Hazazom-Tamar. 8Então os reis de Sodoma, de Gomorra, de Admá, de Zeboim e de Beta, que é Zoar, marcharam e tomaram posição de combate no vale de Sidim, 9contra Quedorlaomer, rei de Elão, contra Tidal, rei de Goim, contra Anrafel, rei de Sinear, contra Arioque, rei de Elasar: quatro reis contra cinco!
10Ora, o vale de Sidim estava repleto de poços de betume; os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram; alguns dos seus homens caíram nos poços e o restante conseguiu fugir para os montes. 11Tomaram, portanto, todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento, e se foram. 12Apossaram-se também de Ló, filho do irmão de Avram, que morava em Sodoma, e dos seus bens, e partiram.
13Contudo, veio um, que escapara, e deu a notícia a Avram, o hebreu; este habitava junto aos carvalhais de Manre, o amorreu. Manre e seus irmãos Escol e Aner eram aliados de Avram. 14Quando Avram ouviu que seu parente fora levado prisioneiro, mandou convocar os melhores trezentos e dezoito homens treinados para a guerra, nascidos em sua propriedade, e partiu em perseguição aos inimigos de Dã. 15Atacou-os durante a noite em grupos, e assim os venceu, perseguindo-os até Hobá, ao norte de Damasco. 16Conseguiu recuperar todos os bens e trouxe de volta seu parente Ló com tudo o que possuía, juntamente com as mulheres e todos os demais prisioneiros.
Melquisedeque
17Após voltar Avram de sua vitória sobre Quedorlaomer e sobre os reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma, no vale de Savé, que é o vale do Rei. 18Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Elohim Altíssimo, trouxe pão e vinho 19e abençoou Avram, dizendo: “Bendito seja Avram pelo Elohim Altíssimo, que criou os céus e a terra!
20Seja louvado o Elohim Altíssimo, que entregou teus inimigos nas tuas mãos!” Então Avram lhe entregou o dízimo de tudo.
QUINTA
21Mais tarde, o rei de Sodoma propôs a Avram: “Dá-me as pessoas, e os bens poderão ficar todos contigo!” 22Mas Avram declarou ao rei de Sodoma: “Ergo minhas mãos em adoração a YHWH, o Elohim Altíssimo, Criador dos céus e da terra, 23e juro que não ficarei com nada do que é teu, nem um fio de linha ou uma tira de sandália, para que jamais venhas a reclamar: “Avram ficou rico à minha custa!” 24Nada quero para mim, senão o que os meus servos comeram e a porção pertencente a Aner, Escol e Manre, os quais me acompanharam. Que eles recebam seu devido quinhão!
As promessas e a aliança de YHWH
15:1 Passados esses acontecimentos, YHWH falou a Avram, por intermédio de uma visão: “Não temas, Avram! Eu Sou o teu escudo; e grande será a tua recompensa!”
2Contudo, Avram declarou: “Ó Todo-Poderoso YHWH, meu Elohim! De que valerá uma grande recompensa se continuo sem filhos? Eliézer de Damasco é quem vai herdar tudo o que tenho. 3Tu não me concedeste descendência, e por esse motivo um dos meus servos, nascido na minha casa, será o meu herdeiro!” 4Então imediatamente lhe assegurou o YHWH: “Não será Eliézer o teu herdeiro; mas, sim, filho gerado de ti mesmo será o teu legítimo herdeiro!” 5Então YHWH conduziu Avram para fora da tenda e orientou-o: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes”. E prometeu: “Será assim a tua posteridade!” 6Avram creu no YHWH, e isso lhe foi creditado como justiça.
SEXTA
7Declarou ainda mais YHWH a Avram: “Eu Sou o YHWH que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te por herança esta terra!”
8Indagou-lhe Avram: “Ó soberano YHWH, como posso saber que tomarei posse desta terra?” 9Então ordenou-lhe YHWH: “Toma-me uma novilha, uma cabra e um cordeiro, cada qual de três anos de vida, e também uma rolinha e um pombinho”. 10Avram trouxe todos esses animais, cortou-os ao meio e colocou cada metade em frente à outra parte; as aves, no entanto, ele não cortou. 11Em seguida, aves de rapina começaram a descer sobre os cadáveres expostos, mas Avram as enxotava.
12Ao pôr-do-sol, Avram foi tomado de um sono profundo, e eis que vieram sobre ele trevas densas e assustadoras.13Então YHWH falou a Avram: “Sabe, com toda a certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos. 14Contudo Eu julgarei e castigarei a nação que a fizer sujeitar-se à escravidão; e depois de muitas aflições, teus descendentes sairão livres, levando muitas riquezas!15Tu, porém, gozarás de uma velhice abençoada, morrerás em paz, serás sepultado e irás reunir-te com os teus pais no mundo dos mortos. 16Depois de quatro gerações, teus descendentes retornarão para estas terras; porquanto não expulsarei os amorreus até que eles se tornem tão malignos, que mereçam ser severamente castigados.
17Com a chegada da noite veio a escuridão. De repente, surgiu um braseiro que soltava fumaça, e uma tocha de fogo. E o braseiro e a tocha passaram pelo meio dos animais divididos.
18Naquele mesmo momento fez YHWH a seguinte aliança com Avram: “Aos teus descendentes dei esta terra, desde o ribeiro do Egito até o grande rio, o Eufrates:
19a terra dos queneus, dos quenezeus, dos cadmoneus, 20dos hititas, dos ferezeus, dos refains,21dos amorreus, dos cananeus, dos girgaseus e dos jebuseus!”
Nascimento de Ismael
16:1 A mulher de Avram, Sarai, não lhe dera filho. Mas tinha uma serva egípcia, chamada Hagar 2Então Sarai propôs a Avram: “Ouve, eu te peço: YHWH não permitiu que eu desse à luz. Portanto, toma a minha serva. Talvez, por intermédio dela, eu venha a ter filhos”. 3E assim, depois de dez anos em que Avram habitava na terra de Canaã, sua esposa Sarai tomou Hagar, a egípcia, e a entregou como mulher a seu marido, Avram. 4Este teve relações sexuais com Hagar, que ficou grávida. Quando Hagar se viu grávida, começou a olhar sua senhora com arrogância e desprezo.5Então Sarai queixou-se a Avram: “Tu és responsável pela injúria que me está sendo feita! Coloquei minha serva entre teus braços e, desde que se viu grávida, ela começou a tratar-me com desprezo. Que YHWH faça cair sobre ti a afronta que venho sofrendo!” 6Mas Avram ponderou: “Pois bem, tua serva está em tuas mãos; faze-lhe como melhor te parecer”. A partir desse momento Sarai passou a maltratar sua serva de tal maneira, que Hagar fugiu.
7Contudo, o Malah de YHWH encontrou Hagar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, 8e indagou-lhe: “Hagar, serva de Sarai, de onde vens e para onde vais?” Ao que ela declarou: “Fujo da presença de minha senhora Sarai”. 9Então o Malah de YHWH orientou-a: “Volta para a tua senhora e sê-lhe submissa!” 10O Malah do YHWH lhe prometeu: “Eu multiplicarei grandemente a tua descendência, de tal maneira que não será possível contá-la!”
11E o Malah do YHWH concluiu: “Estás grávida e darás à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Ismael, porquanto YHWH te socorreu em teu sofrimento.
12Contudo ele será como um jumento selvagem do deserto; ele lutará contra todos e todos guerrearão contra ele. Ele viverá em hostilidade contra todos os seus parentes!”
13A YHWH, que lhe falou, Hagar deu este nome: “Tu és El-Roí, o Elohim que Me Vê”, pois Elohim havia falado com ela, e ela questionara a si mesma: “Teria eu visto Aquele que Me Vê?”
14É por esse motivo que este poço, que fica entre Cades e Berede, foi chamado de Beer-Laai-Roí, “Poço Daquele que Vive e Me Vê”.
15Hagar deu à luz um filho de Avram, e este deu ao menino o nome de Ismael. 16Avram tinha oitenta e seis anos quando Hagar o fez pai de Ismael.
A aliança e a circuncisão
17:1 Quando Avram completou noventa e nove anos, YHWH lhe apareceu e declarou: “Eu Sou El-Shaddai, Elohim Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê íntegro!
2Eis que estabeleço a minha Aliança entre mim e ti, e multiplicarei grandemente a tua descendência”. 3Então Avram prostrou-se, rosto em terra, e Elohim lhe prometeu:4“Quanto a mim, eis a minha Aliança contigo: serás pai de uma multidão de nações.
5E não mais te chamarás Avram, mas doravante teu nome será Avraham pois Eu te faço ‘pai de muitas nações’.6Eu te tornarei extremamente fecundo, de ti farei nações, e reis sairão de ti.
SÉTIMA
7Estabelecerei minha Aliança entre mim e ti, e teus futuros descendentes, de geração em geração, uma Aliança perpétua, para ser o teu Elohim e o Elohim te tua raça, depois de ti. 8A ti, e à tua descendência depois de ti, darei a terra que hoje habitas como estrangeiro, toda a terra de Canaã, em possessão eterna, e Eu serei o vosso Elohim!”
9Declarou também Elohim a Avraham: “Quanto a ti, obedecerás à minha Aliança, tu e todos os teus descendentes, de geração em geração. 10E eis a minha Aliança contigo e com toda a tua descendência futura, Aliança que deverá ser guardada de geração em geração: Todos os do sexo masculino entre vós deverão ser circuncidados na carne. 11Fareis circuncidar a carne de vosso prepúcio, e essa será a marca da Aliança entre mim e vós. 12De tua geração em diante, todos os meninos, ao completarem oito dias de vida, terão de passar ao fio da circuncisão. Tanto os nascidos em tua casa quanto os escravos, e os que forem comprados por dinheiro a algum estrangeiro e que não pertençam à tua raça.13Sejam nascidos em tua casa, sejam comprados, todos terão de ser circuncidados. Minha Aliança, marcada em vossos corpos, será uma Aliança perpétua! 14Portanto, qualquer sexo masculino cuja carne do prepúcio não tiver sido cortada, mantendo-se incircunciso, será eliminado do meio do seu povo: ele rompeu a minha Aliança!”
15E determinou Elohim a Avraham: “A tua mulher Sarai, não mais a chamarás de Sarai, mas seu nome passa a ser Sara.16Eu a abençoarei, e também por intermédio dela te darei um filho. Em verdade eu a abençoarei, e dela procederão muitas nações e grandes reis!” 17Avraham ajoelhou-se, encostou seu rosto no chão e começou a sorrir, ao pensar assim: “Por acaso um homem de cem anos pode ser pai? E será que Sara, com seus noventa anos, poderá conceber e dar à luz um filho?” 18Então Avraham sugeriu a Elohim: “Concede, pois, ó YHWH, que Ismael seja abençoado e se torne meu herdeiro”. 19Ao que Elohim lhe contestou: “O que Eu disse foi que Sara, tua esposa, lhe dará um filho. E tu lhe darás o nome de Isaque. Eu manterei a minha Aliança com ele e com todos os seus descendentes, para sempre! 20Entretanto, também compreendi o teu pedido a respeito de Ismael; e Eu o abençoarei e lhe darei muitos filhos e uma multidão de descendentes. Ele será pai de doze príncipes, e Eu farei que os descendentes dele sejam uma grande nação. 21Todavia, a minha Aliança Eu manterei com Yitzhak(Isaque), teu filho, que Sara dará à luz nesta mesma época, no ano que vem!” 22Assim que terminou de falar com Avraham, Elohim subiu e retirou-se da presença dele.
MAFTIR
23Naquele mesmo dia, Avraham tomou seu filho Ismael, todos os nascidos em sua casa e os que foram comprados, todos do sexo masculino de sua casa, e os circuncidou, como Elohim lhe ordenara.
24Avraham tinha exatamente noventa e nove anos de idade quando foi circuncidado;
25e seu filho Ismael tinha treze anos;
26Avraham e seu filho foram circuncidados naquele mesmo dia.
27Juntamente com Avraham foram circuncidados todos os homens de sua casa, tanto os nascidos em casa como os comprados de estrangeiros.
A grandeza de YHWH
40:27Por que, pois, reclamas, ó Yaakov(Jacó), e por que te queixas, ó Israel: “O Eterno não se interessa pela minha situação; o meu Elohim não considera a minha causa”? 28Não sabes, não ouviste que o Eterno, YHWH, o Soberano, o Criador de toda a terra, não se cansa nem fica exausto? Sua sabedoria é insondável, seu conhecimento incompreensível. 29Faz forte ao cansado e multiplica o vigor dos que estão fatigados! 30Ora, até os adolescentes se cansam e ficam exaustos, e os jovens tropeçam e caem; 31mas aqueles que esperam em YHWH renovam suas forças. Voam alto como águias; correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.
Ciro instrumento de YHWH
41:1 Ilhas, calai-vos, escutai, renovem os povos as suas forças, aproximem-se e, então, falem; cheguemo-nos e pleiteemos juntos. 2Quem suscitou do Oriente aquele a cujos passos segue a vitória? Quem faz com que as nações se lhe submetam e que ele calque aos pés os reis, e com a sua espada os transforme em pó, e com o seu arco, em palha que o vento arrebata?3Persegue-os e passa adiante em segurança, por uma vereda que seus pés jamais trilharam. 4Quem fez e agiu desta maneira? Quem chamou as gerações desde o princípio? Eu, YHWH, que sou o primeiro e sou o mesmo com os últimos.5As ilhas o viram e temeram; os confins da terra tremeram; aproximaram-se e vieram.6Um ajudou o outro e disse ao seu companheiro: “Esforça-te!” 7Assim o artesão animou o ourives, e o que alisa o martelo encorajou o que bate na bigorna. Ele diz sobre a peça soldada: “Está boa!” E fixa o ídolo com prego para que não tombe nem se mova do lugar.
Israel escolhido e protegido por YHWH
8“Mas tu, ó Israel, servo meu; tu Yaakov, a quem escolhi, descendência de Avraham, meu amigo;9tu, a quem tirei dos confins da terra, chamei desde os seus cantos e te disse: Tu és o meu servo, Eu te escolhi e não te rejeitei; 10Por isso não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Elohim; Eu te fortaleço, ajudo e sustento com a mão direita da minha justiça. 11“Todos os que se revoltam contra ti serão humilhados e frustrados; serão reduzidos a nada; e os que se colocam contra ti perecerão.12Ainda que busques os que lutam contra ti, não os encontrarás; e os que guerreiam contigo serão reduzidos a nada e perecerão.13Porque Eu, YHWH teu Elohim, te seguro pela mão direita e te declaro: Não temas, Eu te ajudarei. 14Não temas, ó verme de Yaakov, ó povozinho de Israel, pois Eu mesmo te ajudarei!”, proclama YHWH, o Soberano, o teu Redentor, o Kadosh de Israel.15“Eis que farei de ti um novo e cortante debulhador, repleto de lâminas afiadas; trilharás os montes e os moerás; reduzirás as colinas a palha.16Tu os joeirarás e o vento levará; o furacão os dispersará. Tu te regozijarás em YHWH, no Santíssimo de Israel te gloriarás.
As Bem-aventuranças
5:1 Yeshua, vendo as multidões, subiu a um monte e, assentando-se, os seus discípulos aproximaram-se dele.
2 E Yeshua, abrindo a boca, os ensinava, dizendo:
3 ´Bem-aventurados os pobres em ruach, pois deles é o Reino dos Céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Elohim.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Elohim.
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11 Bem-aventurados sois vós quando vos insultarem, e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.12 Exultai e alegrai-vos sobremaneira, pois é esplêndida a vossa recompensa nos céus; porque assim perseguiram os profetas que viveram antes de vós.
Sal da terra e luz do mundo
13 Vós sois o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, com o que se há de temperar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo. Uma cidade edificada sobre um monte não pode ser escondida. 15 Igualmente não se acende uma candeia para colocá-la debaixo de um cesto. Ao contrário, coloca-se no velador e, assim, ilumina a todos os que estão na casa.16 Assim deixai a vossa luz resplandecer diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.
O cumprimento da Torá (Lei)
17 Não penseis que vim afrouxar a Torah ou os Profetas. Eu não vim para afrouxar, mas completarei. 18 Com toda a certeza vos afirmo que, até que os céus e a terra passem, nem um 'i' ou o mínimo traço se omitirá da Torah até que tudo se cumpra.19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos Céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus.20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos Céus.
A justiça de Yeshua e a reconciliação com o próximo
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: ´Não matarás; mas quem assassinar estará sujeito a juízo` . 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a juízo. Também qualquer que disser a seu irmão: Racá, será levado ao tribunal. E qualquer que o chamar de idiota estará sujeito ao fogo do inferno.23 Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,24 deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta.25 Entra em acordo depressa com teu adversário, enquanto estás com ele a caminho do tribunal, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, o juiz te entregue ao carcereiro, e te joguem na cadeia.26 Com toda a certeza afirmo que de maneira alguma sairás dali, enquanto não pagares o último centavo.
Yeshua compara a cobiça na mente ao adultério
27 Ouvistes o que foi dito: ´Não cometerás adultério`. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela. 29 Se o teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e lança-o fora de ti; pois te é mais proveitoso perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado no inferno.30 E, se tua mão direita te fizer pecar, corta-a e atira-a para longe de ti; pois te é melhor que um dos teus membros se perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno.
O Ensino de Yeshua sobre o divórcio
31 Foi dito também: ´Aquele que se divorciar de sua esposa deverá dar a ela uma certidão de divórcio`. 32 Eu, porém, vos digo: Qualquer que se divorciar da sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério.
O Ensino de Yeshua sobre o juramento
33 Também ouvistes o que foi dito aos antigos: ´Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente teus juramentos ao Adon`. 34 Entretanto, Eu vos afirmo: Não jureis de forma alguma; nem pelos céus, que são o trono de Elohim; 35 nem pela terra, por ser o estrado onde repousam seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. 36 E não jures por tua cabeça, pois não tens o poder de tornar um fio de cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, o teu sim, sim! E o teu não, não! O que passar disso vem do Maligno.
O Ensino de Yeshua sobre reagir de igual modo(Olho por olho)
38 Ouvistes o que foi dito: ´Olho por olho e dente por dente`.39 Eu, porém, vos digo: Não resistais ao perverso; mas se alguém te ofender com um tapa na face direita, volta-lhe também a outra.40 E se alguém quiser processar-te e tirar-te a túnica, deixa que leve também a capa.41 Assim, se alguém te forçar a andar uma milha, vai com ele duas.42 Dá a quem te pedir e não te desvies de quem deseja que lhe emprestes algo.
O Ensino de Yeshua sobre amar o próximo e ao inimigo.
43 Ouvistes o que foi dito: ´Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo`.44 Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;45 para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.46 Porque se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos igualmente assim?47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de notável? Não agem os gentios também dessa maneira? 48 Assim sendo, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos céus.
Além da leitura da parashah semanal, segue nossa sugestão de leitura diária de segunda a quinta para que em nosso ciclo anual, nas 54 semanas toda a escritura seja estudada.
Link da Parashah (porção):
מתיתיהו - Mattityahu (Mateus) 11 - 15
Link da Parashah (Porção):
משלי - Mishle (Provérbios) 7 - 9
Link da Parashah (Porção):
תהלים - Tehillim (Salmos) 7 - 9
Link da Parashah (Porção):
יהושע - Yahoshua (Josué) 17 - 24
Questionamentos Específicos
01º) Como podemos entender a promessa de YHWH a Avran e suas consequências?
02º) A proposta de Avran que Sarai se passe por sua irmã parece quebrar um mandamento, como podemos entender essa situação?
03º) O Faraó e toda sua corte é castigada por causa de sarai, contudo o faraó não sabia que ela era esposa de Avran. Como podemos entender sobre essa aparente injustiça?
04º) No passuk 13:4 vemos a adoração de Avran em um altar por ele constituído. Foram alguns. Atualmente como podemos levantar altares para YHWH e adorar seu Nome? YHWH aceitaria essa adoração com um componente físico para dedicação de louvor?x'
05º) Ló e Avran se separam por contendas de seus empregados. YHWH abençoa Avran mas ló proximo de sodoma mais adiante é obrigado a sair desta terra e certamente perdeu muitos béns, inclusive a esposa que virou estátua de sal. Podemos entender que as divisões podem acarretar maldições ? Como podemos refletir sobre isso?
06º) Comente sobre o ato de dizimar de Avran.
07º) Avran recebe a proposta do rei de sodoma para ficar com os despojos em troca das pessoas e Avran recusa. Anelise o fato.
08º) Que conclusão Avran fez sobre o fato de sua riqueza não adiantar de muita coisa?
09º) Como entender a parashah 15:7-21?
10º) Sarai e Hagar se desentenderam. Comente sobre o fato e que tipo de lição podemos tirar dessa história?
11º) YHWH muda o nome de Avran e de Sarai por qual motivo?
12º) A Circuncisão é um mandamento para humanidade ou para os descendentes de Avrahan?
13º) Como podemos analisar a incredulidade de Avrahan com relação a promessa de YHWH?
14º) Destaques os pontos mais importantes dentro de toda a parashá em sua visão ?
Questionamentos gerais
1º) Qual a grande lição que a parashah nos ensina?
2º) Existe algum ou alguns mandamentos para aplicação nos dias de hoje?
3º) Quais os destaques e ligação do texto dos profetas?
4º) Quais os destaques e ligação com os escritos dos nazarenos(novo testamento)